Folder SiMN + Matrix 2014_português

24

description

 

Transcript of Folder SiMN + Matrix 2014_português

Page 1: Folder SiMN + Matrix 2014_português
Page 2: Folder SiMN + Matrix 2014_português
Page 3: Folder SiMN + Matrix 2014_português

É com grande prazer que o Núcleo Música Nova (Universidade Estadual do Paraná – Escola de Música e Belas Artes do Paraná) organiza a segunda edição do SiMN - Simpósio Internacional de Música Nova e Computação Musical. Celebrando o ano da Alemanha no Brasil (2013-2014), temos a honra de juntar esforços com o EXPERIMENTALSTUDIO des SWR (Freiburg, Alemanha) – pioneiros no desenvolvimento da música eletroacústica europeia – e seu festival itinerante matrix on tour. O grupo é especializado na interpretação da obra de compositores renomados, tais como Luigi Nono, Karlheinz Stockhausen, Brian Ferneyhough, Helmut Lachenmann, Mark-André, Dániel Péter Biró e Flo Menezes, entre outros. O matrix on tour deste ano será apresentado pela primeira vez fora da Europa em colaboração com o SiMN.

wel

com

e

O SiMN 2014 + matrix14 on tour, como será conhecida esta edição, tam-bém contará com outros artistas internacionalmente renomados, tais como os compositores Claus-Steffen Mahnkopf (Hochschule für Musik und The-ater Leipzig), Dániel Péter Biró (University of Victoria) e Detlef Heusinger (EXPERIMENTALSTUDIO des SWR); os pianistas Catarina Domenici (Brasil) e Ermis Theodorakis (Alemanha/Grécia); e os grupos ENSEMBLE EXPERIMEN-TAL (Alemanha), Ensemble Tsilumos (Canadá), Ensemble Móbile e Ensemble Nih-Nik (Brasil).

O Simpósio Internacional de Música Nova e Computação Musical reforça a intenção de manter-se como um impor-tante festival de Música Nova na América do Sul e no Brasil. Ao lado da Bienal Música Hoje, ele contribui para o estabe-lecimento de Curitiba como uma referência para a Música Nova.

Desejamos uma excelente experiência sônica e cultural para todos os participantes e convidados!

Felipe de Almeida RibeiroDiretor Artístico

Page 4: Folder SiMN + Matrix 2014_português

hist

ory

Ralf Ehlers

Dániel Péter Biró

Rodolfo Coelho de Souza

James Corrêa

A primeira edição do SiMN aconteceu na cidade de Curitiba entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2012. Ficamos muito entusiasmados ao receber em nosso evento musical convidados especiais, tais como Ralf Ehlers (Arditti Quartet), os compositores Dániel Péter Biró (University of Victoria, Canadá), Rodolfo Coelho de Souza (Universidade de São Paulo, Brasil), e James Corrêa (Universidade Federal de Pelotas, Brasil).

O SiMN também contou com a participação de Fábio Scarduelli (violão, Unicamp), Ulisses Galetto (tecnologia da música, UFPR), André Egg (musicólogo, FAP), Fabrício Ribeiro (flauta, Orquestra Sinfônica do Paraná), e Felipe de Almeida Ribeiro (compositor, EMBAP).

O simpósio recebeu 40 inscrições de jovens compositores da Argentina, Brasil, China, Japão, Espanha, Singapura, Reino Unido, Uruguai e EUA. Dez jovens compositores foram selecionados para participar de diferentes atividades, tais como sessões de leitura e de masterclass com Ralf Ehlers (viola) e Fabrício Ribeiro (flauta), palestras e aulas de composição em grupo com Dániel Péter Biró e Rodolfo Coelho de Souza, além de oficinas de tecnologia da música com James Corrêa (síntese) e Ulisses Galetto (técnicas de gravação).

Durante três dias, o Simpósio promoveu concertos com repertório seminal da música do século XX, além de encomendas de compositores brasileiros. O primeiro concerto focou em peças de Luciano Berio, Toru Takemitsu, Almeida Prado e Felipe de Almeida Ribeiro. O segundo concerto enfatizou o repertório eletroacústico, com peças de Karlheinz Stockhausen, Steve Takasugi e James Corrêa. No terceiro dia, Ralf Ehlers apresentou um concerto de viola solo, com música de Salvatore Sciarrino, Gérard Grisey, Luciano Berio e compositores convidados pelo festival.

O SiMN 2012 foi possível graças ao apoio da Art Mentor Foundation Lucerne, do Canadá Council for the Arts, da Fundação Araucária e da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Felipe de Almeida RibeiroDiretor Artístico

Page 5: Folder SiMN + Matrix 2014_português

acti

viti

es

Séverine Ballon ©Roselyne Titaud

Participantes ativos e passivos do Sim-pósio terão a oportunidade de participar de todas as atividades do SiMN 2014 + matrix14 on tour gratuitamente, mediante inscrição prévia. As atividades serão:

1. SESSÕES DE LEITURA Jovens compositores terão a oportunidade de ter suas obras interpretadas por grupos e solistas convidados. As leituras são abertas ao público. Ensemble Móbile | September 15th | Auditório Embap | 10am - 1pm Dylan Neely (USA) | Eliav Kohl (Israel)

Ensemble Tsilumos | September 16th | Auditório Embap | 3pm - 6pmDic-lun Fung (Hong-Kong) | Marcílio Onofre (Brazil)

Ermis Theodorakis, piano | September 17th | Auditório Embap | 9am - 1pm Ivan Simurra (Brazil) | Francisco del Pino (Argentina) | José H. Padovani (Brazil) | Rodrigo Bussad (Brazil)

Catarina Domenici, piano| September 18th | Auditório Embap | 9am - 12pm Camilo Mendez (Colombia) | Sean Harold (USA) | |Willian Lentz (Brazil)

2. MASTERCLASS DE PERFORMANCEParticipantes ativos de performance terão aulas em grupo com o corpo docente do festival (regência, flauta, clarinete, saxofone, tuba, piano, violão, violoncelo e voz). As masterclasses de performance são abertas aos participantes registrados (lugares limitados).

3. OFICINA DE COMPUTAÇÃO MUSICALA oficina de computação musical e música eletroacústico dá ao público um panorama da pesquisa musical eletroacústica sendo desenvolvido no EXPERIMENTALSTUDIO des SWR. As oficinas são abertas aos participantes registrados (lugares limitados).

4. AULAS DE COMPOSIÇÃO EM GRUPOO corpo docente convidado do simpósio (professores Claus-Steffen Mahnkopf, Detlef Heusinger e Dániel Péter Biró) irão desenvolver aulas abertas com jovens compositores selecionados. As aulas de composição em grupo são abertas aos participantes registrados (lugares limitados).

5. PALESTRASO corpo docente convidado – Mahnkopf, Heusinger, Biró – irão dar palestras no Instituto Goethe de Curitiba. As palestras são abertas ao público (lugares limitados).

Page 6: Folder SiMN + Matrix 2014_português

O EXPERIMENTALSTUDIO de Freiburg (Alemanha) pesquisa a síntese ligada às artes acústicas e aos avanços tecnológicos através do meio da extensão sonora eletroacústica ao vivo. Além de desenvolver novas obras em conjunto com compositores, o EXMPERIMENTALSTUDIO também se apresenta como um grupo e atende a convites internacionais regularmente.

EXPE

RIM

ENTA

Lstu

dio

des s

wr

Depois de 35 anos de presença no meio internacional de música nova, o grupo se estabeleceu como um líder na interpretação de composições ambiciosas com eletrônica ao vivo, e se apresenta regularmente em quase todos os festivais importantes (tais como o Berliner Festwochen, o Wiener Festwochen, o Salzburger Festspielen, o Festival d’Automnie à Paris, a Biennale de Venezia) e também em muitos teatros de renome (como o Teatro ala Scala Mailand, o Carnegie Hall de Nova York, o Théâtre de la Monnaie, o Teatro Real Madrid, para citar apenas alguns). Composições significativas da história da música foram criadas no EXPERIMENTALSTUDIO por compositores reputados, tais como Pierre Boulez, Karlheinz Stockhausen, Christobal Halffter, Vinko Globokar, Emmanuel Nunes e Luigi Nono – este último escreveu quase todas as suas obras do seu período tardio em parceria íntima com o estúdio e sua equipe.

Desde a primeira apresentação, sua “tragédia dell’ascolto” Prometeo tem sido realizada pelo EXPERI-MENTALSTUDIO e André Richard, seu diretor artístico anterior, mais de 50 vezes, e pode ser considerada uma marca importante na história da música do século XX que indica o caminho a seguir.

EXPERIMENTALSTUDIO des SWR © all photos by Klaus Fröhlich

Page 7: Folder SiMN + Matrix 2014_português

EXPE

RIM

ENTA

Lstu

dio

des s

wr

www.swr.de/experimentalstudio

A geração mais nova de compositores é representada por Mark-André, Chaya Czernowin, José María Sánchez-Verdú e Georg Friedrich Haas. Eles podem ser considerados os compositores de obras que vislumbram o futuro, em co-produção com o EXPERIMENTALSTUDIO. Algumas figuras importantes da música que desfrutaram de um relacionamento longo com o EXPERIMENTALSTUDIO foram Mauricio Pollini, Claudio Abbado, Gidon Kremer, Jörg Widmann, Irvin Arditt e Roberto Fabricciani.

O EXPERIMENTALSTUDIO ganhou alguns prêmios internacionais por seu trabalho exemplar, entre eles – e mais recentemente – o Jahrespreis da Deutschen Schallplattenkritik pela produção em CD de obras de Luigi Nono. Deste primeiro de outubro de 2006, Detlef Heusinger e o diretor artístico do EXPERIMENTALSTUDIO.

Page 8: Folder SiMN + Matrix 2014_português

Séverine Ballon estudou violoncelo na Hochschule de Berlin e Lübeck com Joseph Schwab e Troels Svane. Em 2004-2005, ela foi acadêmica do Modern Ensemble (Internationale Ensemble Modern Akademie). Ela aperfeiçoou sua técnica de violoncelo contemporâneo com Siegfried Palm, Pierre Strach e Rohan de Saram. Em 2005-2006, foi violoncelista solista da orquestra de câmara de Tolouse; decidiu então concentrar suas energias na música contemporânea e na estréia de novas obras. Séverine está trabalhando no desenvolvimento de técnicas estendidas para o seu instrumento e na notação apropriada destas técnicas. Ela aprecia particularmente o trabalho direto com compositores, tais como Helmut Lachenmann, Chaya Czernowin, Rebecca Saunders e Liz Lim, entre outros.

Maruta Staravoitava nasceu em Minks, na Bielorrússia. Ela estudou com Mario Caroli no Conservatório Nacional de Strasbourg, e com Felix Renggli na Hochschule für Music de Basel. Desenvolvendo um profundo interesse por música contemporânea, estudo na Bern University of Arts com o percussionista e intérprete francês Françoise Rivalland. Um dos pontos altos de sua carreira musical é trabalhar diretamente com compositores vivos tais como Beat Furrer, Kaija Saariaho e Ivan Fedele, entre outros. Durante seus estudos, Maruta ganhou diversos prêmios na competição Le Parnasse em Paris e a competição UFAM em Versalhes, entre outros. Ela também ganhou bolsas

de estudo da fundação Severino-Gazzelloni de Florença, Itália, e da fundação Nicati de Luze, em Lausanne. Maruta Staravoitava se apresenta regularmente em diversos festivais musicais da Europa, e trabalhou com os grupos Contrechamps, Laboratorium e Boswil sob a direção Pierre Boulez e de Furrer.

ENSE

MBL

E EX

PERI

MEN

TAL

Fundado em 2009, o ENSEMBLE EXPERIMENTAL está ligado ao EXPERIMENTALSTUDIO des SWR e vê a si próprio como um grupo de pesquisa para a música instrumental e eletrônica em tempo real.

Ela estreou peças dedicadas a ela por Rebecca Saunders, Mauro Lanza e Franck Bedrossian. Já trabalhou com os mais importantes grupos de música contemporânea: Klangforum Wien, musikFabrik, Ensemble Intercontemporain, Ictus e outros. É membra do Elision Ensemble (Australia), do Multilatérale (Paris) e do Ensemble Experimental (Freiburg, Alemanha). Dá masterclasses para compositores na Hochschule Stuttgart, na universidade de Huddersfield, na universidade de UC Berkeley, Na universidade nacional de Singapura. Em março de 2013, foi artista residente na universidade de Harvard (EUA), aonde estreou 6 peças solo escritas por doutorandos de composição. Em 2008-2009 foi artista residente na Akademie Schloss Solitude (Stuttgart). Séverine Ballon foi laureada pela competição internacional para a interpretaçãoo de música contemporânea em Gioia del Colle (Itália) em 2004 e pela fundação Luise Imbusch.

Séve

rine

Ballo

n ©

Syl

vere

H

Page 9: Folder SiMN + Matrix 2014_português

Andrea Nagy nasceu em 1978 em Budapeste. Iniciou o aprendizado do clarinete com András Horn no Conservatório Béla Bartók em Budapeste, estudando mais tarde com Béla Kovács na Franz Liszt Academy of Music. Ela continuou seus estudos no College of Music de Freiburg, Alemanha, com Dieter Cköcker e Jörg Widmann, tendo se graduado em música em 2003. Depois disto, se uniu ao programa para solistas de Ernesto Molinari na Bern University of the Arts. Por sua interpretação no exame final em 2006, ganhou o Eduard Tschumi Music Prize

Max Murray trabalhou, entre outros, com o Staatskapelle Berlin, o Staatsoper Berlin Werkstatt, o Ensemble Kollektiv Berlin, o Vancouver New Music e a Academy Orchestra of the Berlin Phillarmonic, além de se apresentar como membro do Lucerne Festival Academy Orchestra em 2011 e 2013. Em 2013, foi solista convidado no SALT Festival for New Music (Victoria, Canadá), e em 2015 irá ser intérprete visitante no departamento de composição da Stanford University. É membro do Forma Leipzig, do projeto de improvisação eletroacústica ao vivo pneuma (Berlim), e é membro fundado do ensemble apparat (Berlin) – um grupo de metais de câmara dedicado à interpretação de música contemporânea. Completou seus estudos superiores com distinção na University of Victoria em composição e teoria, e possui pós-graduações em performance e composição pelos conservatórios de Berlim e Leipzig, onde foi premiado com um Hanns Eisler Prize pela interpretaçãoo de música contemporânea, assim como o Leipziger Komposition Preis.

ENSE

MBL

E EX

PERI

MEN

TAL

de Bern, sendo considerada a melhor solista de sua turma. Ela então permaneceu na Bern University of the Arts por mais dois anos, estudando o clarinete baixo. Em 2002, ganhou uma bolsa para se participar do prestigioso International Summer Course for New Music em Darmstadt. Em 2004 ganhou o Kranischstein Music Prize da cidade de Darmstadt. Em 2006 ficou em segundo e em 2009 ganhou o Nicati Performers’ Competition for Contemporary Music, organizado pela Swiss Tonkünstlerverein (Associação de Músicos). Andrea Nagy se apresenta regularmente com grupos tais como o Klangforum de Viena, o Ensemble Modern e o Ensemble Mosaik. Trabalhou com regentes e compositores de renome, tais como Heinz Holliger, Pierre Boulez, Matthias Spahlinger, Enno Poppe, Nicolaus A. Huber, Helmut Lachenmann e Johannes Kalitzke, entre outros.

15.set | 8pm Concert Goethe-Institut CuritibaProgram:

Max Murray

“Keiner kennt seinen eigenen Namen, keiner kennt sein wirkliches Antlitz” (2014) | Kai Johannes Polzhofer (1989-) Tuba and Electronics“Territories I” (2014) | Stefan Maier (1989-) | Solo Tuba“category” (2014) | Charlie Sdraulig (1985-) | Solo Tuba

Page 10: Folder SiMN + Matrix 2014_português

Detlef Heusinger nasceu em 1956 em Frankfurt/Main, e é um dos compositores mais completos de sua geração. Estudou composição, regência, teoria musical, literatura alemã e filosofia, além de violão, alaúde e piano em Bremen, Cologne e Freiburg. Entre seus professores mais influentes estão Hans Werner Henze e Klaus Huber (composição), Francis Travis (regência), Hans Heinrich Eggebrecht (teoria da música) e Hubert Käppel (violão). Durante seus estudos, ele também manteve intenso diálogo com Luigi Nono e Hans Peter Haller sobre a questão de música eletrônica ao vivo. Recebeu diversos prêmios e bolsas por seu trabalho de composição, incluindo o prêmio de composição da cidade de Stuttgart, o Rome Award da “Villa Massimo”, a bolsa “Cité des Artes” (Paris), a bolsa Henrich-Stroble-Stiftung e a bolsa Baldreit (Baden-Baden).

Noa Frenkel Uma verdadeira contral-to com uma ampla tessitura vocal, Noa Frenkel é uma artista versátil que possui afinidade com muitos estilos musicais. Seu repertório de concerto se estende da Re-nascença à música contemporânea.Aparições recentes incluem o Donatoni’s Abyss na Casa da Música do Porto, o Pro-meteo de Luigi Nono no La Scala de Milão, o Festival d’Automne de Paris, o Lucerne Festival e a Berliner Philharmonie; Das Lied von Erde com a Orchestre Symphonique de Mulhouse, e a Sinfonia 2 de Mahler com a Rishon Lezion Israel Symphony Orchestra.

Participações recentes de ópera in-cluem a estréia mundial da versão completa de Sontag aus Licht de Stockhausen na Oper Köln, Pni-ma por Chaya Czernowin na Oper Stuttart, W.P. as Woman in Zaide/Adaman por Mozart/Czernowin no Salzburg Festival, Akhnaten de Philip Glass em Roterdã, o Madrigal Opera La barca com o Nationale Reisopera na Holanda e na Bélgica, juntamente com uma nova produçãoo de Zaide/Adama no Theater Bremen.Frenkel também participou de grupos barrocos tais como Les Arts Florissants/W. Christie, Elyma Ensemble/G. Garrido, Combattimen-to Amsterdam, e o Utrecht Baroque Consort dirigido por Jos van Ven-dhoven. Ela foi co-fundadora do quinteto Kassiopeia, um grupo ma-

ENSE

MBL

E EX

PERI

MEN

TAL

Page 11: Folder SiMN + Matrix 2014_português

EXPERIMENTALSTUDIO des SWR and ENSEMBLE

EXPERIMENTAL

drigal vocal que mais tarde gravou todos os 6 livros de madrigais de Carlo Gesualdo.

É uma intérprete admirada de música contemporânea, e se apresenta regularmente nos principais festivais da Europa com grupos importantes tais como o Ensemble Modern (Frankfurt), o Schönberg Ensemble (Amsterdã), o Klangforum Wien, L’Ensemble Intercontemporain (Paris), o Musikfabrik (Colônia), o Israeli Contemporary Players, assim como o Experimental Studio Freiburg (SWR). Até recentemente, era solista do Ma-arten Altena Ensemble (Amsterdã), com quem se apresentou regularmente viajando pela Europa, Japão e América do Norte e com quem gravou diversos CDs. Recentemente apresentou a obra 3 Voices de Morton Feld-man em Madri, e liderou uma performance dos Songbooks de John Cage com o Isreali Ensemble Musica Nova.

Entre 1990-1996 ensinou na Hochschule Künst em Bremen e deu aula de regência na Mürztaler Musikwerkstatt. De 1991 a 2005, foi diretor de ópera e dança em diversos países, tais como Alemanha, Áustria, Polônia, França, Itália e Suíça e atuou como diretor artístico do Rossini Festival em Rügen. Entre os intérpretes de sua música estão nomes reputados tais como o Arditti Quartet, o Auryn Quartet, o Ensemble Modern, o ensemble recherche, o Israel Contemporary Players, a HrR-Orchesetra, a ORF-Orchestra, a DSO Berlin e também o SWR Orchestra, entre outros. Como regente, trabalhou com o Ensemble Modern, o Ensemble SurPlus, o Collegium Novum Zürich e, desde 2009, atua como diretor do ENSEMBLE EXPERIMENTAL com quem gravou a “Risonanze Erranti” de Luigi Nono pela primeira vez (condecorado com o German Prize of Record Critics em 2011). Desde 2006 é o diretor artístico do EXPERIMENTALSTUDIO.

13.set |3pm - 5pm Voice Workshop | Frenkel

ENSEMBLE EXPERIMENTAL Museu Guido Viaro

13.set | 5 pm -7 pm Cello Workshop | Ballon

Museu Guido Viaro

14.set | 8 pm Concert

Telab Concert Hall

ProgramLuigi Nono: “Post-prae-ludium per Donau” for tuba and live-electronics Brian Ferneyhough: “Mnemosyne” for flute and electronics Mark Andre: “...hoc...” for violoncello and live-electronics Luigi Nono: “Omaggio a György Kurtag” for alto, flute, clarinet, tuba and live-electronics

Interpreters:

Noa Frenkel (alto), ENSEMBLE EXPERIMENTAL:Maruta Staravoitava (flute) Andrea Nagy (clarinet)Max Murray (tuba)Séverine Ballon (violoncello) Detlef Heusinger (conductor)

Live-electronice realisation:EXPERIMENTALSTUDIO des SWRReinhold Braig (sound direction) Joachim Haas (sound direction) Simon Spillner (sound direction)

15.set | 2pm - 4pm Lecture | Heusinger Goethe-Institut Curitiba

16.set | 9am - 11amComputer Music Workshop | Braig

Auditório Embap

16.set | 11am - 1pm Computer Music Workshop | Haas

Auditório Embap

16.set | 9am - 12m Performance Masterclass

Embap 24C, 1F, 4F, 5F

Page 12: Folder SiMN + Matrix 2014_português

Sunday | 14.SET

09am - 12amComposition Lessons Biró TSILUMOS ENSEMBLE

LaMuSA

12am - 2pmLunch

4pm - 5pmConcert Nih-Nik Ensemble

Teatro da Reitoria

5pm - 7pmBreak

8pm Concert ExperimentalStudio

Telab Concert Hall

Saturday | 13.SET

1:30pm Registration

Teatro da Reitoria

2pmOpening Ceremony

Teatro da Reitoria

3pm - 5pm Voice WorkshopFrenkel ENSEMBLE EXPERIMENTAL

Museu Guido Viaro

5pm - 7pm Cello Workshop BallonENSEMBLE EXPERIMENTAL

Museu Guido Viaro

8:30pmConcert Ensemble Móbile

Teatro da Reitoria

Monday | 15.SET

09am - 12amComposition Lessons Heusinger ENSEMBLE EXPERIMENTAL

LaMuSA

10am - 1pmReading SessionEnsemble Móbile

Auditório Embap

12am - 2pmLunch

2pm - 4pmLecture Heusinger ENSEMBLE EXPERIMENTAL

Goethe-Institut Curitiba

5pm - 6pmConcert Ensemble Móbile (Trio)

Capela Santa Maria

6pm - 8pmBreak

8pmConcert Max Murray

Goethe-Institut Curitiba

EXPERIMENTALSTUDIO Móbile EnsembleNih-Nik Ensemble

Ermis TheodorakisTsilumos Ensemble Composition Lessons

Page 13: Folder SiMN + Matrix 2014_português

Max Murray (solo)Claus-Steffen Mahnkopf Catarina Domenici

Tuesday | 16.SET

9am-1pmMasterclass (Fl. Cl. Vc. Tba)EXPERIMENTALSTUDIO des SWR

Embap 24C, 1F, 4F, 5F

9am - 11amComputer Music WorkshopBraig ENSEMBLE EXPERIMENTAL

Auditório Embap

11am - 1pmComputer Music WorkshopHaas ENSEMBLE EXPERIMENTAL

Auditório Embap

1pm - 2pmLunch

2pm - 4pmLectureClaus-Steffen Mahnkopf

Goethe-Institut Curitiba

3pm - 6pmReadingTsilumos Ensemble

Auditório Embap

6pm - 8pmBreak

8pmConcertErmis Theodorakis

Capela Santa Maria

Thursday | 18.SET

09am - 12amReadingCatarina Domenici

Auditório Embap

12am - 2pmLunch

2pm - 6pmMasterclassCatarina Domenici

Auditório Embap

2pm - 6pm Composition LessonsClaus-Steffen Mahnkopf

LaMuSA

6pm - 8pmBreak

8pmConcert: Tsilumos

Capela Santa Maria

Wednesday | 17.SET

09am - 1pmReadingErmis Theodorakis

Auditório Embap

09am - 12amComposition LessonsClaus-Steffen Mahnkopf

LaMuSA

09am - 12am Masterclass (Sx. Gtr. Vla. Cdt.)Tsilumos Ensemble

Embap 12C, 24C, 1F, 33B

12am - 2pmLunch

2pm - 4pmLecture Biró | Tsilumos Ensemble

Goethe-Institut Curitiba

4pm - 6pmMasterclassErmis Theodorakis

Auditório Embap

6pm - 8pmBreak

8pmConcert Catarina Domenici

Capela Santa Maria

Page 14: Folder SiMN + Matrix 2014_português

Principais obras: Rhizom, Meduas, Kammersyklus, Angelus Novus, Hommage à György Kurtág, Hommage a Thomas Pynchon, Prospero’s Epilogue, humanized voide, voiced void.

Clau

s-St

effe

n M

ahnK

opf

Claus-Steffen Mahnkopf, nascido em 1962 em Mannheim (Alemanha) estudou composição, teoria da música, piano, musicologia, filosofia e sociologia com Brian Ferneyhough, Klaus Huber, Jürgen Habermas e outros.

Desde 1984 ganhou diversos prêmios internacionais, entre eles o Gaudeamus Prize, o Stuttgart Composition Prize, o Ernst von Siemens Music Grant e o Villa Massimo.

www.claussteffenmahnkopf.de

Claus-Steffen Mahnkopf

16.set | 2pm - 4pm Lecture

Goethe-Institut Curitiba

17.set | 09am - 12am Composition Lessons

Lamusa

18.set | 2pm - 6pmComposition Lessons

Lamusa

Desde 2005 é professor de composição na Leipzig Academy of Music and Theater. É editor do jornal Musik & Ästhetik e da série de livros New Music and Aesthetics in the 21st Century, e autor de mais de 120 ensaios

e numerosos livros (e.g. Kritische Theorie der Music). Possui extensa obra em diversos gêneros, interpretadas por grupos renomados (e.g. Ensemble Modern), comissões importante (e.g. Salzburger Festspiele), e diversos concertos sobre sua música em todo o mundo.

Page 15: Folder SiMN + Matrix 2014_português

erm

is th

eodo

raki

s

Ermis Theodorakis (1979) começou seus estudos de piano em 1990 com Nilyan Perez-Ionannidis e em 1996 ele obteve seu diploma de piano na Athens Music Society Conservatory, além de um prêmio de primeiro lugar unânime e um prêmio especial “Ian-nis Xenakis” por sua interpretação da obra “Mists”. Também estudou com-posição com Yannis Ioannidis (diplo-ma de composição em 2002) e mu-sicologia na universidade de Atenas (2004). De 2002 a 2004 ele desenvol-veu estudos a nível de pós-graduação em piano com Hakon Austbo (mes-trado) no Conservatório de Amsterdã, se formando com louvor.

Ermis Theodorakis16.set | 8pm

Concert Capela Santa Maria

ProgramIannis Xenakis: Mists Detlef Heusinger: Epiphora - Oxymora - Anaphora Claus-Steffen Mahnkopf: Rhizom - Hommage à Glenn GouldFlo Menezes: Gefäß des GeistesIannis Xenakis: Evryali

17.set | 9am - 1pmReading

Auditório Embap

17.set | 4pm - 6pmMasterclass

Auditório Embap www.ermis-theodorakis.com

Estudou composição mais extensivamente com Wim Henderickx no mesmo conser-vatório (diploma em 2006), e mais tarde na Musical Academy de Leipzig com Claus--Steffen Mahnkopf (diploma de pós-graduação com distinção, 2009). Ermis Theo-dorakis se apresentou como solista na Grécia, Alemanha, Holanda, Chipre, Áustria, França, Luxemburgo, Reino Unido, Hungria, República Tcheca, Albânia, Gana, Argen-

tina, Chile e EUA. Ele também colabora como solista com orquestras e grupos de câmara, tais como a Athens State Orchestra entre outros. Gravou 8 CDs solo de música contemporânea para piano – boa parte da música para piano da nova escola vienense e toda a obra para piano solo de Iannis Xenakis, que ganhou um prêmio pela Greek Union of Music and Drama Critics – e um prêmio da UNESCO por seus serviços a música contemporânea grega. Em janeiro de 2006 ele ganhou o SACEM prize e o Special Mention A. Boucourechliev no sétimo International Century Piano Competition em Orleans.

“Eu recomendo o jovem e prodigioso pianista Ermis Theodorakis como um intérprete ideal de minha música”.

Iannis Xenakis (Paris, 17/09/1998)

Page 16: Folder SiMN + Matrix 2014_português

A palavra Tsilumos combina as palavras Tsil (baseada no hebraico “Tsiltsul” ou “anel” e Lumos (“luz” em latim).

tsilu

mos

ense

mbl

e

O Tsilumos Ensemble é um grupo de música nova baseado em Victoria, B.C, Canadá. Formado em 2011, o grupo é dirigido em conjunto pelos membros Joanna Hood, Dániel Péter Biró, Ajtony Csaba e Kris Covlin. O grupo interpreta música de câmara desde duetos até combinações instrumentais maiores. Seu principal objetivo é conferir interpretações de alto padrão a obras novas e pouco conhecidas de compositores canadenses e internacionais, independente de demandas técnicas e intelectuais ou de estilo composicionais. A palavra Tsilumos combina as palavras Tsil (baseada no hebraico “Tsiltsul” ou “anel”) e Lumos (“luz” em latim). Desde sua criação, o grupo vem trazendo música de alta qualidade e desafiadora para o público de British Columbia.

Page 17: Folder SiMN + Matrix 2014_português

Tsilumos Ensemble

14.set | 09am - 12amComposition Lessons

Daniel Peter Biró Lamusa

16.set | 2pm - 4pmReading

Auditório Embap

17.set | 09am - 12amMasterclass

(Sx. Gtr. Vla. Cdt.)Embap 12C, 24C, 1F, 33B

17.set | 2pm - 4pmLecture

Daniel Peter Biró Goethe-Institut Curitiba

18.set | 8pmConcert

Capela Santa Maria

Program1. “Toposition(s) #4” (2014) Charles–Antoine Fréchette | WORLD PREMIERE2. “Kilkul” (2009) Dániel Péter Biró3. “Alhures” (2014) Felipe de Almeida Ribeiro WORLD PREMIERE

Intermission

4. “Dialoghi con Paul Celan” (2013) Gianluca Ulivelli | for guitar, piano, saxophone, viola and live-electronics 5 “The Destinies of Halucinations” (2013) Steven Kazuo Takasugi (b. 1960) | for guitar, piano, saxophone, viola and fixed media

www.tsilumos.org

Em 2011 e 2012, o Tsilumos cooperou com Open Space, um centro cultural dirigido por artistas em Victoria, para criar o Simpósio e Festival de Musica Nova SALT. O festival integra intérpretes canadenses e internacionais para apresentar performances de música nova para o público de Victoria e também para dar masterclasses para um grupo internacional de estudantes de música contemporânea. Trazendo peritos no campo da música contemporânea para Victoria, B.C., o grupo se propõe a criar uma nova configuração para o estudo, a pesquisa e a interpretação de música contemporânea e eletrônica no Canadá e no mundo.

Tsilu

mos

Ens

embl

e ©

Mile

s Low

ry

Page 18: Folder SiMN + Matrix 2014_português

A pianista brasileira Catarina Domenici obteve seu mestrado e doutorado pela Eastman School of Music, onde também ganhou o prestigioso Performer’s Certificate e o Lizie Teege Mason Award por ser a melhor pianista formanda. Enquanto estava na Eastman, foi professora assistente de Rebecca Penneys. Antes de seus estudos de nível superior, Catarina obteve seu diploma de bacharel em música da UNESP, onde estudou com Beatriz Balzi, uma conhecida intérprete de música latino-americana. Ela também estudou com os pianistas David Burge, Yara Bernette e Maria José Carrasqueira. Catarina acumula vários prêmios como solista e musicista de câmara, e também por suas gravações. Gravou para o

Cata

rina

Dom

enic

iCatarina Domenici

17.set | 8pm Concert

Capela Santa Maria

ProgramGeorge Crumb (1929-)A Little Suite for Christmas, A.D. 1979 I – The Visitation II – Berceuse for the Infant Jesu III – The Shepherd’s Noël IV – Adoration of the Magi V – Nativity Dance VI – Canticle of the Holy Night VII – Carol of the BellsJames Correa (1968-)Ekdysis/b* (2003)Felipe Ribeiro (1980-) …meu sonho conduz minha inatenção…*(2008)Alex Miller (1980-) Actions & Resonance (2005)IntermissionCamargo Guarnieri (1907-1993) | Sonatina 8 (1982) I - Repenicado II - Profundamente íntimo III - DengosoMaurício Dottori (1960-) | Not to the city’s freco’d rooms, not to the audience of the opera house (2014) estreia mundialJosé Orlando Alves (1970-) | La Voce Interiore* (2014) – estreia mundialHarry Crowl (1958-) | Melim-Meloso* (2014) – estreia mundialCamargo Guarnieri (1907-1993) | Sonatina 5 (1962) I – Com Humor II – Muito calmo III – Com alegria*Obras dedicadas à Catarina Domenici

18. set | 09am - 12am Reading

Auditório Embap

18.set | 2pm - 6pm Masterclass

Auditório Embap

rádio e para a TV no Brasil e nos EUA, e apareceu com concertos nas três Americas. Catarina já ganhou diversas bolsas, incluindo bolsas integrais do CNPq para seus estudos superiores. Uma professora dedicada e experiente, Catarina tem trabalhando com uma grande diversidade de estudantes desde 1991. Nos EUA, trabalhou também na Finger Lakes Community College e na Nazareth College. É frequentemente convidada para dar masterclasses e recitais com palestras, e serviu como jurada em competições no Brasil e nos EUA.

Page 19: Folder SiMN + Matrix 2014_português

ense

mbl

e mób

ile

13.set | 8pm | Concert | ReitoriaFelipe de Almeida Ribeiro (1980-) |“El otro tigre” (2014) | for saxophone, percussion, and pianoGeorg Friedrich Haas (1953-) |“Tria ex uno, sextett nach Josquin Desprez” (2001) | for flute, clarinet, piano, percussion, violin, and cello.Luciano Berio (1925-2003) | “Folk Songs” (1964) | for mezzo-soprano and 7 players 1. Black is the colour (USA) 2. I wonder as I wander (USA) 3. Loosin yelav (Armenia) 4. Rossignolet du bois (France) 5. A la femminisca (Sicily) 6. La donna ideale (Italy) 7. Ballo (Italy) 8. Motettu de Tristura (Sardinia) 9. Malorous qu’o un fenno (Auvergne, France) 10. Lo fiolaire (Auvergne, France) 11. Azerbaijan love song (Aserbaijan)

15.set | 10am - 1pm | Reading

15.set | 4pm | Concert (Trio)Sara Carvalho (1970-) |“Eyjafallajo?kull” (2013) | flute, Bb clarinet, piano* Annette Brosin (1982-) |“Speckles” (2013) | bass flute, Bb clarinet, piano* Darren Miller (1981-) |“22 Bigoted Dream Interpretations” (2013) | alto flute, Bb clarinet, piano* (* world premier)

O Ensemble Móbile e o Ensemble Nih-Nik são grupos artísticos de Curitiba dedicados à interpretação de música nova. Os dois grupos são parte do Núcleo Música Nova, um grupo de pesquisa da Escola de Música e Belas Artes do Paraná/Universidade Estadual do Paraná. Cada grupo tem um perfil artístico diferente: o Ensemble Móbile se dedica à interpretação de música de câmara, enquanto o Ensemble Nih-Nik trabalha principalmente com configurações grandes cênicas e de percussão.

Ensemble MóbileFlute: Fabrício Ribeiro; Clarinet: Maurício Carneiro; Saxophone: Rodrigo Capistrano; Piano: Carmen Célia Fregoneze, Luiz Néri Pfützenreuter; Percussion: Paulo Demarchi; Voice: Ariadne Oliveira; Guitar: Eric Moreira; Violin/Viola: Rafael Ferronato; Cello: Faisal Hussein; Conductor: Márcio Steuernagel.

Ensemble Nih-NikPercussion: Flávio Dias, Juliana Ignatowicz, Luciana Hilzendeger, Paulo Demarchi, Samu-el Petean, Yslaine Manzano; Trombone: Fabio Gottschild; Piano: Carmen Célia Fregoneze. Electronics: Rodrigo Enoque. Direction: Paulo Demarchi.

nih

nik

ense

mbl

e

14.set | 3pm - 5pm | Concert | ReitoriaChico Mello (1958) | “Nih Nik” (1993) | for percussionist, trombonist, sound steps, and live-electronicsJohn Cage (1912-1992) | “Credo in Us” (1942) | for piano, percussion, and radioTato Taborda (1960-) | “Samba do Crioulo Doido” (1993) | for two percussionistsJames Tenney (1934-2006) | “For Percussion Perhaps, Or.... (night)” (1970-71) | percussion and piano.

Ensemble Móbile © Oksana Kovaliuk

Page 20: Folder SiMN + Matrix 2014_português

map

+ v

enue

s

Aud

itório

Em

bap

| Rua

Ben

jam

in C

onst

ant,

303

Cap

ela

Sant

a M

aria

| Ru

a Co

nsel

heiro

Lau

rindo

, 273

G

oeth

e-In

stitu

t Cur

itiba

| Ru

a Re

inal

dino

S. d

e Qu

adro

s, 3

3

LaM

uSA

| Rua

Fra

ncis

co T

orre

s, 2

57M

useu

Gui

do V

iaro

| Ru

a XV

de

Nove

mbr

o, 13

48

Teat

ro d

a Re

itoria

| R

ua X

V de

Nov

embr

o, 12

99

Te

lab

Conc

ert H

all |

Rua

dos

Fun

cion

ário

s, 17

56

R. Mariano Torres

R. Francisco Torres

R. B

enja

min

Con

stan

t R. C

omen

dado

r Mac

edo

R. M

arec

hal D

eodo

roR.

XV

de N

ovem

bro

R. Tibagi

R. Conselheiro Laurindo

R. Dr. Faivre

Cape

la

Emba

p

Reito

ria

Gui

do

Goe

the

Emba

p

Café

TeLa

b(3

.3 k

m)

Café

Café

R. R

eina

ldin

o Q

uadr

os

Emba

p

Page 21: Folder SiMN + Matrix 2014_português

Note

s

Page 22: Folder SiMN + Matrix 2014_português

Note

s

Page 23: Folder SiMN + Matrix 2014_português

Grup

o de

Pesq

uisa

(CNP

q) |

Núc

leo

Mús

ica

Nova

+ c

omm

itte

e

O grupo de pesquisa Núcleo Música Nova se concentra na pesquisa e na interpretação de Música Nova. Os membros são pesquisadores e estudantes de diferentes instituições. A produção intelectual do grupo converge sobre aspectos de criação, performance e estudos musicológicos e teóricos relacionados à Música Nova.

Carlos Alberto Richa | Governador do Estado do ParanáJoão Carlos Gomes | Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do ParanáAntonio Carlos Aleixo | Reitor da Universidade Estadual do ParanáMaria José Justino | Diretora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Grupo de Pesquisa Nucleo Musica Nova (CNPq)Felipe de Almeida Ribeiro – artistic directorCaio Manoel NockoFabrício RibeiroMarcell SteuernagelMárcio SteuernagelPaulo Demarchi

Reading Session CommitteeFelipe de Almeida RibeiroHarry CrowlMarcell SteuernagelMárcio Steuernagel

Technical AssistantsAleida Mopi LafuenteAlexandre GoncalvesAna Carolina LimaCarolina CesconettoEric Moreira EvangelistaGabriel JunglesGabriel MontechiariIngrid SteinJosé Luis ManriqueLetícia GoularteMônica de Paula SoaresNatacha HellstromPedro Henrique da Silva LimaPhelipe TisoniRicardo ThomasiRodrigo EnoqueRodrigo MarquesWillian Lentz

Graphic DesignDébora Marquesi

Page 24: Folder SiMN + Matrix 2014_português

Realização/Organized by:

Patrocínio/Made possible by the generous support of:

Apoio: