Folha 120

8
Alepa itinerante obtém resultados positivos Bragantinas campeãs Fique por dentro COM EXCELENTE PARTICIPAÇÃO POPULAR, DE AUTORIDADES E DE REPRESENTANTES DE CLASSES DE BRAGANÇA, A SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO “ASSEMBLEIA JUNTO COM O POVO” ALCANÇOU UM NÍVEL DE EXCELÊNCIA E SATISFAÇÃO SEMELHANTE AO CONSTATADO EM MARABÁ, ONDE OCORREU EM MAIO A PRIMEIRA INCURSÃO PELO INTERIOR DO PARÁ. PAG 03 E 07 A seleção feminina de Bragança continua em excelente campanha na Copa do Interior de Voleibol. A mais recente vitória das meninas caeteuaras foi fora de casa, domingo, 30 quando venceram a equi- pe de Santa Izabel, que estavam jogando na terra natal, por 3X2, sagrando-se campeãs do certame. Acompanhe os lances mais recentes acerca de política e do cotidiano bragantino, no REPÓRTER FOLHA, que sempre leva ao leitor da FOLHA DO ATLÂNTICO os bastidores dos principais aconteci- mentos ocorridos no município. Não deixe também de apreciar a coluna ATUAL, repleta de amenidades e gente interessante, para arejar a mente, enchendo os olhos de coisa e pessoas bonitas. Pags 03, 04 e 05. BRAGANÇA VÔLEI COLUNAS ganha um novo espaço para tratamento cor- poral, dispondo de depilação, limpeza de pele, manicu- re e pedicure, acompanhando os padrões dos grandes centros. Visite e confira a qualidade dos serviços da Epiile. Pag 02. abre estúdio e escritó- rio para alavancar ainda mais a produção publicitária em Bragança, onde o segmento ganha cada vez mais força no mercado. A inauguração do estúdio e escritório será dia 15. Pag 07. Folha do Atlântico BRAGANÇA TWENTY COMUNICAÇÃO E MARKETING PROGRAMAÇÃO CULTURAL MARCARÁ OS 400 ANOS DE FUNDAÇÃO DE BRAGANÇA, NUMA MISCELÂNEA DE EVENTOS, REUNINDO DESDE NOMES DO CIRCUITO NACIONAL, COMO CHICO CESAR E A PARAENSE LUÊ SOARES, FILHA DO MÚSICO BRAGANTINO JUNIOR SOARES, E O CANTOR THIAGUINHO. A AGENDA INICIOU DESDE O DIA 1º, COM AS OFICINAS DE PERCUSSÃO MINISTRADAS PELO TRIO MANARI. PAG 08. Pra festejar os 400 verões TARSILA DE CASTRO JÁ ESTÁ DE FÉRIAS EM AJURUTEUA PARÁ - ANO V - Nº 120 - 2ª QUINZENA DE JUNHO/2013 R$ 2,00 GATA DA CAPA

Transcript of Folha 120

Page 1: Folha 120

Alepa itinerante obtém resultados positivos

Bragantinas campeãs

Fique por dentro

COM EXCELENTE PARTICIPAÇÃO POPULAR, DE AUTORIDADES E DE REPRESENTANTES DE CLASSES DE BRAGANÇA, A SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO “ASSEMBLEIA JUNTO COM O POVO” ALCANÇOU UM NÍVEL DE EXCELÊNCIA E SATISFAÇÃO SEMELHANTE AO CONSTATADO EM MARABÁ, ONDE OCORREU EM MAIO A PRIMEIRA INCURSÃO PELO INTERIOR DO PARÁ. PAG 03 E 07

A seleção feminina de Bragança continua em excelente campanha na Copa do Interior de Voleibol. A mais recente vitória das meninas caeteuaras foi fora de casa, domingo, 30 quando venceram a equi-pe de Santa Izabel, que estavam jogando na terra natal, por 3X2, sagrando-se campeãs do certame.

Acompanhe os lances mais recentes acerca de política e do cotidiano bragantino, no REPÓRTER FOLHA, que sempre leva ao leitor da FOLHA DO ATLÂNTICO os bastidores dos principais aconteci-mentos ocorridos no município. Não deixe também de apreciar a coluna ATUAL, repleta de amenidades e gente interessante, para arejar a mente, enchendo os olhos de coisa e pessoas bonitas. Pags 03, 04 e 05.

BRAGANÇA

VÔLEI

COLUNAS

ganha um novo espaço para tratamento cor-poral, dispondo de depilação, limpeza de pele, manicu-re e pedicure, acompanhando os padrões dos grandes centros. Visite e confira a qualidade dos serviços da Epiile. Pag 02.

abre estúdio e escritó-rio para alavancar ainda mais a produção publicitária em Bragança, onde o segmento ganha cada vez mais força no mercado. A inauguração do estúdio e escritório será dia 15. Pag 07.

Folha do Atlântico

BRAGANÇA TWENTY COMUNICAÇÃO E MARKETING

PROGRAMAÇÃO CULTURAL MARCARÁ OS 400 ANOS DE FUNDAÇÃO DE BRAGANÇA, NUMA MISCELÂNEA DE EVENTOS, REUNINDO DESDE NOMES DO CIRCUITO NACIONAL, COMO CHICO CESAR E A PARAENSE LUÊ SOARES, FILHA DO MÚSICO BRAGANTINO JUNIOR SOARES, E O CANTOR THIAGUINHO. A AGENDA INICIOU DESDE O DIA 1º, COM AS OFICINAS DE PERCUSSÃO MINISTRADAS PELO TRIO MANARI. PAG 08.

Pra festejar os 400 verões

TARSILA DE CASTRO JÁ ESTÁ DE FÉRIAS EM

AJURUTEUA

PARÁ - ANO V - Nº 120 - 2ª QUINZENA DE JUNHO/2013 R$ 2,00

GATA DA CAPA

Page 2: Folha 120

“Cada cliente recebe seu kit pessoal com os instrumentos devidamente es-terilizados”.

QUALIDADE – A Epiile oferece depilação para o publico feminino, incluindo contornos íntimos. Para os homens, serviços de barba, sobrance-lhas, bigode e peitoral. Além de mani-cure, pedicure e limpeza facial unisex, a Epiile conta com uma equipe espe-cialista em unhas decoradas e uma boa quantidade de esmaltes, adesivos, unhas postiças e outros adereços para a beleza das mãos.

“O primeiro e mais importante serviço que a Epiile oferece é cuidar de você, deixar você mais bonita,

com sua autoestima elevada, se sen-tindo bem, satisfeita e segura, isso é o que importa pra nós”, conclui Na-tascha.

Tiragem: 5.000 exemplares

Diretor-Editor responsável: José Clemente Schwartz (DRT 1456)Reportagens: José Clemente Schwartz Fotografia: Guilherme Thorres

Editoração eletrônica: Jonas Borges

Expediente: Colaboradores: Antônio MouraEndereço: Rua João Alfredo, 1501 – Centro – Bragança- Pará – Cep: 68.600.000Emails: [email protected]

OK Publicidade LtdaCNPJ. 04.174.230/0001-28End: R. João Alfredo, 1501 Centro Bragança Pará CEP 68 600 000

BRAGANÇA2

Serviço: A Epiile funciona das 9 às 18h de segunda a quarta e das 9 às 19h de quinta a sábado. Muito impor-tante, não fecha para o almoço.Travessa Dr. Justo Chermont, 548, próximo à academia Bella FormaLigue agora e marque sua hora de beleza. 3425 3794 e 8932 5030 (Tim)

Mais do que nunca, ho-mens e mulheres inves-tem na boa aparência e dispõem de recursos e tecnologias cada vez

mais acessíveis nas grandes cidades. Mas existem padrões de higiene para isso, estabelecidos pelo segmento da beleza em todo o mundo.

Foi pensando em garantir serviços de alto padrão de qualidade ao publico de Bragança, que a empresária Na-tascha Penna inaugurou a Epiile, loja especializada em depilação, manicure e pedicure e tratamentos faciais.

A ideia partiu de necessidades da própria investidora e de pesquisas de mercado com o público feminino da

cidade que revelaram muitas oportu-nidades e grandes preocupações com as condições de higiene e profissiona-lismo nesses serviços.

“A princípio seria uma casa de depilação, mas a pesquisa identificou a carência em tratamentos de limpeza facial e também manicure e pedicure, então incluímos mais esses itens” ex-plica Natascha.

Contando com assessoria do Se-brae, o segundo passo foi preparar tudo nos padrões dos grandes centros, a aquisição de uma autoclave para exterminar completamente qualquer bactéria ou fungo dos instrumentos utilizados nos procedimentos, como as tesourinhas, alicates e espátulas.

BRAGANÇA GANHA UM NOVO ESPAÇO PARA TRATAMENTO CORPORAL, DISPONDO DE DEPILAÇÃO, LIMPEZA DE PELE, MANICURE E PEDICURE, ACOMPANHANDO OS PADRÕES DOS GRANDES CENTROS. VISITE E CONFIRA A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DA EPIILE.

Beleza é fundamental, já dizia o poeta, higiene também

ESMALTES nacionais e importados em cores variadas, além de unhas decoradas

A Pérola do Caeté chega aos 400 anos de fundação, encanta-dora e globalizada, depois de muito ter contribuído para o desen-volvimento do Pará. Bragança foi determinante para os avanços do Estado, primeiramente, em decorrência do porto, que fazia co-nexão com Viseu e o Maranhão. Depois, com a estrada de ferro, passou a ter papel ainda mais importante. Ao longo do trajeto da ferrovia, comunidades já existentes ficaram maiores e novos mu-nicípios foram fundados, dando origem a então região bragantina.

Entretanto, não dá falar dessa história sem mencionar um as-pecto singular: a cultura de Bragança, traço peculiar que diferen-cia o município dos demais da região que dela herdou o nome. Além da Marujada, é grande a riqueza produzida pelos nossos conterrâneos seja nas artes plásticas, na música, na poesia e em tantas outras expressões.

Desde a infância, sou envolvida com a cultura bragantina e foi movida por esta afinidade que me entusiasmei para ingressar na política. A propósito, este é um dos valiosos benefícios da cultura: sensibilizar e abrir horizontes, como no meu caso, que descobri inumeráveis peculiaridades dos mais variados segmentos da so-ciedade atuando como vereadora e deputada.

Provavelmente, seja este o motivo pelo qual, além de obvia-mente realizar intensamente ações consideradas básicas, eu nunca deixei de ter a cultura como ponto elementar para o desenvolvi-mento do povo, especialmente, quando se trata de Bragança, onde esse traço latente se estabeleceu há séculos como referência do Estado. “Bragança respira cultura”. Não é assim que se diz por aí?

É por isso, que muito me honra ter sido a autora da lei que tornou a Marujada de Bragança Patrimônio Cultural e Artístico Paraense, bem como, de ter me empenhado para que passasse a haver a programação cultural com shows musicais e exposição de arte agregada à Festividade de São Benedito, desde 2006. O mesmo digo em relação à imagem do Mirante de São Benedito, er-guida com recurso de emenda parlamentar por mim viabilizada e também, a respeito do retorno do carnaval tradicional, no Largo de São Benedito, movimento notoriamente marcado pelos arrastões do Trio Balancê em parceria com a nossa Furiosa, em 2010, quando coloquei esta ideia em prática, promovendo assim o renascimento da folia à moda antiga, repleta de brincantes fantasiados, como tanto almeja-vam as famílias bragantinas.

A verdade é que, mesmo abordando-a somente sobre um ponto de vista focado em um fi-lete de seu imenso lastro cultural, é difícil traduzir Bragança em palavras. Ainda bem. Afi-nal, a Pérola do Caeté não é mesmo para ser definida, mas sim, vivida, e intensa-mente.

Parabéns, Bragança.

Mensagem da deputada simone morgado

Page 3: Folha 120

3

COM EXCELENTE PARTICIPAÇÃO POPULAR, DE AUTORIDADES E DE REPRESENTANTES DE CLASSES DE BRAGANÇA, A SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO “ASSEMBLEIA JUNTO COM O POVO” ALCANÇOU UM NÍVEL DE EXCELÊNCIA E SATISFAÇÃO SEMELHANTE AO CONSTATADO EM MARABÁ, ONDE OCORREU EM MAIO A PRIMEIRA INCURSÃO PELO INTERIOR DO PARÁ.

Alepa itinerante obtém resultados positivos

REPÓRTER FOLHA

A Alepa Itinerante mobilizou inteiramente Bragança, onde

lideranças de toda a região vieram participar do evento realizado inicialmente em Marabá, no mês de maio. Durante os três dias de atividade, especialmente a rede hoteleira e os restaurantes da cidade sentiram o efeito positivo do movimento consequente da estada dos políticos e seus assessores. Entretanto, a definição da sede principal da Universidade Federal do Nordeste do Pará ser em Bragança, durante Audiência Pública no Corolão, segunda-feira, 17, marcou a abertura da programação. Outro ganho de grande relevância durante a Alepa Itinerante foi a aprovação do projeto de lei de autoria da deputada Simone Morgado que torna o xote bragantino Patrimônio Cultural e Artístico do Estado, tal como já havia feito, em relação à Marujada de Bragança.

Sem bagagemA empresária e provável candidata Ciane Barros per-

cebeu que não é a bola da vez, quando viu que os cargos públicos do Governo Estado não estavam tão à mão, quanto ela e seus futuros eleitores imaginavam. A prova foi durante a Alepa Itinerante, quando nem as vagas da Susipe foram garantidas à tucana. Ou seja: sem cargo, sem prestígio.

PesoEnquanto isso, na sessão da Câmara Municipal de Bra-

gança, realizada quinta-feira, 27, a deputada Simone Mor-gado foi citada diversas vezes durante o pronunciamento dos vereadores. O fato de Bragança ter sido o segundo município a ser visitado pela Alepa Itinerante foi, inúme-ras vezes, atribuído ao empenho da representante naquela Casa de leis, como destacou, inclusive, o vereador Paulo Quadros.

ReconhecimentoSimone Morgado teve ainda seu mandato destacado

pelos vereadores Neném do Caratateua, Nonato Ceará, Socorro Lobão, Aroldo Lima e Gleidson Miranda, que enalteceram a permanente luta em trazer benefícios para o município, uma vez que haviam sido encaminhados pela ALEPA, cinco ofícios solicitando a reforma geral de cinco escolas estaduais em Bragança.

Big BrotherA ex-Big Brother, Camila Salgado, paraense estará em

Bragança nos dias 12 e 13 de julho para participar de even-tos de moda. No primeiro dia, ela vai visitar a sessão de roupas e sapatos do Boas Novas Center, e no dia seguinte, será a atração especial do II Bragança Fashion Day, no Corolão.

400 anosA propósito, outra coisa, não, mas, de eventos, os bra-

gantinos não tem o que se queixar nessa temporada. É bem verdade que julho é o auge para a vocação turística da quatrocentona Pérola do Caeté, mas em se tratando de um aniversário em conta tão redonda e longínqua, nada mais justo que esta festança em que a cidade está as vésperas de se transformar.

Carros na areiaAgora uma coisa é quase certa: a proibição de veículos

nas areias de Ajuruteua vai causar um tremendo reboliço. Acomodar os carros fora da praia já seria uma coisa difícil se todos os motoristas estivessem torcendo para que isso acontecesse, imagina com a grande maioria achando que não tem mais o que fazer de frente para o Atlântico, porque não vai poder ficar ouvindo som automotivo no último volume. Porém, se Ajuruteua sair na frente do Atalaia e do farol Velho nesse quesito de civilidade, deixando a praia livre de carros, será, no mínimo, uma tapa com luva de pelica nos que apos-tam ser Salinas o pedaço mais chique do litoral paraense.

MicrolinsA Microlins está com uma promoção fantástica para

os interessados em estudar inglês. A matrícula é grátis, o material para um ano inteiro é de apenas R$ 390,00 e as mensalidades tem 40% de desconto. Agora, em Bragança só não aprende a falar a língua mais pop do mundo quem não quiser mesmo.

BRAGANÇA

O presidente da Ale-pa, Márcio Miranda (DEM), comemorou os resultados. “Foi fantástico”, disse ele

ao final. “No primeiro dia vieram aqui todos os segmentos de Bra-gança e da região e tiveram voz das duas da tarde até quase oito da noite. Franqueamos a palavra e sentimos os anseios, as necessi-dades e também a potencialidade deste município e também das ci-dades vizinhas da região. Podemos dizer que temos uma visão geral. Agradecemos a acolhida.”

As propostas e reivindicações gerais foram registradas e deverão compor um “emendão” parla-mentar para entrar no orçamento do governo estadual já a partir de 2014. O presidente da Assembleia chegou a receber uma comitiva de taxistas que operam na modalida-de lotação de pelo menos dezesseis municípios e que o serviço ainda não foi regularizado.

A programação, em Bragan-ça, teve início na tarde de segun-da feira, 17 de junho, no Corolão, com Audiência Pública onde a população ouviu atentamente as explanações, cujo foco principal foi a definição do município onde será instalada a sede principal da Universidade Federal do Nordeste do Pará (UFNEP), apontando Bra-gança como indicado. “Bragança foi contemplada por ser o muni-cípio que melhor corresponde aos critérios estabelecidos pelo MEC, para a implantação da Universida-de Federal do Nordeste do Pará, e este resultado já era previsto pelos acadêmicos que elaboraram

temos um exemplo, o campus da UFPA em Bragança, divisor de águas no Nordeste do Pará, que atualmente já dispõe inclusive de doutorado, atraindo estudantes de todo o Brasil. Com a UFNEP, o avanço em toda região será ainda muito maior”, disse a parlamentar.

Em seguida, houve Sessão Especial em homenagem aos 400 anos de Bragança.

TRABALHOS - Quatro proje-tos de lei ordinária (PLO) e dois de emenda constitucional (PEC) foram aprovados em primeiro tur-no durante o segundo e último dia da Alepa itinerante. No dia 18, a população local e de outros muni-cípios tiveram participação ativa por cerca de seis horas, fazendo pedidos sobre demandas particu-lares urgentes.

Um grupo de estudantes também esteve na frente do local da sessão ordinária, dia 19, protestando contra o que chamaram de abandono dos prédios públicos de Bragança, entre outros motivos. Eles só não puderam falar na tribuna pela característica da sessão, voltada apenas para aprecia-ção e votação de projetos, portanto não tinha o caráter especial, quando o público participa.

O PL mais importante da quarta-feira (19) foi o de número 89/2013, que dispõe sobre o reajus-te dos vencimentos dos servidores civis ativos e inativos integrantes da administração direta das autar-quias e das fundações públicas do Poder Executivo do Estado. Uma das PECs aprovadas – a de número 7/2012 – é de autoria do deputado Carlos Bordalo (PT).

o projeto, e também pela vocação decorrente da localização geo-gráfica, bem como dos recursos naturais”, explicou o vice reitor da Universidade Federal do Pará, Horácio Scneider.

A deputada Simone Morgado, que interviu junto ao senador Jader Barbalho, para que se empenhasse junto ao MEC, após receber visi-ta do professor Horácio Scneider, para falar sobre o projeto recém-

-concluído pelos acadêmicos, na-quela ocasião, falou à FOLHA DO ATLÂNTICO sobre a conquista para a região. “Meu empenho e do senador Jader foi pela implantação da UFNEP, sem qualquer vaidade em relação a outro município, aci-ma de tudo por se tratar de uma proposta estabelecida por acadê-micos, após anos de estudo, com o objetivo de beneficiar uma região por inteiro. Aqui em Bragança, já

O COROLÃO ficou repleto durante a Audiência Pública que abriu a programação

A DEPUTADA Simone Morgado, representante da região e o Vice reitor da UFPA Horácio Schneider em pronunciamento

Page 4: Folha 120

4 ATUAL José Clemente Schwartz

São João de VigiaNo domingo, 23, a deputada Simone Morgado, que é notória entusiasta da cultura popular, foi também à Vigia de Nazaré, onde partici-

pou do Festival Junino ‘Dançando com a Tia Pê’, que homenageou um ícone do carimbó no município. Quadrilhas, shows, comidas típicas e muita alegria resgatando a festa popular. Viva são João!

São João in FamilyA deputada Simone Morgado ficou radiante ao assistir à

apresentação do filho Leonardo, durante a festa junina do Colégio Nazaré, onde o adolescente participou da Marujada de Bragan-ça, manifestação tornada Patrimônio Artístico Cultural do Esta-do, após a sanção de lei de autoria da parlamentar. Na ocasião, Simone também foi fotografada com a filha Giuliana , que é, indiscutivelmente, a cara da mãe.

A deputada Simone Morgado recebeu em seu gabinete a reitora da UNAMA, Ana Célia Bahia, acompanhada da Pró-Reitora de

Pesquisa, Pós Graduação e Extensão, professora Núbia Maciel em cordial visita, quando foram solicitar empenho no sentido de que seja encaminhado requerimento à Mesa Diretora da ALEPA, para a realização de uma sessão solene em homenagem ao aniversário de 20 anos da instituição, que ocorrerá em 21 de outubro.

A deputada Simone Morgado fez questão de parabenizar os atletas bragantinos do judô, que tão bem representaram nosso município

na etapa estadual do JEP’s, no último dia 16, em Belém, contando com o apoio da parlamentar. Mayara Oliveira, que foi bi campeã, garantindo assim sua vaga para as Olímpiadas Escolares em Novembro, e que de 14 a17 de julho se apresentará aos treinos da seleção de base do Brasil que acontecerá em Belo Horizonte, na sede do Minas Tênis. Parabéns também a Maylson Oliveira (terceiro lugar) e Nathália do Socorro (segundo lugar). Na foto, com o treinador dos atletas, Luiz Oliveira.

Deputa Simone Morgado com o presidente da Alepa, Márcio Miranda, e mais alguns deputados, após reunião com representantes

de moto taxistas de todo o Estado. Na ocasião, eles reivindicaram providências do poder público para manter sua atividade dentro da legalidade perante o DETRAN, como capacitação, regulamentação e segurança a fim da melhoria de seu serviço junto às comunidades.

Em São CaetanoSimone Morgado esteve domingo, 23, em São Caetano de

Odivelas para assistir a final do “II Campeonato Odivelense de Futebol de Areia Feminino”, que aconteceu na Arena do Recreio. A grande vencedora foi a equipe do ‘Combinado’, que ganhou do Atlético, da comunidade do Pererú, pelo escore de 1X0. A depu-tada foi a patrocinadora deste belo exemplo de integração entre os jovens, quee festeja a participação feminina no meio esportivo. Parabéns à Associação Mestre Bené, organizadora do evento que tem a frente Rondi Palha e a professora Érica Rendeiro, grande incentivadora. Também em São Caetano, no bairro da Cachoeira, Simone aproveitou para assistir à apresentação do ‘Boi Garrote’, uma legítima mostra da autêntica cultura do nosso povo. As fotos são de Guilherme Thorres.

A DEPUTADA com Rondi Palha, Érica Rendeiro e as vencedoras do II Campeonato Odivelense de Futebol de Areia Feminino SIMONE com os “cabeçudos” e os “mascarados” do Boi Garrote

SIMONE MORGADO com Job Júnior, o prefeito Mauro Alexandre, a secretária de Pesca Iraci Lopes e Rosa Barata DANIEL DO ACORDEOM fazendo a alegria em Vigia

Alepa ItineranteA programação em Bragança teve início na tarde de segunda

feira, 17 de junho, no Corolão, com Audiência Pública, cujo foco principal foi a definição do município onde será instalada a sede principal da Universidade Federal do Nordeste do Pará (UFNEP), Bragança. Depois, Audiência Pública em homenagem aos 400 anos do município.

Na quarta feira, 19, houve sessão ordinária com apresentação e votação dos projetos constantes na pauta, na WT Eventos, onde foram aprovados os dois projetos de lei apresentados pela depu-tada Simone, declarando como Patrimônio Artístico e Cultural do Estado do Pará o “Xote Bragantino”, e como de utilidade Pública a Associação Cultura Musical Bragantina-ACMB. A parlamentar também apresentou o projeto de lei para que seja declarada de utilidade pública, o Instituto Aurimar de Araújo-AMA e que se con-ceda o Título Honorífico de Cidadão do Pará à Aurimar Monteiro de Araújo, o ‘Mestre Ari’, reconhecimento justo e devido pelos relevantes serviços prestados à musica no estado.

Durante a estada em Bragança, os parlamentares visitaram vários lugares do município. Guilherme Thorres acompanhou tudo com sua Canon, exclusivamente para a coluna Atual. Vale conferir.

OS PARLAMENTARES DO ESTADO, durante visita à Câmara Municipal de Bragança

SIMONE MORGADO fez questão de levar os visitantes à tradicional casa de farinha, na comunidade do Camutá

OS DEPUTADOS em visita à Prefeitura de Bragança

O PREFEITO DE BRAGANÇA, Nelson Magalhães, durante a audiência pública, com os deputados Edilson Moura, Alfredo Costa, Carlos Bordalo, Simone Morgad e Zé Maria

SIMONE com o juiz da Comarca de Bragança, Dr. Roberto Valouis, os advogados Márcia Fontel, Helda Aranha de Melo, Renata Fontel e mais funcionários

DÁRIO BENEDITO RODRIGUES, Marcely Castanho, Simone Morgado, Edilson Moura e Nelson Magalhães

SIMONE MORGADO com os vereadores Gleydson Miranda, Charlão, Nenê do Caratateua e Socorro LobãoRIBAMAR MONTEIRO, prefeito de Marapanim, e a deputada Simone Morgado

SIMONE MORGADO com os vereadores Gleydson Miranda e Preto do Gás Mário Ribeiro Jr e Carlos Fernando Costa com amigo presente no evento

Page 5: Folha 120

5ATUAL José Clemente Schwartz

OS PRIMOS João Augusto, João Gabriel e João Ricardo

Janine e ThiagoJanine Wanderley e Thiago Medeiros Soares casaram na manhã

de sábado, 29, na Catedral de Nossa Senhora do Rosário, em ceri-mônia celebrada pelo padre Gerenaldo Messias, Vigário Geral da Diocese de Bragança. Em seguida, os nubentes receberam os cumpri-mentos no sítio do médico Jose Guarani de Medeiros, avô do noivo, no Chumucuí, onde familiares e amigos festejaram a oficialização da antiga união. Parabéns, aos recém casados.

AS PRIMAS da família Medeiros posaram para posteridade após a cermônia

A BELA noiva Janine

THIAGO com o filho João Gabriel, o avô José Guarani de Medeiros, e os primos

THAYSE e o avô José Guarani de Medeiros

Dá-lhe Brasil!A vitória da Seleção Brasileira de 3X0 contra a da Espanha deixou a nação em total histeria. Em Bragança, a movimentação

foi intensa e após o final do jogo, o que não faltou foram carreatas por toda a cidade. Além dos que agitaram na Pérola do Caeté, teve bragantino que foi ao Maracanã, como o ex-prefeito Edson Oliveira, acompanhado pelos filhos Wesley e Edson Jr, e o irmão Renato Oliveira, que surpreendeu os conterrâneos ao aparecer na tela da Band, mencionando o nome da terra natal com grande entusiasmo. A Atual traz alguns lances dessa festa brasileira. Vale conferir.

ANTES DO JOGO Carlos Augusto, o nosso Nenê Oliveira, com os irmãos Edson e Renato, e os sobrinhos Wesley e Edson Jr JAMILE MEDEIROS, Bárbara Abdon e Rosa Helena Antunes, em Ipanema

HARRISON GAMA e Diego de Almeida ROSANA ATHAYDE comandando a torcida no Vacaria Club

INDIRA GARDUNHO festejou a vitória do Brasil e a confirmação de sua primeira gravidez com muito samba cantado por Meio Dia da Imperatriz. O bebê de Indira e Nelinho nasce em janeiro de 2014

MILENA MEDEIROS, Paulo Koroth, Rosângela Costa e Bruna Oliveira NENÊ OLIVEIRA e Jamile Medeiros em pleno aquecimento

MEIO DIA DA IMPERATRIZ fez todo mundo cantar no Alguidar MEIO DIA DA IMPERATRIZ comandando a festa no Alguidar

CirculandoEm recente viagem de

férias ao Sul e Sudeste, acom-panhado pela querida amiga de infância Sônia Auad, tivemos a alegria de rever pessoas muito queridas, que aqueceram nos-sos corações no friozinho gos-toso do outono daquelas plagas: Nenê Oliveira, anfitrião oficial dos bragantinos no Rio de Ja-neiro, onde encontramos com a bragantina Sued Virgulino, no apartamento dele; Maria Alice Gomes e seu filho bragantino João Pedro Diogo, que apresen-taram as maravilhas do Paraná, nos deixando fascinados com a recepção, que contou ainda com a participação do reverendo José Rodrigues, pastor presbiteriano em Curitiba, que em Bragança é conhecido carinhosamente por Toneca. Ainda em Curitiba, Jamile Julião e Celso Araújo, o inesquecível Laspimbas, que fo-ram de Joinville nos encontrar, e, neste dia, almoçamos todos no tradicional Madalosso, seguin-do depois para contemplar o pôr do sol num dos belos parques da cidade. Em São Paulo, quem nos deu o ar da graça foi Marcela Auad, a bela sobrinha da Sônia que estuda gastronomia na Pau-licéia Desvairada, onde ela nos levou em endereços maravilho-sos para degustar coisas de es-pecialistas. Confira alguns clics desses deliciosos encontros.

MARIA ALICE GOMES e a cachorrinha Fifi com Sônia Auad e João Pedro Diogo

O COLUNISTA com Maria Alice e Sônia Auad. As pinturas, em óleo sobre tela, na parede, e a escultura que está sobre o aparador, são de autoria da anfitriã

SUED VIRGULINO, Clemente Schwartz e Sônia Auad NENÊ OLIVEIRA, Sônia Auad e eu, no Arco do Teles, centro do Rio de Janeiro

CLEMENTE com Marcela e Sônia Auad, em SP

SÔNIA AUAD, João Pedro Diogo, Jamile Julião, Celso (Laspimpas) Araújo e José (Toneca) Rodrigues, ao pôr do sol, em Curitiba

Page 6: Folha 120

6

Tav. Vigário Mota, 258 - Centro Bragança - Pará

Fone 3425 1034

Site: www..construirimobiliaria.com.br

Av. Marechal Floriano Peixoto, 1713 - Centro - Ao lado do Banpará

CLASSIFICADOS6

Breve em Bragança, o mais requintado investimento em matéria de condomínio fechado: Pérola Jardim, onde cada metro quadrado corresponde à total felicidade e plena realização.

Com estrutura completa para morada confortável e tranquila, o Pérola Jardim dispõe de área de lazer com piscinas para adulto e infantil, salão social, churrasqueiras, fitness e segurança garantida, além de uma paisagismo que dará ao espaço um clima de paraíso, a exemplo das dezenas de ipês já plantados ao longo de toda a extensão do terreno.

Pérola Jardim, um investimento à altura deste momento tão especial que estamos vivendo na Pérola do Caeté, quando os incontáveis admiradores deste maravilhoso município festejam seus 400 anos de fundação. Brindemos então, juntos, nesta festa.

Parabéns, Bragança

CRECI: 292J

Page 7: Folha 120

BRAGANÇA 7

Xote bragantino também será tombado

CONTINUAÇÃO DA PAG 03.

Recebendo elogios dos demais parlamentares, a proposição do deputado Carlos Bordalo preten-de simplificar ou tornar

mais prática a contratação de profis-sionais que comprovem habilitação para prestar assistência técnica e extensão rural à agricultura familiar no Estado. A outra PEC, a de 8/2012, tem como autora a deputada Josefina Carmo (PMDB). Ela argumentou a proposta de modificação do artigo 28 da Constituição Estadual, a qual prevê a sequência das obras e projetos do Executivo. Assim, a sucessão de prefeitos não irá interferir na continui-dade dos serviços iniciados. A outra PEC, que havia recebido parecer fa-vorável da Comissão de Constituição e Justiça, tem como autor o deputado Carlos Bordalo (PT).

Três PLs foram aprovados em primeiro turno, a exemplo dos de-mais. O deputado Cássio Andrade (PSD) propôs a inclusão no calendá-rio oficial do Estado a festa da ma-rujada, que é realizada anualmente em Tracuateua. Seu projeto é o de número 42/2012 e contou com a pre-sença de um grupo de marujada da localidade.

BRAGANÇA - A deputada Simo-ne Morgado (PMDB), por meio dos PLs 158/2012 e 82/2013 declarou, respectivamente, como patrimônio artístico e cultural do Pará a dan-ça “Xote Bragantino” e reconhece como de utilidade pública no Estado a Associação Cultura Musical Bra-gantina, do município de Bragança. “A maneira que nos dançamos em Bragança é diferente porque, aqui, aprendemos com a marujada um xote meio valsejado, no qual os pares se largam e se juntam de um jeitinho que não se faz em outro município do Brasil. A propósito, o grande e saudoso Adelermo Matos compôs ‘Xote Bragantino’, clássico do gê-

End: Rodovia Dom Eliseu, S/N - Bairro: Alto Paraíso

Farmácia em anexo

nero, que anima folguedos Brasil afora, rendendo homenagem à sin-gularidade da nossa dança. Além do mais, não há nada que toque mais o coração de um bragantino, principal-mente se estiver distante, com sau-dade da terra natal, que um xote de grande sucesso”, justificou Simone

Morgado, “e em relação ao trabalho do seu Ari” e do Aurimar, é indiscu-tível e louvável, além de muito emo-cionante. Uma iniciativa que surge para socializar crianças que viviam no lixão e se torna uma instituição com tamanhos resultados, como é o caso, merece todo o respeito, o apoio

SIMONE MORGADO reafirma compromisso com a cultura bragantina

REPRESENTANTE do município da Alepa, Simone ciceroneou os parlamentares na Pérola do Caeté

Serviços realizados Cédula de Identidade (R.G.): 614.Carteira de Trabalho: 456.Reg. Nascimento: 88.Foto: 520.Orientação jurídica: 40.Verificação de pressão: 256.Verificação de glicemia: 87.Aplicação de flúor 147.Total: 2.208

e o reconhecimento do Estado”, con-cluiu a parlamentar.

Paralelamente aos serviços em plenário, as comissões internas de Direitos Humanos e Defesa do Con-sumidor, a de Antidrogas e também de Finanças se reuniram no muni-cípio. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada para apurar denúncias na Federação Paraense de Futebol (FPF), também funcionou.

CIDADANIA - O Centro de Aten-dimento ao Cidadão (CAC) também foi transferido para Bragança, ao lado do WT Eventos, onde toda a estrutura da Alepa foi montada. Veja os números finais abaixo sobre os atendimentos.

Criatividade é com a Twenty

CLEYSON NAZARÉ, CÁSSIO NUNES E YURI KAWAGE, da Twenty Comunicação e Marketing

MARKETING E COMUNICAÇÃO

Twenty Comunicação e Ma-rketing abre estúdio e escritório para alavancar ainda mais a produção pu-blicitária em Bragança, onde o seg-mento ganha cada vez mais força no mercado.

Composta por profissionais de primeiríssima qualidade e dispondo de equipamentos de última geração, a Twenty Comunicação e Marketing atende clientes criando peças publici-tárias impressas para revistas, outdoor e jornais, além de spots para rádio e TV, atendendo aos padrões estabeleci-dos nacionalmente.

Devido à criatividade e a des-treza com que desempenham os demais itens até que o anúncio chegue ao veículo, a Twenty já conquistou a preferência de deze-nas de empresários bragantinos, satisfeitos com o trabalho realizado pelos três sócios da empresa: Yuri Kawage (gestor de Marketing),

Cássio Neves (designer gráfico) e Cleyson Nazaré (editor).

Para Yuri Kawage, que é bele-nense e se mudou para Bragança, onde investiu seu conhecimento e trabalho, a cidade vive um momento muito importante em relação à pro-paganda, que a cada dia se apresenta de forma mais profissional. “Trata-se de uma cidade promissora, na qual os empresários estão investindo em pro-paganda de maneira séria e exigindo profissionalismo, ou seja, Bragança vive a evolução da propaganda, como nunca havia sido antes. Por isso nossa maior missão é gerar encantamento aos clientes e ao público, pois esta é a alma do negócio”, concluiu Yuri Kawage.

A Twenty Comunicação e Ma-rketing será inaugurada segunda-feira, 15, na rua Leandro Ribeiro, 1668, Al-deia, onde contará com estrutura de escritório e estúdio.

Page 8: Folha 120

8 BRAGANÇA

Pra festejar os 400 verões PROGRAMAÇÃO CULTURAL MARCARÁ OS 400 ANOS DE FUNDAÇÃO DE BRAGANÇA, NUMA MISCELÂNEA DE EVENTOS, REUNINDO DESDE NOMES DO CIRCUITO NACIONAL, COMO CHICO CESAR E A PARAENSE LUÊ SOARES, FILHA DO MÚSICO BRAGANTINO JUNIOR SOARES, E O CANTOR THIAGUINHO. A AGENDA INICIOU DESDE O DIA 1º, COM AS OFICINAS DE PERCUSSÃO MINISTRADAS PELO TRIO MANARI.

Para garantir toda essa festa, foi necessária a união de muita gente e de entidades entusias-madas com os quatro

séculos da fundação de Bragança, como a Prefeitura Municipal de Bragança, o Governo do Estado do Pará, Rádio Pérola FM e o Instituto Santa Teresinha. Além do espíri-to de equipe, outra característica da programação é a diversidade de opções, indo desde as opções mais acadêmicas, como as mesas redondas literárias, passando por shows da tradicional MPB, o pa-gode moderno de Thiaguinho, até as aparelhagens que estão nas pa-radas de sucesso em todo o Estado.

PROGRAMAÇÃO – Desde o dia 1º de julho, dezenas de jovens participam das oficinas de percus-são ministradas pelo grupo Mana-ri, no Teatro Museu da Marujada, de manhã e de tarde, até sábado, 06.

Dia 04, quinta-feira, inicia a Exposição França Equinocial, no Museu de Arte Sacra, a partir das 19h. A mostra que reúne informa-ções sobre a vinda dos franceses ao Brasil, em 1613, destacando a passagem dos desbravadores por Bragança, e as influências france-sas na região, permanece até sexta--feira, 05.

Como não poderia deixar de ser, a marujada terá destaque na festa dos 400 anos de Bragança, se apresentando todas as sextas do mês de julho, dias 05, 12, 19 e 26, no Teatro Museu da Marujada, a partir das 19h.

RELIGIOSA – Haverá também opção musical para os adeptos da música religiosa, na Estação Cultural Armando Bordallo, onde o grupo Som de Adoradores se apresenta às 20h e o Arcano do Rei, às 22h, sexta-feira, 05. Ainda neste segmento, haverá romarias fluviais com saída do porto da Vila Que Era até o trapiche municipal

de Bragança, domingo e segunda, dias 07 e 08, de acordo com o ho-rário das marés; e Santa Missa às 06h30, no marco de fundação.

FURIOSA – Assim como a maru-jada, a banda Cantídio Gouveia, a Furiosa, jamais poderia ficar fora dessa festa, até porque foi com esse objetivo que foi fundada. Portanto, a partir das 19h30, sex-ta, 05 e segunda, 08, os adeptos de dobrados românticos e tipicamen-te bragantinos já sabem por onde começar a noite: coreto do Largo de São Benedito, o lugar ideal para tal apresentação.

MIRANTE – Durante todos os sábados de julho, o projeto “Pôr do Som”, no Mirante de São Benedito vai reunir nomes da música local. Dia 06, as atrações serão o Grupo de Rabecas (às 17h30) e a cantora Deliane (às 18h30). Dia 13, a pro-gramação fica por conta do Grupo de Rabecas e em seguida, o cantor Clemente e trio. Dia 20 será a vez da Tribo de Mani (às 18h30) e en-cerrará com o Grupo Rabecas de Bragança. E no último sábado do mês, dia 27, Carlos Instrumental Gomes (às 17h30) e Grupo Rabe-cas de Bragança (às 18h30)

BOIS – Repetindo a atuação de anos anteriores, o Festival Cultura de Verão será realizado em Bra-gança e terá como enfoque a mú-sica regional, reunindo na primeira noite, sábado, 06, o grupo Arraial do Pavulagem com participação de músicos bragantinos, e no do-mingo, 07, outros talentos caeteu-aras subirão ao palco na orla, desta feita, para participar da apresenta-ção do Arraial do Labioso.

DIA D – Entretanto, as três atrações mais esperadas da programação são os cantores Tiaguinho, Chico Cesar e Luê Soares, que se apresentarão simultaneamente na orla e no ae-roporto. Segunda feira, 08, a pro-gramação da orla iniciará às 20h30

ria, sábado, 13, às 18h, na Barraca da Maruja. Além disso, no coreto do Largo de São Benedito, farão shows: Carlos Instrumental Go-mes, dia 13, às 20h; Max e Zé Brasil, dia 20, às 20h. Dias 27 e 28, sábado e domingo, haverá pro-jeção e mostra fotográfica, às 19h. O Instituto AMA, fará show dentro do Arte na Praça dia 27, às 20h. Também como parte do projeto, dia 13, na orla, a cantora braganti-na Judite Nascimento se apresenta 21h e, às 22h, Nilson Chaves, Lu-cinnha Bastos e Marcho Monteiro fazem o show Trilogia.

AJURUSOL – Como há sete anos consecutivos, o Ajurusol será a pro-gramação mais badalada do litoral bragantino, onde shows musicais e o tradicional concurso Miss Ajuru-teua serão o centro das atenções. Domingo, 14, o sambista Geraldo Nogueira, entra em cena às 15h, e em seguida será a vez da banda Xeiro Verde. Sábado, 20, Artur Es-píndola é quem comanda o samba na beira da praia, a partir das 18h e domingo, 21, os bragantinos do Pura Malícia iniciam o pagode, às 14h, para depois Marquinho e Banda dar continuidade ao som de muito pop rock.

ROCK – A propósito, a festa dos 400 anos também abriu espaço para bom e velho rock´n´roll tam-bém na cidade, onde o estilo será representado pelas bandas bragan-tinas Sub-OFF e Codex, e pela be-lenense Madame Saatan, que tem repercussão nacional, sábado, 20, a partir das 18h30, no Complexo Esportivo e Cultura Rosa Blanco.

MÚSICA – Na sexta feira, 26, ha-verá o lançamento do CD “100% Brasil”, de Iracely Rodrigues às 22h e dia 27, sábado, haverá mais um concurso Garota Pérola, na Estação Cultural, onde a banda Pé de Cana se apresenta às 22h e cantora Viviane Batidão, às 00h. Também no dia 27, na praia de Ajuruteua, haverá luau animado pela Manga Atômica, às 19h, e pela cantora Adriana Cavalcante, às 20h30.

MISS - Dia 28, último domingo de julho, a mais bela do verão bragan-tino será eleita, durante o concurso Miss Ajuruteua, às 14h e, a partir das 16h, a festa continua ao som do grupo paraense Jeito Inocente.

com apresentação do Trio Manari. Às 21h30, entra em cena o Coral das 400 Vozes, para em seguida haver a queima de fogos. O show de Chico Cesar iniciará às 22h e Luê Soares encerra a programação no Largo de São Benedito, a partir da meia noite. Enquanto isso, a festa também acon-tece no aeroporto, onde as aparelha-gens J.A. e Surdão Sound começam

a animar desde as 20h. A queima de fogos também será simultânea e em seguida, Thiaguinho leva o melhor do pagode para os aficionados pelo estilo. Ainda no dia 08, a Orquestra do Teatro da Paz e Coro, se apresenta no Instituto Santa Teresinha, às 20h.

XOTE – Bragança é mesmo cul-tural. Além da marujada, da banda

Furiosa, há ainda mais elementos, como o xote bragantino, que terá seu lugar cativo no barracão arma-do para a quadra junina, na Estação Cultural Armando Bordallo, dias 11, 18 e 25.

ARTE – A programação contará ainda com o projeto Arte na Praça, que realizará mesa redonda literá-

CHICO CÉSAR TRAZ a força da moderna MPB para celebrar os quatro séculos

LUÊ SOARES têm raizes e sotaque musical bragantino

THIAGUINHO garantirá pagode da melhor qualidade no aeroporto