Folha de Bairro #02

8
edição 02 - ano 01 - dezembro / 2015 GUILHERME GRIPP FILHO É HOMENAGEADO Antigo morador e comerciante do bairro de forquilhas agora é nome do Parque Linear Lisboa Página 05 CATARINENSES EM APOIO A MARIANA SOLIDARIEDADE No último dia 30 a fila dava voltas no quarteirão de Capoeiras para a entrega de garrafas e galões de água. A meta é arrecadar 100 mil litros que serão encaminhados para as cidades mineiras atingidas. E quem quiser participar é só fazer a sua doação em qualquer Igreja Batista Palavra Viva da região de Florianópolis. As barragens da Samarco, estão localizadas entre Mariana e Ouro Preto e se romperam em novembro. Ainda há 22 pessoas desaparecidas e 631 estão desabrigadas. Página 03

description

Jornal de bairro - Foquilinhas - São José - Santa Catarina

Transcript of Folha de Bairro #02

Page 1: Folha de Bairro #02

edição 02 - ano 01 - dezembro / 2015

GUILHERME GRIPP FILHO É HOMENAGEADOAntigo morador e comerciante do bairro de forquilhas agora é nome do Parque Linear Lisboa

Página 05

CATARINENSES EMAPOIO A MARIANA

SOLIDARIEDADENo último dia 30 a fi la dava voltas no quarteirão de Capoeiras

para a entrega de garrafas e galões de água. A meta é arrecadar 100 mil litros que serão encaminhados para as cidades mineiras atingidas. E quem quiser participar é só fazer a sua doação em qualquer Igreja Batista Palavra Viva da região de Florianópolis.

As barragens da Samarco, estão localizadas entre Mariana e Ouro Preto e se romperam em novembro. Ainda há 22 pessoas desaparecidas e 631 estão desabrigadas.

Página 03

Page 2: Folha de Bairro #02

02

Cristiano Guimarães

Gustavo Lemos

[email protected]

MTB 9966

Fone: (48) 9154-7531

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Tiragem: 3.000 exemplaresCirculação: Forquilhas e forquilhinhas

// EXPEDIENTE

edição 02 - ano 01 -dezembro / 2015

Diretor

Jornalista responsável

Depto Comercial

www.grupofolhasc.com.br

ENVIE SUA CRÍTICA, DÚVIDA OU SUGESTÃO:

[email protected]

É TEMPO DE REVIVER A PAZ, A SABEDORIA E A SOLIDARIEDADE

O que seria do homem sem a esperança? Analisar o passado com parcimônia, entender o presente como resultado das nossas escolhas e planejar o futuro em busca de dias melhores é o que nos faz diferentes de todos os outros animais da terra. Temos, nesse jogo de perguntas e respostas, a chance de evitar os tropeços que atrapalharam nossa caminhada e fi car mais fortes para os que virão, inevitavelmente.

Sempre que acaba o ano, somos tomados por essa nostalgia. Sentir que mais uma etapa está sendo cumprida, que as festas estão chegando e que, logo mais, um novo ano vai chegar cheio de possibilidades nos leva a algumas refl exões quase imediatas: Como posso ser mais feliz? Como fi car mais próximo da família, dedicar mais tempo aos pequenos prazeres, tirar aquele projeto da gaveta? Fazemos isso porque acreditamos que podemos ser melhores sempre.

Em várias religiões, mas sobretudo nas cristãs, o fi nal do ano traz consigo um momento de professar a esperança no nascimento de uma nova luz que venha para nos fazer evoluir cada vez mais. Essa é a experiência da fé, uma palavra tão simples e comum ao nosso dia a dia, mas que anda em falta nas nossas atitudes. Ter fé é sempre necessário e efi caz para superarmos os vários problemas que nos entalam na garganta feito boldo. Felizmente, simples é a saída: acreditar que dias melhores virão – e que faremos o possível para que venham.

Ter fé, nos dias de hoje, se faz ainda mais necessário frente aos vários

problemas que nos entalam na garganta

feito boldo.

Felizmente, simples também é a saída: é preciso acreditar que dias melhores virão - e que vamos fazer o possível para

que venham.

Cristiano Guimarães

DEPOIS DE UM ANO REPLETO DE INCERTEZAS, O NATAL É SEMPRE UMA VALIOSA OPORTUNIDADE PARA PESAR ATITUDES E COMPROMETER-SE A TRILHAR UM CAMINHO REAL DE ESPERANÇA

// EDITORIAL

Nesse contexto, não basta esperar pelos dias melhores, é preciso fazer cada um a sua parte, por mais que isso pareça clichê. O Natal e o Fim do Ano são a oportunidade ideal para analisar e separar aquilo que queremos levar para 2016 e o que queremos que fi que para trás.

Por mais que os problemas pareçam vir de situações sobre as quais não temos controle – guerras que nos entristecem, desgovernos que nos castigam com custos cada vez mais altos e escândalos cada dia mais absurdos – cabe a nós, portanto, olhar para o lado e acreditar em quem está por perto e quer a mesma paz que a gente. Se não pudermos mudar o “todo”, vamos aprender com os erros globais e aplicar soluções locais. Um grande exemplo disso é a mobilização encabeçada pela Igreja Batista Palavra Viva, de Florianópolis, que, tocada pelo sofrimento dos desabrigados de Mariana, reuniu fiéis para uma doação de água com meta de 100 mil litros, que serão entregues na cidade mineira.

Outro exemplo, logo na página cinco, vê-se pela homenagem digna de nota: o comerciante e grande fi gura do bairro Forquilhas, Senhor Guilherme Gripp Filho, que faleceu em 2013, passou a dar nome à Praça Parque Linear do Loteamento Lisboa. Um reconhecimento merecido. Que esses exemplos sejam somente os primeiros a noticiarmos aqui na Folha do Bairro e que passemos, nós também, a agir com a esperança de que um ano melhor só depende do nosso próprio esforço. Boas festas!

Page 3: Folha de Bairro #02

03

CATARINENSES EM APOIO A MARIANA

Acostumados a receber solidariedade em meio às tragédias, os catarinenses estão, agora, do outro lado: retribuindo. Diante do desastre em Mariana, Minas Gerais, a Igreja Batista Palavra Viva, de Florianópolis, promoveu uma campanha para doação de água, que foi aderida por milhares de pessoas.

No último dia 30, a fila para doar dava voltas no quarteirão de Capoeiras para a entrega de garrafas e galões de água. A

QUEM QUISER AJUDAR AINDA PODE: É SÓ LEVAR SUA DOAÇÃO ATÉ QUALQUER IGREJA PALAVRA VIVA

meta é arrecadar 100 mil litros, que serão encaminhados para as cidades mineiras atingidas. E quem quiser participar é só fazer a sua doação em qualquer Igreja Batista Palavra Viva da região de Florianópolis.

As barragens da Samarco estão localizadas entre Mariana e Ouro Preto e romperam-se em novembro, liberando uma onda de lama que teria chegado a 2,5 m de altura. Ainda há 22 pessoas desaparecidas e 631 estão desabrigadas. Ao menos quatro pessoas morreram.

A meta é arrecadar 100 mil

litros que serão encaminhados para as cidades

mineiras atingidas pelo rompimento das barragens da

Samarco

DA REDAÇÃO

Page 4: Folha de Bairro #02

04

O bêbado ver o local agitado e com muitas pessoas e resolve entrar...Começou a música e o bêbado levantou-se cambaleandoe dirigiu-se a uma senhora de preto e pediu:-Hic... Madame, me dá o prazer dessa dança?E ouviu a seguinte resposta:-Não, por quatro motivos:Primeiro, o senhor está bêbado!Segundo, isto é um velório!Terceiro, não se dança o Pai Nosso!E quarto porque “Madame” é o escambauEu sou o padre!

No interior, o caipira passou uns tempos internado no hospício porque cismou que era um grão de milho. Foi tratado, teve alta e, num belo dia, quando ia andando por uma estradinha de terra, viu uma galinha no meio do caminho e estacou. A mulher dele estranha:

– Ué! Ocê parô pur quê? Agora ocê sabe que não é um grão de mio!– Puis é! Sabê, eu sei! Mas e a galinha, será que ela já sabe?

Um senhor estava no bar tomando uma pinga, quando um funeral chamou sua atenção. Atrás do carro fúnebre seguia um homem com o seu cachorro e, atrás dele, uma fila indiana com umas mil pessoas. Curioso, ele aproximou-se do homem com o cachorro e comentou:

– Com tanta gente, a pessoa que morreu devia ser muito famosa…– Era a minha sogra!– Puxa! Meus sentimentos! Ela morreu de que?– Foi mordida por este cachorro!Depois de alguns minutos de silêncio, o homem que estava no bar cria coragem:– O senhor pode me emprestar o seu cachorro, por um momento?– Claro! Entre na fila.

O enterro vinha pela rua e ia passando em frente ao boteco quando um bêbado, vestido com uma camisa verde e rosa, saiu cambaleando e gritou levantando os braços:

– Olha a mangueira ai, pessoal!Os acompanhantes não gostaram nem um pouco daquela brincadeira de mau gosto e

caíram de pau em cima do bêbado:– Não respeita nem os mortos, êh palhaço!E tome cacete em cima do bêbado. O velório continuou e, mais na frente, um dos homens

que carregavam o caixão tropeçou na mangueira de água estendida na rua derrubando o caixão.

O bêbado estava todo machucado e gritou lá do boteco:– Eu avisei, não avisei.

// DIRETO DO WHATS// DESOPILANDO O FÍGADO

WHATSAPP INFORMABÊBADO NA FESTA

CAIPIRA FORA DO HOSPÍCIO

FILA INDIANA

AVISO DE BÊBADO

SEI LÁ, ELA MORRE?

ENVIE SUA SUGESTÃO:

[email protected]

Page 5: Folha de Bairro #02

05

MORADOR É HOMENAGEADOCOMO NOME DE PRAÇA

Grandes personagens da nossa história já foram eternizados em nomes de ruas, avenidas e cidades. Esse carinho é uma forma de a comunidade reconhecer a importância dos trabalhos e serviços prestados por determinada pessoa. Em São José, o mais novo homenageado foi Guilherme Gripp Filho, que agora também dá nome ao Parque Linear no Loteamento Lisboa, bairro de Forquilhas.

Nascido em 1963, em Florianópolis, o Senhor Guilherme Gripp Filho se mudou para Forquilhas com a Senhora Maura Lúcia dos Santos Gripp e, em 1998, abriu o comércio que administrou até seu falecimento, em 2013. Maura Lúcia comenta com carinho sobre o quanto o marido se identificava com o bairro. “Quando uma criança pobre entrava no seu comércio e não tinha dinheiro para pagar o brinquedo, ele simplesmente dava com muita alegria”, lembra ela, dizendo que foi uma alegria ver a homenagem. O “Sentimento foi de gratidão pelo que ele fez pela comunidade Lisboa, foi e sempre será lembrado”.

A escolha foi feita pela própria comunidade, em nome do Presidente da Associação de Bairros, Senhor Paulo César Jorge. O Parque Linear Guilherme Gripp Filho é a segunda maior área de lazer do município com oito mil metros quadrados, ficando atrás apenas da Beiramar de São José.

Sr. Guilherme Gripp Filho era comerciante no bairro desde 1998 e agora ficará eternizado com o nome de Parque Linear no Loteamento Lisboa

“São Cosmo e Damião, que por

amor a deus e ao próximo voz

dedicastes a cura do corpo e da alma de

vossos semelhantes. Que vossa inocência

e simplicidade acompanhem e

protejam todas as nossas crianças”

Guilherme Gripp,em carta encontrada

pela esposa

Page 6: Folha de Bairro #02

06

leão

aquário

escorpião

áries

// PREVISÕES PARA DEZEMBRO

touro câncer

virgem

capricórnio

gêmeos

meuhoroscopododia.com

peixes

libra

sagitário

Os infl uxos do Sol em trígono com seu signo, que também formarão um trígono com Urano, permitirão que você recupere o tempo perdido, avance mais rapidamente em direção a seus objetivos, aqueles que são mais importantes. Você achará mais natural e confortável ganhar independência, principalmente no quadro profi ssional. Você, espontaneamente, terá iniciativas que lhe darão autonomia, mas também reconhecimento. Os infl uxos de Mercúrio em quadrante com seu signo, em compensação, podem facilitar os desacordos, você terá tendência a interpretar as divergências de opinião como ataques contra você.

Os infl uxos de Marte em sextil com seu signo e o trígono do Sol se combinarão positivamente para inspirá-lo com uma criatividade que será benéfi ca para sua vida sócioprofi ssional. Você saberá apresentar seus projetos com fervor, fé e vontade de vencer e convencer futuros sócios, clientes, etc... Os infl uxos de Marte garantirão uma energia transbordante, que você não economizará. Sua ambições estão em infl ação e progridem graças ao seu entorno, que o incita a não seguir sozinho. Seus valores profundos serão mais vivos em seu espírito. A sorte está com você para nutrir alianças favoráveis. Você vai colocar a mão na massa no trabalho com dedicação, tornando-se indispensável.

O trânsito de Mercúrio por seu signo até o dia 10 de dezembro permitirá que você coloque ordem em sua vida, à sua maneira. Na verdade, você se conectará mais facilmente com seus ideais nesse período, seus valores guiarão seus atos e suas decisões! É o momento perfeito para tomar consciência das pessoas que se aproveitam de você, de seu brilho ou de seu bom coração. Sua vida social estará à frente do palco ao longo de todo o mês. Ideias aparentemente menores ou triviais podem levar a projetos sólidos no plano comercial. Não desdenhe sua criatividade, pois ela estará em sintonia com as necessidades reais da sociedade. O trânsito de Marte em sextil com seu signo ampliará sua energia e o incitará ainda mais a uma abertura relacional, tanto no estilo de vida de seu cotidiano, como em suas interações.

Neste mês, oposição de Vênus a Escorpião fará com que sua vida material e afetiva progridam. Os infl uxos de Júpiter em trígono com seu signo e em sextil com Vênus criarão um clima ideal para intensifi car os laços de casal, recomeçar o relacionamento sobre bases sólidas e cheias de paixão, libertá-lo e abri-lo completamente sem temores. Você desarma, você agrada mais do que o de costume, a sorte o acompanha. A chave será evitar pular etapas necessárias por excesso de paixão. Sua vida material será uma de suas grandes preocupações. O Sol estará em trígono com seu signo no dia 23 de dezembro e fi cará assim por um mês, o que lhe dará um equilíbrio certeiro em matéria de negociações e desenrolar de projetos.

Os infl uxos do Sol em quadrante com seu signo e, pela mesma ocasião, em quadrante com Júpiter favorecerão a expansão de sua vida social. Não é impossível que você tenha acesso a novos círculos de pessoas, os quais favorecerão seu desenvolvimento, permitindo que você brilhe, o que não é seu forte, mas que é necessário para alcançar certas ambições e responsabilidades e para ganhar segurança material. Em compensação, você precisará se esforçar para administrar suas responsabilidades familiares. Seu entorno estará muito inquieto, perturbado e até mesmo irritante. A autonomia de certas pessoas o aborrece, procure o verdadeiro motivo disso no seu interior.

Os infl uxos de Vênus em sextil com seu signo e com Plutão impulsionarão sua vida afetiva em direção a correntes benéfi cas. Seja qual for a sua situação atual, você verá as coisas melhorarem e terá facilidade para viver seus amores mais intensamente e aprofundá-los na direção de uma construção em longo termo. Suas decisões amadurecerão nesse domínio e é pouco provável que você se deixe levar por miragens, muito pelo contrário. Sua vida social encontrará mudanças que serão orientadas pelos relacionamentos que você normalmente mantém com seus superiores; há grandes chances de que isto modifi que a posição deles. Os infl uxos de Marte em quadrante com seu signo com o semi-quadrante do Sol farão com que você viva situações que não favorecem os sentimentos de estabilidade em sua vida social.

Os infl uxos de Vênus e do Sol em quincôncio com seu signo, assim como de Mercúrio, seu planeta regente, lhe darão muita objetividade mental, em todos os domínios. Menos emotivo e mais racional, você conseguirá desenvolver facilmente estratégias vencedoras. A família e os amigos trarão animação em sua vida, as coisas mudam e você saberá administrá-las com calma, ao contrário deles. Você será levado a prestar mais serviços do que o comum neste domínio, especialmente para os mais velhos. O transito de Júpiter em quadrante com seu signo criará situações nas quais seu espírito será reconhecido no domínio profi ssional. Sua lucidez é seu maior trunfo.

Os infl uxos de Marte, ainda em seu signo, se aliam com o sextil do Sol na Constelação de Sagitário, o que aquecerá consideravelmente a atmosfera em sua vida relacional. Espere animação e repercussões da situação! Você será tentado a mudar de opinião sobre alianças e parcerias profi ssionais ou que tocam seus projetos. Será necessário se posicionar e refl etir profundamente sobre essas possibilidades, mostre-se consciente de todas as consequências possíveis. Você desejará se libertar de algumas amarras, mas apressar as coisas pode criar problemas ainda maiores. Sua confi ança em suas opiniões é reforçada, pois você terá facilidade para desenvolver estratégias certeiras, mas sua vida relacional pede mudanças.

Os infl uxos planetários deste fi m de ano provocarão inspirações muito positivas em sua vida social. Você verá mais claramente como fazer com que sua situação atual evolua. Sua vida relacional se aprofunda espontaneamente. Você sentirá necessidades de distanciamento mental, o que permitirá que você faça balanços com efi ciência e tome boas resoluções sobre a evolução de sua situação. Os infl uxos de Júpiter em quincôncio com sua Constelação provocarão uma espécie de desgosto pelas relações superfi ciais. Mas tente não se isolar muito e mantenha um bom contato com a família, pois é a partir dela que você se recarregará com mais efi ciência. Os infl uxos de Marte em trígono com sua Constelação favorecerão sua vida social.

Os infl uxos do Sol em quincôncio com seu signo fará com que você enfrente situações nas quais você terá tendência a se recuar muito. Ao observar, você terá toda a liberdade para compreender melhor seu entorno e suas motivações, principalmente sua necessidade de reconhecimento. Não deixe sua reserva baixar, você poderia tomar iniciativas positivas se ousasse ter mais autoconfi ança. As pessoas extrovertidas lhe parecerão mais competentes do que você... Não julgue pelas aparências! A última semana do mês anuncia uma harmonia familiar mais forte e mais serena, é nesse clima que você melhor recuperará seu equilíbrio interior!

Os infl uxos do Sol em sua Casa II simbólica o levarão a desenvolver sua ambição material em direção a novos meios, novas culturas, terrenos virgens. Sua vida profi ssional também poderá se benefi ciar disso. Este fi m de ano é ideal para mudar de trabalho, para recomeçar a expansão de sua carreira. Os infl uxos de Saturno em conjuntura com o Sol permitirão que você demonstre ousadia e razão. Você saberá limitar os riscos fi nanceiros ao máximo com esse aspecto. Na esfera íntima, em compensação, você terá muita tendência a mostrar seus desejos de forma abrupta, muito direta, o que pode afastar seu entorno e criar barreiras. Os infl uxos de Vênus, a partir do dia 6 de dezembro, farão com que você tenha acesso a um novo ciclo em sua vida sentimental.

Os infl uxos de Saturno em quadrante com seu signo são reforçados pela conjuntura do Sol a Saturno, o que criará situações que obrigarão que você fi ltre seus ideais e concretize alguns de seus sonhos de maneira direta. Entre certas renúncias e algumas realizações, você pode sentir tonturas! Os infl uxos de Vênus em trígono com seu signo a partir do dia 6 de dezembro trarão uma profunda corrente de sorte em sua vida afetiva. Sua criatividade amorosa será um trunfo considerável para reforçar sua autoconfi ança! Os infl uxos de Marte em aspecto harmônico com seu signo trará o ressurgimento de dinamismo positivo, que você saberá canalizar na direção de seu desenvolvimento e isso também terá um impacto sobre sua vida fi nanceira.

de 21/03 a 20/04

de 24/07 a 23/08

de 23/11 a 21/12

de 21/04 a 21/05

de 24/08 a 23/09

de 22/12 a 20/01

de 22/05 a 21/06

de 24/10 a 22/11

de 21/01 a 19/02

de 22/06 a 23/07

de 24/10 a 22/11

de 20/02 a 20/03

Page 7: Folha de Bairro #02

// Não Perde o Foco!

FernandaAndrade

EMAGRECI 25KG E MUDEI MINHA VIDA

O Fim de ano se aproxima e, com ele, nossa comum reflexão sobre os desejos realizados, sobre os planos executados e aqueles que já viraram promessa e que, ano após ano, permanecem em nossa lista de desejos. Se um dos seus pedidos, fim do ano passado, foi emagrecer e, este ano, ele permaneceu na lista dos desejos pendentes, a Folha de Bairro poderá te ajudar a realizar esse objetivo em 2016 com a coluna “Não Perde o Foco”, de Fernanda Andrade, que contará sua experiência de vida. Ela deixou de ser obesa e contará as dicas que recebeu de personal trainers, psicólogos, nutricionistas, esteticistas, entre outros profissionais.

Bem-vindos à coluna “Não Perde o Foco”! Meu nome é Fernanda Andrade, sou contadora, tenho 28 anos e já fui obesa. Emagreci 25 kg e mudei minha vida com pequenas mudanças, sem tortura, de forma muito tranquila e contínua. Estarei na Folha de Bairro mensalmente para ajudar a motivar quem quer ter uma vida mais saudável e, para isso, contarei minha história, minha reeducação de hábitos, ideias

de organização, receitas e dicas de profissionais da área da saúde.

Eu sempre estive acima do meu peso, mas achava isso normal. Tinha dias em que eu me achava retida por conta de algum alimento que havia comido na noite anterior, outros em que eu achava que a roupa estava apertada porque o material havia encolhido. Ou, ainda, sentia-me inchada por causa do ciclo hormonal feminino, ou achava que as fotos me engordavam. Enfim, as desculpas eram inúmeras e eu não percebia o quanto estava engordando dia após dia. Até que me vi obesa, sem saúde, sem autoestima, sem me aceitar por não me achar bonita. Minha vida mudou num instante. Foi no dia em que vi uma foto minha com mais de 85 kg e não me reconheci. Para minha tristeza e vergonha, aquela foto de biquíni tirada no passeio de final de ano da empresa havia sido encaminhada para o e-mail de todos do escritório. Lógico que todos agiram com naturalidade, afinal, já haviam visto pessoalmente a mim de biquíni durante todo o passeio, além de

conviverem comigo e conhecerem minha forma física. Mas, diferentemente de todas aquelas pessoas que conviviam comigo e sabiam que eu era obesa, eu não sabia!

Atingi a obesidade sem perceber e, de uma hora para outra, eu me vi em um corpo que eu não sabia que tinha. Não notei que estava obesa, não sabia nem que era gorda e, acredite, isso é mais comum do que se imagina! Muitas pessoas obesas conversam comigo e dizem que queriam perder dois ou três quilos, sendo que, só olhando, é perceptível que a pessoa está entre 30 e 50 kg, às vezes até quase 100 kg acima do seu peso. Esse desejo por perder somente dois quilos é reflexo da falta de percepção do estado real em que se encontra.

Acompanhe esta coluna mensalmente e não perca o foco!

Atingi a obesidade sem perceber e de

uma hora pra outra eu me vi em um

corpo que eu não sabia que tinha. Não

notei que estava obesa, não sabia

nem que era gorda e acredite, isso é mais comum do que se

imagina!

07

Page 8: Folha de Bairro #02

08