Folha de Pirabeiraba 21

20
ESCOLAS RURAL ESPORTES WWW.FOLHA DE PIRABEIRABA.COM 47- 3453-0091 47- 3424-1257 Pirabeiraba Blatt O JORNAL DA NOSSA COMUNIDADE JOINVILLE - J U L H O D E 2 0 1 3 . A N O 3 . N º 2 1 Pirabeiraba vence e lidera a Primeirona. Escolas da região dão exemplos de cidadania . Fundação 25 comemora 47 anos com diversas atividades. Página 9 Página 8 Página 16 Página 13 Página18 DISTRITAL Subprefeitura de Pirabeiraba continua em ritmo acelerado. SAÚDE Bethesda realiza atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais. EMPREGOS Ache seu emprego com as novas oportunidades. ROTARY A história do Rotary Club no Brasil. DESTAQUE Elas quebraram preconceitos e venceram. Prefeito Udo visita Pirabeiraba Durante a visita, Udo autorizou obras para a elevação da ponte do Rio Cubatão na Estrada do Pico. Página 11 Páginas 4 e 5 Página 20 Página 6

description

Jornal do Distrito de Pirabeiraba em Joinville/SC, nº 21.

Transcript of Folha de Pirabeiraba 21

ESCOLASRURAL ESPORTES

W W W . F O L H A D E P I R A B E I R A B A . C O M

47- 3453-0091

47- 3424-1257 Pirabeiraba Blatt O J O R N A L D A N O S S A C O M U N I D A D E

J O I N V I L L E - J U L H O D E 2 0 1 3 . A N O 3 . N º 2 1

Pirabeiraba vence e lidera a Primeirona.

Escolas da região dão exemplos de cidadania .

Fundação 25 comemora 47 anos com diversas atividades.

Página 9

Página 8

Página 16

Página 13

Página18

DISTRITALSubprefeitura de Pirabeirabacontinua em ritmo acelerado.

SAÚDEBethesda realiza atendimento odontológico a pacientes com

necessidades especiais.

EMPREGOSAche seu emprego com as

novas oportunidades.

ROTARYA história do Rotary Club

no Brasil.

DESTAQUEElas quebraram preconceitos

e venceram.

Prefeito Udo visita Pirabeiraba Durante a visita, Udo autorizou obras para a elevação

da ponte do Rio Cubatão na Estrada do Pico. Página 11

Páginas 4 e 5 Página 20 Página 6

Folha de Pirabeiraba é produzida por: Silvio Tavares David - ME - CNPJ: 17.543.660/0001-11Joinville/SC

EXPEDIENTE

O trenzinho caipira, aquele “maria-fumaça” que levava gente, paciente; levava pacotes mal embrulhados, levava cabra, porco e galinha; levava torresmo, fubá e cocada; le-vava a paisagem seca e pobre do sertão nordestino; tornou-se universal pelo gênio de Villa Lobos. Na verdade, o trenzinho é uma crônica musical de uma paisagem humana pobre, so-frida, indigente, indolente; de uma vida de mulheres enve-lhecidas precocemente pela procriação e de homens de pele enrugada pela dureza da lida e do clima. O jornal do interior é o trenzinho que caminha, de casa e casa, de mão em mão, retra-tando o cotidiano de cada lu-gar. Quanto menor é cidade ele é mais fidedigno e atento à rea-lidade de sua gente. O Jornal, matriz das comu-nicações, é um acervo da famí-lia. É ali, em casa, que a gente aprende a ler as notícias. Quando a economia glo-balizou-se, impulsionada pela rede da informação, pensou-se que o jornal e a rádio do interior desapareceriam. Afinal, se passamos a ver tudo o que acontece no mundo num só noticiário de tv, era natural que assim se pensasse.

Pois, aconteceu exatamente o contrário. Pressionada pela força da cultura local, as gran-des empresas de comunicação passaram a dedicar espaços mais generosos ao noticiário das regiões e localidades brasi-leiras. Esse fenômeno foi explicado por Manoel Castels, o notável sociólogo catalão, que opôs à globalização o neologismo glocalização (síntese de global e local), no famoso livro “A Sociedade em rede”, que edi-tou na capital francesa, quando lecionava no campus de Nan-terre, da Universidade de Paris. No Brasil, a leitura de jornais ainda é um privilégio maior das classes mais abastadas, e, as-sim, com mais acesso à educa-ção. Na classe A, 78% das pes-soas lêem jornal. Esse percen-tual cai para 65% na classe B; 46% na classe C; 28% na classe D; e apenas 18% na classe E. Homens e mulheres se equilibram na leitura de jor-nais: aqueles com 51% e estas com 49%. Assim, o hábito da leitura jornalística se equilibra entre os sexos, mas predomina entre os ricos. Feito por pequenas equipes, movidas por um grande entusi-asmo (às vezes, até, voluntá-rias) os pequenos jornais são mais baratos e, assim, são os

mais lidos pelos mais pobres. Normalmente ele está lá, no bar, na barbearia, na venda da esquina, na farmácia, no posto de saúde, onde é lido por quem tem dificuldade de comprá-lo. A supremacia da importância da notícia local sobre a mun-dial é objeto de um caso clás-sico do jornalismo brasileiro: o caso Jornal do Brasil. Um leitor do JB ligou para a redação daquele jornal carioca para denunciar que seu auto-móvel havia caído num buraco da rua Toneleros (a famosa rua onde Carlos Lacerda sofreu aquele atentado, em, que mor-reu o Major Vaz, levando o Pre-sidente Getúlio Vargas ao sui-cídio). O editor respondeu que a redação toda estava envolvida na invasão dos tanques russos, para abafar o levante tcheco-eslovaco, que ficou conhecido como “Primavera de Praga”. O leitor, revoltado, mas sem afastar seu humor carioca, respondeu: - podem vir logo, que os tanques soviéticos vão demo-rar a chegar aqui...Aquele fato mudou a orienta-ção do JB. Na sua essência, es-tá aí a raiz e a lógica do peque-no jornal, que é o jornal do ci-dadão.

Na edição nº 20 na página 09 - Lixão é denun-ciado pela comunidade. a reportagem afirmou que existiam 02 lixões, um na Barragem e outro no final da rua Alfredo Degenhardt. O leitor Laudemir da Rosa morador da rua corrigiu a matéria, pois o lixão da barragem do Cubatão e da referida rua estão no mesmo local, ou seja, é apenas um lixão.

EDITORIAL

A voz das ruas

2

Pirabeiraba Blatt J U L H O D E 2 0 1 3 A N O 3 . N º 2 1

O J O R N A L D A N O S S A C O M U N I D A D E

Comercial: Dulce Helena de Oliveira [email protected]: 47 - 9704-4620

Revisão: Vital Poffo

Editor: Luciano Abib - Reg. Profissional - 4585/SC

[email protected]

twitter.com/folhadepirabeiraba

facebook/folhadepira

folhadepirabeiraba.blogspot.com.br

FOLHA DE PIRABEIRABA JOINVILLE, JULHO DE 2013

Os mais lidos

ErrataNoite das sopas

Família assaltada no centro de Pirabeiraba.25/06 - 2.184 visualizações

Bruna uma grande brasileira02/06 - 919 visualizações

Explosão butijão de gás29/05 - 827 visualizações

Lixão denunciado pelos moradores10/06 - 569 visualizações

Obras da Francisco Eberhardt retomadas21/06 - 620 visualizações

- 10/08 - Aniversário de 3 anos da Soul Club

- 30/07 - Eventos e Ideias - Expoville com o trade turístico de Joinville

- 17 a 27/07 - 31º Festival de Dança de Joinville no CENTREVENTOS

- 13/08 - 3º Festival de Aeromodelismo

de Joinville na FAZENDA PIRABEIRABA

- 07 a 25/08 - Festival Gastronômico de

Joinville - EDIÇÃO DE INVERNO

AGENDA Julho / Agosto

Josafa Souza Tavora“ Parabéns pelo trabalho e matérias atuais para cidade de Pirabeiraba e região.” sociais!!

O JORNALISMO DO CIDADÃO

Luiz Henrique da Silveira Senador da República

Não obstante a insatisfação generalizada, de parte do povo brasileiro (pacífico por natureza) contra uma série de irregularidades que vinham acontecendo em nosso País, com destaque para a corrupção e a impunidade, fazia tempo que não se registravam mobilizações populares como as que marcaram época nas décadas de 80 e 90, respec-tivamente os movimentos Diretas Já e o Impeach-ment do presidente Collor de Melo. Eis que de repente o “gigante adormecido” desperta para a realidade, fazendo com que o povo se dê conta de seus direitos. Com a indiscutível ajuda e a poderosa força da internet, foi acionada a capacidade de mobilização das redes sociais, atingindo parcela considerável da população em todo o Brasil, envolvendo até mesmo pequenas cidades. Joinville não poderia ficar de fora, eviden-temente. A reboque das mobilizações iniciais visando à redução de tarifas do transporte coletivo veio um sem-número de motivos para protestos de toda ordem, contra a corrupção política, os problemas de falta de médicos nos postos de saúde, falta de segurança e o consequente aumento da criminalida-de, etc. Em nossa cidade aconteceram diversas ma-nifestações, felizmente todas pacíficas, entre as quais a que tinha como bandeira o passe livre. Também contra a lamentável interdição e o fecha-mento de escolas públicas. A mais recente foi a da Polícia Civil, na última quinta-feira, reivindicando me-lhorias salariais. Ficou mais que comprovado o poder da chamada voz das ruas, com repercussão em nível nacional e internacional. Mexeu com os brios da classe política, incluindo a própria presidenta Dilma que, em pronun-ciamento recente, chegou a dizer que se trata de desafio histórico, acrescentando sintomaticamente: “Esses protestos devem orgulhar-nos”. Enfatizou a intenção de atender urgentemente aos anseios e às reivindicações da população, cogitando de um pacote de medidas imediatas, com destaque para a realização de plebiscito sobre a desejada reforma política. Espera-se que tal compromisso seja honrado. Pa-rodiando as célebres palavras de D. Pedro I, “para o bem de todos e a felicidade geral da Nação”.

A AMACEP Promove no dia 9/8 no Gute Küche a tradicional noite das sopas ( Schwarzsauer - preta e branca), a partir das 19h30min. Os convites poderão ser adquiridos na Biblioteca de Pirabeiraba ou com os integrantes da AMACEP. Os recursos irão para a compra de material espor-tivo para escolas da região. Outras informações pelo fone: 9175-9646.

Era impossível passar desper-cebido, mas aquela mulher que arrumava seu carrinho, com tan-ta alegria, ao lado de suas inse-paráveis e alegres amigas bone-cas, era a imagem e a realidade do inacreditável. Era Bruna, a cata-reciclagem, que passava por Pirabeiraba em direção ao santuário da Madre Paulina. Uma paradinha no posto da ponte da entrada de Pirabeiraba para dar uma arejada foi o su-ficiente para podermos conver-sar com essa incrível brasileira, personagem das injustiças da vi-da e exemplo de perseverança. Seu nome, Maria dos Prazeres, mas gosta que a chamem de Bruna. Nordestina com muito orgulho, sofrida, mas de alma grande. Ela é a imagem de mui-tas brasileiras discriminadas pe-las ruas, que mesmo sem alfabe-tização é muito guerreira. Tem traços indígenas, morena, cabelos curtos, falante, mas tem na pele as marcas da vida. Havia um ano saiu de seu estado, Per-nambuco, do interior de uma cidade chamada Pesqueira, no agreste nordestino. Lá moram seus parentes, mas como muitas histórias tristes, sofreu estupro de seu próprio pai. Teve 4 filhos e apenas um está vivo ainda e já

crescido. Veio conhecendo o Brasil, descendo para o Sul. Passou por diversas capitais e com orgulho, diz que fez ami-zade com muitos policiais rodo-viários que a ajudaram em sua caminhada. Não anda sozinha, tem em sua companhia o Patrão, um cãozinho vira-latas, peque-no, pelo liso, mas muito simpá-tico. Seu carrinho de mão possui inúmeras bonecas que para muitos pode ser um pedaço de plástico, lixo reciclável, mas, que na verdade, contam um pouco das tristezas de sua vida, e representam cada filho perdido. Para não sofrer assédio nas noites por onde para, usa uma bermuda e blusa masculina e engrossa a voz para que possa pelo menos dormir sossegada na companhia do Patrão. Nos nomes das bonecas e bonecos podemos ver que ela guarda com facilidade alguns filmes a que já assistiu. Uma Linda Mulher, E o Vento Levou, O Bebê de Rosemary, Chuck o Boneco Assassino e muitos ou-tros. As bonecas ficam pendu-radas ao redor de seu alegre carrinho, como se fosse um táxi levando seus passageiros para um lindo passeio, onde, no final, ela quer arranjar uma casi-

nha e poder trabalhar. Ela tem na música o seu maior fã, Roberto Carlos (Esse cara sou eu) que estampa uma placa no carrinho (Patrão e Bruna) e Bruno e Marrone . Bruna ficou em Pirabeiraba por dois dias e teve ajuda de algumas pessoas que viram na simpatia o encan-to dessa mulher. Uma barraca de camping é a casa de seus sonhos para poder dormir um pouco mais segura. Onde para, quer apenas apenas compre-ensão e respeito. Nós não fizemos uma entre-vista com Bruna, tivemos sim, uma conversa ao pé da letra para conhecer-mos um pouco da vida de quem faz o dia a dia do Brasil, para saber quem são as brasileiras que sofrem e que dão alegria por onde passam. Aprendemos um pouco com a experiência de quem realmen-te vive os apertos, as angústias e a esperança de ser brasileira e discriminada. Bruna, você re-presenta o coração de milhões de pessoas que, mesmo em seus piores momentos, têm o desejo da vida, da esperança e da alegria que muitos devería-mos ter.

WWW.FOLHADEPIRABEIRABA.COM 3

Bruna, a cata-reciclagem

NOTAS PERSONAGEM

Os interessados em inscrever projetos culturais no Simdec tem uma semana para isso. As inscrições on-line seguem até às 23h59 do dia 28 de julho. A entrega do pro-jeto impresso, conforme des-crito em edital, ocorre até às 17h do dia 29. Até a data de hoje (22/07), mais de 300 projetos já foram cadastrado no sistema on-line e a expec-tativa é que cerca de 400 projetos sejam inscritos nesta edição do Edital de Apoio à Cultura. As pessoas que estão sen-tindo alguma dificuldade po-dem procurar a Fundação Cul-tural de Joinville. A equipe do Simdec está preparada para sanar dúvidas e auxiliar na inscrição dos projetos. A Fun-dação Cultural de Joinville fun-ciona no terceiro andar do Centreventos Cau Hansen, das 8 às 17h. O telefone é (47) 3433-2190. Neste ano, o valor destinado ao Simdec é de R$ 3.682.000,00, sendo o recolhi-mento de 2% da arrecadação do ISS e IPTU de 2012. Deste montante, R$ 1.104.000,00 vai para o Edital de Apoio à Cultu-ra e outros R$ 1.841.000,00 para o Mecenato Municipal.

O Joinville Região Conven-tion & Visitors Bureau promo-ve mais uma edição do “Eventos & Ideias”. Será no próximo dia 30, a partir das 8h, na Expoville. Estão confirmadas a pre-sença do Dr. Ademir Garcia Reberti, Professor de Medi-cina da Univille, que apre-sentará o IX CCPEM Con-gresso Catarinense e Para-naense de Educação Médi-ca, de Marnio Luiz Pereira, Coordenador de Operações da Defesa Civil de Joinville, apresentando o X Fórum Nacional da Defesa Civil e de Richard Spirandelli, Diretor da Messe Brasil, apresen-tando a INTERMACH - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para Indústrias Metal-Mecânica.

A confirmação da presença é até dia 23/07 no email [email protected]

Para mais Informações estamos à disposição no telefone: (47)3433-3483

Eventos & Ideias

Fotos: Luciano Abib

Estão abertas as inscri-

ções para o cargo de

conselheiro tutelar da

Região Sul de Joinville. Os

interessados devem

procurar o Conselho

Municipal dos Direitos da

Criança e do Adolescente

de Joinville (CMDCA) até o

dia 16 de agosto, no horário

das 8 horas às 14 horas

(sem fechar para o almoço),

de segunda a sexta-feira. O

Conselho fica na rua Afonso

Penna, 840, bairro Bucarein. O processo de escolha

dos novos membros do

Conselho Tutelar Sul é

organizado e dirigido pelo

CMDCA, conforme Estatuto

da Criança e Adolescente -

ECA (lei 8069/90, Art. 139) e

lei municipal 3725/98.O edital e o cronograma de

atividades estão disponíveis

no site:

cmdca.joinville.sc.gov.br.

Mais informações também

podem ser obtidas no

telefone 3432-8544.

(047) 4101-5279

Retrofit, grande soluções, resultados efetivos!

Promatech Industrial

www.promatech.ind.br Estampa;

Troca de tela aromatizada;

Mesas de calibragem, puxadores;

Mesas de embalagens;

Misturadores;

Brunimento de fuso para máquinas de

extrusão

Recuperação de cilindros e fusos para

injetoras

Recuperação de colunas para injetoras;

Reforma de conjunto de fechamento para

injetoras;

Reforma de máquinas extrusoras;

Recuperação de fusos para máquinas de injeção

e extrusão;

Recuperação do conjunto de fechamento de

moldes de injeção.

Trabalharmos com:

4 Rural FOLHA DE PIRABEIRABA JOINVILLE, JULHO DE 2013

A celebração pelo sucesso da colheita se renovou com a 51ª Festa do Colono da Sociedade Rio da Prata, que ocorreu no final de semana, de 19 a 21/7. Com muita música, tradições e gastronomia típica, o evento levou diversão para públicos de todos os estilos e idades que lá compareceram. A programação começou na sexta-feira (19), com o Encontro da Mulher Rural. A noite foi realizado o jantar com as tradicionais sopas preta (schwarzsauer) e branca. Também aconteceu a competição de tiro ao alvo na modalidade seta e, foi realizado o baile show com a dupla Junio e Julio e com a banda Reluz. No sábado (20), as atrações foram concentra-das na Fundação 25 de Ju-lho, com a comercialização de produtos coloniais, artesanato e mudas de flores; exposição de

equipamentos agrícolas; feira de adoção de animais realizada pela Fundema; e, ainda, parque infantil. A abertura oficial da Festa do Colono ocorreu na Sociedade Rio da Prata, no sábado à noite, com o concurso para eleição da Rainha, Princesas e Miss Simpatia. No jantar, foi servido bufê com pratos típicos e churrasco. Para agitar o público, foi realizado um grande baile com a banda Os Montanari. No domingo, a animação começou cedo, às 9 horas, com a feira de mudas, produtos coloniais e artesanato. Às 10 horas, ocorreu um dos momentos mais tradicionais da festa: a Maratona da Banana, onde produtores da região correm aproximadamente 500 metros, segurando um cacho de bananas de 20 Kg e logo após foi servido o almoço ao som da banda Naipi Brass.

Festa do Colono da Sociedade Rio da Prata Mesmo com a chuva um bom público participou das atividades

Um bom público passou no sábado(20/6) pela Fundação 25 de Julho para apreciar e negociar na Feira de Mudas de Árvores realizada em Pirabeiraba. Laranjas e tangerinas foram as vedetes da feira, que também teve mudas de verduras, plantas ornamentais e árvores nativas, como a jabuticaba, a acerola e a pitanga. Quem foi a Pirabeiraba também encontrou uma variedade de produtos coloniais, como queijos, musses, melado, salames, entre outros, todos oferecidos por produtores da região. A maior parte dos visitantes eram famílias, que aproveitaram o sábado também para o passeio. Siro Sebastião Vaz levou a esposa e o filho para conhecer a feira. �São várias opções aqui e provavelmente vamos levar algumas mudas�, definiu. O evento faz parte da série de atividades programadas para

a semana que tem a Festa do Colono e o aniversário de 47 anos da Fundação 25 de Julho.Para Valério Schiochet, presidente da Fundação, a feira de mudas já tem o reconhecimento da comunidade. �É um evento que faz parte da cultura de Joinville e as pessoas esperam todos os anos pela oportunidade de adquirir as mudas�, afirmou. O gerente da Central de Abastecimento (Ceasa), Troy Roger Lemke, estava satisfeito com o movimento, que foi específico para a comercialização de mudas. �Procuramos organizar uma feira restrita para as mudas de árvores, porque as pessoas vêm aqui com esse propósito�, concluiu.

Encontro das Mulheres Rurais de Joinville abriu festividades, na sexta-feira

Uma série de atividades, que começou no dia 19 e se estendem até o dia 25 de julho, são programadas para marcar o aniversário de 47 anos da Fundação 25 de Julho. As festividades iniciaram com o 18º Encontro Municipal das Mulheres Rurais de Joinville, na Sociedade Esportiva e Recreativa Rio da Prata, em Pirabeiraba, passaram pela Feira de Mudas Frutíferas e Ornamentais e a Festa do Colono no fim de semana (21/7, e culminará com a homenagem aos ex-presidentes da Fundação no dia 24 e com jantar comemorativo ao aniversário, no dia 25, quinta-feira.Criada em julho de 1966 pelo então prefeito Nilson Bender, a Fundação 25 de Julho tem por objetivo

auxiliar o desenvolvimento do agricultor e sua família através da extensão rural, além de elaborar ações para garantir alternativas e capacidade produtiva, de gestão para melhoria de condições de vida, preservação do meio ambiente e organização social do agricultor. Com a reestruturação da instituição, em 1992, seu objetivo foi reformulado, sendo este coordenar e executar atividades de ensino e capacitação agrícola, assistência técnica e extensão, prestação de serviços, fomento, pesquisa e abastecimento, dentro de uma visão integrada, visando o desenvolvimento rural sustentável.

Programação19/7 � 18º Encontro Municipal das Mulheres Rurais de Joinville � Local: Sociedade Rio da Prata, Pirabeiraba, das 7h30 às 17 horas.20/7 � Feira de Mudas Frutíferas e Ornamentais � Local: Fundação 25 de Julho, Pirabeiraba, das 9 às 16 horas.21/7 � Feira da Agroindústria e Festa do Colono � Sociedade Rio da Prata, Pirabeiraba, das 8 às 17 horas.23/7 � Entrega das instalações do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca (APA). Local: Fundação 25 de Julho, Pirabeiraba, às 10 horas.24/7 � Homenagem aos ex-presidentes da Fundação 25 de Julho. Local: Fundação 25 de Julho, Pirabeiraba, às 19 horas.25/7 � Aniversário da Fundação 25 de Julho � Jantar para funcionários.

Público diversificado comparece na Feira de Mudas em Pirabeiraba Joinville

Fundação 25 de Julho programa atividades para marcar aniversário

F M D R

25 DE JULHO

O tempo nublado não tirou a alegria dos participantes do desfile. Crianças e adultos de todas as idade

abrilhantaram a festa que aconteceu mesmo com chuva.

Carros alegóricos foram cuidadosamente decorados . Tradicionalmente bananas eram

distribuídas às pessoas que foram ver o desfile.

5WWW.FOLHADEPIRABEIRABA.COM

Técnica envolve utilização de código de barras molecular (Barcode)

A dificuldade de identificação das variadas

espécies da Palmeira Imperial para extração de

sementes motivou técnicos da Fundação 25 de Julho

a buscar alternativas tecnológicas para resolver o

problema. O resultado foi encontrado no curso de

Botânica da Universidade Federal do Paraná, onde

estudos desenvolvem a rastreabilidade das espécies

através do código de barras molecular, conhecido

como Barcode. German Gregório M. Ayala, engenheiro agrônomo

da Fundação 25 de Julho, é um especialista no

assunto palmáceas. Estuda e trabalha nesta área

desde 1985. Foi dele a ideia de buscar ajuda na

universidade. “Assisti a uma palestra num Con-

gresso de Botânica aqui em Joinville e vislumbrei a

utilização das técnicas de DNA Barcode de plantas

para identificação de matrizes da palmeira imperial

para sementes”, explica. A busca de alternativas para cultivo do palmito

Juçara, que por ser árvore nativa exige uma série de

licenciamentos, fez crescer o interesse por outras

espécies, como Palmeira Imperial. Atualmente, o

reconhecimento dos tipos de palmeiras é feito com

métodos visuais, nem sempre certeiros. Por isso, diz

o engenheiro agrônomo da fundação, “precisamos

utilizar técnicas mais confiáveis para identificação

das matrizes produtoras de sementes de cada

espécie”. Ayala fez os primeiros contatos com a UFPR e foi

informado que existe a possibilidade de realizar o

rastreamento. “Agora precisamos separar pelo

menos cinco amostras diferentes de cada espécie

para serem testadas", diz. “Uma

das amostras pode contemplar, por exemplo, as

palmeiras imperiais da Rua das Palmeiras”, prevê.

O código de barras molecular, denominado DNA

Barcode, é uma técnica utilizada para a identificação

de espécies animais reconhecidas cientificamente.

O maior objetivo do método é a criação de um banco

de dados com as sequências de todas as espécies

possíveis, que já está disponível no site:http://www.barcodinglife.org/ É possível a visualização das espécies que já

foram sequenciadas e discriminadas com o método

(quase um milhão).

Possibilidade de fazer rastreamento genético da Palmeira Imperial

RuralF M D R

25 DE JULHO

A mais distante escola municipal de Joinville, desativada em 2005, agora vai contribuir para a manutenção das espécies que dependem da flora abundante na região limítrofe dos municípios de Joinville e Campo Alegre. Localizada na Estrada Laranjeiras, a 40 km do centro da cidade, a Escola Mato Grosso é uma das sete estações projetadas pela Fundação 25 de Julho para abrigar serviços e ações temáticos de acordo com a tendência de cada região.“Esta unidade, denominada Estação da Flora, vai atuar em parceria com a Estação do Mel, com sede na Escola Dom Pedro, localizada a poucos quilômetros daqui”, explicou Valério Schiochet, presidente da Fundação 25 de Julho. Além destas duas, também fazem parte do projeto as escolas André Immetzberger (Estação da Saúde), Padre Carlos (Estação do Arroz), Lagoa Bonita (Estação Antidrogas), Estrada Blumenau (Estação da Banana) e Ana Soares Paul (Estação da Polenta).A proposta para a Estação da Flora, na Escola Mato Grosso, é a de estudar, preservar e ampliar as espécies de plantas que com suas floradas mantém o ecossistema e alimentam a cadeia de produção de mel. “Essas árvores todas produzem tipos diferenciados de flores,

que nós quase nem percebemos, mas fazem muita diferença para as abelhas, por isso a preocupação dos apicultores com a manutenção destes espaços”, explicou Schiochet. Mesmo desativada desde 2005, a escola está com a manutenção em dia. A única sala é muito limpa, todas as luzes funcionam, a horta tem verduras frescas. Tudo por conta dos moradores locais, que nutrem carinho especial pela construção e pelo o que ela representou para as famílias da região.Edmilson Munhoz é o antigo professor. Trabalhou durante 28 anos lecionando para turmas que em alguns anos chegava a 30 alunos. “Dependia muito da operação das empresas madeireiras, que traziam seus empregados e geravam demanda”, conta. Munhoz vive na região e é o que tem as chaves da escola. “Nós cuidamos para a Prefeitura”, finaliza.Para garantir o sucesso do projeto, Valério Schiochet diz que será necessário buscar parcerias com entidades que entendam do assunto e queiram colaborar. As próximas etapas para efetivar a estação dependem agora de conversa com os setores de administração e jurídico da Prefeitura, “para que tudo seja feito dentro da legalidade”, afirmou Schiochet.

Nem o frio e nem a chuva impediram que mais de 200 mulheres participassem do 18º Encontro dos Grupos de Desen-volvimento da Mulher Rural, realizado na sexta-feira (19/7) na Sociedade Rio da Prata, em Pira-beiraba. O evento, promovido pela Fundação 25 de Julho, integra as festividades da Festa do Colono e do aniversário da Fundação. Foi um dia de diver-são e entretenimento para as animadas integrantes dos grupos rurais.

Recepcionadas com um café colonial, as mulheres cantaram o hino nacional ao som da banda do 62º Batalhão de Infantaria, que ainda tocou um repertório de músicas variadas e animou o público presente. A festa prosse-guiu durante todo o dia, com

p a l e s t r a s o b r e p r i m e i r o s socorros ministrada por inte-grante do Corpo de Bombeiros, gincana cultural, brincadeiras como a dança da cadeira, o bo-liche e o concurso de mímicas.

Presente ao evento, o prefeito Udo Döhler se disse surpreso com a quantidade de mulheres no encontro, mesmo com o mau tempo. Mais uma vez o prefeito lembrou o compromisso assumi-do com os agricultores. “Nós precisamos melhorar a vida das pessoas que vivem na zona ru-ral”, disse. Döhler ainda mencio-nou o fato de que 60% da cidade são constituídos de áreas verdes e que estas áreas só serão preser-vadas “se conseguirmos fazer com o que o agricultor perma-neça no campo”, finalizou.

Em sua saudação, o presidente

da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet fez questão de apre-sentar toda a equipe envolvida com os grupos de mulheres. Disse que a missão que recebeu do prefeito foi a de melhorar a vida dos produtores rurais. “Nes-ta direção, a mulher rural tem um papel de destaque, pois é ela que vivencia o dia a dia e por isso merece nosso reconhecimento”, destacou.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Joinville, Nelson Holz, “é neces-sário que se valorize os direitos conquistados pela mulher, que hoje são praticamente iguais aos dos homens”. Holz lembrou que nos dias de hoje as mulheres estão assumindo papeis impor-tantes na comunidade e isso precisa ser reconhecido.

Escola Mato Grosso vai abrigar Estação da Flora

Diversão e entretenimento no 18º Encontro da Mulher Rural, em Pirabeiraba

DNA Barcode e a sistemática molecular

1 - Foto das partici-pantes do 51º Encon-tro da Mulher Rural

2 - Momento de des-contração após o al-moço

3 - Desfile de apresen-tação dos materiais confeccionados pelos grupos de mulheres.

6 Educação

CEI Cachinhos de Ouro

FOLHA DE PIRABEIRABA JOINVILLE, JULHO DE 2013

Pacote para Noivas, Debutantes, Primeira Comunhão e Formaturas

Pacote para Noivas, Debutantes, Primeira Comunhão e Formaturas

Penteado

Hidratação

Maquiagem

Cauterização Corte

Unhas DecoradasEscova

Tintura / MechasDepilação

Progressiva

Definitiva e semidefinitiva

De terça a sábado sem fechar para o almoço,atendimento a partir das 9h

Rua Olavo Bilac, 85 - sala 1- Pirabeiraba - F: (47) 3424-6748 / 9106-1489

Email: borba_69hotmail.com

Como ação em favor do meio ambiente as crianças do 1º Período das Professoras Janaína e Patrícia do Centro de Educação Infantil Municipal Cachinhos de Ouro, foram conhecer a nascente do rio do Braço, atividade relacionada também ao Projeto “Cada gota um gol”, que tem como objetivo estimular hábitos e

atitudes que evitem o desperdí-cio de água através do conhe-cimento deste bem tão essenci-al para a humanidade. Em seguida aconteceu um delicioso piquenique que opor-tunizou maior contato com a natureza e após fizemos um intercâmbio com o CEI Bethesda. Na oportunidade, as crianças puderam interagir e

brincar no parque. Encerrando a visita deixaram alguns brinquedos que foram confeccionados com materiais recicláveis pelas crianças do 2º Período com orientação da professora Vanessa.

A turma do IIº Período da Escola Municipal EUGÊNIO KLUG, sob a orientação da Professora Juliana Tomio Della Giustina, realizou no mês de maio, a construção de um borboletário, parte integrante do Projeto Bichos de Jardim, que está sendo executado com a turma. O Borboletário contou com as

etapas de: elaboração de local apropriado para inserir a lagarta, captura e alimentação da mesma, observação da metamorfose da lagarta e liberação das borboletas. Durante toda etapa de elabora-ção do Borboletário houve grande colaboração das crianças e toda equipe da E.M. Eugênio Klug, o que fizeram desta atividade um sucesso!

A Escola Municipal Fritz Benkendorf inaugurou no dia 04/6, o projeto: E aí? Vamos brincar de fazer energia?, ga-nhador do Edital de chamada Pública da FUNDEMA no ano de 2012. Aproveitando as comemora-ções da Semana do Meio Am-biente, a escola: alunos, fun-cionários , famílias e amigos da escola, com representantes da Secretaria da Educação, fizeram a inauguração da

“bicicleta da energia”. Essa bicicleta que, pedalada pelos alunos, faz funcionar a bomba d´agua que retira água de um poço, que estava desativado, para rega da horta e pomar, além de oferecer água para lavar as calçadas da escola, evitando o uso de água tratada para esse fim. O projeto: E aí? Vamos brincar de fazer energia? Tem como objetivo principal levar os alunos a buscar uma vivên-

cia de práticas de consumo consciente, para uma visão ambiental baseada na sustenta-bilidade, que proporcione uma melhora na qualidade de vida e na formação da cidadania. Para proporcionar esta vivência, além da bicicleta, foi construído também de um pomar com jardim, um espaço verde para leitura, além de uma horta e uma composteira com minhocário.

No dia 05 de junho foi come-morado na E.M. Vereador Hubert Hübener localizada no Quiriri o dia do meio ambiente. Com in-tuito de garantir a qualidade de vida e preservar a natureza assis-tiram a vídeo conferencia sobre meio ambiente, disponibilizado pela Secretaria de Educação, através da Sociesc e após reali-zaram o plantio de árvores nati-vas, doadas pela Fundação Muni-cipal 25 de Julho. Como os alunos moram e estu-dam em um lugar privilegiado, cercada pela mata atlântica e rios Quiriri e Cubatão, que abastecem grande parte da cidade, é neces-sário que a preservação seja con-

tínua e que também haja orienta-ção para que turistas cuidem do que é nosso.

Arraia da Escola Hubert HübenerAconteceu no dia 08 de junho, a festa junina da Escola Hubert Hübener. Como sempre a comunidade prestigiou o evento, trazendo seus familiares para se divertirem. A APP e direção da escola agradecem a toda a comunidade, aos funcionários, professores, alunos e parceiros que doaram brindes, pela participação e empenho para que a festa fosse um sucesso.

Crianças em ação a favor do meio ambiente.

E.M. Eugênio Klug

E.M. Fritz BenkendorfE.M. Vereador Hubert Hübener

Crianças constroem Borboletário

E aí? Vamos brincar de fazer energia?

Dia do Meio Ambiente

Participe com sua escola.

Envie as informações

de seus eventos e atividades

escolares para nossa redação:

[email protected]

ou ligue para 9704-4620

1 - Alunos plantam na horta da escola 2 - A colheita foi grande,tudo feito pelos alunos

3 - Atividades com a particpação de paisalunos e professores

4 - Espaço para leitura

7WWW.FOLHADEPIRABEIRABA.COM Educação

O Subprefeito Sidney Sabel esteve reunido na tarde do dia 02/07 com a Secretária de Desenvol-vimento Regional, Simo-ne Schramm e o Gerente de Projetos Especiais, Afonso João para verifi-car o andamento da soli-citação realizada no dia 11/03, para as melhorias do Ginásio da Escola Estadual Olavo Bilac.

Além de ter sido muito bem recebido, a Secretária Simone deu uma ótima informação. Já foram orça-dos todos os materiais ne-cessários para a reforma do Ginásio. Estão previs-tas novas luminárias, reco-locação de vidros, novo pi-

so e pintura, novas redes, troca do telhado e outros serviços. O valor orçado para a reforma é de 140mil

reais. Agora a SDR aguarda a liberação desse valor para dar inicio às obras. O ginásio deverá ser entregue a comunidade ain-da no segundo semestre de 2013. Essa é uma importante reivin-

dicação da comunidade, e principalmente dos alunos e professores da escola, que hoje utilizam o local apenas quando não chove, devido ao péssimo estado do telhado e do piso da quadra.

As obras da reforma da E.E Francisco Eberhardt no Rio da Prata foram retomadas. Depois de mais de seis meses parada em função de problemas com a documentação da empresa vencedora da licitação, ela volta com força total e a escola deve ser entregue novamente, assim como o Ginásio da Escola Olavo Bilac, ainda no segundo semestre.Para conferir o reinício das obras e estabelecer o cronograma de trabalho, estiveram no local Afonso João da Gerência de Assuntos Especiais da

SDR, Samara estagiária da SDR, o sub-prefeito de Pirabeiraba Sidney Sabel, a assistente de educação Rosalva Cos-ta, a Presiden-ta da APP e professora, Maria Angela,

o Presidente da empresa responsável pela obra, Elder Matins e o supervi-sor de obras, Heitor Ofmmann. A conversa foi bastante produ-tiva. O diretor-presidente da empresa, Elder Martins informou que há condições de entregar a obra num prazo de aproximada-mente 90 dias. Para o subprefeito Sidney Sabel, que buscou todas as informações necessárias e manteve contato direto com a SDR para a

retomada dos trabalhos, era primordial que a escola pudesse ser entregue ainda esse ano, pois o espaço que hoje é dividido junto com os alunos da Olavo Bilac, não dava condições plenas de aprendizado. “Queremos que os alunos possam ter seu espaço de direito pois, todos estavam sendo prejudicados. A Escola sempre foi referência no ensino. Além disso, a perda de tempo está

sendo muito prejudicial aos alunos pelo deslocamento que todos fazem para ir até a Escola Olavo Bilac.”

Ginásio da Olavo Bilacserá reformado e entregue no segundo semestre

Obras da E.E Francisco Eberhardtsão retomadas e o prazo para

entrega definido

StampaTotal

www.stampatotal.com.br

Rua Porto União, 360 - B. Anita Garibaldi - Joinville (47) 3455 1248 / 3029 1248

Rua Francisco Eberhardt, - Centro - PirabeirabaF: 3428-0521 / 9659-0152

ACEITAMOS CARTÃO DE CRÉDITO

+ CHARMOSA

COSMÉTICOS, PERFUMARIA E VARIEDADES

PROMOÇÃO DE INAUGURAÇÃO. VENHA FAZER UMA VISITA!

8 Saúde

Rua Conselheiro Pedreira, 624 - Sala 6 - Centro Clínico Pirabeiraba Anexo ao Hospital Bethesda F: (47) 3424-1527

Garanta Qualidade à sua vidaCefaleia Tensional

Reabilitação Labirintítica

Reabilitação Neurológica

Musculação Terapêutica DTM Disfunção Temporo-Mandibular

Estética

Reabilitação Geriátrica

Kinesio Taping

Atendimento Domiciliar

FOLHA DE PIRABEIRABA JOINVILLE, JULHO DE 2013

Bethesda realiza atendimento odontológico hospitalara pacientes com necessidades especiais

«Os dados do IBGE

apontam que Joinville

tem em torno de 70 mil

pessoas portadores de

alguma necessidade,

um número bastante

expressivo.»

Dr. Clóvis é o único odontólogo especialista em atendimento aos

portadores de necessidades especiais atendendo em hospital de Joinville

Hospital Bethesda é o único hospital de Joinville em condições de realizar o tratamento bucal para

portadores de necessidades especiais

Um projeto iniciado em 2012 no Hospital Bethesda tem melhorado e facilitado um pouco mais a vida dos por-tadores de necessidades espe-ciais em Joinville. Este trabalho é desenvolvido pela Secretaria da Saúde em parceria com a Univille e Hospital Bethesda, e conta com o apoio do Rotary Club de Pirabeiraba e também do Subprefeito de Pirabeiraba, Sidney Sabel. O atendimento é realizado pelo cirurgião-den-tista, Clóvis Samuel Duarte, professor de odontologia da Univille, e que atua nos hos-pitais da cidade na especialida-de de odontologia a paci-entes com necessidades especiais. No Hospital Bethesda tem atendido pacientes referenciados da atenção básica da saú-de bucal, na especialida-de de pacientes espe-ciais, indicados para tra-tamento hospitalar.

Após uma reunião reali-zada em 2012 e interme-diada pelo Dr. Mário Arte-aga junto ao Rotary de Pi-rabeiraba, diretoria do Hospital Bethesda e, na é-poca, também com o Ve-reador Sidney Sabel, Dr. Clóvis conseguiu o apoi-o esperado para seu projetono atendimento aos pacientes com necessidades especiais e celebrar um convênio junto à Secretaria da Saúde. A partir daí foi iniciado o serviço junto ao Hospital Bethesda, atendendo uma média de uma pessoa por semana. Dr. Clóvis ressalta que esse trabalho nunca foi realizado dessa maneira em Joinville e foi

baseado no programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde. Foram adotados todos os critérios do programa em termos de encaminhamento e protoco-lo, seguindo o padrão do MS. Até então o que existia era o aten-dimento hospitalar realizado pelo NAIPE. Neste tipo de especialidade qualquer tipo de paciente com necessidade especial é atendido: deficientes físicos e mentais, pacientes transplantados, com deficiênci-as múltiplas, doentes sistêmicos e outros. É uma gama muito grande de pessoas.

Para buscar atendimento nesse programa, a pessoa responsável pelo deficiente deve procurar inicialmente o posto de saúde mais perto de sua casa na atenção básica de saúde bucal, e pedir para o dentista do postinho fazer o referenciamen-

to para paciente especial, quan-do for o caso. Após isso, o paci-ente é encaminhado para o centro de especialidade de ne-cessidade odontológica, e de lá é triada a necessidade ou não de ir ao hospital, e se for o caso, é encaminhado para a fila desse tipo de tratamento. A prefeitura mantém um con-vênio com o hospital por meio da Secretaria Municipal da Saúde para poder ser liberado o paga-mento das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH). Isso já está autorizado desde o ano passado pelo convênio e tem funcionado perfeitamente.

Os dados do IBGE apon-tam que Joinville possui hoje em torno de 70 mil pessoas portadoras de algu-ma necessidade especial, um número bastante ex-pressivo. Num serviço bem organizado, desse tipo de atendimento odontológico, é calculado que entre 3 a 5% de pessoas precisam deste tipo de atendimento, ou seja, en torno de 2.100 pessoas, o que é bastante gente. A demanda reprimida nessa área é muito grande e

as famílias acabam não pro- curando o serviço. Inúmeras pessoas que têm dores intensas de origem dentária, acabam ficando à base de medicação em casa, escondidos, longe do ser-viço, e não procuram o trata-mento, ou de tanto tentarem e não serem atendidas elas desis-tem. Por isso não há filas na por-ta dos postinhos, pois os defi-cientes não são acolhidos devi-damente pelo sistema, já que

muitos profissionais têm pre-conceito no atendimento e também faltam especialistas nessa área. Hoje em Joinville há apenas dois centros de atendi-mento na área, e o PAM do Bucarein está sem esse profissi-onal de atendimento especial, mas está sendo aguardada a sua contratação, pois caso lá não haja produção odontológica de atendimento especial, o Gover-no Federal interrompe o repas-se da verba mensal ao Fundo Municipal de Saúde, que ajuda no custeio do centro de especia-lidade odontológica. A Secre-taria da Saúde precisa fazer a contratação desse profissional para o PAM do Bucarein para que o projeto apresentado à Gerência de Referência em Saúde possa dobrar a capacida-de de produção do atendimento hospitalar do Bethesda.

Clóvis diz que há profissionais concursados na Prefeitura aguar dando contratação. Em Joinville são necessários pelo menos 4 centros de especialidade odon-tológicas para referenciar esses pacientes. Cada um com um profissional. Clóvis diz que o ideal seria ter um profissional

direto atendendo em hospital para, inclusive, atender às emergências dos portadores de necessidades especiais, o qual hoje não existe. Imagine um pa-ciente com deficiência múlti-pla, que fraturou um dente ou tem uma infecção de canal e dor de dente. Onde este paciente vai procurar serviço? Ele não tem condições de ser atendido em nível ambulatorial. Os PA e Postos de Saúde não absorvem esse atendimento. Então eles são medicados e levados para casa com dor e ficam sem solu-ção para o tratamento. O único jeito seria ter um profissional de sobreaviso dentro do hospital referenciado para realizar esse

atendimento. Isto também es-tá contemplado no projeto apre-sentado junto à Secretaria da Saúde.

Necessidades

O Convênio

Dados do IBGE

Atendimento

9WWW.FOLHADEPIRABEIRABA.COM Distrital

A Subprefeitura de Pirabeiraba está atuando em diversas frentes em quase todos os bairros da região. Ouvindo moradores, nossas demandas são realizadas por cronograma. Todos serão atendidos. Aos poucos o Distrito vai recebendo as melhorias necessárias para facilitar a vida de moradores e empresas locais.

Na Rua Edmundo Doubrawa importante via no Distrito de Pirabeiraba, onde estão instaladas várias empresas de grande porte, estão sendo realizadas melhoriasno acostamento, visando à segurança dos pedestres, cilcistas, veículos e caminhõespesados que transitam diariamente pela via.

AÇÕES DA SUBPREFEITURA DISTRITAL DE PIRABEIRABA

Rua Edmundo Doubrawa

Tubulação na Rua XV de Outubro, ligação de esgoto e instalação de tubos. Um traba-lho constante na melhoria da qualidade de vida dos moradores do Rio Bonito.

Foram realizadas limpezas e substituição das tampas das bocas de lobo.Isso permitirá que o fluxo das águas das chuvas possam escoar para a rede pluvial sem o acúmulo nas vias de acesso.

A limpeza de valas nas áreas rurais é um trabalho constante da Subprefeitura Distrital de Pirabeiraba a pedido dos moradores, essas limpezas consequente-mente amenizam os estragos e a destrui-ção de vias públicas e travessias.

Subprefeito Distrital de Pirabeiraba Sidney Sabel, reuniu-se com os morado-res na Vila do Oca, com o Presidente da Associação, Luiz Américo, e com o repre-sentante do conselho local de saúde, Rivelino Fleith, para prorizar melhorias nas estrada e tubulação dos esgotos a céu aberto, visando a melhorar a quali-dade de vida e a saúde dos moradores.

Para acabar com os problemas com a tubulação entupida, foram executados trabalhos de limpeza para escoar a água parada ao longo da vala na rua.

Na Rua XV de outubro continuam os tra-balhos de levantamento do meio fio e melhorias no passeio, para que os moradores possam construir as calçadas e ter desconto no IPTU.

Também fora realizadas melhorias no acesso de pedestres da Ponte sobre o Rio Cubatão, dando maior segurança para quem passa pela ponte.

Áreas Rurais

Rua XV de Outubro

Vila do Oca

Rio Bonito

Estrada do Oeste I

Rua dos Franceses

Estrada do Oeste II

Na Rua Adolfo Piske, lateral da Rua XV de Outubro, foram realizadas obras de drenagem com tubos de 0,60m. Nessa viaa tubulação era pequena e muita antiga, causando problemas na drenagem afetando os moradores da região.

Rua Adolfo Piske

Atendendo o pedido dos moradores o Subprefeito Sidney Sabel determinou a implantação de tubulação numa extensão de aproximadamente 1 km com tubos de 1,20m, de 1m, de 0,80cm, 0,60cm e 0,40cm. Esta drenagem visa a captação de águas pluviais e futura pavimentação.

Rua dos Holandeses

10 Geral

Lixão denunciado pela comunidadefoi limpo pela FUNDEMA

Abrigo de ônibus arrancado

na Estrada Palmeiras

Lombadas eletrônicas na SC-418 voltarão a

funcionar

Acesso da Estrada do Oeste

Papagaio levado em assalto ainda não foi encontrado

Calçada projetadano Canela

Mau cheiro e perigo são reclamações em áreas próximas ao centro

Após a denúncia feita através do Facebook sobre o lixão próximo às margens do Rio Cubatão, e publicada na Folha de Pirabeiraba, a FUNDEMA realizou a limpeza do local que apresentava alto risco de cota-minação do solo. Depois da denúncia realizada o respon-sável pela área foi procurado para que pudesse esclarecer o como havia feito o acúmulo de tanto lixo. Após a retirada do material por diversas caçambas, o local agora deverá ser cercado para

que não haja mais invasões e acúmulo de outros materiais na área que possam prejudicar moradores ao redor e o Rio Cubatão, que se ao lado do local denunciado. O trabalho foi feito em par-ceria com a Subprefeitura de Pirabeiraba, que agora fisca-lizará o local para que não haja mais invasões e acúmulo de detritos. O subprefeito pede que a comunidade possa ajudar e denuncie outros casos seme-lhantes.

Há exato um ano, o abrigo de ônibus localizado na Estrada Palmeiras foi arrancado por um caminhão da CELESC de Garuva que havia estacionado no local e após sair, teve sua estrutura arrancada por um erro do motorista que conduzia o veículo. Moradores do local afirmam que após isso, não houve ne-nhuma visita da empresa para repor a estrutura. A Subpre-feitura de pirabeiraba infor-mou que já comunicou a SEINFRA, que é responsável pelos abrigo e apenas aguarda a reposição.

O presidente do DEINFRA de SC, Paulo Roberto Meller esteve em Joinville no dia 2/7 e reuniu-se com o subprefeito de Pirabeiraba Sidney Sabel, e o gerente regional do órgão em Joinville, Ademir Machado. Sabel tratou das lombadas eletrônicas desativadas e instaladas na SC-418. Meller informou que em breve as lombadas retornam a funcionar, pois a justiça deu parecer favorável à religação das mesmas. O subprefeito também solicitou melhorias no acesso da entrada da Estrada Isaac

Foi realizada no dia 10/7 uma reunião entre o subprefeitura e a Autopista Litoral Sul para verificar a possibilidade de re-abrir novamente o trecho da BR-101 que dava acesso à Estrada do Oeste. Infelizmen-te os engenheiros informaram que por questões de segurança neste trecho, não há como re-abrir o local. Desta forma foi feita uma solicitação ao Sr. Valdir Rud-nik sobre a necessidade de utilizar um pedaço da pro-priedade do posto para que se possa fazer o ajuste da nova entrada com toda a segurança.

O papagaio levado por assaltantes no dia 24/6, ainda não foi en-contrado. Após ren-derem toda a família nos fundos da loja Munique, os delin-quentes levaram ob-jetos pessoais, note-books, celulares, joi-as, dinheiro e fugi-ram com um carro da família que foi aban-donado na barragem ao lado da BR-101. O papagaio que estava com a família havia 30 anos ainda não foi encontrado. Todos lamentaram as perdas, mas, solicitam que pelo menos seja devolvido o pássaro que era o xodó de todos e lógico, fazia parte da fa-mília. Está sendo oferecida uma re-compensa por informações que

levem até o papagaio. Quem souber de algo, poderá avisar a nossa redação através do e-mail:

Também no mesmo dia10/7, a equipe da Autopista Litoral Sul , o Subprefeito Sidney Sabel e o Gerente da Subprefeitura Nelson Bansen foram ver a situação da segurança para os pedestres da marginal da Br101 no Canela. Nesse local, pedestres e veículos disputam praticamente o mesmo espaço, pois hoje não há calçamento. Será projetada uma calçada que irá da entrada da Estrada Boa Noite até a nova passarela. Sabel informou que irá progra-mar a execução deste trabalho e informar oportunamente so-bre sua execução.

Antes o lixão era facilmente visto por quem passava na rua ao lado da barragem

do rio Cubatão.

Agora, depois de limpa, a área será cercada para que não haja mais invasão e

acúmulo de lixo

FOLHA DE PIRABEIRABA JOINVILLE, JULHO DE 2013

Atendimento com hora marcada

Kátia TamasiaCRP 12/00788

Psicóloga Clínica (Adulto)

Rua Abdon Batista,121 - sl 1609 - Ed. Hannover - Centro47 - 9956-0522

Rua Conselheiro Pedreira,624 - Centro Clínico Pirabeiraba47 - 3467-9723

Depressão Ansiedade Síndrome do Pânico Fobias Suporte ao enlutado e outros

Atendimento particular econvênio Agemed

A igreja matriz de Pira-beiraba realizou em junho a festa do padroeiro Sagrado Coração de Jesus que iniciou com a Missa. Em seguida, todos seguiram em uma procissão até o Rancho Bethesda onde aconteceu o almoço festivo, e que esteve lotado.

A organização agradece a toda a equipe que trabalhou para que essa maravilhosa festa acontecesse: a equipe de liturgia, animação, ao Luiz do Som, e aos que tra-balharam no sábado e do-mingo para que o almoço estivesse pronto.

Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus

Rua Jorge Lacerda,193 - Centro - Campo Alegre - SC

Cx P 63 CEP 89294-000 (47) 3632-7349 / 9109-1111

E-mail: [email protected]

Direito Civil - Empresarial - Internacional - Penal Previdenciário - Trabalhista

Ingo Rusch AlandtOAB/SC 8138

Rua Conselheiro Pedreira,1085 - Pirabeiraba

Joinville/SC - CEP 89239-200 (47) - 3424-0607

[email protected] ou ligue para 9704-4620.

O prefeito Udo Döhler

autorizou o início das obras de

elevação do vão da ponte

sobre o rio Cubatão, na Estra-

da do Pico, em Pirabeiraba. A

decisão foi tomada na tarde

do dia 17/07, na visita realiza-

da pela comitiva da Prefeitura

à região da Subprefeitura de

Pirabeiraba. “Atendendo rei-

vindicação antiga dos mora-

dores, estamos determinando

ao subprefeito Sidney Sabel

que essa obra seja realizada

de imediato”, disse o prefeito.

A ponte atual sofre com ala-

gamentos a cada enxurrada e

impede a passagem dos mo-

radores. “Em de agosto nossa

equipe vai começar os traba-

lhos e queremos entregar a

ponte para a comunidade até

dezembro deste ano”, disse o

subprefeito Sidney Sabel.

A visita faz parte de roteiro

semanal do prefeito aos bair-

ros da cidade. Acompanha-

ram a visita também o vice-

prefeito Rodrigo Coelho, os

secretários da Saúde, Arman-

do Dias Pereira Júnior, e de

Comunicação, Marco Aurélio

Braga.

As vistorias iniciaram pelas

obras da policlínica de Pira-

beiraba, onde os funcionários

da empreiteira contratada rea-

tivaram os trabalhos. “Agora

não podemos mais parar”, dis-

se o prefeito. A previsão para

entrega do equipamento, de

acordo com o secretário da

Saúde, é julho de 2014. “De-

pois disso ainda precisamos

fazer as licitações para com-

pra dos equipamentos”, des-

tacou. Os representantes do

conselho local de saúde, Ri-

velino Fleith e Marli Sacavem,

também estiveram no local e

agradeceram pelo cumpri-

mento do prazo solicitado

para o reinício das obras, o

que era uma grande reivin-

dicação da comunidade.

No bairro Canela, a comi-

tiva conheceu o terreno da

Prefeitura onde a comunida-

de reivindica uma área de

lazer e o posto de saúde

Canela.O presidente da As-

sociação dos moradores do

Canela, Amarildo Simões

Pires, e os diretores Nivaldo

Schmucker Silveira, Maiara

Simões Pires, e represen-

tantes da associação de mo-

radores do Canela acom-

panharam a visita. A escola

Emílio Paulo Roberto Hardt

também recebeu o prefeito.

Döhler conversou com alu-

nos, funcionários e morado-

res e ficou satisfeito com o

funcionamento e o estado

geral das instalações. Na

escola determinou ao secre-

tário Sabel providências para

pequenos reparos de infraes-

trutura.

Na SC-418, na entrada do

loteamento Rio Lindo, Udo viu

o inicio das obras para a

instalação do Trevo Alemão

tão esperado pela comuni-

dade. A execução desta obra

é uma parceria da Prefeitura

com o DEINFRA e que em

breve já estará pronta.

Na Unidade Básica de Saú-

de do Rio da Prata, a equipe

verificou a questão que en-

volve a permuta de terrenos

para ampliação da unidade.

Na mesma região, ainda na

Estrada Rio da Prata, o sub-

prefeito Sabel pediu ao prefei-

to apoio para a conclusão da

ponte sobre o Rio da Prata.

“Com um pouco mais de ma-

terial conseguiremos termi-

nar esta obra importante para

a comunidade”, disse.

Com os piscicultores da re-

gião, o prefeito ouviu a pro-

posta de criar uma unidade de

beneficiamento específico

para o negócio. O presidente

da Associação, Francisco,

que também é proprietário do

Pesque Pague São Francis-

co expôs a necessidade de

Joinville ter um local para o

beneficiamento de peixes. “É

interesse do município incen-

tivar a piscicultura”, disse o

prefeito ao frisar que este tipo

de encontro ajuda a criar inici-

ativas neste sentido.

11WWW.FOLHADEPIRABEIRABA.COM Geral

Prefeito visita Pirabeiraba e autoriza obraUdo passa uma tarde no Distrito de Pirabeiraba para ver eautorizar obras. Também ouviu mora-dores e piscicultores locais

Estrada do Pico

Piscicultores

Policlínica

Canela

Rio da Prata

Rio Lindo

Prefeito faz vistoria na retomada das obras da Policlínica de Pirabeiraba, acompanhado

do secretário da Saúde Armando Dias Pereira e subprefeito Sidney Sabel

Representantes do conselho local de saúde Sr. Rivelino Fleth e a Sra. Marli Fleith

Sacavem agradecem pelo compromisso assumido no prazo estabelecido para a

retomada das obras.

No Canela Udo é recebido pela diretoria da Associação dos Moradores que solicitou

agilidade a instalação da área de lazer para os moradores.

Udo também visitou o posto de saúde local. A comunidade também solicitou uma nova unidade maior, que poderá ser construida

no terreno da prefeitura junto à E.MEmílio Paulo Roberto Hardt

Na E.M Emílio Paulo Roberto Hardt Udo fez uma vistoria e autorizou o subprefeito Sidney Sabel a realizar alguns reparos necessários e também conversou com

professores e alunos

O subprefeito Sidney Saebl levou Udo ao terreno em frente à Fundação 25 de Julho para falar do projeto de construção de um

Centro Administrativo para Pirabeiraba, mais amplo e com mais serviços.

Na SC-418, na entrada do Loteamento Rio Lindo, o Prefeito vistoriou o início das obras

para a instalação do Trevo Alemão. Obra que irá diminuir os acidentes no local e dar

mais segurança à comunidade

No Rio da Prata, o prefeito inspecionou a UBS e conheceu o projeto de construção da

nova Unidade Básica de Saúde.

Udo também se inteirou sobre a permuta do terreno com o Estado e que permitirá

a construção da nova unidade, mais ampla e moderna

Sidney também levou o prefeito para ver a obra em fase final de construção do Ponto do Rio da Prata que em breve deverá ser

entregue à comunidade

Na Estrada do Pico uma boa notícia foi a autorização dada ao subprefeito Sidney Sabel para a construção da ponte que

substituirá a atual ponte baixa, atendendo ao pedido da comunidade

No final da visita, Udo teve um encontro com os piscicultores de Joinville no

Pesque- Pague São Francisco e ouviu a solicitação de instalação de uma unidade de

beneficiamento de peixes

12

Espaço destinado à divulgação das associaçôes de moradores de Pirabeiraba

Comunidade

Presidente: Luiz AméricoVice-presidente: Renato FriedmannFone: 9131-5104 Email: [email protected]

AMEOAssociação de Moradores da Estrada do Oeste

REUNIÃO COM PREFEITO UDO DÖHLER

Associação de Moradores da Estrada Bonita

No dia 12/6 foi realizada uma reunião com o prefeito de Joinville Udo Döhler, o Subprefeito de Pirabeiraba Sidney Sabel e várias associações de moradores de Join-ville e do distrito de Piraberiaba. A pauta da reunião foi a cobrança das ações para a nossa região. As reivindicações das associações de pirabeiraba foram: AMACEP - liberação do terreno ao lado do CEI Cachinhos de Ouro, instalação do Trevo Alemão na entrada do loteamento Bromélias, retomada das obras da Poli-clínica Central de Pirabeiraba e asfalta-mento da área central de Pirabeiraba.

Canela - drenagem e pavimentação das ruas do bairro, praça de esportes (ipujj já elaborou o projeto) e finalizar a regula-rização fundiária do bairro (processo em fase final de conclusão na Secretaria de

Habitação)

Rio da Prata - construção da nova Unidade Básica de Saúde

A próxima reunião acontecerá no dia 25/7. das 08 as 12 horas quando o Prefeito Udo recebe um novo grupo de presidentes das associações de moradores para trocar idéias e falar sobre a comunidade.

Habitação, saneamento básico, transporte coletivo, transporte por hidro-via, ferrovia e ar, educação no trânsito, regularização fundiária e áreas rurais foram os temas que dominaram as discussões na 5ª Conferência Municipal da Cidade de Joinville, realizada no dia 22/06. Pirabeiraba está representada por meio dos Movimentos Populares com a eleição do Delegado Josafá Souza Távo-ra, atual Presidente da da AMACEP, e que terá pela frente grandes desafios, para, juntamente com outros delegados, terem seus pleitos aprovados em prol da comunidade.

A diretoria da Associação dos moradores do Canela participou da visita que o Prefeito Udo Döhler realizou na região, acompa-nhado do Subprefeito Sidney Sabel e o Se-cretário da Saúde, Dr. Armando Dias Pe-reira. A Associação solicitou ao Prefeito a área de lazer tão esperada pela comunidade e que já está com projeto no IPUJJ além da mudança do posto de saúde para um local maior.

AMACEP

AMACEPAssociação de Moradores do

Centro de Pirabeiraba

Presidente: Josafá Souza TávoraVice-Presidente:Dalmira FredmannFone: 9175-9646Email:[email protected]

Presidente: Amarildo Simões PiresVice-presidente: José Mauri de OliveiraFone: 3464-2066Email: [email protected]

CANELA Associação de Moradores do Canela

CANELA Associação de Moradores

do Canela

Rio Lindo

RIO LINDOAssociação de Moradores do

Rio Lindo

Presidente: Anderson Guilherme KrenkelVice-Presidente:Leticia Rengel BlumeFone: 3464-1070 / 9681-1393Email:[email protected]

Na última reunião da Associação de Moradores com a comunidade do Rio Lindo, foram tratados os seguintes assuntos: Trevo Alemão e Televizinho. Estiveram presentes membros da dire-toria da Associação, Presidente do Con-seg, Sr. Thiago Beltrame, e comunidade. O trevo alemão já está com projeto adiantado e já foram iniciadas as obras. A Associação está acompanhando de perto com o Subprefeito Sidney Sabel, que abraçou a causa e está apoiando com to-dos os esforços. O projeto contempla o acesso, sinalização e também a seguran-ça dos pedestres e ciclistas que utilizam a rodovia para locomoção diária. O projeto Televizinho entra em uma nova etapa com a inclusão de novos moradores. A previsão é que chegue a 90 residências neste ano, assunto am-plamente discutido. A comunidade re-cebeu ainda o comunicado, pelo presi-

dente do Conseg, de que foi solicitada a inclusão de uma câmera de monitora-mento da Polícia Militar para o Rio Lindo e foi indicado o acesso da rua Francisco Hardt como ponto de instalação. Essa câmera irá monitorar as duas entradas e a movimentação de suspeitos com o longo alcance que esse equipamento possui. A instalação do equipamento ainda não está certa, mas está solicitada no pacote de 100 câmeras que virão para Joinville, des-tas, 15 serão instaladas em Pirabeira-ba.O Rio Lindo foi pioneiro na implanta-ção desse projeto que tem o apoio das policias Militar e Civil. A novidade para este ano é a inclusão de moradores da SC-418. As novas inscrições estão abertas e não têm nenhum custo para participar. Quem tiver interesse, deve procurar a Associação de Moradores.

A Associação de Moradores da Rua XV de Outubro e lateriais realizou sua reunião no dia 19/06/13 às 19h30min, e elegeu sua nova diretoria, ficando da seguinte maneira:

Presidente: Mauricio Hobold Cardoso.Vice-Presidente: Albano Schulz.1º Secretário: Nelson Bansen.2ª Secretária: Valdineia Marcelino.Tesoureira: Anastácia Debatim.Conselho Fiscal: Gehardt Wegener.Conselho Fiscal: Valdete Marcelino.

Após a eleição o novo presidente da Associação, Maurício Hobold Cardoso, dirigiu a palavra aos participantes da reunião. "Quero agradecer a todos os presentes na reunião e dizer que a nossa Associação só será forte se todos partici-parem, nosso objetivo é melhorar sem-pre mais o local onde moramos e ter orgulho de dizer que somos do Rio

Bonito, um dos bairros mais valorizados e que mais cresce no município de Join-ville." Os moradores da comunidade podem participar das reuniões que acontecem sempre nas primeiras quartas-feiras do mês, na Escola Estadual Vereador Guilherme Zuegue, às 19h30min.

"MUDE A SUA MANEIRA DE

PENSAR,

E O MUNDO A SUA VOLTA

TAMBÉM MUDARÁ"

Associação de Moradores do Rio Lindo

Associação de Moradores do Centro de Pirabeiraba

AMEI Associação de Moradores da Estrada da Ilha

Presidente: Ivandir HardtVice-presidente: Dejair HolzFone: 9978-9434Email: [email protected]

Presidente: Tânia Rosana BilauVice-presidente:Ilca PollnowFone: 3435-3250 Email: tania.sesc@hotmail

Associação de Moradores da Rua XV de Ouubro

Associação de Moradores da Rua XV de Ouubro

Presidente: Mauricio Hoboldt CardozoVice-presidente: Anastácia de BatinFone: 3464-1087 Email: [email protected]

Rua XV de Outubro

Rua XV de Outubro

Estrada Bonita

Divulgue sua associaçãoMantenha sua comunidade informada. Para divulgar sua associação, eventos, reuniões e outras atividades, envie seu

e-mail com as informações para nossa redação:

[email protected]

FOLHA DE PIRABEIRABA JOINVILLE, JULHO DE 2013

Acompanhe as notícias também no site da Folha:

www.folhadepirabeiraba.com

13WWW.FOLHADEPIRABEIRABA.COM

A chegada da organização Rotary International ao Brasil foi marcada pela admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1923, consequentemente, o primeiro clube em que se falava o idi-oma português no mundo. Contudo, a oficialização da admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em Rotary In-ternational somente foi regis-trada em 28 de fevereiro de 1923, data esta que passou a ser a data de aniversário da organização no Brasil.

A história do Rotary Club do Rio de Janeiro é bastante rica; o plantio da semente do Rotary em todo o Brasil resultou, em 1924, na fundação do Rotary Club de São Paulo e, subse-quentemente, dos Rotarys de Belo Horizonte (1927), Juiz de Fora (1928) e Niterói (1928). O clube também participou da fundação de vários outros clu-bes em outros estados da Re-pública Federativa. Foi tam-bém através da iniciativa de um grupo de dedicados sócios do Rotary Club do Rio de Ja-

neiro que o informativo “Notí-cias Rotárias” (fundado em 1924), subsequentemente teve seu nome mudado para “Ro-tário Brasileiro”, passando, depois, a chamar-se defini-tivamente “Brasil Rotário”, uma publicação que visa à difusão do Ideal de Servir, sen-do a revista regional oficial de Rotary International para os rotarianos do Brasil. A semen-te plantada em 1923 pelo RC do Rio de Janeiro germinou e deu frutos: hoje, são 38 distri-tos no Brasil, com mais de 2.300 unidades rotárias, das quais fazem parte mais de 55.000 rotarianos. No mundo rotário, o Brasil encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de associados. A importância do Brasil para a organização pode ser percebida pela cons-tante menção por parte dos administradores de RI, bem como pelo fato de duas con-venções internacionais já te-rem sido realizadas neste país; uma em 1948 e outra em 1990. Presidentes brasileiros do Ro-

tary International: Armando de Arruda Pereira (1940-41), Ernesto Imbassahy de Mello (1975-76) e Paulo Viriato Cor-rêa da Costa (1990-91), já fale-cidos.

Feijoada do Rotary

A feijoada realizada no dia 23/6 atingiu plenamente seu objetivo, com a venda de 332 almoços, sendo 236 no local e 96 de pessoas que levaram para sua casa. Lembrando que o resultado do evento, descon-tadas as despesas, foi depo-sitado na conta do Rotary Internacional da Campanha Pólio-Plus, no valor de R$ 8.011,00, para o combate da erradicação da Poliomielite no mundo e na sua vigilância constante.

O Rotary Club Joinville/Pira-beiraba agradece a todos os que colaboraram com o even-to.

Saudações rotárias!

Mario Arteaga - F: 9146-9877

TARO YR

Venha conhecer nossas promoções e lançamentos

Rua Olavo Bilac, 637 - Pirabeiraba - F: 3424-0060

Na Auto Center Pirabeiraba você encontra toda a linha

de aros e pneus para seu carro ficar em dia.

Aproveite nossas ofertas e preço super facilitados.

Geometria ComputadorizadaBalanceamentoSuspensãoVenda de aros de liga-leveVenda de pneus novosTroca de óleoFreiosLimpeza de Bicos de Injeção

ACEITAMOS CARTÕES:

Recorte e traga este anúncio

para ganhar um desconto

especial em nossos serviços.

CE NO TT EU RACHA AR RR IO ABEIRB AA BR AIP

Rotary Club Joinville / Pirabeiraba

A história do Rotary no Brasil

Você não vai resistir. Imagina seu carro!

Algumas imagens da Feijoada:

1 - Vista interna do Rancho do Bethesda com a grande participa- ção do público que colaborou para o sucesso da feijoada;

2 - Na foto ao lado, um flash da apre- sentação dos tambores japoneses do grupo da Aliança Brasil/Japão que se apresentou de maneira brilhante;

3 - E para finalizar, toda a equipe que ajudou no evento, e fez a feijoada acontecer.

47- 3424-1257

14

K Sing oluções

ComunicaçaoIntegrada GestaodePessoasMarketingEstrategicowww.kingsolucoes.com.bremail:[email protected]:(47)9704-4620

STAMMTISCHDE

PIRABEIRABA

SINDIPETRO

IMPRESSOS

RECANTODO

OSMAR

WEB SITES

LANCE DA HORAPROMATECH

INDUSTRIAL

STAMPA TOTAL

GONZAGA INFRAESTRUTURA

ROSANA PEREIRA CENTRO DE ESTÉTICA

Um mundo de soluções em comunicação

A King desenvolve soluções de marketing e estratégias de comunicação para que sua empresa tenha o retorno esperado.Traduzimos os grandes desafios dos clientes,transformando-os em soluções inteligentes e eficazes.

Utilizamos modernas ferramentas e plataformas para aprimorar suas campanhas de marketing.

A Fremax iniciou suas ativida-des na cidade de Joinville (SC) em 1986. Inicialmente as opera-ções estavam relacionadas à terceirização de serviços na fundição de ferro para o merca-do industrial. A partir de 1990, a empresa especializa-se na fa-bricação de discos e tambores de freio, dedicando-se integral-mente a este segmento. A-tualmente, é a marca-referên-cia no mercado de reposição, na indúst r ia automobilística e líder na Améri-ca Latina com um portfólio com mais de 1,5 mil itens e mais de 55 mil aplicações para pratica-mente todas as montadoras do mundo.

A Fremax tem uma relação forte com o automobilismo pois, as categorias mais importantes do automobilismo nacional con-

fiam no disco de freio Fremax, incorporando esta peça aos car-ros da competição. É forne-cedora oficial da Stock Car e fornecedora oficial da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.

Um de seus produtos é a linha de discos High Performance. Ela emprega a mesma tecno-

logia uti l i-zada pelos d iscos de freio da ca-tegoria. So-bre a super-fície da pis-

ta do disco são usinadas ranhu-ras (slots) que garantem mais segurança e estabilidade em todas as frenagens. Os discos High Performance incluem tam-bém as tecnologias CARBON + e Painted, que auxiliam no de-sempenho das frenagens e au-mentam a vida útil do produto.Mais uma empresa genuina-mente de Pirabeiraba.

MADE PIRABEIRABA IN

A Albrecht Equipamentos Industriais Ltda. é uma empresa catarinense com sede nas margens da BR 101 em Pirabeiraba. Foi fundada em junho de 1970. No começo fabricava moto-fricções para máquinas de costura. Foi por meio deste segmento que se aproximou do setor têxtil especiali-zando-se na produção de máquinas para preparação e acabamento. Pelo know-how adquirido no setor e sen-tindo a necessidade de evoluir e alcançar novos mercados, a empresa investe em pesquisa e desenvol-

vimento junto com Universidades e Centros de Pesquisas para a produção de novas tecnologias também nas áreas de energia e meio ambiente.Hoje a Albrecht oferece linhas distin-tas:- Máquinas para beneficiamento e acabamento de tecidos planos, malha circular e malha ketten.

-Secagem térmica de resíduos / pro-dutos, sistemas de exaustão, ven-tilação industrial, evaporação de efluentes/emulsões, entre outros.

ALBRECHTwww.fremax.com.br

Negócios FOLHA DE PIRABEIRABA JOINVILLE, JULHO DE 2013

www.albrecht.com.br

15ClassificadosWWW.FOLHADEPIRABEIRABA.COM

SelefaxSelefaxComputadores & Acessórios

Rua Com. Frederico Stoll, 46 (travessa Mário Lobo c/ XV de

www.selefax.com.br

(47)3422-7229 3422-9347

SuperPromoção

Impressora Epson L200 - multifuncional (scanner, impressora e copiadora), com compartimento de recarga externo (70ml) cada, formato A4,bandeja para 100 folhas, imprime até 27 páginas preto e branco, bi volt e 1 ano de garantia.

Apenas R$ 599,00ou 10 x de 59,90 no cartão

king

solu

coes

.com

.br

Vendo trator Agrale 4100 ano 2000 em ótimo estado, acompanha carreta para 02 toneladas. Valor R$15.000,00. Fone: (47) 3425-0464 / 9943-8057. Tratar com Eduardo.

Detetive particular credencia-do, com é-tica e sigi-lo.

Investigações conjugais, empre-sariais, pessoas desaparecidas. Atuação em todas as áreas. F: 9923-5003 ou 9236-8676

Diarista - a pessoa certa para fazer o serviço de diarista, com qualidade e rapidez. Horário a combinar. Fale com Vanessa. F: 8449-8949

Caixas personalizadas com nome bordado

facebook.com/caixaspreciosasEmail:

[email protected]

Vendo Corsa Hatch Maxx 2010, prata, 4 portas, flex, ar, dir. hidráulica, vidro e trava elétrica, alarme, único dono. Ótimo estado. R$ 25.500,00. Negocio.F: 47- 34678934 ou 99016898.

Vendo balança eletrônica ideal para comércio. Suporta até 30kg e calcula preço.R$ 320,00. Negocio. F: 9952-9911 com Macedo

CUPCAKELOVE Cupcakes,Popcakes(bolo no palito),docinhos variados, tru-fas no palito, maçãs de cho-colate e lembranças persona-lizadas em pasta americana. tel:3427-0194/9936-3501 c/ Aline . E-mail [email protected]

Vendo estufa desidratadora de vegetais com 10 bandejas. A gás, com exaustor próprio. Excelente p/ tomate seco, banana e uva passa. R$ 1.200,00.F: 9952-9911 com Macedo

Vendo KIT GÁS COMPLETO 12m³. Valor R$800,00. Fone: 9629-0151 com Joanderson. Negocio.

Vende-se touro da raça Brahman com 16 meses. Valor - R$ 5.000,00 e outro da raça Nelore, valor R$ 2.0000,00. Tratar com Hercilio. F: 34641845

Filhotes de Border Collie, com 60 dias. São lindos, for-tes e vacinados. F: 9107-4774 com Roger.

Malu Festas Infantis com vários temas disponíveis. Também locação de bandejas e suportes para bolos e [email protected]: 3464-1166 / 8878-8599

Faça da entrega do seuconvite um momento

inesquecível.

Plaquinhas para quarto de bebê

ANUNCIE

AQUI

ANÚNCIOS GRATUÍTOS PARA PESSOA FÍSICA.

ENVIE SEU EMAIL PARA:

[email protected]

Caixas para convite de casamento

VeículosServiços

Imóveis

Festas / Eventos

Animais

Maquinas e Equipamentos

Caixas Preciosas

Tenho observado o quão im-portante o feedback tem-se mos-trado nos processos organi-zacionais, os resultados que ele traz para as empresas e às pes-soas dentro das organizações. Minha "preocupação" com o feedback justifica-se porque todo funcionário necessita de "um retorno" para que possa ali-nhar objetivos, estratégias, cor-rigir problemas existentes, con-flitos e também desenvolve o autoconhecimento e o cresci-mento humano. Vejo que os profissionais bus-cam por feedback, pois eles identificam nessa ferramenta um momento de correção de rumos, um momento de motiva-ção e, ainda, uma oportunidade onde o colaborador possa sentar com seu superior e discutir sobre seu desenvolvimento profissi-onal na organização. Mas para que essa ferramenta seja aplicada na sua totalidade, não podemos deixar de falar sobre o papel da comunicação no processo de feedback, pois é através dela que o emissor vai transmitir as informações. O emissor deve ter um vocabulário claro e objetivo visando ao me-lhor entendimento do que se quer transmitir. Por isso, deve-

mos prestar atenção aos seguin-tes aspectos:

Assim, o processo ocorrerá de uma maneira mais objetiva, facilitando o entendimento por parte do receptor. Para quem recebe o feedback é muito im-portante saber ouvir e, poste-riormente, buscar questionar sobre algo que não ficou muito claro ou que não foi entendido completamente. Não basta ape-nas se conhecer ou ter autoco-nhecimento sobre os seus pon-tos fortes e fracos. Lógico que esses fatores são importantes, mas também é fundamental ver como os outros nos enxergam para que não haja distorções quanto às verdadeiras caracte-rísticas profissionais e compor-

tamentais. Agradecer sempre que receber um feedback é sem-pre educado, mesmo que o profissional tenha recebido uma crítica, pois isso mostra a matu-ridade frente à situação. Ainda obser vo que nos momentos em que ocorre o feedback, o emissor, por pessoa-lidade ou por outro motivo qualquer, acaba humilhando o receptor. O dicionário Aurélio define humilhação como: "Tra-tar desdenhosamente, com soberba; rebaixar, vexar, ou ain-da submeter, oprimir". Com isso, vejo como é fundamental o papel do emissor nesse processo, como é importante usar da impessoalidade para fazer o feedback com os membros de sua equipe e o cuidado que se deve ter, a fim de que a humi-lhação não faça parte desse mo-mento.Também ressalto a significância da humilhação, pois ela pode configurar-se como Assédio Moral - que é a exposição de funcionários a situações cons-trangedoras e de humilhação, durante sua jornada de trabalho e execução de suas atividades laborais. Infelizmente isso ocor-re porque quem transmite o "feedback" tem como foco exercer pressão, no ambiente de

trabalho, até mesmo com o intuito de fazer a outra parte (re-ceptor) desistir de seu emprego. Saliento que o Assédio Moral fere a nossa legislação e gera implicâncias legais aos agres-sores. O feedback tem como principal objetivo contribuir para o de-senvolvimento dos profissio-nais, fazer com que os mesmos enxerguem que existem pontos a serem melhorados, sugerindo formas de como conseguir atingi-los. É também consi-derado como momento de explanação de algo positivo, ou seja, torna-se a oportunidade de enfatizar algo que este funcio-nário tem de diferencial e deixá-lo ciente desses pontos, pois isso é fonte geradora de motivação. Os líderes, os coordenadores e os gestores têm um papel funda-mental junto à ferramenta de feedback, pois está nas mãos dos mesmos a responsabilidade de aplicar o processo junto aos fun-cionários. Por essa razão, esses profissionais que realizam o processo devem preparar-se para o momento de fazê-lo com suas respectivas equipes, precisam encontrar a melhor forma de estruturar a fala, o ambiente, a forma de como verbalizar o que precisa ser dito e se fazer claro na

ocasião, como já mencionado acima.

Ouço de muitos profissionais que o momento do feedback é um momento de tortura, uma ocasião de aflição, pois seus su-periores estão despreparados para tal situação, uma vez que esses não possuem domínio da ferramenta ou, até mesmo, usam da grosseria e do poder para intimidar os funcionários. Eles esquecem que o correto seria justamente o contrário - no mo-mento de feedback os gestores deveriam propiciar uma situação de troca, de aprendizado mútuo e instigar seus funcionários a melhorar sempre. É através des-se processo que os gestores de-vem desenvolver o capital huma-no, para que os membros da sua equipe possam gerar melhores resultados. Para finalizar, gostaria de lembrar aos líderes que não é suficiente saber realizar feed-back. Saber aceitar o feedback que também vem das equipes, para quem lidera é um desafio, pois esse é um exercício que traz desenvolvimento e que gera resultados surpreendentes. Que possamos refletir, cada vez mais, sobre a importância do feedback

Antonio Luiz AlexandreAdministrador de empresas e professor universitário nos cursos de Administração deEmpresas e Recursos Humanos.

A Importância do feedback

Empregos

- Vocabulário de fácil entendimento. - Clareza nas informações;- Tranquilidade;- Objetividade, ou seja, sem rodeios;- Evitar a pessoalidade;- Criação de um clima amigável;- Realização do feedback em um ambiente onde não haja interrupções;- Durante o processo, deve-se tentar maximizar o desempenho dos funcionários;- Propor um plano de ação para os pontos a serem melhorados.

FOLHA DE PIRABEIRABA JOINVILLE, JULHO DE 2013 16

A comunicação

Desenvolver o capital humano

Ache aqui seu novo emprego sidneysabel.blogspot.com.br

AUXILIAR ADMINISTRATIVOExperiência na função. Para trabalhar em Pirabeiraba.

AUXILIAR ADMINISTRATIVOExperiência na função. Para trabalhar em Pirabeiraba.

AJUDANTE GERALPara trabalhar em empresa de importação e exportação.

OPERADOR DE SACÉ necessária experiência na função. Para atuar em transportadora.

AJUDANTE DE COLETA SELETIVA (M/F)Não é necessária experiência na função. Para atuar em indústria.

AJUDANTE DE CARGA (M/F)Não é necessária experiência na função. Para atuar em empresa de transportes de cargas.

Enviar currículo com pretensão salarial para: [email protected]

Interessados enviar currículo para [email protected]

Interessados preferencialmente comparecer na Rua Max Colin, 1.196, sala 02 – América – Jlle/SC ou enviar currículos com o nome da vaga para [email protected] - Fone: (47) 3025-1166 contato para: [email protected]

contato: (47) 3433 5254 | [email protected]

ASSISTENTE DE PREPARAÇÃO DE MÁQUINA (M/F)Necessário vivência na função. Para atuar no setor de ferramentaria.

TELEFONISTA (M/F)Necessário ensino médio ou superior. Irá atuar na recepção dos clientes e atendimento telefônico ativo e receptivo.

AUXILIAR DE ALMOXARIFADO – com curso de empilhadeira.

AUXILIAR DE COZINHA /COZINHEIRO (A) - 20 vagas

CAMAREIRA – 6 vagas– para hotel.

COSTUREIRA– máquina reta

COZINHEIRA

CONFEITEIRA

CAIXA

CONSULTOR DE VENDAS

SEPARADOR DE MERCADORIAS

SOLDADOR MIG/TIG/ELÉTRICA

SERVENTE DE PEDREIRO

TORNEIRO MECÂNICO

AUXILIAR ADMINISTRATIVO PARA SAC - M/F

Ensino Médio Completo. Exige experiência na

área Administrativa. Para atuar no BUCAREIN.

Obs: de preferência com algum curso na área adm.

Salário: R$ 977,77 + VT (desc. de 6% do salário

base), alimentação fornecida na empresa (descon-

to mensal de R$ 26,00). Horário: 14:00 às 22:20

intervalo de uma hora - de segunda a sábado

Trabalha dois domingos sim é um não. Meio de

semana tem folga fixa.

AUXILIAR DE SALGADEIRO – Feminino Ensino

Fundamental Completo. Não exige experiência.

Para atuar no FLORESTA. Salário: R$ 835,00 + VT

+ Plano de Saúde. Horário: segunda-feira a

sábado – com disponibilidade de horários.

CONFEITEIRA – Feminino Não exige escolaridade.

Exige experiência. Para atuar no ATIRADORES.

Salário: R$ 1.300,00 + Alimentação no local + VT.

Horário: das 08:00 às 16:20 – segunda-feira a

sábado.

Interessados devem levar a Carteira de Trabalho,

CPF e RG e o CEP de seu endereço até a sede do

Cepat, que fica na rua Abdon Batista, 342, Centro,

perto do Mercado Público. O horário de atendimento

é das 8 às 14 horas, mas as senhas são entregues

até as 13h30. Os telefones são (47) 3467-0978 /

3437-1471.

AUXILIAR ADMINISTRATIVA

Com experiência, salário inicial R$750,00. Horário segunda a

quinta 7:00 ás 17:00h e sexta 7:00 ás 16:00h

AUXILIAR DE COZINHA

De segunda a sábado. Salário R$ 759,00 + benefícios.

ASSISTENTE COMERCIAL

Trabalhar com vendas internas Salário R$930,00 + benefícios.

AUXILIAR DEPÓSITO

Não é necessária experiência . Horário de segunda a domingo (com

escala). Salário R$1028,00.

AUXILIAR DE ESTOQUE Com experiência na função. Horário

comercial. Salário a combinar.

VENDEDORA INTERNA Experiência na função. Salário a combinar.

As tecelãs participantes do projeto �Mãos que Tecem� têm a oportunidade de aprimorar seu trabalho com uma capacitação que desenvolve as habilidades práticas no manuseio do tear e também de formação de preço, marketing e design. A ONG Comitê Fome Zero de Joinville. A presidente da ONG, Regina Marcis, conta que uma das primeiras atividades do grupo, foi conhecer o trabalho da artis-ta plástica Clara Fernandes, te-celã de Florianópolis que une a arte ao trabalho do tear. �As mulheres já visitaram meu ateliê em Florianópolis e agora faze-mos uma troca de experiências. Elas só precisam do estímulo, porque o trabalho em si já está rendendo muito�, relata Clara. A capacitação faz parte de um projeto financiado pela Embai-

xada da Austrália no Brasil, articulado pelo Comitê Fome Zero em Joinville. A iniciativa, intitulada �Resgate do patrimô-nio cultural de natureza imateri-al, relacionado à tecelagem Teu-to-Brasileira localizados em Jo-inville/SC�, prevê a instrução das tecelãs, o investimento na compra de materiais, como expositores, araras, fios, embala-gens de papel ecologicamente correto, a designer de moda, o técnico na formação de preços. Também prevê a elaboração de um estudo dos símbolos icô-nicos do município e uma exposição final, para a divulga-ção do material. O apoio finan-ceiro é no valor de R$ 14.300. Regina fala que após o término do curso elas teriam condições até de formar uma cooperativa, que iria facilitar e melhorar na própria distribuição de renda dos participantes. A professora Luciane Sell da Silva fala que o curso dá maior

representatividade ao trabalho delas e também ao município. �Fizemos um resgate dos símbo-los de Joinville e os materiais produzidos refletem as carac-terísticas pesquisadas�, conta a professora Luciane . O projeto da Embaixada da Austrália complementa um tra-balho que existe na Casa Krüger há quatro anos. As tecelãs, mo-radoras de Pirabeiraba, reúnem-se semanalmente para produzir artesanato a partir do tear. A do-na de casa Marisa Rosa Araújo, conta que frequenta o grupo como uma forma de alimentar seu gosto pelo artesanato. �Sem-pre gostei muito de artesanato e quando soube do projeto de tear logo me interessei. É uma forma também de ocupar a cabeça exercendo uma atividade que pode funcionar como uma se-gunda fonte de renda�, contaMarisa Rosa. O curso pode ter a participa-ção de qualquer pessoa. O pro-

jeto conta com o apoio da Prefeitura de Joinville por meio da Secretaria de Assistência So-cial, da Fundação Cultural, da Fundação Turística e da Funda-ção Municipal 25 de Julho.

17 FOLHA DE PIRABEIRABA JOINVILLE, JULHO DE 2013 Cursos

ONG Joinville Fome Zero realiza curso de tecelagemVerba é financiada peloGoverno Australiano, que aprovou projeto

Contato pode ser feito através do fone: 47 - 9901-3211 ou também no e-mail: [email protected] - Particpantes do

curso de tecelã;

2 - Alunas recebemorientação para mon-tagem do tear;

3 - Curso tambémteve orientação paraformação de preço;

4 - Alunas mostram o resultado final do trabalho executado.

Ter sucesso na vida é um desejo de todas as pessoas. Al-gumas focam seus objetivos e chegam lá. Outros, tentam, mas desistem. Agora, imagine você, conquistar seu espaço, e ao mes-mo tempo ter que lidar com algum tipo de deficiência física. A conquista então tem muito mais valor e passa a ser um exemplo para todos nós. Pois foi isso que duas mulheres fizeram, transformaram suas dificuldades em novas oportu-nidades e exemplo de vida. Maiara Goulart Benkendorf é massoterapeuta e esteticista, natural da cidade de Pitanga no Paraná, tem 26 anos e tem entre 10 e 15% de acuidade visual em função de uma Toxoplasmose que a mãe teve na gravidez. Mesmo quando criança, sem-pre buscava uma maneira de conquistar as coisas. Veio para Pirabeiraba pequenina. Já mo-

rou no Canela, Estrada do Oeste e hoje reside na Estrada Bonita. Na escola, os colegas, pro-fessores e amigos sempre a auxiliavam bastante. Isso foi muito importante para que pudesse ter confiança para bus-car novos desafios. Maiara diz que, mesmo com esse apoio, algumas vezes sentia o precon-ceito de outras pessoas. �Isso s e m p r e v a i acontecer, diz ela, mas à me-dida que foi a-madurecendo e entendo as coisas, ela já não dava mais atenção e le-vava com tran-quilidade. Ela conta que sempre gostou de massagem, sempre foi mui-to carinhosa. Quando termi-nou o 2º grau, conseguiu traba-lhar na Multibrás. Lá conheceu uma menina que continua sen-

do uma grande amiga, Fabiaba Formento, ela já fazia masso-terapia, e tem uma estética, a Vitali Centro de Estética. Recebi muitas orientações de-la. �Ela me incentivou a fazer o curso de estética. Como o curso era à noite, meu pai não gostava muito, pela questão da segu-rança. Mas consegui uma van para ir e voltar. Nos dois pri-

meiros anos foi a ss im. L ogo depois que co-mecei o curso, conheci o An-dré Benken-dorf, hoje meu m a r i d o. E l e sempre me in-centivou e me apoiou em tu-do, tanto com meu trabalho quanto ao meu problema vi-

sual. Muitas vezes ele me leva-va e buscava, alternando algu-mas vezes com minha cunhada. Durante o curso, as amigas da Multibrás e familiares comen-

t av a m q u e e u levava jeito, tinha um dom. No úl-timo ano do cur-so saí da Multi-brás. O curso du-rou dois anos e meio. Não conse-guia mais conci-liar meus horá-rios, pois preci-sava estagiar. Em casa eu fazia algumas massa-gens com familiares, vizinhos e amigos. Isso foi importante para ir me aperfeiçoando. To-dos me incentivaram a conti-nuar. No primeiro ano, atendi na casa da minha mãe. A clien-tela foi aumentado. No segundo ano casei, e resolvemos abrir uma sala para atender no centro de Pirabeiraba, próximo ao posto de saúde. De lá para cá conseguiu crescer bastante. Hoje tem uma clínica estética com aparelha-gem completa. Atende mais o público feminino, com estética facial e corporal e toda a parte de relaxamento. Também pos-

sui clientes masculinos, aten-dendo com estética facial e tera-pêutica da coluna. �Posso dizer que estou realizada para a dificuldade que eu tenho. Lógico que não estou conformada, mas vou buscar sempre o melhor. Já fiz bas-tantes coisas com a pouca idade que tenho. Posso dizer com certeza, que temos que acredi-tar na gente, que é o principal, ter fé e nunca desistir. Os obstáculos não podem ser maiores que a gente. Temos que ter Deus ao nosso lado e força de vontade. Nada cai do céu, nada é fácil�, diz com muito orgulho Maiara.

Nossa reportagem chega à residência da dona de casa Rosângela Souza da Silva Angewicz, que nos aguardava bastante ansiosa. Eram 19h30min quando seu filho Poiel Henrique abre o portão da casa, para nos levar até sua mãe. Enfim, depois de mais um dia de intensas atividades, e na

companhia de uma amiga que está ajudando temporariamente nos cuidados dos 3 filhos, abre um sorriso que nos deixa muito felizes. Quem a vê não acredita os percalços que ela teve que passar

na vida e conseguido criar seus três filhos. Mas não demonstra qualquer arrependimento, pelo contrário, já avisa no início da entrevista que o maior presente e orgulho que ela tem é exatamente ter sido mãe e criar as crianças com muita saúde.Rosângela teve Pólio aos 9 meses e, por um erro de avaliação,

acabou não recebendo a vacina a tempo, para evitar que a doença tomasse conta do seu corpo. Nessa época morava em Londrina/PR e a família foi a Curitiba buscar tratamento, mas não obtiveram êxito e Rosângela ficou com as sequelas da Pólio. A família não desistiu e

buscou outras formas de atenuar o problema mediante fisioterapia e tratamento médico. Aos nove anos ganhou sua primeira cadeira de rodas e conseguiu ter um pouco mais de independência.

Em 1993, mesmo com todos os problemas advindos da doença, ela acabou conhecendo seu esposo em Guaratuba. Casou-se, e cinco anos depois, passou a residir em Pirabeiraba. A adaptação inicial foi muito difícil na época, lembra ela: � Eu não tinha amigos aqui ainda, e a família continuava morando em Curitiba. Foi muito difícil esse início�, conta ela. Mas dois anos depois começou a frequentar a ADEJ, conheceu outras pessoas em situação parecida e aprendeu a se locomover pela cidade. Após o 5º ano de casamento veio seu primeiro filho, Poiel Henrique, hoje com 10 anos. Dois anos depois, conseguiu emprego e foi trabalhar no Hospital Bethesda, mas passado um período, voltou a ser dona de casa. Em 2009 conseguiu emprego na Secretaria

Distrital de Pirabeiraba, onde permaneceu até 2011. Nesse meio-tempo houve mais uma revolução na sua vida. Teve mais dois filhos, um casal de gêmeos, Caliel e a Izabela, mas acabou se separando. Embora todas estas dificuldades, Rosangela continua focando sua vida na criação dos filhos que como diz ela , são seu maior bem

e que lhe dão muita satisfação e orgulho, como força para ter chegado até aqui. Está realizada como mulher. Hoje está aposentada por invalidez, mas continua a frequentar os treinos de bocha, faz natação na Univille 2 vezes por semana e anda por toda a cidade quando necessita. Uma das maiores queixas que tem é com relação ao preço dos aparelhos voltados para a locomoção, como as cadeiras motorizadas. �São extremamente caras para o que é oferecido. O governo deveria dar um incentivo para que os preços baixassem�, afirma Rosângela. Fora isso ela garante a criação dos filhos como chefe de família e conta com a ajuda dos amigos quando surge algum imprevisto. Uma das coisas que a preocupa no dia a dia diz respeito a mobilidade urbana, já que apenas agora a legislação está mais voltada para pessoas com necessidades especiais.

18 Destaque FOLHA DE PIRABEIRABA JOINVILLE, JULHO DE 2013

Elas quebraram preconceitos e venceramApesar das dificuldades enfrentadas por suas deficiências físicas, a esteticista e massoterapeuta Maiara Benkendorf e

a dona de casa Rosângela resolveram enfrentar os preconceitos e deram a volta por cima.

Mãe com muito orgulho. Ela cria três filhos e sente-se realizada como mulher

Um toque decarinho e amorà profissão

Uma loja com muitas novidades e variedades para quem tem bom gosto. A Mais Charmosa é a nova loja de Pirabeiraba, inaugurada em junho. A loja tem diversos itens que não podem faltar no dia a dia da mulher sintoni-zada com o mundo moderno. Produtos que vão de per-fumes, tintura para cabelos, acessórios, batons, rimel, shampoos, condicionadores, cremes diversos, esmaltes, roupas íntimas, até muitos ou-tros itens que completam a mulher moderna. A proprietária, Shayene Sabel, apostou num mercado que cresce cada vez mais e conquista adeptos inclusive do público masculino, tanto que ela colocou à venda alguns produtos para homens, como perfumes e roupas íntimas.

“Queria ter um ponto que pudesse agradar aos dois pú-blicos, pois qualquer um deles poderá vir aqui e levar um presente para seu par, ou mesmo, escollher algo que possa complementar o seu dia a dia”, afirma Shayene. Os produtos são todos de primeira linha. A compra po-derá ser realizada na loja ou mesmo ser encomendada por e-mail. O pagamento é faci-litado através do cartão de crédito. A loja tem uma página eletrônica no Facebook, onde o internauta poderá conhecer diversos itens oferecidos e ver muitas dicas de uso dos pro-dutos. A loja fica situada na Rua Francisco Eberhardt no centro de Pirabeiraba. Fone de contato: (47) 9629-0152

19VariedadesWWW.FOLHADEPIRABEIRABA.COM

Mais CharmosaPatrícia

Borba Na foto: Elaine Francine da Silva

Joslaine Longo Campanha, Denise Sabel e Shayene Prisicla Sabel

Campanha.

A loja recebeu inúmeros clientes em sua inauguração e possui ampla

variedade de produtos.

Ela já participou de diversos concursos de beleza, já foi rainha da Festa das Flores, da Fenachopp, conheceu inú-meros artistas e viajou para uma boa parte do Brasil divulgando as belezas de Joinville. Agora ela inicia mais uma etapa em sua vida com a aquisição de um salão de beleza que leva seu nome, Patrícia Borba. Ela já estava em Pira-beiraba havia três anos e há quatro meses adquiriu o salão em que trabalhava. Patrícia mostra que é do ramo, além de ter o perfil para o negócio, desenvolta, comunicativa e continua com o sorriso de quem nunca deixou de ser rainha. Além dos cortes feminino, masculino e infantil, o salão ampliou os serviços e agora trabalha com estética, depilação, massagem e limpeza de pele. Também faz maquiagem e penteado, manicure, pedicure, coloração, escovas progres-sivas e definitivas. Além disso também vende produtos para cabelo e perfu-maria. Patrícia também conta com pacotes para noivas, debutantes e outros eventos tradicionais. O atendimento é realizado com hora marcada de terça a sábado a

partir das 9h sem fechar ao meio-dia. O cliente pode pagar com cartão de crédito e, acima de cem reais, o valor é par-celado. O salão fica no centro de Pira-beiraba, na Rua Olavo Bilac, 85 sala 01. Para o agendamento basta ligar para: 3424-6748 ou 9106-1489.

Nas fotos à esquerda, Patrícia em eventos re-alizados na Expoville nos tempos de Rainha da Fenachopp com o cantor Fábio Jr. e a can-tora Daniela Mercury. Agora (nas fotos a-cima) o sorriso e o ca-risma continuam os mesmos, na conquista de seus clientes.

Rua: Pastor Dommel, 36, sala 102 Pirabeiraba

E-mail: [email protected]

Fone: (47) 3424-1759 / (47) 9155-9149

Tratamentos Faciais

Limpeza de Pele

Massagem Modeladora

Drenagem Linfática

Drenomodeladora

Plataforma Vibratória

Radiofreqência Tripolar

Massagem Relaxante

Tratamento para Celulite

Atendimento

Nutricional

Personalizado

Janete com novo espaço Mais uma empresa de Pirabei-raba abre as portas em outro

bairro. Agora, a Janete Cabelei-reira expande suas atividades para o Bairro Costa e Silva, na rua Higino Aguiar, 301. Um espaço amplo, sofisticado e muito agradável, com área de espera tipo Home Cinema e vitrine com produtos de beleza para venda. Seu filho Peterson será o administrador do salão.

Certamente terá o mesmo suces-so de Pirabeiraba. Parabéns !

A Escola de Artes Fritz Alt, da Casa da Cultura, está com vagas abertas para os cursos de Desenho e Pintura. As inscrições começa-ram no dia 8 de julho e seguem até dia 12 de agosto. As matrículas podem ser efetuadas na Secretaria da Casa da Cultura, das 8 às 20 horas.Os cursos tem duração de um semestre e são voltados para alunos com mais de 16 anos.

Foram abertas 50 vagas. As aulas iniciam no dia 29 de julho. No ato de matrícula serão exigidas cópias das carteiras de identidade, CPF e comprovante de residência. A matrícula custa R$ 45, mesmo valor da mensalidade. A Escola de Artes Fritz Alt, da Casa da Cultura fica na rua Dona Francisca, 364. Informações pelo telefone 3433-2266.

Curso de desenho e pintura

20 Esportes

ATLETISMO TIRO AO ALVO

FUTEBOL Pirabeiraba vence mais uma e lidera

Equipe de Joinville conquista cinco medalhas e três recordes no Brasileiro

Juvenil Interclubes de atletismo Joinville

FOLHA DE PIRABEIRABA JOINVILLE, JULHO DE 2013

Realizando uma partida quase perfeita, o Pirabeiraba venceu a equipe da Tupy, atual campeã da competição. A partida aconteceu no domingo (14/07) na Sociedade Guarani e com essa vitória a equipe da casa assumiu a liderança iso-lada da competição. Partindo para cima do adversário desde o início da partida e com o apoio da torcida que compareceu em grande número para apoiar o time, o Pirabeiraba abriu o placar logo aos 15 minutos do primeiro tempo com um golaço do camisa 10 e meia-atacante Josi, que acertou um chute de fora da área indefensável para o golei-ro André, da Tupy. O time recuou um pouco, mas jogava nos contra-ataques, levando muito perigo ao gol da Tupy. No início do segundo tempo o técnico Da Silva colocou o ata-cante André Luiz, que acabou marcando o segundo gol da equipe, já nos acréscimos fi-nais da partida. Com este resul-

tado o Pirabeiraba se mantém invicto na competição e garan-tiu a liderança isolada na tabe-la. O técnico Da Silva está mais tranquilo e encaminha a equipe para o título do primeiro turno. “Temos muita coisa pela frente ainda. Temos que manter a se-riedade e continuar trabalhan-do para que não tenhamos sur-presas lá na frente. Vamos con-tinuar focados“, afirma ele. Para o Presidente do Pirabei-raba, Pedro Medeiros, o resul-tado, além de ter sido muito importante, dá mais confiança

para que jogadores e equipe técnica encaminhem a equipe ao título do turno. Em virtude das chuvas a próxima rodada foi transferida para Domingo (28/07) no Vila Nova quando o Pirabeiraba irá enfrentar a e-quipe do Palmeiras, às 15h15.

Num jogo bastante disputado, o Pirabeiraba bate a Tupy por 2 x 0 e é lider isolado da Primeirona

A equipe joinvilense Corvil-le/Felej/Rôgga, representada pelas atletas Tamiris de Liz, Bruna Maria Sestrem, Daiane Marisa Rohveder e Letícia Oro Mello, conquistou três me-dalhas de outro e duas de prata no Campeonato Brasileiro Ju-venil Interclubes de atletismo, realizado no final de semana em São Paulo. Acompanhadas pela treina-dora Margit Weise, as meninas de Joinville ainda superaram três marcas, estabelecendo no-vos recordes para os 100 e 400 metros rasos e no revezamento 4x100 metros. Na classificação geral feminina, a equipe ficou com a segunda colocação, com 79 pontos entre as 48 equipes de todo o Brasil. Tamiris de Liz mais uma vez dominou nos 100 e 200 metros rasos. Nos 100 metros, estabe-leceu o recorde do campeonato com o tempo de 11”63. Nos 200 metros, registrou sua melhor marca pessoal de 2013, com o tempo de 23”80. Nos 400 metros com bar-reiras, Bruna Maria Sestrem conquistou a medalha de prata,

mas com o tempo de 1’00”54 estabeleceu novo recorde brasi-leiro de menores para a prova (o recorde anterior era de 2002). O terceiro recorde da equipe no campeonato veio no reveza-mento 4x100 metros. As atletas venceram a prova com a marca de 47”34. Daiane Marisa Rohveder ainda conquistou a medalha de prata no Heptatlo e Letícia Oro Mello ficou em 6º lugar no salto em distância.

1

2

3

4

1 - Pedro Medeiros, Testoni, Sidney Sabel e Rogério Andrioli

2 - Depois do chute de Josi de fora da área o goleiro não viu a cor da bola, golaço!!

3 - Equipe do Pirabeiraba comemora com Josi o 1 x 0

4 - Pressão no cruzamento com mais uma defesa do goleiro da Tupy

HIPISMO

A 7ª etapa do Campeonato Citadino de Tiro ao Alvo Seta foi realizada na quinta-feira (27/6) e sexta-feira (28/6), às 19 horas, na Sociedade Dona Francisca. O torneio é disputa-do por 26 equipes. O campeonato está dividido nas seguintes categorias: Ouro Misto, com 8 equipes; Prata Misto, com 6 equipes; Ouro

Feminino, com 7 equipes; e Prata Feminino, com 5 e-quipes.São aproximada-mente 400 competidores.

7ª rodada do Tiro reuniu 400 competidores