Folha de Portugal - Edição 595

24
EDIÇÃO Nº 595 Ano 12 17 a 23 maio 2015 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 67.000 exemplares folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe Especial... PáGS. 6I /7 I Política... PáG. 8 O candidato desconhecido O antigo reitor da universidade de Lisboa será candidato às presidenciais. Mas quem é, afinal, António Sampaio da Nóvoa? Milhares de casais caminham juntos pelo Amor A 4ª edição da “Caminhada do Amor” reuniu milhares de casais, que dedicaram uma manhã a caminhar de mãos dadas ou que decidiram usar o diálogo como ferramenta. Sedentarismo, a doença do século XXI Para se ser uma pessoa sedentária não é preciso, literalmente, fazer nada. Os portugueses compreenderam bem o conceito e tornaram-se num dos povos mais sedentários da Europa. TEMA CAPA... PáGS. 6/7 Centro de Ajuda , defina hoje o que quer viver amanhã! PUB Conheça a história de Alberto, um ex--padre católico que abandonou a sua religião, na página 10i do nosso jornal. PUB

description

Milhares de casais caminham juntos pelo Amor. A 4ª edição da “Caminhada do Amor” reuniu milhares de casais, que dedicaram uma manhã a caminhar de mãos dadas ou que decidiram usar o diálogo como ferramenta.

Transcript of Folha de Portugal - Edição 595

EDIÇÃO Nº 595 ❚ Ano 12 ❚ 17 a 23 maio 2015 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

Especial... págs. 6i/7i Política... pág. 8

O candidato desconhecido■ O antigo reitor da universidade de Lisboa será candidato às presidenciais. Mas quem é, afinal, António Sampaio da Nóvoa?

Milhares de casais caminham juntos pelo Amor■ A 4ª edição da “Caminhada do Amor” reuniu milhares de casais, que dedicaram uma manhã a caminhar de mãos dadas ou que decidiram usar o diálogo como ferramenta.

Sedentarismo, a doença do século XXI■ Para se ser uma pessoa sedentária não é preciso, literalmente, fazer nada. Os portugueses compreenderam bem o conceito e tornaram-se num dos povos mais sedentários da Europa.

TEMA CAPA... págs. 6/7

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!

PUB

Conheça a história de Alberto, um e x - - p a d r e católico que abandonou a sua religião, na página 10i do nosso jornal.

PUB

DOMINGO  17 maio 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.ptem foco « 2EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

OBJETIVA

NEPAL VOLTA A TREMER: Os nepaleses fazem fila para ter acesso ao abrigo temporário e a comida em Tundikhel, Kathmandu. O primeiro sismo foi de magnitude 7.8 e a mais recente réplica de magnitude 7.3.

HEMANTA SHRESTMA/EPA

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Carla Vaz e Joana OliveiraCopydesk: Carla VazAssistente de Redação: Cláudia PereiraPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 67.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografia respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

■Em 2015, a Bandeira Azul irá ser hasteada em 299 praias, mais uma do que em 2014, e em 15 marinas, menos duas que no ano passado, anunciou o presidente da Associação Bandeira Azul. O mote é “Faz da mudança a tua praia”.

■As exportações aumentaram 4% e as importações diminuíram 1,4 no primeiro trimestre, face ao período homólogo, permitindo uma recuperação de 661,3 ME no défice comercial e uma subida da taxa de cobertura para 86,1%.

■A OMS divulgou um estudo inédito sobre os custos económicos da poluição do ar para os países da Europa. Mortes prematuras e doenças causadas pelo ar poluído geram ao continente um prejuízo de 1,6 biliões de euros.

■A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários condenou o fundador do BPN, Oliveira Costa, ao pagamento de 100 mil euros, por violação, a título doloso, do dever de prestar informação devida aos clientes do banco, entre outras infrações.

Verso

Frente

SUGESTÕES∫

PUB

No século XXI existem muitos problemas que afetam a sociedade, entre eles está a falta de comunicação entre as pessoas, mesmo estando a viver na época da comunicação.

Para além deste problema, existem muitos outros, tais como o sedentarismo, ou seja, a falta de vontade de desfrutar de uma vida com atividade física, quer seja ao ar livre ou em ginásios. O ser humano tem procedido a descobertas muito grandes, mas algumas delas tem contribuído para que as pessoas fiquem mais acomodadas.

Hoje em dia quando uma pessoa está a assistir televisão não é uma coisa recente, mas não precisa de se levantar para mudar de canal, aumentar o som ou desligar a televisão, bastando apenas carregar no botão do comando.

Quando uma pessoa chega a um prédio que tenha elevador acaba por utilizá-lo ainda que seja para subir apenas até ao primeiro andar.

Apesar de todas as descobertas que servem e muito para melhorar a qualidade de vida das pessoas, parece que cada vez existe menos tempo para tudo na vida, inclusive para comer, o que “obriga” a recorrer a muita fast food.

Os fracos hábitos alimentares aliados à falta de prática de exercício físico são um verdadeira “bomba”, o que acaba por causar o aparecimento e agravamento de problemas graves de saúde pública, como a obesidade.

Todavia, esta situação pode ser alterada, bastando para isso que cada pessoa comece a praticar exercício físico. Nem sequer a desculpa de não ter dinheiro para pagar a mensalidade num ginásio é aceitável, pois pode fazer caminhadas ao ar livre, andar de bicicleta e subir pelas escadas em vez de usar o elevador.

Lembre-se que o exercício físico é meio caminho andado para poder obter uma vida com mais qualidade.

Tenha uma boa leitura!

Mexer-separa viver

LISBOA CRIATIVA 1º Edição da Moda Conceptual Portuguesa

■Nos dias 30 e 31 de maio, o Mouraria Creative Hub, um espaço renovado em Lisboa, acolherá o fim de semana da moda conceptual portuguesa. Todos aqueles que gostam do diferente, do único e do especial, poderão ver as criações de designers e artistas portugueses, conhecidos e desconhecidos. Haverá ainda espaço e tempo para momentos musicais com a cantora Ana Cláudia, entre outros.

17/5/1792

É criada a Bolsa de Valores de Nova Iorque.

18/5/1890Inauguração da Estação Central do Rossio, em Lisboa.

20/5/1987

Otelo Saraiva de Carvalho é condenado a 15 de anos de prisão, por crime de organização terrorista.

21/5/1991

Morre Rajiv Gandhi, 47 anos, primeiro-ministro da Índia, num atentado à bomba.

19/5/1998

É inaugurada a Gare do Oriente, estação intermodal de Lisboa.

22/5/2001

23/5/1934Morrem os norte- -americanos Bonnie e Clyde, numa emboscada da polícia, no Louisiana.

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

As pulseiras eletrónicas começam a ser usadas como alternativa à prisão preventiva.

ensino

Sugestões da SemanaAstérix: O Domínio dos DeusesCINEMAGénero: Animação Classificação: M6Realização: Alexandre Astier e Louis Clichy

No ano 50 a.C., toda a Gália estava ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses resistiu aos in-vasores. Exasperado com a situação, Júlio César decide mudar de tática. Já que os seus exércitos são incapazes de se impor pela for-ça, será a civilização romana que irá seduzir os bárbaros gauleses.

O Rapto de Freddy HeinekenCINEMAGénero: Ação/Aventura Classificação: M16 Realização: Daniel Alfredson

Em 1983, um grupo de amigos de infância cometeram o crime do século: raptaram Freddy Heineken, um dos homens mais ricos do mundo e o herdeiro do império da cerveja Heineken. Este audacio-so e chocante crime, resultou no maior resgate alguma vez pago por uma pessoa. Um filme com Anthony Hopkins.

Ruth e AlexCINEMAGénero: Drama Classificação: M12Realização: Richard Loncraine

Casados há 40 anos, Ruth e Alex vivem num apartamento em Brooklyn. Com a vizinhança a ser cada vez mais abundante de jo-vens hipsters, Ruth e Alex decidem vender a casa. Segue-se um fim de semana hilariante, onde recebem as pessoas mais caricatas para ver o apartamento. Com Diane Keaton e Morgan Freeman.

>Culturaa sua carreira

DOMINGO  17 maio 2015

folhadeportugal.pt 3» sete dias

As profissões mais bem pagas em PortugalDescubra as profissões com remuneração mais elevada no nosso país.

■Apesar da crise económica atual, há setores onde as remunerações estão acima da média. Veja quais as 10 profissões mais bem pagas em Portugal.

Em Portugal, apesar da crise económica que se vive atualmente, há empresas e setores onde os efeitos não são sentidos.

1. Profissionais da BancaSete a oito mil euros por mês são os valores salariais médios atribuídos cargos superiores. A este valor, pode somar-se ainda um bónus mediante o desempenho, razões mais do que suficientes para ser uma das profissões mais bem pagas em Portugal.

2. Marketeers EstratégicosHá quem lhe chame a nova profissão da moda, mas, além de ser uma área que apresenta bons níveis de empregabilidade, o Marketing Estratégico é uma área que oferece boas perspetivas de crescimento. Sem falar claro das margens salariais.

Por exemplo, para profissionais em cargos de direção em início de carreira, o salário médio anual vai de 21.000 a€24.000 euros.

3. Pilotos e Controladores AéreosSe costuma ver anúncios de recrutamento para empresas de aviação, nomeadamente para pilotos e/ou controladores aéreos e gostava de trabalhar nestas áreas, talvez esteja na hora de se decidir a avançar com a candidatura. Um piloto de aviação civil leva para casa cerca de oito mil euros por mês, e os controladores de tráfego aéreo chegam aos cinco mil.

4. MédicosMédicos de especialidade, como cirurgiões ou dentistas, ocupam um lugar de destaque na lista das profissões melhor remuneradas. Os salários dependem da experiência e/ou estatuto de cada profissional.

5. Advogados e Juízes À semelhança dos médicos, estes profissionais integram também a lista das profissões com vencimentos mais elevados em Portugal. No entanto, para os advogados dificilmente se define um valor fixo, já que os seus honorários variam de acordo com a experiência que detêm e com o estatuto alcançado. Já para os juízes, os salários variam entre quatro a sete mil euros mensais.

Fonte: e-konomista.pt

Alunos do 12º ano pouco preparados Estudo indica que a formação escolar não está adequada aos perfis procurados pelas empresas.

■Um inquérito realizado a 47 empresas em Portugal concluiu que os currículos dos alunos são desajustados e que os estudantes do 12º ano estão pouco preparados para entrar no mercado de trabalho, revela a SIC.

O objetivo é o de conseguir adequar os perfis pretendidos pelas empresas e a formação escolar, para desta forma reduzir o desencontro que existe entre as necessidades das empresas e as qualificações dos alunos que estão a sair das escolas secundárias.

O estudo revela que as empresas consideram

prioritário adequar o ensino profissional (do 10º ao 12º ano), às suas necessidades práticas de recrutamento, uma vez que 80 por cento dos inquiridos “perceciona os candidatos do 12º ano como pouco preparados, enquanto 30 por cento melhoram esta perceção em relação ao ensino superior”.

370 QUILOS DE MARFIM APREENDIDOS EM LUANDA

❚Escondido em 12 malas, o marfim foi apreendido pela polícia angolana no aeroporto internacional de Luanda, estando detido um cidadão de nacionalidade chinesa.

DOMINGO  17 maio 2015

folhadeportugal.ptsete dias «

AS 7 CARACTERÍSTICAS

Acompanhe o estudo:

pelo mundoaconteceuAUSTRÁLIA VAI COMBATER A EVASÃO FISCAL

❚O chefe do Tesouro da Austrália anunciou medidas contra a evasão fiscal por parte de empresas multinacionais e para obrigar os fornecedores estrangeiros de produtos digitais a pagar imposto sobre bens e serviços.

pelo mundo

MAIS DE 1.000 IMIGRANTES CHEGAM À MALÁSIA

❚Vindos do Bangladesh e da Birmânia chegaram à Malásia, após terem sido abandonados por traficantes nas águas pouco profundas ao largo da ilha de Langkawi.

ACORDO ORTOGRÁFICO EM CABO VERDE

❚ O período experimental para a implementação do Acordo Ortográfico em Cabo Verde só termina em outubro deste ano, embora já esteja a ser utilizado, dispersamente e através de corretores, em alguns departamentos da administração pública e em alguns jornais online.

PUB

15,8% A percentagem de bebés nascidos fora do casamento sem coabitação dos pais quase que duplicou relativamente a 2009, passando pa-ra 15,8 por cento, avança a Lusa.

2014 Segundo o INE, mais de meta-de dos portugueses que se casaram no ano passado já viviam juntos e continua a cair o número de casamentos realizados em Portugal.

Género A presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género afirmou à Lusa que 72 das 308 autarquias têm um plano municipal para a igualdade e cidadania.

Hastas públicas A câmara de Lisboa irá discutir duas propostas para alienar, por hasta pública, 37 edifícios e terrenos municipais, por um valor base de licitação total de 21,2 milhões de euros.

ESPAÇO DO CIDADÃO

4

■As situações que costumam criar mais conflitos estão ligadas a trabalhos realizados fora do prazo acordado, com sérios prejuízos para o dono da obra. Também é comum o empreiteiro abandonar a obra, deixando a difícil tarefa de encontrar uma empresa

Professores esgotados e com problemas vocais

■A Federação Nacional de Educação veio alertar para o facto de um em cada três professores portugueses sofrer de elevados níveis de stress e 37 por cento ter problemas de voz.

Duas investigadoras da Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, inquiriram 800 docentes portugueses e descobriram que 30 por cento tinha

níveis elevados de burnout (estado de esgotamento físico e mental provocado pela vida profissional).

Turmas com muitos alunos e estudantes mal comportados são duas das causas que provocam stress nos docentes, os quais se queixam dos baixos salários, das condições de trabalho precárias, da grande exigência de tarefas burocráticas, da pressão de tempo para o desempenho das tarefas e das

exigências na relação com alunos e pais.

Um outro estudo realizado pelo Sindicato de Professores da Zona Norte revelou uma elevada prevalência de problemas de voz. 37 por cento dos professores tem uma perturbação vocal profissional, sendo que a grande maioria dos docentes (85 por cento) nunca teve qualquer treino vocal durante o seu percurso profissional.

É preciso estar atento e vigiar

OBRAS EM CASA interessada em dar continuidade à mesma. Há casos em que a obra é finalizada e os defeitos só são detetados mais tarde.

Fiscalizar a obraDepois do empreiteiro avisar que os trabalhos encomendados estão concluídos, não aceite a obra sem antes verificar se os termos do contrato foram cumpridos. Pode confiar a tarefa da vistoria a peritos da sua confiança, sendo que o empreiteiro também goza da mesma possibilidade. Não se

esqueça de notificar o empreiteiro do resultado da peritagem. Se ignorar estes cuidados, tal implica a sua aceitação. Como alternativa, poderá fazer a fiscalização durante a execução dos trabalhos em vez de a deixar para o final.

Um em cada três professores está à beira de um esgotamento e 37 por cento apresenta problemas de voz.

Fonte: deco.proteste

NUNO VEIGA/LUSA

» atualidade 5●●● REABILITAÇÃO

DOMINGO  17 maio 2015

folhadeportugal.pt

Um trabalho realizado com alcoólicos mostra que é pos-sível reabilitar pessoas dependentes do álcool, através de sessões de estimulação cognitiva.

Alcoólicos podem recuperar funções cognitivas

PUB

■Um projeto inédito em Portugal está a ajudar alcoólicos a recuperar as faculdades neuropsicológicas perdidas devido ao consumo, através de uma aplicação móvel que os estimula cognitivamente, demonstrando que estas perdas são reversíveis, disse recentemente à agência Lusa o coordenador do estudo.

O t raba lho, int itu lado “Reabilitação neuropsicológica em alcoólicos com recurso a aplicações móveis”, permitiu perceber que é possível reabilitar pessoas

dependentes do álcool através de sessões de estimulação cognitiva.

O estudo está a ser desenvolvido pelo mestrado de Neuropsicologia Aplicada da Escola de Psicologia e Ciências da Vida (EPCV) da Universidade Lusófona em parceria com o Instituto S. João de Deus – Casa de Saúde do Telhal.

Segundo Paulo Lopes, o estudo consistiu em fazer uma avaliação neuropsicológica, em todos os doentes internados, tendo sido escolhidos aleatoriamente dois grupos, um que entrou no projeto da estimulação cognitiva e outro que foi sujeito ao tratamento convencional.

Aplicações móveis ao serviço da saúde"A estimulação cognitiva é feita com recurso a uma aplicação móvel (mHealth), cujo modelo já existia noutros países mas com utilizações pontuais", explicou Paulo Lopes.

Portugal é até agora o país que faz uso deste programa de forma mais alargada e abrangente: na Casa de Saúde do Telhal foram avaliadas, desde 2011, 185 pessoas, das quais 83 usufruíram do programa de estimulação cognitiva.

Os principais resultados demonstram que estatisticamente o grupo estimulado “melhorou significativamente” em relação

ao outro grupo sujeito apenas ao tratamento convencional.

A razão para isso acontecer, tem a ver com o facto de a zona cerebral mais afetada pelos consumos ser “a parte frontal do cérebro, uma

área importante em termos de coordenação de atividades motoras, do pensamento, da resolução de problemas, é a área do cérebro tida como a parte executiva”, explicou.

O programa de estimulação consiste em jogos psicológicos, aplicados a ‘tablets’ ou telemóveis, que treinam as funções cognitivas e permitem recuperá-las.

Testes em curso“São dez sessões de 50 minutos ao longo de três semanas. As sessões são padronizadas, as aplicações são desenhadas e construídas por nós. Nessas aplicações temos tarefas para fazer: ver imagens, agrupar por pares, escolher as imagens corretas. São jogos para treinar a rapidez, a memória, a velocidade de processamento, a perceção e a linguagem”, disse o responsável.

O que se verificou no grupo estimulado foi uma maior capacidade de adaptação a situações adversas, maior controlo sobre si próprio, capacidade de resistir a um impulso e melhores tomadas de decisão.

“Neste momento já temos uma amostra de alcoólicos, t o x i c o d e p e n d e n t e s e toxicodependentes em substituição opiácea, em que 80 foram avaliados e 12 fizeram a estimulação cognitiva”, referiu ainda Paulo Lopes.

É possível reabilitar pessoas dependentes do álcool através de estimulação cognitiva

Joana Marques [email protected]

DOMINGO  17 maio 2015

folhadeportugal.pt

horas por dia sentados.Na Suécia, 70 por cento dos

inquiridos diz praticar desporto pelo menos, uma vez por semana, logo seguidos pelos dinamarqueses (68) e os finlandeses (66).

“O mais preocupante neste estudo, é o facto de 43 por cento dos inquiridos que se assume como sedentário, dizer que fazer exercício físico não é muito importante, nem interessante. Quase metade das pessoas pouco ou nada fazem

por considerarem que a atividade física não é importante”, sublinha Luís Negrão, assessor médico da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

36% dos inquiridos mostra vontade de praticar mais exercício físico, mas o dia a dia acaba por falar mais alto.

O sedentarismo é a falta ou a diminuição de atividade física, e está associado ao comportamento quotidiano da maioria das pessoas.

O ser humano do século XXI tem um grande problema para resolver: não faz

nada. E como é fácil e cómodo ser sedentário! Basta ficar sentado e não fazer rigorosamente nada.

Porque é que isso acontece? É uma geração relativamente jovem, que assistiu ao rápido avanço da tecnologia em detrimento do desenvolvimento da parte física do corpo.

Antes, se o Homem passasse o dia dentro da sua caverna não caçava, não comia, não era ágil o suficiente, para subir às árvores e colher fruta e podia facilmente ser atacado por outro predador.

Hoje em dia, que necessidade há de correr, caçar ou subir a árvores? Para comer basta sair de casa, de preferência usando o elevador, e ir

ao supermercado, que fica logo ali ao virar da esquina.

Com a rotina contemporânea, muitas doenças metabólicas têm surgido e têm sido apontadas como fatores de risco para doenças graves como a Diabetes, hipertensão e obesidade, todas elas agravadas pelo estilo de vida sedentário.

Portugueses entre os mais sedentáriosMaio é o Mês do Coração e a Fundação Portuguesa de Cardiologia apresentou, recentemente, o estudo “Os Portugueses e o Sedentarismo”.

Cerca de 64 por cento dos inquiridos confessa que pratica menos de uma hora e meia de exercício físico por semana. As mulheres mostram ser mais sedentárias que os homens, 44 contra 56 por cento, respetivamente.

Com o avançar da idade, esta tendência de hábitos sedentários

aumenta, associada à quantidade de tempo que cada indivíduo passa sentado por dia: 30 por cento dos inquiridos passam entre cinco a dez

tema capa « 6

Joana Marques [email protected]

Quase dois terços dos portugueses praticam menos de uma hora e meia de exercício físico por semana, o que nos coloca entre os países mais sedentários da Europa.

SEDENTARISMO, a doença dos portugueses modernos

64% dos inquiridos pratica menos de uma hora e meia de exercício físico por semana

-O sedentarismo está associado a

várias doenças metabólicas,

como a Diabetes

DOMINGO  17 maio 2015

folhadeportugal.pt» tema capa 7

1.Usar mais as escadas do que o elevador;2.Evitar as escadas rolantes;3.Evitar usar o carro para ir até locais próximos como a pada-ria, comprar o jornal e peque-nos mercados;4.Limpar a casa ou varrer o jar-dim, sendo que as atividades domésticas são bastante positivas;5.Ficar menos tempo parado

em frente a uma televisão ou a um computador; 6.Estacionar o carro mais longe;7.Fazer mais programas ao livre com a família ou amigos, como caminhadas ou piqueniques; 8.Dormir bem;9.Fazer refeições saudáveis;10. Usar a praia, mais como um local para caminhadas do que para descanso na areia.

COMO COMBATER O SEDENTARISMO

�A média nacional de popu-lação sedentária é de 64%, enquanto que a média euro-peia é de 42.

�As doenças cardiovascu-lares são responsáveis por mais de um terço de toda a mortalidade.

�A atividade física regu-lar reduz o risco de ataques cardíacos em mais de 30%.

�A inatividade física confe-

re um risco semelhante ao da obesidade e do tabagismo.

�Para deixar de pertencer ao grupo dos sedentários, é preciso gastar no mínimo, 2.200 calorias por semana em atividades físicas.

�Recomenda-se a prática de exercício físico modera-do durante 40 a 60 minutos, três a cinco vezes por semana.

Esperança de vida aumenta com atividade físicaA esperança de vida pode aumentar, em média, 3,4 anos em pessoas que praticam atividade física moderada.

■As estratégias para combater o excesso de peso e a obesidade devem incluir os princípios de uma alimentação adequada, reduzindo a ingestão calórica nos casos em que seja necessário, e incrementar a atividade física para alcançar um estilo de vida saudável.

Para além do exercício físico, a ingestão de energia dever ser igual ao gasto de energia, pelo que é fundamental transmitir-se a ideia de que as pessoas devem comer menos e movimentarem-se mais, tendo um estilo de vida mais ativo.

“De pequenino se torce o pepino”Vários especialistas sublinham a

importância dos pais incentivarem a prática de atividades físicas na infância. A criança irá ganhar em várias vertentes, desde a área psicomotora à social.

Fisicamente, o desporto desenvolve a coordenação motora, atua no fortalecimento ósseo, e terá vários outros benefícios, dependendo da atividade escolhida.

Além disso, do ponto de vista social, a interação entre crianças trabalha questões como a autoconfiança, a capacidade de expor ideias e o respeito pelo próximo. É uma oportunidade para testar limites, conhecer o seu próprio potencial e entender que existem regras na vida em sociedade. j.m.

DOMINGO  30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

●●● presidenciais

DOMINGO  17 maio 2015

folhadeportugal.pt

Sampaio da Nóvoa, o candidato às presidenciaisO antigo reitor da universidade de Lisboa sderá candidato às eleições presidenciais, esperando ainda pelo possível apoio do PS.

■Segundo apurou a TVI, Sampaio da Nóvoa já sabe que conta com o apoio de António Costa e o primeiro a declarar o seu apoio foi Mário Soares. O antigo Presidente da República diz que gostaria que Sampaio da Nóvoa fosse candidato e naturalmente que o apoia.

Soares esteve ao lado de Sampaio da Nóvoa no encontro das esquerdas, em maio de 2013, onde saudou efusivamente o seu discurso.

A TVI considera que o PS está a gerir o dossiê das presidenciais com cautela. Por um lado, o objetivo é concentrar forças nas legislativas. Por outro, os socialistas têm tido dificuldade em encontrar um candidato com potencial de vencedor.

Depois de António Guterres e António Vitorino terem ficado de fora, o nome de Sampaio da Nóvoa

Carla Vaz [email protected]

-Sampaio da Nóvoa é ainda desconhecido por muitos portugueses, mas muito reputado nos meios académicos

PUB

manuel de almeida/ lusa

cria algumas dificuldades ao PS por ser um candidato muito à esquerda e por não ser muito conhecido dos portugueses.

A aproximação de António Sampaio da Nóvoa ao PS tem sido gradual ao longo dos últimos tempos. O ex-reitor esteve no congresso socialista, onde discursou e defendeu que ninguém tem direito de se demitir ou renunciar no momento que o país atravessa. Sampaio da Nóvoa também marcou presença no congresso da cidadania. Aí manifestou-se disponível para uma candidatura à Presidência da República, tendo recebido muitos elogios do presidente do PS.

OpiniãoA comentadora da TVI, Constança Cunha e Sá, afirma que o discurso de Sampaio da Nóvoa na apresentação oficial da sua candidatura às presidenciais foi de rutura. “Foi um discurso de rutura em relação

à forma como Cavaco Silva exerceu os seus dois mandatos e de rutura em relação a austeridade. Temos um candidato que tem uma postura mais interventiva”.

política « 8

BIOGRAFIA■ António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa nasceu em Valença do Minho, em 1954. É professor catedrático do Instituto de Educação da universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade.Doutor em Ciências da Educação, pela universidade de Genebra, e em História, pela universidade de Paris IV, tem-se dedicado a estudos de história da educação e de educação comparada. Professor catedrático do Instituto de Educação da universidade de Lisboa, leccionou também em diversas universidades estrangeiras, nomeadamente Genebra, Paris V, Wisconsin, Oxford, Columbia e Brasília. É autor de mais de 150 publicações, entre livros e artigos, publicados em 12 países. Sampaio da Nóvoa exerceu, entre maio de 2006 e julho de 2013, o cargo de reitor da universidade de Lisboa. A 15 de novembro de 2008, quando exercia o seu primeiro mandato, apresentou a demissão do cargo no contexto da reforma estatutária da universidade de Lisboa, tendo sido reeleito a 12 de março de 2009, conforme os novos requisitos legalmente estabelecidos.Em 2012 promoveu com o reitor da Universidade Técnica de Lisboa, António da Cruz Serra, a fusão de ambas as universidades, com o intuito assumido de obter a dimensão crítica para competir no mercado globalizado do ensino superior e da ciência. É reitor honorário da universidade de Lisboa, desde fevereiro de 2014.

antónio cotrim/ lusa

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

9DOMINGO  17 maio 2015

folhadeportugal.pt» economia

PUB

Ter uma base sólida é um bom começoTudo necessita de uma boa base, caso contrário aquilo que for construído com certeza não conseguirá ser nada muito grande, isto até mesmo para uma pequena construção de “lego”.

ENTREVISTA

existir qualquer ventania acaba por derrubar a empresa e o empresário.

O Encontro EmpresarialNa cidade dos estudantes teve lugar mais um Encontro Empresarial, com o intuito de promover a motivação necessária para que cada empresário consiga implementar na sua empresa o aprendido e, desta forma, obter resultados de sucesso.

O orador Manuel Teixeira transmitiu a todos os presentes a importância de criar bases sólidas para que a empresa consiga obter o sucesso desejado.

Este evento contou com mais de meia centena de empresários da região Centro de Portugal, que tiveram a oportunidade de obter ferramentas necessárias para criarem uma base sólida para a sua empresa.

Contaram ainda com a participação de Luís Transmontano, um empresário que tem experiência no ramo imobiliário, compra e venda de imóveis, o qual salientou que os erros que cometeu enquanto empresário contribuíram para que conseguisse superar os momentos menos bons que enfrentou na sua vida empresarial.

Todos os participantes puderam participar de um momento de confraternização, onde trocaram contactos com o intuito de serem obtidas algumas parcerias. Os

participantes deste evento saíram já na expetativa de participar no Encontro Empresarial do próximo mês.

João Filipe [email protected]

Folha de Portugal (F.P.): Como é que chegou ao mundo dos negócios? E em que consiste a Estrela D´Marfim? Manuel Martins (M.M.): A Estrela D´Marfim é uma empresa na área de hotelaria que abriu em 1955 mas que só é da minha gerência e do meu irmão desde 2007. Depois de a termos adquirido fizemos grandes alterações para podermos prestar um serviço melhor.

F.P.: Em que medida é que o Encontro Empresarial o ajudou no sucesso como empresário? M.M.: Participo no Encontro Empresarial há cerca de quatro meses e sem dúvida que tem sido uma experiência inesquecível, pois tem-me aberto a mente, ensinado como ser um empresário inabalável e dado a visão de quanto além posso ir. Aqui recebo forças e direção para alcançar algo que outrora ficava adormecido por causa da fragilidade.

F.P.: Que projetos tem para o futuro?M.M.: Tenho um projeto na manga e outros em vista, que em breve divulgarei.

F.P.: Que conselhos dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar? M.M.: O conselho que dou a quem já é empresário e tem vivido de uma forma restrita e com dificuldades, é que venha participar dos Encontros Empresariais. Afinal, já deram o primeiro passo que foi iniciar o negócio, agora deem o segundo e venham participar nas orientações de quem tem a Direção de Deus e, com certeza, tudo mudará.

Aos que querem vir a ser empresários, digo-lhes que não tenham medo, afinal o que há de mais forte do que o querer? Venha ao Encontro Empresarial e receba toda a orientação para que possa vir a a ser um grande empresário de sucesso e diga “eu sou forte”.

“Tem sido uma experiência inesquecível”

O orador Manuel Teixeira transmitiu a todos os presentes a importância de criar bases sólidas para que a empresa consiga obter sucesso

■O tecido empresarial português é constituído maioritariamente por Pequenas e Médias Empresas (PME). Dentro deste grupo podemos ainda contabilizar algumas empresas de cariz familiar, ou seja, microempresas.

O que mais é notado na constituição de uma empresa é que o empresário se esquece de criar uma boa base. Muitos pensam que ser um bom profissional, ter bons produtos/serviços e bastantes clientes é o suficiente para obter sucesso, mas, muitas vezes, isso não chega. O que leva muitas empresas a ter uma entrada de rompante, com um sucesso muito elevado nos primeiros tempos de existência, mas, após o primeiro arranque fulgurante, acabam por sucumbir.

Quando um país enfrenta uma crise económica e financeira muito grave, esta acaba por ser a “peneira” para se perceber quais são os bons e maus negócios. As empresas que têm uma base sólida, normalmente, conseguem ultrapassar toda e qualquer tempestade, mas se esta não

DOMINGO  17 maio 2015

folhadeportugal.pt

●●● ELEIÇÕES

■Ao contrário do que era especulado à boca das urnas, os Conservadores de David Cameron, ultrapassaram os 325 lugares necessários para uma maioria absoluta, permitindo-lhes assim governar sozinhos pela primeira vez desde 1992.

O Partido Conservador triunfou no ato eleitoral do passado dia 7 de maio, no Reino Unido e a derrota pesada dos Trabalhistas surpreendeu, ao contrariar todas as sondagens que davam como certo o resultado mais renhido das últimas décadas.

Depois do encontro com a Rainha Isabel II para aceitar o mandato para formar governo, o primeiro- -ministro reeleito, com 36,9 por cento dos votos e 331 deputados eleitos, Cameron discursou à porta do nº 10 de Downing Street.

“Acredito que estamos à beira de algo especial no nosso país. Como governo maioritário, vamos poder cumprir todo o nosso programa”, declarou.

Entre o recitar das promessas

eleitorais, como a melhoria nos cuidados infantis, a criação de emprego e a redução nos impostos, Cameron reafirmou a promessa de convocar um referendo à permanência na Europa.

A margem de vitória foi surpreendente até para Cameron, que disse que nunca acreditou chegar ao fim da campanha no lugar em que está agora. O governante dispensa assim os Liberais Democratas, com quem tem governado desde 2010.

O nacionalismo escocêsA vitória dos Nacionalistas na Escócia não leva o primeiro-ministro britânico a repetir um referendo sobre a independência na Escócia.

Cameron lembrou ao canal Channel 4 News, que se realizou um referendo sobre essa matéria no ano

passado e que a resposta da maioria dos escoceses foi manter-se no Reino Unido.

A possibilidade de repetir a consulta popular ganhou força depois da grande vitória dos Nacionalistas Escoceses, de Nicola Sturgeon, na Escócia, o reeleito primeiro-ministro não aceita um novo referendo.

A questão europeia A p e s a r d o r e s u l t a d o surpreendentemente decisivo, existe alguma incerteza sobre se a Grã- -Bretanha vai permanecer na União Europeia.

A vitória de Cameron significa que o Reino Unido vai ter um referendo, prometido pelo primeiro-ministro, à permanência na União Europeia. O governante diz que quer ficar, mas apenas se conseguir renegociar a relação de Londres com Bruxelas.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, reagiu à vitória congratulando Cameron e afirmando que a Comissão irá analisar qualquer proposta britânica de uma forma “educada, amigável e objetiva”.

David Cameron conseguiu uma maioria absoluta ao contrário do que se esperava

Joana Marques [email protected]

10 reportagem «

David Cameron ganha eleições no Reino Unido

O 56º Parlamento do Reino Unido foi eleito no passado dia 7 de maio. Depois de muita especulação sobre se haveria ou não maioria absoluta, David Cameron acabou por assegurar o lugar.

PUB

DOMINGO  17 maio 2015

folhadeportugal.pt 11» atualidade

A verdade dos factosOs meios de comunicação têm a função de informar, mas, muitas vezes, esta “arte” é con-fundida com a forma de denegrir e criar na opinião pública boas ou más indicações sobre uma pessoa ou instituição.

■O Centro de Ajuda (CdA) está estabelecido há 25 anos em Portugal. Quando chegou a este “cantinho” à beira mar plantado, logo despertou muitos “ódios” no meio religioso instalado em Portugal.

Neste quarto de século existe

um facto muito importante, uma vez que até ao momento da chegada desta instituição não existia muito conhecimento pela população portuguesa sobre o movimento evangélico.

Existia na cabeça de muitas

pessoas apenas a religião tradicional Católica Apostólica Romana e das Testemunhas de Jeová.

Os movimentos Pentecostais que existiam, não eram conhecidos, possivelmente pelo facto de não incomodarem os poderes instalados.

Mensagem novaQuando o CdA chegou, os poderes instalados começaram a perder a sua preponderância na sociedade e os religiosos tradicionais começaram a levantar acusações desprovidas de verdade.

Tudo isto apenas serviu para permitir o crescimento exponencial do CdA.

Contudo, ainda existem determinados órgãos de comunicação social que continuam com preconceitos e permitem-se assim fazer notícias, o que é lamentável no meio jornalístico.

A mensagem do CdA revolucionou Portugal e o

mundo, uma vez que muitas pessoas têm encontrado uma transformação de vida, famílias têm sido restauradas e muitos desempregados hoje são geradores de postos de trabalho.

Reposta a verdadeDevido à falta de rigor na forma de publicar notícias, o CdA em Portugal conseguiu obter dois direitos de resposta a dois jornais diários, o Diário de Noticias e o Jornal de Notícias, curioso ou talvez não, os dois pertencem ao mesmo grupo económico.

Estes dois órgãos de comunicação publicaram de uma forma maldosa e deturpada os factos.

Fazendo uso de uma ferramenta da lei que permite a todos os ofendidos reporem a verdade dos factos, e o CdA fez uso desse seu direito.

Os dois órgãos referidos acabaram por publ icar recentemente os direitos de resposta e o CdA vê, desta forma, reposta a verdade dos factos.

Os dois órgãos referidos acabaram por publicar os direitos de resposta. O CdA vê, desta forma, reposta a verdade dos factos

João Filipe [email protected]

■Não é preciso ser-se desportista, nem estar sujeito a muitos esforços para desenvolver uma pequena contusão muscular. Basta tropeçar, bater na esquina de um móvel e, de imediato, sentimos dor e dificuldade de movimentar a região muscular afetada. Nestas situações, aplicamos com frequência gelo.

Mas será que o gelo ou o saco de água quente, outro recurso de utilização simples e bastante acessível no tratamento de lesões, têm a mesma função?

O gelo deve ser utilizado quando há sinais de inflamação, enquanto o saco de água quente auxilia no relaxamento muscular, em casos de tensões esporádicas.

Utilização de geloO gelo deve ser utilizado quando há inflamação, nomeadamente quando há sinais como dor, inchaço, vermelhidão, aumento

da temperatura do local afetado e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força).

Nestas situações, o gelo irá ajudar a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão. Em casos de lesões mais graves, como entorses de tornozelo, quanto mais rápido colocar gelo na zona afetada melhor será o efeito.

No entanto são necessários alguns cuidados: deve-se colocar uma proteção entre o gelo e a pele,

como um pano ou um plástico, e o tempo da aplicação deve ser de 20 minutos. É necessário um período de, no mínimo, duas horas entre a primeira aplicação e a segunda.

Alguns médicos aconselham o uso do gelo, no máximo, duas vezes ao dia e referem que há exceções para aplicar o gelo, como no cotovelo e região lateral do joelho, uma vez que alojam nervos

superficiais. Nas extremidades do corpo (dedos das mãos e dos pés) o tempo de aplicação deve ser menor e a precaução redobrada.

Recorrer ao calorJá o calor superficial de um saco de água quente ajuda no relaxamento muscular, devendo ser utilizado em casos de tensões musculares esporádicas. Se o atleta sentir tensão muscular crónica, isto é, se sentir algum músculo tenso, o calor vai aliviar a contração muscular excessiva apenas temporariamente.

Outros dos cuidados a ter é não usar o saco de água quente logo após a lesão. A temperatura deve ser elevada, mas suportável para não causar queimaduras.

Contudo, em qualquer um dos casos, deve sempre consultar o médico para avaliar o risco da lesão.

DOMINGO  17 maio 2015

folhadeportugal.ptbem-estar « 12

O gelo deve ser utilizado em caso de inflamação e o saco de água quente ajuda no relaxamento muscular

Joana Marques [email protected]

Ingredientes: �300g de morangos frescos�32 bolachas Oreo �1/2 chávena de manteiga derretida

�200g de chocolate de leite �100g de chocolate preto �200ml de natas

Existem diferenças no tratamento das lesões, e a utiliza-ção incorreta de gelo ou de um saco de água quente pode agravar a lesão.

Gelo ou saco de água quente?

PUB

TARTE DE OREO COM

MORANGOS

SEMANARECEITA DA

Preparação:Triture as bolachas Oreo até ficarem em pó. Junte a manteiga derretida e misture. Deite o granulado numa for-ma e pressione com uma colher para ficar uma base consistente. Coloque no congelador enquanto prepara o re-cheio. Parta o chocolate aos pedaços. Num tacho coloque as natas e

aqueça-as, sem deixar ferver, e deite--as depois por cima dos pedaços de chocolate. Misture bem até derreter o chocolate. Deite o preparado por cima da base de bolachas Oreo e espalhe os morangos por cima. Leve ao frio durante pelo menos duas horas.

Fonte: omeubemestar.com

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 17 maio 2015

Pág. 5i

bispo Júlio Freitas

Pág. 3i

Ele dá 7, em contrapartida...

Quando o servo se torna rei

bispo Edir Macedo

Bispo Júlio Freitas em visitas missionárias pelo paísO bispo Júlio Freitas foi a vários Centros de Ajuda do país, com visi-tas missionárias cujo o objetivo era o de determinar uma mudança de vida nas pessoas.

D epois de ter estado no Norte do país, a semana passada o bispo Júlio

Freitas visitou alguns Centros de Ajuda (CdA) na região de Lisboa, realizando reuniões especiais no Templo Maior, em Chelas, no Império, em Almada e na Baixa da Banheira.

Entregar a vida para Deus e estar dependente d’Ele é fundamental para que qualquer pessoa consiga alcançar uma mudança significativa na sua vida.

Confiança a 100 por centoAs dívidas parecem não ter fim? Todos os meses têm sido uma luta para conseguir pagar as contas? Existe uma solução!

Os problemas financeiros

fazem parte da vida da maioria da população e o mercado oferece muitas formas para tentar solucionar essas dificuldades e prosperar. Porém, para se estabelecer financeiramente, apenas uma solução é eficiente – uma Aliança com Deus. Como funciona um casamento? A partir do momento em que a pessoa se casa, está unida, aonde um vai, o outro também vai... Esta é a base do casamento.

Casamento com a ProsperidadeNo passado dia 4 de maio, às 20 horas, no Templo Maior, em Chelas, realizou-se o “Casamento com a Prosperidade” e o divórcio com a miséria. A reunião contou com a presença do bispo Júlio Freitas e centenas de pessoas que não quiseram deixar de estar presentes.

Na oportunidade, o orador

determinou a Prosperidade na vida dos presentes, declarando-os livres do espírito da miséria, da preocupação, da acomodação, do negativismo, das dívidas, do salário defraudado, da pobreza que reinou

na vida e na família dos presentes por muitas décadas. “O Senhor Jesus é a Prosperidade, a vida com abundância, foram as Suas Palavras, O próprio disse: ‘Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância’ (Jo 10.10). Ter Jesus é estar casado com a prosperidade, com a abundância, a fartura e o sucesso”, afirmou.

Entregar a vida a Deus é fundamental para alcançar a mudança

¡Joana Marques [email protected]

TEMPLO MAIOR

ALMADA

IMPÉRIO

BAIXA DA BANHEIRA

DOMINGO ■ 17 de maio 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

2i

centro de ajuda . Superação

aconteceu comigo!

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na Eternidade, e cujo Nome é Santo: Num Alto e Santo Lugar habito; como também com o contrito e abatido

de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.”

(Isaías 57.15)

18 05

conquistasfinanceiras.pt

PUB

A pesar de ter marido e filhos em casa, andava durante a noite à procura de carinho

e de qualquer pessoa que fosse, para conversar, para me ouvir. Em casa não fazia nada disso e sentia que no seio familiar não tinha a devida atenção. A minha vida estava completamente virada do avesso.

Em casa só haviam discussões, eu e o meu marido nunca estávamos de acordo um com o outro e, muitas vezes, existiam mesmo agressões físicas. Éramos muito ciumentos os dois e os filhos eram motivo para discussões também.

Entretanto descobri que o meu marido tinha outra pessoa. Apesar de eu própria ter outras pessoas, julgava que o meu marido iria estar sempre ali seguro. Por isso, quando descobri que ele tinha outra, perdi a vontade de viver. Nessa altura só tinha vontade de acabar com a minha vida. Não pensava nos meus filhos sequer...

Não queria estar com ninguém, não me sentia bem ao lado de ninguém, não queria sair para lado nenhum.

Saía de casa à noite e andava por aí, nas ruas, sozinha pela madrugada fora... Uma situação que durou mais de um ano. Não queria ver o meu marido à frente, nem os meus filhos e só queria sair de casa.

Não tinha nada, nem ninguém e os meus pensamentos eram só de suicídio. Pensava que ninguém precisava de mim, nem os meus filhos, nem o meu marido e nem ninguém da minha família. Nesse momento pensei mesmo em arranjar uma forma de pôr termo à minha vida... Mas durante várias noites havia algo que me puxava sempre de volta a casa. Nessa altura agarrei-me a Deus”, conta Luísa.

O processo de mudança“A minha irmã, que era frequentadora do Centro de Ajuda, levou-me com ela até à Igreja. Ali, falei com o pastor e iniciei as correntes de libertação, um processo lento e que não foi fácil. Tinha consciência daquilo que estava errado em mim e sabia que não queria continuar assim. Aos poucos comecei a ver mudanças em mim e na minha vida...

Deixei de ser aquela pessoa má, arrogante e bruta que chegava a casa

e só queria discutir, e entreguei-me a Deus, para que Ele fizesse de mim uma pessoa melhor.

Hoje sou uma pessoa muito mais calma e paciente, deixei de procurar outras pessoas e só sinto vontade de estar com o meu marido. A nossa relação mudou completamente!”, sublinha.

A Fogueira Santa“A primeira vez que participei na Fogueira Santa não o fiz corretamente, fi-lo à minha maneira e, obviamente, nada daquilo que eu pedi vi ser concretizado. Nessa Fogueira Santa queria tudo, mas não fiz nada. Senti-me muito mal com isso, tinha vergonha de mim mesma, e estive algumas semanas sem ir à Igreja, inclusivamente. Depois voltei e dei o meu melhor!

Na Fogueira Santa seguinte dei o meu tudo, fiz a minha parte, o meu Sacrifício, e Deus agiu na minha vida, abençoou-me e mudou-me completamente”, garante.

“A minha vida estava virada do avesso”Luísa não se sentia bem em casa, junto do seu marido e da sua família. Procurava conforto na rua, com outras pessoas, e perdeu a vontade de viver.

Luísa Gouveia, CdA setúbaL 1

(av. do aLentejo, nº 30 – 4 Caminhos)

¡Joana Marques [email protected]

Escreva tudo aquilo em que o TEM-PO e o DESENVOLVIMENTO farão a

diferença na sua vida:

Entregue, na próxima

segunda-feira, no seu

CdA!

_______________________________

_______________________________

_______________________________

_______________________________

_______________________________

_______________________________

_______________________________

ABRA TODAS AS PORTAS

QUE ESTAVAM

FECHADAS!

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O Centro de AjudA não cobra para D

definA hoje o que quer viver AmAnhã!

DOMINGO ■ 17 maio 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

bispo Edir Macedo

centro de ajuda . Reflexão

mensagem

Quando o servo se torna reionstantemente vemos nos noticiários os estragos feitos por terramotos em várias partes do mundo. As

imagens são impressionantes: pessoas desesperadas, desequilibrando-se de um lado para outro, tentando-se segurar em algo sem conseguirem se firmar. Muitas acabam por ser atingidas pelas construções que desabam por causa dos tremores. Crateras e fendas abrem-se na terra. Prejuízos gigantescos e vidas perdidas, de forma repentina e inesperada. Já tentou imaginar qual é a sensação de sentir o chão a tremer sob os seus pés? Esta é uma situação desesperante, na qual ninguém deseja estar.

Mas, infelizmente, muitos que estão na Obra de Deus têm provocado um terramoto devastador nas suas vidas. A Bíblia afirma que, quando o servo se torna rei, a terra estremece (Provérbios 30.21-22). O chão é abalado, de maneira que não se consegue mais ficar em pé.

Um verdadeiro terramoto acontece sob os pés dos servos que passam a ser senhores de si mesmos. E tudo o que construíram durante os anos de serviço rui num piscar de olhos.

Isso acontece porque o que nos sustenta no Reino e na Obra de Deus é o facto de termos, realmente, Jesus como nosso Senhor. O senhorio d’Ele é responsável pela nossa estabilidade e equilíbrio. Então, quando alguém deixa a condição de servo e se coloca em lugar de senhor, este não pode mais ser sustentado por Deus, tampouco pode sustentar-se a si mesmo por muito tempo. Aí começam os tremores: orgulho, pecado, autossuficiência, mágoa, relaxamento, cobiça, malícia... Todos eles causam grandes estragos. E quem conseguirá permanecer de pé com eles?

É por essa razão que muitos alegam abandonar a Obra por coisas tão pequenas. Muitas vezes, por uma palavra mal colocada, uma ordem

mais severa, uma repreensão que não agradou, um conselho contrário ao seu querer ou uma injustiça são suficientes para que esses caiam. Mas, na verdade, caem não por causa dessas coisas, mas porque um terramoto já estava a acontecer debaixo dos seus pés e as suas estruturas já tinham sido abaladas. Passaram de servos para senhores, deixaram de servir porque quiseram ser servidos. E, como não foram e nem poderiam ser, abandonaram o que Deus lhes confiou, como se estivessem a prestar um favor ao Altíssimo.

Os servos de Deus mantêm-se de pé, mas os senhores de si mesmos são tragados pela terra onde pisam. Fomos chamados para servir, não para sermos servidos. Todos aqueles que carregam essa segunda intenção dentro de si perderam a visão do que é a Obra e não permanecerão nela, nem no Reino de Deus porque quem reina nas suas vidas são eles mesmos e não mais o Senhor Jesus.

“O que nos sustenta no Reino e na Obra de Deus é o facto de termos Jesus como nosso Senhor”

bispomacedo.com.br/blog youtube.com/obispomacedo twitter.com/BispoMacedo facebook.com/BispoMacedoAcessos oficiais

O homem da hortaliçahistória de sabedoria

■Havia um homem que enfrentava um momento de miséria na sua vida. Tinha perdido o emprego e precisou vender uma vaca e algumas galinhas que lhe proporcionavam um pouco de mantimento. Contudo, certo dia, sem ter mais como se alimentar, pensou sobre o que poderia ser feito para saciar a fome.

Olhando para o quintal do vizinho, percebeu que existia uma plantação de legumes e verduras. Então, logo veio à sua cabeça a ideia de saltar o muro e roubar uma quantidade de alimentos que lhe permitissem

fazer uma sopa. E foi o que fez.Porém, após ter-se alimentado,

o homem sentiu remorsos e orou a Deus, pedindo perdão por ter roubado o vizinho. Mas o remorso não foi o suficiente, porque, no

segundo dia de miséria, o homem não aguentando mais o incómodo na barriga, novamente pensou sobre o que poderia fazer para matar a fome e lembrou-se da plantação. Pulou o muro e preparou uma

sopa. Com remorsos, orou a Deus pedindo perdão do erro que havia cometido.

No terceiro dia, a miséria persistia e o homem não conseguiu encontrar um novo emprego. Assim, colocou a mão na cabeça e refletiu sobre como faria para passar mais um dia sem comida. Novamente, veio à sua memória a hortaliça do vizinho. Outra sopa. Outra oração a pedir perdão. Depois de uma semana, a roubar os legumes do vizinho, o homem orou novamente a Deus, enquanto olhava para o prato de sopa, e disse: “Senhor, perdoa-me por ter roubado o meu vizinho hoje... e amanhã... e depois de amanhã também”.

Conclusão Os dias seguintes ainda nem tinham acontecido e o homem já estava a pedir perdão pelos pecados futuros.-Se errou e não tem forças para voltar a ter

comunhão com o Criador, não desanime, pois Ele está de braços abertos para o/a receber

23h às

diar iamenteBp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNChAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

¢e também na IURDTV.eu, pelas 16h (hora de Lisboa)

4iDOMINGO ■ 17 maio 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Nacional

VeNha Despertar a sua FéO fundador da IURD esteve no Templo Maior, em Chelas, a fim de transmitir a todos os presentes a necessidade de manterem a sua Fé sempre ativa.

N o passado domingo, dia 10 de maio, pelas 9h30, centenas de pessoas

aguardavam a chegada do bispo Edir Macedo, sedentas da mensagem de Fé que seria transmitida.

“Não preciso saber qual foi o problema que o/a trouxe aqui hoje, mas o Espírito Santo precisa. Você precisa saber que dentro de si existe uma força, um poder que não vê mas que é capaz de trazer para si aquilo que precisa”, começou por explicar o orador, acrescentando ainda que “a Fé é um poder que Deus colocou dentro de cada um de nós”. Se você é religioso ou não tem Fé, se é ateu também tem Fé, se é espírita, católico ou evangélico tem Fé. E o mínimo de Fé que você tem é capaz de mudar a

¡Carla Vaz [email protected]

sua vida!” Muitas pessoas ficam a pensar

nos seus pecados e dizem que não merecem. Só que a Fé não liga para o que a pessoa merece ou deixa de merecer. “Deus atende a sua oração independentemente do que você é, fez ou deixou de fazer. Ele atende a sua oração porque tem Fé dentro de si. É sua Fé que o/a salva, liberta e faz tomar posse do que quer”, salientou.

❙ Foram tantas as pessoas a acorrer ao CdA que o auditório principal encheu, tal como o auditório secundário

2º Auditório

A Fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus

hora todos foram curados! “Eles eram pecadores? Sim! Mereciam a cura? Não! Mas todos foram curados por causa da sua Fé, porque a manifestaram”, explicou o orador.

Contudo, apenas um voltou para agradecer, os outros nove foram-se

embora. Jesus sabia que apenas um iria voltar mas mesmo assim curou os outros nove. Quer dizer a Fé que

A s 7 Promessas de Deus para todos, abrangem tudo, são completas, po-

rém, exigem que todos nós façamos estas 3 coisas:

1ª OBEDIÊNCIA – Coragem para fazer o Ordenado.

Há pessoas que pensam que obedecer a Deus é apenas não matar, não roubar, não mentir... Obedecer a Deus é a coisa mais difícil que existe e exige coragem, pois, para Lhe obedecer temos que contrariar tudo e todos, inclusive a nós mesmos. Isso é parte do nosso Sacrifício!

Quando não há Obediência, não há seriedade, nem compromisso. O ponto de partida para quem quer sair do natural para o Sobrenatural é a Coragem para Obedecer, deixando de ouvir a voz dos outros, do seu “eu” e a do mal. Para alcançar o Sobrenatural, temos que ser aprovados, por meio da obediência.

2ª FIDELIDADE – Principalmente nos momentos difíceis – Fé no Invisíve.l

Há os que pensam que Fidelidade é apenas não fazer o mal e ser Dizimista, honesto. É isto, sim, mas também é ser fiel à própria Fé, às convicções, continuar a crer até ao fim, ainda que não tenha visto no momento o que queria, mas já viu pela Fé!

Começamos a viver pela Fé, agora tem que haver Fidelidade. Pois, como posso reivindicar que Deus seja Fiel nas Suas Promessas, se eu não sou fiel para com Ele nos Seus Mandamentos? Falar é fácil, mas, manter-se fiel exige Fé no Invisível.

3ª PERSEVERANÇA – Sacrifício Constante.

Costumamos dizer que a desistência é para os fracos e insistir é a arma dos fortes. A perseverança só existe naqueles que confiam que o prometido se cumprirá e estão dispostos a sacrificar para isso!

Abraão saiu do natural para o Sobrenatural porque a sua vida foi baseada no Sacrifício. Ele não se acomodou com os Sacrifícios anteriores, era constante e perseverou, apresentando um

Sacrifício mais forte do que o outro, pois sabia que, enquanto vivesse no Sacrifício, as Promessas viveriam com ele. Abraão não pensava apenas num sinal, ele queria a grandeza, como as estrelas do céu.

Existem pessoas que afirmam Crer em Deus mas, na prática, não é bem assim. Pois isto acontece até que a Fé-Inteligente lhes exige estas 3 atitudes e é aí que fica comprovada a verdadeira Entrega e Confiança, este é o Diferencial. Se você quer ver na sua vida a Grandeza de Deus, o sobrenatural e, o mais importante, tornar-se Amigo de Deus como Abraão o foi, você deve ter a consciência e estar disposto a fazer o que ele fez, isso é o mínimo que se deve fazer!

DOMINGO ■ 17 maio 2015

5icentro de ajuda . Nacional

Costumamos dizer que a desistência é para os fracos e insistir é a arma dos fortes

se algo está mal......mantenha-se bem!

juliofreitas.com

Ele dá 7, em contrapartida, só

exige 3!

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

PUB

Os leprosos e os cegosDez leprosos vinham a caminhar

e quando viram Jesus, mesmo sem merecer, pediram-Lhe que tivesse misericórdia deles. Nessa mesma

cada um tem não tem nada a ver com os seus méritos. Se a pessoa manifesta a sua Fé, então, recebe!

“Você tem Fé! Mas Fé para quê? É aí que reside o segredo. Nós não temos Fé para conseguir tudo, mas sim para alcançar coisas extraordinárias. O profeta Elias fez descer fogo do céu porque teve Fé para isso, mas quando ouviu que a rainha o queria matar, fugiu para o deserto”, alertou.

A nossa Fé só funciona quando a despertamos. Por exemplo, Jesus estava a andar e havia um cego de nascença na beira do caminho. O cego nunca tinha ouvido falar de Jesus, por isso, não clamou, nem pediu nada. Então, os discípulos perguntaram ao Mestre porque ele tinha nascido cego, quem pecou, ele ou os pais. Ao que Jesus respondeu que nem ele, nem os pais tinham pecado para que ele nascesse assim, mas para que se manifestasse a glória de Deus. Então, Jesus para despertar a Fé daquele cego, cuspiu no chão, fez lodo e passou na vista dele. E, em seguida, disse-lhe para ir ao tanque de Siloé lavar-se e assim veria. Foi assim que o cego manifestou a sua Fé, obedecendo a Jesus.

“Você tem que fazer algo para que a sua Fé seja despertada. Pois, esse é um dos segredos da Fé que você tem de aprender a usar. É por isso que existe oferta e dízimo porque ao participarmos estamos a demonstrar a Fé n’Ele.

O cego Bartimeu ouviu o que se estava passar e, quando lhe responderam que Jesus estava a passar pela cidade, perguntou quem era. Quando lhe explicaram, o cego movido por aquela informação, que lhe trouxe Fé, gritou: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Então, Jesus parou e chamou o cego, perguntando-lhe o que queria. Ao que o cego respondeu que queria voltar a ver. Mas porque é que Jesus fez essa pergunta? Porque queria saber que tipo de Fé o cego tinha. Então, disse-lhe para ir na sua Fé porque ela o salvou. O seu pedido mede o grau da sua Fé.

O mais importante“Ao invés de se preocupar com o seu túmulo, tem de se preocupar com a sua alma. Jesus ensina que quando a pessoa morre, a alma dela é levada pelos anjos para Deus ou pelos demónios para o diabo.

A Fé tem de andar sempre de mão com a inteligência, a razão. Há pessoas que têm Fé para as coisas do mundo, mas nem todas têm Fé para a eternidade”, concluiu.

-A Fé é o fôlego de Deus dentro de nós

Q uantos casais dariam tudo por uma boa conversa com o parceiro,

sem que houvessem discussões e desentendimentos pelo meio? No entanto, a rotina e a correria do dia a dia impedem, frequentemente, os casais de tirar um tempo para resolver problemas ou, simplesmente, para dialogar com respeito, carinho e atenção.

Infelizmente, é cada vez mais comum nos dias de hoje, os casais não saberem conversar, nem dialogar, principalmente sobre assuntos sérios e importantes.

Começam a conversar e logo surgem as críticas e as acusações mútuas que acabam por levar, inevitavelmente, a discussões. As pessoas até entendem que em todas as relações deve existir diálogo, o que elas não conseguem, contudo, é fazer dele algo produtivo.

Foi perante essa necessidade que surgiu a ideia de realizar a “Caminhada do Amor”, um

momento em que casais, noivos e namorados se dirigiram a um parque da cidade onde moram, para desfrutar de momentos saudáveis, trocar ideias e conhecerem-se melhor.

Assim, na manhã do passado dia 9 de maio, de Norte a Sul de Portugal e também nas ilhas, milhares de casais participaram na 4ª edição da “Caminhada do Amor”. Em parques, praias, ou outros lugares rodeados pela natureza, era possível ver casais

a caminhar de mãos dadas ou apenas sentados a conversar.

Diálogo é essencialA proposta da “Caminhada do Amor” é a de promover o diálogo entre os casais, ou até servir como uma desculpa perfeita para conhecer melhor aquela pessoa por quem está

6iDOMINGO ■ 17 maio 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Especial

O evento reuniu milhares de casais em Portugal e não só, que decidiram usar o diálogo como ferramenta do “Amor Inteligente”.

Duas pessoas não podem seguir a jornada juntas se não estiverem em acordo

¡Joana Marques [email protected]

-Durante toda a manhã,

namorados, noivos e casados

puderam viver momentos

únicos durante a 4ª edição da

“Caminhada do Amor”

LISBOA-PARQUE DAS NAÇÕES

PORTO-PARQUE DA CIDADE

ALAMEDA ALMADA

AMADORA

BENFICA

CASTELO BRANCO

LISBOA-PARQUE DAS NAÇÕES

7iDOMINGO ■ 17 maio 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Especial

LÁ FORA: Em vários outros países, foi também realizada a "Caminhada do Amor" , permitindo aos casais promover o diálogo

interessado. “Quem é?”; “o que pensa?”; “quais são os seus sonhos?” ou “o que já passou?”, foram algumas das questões que puderam ser colocadas à outra pessoa.

“Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Amós 3.3). Conhecer uma pessoa bem o suficiente ao ponto de decidir passar o resto da vida com ela, não é uma

ALVERCA

CRUZ DE PAU FARO CABO VERDE

FRANÇA

ITÁLIA

LUXEMBURGO

UCRÂNIA

BARCELONA

MOLDÁVIA

SUIÇA

BÉLGICA

MADRID

HOLANDA

LETÓNIA

ROMÉNIA

MONTIJO

VISEU

PÓVOA DE SANTO ADRIÃOOLIVEIRA DO HOSPITAL

AVEIRO

LEIRIASETÚBAL

V. N. DE GAIA

tarefa fácil.Se não houver acordo entre o casal,

como caminharão juntos na estrada da vida? E como haverá acordo se não houver diálogo entre eles? Duas pessoas não podem seguir a jornada juntas se não estiverem em acordo. E uma das grandes razões porque falta acordo é, precisamente, a inexistência de diálogo.

8iDOMINGO ■ 17 maio 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Combate aos vícios

■Maria Filomena era muito triste, tinha pe-sadelos constantes e so-fria com insónias. Ouvia vozes e via vultos. Sofreu com enxaquecas duran-te 40 anos, tinha ainda

fortes dores nos joelhos e na coluna. Os médi-cos diziam-lhe que a única saída era a operação. Mas não desistiu! Libertou-se dos espíritos que a perturbavam, das insónias, dos pesade-los e da depressão. Curou as enxaquecas e não precisou fazer as cirurgias.Hoje está liberta, curada, feliz e com muita vontade de viver.

■ Lucíliafoi abusada sexualmen-te, sentia-se inferior às demais pessoas, a sua autoestima era baixa, es-condia-se dos outros, era vazia, amargurada, depri-mida e tentou, várias ve-

zes. o suicídio. Para além disso, não encontra-va o amor em nenhuma relação e vivia num lar desunido. Mas não desistiu! Hoje, superou todos os traumas, complexos de inferioridade e medos, não vive mais deprimida, sente paz, alegria e já não pensa mais em suicídio. É casa-da há 18 anos e a sua família é unida.

■Maria da Piedade sofria com um problema cardíaco, tinha uma veia entupida e arritmias. Sofreu com este problema, desde

criança até aos 24 anos, tomando vários me-dicamentos. Para além disso, tinha a vida financeira des-truida e vivia numa casa onde chovia. Mas não desistiu! Hoje está completa-mente curada e é dona da sua própria mercearia.

DE TERÇA-FEIRA A SÁBADO, DAS 00H À 01H, NA TV RECORD

ACREDITE QUE A SUA VIDA VAI MUDAR!

Este é o primeiro passo para quem deseja o fim dos problemas e uma vida com paz e abundância. Descubra como estas pessoasconseguiram!

CED

IDA

CED

IDA

CED

IDA

O vício tem curaVício é toda a ação repetitiva que causa algum dano na sua vida, como, por exemplo, droga, álcool, tabaco, alimentos, Internet, jogo...

O vício pode ser considerado o mal do século porque este, seja qual for, entra

casa da pessoa sem pedir licença e, quando se apercebe, este já se instalou no lar e na família. Por exemplo, quando os pais descobrem o vício do filho, este já está viciado há três ou quatro anos.

Para quem é viciado, no início, o vício é prazeroso, mas no seu estado final só vem a tristeza, a depressão, a vontade de morrer... O viciado jamais afirma que o é, dizendo que é apenas um usuário e que para na

hora que quiser. Para além disso, ainda se justifica que trabalha a semana toda e que está a gastar o seu próprio dinheiro para relaxar.

“O espírito do vício age em cada pessoa de forma diferente. E se a pessoa for a uma qualquer clínica de reabilitação todas irão dizer que o vício é incurável e que o viciado será sempre um doente em recuperação”, explicou o bispo Rogério Formigoni a todos os presentes.

“A família fica sem saber com lidar com o viciado porque este

muda de ideias 24 horas por dia e está sempre pronto a explodir”, acrescentou.

A soluçãoO que se pode fazer para mudar a mente do viciado? “Assim que você retira de dentro da pessoa o espírito do vício, ela passa a ter nojo daquilo em que estava viciada”, respondeu o orador.

A Bíblia diz que Jesus estava a passar por um caminho e que à sua beira estava um cego. Jesus estava a ser seguido por uma multidão que clamava por Ele, mas Ele não parou por causa dela. O cego ouvindo o barulho e que era Jesus que passava, começou a clamar e a gritar para Jesus ter misericórdia dele. E a multidão pediu que ele se calasse, tentando abafar a sua Fé. Mas ao ouvir as palavras negativas,

ele clamou mais alto ainda e aí Jesus parou. Jesus mandou que lho trouxessem e, apesar de saber o que ele queria, perguntou-lhe o que queria que Jesus lhe fizesse. Ao que o cego respondeu que queria voltar a ver e Jesus disse-lhe que fora feito conforme a sua Fé. Foi curado na hora e aí passou a seguir Jesus estrada afora.

“É o que o viciado tem de dizer para Deus que não vai perder mais tempo e vai recuperar a sua vida, fazendo tudo o que for preciso”, concluiu o orador.

¡Carla Vaz [email protected]

-Renegar o espírito do vício

é primeiro passo para a cura

A solução está dentro de cada um

N ormalmente, costuma fazer coisas robotizadas, tudo tem de estar sempre da mesma

forma e faz determinadas tarefas quase que automaticamente.

Ser sistemática é seguir sempre um mesmo conjunto de regras e costumes e aplicá-los a todas as situações. É como se fosse um programa de computador que tem toda a sua rotina detalhada, descrita e previsível.

O programa só altera a sua rotina

quando apresenta algum defeito ou um vírus o corrompe, o que provoca uma desordem. Ser sistemática não quer dizer necessariamente que seja chata,

nem pode ser considerado um defeito.

Nem tudo é mau!O ser sistemática ajuda-a a estabelecer uma série de rotinas que são necessárias à sua sobrevivência e que a definem como um ser humano. O que precisa saber é quando abrir mão do seu lado sistemático e ser mais relaxada e não se prender tanto às regras que estabeleceu para si mesma e para os outros.

A sistemática avalia o mundo conforme as regras que ditou para si e espera que todos vejam o mundo da mesma forma que ela. A sistemática é exigente e dura consigo e com os outros. A tendência é ver o seu mundo ruir se alguém entra na sua rotina ou algo sai

dela e não está preparada para lidar com isso. A sistemática tende a lidar mais com a razão do que com a emoção e não consegue ver os seus limites.

9iDOMINGO ■ 17 maio 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Coisas de Mulher

crónica

Mas vem a hora e já chegou, em que os

verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espíri-to e em verdade; porque são estes que o Pai procu-ra para seus adoradores. Deus é espírito; e impor-ta que os seus adorado-res o adorem em espíri-to e em verdade” (João 4.23-24).

Cara leitora, sabia que quando se casa tem vários erros? A princípio é apaixo-nada pelo seu marido, mas tem tantas imperfeições que, à medida que o tempo passa, é revelado o que estava em oculto aos seus olhos, atra-vés de atitudes, pela maneira de pensar, agir, falar, etc. E quando vê que existem vá-rios erros no relacionamen-to, percebe que aquele supos-to “amor” era uma paixão, ou seja, amava de uma for-ma egoísta, em que recebia e não dava em troca... ao invés de servir melhor, de se entre-gar, apenas fazia o que lhe dava vantagem.

É, por isso, que no início do casamento existe a paixão e não o amor, a pessoa é muito egoísta, orgulhosa, não quer reconhecer os seus erros e quer que o parceiro venha a mudar por si próprio. Desta forma, passa a olhar de for-ma crítica, porque ambos não se amavam, mas eram apaixonados e agora que têm de se encaixar, aprender a amar e a darem-se um pelo outro, resguardam as suas defesas e acabam por não se entregar.

É exatamente assim que acontece com pessoas que estão na Igreja e que estão “apaixonadas” por Jesus. Mas a sua paixão é referente a uma troca: Dá-Lhe para re-ceber algo em retorno! Se Ele

não satisfaz as suas vonta-des acha uma injustiça, res-munga, muda as suas atitu-des, diz que já não vai fazer mais propósitos, que não se vai entregar, porque suposta-mente Deus é que estará em falta consigo.

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verda-deiros adoradores ado-rarão o Pai em espírito e em verdade...” (Jo 4.23).

Quando se fala em espíri-to refere-se a algo racional. Deus é Espírito e não se ado-ra a Ele com emoções. Não tem como adorar a Deus, es-tando “apaixonada” por Ele. Não é o que Ele procura, mas sim adoradores que O bus-quem e adorem em espírito e verdade. Quer dizer: Cons-cientes de quem têm sido, de como Deus têm agido em seu favor e da Sua grande misericórdia. São estes que o Pai procura para Seus adoradores!

Como posso adorar a Deus se não me vejo como uma pe-cadora, carente de misericór-dia? É impossível!

Por isso, amiga leitora, aproveite os seus momentos em casa, na Igreja, a cami-nho de casa e fale com Deus: “Eu não O conheço, mas o pouco que sei a meu respei-to, quero expor para Si. Não quero ficar calada, mas entregar-me!”

Já reparou que quando uma pessoa não está à von-tade com outra, fica cala-da? Se você realmente está a vigiar, tem muito que falar para Deus. Não há como co-locar as palavras nos seus lábios, tem que ser algo que flua do seu interior. E quan-do expressa o que está dentro de si mediante aquilo que crê, acontece o batismo com o Espírito Santo. Você recebe a resposta!

Viviane Freitas

visite: vivifreitas.me

Quem é verdadeiro adorador? (parte I)

PUB

Serei uma pessoa sistemática?Alguém sistemático é certinho e tudo tem que ser feito à sua maneira. Arrumação e organização são palavras--chave na sua vida.

SINAIS DE ALERTA

✓As pessoas sistemáticas são extremamente pontuais e aborrecem-se quando são obrigadas a sair da sua pontualidade;✓Têm o hábito de tentar convencer os outros sobre as suas ideias;✓Programam-se a si mesmas até em horas. ✓Planeiam até os anos seguintes e esperam que tudo saia conforme o planeado;✓Têm dia e hora para lavar roupa, passar a ferro, arrumar as coisas da semana...✓Ficam perdidas e sem saber o que fazer quando acon-tece algum imprevisto.

COMO AJUDAR

✓Lembre-se de que as pessoas sistemáticas preferem ouvir do que falar. Sendo assim, pre-pare-se para manter a iniciativa do diálogo.✓Se tiver a expetativa que a ajudem a resol-ver algum problema, seja moderada na forma como lhes passa os detalhes. Essas pessoas preferem analisar cada coisa separadamente e tratar de cada uma a seu tempo. Julgam os seus interlocutores pela organização, precisão e clareza do que dizem e escrevem. ✓Passe-lhes as tarefas seguindo a sequência dos eventos ou atividades, em ordem, deixan-

do-os livremente comentar passo a passo o que desejarem.✓Não espere que se saiam bem em trabalho de grupo. Não têm paciência para ouvir os desvios de objetividade na comunicação dos interlo-cutores. Preferem realizar atividades solitá-rias, em que se possam desincumbir de tudo sozinhos. ✓Embora não sejam destituídos de senso de humor, levam muito a sério o que fazem.✓Evite envolvê-los em brincadeiras quando es-tiverem ocupados porque isso irrita-os.

¡Carla Vaz [email protected]

Reage à mudança e, raramente, faz algo sob o impulso do momento

10iDOMINGO ■ 17 maio 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . A História de Alberto

Baseado numa História Verdadeira

Alberto conta algo grave que lhe aconteceu no colégio e como o padre reitor se mostrou permissivo.... (capítulo 7)

Acompanhe todas as

semanas neste jornal, a

história de Alberto, um ex-

-padre e religioso devoto,

que abandonou o Vaticano

para seguir a Cristo.

37 38

39

40 41

42

11iDOMINGO ■ 17 maio 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . O Destaque

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir;Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10)

“Com a morte acaba tudo!”... é o que, habitualmente, pensa a grande maioria dos seres humanos. Todavia, não é bem assim. Pois, se assim fosse, o diabo, o maior ladrão de todos os tempos, não teria necessidade de fazer mais nada... mas ele tem, pois, depois “roubar” e de “matar”, ele pretende DES-TRUIR. E destruir o quê? Tudo aquilo que restou da sua vida depois do roubo e da morte. Pois, com a saúde, o casamento, a sua família, a vida económica destruídas, nada mais resta... e nesta sexta-feira

será dedicada ao combate do espírito da destruição, com a aplicação do 3º Elemento Protetor.

Ele vem sem aviso e com o único propósito de causar a devastação total. Este é o papel do ladrão, ele não sente pena, não é caridoso e muito menos misericordio-so e, por isso, ele ROUBA, MATA e DESTRÓI tudo o que ele puder na sua vida...

Venha receber O 3º ELEMENTO PROTETOR. Não perca esta oportunidade de aniquilar, de uma vez por todas, o mal que tem agido sobre a sua vida!

Sexta-feira, às 7H, 10H, 12H, 15 e 20H

centrodeajuda.pt

TEMPLO MAIOR: Rua Dr. José Espírito Santo,36, Chelas (próximo do metro)

CENÁCULO DO PORTO: Rua Egas Moniz, nº 485

PUB

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30O DIA DA DIREÇÃO

SeSSão do Desbloqueio | 15H MulhereS e hoMenS Sábios | 18H

de Segunda a Sexta 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

Conquistas Financeiras

D O M I N G O

SEGUNDA

QUINTA

SEXTA

TERÇA

QUARTA

Saúde Restaurada

eStudo Bíblico

Limpeza Espiritual

f o l h a d e p o r t u g a l . p tD

Facebook.com/folha.deportugal

estaque

ou no CdA MaiS próxiMo de Si!

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

MORADAS...

Templo MaioremLisboa

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Baixa da Banheira Estrada Nacional 2, nº 243 (em frente ao Lidl)

Almada Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cenáculo do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira - Cenáculo do FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Cenáculo de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151 (Mafamude)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

| abertas 7 dias por semana | 365 dias por ano

diariamente

Para mais informações:

centrodeajuda.ptTemos mais de 122 Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países

20H

20Hterapia do Amor

* Para saber em que CdA’s se realiza esta reunião contacte o Amigo 24H, através do 218 368 008

Corrente da Prosperidade

Corrente da família

Agenda Semanal

SÁBADOCasos Perdidos

Força Jovem 8H

16.30H

semana 17 a 23 maio 2015