Folha de Redação

2
Instruções para digitação da redação 1 – primeiramente, destacamos a importância do rascunho do texto ser redigido à mão e depois transcrito para meio digital. Pelo rascunho, você terá exata noção do tamanho da sua letra e do espaço que ela ocupa na folha-padrão de redação das bancas. 2 – para digitação do texto, utilizar a fonte Arial, tamanho 11. Corpo do texto justificado, com entrada de parágrafo de 1,25cm. Espaçamento entre linhas simples e espaçamento entre parágrafos automático (antes e depois). Margens da página: 3cm (superior, inferior, esquerda e direita). Obs.: Este documento já está formatado com estas configurações. 3 – A equivalência de um texto escrito à mão, com uma letra média a pequena, de 30 linhas, resultará na estrutura a seguir: Introdução: aproximadamente 4 linhas (texto manuscrito aproximadamente 5 linhas); Desenvolvimento 1: aproximadamente 8 linhas (texto manuscrito – aproximadamente 9 linhas) Desenvolvimento 2: aproximadamente 8 linhas (texto manuscrito – aproximadamente 9 linhas) Conclusão: aproximadamente 4 linhas (texto manuscrito aproximadamente 5 linhas) Total de linhas do texto digitado: deverá variar de 20 a 24 linhas. Modelo de redação: A partir da leitura de “o Tao da Física”, notável obra de Frigot Capra, pode-se inferir que religião e ciência são caminhos distintos, mas com um grande objetivo em comum: compreender a natureza, o Universo, a existência. Nessa perspectiva, é sensato afirmar que ambas podem ser utilizadas tanto como instrumentos de humildade quanto como de poder. Por razões socioeconômicas e ideológicas, a religião tem sido por milênios, um instrumento de dominação equiparado ao poder político, já que há um poderoso estímulo ao medo e à subjugação diante de Deus, um ser cuja existência ainda não foi comprovada com êxito. Quanto à ciência, que também apresenta dogmas, esta tem conquistado ampla legitimidade em razão do pressuposto de que a investigação dos fenômenos naturais tem o enorme potencial de trazer bem-estar ao frágil ser humano. Nesse sentido, religião e ciência evidenciam a humildade de quem busca 1,25cm Entre linhas: 3cm 3cm 3cm Margem Margem esquerda Margem

Transcript of Folha de Redação

Page 1: Folha de Redação

Instruções para digitação da redação

1 – primeiramente, destacamos a importância do rascunho do texto ser redigido à mão e depois transcrito para meio digital. Pelo rascunho, você terá exata noção do tamanho da sua letra e do espaço que ela ocupa na folha-padrão de redação das bancas.

2 – para digitação do texto, utilizar a fonte Arial, tamanho 11. Corpo do texto justificado, com entrada de parágrafo de 1,25cm. Espaçamento entre linhas simples e espaçamento entre parágrafos automático (antes e depois). Margens da página: 3cm (superior, inferior, esquerda e direita).Obs.: Este documento já está formatado com estas configurações.

3 – A equivalência de um texto escrito à mão, com uma letra média a pequena, de 30 linhas, resultará na estrutura a seguir:

Introdução: aproximadamente 4 linhas (texto manuscrito – aproximadamente 5 linhas);Desenvolvimento 1: aproximadamente 8 linhas (texto manuscrito – aproximadamente 9 linhas)Desenvolvimento 2: aproximadamente 8 linhas (texto manuscrito – aproximadamente 9 linhas)Conclusão: aproximadamente 4 linhas (texto manuscrito – aproximadamente 5 linhas)Total de linhas do texto digitado: deverá variar de 20 a 24 linhas.

Modelo de redação:

A partir da leitura de “o Tao da Física”, notável obra de Frigot Capra, pode-se inferir que religião e ciência são caminhos distintos, mas com um grande objetivo em comum: compreender a natureza, o Universo, a existência. Nessa perspectiva, é sensato afirmar que ambas podem ser utilizadas tanto como instrumentos de humildade quanto como de poder.

Por razões socioeconômicas e ideológicas, a religião tem sido por milênios, um instrumento de dominação equiparado ao poder político, já que há um poderoso estímulo ao medo e à subjugação diante de Deus, um ser cuja existência ainda não foi comprovada com êxito. Quanto à ciência, que também apresenta dogmas, esta tem conquistado ampla legitimidade em razão do pressuposto de que a investigação dos fenômenos naturais tem o enorme potencial de trazer bem-estar ao frágil ser humano. Nesse sentido, religião e ciência evidenciam a humildade de quem busca entender o mundo em que vive, por meio de crenças ou de investigações.

Por outro lado, a prática religiosa também pode contribuir para o bem-estar. De fato, inúmeros atos de bondade são praticados por aqueles que buscam a religião com o Ser supremo, algumas vezes concebido como ausência do poder humano na busca pela felicidade. No que tange à ciência, entretanto, há um grande perigo: o uso de conhecimento científico para dominar as forças e os recursos do mundo natural, fato que tem consolidado, por exemplo, o poder socioeconômico das elites, já que o saber transformou-se, há muito tempo, em mercadoria de acesso restrito. Dessa maneira, as culturas religiosa e científica manifestam as ambições humanas.

Religião e ciência, portanto, estão inseridas no conflito entre a ética e os meios ou recursos empregados sob o pretexto de cultivar as mais elevadas virtudes humanas. Assim, cabe à humanidade desenvolver muita sabedoria, a fim de fazer bom uso de ambas, seja por meio da humildade, seja por meio do poder ou da ambição.

1,25cm

Entre linhas: simples

Entre parágrafos: automático

3cm

3cm

3cm3cm

Margem superior

Margem esquerda Margem direita

Margem inferior