Folha de São Pedro - Edição 632

16
23 de Abril de 2016 15 632 Página: 11 Ministério Público investigará contratação de empresa de Guarda Municipal pela Câmara O Ministério Público do Estado de São Pau- lo, através da promo- tora Cintia Marangoni, abriu inquérito civil para apurar supostas irregularidade na con- tratação de um Guarda Municipal de São Pe- dro, feita pelo presi- dente da Câmara, Alex Siloto, para executar o trabalho de vigilância da obra do novo prédio da Câmara Municipal que encontra-se parali- sada. Página: 03 Iniciada obra para captação de esgoto do bairro Paraíso. Uma reivindicação antiga dos moradores do bairro Paraíso em Charqueada começa a virar realidade, a captação e o bombeamento do esgoto. Página: 05 Coreto da Praça Matriz de Charqueada está sendo finalizado Página: 05 Funsol de Santa Maria oferece vários cursos à população O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de Santa Maria da Serra, conhe- cido carinhosamente como FUNSOL, continua com inscrições abertas para os cursos Inscrições para os curso na área de beleza, manicure, pedi- cure, massagem depilação e maquiagem. Dia do Livro Infantil é comemorado na Biblioteca Municipal Página: 09 Alunos de Águas de São Pedro recebem o “Circuito do Violão” Página: 10

description

Jornal Online da cidade de São Pedro

Transcript of Folha de São Pedro - Edição 632

Page 1: Folha de São Pedro - Edição 632

23 de Abril de 2016

15 632

Página: 11

Ministério Público investigará contratação de empresa de

Guarda Municipal pela CâmaraO Ministério Público

do Estado de São Pau-lo, através da promo-tora Cintia Marangoni, abriu inquérito civil para apurar supostas irregularidade na con-tratação de um Guarda Municipal de São Pe-dro, feita pelo presi-dente da Câmara, Alex Siloto, para executar o trabalho de vigilância da obra do novo prédio da Câmara Municipal que encontra-se parali-sada. Página: 03

Iniciada obra para captação de esgoto do bairro Paraíso.Uma reivindicação antiga dos moradores do bairro

Paraíso em Charqueada começa a virar realidade, a captação e o bombeamento do esgoto. Página: 05

Coreto da Praça Matriz de Charqueada está sendo

finalizadoPágina: 05

Funsol de Santa Maria oferece vários cursos

à população

O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de Santa Maria da Serra, conhe-cido carinhosamente como FUNSOL, continua com inscrições abertas para os cursos Inscrições para os curso na área de beleza, manicure, pedi-cure, massagem depilação e maquiagem.

Dia do Livro Infantil é comemorado na

Biblioteca MunicipalPágina: 09

Alunos de Águas de São Pedro recebem o “Circuito do Violão”

Página: 10

Page 2: Folha de São Pedro - Edição 632

23 de Abril de 201602

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Adminis-tração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Aca-demia Paulista de História (APH)

Não é raro estar com alguém e de repente receber uma resposta que não condiz com o que se esta conversando, vivendo naquele momento. São as famosas “respostas atra-vessadas” e que o interlocutor das mesmas fica com dificuldades para entender o que esta de fato acontecendo.

Em um mundo onde as pessoas estão tão desligadas do próximo, é fácil cometer atos que ferem e geram no outro desgosto, tris-teza. E uma grande característica da mágoa é que aquele que foi magoado esconde seu sofrimento de quem o fez.

Caracterizada a mágoa, estabelece-se o ressentimento. O remoer a dor sofrida e um forte desejo de revide, de vingança, embora essas emoções se mantenham disfarçadas para a própria pessoa. Uma das definições do “Michaelis” é lembrança dolorosa de uma palavra ou ato ofensivo.

O constante aprendizado de que não se pode ter emoções consideradas negativas é um dos principais fatores de torná-las nega-tivas. As emoções por si só apenas revelam como o ser humano recebeu um ato, uma palavra, uma experiência vivida. E podem ser de forma positiva ou não. Identificá-las assim que as emoções se manifestam é a grande sabedoria para poder lidar com elas de forma coerente e equilibrada.

Pelo excesso de repressão sofrido ao longo do desenvolvimento, vamos sufo-cando a manifestação do que sentimos e chegamos ao ponto de nem nós mesmos percebermos corretamente o que uma de-terminada situação nos despertou de fato.

Viver carregando mágoas e ressentimen-tos transformam-nas em pessoas amargas, tristes e revoltadas com a vida, portanto, revoltadas com as pessoas com as quais con-vivem. São pessoas de difícil convivência. Em geral são evitadas, não só pelas amigas mas também pela famílias que, obrigadas a conviver com elas, passam a ter um contato seco e ríspido, o que piora ainda mais o convívio.

Se no início elas ainda identificam o mal

estar com que interagem, com o passar do tempo essas pessoas já não mais percebem que suas ações são carregadas dessas emo-ções. Acreditam que as demais é que têm algo contra elas.

É comum elas atribuírem aos outros o que elas estão sentindo ou fazendo. Também comum generalizarem seus sentimentos por todos com quem convivem e não só com quem as magoou.

Normalmente essas pessoas contraem vários tipos de distúrbios de saúde. Ataques ao aparelho digestivo, dores de cabeça in-termitentes e inexplicáveis além de outras complicações muito mais graves, assim como câncer, complicações reumáticas, etc.

Não pensem que isso só acontece com pessoas instáveis emocionalmente. Todos somos passíveis de em um momento ou outro recebermos da vida algo que não atribuímos importância no momento, mas que depois se verifica que nos marcou mais do que percebemos.

O despeito, que já falamos dele em outros momentos, é um dos sintomas de quem está carregando dentro de si mágoas e ressentimentos.

E as ações que são impulsionadas por elas são ferinas, amargas, tristes e muito, muito dolorosas, para quem as tem e para quem as recebe.

Se você costuma ficar pensando insis-tentemente em situações que não foram de seu agrado, você está carregando coisas que precisa se desprender. Esse é o termo: DESPRENDIMENTO; DESAPEGO!

Não ser tão sensível e nem levar tudo a “ferro e fogo”. Não se apegar a um gesto ou uma palavra e sim olhar o contexto todo. Não ser uma pessoa que quem for lhe falar tem que pisar em ovos para fazê-lo.

E aqui repito: É um grande desafio, pois exige um grande esforço, já que os compor-tamentos reagem condicionados há muito tempo a serem assim.

Acredite! Vale a pena. A vida se torna mais leve e bela! E isso não é teoria.

Mágoas e ressentimentos!

Dia 21 de abril é feriado nacional. Nesse dia, foi enforcado Tiradentes. Muitos fatos ocorreram em 21 de abril, gente nascendo, gente morrendo.

No Rio de Janeiro, pelo menos duas mortes foram decorrentes do desabamento da Ciclo-via Tim Maia, construída a um custo de mais de 40 milhões de reais, por umas das maiores construtoras brasileiras, num dos mais belos cartões postais da cidade: a Avenida Nie-meyer, cuja construção se deu de 1891 a 1916.

Há apenas três meses de inaugurada, um trecho de 50 metros desabou, levando pelo menos cinco pessoas, tendo três sobrevivido. A prefeitura lamentou o acidente e prome-te apuração rigorosa e punir os culpados. Já se sabe que a ressaca, com grandes ondas, é o principal suspeito. Netuno, Rei dos Mares, possivelmente terá que se explicar. A firma de engenharia terá que refazer o trecho – aten-ção: sem custos para o município. Algum en-genheiro ou arquiteto será também responsa-bilizado. E daí?

O trecho da ciclovia que desabou é exata-mente em frente à Gruta da Imprensa, Viaduto Rei Alberto, inaugurado em 1920. Essa cons-trução foi planejada e executada sem progra-mas de simulação e cálculo estrutural dispo-níveis nessa ciclovia inaugurada há três meses.

Não houve erro, ato involuntário, mas uma violação, ato decorrente de imprudência, imperícia ou negligência. Da mesma forma como ocorreu no Estádio do Engenhão, que teve ser parcialmente reconstruído. Parte do condomínio residencial feito para abrigar os atletas teve graves problemas estruturais. Não há controle!

Diante desse quadro, que tipo de atendi-mento médico haverá para a multidão de turistas que estarão para os Jogos Olímpicos daqui a três meses?

Fora das instalações esportivas está sob--responsabilidade da prefeitura.

Portanto, a preparação de hospitais e o pla-nejamento de atendimento durante os Jogos é responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, que tem uma coordenação para gran-des eventos que faz esse trabalho. No caso de um evento com múltiplas vítimas, dezenas de feridos, o atendimento deverá ser coordenado pelas forças públicas.

Mas ficam as perguntas: Qual o nome do co-ordenador médico para o atendimento durante os Jogos Olímpicos? Qual sua equipe? Quem vai coordenar as ambulâncias? Quantos helicópte-ros estão preparados para remoção de feridos? Quantos pacientes podem ser removidos a cada voo? Qual a percentagem de médicos com trei-namento completo atualizado em trauma que estão atuando nas emergências públicas?

A estrutura pública funcionando é funda-mental. Nossos brilhantes médicos dos Bom-beiros devem ser ouvidos. A Polícia Militar, que atuará na segurança, precisa saber o pla-no. Depois, a conta será paga pelos Bombei-ros, PM e profissionais de saúde. Falta gente e material, mas falta principalmente transpa-rência. Paris estava preparada, e, por isso, no atentado novembro de 2015, a mortalidade entre os mais de 300 feridos graves foi baixa.

A queda da ciclovia é o primeiro legado olímpico. Outro enforcamento de inocentes.

O Conselho Regional de Medicina está con-vocando as autoridades.

Ciclovia Olímpica

A votação na Câmara Federal no domingo passado, em que se discutia o impedimento da presidente Dilma Russeff acabou virando um circo, onde alguns deputados não sabiam da grande responsabilidade em que estavam sobre os seus ombros. Não é aceitável que na hora de votar tenham votado em nome de Deus, filhos, maridos, mulheres, netos, so-gras e pela paz em Jerusalém, só faltou man-dar um abraça para o cachorrinho, papagaio e para a gatinha.

Depois quando a gente fala que a classe politica do Brasil esta falida, ou como diz o delegado da policia Federal responsável pelo Lava Jato “A politica brasileira esta po-dre” somos radicais demais.

É evidente que temos ainda políticos sérios e bons nomes, o que não podemos é generalizar, mas fica difícil dar credibilidade para essa classe depois do show de horrores visto na votação da Câmara e por conta de tudo isso é que as pesquisas mostram que o povo está cansado e quer mudança e mudan-ça já.

Mais de 70% da população pede novas eleições gerais, isto eleições para presiden-te, senador e deputados federais e estaduais, uma renovação geral. Mas tudo isto depende do congresso e claro como depende deles di-ficilmente sairá.

O mais lucido dos deputados foi o Tiriri-ca que deu um chapéu no Lula, já que disse ao ex-presidente que votaria a favor de Dil-ma, no domingo pela manhã e a tarde mudou o seu voto. Todos esperavam uma gracinha ou alguma tirada do comediante, porém ele foi um dos mais sérios e nem mandou reca-dinho aos familiares, foi curto e grosso ao disser sim.

O mais vexatório entre outros foi a depu-tada Raquel Muniz (PSB de Minas Gerais), que votou sim, contra a corrupção, deu puli-

nhos mandou recado para o marido prefeito da cidade de Montes Claros e no dia seguinte seu marido prefeito foi preso pela policia Fe-deral por desvio de dinheiro da saúde.

Que fique claro também que muitos de-putados que votaram a favor ou contra o impedimento da presidente estão na lista do Lava-Jato, sem contar o presidente da casa Eduardo Cunha como diz o ex- deputado Roberto Jeferson do PTB, o Eduardo Cunha “É o Malvado Favorito”, mais uma pro-va que a nossa politica esta doente. Alguns cientistas políticos dizem que um dos erros do PT foi não ter expulsado do partido todos os envolvidos na corrupção, seja do Mensa-lão ou no Lava-Jato e um exemplo claro é José Dirceu e os ex-diretores do partido que continuam ligados a sigla. Ao invés disso procuraram outro caminho que foi atacar a imprensa como a rede Globo a Revista Veja entre outros meios de comunicação. Quando o falecido Leonel Brizola era governador do Rio de Janeiro, ele foi aconselhado a não cri-ticar a Rede Globo ou a imprensa em geral, mas de nada adiantou, começaram as criti-cas e quem saiu perdendo politicamente foi o Brizola. Também tem que destacar que a imprensa não é a dona da verdade, ela pode errar, mas sempre quem vai levar a pior é o politico, porque os meios de comunicação tem o poder de estar nas casas das pessoas diariamente, e isto pesa muito.

É o caso do Fernando Color que foi eleito com o apoio da Rede Globo e a mesma Rede Globo derrubou. Para finalizar, acho que de-veríamos propor um plebiscito para saber do povo se quer ou não uma nova eleição ain-da este ano, afinal é o povo que tem o poder do voto, pode este que elege e pode trocar quando eles mentem nas campanhas só para vencer as eleições.

A crise política e econômica que atin-giu o país em praticamente todos os se-tores ainda parece longe de acabar. Na educação, área estratégica para o desen-volvimento, um dos campos mais afeta-dos foi o ensino superior privado. Esti-mativas realizadas pela consultoria Hoper Educação mostram que as faculdades par-ticulares vão amargar, pelo menos, dois anos de queda bruta no número de novos alunos. Será uma baixa de quase 500 mil calouros, equivalente a 20% do número de matriculas. Os maiores fatores para essa diminuição são as reduções de incen-tivos do governo federal – como o Prouni e o Fies –, o aumento do desemprego e a consequente queda de renda de boa parte da população.

Em 2015, segundo a consultoria, que pesquisou 30 instituições superiores, houve uma redução de 12% no número de matrículas de calouros, em relação a 2014, o que significa 284 mil estudantes a menos. A previsão é que, neste ano, a diminuição chegue a 10% em relação ao ano passado, o que representaria 207 mil calouros. Não é difícil encontrar jo-vens que tiveram dificuldades em conse-guir os benefícios governamentais pelos programas de financiamentos estudantis.

Da mesma forma, muitos, ao entrar na universidade, não conseguiram cumprir com as obrigações de pagamento e desis-tiram dos cursos. Em 2014, o Ministério da Educação ofereceu 750 mil vagas no Fies. No ano seguinte, foram 311 mil. E para este ano, sobraram apenas 250 mil vagas para os estudantes.

A mudança na política afetou mais os cursos de administração, engenharia, ci-ências contábeis e comunicação. Agora as universidades estão atraindo os alunos para cursos à distância, que devem cres-cer 15% neste ano. Bolsas e descontos nas mensalidades mantêm as instituições de ensino competitivas para atrair os alu-nos.

Com mais de 52 anos de atuação na in-serção de jovens no mercado de trabalho, o CIEE entende que o estágio e a aprendi-zagem são dois modalidades importantes que auxiliam o estudante mais necessitado a manter-se na universidade, já que, pela capacitação prática, eles vão se qualificar em determinadas áreas e, ao mesmo tem-po, receberão uma remuneração que os ajudará no pagamento das mensalidades escolares. Dessa forma, podem garantir formação para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

Dificuldades à vista

Os deputados não levam nada a sério

Alfredo Guarischi

Page 3: Folha de São Pedro - Edição 632

23 de Abril de 201603

FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS PERSEGUIDOS PELO PREFEITO ???

O que marca esse governo é a covardia. Covardia com qualquer cidadão que se opõe ao go-

verno e principalmente com os Funcionários Públicos Municipais.

O Funcionários são constantemente assediados, pressionados e forçados a se manifestarem a favor do Prefeito. E quando desobedecem as ordens são perse-guidos moralmente e sofrem afastamentos, transferên-cias e processos administrativos.

O Prefeito de Bocha quer controlar até mesmo a vida pessoal dos servidores. Agora deu de vigiar as curtidas do Face. Ouve-se diariamente na Prefeitura : “ Se você curtir vou te demitir”

O que leva uma pessoa a fazer isso??? Atos tão co-vardes seriam por complexo de inferioridade ou ainda pensa que é um Coronel???

Os Funcionários da Prefeitura sempre tiveram o respeito do Povo de São Pedro e não merecem ser perseguidos dessa forma.

Zanatta, será que você sabe a diferença entre medo e respeito???

Você é temido, não imagine que seja respeitado.

O Ministério Público do Estado de São Paulo, através da promotora Cintia Marangoni, abriu inquérito civil para apurar supostas irregularidade na contrata-ção de um Guarda Munici-pal de São Pedro, feita pelo presidente da Câmara, Alex Siloto, para executar o tra-balho de vigilância da obra do novo prédio da Câmara Municipal que encontra-se paralisada.

A denúncia foi feita ao Ministério Público pelo morador de São Pedro e eletricista, Luiz Fernando Gomes Altos.

Em sua portaria de ins-tauração de inquérito civil a promotora, Drª Cintia Marangoni considerou que a denúncia sobre a contra-tação de uma empresa de um Guarda Municipal para prestar serviço de vigilân-cia a Câmara Municipal “Em tese configura ato de improbidade administra-tiva que atenta contra os princípios constitucionais da Administração Pública, causando prejuízo aos co-fres públicos”.

A Promotora em seu despacho solicitou ainda a Câmara Municipal que apresente documentação sobre o caso assim como a cópia do procedimento de dispensa de licitação e con-trato com a firma “Luciano Cavalcanti de Luna MEI” de propriedade do Guarda Municipal de São Pedro.

A reportagem da Folha de São Pedro noticiou o fato com exclusividade

onde através do contra-to 07/15 o presidente da Câmara de Vereadores, Alex Siloto, contratou sem licitação a empresa de um Guarda Municipal de São Pedro para executar o serviço de vigilância das obras do novo prédio pú-blico dos vereadores.

O contrato seria de dois meses no valor de R$ 7.404,00 valor este que está dentro da modalidade que dispensa licitação, po-rém a contratação de uma empresa de um funcioná-rio público ainda mais no ramo de segurança causo certa surpresa de morado-res da cidade.

Na época a Folha de São Pedro procurou um advogado especialista em direto público onde disse que a contratação de uma

empresa de um servidor público tanto pela Câmara como pela Prefeitura, fere os princípios da moralidade e da individualidade sendo uma prática proibida, além do que supostamente, se-gundo o advogado, confi-gura ato de improbidade ad-ministrativa. “A lei Federal 8.666, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública em seu artigo 9º é bem clara dizendo que “Não poderá participar, direta ou indire-tamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação”.

Outro ponto identificado foi o conflito de interesse já que a empresa contratada é

de um Guarda Municipal de São Pedro.

Na época procurado pela nossa reportagem o presi-dente Alex Siloto disse que assim que o caso veio a tona ele cancelou o contrato e que tudo não passou de um equívoco. Siloto disse ainda que atendeu uma orientação do Tribunal de Contas “O Tribunal de Contas esteve aqui e quis ver em loco as obras da Câmara, e verifi-cando que já houve atos de vandalismo, a orientação foi que tivesse uma vigilância mais ostensiva no local. Por vinte dias tivemos um guar-da municipal que ficou no local, mas devido ao baixo contingente essa disponibi-lidade não foi mais possível. Daí então decidi contratar uma empresa de seguran-ça”. Explicou o presidente.

Ministério Público investigará contratação de empresa de

Guarda Municipal pela Câmara

O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18 de abril, na Rodovia Geraldo de Barros, SP 304 Km 200, que liga São Pe-dro a Santa Maria da Serra, próxima ao bairro Alpes das Águas.

No automóvel Fiat Sie-na estava uma família, com duas crianças. Quando o Corpo de Bombeiros che-gou ao local as duas crian-ças que estavam no banco de trás já haviam sido retiradas por populares e levadas à UPA. A mãe das crianças que estava no banco de passageiros, foi socorrida pela equipe UR16111 do Corpo de Bombeiros de São Pedro,

com leves ferimentos. Já o tio das crianças, o moto-rista Francisco Medeiros, ficou retido no carro e foi retirado com ajuda de equipamentos. Segundo informações dos bombeiros ele apresentava lances de

falta de memória. As viti-mas foram encaminhadas a UPA . As crianças e mãe tiveram ferimentos leves, o motorista conforme fami-liares, até esta quinta-feira, se encontrava na UTI em coma induzido devido a um edema cerebral.

A ocorrência foi atendi-da pelos policiais militares, Sargento Nilson, e Cabos Raimundo e Queiroz do Corpo de Bombeiros,.

Acidente envolvendo caminhão e carro deixou

quatro vitimas uma delas em estado grave

No primeiro dia de jo-gos da Copa Dentinho e Dente de Leite, muitos gols e jogos com goleadas agitaram o Estádio “Mário dos Santos Menezes” – o Campo Velho. Organizado pela Prefeitura de São Pe-dro, através da Coordena-doria de Esportes e Lazer, a Copa teve sua abertura neste último sábado, dia 16.

Pela categoria Dentinho, o Chile venceu a Argentina por 5×0 e a Colômbia per-deu para o Uruguai pelo placar de 1×2. Na classi-ficação, Chile e Uruguai somam 3 pontos, Brasil, Colômbia e Argentina ne-nhum ponto, sendo que a equipe do Brasil ainda não jogou.

No Dente de Leite, quatro jogos, sendo dois de cada grupo, fizeram a primeira rodada. Pelo grupo A, Alemanha jogou contra a Bélgica e venceu por 3×0 e a Itália fez 1×0 na Croácia. Pelo grupo B, a França goleou Por-tugal com um placar de 10×0. Fechando a rodada,

a Suécia perdeu para a Inglaterra por 1×4. Assim, a classificação ficou pelo grupo A com Alemanha e Itália com 3 pontos cada, Holanda, Croácia e Bélgi-ca sem pontuação, sendo que a Holanda ainda não jogou. No grupo B, França e Inglaterra lideram com 3 pontos e Espanha, Suécia e Portugal sem nenhum ponto. Espanha também não fez nenhum jogo.

FUTSAL JUVENIL –

Copa dentinho e dente de leite começa com times goleando em São Pedro

Também teve início a Copa Futsal Juvenil, no Ginásio do Bordadão. Foram 3 jo-gos, sendo Chelsea e Ju-ventus (3×0), Milan e Bayer (3×2) e Manchester City e PSG (6×4). Jogam pelo gru-po A Chelsea, Milan, Inter de Milão, Bayer e Juventus. Pelo grupo B estão Man-chester Cirty, Real Madrid, Arsenal, Barcelona e PSG.

PRÓXIMA RODADA – Os jogos continuarão neste sábado, a partir das 14h40.

A categoria Dente de Leite terão os confrontos entre Suécia e Portugal; Espanha e França; Itália e Alema-nha; e Holanda e Bélgica. Pelo Dentinho jogam Uru-guai e Argentina; e Brasil e Chile. Pela Copa Futsal, a próxima rodada será na segunda-feira, dia 25, com jogos entre Real Madrid e Arsenal; Milan e Chelsea; e Inter de Milão e Juventus; a partir das 19h30.

Marcelo NeivaMorador de São Pedro

Page 4: Folha de São Pedro - Edição 632

23 de Abril de 201604

Os cursos de graduação Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro acabam de receber a nota máxima (5) no recredenciamento realizado pelo Ministério da Educação, o que comprova a excelência da infraestrutura e da quali-dade de ensino da instituição. Avaliadores do MEC estive-ram no campus neste mês e analisaram três dimensões do curso: Organização didático--pedagógica; Corpo docente; e Instalações físicas.

A comissão avaliou po-sitivamente a preocupação do campus em proporcionar uma formação ampla, que vai desde os aspectos técnicos e as vivências profissionais até a inserção do aluno em contextos que discutem ética, inclusão, sustentabilidade e ci-dadania, temas que refletem os valores do Senac. Professores, alunos, funcionários, dirigen-tes e pessoas da comunidade foram entrevistados durante as visitas.

Tecnologia em Gastronomia e Hotelaria do campus Águas de São Pedro são nota 5 do MEC

“A nota máxima do Mi-nistério da Educação reafir-ma a tradição do Senac em Gastronomia e Hotelaria, e reconhece o excelente traba-lho integrado de nossos fun-cionários, professores, alunos e ex-alunos para oferecer um ambiente de aprendiza-gem com qualidade. Nossa preocupação em buscar os melhores parceiros e pelo fato

de estarmos sempre antenados aos movimentos do mercado resultam em uma educação profissional de destaque”, destaca Cícera Carla Bezerra da Silva, diretora do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro.

A graduação em Tecnologia em Gastronomia visa desen-volver o aluno para atuar na produção culinária, operação e gestão de empreendimen-tos, considerando os aspectos culturais, econômicos, éticos, ambientais e sociais de cada contexto profissional. Serão formadas habilidades técnicas

de preparo e serviços de ali-mentos e bebidas, com práticas de manipulação de alimentos e utilização consciente dos recur-sos, em espaços e situações que os aproximam da realidade do mercado de trabalho.

Pioneiro, o curso Tecnolo-gia em Hotelaria tem o objetivo de formar profissionais capaci-tados para coordenar e supervi-sionar serviços de hospedagem, alimentação, entretenimento e eventos. É dedicado tanto a quem está começando os estu-dos quanto àqueles que já estão inseridos no mercado e buscam aprimoramento.

A parlamentar na noite de do-mingo, 17, citou o marido como um exemplo de que “o Brasil tem jeito”. Raquel, que votou com um enfático, “Sim, sim sim!”, balançando uma bandeira nacional e pulando, dedicou o voto a familiares e ao prefeito: “Meu voto é em homenagem às vítimas da BR-251. É para dizer que o Brasil tem jeito e o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão”.

Menos de 24 horas depois de votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff e discursar contra a corrupção no Plenário da Câmara, a deputada Raquel Muniz (PSD-MG) se tornou primeira-dama de um pre-feito preso por corrupção. Ruy Adriano Borges Muniz (PSB), prefeito de Montes Claros (MG) foi preso nesta segunda-feira (18) pela Polícia Federal, em Brasília, na operação “Máscara da Sanidade II - Sabotadores da Saúde”.

Ainda na sexta-feira,15 de abril, quando foi iniciada a discussão do impeachment na Câmara, Raquel Muniz já ti-nha antecipado sua posição em discurso na tribuna e a gestão do marido foi vendida por ela como exemplo no combate à corrupção.

“A corrupção que assola o nosso País é a ferrugem que impede o desenvolvimento. Não podemos mais permitir essa situação. Em Montes Claros, minha cidade natal, o Prefeito Ruy Muniz, senhoras e senhores, criou a Secretaria de Prevenção à Corrupção. E, lá, temos lutado para dar mais qualidade de vida aos montes-clarenses, para ga-rantir dignidade à nossa gente” disse Raquel Muniz.

O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, marido da deputada e citado como exemplo em seu voto, foi preso preventivamente pela Polícia Federal na operação com nome cinematográfico Mas-cara da Sanidade II – Sabotado-res da Saúde. A operação apura suspeitas de fraudes na área de saúde do município. A secretária municipal de Saúde, Ana Paula de Oliveira Nascimento, também foi detida. Ruy é acusado de en-

Deputada que votou sim para o impeachment tem

o marido presofraquecer os hospitais públicos e fazer campanha difamatória contra os hospitais particulares concorrentes ao Hospital das Clí-nicas Mário Ribeiro da Silveira, que pertence à sua família

Em nota, a Polícia Federal in-formou que a operação consistiu no cumprimento de oito manda-dos judiciais: quatro Mandados de Busca e Apreensão (residên-cia dos acusados, prefeitura e secretaria de saúde), dois Man-dados de Busca Pessoal, a fim de apreender celulares e smar-tphones (prefeito e secretária de saúde), além de dois Mandados de Prisão Preventiva (prefeito e secretária de saúde), expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília/DF.

De acordo com a Polícia Federal, “as investigações de-monstraram que os acusados, direta e indiretamente, valendo--se de meios fraudulentos, inten-taram destruir e/ou inviabilizar a existência e o funcionamento dos hospitais público (Hospital Universitário Clemente Faria) e filantrópicos (Santa Casa de Misericórdia, Fundação Aroldo Tourinho e Fundação Dilson Godinho) de Montes Claros, que atendem pelo SUS uma popu-lação de aproximadamente 1,6 milhões de pessoas, distribuídas nos 86 municípios situados no Norte de Minas Gerais”.

A nota da Polícia Federal, afirma que de “julho de 2015 até o presente momento, o prefeito, utilizando-se indevidamente de verbas públicas para dar vazão ao seu projeto criminoso, valendo-se do cargo público ocupado, tem di-vulgado nos principais veículos de comunicação uma ampla e intensa campanha difamatória contra os hospitais público e filantrópico ‘concorrentes’, inclusive lançan-do mão de dados e informações falsas. Os presos, já denunciados junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, responderão, na me-dida de suas participações, pelos crimes de falsidade ideológica majorada , dispensa indevida de licitação pública, estelionato ma-jorado ,prevaricação e peculato. Se condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes ultrapassam 30 anos”.

Page 5: Folha de São Pedro - Edição 632

Esta semana perdemos um dos maiores show man do mundo da musica, estou fa-lando de Prince

Prince Rogers Nelson (Min-neapolis, 7 de junho de 1958 — Minneapolis, 21 de abril de 2016)[2] foi um músico multi-instrumentista e dan-çarino norte-americano, con-siderado por muitos um dos maiores ícones pop de todos os tempos, assim como um dos mais talentosos e conhe-cidos mundialmente, após de ter vendido mais de 100 mi-lhões de álbuns e 60 milhões de singles. Os singles e ál-buns de Prince, especialmen-te os lançados nos anos 1980, estão quase sempre entre as cinco primeiras posições de todas as listas de melhores canções ou discos de todos os tempos, com destaque para o álbum Purple Rain, lançado em 1984. Sua música mistura diversos gêneros musicais como funk, R&B, soul, new wave, jazz, rock, pop e hip hop. Foi considerado o 33.º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte--americana Rolling Stone.

Prince tinha a habilidade de juntar elementos de todos estes estilos musicais fazendo uso de sintetizadores e bateria eletrônica desde o início da sua carreira no fim dos anos 1970, tornando conhecido o som de Minneapolis, influen-ciando todos os novos artistas até hoje.

Prince tinha a reputação de ser um workaholic, seja a trabalhar nas suas canções ou a produzir outros artistas até o ponto de deixar muito material inédito na gaveta. Considerado um perfeccio-nista, tinha a imagem de uma pessoa difícil de se trabalhar e por ser altamente protec-tor de sua música. Escreve, compõe e produz todas as suas canções. Também toca todos os instrumentos nos seus álbuns. Muitos críticos elogiavam seu trabalho pela sua versatilidade compor, to-car, cantar e dançar, fazendo da sua performance em palco algo extraordinário.

BiografiaPrince Rogers Nelson era

filho de John L. Nelson e Mattie Shaw. O pai tocou num trio de jazz chamado Prince Rogers Trio, daí a inspiração para o seu nome. Ambos os seus pais são afro--americanos. Após o nas-cimento da sua irmã, Tika Evene em 1960, os pais de Prince foram-se distancian-do até se separarem. A mãe se casou novamente mas a convivência com seu padras-to não era boa, o que o fez morar temporariamente com o pai, que lhe comprou a pri-meira guitarra. Nesse tempo, Prince fez amizade com uma família vizinha, os Ander-sons, especificamente com o filho deles, Andre Anderson. Prince e Andre juntaram--se a um primo de Prince, Charles Smith e formaram uma banda chamada Grand Central. Prince encarregou--se da parte instrumental da banda, tocando em pequenos clubes de Minneapolis. O conhecimento musical de

Prince foi-se desenvolvendo e rapidamente se tornou no principal membro da banda e também no vocalista. Era então influenciado por James Brown, Jimi Hendrix, Earth, Wind & Fire e Sly and Family Stone.

Em 1976, Prince começa a trabalhar como aprendiz no estúdio de Chris Moon, que o apresenta a Owen Husney. Husney percebe o potencial de Prince e investe em sua car-reira junto com Pepe Willie. O primeiro álbum de Prince sai pela Warner Bros. em 1978 e chama-se For You. Todas as canções deste álbum foram es-critas e executadas por Prince, exceto Soft and Wet. O álbum teve vendagem modesta, não entrando nem entre as 200 da Bilboard, sendo Soft and Wet o único hit que até foi bem executado nas paradas R&B.

Em 1979, Prince organizou sua banda com Andre Cymone (nome artístico de Andre An-derson) no baixo, Gayle Chap-man e Matt Fink nos teclados, Bobby Z na bateria e Dez Dickerson na guitarra. Prince propositalmente formou uma banda multi racial, misturan-do brancos e negros como uma banda que o influenciou muito, Sly and Family Stone. Seu segundo álbum, intitulado “ Prince” entrou no Bilboard 200 e teve dois hits, Why You Wanna Treat Me So Bad? e I Wanna Be Your Lover.

Estes dois hits foram tocados ao vivo em 26 de Janeiro de 1980 na televisão no programa American Banstand. Prince chamou a atenção pelas suas roupas coloridas, que vestiam seu 1,57 m de altura, turbina-dos pelas botas de salto alto. Quando questionado pela imprensa a respeito de seu figurino, ele declarou que se sentia bem com seu visual.

Era Controversy e 1999 (1980-1984)

Em 1980, Prince lança Dirty Mind, seu terceiro álbum. Na banda, Lisa Coleman substitui Chapman, que sai após seus principios religiosos falarem mais alto em protesto às letras de teor sexual de Prince. Dirty Mind é notavelmente conheci-do por seu conteúdo sexual-mente explícito. Prince abriu os shows para Rick James em 1980 sob o rótulo de “punk funk” aplicado a ambos. Em Dirty Mind Prince abandonou a postura disco para adotar uma atitude mais roqueira. Este fato, mais a ostentação de se expressar sexualmente no palco e nas letras de suas canções fizeram o público questionar sua orientação sexual. Isto lhe trouxe proble-mas como na ocasião em que abriu os shows dos Rolling Stones em Los Angeles no Los Angeles Coliseum em 1981, quando a plateia atirou lixo nele quando vestia um casaco e cueca, sendo vaiado até sair do palco.

23 de Abril de 201605

O Coreto Municipal, uma das grandes novidades da reforma da Praça Matriz An-tonio D´alprat em Charquea-da está sendo finalizado e a expectativa é que muito em breve o espaço possa receber apresentações culturais e musicais.

Os novos bancos de con-creto e outros espaços de madeira também já foram instalados.

Os canteiros já foram ele-vados ampliando os passeios e facilitando o convívio e a circulação das pessoas dei-xando a praça mais ampla. A fonte também está passando por manutenção e revitaliza-ção sendo que o seu revesti-mento já foi trocado e o piso intertravado já foi instalado. A praça contará ainda com in-ternet wi-fi de alta velocidade totalmente grátis.

Outra novidade será a nova iluminação da praça que segundo o departamento de engenharia será mais eficaz e econômica utilizando a tec-nologia de LED fazendo desta forma que o espaço fique mais iluminado e seguro.

Coreto da Praça Matriz de Charqueada está sendo finalizado

Com o término do coreto e do paisagismo a prefeitura espera tirar os tapumes de proteção e abrir a primeira etapa da praça para a popula-ção usufruir do espaço muito em breve.

Já a segunda etapa irá contemplar a cobertura do “Boulevard”, banheiro pú-blico adaptado e uma guarita da Guarda Municipal, que era

uma antiga reivindicação dos comerciantes locais e que será atendida.

Segundo o prefeito José Henrique Piazza, a reforma da Praça Matriz não é apenas estética, mas passa trará tam-bém mais segurança e melhor mobilidade urbana além é de criar um novo espaço para apresentações musicais e tra-zer de volta as famílias para

prestigiarem o lugar.A obra foi orçada em R$

519.840,40 e os recursos são provenientes do Governo Federal indicados pelo De-putado Federal José Mentor através do Ministério das Cidades, de forma específica para reforma de praças, não podendo ser utilizado em outras áreas como saúde, educação ou segurança.

A diretoria de Esporte, Tu-rismo e Lazer de Charqueada, promoverá no próximo dia 1 de maio, mais um passeio ciclístico pelas ruas da cidade.

Segundo o diretor Edinho, de esportes e lazer, o evento visa promover a interação entre as pessoas e estimular a prática de esportes. “Que-remos que as pessoas prati-quem mais esportes e saiam do sedentarismo. O passeio também é uma forma dos participantes conhecerem a cidade por outro ângulo” ressaltou Edinho.

A concentração para do passeio será feita na Praça José Doná no bairro Jardim

Bandeirantes, às 9h da ma-nhã e as inscrições, que são gratuitas, poderão ser feitas no próprio dia.

Além do passeio os parti-cipantes terão ainda algumas surpresas como o sorteio de vários brindes e também de bicicletas.

O passeio ciclístico da cidade Charqueada é uma realização da prefeitura mu-nicipal através da Diretoria de Esportes que conta ainda com o apoio da Campvision, Clever tecnologia em elasto-meros, SABESP, RC eventos e locação, Monely Calçados, Rio Grande comércio e ser-viços indústrias e Points Bar.

Charqueada prepara passeio ciclístico no dia do trabalhador

Uma reivindicação anti-ga dos moradores do bair-ro Paraíso em Charqueada começa a virar realidade, a captação e o bombeamento do esgoto.

O projeto elaborado pela SABESP será executado em parceria com a prefeitura de Charqueada e prevê a instalação de aproximados 7 quilômetros de tubulação para captar o esgoto gerado no bairro Paraíso e bombear até a Estação de Tratamento de Esgoto localizada no bairro Recreio.

No projeto ainda está previsto a construção de uma estação elevatória de esgoto próximo ao campo do bairro Paraíso por onde os dejetos serão encaminhados por gra-vidade até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

O prefeito José Henrique Piazza e o secretário de go-verno Inácio Lucena, estive-ram acompanhando o início de mais esta importante conquista para os moradores do bairro Paraíso.

“Outras administrações passaram e o bairro Paraíso nunca foi contemplado com um projeto de captação de esgoto e destinação dos dejetos, mas com empenho e o trabalho sério e coerente de nossa administração e a

parceria da SABESP essa conquista hoje saí do papel e começa a se tornar reali-dade. A captação do esgoto e sua destinação correta não é apenas uma obra de saneamento básico, mas contempla também saúde pública e preservação do meio ambiente o que por si só já justificaria a prefeitura a executar a obra em parceria com a SABESP” informou o prefeito José Piazza.

E os dados oficiais do SABESP comprovam que a conquista é para ser come-morada, já que esta parceria e o investimento no bairro seriam feitos somente em 2024, ou seja, graças ao tra-balho da atual administração do Prefeito José Piazza o investimento foi adiantado em 8 anos.

“Quero agradecer o nosso superintendente da unidade de negócio SABESP, Mário Eduardo Pardini que desde o início nos atendeu e vem nos atendendo de maneira exemplar com muito profis-sionalismo e competência, assim como os diretores regionais e engenheiros que fizeram o projeto mostrando que o trabalho em conjunto é o principal meio de alcan-çarmos os objetos” finalizou o prefeito Piazza.

Iniciada obra para captação de esgoto do bairro Paraíso.

A secretaria municipal de saúde de Charqueada promo-ve no próximo sábado dia 30 de abril o dia D de vacinação contra a gripe. Segundo a se-cretária Daniela Piazza Bueno todas as unidades de saúde do município de Charqueada estarão abertas no próximo dia 30 atendendo os grupos prioritários que receberão a vacina contra o vírus influen-za causador da gripe.

• Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

• Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias;

• Gestantes em qualquer período da gestação;

• Puérperas: mulheres no pe-ríodo até 45 dias após o parto;

• Pessoas portadoras de doenças crônicas.

• Trabalhadores da saúdeConfira abaixo os locais

de vacinação:Horário das 08h às 16h

• Centro de Saúde II; • Posto de Saúde Alvorada;

“Dia D” de combate a gripe acontece no próximo dia 30

em Charqueada.Horário das 08h às 12h• Posto de Saúde Recreio; • Posto de Saúde Santa

Luzia; • Posto de Saúde Paraíso.

A Secretária de Saúde, informa ainda que as pessoas idosas que não puderem se locomover, também serão vacinadas, mas para isso, os responsáveis pelos idosos, de-verão comparecer aos postos de saúde da cidade e fornecer o nome e endereço do idoso.

As vacinas são o meio mais eficaz de prevenir do-enças infectocontagiosas. No caso da vacina contra a gripe, ela é fabricada com as variantes do vírus influenza (causador da doença) que foram mais frequentes no ano passado, restringindo bastante a possibilidade de infecção por esse vírus no inverno que se aproxima. É importante levar a carteira de vacinação e um documento com foto.

Page 6: Folha de São Pedro - Edição 632

0623 de Abril de 2016

Page 7: Folha de São Pedro - Edição 632

Sempre antenado no setor gastronômico o Ponto Mestre Salgados traz para São Pedro uma deliciosa novidade, a co-xinha francesa, mais conhecida como coxinha de palito, que pode ser adquirida individual ou por cento para deixar sua fes-ta ainda mais gostosa e bonita.

Venha conhecer também o Pastel Miguelito, um pastel totalmente diferenciado. Aos domingos o Ponto Mestre traz outra deliciosa e exclusiva no-

Ponto Mestre Salgados lança coxinha de palito

vidade, o rocambole de frango (frango desossado recheado).

Confira estas novidades no Ponto Mestre Salgados:

Loja 1 – Rua José Estanis-lau de Oliveira, 904 – Centro (19) 3483-3523

Loja 2 - Rua Veríssimo Prado, 152 – Santa cruz – (19) 3481-5160

Loja 3 – Avenida Presiden-te Getúlio Vargas, 380 – São Benedito (loja de conveniên-cia Posto BR) (19) 3483-3419

Page 8: Folha de São Pedro - Edição 632
Page 9: Folha de São Pedro - Edição 632

23 de Abril de 201609

No sábado, 16 de abril, os GCMs, Lopes, Ferreira e Mo-raes de Águas de São Pedro e também GCMs de Charqueada, fizeram parte do grupo que participou do curso de Krav Maga de (defesa pessoal ) re-alizado no Centro de Eventos de Charqueada.

O curso foi ministrado pelo instrutor Clayton Martinez, sobre as técnicas sobre imobili-zações, torções, saídas de pega-das, agarrões, enforcamentos, defesa contra soo e chutes, defesa de cinturão(coldre), defesa contra arma, faca e pau.

Krav Maga Sua técnica visa impedir

que o ataque atinja o alvo e ao mesmo tempo simplifica e aumenta a força dos mo-vimentos do contra-ataque. Racionaliza matematicamente os movimentos de ataque e de-fesa, utilizando a transferência de peso e a força de explosão; potencializando a ação inde-pendentemente da força física.

Não há regras ou compe-tições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com respostas sim-ples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a

Krav Magá Curso de defesa pessoal é realizado

em Charqueada

dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independen-temente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiên-cia em combate.

O autocontrole é essencial em uma situação de agressão, tanto da mente quanto do cor-po. Através do treinamento, o aluno aprende a controlar seus seis sentidos (aguçam os cinco sentidos e desenvolve o sexto, a capacidade de pressentir os mo-vimentos antes de serem esbo-çados, percebendo o mundo à sua volta). Vários tipos de exer-cícios tornam o aluno capaz de controlar qualquer músculo do corpo. Se pensarmos no movi-mento como uma sequência de fotos passando rapidamente de uma para outra, no Krav Maga desenvolvemos a percepção do movimento em sua primeira foto. O movimento instintivo é exaustivamente trabalhado e essencial em situações de perigo, pois, além de ser muito rápido, independe do estado emocional: o cérebro ordena o movimento por reflexo.

O Centro Comunitário de Santa Maria da Serra, será palco de uma noite pra lá de especial. No próximo dia 30 de abril, sábado, acontece e apresentação do II “Viva a Música 2016”.

Alunos do PEC Programa Espaço da criança, alunos do Espaço Cultural, Danielly Santos, Larissa Ariel e Loren

Paula, alunos de percussão, Jaqueline de Paula, Kainã Rodrigues, José Henrique e Erica Carmezine, Flavio Gonçalves, Gabriele Steves, Emanuelle Martins, Valeria Oliveira

A Banda Estilo Jovem sob a coordenação do Espa-ço Cultural de Santa Maria da Serra, sendo esse mais um

dos projetos desenvolvidos pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de Santa Maria da Serra fará como sempre uma apresentação magnifica com diversas atrações

O cerimonial fica a cargo Juliana Levorato e Katia Gregolim, apresentação do evento fica a cargo de Paulo

Cézar, Lúcia Braga e kate-rine Andrade

“ O objetivo é mostrar a toda a comunidade nossas novas revelações musicais, e prestigiar os organizadores que são membros da Banda Estilo Jovem” disse a Presi-dente do Fundo de Solida-riedade e desenvolvimento Alessandra Bozeli Zani.

Viva a música em Santa Maria da Serra

Para celebrar o Dia Nacio-nal do Livro Infantil, come-morado no dia 18 de abril, a Biblioteca Municipal Gustavo Teixeira organizou programa-ção especial voltada a alunos da rede municipal e particular de ensino. Na segunda, terça e quarta-feiras, o jardim da Biblioteca ganhou decoração especial, com flores e ban-deiras de papel , cataventos e tecidos coloridos. A conta-dora de histórias Helena Ri-ghi Peixe escolheu textos de Monteiro Lobato para realizar as atividades com as crianças.

Na segunda-feira, alunos da Emeb Professor Antonio Carlos Pinto do pré 1 e 2 e do

Anglo ouviram as histórias A Corrida dos Sapinhos e O Ma-caco e o Gato. Na terça-feira, dia 19, os textos escolhidos foram A Coruja e a Águia e A Garça Velha. Como nesta data também se celebra o Dia do Índio, Helena contou para as crianças, alunos da Emeb Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin, Acauã, um va-lente indiozinho.

Fábulas de Monteiro Lo-bato foram escolhidas para os alunos de 4º e 5º anos da Emeb Ricarda que foram à Biblioteca na quarta-feira. Nas escolas também foram re-alizadas atividades especiais para celebrar a data.

Dia do Livro Infantil é comemorado na

Biblioteca Municipal

Com a vazão do Rio Pira-cicaba abaixo da média para abril devido à falta de chuva, moradores e visitantes apro-veitam o calor para pescar na área próxima à Rua do Porto, região turística de Piracicaba (SP). O problema é que a pescaria no trecho é proibida por uma norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Re-nováveis (Ibama). A polícia diz que fiscaliza.

De acordo com as regras do órgão, não é permitida a pesca comercial ou a amadora em trechos próximos a corre-deiras ou cachoeiras, o que se aplica à região do salto do Rio Piracicaba. Ainda segundo o Ibama, a regra vale o ano todo e não apenas na época da pi-racema, período de migração dos peixes para reprodução.

Os pescadores dizem até ter consciência da proibição, mas se arriscam a pegar os peixes na região entre o Enge-nho Central e os restaurantes da Rua do Porto. Outros afir-mam ainda que não temem as consequências da pescaria irregular. “Não dá nada pescar aqui”, disse um deles à da EPTV, afiliada da TV Globo.

Polícia AmbientalMesmo com os flagrantes

registrados pela reportagem, a Polícia Ambiental de Pira-cicaba afirmou que faz o po-liciamento preventivo no tre-cho da Rua do Porto todos os dias. Segundo a corporação, já foram feitas apreensões. A multa pela pescaria em local proibido é de R$ 500 e R$ 20 a mais por quilo de peixe. A pessoa ainda pode responder por crime ambiental.

Vazão do RioO Rio Piracicaba registrou

vazão 50,37% abaixo da mé-dia de abril na manhã desta sexta-feira (22), de acordo com o sistema de telemetria das bacias Piracicaba, Capi-vari e Jundiaí (PCJ). Por volta das 8h, o manancial marcou volume de 57,22 mil litros de água por segundo, próximo à área central de Piracicaba (SP). O esperado para o mês é de 115,30 mil litros.

O nível do reservatório também está com o índice abaixo do esperado. De acor-do com os dados desta sexta, o rio registrou 1,52 metro de profundidade, 22,84% abaixo da média de abril, que é de 1,97 metro.

Rio tem pescaria em trecho proibido

pelo Ibama em Piracicaba

Fonte: G1 Piracicaba

Page 10: Folha de São Pedro - Edição 632

23 de Abril de 201610

COMUNICADO ASSOCIAÇÃO DE PRODUÇÃO ORGANICA ROSA DE SARON

A Associação de Produção Orgânica Rosa de Saron, inscrita sob o CNPJ 04.341.136/0001-16, vem através do seu presidente em exercício, Euriton Vieira de Lima, portador do CPF sob o nº 300.599.198-92, comu-nicar, conforme decisão da Assembleia Geral Extraordinária realizada em 23/03/2016, a exclusão do quadro societário dos senhores:

1- Sr. Mauro Olival Bissoli portador do CPF 925.491.608-00 e sua esposa Sra. Ruth de Paula Bissoli, de portadora do CPF 051.656.688-19;2- Sr. João Lima Oliveira, portador do CPF 643.718.838-34 e sua esposa, Sra. Bernadete da Costa Oliveira, portadora do CPF 790.916.368-15;3- Sr. José Boloni, portador do CPF 866.258.708-97 e sua esposa Sra. Antônia Garcia Boloni, portadora do CPF 089.475.018-67;4- Sr. Severino Pedro Batista, portador do CPF 994.472.828-49 e sua esposa, Sra. Dirce Vieira Batista, portadora do CPF 319.029.238-80;5- Sr. Valdemir José Valério, portador do CPF 735.476.978-91;6- Sra. Marta Gonçalves dos Santos, portadora do CPF 308.060.378-81 e 7- Sra. Jucilene Araújo Brandão, portadora do CPF 792.204.103-97

São Pedro, 14 de abril de 2016 Euriton Vieira de Lima

Presidente

Conversando com minhas amigas de infância de Águas de São Pedro, aquelas que nos seguem pela vida toda, e que assim sempre seja, sobre o assunto do momento, pude notar a grande indignação quanto aos discursos dos nossos deputados federais no último domingo na ocasião da admissibilidade do impeachment da presidente Dilma.

Todas elas demonstravam grande descontentamento pelo discurso Xou da Xuxa da maioria dos nossos represen-tantes do Legislativo.

Tá, e onde eu quero chegar com isso?Quem nos representa? Quem nós efetivamente elege-

mos? Qual o real valor do nosso voto?Para responder a essas perguntas é preciso entender

sobre o quociente eleitoral. Nosso sistema de votos para o Poder Legislativo não é nominal, ou seja, não são eleitos os candidatos mais bem votados, mas sim aqueles filiados aos partidos e coligações que receberam, juntos, o maior número de votos.

Explicando: cada estado tem um número de cadeiras na Câmara, como exemplo vamos usar nosso estado de São Paulo, que por lei tem 70 cadeiras. Para saber quem vai preencher essas vagas é feito um cálculo com base no nú-mero de votos válidos obtidos no Estado. Assim, nas últimas eleições foram 21 milhões de votos, e esse total é dividido por 70, que é o numero de cadeiras. Chega-se à quantia de 300 mil. E o que esse número representa? A cada 300 mil votos um deputado do partido ou legenda preenche a cadeira do nosso Estado.

Não serão diplomados os 70 mais votados, mas 70 entre aqueles dos partidos que somaram mais votos.

O que temos visto com muita freqüência é a utilização de celebridades na busca por votos, nomes conhecidos pela massa, que acabam inchando a somatória das legendas e partidos. E é aí que são eleitos, indiretamente, candidatos que talvez nos não quiséssemos que nos representassem, mas que para o partido são importantes pela representati-vidade no cenário nacional, e que são alçados pelos votos dos colegas de partido. Quanto maior a bancada, maior o poder de negociação.

Nosso representante da música raiz sertaneja, Sérgio Reis, teve “só” 45 mil votos. Entretanto, seu colega de par-tido Russomanno, abriu sozinho 5 vagas no partido PRB com seus 1,5 milhão de votos. Não fosse assim, o sertanejo não teria sido eleito. Mas não podemos ser injustos, seus votos equivalem a um estádio de futebol lotado, o que ajudou muito a engordar o quociente eleitoral do partido, fazendo a fila do PRB andar.

É isso. O voto acaba diluído: você vota no candidato x e isso pode acabar servindo só para eleger o candidato y. Isso sem falar nas situações de coligação, que você eleitor acaba perdendo totalmente a noção sobre onde o seu voto vai parar.

A coligação é permitida por lei, só que com ela vem o problema da perda de personalidade e idealismo partidá-rio. Em determinadas situações você que vota no idealista sindicalista, pode estar colaborando para que um coxinha seja eleito, apenas porque os partidos estão coligados. E vice-versa.

E esses são só alguns dos pontos obscuros e incertos da legislação eleitoral do nosso país.

Certo é que independente de qual esfera estejamos, federal, estadual ou municipal, cada vez mais o eleitor deve estar atento para que possa exercer de maneira plena seu direito maior, qual seja o voto, e tenha efetivamente sua representação exercida por aqueles que são eleitos, para que depois não sejamos apenas telespectadores dos shows apresentados, e ávidos pela mudança de canal.

Pela minha mãe, pelo meu pai e por você!!!

Neste sábado, 23, às 20h no Boulevard, na praça Pre-feito Geraldo Azevedo, Cen-tro, tem a banda Treipa, de Piracicaba. O trio criado em 2014 traz o reggae e outras vertentes do ritmo jamaica-no como principais grandes influências. No repertório, ícones como Bob Marley e alguns de seus filhos, como Ziggy e Damian, além de Gilberto Gil, Cidade Negra.

A última atração gratuita será no domingo, 24, às 14h, com a peça teatral “Mamulen-go no Cinema”, coordenada por Valdeck De Garanhuns. O espetáculo aborda o mau uso do dinheiro público, a in-vasão cultural estrangeira em

Programação de Tiradentes em Águas de São Pedro segue ate domingo

A programação cultural especial e gratuita para o feriado prolongado de Tiradentes, que começou na quinta-feira, 21 e segue até este domingo, 24 de abril.

detrimento da nossa cultura e a má qualidade na produção cinematográfica, e, ao mesmo tempo, homenageia e incen-tiva manifestações da cultura popular e valoriza a produção de filmes nacionais.

Valdeck de Garanhuns é ator, artista plástico, poeta, compositor, contador de his-tórias e mestre em Teatro do Mamulengo. O espetáculo foi contemplado no Programa de Ação Cultural (PROAC) - Go-verno do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e faz parte da programação do 2º trimestre de 2016 da Oficina Cultural Carlos Gomes, em parceria com a Secretaria de Turismo de Águas de São Pedro.

Alunos da Emef (Escola Municipal Maria Luiza For-nasier Franzin) 2 – Cecaf tiveram uma manhã diferente, na quarta-feira, dia 20. Eles assistiram a uma apresenta-ção do “Circuito do Violão”, projeto que reúne violinistas em concertos didáticos. O objetivo é divulgar o violão como instrumento solista para o maior número possível de pessoas. A apresentação foi no anfiteatro da escola e reuniu estudantes entre 11 e 12 anos.

Durante cerca de 50 minu-tos, os alunos ouviram desde peças clássicas a temas de filmes. “O importante é que esse estilo de música geral-mente não é o procurado na faixa etária que trabalhamos. Com esse projeto, apresen-tamos um pouco de música erudita a um público que só está acostumado com cultura popular”, destacou o coorde-

nador pedagógico da Emef 2, João Paulo Pontes.

O Circuito do Violão é uma associação de violonis-tas que tem como objetivo divulgar o violão na região. A associação promove diversas atividades em Rio Claro e regiões próximas, como con-certos didáticos nas escolas, recitais, seminário anual e até intercâmbio cultural in-ternacional.

O circuito é realizado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC-ICMS) do Governo do Estado de São Paulo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio das em-presas Companhia Metalgra-phica Paulista, Sapataria Lago Azul, Potencial Eletricidade e Manutenção, Unimed Rio Claro, e o apoio da “Lumiar-te” Associação Sócio- Cultural, Espaço Cultural “Toca” e a Produtora Rede Vinil.

Alunos de Águas de São Pedro recebem o “Circuito do Violão”

O prefeito Paulo Ronan (PSDB) foi homenageado, no sábado, dia 16, pelo Grupo Escoteiro Japopici. O chefe do Executivo de Águas de São Pedro recebeu a comenda prata, uma medalha de reco-nhecimento aos mais de 20 anos de parceria.

“Agradeço o importante trabalho desenvolvido por essa associação, que tanto co-labora para a formação moral dos jovens de Águas de São Pedro. Sinto-me honrado com essa homenagem”, comentou o prefeito.

A entrega da comenda foi feita pela presidente do grupo, Silvia Rodelis. Outros dois fatos de extrema importância marcaram a solenidade. Em um deles, a Prefeitura de Águas de São Pedro recebeu o certificado de responsabi-

lidade social como parceira do grupo. Trata-se de uma chancela de âmbito nacional.

Em outro ato, a adminis-tração municipal renovou por cinco anos a concessão de uso do espaço onde funciona a sede, no Terminal Turístico, ao lado da Torre Balloni.

O Grupo Escoteiro Japopi-ci atua desde 1993 em Águas de São Pedro. Atualmente, reúne cerca de 60 jovens, entre 7 e 21 anos. Eles parti-cipam de atividades baseadas na lei escoteira, com práticas de trabalho em equipe e vida ao ar livre. Os jovens inte-ressados em participar das atividades oferecidas pelo Grupo de Escoteiros Japopici podem entrar em contato com a própria Silvia Rodelis, pelo telefone 99984-7776.

Grupo Escoteiro Japopici homenageia prefeito

Paulo RonanPrefeitura de Águas de São Pedro renova por 5 anos a concessão de uso da sede da associação

V edição da Feijoada da Mama, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Águas de São Pedro, acontece no Centro de Convenções, no dia 14 de maio, a partir das 12h. O evento que já é tradi-ção na cidade tem dois obje-tivos: arrecadar verbas para os projetos realizados pelo Fundo Social e homenagear o Dia das Mães, comemorado no dia 15 de maio.

Serão vendidos 100 in-gressos antecipadamente, ao preço de R$ 30, no sistema buffet à vontade. A compra pode ser efetuada na sede do Fundo Social, no Jardim Jerubiaçaba. O valor não inclui bebidas.

A feijoada será preparada

Fundo Social promove Feijoada da Mama em Águasno modelo vip, ou seja, com as carnes separadas. A res-ponsável pela cozinha será a professora Vanessa, que ministra aulas de culinária no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) Jardim Jerubiaçaba, juntamente com alunas e voluntárias.

“A feijoada nasceu para homenagear as mães e, desde então, integra nosso calen-dário de eventos. É um prato de boa qualidade e preço acessível, que reúne nossos munícipes para uma causa nobre. Com esse almoço, conseguimos recursos para os projetos do Fundo, como o ‘Sonho de Menina’ (que oferece cursos e um baile para debutantes) e também para

as necessidades de famílias que nos procuram, pedindo remédios, óculos e exames de urgência, entre outros”, disse a presidente do Fundo Social, Sandra Dias.

“Com esse almoço, con-seguimos recursos para os

projetos do Fundo, como o ‘Sonho de Menina’ (que ofe-rece cursos e um baile para debutantes) e também para as necessidades de famílias que nos procuram, pedindo remédios, óculos e exames de urgência, entre outros”,

Page 11: Folha de São Pedro - Edição 632

23 de Abril de 201611

O Fundo de Solidarie-dade e Desenvolvimento Social e Cultural de Santa Maria da Serra, conhecido carinhosamente como FUN-SOL, continua com inscri-ções abertas para os cursos Inscrições para os curso na área de beleza, manicure, pe-dicure, massagem depilação e maquiagem

Os interessados devem se inscrever no Fundo Social. Rua Coronel José Antônio

Frota, 510, Centro. Três novos cursos de

capacitação, qualificação profissional e geração de renda, também estão em andamento, corte e costura, que faz parte da Escola da Moda, e culinária da padaria Artesanal, que neste mês de Abril ensina cupcakes. Em maio será a vez da modela-gem de enfeites para bolos.

“Padaria Artesanal”, “Escola de Moda” e “Escola da Beleza”, Voltados a toda população do município, os cursos serão permanentes e terão a duração entre dois a seis meses cada um, re-cebendo as orientações por profissionais capacitados nas escolas de formação do Fun-do Social do Estado, seus participantes receberão cer-tificados após sua conclusão.

Outros cursos como de mecânica e injeção eletrô-nica, pintura em tela, tecido e madeira, cursos em lã, barbante e artesanato, são oferecidos gratuitamente pelo Funsol.

O Projeto “Escola de Moda”, é um projeto de qua-lificação profissional com o curso de “Corte e Costura” de tecidos, destinados a pes-soas com mais de 16 anos de idade, não sendo exigida escolaridade mínima, com

Funsol de Santa Maria oferece vários cursos à população

carga horária e dias de curso a serem divulgados poste-riormente.

O Projeto “Escola de Be-leza”, também é um projeto de qualificação profissional na área da beleza humana, com cursos voltados a ca-pacitação de “Manicure e Pedicure”, também estão voltados a maiores de 16 anos e não exige nenhum nível de escolaridade. A car-ga horária e dias de cursos

também serão divulgados posteriormente.

E o Projeto “Padaria Artesanal”, qualifica profis-sionais e capacita agentes na produção de pães doces e salgados, bolos, confeites e “salgadinhos”, podem par-ticipar qualquer pessoa com mais de 16 anos de idade e não requer nenhum nível de escolaridade.

O Funsol com cursos

permanentes é voltado para capacitação profissional e geração de renda Os cursos gratuitos são em parceria com o Fundo Social do Esta-do de São Paulo, sob a pre-sidência da primeira dama do Estado Lu Alckmin. Os cursos têm o objetivo de não somente atender as deman-das próprias mas priorizar melhoria também na cap-tação de renda familiar das famílias santamaria-serrense

Desde 1º de maio de 2009, quando foi inaugurado este novo espaço com início dos trabalhos do Funsol, centenas de pessoas, jovens, adultos, crianças, homens e mulheres tiveram a opor-tunidade de se capacitar e muitos ousaram e foram além, são os empreendedo-res individuais, melhorando a renda não só sua como a de suas famílias.

E s c o l a d a B e l e z e a com cursos de manicure e pedicure,com a professora Simone, massagem e depila-ção, Luana, Maquiagem Luiz Paulo, unha artística Rosana, – Escola da Moda (corte costura e modelagem), com dona Maria e Cleonice, Suzi do curso de culinária Padaria Artesanal, Nilson mecânica e injeção eletrônica, tricô dona Virginia, pintura em tecido com dona Elza, barbante e crochê Lúcia, pintura em tela Maria José.

“Para nós é um orgulho muito grande , agradeço toda a equipe da prefeitura, também do Espaço Cultural, nossos companheiros de trabalho, nossas colabora-doras É uma oportunidade imensa. As pessoas podem visualizar uma vida pro-fissional, pois no Banco do

povo, depois de completado o curso, poderão fazer seu empréstimo e financiar equi-pamentos, como máquina de costura, instrumentais auto-clave para salões de beleza, fornos e demais utensílios, e poderão ser inseridas no mercado de trabalho”. Co-memorou Alessandra Bozeli Zani, presidente do Funsol.

“Desde maio de 2009, quando este espaço passou a ser sede do Funsol, mui-tos cursos foram realizados, mais de 2.500 mil pessoas já passaram pela capacita-ção profissional aqui. As pessoas procuram pelo inte-resse que têm, aproveitando a oportunidade. A ideia é ensinar a pescar. Na Folha de São Paulo, o economista indiano autor do micro-crédito (bancos populares) disse que combater a pobre-za, não é assistencialismo,

sustentar a vida inteira, é sim o empreendedorismo, que dá a oportunidade das pessoas crescerem por si própria. A mesma ideia que nós temos e colocamos em prática, trans-formar as pessoas. Tomar conhecimento dos projetos, julgar a viabilidade e agir.

E é o que defendemos, já estamos completando quase 8 anos de mandato e con-tinuaremos indo atrás de novos projetos para a nossa população, sempre buscando o que for melhor para Santa Maria da Serra. Disse o Prefeito Josias Zani Neto.

Page 12: Folha de São Pedro - Edição 632

1223 de Abril de 2016

Page 13: Folha de São Pedro - Edição 632

23 de Abril de 201613

Ainda não sabe o que fazer neste feriado de Tiradentes? A Pousada Chalés do Thermas Water Park é a melhor pedida para quem busca lazer, diver-são, contato com a natureza e segurança para toda famí-lia. Localizado na estância turística de São Pedro (SP), o parque aquático está com uma promoção especial para o pacote entre os dias 21 a 24 de abril. São 35 chalés - para duas ou até seis pessoas – disponíveis para sócios e convidados.

No chalé standard, para não sócios, o pacote por pes-soa sai por apenas R$ 995,00, com no mínino dois pagantes. Além do café da manhã servi-do no restaurante do local, os hóspedes têm direito a passa-portes diários para desfrutar de toda infraestrutura do parque aquático. Ainda nessas condições, uma criança com até 12 anos ganha cortesia. No pagamento à vista tem 10% de desconto. No cartão de crédito o valor pode ser dividido em até 8 vezes.

Construídos em estilo suíço, os chalés do Thermas são total-mente mobiliados, com camas, armários, televisão, utensílios para cozinha, frigobar, micro--ondas e churrasqueiras para uso individual. São 6 modelos

Luxo e 29 modelos Standard. Na área de lazer os hóspedes contam com três piscinas, toboágua, salão de jogos, play-ground, quadra de beach soccer e um restaurante exclusivo para uso da Pousada. Mais infor-mações pelo (19) 3181-2111, e-mail: [email protected] ou pelo site www.thermas.com.br.

SOBRE O THERMAS - Considerado um dos mais modernos e completos empre-endimentos de lazer e diversão do estado de São Paulo, o Thermas Water Park foi idea-lizado há mais de 35 anos pelo

Grupo J. Andrade para oferecer diversas atividades aos seus milhares de sócios e visitantes durante todo o ano. Numa área de 92 alqueires com milhões de litros de água espalhados por 11 piscinas, o complexo turístico de lazer conta com rampa de boias, 11 toboáguas e piscinas de água quente.

Além de restaurante para até 1.500 pessoas, há lancho-netes, playground, quiosques com churrasqueiras, lago, pesqueiro, mini-fazenda com animais exóticos, trilhas eco-lógicas, área de camping, acantonamento, chalés e es-

tacionamento gratuito para cerca de 2.000 veículos. Ex-posições Permanentes Era Pré-Histórica, Era do Gelo, Insetos Gigantes e Gigantes do Fundo do Mar também integram as atrações.

SERVIÇOA Pousada Chalés do

Thermas, do Thermas Water Park, fica na Rodovia Geraldo de Barros – SP 304 – Km 189 – Fazenda Limoeiro. Mais informações pelo (19) 3181-2111 ou www.thermas.com.br. E-mail: [email protected]

Parque aquático Thermas de São Pedro oferece pacote para o feriado de Tiradentes

Foto: Daniela Oliveira

Page 14: Folha de São Pedro - Edição 632

23 de Abril de 2016

Com estreia marcada para a primeira semana de maio, o inédito SUV Kicks vai aos poucos sendo revelado. Estrela da Nissan nas Olimpíadas Rio 2016 (evento do qual a marca é uma das principais patroci-nadoras), o modelo acaba de ter um novo teaser divulgado e desta vez deixa à mostra deta-lhes da dianteira. Derivado do

conceito homônimo apresenta-do no Salão do Automóvel de 2014, será a resposta japonesa ao sucesso do Jeep Renegade e Honda HR-V, além do Ford EcoSport.

A Nissan também aprovei-tou o comunicado para confir-mar que o modelo começará a ser produzido no México, mas que os lotes iniciais serão ex-

clusivos do mercado brasileiro, Baseado na plataforma da

dupla March/Versa, o SUV terá motor 1.6 Flex e câmbio manual ou automático CVT, sempre com tração dianteira. Sua principal aposta será no design de linhas arrojadas e esportivas, com sacadas como colunas dianteiras pre-tas e teto em cor diferente da

carroceria. Os preços também prometem ser de briga, com valores iniciais na faixa dos R$ 65 mil.

Fruto de um investimento de mais de R$ 750 milhões fei-tos na fábrica de Resende (RJ), o Kicks deve gerar aproxima-damente 600 novos empregos. A produção nacional começa no primeiro semestre de 2017.

Nissan mostra mais do Kicks

Page 15: Folha de São Pedro - Edição 632

08 de Novembro de 201419

I.O.C. – DIA 23/04/2016

Impulsionado em descobrir suas verdadeiras aptidões e transformar o próprio ambiente, sua percepção estará apurada na conquista de novos horizontes. Faça cada coisa no seu devido tempo. Procure ser mais prático e observador.

Evite, neste dia, questões com vizinhos. Os amigos leais o ajudarão em qualquer dificuldade e conseguirá realizar boa parte de seus desejos. Necessidade de explorar todas as suas potencialidades e de ampliar seu conhecimento. Os contatos sociais estarão em primeiro lugar para você.

Dia em que fará muitas relações, mas poucas amizades sinceras e leais. Por outro lado, e bom ir se precavendo, pois a partir de ama-nhã, entrará em uma desfavorável fase do ano. Este período pede maior organização em seu orçamento, pois, os astros indicam gastos extras.

Melhores oportunidades de soluções em assuntos jurídicos. As companhias do sexo oposto podem lhe trazer momentos de prazer. Preste mais atenção às pessoas à sua volta. As questões financeiras estão necessitando de um melhor controle de sua parte.

A sua boa vontade não será suficiente para que consiga bons resultados no trabalho. Todo cuidado será pouco, neste dia. Tome cuidado com o fogo, com a eletricidade e com o excesso de velocidade ao dirigir veículos. Em relação aos superiores, você vai conse-guir um diálogo mais aberto e mais objetivo.

Você está predisposto a ter um episódio amoroso neste dia, que lhe dará no futuro muitos aborrecimentos. Evite, portanto, qual-quer coisa neste sentido. Cuide da saúde, da reputação, e não faça novos negócios. Você sentirá uma forte necessidade de expressar suas ideias e projetos.

Procure manter seu estado de ânimo mais calmo e otimista, neste e nos próximos dias para que não venha a sofrer prejuízos e embaraços. Êxito nos estudos, pesquisas e exaltação psicológica. Neutro ao amor.

Viver em paz e sem perturbação será muito importante agora. Para que tudo isso aconteça, evite participar de intrigas e rivalidades com quem quer que seja. Felicidade no amor e nas diversões. O intercâmbio social com novas pessoas poderá fazer com que consiga atingir tudo o que deseja.

Dia em que sua inteligência se elevará devido ao bom fluxo de Vênus. Contudo, procure compreender melhor seus colegas de trabalho bem como os familiares e a pessoa querida. Em relação ao dinheiro, pode aparecer uma oportunidade há muito esperada.

Dia excepcional. Aproveite-o para colocar em dia seus assuntos pendentes e resolver uma situação com a pessoa amada. Se ainda não se casou, poderá ficar noivo ou casar-se agora. Controle os gastos guardando algum dinheiro.

Dia em que deverá enfrentar alguns obstáculos, em seu lar. Mas se usar a inteligência, conseguirá superá-los com sucesso. Boa fase para elevar-se no campo profissional. Evite causar acidentes. Tenha um pouco de paciência e seja eficiente para se ver livre dos problemas.

Esmero e capricho demasiados, po-derão resultar em perda de tempo. Cuidado com o período de escândalo e até de sedução que terá de passar. Faça o que tem a fazer com brevidade. Cuidado com acidentes, assaltos ou roubos nas vias públicas.

23 de Abril de 2016

Perdeu-se um óculos preto de grau - em São Pedro – gratifica-se com 50,00 – (19) 3481-4898

Alugo som para pequenos- mé-dios e grandes eventos – tratar (19) 99610-6742 ou 3483-1314

Instrumentos musicais e acessórios novos e usados, conser-to, compra, vende e troca Ficha’ som usados – (19) 3483-2136

Aparelhos de som, profissio-nais e residenciais, usados, compra, vende, troca e loca Ficha’Som usa-dos – (19) 3483-2136

Gravações de fitas K7 e dis-cos de Vinil p/ CD/MP3 e VHS p/ DVD – (19) 3483-2136

Alto-falantes, profissionais, residenciais e automotivos, conser-ta, compra, vende ou troca (19) 3483-2136

Caixas de som, profissional ou residencial, conserta, compra, vende, troca ou loca, Ficha’Som Usados – (19) 3483-2136

Vendo TVs usadas 3483-2136

Romero Pinturas – pinturas de casas, grafitados, portões, mesas, cadeiras, móveis, janelas, lavagem de telhados – Fica Tudo Novo – (19) 99825-0112 ou 3483-3534

Presto serviço de corte de grama pequenos reparos com solda – tra-trar (19) 996071715 com João

Pedreiro João Batista – a pro-cura de trabalho – (19) 3483-4438 ou 98818-2552

Vendo Disk pizzaria em São Pedro por motivo de mudança da cidade, com ótima carteira de clien-tes – tratar (19) 99884-2170

Enfermeira Home Care. Pro-cura recolocação no mercado. Tra-tar (19) 3483-1363 ou (14) 99716-5201.

Vendo máquina interlon reta betoneira furadeira de ilhós e um lote de linhas (19) 99719-3272

Vende-se troca-se por cháca-ra ou residência em São Pedro ou Águas de São Pedro uma chácara com 48.300 m² com benfeitorias e casa em Ipeuna – tratar com (19) 974061-7010 Dirceu

Vendo ou troco por imóvel/ imóveis em São Pedro, um salão comercial com 670 m2 coberto no centro de São Pedro a 150 metros da matriz (antigo Chopão), em frente ao tio Zé. Excelente estrutura para restaurante, academia, igreja, etc... tratar (19) 3483-2136 ou 997362029

Vendo apartamento em constru-ção no Condomínio Tarumã I em Piracicaba, 73 m², com 3 dorm, sal conjugada, banheiro social, cozinha e área de serviço- valor já pago 47 mil e mais parcelas a serem quita-das diretamente com a construto-ra.- tratar (11) 95449-9612

Alugo edícula em São Pedro, com piscina e churrasqueira R$ 750 mês ou 280,00 a diária – tratar (19) 99838-9433

Aluga-se casa comercial no cen-tro da cidade de São Pedro, com 2 dorm . e garagem – R$ 1.200,00 – tra-tar (19) 99608-6160 ou 99767-1377

Vendo casa no Recanto – lin-do terreno 300 m² e casa 54m² área nobre = R$ 178 mil – tratar (19) 98341-8092

Vendo terreno Bela São Pedro próximo a SaeDong 250m²= R$ 75 mil tratar (19) 98341-8092

Chácara com linda vista pano-râmica da serra de São Pedro, ótima localização com três casas, pomar com diversas árvores frutíferas, em área de aproximadamente 7 mil m²- ideal para posada, moradia, ou comércio, tratar (19) 2532-0837 ou 98292-4470

Vendo Fiesta ano 2005, alcool e gasolina, completo em bom estado. Tratar 3483-0198

Vendo Siena EL 2011 completo Fone: (19) 99748-2143

Vendo máquina de fazer chine-los – tratar (19) 3483-3609

Vendo Disk Pizzaria 2 Amigos

Corte de grama e serviços de jardinagem – falar com Colombo (19) 99263-0704

Page 16: Folha de São Pedro - Edição 632

1623 de Abril de 2016

Artemis

O site da Festa das Nações deste ano já está no ar em www.festadasnacoespiraci-caba.com.br. A ferramenta foi pensada para facilitar o acesso do público às principais infor-mações relativas ao evento, que chega aos seus 33 anos ininterruptos de realização.

Pelo site é possível saber

o valor da bilheteria, estacio-namento, horário de funcio-namento, formas de acesso, programação cultural, últimas notícias, entidades participan-tes e o principal, seus respec-tivos restaurantes e cardápios, além da localização de cada um deles no Engenho Central.

De acordo com a primeira-

-dama, Selma Ferrato, pre-sidente do Fundo Social de Solidariedade (FUSSP), este é o segundo ano em que a prefeitura aposta em um site com fim permanente de estrei-tar a relação com o público em geral e, em especial, com os turistas da região. “O site proporciona a todos que pres-

Site da Festa das Nações de Piracicaba 2016 já está no artigiam este evento solidário e gastronômico informações adicionais e preliminares para programarem seus passeios”, disse ela. Para atender o públi-co de outras cidades, o site traz também contatos de hotéis.

O site tem interface com uma página no facebook - (www.facebook.com/festana-coespiracicaba - para facilitar ainda mais a interação entre os participantes da festa, já que pelas redes sociais fica mais fácil trocar ideias, fotos e opiniões em tempo real en-tre aqueles que foram e que estão planejando ir.

No endereço também é possível, via botão “Fale Conosco”, obter informações adicionais junto ao FUSSP, dar sugestões e fazer críticas. Diariamente, a equipe do CCS da Prefeitura vai abastecê-lo com informações produzidas antes e ao longo da festa.

A expectativa de público para a 33ª Festa das Nações, que acontece do dia 11 a 15

de maio, no Engenho Central, é de pelo menos 90 mil par-ticipantes.

SERVIÇO: 33ª Festa das Nações de Piracicaba, de 11 a 15 de maio de 2016, no Engenho Central, Piracicaba.