Folha de Vilhena 1285

16
Politicando Sem consentimento, BBB viola paciência de espectadores Governador Con- fúcio Moura teria indica- do o Professor Ronaldo Alevato, Secretário Re- gional do Estado, para ser o candidato oficial do PMDB à contenda eleito- ral a prefeito neste ano. Acidente envolvendo duas carretas, quase provoca tragédia A ausência de um centro de zoonoses na cidade contribui com o risco de acidentes e doenças infecto-contagiosa entre animais. Falta de zoonoses coloca em risco população site: www.folhadevilhena.com.br e-mail: [email protected] [03] [05] [04] C MYK Ronaldo Alevato lança pré- candidatura a prefeito de Vilhena Nos estados como o Distrito Federal, Rio Grande do Sul e São Paulo, já existem projetos em que o Governo oferece aos empresários um incentivo, meio salário mínimo ou desconto nos impostos, para que a empresa realize a contratação de jovens de 16 a 24 anos que ainda não tenham nenhuma experiência de em- prego, oferecendo a eles a primeira oportunidade para consegui- rem o seu próprio salário. [07] [03] Vilhena-RO, de 20 a 26 de Janeiro de 2012 Diretor responsável: Osias Labajos Contato: (069)8454-6909/9957-2377/3321-5713 ANO XXVII Nº 1285 R$ 1,50 Cada vez mais vilhenenses aderem a essa prática saudável [05] Você deseja economizar? Adquira já sua carteirinha! A associação é um trabalho social participativo que iniciou no ano de 1989 e que hoje atende milhares de pessoas em todo o Estado de Rondônia. Visando trazer economia necessária no seu cotidiano. [05] [05] [03] Jornalismo de qualidade Agora vai Aconteceu na manhã da sexta-feira, 13, a solenidade de troca de comando do Tiro de Guerra 12008 Vilhena. O 2º sargento Monteiro passou o comando para o 1º sargento Rogério Dias dos Santos. Tiro de Guerra de Vilhena troca de comando [06] [02] A empresa JJ Entretenimentos traz a Vilhena uma inovação no modo de assistir ci- nema, o Cine 6D. A funcionalidade do Cine 6D é pro- porcionar a visão 3D com os óculos especiais, e ainda mais, o espectador SENTE movimen- tos de acordo com a animação além de sentir os aromas e sensações como vento e água, entre outros. Esta novidade está disponível no Park Shopping Vilhena da cidade a partir de hoje e ficará por volta de 30 dias na cidade. As anima- ções disponíveis. novidade, Cinema 6D está na cidade [06] Saúde pública Inauguração da iluminação da BR- 364 acontecerá no dia 24 caminhada ao ar livre Últimos dias MP prorroga para dia 22 data final para inscrições em concurso No final da tarde, as avenidas e praças de Vi- lhena, tem dezenas de praticantes da caminhada ao ar livre, uma forma barata e eficaz de cuidar da saúde. Aquela boa caminhada ao ar livre, característica do final do dia quando as pessoas voltam do trabalho, co- loca uma roupa mais leve. Vilhena conta agora com os benefícios da Associação Beneficente Zequinha Experiência de trabalho, quem dá a primeira oportunidade? primeiro emprego Porque a justiça deu semi-liberdade ao assassino do professor Moisés sem ele ser julgado?

description

Edição impressa

Transcript of Folha de Vilhena 1285

Page 1: Folha de Vilhena 1285

PoliticandoSem consentimento, BBB viola paciência de espectadores

Governador Con-fúcio Moura teria indica-do o Professor Ronaldo Alevato, Secretário Re-gional do Estado, para ser o candidato oficial do PMDB à contenda eleito-ral a prefeito neste ano.

Acidente envolvendo duas carretas, quase provoca tragédia

A ausência de um centro de zoonoses na cidade contribui com o risco de acidentes e doenças infecto-contagiosa entre animais.

Falta de zoonoses coloca em risco população

site: www.folhadevilhena.com.br e-mail: [email protected]

[03]

[05]

[04]

CMYK

Ronaldo Alevato lança pré-candidatura a prefeito de Vilhena

Nos estados como o Distrito Federal, Rio Grande do Sul e São Paulo, já existem projetos em que o Governo oferece aos empresários um incentivo, meio salário mínimo ou desconto nos impostos, para que a empresa realize a contratação de jovens de 16 a 24 anos que ainda não tenham nenhuma experiência de em-prego, oferecendo a eles a primeira oportunidade para consegui-rem o seu próprio salário.

[07]

[03]

Vilhena-RO, de 20 a 26 de Janeiro de 2012 Diretor responsável: Osias Labajos Contato: (069)8454-6909/9957-2377/3321-5713 ANO XXVII Nº 1285 R$ 1,50

Cada vez mais vilhenenses aderem aessa prática saudável

[05]

Você deseja economizar? Adquira já sua carteirinha! A associação é um trabalho social participativo que iniciou no ano de 1989 e que hoje atende milhares de pessoas em todo o Estado de Rondônia. Visando trazer economia necessária no seu cotidiano. [05]

[05] [03]

Jornalismo de qualidade

Agora vai

Aconteceu na manhã da sexta-feira, 13, a solenidade de troca de comando do Tiro de Guerra 12008 Vilhena. O 2º sargento Monteiro passou o comando para o 1º sargento Rogério Dias dos Santos.

Tiro de Guerra de Vilhena troca de comando

[06]

[02]

A empresa JJ Entretenimentos traz a Vilhena uma inovação no modo de assistir ci-nema, o Cine 6D. A funcionalidade do Cine 6D é pro-porcionar a visão 3D com os óculos especiais, e ainda mais, o espectador SENTE movimen-tos de acordo com a animação além de sentir os aromas e sensações como vento e água, entre outros. Esta novidade está disponível no Park Shopping Vilhena da cidade a partir de hoje e ficará por volta de 30 dias na cidade. As anima-ções disponíveis.

novidade,Cinema 6Destá na cidade

[06]

Saúde pública

Inauguração da iluminação da BR-364 acontecerá no dia 24

caminhada ao ar livre

Últimos diasMP prorroga para dia 22 data final para inscrições em concurso

No final da tarde, as avenidas e praças de Vi-lhena, tem dezenas de praticantes da caminhada ao ar livre, uma forma barata e eficaz de cuidar da saúde. Aquela boa caminhada ao ar livre, característica do final do dia quando as pessoas voltam do trabalho, co-loca uma roupa mais leve.

Vilhena conta agora com os benefícios da Associação Beneficente Zequinha

Experiência de trabalho, quem dá a primeiraoportunidade?

primeiro emprego

Porque a justiça deu semi-liberdade aoassassino do professor Moiséssem ele ser julgado?

Page 2: Folha de Vilhena 1285

02

Fundado em 10 de outubro de 1984 Sede: Rua 735, nº 418 Bairro Bodanese - Vilhena - Rondônia CEP: 76.980-000

Osias Labajos Cel: 9957-2377 - Nano Labajos Cel. 9956-7737

e-mail. [email protected]

Circulação do Folha de Vilhena em: Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Corumbiara, Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Chupinguiaia, Pimenta Bueno, Cacoal, Porto Velho e Brasília (DF).Os artigos e colunas com assinatura dos autores não traduzem necessariamente a opinião do jornal.

DIRETOR RESPONSÁVELOsias Labajos

DIRETOR COMERCIALNano Labajos

CONSELHO EDITORIALOsias Labajos

Tania Cristina Mathias

Filiado: Adjori e Abrajori e Abrarj nº 436-RO

REPRESENTANTE COMERCIALLabajos & Cia Ltda

REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXO: Nº 011, Livro “B” protocolado sob o Nº 778, fls.

051 do Livro “A”

EDITORAÇÃO GRÁFICA: Folha de Vilhena

DIAGRAMAÇÃO: Gustavo França

IMPRESSÃO: Gráfica Futura

PCHs - em coma induzido

política

Editado pela Empresa Jornalística Folha Capital Ltda-ME - CNPJ: 03.903.724/0001-33

VILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012

TIRAGEM: 3.000 exemplares

O atual e pujante setor elétrico brasileiro começou nos idos dos séculos passados com a construção de centrais hidrelétricas que não atingiam sequer 30 MW de potência instalada. Eram, então, construídas para suprir de energia o incipiente parque fabril do País, notadamente nas regiões do centro-sul, e um ou outro pequeno empreendimento ao longo do território. À noite parte da energia era dirigida para residências e a restrita iluminação pública. Com a ampliação da demanda houve necessidade de recur-sos financeiros e tecnológicos para expandir a produção de energia elétrica. Foi quando se instalaram no Brasil as empresas de origem norte-americana e canadense: a Rio de Janeiro Tramway Light and Power, criada no Canadá em 1904; e a norte-americana American & Foreign Power (Amforp), que adquiriu dezenas de pequenas con-cessionárias que atuavam no interior de São Paulo. Na sequência, a Light and Power construiu e inaugurou a Hidrelétrica Fontes, no Ribeirão das Lajes, de 24 MW de potência instalada, que era uma das maiores usinas do mundo em operação. Durante os anos 20, a capacidade de geração instalada duplicou, atingindo 475,7 MW, em que 77,8% eram de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). Hoje o Brasil dispõe de um potencial para implantação de PCHs estimado em 11.800 MW de potência instalada, dos quais apenas 1.567 MW estão em operação, resultando num potencial de 10.233 MW em condições de exploração. Esse potencial equivale a cerca de mil aproveitamentos que estão nas diversas fases do processo de licenciamento e implantação de PCH.Em que pesem os reconhecidos méritos das pequenas centrais hidrelétricas e o extraordinário potencial existente, o Programa de PCHs no Brasil se desenvolve em ritmo bastante lento. Registre-se que o prazo médio de implantação da PCH é de só 18 meses a partir do início efetivo das obras, o que significa desonerar a conta juros durante a construção, tão representativa para as obras das grandes centrais hidrelétricas. Atualmente, a complexidade para a implan-tação de grandes centrais hidrelétricas - começando pelas questões ambientais e considerando o longo prazo de implantação e as exten-sas linhas de transmissão que têm de ser construídas - assegura que o Programa de PCHs no País é a alternativa que deve ser priorizada. Contrariamente à ideia geralmente aceita de que PCHs são uma coisa velha e ultrapassada e de que seu uso não pode ser melhorado, sabemos que existe um caminho longo para evoluir, espe-cialmente em performance de equipamento e adequação de projetos. Assim, PCHs, sempre que forem estimuladas, vão retomar o espaço de direito para continuar a contribuir de forma efetiva através do seu desenvolvimento, porque são uma solução econômica, técnica e ambientalmente eficiente. Cabe ressaltar que, sem suporte de pes-quisa e desenvolvimento do governo e sem instituições financeiras que queiram participar da sua recuperação, as PCHs continuarão no coma induzido. O leilão de energia elétrica de dezembro retratou o atual equívoco do governo em não aproveitar o fato de o País possuir uma diversidade de fontes energéticas. Senão, vejamos: a pouca presença das hidrelétricas se deveu à não obtenção das licenças ambientais; as usinas termoelétricas estavam ausentes porque a Petrobrás alegou não ter gás para comprometer seu fornecimento; e no caso das demais fontes, como as PCHs e a biomassa, o motivo da baixa presença foram os preços pouco atraentes do leilão. Isso enquanto o carvão é penalizado pelo preconceito de ser uma fonte altamente poluente. E às eólicas será imputada a responsabilidade de suprir a demanda, mesmo sem linhas de transmissão para transportar a energia gerada no Nordeste para o centro de carga na Região Sudeste. Em 2012 o governo deveria pensar em leilões regionais e por fontes de energia, para aproveitar melhor as vantagens compa-rativas de cada uma, diversificando a matriz elétrica e garantindo o suprimento energético.

Sem consentimento, BBB viola paciência de espectadores

Ao sobrevoar a casa do Big Brother, as Mulheres Ricas ficaram horrorizadas com o tamanho exíguo da piscina e a decoração classe média dos aposentos

PROJAC – Pressionada pela sociedade civil, a alta cúpula da TV Globo decidiu demo-ver Boninho do comando do Big Brother Brasil. “Chega de complôs, fofoquinhas e desin-teligência! De 2002 para cá o Brasil evoluiu, ganhou rele-

vância internacional. E nós? O que fizemos? Despejamos mais de 100 ex-BBBs na so-ciedade!”, teria desabafado um dos Robertos, segundo fontes anônimas. Exasperado, um dos dois restantes Robertos aduziu: “Nem o pai dele aguenta mais esse programa!”

Ao cabo de uma reunião tensa na qual assistiram a sequências intermináveis das doze edições do programa, os Robertos ad-mitiram que o BBB violou a paciência dos espectadores. “Podemos ser processados pela Corte Internacional de Haia”, afligiram-se pelo menos dois

Robertos, simultaneamente.

Acusado de estimular o rock and roll e usar camisas com estampas de gosto duvidoso, Boninho pediu para Pedro Bial escrever seu texto de despedi-da. “Do grito fez-se o pranto / Silencioso e branco como linho tratado a OMO / E da nave lou-ca fez-se intriga / E dos edre-dons fez-se o espanto”, dizem os primeiros versos. Os pró-ximos serão divulgados assim que assinados os contratos de merchandising.

No final do dia, o delegado que investiga o caso foi convidado

a posar para um ensaio sensu-al. Seu assessor de imprensa informou que o policial acei-tou, por julgar que se trata de um trabalho artístico e de bom gosto.

Porta-vozes do PMDB estão a caminho da Globo para nego-ciar as vagas abertas com as expulsões de Boninho e Da-niel.

The Piau Herald

PEDIDO DE LICENÇA PREVIA

O Sr. Idinir Junior Lupatini, estabelecido à Rua Afonso Pena, n. 161, na cidade de Vilhena, RO, torna publico que esta requerendo junto ao NUCOF/SEDAM a Licença Previa, para pesquisar diamante, nos lotes rurais 86 86A, 86B, SETOR 03, Gleba Corumbiara, Município de Pimenta Bueno, RO.

PEDIDO DE LICENÇA DE INSTALACAO

O Sr. Idinir Junior Lupatini, estabelecido à Rua Afonso Pena, n. 161, na cidade de Vilhena, RO, torna publico que esta requerendo junto ao NUCOF/SEDAM a Licença de Instalação, para pesquisar diamante, nos lotes rurais 86 86A, 86B, SETOR 03, Gleba Corumbiara, Mu-nicípio de Pimenta Bueno, RO.

PEDIDO DE LICENÇA DE OPERACAO

O Sr. Idinir Junior Lupatini, estabelecido à Rua Afonso Pena, n. 161, na cidade de Vilhena, RO, torna publico que esta requerendo junto ao NUCOF/SEDAM a Licença de Operação, para pesquisar diamante, nos lotes rurais 86 86A, 86B, SETOR 03, Gleba Corumbiara, Mu-nicípio de Pimenta Bueno, RO.

PEDIDO DE OUTORGA POÇO TUBULAR PROFUNDO

A empresa CURTPAN DESTILARIA DE ALCOOL LTDA, localizada à AV. INTEGRA-ÇÃO NACIONAL, 1380, SALA B, CENTRO, Cerejeiras, CNPJ 088.645.61/0001-40, torna público que esta requerendo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SE-DAM, a Outorga de direito de uso de recursos hídricos, para fins de: CAPTAÇAO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA no seguinte local: COORDENADA GEOGRÁFICA: 13°13’ 09,2’’S 60°57’10,7’’W, FAZENDA CURTPAM LOTE 22 LINHA 4 COM 4° EIXO GLEBA 08, CE-REJEIRAS, RONDONIA.

PEDIDO DE OUTORGA POÇO TUBULAR PROFUNDO

A empresa LATICÍNIOS CEREJEI-RAS MULTIBOM LTDA localizada à Av. Paulo de Assis Ribeiro, Km 02, Colorado do Oeste-RO, com CNPJ n.º 34.761.254/0002-25, torna público que está requerendo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Am-

biental – SEDAM, em 12/01/2012, a Outorga de direito de uso de recursos hídricos, para fins de: CAPTAÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA no seguinte local: Av. Paulo de Assis Ri-beiro, Km 02, Colorado do Oeste-RO. COORDENADA GEOGRÁFICA: 13º 07´00,96´´S 60º 31´23,46´´W.

Vilhena, 12 de janeiro de 2012.

PEDIDO DE LICENÇA PREVIA

O Sr. Jose Abílio da Silva, estabelecido na Rua Maranhão, 4591 A, Centro, Colorado do Oeste, RO, Torna publico que esta requerendo junto ao NUCOF/SEDAM a Licença Previa, para explorar AREIA, CASCALHO E ARENITO, no Lote 15, Gleba Guaporé, Município de Corumbiara/RO.

PEDIDO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

O Sr. Jose Abílio da Silva, estabelecido na Rua Maranhão, 4591 A, Centro, Colorado do Oes-te, RO, Torna publico que esta requerendo junto ao NUCOF/SEDAM a Licença de Instalação, para explorar AREIA, CASCALHO E ARENITO, no Lote 15, Gleba Guaporé, Município de Corumbiara/RO.

PEDIDO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

O Sr. Jose Abílio da Silva, estabelecido na Rua Maranhão, 4591 A, Centro, Colorado do Oeste, RO, Torna publico que esta requerendo junto ao NUCOF/SEDAM a Licença de Operação, para explorar AREIA, CASCALHO E ARENITO, no Lote 15, Gleba Guaporé, Município de Corumbiara/RO.

RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO

A Empresa OSMAR R. FERREIRA-ME, CNPJ sob no.01.569.839/0001-08, estabelecida na Av. Presidente Tancredo Neves, n° 2144, Bodanese, município de Vilhena/RO, Torna publico que esta requerendo a renovação da Licença de Operação da SEDAM, em 26 de fevereiro de 2010, para extrair areia e cascalho, no Lote 93, Setor 12, linha 155, Gleba Corumbiara, Município de Vilhena/RO.

EDITAL DE CHAMAMENTOO Município de Vilhena/RO, através as Secretaria Municipal de terras, vem pelo presente chamar a pessoa abaixo discriminada para comparecer á Secretaria Municipal de Terras-SEMTER, no Paço Municipal, em horário de expediente, no prazo de 15 dias, a fim de tratar da titulação do LOTE 04 QUADRA 59 DO SETOR 15, requerida pelo Sr. PEDRO BENTO DA SILVA e tomar conhecimento dos termos do processo Administrativo n º 47.384/2011, sob pena de prosseguimento do feito.

Ao Sr. VAGNO SCAME DA SILVA

EDITAL DE CITAÇÃOProcesso: 0007655-12.2011.822.0014Classe: Execução de Título ExtrajudicialParte Autora: Olge Comércio de Materiais de Informática e Eletrônicos Ltda ME Advogado: Jean Carlos Debastiani OAB/3022 Parte Requerida: Anderson MarconFINALIDADE: CITAÇÃO de ANDERSON MARCON,brasileiro inscrito no CPF Nº 801.410.642-34, RG: 847.628 SSP/RO, estando em lugar incerto e não sabido para, no prazo de 03 ( três) dias pagar a importância de R$ 3.396,60 ( três mil trezentos e noventa e seis reais e sessenta centavos), atualizados na data do efetivo pagamento, mais custas processuais, honorários advocatícios e demais encargos legais, ou para ofertar embargos no prazo de 15 ( quinze) dias independentemente de penhora, depósito ou caução, contados da juntada aos autos do mandado de citação, tudo nos termos dos artigos 652, 1º, 736 e 738, todos do CPC. Em não havendo pagamento no prazo mencionado, o Sr. Oficial de Justiça procederá de imediato a Penhora de bens e a sua Avaliação, lavrando o respectivo auto de tantos bens quantos bastem para a satisfação integral do débito, consignando que no caso de integral pagamento no prazo de 03 (três) dias a verba honorária será reduzida à metade ( Art. 652-A, CPC) Sede do juízo: Fórum Desembargador Leal Fagundes, Av. Luiz Maziero, 4432, Jardim Améri-ca, CEP: 78.995-000- Vilhena/RO. Fone- 69 3321 2340, 3321- 3184 e 3321-3182. 2ª Vara cível

EDITAL DE CITAÇÃOProcesso: 008652-92.2011.822.0014Classe: Execução de Título ExtrajudicialProcedimento: Processo de Execução (Cível)Parte autora: Arsido Von HeimburgAdvogado: Jean Carlos Debastiani OAB/3022 e outrosParte Requerida: Larreia & Larreia LtdaFINALIDADE: CITAÇÃO do requerido LARREIA & LARREIA Ltda, registrado sob o CNPJ1284884/00001-98, na pessoa de seu responsável legal, estando em lugar incerto e não sabido, para no prazo de 03 (três) dias pagar a importância de R$ 2.774,48( dois mil setecentos e setenta e quatro reais e quarenta e oito centavos) atualizados na data do efetivo pagamen-to, mais custas processuais, honorários advocatícios e demais encargos legais, ou para opor embargos no prazo de 15 ( quinze) dias, independentemente de penhora, depósito ou caução, contados da juntada aos autos do mandado de citação, tudo mnos termos dos artigos 652, 1º, 736 e 738, todos do C.P.C, sob pena de prosseguimento do feito. Sede do juízo: Fórum Desembargador Leal Fagundes, Av. Luiz Maziero, 4432, Jardim Améri-ca, CEP: 78.995-000- Vilhena/RO. Fone- 69 3321 2340, 3321- 3184 e 3321-3182.

EDITAL DE DECLARAÇÃOEu José Duarte D. Mota, brasileiro, casado, portador do RG nº 000325274 SSP/RO e inscrito no CPF n° 128.218885-20 residente e domiciliado no, Município de Vilhena/RO, Declara a quem possa interessar que não tem intenção de escriturar o imóvel denominado Lote 03 qua-dra 31 Setor 06 em seu nome, autorizando o Município de Vilhena a escriturar diretamente em nome de Elza Volpatto Mesquita, brasileira, divorciada, portadora do RG nº 353064 SSP/SP e inscrita no CPF nº 289956782.91, residente e domiciliado de vilhena.E por esta a expressão da verdade, firmo o presente que surta os devidos fins legais.

EDITAL DE VENDA JUDICIALBEM: Imóvel urbano, denominado lote n°º 09, quadra 103, Setor 02, nesta, medindo 450,00 m², contendo uma edificação em madeira destinada à moradia da família com 124,00 m², em bom estado de conservação, avaliado em R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais ); Imóvel urbano denominado lote nº10, quadra 103, Setor 02, medindo 325,00 m², contendo um galpão de madeira em péssimo estado de conservação, nesta , que abriga uma marcenaria, avaliado em R$ 30.000,00 (trinta mil reais); Veículo caminhonete marca Ford modelo F.100 SS, ano/ modelo 1993/1993, placa NBE. 0242/RO Chassi nº 9BFBTNM30PDB. 12634 carroceria de madeira, em bom estado de conservação, licenciada em nome do inventariado Francisco Assis Laueffer, avaliado em R$ 23.000,00 (vinte e três mil reais);Imóvel Rural, denominado Chácara nº 04, Setor D, nesta, sem registro no Cartório de Imóveis, constatando apenas no cadastro da Secretaria de Terras da Prefeitura Municipal de Vilhena, de aproximadamente 3, 00 hectares avaliados em R$ 130.000,00 ( cento e trinta mil reais)Marcenaria Artesanal, com diversos equipamentos próprios para trabalhos em madeira. Obs: Os equipamentos se encontram há muito tempo sem serem utilizados o que provoca um dasaste natural e emperramento de engrenagem, rolamentos, ressecamento de correias, etc, o que demanda uma revisão geral em todos eles, que se encontra sob a administração da Requerente, instalada no imóvel acima citado ( Lote nº 10, quadra 103, Setor m02), avaliado em R$ 9.000,00 ( nove mil reais).Avaliação total : R$ 257.000,00 ( duzentos e cinqüenta e sete mil reais) em 26/04/2011Local: Forum Desembargador Leal Fagundes, Av. 520 nº 4432.Data: Ficam designadas os dias 10/022012 e 24/02/2012, às 09:00 horas, para re alização do 1° e 2° leilão/praça , respectivamente, pelo maior lance.Autos: Nº 0088874.86.2007.8.22.0014Classe: Inventário. Inventariante: Gislaine Maria LauefferAdvogado: Jean Carlos Debastiani-OAB/RO 3.022Inventariado: Francisco Assis Laueffer e Neida Andreolli LauefferHerdeiro: Francisco Carlos LauefferAdvogado: Valdir Antoniazzi-OAB/RO375-BIntimação: pelo presente, ficam os interessados intimados das datas supra, na eventualidade de não serem pessoalmente.Informação: Nos autos não consta prova da existência de ônus ou recurso pendentesobrevido feriado na data designada para venda judicial, esta realizar-se-à no primeiro dia útil subseqüenteObservação: O valor da venda nas duas praças não poderá ser inferior ao da avaliação

PAROQUIA SUL DE RONDÔNIA - VILHENAIGREJA EVANGELICA DE CONFISSÃO LUTERNA NO BRASILA Paróquia Sul de Rondônia – Vilhena, con-voca por este edital todos os membros da diretoria para uma assembléia extraordiná-ria que será realizada no dia 05 de fevereiro as 10h00 de 2012 na Sede da Igreja Evan-gélica de Confissão Luterana no Brasil, localizada na rua Modesto Batista nº 3181, Bairro Jardim América Vilhena-RO.

• Preenchimento de vagas Diretoria;• Escolha do Conselheiro Sinodal;• Revisão de Pastorado;• Prestação de contas;• Avaliação da reforma e ampliação da Escola Martim Lutero;• Planejamento 2012;

Vilhena - RO, 16 de Dezembro de 2012. - Dirceu Manoel - Presidente

EDITAL DE CHAMAMENTOO Município de Vilhena/RO, através as Secretaria Municipal de terras, vem pelo presente chamar a pessoa abaixo discriminada para comparecer á Secretaria Municipal de Terras-SEMTER, no Paço Municipal, em horário de expediente, no prazo de 15 dias, a fim de tratar da titulação do Lote 06 da Quadra 24 do Setor 06, requerida pelo Sr. EDNA MARIA ASSENCIO WILL e tomar conhecimento dos termos do processo Administrativo n º 47.721/12, sob pena de prosseguimento do feito.

Ao Sr. GOMIDO ORTELINO DE SOUZA

Page 3: Folha de Vilhena 1285

03VILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012 destaque

Assassino estava preso por diversos furtos e foi transferido a regime semi-aberto sem ser julgado. Os inúmeros absurdos da justiça brasileira, que quan-do não tarda falha, colocamos em questão um caso ocorrido em Vilhena. No dia 22 de dezem-bro de 2011 o professor de matemática da Escola Cristo Rei, Moisés Maciel Lago foi encontrado morto na zona ru-ral de Vilhena. O professor foi estrangulado por três rapazes, Paulo Ricardo Lopez, Marcos Antônio Elias da Costa de He-rotides e Carlos Henrique de Souza Silva, todos eles já fo-ram presos pela polícia. O último rapaz Carlos Henrique de Souza Silva tinha várias passagens pela polícia e, foi preso no dia 10 de agosto de 2011 por furto, e ficou na Casa de Detenção de Vilhena apenas quatro meses, ele foi transferi-

do sem ser julgado, para o re-gime semi-aberto no dia 13 de dezembro de 2011 de onde saia de dia e retornava à noite, po-rém Carlos Henrique não res-peitou a condicional e em um belo dia saiu e não mais voltou. E após cinco dias ser transferido para o semi-aberto Carlos Henrique e outros dois comparsas no dia 18 de dezem-bro estrangularam o professor Moisés. A polícia corre atrás do criminoso, ficam expostos a todo e qualquer tipo de perigo. Para depois a justiça soltar o bandido e o deixá-lo livre para cometer outros delitos. A situação é alarman-te, pois não só a responsabili-dade é da justiça como também do Estado que não dá condi-ções do preso ser ressocializa-do. Com isso, presídio lotado, criminosos na rua, cidadãos com medo. “Diante de nossa tra-dição de injustiça, é compre-ensível que se queiram des-

mascarar rapidamente os que corrompem ou são corrompi-dos. Porém a Justiça não deve tardar nem falhar. Ambas as coisas são importantes de levar em conta por todos os atores

relevantes do jogo democráti-co” (Fernando Abrucio doutor em ciências políticas pela USP, professor da Fundação Getúlio Vargas e escreve quinzenal-mente na revista Época).

Porque a justiça deu semi-liberdade ao assassino do professor Moisés sem ele ser julgado?Franciele do Vale_________________________

Foto

: Ilu

stra

tiva

Inauguração dailuminação daBR-364 acontecerá nodia 24

Leniência

Redação_________________________

Obra tão esperada diminuirá o índice de aci-dentes na rodovia e trará mais segurança aos tran-seuntes. Em ligação a redação do Jornal Folha de Vilhena na manhã desta segunda-feira, 16, a Secretaria de Comunicação através do titular da pasta, Luis Serafim, nos informou de forma oficial, que a inauguração iluminação da BR-364 será no dia 24, próxima terça-feira às 18h00 na rotatória do posto Simarelli. Após uma longa batalha envolvendo a Prefeitura de Vi-lhena e a empresa Eletrobrás, onde houveram vários impasses, ficou decidido que a Eletrobrás seria a responsável pela ilumi-

nação da BR. A empresa SEC entra na reta final das instalações dos últimos transformadores nos pontos de energia para fazer a distribuição da iluminação. Com isto espera-se que, com a BR iluminada, os nú-meros de acidentes diminuam além de proporcionar mais segu-rança e deixar a cidade mais bela no período noturno.

Foto

: Fra

ncie

le d

o Va

le

Agora vai

Procurar o primei-ro emprego não é uma das tarefas mais fáceis que possa existir. A falta de experiência é o critério que mais dificulta a busca para entrar no mercado de trabalho. Nos estados como o Distrito Federal, Rio Grande do Sul e São Paulo, já existem projetos em que o Governo oferece aos empresários um incentivo, meio salário mínimo ou desconto nos impostos, para que a empresa realize a contra-tação de jovens de 16 a 24 anos que ainda não tenham nenhu-ma experiência de emprego, oferecendo a eles a primeira oportunidade para consegui-rem o seu próprio salário. As empresas hoje pro-curam profissionais cada vez mais qualificados, sejam tec-nicamente ou por meio de di-plomas de ensino superior, ou pessoas que já tenham alguma experiência no ramo onde quer exercer. Essa situação acaba fechando o espaço para os no-vatos que não possuem experi-ências. Em Vilhena exis-te o Sine, que oferece várias oportunidades de emprego, na maioria das vezes exigem ex-periência nos cargos, porém muitos dos candidatos não es-tão preparados para ocupá-los. A pergunta de muitos

jovens é: como posso ter expe-riência de trabalho se não con-sigo a primeira oportunidade? A maioria dos jovens procuram o estágio. Algumas empresas pagam até meio sa-lário para quem está estagian-do. E os jovens sabem que isso será considerado como experi-ência profissional para os pró-ximos empregos. Outra forma é o tra-balho voluntário, que também pode ser acrescentado no currí-culo como experiência. Em Vilhena, empre-sas como Grupo Pato Branco, Móveis Gazin, RS Cimentos, Fuck, Grupo Bagatoli, Sicred, entre outros comércios buscam sempre oferecer oportunidades aos menores aprendizes com idades de 14 a 21 anos. O gerente do Senac, Eduardo Santos, explica que essa é uma iniciativa do Minis-tério do Trabalho, na qual pri-

meiramente é selecionada pela empresa, uma turma de meno-res, todos eles necessitam estar cursando a rede de ensino, logo após são encaminhados para o SENAC, onde iniciarão o cur-so de Aprendizagem de Vendas e Auxiliar Comercial. Para os menores que cursam o Ensino Médio a carga horária de trabalho e curso, é de 8 horas, para os que cursam o Ensino Fundamental a carga horária é de apenas 6 horas. Visando, jamais interromper ou atrapalhar o aprendizado do menor nas redes de educação de ensino. O curso tem duração de aproximadamente 1 ano e 2 meses, completando uma car-ga horária de 500h no Senac e 4/6 horas na empresa. No mo-mento existem três turmas de menores aprendizes, cada uma delas com cerca de 40 alunos, porém alguns deles não conse-

guem concluir o curso. Os motivos são de-sistência, outras propostas de emprego, baixo desempenho no trabalho ou no curso, falta de interesse, faltas, reprova-ção em matérias, entre outros casos. Aqueles que possuem um desempenho eficaz na em-presa, acaba sendo efetivado, e automaticamente é desligado do curso. No Senac os alunos aprendem todos os cursos bá-sicos de internet, Desenvolvi-mento Interpessoal, Cidadania e Educação Ambiental, Segu-rança no Trabalho, Marketing Pessoal, Redação empresa-rial, Linguagem Brasileira de Sinais, Matemática Básica e Financeira, Aprendizagem Comercial, Fundamentos de Administração, Excelência em Prestação de Serviço entre ou-tros aprendizados que enrique-ce o currículo do menor.

Experiência de trabalho, quem dá a primeira oportunidade?

Primeiro emprego

Jesica Labajos_________________________

Foto

: Ilu

stra

tiva

O Ministério Público de Rondônia publicou edital de prorrogação do período de inscrições do concurso de ingresso no quadro de servidores da Instituição. A data final passa a ser 22 de janeiro com pagamento do boleto bancário no dia 23. Pro-va objetiva e demais etapas permanecem com a mesma data. As inscrições podem ser feitas pelo portal da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt na internet (www.funcab.org), ou nos postos de atendimento constantes no anexo III do edital, disponível nos sites da Fundação e do MP-RO (www.mp.ro.gov.br) O concurso público oferece 112 vagas e cadastro de re-serva para cargos de nível médio e superior. O valor da inscrição para os cargos de nível médio é de R$ 65,00, e de nível superior, de R$ 85,00.

MP prorrogapara dia 22 data final para inscrições emconcurso

Últimos dias

Ascom MP-RO_________________________

Foto

: Nan

o La

bajo

s

Page 4: Folha de Vilhena 1285

04 policial VILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012

Acidente envolvendo duas carretas, um gol e uma moto quaseprovoca tragédia na BR 364 O acidente acon-teceu por volta das 13h00 da quinta-feira, 12, na BR 364 em frente ao Balneá-rio Rio Piracolino, no KM 19. Odair Fernandes da Silveira, 30, dirigia um Gol branco, de placa NDR 1218, trafegava pela BR sentido Vi-lhena/Porto-Velho. Atrás, no mesmo sentido, vinha uma carreta branca de marca SCA-NIA, placa AQY 0654, sob o comando de Oli Gumonez, 58, e logo após um motoqueiro que pilotava uma CG Titan 150, cor cinza, placa NDI 1440. Quando de repente, Dorgival Nunes da Silva, 45, que dirigia uma carreta bran-ca, placa NCT 4544, que vi-

nha sentido Pimenta/Vilhena perdeu o controle e acabou invadindo a pista. Por sorte, to-dos conseguiram desviar, mas Dorgival não conseguiu evitar e acabou tombando com a car-reta carregada de tijolos. Segundo informa-ções, Dorgival teve que frear bruscamente e acabou invadin-do a outra pista, pois em sua frente vinha um veículo Gol que ao ultrapassá-lo diminuiu a velocidade repentinamente e como eles estavam na descida e a carreta vinha embalada, para evitar que a carreta pas-sasse por cima da família que vinha no Gol, Dorgival se viu obrigado a frear, desviando do carro, devido ao peso dos tijo-los a carreta não suportou o im-pacto da freada, o que acabou ocasionando todo o acidente e

tombando toda a carga. O veí-culo com a família, não parou e seguiu viagem. Todos saíram ilesos, somente o motoqueiro sofreu algumas escoriações na perna. Testemunhas afirmaram que o motoqueiro somente sobrevi-veu por que se jogou no mato quando a carreta encostou em sua moto. O motoqueiro (não

identificado) foi socorrido ra-pidamente pela equipe dos Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional com esco-riações na perna. A BR ficou completa-mente interditada e a quilôme-tros pôde-se notar a imensa fila de veículos que tiveram suas viagens e seus compromissos atrasados devido ao acidente.

Susto

Jesica Labajos_________________________

Foto

: Nan

o La

bajo

s

Polícia Civilapreende meio quilo de pastabase de cocaína Junto com um dos traficantes estava uma mulher e um bebê recém nascido. O setor de Investigação da Polícia Civil apreendeu na noite desta quarta-feira, 11, 500 gramas de substância entorpe-cente do tipo pasta base de cocaína, e prendeu dois rapazes acu-sados de serem donos da droga.

Policiais que realizavam trabalhos de investigação do tráfico de entorpecentes receberam a informação de que Danilo de Oliveira Fragoso, 21, estava conduzindo uma motocicleta de cor preta CG Titan, vindo de Juína/MT para Vilhena comprar droga. Os policiais realizavam campana e conseguiram abordar Danilo, com ele os policiais encontraram uma sacola contendo a quantia de R$ 4 mil reais. Danilo admitiu para polícia que o di-nheiro era para comprar droga de uma pessoa chamada Giovano de Quadros D’àvila, 24. Os policiais ficaram no aguardo de Giovano, ele che-gou ao local conduzindo um veículo Gol de cor cinza placa/ DEA-3900. No carro estava a esposa de Giovano e seu filho recém nascido. Em revista ao veículo foi localizado no porta-luvas uma sacola contendo meio quilo de entorpecente do tipo pasta base. Danilo e Giovano juntamente com sua esposa foram leva-dos para Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos.

Redação_________________________

Foto

: Jes

ica

Laba

jos

Dupla arromba casa e furta R$ 60,00 em moedas no Bairro São José O fato aconteceu no fim da tarde da quarta-feira, 11, por volta das 18h na Avenida 1º de maio no Bairro São José. A Polícia Militar foi acionada, por um casal ale-gando que sua casa havia sido arrombada. Robson Henrique Curatolo disse que saiu para buscar sua esposa, Tatiana Ali-ne Vieira, no trabalho e quan-do retornou, sua casa tinha sido arrombada, e fora furtado de

dentro da casa a quantia de R$ 60,00 reais em moedas que es-tava dentro de um copo de vi-dro. Robson disse a polícia que antes de sair para buscar sua esposa, tinha dois rapazes em frente sua casa e um deles é primo de sua esposa. A PM saiu em dili-gência para localizar o autor do furto, e chegou ao local onde o primo da vítima Wellington Schaida de Souza, 20 e Rai de Souza da Solidade, 29, es-tavam consumindo substância

entorpecente em um prato. Eles reagiram a abordagem da polícia, e foram contidos. Rai confessou que Wellington arrombou a casa da prima e

furtou as moedas enquanto ele vigiava e tomava pinga. Os dois foram con-duzidos para DPC, onde serão tomadas providências.

Redação_________________________

Foto

: Nan

o La

bajo

s

Cocaína passava por Rondônia em baterias de carros Sete integrantes de uma quadrilha suspeita de dis-tribuir drogas vindas da Bolí-via para traficantes de outros estados foram presos nesta sexta-feira (13) durante a ope-ração Artega, deflagrada pela Polícia Civil em Mato Grosso e Rondônia. Destes, seis manda-dos de prisão foram cumpridos no estado e outro em Vilhena (RO). Ao todo, são nove man-dados, porém, um deles é con-tra um homem que já se encon-tra detido e o outro foragido. De acordo com a de-legada Alana Cardoso, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), os criminosos costuma-vam transportar entorpecentes dentro de baterias de veículos. As investigações começaram em dezembro de 2010 com

apreensões de drogas acondi-cionadas em compartimentos de carros, principalmente bate-rias. Todos os veículos vinham da fronteira com a Bolívia, em Cáceres, a 250 quilômetros da capital, e eram entregues a traficantes de Cuiabá e outros estados. Eles traziam a droga de forma segura. Adaptavam a bateria de veículos para com-portar até 8 quilos, dependendo do tamanho, e ainda funcionar. Quando o carro era barrado na fiscalização, a droga não era encontrada, por ser um local pouco provável”, explicou a delegada. A última apreensão nesta modalidade de transporte de droga ocorreu na sexta-fei-ra, no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Os policiais apreenderam quatro

quilos de pasta-base dentro da bateria de uma caminhonete. No mesmo dia a droga seria le-vada para Minas Gerais. Conforme a delegada, os próprios traficantes condu-ziam os veículos com a droga, pois a margem de segurança era muito grande, já que a bate-ria é dfícil para ser vistoriada, somente se houver alguma de-núncia. As investigações ain-

da contam que os criminosos exerciam outras atividades na tentativa de ocultar o tráfico. Dois deles, por exemplo, tra-balhavam na comercialização de carros no bairro do Porto, na capital. “Os mesmos car-ros que compravam e vendiam eram usados para transportar drogas”, frisou Alana. Todos os presos vão responder por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

G1_________________________

Page 5: Folha de Vilhena 1285

05VILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012 geral

A falta de umcentro de zoonoses em Vilhena colocaem risco a população A ausência de um centro de zoonoses na ci-dade contribui com o risco de acidentes e doenças infecto-contagiosa entre animais. Animais solitários perambulam pelas ruas de Vilhena. Uns foram abandonados pelos seus donos, outros nem chega-ram a ter um. Alguns apresentam riscos para população, como o cachorro de raça não definida (vira lata) que mordeu uma crian-ça de seis anos no pescoço, na segunda-feira, 09. A criança foi socorrida por populares e levada ao Hospital Regional. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi chamada para capturar o cão, que havia mordido a criança. Segundo o Tenente Iranildo Dias Andrade Comandante do 3º Grupamen-

to de Bombeiros Militares de Vilhena, o procedimento correto, quando se trata de mordida de animal em ser humano, seria dei-xar o cachorro em observação por dez dias, e coletar amostras do animal para análises. No entanto os bombeiros tiveram que solta-lo, porque em Vilhena não há um centro de zoonoses para abrigá-lo.

O que é um centro de zoonoses?

De acordo com Maria Helena Spiess, Diretora da Vi-gilância Sanitária em Vilhena, um centro de zoonoses é uma unidade de saúde pública, fundamental para prevenir e controlar as zoonoses. O controle é feito através de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte). É permitido também aos centros de zoonoses sacrificar os animais doentes que colo-quem em risco a saúde das pessoas. De acordo com Maria Helena, foi feito um projeto para criação de um centro de zoonoses em Vilhena, que está pronto desde 2010. No entanto a verba para a construção do centro é Federal, e repassada para o Estado através da AGEVISA- Agên-cia Estadual de Vigilância Sanitária, que uma vez por ano con-templa uma cidade. Segundo a Diretora Maria Helena, Vilhena foi contemplada para receber a verba no ano de 2013. “O estado entra com a verba, o município com o ter-reno, projeto e profissionais. O centro de zoonoses de Vilhena ainda não foi construído, porque a verba que é federal, ainda não chegou a Vilhena. Está tudo pronto só falta a verba”, conta Maria Helena. Na falta de um centro de zoonoses em Vilhena, a vigi-lância sanitária, presta serviços as famílias que tem o seu animal com sintomas de doenças infecto-contagiosas. O técnico da vi-gilância sanitária vai até a casa da pessoa trata o animal, coleta amostras que são enviadas ao Centro de Controle de Zoonoses em Porto Velho. Havendo necessidade os técnicos também sa-crificam o animal. Os técnicos vão até a casa da pessoa, porque não há na vigilância Sanitária espaço físico para abrigar ani-mais.

Franciele do Vale_________________________

Foto

: Ilu

stra

tiva

Saúde pública

Cada vez mais vilhenenses aderem a essa prática saudável

No final da tarde, as avenidas e praças de Vilhena, tem dezenas de praticantes da caminhada ao ar livre, uma for-ma barata e eficaz de cuidar da saúde. Aquela boa caminha-da ao ar livre, característica do final do dia quando as pessoas voltam do trabalho, coloca uma roupa mais leve, tênis e vão relaxar e caminhar um pouco. Uns caminham sozinhos com fone de ouvido, outros em du-plas ou em grupos e colocam a conversa em dia. Atualmente as pessoas estão mais preocu-padas com a saúde do corpo, e a caminhada é uma excelente opção para sair do sedentaris-mo e praticar uma atividade física. A empresária Tânia Cristina Pinho, 38, faz cami-nhada há cinco anos, e diz que além dar condicionamento físico a caminhada para ela, também serve como terapia. “Caminhar é excelente para re-

laxar. Tá estressado vai cami-nhar, eu recomendo”, conta. Estudos realizados em centros de pesquisa do mundo todo confirmam que a caminhada, a mais simples de todas as atividades físicas, é uma forma surpreendente e efi-caz de emagrecer e tonificar o corpo. De acordo com o professor de Educação Física, Maico Gomes, a caminhada é uma forma de lazer, e também previne doenças cardiovascu-lares, obesidade e o diabetes. “Trinta minutos diários, cinco vezes por semana é um ótimo começo”, sugere Maico. O Professor Maico alerta, que para uma boa ca-minhada à pessoa precisa usar uns tênis próprios para prática. Tênis impróprios podem pre-judicar a coluna, joelhos e o tornozelos. E se hidratar antes, durante e depois é essencial. A caminhada pode ser feita em qualquer lugar. Quan-do você estiver caminhando poderá iniciar treinos interca-

lados, onde irá alternar a cami-nhada com a corrida. Veja abaixo as técni-cas corretas para uma boa ca-minhada, segundo especialis-tas. Primeiro não se es-queça de alongar antes e de-pois da caminhada, parece bo-bagem, mas faz uma enorme diferença e evita lesões. Observe a batida do calcanhar que deve ser a pri-meira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos; Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das

pernas; Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos; Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros; Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o cor-po girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris; Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras; Vamos lá, sacode essa preguiça e saia do sedentaris-mo caminhando, e ao mesmo tempo fazendo um enorme bem para sua saúde.

Franciele do Vale_________________________

Caminhada ao ar livre

Foto

: Ilu

stra

tiva

3º Batalhão recebe novos aspirantes a oficiais

Apos dois anos e nove meses de preparação, a Polícia Militar do Estado de Rondônia em parceria com a Universida-de Federal de Rondônia - for-mou a primeira turma de ba-charéis em segurança pública do estado. O curso teve inicio dia 09 de março e a formatura realizou-se dia 09 de dezembro de 2011, no pátio do Comando Geral da PM RO. São 53 novos aspi-

rantes que após 06 meses de estágio supervisionado serão promovidos a oficial PM. Dentro da política de recursos humanos institucional o 3º Batalhão de Polícia Mili-tar foi contemplado com 04 ( quatro) aspirantes, sendo eles Asp. Of. Rudinei, Asp. Of. R. Silva, Asp. Of. Vian e Asp. Of. Alisson, que somarão ao efe-tivo com o objetivo reforçar, liderar, instruir e fiscalizar o policiamento diário de Vilhena e frações subordinadas. O comando do BPM,

em reunião com os futuros oficiais, fez uma breve expla-nação sobre a situação opera-cional do BPM, e orientou os mesmos que procurassem se

integrar o mais rápido possível a família do Batalhão Governa-dor Jorge Teixeira, desejando-os muito sucesso na nobre fun-ção de comandar homens.

Assessoria_________________________

Vilhena conta com os benefícios daAssociação Zequinha Araújo

Você deseja economi-zar? Adquira já sua carteirinha! A associação é um trabalho social participativo que iniciou no ano de 1989 e que hoje atende milhares de pessoas em todo o Estado de Rondônia. Visando trazer eco-nomia necessária no seu co-tidiano, trazendo não apenas descontos em médicos, exames ou dentistas, mas você também poderá usufruir de benefícios comerciais como faculdades, oficinas, farmácias, auto-esco-la, cursos profissionalizantes, advocacias, veterinários, des-pachantes, açougues, livrarias, óticas, lojas de roupas, entre outros. Em Vilhena a facul-

dade IESA está envolvida com está parceria e a pessoa que possuir a carteirinha ganha 30% de desconto nas mensa-lidades. Na área da saúde os associados terão descontos em Ultrasonografia, Psicólogia, Oftalmologia, Fisioterapia, Pe-diatria, Massoterapia, Exames laboratoriais, centro de diag-nósticos entre outros benefí-cios. A carteirinha pode ser adquirida na residência do re-presentante, sendo válida por um ano. O associado pagará apenas 45 reais pela carteirinha e logo então poderá usufruir de todos os benefícios. Zequinha Araújo pre-tende fazer em breve a instala-ção da sede da associação em Vilhena e nas demais cidades

do Cone Sul. A sede principal fica localizada na capital do Esta-do, em Porto Velho, onde ofe-rece centenas de benefícios que ajudam a população. Caso a pessoa associada não encontre algum benefício em Vilhena, pode ser encaminhado para a cidade de Porto Velho. Um exemplo de van-tagem em possuir a carteirinha é que uma prótese dentária, custa em média em Vilhena R$ 500,00 reais e a pessoa bene-ficiada paga na sede em Porto Velho apenas R$ 60,00 reais. Você e sua família ainda têm direito a mais de 300 (trezentos) médicos em todas as especialidades conveniados em Porto Velho, Guajará-Mi-rim, Nova Mamoré, Candeias

do Jamari, Itapuã do Oeste, Ouro Preto, Ariquemes, Buri-tis, Jí-Paraná e Presidente Mé-dici. Seus filhos menores de 12 (doze) anos são seus dependen-tes e o Plano não tem carência. A carteirinha poderá ser adquirida na residência do representante, Polidoro Laba-jos Garate, localizada na ave-nida 735, nº 434 no bairro Bo-danese, ao lado do Jornal Folha de Vilhena. As empresas que também quiserem entrar nessa parceria poderão estar se ca-dastrando. Além de conquistar novos clientes, poderá expan-dir a imagem do seu comércio. Para maiores infor-mações entrar em contato com Polidoro pelo telefone: 8458-4770.

Jesica Labajos_________________________

Page 6: Folha de Vilhena 1285

06 VILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012geral

A divulgação estava prevista para o domingo (15), mas o MEC optou por antecipar a publicação. Estudantes re-lataram nas redes sociais que já conseguiam ver o resultado na tarde desta sexta-feira, antes de o MEC anunciar a divul-gação. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, como o resultado da seleção já estava pronto, a publicação do resul-tado com as listas de aprovados em cada curso foi antecipa-da. A matrícula dos aprovados deve ser feita apenas nos dias 19 e 20 de janeiro. Ainda de acordo com o ministério, os estudantes aprovados devem entrar em contato com a insti-tuição para saber se deverão fazer a matrícula pessoalmente ou enviar os documentos por correio.Mais de 1,75 milhão de inscritos O processo de inscrição terminou às 23h59 da quin-ta-feira (12). A primeira edição de 2012 do Sisu conta com 1.757.399 estudantes que realizaram 3.411.111 inscrições em 3.327 cursos. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso. No total, 108.552 vagas estão em disputa. O número de inscrições cresceu 68,9% entre 2012 e a edição do primeiro semestre de 2011 do Sisu. Seis esta-dos tiveram mais de 200 mil inscrições cada: Rio de Janei-ro (381.721), Minas Gerais (367.259), São Paulo (292.742), Ceará (243.311), Rio Grande do Sul (233.324) e Bahia (214.597). O maior crescimento foi registrado em Alagoas, onde o número de inscrições saltou de 14.276 para 111.840, o que representa um aumento de 683%. Alagoas também re-gistrou o maior crescimento no número de vagas: a oferta subiu de 311 para 5.805 (um aumento de 1.766%). Santa Ca-tarina foi o único estado que registrou redução no número de inscrições: foram 17.004 neste ano contra 18.193 na edição de 2011.

Concentração de vagas Segundo os números divulgados pelo MEC, 42,2% de todas as ofertas do sistema se concentram em apenas qua-tro estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em comparação com a edição de 2011, o número de vagas subiu em todas as unidades da Federação, menos em quatro delas: Distrito Federal (que tinha 10 vagas no ano passado, e neste ano não teve instituições participando do Sisu), Sergipe (que reduziu em 53,2% as vagas), Santa Ca-tarina (-52,3%) e Ceará (-17,6%). No Amapá, o número de vagas permaneceu igual: 160.

MEC anteciparesultado e divulga lista deaprovados noSisu

Educação

G1_________________________

Moradores estão apreensivoscom torre sem iluminação no Bairro Bodanese Com a crescente de-manda de celulares -segundo a Anatel- Associação Nacional de Telecomunicações há mais celulares do que pessoas no Brasil- já são 202,94 milhões de assinantes de serviço de te-lefonia móvel no país. Há em média 104,68 celulares para cada grupo de 100 pessoas, cresce também as estações de rádio-base- como são denominadas as antenas de telefonia móvel instaladas pelas empresas operadoras. E algumas dessas antenas têm muitos vizinhos preocupados em saber se correm risco mo-

rando tão perto desse monte de aço. Em Vilhena morado-res do final da Avenida Sabino Bezerra de Queiroz no Bairro Bodanese, onde fica localizada uma dessas torres, estão apre-ensivos com a falta de ilumina-ção no local. A torre também não tem a luz no topo para alertar helicópteros e aviões. Com isso a torre está na eminência de causar um acidente aéreo e deixando preocupados os mo-radores. “A minha preocupa-ção é que ela cause um aciden-te aéreo e caia em cima da mi-nha casa”, diz um morador.

Franciele do Vale_________________________

Foto

: Fra

ncie

le d

o Va

le

Cinema 6D está na cidade A empresa JJ Entre-tenimentos traz a Vilhena uma inovação no modo de assistir cinema, o Cine 6D. A funcionalidade do Cine 6D é proporcionar a visão 3D com os óculos especiais, e ainda mais, o espectador SEN-TE movimentos de acordo com a animação além de sentir os aromas e sensações como ven-to e água, entre outros. Esta novidade está disponível no Park Shopping

Vilhena da cidade a partir de hoje e ficará por volta de 30 dias na cidade. As animações dispo-níveis são: Dinossauros, Fá-brica de Chocolate, Guerra nas Estrelas, Fundo do Mar, Mina de Ouro e Trem Fantasma. Não são longa metragens, as anima-ções têm sua média de 6 minu-tos de duração. Os preços para quem estiver interessado em conhe-cer o CINE 6D é de R$ 8,00 de Segunda a Quinta e R$ 10,00 sábados, domingos e feriados.

Novidade

Gustavo França_________________________

Foto

: Nan

o La

bajo

s

Tiro de Guerra de Vilhena troca de comando Aconteceu na manhã da sexta-feira, 13, a soleni-dade de troca de comando do Tiro de Guerra 12008 Vilhena. O 2º sargento Monteiro passou o comando para o 1º sargento Rogério Dias dos Santos. O 2º sargento Montei-ro esteve no comando do Tiro de Guerra 12008 Vilhena, por três anos e neste tempo fez me-lhorias nas instalações do Tiro de Guerra e formou três turmas de atiradores. Curriculum do 1º sar-gento Dias, que assumiu nesta sexta-feira, 13, a chefia o tiro de Guerra 12008 Vilhena.• De 1992 a 1996 serviu no 6º Batalhão de Infantaria Leve em Caçapava-SP.• De 1997 e 1998 serviu no 53º Batalhão de infantaria de Selva em Itaituba-PA.• De 1999 a 2003 serviu 12º Batalhão de infantaria em Belo Horizonte-MG• De 2004 a 2006 serviu no Centro de Instruções de Guerra na Selva em Manaus-AM.• De 2007 a 2011 serviu no Co-légio Militar de Juiz de Fora-

MG.

Compromisso

O 1º sargento Dias possui 21 anos de carreira mi-litar e sua principal função no Tiro de Guerra 12008 Vilhena, é formar atiradores reservistas (segunda classe) para as forças armadas. Além de implementar trabalhos sociais junto a socie-dade vilhenese, trabalho este que terá início na Escola Mar-cos Donadon como um projeto piloto. De acordo com o 1º sargento Dias, serão realizadas palestras, na escola com ado-lescentes de 12 a 18 anos de idade, com o objetivo de atraí-los para o Tiro de Guerra, po-dendo assim proporcioná-los atividade física, como: Peteca, Futebol, Vôlei entre outras ati-vidades. “O objetivo é incen-tivar e conscientizar os jovens sobre a importância de servir o exército, e mostrar a eles o ca-minho correto, através da disci-plina e do esporte”, explicou o 1º sargento Dias.

Franciele do Vale_________________________

Foto

: Fra

ncie

le d

o Va

le

AVISO DE LICITAÇÃO MODALIDADETOMADA DE PREÇOS Nº 003/2012/CELAMFORMA DE LICITAÇÃO: MELHOR TÉCNICA E PREÇO

O Município de Vilhena, através da Comissão Especial de Licitação de Agenciamento e Mídia - CELAM, nomeada por força das disposições contidas no Decreto nº 24.489/2012, torna público que se encontra autorizada, a realização de licitação na modalidade de Toma-da de Preços, do tipo Melhor Técnica e Preço, na forma de execução indireta, sob o regime de empreitada por Técnica e Preço, tendo por finalidade a qualificação de empresas e a se-leção da proposta mais vantajosa, de acordo com a Lei Federal nº 12.232/2010, e subsidia-riamente a Lei Federal 8.666, de 21 de junho de 1993, o que determina a Lei complementar n°123/06. conforme disposições no Edital, consignando o que se segue:PROC. ADMINIST. Nº. 178/2012/SEMCOMOBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE (CRIAÇAO, INTERMEDIAÇÃO E EXECUÇÃO DOS TRABALHOS INTERNO E EXTERNO, DISTRIBUIÇÃO DA PUBLICIDADE AOS VEÍCULOS E DE-MAIS MEIOS DE DIVULGAÇÃO, PAR ATENDER AO PRINCÍPIO DA PUBLICIDA-DE, INFORMANDO A SOCIEDADE DAS DIVERSAS ATIVIDADES PERTINENTES A PREFEITURA E SECRETARIAS ENVOLVIDAS NESTE PROCEDIMENTO LICITA-TÓRIO, CONFORME PROJETO BÁSICO.DATA DE ABERTURA: 20 de Fevereiro de 2012 às 08:00 horas (HORÁRIO DE RON-DÔNIA).LOCAL: Prefeitura Municipal de Vilhena – Setor de Licitação (CELAM), situado na Rua Rony de Castro Pereira, 4177 - Bairro Jardim América, (Centro Administrativo Senador Doutor Teotônio Vilella) – Vilhena – Rondônia. Fone/Fax: (0xx) 69-3919-7082. EDITAL: O Ato Convocatório e todos os elementos integrantes encontram-se disponíveis para consulta, na sede da CELAM e, sua retirada poderá ser efetuada de segunda a sexta-feira, das 07:00h às 13:00h, mediante apresentação do comprovante de pagamento da Guia DAM (Documentação de Arrecadação Municipal), no valor de R$ 50,00 (CINQUENTA REAIS), não reembolsáveis, efetuado à favor da Administração Pública. Maiores infor-mações e esclarecimentos sobre o certame serão prestados pelos membros da CELAM, no endereço supracitado.PRAZO DE RETIRADA: O Edital e seus anexos poderão ser retirados, até quarenta e oito horas, antes da data marcada para o recebimento e abertura da Documentação e Proposta..Vilhena/RO, 17 de Janeiro de 2012.

EMERSON SANTOS CIOFFIPresidente DEC. 24.489/2012

Page 7: Folha de Vilhena 1285

07culturaVILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012

Governo empossadiretores e vice-diretores eleitospara escolas estaduais Representação do ensino de Vilhena conduz cerimônia em 3 municípios do Cone Sul. O governo de Rondônia, através da Secretaria de Esta-do da Educação (Seduc), realizará cerimônia de posse dos dire-tores e vice-diretores eleitos para as escolas da rede estadual de ensino. O evento acontecerá nesta segunda-feira (16). O ato de posse dos 142 diretores e vice-diretores de Porto Velho começa às 16 horas, no auditório do Instituto Lu-terano de Ensino Superior de Porto Velho – ULBRA, situado na Av. João Goulart, 666, Bairro Mato Grosso. A sociedade local, professores e estudantes são aguardados para prestigiarem o ato que simbolizará o ápice da democracia nas escolas estaduais. Em outros municípios, o governo também realizará, simultaneamente, cerimônias de posse dos diretores e vice-di-

retores eleitos, através das representações de Ensino da Seduc, realizando assim um feito inusitado na história dos profissionais da educação e do povo de Rondônia. Em Vilhena, a posse será às 8h30, no auditório do Tri-bunal de Contas. Em seguida, a equipe da Seduc vai a Cabixi, onde a cerimônia inicia-se às 13h30, no Ceeja 6 de Julho. Às 16h, tomam posse os diretores e vice-diretores de escolas de Co-lorado do Oeste. De acordo com co secretário de Educação, Júlio Olivar, “a eleição para os gestores das escolas estaduais é um marco na história da administração pública no Estado e uma conquista histórica para a educação em Rondônia”. O ganho social é des-tacado porque esse processo visou democratizar e fortalecer a gestão escolar. Essa ação fortaleceu a sedimentação da gestão democrática, desencadeando maior participação da sociedade e comunidade escolar na definição dos gestores e da gestão, no uso de recursos e da execução de prática pedagógicas que visam a melhoria e a qualidade do ensino. AS ELEIÇÕES – O pleito que elegeu diretores e vice-diretores das escolas estaduais foi realizado em novembro passa-do. Em todo o Estado, concorreram 846 candidatos de 423 cha-pas em 294 escolas. Em Vilhena, houve 18 chapas inscritas em 14 escolas estaduais da zona urbana, somando 36 candidatos às funções. No Cone Sul, foram registradas 53 chapas, totalizando 106 candidatos.

Assessoria_________________________

Ano letivo

Mateus e a Genealogia de Jesus Cristo

Impressionante

Em visita a nossa re-dação na tarde desta sexta-fei-ra, 13, o pequeno Mateus Vini-cius de apenas 9 anos divertiu toda a galera do Jornal Folha de Vilhena com sua esperteza. Quando perguntamos, quem o ensinou a Genealogia a ele, Mateus responde todo sor-ridente: “ué meu pai, ele leu e eu aprendi”. Mateus é filho do Nino da Funerária, ele tem Hi-drocefalia (acumulação de lí-quido cefalorraquidiano no in-terior da cavidade craniana, ou seja, má formação no cérebro). Ele já passou por seis neuroci-rurgias e uma cirurgia ortopé-dica devida a má formação. Porém, Mateus possui uma energia invejável. Ele era cego até os três anos de idade,

hoje já consegue enxergar al-gumas coisas, tanto que até já aprendeu a ler. Mas por cau-sa da visão afetada, o menino tem um poder de memorização muito forte. Ele ainda está cursan-do a primeira série do ensino fundamental, mas tudo indica que será um bom aluno. Ao ser questionado sobre o que ele mais gosta, ele responde que é apaixonado por fazenda e cavalo. Ama viajar, adora conversar com sua me-lhor amiga que é sua irmã mais velha Jéssica de 10 anos, parti-cipa da Escolinha Bíblica Do-minical, gosta de ouvir prega-ções e participa da comunidade Presbiteriana Renovada. Mateus é companhei-ro inseparável de seu pai e diz que quando crescer quer ser ca-minhoneiro ou carreteiro.

Jesica Labajos_________________________

Ronaldo Alevato lança pré-candidatura a prefeito de Vilhena

Eleições

Governador Con-fúcio Moura teria indicado o Professor Ronaldo Ale-vato, Secretário Regional do Estado, para ser o can-didato oficial do PMDB à contenda eleitoral a pre-feito neste ano. Decisão tem o aval do presidente nacional do partido, o se-nador Valdir Raupp. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira, 13, pelo pró-prio Professor Ronaldo no pro-grama Alerta Geral, da Band, do apresentador Valdir Alberto.

Segundo o professor Ronaldo a sigla está aberta a conversações com todos os ou-tros candidatos. Afirmou que Melki Donadon (PTB) poderia ser o seu vice-prefeito. Melki é irmão do presidente municipal do PMDB, Natan Donadon. Porém não descartou outras alianças com o prefeito Zé Rover, candidato à reelei-ção, e o deputado Luizinho Go-ebel, candidato assumido desde o ano passado. Ambos tinham convidado o Professor Ronaldo Alevato para somar na chapa deles como vice, como anun-ciado pela Folha de Vilhena.

Nano Labajos_________________________

IPVA 2012 no estado de Rondônia O IPVA 2012 pode ser pago em cota única, com des-conto de 10%, ou parcelado em até 9 vezes se o imposto venci-do se referir a exercício ante-rior ao atual. O pagamento pode ser feito com o DARE eletrônico, que está disponível na internet, pelo site da Secretaria de Fi-nanças, em Serviços, Impres-são de DARE IPVA.

Isenção Segundo a Sefin, es-tão isentos do pagamento de IPVA as máquinas e tratores agrícolas e de terraplenagem; aéreo de exclusivo uso agríco-la; destinado exclusivamente ao socorro e transporte de fe-rido ou doente; fabricado espe-cialmente para uso de deficien-te físico ou para tal finalidade adaptado, limitada a isenção a um veículo por proprietário; ônibus de transporte coletivo

urbano, que tenha rampa ou outro equipamento especial de ascenso e descenso para deficiente físico; de aluguel (táxi), dotado ou não de taxí-metro, destinado ao transporte de pessoa, limitada a isenção a um veículo por proprietário; de combate a incêndio; loco-motiva e vagão ou vagonete automovidos, de uso ferrovi-ário; embarcação de pescador profissional, pessoa natural, por ele utilizada na atividade

pesqueira com capacidade de carga até três toneladas, limita-da a isenção a uma embarcação por proprietário; veículos com 15 anos ou mais de uso.

G1_________________________

Foto

: Nan

o La

bajo

s

Foto

: Ilu

stra

tiva

Foto

: Ass

esso

ria

Foto

: Jes

ica

Laba

jos

Page 8: Folha de Vilhena 1285

08 VILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012publicidade

CMYK

Matrículas Abertas: Av. Major Amarante, 3733 - Centro

Fone: (69)3322-1405

Page 9: Folha de Vilhena 1285

CMYK

Vilhena - RO, de 20 a 26 de Janeiro de 2012 | Diretora responsável: Jesica Cristina Mathias Labajos | ANO IV | Nº 0135 | R$ 1,50

Cursos do Câmpus Coloradosão destaques nacionalmente

www.folhadevilhena.com.br

RECONHECIMENTO

Foram 6.189 (seis mil cento e oitenta e nove) candidatos inscritos através do SISU para os cursos de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental entre outros. Pg 02

Neblina densa muda paisagem vilhenense• Frequentadores da vida noturna vilhenense tiveram uma surpresa inesperada na noite des-ta segunda-feira, 16. Muitos saíram em família para jantar em restaurantes ou pizzarias.

Pg 06

• A Geração Country Chega o Reio em par-ceria com a Prefeitura de Vilhena realizará no próximo domingo, 22 de janeiro, um mutirão de limpeza nas ruas, iniciando na Chácara do Carlito, seguindo até a área urbana.

Prefeitura realizarámutirão de limpeza nas ruas de Vilhena

LIMPEZA

OBRAS

• O Congresso Na-cional aprovou uma emenda individual da deputada federal Ma-rinha Raupp, garan-tindo a construção da Usina Hidrelétrica do Ribeirão.

Congresso autorizaconstrução de nova usina no Madeira e Ferrovia em Vilhena

Pg 03

Pg 04 E-MAIL: [email protected] Fone:(69) 3321-5713

[03]

Longa esperaInstrução normativa não sai, mas transposição está dentro do prazo[03]

FestasPrefeito Anedino comemora aniversário e de presente Colorado ganha escavadeira hidráulica

[ESPAÇO SAÚDE: Cardápio contra a ansiedade por - Thaís Manarini ]

SENAC oferece curso de qualificação dos funcionários As maiorias das empresas de Vilhena estão sempre buscando qualificar seus funcionários, vi-sando oferecer melhor qualidade de atendimento aos clientes e novas técnicas de aprendizagem. O Senac (Serviço Nacional de Aprendiza-gem Comercial) está oferecendo cursos de Au-tomaquiagem, Colorimetria, Técnico em enfer-magem, Cortes e penteados, primeiros socorros, Libras, Qualidade e Eficiência na Coleta de sangue, Auxiliar Pessoal e outros cursos de informática básica. Destacamos três desses cursos para incen-tivar o público em geral.

Pg 02

Pg 05

Page 10: Folha de Vilhena 1285

DIRETORA RESPONSÁVELJesica Cristina Mathias Labajos

DIRETOR COMERCIALOsías Hernán Labajos Lagos

DIRETOR ADMINISTRATIVOAngélica Carolina Mathias Labajos

CONSELHO EDITORIALJésica C. M. Labajos - Osias Hernán

Labajos L. - Angélica C. M. Labajos

Editoração Gráfica: RondoSulImpressão: Grafica Futura de CerejeirasTiragem 3.000 Exemplares

Editado pela Empresa Jornalística Folha Capital Ltda-ME - CNPJ: 03.903.724/0001-33

02 VILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012geral

Fundado em 26 de julho de 2007 Sede: José do Patrocínio 2426 - Bairro São José - Vilhena - Rondônia CEP: 76.980-000 Contato: via celular: 84248967 / 9964-3414 ou via email: [email protected]

Circulação do Rondo Sul em: Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Corumbiara, Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Chupinguiaia, Pimenta Bueno, Cacoal, Porto Velho e Brasília (DF).Os artigos e colunas com asinaturas dos autores não traduzem necessariamente a opinião do jornal.

As maiorias das empresas de Vilhena estão sempre bus-cando qualificar seus funcionários, visando oferecer melhor qua-lidade de atendimento aos clientes e novas técnicas de aprendiza-gem. O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comer-cial) está oferecendo cursos de Automaquiagem, Colorimetria, Técnico em enfermagem, Cortes e penteados, primeiros socor-ros, Libras, Qualidade e Eficiência na Coleta de sangue, Auxiliar Pessoal e outros cursos de informática básica. Destacamos três desses cursos para incentivar o público em geral, todos os cursos possuem preços acessíveis, com parce-las mínimas de até R$ 50,00 e com 20% de desconto nos paga-mentos a vista. No próximo dia 06 de fevereiro, será oferecido um curso de AUTOMAQUIAGEM. O curso desenvolve técnicas para correção das imperfei-ções e a valorização dos pontos fortes do rosto. O aluno aprende a manusear pinceis, esponjas e descobrir a função de cada um deles, bem como as tonalidades para cada tipo de pele e para cada ocasião. No dia 05 de março, dará início ao curso de COLORI-METRIA, que será ensinada as técnicas de coloração dos cabe-los, através da aplicação de tintura direta, indireta, retoque de raiz e pré-pigmentação dos cabelos brancos. Nesses dois cursos, os empresários do ramo de salões de beleza ganham uma ótima oportunidade de oferecerem aos fun-cionários novas experiências e novas técnicas para serem aplica-dos no cotidiano. Além desses dois cursos de salão de beleza, o Senac ofe-rece no próximo dia 11 de fevereiro (aos sábados) um curso de Libras. Oferecido aos professores, universitários, empresários e interessados a aprender a Língua Brasileira de Sinais. Um curso que capacitará os participantes a utilizarem a língua de sinais, de modo a torna-la o ceículo de comunicação en-tre surdos e ouvintes, assumindo o compromisso com igualdade de oportunidades e com o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais na sociedade, promovendo a acessibilida-de e garantindo a prestação de atendimento diferenciado, ágil e de qualidade. Informando também que no final do mês de janeiro, o Senac oferecerá uma lista de cursos gratuitos para o público em geral. O Folha de Vilhena estará atento para realizar a divulgação e ajudar nossa população a garantir novas experiências, dando início a um novo passo no mercado de trabalho.

Jesica Labajos_________________________

SENAC oferececurso de qualificação dosfuncionários compreços populares

1º Campeonato de Futebol Suiço de inverno 2012, terá início no próximo domingo, 22, na Chácara Boa Vista A liga Esportiva de Vilhena informa, que terá iní-cio no próximo domingo, 22, o 1º Campeonato de Futebol Sui-ço de inverno que acontecerá na Chácara Boa Vista, e, con-tará com a participação de 32 equipes divididas em chaves de 4 equipes, classificando-se 16 para a 2ª fase. Haverá gran-diosa premiação em dinheiro, troféus, medalhas e outros prê-mios.

Jogos da 1º rodada

Domingo dia 22/01/2012 Lo-cal: Chácara Boa Vista

1º jogo 8:00h Gazin X

Tem de Tudo2º jogo 09:00h R.E.C X Chácara Boa Vista3º jogo 10:00h A t c . M a t . Construção Carevel veiculos X Murumbi4º jogo 11:00h Folha do Sul X Universitário5º jogo 13:30h Gazin Vira Copos X Macedo Madeiras/Fuck6º jogo 14:30h Agroaves X Mercearia Guaporé7º jogo 15:30h R.C. Brindes X Funilaria Varela8º jogo 16h30h Grupo Pato Branco X Rei dos Colchões Toda a tabela oficial será divulgada na próxima quinta-feira, sendo que as equi-pes que ainda possuem alguma pendência de documentos de-

verão procurar a comissão or-ganizada até o referido dia. Realização: Liga Es-portiva de Vilhena / SECEL/

Secretaria Regional de Vilhena Coordenadores:Natalzinho 8128-1620Profº Aires 9974-8315

Franciele do Vale_________________________

Esporte

Cursos do Câmpus Colorado são destaques nacionalmente Na publicação fei-ta pelo Ministério da Edu-cação na última sexta-feira (13/01/12), os Cursos de Agronomia (5º lugar), Biologia (8º lugar) e Ges-tão Ambiental (10º lugar) do Câmpus Colorado do Oeste do Instituto Fede-ral de Rondônia tiveram destaque nacional, por se encontrarem entre os dez cursos mais concorridos do país no Sistema de Se-leção Unificada (SISU). Foram 6.189 (seis mil cento e oitenta e nove) candi-datos inscritos através do SISU para os cursos de Ciências Bio-lógicas, Gestão Ambiental, La-ticínios e Agronomia do Cam-pus Colorado do Oeste. O SISU é um sistema no qual Instituições Públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos partici-pantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para Carlos Henri-que, Diretor-Geral do Câmpus, esse resultado é a consolidação de um trabalho voltado para a oferta de uma educação de qualidade que, ao longo dos úl-timos anos, foi realizado com muita dedicação e compromis-so por diretores, professores e alunos. Esse é o reconhecimen-to e a credibilidade que a socie-dade faz ao Campus Colorado, considerando que no SISU, alunos de todas as regiões do País se inscrevem nos cursos. O comprometimento dos servidores da Instituição e a dedicação de seus dirigentes em buscar permanentemente as melhorias estruturais e de pes-

soal para o fortalecimento dos cursos foram, sem sombra de dúvidas, fatores preponderan-tes para esse sucesso. “Temos consciência

que esse resultado aumenta a nossa responsabilidade, mas nos impulsiona a continuarmos trabalhando para o permanente crescimento da nossa Institui-

ção Federal de Ensino”, finali-zou o diretor. Resultado completo no site do SISU: http://sisu.mec.gov.br/

Rosália Silva_________________________

Capacitação

Page 11: Folha de Vilhena 1285

03VILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012 cidade

Instrução normativa não sai, mas transposição está dentro do prazo É o que garante o secretário estadual de Administração, Rui Vieira. Segundo ele, a publicação no Diário oficial da União ocorre nos próximos dias, até o final deste mês. Nos próximos dias, até o final deste mês, o Ministério do Planejamento publicará , no Diário Oficial da União, a instru-ção normativa sobre a transposição dos servidores públicos de Rondônia para os quadros do Governo Federal.

Anteriormente prevista pela Secretaria Estadual de Ad-ministração para acontecer neste domingo, 15, a publicação não ocorreu. Transposição: Primeira Instrução Normativa sai dia 15, anuncia SEAD. De acordo com o secretário de Administração de Rondônia, Rui Vieira, apesar da publicação não ter sido feita nesta data, o processo de transposição está dentro do prazo fixa-do pelo Ministério do Planejamento, inclusive quanto a divulga-ção da instrução normativa. Segundo Rui Vieira, houve um equívoco em relação a data de 15 de janeiro, pois o cronograma do Governo Federal es-tabelece que é a partir desta data que a instrução será publicada, e não especificamente neste dia.Rui Vieira explicou que o secretário de recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, falou com ele pelo telefone na sexta-feira ,13, e reafirmou o compromisso de publi-car a instrução normativa até o final deste mês, dentro do crono-grama pré-estabelecido. Cícero Evangelista, que acompanha o processo de transposição desde o início, esteve em Brasília na quarta-feira da semana passada e obteve do Ministério do Planejamento a mesma garantia dada a Rui Vieira. Na conversa que teve tanto com Cícero quanto com Rui Vieira, o secretário Duvanier fez questão de ressaltar que os técnicos do Planejamento estão empenhados em finalizar a instrução normativa para publicação no Diário. Antes desta me-dida, Rui e Cícero, bem como os demais técnicos envolvidos no processo, deverão ter em mãos uma minuta, um esboço, para análise. OTIMISMO Na Sead, o clima é de otimismo, com a certeza de que a instrução normativa sairá nos próximos dias e que o processo de transposição será concluído rigorosamente dentro do prazo de 18 meses anteriormente fixado. Até junho de 2013, acredita Rui Vieira, todos os 20.702 servidores que optarem pela transposição e tiverem o pedido de-ferido estarão integrando os quadros do Governo Federal. Des-ses, pelo menos oito mil já poderão se aposentar pela União. Com a transposição, a folha de pagamento do Estado cai de R$ 175 milhões para R$ 108 milhões. De imediato, o Governo do Estado passará a economizar R$ 66,5 milhões/mensais ou R$ 885 milhões anuais.

Tudo Rondônia_________________________

Prefeito Anedino comemora aniversário e de presente Colorado ganha escavadeira hidráulica Na manhã desta se-gunda-feira 16 de janeiro, foi entregue uma escavadeira hi-dráulica com capacidade para mais de 20 toneladas, adqui-rida totalmente com recursos próprios do município. Desde que assumiu a gestão munici-pal, Anedino vem reestruturan-do completamente o parque de maquinas municipal, com uma administração transparente e responsável, hoje Colorado de-têm uma frota nova e moderna, diferente de quando encontrou a 3 anos atrás. O prefeito informou que a máquina vai ser usada na construção de barragens, estra-das e açudes já a partir deste mês, que este equipamento irá beneficiar de forma direta os piscicultores de Colorado do Oeste. Anedino em seu man-dato vem trabalhando de for-ma que proporcione o fomen-to agropecuário local, e vê na piscicultura uma grande chan-ce de alavancar a economia e gerar renda para o homem do campo coloradense. -“Hoje a piscicultura é uma realidade em nosso Es-tado, a cada dia o consumo de peixe aumenta mais, e Colora-do é uma das regiões que mais cresce nesse seguimento, te-mos uma parceria de resultados com o SEBRAE, e a prova que acreditamos nisso é a compra desse equipamento. Também quero deixar claro que esse equipamento será usado em

todos os tipos de serviços que necessite de sua operação, não apenas os piscicultores serão beneficiados, mas sim toda co-munidade coloradense, rural e urbana.” – Destacou o prefeito. O fato curioso é que Anedino faz aniversário nes-te dia 16, e o equipamento foi entregue antecipadamente na hora que sua equipe lhe tinha preparado uma confraterniza-ção surpresa, inclusive surpre-endendo à todos ali presentes, multiplicando ainda mais ale-gria daquele momento. Estavam presentes o vice-prefeito Josemar Beatto, primeira dama, o pai do prefei-to Seu Negrito e toda equipe de secretários, adjuntos e demais servidores.

Assessoria_________________________

Prefeitura realizará mutirão de limpeza nas ruas de Vilhena

Limpeza

A Geração Country Chega o Reio em parceria com a Prefeitura de Vilhena realiza-rá no próximo domingo, 22 de janeiro, um mutirão de limpeza nas ruas, iniciando na Chácara do Carlito, seguindo até a área urbana de Vilhena. A palestra de cons-cientização ocorrerá às 08 ho-

ras e em seguida o mutirão se-guirá com a limpeza e contará com a ajuda de voluntários. O objetivo maior é alertar a popu-lação sobre os danos que o lixo causa ao meio ambiente e que a preservação é de fundamental importância para uma cidade melhor. Todo o lixo recolhido será selecionado e encaminha-do para o processo de recicla-gem.

Semcom_________________________

Festejos

Page 12: Folha de Vilhena 1285

04 VILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012geral

Congresso autoriza construção de nova usina no Madeira e Ferrovia em Vilhena A obra, de acordo com informações da Co-missão de Orçamento, terá um custo de R$ 10 bilhões, e está inserida no Plano Plurianual (PPA) para os anos de 2012 a 2015. O Congresso Nacional aprovou uma emenda individu-al da deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), garantin-do a construção da Usina Hi-drelétrica do Ribeirão, no Rio Madeira. A obra, de acordo com informações da Comissão de Or-çamento, terá um custo de R$ 10 bilhões, e está inserida no Plano Plurianual (PPA) para os anos de

2012 a 2015. O assunto começa a ganhar repercussão na imprensa nacional, uma vez que a aprova-ção do PPA 2012-2015 ocorreu em 30 minutos, sem qualquer discussão sobre as obras bilioná-rias que passavam a constar do planejamento do governo fede-ral, como a nova hidrelétrica no Rio Madeira e o novo avião car-gueiro da Força Aérea Brasileira (FAB). O Congresso ignorou os impactos ambientais ou orça-mentários das propostas.Jirau Duas usinas de grande porte já são construídas no Rio Madeira, Jirau e Santo Antô-nio, amplamente criticadas pelo

impacto dos empreendimentos na biodiversidade amazônica e no ciclo hídrico da região. Ma-rinha Raupp, que é esposa do presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), conseguiu assegurar uma ter-ceira usina no rio. Conforme a emenda e o novo texto do PPA, a nova hidrelétrica deve começar a ser implantada no próximo dia 31. Pela proposta que foi incluída no PPA, as obras pros-seguiriam até 2023. Para este ano, estão previstos R$ 4 bi-lhões. Os outros R$ 6 bilhões seriam distribuídos nos demais anos. “As centrais elétricas ge-

ram alguns tipos de impactos ambientais”, argumenta a depu-tada na justificativa da emenda. “Mas ainda é um tipo de energia mais barata do que outros.” Marinha garantiu ainda no PPA a construção de eclusas

nas usinas de Jirau e Santo An-tônio, a um custo de R$ 700 mi-lhões, e de um novo porto no Rio Madeira, por R$ 300 milhões.Ferrovia Transcontinental em Vilhena Também foi incluído

no PPA a construção da Ferro-via Transcontinental, que liga-rá Vilhena (RO) a Boqueira da Esperança (AC). A obra prevê investimentos de R$ 9,3 bilhões e é indicação da bancada federal do Acre.

Tudo Rondônia_________________________

Page 13: Folha de Vilhena 1285

Espaço SaúdeA Saúde da Familia

Resenha Literária

Resposta cruzadinha 59

05VILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012 lazer

Acabo de ler “A Vida Real”, do escritor mineiro, mor-to em 2004, Fernando Sabino. Meu exemplar, particularmen-te, é guardado com carinho. Adquirido em um sebo, é o livro nº. 3975 da 2ª. edição (out/1963) - a primeira teve apenas 500 exemplares e foi lançada em 1952, quatro anos após Sabino re-gressar ao Brasil de Nova York (dessa permanência resultou o livro “A Cidade Vazia”). “A Vida Real” é composta de cinco novelas, tendo como tema central “a emoção vivida durante o sono”. Diferente do que ocorre em diversos outros de seus li-vros, Fernando Sabino não procura narrar situações do cotidia-no, optando por abordar questões subjetivas e dramas pessoais passados pelas personagens.

A arte do Photoshop

CRUZADINHA 60

Cardápio contra a ansiedade por - Thaís Manarini Pense em quantas vezes você desejou que o dia tivesse 48 horas para cumprir todas as tarefas e, ante a im-possibilidade de esse milagre acontecer, passou o tempo todo correndo de um lado para o ou-tro. Foram muitas, certo? Pois saiba que a tensão constante causa alterações no humor e, acredite, no peso. “A ansiedade nas al-turas contribui para a produção de cortisol, um hormônio asso-ciado ao acúmulo de gordura no abdômen”, conta Fabiana Honda, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição, na capital paulista. Uma maneira consagrada de apagar o pavio desse estresse é fazer exercí-cios. Mas não é a única. “Há estudos que apontam a relação entre cer-tos nutrientes com uma menor agitação”, diz Ana Paula Fio-reti, coordenadora do curso de nutrição da Universidade São Francisco, em Bragança Pau-lista, no interior do estado. Um desses trabalhos foi publicado recentemente pela Universida-de do Estado de Ohio, nos Es-

tados Unidos. Nele, os jovens que receberam suplementação de ômega-3 apresentaram uma redução de 20% nos níveis de ansiedade quando comparados a quem consumiu cápsulas inó-cuas. “A dieta exerce um papel importante no controle dos ânimos”, reconhece o mé-dico Walmir Coutinho, da So-ciedade Brasileira de Endocri-nologia e Metabologia. “Mas nenhum alimento é mágico.” Patrícia Spada, psicanalista e doutoranda em nutrição na Universidade Federal de São Paulo, concorda: “O tratamento é multidisciplinar”. Ressalvas feitas, confira, nas próximas páginas, nutrientes que deixam tanto o cardápio quanto a sua mente mais equilibrados.

Ômega-3 Para os pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, a suplementação com essa gordura benéfica bre-caria a ansiedade ao reduzir a concentração de citocinas, substâncias consideradas pró-inflamatórias. A nutricionista

Fabiana Honda informa outro possível mecanismo: “Os ôme-gas 3 e 6 facilitam a atuação de neurotransmissores como a se-rotonina, que cria a sensação de bem-estar”.Fontes: linhaça, óleos vegetais, azeite de oliva e peixes de água fria, como atum, sardinha e sal-mão

Triptofano Esse aminoácido es-sencial é precursor da tal sero-tonina. “Pessoas com concen-trações normais da substância têm menos episódios de an-siedade”, afirma Priscila Mei-relles, nutricionista funcional de Pelotas, no interior gaúcho. Aposte também em carboidra-tos complexos, como os cereais integrais, que estabilizam os níveis de insulina. É que esse hormônio, responsável por botar o açúcar para dentro das células, deixa o triptofano mais disponível no sangue.Fontes: banana, leite, arroz in-tegral, soja, feijão, chocolate amargo, peixe, aves, carne bo-vina, manga e abóbora

Magnésio Segundo Fabiana, a enzima que converte o triptofa-no em serotonina é dependente desse mineral e, daí, sua pre-sença ajuda a acalmar os ner-vos. “Além disso, o magnésio bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa uma exci-tação exagerada no cérebro. A consequência são sintomas como irritação, ansiedade e estresse”, conta Ana Paula Fio-reti, da Universidade São Fran-cisco.Fontes: cereais e grãos inte-grais, abacate, nozes, casta-nhas, amêndoas e vegetais fo-lhosos

Vitamina C “Estudos com cobaias mostram que ela ajuda a reduzir a produção de cortisol, hormô-nio do estresse”, conta Fabiana Honda. E esse não é seu único trunfo: ela combate os radicais livres, moléculas nocivas que fazem a festa em momentos de tensão. Fontes: acerola, li-mão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula

A vida real, por Fernando Sabino

Page 14: Folha de Vilhena 1285

Nano Labajos_________________________

06 VILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012geral

Neblina densa muda paisagem vilhenense na noite de segunda Cidade Clima da Amazônia registrou tempera-tura de até 21ºC. Frequentadores da vida noturna vilhenense tiveram uma surpresa inesperada na noite desta segunda-feira, 16. Mui-tos saíram em família para jantar em restaurantes ou pizzarias, sem trajar agasalhos.

Por volta das 17h00 a neblina aproximou-se pelo IESA, seguindo pela Melvin Jones, já pelas 20h00 a Av. Major Amaran-te ficou cercada pela neblina e a temperatura despencou abrup-tamente. O indicador de temperatura, em frente à Praça Nossa Senhora Aparecida marcou 21ºC, fazendo com que muitos pais levassem às crianças para casa.

Um suposto su-perfaturamento na refor-ma da EFMM, em Porto Velho, envolvendo recur-sos no montante de R$ 11 milhões de reais, come-çou a ser objeto de inves-tigação por parte do MPF. Porto Velho, Rondô-nia – Um suposto superfatura-mento na reforma da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), em Porto Velho, en-volvendo recursos no montante de R$ 11 milhões, começou a ser objeto de investigação por

parte do Ministério Público Fe-deral (MPF) em Rondônia. A denúncia de suposta irregularidade foi protocolada ano passado no MPF por um cidadão com base no processo de reforma do espaço cultural. Com base nas informações em poder do procurador da Re-pública, Reginaldo Pereira da Trindade, foi instaurado inqué-rito civil público para apurar todos os fatos. Ele nomeou uma co-missão formada por servidores do órgão federal para apurar os fatos e determinou diligências em órgãos públicos.

Tudo Rondônia_________________________

MPF instaura inquérito para investigar superfaturamento nareforma da EFMM

A Prefeitura de Vi-lhena através da Secretaria Municipal de Saúde alerta a população quanto ao perigo de Leptospirose. No período chuvoso em que estamos vivendo, onde adultos e crianças acabam ten-do contato com águas de enxur-radas e alagamentos, a leptospi-rose torna-se uma preocupação para as autoridades de saúde do município, devido a doença ser transmitida pela urina do rato

presentes nesse tipo de águas. Mesmo sem ter tido nenhum caso registrado de leptospirose em 2011, não po-demos descuidar da prevenção. Orientamos ainda, que quando uma pessoa tiver qualquer con-tato com esse tipo de água e co-meçar a sentir os sintomas que são: febre alta, calafrio, dor de cabeça, dor muscular (princi-palmente na panturrilha) e fra-queza, deverão procurar ime-diatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa para ser devidamente medicada.

SEMCOM_________________________

Cuidado com a Leptospirose

Page 15: Folha de Vilhena 1285

07VILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012 publicidade

EMPREGOS

Via telefone:(69) 9956-7737(69) 8454-6909(69) 3321-5713

Via email:[email protected]

ALUGA-SE

Está a venda uma moto NXR 125, ano 2004 de cor vermelha e em bom estado de conservão. Ven-do ou troco por uma moto NXR 150Contato: Vania (69) 9271-1784 / (69) 8409-4449

SINE- 3322-4800 ou 3321-2444Arte Final (Acabamento de Móveis)Arte Finalista (P/Projetos)e Geral = Deixar Currí-culo Ajudante de PedreiroAçougueiro (C/Experiência)Confeiteiro (C/Experiência)Carpinteiro (C/Experiência)Comprador (C/Experiência)Pedreiro (C/Experiência)ChapaCalderista (C/Experiência)Churrasqueiro (C/Experiência)

VENDE-SE

PEDIDO DE LICENÇA PREVIA

O Sr. Idinir Junior Lupatini, estabelecido à Rua Afonso Pena, n. 161, na cidade de Vilhena, RO, torna publico que esta requerendo junto ao NUCOF/SEDAM a Licença Previa, para pesquisar diamante, nos lotes rurais 86 86A, 86B, SETOR 03, Gleba Corumbiara, Município de Pimenta Bueno, RO.

PEDIDO DE LICENÇA DE INSTALACAO

O Sr. Idinir Junior Lupatini, estabelecido à Rua Afonso Pena, n. 161, na cidade de Vilhena, RO, torna publico que esta requerendo junto ao NUCOF/SEDAM a Licença de Instalação, para pesquisar diamante, nos lotes rurais 86 86A, 86B, SETOR 03, Gleba Corumbiara, Mu-nicípio de Pimenta Bueno, RO.

PEDIDO DE LICENÇA DE OPERACAO

O Sr. Idinir Junior Lupatini, estabelecido à Rua Afonso Pena, n. 161, na cidade de Vilhena, RO, torna publico que esta requerendo junto ao NUCOF/SEDAM a Licença de Operação, para pesquisar diamante, nos lotes rurais 86 86A, 86B, SETOR 03, Gleba Corumbiara, Mu-nicípio de Pimenta Bueno, RO.

PEDIDO DE OUTORGA POÇO TUBULAR PROFUNDO

A empresa CURTPAN DESTILARIA DE ALCOOL LTDA, localizada à AV. INTEGRA-ÇÃO NACIONAL, 1380, SALA B, CENTRO, Cerejeiras, CNPJ 088.645.61/0001-40, torna público que esta requerendo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SE-DAM, a Outorga de direito de uso de recursos hídricos, para fins de: CAPTAÇAO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA no seguinte local: COORDENADA GEOGRÁFICA: 13°13’ 09,2’’S 60°57’10,7’’W, FAZENDA CURTPAM LOTE 22 LINHA 4 COM 4° EIXO GLEBA 08, CE-REJEIRAS, RONDONIA.

PEDIDO DE OUTORGA POÇO TUBULAR PROFUNDO

A empresa LATICÍNIOS CEREJEIRAS MULTIBOM LTDA localizada à Av. Paulo de Assis Ribeiro, Km 02, Colorado do Oeste-RO, com CNPJ n.º 34.761.254/0002-25, torna pú-blico que está requerendo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, em 12/01/2012, a Outorga de direito de uso de recursos hídricos, para fins de: CAPTAÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA no seguinte local: Av. Paulo de Assis Ribeiro, Km 02, Colora-do do Oeste-RO. COORDENADA GEOGRÁFICA: 13º 07´00,96´´S 60º 31´23,46´´W.

Vilhena, 12 de janeiro de 2012.PEDIDO DE LICENÇA PREVIA

O Sr. Jose Abílio da Silva, estabelecido na Rua Maranhão, 4591 A, Centro, Colorado do Oeste, RO, Torna publico que esta requerendo junto ao NUCOF/SEDAM a Licença Previa, para explorar AREIA, CASCALHO E ARENITO, no Lote 15, Gleba Guaporé, Município de Corumbiara/RO.

PEDIDO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

O Sr. Jose Abílio da Silva, estabelecido na Rua Maranhão, 4591 A, Centro, Colorado do Oes-te, RO, Torna publico que esta requerendo junto ao NUCOF/SEDAM a Licença de Instalação, para explorar AREIA, CASCALHO E ARENITO, no Lote 15, Gleba Guaporé, Município de Corumbiara/RO.

PEDIDO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

O Sr. Jose Abílio da Silva, estabelecido na Rua Maranhão, 4591 A, Centro, Colorado do Oeste, RO, Torna publico que esta requerendo junto ao NUCOF/SEDAM a Licença de Operação, para explorar AREIA, CASCALHO E ARENITO, no Lote 15, Gleba Guaporé, Município de Corumbiara/RO.

RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO

A Empresa OSMAR R. FERREIRA-ME, CNPJ sob no.01.569.839/0001-08, estabelecida na Av. Presidente Tancredo Neves, n° 2144, Bodanese, município de Vilhena/RO, Torna publico que esta requerendo a renovação da Licença de Operação da SEDAM, em 26 de fevereiro de 2010, para extrair areia e cascalho, no Lote 93, Setor 12, linha 155, Gleba Corumbiara, Município de Vilhena/RO.

EDITAL DE CHAMAMENTOO Município de Vilhena/RO, através as Secretaria Municipal de terras, vem pelo presente chamar a pessoa abaixo discriminada para comparecer á Secretaria Municipal de Terras-SEMTER, no Paço Municipal, em horário de expediente, no prazo de 15 dias, a fim de tratar da titulação do LOTE 04 QUADRA 59 DO SETOR 15, requerida pelo Sr. PEDRO BENTO DA SILVA e tomar conhecimento dos termos do processo Administrativo n º 47.384/2011, sob pena de prosseguimento do feito.Ao Sr. VAGNO SCAME DA SILVA

EDITAL DE CITAÇÃOProcesso: 0007655-12.2011.822.0014Classe: Execução de Título ExtrajudicialParte Autora: Olge Comércio de Materiais de Informática e Eletrônicos Ltda ME Advogado: Jean Carlos Debastiani OAB/3022 Parte Requerida: Anderson MarconFINALIDADE: CITAÇÃO de ANDERSON MARCON,brasileiro inscrito no CPF Nº 801.410.642-34, RG: 847.628 SSP/RO, es-tando em lugar incerto e não sabido para, no prazo de 03 ( três) dias pagar a importância de R$ 3.396,60 ( três mil trezentos e noventa e seis reais e sessenta centavos), atualizados na data do efetivo pagamento, mais custas pro-cessuais, honorários advocatícios e demais encargos legais, ou para ofertar embargos no prazo de 15 ( quinze) dias independentemen-te de penhora, depósito ou caução, contados da juntada aos autos do mandado de citação, tudo nos termos dos artigos 652, 1º, 736 e 738, todos do CPC. Em não havendo paga-mento no prazo mencionado, o Sr. Oficial de Justiça procederá de imediato a Penhora de bens e a sua Avaliação, lavrando o respectivo auto de tantos bens quantos bastem para a sa-tisfação integral do débito, consignando que no caso de integral pagamento no prazo de 03 (três) dias a verba honorária será reduzida à metade ( Art. 652-A, CPC) Sede do juízo: Fórum Desembargador Leal Fagundes, Av. Luiz Maziero, 4432, Jardim América, CEP: 78.995-000- Vilhena/RO. Fone- 69 3321 2340, 3321- 3184 e 3321-3182. 2ª Vara cível

EDITAL DE CITAÇÃOProcesso: 008652-92.2011.822.0014Classe: Execução de Título ExtrajudicialProcedimento: Processo de Execução (Cível)Parte autora: Arsido Von HeimburgAdvogado: Jean Carlos Debastiani OAB/3022 e outrosParte Requerida: Larreia & Larreia LtdaFINALIDADE: CITAÇÃO do requerido LARREIA & LARREIA Ltda, registrado sob o CNPJ1284884/00001-98, na pessoa de seu responsável legal, estando em lugar incerto e não sabido, para no prazo de 03 (três) dias pagar a importância de R$ 2.774,48( dois mil setecentos e setenta e quatro reais e quarenta e oito centavos) atualizados na data do efetivo pagamen-to, mais custas processuais, honorários advocatícios e demais encargos legais, ou para opor embargos no prazo de 15 ( quinze) dias, independentemente de penhora, depósito ou caução, contados da juntada aos autos do mandado de citação, tudo mnos termos dos artigos 652, 1º, 736 e 738, todos do C.P.C, sob pena de prosseguimento do feito. Sede do juízo: Fórum Desembargador Leal Fagundes, Av. Luiz Maziero, 4432, Jardim Améri-ca, CEP: 78.995-000- Vilhena/RO. Fone- 69 3321 2340, 3321- 3184 e 3321-3182.

EDITAL DE DECLARAÇÃOEu José Duarte D. Mota, brasileiro, casado, portador do RG nº 000325274 SSP/RO e inscrito no CPF n° 128.218885-20 residente e domiciliado no, Município de Vilhena/RO, Declara a quem possa interessar que não tem intenção de escriturar o imóvel denominado Lote 03 qua-dra 31 Setor 06 em seu nome, autorizando o Município de Vilhena a escriturar diretamente em nome de Elza Volpatto Mesquita, brasileira, divorciada, portadora do RG nº 353064 SSP/SP e inscrita no CPF nº 289956782.91, residente e domiciliado de vilhena.E por esta a expressão da verdade, firmo o presente que surta os devidos fins legais.

EDITAL DE VENDA JUDICIALBEM: Imóvel urbano, denominado lote n°º 09, quadra 103, Setor 02, nesta, medindo 450,00 m², contendo uma edificação em madeira destinada à moradia da família com 124,00 m², em bom estado de conservação, avaliado em R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais ); Imóvel urbano denominado lote nº10, quadra 103, Setor 02, medindo 325,00 m², contendo um galpão de madeira em péssimo estado de conservação, nesta , que abriga uma marcenaria, avaliado em R$ 30.000,00 (trinta mil reais); Veículo caminhonete marca Ford modelo F.100 SS, ano/ modelo 1993/1993, placa NBE. 0242/RO Chassi nº 9BFB-TNM30PDB. 12634 carroceria de madeira, em bom estado de conservação, licenciada em nome do inventariado Francisco Assis Laueffer, avaliado em R$ 23.000,00 (vinte e três mil reais);Imóvel Rural, denominado Chácara nº 04, Setor D, nesta, sem registro no Cartório de Imóveis, constatando apenas no cadastro da Secretaria de Terras da Prefeitura Municipal de Vilhena, de aproximadamente 3, 00 hectares avaliados em R$ 130.000,00 ( cento e trinta mil reais)Marcenaria Artesanal, com diversos equipamentos próprios para trabalhos em madeira. Obs: Os equipamentos se encontram há muito tempo sem serem utilizados o que provoca um dasaste natural e emperra-mento de engrenagem, rolamentos, ressecamento de correias, etc, o que demanda uma revisão geral em todos eles, que se encontra sob a administração da Requerente, instalada no imóvel acima citado ( Lote nº 10, quadra 103, Setor m02), avaliado em R$ 9.000,00 ( nove mil reais).Avaliação total : R$ 257.000,00 ( duzentos e cinqüenta e sete mil reais) em 26/04/2011Local: Forum Desembargador Leal Fagundes, Av. 520 nº 4432.Data: Ficam designadas os dias 10/022012 e 24/02/2012, às 09:00 horas, para re alização do 1° e 2° leilão/praça , respectivamente, pelo maior lance.Autos: Nº 0088874.86.2007.8.22.0014Classe: Inventário. Inventariante: Gislaine Maria LauefferAdvogado: Jean Carlos Debastiani-OAB/RO 3.022Inventariado: Francisco Assis Laueffer e Neida Andreolli LauefferHerdeiro: Francisco Carlos LauefferAdvogado: Valdir Antoniazzi-OAB/RO375-BIntimação: pelo presente, ficam os interessados intimados das datas supra, na eventualidade de não serem pessoalmente.Informação: Nos autos não consta prova da existência de ônus ou recurso pendentesobrevido feriado na data designada para venda judicial, esta realizar-se-à no primeiro dia útil subseqüenteObservação: O valor da venda nas duas praças não poderá ser inferior ao da avaliação

PAROQUIA SUL DE RONDÔNIA - VILHENAIGREJA EVANGELICA DE CONFISSÃO LUTERNA NO BRASILA Paróquia Sul de Rondônia – Vilhena, convoca por este edital todos os membros da diretoria para uma assembléia extraordinária que será realizada no dia 05 de fevereiro as 10h00 de 2012 na Sede da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, localizada na rua Modesto Batista nº 3181, Bairro Jardim América Vilhena-RO. • Preenchimento de vagas Diretoria;• Escolha do Conselheiro Sinodal;• Revisão de Pastorado;• Prestação de contas;• Avaliação da reforma e ampliação da Escola Martim Lutero;• Planejamento 2012;

Vilhena - RO, 16 de Dezembro de 2012. - Dirceu Manoel - Presidente

EDITAL DE CHAMAMENTOO Município de Vilhena/RO, através as Secretaria Municipal de terras, vem pelo presente chamar a pessoa abaixo discriminada para comparecer á Secretaria Municipal de Terras-SEMTER, no Paço Municipal, em horá-rio de expediente, no prazo de 15 dias, a fim de tratar da titulação do Lote 06 da Quadra 24 do Setor 06, requerida pelo Sr. EDNA MARIA ASSEN-CIO WILL e tomar conhecimento dos termos do processo Administrativo n º 47.721/12, sob pena de prosseguimento do feito.

Ao Sr. GOMIDO ORTELINO DE SOUZA

Page 16: Folha de Vilhena 1285

08 VILHENA-RO, DE 20 A 26 DE JANEIRO DE 2012social

No próximo dia 25, o professor de Educação Física responsável pela boa forma dos alunos da academia Atmus em Vilhena, Maico Gomes, estará completando

mais um ano de vida. Muitas felicidades e sucesso sempre!!

A simpática Rafaela Silva Alexandre estará soprando velinhas no próximo dia 20 de janeiro, quando com-

pletará 18 aninhos. Integrante da Igreja Metodista Wesleyana ela recebe os parabéns de todas as amigas

da comunidade. Felicidades!!Quem esteve aniversariando no último dia 18, foi à querida Drª Tânia Mathias. Ela é Biomédica e reside na cidade de Porto Velho, mas visita com frequência

amigos e familiares que moram em Vilhena. Feliz aniversário!!

A dupla de amigos inseparáveis, Maikon Minotto e Winsthon Pacheco estão curtindo as férias em

Vilhena. Eles moram na cidade de Itaberaí – GO e vieram visitar a família e os amigos que residem em

nossa cidade. Boas férias!!

O querido Paulo Sued, esteve aniversariando no último dia 17. O gatinho é funcionário da Empresa

Eucatur, baladeiro de plantão e apaixonado pela filhinha Jullya. Felicidades sempre Paulinho!!

Salmo 15“Bendigo o Senhor porque me deu conselho, porque mesmo de noite o coração me exorta. Ponho sempre o Senhor diante dos

olhos, pois ele está à minha direita; não vacilarei. Por isso meu coração se alegra e minha alma exulta, até meu corpo descansa-

rá seguro, porque vós não abandonareis minha alma na habi-tação dos mortos, nem permitireis que vosso Santo conheça a

corrupção.”

"Não ser ninguém a não ser você mesmo,num mundo que faz todo o possível, noite e dia,

para transformá-lo em outra pessoa, significa tra-var a

batalha mais dura que um ser humano pode en-frentar;

e jamais parar de lutar." (E.E. Cummings)

Dia 21 é a vez do nosso querido colega Raphael Cardoso comemorar mais um ano de vida. Ele é

assessor do Vice Prefeito Jacier Dias. Na foto posa ao lado da simpática esposa Jéssica.

Felicidadeees Rapha!!