Folha desportiva junho 2014

4
Centenas de atletas e clubes de várias regiões do país vão participar no XXVI Grande Prémio de S. Pedro, em atletismo, no dia 6 de julho, domingo de manhã, prova que irá encerrar as festas da cidade. A competição, que integra o calendário nacional da Federação Portuguesa de Atletismo, revela novamente o interesse dos melhores atletas e clubes nacionais em estarem presentes, numa demonstração clara e inequívoca da qualidade da competição, conside- rada um dos melhores encontros da modalidade a nível nacional. A prova contempla 10 quilómetros, com partida e che- gada junto ao topo norte do estádio do Varzim (rua do Alto de Martim Vaz). Os atletas irão percorrer a marginal da Póvoa de Varzim e artérias circundan- tes, prometendo desta forma ampliar o colorido da zona balnear da cidade. CAMINHADA SOLIDÁRIA PARA TODOS A exemplo do ano passado, a edição do Grande Pré- mio S. Pedro, novamente sob a responsabilidade do Pelouro de Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em parceria com a Runporto, a Associa- ção de Atletismo do Porto e o Conselho Regional de Arbitragem, apresenta também a proposta de uma caminhada de pouco mais de 5 quilómetros, deno- minada “Todos a Andar com EDP Gás”, empresa que apoia o evento desportivo. A caminhada tem a finalidade de proporcionar a prática do desporto ao ar livre, aliada a momen- tos de convívio e à reunião familiar. A iniciativa apresenta ainda um cariz solidário, já que, parte do valor das inscrições, reverte para a Liga Por- tuguesa contra o Cancro. PÓVOA DE VARZIM, TERRA DE CONVÍVIO DESPORTIVO Com esta competição de atletismo a atrair as aten- ções de todo o país, Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim e responsável pelo Pelouro do Desporto do Município, reafirma que esta prova “vem no seguimento de muitos outros encontros e jogos nacionais e internacionais que a cidade tem acolhido, constituindo o exemplo da aposta desportiva do município nesta modalidade ao longo de dezenas de anos, através dos Planos de Promoção, aos quais a juventude poveira gosta de aderir”. Esta política de investimento no Desporto tem tra- zido, nos últimos anos, segundo o autarca, um “orgu- lho muito especial para a Póvoa de Varzim: o esforço das suas associações e a envolvência da sua popu- lação tornou possível que o concelho atingisse o primeiro lugar da lista dos concelhos do distrito do Porto com a menor taxa de toxicodependência entre os jovens. Isto indica-nos que o caminho que estamos a percorrer é o mais correto”. n˚ 54 - JUNHO 2014 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM ATLETISMO ATRAI ATENÇÕES NACIONAIS NAS FESTAS DE S. PEDRO

description

 

Transcript of Folha desportiva junho 2014

Page 1: Folha desportiva junho 2014

Centenas de atletas e clubes de várias regiões do país vão participar no XXVI Grande Prémio de S. Pedro, em atletismo, no dia 6 de julho, domingo de manhã, prova que irá encerrar as festas da cidade.

A competição, que integra o calendário nacional da Federação Portuguesa de Atletismo, revela novamente o interesse dos melhores atletas e clubes nacionais em estarem presentes, numa demonstração clara e inequívoca da qualidade da competição, conside-rada um dos melhores encontros da modalidade a nível nacional.

A prova contempla 10 quilómetros, com partida e che-gada junto ao topo norte do estádio do Varzim (rua do Alto de Martim Vaz). Os atletas irão percorrer a marginal da Póvoa de Varzim e artérias circundan-tes, prometendo desta forma ampliar o colorido da zona balnear da cidade.

CAMINHADA SOLIDÁRIA PARA TODOS

A exemplo do ano passado, a edição do Grande Pré-mio S. Pedro, novamente sob a responsabilidade do Pelouro de Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em parceria com a Runporto, a Associa-ção de Atletismo do Porto e o Conselho Regional de Arbitragem, apresenta também a proposta de uma caminhada de pouco mais de 5 quilómetros, deno-minada “Todos a Andar com EDP Gás”, empresa que apoia o evento desportivo.

A caminhada tem a finalidade de proporcionar a prática do desporto ao ar livre, aliada a momen-tos de convívio e à reunião familiar. A iniciativa apresenta ainda um cariz solidário, já que, parte do valor das inscrições, reverte para a Liga Por-tuguesa contra o Cancro.

PÓVOA DE VARZIM, TERRA DE CONVÍVIO DESPORTIVOCom esta competição de atletismo a atrair as aten-ções de todo o país, Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim e responsável pelo Pelouro do Desporto do Município, reafirma que esta prova “vem no seguimento de muitos outros encontros e jogos nacionais e internacionais que a cidade tem acolhido, constituindo o exemplo da aposta desportiva do município nesta modalidade ao longo de dezenas de anos, através dos Planos de Promoção, aos quais a juventude poveira gosta de aderir”.

Esta política de investimento no Desporto tem tra-zido, nos últimos anos, segundo o autarca, um “orgu-lho muito especial para a Póvoa de Varzim: o esforço das suas associações e a envolvência da sua popu-lação tornou possível que o concelho atingisse o primeiro lugar da lista dos concelhos do distrito do Porto com a menor taxa de toxicodependência entre os jovens. Isto indica-nos que o caminho que estamos a percorrer é o mais correto”.

n˚ 54 - JUNHO 2014 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM

ATLETISMO ATRAI ATENÇÕES NACIONAIS NAS FESTAS DE S. PEDRO

Page 2: Folha desportiva junho 2014

P2

Este é o objetivo do programa escolar da Escola EB 2,3 Cego do Maio, com Fernando Santos a assumir a função de coordenador do Desporto Escolar do estabelecimento de ensino. O docente garante que a escola respeita “as orientações do Desporto Escolar mediante os interesses dos alunos e dos professores, em que cada professor escolhe uma modalidade com um número mínimo de alunos participantes”.

Para Fernando Santos, que conta com o apoio de mais cinco professores neste projeto, o objetivo do pro-grama passa por “promover o exercício físico, com a participação nas competições marcadas pelo Desporto Escolar”, adiantando que “é fundamental incentivar os alunos para a prática desportiva extraescolar”.No ano letivo que está a terminar, a Escola EB 2,3 Cego do Maio incluiu neste projeto de Desporto Escolar cerca de 160 alunos, que tiveram oportunidade de praticar diversas modalidades: Boccia, Badminton, Perícias e Corridas de Patins, Ténis de Mesa e Dança. A média de presenças rondou os 30 a 40 alunos, com a exceção do Boccia, que devido a ser uma disciplina específica atingiu os 10 alunos.

Para esta adesão dos estudantes contribuiu o incen-tivo dado pelos professores, que conseguiram que os alunos aderissem a “uma modalidade coletiva e a uma individual, e posso dizer que atingir este número de alunos foi bom, dado que é difícil poder acolher mais nas instalações que temos”, vincou o coordenador de

desporto escolar da Cego do Maio.

“SE GOSTAM DA MODALIDADE DEVEM CONTINUAR”Precisamente. E este aspeto condicionou a participa-ção de mais alunos, “porque só temos um pavilhão, um ginásio e uma sala pequena”, referiu o professor. No entanto, o docente garantiu “que não estamos mal, mas é claro que poderíamos fazer mais, caso tivéssemos mais infraestruturas”.

Ainda sobre os equipamentos à disposição, Fernando Santos sublinha que na Perícia e Corrida de Patins “tínhamos cerca de 30 pares de patins em linha, que também são usados por alunos da escola em outras aulas, daí que o material por vezes se torna insufi-ciente e degrada-se mais. Por isso, os patins só são utilizados no interior, porque as rodas degradam-se muito facilmente e depois não há verbas para re-novar”, revelando que as provas desta modalidade foram todas em interior, no pavilhão, mesmo quando realizadas no Porto.

Sobre a envolvência deste projeto escolar com a cidade da Póvoa de Varzim, o professor adiantou que a mesma existe “quando participamos nos jogos desportivos municipais e na Escola da Minha Vida”, defendendo ainda que, através do desporto, “criam-se hábitos que devem perdurar para além da escola. Vejo

que muitos alunos praticam a modalidade enquanto estão com determinado professor, mas quando mudam de docente, deixam a modalidade, o que é um erro, porque se gostam devem dar continuidade. Digo-lhes que o desporto deve durar para a vida toda e não apenas só com este ou aquele professor”, reforçando que esta mensagem é importante “para que participem e pratiquem desporto ao longo do tempo. Eu próprio dou exemplo ao praticar diariamente desporto e, nos últimos anos, até escolhi novas modalidades”.

ÊXITOS DO DESPORTO ESCOLAR DA ESCOLA EB 2,3 CEGO DO MAIOCampeonato Nacional no Boccia foi conquistado o 2º lugar através da aluna Lisandra Ferreira.Em Perícias e Corridas em Patins tivemos também bons resultados, com Lígia Carvalho e Beatriz Maciel, alunas muito promissoras, com jeito para a patinagem, a que espero que deem continuidade.

Professores que integraram o Desporto Escolar no ano letivo 2013/2014:

Boccia – Helena RosmaninhoPerícias e Corridas em Patins – Fernando SantosBadmington – Pedro PinhoTénis de Mesa – Andrea GraçaDança – Flora RodriguesTorneios internos – José Barros

“CRIAR HÁBITOS DESPORTIVOS NOS ALUNOS PARA PERDURAR PARA ALÉM DA ESCOLA”

Amália Fernandes (Presidente Agrupamento Escolar e Diretora da Escola), Andrea Graça (Ténis de Mesa), Pedro Pinho (Badminton), Flora Rodrigues (Dança), Fernando Santos (Perícias e Corridas em Patins), Helena Rosmaninho (Boccia) e José Barros (Torneios Internos)

Lisandra Ferreira, aluna do Boccia

Page 3: Folha desportiva junho 2014

P3

OUTUBRO 2013 A JULHO 2014

PROJETO “VIDA ATIVA COM DESPORTO” “Hidro e Ginástica Sénior”

Composto por um conjunto de atividades sócio-despor-tivas e direcionado para todos aqueles profissional-mente inativos, visa manter o equilíbrio psico-motor dos aderentes.

Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: População com + de 60 anos 8 instituições - 48 classes - 700 “Jovens”Local: Complexo Municipal de Piscinas

JULHO E AGOSTO 2014

“VERÃO DESPORTIVO” (Aeróbica, Voleibol de Praia, Pé-Volei, Ténis de Mesa e Ténis de Praia). Atividades desportivas diversificadas de praia e de rua com participação aberta a todos os inte-ressados. Visa a ocupação dos tempos livres da popula-ção através da prática desportiva.

Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: População em Geral / ± 15.000 pessoasLocal: Praia da Lagoa, do Carvalhido e Cais Norte e espaços informais.

1 DE AGOSTO 2014

TÉNIS DE MESA Noite do Ténis de Mesa

Organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: População em Geral / ± 250 participantesLocal: Esplanada do CarvalhidoData: 1 de Agosto 2014

14 JULHO A 29 AGOSTO 2014

AERÓBICA DE PRAIA

Destinatários: População em Geral / ± 5000 participantesLocais: Praia da Lagoa, do Carvalhido e Cais Norte (2ª - 4ª - 6ª feiras) – 11.00h Praia da Lagoa (3ª feira) - 11.00h – Cais Norte (5ª feira) - 11.00h – Esplanada do Carvalhido

8 E 9 DE AGOSTO 2014

TORNEIOS DE PRAIA

Destinatários: População em geral / Atletas federados e não federadosModalidades: Vólei 3x3, Pé Vólei 3x3 e Ténis de PraiaLocal: Praia da Lagoa

Page 4: Folha desportiva junho 2014

P4

O Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim recebeu, na semana passada e ao longo de cinco dias, 120 atletas de 20 países nas competições do Boccia Wor-ld Open, prova que contou para o Ranking Mundial da disciplina.

O encontro reuniu na cidade poveira atletas com dificuldades motoras e foi considerado um dos me-lhores torneios na especialidade, principalmente pela capacidade que a Póvoa de Varzim apresenta no acolhimento de cidadãos com mobilidade reduzida, o que contribui para consolidar a vertente da Póvoa de Varzim como cidade inclusiva.

O primeiro torneio de “Formação/Aires Pereira” pro-movido pelo Póvoa Futsal nas categorias de Benjamins e Traquinas foi um êxito, uma vez que reuniu cerca de 120 jovens de várias coletividades, para além dos jogadores da escola de formação do Póvoa Futsal.

Aires Pereira, Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, brindou o evento com a sua presença, marcan-do o apoio pessoal e do município ao torneio, justifican-do que “o futuro da modalidade passa pela existência dos escalões de formação e o encontro revela também a vitalidade do Póvoa Futsal”.

De acordo com o padrinho deste torneio, “há três anos, poucos eram aqueles que acreditavam neste projeto e o presidente João Rocha e eu próprio acreditámos ser possível fazer deste clube um caso de sucesso, ao ponto de hoje já não podermos prescindir dele na Póvoa de Varzim”.

Quanto à competição, os troféus desenhados pela ar-tesã poveira Carla Correia foram entregues a todos os clubes participantes, com destaque para o Boavista e Fundação Jorge Antunes, que venceram em Benjamins e Traquinas, respetivamente.

PÓVOA DE VARZIM VOLTA A SER REFERÊNCIA NO BOCCIA

JOVENS PARTICIPAM EM TORNEIO DE FUTSAL “FORMAÇÃO/AIRES PEREIRA”

LIGA MUNDIAL DE VOLEIBOL JOGA-SE NA PÓVOA

Nos próximos dias 5 e 6 de julho, a Seleção Nacional de Voleibol defronta a Coreia do Sul, num jogo da Liga Mundial, que será realizado no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Desta forma, a cidade recebe mais um evento de alto nível competitivo, que reúne algumas das melhores seleções mundiais e granjeia visibilidade e prestígio para o país e para a cidade.

Para Nuno Nunes, Manager da seleção, a presença da equipa nacional na Póvoa de Varzim justifica-se, “porque é uma justa recompensa para todo o apoio que a autarquia tem dado no desenvolvimento do Voleibol e pela forma vibrante e calorosa com que o público sempre recebe as manifestações desportivas e, mais concretamente, a Selecção Nacional de Voleibol”.

FESTA NO PARQUE DA CIDADE PREMEIA VENCEDORES DAS COMPETIÇÕES MUNICIPAIS

Integrado no evento municipal “Uns dias no Parque”, foi realizada, no passado dia 10 de junho, a entrega de troféus aos vencedores das provas desportivas dos diversos planos de promoção promovidos pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Foi o momento apropriado para aplaudir a participa-ção maciça dos jovens, da população em geral e das

associações do concelho na festa da consagração dos campeões da época desportiva no Atletismo, Ténis de Mesa e BTT, perante uma numerosa plateia, que ao longo do dia, compareceu no Parque da Cidade para festejar e participar no convívio de todos os poveiros.

Na mesma altura, mas no Estádio Municipal eram entregues os troféus do Futebol Popular.