Folha Forte dezembro

8

Click here to load reader

description

jornal informativo da Paroquia de Casa Forte

Transcript of Folha Forte dezembro

Page 1: Folha Forte dezembro

“O anjo entrou onde ela estava, e disse: ”Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você! ”Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntou a si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus.” (Lc. 1, 28-31)

Cristo Hoje...

Advento

Nesta edição...A Palavra do PastorPe. Edwaldo Gomes

Gente em ComunicaçãoAssembleia Pastoral Paroquial

Pág. 02

Pág. 03

Dia do IdosoDeixando a adolescencia

Pág. 04Pág. 05

FOLHA

Espaço Aberto56 anos de sacerdóciode Pe. Edwaldo Pág. 08

Notícias da paróquiaFesta de N.S das Graças

Programa de Natal Pág. 06Pág. 07

JORNAL DA PARÓQUIA DE CASA FORTE - RECIFE-PE | ANO XVIII - Nº 04 | DEZ DE 2012 | WWW.PAROQUIADECASAFORTE.COM.BR

Jovem

Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc. l, 38). Naquele momento, não ocorreu, apenas, uma declaração de obediência à vontade de Deus, mas, também, um compromisso de que iria exercer, fielmente, sua condição de Mãe do Salvador.

Posteriormente, em visita ao Templo, para apresentação de seu Filho ao Senhor, ouviu as palavras do velho Simeão, que disse: “Eis que este menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Quanto a você, uma espada há de atravessar-lhe a alma. Assim serão revelados os p e n s a m e n t o s d e m u i t a s g e r a ç õ e s .” ( L c 2 , 3 4 - 3 5 ) Revelados o sofrimento de Jesus, a dor e o seu sofrimento, mesmo assim Maria não fugiu, não recuou e prosseguiu o seu caminho. Hoje, enquanto os homens se preparam para relembrar a vinda do Salvador, convém lembrar que, a partir daquela revelação, Maria passou a se preparar para a volta de seu Filho ao Pai e sempre procurou ensinar a todas as mães como se comportar diante das diversas s i t u a ç õ e s d a v i d a . N o s momentos alegres, transmitiu a sua alegria, mas, aos pés da Cruz, resumiu toda a sua missão de fiel servidora e obediente “escrava” do Senhor!

Com a festa de Cristo Rei, tCom a festa de Cristo Rei, termina o Ano Litúrgico e tem início um Novo Período. As quatro semanas que antecedem o dia do Natal correspondem ao tempo chamado de Advento. A grande Festa do Natal deve ser aguardada como um marco, uma nova oportunidade para que todos se aproximem do Pai, na pessoa de seu Filho.

Mas, com tantas mensagens contidas na Palavra de Deus, é oportuno compreender, também, o papel de Maria em todos os sentidos. Deus quis que seu Filho nascesse entre os homens, então seria necessária a participação de uma mulher. Porém teria que ser uma pessoa preparada, isenta de pecado e capaz de gerar um filho puro, livre de mácula e da mancha do primeiro pecado. E não resta dúvida de que esta condição foi observada, pois, quando da vinda do anjo Gabriel, não houve um convite, uma pergunta, ou uma indagação se Maria aceitava ser a Mãe do Salvador. A presença do anjo Gabriel foi uma anunciação, uma declaração de que chegara o momento de cumprir a sua missão de mãe.

Embora já preparada, desde o seu nascimento, na condição de um ser humano, foi natural uma dúvida inicial acerca de sua participação. Esclarecida, a reação não poderia ser mais objetiva: “Eis a escrava do

Natal domeninoJesus

Page 2: Folha Forte dezembro

CONSULTÓRIOODONTOLÓGICO

EDITORIAL

EXPEDIENTE

A publicação mensal de distribuição gratuita e de responsabilidade da Pastoral da Comunicação, da Paróquia da Casa FortePraça da Casa Forte, 388Casa Forte, Recife - PE.CEP: 52061-420Fone: (81) 3268-0647

Jornalista responsávelZodja Costa - 2043 DRT/PE

ColaboradoresCarmen Galvez, Fátima, Irma, Joaquim

Alves, Marcinho, Rosário, Stela, Tereza e

Veronildo

Diagramação Veronildo

Projeto GráficoCarmen Galvez

ImpressãoMXM Gráfica e Editora Ltda

Tiragem desta edição:1.500 exemplares

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

MXM GRÁFICA

As secas do Nordeste

Caros Paroquianos(nas) Pe. Edwaldo Gomes

Muito se falou e ainda se fala sobre as secas no semi-árido do Nordeste, principalmente seus efeitos nefastos à população, às plantas e aos animais. Por ser um fenômeno climático, que apresenta constantes períodos de longa estiagem, afeta a convivência do homem do campo. A seca caracteriza-se pela falta de chuvas no período vital para a agricultura praticada na região. Contudo, se chove depois, mesmo perdendo a safra, a água que chega aos açudes garante a sobrevivência humana e a dos animais. Entretanto, nos anos em que não chove, põe em risco a frágil estrutura fundiária. Os efeitos das secas são conhecidos historicamente, desde Dom Pedro II, mas parece que os que poderiam minimizar seus efeitos pouco tem feito. Estudos mostram que as

grandes secas vem ocorrendo a cada 10 anos, como foram nos anos de 81 a 83, 92 a 93 e 2002 a 2003. Era previsível que a recorrência seria iniciada já neste ano. O que foi feito para minimizar as consequências? A transposição das águas do Rio São Francisco é um projeto que não vai resolver todo o problema das secas, além de estar longe de ser concluído, por amargar os efeitos da burocracia e ineficiência das construtoras. Enquanto as medidas que possam contribuir com a convivência do homem com a seca não chegam, ficamos a ver as tradicionais medidas de emergências (distribuição de água através de carros-pipas e doações de campanhas de Ong's e Igrejas) durante os períodos de secas. Até quando?

A nossa paróquia tem a honra de ter, ao lado da sua Matriz, a casa das Irmãs da SAGRADA FAMÍLIA, onde vivem piedosas mulheres cujas vidas foram consagradas ao serviço de Deus. Todas merecem a nossa admiração e estima. Algumas se distinguem por motivos especiais. Segunda-feira próxima passada, partiu para o céu a Irmã GABY, como carinhosamente a chamávamos. Vindo da França, chegou ao Brasil muito jovem e chamava a atenção pela sua beleza física, que conservou, apesar da idade, até os 92 anos. Era uma idosa com seu charme próprio. No entanto o que mais chamava a atenção de quem conviveu com ela era a sua beleza interior. Quem a conheceu não podia deixar de lembrar o dito bíblico: “Toda a beleza da filha do Rei procede do seu interior!”

Nos idos de 1964 até fins de 1966, fui capelão da Sagrada Família e convivi, de perto, com essas irmãs. A nossa amizade continuou ao longo destes 42 anos de paróquia. Deus a levou como ela merecia. Passou da vida para a Vida de um modo tranquilo; ao amanhecer do dia, despertou na eternidade. Tenho certeza, irmã Gaby, que você está na paz de Deus, a quem você tanto amou em vida e a quem você se consagrou com edificante doação. Obrigado, Senhor, por ela ter vivido entre nós!

Leitores amigos, estamos vivendo o tempo do advento, que é uma preparação para o Natal de Jesus. Resolvemos fazer, nas manhãs de sábado, às 8h30, em nossa matriz, a oração de Laudes, que é, no ofício divino, a oração da manhã. Sinta-se

convidado(a) para participar desta preparação! Às sextas-feiras, pela manhã, Pe. Roberto Carlos atenderá confissões particulares e também nas terças e sextas, às 16h. Caso deseje um encontro comigo, agende entes que atendê-lo(a)-ei com prazer.

Na pagina 7, você encontrará a programação para o Natal. Não deixe que seu Natal seja reduzido a comer, beber e gastar com presentes para quem não precisa. Lembre-se dos que não têm Natal e sentem falta de tudo! A nossa arquidiocese se prepara, mais uma vez, para fazer o Natal dos pobres que vivem nas ruas! Marque presença, ok? Nossos olhares se voltam para o sertão, onde os nossos irmãos choram a morte de seus animais que morrem de sede sem que eles possam fazer algo. A televisão nos mostra este drama que há muito podia ser evitado. Há dinheiro para tanta coisa e por que não para evitar o sofrimento dos sertanejos? A Fundação de Olhos Santa Luzia estará celebrando a sua padroeira no dia 13, com a Santa Missa às 18h, em suas instalações. Sinta-se convidado(a), a sua presença alegrará os médicos que fazem a fundação. Quero chamar a atenção, de um modo especial, aos alunos da escola da Fé São Paulo apóstolo, pois, na sexta, 21 de dezembro, na Catedral da Arquidiocese – Sé de Olinda, o nosso amigo Aerton Carvalho, estará sendo ordenado Diácono Permanente. Não devemos faltar. Obrigado a você, leitor(a) amigo(a), que, de uma maneira ou de outra, ajuda-me a ser seu Pároco. Deus seja louvado!

FOLHA FORTE02

Casa Forte - Recife - PE Fone: (81)3268-5114

Rua Jeronimo de Albuquerque nº279

Page 3: Folha Forte dezembro

FOLHA FORTE03

Aniversário do Pároco

GENTE EM COMUNICAÇÃO

Nos dias 24 e 25 de novembro, mais uma Assembleia Pastoral Paroquial foi realizada, contando com a presençados representantes das pastorais e grupos de serviços que atuam na Paróquia do SagradoCoração de jesus - Casa Forte

A Assembleia foi realizada no salão paroquial e teve início no sábado, às 8h30, com a presença de Pe. Edwaldo, que abriu os trabalhos com a oração inicial e falou um pouco da importância do evento para a paróquia, que este ano tem como tema: A Porta da Fé à luz do Vaticano II, também pediu aos presentes para prestarem atenção a exposição do experiente palestante. Em seguida, o Prof. Luiz Carlos Marques deu início a sua palestra. O Prof. Luiz fez um relato das mudanças que ocorreram na Igreja Católica Apostólica Romana, após o Concílio Vaticano II, uma vez que fez seu Pós-doutorado em História das Religiões, na Università degli Studi di Bologna, Itália, sobre as cartas conciliares escritas por Dom Hélder Câmara. Falou de sua relação com Dom Helder e procurou tirar dúvidas

de algumas questões religiosas relacionadas com o Concílio e as dificuldades que a Igreja ainda se depara em implementá-lo, mesmo passados 50 anos.

No horário da tarde, Pe. Edwaldo relatou a sua experiência de antes e depois do Concílio Vaticano II, inclusive mostrando vestuário típico que era usado antes do concílio.

No Domingo pela manhã, Pe. Josenildo, Pároco da

Paróquia de Nossa Senhora das Graças, proferiu sua

palestra sobre o tema: A Porta da Fé à luz do Vaticano

II. De uma forma bem clara, Pe. Josenildo falou sobre o

sentido da fé nos nossos dias. Fez alusão a fé de fiéis

que vão as missas não por causa de Jesus, mas pelos

padres que as preside. Fez menção a fé com

compromisso, respeitando os direitos e os deveres.

No segundo momento, os participantes foram

divididos em três grupos, por comissão, para

discutirem propostas para o Ano da Fé, com base em

perguntas condutoras, à luz do Concílio Vaticano II.

A Comissão Serviços da Caridade colocou, entre

outros pontos, a abertura do ano da Fé nos edifícios,

através de cartazes e sites; também de aumentar

ações junto às comunidades.

A Comissão Bíblica Catequética e Litúrgica propôs

estudar a carta da Fé, fortalecer a Pastoral de

Conjunto e ampliar o grupo de catequistas, entre

outras.

A Comissão Vida e Família propôs implantar a

Pastoral dos Edifícios, o Encontro de Namorados e

criar um vídeo institucional para divulgar as atividade

paroquiais.

Page 4: Folha Forte dezembro

Jovem SUPLEMENTO DO JORNAL FOLHA FORTE | ANO XVIII - Nº 04| DEZ DE 2012

Folha Jovem é um suplemento do Jornal Folha Forte de responsabilidade dos Encontros de Jovens (Gabriel Mesquita -Bié - 9666-0044 Assessor EJC) e Adolescentes (Rachel Pontes 9743-5983 - Supervisora EAC) - Diagramação: Veronildo Oliveira.

Dia do Idoso

Ajuda aos irmão do Sertão

Adoração com Ivanildo Silva

Pintura na Praça Vitória Régia

Ministério da Assessoria

O Ministério do Idoso do Grupo Jovem Cristo Forte,

da Paróquia de Casa Forte, convida os paroquianos

para o “Dia do Idoso” que será realizado nas

dependências do Salão Paroquial, dia 16 de dezembro, a

partir das 9h, com muitas atividades para todos da

melhor idade. Convide seus avós, tios, vizinhos...

Esse ano, o Dia do Idoso terá espaço saúde, oficinas e

um divertido bingo com muitos prêmios!

Sintam-se todos convidados a participar e ajudar nessa

grande festa!

Para qualquer dúvida, entrar em contato com: Helô

(81) 8697-3990 e Kekinha - (81) 96188199

Os jovens da Paróquia de Casa Forte, com todos os

Ministérios do Grupo Jovem Cristo Forte, iniciaram

uma grande campanha de arrecadação de alimentos e

água mineral para os nossos irmãos do sertão

nordestino, que estão passando por uma grande

dificuldade, devido ao forte período de seca.

Este ano, o Grupo Jovem Cristo Forte ficou

responsável pela organização da Pintura na Praça na

última Festa da Vitória Régia.

Fazendo reinar a linguagem do Amor e realizando

um verdadeiro gesto concreto, no dia 22 de

dezembro, o Grupo Jovem Cristo Forte pretende

levar os mantimentos arrecadados à comunidade

Sobrado de Buíque. Durante todo o dia, os jovens

também levarão solidariedade e esperança, fazendo

com eles um Natal Verdadeiro!Contamos com a ajuda e a força da nossa

comunidade paroquial para conseguirmos uma boa

quantidade de alimentos e água mineral. Qualquer dúvida entrar em contato com: Manuela

Ordonho – 8842-0227 (Ministério da Assessoria

Cristo Forte)O Ministério da Assessoria tem como objetivo

coordenar as atividades do Grupo Jovem Cristo Forte e

assessorar o serviço dos ministérios. Em uma reunião

bem animada e com o tema “Sob Nova direção”, o

Ministério da Assessoria apresentou os seus novos

integrantes:

Jovens: Nany, Prestrêlo, Mari Valle, Azi, Gaby e

Marcelão

Casais: Cica e Manga/ Bruno e Bruna

Os demais Assessores do Ministério da Assessoria:

Jovens: Yú, Manu-Buiu, Rafinha, Bié, Rominho e Bilinha

Casais: Lele e Alcidinho/ Aninha e Carlinhos/ Pata e

Guto

Pedimos que o Espírito Santo ilumine e guie a

caminhada desta equipe no desafio de levar Jesus aos

jovens da Paróquia de Casa Forte e das comunidades.

Page 5: Folha Forte dezembro

EJC e EAC

H o s p i t a l d e O l h o s

SANTAL ZIAU

Estra do Encanamento, 909/873 Casa Forte-Recife-PECentral de Marcações: (81) 2121-9191www.hospitalsataluzia.com.br

Você vê a diferença

A barraca Alegria Alegria, dos jovens e adolescentes da Paróquia, que funcionou na 34ª Festa da Vitória Régia, mais uma vez foi cheia de animação! Depois de três dias de serviço, o sentimento que ficou foi uma mistura de dever cumprido e ansiedade em poder servir no próximo ano.

“Cristo nos libertou, porém foi para que fôssemos livres que nos libertou” (Gl 5,1)

Com o tema sobre “Liberdade”, os jovens vivenciaram mais uma reunião do Grupo Jovem Cristo Forte, que acontece após a Missa das 17h, aos domingos.

Após uma enriquecedora discussão e partilha sobre o assunto, nossos jovens saíram com a certeza de que encontraram a verdadeira liberdade em Cristo! Certos de sempre seguirem o Seu maior mandamento que é o Amor.

O Ministério da Assessoria convida os jovens que ainda não fazem parte do Grupo Jovem Cristo Forte a participarem das nossas reuniões que acontecem aos d o m i n g o s . M a i o re s i n f o r m a ç õ e s n o s i t e w w w. c r i s t o f o r t e . c o m . b r o u n a f a n p a g e www.facebook.com/cristo.forte. Sintam-se todos muito bem-vindos!

O Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) está quase deixando a adolescência. São 17 anos de história que marcou a vida de muita gente que já passou por aqui... Sejam os recém-chegados ou aqueles que participam desde o início. É, sem dúvidas, os acontecimentos daria um livro! Por isso, no Domingo, dia 16 de D e z e m b ro , ú l t i m a reunião de 2012, são convidados todos os adolescentes, jovens e casais que ajudaram a construir o nosso EAC, para deixar registrado sua passagem por esse lugar tão especial. Isso mesmo, registrar. Mas como assim? A ideia é construir uma Cápsula do Tempo, com registros dos tempos atuais, a mesma será lacrada e só abriremos daqui a dez anos! Se você quiser passar por essa experiência junto ao EAC, traga suas cartas e fotos e venha para nossa última reunião do ano deixar sua contribuição para essa história tão linda, que é a do EAC. Ah, e não percam porque ainda haverá lanche de confraternização e outras surpresas para celebrar o nosso fim de ano.

-

CONSULTÓRIO MÉDICODra Risomar Belarmino | Ginecologia e Histeroscopia

Dra Roseana Pinheiro | Citologia Oncótica e ColposcopiaPraça de Casa Forte, 381.

Empresarial Alcides Fernandes - Sala 501, Casa Forte.Fone: (81) 3441-1058 | (81) 8530-2020

Sucesso da Alegria Alegria na Vitória Régia

Deixando a adolescênciaReunião do Grupo Jovem Cristo Forte

EAC

EAC

Page 6: Folha Forte dezembro

NOTÍCIAS DA PARÓQUIA

FOLHA FORTE 06

COMPANHIA DOSBICHOS

EDMAR VICTOR(Laboratório de Análises

Clínicas)

2.1.23-Comunicação e Divulgação

Festa de Nossa Senhora das Graças Lemos Torres

Setor Centro Residencial

Notícias da Paróquia

Foi realizado no dia 27 de novembro, o encerramento da Festa de Nossa Senhora das Graças, na comunidade Lemos torres, em Casa Forte. A procissão percorreu as ruas do entorno da

comunidade, onde os participantes saudaram Nossa Senhora com cânticos e orações. A comunidade de Lemos Torres fica próxima ao Mc Donald de Casa Forte, na rua que margeia o canal.

A festa começou no dia 19 de novembro, às 19h, com o hasteamento da Bandeira. Durante a semana foi realizado o novenário, palestras, bingo e o tradicional bazar. Ao final, padre Edwaldo Gomes celebrou com a

comunidade a Santa Missa, encerrando assim a Festa de veneração a Nossa Senhora das Graças.

Foram discutidos assuntos de interesse do setor, principalmente a sua importância no Vicariato Recife Norte I.

Na oportunidade, Pe. Luis Vieira falou da importância do evento da Arquidiocese de Olinda e Recife, Natal dos Pobres e solicitou a ajudas das paróquias do Setor Centro Residencial para contribuir com o jantar, doando frangos já prontos ou o equivalente a seu valor em real. A próxima reunião do Setor será na Paróquia das

Graças, no dia 26 de dezembro, às 19h30.

COMPANHIA DOSBICHOS

COMPANHIA DOSBICHOS

Foi realizada a 24º reunião do Setor Centro Residencial, com a presença dos representantes das seis paróquias. O anfitrião, Monsenhor Romeu da Fonte, recepcionou os presentes cantando e apresentando um vídeo com as ações solidárias realizadas na Paróquia da Torre.

3228-4461 / 9834-1986www.dinorahdoces.blogspot.com

Page 7: Folha Forte dezembro

FOLHA FORTE07

Novos bancos da matriz

Vila Vintém

Bananal A

Notícias da Paróquia

PROGRAMAÇÃO DE NATAL Faça uma Criança Feliz neste Natal

Anuncie AquiAnuncie AquiJoaquim

Veronildo

3268.8999

9963.7461

Anuncie AquiAnuncie AquiJoaquim

Veronildo

3268.8999

9963.7461

Símbolo do Natal

19 Quarta-feira 10 às 12h Confissões particulares

16h Celebração penitencial para adulto em geral

20h Celebração penitencial para adultos em geral

20 Quinta-feira 16h Celebração penitencial para adultos em geral

20h Celeb. Penit. para pessoas casadas, sós ou acompanhados

21 Sexta-feira 10 às 12h Confissões particulares

23 Domingo 20h Cantata Natalina (após a missa da 19h30)

24 Segunda-feira 20h Missa campal do Natal

25 Terça-feira 17h Missa com os Jovens

20h Missa Festiva de Natal

31 Segunda-feira 20h Missa do Ano Novo

2013

1 Terça-feira 17h Santa Missa

20h Santa Missa

Uma oportunidade de fazer uma criança feliz é dando um presente neste Natal. Como eu posso contribuir com um ato tão simples, mas de muita importãncia para uma criança? No Shopping Plaza exite uma árvore onde você pode colocar seu presente a uma criança. Os presentes arrecadados serão entregues as crianças da Creche Beneficente Menino Jesus e da Casa da Criança Marcelo Asfora e às crianças da Vila Vintém, vizinho do Plaza. No caso das crianças da Casa da Criança Marcelo Asfora, os presentes são para a faixa etária entre 10 a 14 anos.

O projeto desenvolvido pelo Plaza, “Árvore Solidária” foi montada pela quarta vez e está no Piso L3, com o objetivo de atender aos pedidos de 400 crianças de comunidades e instituições que estão no entorno do shopping, como a Creche Beneficente Menino Jesus, a Casa da Criança Marcelo Asfora e o ONG Feliz da Vila do Vintém. Nos cartões que estão na árvore, há nomes e idades das crianças e os padrinhos poderão escolher com o que presentear cada uma. Para apadrinhar a criança, antes do dia 19 de dezembro o cliente deve entregar o presente no local. O presentes da Casa Marcelo Asfora serão entregues no dia 20 de dezembro.

Segundo a tradição católica, o presépio foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII, em 1223, na região da Úmbria. Com a permissão do Papa, montou um presépio de palha que representava o ambiente do nascimento de Jesus, com pessoas e animais reais e não bonecos. Neste cenário foi celebrada a missa de Natal.

Page 8: Folha Forte dezembro

FOLHA FORTE 08ESPAÇO ABERTO

Atividades Paroquiais

Missas

Matriz: 19h Terça a SextaSábados: 16h (com as crianças) 19h30 (com as famílias)

Domingos: 08h (paroquial) 17h (com os jovens) 19h30 (com as famílias)

Cap. N. Sra. Graças (Col. Virgem Poderosa)Quartas, sextas e sábados às 17h e Domingo às 11h

Secretaria e-mail: [email protected]ª a 6ª das 07h às 12h e das 14h às 17h - Site: www.paroquiadecasaforte.com.br Sábados: das 8 às 12h Telefone: 3268-0647

Poço da Panela:Domingo às 19h30Lemos Torres: 10h1ª 2º e 3º domingos Inaldo Martins2ª Sábado às 17h30

Ponte do Vintém4ª Sábado às 17h30Sant’Ana1e2º domingos, às 17h30 Celebração Eucarística

Em nossas Comunidades:

Terças-feiras às 19h - Hora da Graça

Hospital Infantil 3ª e 5ª às 17h

Capela da Sagrada Família 3ª a 6ª às 17h30

Folga do VigárioÀs segundas-feiras

Batizados

Aos segundos e quartos domingos de cada mês, às 10:00h, sendo imprescindível a participação dos pais e padrinhos em palestra de preparação que ocorrerá sempre no mês anterior do batismo, conforme data preestabelecida pela pastoral.

56 ANOS DE DEDICAÇÃO AO REINO DE DEUS

No último dia 02 de dezembro, Padre Edwaldo completou mais um ano de sua opção pelo sacerdócio. Parentes, amigos e paroquianos manifestaram o carinho e o cuidado para com o seu dirigente espiritual, participando, sob a sua presidência, da missa das 19h30, em ação de graças, por mais um ano de ordenação sacerdotal e concelebrada por Pe. Josivan, da Paróquia do Bom Senhor do Arraial e do Pe. Roberto Carlos, vigário paroquial de Casa Forte. Após a cerimônia, foi

oferecido um lanche bastante concorrido, onde o aniversariante dividiu sua alegria com todos os presentes. Toda essa homenagem é o reconhecimento dos paroquianos pelo trabalho e pela dedicação que padre Edwaldo tem para manter e conduzir a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Se não bastassem a preocupação e o zelo na condução de todos os assuntos relacionados à atividade religiosa, há que se registrar o grande esforço para realizar todo um trabalho social. Obstinadamente, mantém duas Instituições (CRECHE e CASA DA CRIANÇA), que acolhem 300 crianças, com orientação escolar, assistência médico-odontológica, psicológica, religiosa e preparação para o Brasil de amanhã. Na Paróquia, há orientação aos jovens, noivos e casais e, principalmente, aos idosos, outrora também responsáveis pela

formação de gerações. Por tudo isto e por muito mais, não se pode esquecer, na pessoa do Padre Edwaldo, um exemplo de vida dedicada aos ensinamentos contidos no Evangelho e o propósito de mostrar a importância de ter encontrado o caminho que o Filho deixou para se chegar ao Pai!

fff