Folha Metalúrgica nº 836

8
Filiado a CUT, CNM e FEM Nº 836 4ª edição de junho de 2016 Rua Júlio Hanser, 140 Lageado - Sorocaba/SP CEP 18030-320 Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região CUT pede união dos trabalhadores para fortalecer Campanha Salarial Parceria com Cruzeiro do Sul/CCBEU dá desconto em cursos para sócios Sorocabanos vão às ruas em protesto contra governo golpista de Temer Formação SMetal e parceiros oferecem novos cursos de qualificação PÁG. 2 Futebol Sorteio dará 10 ingressos para jogo do São Bento PÁG. 8 Infraestrutura Problemas na Itavuvu afetam rota dos trabalhadores O terceiro protesto contra o governo interino de Michel Temer (PMDB) ocorreu em Sorocaba, no sábado, dia 18, na região central. O ato foi promovido por entidades que compõem o Comitê de Resistência Democrática. Associados e dependentes têm descontos em diversos cursos de graduação e de pós-graduação de Ensino à Distância. O SMetal também renovou a parceria com a CCBEU para cursos de inglês e profissionalizantes. Representantes de sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) discutiram os rumos das campanhas salariais com data-base no segundo semestre deste ano. O objetivo da Central é a manutenção dos direitos e preparar uma ofensiva contra qualquer iniciativa que ataque a classe trabalhadora PÁG. 6 PÁG. 5 PÁG. 7 PÁG. 5 Vagner Santos Divlugação Aprovado PPR 2016 na Toyota e no Grupo Isa Trabalhadores da montadora Toyota (foto) e das três fábricas do Grupo Isa Alumínio em Sorocaba aprovaram propostas de Programa de Participação nos Resultados (PPR) nos últimos dias. A aprovação aconteceu por meio de assembleias lideradas pelo Sindicato dos Metalúrgicos. PÁG. 3 Vagner Santos

description

4ª edição de Junho de 2016

Transcript of Folha Metalúrgica nº 836

Page 1: Folha Metalúrgica nº 836

Filiado a CUT, CNM e FEM

Nº 836 4ª edição de junho de 2016 Rua Júlio Hanser, 140 Lageado - Sorocaba/SP CEP 18030-320

Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

CUT pede união dos trabalhadorespara fortalecer Campanha Salarial

Parceria com Cruzeiro do Sul/CCBEUdá desconto em cursos para sócios

Sorocabanos vão às ruas em protesto contra governo golpista de Temer

Formação SMetal e parceiros oferecem novos cursos de qualificação

PÁG. 2

FutebolSorteio dará 10 ingressos para jogo do São Bento

PÁG. 8

InfraestruturaProblemas na Itavuvu afetam rotados trabalhadores

O terceiro protesto contra o governo interino de Michel Temer (PMDB) ocorreu em Sorocaba, no sábado, dia 18, na região central. O ato foi promovido por entidades que compõem o Comitê de Resistência Democrática.

Associados e dependentes têm descontos em diversos cursos de graduação e de pós-graduação de Ensino à Distância. O SMetal também renovou a parceria com a CCBEU para cursos de inglês e profissionalizantes.

Representantes de sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) discutiram os rumos das campanhas salariais com data-base no segundo semestre deste ano. O objetivo da Central é a manutenção dos direitos e preparar uma ofensiva contra qualquer iniciativa que ataque a classe trabalhadora

PÁG. 6

PÁG. 5 PÁG. 7

PÁG. 5

Vagn

er S

antos

Divlu

gaçã

o

Aprovado PPR 2016 na Toyota e no Grupo IsaTrabalhadores da montadora Toyota (foto) e das três fábricas do Grupo Isa Alumínio em Sorocaba aprovaram propostas de Programa de Participação nos Resultados (PPR) nos últimos dias. A aprovação aconteceu por meio de assembleias lideradas pelo Sindicato dos Metalúrgicos. PÁG. 3

Vagn

er S

antos

Page 2: Folha Metalúrgica nº 836

Parceria entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a escola Rise disponibi-liza vagas para cursos gratuitos de Informática, Auxiliar Administra-tivo e Artes Gráficas Virtuais. As inscrições para o sorteio vão até o próximo dia 30.

Podem concorrer às vagas só-cios, dependentes da entidade e toda a sociedade, exceto metalúr-gicos não sindicalizados. O sorteio será no dia 1° de julho, com o início das aulas previsto para o dia 4.

Para realizar a inscrição, o inte-ressado deve comparecer à sede do SMetal, em Sorocaba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 19h, com cartão de sócio ou de dependente e RG. No caso de não sócio, o RG deverá ser apresentado. A sede do Sindicato fica na rua Júlio Hanser, 140, bairro Lageado.

Estão disponíveis 126 vagas para o curso de informática, nos

períodos da manhã, tarde e noite, divididos em três turmas: adoles-centes, de 14 a 18 anos; Informática Essencial, a partir de 16 anos; e Ter-ceira Idade, a partir de 50 anos com escolaridade mínima do 4° ano do ensino fundamental.

No curso de Auxiliar Adminis-trativo são oferecidas 36 vagas, nos períodos da manhã e tarde, e de Ar-tes Gráficas Virtuais 18 vagas, ape-nas a tarde. Para ambos, é preciso ter idade mínima de 16 anos e ensi-no fundamental completo.

Outros cursosAlém da parceria com a escola

Rise, os sócios e dependentes do SMetal têm ainda descontos em mensalidades dos cursos de qualifi-cação profissional da escola Quali-fica e em cursos de idiomas ofereci-do pela Move On.

Para saber mais acesse a página www.smetal.org.br/canais/cursos

Página 2 Folha Metalúrgica - Junho de 2016 - Ed. 836

Nossa campanha é por mais direitos, sem retrocesso!A campanha salarial deste ano vai mui-

to além de reivindicar o aumento salarial. O SMetal, junto com outras entidades sindicais filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT), está engajado na campanha perma-nente contra a retirada de direitos duramente conquistados pelos trabalhadores.

São amplas as mobilizações da sociedade contra o governo golpista de Michel Temer (PMDB), que anuncia diariamente a flexibili-zação dos direitos e até a intenção de extinguir a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Em Sorocaba, já ocorreram três atos “Fora Temer”, sendo que o mais recente aconteceu na praça central, no sábado, dia 18. Em todo o interior de São Paulo e nas capitais do país, o povo se manifesta contra os insultos promovi-dos por esse governo golpista.

Se forem efetivadas por Temer (PMDB) as reformas trabalhista e da previdência, toda a classe trabalhadora sairá perdendo. Os prejuí-zos remontam num retrocesso à década de 40. Metalúrgicos, bancários, professores, saúde, serviços, petroleiros, aposentados, ninguém estaria a salvo.

Os próprios ministros da Justiça e da Casa Civil do governo interino de Temer já anun-ciaram publicamente que são a favor da ter-ceirização ampla, que tem como consequên-cia uma precarização do trabalho e a favor também de se acabar com as garantias do trabalhador via Consolidação das Leis Traba-lhistas.

Até os ministros do Tribunal Superior de Justiça já se manifestaram contra esses ab-surdos do atual governo federal e publicaram um manifesto, no qual reforçam que vão lutar para combater essa “descontrução do direito do trabalho”.

Não admitimos o retrocesso! Exigimos respeito ao trabalhador brasileiro e o reestabe-lecimento da democracia neste país!

Por isso, para as negociações da campanha salarial deste ano será preciso muita mobiliza-ção e resistência às forças conservadoras. Os empresários estão se sentindo em casa com esse atual governo e nós, do movimento sin-dical, vamos para o enfrentamento se for pre-ciso. Nenhum direito a menos, sem golpe, por mais empregos e direitos!

editorial

Exigimos respeito ao trabalhador brasileiro e o

reestabelecimento da democracia

neste país!

Parceria entre SMetal e Rise oferece vagas para cursos gratuitos

qualificação

Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de Andrade

Redação e reportagem: Paulo Rogério L. de Andrade Fernanda Ikedo Daniela Gaspari

Fotografia: José Gonçalves Filho (Foguinho)

Projeto Gráfico e Editoração: Lucas Delgado Cássio de Abreu Freire

Auxiliar de Redação: Gabrielli Duarte Vagner Santos

ComunicaçãoSMetal

Folha Metalúrgica, Portal SMetal, Revista Ponto de Fusão,

redes sociais, comunicação visual e assessoria de imprensa

Sindicato do Metalúrgicos de Sorocaba e RegiãoRua Júlio Hanser, 140 - Sorocaba SP - www.smetal.org.br

Diretoria Executiva SMetal

Presidente: Ademilson Terto da Silva

Vice Presidente: Tiago Almeida do Nascimento

Secretário Geral: Leandro Cândido Soares

Administrativo e de Finanças: Alex Sandro Fogaça

Secretário de Organização: João de Moraes Farani

Diretor Executivo: Joel Américo de Oliveira

Diretor Executivo: Silvio Luiz Ferreira da Silva

Sede Sorocaba: Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Tel. (15) 3266-1888

Sede Araçariguama: Tel. (11) 4136-3840

Sede Piedade: Tel. (15) 3344-2362

Folha Metalúrgica Impressão: Bangraf Publicação: Semanal Tiragem: 30 mil exemplares

Por isso, os sindicalistas da CUT defendem a unidade nas campanhas salariais, que in-cluem cláusulas sociais, além dessa manuten-ção dos direitos trabalhistas, como férias e 13º.

Está mais do que na hora dos trabalhadores se unirem contra esse avanço conservador de oportunistas de plantão. Eles tiraram a presi-dente Dilma do poder por motivos óbvios: po-der governar para as elites novamente.

Fogu

inho

Page 3: Folha Metalúrgica nº 836

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), por meio do departamento jurídico, reintegrou o metalúrgico Mário Sa-ruwataru ao trabalho na empresa YKK, no dia 16, devido a uma tutela antecipada da justiça.

O trabalhador é portador de doença ocupa-cional (tendinite, bursite e tenossinovite) e foi demitido em março deste ano. Ele exercia a função de líder técnico e desenvolveu diversas atividades manuais que acarretou em proble-mas de saúde.

De acordo com a advogada do SMetal, Flá-via Machado de Arruda Franques, em agosto de 2015 o metalúrgico fez cirurgia no ombro e a empresa não emitiu o Comunicado de Aci-dente de Trabalho (CAT). O Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) concedeu auxí-lio doença comum e o jurídico do SMetal está com processo para reverter para acidente de trabalho.

Flávia ressalta que a tutela foi concedida pela justiça seguindo a Convenção Coletiva e o artigo 118 da Lei 8.213/91, que diz respeito à estabilidade ao emprego em caso de acidente de trabalho.

Página 3Folha Metalúrgica - Junho de 2016 - Ed. 836

SMetal garante mais uma reintegração na YKK

CONVENÇÃO COLETIVA

Metalúrgicos da Toyota e do Grupo Isa conquistam PPR 2016

Nos últimos dias, os metalúrgicos da Toyota e das três unidades do Grupo Isa, todas em Sorocaba, aprovaram acordos de Programas de Participação nos Resultados (PPR) negociados com as fábricas pelo Sin-dicato da categoria (SMetal) e comissões in-ternas de funcionários.

No dia 15 uma proposta de PPR foi apro-vada em assembleia pelos trabalhadores da Toyota. Nesse caso, foi aprovado o valor ape-

nas da primeira parcela, que teve reajuste de 48,89% em relação a de 2015. Os metalúrgi-cos já receberam o valor combinado no dia 17.

A segunda parcela do PPR na Toyota começará a ser negociada em agosto, junto com o plano de metas da empresa. A planta da montadora em Sorocaba emprega aproxi-madamente 2 mil trabalhadores.

Na quinta-feira, dia 16, foi a vez dos me-talúrgicos das fábricas Alumiso e Aluíso,

ambas no bairro Iporanga aprovaram a pro-posta de PPR. Nesta terça-feira, dia 21, os trabalhadores da outra empresa do Grupo, a Isa Alumínio, no Éden, também aprovaram o acordo em assembleia.

Nas três plantas do Grupo, que empre-gam aproximadamente 110 trabalhadores, a primeira parcela do PPR será paga dia 28. A segunda parcela será depositada dia 30 de janeiro.

Fogu

inho

Adiantamento: Primeira parcela do PPR na Toyota foi paga dois dias depois da aprovação; segunda parcela ainda será negociadaIsa Alumínio: Assembleia na terceira planta do Grupo foi dia 21

LER: Mário sofre de três tipos de Lesões por Esforços Repetitivos

participação nos resultados

Fogu

inho

Vagn

er S

antos

Page 4: Folha Metalúrgica nº 836

BrasilPágina 4 Folha Metalúrgica - Junho de 2016 - Ed. 836

Ministro de Temer se empenha emampliar a terceirização e por fim à CLT

O atual ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha (foto ao lado), foi aplaudido por empresários e execu-tivos na quinta-feira, dia 16, em um evento em São Paulo ao defender a terceirização do trabalho numa possível reforma trabalhista.

Ele é ministro do governo inte-rino de Michel Temer, que é filiado ao PMDB, partido que divulga em seu próprio site documento com as propostas para o país. Estas in-cluem a precarização das relações

do trabalho e o fim da Consolida-ção das Leis Trabalhistas (CLT).

De acordo com o secretário--geral do SMetal, Leandro Soares, essa é a intenção do PMDB alia-do aos interesses dos empresários. “Tudo que eles querem é flexibi-lizar as leis trabalhistas para te-rem mais lucros, explorando ainda mais o trabalhador. Por isso, nós do movimento sindical nos empe-nhamos em combater esse golpe”, afirma.

O departamento jurídico do SMetal apoiou o manifesto dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) con-tra a redução das leis trabalhistas, durante o 16º Congresso Nacional de Direito do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, que abrange Sorocaba, todo interior e litoral paulista, realizado no dia 10 deste mês.

Os advogados do Sindicato estavam entre os cerca de 1.000 participantes do Congresso, promovido em Paulínia, que se posicionaram contra o avanço do conservadorismo do governo golpista que atenta contra os trabalhadores.

No manifesto, o TST rejeita qualquer alteração nos direi-tos trabalhistas como argumento de combate à crise.

Entre os pontos do texto, a advogada do SMetal, Érika Mendes, ressalta o de que a crise não é justificativa para a desconstrução dos direitos trabalhistas e da justiça do traba-lho. “Não é justificativa para retrocesso social e de direitos legalmente garantidos e conquistados a duras penas pela classe trabalhadora e movimentos sindicais”, ressalta a ad-vogada.

O manifesto também relembra que o Brasil é o quarto país no mundo em acidentes fatais de trabalho e que, todos os anos, mais de 700 mil acidentes vitimam trabalhadores brasileiros.

“É preciso que todos saibam que agredir o Direito do Trabalho e a Justiça do Trabalho é desproteger mais de 45 milhões de trabalhadores, vilipendiar os dez milhões de de-sempregados, fechar os olhos para milhões de mutilados e revelar-se indiferente à população de trabalhadores e tam-bém de empregadores”, diz o documento.

A diretoria do SMetal, em meio ao movimento sindical, promove a resistência a essas alterações buscadas pelos opor-tunistas que estão no governo interino e na Câmara e Senado.

Apoio: Participantes do Congresso Nacional de Direito do Trabalho, no Theatro Municipal de Paulínia

Protesto: O manifesto também relembra que o Brasil é o quarto país no mundo em acidentes fatais de trabalho

Ministros do TST se manifestam contra redução de direitos

Foto:

Valt

er C

ampa

nato/

Agên

cia B

rasil

O manifesto chega num momento no qual o governo do presidente interino Michel Temer planeja uma reforma previdenciária seguida de uma reforma trabalhista

Fotos

: Den

is Si

mas,

Hélci

o Gue

rra e

Marce

la Re

zend

e

Page 5: Folha Metalúrgica nº 836

Página 5Folha Metalúrgica - Junho de 2016 - Ed. 836

direitos ameaçados

Sindicatos filiados à CUT de diversas catego-rias profissionais que têm data-base no segundo semestre defendem realizar uma campanha sala-rial unificada este ano. A ideia, discutida durante reunião da Central no último dia 16, é somar for-ças para conquistar bons acordos mesmo no cená-rio adverso atual.

Participaram da reunião dirigentes de sindi-catos de metalúrgicos, saúde, seguridade social, bancários, químicos, vestuário, petroleiros, trans-porte, construção, educação, agricultura familiar, comércio, serviços e aposentados.

Para o presidente do SMetal Sorocaba, Ade-milson Terto da Silva, a unidade é extremamente necessária este ano. “Não basta garantirmos so-mente o aumento salarial. Os trabalhadores de to-

das as categorias sofrem uma ameaça em comum: o ataque aos seus direitos, tanto nas convenções coletivas quanto na própria Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)”.

Terto explica que o governo golpista de Mi-chel Temer já insinuou que pode desmantelar a CLT para, supostamente, aumentar a “competiti-vidade” das empresas. “Se o governo federal dá esse péssimo exemplo, claro que os patrões vão aproveitar o momento para tentar fazer o mesmo com os direitos das Convenções Coletivas de Tra-balho das categoria profissionais”, afirma o diri-gente.

“Por isso cada categoria profissional deve par-ticipar das lutas das demais categorias este ano, em defesa de bons acordos coletivos para todos

e em defesa dos direitos da classe trabalhadora”, defende Terto.

FEM e CNMA Federação Estadual dos Metalúrgicos da

CUT (FEM), à qual o SMetal é filiado, também defende o apoio mútuo entre categorias na cam-panha salarial. A data-base dos metalúrgicos liga-dos à FEM é 1º de setembro.

De acordo com reportagem da Tribuna Meta-lúrgica, do ABC, o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM), Pau-lo Cayres, o Paulão, também defende a constru-ção da unidade. “Os trabalhadores precisam estar permanentemente nas ruas e mobilizados para evitar a destruição dos direitos”, afirmou.

Confederação: Paulo Cayres, presidente da CNM/CUT, defendeu a unidade

Fora golpistas: Ato de sábado foi o terceiro em Sorocaba

Protesto: O manifesto também relembra que o Brasil é o quarto país no mundo em acidentes fatais de trabalho

CUT defende união entre categorias na campanha salarial

Movimentos sociais e sindicais protestamcontra governo ilegítimo de Temer

CONTRA O GOLPE

Membros do Comitê de Resistência Democrática e de outras entidades de So-rocaba realizaram na manhã de sábado, dia 18, um ato unificado contra o gover-no ilegítimo de Michel Temer (PMDB). A concentração aconteceu na Praça Co-ronel Fernando Prestes, região central da cidade.

Cerca de 150 pessoas participaram da manifestação. O ato, que teve início por volta das 11h, percorreu as ruas do cen-tro. Durante o percurso, os manifestantes gritaram palavras de ordem como “Fora Temer”, “Respeitem meu voto”.

O ato contou com a participação de várias organizações e movimentos sociais da cidade, como o Sindicato dos Meta-lúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Levante Popular da Juventude, Sindicato

dos Rodoviários de Sorocaba, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Ves-tuário de Sorocaba e Região e União da Juventude Socialista, entre outras.

De acordo com o presidente do SMe-tal, Ademilson Terto da Silva, “essas mo-bilizações que vem acontecendo contra esse governo golpista de Michel Temer são muito importantes para o fortaleci-mento da nossa democracia”.

Para Mellanie Nascimento, do Levante Popular, os movimentos progressistas lu-tam contra os cortes nos direitos básicos da população que estão sendo feitos pelo governo interino de Temer. “A diminui-ção do Fies, do ProUni, esses cortes na educação estão afetando a juventude e é por isso que estamos mais organizados na luta pela democracia”, afirmou.

Encontro: Reunião de dirigentes de diversas categorias profissionais aconteceu dia 16

Impr

ensa

SMe

tal: V

agne

r San

tosFo

tos: A

donis

Gue

rra

Page 6: Folha Metalúrgica nº 836

Página 6 Folha Metalúrgica - Junho 2016 - Ed. 836

Sorocaba

Aos gritos de ‘golpista’, o depu-tado federal Paulinho da Força (SDD/SP) foi escrachado durante vôo na noite de domingo, dia 19, em viagem de São Paulo a Brasília.

Chamado de Paulinho da ‘Far-sa’, o parlamentar, junto com o pre-sidente da Câmara afastado, Eduar-do Cunha (PMDB), foi um dos principais articuladores do golpe jurídico-midiático que resultou no processo de impeachment da presi-denta Dilma Rousseff.

Durante o vôo, um homem se levantou e fez críticas ao parlamen-tar, afirmando que o mesmo está envolvido em ações-corrupção.

Paulinho é réu em ação penal do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre crime contra o sistema finan-ceiro, lavagem de dinheiro, forma-ção de quadrilha, peculato e cor-rupção passiva, entre outros processos.

“Eu, como cidadão, fico indig-nado em viajar ao lado de uma pes-soa que quer retirar direitos dos tra-balhadores em nome de uma ‘Farsa Sindical’, criticou. Outros passa-geiros gritavam em coro: “golpis-tas, fascistas, não passarão”.

O deputado Beto Mansur (PRB/SP) também foi hostilizado durante o mesmo vôo.

Buracos na Avenida Itavuvu, na altura entre os números 8.205 e 9.000, no bairro Itavuvu, re-presentam riscos diários para motoristas que trafegam pelo local. O trecho é utilizado princi-palmente por metalúrgicos que trabalham na Toyota e nas sistemistas, como Scórpios, TT Steel e Sanoh, entre outras.

No trecho da ponte Moshin Yabiko, os bura-cos no asfalto obrigam os motoristas a, muitas vezes, pararem o carro para esperar o motorista do sentido oposto passar, a fim de evitar coli-sões.

O motoboy Reginaldo Silva, 34, contou à Imprensa SMetal, em entrevista no dia 17, que passa pelo local todos os dias e presenciou vá-rios acidentes nos últimos meses.

“É um descaso total da Prefeitura de Soroca-ba, eles só querem dar multas pra nós, mas não querem melhorar as condições do asfalto. A gente pode perder a vida num buraco desses, durante a noite você não consegue enxergar praticamente nada, é muito perigoso”, critica Reginaldo.

O caseiro Fábio Leme, 41, que mora há qua-tro anos no bairro, afirma que já testemunhou um acidente com morte naquele trecho. “Esses buracos estão aí desde o ano passado, já enjoei de ver acidentes aqui por causa deles. No final de 2015 eu presenciei uma morte. De madruga-da, quando os veículos grandes passam pelos buracos, chega a tremer minha casa”, explica.

Tampas de bueirosNa altura dos números 8.205 e 8.503 outro

problema que tem gerado queixas e acidentes

Buracos na Avenida Itavuvucolocam motoristas em perigo

Vaiado: Diversos vídeos nas redes sociais mostram o escracho ao líder da Força Sindical

Perigos: Os buracos na avenida Itavuvu provocam acidentes e é rota dos metalúrgicos da Toyota e sistemistas

Paulinho da Força é chamado de golpista durante vôo

são as tampas de bueiros afundadas na via, criando um degrau entre a tampa e o asfalto.

A Secretaria de Serviços Públicos (Serp) in-formou à Imprensa SMetal que a Avenida Itavu-vu está na programação de tapa-buraco para atendimento até o final de junho.

Com relação às tampas de bueiros, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) afirmou em nota “que a equipe de manutenção se dirigirá até o endereço apontado pela reportagem, para avaliar a situação relatada e definir as interven-ções que serão necessárias para corrigir”.

Fogu

inho

Fogu

inho

Page 7: Folha Metalúrgica nº 836

Página 7Folha Metalúrgica - Junho de 2016 - Ed. 836

graduação e pós

A diretoria do SMetal firmou nova parceria com o Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) para oferecer descontos exclusivos aos sócios e dependentes do Sindicato.

A promoção tem início nesta quarta-feira, dia 22, e termina no dia 18 de julho. Para fazer a matrícula é preciso apresentar a carteirinha do Sindicato e holerite.

São 13 parcelas de R$ 99,90 para os cursos de idiomas e 13 parcelas de R$ 89,90 para os profissionalizantes. Mais informações: (15) 3034 1586 ou pelo site www.ccbeusorocaba.com.br

Confira disponibilidadede horários:

120 vagas na Unidade Centro para turmas nos períodos da manhã e tarde, de segunda a sexta. E no período da noite só de sexta feira;

80 vagas na Unidade Itavuvu para turmas nos períodos da manhã e tarde, de segunda a sexta;

50 vagas na Unidade Young para turmas nos períodos manhã, tarde e noite, de segunda a sexta;

50 vagas na unidade Campolim turmas nos períodos manhã, tarde e noite, de segunda a sexta; Valor do material de idiomas:

Inglês para 1 semestre R$ 160 em 4x ou à vista (10% de desconto)

Espanhol para 1 semestre R$ 160 em 4x ou à vista (10% de desconto)

Alemão para 2 semestres R$ 160 em 4x ou à vista (10% de desconto)

Cursos Young para 2 semestres R$ 150

Cursos Kids 2 semestres R$ 150Observação: Já os materiais dos cursos profissionalizantes estão inclusos nos valores das mensalidades.

Curso Intensivo de Férias:Os cursos intensivos para associados têm o valor de R$ 599 à vista ou quatro parcelas de R$ 174,90, com material incluso. Há horários para manhã e noite.Já o intensivo de férias, na unidade Young, custa R$ 399 em até três vezes, também com material incluso.

CCBEU oferece cursos de inglês e profissionalizantes

Parceria beneficia associadosdo SMetal em cursos à distância

Para contribuir com a formação dos associa-dos e dependentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), a diretoria da en-tidade firmou parceria com a Cruzeiro do Sul Educacional, de ensino à distância.

O convênio foi firmado nesta terça-feira, dia 21, na sede do Sindicato, entre o diretor financei-ro Alex Sandro Fogaça e representantes da Uni-versidade.

Sócios e dependentes terão desconto de 30% nas mensalidades de diversos cursos de ensino à distância (EAD) de graduação e de pós.

A data limite para inscrição é dia 25 de julho, para início das aulas em agosto.

Além dos 30% de desconto na mensalidade, os sócios e dependentes têm as seguintes vanta-gens: inscrição gratuita e matrícula de R$ 90 (ao invés do valor de uma mensalidade).

Cursos de graduação• Administração• Artes Visuais• Ciências Biológicas (Licenciatura)• Ciência Contábeis• Ciências Econômicas• Ciências Sociais• Educação Física (Licenciatura)• Engenharia Ambiental• Engenharia de Produção• Filosofia• Geografia• História• Letras Português/Espanhol• Letras Português/Inglês• Matemática• Pedagogia• Pedagogia para licenciados• R2 Formação Professores Biologia• R2 Formação Professores Português• Serviço Social

Tecnológicos• Análise e desenvolvimento de

sistemas• Gestão Ambiental• Gestão Comercial• Gestão de Tecnologias da TI• Gestão de Recursos Humanos• Gestão Financeira• Gestão Hospitalar• Gestão Pública

• Logística• Marketing• Processos Gerenciais• Secretariado• Segurança do Trabalho

Pós-graduação• Alfabetização e letramento 6 meses • Alfabetização e letramento 12 meses• Direito do Militar• Direito do Trabalho• Docência no Ensino Superior• Educação Ambiental• Educação Inclusiva – 6 meses• Educação Infantil – 6 meses• Engenharia de Segurança do Trabalho• Ensino de Astronomia• Ensino de Biologia• Ensino de Física• Educação Matemática: anos iniciais

até ensino fundamental• Educação à distância: elaboração de

material tutorial e ambientes virtuais

• Enfermagem do Trabalho• Enfermagem Ginecológica• Ensino de Matemática• Ensino de Química• Ensino Lúdico• Gestão Ambiental• Gestão de Projetos Metodologia –

PMI• Gestão Escolar – 6 meses

• Gestão Escolar – 12 meses• Governança de tecnologia da

informação• MBA em Comunicação e Marketing

6 meses• MBA em Comunicação e Marketing

12 meses• MBA em Controladoria e Finanças

12 meses• MBA em Controladoria e Finanças

6 meses• MBA em Gestão Empresarial

6 meses• MBA em Gestão Estratégica de

pessoas – 6 meses• MBA em Gestão Estratégica de

pessoas – 12 meses• MBA em Gestão Pública 6 meses• MBA em Gestão Pública 12 meses • MBA em Supply Chain e Logística

integrada – 6 meses• MBA em Supply Chain e Logística

integrada – 12 meses• Psicopedagogia – 12 meses• Psicopedagogia Institucional

6 meses• Psicopedagogia Institucional

12 meses• Saúde coletiva com enfoque no

gerenciamento de serviços• Segurança do Trabalho• Supervisão e Orientação Educacional • Tecnologias digitais e inovação na

educação

As mensalidades dos cursos de graduação variam de R$ 198 a R$ 381 e com descontos para associados ficam de R$ 138,60 a R$ 188,30

Page 8: Folha Metalúrgica nº 836

Representantes do SMetal e do Banco de Alimentos de Sorocaba integram o novo Conselho Mu-nicipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) para o biênio 2016/2018. A assembleia de elei-ção da entidade ocorreu no dia 9 no auditório da Secretaria de De-senvolvimento Social (Sedes), no Centro.

O diretor do Sindicato Alessan-dro Marcelo Nunes é um dos mem-bros do Conselho e a assistente social Meire Ellen Rodrigues, do Banco de Alimentos (BAS), assu-me a diretoria no cargo de secretá-ria. O Consea é um órgão consul-tivo e tem como um dos desafios deste ano elaborar um plano muni-cipal com diretrizes para a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

A nova diretoria é composta por: Bruno Franques, do Institu-to Terra Viva Brasil de Agroeco-

logia, como presidente; Laércio Carlos Arantes Neto, da Secreta-ria de Desenvolvimento Social, como vice-presidente; além de Meire Ellen, como secretária.

De acordo com Franques, o ór-gão promoverá mais audiências e consultas à população, para definir prioridades e diretrizes para a ela-boração do plano municipal.

O novo presidente também con-vida a população para as reuniões

mensais do órgão municipal. "Que-remos aumentar a participação da sociedade". As reuniões do Consea ocorrem sempre na primeira quin-ta-feira do mês, das 14h às 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Social.

A sede do Consea fica na Secre-taria de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3219-1920.

Representantes do SMetal e Banco de Alimentos integram o Consea

SMetal sorteia dez ingressos para jogo do Bentão deste domingo

O Esporte Clube São Bento joga novamen-te em casa neste domingo, dia 26, às 16h30, e o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal) sorteará dez ingressos para a partida, que será contra o Villa Nova-MG, no Estádio Walter Ribeiro (CIC).

Para concorrer aos ingressos – um por pessoa – o interessado deve curtir e compar-tilhar (no modo público) a postagem sobre a promoção na página do SMetal no Facebook (www.facebook.com/smetalsorocaba), dispo-

nível à partir das 9h desta quarta-feira, dia 22. As entradas são para a arquibancada inferior coberta.

O sorteio acontece às 16h de quinta-feira, 23, e o resultado será divulgado na mesma data, às 18h. As dez pessoas sorteadas deve-rão retirar os ingressos na portaria do SMetal na sexta-feira, das 8h às 18h, ou no sábado, das 9h às 12h, portando documento com foto. A sede do Sindicato fica na Rua Júlio Hanser, 140, próximo à Rodoviária de Sorocaba.

Série D do BrasileiroNo último domingo, dia 19, o São Bento jo-

gou em São Januário, no Rio de Janeiro, con-tra a Associação Atlética Portuguesa e venceu a partida por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado aos 16 minutos do segundo tempo, pelo meia-atacante Jô.

Com a vitória, segunda consecutiva, o Ben-tão chegou a seis pontos e se consolidou como o primeiro colocado do Grupo 14 do Campeonato Brasileiro da Série D.

Encerra nesta sexta-feira, dia 24, o prazo de inscrição para o 6º Torneiro de Inverno de Futsal do SMetal, promovido pela entidade em parceria com a Liga Votorantinense de Futsal (Livofus). Os times devem ser formados exclusivamente por metalúrgicos sócios ou dependentes do SMetal, mas não é necessário que os integrantes da equipe sejam da mesma empresa. As inscrições devem ser realizadas no Clube de Campo dos Metalúrgicos, de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h. A competição começa dia 3 de julho. O Clube fica na Avenida Victor Andrew, 4100, no Éden, em Sorocaba. Informações pelo e-mail: [email protected]

Torneio de Inverno deFutsal

Fotos

: Jes

us V

icente

No CIC: São Bento espera forte apoio da torcida para mais uma partida em casa, desta vez contra o Villa Nova, na tarde de domingo

campeonato brasileiroPágina 8 Folha Metalúrgica - Junho de 2016 - Ed. 836

Conselho: Ao todo são 14 membros, entre representantes da sociedade civil e da Prefeitura

Fogu

inho