Folheto como fazer um trabalho escolar

2
tel.: 219 129 170 Blog: kasimporquesim.blogspot.com http://www.esgamabarros.pt Rua da Esperança, 2735-473 Agualva-Cacém Como fazer um trabalho escolar? Para se conseguir uma boa exposi- ção desses resultados, a primeira coisa a fazer é realizar um plano daquilo que se quer dizer, de modo a que o texto que se venha a escrever siga uma estrutura lógi- ca. Uma forma possível de organizar este plano é organizar toda a informação dis- persa, recolhida no momento da pesquisa, por assuntos e, depois, para cada assun- to, enumerar todos os tópicos que, a pro- pósito desse assunto, se pretendem abor- dar. Continuando com o nosso exemplo, imagine que se está a fazer um trabalho sobre o uso dos meios anticoncecionais e que, a propósito deste assunto, existem vários tópicos a referir. Neste caso, deve- ríamos enunciar os diferentes tópicos, por exemplo: - os diferentes tipos de meios anticonceci- onais; - as vantagens e desvantagens dos meios anticoncecionais; - a eficácia dos meios anticoncecionais... Uma vez arrumados os diferentes tópicos, deveríamos, para cada um deles, recolher toda a informação de uma forma organizada e rigorosa e redigir o texto de acordo com o plano previamente elabora- do. - Depois de redigido o texto, devemos re- lê-lo cuidadosamente, alterar o que está confuso e corrigir o que está errado: erros ortográficos, de sintaxe e de pontuação. 5. A Conclusão A conclusão termina o trabalho. Nela devem expor-se, de forma sintética, mas ri- gorosa, os resultados fundamentais obtidos com a pesquisa. Esses resultados serão as ideias fundamentais a que se chegou depois de cumpridas todas as fases da pesquisa. 6. A Bibliografia A bibliografia é a lista de todos os do- cumentos consultados para realizar o traba- lho: - dicionários; - enciclopédias; - livros; - artigos de revistas; - sites. Há vários métodos de fazer uma bibli- ografia. Podemos usar qualquer um deles, mas, num mesmo trabalho, deveremos usar sempre o mesmo método. Nota: Consulte o folheto Como fazer uma bibliografia disponível na Biblioteca Escolar/ CRE.

description

 

Transcript of Folheto como fazer um trabalho escolar

Page 1: Folheto como fazer um trabalho escolar

tel.: 219 129 170

Blog: kasimporquesim.blogspot.com

http://www.esgamabarros.pt

Rua da Esperança, 2735-473 Agualva-Cacém

Como fazer um

trabalho escolar?

Para se conseguir uma boa exposi-ção desses resultados, a primeira coisa a fazer é realizar um plano daquilo que se quer dizer, de modo a que o texto que se venha a escrever siga uma estrutura lógi-ca. Uma forma possível de organizar este plano é organizar toda a informação dis-persa, recolhida no momento da pesquisa, por assuntos e, depois, para cada assun-to, enumerar todos os tópicos que, a pro-pósito desse assunto, se pretendem abor-dar.

Continuando com o nosso exemplo, imagine que se está a fazer um trabalho sobre o uso dos meios anticoncecionais e que, a propósito deste assunto, existem vários tópicos a referir. Neste caso, deve-ríamos enunciar os diferentes tópicos, por exemplo:

- os diferentes tipos de meios anticonceci-onais;

- as vantagens e desvantagens dos meios anticoncecionais;

- a eficácia dos meios anticoncecionais...

Uma vez arrumados os diferentes tópicos, deveríamos, para cada um deles, recolher toda a informação de uma forma organizada e rigorosa e redigir o texto de acordo com o plano previamente elabora-do.

- Depois de redigido o texto, devemos re-lê-lo cuidadosamente, alterar o que está confuso e corrigir o que está errado: erros ortográficos, de sintaxe e de pontuação.

5. A Conclusão

A conclusão termina o trabalho. Nela devem expor-se, de forma sintética, mas ri-gorosa, os resultados fundamentais obtidos com a pesquisa. Esses resultados serão as ideias fundamentais a que se chegou depois de cumpridas todas as fases da pesquisa.

6. A Bibliografia

A bibliografia é a lista de todos os do-cumentos consultados para realizar o traba-lho:

- dicionários;

- enciclopédias;

- livros;

- artigos de revistas;

- sites.

Há vários métodos de fazer uma bibli-ografia. Podemos usar qualquer um deles, mas, num mesmo trabalho, deveremos usar sempre o mesmo método.

Nota: Consulte o folheto Como fazer uma bibliografia disponível na Biblioteca Escolar/CRE.

Page 2: Folheto como fazer um trabalho escolar

Quais as partes que constituem um trabalho escolar?

1. A página de rosto

2. O Índice

3. A Introdução

4. O Desenvolvimento ou Corpo do Trabalho

5. A Conclusão

6. A Bibliografia

7. Os Anexos

1. Página de rosto

Um trabalho escrito deve ter uma pá-gina de rosto organizada da seguinte forma:

1.1. Nome da escola

1.2. Disciplina

1.3. Título do trabalho

1.4. Nome e número do autor/autores

1.5. Turma

1.6. Data

1.3.1. Título do trabalho

O título do trabalho deve expri-mir com muita precisão o tema de que vamos tratar. Devemos evitar títulos demasiado abrangentes e, por

essa razão, demasiado vagos.

O tema do trabalho não deverá ser, por exemplo, A Sexualidade, mas sim uma vertente da sexualidade, por exemplo, Os meios anticoncecionais.

2. Índice

O índice é a lista das diversas par-tes que constituem um trabalho, com indi-cação das páginas onde cada uma se ini-cia. O índice coloca-se no início do traba-lho, antes da introdução.

3. Introdução

Na introdução fazemos uma breve apresentação do tema que será tratado no trabalho, bem como do modo como esse tema será tratado.

Por exemplo: Neste trabalho propo-mo-nos analisar o uso dos meios anticon-cecionais como forma de prevenção da gravidez indesejada na adolescência. Ire-mos tratar deste assunto em x momentos. No primeiro, faremos A; no segundo, fare-mos B...

Para além de identificar o tema e o método de trabalho, podemos aproveitar

também a introdução para expor os objetivos do trabalho (o que pretendemos obter, como resulta-do, com o trabalho).

4. O Desenvolvimento ou Corpo

do Trabalho

Esta é a parte mais impor-tante do trabalho. Deve ter um títu-lo, que será também o título do tra-balho. Se o corpo do trabalho for extenso, deve ser dividido em ca-pítulos (ou partes), tendo cada um o seu respetivo título.

No caso de haver necessi-dade, podemos incluir notas (de rodapé ou então no final do capítu-lo ou do trabalho).

Neste momento, devem ex-por-se os resultados da pesquisa previamente elaborada. Devemos pôr de lado todos os documentos consultados e concentrarmo-nos apenas nas notas tomadas.