Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

60
INFRAES- TRUTURAS CONSTRUIMOS UM MUNDO MELHOR
  • date post

    19-Oct-2014
  • Category

    Business

  • view

    268
  • download

    2

description

Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas. Atualizado maio 2014.

Transcript of Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

Page 1: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

INFRAES-TRUTURAScoNSTRUImoS Um mUNdo mElhoR

Page 2: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

índiceVisão

04., missão

06.Infraestrutur

as

1Exper

0.iência e

1Excelência e

2. e valores no mundo conhecimento Eficiência

1Inov

4.ação e

1Portf

7.ólio de

A

48.ccIoNA

50.AccIoNA

Pesquisa e Projetos concessões Engenhariadesenvolvimento

52.AccIoNA

54.outras

Instalações empresas

especializadas da AccIoNA Infraestruturas

Page 3: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

AccIoNA, pioneira em desenvolvimento e sustentabilidadeA ACCIONA é uma das principais empresas espanholas, líder na promoção e gestão de infraestruturas, água, serviços e energias renováveis. Com um século de trajetória e mais de 30.000 profissionais comprometidos, ela está presente em mais de trinta países nos cinco continentes e alcançou, em 2013, 6.607 milhões de euros em vendas. A ACCIONA está listada no seletivo índice da bolsa Ibex-35 e é uma referência no mercado.

A ACCIONA centra sua estratégia no crescimento econômico, no equilíbrio ambiental e no progresso social como eixos de sua Política de Sustentabilidade e se apresenta como modelo de empresa orientada para o longo prazo, cujos negócios a vinculam estreitamente com os desafios e oportunidades do Desenvolvimento Sustentável. Entre seus desafios mais marcantes, ela desenvolveu suas práticas avançadas de Sustentabilidade, estruturadas através de um Plano Diretor (PDS 2015), cujos objetivos buscam contribuir para melhorar a competitividade da organização e para consolidar sua posição como líder em práticas sustentáveis.

A criação de valor dos negócios da ACCIONA não são concebidas sem a inovação, cuja cifra alcançou 173,2 milhões de euros em 2013, destacando o esforço de internacionalização dos processos de inovação para seus principais mercados.

Um de seus principais compromissos é reduzir gradualmente sua pegada de carbono e liderar a transição para uma economia de baixo carbono. Assim, as atividades e negócios da ACCIONA evitaram, em 2013, a emissão de 15 milhões de toneladas de CO

2 para

a atmosfera. Este compromisso é ratificado pela sua inclusão em famosos índices de sustentabilidade, como o Dow Jones Sustainability Index, o FTSE4Good, o MSCI ESG Index, o STOXX®Sustainability, o Carbon Disclosure Leadership Index (CDLI) e o Carbon Performance Leadership Index (CPLI) Iberia 2013.

Page 4: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

4 // 5 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Cuidado com o ambiente

Transversalidade Ética e responsabilidade

Solidez financeira e enfoque

a longo prazo

Criação de valores para as comunidades

Inovação e talento Transparência

Visão, missão e ValoresNossa visão prioriza a capacidade de responder ao desafio de conseguir um desenvolvimento sustentável através de todas nossas áreas de atividade, para que as gerações atuais e futuras desfrutem de uma vida melhor.

A aposta decidida da ACCIONA por sustentabilidade, tecnologia e inovação constante encontra um significado próprio na divisão de Infraestruturas, que serve

de inspiração para todos os projetos realizados.

Nossa missão é ser líder na criação, promoção e gestão de infraestruturas, energia e água, contribuindo ativamente para o bem-estar social, para o desenvolvimento sustentável e geração de valor para nossos grupos de interesse.

A ACCIONA é uma empresa cujo enfoque estratégico está orientado para a

sustentabilidade, com uma sólida base definida por nossos valores mais intrínsecos. honestidade Liderança Excelência Proteção do meio ambiente responsabilidade e

compromisso social Enfoque a longo prazo Inovação Cuidado com as pessoas Orientação ao cliente Solidez financeira

Rodovia 8. Viadutos de Lai Chi Kok. Hong-Kong (China)

Page 5: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014
Page 6: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

6 // 7 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Túnel Legacy Way. Brisbane. Austrália

Infraestruturas no mundo

A ACCIONA Infraestruturas conta com mais de 100 anosde experiência nos quaisrealizou todos os tipos deobras civis e de edificação, aplicando em todas elas sua tecnologia, inovação e experiência acumulada.

A ACCIONA é hoje uma empresa global, com experiência em mais de 30 países dos cinco continentes e com um quadro superior a 30.000 funcionários. Sua longa trajetória internacional permitiu à empresa participar em alguns dos projetos mais emblemáticos das últimas décadas.

Page 7: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

Todas as atuações desenvolvem-se atendendo a

aspectos ambientais, sociais e econômicos, com um critério

global de sustentabilidade

Page 8: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

8 // 9 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Ponte de Ting-Kau. Hong-Kong (China)

Page 9: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

As Torres Petronas, em Kuala Lumpur (Malásia), chegam a uma altura de 452 metros

Page 10: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

10 // 11 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Experiência e conhecimento

A ACCIONA Infraestruturas é uma das empresas de construção líderes mundialmente. Possui a capacidade de utilizar as mais avançadas técnicas na execução de suas obras, incorporando seletivamente a tecnologia mais adequada a cada projeto e a cada cliente. Além disso, conta com uma equipe profissional altamente capacitada e sistemas de gestão cuja prioridade é levar a cabo uma administração eficiente do conhecimento que permita aproveitar de maneira eficaz toda a experiência acumulada pela empresa.

A ACCIONA Infraestruturas desenvolve soluções atuando sobre todos os aspectos da construção: desde a engenharia e o projeto até a execução das obras e sua posterior manutenção.

Este amplo conjunto de atividades garante uma visão global que oferece soluções adaptadas a cada projeto particular.

Para conseguir a excelência em todas as etapas de sua atividade, a ACCIONA Infraestruturas conta com o apoio de diferentes unidades especializadas:

ACCIONA Engenharia ACCIONA Concessões Oficina de estruturas

metálicas Serviço de maquinaria ACCIONA Manutenção de

infraestruturas Empresas auxiliares

especializadas em sistemas de protensão, ancoragem, terra armada, cimentações especiais, etc.

Page 11: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

SUSTENTABIlIdAdE e EFIcIÊNcIA

em toda a cadeia de valores

definição inicial Fase de execução Fase de operaçãoIdentificação Plano Diretordo Projeto

Engenharia e Desenvolvimento Projeto e Controle Construção Operação e Melhoria e

Manutenção eficiência

• Análise de viabilidade • Projeto técnico e de engenharia • Start-up e colocação em • Modelos de contrato e • Orçamento funcionamento desenvolvimento de infraestruturas • Planejamento da implantação e execução • Operação• Projeto conceitual • Compras e abastecimentos • Manutenção• Estimativa de orçamentos • Construção • Monitoramento e controle• Consultoria geral, etc. • Assistência técnica e controle • Assistência durante a operação

• Monitoramento e seguimento, etc. • Propostas de melhoria, aplicação de medidas de eficiência, etc.

Page 12: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

12 // 13 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

ExcelênciaEficiência

Os projetos nos quais a ACCIONA Infraestruturas participa têm como denominador comum seu valor social, a excelência técnica aplicada e o rigor na gestão.

Alinhado com o firme compromisso da empresa com a sociedade, cada projeto desenvolve-se atendendo a aspectos sociais, econômicos e ambientais, trabalhando com base em um critério global de sustentabilidade e buscando sempre a melhoria dos processos de construção e a proteção do meio ambiente.

As obras, sejam elas públicas ou privadas, constituem um bem para o serviço das pessoas e da comunidade onde acontecem, aproximando o progresso do cidadão em alguns aspectos de sua vida. As vias de comunicação, as infraestruturas hidráulicas e os edifícios são exemplos de obras que permitem melhorar

as condições de vida das pessoas que as utilizam, o entorno e a sociedade em que se encontram. Por isso, a excelência é uma premissa básica em todas as atuações da ACCIONA.

Os procedimentos estabelecidos que marcam a forma de levar a cabo os projetos na ACCIONAtêm como denominadorcomum a eficiência nagestão para garantir a excelência. Eles integramaspectos econômicos, técnicos,ambientais e sociais com umaorientação para a melhoriacontínua, contribuindo para arentabilidade e para o benefício sustentado, evitando assim qualquer atividade que não forneça um valor agregado real.

O sólido crescimento internacional e a firme aposta que a ACCIONA Infraestruturas mantém neste nível foram

materializados graças, entre outros fatores, à inovação. Ela permitiu responderàs necessidades de algunsmercados cada vez maisexigentes ou levar a caboprojetos de maior envergaduranuma grande variedade de ambientes,assim como gestionar de forma proativa os riscos em todas as etapas da atividade.

A gestão de riscos converteu-se em uma ferramenta fundamental, tanto para responder à situação atual do mercado, procurando um crescimento sólido, estável e de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável da empresa, como para garantir uma visão transversal e multidisciplinar de cada projeto, que garanta a valorização da experiência acumulada na busca de soluções para cada projeto particular.

Reabilitação Cais nº2Base Naval de Rota. Cádiz

Page 13: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014
Page 14: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

14 // 15 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Inovação, Pesquisa e desenvolvimento

A ACCIONA Infraestruturas canaliza toda a sua atividade inovadora através do Centro Tecnológico, um centro de referência no setor da construção em nível internacional.

No Centro Tecnológico da ACCIONA Infraestruturas trabalham mais de 160 pessoas com perfis multidisciplinares de mais de 15 nacionalidades diferentes e com uma média de idade de 35 anos. Todos estes fatores fazem do centro tecnológico uma fonte de criatividade inesgotável.

O Centro Tecnológico da ACCIONA Infraestruturas tem uma superfície de mais

de 3.500 m2, conta com 14 laboratórios perfeitamente equipados e dispõe de duas oficinas de produção para a fabricação de protótipos.

Além da sede em Madri, o Centro Tecnológico tem delegações na Espanha e em outros países, entre as quais podemos destacar o Canadá, o Chile e a Polônia.

O Centro Tecnológicodistribui suas linhas de investigação em 4 grandes blocos: Materiais, Infraestruturas, Eficiência Energética e Novas Tecnologias para a Construção. Todas as inovações geradas aqui são incorporadas nas obras da

ACCIONA Infraestruturas através da área de Implantação, composta por profissionais qualificados que ajudam o pessoal da obra a entender os novos processos e a utilizá-los da melhor maneira possível.

Para realizar suas pesquisas, o Centro Tecnológico colabora com as melhores universidades e centros tecnológicos em nível mundial. Atualmente, estas colaborações são realizadas com mais de 200 instituições.

Passarela sobre o Rio Júcar. Cuenca

Page 15: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014
Page 16: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

16 // 17 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

A ACCIONA Infraestruturas executou centenasde projetos que contribuírampara melhorar osmeios de comunicaçãoem todos os países onde desenvolveu sua atividade

Page 17: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

Rodovia A-63 Oviedo - La Espina. Trecho: Grado (oeste) - Doriga. Espanha

meios de comunicaçãoSolUÇÕES GloBAIS QUE mElhoRAm A EFIcIÊNcIA do TRANSPoRTE E FAcIlITAm A GESTÃo do TRáFEGo ToRNANdo mAIS SUSTENTáVEl A EXPloRAÇÃo doS REcURSoS

As infraestruturas sempre proporcionaram soluções globais que contribuem para a melhoria do transporte nacional e internacional e para a exploração mais sustentável dos recursos, proporcionando assim serviços mais eficientes que facilitem a administração do tráfego.

A ACCIONA Infraestruturas conta com a experiência que lhe permite ter participado, desde as suas origens, em centenas de projetos de meios

de comunicação: rodovias, autoestradas, pontes, viadutos, aeroportos, metrôs, bondes e linhas ferroviárias de alta velocidade, convencionais e subterrâneas em mais de 30 países, para clientes públicos e privados.

A ACCIONA Infraestruturas proporciona soluções inovadoras, conta com os sistemas de construção mais avançados e tem uma ampla experiência na administração de projetos grandes e complexos.

Page 18: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

18 // 19 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Page 19: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

Posicionada como uma das maiores construtoras do mercado espanhol, a ACCIONA Infraestruturas contribuiu, desde a sua fundação, para o desenvolvimento de uma extensa rede de estradas, ferrovias, metrôs, linhas de alta velocidade e veículos leves sobre trilhos.

A experiência da ACCIONA Infraestruturas em estradas engloba desde projetos complexos em áreas

muito povoadas, como a Auto-estrada A-30 em Montreal (Canadá), até os desenvolvidos em lugares remotos como o interior do Gabão.

Durante a última década,A ACCIONA Infraestruturasconstruiu mais de 1.700 kmde estradas. Depois de uma extensa trajetória na Espanha, a consolidação internacionalACCIONA Infraestruturasdeixou alguns projetosemblemáticos como a já

mencionada A-30 ou a SouthEast Stoney Trail, ambas noCanadá, a BrJ393 no Brasil, ou a rodovia Américo Vespúcio em Santiago do Chile Na atualidade, a ACCIONA Infraestruturas constrói os lotes do rodoanel Mário Covas, o futuro anel viário de São Paulo.

A ACCIONA Infraestruturas conta com um departamento especializado em projetos ferroviários que, junto com a divisão de engenharia,

À esquerda Metrô de San Juan de Puerto

Rico. Trecho: Hato ReyAcima: LAV Madri - Zaragoza

- Barcelona - fronteira francesa

Page 20: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

20 // 21 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Page 21: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

proporciona soluções globais: desde o projeto das linhas férreas e suas futuras conexões, até a execução das obras e suas posterior operação e manutenção, sejam eles trens de passageiros ou de carga.

Esta especialização, a grande equipe humana, a capacidade de inovação e a ampla experiência adquirida permitem integrar soluções ótimas para cada projeto. Fiel a seus compromissos corporativos, a ACCIONA Infraestruturas introduziu os sistemas de construção mais inovadores para convergir para os padrões mais exigentes em assuntos de eficiência e segurança.

Entre as experiências da empresa, encontra-se o projeto e construção de mais de 1.000 km de uma das redes de alta velocidade mais avançadas do mundo, em mais de trinta projetos de grande envergadura e relevância.

A ACCIONA Infraestruturasrealizou as ampliações de algumas das maiores redes de metrô do mundo. Algumas delas são as de Madri, Barcelona, Bilbao, Medellín ou San Juan em Porto rico. Além disso, atualmente constrói uma nova linha do metrô deFortaleza no Brasil.

Assim mesmo, conta com uma ampla experiência no

desenvolvimento de linhas férreas elevadas (Porto rico, hong Kong...) e aeroportos emblemáticos: Barajas em Madri, El Prat em Barcelona, Aeroporto de Málaga, Sondika em Bilbao, roatan e San Pedro de Sola em honduras e Fiumicino em roma, entre outros.

The Beauharnois Bridge. Ponte cantiléver, um marco na engenharia civil. Autoestrada A-30. Montreal. Canadá

Page 22: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

22 // 23 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Represa de Alqueva. Portugal

obras hidráulicas

PRoJEToS ÚNIcoS E TEcNoloGIcAmENTE AVANÇAdoS

As obras hidráulicas constituem um setor importante na trajetória da ACCIONA Infraestruturas. As barragens representaram um capítulo à parte, já que desde meados do século XX foi realizada uma série ininterrupta de projetos únicos e avançados.

A ACCIONA Infraestruturas conta também com uma ampla experiência na construção de usinas de depuração e tratamento de água, dessalinizadoras,

canais e coletoras, conduções e tubulações, drenagens, irrigações e depósitos.

Alinhadas com o compromisso social e o cuidado ambiental, todas estas obras ajudaram a paliar as importantes necessidades hidráulicas dos ambientes onde foram realizadas, aplicando as técnicas mais inovadoras e buscando o uso mais sustentável de um recurso tão necessário e escasso como é a água.

As obras, executadas nosmais diferentes lugares,alguns com climas extremos, permitiram otimizar osrecursos locais e a melhoriada qualidade de vida dascomunidades.

Page 23: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

A construção de represas é um

capítulo de grande importância na

trajetória da ACCIONA Infraestruturas

Page 24: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

24 // 25 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Dessalinizadora de Torrevieja. Alicante

Mini central Ojos de Agua. Chile Ampliação da ETAP de Valmayor. Madri

Page 25: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

Represa de Montearagón. Huesca

Page 26: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

26 // 27 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

obras marítimasTEcNoloGIA dE VANGUARdA PARA PRoJEToS EmBlEmáTIcoS

Desde a sua fundação, a ACCIONA Infraestruturas colaborou para o desenvolvimento de uma grande variedade de portos e projetos marítimos por todo o mundo. A equipe de obras marítimas da ACCIONA Infraestruturas conta com um grande número de especialistas altamente qualificados e com experiência em grandes desafios, com projetos e localizações remotas, complexas estruturas e exigentes prazos de execução.

As obras executadas incluem portos, diques secos e estaleiros, cais de atracação e

canais de navegação e portos esportivos, para investidores públicos e privados.

O desenvolvimento atual das infraestruturas portuárias levou à construção de instalações maiores e à reconsideração dos métodos tradicionais de construção para adaptá-los a nossos objetivos de sustentabilidade.

Os prazos de construção, os volumes de consumíveis exigidos e as, cada vez maiores, dimensões dos elementos da infraestrutura precisaram de revisão e atualização dos métodos empregados para a construção de plataformas.

Com mais de 10 anos de operação, o dique flutuante Kugira (de tecnologia própria) demonstrou ser uma alternativa muito fiável e altamente eficiente. O Kugira, um dos maiores diques flutuantes do mundo, conta com procedimentos de execução altamente industrializados e contribui para um uso mais sustentável dos recursos empregados na fabricação de cais e diques, obtendo altos índices de eficiência e rendimento.

Porto exterior El Ferrol Fases I e II. A Corunha

Page 27: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

A ACCIONA Infraestruturas

construiu numerosos portos, diques secos e estaleiros, cais de atracação e canais

de navegação

Page 28: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

28 // 29 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Infraestruturas portuárias de San Roque para a construção da Plataforma Adriatic GNL no Terminal do Porto de Algeciras (Cádiz)

Page 29: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

Doca Base Naval de Rota. CádizProlongação Cais nº 1 e Reabilitação Cais nº 2

O Kugira durante a construção do dique de abrigo (terminal TX-2) no Porto de Açu. Rio de Janeiro. Brasil

Projeto do Lake Water Cooling, em Toronto (Canadá)

Page 30: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

30 // 31 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Page 31: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

Metronorte, Madri. Espanha. Seção do túnel 1B: 4,62 km.

obras subterrâneas

lÍdERES Em TEcNoloGIA dE TÚNEIS

Nos últimos anos, as obras subterrâneas adquiriram uma grande relevância graças a diversos fatores:

Grandes avanços em pesquisa geotécnica Melhoria das condições no

interior do túnel Sistemas inovadores de

ventilação Acionamento eletrônico das

explosões O estabelecimento

definitivo da escavação com TBM (Tunnel Boring Machine) como o método mais seguro e eficiente de escavação.

Fiéis ao compromisso com a inovação tecnológica, adotamos rapidamente estes sistemas que, junto com a contínua colaboração de

nossas equipes humanas, nos permitiram avançar neste tipo de obras para formas de execução mais industrializadas, com altos padrões de segurança laboral.

A ACCIONA Infraestruturas construiu metrôs e túneis de estradas e de ferrovias na Europa, Ibero-América, África e Austrália.

O metrô subterrâneo nas grandes cidades está evoluindo de forma muito rápida por ser um modo de transporte público eficiente, contribuindo para a melhoria da qualidade das cidades: evita emissões de CO

2,

favorece a mobilidade, é rápido e fiável nos tempos de transporte.

ACCIONA Infraestruturas contribuiu para a melhoriae desenvolvimento das redesmetropolitanas de cidadesque hoje em dia podemser consideradas modelosmundiais neste aspecto, como Madri, Barcelona ou hong Kong, entre outras.

A ACCIONA I nfraestruturas construiu metrôs

e túneis de estradas e de ferrovias na Europa,

Ibero-América, África e Austrália

Page 32: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

32 // 33 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

LAV León-Astúrias. Trecho: Túneis de Pajares. Dois túneis de 25 km. Os oitavos mais longos do mundo

Page 33: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

M-30 bypass sul. Túnel norte, escavado com a maior tuneladora do mundo: 500 m/mês com um

diâmetro de 15,20 m. Madri. Espanha

Túneis injeção a ar Chuquicamata Subterrânea. Chile

Túnel Legacy Way. Brisbane. Austrália

Page 34: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

34 // 35 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Usina de compostagem e secagem térmica com cogeração elétrica em

Loeches (Madri)

obras industriaisEXPERIÊNcIA E cAPAcIdAdE PARA FAzER FRENTE A QUAlQUER PRoJETo

Desde a sua origem, o trabalho desenvolvido pela ACCIONA Infraestruturas adaptou-se perfeitamente às necessidades industriais de um mundo em constante evolução, o que a torna uma empresa altamente qualificada e de grande experiência para realizar projetos de qualquer tipologia industrial.

A ACCIONA Infraestruturas participou no projeto e na

construção de unidades de indústrias de base química, siderúrgicas, de transformação, de produtos terminados, elétricas convencionais (térmicas, nucleares e de gás, fundamentalmente). Também construiu usinas de geração de energia renovável –parques eólicos, usinas fotovoltaicas, termossolares, de biomassa e de fabricação de biocombustíveis, etc.– respondendo assim

ao compromisso com o meio ambiente e com o desenvolvimento de outras divisões da ACCIONA.

Neste sentido, destaca aconstrução das estaçõestermossolares de Morón(Sevilha, Espanha), Ouarzazate(Marrocos) ou Bokpoort(África do Sul).

A ACCIONA Infraestruturas responde a todas as necessidades técnicas e

Page 35: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

A ACCIONA Infraestruturas constituiu-se como uma empresa de grande experiência, altamente qualificada para enfrentar projetos de qualquer tipo de indústria

Page 36: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

36 // 37 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Page 37: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

considera o cumprimento dos prazos um objetivo fundamental. A ampla experiência na construção industrial e a equipe com excelentes profissionais da empresa permitem que a ACCIONA Infraestruturas domine elementos de grande complexidade e cimente os terrenos mais difíceis, garantindo uma perfeita coordenação com os instaladores da equipe.

Facilitam-se assim as montagens, ajusta-se rigorosamente a geometria da obra e planifica-se cada projeto em seu conjunto.

Entre as execuções dos últimos anos, merece menção especial a criação e melhoria de diversas infraestruturas de mineração, entre as quais se destacam portos, transporte de minérios, túneis e vias de acesso e ventilação. Todas contribuem para uma exploração mais sustentável e segura dos recursos minerais.

As realizações mais recentes, localizadas em todo o mundo (Brasil, Chile e Colômbia, principalmente), desenvolveram soluções construtivas para todos os tipos de explorações, desde minas a céu aberto, com

grandes movimentos de terra e localizações complexas, até explorações subterrâneas, incluindo em ambos os casos localizações muito remotas e de climatologia extrema.

Tanques de Armazenamento de GNL, Mugardos. A Corunha

Page 38: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

38 // 39 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Plataforma Adriatic LNG amarrada ao Terminal LNG Adriatic

Page 39: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

Projeto 236. CCI Baja California Sur III. México

Usina termossolar de Morón. Sevilha

Page 40: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

40 // 41 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

EdificaçãoSolUÇÕES INoVAdoRAS à AlTURA doS dESAFIoS dA EdIFIcAÇÃo modERNA

hoje em dia, a qualidade na construção de edifícios não se limita à sua resistência, estabilidade, proteção em caso de incêndio ou aos aspectos relacionados com a salubridade e proteção do meio ambiente.

A sociedade atual demanda que a qualidade dos edifícios nos quais se desenvolvem as atividades seja estendida a aspectos igualmente importantes como o conforto e o bem-estar em seu uso, a funcionalidade e sua exploração e a eficiência na utilização dos recursos básicos que são necessários para seu funcionamento, especialmente água e energia.

Alinhada com esta demanda social, a edificação na ACCIONA Infraestruturas tem sempre presente o cumprimento de altos padrões de sustentabilidade em todas as fases em que participa: desde o projeto, passando pela construção e a manutenção de qualquer edifício.

A tudo isso, acrescenta-se a criatividade, algo que engenheiros e arquitetos primam em seus projetos, baseados com frequência em complexas estruturas que constituem todo um desafio de construção.

Edifício carbono zero da ACCIONA Solar,

em Navarra (Espanha)

Page 41: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

A ACCIONA Infraestruturas põe em prática as mais

avançadas soluções construtivas e a mais moderna tecnologia

Page 42: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

42 // 43 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Estação Júlio Prestes para teatroe sala de Concertos.São Paulo (Brasil)

Terminal 4 do aeroporto internacional

Madri-Barajas (Espanha). 470.261 m2 em seis níveis

A ACCIONA Infraestruturas construiu edifícios corporativos, hotéis e apartamentos, torres de comunicação, museus, palácios de congressos e esportes, centros sanitários, hospitais, complexos residenciais e casas, escolas e universidades. Em todos eles, colocou em prática sua grande experiência, as mais avançadas

soluções construtivas e tecnologia de ponta, sempre sob parâmetros de sustentabilidade e eficiência.

A recuperação e a restauração de edifícios é uma especialidade que está ganhando importância, tanto na conservação daqueles que fazem parte do patrimônio cultural e artístico como na adequação de edifícios

antigos às condições que atualmente são exigidas para seu uso eficiente e confortável.

Page 43: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014
Page 44: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

44 // 45 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Colocação de peças pré-fabricadas. Auditório de Tenerife, de Santiago Calatrava. Espanha

Estruturas metálicasTEcNoloGIAS PRóPRIAS PARA UmA ATIVIdAdE Em cREScImENTo coNSTANTE

A ACCIONA Infraestruturas conta com os meios mais precisos para a fabricação e montagem de estruturas metálicas.

O departamento de Estruturas Metálicas está, há muitos anos, mostrando sua grande capacidade de inovação e realizando um esforço sustentado, permitindo que sua atividade se amplie.

A ACCIONA Infraestruturas desenvolveu tecnologias próprias aplicadas a:

O empuxo de pontes metálicas e de concreto Concretagem com formas

deslizantes e especiais Mecanização de instalações Manobras especiais Grandes projetos de

infraestruturas

Tudo isso permitiu responder com eficiência às demandas sempre exigentes do mercado neste setor.

O departamento de Estruturas Metálicas conta com instalações de mais de 6.000 m² de galpões e 100.000 m² de terreno.

A capacidade de inovação e o esforço sustentado

da ACCIONA Infraestruturas ampliaram e consolidaram a

atividade em estruturas metálicas

Page 45: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014
Page 46: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

46 // 47 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Palácio dos Esportes de Madri (Espanha)4.000 t de aço laminado

8.000 t de aço corrugado

Page 47: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

Passarela Monumental de Arganzuela Madri Rio. Madri

AVE Málaga-GranadaTrecho: Trecho: Antequera - Peña de los Enamorados. Málaga

Page 48: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

48 // 49 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

AccIoNA concessões AdmINISTRAmoS PRoJEToS PÚBlIcoS E PRIVAdoS

A ACCIONA Concessões é um dos principais líderes na promoção privada de infraestruturas do mundo, tanto em número de projetos como em volume de negócios. Conta com uma experiência acumulada de 34 concessões.

Esta divisão nasceu com vocação para liderar em âmbito nacional e internacional a administração

integral de projeto, construção, financiamento, operação, manutenção e exploração de infraestruturas através da fórmula de concessão, nos setores de infraestrutura social e infraestrutura social e de transporte.

Dentro da ACCIONA Concessões está a ACCIONA Serviços hospitalares, que centra sua atividade nas

concessões de hospitais, modelo que se impõe nos últimos anos no setor sanitário.

Hospital Infanta Sofía. San Sebastián de los Reyes. Madri

Page 49: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014
Page 50: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

50 // 51 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

AccIoNA Engenharia A ACCIONA Engenharia é considerada uma das empresas com maior capacidade profissional para realizar projetos de grande complexidade técnica e volume elevado, em qualquer campo da engenharia ou industrial.

Dispõe de equipes de profissionais altamente qualificadas no desenvolvimento de obras lineares urbanas e interurbanas, estruturas,

arquitetura civil e industrial, obras marítimas e hidráulicas, meio ambiente, engenharia de solo, energias renováveis e obras industriais, abrangendo desde a liderança de projetos tipo EPC de grande envergadura até o projeto técnico mais avançado.

A ACCIONA Engenharia conta atualmente com filiais no Brasil, Gabão, Polônia, Canadá, México, Arábia Saudita e Qatar, além de uma ampla rede

de sucursais em honduras, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, romênia, Bulgária e Egito, fiel reflexo da internacionalização impulsionada nos últimos anos e do reconhecimento profissional alcançado ao exportar seu know-how para todo o mundo.

Linha 9 do Metrô de Barcelona

Page 51: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014
Page 52: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

52 // 53 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

AccIoNA InstalaçõesA ACCIONA Instalações agrupa uma série de atividades de caráter civil e industrial, com o objetivo de responder às demandas atuais e futuras da sociedade. Sua atividade está estruturada em dois grandes grupos:

Divisão de Infraestruturas.Concentra as atividades relativas ao desenvolvimento da engenharia, execução de montagem, colocação em funcionamento, legalização e manutenção de instalações de climatização, eletricidade em BT e MT, segurança e controle, comunicações, detecção e proteção contra incêndios, encanamento, ACS, solar térmica e fotovoltaica, em todos os tipos de

infraestruturas de edificação e obras civis públicas e privadas.

Além disso, projeta e executa as instalações auxiliares de obras industriais, entre as quais se destacam as relacionadas com a condução, impulso e ajuste de fluídos líquidos e gasosos; montagem de estruturas; conexão, instalação, comando e controle elétrico e eletropneumático, instrumentação e iluminação.

Divisão de Energia. Desenvolve sua atividade nas áreas de produção, transporte (aéreo e subterrâneo), transformação e distribuição de energia elétrica para tensões de até 40 KV.

A Divisão de Energia tem capacidade para executar projetos de engenharia, obra civil, montagem eletromecânica e de controle, assim como testes, colocação em funcionamento, além da manutenção de: subestações elétricas, centros de transformação, linhas aéreas e subterrâneas de BT, MT e AT e redes de comunicação. Entre seus clientes, estão as principais distribuidoras de energia elétrica na Espanha.

Usina termossolar de Morón. Sevilha

Page 53: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014
Page 54: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

54 // 55 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

outras empresas especializadas da AccIoNA Infraestruturas

A ACCIONA Manutenção de Infraestruturas tem como objetivo a execução de obras e a prestação de serviços de manutenção integral de infraestruturas viárias, hidráulicas, de meio ambiente e, em geral, o desenvolvimento de atividades relacionadas à conservação, principalmente de infraestruturas públicas.

É importante mencionar que o trabalho do serviço de maquinário é o de administrar este importante

ativo e torná-lo acessível a todos os agentes envolvidos no desenvolvimento das obras. Por isso, nosso pessoal técnico realiza planos integrais para a mecanização de obras, assessora sobre os equipamentos mais adequados e fornece o maquinário necessário para sua execução, tanto própria como alheia.

Entre os serviços que oferece estão incluídos o fornecimento de equipamentos topográficos

e de equipamentos de medição; o fornecimento de meios auxiliares, de limpeza, transporte, reabastecimento e bombeamento de concreto, e o estudo e execução de unidades de obras completas: produção de agregados, concretos e aglomerados asfálticos; terraplanagem e, principalmente, pavimentação.

Montagem da tuneladora Dulcinea, de 15,20 m de diâmetro exterior para a construção do Bypass Sul da M-30. Madri (Espanha)

Page 55: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

O serviço de consultoria e engenharia da divisão de Infraestruturas e Soluções Ecoeficientes é capaz de

projetar e realizar edifícios carbono zero e bairros

ecoeficientes

Page 56: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

56 // 57 CONSTrUíMOS UM MUNDO MELhOr

Page 57: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

O GRUPO FREYSSINET Espanha está integrado por empresas que dispõem de um amplo leque de produtos e serviços especializados no setor da construção.

Sua atividade é desenvolvida através das marcas Freyssinet, Tierra Armada e Menard, de reconhecido prestígio no setor.

Freyssinet intervém naqueles projetos que requerem a utilização de técnicas de tirantes, pré-tencionados e movimentos de grandes cargas; recuperação e reabilitação de edifícios e estruturas; projeto e fabricação de elementos

auxiliares especiais como apoio para estruturas, juntas de dilatação e amortecedores sísmicos.

Tierra Armada desenvolve projetos de elementos pré-fabricados de alto valor tecnológico, como muros de contenção de terra armada e de contrafortes, abóbadas e plataformas, placas fono absorventes, vigas pré-fabricadas e estruturas pré-fabricadas chave na mão, que facilitam muito a gestão das obras.

Menard estuda, dimensiona e executa soluções de tratamento do terreno e de fundações especiais.

Tais soluções permitem reduzir o custo dos elementos de fundação e os tempos de execução das obras.

Entre elas, podemos mencionar os tratamentos do terreno através de compactação dinâmica ou de colunas de cascalho, assim como as inclusões semirrígidas com deslocamento lateral (colunas de molde controlado).

Page 58: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014
Page 59: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014
Page 60: Folheto corporativo da Acciona Infraestruturas 2014

Avda. de Europa, 18Parque Empresarial La Moraleja28108 Alcobendas(Madri). Espanha

Twitter: @accionafacebook.com/acciona

www.acciona.es

© Maio 2014 ACCIONA S.A. Todos os direitos reservados.