Folheto de Pentecostes - 24 de Maio 2015

7
CELEBRAÇÃO DOMINICAL DOMINGO DE PENTECOSTES 24/05/2015 – ANO DA PAZ COR - VERMELHO “O ESPÍRITO SANTO TRAZ O DOM DA PAZ E DO PERDÃO”. Dia das Comunidades Eclesiais de Base RITOS INICIAIS 1 – Canto de Entrada 1.1 Fogo do Céu Hoje é a festa do Fogo, um novo Pentecostes vai acontecer, Unidos esperamos sua glória, a Virgem Maria vai interceder E vai acontecer um novo Pentecostes (3x) Fogo, Fogo, Fogo, Fogo, Fogo, Fogo, Fogo do Céu! (3x) Posso dançar no Teu Espírito. Posso pular com Teu Poder, Posso correr com Tua Unção. Posso gritar a tua Glória! 1.2 O Céu se Abre Hoje o céu se abre pra derramar sobre os corações toda a graça do Pai. Eu também quero me derramar de todo o meu coração nos braços do Pai Vem, Espírito Santo, com teu poder tocar meu ser, fluir em mim. (2x) Hoje eu posso ser um novo homem pelo teu poder, renascer (4x). 2 - Saudação do Presidente 3 - Ato Penitencial 3.1 Conheço um coração Conheço um Coração tão manso, humilde e sereno. Que louva o Pai por revelar seu Nome aos pequenos. Que tem o dom de amar, que sabe perdoar e deu a vida para nos salvar. Jesus, manda teu Espírito para transformar meu coração. (Bis) Às vezes no meu peito bate um coração de pedra; magoado, frio, sem vida, aqui dentro ele me aperta. Não quer saber de amar, nem sabe perdoar; quer tudo e não sabe partilhar. Lava, purifica e restaura-me de novo. Serás o nosso Deus e nós seremos o teu povo. Derrama sobre nós a água do amor, o Espírito de Deus, nosso Senhor. 3.2 Quero Confessar a Ti Quero confessar a ti, ilumina minh ´alma, eu reconheço: sou pecador! Diante de mim eu sei está sempre o meu pecado foi contra vós que eu pequei. Kyrie eleison, Christe eleison, Kyrie eleison (2x) 4 - Hino de Louvor Glória a Deus nas alturas / E paz na terra aos homens por Ele amados / Senhor Deus Rei dos céus / Deus Pai Todo Poderoso Nós vos louvamos / Nós vos bendizemos / Nós vos adoramos / Nós vos glorificamos / Nós vos damos graças por vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo / Filho Unigênito / Senhor Deus / Cordeiro de Deus / Filho de Deus Pai / Vós que tirais o pecado do mundo / Tende piedade de nós / Vós que tirais o pecado do mundo / Acolhei a nossa súplica / Vós que estais à direita do Pai / Tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo / Só vós o Senhor / Só Vós o Altíssimo Jesus Cristo / Com o Espírito Santo... Na Glória de Deus Pai / Amém! (4x)

description

Folheto Pentecostes Matriz Sant'ana de Lavras

Transcript of Folheto de Pentecostes - 24 de Maio 2015

CELEBRAO DOMINICAL

CELEBRAO DOMINICAL

DOMINGO DE PENTECOSTES

24/05/2015 ANO DA PAZCOR - VERMELHO

O ESPRITO SANTO TRAZ O DOM DA PAZ E DO PERDO.

Dia das Comunidades Eclesiais de Base

RITOS INICIAIS

1 Canto de Entrada

1.1 Fogo do Cu( Hoje a festa do Fogo, um novo Pentecostes vai acontecer, Unidos esperamos sua glria, a Virgem Maria vai interceder

( E vai acontecer um novo Pentecostes (3x)

Fogo, Fogo, Fogo, Fogo, Fogo, Fogo, Fogo do Cu! (3x)

( Posso danar no Teu Esprito. Posso pular com Teu Poder, Posso correr com Tua Uno. Posso gritar a tua Glria!1.2 O Cu se Abre

( Hoje o cu se abre pra derramar sobre os coraes toda a graa do Pai.( Eu tambm quero me derramar de todo o meu corao nos braos do Pai

Vem, Esprito Santo, com teu poder tocar meu ser, fluir em mim. (2x)( Hoje eu posso ser um novo homem pelo teu poder, renascer (4x).2 - Saudao do Presidente

3 - Ato Penitencial

3.1 Conheo um corao

( Conheo um Corao to manso, humilde e sereno. Que louva o Pai por revelar seu Nome aos pequenos. Que tem o dom de amar, que sabe perdoar e deu a vida para nos salvar.

Jesus, manda teu Esprito para transformar meu corao. (Bis)

( s vezes no meu peito bate um corao de pedra; magoado, frio, sem vida, aqui dentro ele me aperta. No quer saber de amar, nem sabe perdoar; quer tudo e no sabe partilhar.( Lava, purifica e restaura-me de novo. Sers o nosso Deus e ns seremos o teu povo. Derrama sobre ns a gua do amor, o Esprito de Deus, nosso Senhor.

3.2 Quero Confessar a Ti

( Quero confessar a ti, ilumina minhalma, eu reconheo: sou pecador! Diante de mim eu sei est sempre o meu pecado foi contra vs que eu pequei.Kyrie eleison, Christe eleison, Kyrie eleison (2x)

4 - Hino de Louvor

( Glria a Deus nas alturas / E paz na terra aos homens por Ele amados / Senhor Deus Rei dos cus / Deus Pai Todo Poderoso

Ns vos louvamos / Ns vos bendizemos / Ns vos adoramos / Ns vos glorificamos / Ns vos damos graas por vossa imensa glria!

( Senhor Jesus Cristo / Filho Unignito / Senhor Deus / Cordeiro de Deus / Filho de Deus Pai / Vs que tirais o pecado do mundo / Tende piedade de ns / Vs que tirais o pecado do mundo / Acolhei a nossa splica / Vs que estais direita do Pai / Tende piedade de ns.

( S Vs sois o Santo / S vs o Senhor / S Vs o Altssimo Jesus Cristo / Com o Esprito Santo...

Na Glria de Deus Pai / Amm! (4x)5 - Orao da Coleta

OREMOS: Deus que, pelo mistrio da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e naes, derramai por toda a extenso do mundo os dons do Esprito Santo, e realizai agora no corao dos fiis as maravilhas que operastes no incio da pregao do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. Amm.

6 Entronizao da Bblia

( D-me a palavra certa, na hora certa e do jeito certoe pra pessoa certa.( D-me a cantiga certa, na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certa.Palavra como pedra: preciosa sim. Quem sabe o valor, cuida bem do que diz. Palavra como brasa: queima at o fim. Quem sabe o que diz, a de ser mais feliz.LITURGIA DA PALAVRA

Deus nos fala

7 - Primeira Leitura (At 2,1-11)

Leitura dos Atos dos Apstolos 1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discpulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do cu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam.

3Ento apareceram lnguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Esprito Santo e comearam a falar em outras lnguas, conforme o Esprito os inspirava.

5Moravam em Jerusalm judeus devotos de todas as naes do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multido, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discpulos falar em sua prpria lngua.

7Cheios de espanto e admirao, diziam: Esses homens que esto falando no so todos galileus? 8Como que ns os escutamos na nossa prpria lngua? 9Ns que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotmia, da Judia e da Capadcia, do Ponto e da sia, 10da Frgia e da Panflia, do Egito e da parte da Lbia prxima de Cirene, tambm romanos que aqui residem; 11judeus e proslitos, cretenses e rabes, todos ns os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa prpria lngua!

- Palavra do Senhor.

- Graas a Deus.

8 - Salmo Responsorial (103)

Refro: Enviai o vosso Esprito, Senhor, e da terra toda a face renovai.

1-Bendize, minha alma, ao Senhor! meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quo numerosas, Senhor, so vossas obras! Encheu-se a terra com as vossas criaturas!

2-Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o p de onde vieram. Enviais o vosso esprito e renascem e da terra toda a face renovais.

3-Que a glria do Senhor perdure sempre, e alegre-se o Senhor em suas obras! Hoje seja-lhe agradvel o meu canto, pois o Senhor a minha grande alegria!

9 - Segunda Leitura (1Cor 12,3b-7.12-13)

Leitura da Primeira Carta de So Paulo aos Corntios Irmos: 3bNingum pode dizer: Jesus o Senhor, a no ser no Esprito Santo. 4H diversidade de dons, mas um mesmo o Esprito. 5H diversidade de ministrios, mas um mesmo o Senhor. 6H diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos.

7A cada um dada a manifestao do Esprito em vista do bem comum. 12Como o corpo um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um s corpo, assim tambm acontece com Cristo.

13De fato, todos ns, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num nico Esprito, para formarmos um nico corpo, e todos ns bebemos de um nico Esprito.

- Palavra do Senhor.

-Graas a Deus.

10 Seqncia

H Esprito de Deus, enviai dos cus um raio de luz!

M Vinde, Pai dos pobres, dai aos coraes vossos sete dons.

T Consolo que acalma, hspede da alma, doce alvio, vinde!

H No labor descanso, na aflio, remanso, no calor, aragem.

M Enchei, luz bendita, chama que crepita, o ntimo de ns!

H Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem h nele.

M Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente.

T Dobrai o que duro, guiai no escuro, o frio aquecei.

M Dai vossa Igreja, que espera e deseja, vossos sete dons.

T Dai em prmio ao forte uma santa morte, alegria eterna. Amm!

11 - Aclamao ao Evangelho

11.1 Luz Para o Meu Caminho

Aleluia, Aleluia, Aleluia!Aleluia, Aleluia, Aleluia!

(Quero ouvir o Que o Senhor ir falar, Tua palavra vai Minha Vida transformar. Luz para o meu Caminho, Verdade e Vida.

11.2 Que Sabedoria Essa

Que sabedoria esta, que vem do meu povo? o Esprito Santo agindo de novo.( Quem te ensinou, povo meu, que o Senhor tudo v, ejulgar o que procuras esconder? Quem te ensinou, povo meu, que preciso ter f pra sentir Deus que sempre esteve em ti?12 - Evangelho (Jo 20,19-23)

O Senhor esteja convosco!

Ele est no meio de ns!

Proclamao do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Joo!

Glria a vs, Senhor!

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discpulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: A paz esteja convosco. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mos e o lado. Ento os discpulos se alegraram por verem o Senhor.

21Novamente, Jesus disse: A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, tambm eu vos envio. 22E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: Recebei o Esprito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes sero perdoados; a quem no os perdoardes, eles lhes sero retidos.

Palavra da Salvao.

-Glria a vs, Senhor.

13 - Profisso de F

Creio em Deus Pai todo poderoso,/ criador do cu e da terra./ E em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso Senhor,/ que foi concebido pelo poder do Esprito Santo;/ nasceu da virgem Maria;/ padeceu sob Pncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado./ Desceu manso dos mortos;/ ressuscitou ao terceiro dia;/ subiu aos cus,/ est sentado direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde h de vir a julgar os vivos e os mortos./ Creio no Esprito Santo;/ na Santa Igreja Catlica;/ na comunho dos santos;/ na remisso dos pecados;/ na ressurreio da carne;/ na vida eterna. Amm.

14 Orao da Assemblia

LITURGIA EUCARSTICA

Memorial do Senhor

15 - Canto das Oferendas

1. Esprito Criador( Esprito criador! Com o pai fazeis fecundo o solo imenso do mundo pra nos dar trigo e flor. Bendito sois noite e dia por to grande doao fonte sem fim de alegria so matrias pro nosso po.

( Esprito criador! Foi dom de vossa bondade encher-nos de habilidade, pro trabalho senhor. Com o pai vs sois bendito, porque dais nossa mo com poder que quase infinito, continuar a criao.

( Esprito criador! Bendito sempre sejais! Por tudo isso, e bem mais, pelo imenso dom do amor. Pela fora no terreno, pelo dom de fazer po, por esse impulso sereno pra nos por em comunho.

2. Oferta de amor

Venho, Senhor, minha vida oferecer como oferta de amor e sacrifcio. Quero minha vida, a Ti entregar, como oferta viva em Teu altar. (Bis)

( Pois, pra Te adorar, foi que eu nasci. Cumpre em mim, o Teu querer, faa o que est em Teu Corao. E que a cada dia, eu queira mais e mais, estar ao Teu lado, Senhor! E que a cada dia, eu queira mais e mais, estar ao Teu lado, estar ao Teu lado, estar ao Teu lado, Senhor! 16 - Orai irmos e irms...

Receba o Senhor por tuas mos este sacrifcio, para a glria do seu nome, para nosso bem e de toda santa Igreja.

17 - Orao sobre as Oferendas

Deus, que enriqueceis a vossa Igreja com os bens do cu conservai a graa que lhe destes, para que cresam os dons do Esprito Santo; e o alimento espiritual que recebemos aumente em ns a eterna redeno. Por Cristo, nosso Senhor. Amm.

18 -PREFCIO

(Missal pgs.319) O Senhor esteja convosco!

Ele est no meio de ns!

Coraes ao alto!

O nosso corao est em Deus!

Demos graas ao Senhor, nosso Deus!

nosso dever e nossa salvao!

Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso.

Para levar plenitude os mistrios pascais, derramastes, hoje, o Esprito Santo prometido, em favor de vossos filhos e filhas.

Desde o nascimento da Igreja, ele quem d a todos os povos, o conhecimento do verdadeiro Deus; e une, numa s f, a diversidade das raas e lnguas. Por essa razo, transbordamos de alegria pascal, e aclamamos vossa bondade, cantando (dizendo) a uma s voz: 19 - ORAO EUCARSTICA V(Missal pg. 495)

Senhor, vs que sempre quisestes ficar muito perto de ns, vivendo conosco no Cristo, falando conosco por ele, mandai vosso Esprito Santo, a fim de que as nossas ofertas se mudem no Corpo + e no Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.

Mandai vosso Esprito Santo!Na noite em que ia ser entregue, ceando com seus apstolos, Jesus, tendo o po em suas mos, olhou para o cu e deu graas, partiu o po e o entregou a seus discpulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS.

Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o clice em suas mos, deu graas novamente e o entregou a seus discpulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PARA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM.

Tudo isto mistrio da f!

Toda vez que se come deste Po, toda vez que se bebe deste Vinho, se recorda a paixo de Jesus Cristo e se fica esperando sua volta.

Recordamos, Pai, neste momento, a paixo de Jesus, nosso Senhor, sua ressurreio e ascenso; ns queremos a vs oferecer este Po que alimenta e que d vida, este Vinho que nos salva e d coragem.

Recebei, Senhor, a nossa oferta!

E quando recebermos Po e Vinho, o Corpo e Sangue dele oferecidos, o Esprito nos una num s corpo, pra sermos um s povo em seu amor.

O Esprito nos una num s corpo!

Protegei vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao cu, cada dia renovando a esperana de chegar junto a vs, na vossa paz.

Caminhamos na estrada de Jesus!

Dai ao santo Padre, o Papa ... ser bem firme na F, na Caridade, e a ..., que Bispo desta Igreja, muita luz pra guiar o seu rebanho.

Caminhamos na estrada de Jesus!

Esperamos entrar na vida eterna com a Virgem, Me de Deus e da Igreja, os apstolos e todos os santos, que na vida souberam amar Cristo e seus irmos.

Esperamos entrar na vida eterna!

A todos que chamastes pra outra vida na vossa amizade, e aos marcados com o sinal da f, abrindo vosso braos, acolhei-os. Que vivam para sempre bem felizes no reino que pra todos preparastes.

A todos dai a luz que no se apaga!

E a ns, que agora estamos reunidos e somos povo santo e pecador, dai fora para construirmos juntos o vosso reino que tambm nosso.

Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. Amm.

RITO DA COMUNHO

Unio e Partilha20 PAI NOSSO...

Livrai-nos de todos os males, Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericrdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperana, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

Vosso o reino, o poder e a glria para sempre!

Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. No olheis os nossos pecados, mas a f que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vs, que sois Deus, com o Pai e o Esprito Santo. Amm.A paz do Senhor esteja sempre convosco.

O amor de Cristo nos uniu.

21 - Abrao da Paz

22 - Cordeiro de Deus...

23 - Felizes os convidados ...

Senhor, eu no sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

24 - Canto de Comunho

24.1. Eu Navegarei( Eu navegarei no oceano do Esprito e ali adorarei ao Deus do meu amor (2x).Esprito, esprito que desce como fogo, vem como em pentecostes e encha-me de novo (2x).( Eu adorarei ao Deus da minha vida que me compreendeu sem nenhuma explicao (x2).( Eu servirei ao meu Deus fiel ao meu Libertador, Aquele que venceu (2x).****

24.2. Vinde, Esprito Santo!

Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis. (Bis)

( Acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Esprito, e tudo ser criado e renovareis a face da terra. (Bis)

Doce, doce Esprito Santo, exemplo quero ser da Me do meu Senhor. Doce, doce Esprito Santo, fazei tambm de mim, morada do Senhor.

( Como um sacrrio vivo levando o amor, revelando coisas que eu no sei, mistrios do Grande Autor, se eu conhecer, por nada eu trocarei. (Bis) Se eu conhecer por nada eu trocarei. (Bis)

****

24.3. IncendeiaEsprito Santo, vinde falar em mim! Esprito Santo, vinde orar em mim! (BIS)

( Vinde curar, vinde libertar nossos coraes de toda opresso. Vinde transformar, vem incendiar,traz fogo do cu nesse lugar.

Incendeia minha alma! (3x) Senhor!24.4 Vem Esprito Santo(Vem Esprito Santo, vem sobre ns. Como em Pentecostes possuir o meu ser. Vem Esprito Santo, vem sobre ns. Como a chuva que lava a terra, vem lavar meu viver

Liberta-nos de toda opresso. Batiza-nos com o leo da uno. Reinflama os carismas com fervor Para que possamos transbordar amor

25 - Orao depois da comunho

OREMOS: Deus, que enriqueceis a vossa Igreja com os bens do cu, conservai a graa que lhe destes, para que cresam os dons do Esprito Santo; e o alimento espiritual que recebemos aumente em ns a eterna redeno. Por Cristo, nosso Senhor. Amm.

RITOS FINAIS

26 Bno

27 - Canto

( O Esprito de Deus repousa sobre mim e assim caminhando eu vou. Alegria, paz e amor, frutos que vm de ti Senhor em mim brotou.

Glria, glria eterna! Glria a Ti Senhor! (Bis)

( Servi ao Senhor com toda alegria. Vinde exultaremos! Sabei que o Senhor Deus e Salvador e s a Ele, pertencemos.LEITURAS DA SEMANA: 2 feira: Eclo 17,20-28(gr. 24-29); Sl 131(32), 1-2.5.6.7; Mc 10,17-27; 3 feira: Eclo 35,1-15 (gr. 1-12); Sl 49(50), 5-6.7-8.14.23; Mc 10,28-31; 4 feira: Eclo 36,1-2.5-6.13-19(gr. 1.4-5.10-17); Sl 78(79), 8.9.11.13; Mc 10,32-45; 5 feira: Eclo 42,15-26(gr. 15-22); Sl 32(33), 2-3.4-5.6-7.8-9; Mc 10,46-52; 6 feira: Eclo 44,1.9-13; Sl 149, 1-2.3-4.5-6a.9b; Mc 11,11-26; Sbado: Eclo 51,17-17-27(gr. 12-20); Sl 18(19), 8.9.10-11; Mc 11,27-33; Domingo (Santssima Trindade): Dt 4,32-34.39-40; Sl 32(33), 4-5.6.9.18-19.20.22; Rm 8,14-17; Mt 28,16-20.

4