Folheto sobre Cabanas de Viriato

2
Sociedade Filarmonica de Cabanas de Viriato Av. Cristo Rei 3430-618 Cabanas de Viriato Telf. / Fax: 232698564 email: [email protected] Associação do Carnaval de Cabanas de Viriato Avenida Cristo Rei Ed Cp Lobo 3430-618 Cabanas de Viriato Telf: 232 691 566 Atividades/Valências: Associação das Festas da Vila de Cabanas de Viriato Av.ª do Cristo Rei Edifício Campos Lobo 3430-618 Cabanas de Viriato Email: [email protected] [email protected] Atividades/Valências: Clube de Caça e Pesca de Cabanas de Viriato Rua dos Casaínhos Cabanas de Viriato 3430-614 Cabanas de Viriato Tele:962 779 014 Atividades/Valências: Sport Cabanas de Viriato e Benfica Rua do Estádio Cabanas de Viriato 3430 Carregal do Sal Email:[email protected] [email protected] Tele:966 947 825 Associações de Cabanas de Viriato Aristides de Sousa Mendes A 18 de Fevereiro de 1909 casou com Maria Angelina Coelho de Sousa Mendes, sua prima, de quem teve 14 filhos. Em 1910 iniciou a carreira diplomática como Cônsul de 2ª Classe. Quando exercia as suas funções em Bordéus, começou a 2ª Guerra Mundial. Em Junho de 1940, com o avanço dos Nazis de Hitler sobre a França, milhares de refugiados afluíam a Bordéus para aí, pedindo a Aristides de Sousa Mendes vistos para fugirem ao Holocausto Nazi. Já antes, existem regis- tos que Sousa Mendes tenha dado vistos algumas pessoas. Na manhã do dia 17 de Junho de 1940, Aristides abriu as portas do seu consulado e com a ajuda dos funcionários e dos filhos começou a assinar os vistos, independentemente da religião, ou nacionalidade ou de qualquer outra condição. Durante três dias e três noites trabalhou exaustivamente a atribuir vistos, desrespeitando as ordens de Salazar, mais de 30000 pessoas foram salvas. Algum tempo depois, Aristides de Sousa Mendes e sua família foram obrigados a regressar a Portugal, consequente, um processo disciplinar sobre o seu ato. Até a sua morte, foi obrigado a vender tudo que tinha e morreu em 3 de Abril de 1954, em Lisboa, pobre e só. Aristides de Sousa Mendes nasceu em 19 de Julho de 1885, no Solar do Visconde de Midões. Era filho do Juiz José de Sousa Mendes e de Maria Angelina de Abranches. Realizou os seus estudos em Mangualde com o seu irmão gémeo Cesar, licenciando-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1907. Vila de Cabanas de Viriato Autores: Cristiana Sousa João Pedro Tavares Vasco Monteiro

description

Folheto sobre Cabanas de Viriato

Transcript of Folheto sobre Cabanas de Viriato

Sociedade Filarmonica de Cabanas de ViriatoAv. Cristo Rei 3430-618 Cabanas de ViriatoTelf. / Fax: 232698564email: [email protected]

Associação do Carnaval de Cabanas de ViriatoAvenida Cristo Rei Ed Cp Lobo3430-618 Cabanas de ViriatoTelf: 232 691 566

Atividades/Valências:Associação das Festas da Vila de Cabanas de ViriatoAv.ª do Cristo ReiEdifício Campos Lobo3430-618 Cabanas de ViriatoEmail: [email protected] [email protected]

Atividades/Valências:Clube de Caça e Pesca de Cabanas de ViriatoRua dos CasaínhosCabanas de Viriato3430-614 Cabanas de ViriatoTele:962 779 014

Atividades/Valências:Sport Cabanas de Viriato e BenficaRua do EstádioCabanas de Viriato3430 Carregal do SalEmail:[email protected] [email protected]:966 947 825

Associações de Cabanas de ViriatoAristides de Sousa Mendes

A 18 de Fevereiro de 1909 casou com Maria Angelina Coelho de Sousa Mendes, sua prima, de quem teve 14 filhos.Em 1910 iniciou a carreira diplomática como Cônsul de 2ª Classe.Quando exercia as suas funções em Bordéus, começou a 2ª Guerra Mundial. Em Junho de 1940, com o avanço dos Nazis de Hitler sobre a França, milhares de refugiados afluíam a Bordéus para aí, pedindo a Aristides de Sousa Mendes vistos para fugirem ao Holocausto Nazi. Já antes, existem regis-tos que Sousa Mendes tenha dado vistos algumas pessoas. Na manhã do dia 17 de Junho de 1940, Aristides abriu as portas do seu consulado e com a ajuda dos funcionários e dos filhos começou a assinar os vistos, independentemente da religião, ou nacionalidade ou de qualquer outra condição. Durante três dias e três noites trabalhou exaustivamente a atribuir vistos, desrespeitando as ordens de Salazar, mais de 30000 pessoas foram salvas.Algum tempo depois, Aristides de Sousa Mendes e sua família foram obrigados a regressar a Portugal, consequente, um processo disciplinar sobre o seu ato. Até a sua morte, foi obrigado a vender tudo que tinha e morreu em 3 de Abril de 1954, em Lisboa, pobre e só.

Aristides de Sousa Mendes nasceu em 19 de Julho de 1885, no Solar do Visconde de Midões. Era filho do Juiz José de Sousa Mendes e de Maria Angelina de Abranches. Realizou os seus estudos em Mangualde com o seu irmão gémeo Cesar, licenciando-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1907.

Vila de Cabanas de Viriato

Autores:Cristiana SousaJoão Pedro TavaresVasco Monteiro

Cabanas de Viriato:É uma pitoresca vila situada no centro de Portugal que pertence ao concelho de Carregal do Sal, distrito de Viseu, possui uma bela vista para as serras da Estrela e do Caramulo. Esta foi elevada a vila no dia 21 de Maio de 1993, onde ate este ano era comparável a uma pequena cidade.

Lenda:O nome da vila tem origem numa lenda que garante que o célebre pastor e guerreiro Viriato pernoitava com os seus guerreiros e rebanhos naquelas paragens, no lugar do “Aido”, sendo este o nome de um dos mais típicos bairros.

Bairros típicos: Estes bairros têm uma estrutura comum, ruas estreitas e pequenos largos, onde reunia o comércio local desses bairros, que são:• Outeiro de Baixo/Cima;• Fundo de Vila;• Cejeirinha; • Cerca;• Pedrogão;• Casainhos.

Bairro do Pedrogão

Solar do Coronel Bernardes de Miranda

Solares:Cabanas de Viriato tem inúmeros solares, onde viveram e nasceram alguns ministros de Portugal e alguns nomes de relevo para Vila e para o país. Estes têm algumas características comuns, as chaminés típicas de Cabanas de Viriato, serem de grandes dimensões e localizarem-se nos bairros típicos de Cabanas de Viriato. Os Solares são os seguintes: • Solar de Aristides de Sousa Mendes;• Solar da família Dr. Pinto De Campos;• Solar Teles do Vale;• Solar da Quinta do Boco;• Solar do Visconde de Midões;• Solar Dr. José de Arlacão;• Solar Dr. Silveiro Máximo Lobo;• Solar do Coronel Bernardes de Miranda;• Solar Teixeira de Abreu,;• Solar da Quinta Dr. Amadeu Miranda Monteiro.

Solar de Aristides de Sousa Mendes

Percurso Patrimonial das Cimalhinhas:Percurso Patrimonial das Cimalhinhas é um percurso histórico que percorre o leste e norte da Vila, sendo a maior parte do trajeto no pinhal. Neste percurso vão-se visitar sepulturas escavadas nas rochas, um conjunto histórico de inscrições rupestres, alminhas, monumentos que refere locais onde morreram algumas pessoas, antigas palheiras e eiras.

Lapa da Moura

Carnaval: É considerado o mais tradicional de Portugal e foi criado a cerca de 140 anos, na altura o carnaval chamava-se “Dança dos Bombos”, depois “Dança Grande” e hoje em dia, “Dança dos Cus”. A música da dança intitulada de “Valsa de Carnaval” foi criada por Ricardo Gonçalves. A festa de carnaval começa no Sábado anterior da semana do Carnaval, com o Baile do Chapéu, onde as pessoas levam chapéus e o melhor, recebe um prémio. A “Valsa de Carnaval” sai à rua durante 3 dias, Domingo a Terça-Feira, percorrendo as principais ruas e avenidas da Vila, à noite existem os típicos Bailes de Carnaval, onde Sábado e Domingo decorrem na filarmónica e segunda e terça no Teatro dos Bombeiros.