Following

2
Blogues e Microblogues FOLLOWING… Estamos a seguir o Carlos Pinheiro em http://twitter.com/#!/CarlosPinheiro e não só! Encontramo-lo nos (diversos!) blogues, no facebook, no diigo e por aí fora. Temos portanto muito mais que três razões para o seguirmos. Enunciaremos algumas que, do ponto de vista das nossas bibliotecas, nos parecem mais relevantes: Há sempre muita informação actualizada sobre leituras – ebooks, diversas formas de leitura, novos livros impressos… Informação útil sobre uso das ferramentas Web 2.0: utilidade, constrangimentos, alertas… (exemplos - 5 motivos para não se usar microblogues em educação http://icio.us/TG19V5 ; Ferramentas Web 2.0: Manual de sobrevivência para professores: http://t.co/Em7DZGU Divulgação de tutoriais de uso de ferramentas Web –Diigo, por exemplo. Divulgação de actividades do âmbito das Bibliotecas Escolares – escrita criativa, livros produzidos pelos alunos e editados no myebook. Informação sobre o “último grito” dos brinquedos electrónicos: tablets, iPad. E ainda… Semana dos afectos - as mais belas frases sobre o amor e a amizade http://wp.me/p8si0-UD . A propósito do Dia dos Namorados, Carlos Pinheiro sugere como Ebook da semana… AMOR DE PERDIÇÃO! Tivemos um pouco mais de dificuldade com os Twitter das bibliotecas. Decidimos tentar encontrar uma biblioteca escolar portuguesa e começámos a seguir a Biblioteca Escolar da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Afonso Rodrigues Pereira – Lourinhã http://twitter.com/#!/becre Eis as razões: Twittam com bastante regularidade; A informação destacada é importante porque dá uma imagem da dinâmica da Biblioteca através da divulgação das suas actividades: o Datas festivas (S. Valentim Natal, Halloween); Animação da Leitura e escrita criativa; Exposições; Concursos (Nacional de leitura, marcadores de livros, de ilustração - “desenhosaurus escolaris”; Novidades; o Literacia: Internet segura, literacia da informação;

description

Seguir no twitter 2 personalidades que apresentem um bom uso desta ferramenta.

Transcript of Following

Page 1: Following

Blogues e Microblogues

FOLLOWING…

Estamos a seguir o Carlos Pinheiro em http://twitter.com/#!/CarlosPinheiro e não só! Encontramo-lo nos (diversos!) blogues, no facebook, no diigo e por aí fora.

Temos portanto muito mais que três razões para o seguirmos. Enunciaremos algumas que, do ponto de vista das nossas bibliotecas, nos parecem mais relevantes:

Há sempre muita informação actualizada sobre leituras – ebooks, diversas formas de leitura, novos livros impressos…

Informação útil sobre uso das ferramentas Web 2.0: utilidade, constrangimentos, alertas… (exemplos - 5 motivos para não se usar microblogues em educação http://icio.us/TG19V5; Ferramentas Web 2.0: Manual de sobrevivência para professores: http://t.co/Em7DZGU

Divulgação de tutoriais de uso de ferramentas Web –Diigo, por exemplo.

Divulgação de actividades do âmbito das Bibliotecas Escolares – escrita criativa, livros produzidos pelos alunos e editados no myebook.

Informação sobre o “último grito” dos brinquedos electrónicos: tablets, iPad.

E ainda…

Semana dos afectos - as mais belas frases sobre o amor e a amizade http://wp.me/p8si0-UD . A propósito do Dia dos Namorados, Carlos Pinheiro sugere como Ebook da semana… AMOR DE PERDIÇÃO!

Tivemos um pouco mais de dificuldade com os Twitter das bibliotecas. Decidimos tentar encontrar uma biblioteca escolar portuguesa e começámos a seguir a Biblioteca Escolar da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Afonso Rodrigues Pereira – Lourinhã http://twitter.com/#!/becre

Eis as razões:

Twittam com bastante regularidade;

A informação destacada é importante porque dá uma imagem da dinâmica da Biblioteca através da divulgação das suas actividades:

o Datas festivas (S. Valentim Natal, Halloween); Animação da Leitura e escrita criativa; Exposições; Concursos (Nacional de leitura, marcadores de livros, de ilustração - “desenhosaurus escolaris”; Novidades;

o Literacia: Internet segura, literacia da informação;

Page 2: Following

Blogues e Microblogues

Divulgam notícias, actividades que podem interessar aos professores bibliotecários:

o Acções de formação: “Leituras, escritas e outras emoções”, “Conto e imaginário Tradicional”, Ilustração;

o Encontros, conferências, congressos: biblioteca 2.0, Leitura e escrita;

Divulgam outras actividades da escola: “Oficina de pais”, exposição de Artes;

Divulgam de notícias de interesse geral para a comunidade: Comemorações (Centenário da República, Feira medieval).

Resta-nos referir que o Twitter é, sem dúvida, uma ferramenta com grandes potencialidades pois permite divulgar diversas informações/actividades a um grande número de pessoas (followers), de uma forma simples, rápida e sem custos.

Trabalho de

Alcina Soares

Alice Santos

24 de Fevereiro de 2011