FONOAUDIÓLOGO -...

12
FONOAUDIÓLOGO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas. 2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado. 3 - Os três últimos candidatos ao terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas. 4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (Provas), pois a imagem do seu cartão de respostas será disponibilizado em http://concursos.biorio.org.br. INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA 1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas), que contém 50 questões objetivas, está completo. 2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 5 (cinco) opções e somente uma correta. 3 - Confira se seus dados, o emprego escolhido, indicados no cartão de respostas, está correto. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado. 4 - Confira atentamente se o emprego e o número do caderno que consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. 5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado. 6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta. AGENDA l 23/11/2013, Provas Objevas de Múlpla Escolha. l 24/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Preliminares Oficiais e Exemplares das Provas Objevas de Múlpla Escolha. l 25/11/2013, Divulgação das Imagens dos Cartões de Respostas das Provas Objevas de Múlpla Escolha. l 25/11/2013, Disponibilização do Resultado das Provas Objevas. l 26/11/2013, Relação dos Candidatos Convocados para a Entrevista Técnica. l 2811/2013, ENTREVISTA TÉCNICA. CADERNO: 2 INFORMAÇÕES: l Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h l Internet: http://concursos.biorio.org.br l E-mail: [email protected] CÓDIGO: FNA72 Programa de Estratégia de Saúde na Família – ESF-2013 Processo Selevo IABAS ESF Outros Empregos

Transcript of FONOAUDIÓLOGO -...

Page 1: FONOAUDIÓLOGO - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/.../arquivos/provas/FONOAUDIOLOGO-GAB-2.pdf · 2 - Cada questão da ... maior euforia ou desalento. Assim, lá vou

FONOAUDIÓLOGO

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas.

2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os três últimos candidatos ao terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas.

4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (Provas), pois a imagem do seu cartão de respostas será disponibilizado em http://concursos.biorio.org.br.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas), que contém 50 questões objetivas, está completo.

2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 5 (cinco) opções e somente uma correta.

3 - Confira se seus dados, o emprego escolhido, indicados no cartão de respostas, está correto. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

4 - Confira atentamente se o emprego e o número do caderno que consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local.

5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

AGENDA

l 23/11/2013, Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 24/11/2013, Divulgação dos Gabaritos Preliminares Oficiais e Exemplares das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 25/11/2013, Divulgação das Imagens dos Cartões de Respostas das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

l 25/11/2013, Disponibilização do Resultado das Provas Objetivas.

l 26/11/2013, Relação dos Candidatos Convocados para a Entrevista Técnica.

l 2811/2013, ENTREVISTA TÉCNICA.

CADERNO: 2

INFORMAÇÕES: l Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h l Internet: http://concursos.biorio.org.br

l E-mail: [email protected]

CÓDIGO: FNA72

Programa de Estratégia de Saúde na Família – ESF-2013Processo Seletivo IABAS ESF Outros Empregos

Page 2: FONOAUDIÓLOGO - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/.../arquivos/provas/FONOAUDIOLOGO-GAB-2.pdf · 2 - Cada questão da ... maior euforia ou desalento. Assim, lá vou

FONOAUDIÓLOGO CADERNO 2

2

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO

Jogando conversa fora

Carlos Eduardo Falcão Uchoa

Amanheci hoje com vontade de escrevinhar. Nenhum fato, situação ou lembrança a merecer minha atenção. Apenas o desejo de enfileirar palavras, frases, a formarem um texto, cronicar, na verdade. Há escritores que contam não gostarem de escrever. Puro charme, me parece. Às vezes me baixa uma forte compulsão de sentar e começar a escrever, como nesta manhã já tomada pelo sol. Não sei explicar. Também esta mania de querer explicar tudo! Me assaltou a vontade de escrever, é escrever, pronto! Não me armo de dicionários, de gramáticas... Não fumo, então só resta o café como companhia, e sem exageros. Não evito alguns lugares-comuns, afinal, escrevo sem maiores responsabilidades, na condição de mero homem comum. Literatura elaborada é com os homens e mulheres de talento para tal. Não quero causar interrupções frequentes na viagem da leitura. Ao contrário, quero textos de travessia sem solavancos, caminhos retos, planos, percorridos com alguma velocidade. Tudo isso desperta o meu apetite escrevinhador. Não perco o sono, não me desligo da minha gente e da minha vida com variados interesses, não entro em estados de maior euforia ou desalento. Assim, lá vou eu com minhas crônicas, saciando, nem sempre, o desejo de escrevinhar, quando ele brota.

QUESTÃO 1Idêntica relação semântica entre escrever/escrevinhar aparece em:

(A) andar/engatinhar(B) escrever/rabiscar(C) desenhar/pintar(D) falar/discursar(E) adornar/enfeitar

QUESTÃO 2A alternativa em que o conector sublinhado tem seu valor semântico corretamente indicado é:

(A) “Também esta mania de querer explicar tudo!” / adição.(B) “Não fumo, então só resta o café como companhia,...” /

causa(C) “...com os homens e mulheres de talento para tal...” /

direção(D) “Assim, lá vou eu com minhas crônicas,...” / modo(E) “...como nesta manhã já tomada pelo sol”./

comparação

QUESTÃO 3A alternativa cujo segmento apresenta uma preposição DE que NÃO é exigida por nenhum termo anterior é:

(A) “Amanheci hoje, com vontade de escrevinhar,...”(B) “Apenas o desejo de enfileirar palavras,...”(C) “...contam não gostarem de escrever...”(D) “Não me armo de dicionários...”(E) “...baixa uma forte compulsão de sentar...”

QUESTÃO 4Esse texto é copiado de um moderníssimo livro de crônicas – A vida e o tempo em tom de conversa -, com o subtítulo “Crônicas de um professor de linguagem”. O segmento abaixo em que se constata a presença do professor de Língua Portuguesa no texto é:

(A) “Amanheci hoje com vontade de escrevinhar”.(B) “Nenhum fato, situação ou lembrança a merecer

minha atenção”.(C) “Apenas o desejo de enfileirar palavras, frases, a

formarem um texto, cronicar, na verdade”.(D) “Há escritores que contam não gostarem de escrever.

Puro charme, me parece”.(E) “Às vezes me baixa uma forte compulsão de sentar

e começar a escrever, como nesta manhã já tomada pelo sol”.

QUESTÃO 5Ao dizer ao leitor “Não me armo de dicionários, de gramáticas...”, o autor do texto demonstra que o ato de escrever:

(A) é fruto de uma compulsão interna.(B) se localiza num espaço além do conhecimento da

linguagem.(C) independe do conhecimento do vocabulário.(D) resulta do perfeito conhecimento, já adquirido, da

norma culta.(E) necessita de apoio externo para seu sucesso.

Page 3: FONOAUDIÓLOGO - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/.../arquivos/provas/FONOAUDIOLOGO-GAB-2.pdf · 2 - Cada questão da ... maior euforia ou desalento. Assim, lá vou

3

FONOAUDIÓLOGO CADERNO 2

QUESTÃO 6O autor do texto não se diz um literato, mas um “homem comum”. O segmento do texto que comprova essa caracterização é:

(A) “Não quero causar interrupções frequentes na viagem da leitura”.

(B) “Ao contrário, quero textos de travessia sem solavancos, caminhos retos, planos, percorridos com alguma velocidade”.

(C) “Não perco o sono, não me desligo da minha gente e da minha vida com variados interesses, não entro em estados de maior euforia ou desalento”.

(D) “Assim, lá vou eu com minhas crônicas, saciando, nem sempre, o desejo de escrevinhar, quando ele brota”.

(E) “Amanheci hoje com vontade de escrevinhar. Nenhum fato, situação ou lembrança a merecer minha atenção”.

QUESTÃO 7“Há escritores que contam não gostarem de escrever”. A opinião abaixo que confirma essa afirmação do autor do texto é:

(A) “Existem três regras para escrever ficção. Infelizmente ninguém sabe quais são elas”. (Somerset Maugham)

(B) “O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco”. (Júlio Dantas)

(C) (C “As coisas mais belas são as que a loucura sopra e que a razão escreve”. (André Gide)

(D) “Eu, quando tenho uma mensagem para dar, não escrevo um livro, vou ao correio”. (Fréderic Dard)

(E) “Um livro deve se construir como um relógio e vender-se como um salsichão”. (Oliverio Girondo)

QUESTÃO 8O célebre escritor Oscar Wilde dizia: “Para escrever só existem duas regras: ter algo a dizer e dizê-lo”.O segmento do texto que contraria a opinião do escritor Oscar Wilde é:

(A) “Amanheci hoje com vontade de escrevinhar. Nenhum fato, situação ou lembrança a merecer minha atenção”.

(B) “Não me armo de dicionários, de gramáticas...”.(C) “Não fumo, então só resta o café como companhia,

e sem exageros. Não evito alguns lugares-comuns, afinal, escrevo sem maiores responsabilidades, na condição de mero homem comum”.

(D) “Literatura elaborada é com os homens e mulheres de talento para tal. Não quero causar interrupções frequentes na viagem da leitura”.

(E) “Não perco o sono, não me desligo da minha gente e da minha vida com variados interesses, não entro em estados de maior euforia ou desalento”.

QUESTÃO 9 “Amanheci hoje com vontade de escrevinhar. Nenhum fato, situação ou lembrança a merecer minha atenção”.Reescrevendo-se os dois períodos em um só, a forma correta de fazê-lo, mantendo-se o sentido original do texto, é:

(A) Amanheci hoje com vontade de escrevinhar, pois nenhum fato, situação ou lembrança merecia minha atenção.

(B) Visto que nenhum fato, situação ou lembrança merecia minha atenção, amanheci hoje com vontade de escrevinhar.

(C) Amanheci hoje com vontade de escrevinhar, mas, no entretanto, nenhum fato, situação ou lembrança merecia minha atenção.

(D) Amanheci hoje com vontade de escrevinhar, à medida que nenhum fato, situação ou lembrança merecia minha atenção.

(E) Apesar de nenhum fato, situação ou lembrança merecer minha atenção, amanheci hoje com vontade de escrevinhar.

QUESTÃO 10Ao dizer que amanhecera com vontade de “escrevinhar” (e não de escrever), o autor do texto pretende:

(A) desmerecer a própria escrita.(B) situar o texto no terreno afetivo.(C) descrever a escrita como ato lúdico.(D) caracterizar o ato de escrever como trabalhoso.(E) mostrar a escrita como um ato quase infantil.

Page 4: FONOAUDIÓLOGO - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/.../arquivos/provas/FONOAUDIOLOGO-GAB-2.pdf · 2 - Cada questão da ... maior euforia ou desalento. Assim, lá vou

FONOAUDIÓLOGO CADERNO 2

4

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

QUESTÃO 11Avalie se são características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica:

I - Definição do território de atuação e de população sob responsabilidade das UBS e das equipes.

II - Programação e implementação das atividades de atenção à saúde de acordo com as necessidades de saúde da população.

III - Desenvolvimento de ações que priorizem os grupos de risco e os fatores de risco clínico-comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a persistência de doenças e danos evitáveis.

IV - Realização do acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde e análise de vulnerabilidade tendo em vista a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea e o primeiro atendimento às urgências.

Estão corretas as características:

(A) I e II, apenas.(B) III e IV, apenas.(C) I, III e Iv, apenas.(D) II e III, apenas.(E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 12A Portaria GM399 estabeleceu o Pacto pela Vida – 2006, um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. Uma das prioridades do Pacto pela Vida diz respeito à Promoção da Saúde e enfatiza a adoção de hábitos saudáveis por parte da população brasileira. Avalie se as seguintes ações de responsabilidade individual devem ser estimuladas:

I - Prática de atividade física regular.II - Alimentação saudável.III - Combate ao tabagismo.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, II e III.(B) I e II, apenas.(C) I e III, apenas.(D) II e III, apenas.(E) I, II e III.

QUESTÃO 13Em relação á saúde do Idoso, o Pacto pela Vida estabeleceu, dentre outras, as seguintes diretrizes, EXCETO UMA, que está ERRADA. Assinale-a.

(A) Promoção do envelhecimento ativo e saudável.(B) O acolhimento preferencial em unidades de saúde,

independente de critérios de risco.(C) Atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa.(D) A implantação de serviços de atenção domiciliar.(E) Provimento de recursos capazes de assegurar

qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa.

QUESTÃO 14Em relação à saúde e ao dever do estado em relação a ela, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas:

I - A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

II - O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

III - O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

As afirmativas I, II e III são respectivamente:

(A) F, F e F.(B) V, F e F.(C) V, V e F.(D) F, V e V.(E) V, V e V.

QUESTÃO 15Ainda em relação à saúde, e de acordo com a Lei 8080/90, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas:

I - Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País.

II - São fatores determinantes e condicionantes da saúde a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda e a educação.

III - São fatores condicionantes mas não determinantes da saúde a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

As afirmativas I, II e III são respectivamente:

(A) F, F e F.(B) V, F e F.(C) V, V e F.(D) F, V e V.(E) V, V e V.

Page 5: FONOAUDIÓLOGO - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/.../arquivos/provas/FONOAUDIOLOGO-GAB-2.pdf · 2 - Cada questão da ... maior euforia ou desalento. Assim, lá vou

5

FONOAUDIÓLOGO CADERNO 2

QUESTÃO 16A Lei 8080/90 entende a saúde do trabalhador como um conjunto de atividades que se destina à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. Tais atividades se realizam por meio das ações:

(A) de vigilância epidemiológica e de vigilância sanitária.(B) da Estratégia Saúde da Família.(C) de normatização das condições do trabalho.(D) da fiscalização das ações empresariais no âmbito da

Medicina do Trabalho e da Engenharia de Segurança do trabalho.

(E) dos princípios estabelecidos no Pacto pela Vida.

QUESTÃO 17As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde obedecem, dentre outros ao princípio da descentralização político-administrativa, a respeito da qual avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I - A direção em todas as esferas de governo é compartilhada.

II - Ênfase deve ser dada à descentralização dos serviços para os municípios.

III - A rede de serviços de saúde deve ser regionalizada e hierarquizada

As afirmativas I, II e III são respectivamente:

(A) F, F e F.(B) V, F e F.(C) V, V e F.(D) F, V e V.(E) V, V e V.

QUESTÃO 18A lei 8080/90 garante o estabelecimento do atendimento domiciliar e da internação domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde. Em relação ao tema, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I - Na modalidade de assistência de atendimento domiciliar não se incluem procedimentos médicos e de enfermagem

II - Na modalidade de internação domiciliar incluem-se procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.

III - O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.

IV - O atendimento e a internação domiciliares podem ser realizados com ou sem indicação médica e com ou sem a concordância do paciente e de sua família.

As afirmativas I, II, III e IV são respectivamente:

(A) F, F, V e V.(B) F, V, V e F.(C) V, F, V e F.(D) V, F, F e V.(E) V, V, V e V.

QUESTÃO 19Em relação à Atenção Básica NÃO é correto afirmar que:

(A) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde.

(B) Tem por objetivo desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.

(C) é desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão democráticas e participativas.

(D) suas ações e práticas são dirigidas a populações de territórios indefinidos.

(E) utiliza tecnologias de cuidado complexas e variadas que devem auxiliar no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior frequência e relevância, observando critérios de risco, vulnerabilidade e resiliência.

QUESTÃO 20Em relação à Atenção Básica, as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO UMA, que está ERRADA. Assinale-a. (A) É desenvolvida com o mais alto grau de descentralização

e capilaridade, próxima da vida das pessoas.(B) Deve ser o contato preferencial dos usuários, a

principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde.

(C) Considera o sujeito em sua singularidade, afastado de sua inserção sócio-cultural.

(D) Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

(E) Busca produzir a atenção integral.

Page 6: FONOAUDIÓLOGO - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/.../arquivos/provas/FONOAUDIOLOGO-GAB-2.pdf · 2 - Cada questão da ... maior euforia ou desalento. Assim, lá vou

FONOAUDIÓLOGO CADERNO 2

6

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 21Indivíduos idosos, ao produzirem um texto narrativo, fazem maior uso de termo e/ou ideias pouco definidas, de ambiguidade, além de reduzir a objetividade da informação central contidas nos tópicos frasais. As prováveis causas dessas dificuldades ocorrem por:

(A) alterações de prosódia.(B) limitação no aspecto fonético-fonológico.(C) alterações conversacionais.(D) limitação no uso gramatical.(E) limitação da memória verbal de curto prazo.

QUESTÃO 22De acordo com o Código de Ética do Fonoaudiólogo, em seu capítulo VIII, constitui infração:

(A) dar cunho estritamente impessoal às críticas ou discordâncias de teorias e técnicas de outros profissionais, não visando o autor, e sim o tema ou matéria.

(B) quando da utilização de dados ou imagens que possam identificar o cliente, obter deste ou de seu representante legal, consentimento livre e esclarecido.

(C) responsabilizar-se por serviços fonoaudiológicos, produções acadêmicas e científicas executados pelos alunos sob sua supervisão.

(D) servir-se de sua posição hierárquica para impedir ou dificultar que o colega utilize as instalações e demais recursos das instituições ou setores sob sua direção, no desenvolvimento de pesquisa, salvo estrito cumprimento do dever legal.

(E) divulgar ou utilizar técnicas ou materiais que tenham eficácia comprovada.

QUESTÃO 23Assinale a alternativa abaixo que NÃO constitui infração ética:

(A) manter sigilo sobre fatos de que tenha conhecimento em decorrência de sua atuação com o cliente, exceto por justo motivo.

(B) oferecer ou prestar serviços fonoaudiológicos gratuitos a entidade pública de qualquer natureza ou a empresas, e participar gratuitamente de projetos e outros empreendimentos que visem lucro.

(C) assinar qualquer procedimento fonoaudiológico realizado por terceiros, ou solicitar que outros profissionais assinem seus procedimentos.

(D) anunciar preços e modalidades de pagamento em publicações abertas, exceto na divulgação de cursos, palestras, seminários e afins.

(E) deixar de reencaminhar ao profissional responsável o cliente que lhe foi enviado para procedimento específico ou por substituição temporária, salvo por solicitação do cliente ou na iminência de prejuízo deste, devendo o fato ser obrigatoriamente comunicado ao colega.

QUESTÃO 24Com a inserção da fonoaudiologia nos serviços públicos, nos anos 80, foi preciso rever conceitos e práticas fonoaudiológicas e da própria saúde como um todo. Para enfrentar as mudanças emergentes na saúde, a fonoaudiologia precisa:

(A) rever seus paradigmas e capacitar seus profissionais, buscando subsídios no conhecimento da saúde pública/coletiva, de modo a se inserir em um conceito de saúde que atenda aos propósitos da promoção da saúde.

(B) construir práticas distanciadas da realidade dos processos de saúde e adoecimento da população, facilitando o acesso do usuário aos serviços públicos de fonoaudiologia.

(C) definir, por meio de critérios marcadamente clínico/hospitalares, uma perspectiva reabilitadora voltada para distúrbios da comunicação exclusivamente.

(D) reproduzir o modelo clínico-privatista de atenção à saúde, de caráter individual, assistencial e curativo, atentando exclusivamente para a queixa principal que o paciente traz.

(E) separar a doença do contexto no qual se engendra ou pelo qual é engendrado e funciona como recorte do universo plural de saúde das pessoas.

QUESTÃO 25Para a Fonoaudiologia, a fase de Prevenção Primária consiste:

(A) em detectar e tratar o mais brevemente possível as patologias já instaladas, visando interromper o processo da doença, evitando ou retardando complicações e seqüelas.

(B) na eliminação ou inibição dos fatores responsáveis pela ocorrência e desenvolvimento das patologias da comunicação.

(C) na fase que possui um único nível que é o da reabilitação.(D) em obter o diagnóstico e realizar o tratamento

precoce e a limitação da invalidez.(E) nas atividades de vigilância e manutenção do

potencial subjacente depois do episódio patológico, para minimizar complicações e desabilidades.

Page 7: FONOAUDIÓLOGO - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/.../arquivos/provas/FONOAUDIOLOGO-GAB-2.pdf · 2 - Cada questão da ... maior euforia ou desalento. Assim, lá vou

7

FONOAUDIÓLOGO CADERNO 2

QUESTÃO 26A incorporação do método epidemiológico na prática fonoaudiológica contribuirá para:

(A) uma formação profissional em que predominam os aspectos políticos e econômicos e a epidemiologia como instrumento para a tomada de decisão.

(B) descrever a intensidade de associação em termos da sensibilidade e especificidade, incluindo a variável preditora e a variável efeito.

(C) uma formação mais humanística, pois os preceitos éticos serão respeitados e a cidadania estimulada, tornando a fonoaudiologia uma área mais social e acessível.

(D) determinar a confiabilidade e a validade dos instrumentos utilizados na detecção da patologia de base do indivíduo.

(E) normatizar, padronizar e validar pesquisas e métodos que sustentem a detecção da patologia de base do indivíduo.

QUESTÃO 27A fonoaudiologia tem atuação voltada à Saúde Coletiva. Nessa perspectiva, sobre a fonoaudiologia é correto afirmar que:

(A) em sua prática profissional, propõe ações terapêuticas e curativas, atuando apenas no nível terciário de atenção à saúde.

(B) em sua prática, a saúde deve se vista simplesmente como ausência de doença, a fim de atender aos objetivos do SUS.

(C) na Atenção Primária, sua atuação é desenvolvida exclusivamente através do Programa Saúde da Família (PSF).

(D) como se trata de prática de avaliação, habilitação e reabilitação dos distúrbios da comunicação, não se desenvolvem ações de promoção e prevenção de grupos populacionais.

(E) a comunicação como elemento essencial para a constituição e exercício da cidadania deve ser priorizada em suas ações (campanhas, oficinas, orientações), independente do grupo populacional a que se destina.

QUESTÃO 28O Ministério da Saúde adota a seguinte definição de Aleitamento Materno Exclusivo, preconizada pela OMS:

(A) a criança recebe leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

(B) a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independente de estar recebendo ou não outros alimentos.

(C) a criança recebe leite materno e alimentos complementares sólidos ou semi-sólidos.

(D) a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.(E) a criança recebe somente leite materno, direto da

mama ou ordenhado, ou leite materno de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, exceto gotas e xaropes.

QUESTÃO 29A participação do Fonoaudiólogo em Postos de Saúde visa, dentre outras atividades, a observar, orientar e incentivar o aleitamento materno. Em relação aos benefícios que a amamentação promove, marque a afirmativa correta:

(A) apenas as mães se beneficiam, já que durante o período da amamentação exclusiva, evita-se uma nova gravidez.

(B) a amamentação beneficia apenas o bebê em relação ao melhor desenvolvimento psicomotor, mental, social e emocional.

(C) deve- se orientar quanto ao uso de fórmulas infantis e mamadeiras caso a mãe volte a trabalhar.

(D) é recomendado que o bebê seja amamentado exclusivamente ao seio até os três primeiros meses de vida; a partir daí devem ser introduzidos outros tipos de alimentação.

(E) a sucção por meio da amamentação desenvolve os músculos da face e proporciona o crescimento harmonioso das estruturas orais.

QUESTÃO 30São tópicos importantes a serem abordados com mulheres em fase inicial da amamentação:

(A) noções de fisiologia da lactação; noções sobre o leite materno; uso de pomadas e cascas de alguns alimentos para rachaduras em seios; uso de bicos artificiais, como chupetas e mamadeiras.

(B) preparação das mamas com buchas e esponjas; noções de fisiologia da sucção e deglutição; amamentação em livre demanda; uso de medicamentos, drogas de abuso, cigarro e álcool.

(C) noções de fisiologia da lactação; noções sobre o leite materno; amamentação em livre demanda; uso de medicamentos, drogas de abuso, cigarro e álcool.

(D) noções de fisiologia da amamentação; noções sobre o leite materno; amamentação com intervalo regular de 3 em 3 horas; uso de medicamentos, drogas de abuso, cigarro e álcool.

(E) noções de fisiologia da lactação; deixar o bebê sugar somente 15 minutos em cada mama; amamentação com intervalo regular de 3em 3 horas; uso de medicamentos, drogas de abuso, cigarro e álcool.

Page 8: FONOAUDIÓLOGO - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/.../arquivos/provas/FONOAUDIOLOGO-GAB-2.pdf · 2 - Cada questão da ... maior euforia ou desalento. Assim, lá vou

FONOAUDIÓLOGO CADERNO 2

8

QUESTÃO 31Nos casos de mulheres que têm mamilo plano ou invertido, orienta-se a realização do seguinte procedimento:

(A) observar se o bebê sente dor quando posicionado para mamar.

(B) introduzir o dedo mínimo em sua boca, com a ponta tocando na junção do palato duro com o palato mole, estimulando-o a sugar.

(C) auxiliar a mãe quando o bebê não consegue abocanhar o mamilo e parte da aréola, orientando técnicas que favoreçam a pega.

(D) usar ininterruptamente sutiã com alças largas e firmes, para alívio da dor e manutenção dos ductos em posição anatômica.

(E) utilizar analgésicos sistêmicos por via oral.

QUESTÃO 32Um dos principais objetivos do acompanhamento ambulatorial do RN prematuro é:

(A) promover a supervisão da saúde, com orientações quanto ao fortalecimento e riscos de lesões incapacitantes para a criança.

(B) monitorar as ações da mãe e familiares quanto ao desenvolvimento da criança.

(C) promover intervenção precoce e efetiva no crescimento e desenvolvimento da criança, com técnicas de estimulação essencial e orientação interdisciplinar.

(D) monitorar a caderneta de vacinação da criança, com o intuito de acompanhar a inserção da criança em algum programa de saúde oferecido pela rede ambulatorial.

(E) fazer o teste do pezinho entre o 9º e 15º dias de vida, a fim de detectar precocemente distúrbios metabólicos que a criança possa apresentar.

QUESTÃO 33A intervenção precoce em RN prematuros pode ser iniciada com orientações à família. Sendo assim, o profissional deve auxiliar os pais a:

(A) estimularem seu filho o máximo que puderem, a fim de que possam recuperar todas as funções que se encontram alteradas pela prematuridade.

(B) detectarem os déficits motores e linguísticos apresentados pela criança, de forma a realizarem as manobras mais adequadas para as alterações observadas.

(C) concentrarem-se nas aptidões que seu filho está sendo capaz de desenvolver e não naquilo que ele poderia ter sido capaz.

(D) oferecerem alimentação para seu filho, de acordo com o que é ingerido por todos da casa, de forma que a criança seja inserida plenamente no ambiente familiar.

(E) concentrarem-se nas dificuldades que seu filho apresenta, estimulando-o adequadamente.

QUESTÃO 34Até os dois anos de idade, as principais anormalidades do desenvolvimento observadas no acompanhamento do RN prematuro são:

(A) alteração na percepção visoespacial e estrabismo.(B) comprometimento cognitivo e alterações visuais.(C) transtorno de atenção e transtorno bipolar.(D) dificuldades alimentares e atraso de linguagem.(E) alterações na coordenação motora e no equilíbrio.

QUESTÃO 35Dentre as atividades de consciência fonológica, podemos destacar:

(A) sistematização do uso de pontuações e noção de frases.(B) correspondência numérica entre extensão da fala e

de frases e identificação de parágrafos e linhas.(C) detecção do fonema inicial de palavras e identificação

e agrupamento de palavras que comecem com um determinado fonema.

(D) detecção de rimas e comparação de palavras que rimam entre si.

(E) conhecimento das várias funções e significados que os textos podem ter ou expressar e detecção do fonema final de palavras.

QUESTÃO 36Quando há substituições do tipo surdos/sonoros no processo de escrita, um dos aspectos a ser considerado na intervenção é:

(A) desenvolver uma atitude de controle consciente do ato da escrita, de modo que a criança possa, enquanto escreve, detectar as situações passíveis de erro e aplicar estratégias de decisão da letra que deve ser usada.

(B) nomear cada letra ou grupo de letras como é o caso dos dígrafos, comparando o traçado das letras confundidas.

(C) compreender que a posição da letra no espaço determina seu valor sonoro e aprender a situá-las de acordo com o espaço gráfico determinado pela sua posição.

(D) ler de modo natural e claramente, da maneira como são pronunciadas nas conversações espontâneas, sem forçar a pronúncia artificial das palavras.

(E) compreender a sílaba tônica e localizá-la dentro da palavra, trabalhando as noções de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Page 9: FONOAUDIÓLOGO - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/.../arquivos/provas/FONOAUDIOLOGO-GAB-2.pdf · 2 - Cada questão da ... maior euforia ou desalento. Assim, lá vou

9

FONOAUDIÓLOGO CADERNO 2

QUESTÃO 37L. V. S., nove anos, foi encaminhada pela escola ao serviço de fonoaudiologia com queixa de trocas na escrita. À avaliação da escrita de palavras isoladas, observaram-se as seguintes trocas: acua (água), cafalo (cavalo), choco (jogo), acapou (acabou). Com base somente nessas informações, podemos caracterizar esses erros ortográficos como:

(A) inversão.(B) representações múltiplas.(C) apoio na oralidade.(D) generalização.(E) letras que representam fonemas surdos/sonoros.

QUESTÃO 38Um fonoaudiólogo que atua na Clínica Saúde da Família elaborou propostas para trabalhar com crianças na faixa etária de nove a onze anos que apresentaram dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita. Seu planejamento, baseado nas áreas de Linguagem (oral e escrita) e Audição deve conter, principalmente:

(A) trabalhos em grupo de contação de histórias; elaboração de textos orais e escritos; atividades que estimulem o processo auditivo.

(B) trabalhos individuais com exercícios isométricos para fortalecer a musculatura orofacial; atividades que estimulem o processo auditivo.

(C) leitura em coro; exercícios para reconhecimento e localização sonora.

(D) trabalhos individuais envolvendo a compreensão de textos; atividades que indiquem relação entre memória visual e memória auditiva.

(E) atividades em grupo para desenvolvimento do pensamento lógico, do vocabulário e de leitura oral.

QUESTÃO 39A gagueira é um distúrbio da fluência verbal que se caracteriza por interrupções no fluxo da fala. A intervenção do fonoaudiólogo, oferecida aos familiares da criança, contribui para a redução das disfluências. Acerca deste assunto, marque a alternativa correta:

(A) ouvir mais, ter tolerância, promover experiências agradáveis de fala e auxiliar a criança a expressar seus sentimentos.

(B) trabalhar os aspectos emocionais e a autoestima da criança não é necessário em caso de gagueira.

(C) conversar com a criança, dizendo: “respire!”, “ fale devagar !”, “comece a falar de novo”.

(D) pressionar e rotular a criança irá favorecer o tratamento da gagueira, permitindo a facilitação da comunicação.

(E) sugerir que a criança evite palavras difíceis; responda por ela ou complete suas frases.

QUESTÃO 40A realização de oficinas de linguagem com crianças do espectro autístico apresenta as seguintes vantagens:

(A) oportunidade de interações comunicativas simétricas e de jogos sociais mais espontâneos e variados.

(B) oportunidade de intervenções comunicativas assimétricas e de jogos sociais mais espontâneos e variados.

(C) oportunidade de interações comunicativas assimétricas e de jogos ambientais mais espontâneos e variados.

(D) oportunidade de orientações comunicativas simétricas e de jogos ambientais mais espontâneos e variados.

(E) oportunidade de orientações comunicativas assimétricas e de jogos ambientais mais espontâneos e variados.

QUESTÃO 41Ao avaliar o sistema estomatognático, o fonoaudiólogo deve priorizar os seguintes aspectos:

(A) disfunções do tronco encefálico; mobilidade e tonicidade dos órgãos fonoarticulatórios; respiração.

(B) as funções de respiração, mastigação, deglutição; postura; linguagem; fonação; aprendizagem.

(C) desenvolvimento educacional geral; habilidade de comunicação; bem estar psicossocial.

(D) morfológicos; postura; tonicidade e mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios; funções de respiração, mastigação, deglutição e fala.

(E) morfológicos; postura; processamento auditivo; sistema nervoso e suas funções específicas.

QUESTÃO 42Pacientes com disfunção da articulação temporomandibular tendem a apresentar:

(A) redução da amplitude do movimento mandibular; diminuição da atividade da musculatura perioral; verticalização da mandíbula na produção de /s/ e /z/; diminuição da velocidade de fala e alterações de voz.

(B) redução da amplitude do movimento mandibular; redução da atividade da musculatura perioral; lateralização da mandíbula na produção de /s/ e /z/; aumento da velocidade de fala e alterações de voz.

(C) aumento da amplitude do movimento mandibular; aumento da atividade da musculatura perioral; verticalização da mandíbula na produção de /s/ e /z/; aumento da velocidade de fala e alterações de voz.

(D) redução da amplitude do movimento mandibular; aumento da atividade da musculatura perioral; lateralização da mandíbula na produção de /s/ e /z/; redução na velocidade de fala e alterações de voz.

(E) redução da amplitude do movimento mandibular; redução da atividade da musculatura perioral; lateralização da mandíbula na produção de /s/ e /z/; velocidade de fala inalterada e voz normal.

Page 10: FONOAUDIÓLOGO - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/.../arquivos/provas/FONOAUDIOLOGO-GAB-2.pdf · 2 - Cada questão da ... maior euforia ou desalento. Assim, lá vou

FONOAUDIÓLOGO CADERNO 2

10

QUESTÃO 43O programa fonoaudiológico de reabilitação da deglutição em unidade ambulatorial é baseado na abordagem tradicional, na qual as seguintes técnicas são utilizadas:

(A) exercícios de linguagem oral compreensiva e expressiva; estimulação gustativa; exercícios vocais; uso de manobras compensatórias.

(B) exercícios para motricidade orofacial; exercícios vocais; estimulação sensorial; uso de manobras compensatórias.

(C) oferecimento da dieta por via oral; manobras para desencadear o reflexo de deglutição; aspiração da cavidade oral; uso de manobras compensatórias.

(D) exercícios para motricidade orofacial; estimulação térmica; trabalho respiratório; uso de manobras compensatórias.

(E) estimulação da linguagem oral expressiva; oferecimento da dieta por via oral; aspiração de cavidade oral; trabalho respiratório.

QUESTÃO 44Em 2002, Shakeret AL. desenvolveu uma sequência de exercícios cervicais, indicados nos casos de disfagia:

(A) esofágica.(B) oral.(C) faríngea.(D) faringo-laríngea.(E) preparatória oral.

QUESTÃO 45Na triagem auditiva neonatal são consideradas, entre outros indicadores de risco para a deficiência auditiva, as infecções adquiridas pelo feto durante a gestação ou pelo bebê recém- nascido no momento do parto. Elas englobam as seguintes doenças:

(A) toxoplasmose, rubeola, sífilis, citomegalovírus, HIV.(B) síndrome de Down, rubeola, sífilis, citomegalovírus,

herpes simples.(C) toxoplasmose, rubeola, hiperbilirrubinemia,

citomegalovírus, hepatite.(D) rubeola, consanguinidade, citomegalovírus, herpes,

HIV.(E) toxoplasmose, rubeola, sífilis, citomegalovírus,

drogas ototóxicas.

QUESTÃO 46O registro das Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs) é um método para detecção de alterações auditivas. É objetivo, simples, rápido e não invasivo. Assinale a alternativa que apresenta uma das indicações para aplicação deste teste:

(A) diagnóstico da porção condutiva de uma deficiência auditiva.

(B) realização de “screening” auditivo do recém-nascido.(C) detecção de otite média secretora.(D) detecção de surdez central.(E) diagnóstico de tumores de fossa posterior.

QUESTÃO 47M.S., de seis anos de idade, foi encaminhado ao Setor de Fonoaudiologia, com diagnóstico de otite média secretora, para avaliação clínica, com solicitação dos exames de audiometria tonal e vocal, timpanometria e pesquisa de reflexo estapédico. Os resultados desses exames serão compatíveis com perda auditiva do tipo:

(A) neurossensorial de grau severo, timpanograma tipo A, com presença de reflexo estapédico.

(B) neurossensorial de grau leve, timpanograma tipo Ad, com presença de reflexo estapédico.

(C) mista de grau profundo, timpanograma do tipo As, com ausência de reflexo estapédico.

(D) condutiva de grau leve, timpanograma tipo A, com presença de reflexo estapédico.

(E) condutiva de grau leve, timpanograma tipo B, com ausência de reflexo estapédico.

QUESTÃO 48A categoria das disfonias organicofuncionais é constituída por alterações vocais acompanhadas de uma série de lesões essencialmente decorrentes de alterações no comportamento vocal. São elas:

(A) nódulos, pólipo, edema de Reinke, úlcera de contato.(B) nódulos, papilomatose, edema de Reinke, leucoplasia.(C) pólipo, cisto epidermoide, edema de Reinke, fenda

fusiforme.(D) nódulos, pólipo, microdiafragma laríngeo,

leucoplasia.(E) pólipo, refluxo laringofaríngeo, fenda fusiforme,

edema de Reike.

Page 11: FONOAUDIÓLOGO - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/.../arquivos/provas/FONOAUDIOLOGO-GAB-2.pdf · 2 - Cada questão da ... maior euforia ou desalento. Assim, lá vou

11

FONOAUDIÓLOGO CADERNO 2

QUESTÃO 49Profissionais da voz frequentemente relatam que. para aliviar as sensações de ardência e irritação da garganta, usam “sprays” e “pastilhas” (sem prescrição médica), devido ao efeito analgésico e anestésico que possuem. Do ponto de vista fonoaudiológico este procedimento é:

(A) saudável, já que as pregas vocais estarão em ótimas condições de vibração.

(B) saudável, pois suas ações favorecem o aquecimento da musculatura da boca e da faringe auxiliando a produção vocal.

(C) indiferente para a saúde vocal.(D) prejudicial, pode mascarar os sintomas e contribuir

para o maior abuso vocal.(E) prejudicial, pois ocorrerá quebra de registros vocais e

de sonoridade.

QUESTÃO 50Para o desenvolvimento de um programa de reabilitação em pacientes idosos é necessário que se compreenda a natureza do envelhecimento vocal. Na presbifonia podemos identificar uma série de alterações estruturais da laringe, dentre elas:

(A) arqueamento de pregas vocais; saliência de processos vocais; fenda fusiforme.

(B) paralisia de pregas vocais; leucoplasia; fenda fusiforme.

(C) redução de amplitude de vibração de prega vocal; mudanças hormonais; hiperfunção supra-glótica.

(D) alteração na frequência fundamental vocal; redução da inteligibilidade da fala; fenda fusiforme.

(E) compensação de vestíbulo laríngeo; uso de pregas vestibulares; pausas articulatórias e hesitações.

Page 12: FONOAUDIÓLOGO - concursos.biorio.org.brconcursos.biorio.org.br/.../arquivos/provas/FONOAUDIOLOGO-GAB-2.pdf · 2 - Cada questão da ... maior euforia ou desalento. Assim, lá vou