Fonologia 10 28 2008

2
É a parte da gramática que estuda os sons da língua quanto à sua função no sistema de comunicação lingüística, quanto à sua organização e classificação. Fonologia é a menor unidade sonora das palavras. Letra é a representação gráfica dos fonemas da fala. Semivogal é o fonema produzido como vogal, porém pronunciado mais fraco, com baixa intensidade; por isso, não constitui sílaba sozinho e sempre acompanha uma vogal. Exemplos: boi /b o y /, saudade /saw dadi/ (y e w são semivogais) Dígrafo é a combinação de duas letras que representam um único fonema. Exemplos: Cach aça /X/, qu eijo /K/, amarr ar /R/, ... Outros: Bom ba, con ta /õ/-Algum , presun to/~u/-(am/an, em/en, im/in, om/on, um/um) Dífono é quando a pronúncia é diferente da escrita. Exemplos: Sexo /Sequiço/, Fax /Faquisi/ Sílaba tônica /= Sílaba átona Oxítona: a sílaba tônica é a última. Exemplo: Pará , soluções , Iguaçu , celular . Paroxítona: a sílaba tônica é a penúltima. Exemplo: ur so, lise tta, casse te, casa do. Proparoxítona: a sílaba tônica é a antepenúltima. Exemplo: lula, dramá tico. Hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. Exemplo: Du-a s, Ca-í -da, en-jo-a r. Ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Exemplo: can–ção , fai –xa, Ca-sei -ra.
  • Upload

    agcc
  • Category

    Travel

  • view

    2.308
  • download

    3

Transcript of Fonologia 10 28 2008

Page 1: Fonologia 10 28 2008

É a parte da gramática que estuda os sons da língua quanto à sua função no sistema de comunicação lingüística, quanto à sua organização e classificação.

Fonologia é a menor unidade sonora das palavras.Letra é a representação gráfica dos fonemas da fala.

Semivogal é o fonema produzido como vogal, porém pronunciado mais fraco, com baixa intensidade; por isso, não constitui sílaba sozinho e sempre acompanha uma vogal. Exemplos: boi /b o y/, saudade /sawdadi/ (y e w são semivogais)

Dígrafo é a combinação de duas letras que representam um único fonema. Exemplos: Cachaça /X/, queijo /K/, amarrar /R/, ...Outros: Bomba, conta /õ/-Algum, presunto/~u/-(am/an, em/en, im/in, om/on, um/um)

Dífono é quando a pronúncia é diferente da escrita. Exemplos: Sexo /Sequiço/, Fax /Faquisi/

Sílaba tônica /= Sílaba átona

Oxítona: a sílaba tônica é a última. Exemplo: Pará, soluções, Iguaçu, celular.Paroxítona: a sílaba tônica é a penúltima. Exemplo: urso, lisetta, cassete, casado.Proparoxítona: a sílaba tônica é a antepenúltima. Exemplo: célula, dramático.

Hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.Exemplo: Du-as, Ca-í-da, en-jo-ar.

Ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba.Exemplo: can–ção, fai–xa, Ca-sei-ra.

Tritongo é o encontro de uma semivogal + uma vogal + uma semivogal, sempre nessa ordem. Exemplo: Qu-a-i-s-quer, U-ru-gu-a-i.

Ortoepia é a definição de normas sobre a pronúncia de palavras de uma língua. Exemplo: /adivogado/ em vez de advogado.

Prosódia trata da correta acentuação tônica das palavras. Exemplo: /rubrica/ em vez de rubrica.

Page 2: Fonologia 10 28 2008

A Metafonia é um fenómeno fonético e fonológico que consiste na alteração do timbre de uma vogal tónica por influência de vogais próximas. Exemplo: socorros vira socórros, miolo vira miólos.