Fontes de Energia parte 2

13
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele 01 Bianca Letícia 04 Série: 8ªA

Transcript of Fontes de Energia parte 2

Page 1: Fontes de Energia parte 2

Fontes de Energia

ALUNAS: Alice Jaciele n° 01

Bianca Letícia nº 04

Série: 8ªA

Page 2: Fontes de Energia parte 2

Renováveis e Não-Renováveis

• Renováveis: são aquelas que se renovam continuamente na Natureza, sendo, por isso inesgotáveis.

• Não-Renováveis: são aquelas cujas reservas se esgotam, pois o seu processo de formação é muito lento comparado com o ritmo de consumo que o ser humano faz delas.

Page 3: Fontes de Energia parte 2

Hidrelétrica

É a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d’água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.

Page 4: Fontes de Energia parte 2

Nuclear Energia nuclear,  energia liberada durante a fissão ou fusão dos núcleos

atômicos. As quantidades de energia que podem ser obtidas mediante processos nucleares superam em muitas as que se pode obter mediante processos químicos, que só utilizam as regiões externas do átomo. o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo. Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.

Page 5: Fontes de Energia parte 2

SolarEnergia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa).

Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. 

A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba. A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar. Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados

Unidos e Alemanha.

Page 6: Fontes de Energia parte 2

EólicaGerada a partir do vento. Grandes hélices são

instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

Page 7: Fontes de Energia parte 2

BiomassaA biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria

orgânica produzida numa determinada área de um terreno. Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia. Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.

Page 8: Fontes de Energia parte 2

É a energia que um objeto possui pronta a ser convertida em energia cinética. Um martelo levantado, uma mola enroscada e um arco esticado de um atirador, todos possuem energia potencial. Esta energia está pronta para ser modificada em outras formas de energia e, conseqüentemente, realizar trabalho: quando o martelo cair, pregará um prego; a mola, quando solta, fará andar os ponteiros de um relógio; o arco disparará uma flecha. Assim que ocorrer algum movimento, a energia potencial da fonte diminui, enquanto se modifica em energia do movimento (energia cinética).

Potencial

Page 9: Fontes de Energia parte 2

CinéticaEnergia Cinética, é uma das formas da energia mecânica ,é

definida como energia de movimento, porque ela está associada ao estado de movimento de um corpo. Sua equação foi resultado do estudo do trabalho produzido por uma força mecânica, aplicada em um corpo em repouso ou já em movimento, alterando sua velocidade para um valor maior (acelerando-o) ou para um valor menor (retardando-o), produzindo no corpo uma nova quantidade de movimento. O conceito de energia cinética é aplicado na construção de Usinas Hidroelétricas.

Page 10: Fontes de Energia parte 2

MecânicaEnergia mecânica é a energia que pode ser transferida por meio

de força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento. A energia mecânica "E" que um corpo possui é a soma da sua energia cinética "c" mais energia potencial.

Page 11: Fontes de Energia parte 2

GeotérmicaEnergia geotérmica ou energia

geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior

Page 12: Fontes de Energia parte 2

Energia GravitacionalGerada a partir do movimento das águas oceânicas

nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.

Page 13: Fontes de Energia parte 2

Energia Fóssil Formada a milhões de anos a partir do acúmulo de

materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.