Formando e Informando - Ano 16 - N 33

12
Formando Informando & nos destaca, mas que nos diferenciam. O Conhecimento atitudes são as INFORMATIVO DO CFC ANO 16 Nº 33 Um Homem Chamado Luiz Homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga Festa Cultural Sustentabilidade na Escola Meio Ambiente Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável numa Perspectiva Cristã Luz e Vida

description

Informativo Colégio Fazer Crescer

Transcript of Formando e Informando - Ano 16 - N 33

Page 1: Formando e Informando - Ano 16 - N 33

FormandoInformando

&

nos destaca, mas que nos diferenciam.

O Conhecimento

atitudessão as

INFORMATIVO DO CFC ANO 16 Nº 33

Um Homem Chamado LuizHomenagem aos 100 anos

de Luiz Gonzaga

Festa Cultural

Sustentabilidadena Escola

Meio Ambiente

Responsabilidade Social eDesenvolvimento Sustentável

numa Perspectiva Cristã

Luz e Vida

Page 2: Formando e Informando - Ano 16 - N 33
Page 3: Formando e Informando - Ano 16 - N 33
Page 4: Formando e Informando - Ano 16 - N 33

04

Com intuito de promover e estimular a leitura, acontece a cada ano a nossa feira de livros. Nos dias 24 e 25 de abril recebemos a visita da escritora de livros infantis Cristiane Quintas. Foi um momento divertido e enriquecedor para nossos alunos.

FEIRA DO LIVRO

A Equipe Sub-15 do CFC saiu invicta da primeira etapa de sua chave da Nossa Liga 2012. Parabenizamos a todos os atletas!

NOSSA LIGA 2012

Um delicioso ‘‘Cup Cake’’ foi decora-do por mães e filhos que se delicia-ram nessa saborosa atividade. ‘‘A nossa vida tem mais sabor com você mamãe’’ foi a declaração que estava pairando no ar.

DIA DAS MÃES

TEATRO É CULTURA!

Os Músicos de Bremen foi o espetáculo que os alunos da Educação Infantil ao 3º ano do Fundamental assistiram. Efeitos especiais e excelente produção encantaram adultos e crianças.

RELEVO

Durante o 2º bimestre, os alunos dos 5º anos A, B e C estudaram o “Relevo Brasileiro”. A finalização desse trabalho culminou com a exposição de maquetes confeccionadas por eles, em que cada aluno apresentou os conhecimentos adquiridos para a comunidade escolar.

Page 5: Formando e Informando - Ano 16 - N 33
Page 6: Formando e Informando - Ano 16 - N 33
Page 7: Formando e Informando - Ano 16 - N 33
Page 8: Formando e Informando - Ano 16 - N 33
Page 9: Formando e Informando - Ano 16 - N 33

09

Page 10: Formando e Informando - Ano 16 - N 33

Todos nós almejamos uma vida dentro de um padrão mínimo de qualidade. Mas, o que é qualidade de vida para mim? Para melhor definir o significado de

responsabilidade social, precisamos entender o que significa qualidade de vida. Tenho feito esta pergunta em diversos seminários e palestras nos últimos meses e tenho obtido as seguintes repostas: para se ter qualidade de vida precisamos de acesso a uma boa alimentação, moradia, saúde, mobilida-de, segurança, oportunidade de emprego e renda, bons relacionamentos, liberdade de expressão, liberdade para viver a sua espiritualidade, acesso à educação, cultura e lazer, dentre outras coisas; como viver num ambiente de justiça, pautado por uma conduta ética e moral. Entretanto, quando agimos e desejamos esta mesma qualidade de vida para os outros, somos socialmente responsáveis. Ou seja, responsabilidade social está diretamente relacionada às nossas atitudes para com os outros, para com o nosso próximo e para com o ambiente em que vivemos.

Nesse conceito, já começamos a imaginar a primeira ligação com a Palavra de Deus quando Jesus diz: “...ame o seu próximo como a si mesmo” Mt 22:39. Amar não é apenas um sentimento, mas, uma decisão, uma atitude. Ninguém que diz que ama o próximo pode ficar inerte ao vê-lo passando por tribulações ou por necessidades. Amar o próximo significa desejar e agir para que ele possa sentir esse amor por meio de atitudes que o livre da fome, do desemprego, da doença, da falta de educação, da tristeza, da falta de oportunidades, da desesperança, do desespero e até do desprezo da sociedade.

Quando projetamos esse cuidado com o próximo e com o meio ambiente, não apenas para nossa geração, mas também, para as gerações futuras, chegamos ao conceito de desenvolvimento sustentável. Segundo a ONU, por meio da Comissão Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, desenvolvimento sustentável significa “Atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras atenderem as suas”. Significa qualificar o crescimento e reconciliar o desenvol-vimento econômico com a necessidade de preservar o meio ambiente (BINSWANGER, 2008, p. 41), sem prescin-dir das questões sociais. Ou seja, falar de sustentabilidade é falar de equilíbrio nas dimensões econômica, social e ambiental. Não se aceita um desenvolvimento que não promova a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a diminuição da pobreza e das desigualdades.

Quando lemos as palavras de Jesus em Mt 22:37-39, que diz: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendi-mento’’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a este: ‘’Ame o seu próximo como a si mesmo”, não podemos nos esquecer de que amar a Deus também significa amar e cuidar da sua criação (Gn 2:15; Cl 1:16; Cl 3:23).

Sustentabilidade é exemplo, é estilo de vida, assim como é ser cristão. Restam-nos, então, as seguintes perguntas: que tipo de mundo estamos deixando para nossos filhos? E que tipo de filhos estamos deixando para nosso mundo?

Reflita, conscientize-se, comprometa-se e tenha a atitude cristã de promover o desenvolvimento sustentável com responsabilidade social. Que Deus nos abençoe ricamente!

Luz e Vida

Responsabilidade Social

numa Perspectiva CristãDesenvolvimento Sustentável

&

MÁRCIO WAKED DE MORAES REGOMestre em Gestão do Desenvolvimento Local

Sustentável pela UPE, Pós Graduado em Marketing e Gestão Empresarial, Membro do Conselho de Administração do Instituto Ação

Empresarial pela Cidadania, Sócio Fundador e Diretor Executivo da Bio Fair Trade, Docente

MBA do CEDEPE e do MBA da UNICAP

Mateus 22:37,39

Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Ame o seu próximo como a si mesmo.

10

Page 11: Formando e Informando - Ano 16 - N 33
Page 12: Formando e Informando - Ano 16 - N 33