FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS

7
FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS Equipe: Equipe: Kátia – BA Kátia – BA Aparecida - BA Aparecida - BA Eliana – PA Eliana – PA Ana Valéria – AP Ana Valéria – AP Nair – AM Nair – AM Silvana – AP Silvana – AP Graça – SP Graça – SP Suelene – MG Suelene – MG Paula - MG Paula - MG Virginia – CE Virginia – CE Cecília _- Apoio Cecília _- Apoio

description

FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS. Equipe: Kátia – BA Aparecida - BA Eliana – PA Ana Valéria – AP Nair – AM Silvana – AP Graça – SP Suelene – MG Paula - MG Virginia – CE Cecília _- Apoio. 1) COMO AS ESCOLAS PODERIAM SE ORGANIZAR PARA IDENTIFICAR ESTES PROFISSIONAIS. - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS

Page 1: FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS

FORMAS DE ACESSO AO PROFAPSFORMAS DE ACESSO AO PROFAPSASPECTOS PEDAGÓGICOSASPECTOS PEDAGÓGICOS

Equipe:Equipe:Kátia – BAKátia – BA

Aparecida - BAAparecida - BAEliana – PAEliana – PA

Ana Valéria – APAna Valéria – APNair – AMNair – AM

Silvana – APSilvana – APGraça – SPGraça – SP

Suelene – MGSuelene – MGPaula - MGPaula - MG

Virginia – CEVirginia – CECecília _- ApoioCecília _- Apoio

Page 2: FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS

1) COMO AS ESCOLAS PODERIAM SE ORGANIZAR 1) COMO AS ESCOLAS PODERIAM SE ORGANIZAR PARA IDENTIFICAR ESTES PROFISSIONAISPARA IDENTIFICAR ESTES PROFISSIONAIS

Articulando-se com as instâncias de Articulando-se com as instâncias de controle social e de decisões do SUS controle social e de decisões do SUS (conselhos municipais, estadual, CIB,CIR (conselhos municipais, estadual, CIB,CIR ou CIB micro, pólos e fóruns de educação ou CIB micro, pólos e fóruns de educação permanente em saúde, secretaria estadual permanente em saúde, secretaria estadual e municipais de saúde e outros.e municipais de saúde e outros.Realizar o diagnóstico dos trabalhadores Realizar o diagnóstico dos trabalhadores que necessitam de habilitação\que necessitam de habilitação\qualificação, com os gestores municipais e qualificação, com os gestores municipais e instancias técnico-politicas acima citados.instancias técnico-politicas acima citados.

Page 3: FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS

A perspectiva é de inclusão social, tanto A perspectiva é de inclusão social, tanto para aqueles que já estão no setor de para aqueles que já estão no setor de saúde (SUS), quanto para aqueles que saúde (SUS), quanto para aqueles que necessitem serem incluídos em processo de necessitem serem incluídos em processo de formação para atender o SUS, a partir dos formação para atender o SUS, a partir dos seguintes critérios:seguintes critérios:

evitar clientelismo político, ver formas do evitar clientelismo político, ver formas do candidato estar vinculado ao serviço, que candidato estar vinculado ao serviço, que possam ser escolhido pela comunidade e possam ser escolhido pela comunidade e validado junto aos conselhos municipais de validado junto aos conselhos municipais de saúde.saúde.

articular com outros projetos sociais de articular com outros projetos sociais de inclusão de jovens e adultos, a exemplo do inclusão de jovens e adultos, a exemplo do EJA, Projovem, Escola aberta, ampliação EJA, Projovem, Escola aberta, ampliação das conexões dos saberes.das conexões dos saberes.

Page 4: FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS

Quais as estratégias de busca?Quais as estratégias de busca?

Priorizar os estabelecimentos públicos Priorizar os estabelecimentos públicos de acordo com a porcentagem a sua de acordo com a porcentagem a sua vocação para o SUS.vocação para o SUS.

Priorizar os estabelecimentos privados Priorizar os estabelecimentos privados de acordo com investimentos no SUS de acordo com investimentos no SUS em termos de números de leitos, em termos de números de leitos, exames complementares disponíveis, exames complementares disponíveis, etc.etc.

Page 5: FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS

3) Quais as estratégias para atender a demanda de 3) Quais as estratégias para atender a demanda de profissionais que não possuam a escolaridade profissionais que não possuam a escolaridade necessária para a realização do curso de educação necessária para a realização do curso de educação profissional?profissional?

Parceria/articulação/estreitamento/vínculo/Parceria/articulação/estreitamento/vínculo/planejamento do MS com o MEC para desenvolver planejamento do MS com o MEC para desenvolver estratégia de formação básica (ex. PROEJA e estratégia de formação básica (ex. PROEJA e outras modalidades de educação de adultos.outras modalidades de educação de adultos.

Desenvolver estratégias diferenciadas para as Desenvolver estratégias diferenciadas para as regiões norte e nordeste, que contemplem suas regiões norte e nordeste, que contemplem suas dificuldades loco-regionais de acesso (mais dificuldades loco-regionais de acesso (mais flexibilidade dos processos e alocação flexibilidade dos processos e alocação diferenciada de recursos)diferenciada de recursos)

Page 6: FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS

2) Quais as estratégias de mobilização para 2) Quais as estratégias de mobilização para buscarmos estes trabalhadores?buscarmos estes trabalhadores?

Quem seriam estes trabalhadores? Quem seriam estes trabalhadores? A)Trabalhadores do SUS, que atuam de A)Trabalhadores do SUS, que atuam de forma irregular/em desvio de função/ forma irregular/em desvio de função/ exercentes e/ou atendentes de uma exercentes e/ou atendentes de uma determinada profissão.determinada profissão.

B) trabalhadores para os quais não existe B) trabalhadores para os quais não existe quadro em numero suficiente no setor de quadro em numero suficiente no setor de saude, necessitando de recrutamento na saude, necessitando de recrutamento na comunidadecomunidade

Page 7: FORMAS DE ACESSO AO PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS

4) Quais as estratégias pedagógicas a ser 4) Quais as estratégias pedagógicas a ser desenvolvidas pelas escolas a fim de garantir a desenvolvidas pelas escolas a fim de garantir a permanência do trabalhador ns cursos frente as permanência do trabalhador ns cursos frente as dificuldades de conciliação ensino-serviço?dificuldades de conciliação ensino-serviço?

Critérios:Critérios:

1)1) Construção coletiva do referencial curricular do curso, Construção coletiva do referencial curricular do curso, buscando a integração do mundo do trabalho com o buscando a integração do mundo do trabalho com o mundo do ensino, com uma metodologia problematizadora mundo do ensino, com uma metodologia problematizadora que leve o individuo a contribuir na construção do que leve o individuo a contribuir na construção do conhecimento, partindo das diretrizes curriculares conhecimento, partindo das diretrizes curriculares baseadas no desenvolvimento de competencias e baseadas no desenvolvimento de competencias e habilidades: saber fazer, saber-saber, saber ser ou agir. habilidades: saber fazer, saber-saber, saber ser ou agir.

2)2) Destacou-se alguns eixos transversais: humanização, Destacou-se alguns eixos transversais: humanização, políticas públicas, ética, trabalho em equipe, educação políticas públicas, ética, trabalho em equipe, educação ambiental, trabalho com a comunidade.ambiental, trabalho com a comunidade.

3) Preparação do docente para atender a proposta pedagógica3) Preparação do docente para atender a proposta pedagógica