FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A...

22
FORMULAÇÃO FORMULAÇÃO DE DE ESTRATÉGIAS ESTRATÉGIAS

Transcript of FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A...

Page 1: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

FORMULAÇÃOFORMULAÇÃODEDE

ESTRATÉGIASESTRATÉGIAS

Page 2: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

22

Missão OrganizacionalMissão Organizacional

Ponto central do Planejamento Ponto central do Planejamento Estratégico.Estratégico.

A razão de ser da nossa Organização.A razão de ser da nossa Organização.

O motivo da sua existência.O motivo da sua existência.

Qual é o nosso negócio.Qual é o nosso negócio.

O que somos em essência.O que somos em essência.

Page 3: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

33

MissãoMissão Delimita a sua atuação no espaço de negócio escolhido. Procura estabelecer uma perspectiva comum sobre o

futuro e sobre o papel da organização face à realidade. É o enunciado do papel que a organização pretende

desempenhar em relação às oportunidades e ameaças apresentadas pelo seu ambiente de negócio

Pressupostos para a definição da Missão:“Quem é e onde está o nosso cliente?”“Quem poderá vir a ser o nosso cliente?”“O que podemos fazer para manter os primeiros clientes e conquistar os demais?’“O que compra nosso cliente?”“Como nossas competências distintivas poderão ser utilizadas para significar vantagem competitiva sustentável?”

Page 4: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

44

Missão do Banco do BrasilMissão do Banco do Brasil

Ser a solução em serviços e Ser a solução em serviços e intermediação financeira, atender a intermediação financeira, atender a expectativa dos clientes e acionistas, expectativa dos clientes e acionistas, fortalecer o compromisso entre fortalecer o compromisso entre funcionários e a empresa e ser útil à funcionários e a empresa e ser útil à sociedade.sociedade.

Page 5: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

55

Missão dos CorreiosMissão dos Correios

Interconectar pessoas e organizações no Interconectar pessoas e organizações no Brasil e no mundo, garantindo o Brasil e no mundo, garantindo o atendimento de suas necessidades de atendimento de suas necessidades de serviços de correios.serviços de correios.

Page 6: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

66

Missão da IBMMissão da IBM

Proporcionar soluções criativas e Proporcionar soluções criativas e inovadoras de informação e que inovadoras de informação e que agreguem valor aos clientes.agreguem valor aos clientes.

Page 7: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

77

SloganSlogan

A identidade de uma organização.A identidade de uma organização.

Resume a sua missão.Resume a sua missão.

Define o seu negócio.Define o seu negócio.

Serve a sua marca.Serve a sua marca.

Page 8: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

88

Slogan – ExemplosSlogan – Exemplos

Philips: Philips: Let´s make things better.Let´s make things better.

Xerox:Xerox:The Document Company.The Document Company.

Microsoft:Microsoft:Inventando o que você precisa.Inventando o que você precisa.

Coca Cola:Coca Cola:Curta Coca Cola.Curta Coca Cola.

HSBC:HSBC:Seu mundo de serviços financeiros.Seu mundo de serviços financeiros.

Intelig:Intelig:Um jeito novo de fazer telecomunicações.Um jeito novo de fazer telecomunicações.

Page 9: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

99

VisãoVisão

A imagem do nosso futuro.A imagem do nosso futuro.

Projeto de realização de objetivos.Projeto de realização de objetivos.

A criação do nosso destino.A criação do nosso destino.

O que almejamos ser.O que almejamos ser.

Page 10: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

1010

Visão do Banco ItaúVisão do Banco Itaú

Ser o Banco líder em performance, Ser o Banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos a qualidade total e a satisfação dos clientes.clientes.

Page 11: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

1111

VisãoVisão Como se pretende que a organização seja vista e

reconhecida. É uma projeção das oportunidades futuras do

negócio da organização e uma concentração de esforços na sua busca

Onde desejamos colocar a organização e Como incorporar as inovações necessárias ao seu

atingimento. É semelhante a um sonho. Mas ao contrário do

sonho, ela diz respeito à realidade.Características:Vinculada à realidadeFlexívelAtemporalDesafiadoraCompartilhada

Page 12: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

1212

Fatores a serem considerados Fatores a serem considerados na elaboração da visãona elaboração da visão

Aprendizado sobre o mercado e seu ambiente Aprendizado sobre o mercado e seu ambiente de atuação;de atuação;

Participação na mente dos consumidores, Participação na mente dos consumidores, através da marca;através da marca;

Capacidade de criar e administrar alianças, Capacidade de criar e administrar alianças, coalizões e parcerias;coalizões e parcerias;

Desenvolvimento de competências distintivasDesenvolvimento de competências distintivas Habilidade em desenvolver e explorar o Habilidade em desenvolver e explorar o

potencial humano, como suporte aos fatores potencial humano, como suporte aos fatores anteriores.anteriores.

Page 13: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

1313

Elementos para a Busca da Visão e Elementos para a Busca da Visão e Cumprimento da MissãoCumprimento da Missão

LIDERANÇA

SENSO DE URGÊNCIA

CENÁRIO E ESTRUTURA

CAPACIDADE PARA MUDANÇA

VISÃO

Comprometimento e envolvimento Parcerias

Propensão para mudança Energização

Projetar o que, como, quando e por que Adequar a estrutura para favorecer a mudança

Pessoas, tecnologias e métodos. Know-how e habilidades. Projeto de Gestão

Page 14: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

1414

Competências DistintivasCompetências Distintivas

A visão e a missão precisam se apoiar em um conjunto de competências desenvolvidas para explorar as oportunidades atuais e buscar as oportunidades futuras.

Competências distintivas é o conjunto de habilidades e competências que a organização precisa desenvolver e manter tornando-se única.

Resultam da capacidade da organização em harmonizar suas habilidades: humanas, tecnológicas e financeiras.

Page 15: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

Administração Estratégica – J.A. CafferAdministração Estratégica – J.A. Caffer 1515

EXEMPLO DE NEGÓCIO, VISÃO, MISSÃO E EXEMPLO DE NEGÓCIO, VISÃO, MISSÃO E COMPETÊNCIAS DISTINTIVASCOMPETÊNCIAS DISTINTIVAS

DE UMA EMPRESA DE MEDICAMENTOS

•Negócio: Restabelecimento e manutenção da saúde

•Visão: Ser a melhor referência em medicamentos eficazes e seguros voltados para o restabelecimento e manutenção da saúde da população infantil

•Missão: Contribuir para o restabelecimento e manutenção da saúde da população infantil com medicamentos seguros, eficazes e de baixo custo voltados prioritariamente para o mercado ético

•Competências distintivas: Relacionamento com entidades de pesquisa; tradição e reputação junto à classe médica; marcas consolidadas; bom relacionamento com a rede de distribuidores.

Page 16: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

1616

EXEMPLO DE NEGÓCIO, VISÃO, MISSÃO EXEMPLO DE NEGÓCIO, VISÃO, MISSÃO E COMPETÊNCIAS DISTINTIVASE COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS

DE UM HOTELDE UM HOTELNegócioNegócio: Lazer: LazerVisão:Visão: Ser a principal escolha para quem busca, através Ser a principal escolha para quem busca, através

do turismo, alegria e descontração.do turismo, alegria e descontração.MissãoMissão: Proporcionar lazer individual e coletivo através de : Proporcionar lazer individual e coletivo através de

hospedagens, eventos e atividades que gerem alegria e hospedagens, eventos e atividades que gerem alegria e descontração a pessoas que viagem com objetivos descontração a pessoas que viagem com objetivos turísticos.turísticos.

Competências Distintivas:Competências Distintivas: recursos naturais, criação de recursos naturais, criação de uma infra-estrutura, equipamentos e instalações únicos. uma infra-estrutura, equipamentos e instalações únicos. Pacotes turísticos que representem um valor superior Pacotes turísticos que representem um valor superior às outras alternativas consideradas pelo turista. às outras alternativas consideradas pelo turista. Relações com operadoras de turismo, com a imprensa Relações com operadoras de turismo, com a imprensa especializada e prestadores de serviços.especializada e prestadores de serviços.

Page 17: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

1717

EXEMPLO DE NEGÓCIO, VISÃO, MISSÃO E EXEMPLO DE NEGÓCIO, VISÃO, MISSÃO E COMPETÊNCIAS DISTINTIVASCOMPETÊNCIAS DISTINTIVAS

Em sua fase pioneira, em que o telefone era uma das Em sua fase pioneira, em que o telefone era uma das aspirações do cidadão comum, aaspirações do cidadão comum, a ATTATT tinha como missão tinha como missão dotar cada lar norte-americano de um telefone preto. dotar cada lar norte-americano de um telefone preto.

  NegócioNegócio:: Telecomunicação Telecomunicação  VisãoVisão:: Ser a melhor prestadora de serviços de Ser a melhor prestadora de serviços de

telecomunicações e transmissão de dados do Mundotelecomunicações e transmissão de dados do Mundo  MissãoMissão: : Contribuir para a interação entre pessoas, através Contribuir para a interação entre pessoas, através

de sistemas de telecomunicações que incorporem a de sistemas de telecomunicações que incorporem a tecnologia de última geração, proporcionando valor ao tecnologia de última geração, proporcionando valor ao usuário.usuário.

Page 18: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

1818

ObjetivosObjetivos

Os objetivos gerais representam fins Os objetivos gerais representam fins genéricos desejados.genéricos desejados.

Os objetivos gerais orientam os esforços da Os objetivos gerais orientam os esforços da empresa.empresa.

Os objetivos específicos, geralmente, contém Os objetivos específicos, geralmente, contém a quantificação dos gerais.a quantificação dos gerais.

É necessário levar em conta todos que É necessário levar em conta todos que interagem com Empresa.interagem com Empresa.

Balanceamento de interesses entre Balanceamento de interesses entre Acionistas e a Administração.Acionistas e a Administração.

Page 19: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

1919

ExemplosExemplosOnde estamos ( 2005)Onde estamos ( 2005) Onde queremos estar Onde queremos estar

( 2010)( 2010)

Dominamos 30% do Dominamos 30% do MercadoMercado

Queremos chegar a 45% Queremos chegar a 45% do Mercado.do Mercado.

Utilizamos tecnologia de Utilizamos tecnologia de terceira geraçãoterceira geração

Queremos possuir Queremos possuir tecnologia de quarta tecnologia de quarta geração.geração.

O faturamento por O faturamento por funcionário é U$ funcionário é U$ 20.000,0020.000,00

O faturamento por O faturamento por empregado deverá ser U$ empregado deverá ser U$ 30.000,0030.000,00

Temos 1.000.000 de Temos 1.000.000 de ClientesClientes

Queremos atingir Queremos atingir 1.500.000 de Clientes.1.500.000 de Clientes.

Page 20: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

2020

Fatores Críticos de SucessoFatores Críticos de Sucesso

O que a organização não pode deixar de fazer O que a organização não pode deixar de fazer para visão seja alcançada.para visão seja alcançada.

Aprendizado e Crescimento:Aprendizado e Crescimento:– Conquista e retenção de talentos.Conquista e retenção de talentos.– Gestão do Conhecimento.Gestão do Conhecimento.– Intercâmbio e acesso à informação.Intercâmbio e acesso à informação.

Processos Internos:Processos Internos:– Melhoria contínua.Melhoria contínua.– Aumento da produtividade.Aumento da produtividade.– Baixo custo de produção.Baixo custo de produção.– Inovação nos processos, produtos e serviços.Inovação nos processos, produtos e serviços.

Page 21: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

2121

Fatores Críticos de SucessoFatores Críticos de SucessoClientesClientes– Satisfação dos Clientes.Satisfação dos Clientes.– Atendimento dos Clientes.Atendimento dos Clientes.– Retenção do Cliente. Retenção do Cliente. – Aumento do valor para o Cliente.Aumento do valor para o Cliente.Finanças:Finanças:– Lucratividade.Lucratividade.– Retorno de Investimento.Retorno de Investimento.– Fluxo de Caixa.Fluxo de Caixa.

Page 22: FORMULAÇÃODEESTRATÉGIAS 2 Missão Organizacional Ponto central do Planejamento Estratégico. A razão de ser da nossa Organização. O motivo da sua existência.

2222

BibliografiaBibliografia

WRIGHT, P; KROLL, M.J.; PARNELL, J; WRIGHT, P; KROLL, M.J.; PARNELL, J; Administração EstratégicaAdministração Estratégica; Atlas; São Paulo; 2000.; Atlas; São Paulo; 2000.

TAVARES, M. C.; TAVARES, M. C.; Gestão EstratégicaGestão Estratégica; Atlas; 2005; ; Atlas; 2005; São Paulo.São Paulo.

OLIVEIRA, D.P.R.; Planejamento Estratégico; Atlas; OLIVEIRA, D.P.R.; Planejamento Estratégico; Atlas; 2003; São Paulo.2003; São Paulo.

CERTO, S. C.; PETER, J.P.; CERTO, S. C.; PETER, J.P.; Administração Administração EstratégicaEstratégica; Makron; 1993; São Paulo.; Makron; 1993; São Paulo.