Forró e animação: EVL realiza festejos...

9
1 Junho de 2016 Forró e animação: EVL realiza festejos juninos

Transcript of Forró e animação: EVL realiza festejos...

1

Junho de 2016

Forró e animação: EVL realiza festejos juninos

2 3

Conteúdo

12 | Educação Religiosa: Sete con-selhos do Papa para viver bem o Ano da Misericórdia

03 | Projeto da Educação infantil valoriza cultura popular

05 | Coisas Interessantes para Pais Interssados: E agora pais?

06 | Cuidado com o planeta é dis-cutido Semana do Meio Ambiente 2016

08 | Forró e animação: EVL realiza festejos juninos

15 | Espaço ENEM

07 | EVL ganha seis troféus na etapa regional dos Jogos Escolares da Paraíba

11 | Curtas

14 | EMI doa brinquedos e livros para ala pediátrica do HU

10 | Semana do Conhecimento dis-cute sobre meio ambiente e sustenta-bilidade

04 | Bulliyng

EF I realiza projeto de conscien-tização sobre o bullying

EXPEDIENTEDireção: Irmã Terezinha F. LimaCoord. do Ensino Médio: Vicente AraújoCoord. do Ensino Fundamental II: Socorro Tavares

Coord. do Ensino Fundamental I: Rosinha SoaresCoord. da Educação Infantil: Irmã Maria José de MirandaEdição e Redação: Nayara MonteiroDiagramação: Thiago Xavier

PROJETO DA EDUCAÇÃO INFANTIL VALORIZA CULTURA POPULAR

Conhecer e preservar a cultura popu-lar. Foi pensando nisso que a Educação Infantil da Escola Virgem de Lourdes realizou, durante este mês de junho, o projeto “Cultura Popular” com as tur-mas do Infantil III, que teve finali-dade de valorizar o rico patrimônio da região, através de danças, músicas, co-midas típicas, cordéis e artesanatos.

Dois visitantes ajudaram neste tra-balho. O cantor Biliu de Campina falou aos alunos sobre a cultura regional e apresentou algumas de suas canções, bem como músicas clássicas nordes-tinas que são interpretadas por ele.

O advogado José Araújo do Nasci-mento também veio até à EVL e real-izou a declamação de alguns textos de Literatura de Cordel. Ele conversou com as crianças sobre as manifestações culturais de nossa cidade, enfatizan-do “O Maior São João do Mundo”.

4 5

Bullying Coisas Interessantes Para Pais InteressadosEF I REALIZA PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO

SOBRE O BULLYING E AGORA PAIS?

Bullying é um termo da língua inglesa que se refere a atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa.

Infelizmente, é uma palavra que está na moda, devido à ocorrência de vários

casos. Para alertar os alunos sobre o assunto, o Ensino Fundamental I da Escola Virgem de Lourdes está realizando o Projeto Anti-Bullying. O projeto é uma ação para prevenção e combate ao bullying na Escola, conforme pedido pela Lei nº 13.185, de 06 de novembro de 2015.

No mês de maio, os alunos p a r t i c i p a r a m de palestras de c o n s c i e n t i z a ç ã o

Uma das preocupações mais recorrentes para os pais é como acompanhar as mudanças de comportamento dos filhos adolescentes. Compreendo por que existe essa angústia. A adolescência é uma fase em que as pessoas mais mudam. Elas são movidas por um terremoto hormonal que leva a um maremoto emocional. Por isso não é fácil a gente conviver com qualquer adolescente, que é mais chegado a um monólogo do que a um diálogo.

Mas, quando se é pai ou mãe, a gente não contabiliza só o bônus de viver os bons momentos, mas também o ônus das preocupações. E se é como os jovens dizem, que “pai ou mãe é tudo igual, só muda o endereço”, os filhos também têm um ponto em comum: sempre geram preocupações nos pais, sejam recém-nascidos ou cinquentões. O que muda é “só” o tipo ou a idade da preocupação.

O acompanhamento durante a adolescência, portanto, deve ser apenas uma das atenções dos pais, que precisam ser ausentes demais para descobrir seus filhos apenas quando estes chegam à essa fase da vida, momento em que mudam a voz, as formas do corpo e deixam de ser aquela criancinha sem vontade própria. A adolescência é a hora da dúvida: o que fazer com os filhos? Deixá-los voar ou prendê-los numa gaiola?

Para simplificar a resposta, costumo dizer que filho é como pipa. Se está voando bem, dê linha. Se está mal, puxe e recolha, porque não está pronto ainda. Claro que gente não é pipa, é muito mais enrolado que isso, mas dá para conviver numa boa. Se o pai e a mãe acompanharam seus filhos desde o nascimento, estiveram presentes em todas as suas fases e foram companheiros, amigos e leais uns com os outros, não será na adolescência que os filhos vão desandar. Pelo menos costuma ser assim, via de regra... Os pais devem saber a medida certa da liberdade que darão aos filhos até eles conquistarem autonomia plena. O que jamais pode existir é castração ou indução por parte dos pais. Sei que é difícil dizer não, mas pais que amam seus filhos de verdade são obrigados às vezes a dizer um sonoro não. Só que esse “não” precisa ser dito na hora e na forma corretas. Tem de ser um não com propriedade, conteúdo e motivo, de modo que a negativa não caia no desgaste, não seja dita aleatoriamente. De nada adianta, por exemplo, dizer ao filho que não exagere na bebida se o pai faz isso.

Qualquer adolescente é um ser sujeito a trovoadas quando ouve um não. No entanto, se os pais sabem o que estão fazendo, até por conhecerem o mundo melhor do que os filhos, e acompanharam o desenvolvimento deles, pode ter certeza que uma primeira reação emocional não refletirá necessariamente seu comportamento futuro. A “rabugice” do pai ou da mãe pode deixá-lo irritado, fazendo-o bater a porta e sair com raiva. Se a posição dos pais foi colocada com firmeza e carinho, é certo que o adolescente vai cair em si e voltar atrás. O bom filho, criado dentro de princípios firmes, sempre ouve os pais e à casa torna.

Texto de Maria Helena Brito Izzo

sobre o assunto, ministradas pela psicóloga Jordânia Paiva. “É preciso que nós entendamos essa lei, para que possamos nos c o n s c i e n t i z a r e buscar uma c o n v i v ê n c i a saudável e respeitosa com nossos colegas”, explicou Jordânia.

A conversa,

lúdica e bastante explicativa, alertou os alunos sobre a prática do bullying e as consequências que isso pode acarretar para as vítimas e também para os agressores. “Quando entendemos o que isso gera nos outros, repensamos os nossos atos”, concluiu Jordânia.

6 7

EVL GANHA SEIS TROFÉUS NA ETAPA REGIONAL DOS JOGOS ESCOLARES DA PARAÍBA

EsportesMeio Ambiente

CUIDADO COM O PLANETA É DISCUTIDO SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2016

Entre os dias 16 e 20 de maio, o Ensino Fundamental II da Escola Virgem de Lourdes promoveu a nona edição da Semana do Meio Ambiente Lourdinas. O evento, que envolveu os alunos do 6º ao 9º ano, abordou o cuidado com o planeta, a partir do tema “O que fizemos com a nossa Casa Comum?”.

A escolha do assunto foi baseada na Campanha da Fraternidade 2016, que traz o tema “Casa Comum: Nossa Responsabilidade”. Além disso, o evento abriu espaço para discutir sobre o Ano Internacional das Leguminosas, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Abrindo a programação, os alunos assistiram ao filme “Uma Verdade Inconveniente”, que trata sobre o aquecimento global, mostrando as atitudes dos seres humanos e suas consequências em uma possível catástrofe climática. Durante a exibição, os professores levantavam algumas

questões para o debate.No dia seguinte, os alunos do 6º e 7º Anos

participaram de uma palestra. Sob o tema “Nossa Casa Comum”, o biólogo e professor Dr. Helder Neves de Albuquerque, abordou as ações antrópicas no meio ambiente, mostrando o homem como o maior responsável pela degradação da natureza.

Dando seguimento, o dia 18 marcado pela palestra “O peso do homem na natureza”, ministrada pelo professor Daniel Duarte, do Centro de Ciências Agrárias da UFPB. Ele mostrou a evolução da espécie humana, assinalando que ao se desenvolver o homem foi degradando o meio ambiente.

Para marcar o último dia da Semana, os alunos realizaram uma exposição de trabalhos no Pátio da EVL. Outro atrativo do encerramento foi a Feira Agroecológica, que comercializou produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e de hormônios.

No mês de maio, alunos do Ensino Fun-damental II e do Ensino Médio Inovador da Escola Virgem de Lourdes participar-am da etapa regional da edição 2016 dos Jogos Escolares da Paraíba.

Os alunos foram divididos em sete equi-pes e disputaram nas três principais mo-dalidades oferecidas pela EVL: Voleibol, Futsal e Basquete. Seis equipes foram para a final das competições, recebendo troféus, e uma participou de semifinal. Além disso, duas alunas também partic-iparam da modalidade Natação.

“Todas as equipes campeãs estão classi-ficadas para a etapa estadual, que acon-tecerá em agosto, onde participarão da fase final com as outras três melhores equipes do Estado”, comentou o pro-fessor Leandro Dutra, reforçando que as equipes de Voleibol e de Basquete da EVL estão entre as quatro melhores da Paraíba.

Veja abaixo o resultado da EVL nos Jogos Escolares:

Voleibol: Finalista com as quatro equipes- Campeão infantil feminino- Campeão infantil masculino- Vice Campeão juvenil feminino- Vice Campeão juvenil masculino

Basquete: Finalista com as duas equipes.- Campeão infantil masculino- Campeão juvenil masculino

Futsal: Semifinalista- Semifinalista entre mais de 30 equipes em disputa.

8 9

FORRÓ E ANIMAÇÃO:EVL REALIZA FESTEJOS JUNINOS

O mês de junho é tempo de festejar o São João e, por isso, o clima junino toma conta de todos os lugares. Na Escola Virgem de Lourdes não pode-ria ser diferente e foi neste clima que todos os níveis de ensino realizaram sua festa junina.O arraial foi aberto no dia 04 de junho pelo Ensino Fundamental II. Os alu-nos foram animados por um trio de forró, que cantou e tocou clássicos da música nordestina, bem como músi-cas de sucesso atual. O arrasta-pé fi-cou completo quando os professores Marcelo Quaresma e Ana Paula Melo organizaram uma quadrilha junina.Na tarde do mesmo dia, foi a vez do Ensino Fundamental I. Com o tema “Lampião nos contos do Sertão”, o 14º Forroteando Lourdinas foi iniciado com forró, comidas típicas e brinca-

deiras juninas. O 1º Ano apresentou a dança “Os Brincantes Juninos”, en-quanto o 2º Ano deu um show com a coreografia “São João na Roça”. Os alunos do 3º Ano arrastaram o pé e apresentaram o “Xoteando”. Os alunos do 4º Ano animaram a plateia com a apresentação “Quadrilhando” e, para encerrar a tarde, o 5º Ano apresentou o tema do evento “Lampião nos contos do Sertão”, reunindo teatro e dança.

O arrasta-pé do Ensino Médio Inova-dor aconteceu no dia 14 de junho. Um trio de forró esperava os alunos de 1ª a 3ª Série para animar e dar início à festança. Ao som da sanfona, zabum-ba e triângulo, os jovens se deliciar-am com as comidas: bolo, tapioca e cachorro-quente. Como toda festa de São João, também aconteceu a quad-rilha junina.A turma da Educação Infantil encer-rou os festejos juninos. Com muita alegria, os filhos contagiaram seus pais, que estavam na plateia, fazendo dessa uma verdadeira festa junina. E, o que não podia faltar eram comidas típicas e a quadrilha para lá de anima-da. Ao fim, ninguém queria que a festa acabasse.

10 11

CurtasPAIS PARTICIPAM DE WORKSHOP PARA ORIENTAÇÃO PROFIS-SIONAL DOS ALUNOS DO EMI

O Ensino Médio Inovador da Escola Virgem de Lourdes realizou, no dia 23 de maio, o 1º Workshop – Pais Lourdinas na Orientação Profissional, dentro do projeto OPEE, com o objetivo de incluir os pais na atualização das informações relativas aos diversos campos profissionais.

Os pais falaram aos alunos da 1ª Série do EMI sobre doze cursos: Administração, Enfermagem, Farmácia, Jornalismo, Marketing, Direito, Medicina, Odontologia e as Engenharias

Ambiental, Civil, Elétrica e Química. Os convidados falaram sobre sua vivência acadêmica e atuação profissional.

MÉDICA FALA SOBRE O CORPO HUMANO PARA ALUNOS DO 3º ANO

Os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental I da Escola Virgem de Lourdes participaram, no dia 10 de maio, de mais um “Trocando Ideias”, momento de partilha com profissionais sobre assuntos abordados no módulo de Ciências Naturais.

Desta vez, as crianças receberam a médica Patrícia Spara, mãe do aluno Matheus Spara, do 3º Ano A. Ela abordou o tema “Uma viagem pela máquina fantástica: o corpo humano”, falando sobre músculos, ossos e órgãos.

SEMANA DO CONHECIMENTO DISCUTE SOBRE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

A Escola Virgem de Lourdes realizou, no período de 01 a 03 de junho, a Semana do Conhecimento Lourdinas 2016. O evento, voltado para os alunos do Ensino Médio Inovador, discutiu sobre temáticas que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade. Tomando como base os assuntos adotados este ano pela Campanha da Fraternidade, pela Assembleia Geral das Nações Unidas e pela UNESCO, a Semana do Conhecimento abordou os temas “Casa Comum, nossa responsabilidade”, “Ano Internacional das Leguminosas” e “Ano Internacional do Entendimento Global”, respectivamente. A Semana foi aberta com mais uma edição do Café Filosófico. Desta vez, o evento discutiu sobre o tema “O poder do conhecimento e da informação – Os ecos de Humberto”. Para tanto, foram convidados os professores Rostand Melo e Leônidas Mendes. No dia seguinte, os alunos participaram de uma aula temática sobre “Leguminosas: relevância nutricional

e sua importância para a fisiologia desportiva”, ministrada pelo professor de Biologia da EVL, Rafael Bezerra, e pelo nutricionista Ted Medeiros. Eles falaram sobre as leguminosas e sua importância para o corpo humano. Para encerrar as atividades da Semana de Conhecimento Lourdinas 2016, a área de Linguagens e Códigos realizou uma apresentação teatral, que retratou a realidade de uma jovem que decidiu fazer um intercâmbio em Vancouver, no Canadá.

Conhecimento

12 13

Educação Religiosa

O Papa, por inspiração divina, anunciou o Ano da Misericórdia. Mas que ano é esse? Como devemos vivê-lo? Dentre tantos passos apresentados por Francisco na bula Misericordie Vultus (O Rosto da Misericórdia), elencamos dez conselhos.

Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai

1) Reconhecer a misericórdia do Pai em Jesus é o tema do Ano Santo: “Misericordiosos como o Pai”. Logo no início da bula, Francisco ensina: “Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai”. Mas como imitá-Lo em Sua misericórdia? Por meio do Filho, Jesus, reconhecer a misericórdia do Pai. Com o olhar no Cristo, é possível verificar que Deus é Pai, misericórdia, amor e vida, Ele é

Emanuel, o Santo. O primeiro conselho é reconhecer o Pai no Filho e seguir o que Ele ensinou e viveu.

A misericórdia do Senhor é para todos

2) Se é possível ver a misericórdia do Pai no Filho, se Ele é Santo, o segundo conselho é reconhecer-se pecador. No entanto, a misericórdia do Senhor é para todos, não podemos temê-Lo, mas confiar que Ele não se cansa de perdoar. “Nós é que nos cansamos de pedir perdão”, já frisou o Papa em seus ensinamentos. Reconhecer-se pecador é o mesmo que dizer “sou alvo da misericórdia do Pai”.

Tempo de busca pelo sacramento da reconciliação

3) Ir em busca do perdão. O Papa

ressalta que é tempo de misericórdia; então, é tempo de buscar o sacramento da reconciliação, fazer um bom exame de consciência, estar arrependido, ter a firme resolução de não pecar mais, confessar e viver uma vida nova em Cristo. Francisco chamou à atenção os confessores e sacerdotes, para que tenham um especial cuidado de acolher, orientar e perdoar os penitentes.

Perdão para si ou para algum falecido4) Nesse Ano da Misericórdia, a Igreja oferecerá abundantes graças aos fiéis,

oferecerá indulgências e o perdão dos pecados devido às suas consequências. Perdão para si ou para algum falecido. Quem poderá recebê-lo? Aqueles que estiverem em estado de graça, que participarem da comunhão eucarística, rezarem pelo Papa e fizerem uma peregrinação passando pela Porta Santa.

A misericórdia não é algo abstrato5) A misericórdia não é algo abstrato, mas muito concreto como o amor de mãe,

ou seja, provém do íntimo de Deus, ensina o Papa. A mãe ama com carinho, afeto e, ao mesmo tempo, com firmeza e verdade; assim, Deus nos ama e nos convida a fazer o mesmo. Diante da misericórdia que se recebe, como concretamente traduzi-la?

As obras de misericórdia6) Concretamente, o Papa recorda algo que a Igreja ensina e vive há muito

tempo: as obras de misericórdia, que podem ser espirituais e corporais. As obras de misericórdia espirituais são: instruir, aconselhar, corrigir, perdoar e ter paciência. Já as obras de misericórdia corporais são: dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir o nu, dar abrigo a quem não tem, visitar os doentes e presos, sepultar os mortos, praticar a justiça e dar esmola.

Porta-voz da misericórdia do Pai7) Anunciadores da misericórdia, a Igreja deve ser porta-voz da misericórdia

do Pai. Francisco recordou São João Paulo II, quando este, na sua encíclica Dives in Misericordia, falou sobre o esquecimento dessa palavra e atitude: agir com misericórdia. Neste mundo, a Igreja tem a missão de chegar ao coração e à mente de cada pessoa com a misericórdia divina. A Igreja, claro que não apenas as pessoas que fazem parte do clero ou fizeram algum tipo de voto, mas todos os batizados e ungidos pelo Senhor são instrumentos, são os braços, os pés, as mãos do Senhor. O clero e os leigos, juntos, revelam o Rosto da Misericórdia.

Que a nossa resposta hoje e sempre seja de misericórdia com palavras e gestos concretos.

Fonte: Jovens Conectados

SETE CONSELHOS DO PAPA PARA VIVER BEM O ANO DA MISERICÓRDIA

14 15

Lourdinas em Missão

EMI DOA BRINQUEDOS E LIVROS PARA ALA PEDIÁTRICA DO HU

Espaço ENEM

DICAS PARA SE DAR BEM NA PROVA DE INGLÊS

Ao optar pelo Inglês como o idioma da avaliação para língua estrangeira no Enem, você deve buscar compreender melhor o funcionamento do método avaliativo desse idioma para se sair bem. Muitas pessoas escolhem o inglês ao acaso, apenas por acharem que conhecem mais, têm mais contato com essa língua e, por isso, mais chances. Porém, apenas esse contato não é suficiente para lhe garantir uma boa pontuação no exame. Levando em consideração que as provas do Enem são contextualizadas, fizemos uma lista com algumas dicas de leitura que vão ajudá-lo(a) bastante na realização da prova.

Confira!

Identifique os textos de cada questão! Ao iniciar sua prova e, consequentemente, a leitura, reconheça o texto que você está lendo, isto é, identifique o tipo de texto com o qual você está lidando para poder fazer uso dos critérios corretos de avaliação para cada gênero. Os gêneros mais recorrentes nas provas do Enem são charges, narrações retiradas de livros, entrevistas ou outros textos jornalísticos.

Leia tudo em inglês! O hábito de ler em inglês só lhe trará benefícios na hora da realização da prova. Muitos alunos ficam perguntando-se por que esse tipo de prova é tão difícil, mas, na verdade, ela não é tão difícil assim, a dificuldade está na falta de costume de lidar com o idioma. Se a leitura de livros, quadrinhos, jornais, revistas, artigos, blogs, entre outros, em inglês fosse uma rotina, não haveria nenhuma dificuldade no momento de realizar as provas de interpretação de textos em inglês.

Mantenha-se atualizado sobre tudo! Atualmente, as provas de Enem e vestibulares englobam todo o conteúdo em um só universo, contextualizando todas as disciplinas em prol de um ou vários temas correlacionados entre si. Nesse contexto, as provas de inglês falam sobre o meio ambiente, economia, política, fenômenos geográficos e muito mais. Assim sendo, lembre-se de manter sua mente conectada com tudo que está ao seu redor.

Encontre a palavra-chave do texto! Como assim ache a palavra central do texto? Como fazer isso? Pode parecer, mas não é uma missão muito complicada. Encontrar a palavra-chave dos textos de cada questão lhe dará o caminho pelo qual você deverá direcionar sua atenção na prova. Junto à palavra-chave, está a ideia central do texto, e é por meio dela que você identificará o que precisa fazer para encontrar a alternativa correta.

Fonte: Mundo Educação

O Ensino Médio Inovador da Escola Virgem de Lourdes realizou, no dia 07 de junho, a doação de brinquedos e livros infantis para a Ala Pediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro. O gesto fez parte do projeto “Lourdi-nas em Missão”.

Para receber as doações, vieram até a EVL o superintendente do hospital, Dr. Homero Gustavo, a gerente de Atenção à Saúde, Dra. Consuelo Padilha, e a coordenadora de Atenção à Saúde, Dra. Cândida Diniz.

O professor Edgley Cassiano, que encabeçou a mobilização dos alunos de 1ª a 3ª Série, comentou que os jovens acolheram a campanha e colocaram em prática os valores transmitidos pela Escola, bem como os ensinamentos de Jesus relacionados ao amor pelo próximo.

Dr. Homero externou a gratidão pelo gesto realizado pela EVL. “Geral-mente, recebemos estas doações nos períodos de Natal e Dia das Crianças, mas temos pacientes que precisam de entretenimento o ano inteiro. Lançamos esta campanha na cidade e a Escola prontamente escutou o nosso apelo”, assinalou.

A ala pediátrica do HU tem 34 leitos de Pediatria Geral e 10 leitos de Cancerologia Pediátrica, que recebem crianças de Campina Grande e de outros municípios da Paraíba.

16