Foto: Ana Cristina Barreto - sobape.com.br web.pdf · Millenium Empresarial - Sala 208 - ... exames...

7
Nº 57 | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO 2011 I M P R E S S O www.sobape.com.br INFORMATIVO DA SOCIEDADE BAIANA DE PEDIATRIA, FILIADA À SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA E ASSOCIAÇÃO BAHIANA DE PEDIATRIA 35º Congresso Brasileiro de Pediatria: reflexões sobre desafios do novo século Falta menos de um mês para Salvador se transformar na capital da pediatria. Já está tudo pronto para o 35º Congresso Brasileiro de Pediatria, que será realizado de 8 a 12 de outubro, no Centro de Convenções da Bahia, e terá como tema “Pediatria Brasileira. Um novo século, novos desafios”. A maior e mais importante atividade da pediatria do país, promovida pela SBP em parceria com a SOBAPE, vai reunir cerca de 5 mil participantes de Salvador, da Bahia, de diversos estados brasileiros e de outros países, como Estados Unidos e Bélgica. Mais uma vez, estudantes e profissionais terão a oportunidade de trocar experiências e adquirir novos conhecimentos nas mais diversas áreas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.cbpediatria2011.com.br. Simultaneamente, serão realizados o 13º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica e o 8º Congresso Brasileiro de Reumatologia Pediátrica. Páginas 3, 4, 5 e 6 Palestrantes apresentam conteúdo das conferências Autismo, dificuldades escolares, obesidade, saúde mental e defesa profissional. Esses são alguns temas que compõem a programação do 35º Congresso Brasileiro de Pediatria. Saiba o que os palestrantes estão preparando para apresentar durante as conferências. Páginas 4 e 5 ARTIGO Conheça os assuntos relacionados à nutrição infantil que estão na programação do congresso. Página 6 35º Congresso Brasileiro de Pediatria: reflexões sobre desafios do novo século Foto: Ana Cristina Barreto

Transcript of Foto: Ana Cristina Barreto - sobape.com.br web.pdf · Millenium Empresarial - Sala 208 - ... exames...

Page 1: Foto: Ana Cristina Barreto - sobape.com.br web.pdf · Millenium Empresarial - Sala 208 - ... exames laboratoriais e de imagem que ... de alimentos para o público infantil” e de

Nº 57 | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO 2011

I M P R E S S O

www.sobape.com.br

INFORMATIVO DA SOCIEDADE BAIANA DE PEDIATRIA, FILIADA À SOCIEDADEBRASILEIRA DE PEDIATRIA E ASSOCIAÇÃO BAHIANA DE PEDIATRIA

35º Congresso Brasileiro de Pediatria:reflexões sobre desafios do novo século

Falta menos de um mês para Salvador se transformar na capitalda pediatria. Já está tudo pronto para o 35º CongressoBrasileiro de Pediatria, que será realizado de 8 a 12 deoutubro, no Centro de Convenções da Bahia, e terá como tema“Pediatria Brasileira. Um novo século, novos desafios”.A maior e mais importante atividade da pediatria do país,promovida pela SBP em parceria com a SOBAPE, vai reunircerca de 5 mil participantes de Salvador, da Bahia, de diversosestados brasileiros e de outros países, como Estados Unidos eBélgica. Mais uma vez, estudantes e profissionais terão aoportunidade de trocar experiências e adquirir novosconhecimentos nas mais diversas áreas.As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site:www.cbpediatria2011.com.br. Simultaneamente, serãorealizados o 13º Congresso Brasileiro de PneumologiaPediátrica e o 8º Congresso Brasileiro de ReumatologiaPediátrica.

Páginas 3, 4, 5 e 6

Palestrantes apresentamconteúdo das conferências

Autismo, dificuldades escolares, obesidade,saúde mental e defesa profissional. Esses

são alguns temas que compõem aprogramação do 35º Congresso

Brasileiro de Pediatria. Saiba o que ospalestrantes estão preparando paraapresentar durante as conferências.

Páginas 4 e 5

ARTIGO

Conheça os assuntos relacionados ànutrição infantil que estão naprogramação do congresso.

Página 6

35º Congresso Brasileiro de Pediatria:reflexões sobre desafios do novo século

Fot

o: A

na C

ristin

a B

arre

to

Page 2: Foto: Ana Cristina Barreto - sobape.com.br web.pdf · Millenium Empresarial - Sala 208 - ... exames laboratoriais e de imagem que ... de alimentos para o público infantil” e de

2

Presidente:Hans Walter Ferreira Greve

1ª Vice-presidente:Délia Cerviño Peleteiro

2ª Vice-presidente:Nadya Fernanda Modesto Habib

(Vitória da Conquista)

Secretária Geral:Maria de Lourdes Santiago Costa Leite

1º Secretário:José Carlos Junqueira Ayres Neto

2ª Secretária:Larissa Gaudenzi Lisboa de Oliveira

1ª Tesoureira:Kátia Machado Baptista Falcão

2º Tesoureiro:Gervásio Fernandes dos Santos

(Feira de Santana)

Diretora Científica:Helita Regina Freitas Cardoso de Azevedo

Diretor de Defesa Profissional:Fernando Antonio Castro Barreiro

Diretor de Patrimônio:Ivan Paulo Campos Guerra

Diretora de Marketing e Eventos:Nilcéa de Moura Freire

Comissão de Sindicância:Edazima Ferrari Bulhões

Leuser Americano da CostaHermila Tavares Villar Guedes

Lara de Araújo Torreão

Conselho Fiscal:Romilda Castro de Andrade Cairo

Círia Santana e Sant’AnnaIsa Menezes Lyra

Órgão Informativo Oficial da SociedadeBaiana de Pediatria (SOBAPE)

Edição: Ana Cristina Barreto | DRT/BA 1719Tiragem: 1.500 exemplares

Impressão: P&A Gráfica e Editora Ltda.

O conteúdo dos artigos publicados neste in-formativo é de responsabilidade exclusiva dosautores. A Sociedade Baiana de Pediatria nãose responsabiliza pelas opiniões emitidas emtextos assinados.

Av. Prof. Magalhães Neto, 1450Ed. Millenium Empresarial - Sala 208 -

Pituba - CEP 41810-012 - Salvador-BahiaTel/fax: (71) 3341-6013

email: [email protected]

7

HansGreve

EDIT

ORIA

LF

oto:

Pau

lo M

aced

o

Mais uma faceta se apresenta na difícil relação entre médicos eoperadoras de saúde: O não cumprimento de acordos. Não obstante tersido assinado um acordo entre a Comissão Estadual de HonoráriosMédicos e a Unidas (que congrega 28 operadoras de planos de saúde,entre elas a Petrobrás, Cassi e Geap) trinta dias após fomos surpreendidoscom a declaração da sua nova superintendente de que não haveriacondições técnicas e orçamentária para honrá-lo. Segundo o acordo, seriareajustada a consulta médica para R$60 e os procedimentos médicospassariam a ser calculados tomando como base a 5ª edição CBHPM.

Para nós, essa atitude não se configurou em nenhuma surpresa, vistoque acordos anteriormente assinados nunca foram cumpridos. Isso sódemonstra o desrespeito sistemático das operadoras de saúde para coma classe médica, mostrando mais uma vez que os pediatras brasileirosestão no caminho certo quando propõem o descredenciamento amplo,total e irrestrito como forma de resgatarmos a nossa dignidadeprofissional. Não há outro caminho. Vamos à luta!

Outro assunto que merece destaque é o nosso 35º CongressoBrasileiro de Pediatria, que, juntamente com os congressos dePneumologia e Reumatologia pediátricas já se encontra em sua fase finalde elaboração, ocorrendo de forma organizada e dentro do cronogramapreviamente elaborado. As atividades científicas estão dentro do maisalto nível, contemplando a maioria dos assuntos de interesse do pediatrageral e especialistas, sendo uma boa oportunidade de atualização paratodos.

Mais uma vez, conclamo a todos para participarem desse eventomaior da nossa especialidade. O nosso encontro está marcado. Até breve!

Hans GrevePresidente

Capacitar o pediatra emergencista para oreconhecimento e tratamento inicial de crian-ças e adolescentes em estado grave, normati-zando condutas iniciais até o encaminhamen-to dos pacientes à unidade de terapia intensi-va. Foi com esse objetivo que a SOBAPE rea-lizou, nos dias 2 e 3 de setembro, mais umaedição do Treinamento em Urgências e Emer-gências em Pediatria.

Além das aulas teóricas, houve discussãosobre as condutas adotadas pelos alunos e es-clarecimento de dúvidas, lembrando o fluxo-grama de atendimento.

“Foram apresentados cenários com casosclínicos, exames laboratoriais e de imagem quefacilitaram a discussão e conduta, simuladacom bonecos e materiais necessários a cadatema”, explica a coordenadora do curso e umadas instrutoras, a pediatra Lara Torreão.

O programa incluiu temas como Insufici-ência Respiratória, Asma, Bronquiolite, Pneu-monia, Sepse e choque séptico, Insuficiênciacardíaca, Parada cárdio-respiratória,Cetoacidose diabética, Convulsões,Traumatismo crânio-encefálico e Choquehipovolêmico

SOBAPE realiza treinamento emurgência e emergência em pediatria

O treinamento também teve como ins-trutores os pediatras Ângela Rodrigues, Pa-trícia Guedes, Paula Azi e Vinicius Cruz. Osparticipantes do curso receberam certificado.

Fot

os: L

ara

Torr

eão

Além do módulo teórico, programainclui parte prática

DEST

AQUE

O Dia do Pediatra (27 de julho)foi comemorado em Salvador comuma confraternização precedida dereflexão sobre a atividade profissi-onal no país. A SOBAPE convidouo secretário da Criança do DistritoFederal (DF), dr. Dioclécio Cam-pos Jr., para proferir a palestra:“Análise crítica sobre a redução donúmero de pediatras no Brasil”.

Após ser anunciado pelo presi-dente da SOBAPE, Dr. Hans Gre-ve, dr. Dioclécio iniciou sua apre-sentação convidando os pediatrasa fazerem algumas reflexões e lan-çou questionamentos: “Redução donúmero de pediatras é informaçãoque procede?”, “Quais são os indi-cadores que a fundamentam?”,“Qual é o número de pediatras ne-cessário ao país?”.

Citou como fatores queimpactam na atuação do pediatra alei do mercado: oferta X procura,distribuição de profissionais nopaís, planejamento da formação depediatras, taxas de fertilidade emortalidade.

O pediatra falou sobre os desa-fios para a pediatria, o que envolveredução da natalidade, qualidade dasaúde da criança, primazia do cui-dado sobre a terapêutica e trabalhoem equipe. Também destacouessencialidades exclusivas da pedia-

Dr. Diocléciofala aospediatras

Fot

os: S

OB

AP

E

Dia do Pediatra é comemorado com reflexão sobre atividade profissional

Art. 11. “É asseguradoatendimento médico à

criança e ao adolescente,através do Sistema Único deSaúde, garantido o acessouniversal e igualitário

às ações e serviços parapromoção, proteção e

recuperação da saúde”.(ECA, Art. 11).

tria, como a promoção do cresci-mento e desenvolvimento, identifi-cação dos agravos e tratamento,além da recuperação da sua nor-malidade.

Má distribuição

Após provocar reflexões, o se-cretário da Criança do DF fez umcomparativo entre o número depediatras no Brasil e na Europa,que é de 20/100mil e 17/100mil,respectivamente. Para ele, “não háfalta de pediatra no Brasil, mas umamá distribuição dos profissionais”.

Para finalizar, falou sobre os re-quisitos que considera essenciaispara o avanço da pediatria, mo-mento em que colocou a valoriza-ção profissional em primeiro lugar.

Destacou ainda “consciênciacorporativa, organização política dacategoria e mobilização pela defe-sa profissional”.

Dr. Dioclécio lembrou que oprofissional que cuida da criança edo adolescente precisa ser “pedia-tra cidadão”, atuando paradimensionar o valor da criança, re-verter o grau de abandono da po-pulação alvo da pediatria, lutar pelaconsolidação e garantia dos direi-tos da criança e do adolescente,baseados na Constituição Federal eno Estatuto da Criança e do Ado-lescente (ECA).

O encontro para comemorar oDia do Pediatra aconteceu no dia29 de julho na sede da AssociaçãoBaiana de Medicina (ABM), emOndina.

Dr. HansGreve(centro)convidadr. Dioclécio(à esquerda)para iniciar aapresentação

Page 3: Foto: Ana Cristina Barreto - sobape.com.br web.pdf · Millenium Empresarial - Sala 208 - ... exames laboratoriais e de imagem que ... de alimentos para o público infantil” e de

36

Ace

rvo

pess

oal

*Junaura Barretto épediatra-nutróloga,

membro doDepartamento de

Nutrologia daSociedade Brasileirade Pediatria (SBP),

membro doDepartamentoCientífico e da

Comissão de cursospré-congresso e

coordenadora doCANP que ocorreráno 35º Congresso de

pediatria.

JunauraBarretto*

ARTI

GO

No 35º Congresso Brasileiro de Pediatria, querealizar-se–á em Salvador do dia 7 ao dia 12 de outu-bro de 2011, serão abordados diversos tópicos relacio-nados à nutrição infantil.

Em destaque, tendo como curso pré-congresso,vale citar o CANP (Curso de Aprimoramento emNutrologia Pediátrica), que ocorrerá nos dias 7 e 8,com carga horária de 16h e cujos tópicos a serem abor-dados são: Aleitamento materno, Alimentação com-plementar, Avaliação da condição nutricional, Alimen-tação do escolar, pré-escolar e adolescente, Alergia ali-mentar, Desnutrição energético-proteica, Obesidade esíndrome metabólica, Alimentação do prematuro edeficiência de micronutrientes.

O CANP faz parte do Programa de Aprimoramen-to em Nutrologia Pediátrica (PANP), criado pela Socie-dade Brasileira de Pediatria (SBP) visando a auxiliar naprevenção e redução da prevalência de distúrbiosnutricionais no Brasil.

O programa, de abrangência nacional, é ligado àDiretoria de Cursos, Eventos e Promoções da SBP etem a coordenação geral de Roseli Oselka Saccardo Sarnie dra. Virginia Weffort.

Durante a programação do 35º Congresso, diver-sos temas de nutrologia também serão discutidos. Na“Alergia alimentar” serão abordados aspectos da dura-ção da doença e as repercussões das dietas de exclusãona saúde da criança. A partir do tema “Obesidade”,será motivo de debate a visão multidisciplinar, com o

Temas de Nutrologia terãodestaque no 35º Congresso

Brasileiro de Pediatriaenfoque do nutrólogo em aspectos nutricionais do tra-tamento da doença.

Também será tema de discussão “A propagandade alimentos para o público infantil” e de que maneiraestamos interferindo neste processo que chega às crian-ças sem qualquer proteção.

Temas recentes, como a programação metabólica,nos farão entender como as ações e intervenções pre-coces na gestação e na primeira infância influenciam nodesenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta,nos atualizando quanto a aspectos mais recentes daspesquisas científicas em nutrigenômica.

A abordagem dos transtornos alimentares, bemcomo a discussão sobre alguns desafios a vencer - asuplementação de ferro profilática na anemia ferropriva,a presença dos xenobióticos e segurança alimentar -,serão também apresentados em conferência e mesas-redondas.

Além da programação científica, recebemos diver-sos trabalhos científicos relacionados à nutrologia queserão apresentados oralmente ou expostos para apre-sentação em formato pôster.

Gostaria de salientar que o programa científico do35º Congresso Brasileiro de Pediatria foi elaborado comcarinho e, sobretudo, com a preocupação de nos manteratualizados diante de temas que são desafios, dificuldadesou novidades na nossa prática clínica.

Desejamos a todos um congresso nutrido de co-nhecimento e alegria!

FIQU

E PO

R DE

NTRO

Está tudo pronto para arealização do 35º CongressoBrasileiro de Pediatria, queacontece no Centro deConvenções da Bahia, emSalvador, de 8 a 12 de outubro.Os profissionais e estudantesinteressados em participar domaior e mais importante eventoda pediatria brasileira podemfazer a inscrição através do sitewww.cbpediatria2011.com.br até4 de outubro.“Pediatria Brasileira. Um novo século,novos desafios” é o tema docongresso promovido pelaSociedade Brasileira de Pediatria(SBP) em parceria com aSociedade Baiana de Pediatria(SOBAPE). Em paralelo, serãorealizados o 13º CongressoBrasileiro de PneumologiaPediátrica e o 8º CongressoBrasileiro de ReumatologiaPediátrica.Como atividades preparatórias, aprogramação inclui cursos pré-congresso, que serão realizadosnos dias 7 e 8, a partir das 7h. Aabertura do Congresso Brasileiroserá no dia 9, às 8h, no auditório

35º Congresso Brasileiro de Pediatria:Salvador recebe participantes de braços abertos

do Teatro Iemanjá, com aconferência “Terapia Transfusionalem Pediatria baseada emEvidências” a ser proferida pelahematologista pediátrica, LianeDaudt (RS).

Intercâmbio

Como garante o presidente daatividade, o pediatra FernandoBarreiro, diretor de DefesaProfissional da SOBAPE, oscongressistas terão uma grandeoportunidade de trocarexperiências com profissionaisbaianos, de outros estadosbrasileiros e de fora do país.“O temário é bastante abrangente,incluindo desde as questões maiscomuns ligadas ao dia a dia doprofissional em consultório eassuntos mais específicos atéaspectos ligados à valorização edefesa profissional”.O presidente da SOBAPE, dr.Hans Greve, reforça “aimportância desses eventos paranossa cidade e também para onosso estado, não só pelavisibilidade que trazem, mas,

sobretudo, pela qualidade dospalestrantes e temas que por elesserão discutidos”, avalia.“Em nome da SOBAPE,convoco a todos para participare também incentivar aparticipação dos colegas nessescongressos que, com todacerteza, ficarão indelevelmentemarcados na história da pediatriabrasileira”, define dr. HansGreve.

Confraternização

Além de empreender esforçospara garantir o alto nível dasconferências e palestrantes, acomissão organizadora tambéminvestiu em atividades sociais e deconfraternização.Durante a programação cultural,espaço garantido para mostrar otalento dos jovens músicos quecompõem a Orquestra SinfônicaJuvenil da Bahia (Neojibá) e farãouma apresentação especial.Outras atrações musicaistipicamente baianas estãoprogramadas para acontecerdurante o congresso. Participe!

Fot

os: T

hiag

o Te

ixei

ra

Farol de Itapuã: um dos cartões-postais de Salvador que pode ser visitado pelos congressistas

Page 4: Foto: Ana Cristina Barreto - sobape.com.br web.pdf · Millenium Empresarial - Sala 208 - ... exames laboratoriais e de imagem que ... de alimentos para o público infantil” e de

54

Organização investe em programa diversificado para35º Congresso Brasileiro de Pediatria

A comissão científica do 35ºCongresso Brasileiro dePediatria investiu nadiversificação da programaçãopara garantir aos profissionais eestudantes ampla troca deexperiências e conhecimentosdentro da doutrina pediátrica.Foram convidados renomadosprofissionais da Bahia, doBrasil e do exterior, queapresentarão novidades nasdiversas áreas de abrangênciada pediatria e especialiadadesrelacionadas.O programa contemporâneovai privilegiar o cotidiano dopediatra brasileiro, com olharem seu papel de médico docrescimento edesenvolvimento, atento àsquestões diretamente ligadasao retorno da dignidade e aoresgate da importância dopediatra e da pediatria nasociedade.Como destaca o presidente daSBP, dr. Eduardo Vaz, “aprogramação foi elaborada comesmero e carinho e a atividadecontará com a participação devários professores nacionais einternacionais que propiciarãoatualizações nas diversas áreasda Pediatria”.Confira alguns destaques daprogramação e participe do 35ºCongresso Brasileiro dePediatria, de 8 a 12 deoutubro, no Centro deConvenções da Bahia:

A detecção precoce do autismo comofacilitador do tratamento e os sinaisindicadores de evolução autística jáno primeiro ano de vida. Esses eoutros assuntos fazem parte daconferência “Autismo, ferramentaspara o reconhecimento precoce”, queserá ministrada pela psicóloga epsicanalista Claudia MascarenhasFernandes (BA).A conferência será realizada no dia 9de outubro, às 15h30, no AuditórioOxalá 2, e vai abordar as pesquisasque vêm sendo feitas para identificaras causas do autismo e a importânciade os pediatras serem informados ecapacitados para a detecção precoce, jáque é o pediatra o profissional quequem tem o primeiro contato com obebê.

Autismo: sinais ajudam o pediatraa fazer identificação precoce

Um passeio sobre diferentesnomenclaturas e conceitos utilizadospelos profissionais que atuam com asdificuldades escolares das crianças e asmudanças nas concepções ao longo dahistória através de uma “linha dotempo”. Assim será conduzida apalestra “Dificuldades Escolares” dapediatra Betina Lahterman (SP).A apresentação será no dia 10 deoutubro, às 14h40, no AuditórioOxalá 2, e integra a mesa-redonda“Saúde Escolar – Como lidar hojecom questões de sempre”.Segundo a pediatra, a exposiçãocontará com o relato da experiência doAmbulatório de DificuldadesEscolares da Unifesp - Disciplina dePediatria Geral e Comunitária - e otrabalho desenvolvido em equipeinterdisciplinar.

Mesa-redonda aborda trajetória etratamento de dificuldades escolares

“Diante da mudança do perfil doatendimento, com evolução daqualidade e com novas morbidades,torna-se essencial que o pediatratenha as ferramentas necessárias paratrabalhar na sua prática clínica”. É apartir dessa percepção que o pediatraRicardo Halpern (RS) vai conduzir aconferência “A Nova Agenda doSéculo XXI: Promoção da SaúdeMental da Criança e doAdolescente”.A aula será ministrada no dia 11 deoutubro, às 8h, no Auditório Oxalá1. “Essa conferência tem comoponto central trazer para a discussãoa nova agenda do pediatra para oséculo XXI”, diz.Dr. Ricardo salienta que a saúdemental é uma das principais áreas deconhecimento e de repercussão no

Saúde mental e a nova agendada pediatria no século XXI

“Defesa Profissional: Questões Práticas”é o tema da conferência que seráapresentada pelo advogado ErnestoLippman (SP), no dia 12 de outubro, às9h20, no Auditório Oxalá 2.Coordenador da conferência e diretorde Defesa Profissional da SOBAPE, dr.Fernando Barreiro destaca a vastaexperiência do conferencista e defende“a necessidade de esclarecer e informaros pediatras sobre questões que podemse apresentar no cotidiano de cada um”.“O objetivo é mostrar porque há tantosprocessos contra o médico, quais osfatores que levam o paciente a isso equais as maiores causas de ações contrapediatras, além de apresentar medidassimples que reduzem essa possibilidadede processos”, diz Lippman.O advogado vai abordar como conduziruma boa defesa em juízo, medianteprodução de provas que mostrarão oempenho do pediatra no atendimento

Advogado aborda Defesa Profissional eorienta como evitar processos

Ampliação do trabalho do pediatra:“Como era e como deve ser”

Como parte dos temas da mesa-redonda “Reflexões para Ampliar aAção do Pediatra”, dr. FábioAncona (SP) vai proferir a palestra“O Pediatra, Como Era e ComoDeve Ser”. A apresentação será 10de outubro, às 10h10, no AuditórioOxalá 2.Dr. Fábio Ancona fará umaabordagem ampla, incluindoaspectos ligados a mortalidadeinfantil, doenças evitáveis e condiçãonutricional, passando por questõessocioeconômicas e culturais.Serão apresentados dados sobrequeda da mortalidade nos últimos25 anos, o que chegou a 93,9%(entre crianças com menos de umano por mil nascidos vivos). “Entre1980 e 2005, o número absoluto demortes infantis também caiu71,3%”, ilustra.

A psicanalista destaca que o autismo“se caracteriza por uma alteraçãoqualitativa e quantitativa dasinterações sociais e da comunicação epor um caráter restrito e repetitivo docomportamento, dos interesses e dasatividades”.

Claudia Mascarenhas (BA)

“A aula vai incluir definições,conceitos, mudanças na concepçãodas causas das dificuldades escolaresao longo da história e o trabalho nosdias de hoje que desenvolvemos emambulatório pela Unifesp”, diz dra.Betina.

Betina Lahterman (SP)

dia a dia das crianças e de suasfamílias. “O pediatra deverá estarapto a identificar, o mais precocepossível, as condições associadas asofrimento psíquico, problemas dedesenvolvimento ecomportamento”.

Ricardo Halpern (RS)

Ernesto Lippman (SP)do caso concreto, sobretudo mediante opreenchimento atento e detalhado doprontuário.“Mostraremos também algumasdiferenças de visão entre médicos emagistrados para que os pediatraspossam entender como funciona umprocesso”, completa.

Entre outros aspectos, a palestra vaiapresentar os principais fatoresapontados pelo Ministério da Saúdecomo determinantes para a reduçãoda mortalidade, a exemplo do maiornível de educação materna, acesso dapopulação a serviços de saneamentoe maior cobertura vacinal.

Fábio Ancona (SP) Nelma Galvão (BA)

Assistência multidisciplinar promoveinteração da criança com deficiência

A mesa-redonda “AcompanhamentoMultidisciplinar da Criança comDeficiência” vai contar com aparticipação da pediatra Nelma Galvão(BA), que falará sobre “Sociedadeinclusiva”, dia 11 de outubro, às 14h,no Auditório Oxalá 1.O trabalho da pediatra vai tratar darealidade da pessoa com deficiência,apresentando os novos paradigmas queatravessam este campo de estudo. “Acontextualização enfatizará a criançacom deficiência e a interação com osseus contextos sociais dedesenvolvimento, priorizando osespaços: família, escola e serviços deatendimento especializado”, explica.Farão parte da abordagem a legislaçãobrasileira de proteção à criança e asintervenções preconizadas nestesdispositivos legais que orientam oacolhimento à diversidade, objetivando

uma sociedade cada vez mais inclusiva.“Como exemplo das novas práticas,serão apresentados e discutidos oslimites e possibilidades da atuaçãomultidisciplinar em serviços deintervenção precoce, que envolvemsaúde, educação e assistência social”,completa dra. Nelma.

Page 5: Foto: Ana Cristina Barreto - sobape.com.br web.pdf · Millenium Empresarial - Sala 208 - ... exames laboratoriais e de imagem que ... de alimentos para o público infantil” e de

36A

cerv

o pe

ssoa

l

*Junaura Barretto épediatra-nutróloga,

membro doDepartamento de

Nutrologia daSociedade Brasileirade Pediatria (SBP),

membro doDepartamentoCientífico e da

Comissão de cursospré-congresso e

coordenadora doCANP que ocorreráno 35º Congresso de

pediatria.

JunauraBarretto*

ARTI

GO

No 35º Congresso Brasileiro de Pediatria, querealizar-se–á em Salvador do dia 7 ao dia 12 de outu-bro de 2011, serão abordados diversos tópicos relacio-nados à nutrição infantil.

Em destaque, tendo como curso pré-congresso,vale citar o CANP (Curso de Aprimoramento emNutrologia Pediátrica), que ocorrerá nos dias 7 e 8,com carga horária de 16h e cujos tópicos a serem abor-dados são: Aleitamento materno, Alimentação com-plementar, Avaliação da condição nutricional, Alimen-tação do escolar, pré-escolar e adolescente, Alergia ali-mentar, Desnutrição energético-proteica, Obesidade esíndrome metabólica, Alimentação do prematuro edeficiência de micronutrientes.

O CANP faz parte do Programa de Aprimoramen-to em Nutrologia Pediátrica (PANP), criado pela Socie-dade Brasileira de Pediatria (SBP) visando a auxiliar naprevenção e redução da prevalência de distúrbiosnutricionais no Brasil.

O programa, de abrangência nacional, é ligado àDiretoria de Cursos, Eventos e Promoções da SBP etem a coordenação geral de Roseli Oselka Saccardo Sarnie dra. Virginia Weffort.

Durante a programação do 35º Congresso, diver-sos temas de nutrologia também serão discutidos. Na“Alergia alimentar” serão abordados aspectos da dura-ção da doença e as repercussões das dietas de exclusãona saúde da criança. A partir do tema “Obesidade”,será motivo de debate a visão multidisciplinar, com o

Temas de Nutrologia terãodestaque no 35º Congresso

Brasileiro de Pediatriaenfoque do nutrólogo em aspectos nutricionais do tra-tamento da doença.

Também será tema de discussão “A propagandade alimentos para o público infantil” e de que maneiraestamos interferindo neste processo que chega às crian-ças sem qualquer proteção.

Temas recentes, como a programação metabólica,nos farão entender como as ações e intervenções pre-coces na gestação e na primeira infância influenciam nodesenvolvimento de doenças crônicas na vida adulta,nos atualizando quanto a aspectos mais recentes daspesquisas científicas em nutrigenômica.

A abordagem dos transtornos alimentares, bemcomo a discussão sobre alguns desafios a vencer - asuplementação de ferro profilática na anemia ferropriva,a presença dos xenobióticos e segurança alimentar -,serão também apresentados em conferência e mesas-redondas.

Além da programação científica, recebemos diver-sos trabalhos científicos relacionados à nutrologia queserão apresentados oralmente ou expostos para apre-sentação em formato pôster.

Gostaria de salientar que o programa científico do35º Congresso Brasileiro de Pediatria foi elaborado comcarinho e, sobretudo, com a preocupação de nos manteratualizados diante de temas que são desafios, dificuldadesou novidades na nossa prática clínica.

Desejamos a todos um congresso nutrido de co-nhecimento e alegria!

FIQU

E PO

R DE

NTRO

Está tudo pronto para arealização do 35º CongressoBrasileiro de Pediatria, queacontece no Centro deConvenções da Bahia, emSalvador, de 8 a 12 de outubro.Os profissionais e estudantesinteressados em participar domaior e mais importante eventoda pediatria brasileira podemfazer a inscrição através do sitewww.cbpediatria2011.com.br até4 de outubro.“Pediatria Brasileira. Um novo século,novos desafios” é o tema docongresso promovido pelaSociedade Brasileira de Pediatria(SBP) em parceria com aSociedade Baiana de Pediatria(SOBAPE). Em paralelo, serãorealizados o 13º CongressoBrasileiro de PneumologiaPediátrica e o 8º CongressoBrasileiro de ReumatologiaPediátrica.Como atividades preparatórias, aprogramação inclui cursos pré-congresso, que serão realizadosnos dias 7 e 8, a partir das 7h. Aabertura do Congresso Brasileiroserá no dia 9, às 8h, no auditório

35º Congresso Brasileiro de Pediatria:Salvador recebe participantes de braços abertos

do Teatro Iemanjá, com aconferência “Terapia Transfusionalem Pediatria baseada emEvidências” a ser proferida pelahematologista pediátrica, LianeDaudt (RS).

Intercâmbio

Como garante o presidente daatividade, o pediatra FernandoBarreiro, diretor de DefesaProfissional da SOBAPE, oscongressistas terão uma grandeoportunidade de trocarexperiências com profissionaisbaianos, de outros estadosbrasileiros e de fora do país.“O temário é bastante abrangente,incluindo desde as questões maiscomuns ligadas ao dia a dia doprofissional em consultório eassuntos mais específicos atéaspectos ligados à valorização edefesa profissional”.O presidente da SOBAPE, dr.Hans Greve, reforça “aimportância desses eventos paranossa cidade e também para onosso estado, não só pelavisibilidade que trazem, mas,

sobretudo, pela qualidade dospalestrantes e temas que por elesserão discutidos”, avalia.“Em nome da SOBAPE,convoco a todos para participare também incentivar aparticipação dos colegas nessescongressos que, com todacerteza, ficarão indelevelmentemarcados na história da pediatriabrasileira”, define dr. HansGreve.

Confraternização

Além de empreender esforçospara garantir o alto nível dasconferências e palestrantes, acomissão organizadora tambéminvestiu em atividades sociais e deconfraternização.Durante a programação cultural,espaço garantido para mostrar otalento dos jovens músicos quecompõem a Orquestra SinfônicaJuvenil da Bahia (Neojibá) e farãouma apresentação especial.Outras atrações musicaistipicamente baianas estãoprogramadas para acontecerdurante o congresso. Participe!

Fot

os: T

hiag

o Te

ixei

ra

Farol de Itapuã: um dos cartões-postais de Salvador que pode ser visitado pelos congressistas

Page 6: Foto: Ana Cristina Barreto - sobape.com.br web.pdf · Millenium Empresarial - Sala 208 - ... exames laboratoriais e de imagem que ... de alimentos para o público infantil” e de

2

Presidente:Hans Walter Ferreira Greve

1ª Vice-presidente:Délia Cerviño Peleteiro

2ª Vice-presidente:Nadya Fernanda Modesto Habib

(Vitória da Conquista)

Secretária Geral:Maria de Lourdes Santiago Costa Leite

1º Secretário:José Carlos Junqueira Ayres Neto

2ª Secretária:Larissa Gaudenzi Lisboa de Oliveira

1ª Tesoureira:Kátia Machado Baptista Falcão

2º Tesoureiro:Gervásio Fernandes dos Santos

(Feira de Santana)

Diretora Científica:Helita Regina Freitas Cardoso de Azevedo

Diretor de Defesa Profissional:Fernando Antonio Castro Barreiro

Diretor de Patrimônio:Ivan Paulo Campos Guerra

Diretora de Marketing e Eventos:Nilcéa de Moura Freire

Comissão de Sindicância:Edazima Ferrari Bulhões

Leuser Americano da CostaHermila Tavares Villar Guedes

Lara de Araújo Torreão

Conselho Fiscal:Romilda Castro de Andrade Cairo

Círia Santana e Sant’AnnaIsa Menezes Lyra

Órgão Informativo Oficial da SociedadeBaiana de Pediatria (SOBAPE)

Edição: Ana Cristina Barreto | DRT/BA 1719Tiragem: 1.500 exemplares

Impressão: P&A Gráfica e Editora Ltda.

O conteúdo dos artigos publicados neste in-formativo é de responsabilidade exclusiva dosautores. A Sociedade Baiana de Pediatria nãose responsabiliza pelas opiniões emitidas emtextos assinados.

Av. Prof. Magalhães Neto, 1450Ed. Millenium Empresarial - Sala 208 -

Pituba - CEP 41810-012 - Salvador-BahiaTel/fax: (71) 3341-6013

email: [email protected]

7

HansGreve

EDIT

ORIA

LF

oto:

Pau

lo M

aced

o

Mais uma faceta se apresenta na difícil relação entre médicos eoperadoras de saúde: O não cumprimento de acordos. Não obstante tersido assinado um acordo entre a Comissão Estadual de HonoráriosMédicos e a Unidas (que congrega 28 operadoras de planos de saúde,entre elas a Petrobrás, Cassi e Geap) trinta dias após fomos surpreendidoscom a declaração da sua nova superintendente de que não haveriacondições técnicas e orçamentária para honrá-lo. Segundo o acordo, seriareajustada a consulta médica para R$60 e os procedimentos médicospassariam a ser calculados tomando como base a 5ª edição CBHPM.

Para nós, essa atitude não se configurou em nenhuma surpresa, vistoque acordos anteriormente assinados nunca foram cumpridos. Isso sódemonstra o desrespeito sistemático das operadoras de saúde para coma classe médica, mostrando mais uma vez que os pediatras brasileirosestão no caminho certo quando propõem o descredenciamento amplo,total e irrestrito como forma de resgatarmos a nossa dignidadeprofissional. Não há outro caminho. Vamos à luta!

Outro assunto que merece destaque é o nosso 35º CongressoBrasileiro de Pediatria, que, juntamente com os congressos dePneumologia e Reumatologia pediátricas já se encontra em sua fase finalde elaboração, ocorrendo de forma organizada e dentro do cronogramapreviamente elaborado. As atividades científicas estão dentro do maisalto nível, contemplando a maioria dos assuntos de interesse do pediatrageral e especialistas, sendo uma boa oportunidade de atualização paratodos.

Mais uma vez, conclamo a todos para participarem desse eventomaior da nossa especialidade. O nosso encontro está marcado. Até breve!

Hans GrevePresidente

Capacitar o pediatra emergencista para oreconhecimento e tratamento inicial de crian-ças e adolescentes em estado grave, normati-zando condutas iniciais até o encaminhamen-to dos pacientes à unidade de terapia intensi-va. Foi com esse objetivo que a SOBAPE rea-lizou, nos dias 2 e 3 de setembro, mais umaedição do Treinamento em Urgências e Emer-gências em Pediatria.

Além das aulas teóricas, houve discussãosobre as condutas adotadas pelos alunos e es-clarecimento de dúvidas, lembrando o fluxo-grama de atendimento.

“Foram apresentados cenários com casosclínicos, exames laboratoriais e de imagem quefacilitaram a discussão e conduta, simuladacom bonecos e materiais necessários a cadatema”, explica a coordenadora do curso e umadas instrutoras, a pediatra Lara Torreão.

O programa incluiu temas como Insufici-ência Respiratória, Asma, Bronquiolite, Pneu-monia, Sepse e choque séptico, Insuficiênciacardíaca, Parada cárdio-respiratória,Cetoacidose diabética, Convulsões,Traumatismo crânio-encefálico e Choquehipovolêmico

SOBAPE realiza treinamento emurgência e emergência em pediatria

O treinamento também teve como ins-trutores os pediatras Ângela Rodrigues, Pa-trícia Guedes, Paula Azi e Vinicius Cruz. Osparticipantes do curso receberam certificado.

Fot

os: L

ara

Torr

eão

Além do módulo teórico, programainclui parte prática

DEST

AQUE

O Dia do Pediatra (27 de julho)foi comemorado em Salvador comuma confraternização precedida dereflexão sobre a atividade profissi-onal no país. A SOBAPE convidouo secretário da Criança do DistritoFederal (DF), dr. Dioclécio Cam-pos Jr., para proferir a palestra:“Análise crítica sobre a redução donúmero de pediatras no Brasil”.

Após ser anunciado pelo presi-dente da SOBAPE, Dr. Hans Gre-ve, dr. Dioclécio iniciou sua apre-sentação convidando os pediatrasa fazerem algumas reflexões e lan-çou questionamentos: “Redução donúmero de pediatras é informaçãoque procede?”, “Quais são os indi-cadores que a fundamentam?”,“Qual é o número de pediatras ne-cessário ao país?”.

Citou como fatores queimpactam na atuação do pediatra alei do mercado: oferta X procura,distribuição de profissionais nopaís, planejamento da formação depediatras, taxas de fertilidade emortalidade.

O pediatra falou sobre os desa-fios para a pediatria, o que envolveredução da natalidade, qualidade dasaúde da criança, primazia do cui-dado sobre a terapêutica e trabalhoem equipe. Também destacouessencialidades exclusivas da pedia-

Dr. Diocléciofala aospediatras

Fot

os: S

OB

AP

E

Dia do Pediatra é comemorado com reflexão sobre atividade profissional

Art. 11. “É asseguradoatendimento médico à

criança e ao adolescente,através do Sistema Único deSaúde, garantido o acessouniversal e igualitário

às ações e serviços parapromoção, proteção e

recuperação da saúde”.(ECA, Art. 11).

tria, como a promoção do cresci-mento e desenvolvimento, identifi-cação dos agravos e tratamento,além da recuperação da sua nor-malidade.

Má distribuição

Após provocar reflexões, o se-cretário da Criança do DF fez umcomparativo entre o número depediatras no Brasil e na Europa,que é de 20/100mil e 17/100mil,respectivamente. Para ele, “não háfalta de pediatra no Brasil, mas umamá distribuição dos profissionais”.

Para finalizar, falou sobre os re-quisitos que considera essenciaispara o avanço da pediatria, mo-mento em que colocou a valoriza-ção profissional em primeiro lugar.

Destacou ainda “consciênciacorporativa, organização política dacategoria e mobilização pela defe-sa profissional”.

Dr. Dioclécio lembrou que oprofissional que cuida da criança edo adolescente precisa ser “pedia-tra cidadão”, atuando paradimensionar o valor da criança, re-verter o grau de abandono da po-pulação alvo da pediatria, lutar pelaconsolidação e garantia dos direi-tos da criança e do adolescente,baseados na Constituição Federal eno Estatuto da Criança e do Ado-lescente (ECA).

O encontro para comemorar oDia do Pediatra aconteceu no dia29 de julho na sede da AssociaçãoBaiana de Medicina (ABM), emOndina.

Dr. HansGreve(centro)convidadr. Dioclécio(à esquerda)para iniciar aapresentação

Page 7: Foto: Ana Cristina Barreto - sobape.com.br web.pdf · Millenium Empresarial - Sala 208 - ... exames laboratoriais e de imagem que ... de alimentos para o público infantil” e de

Nº 57 | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO 2011

I M P R E S S O

www.sobape.com.br

INFORMATIVO DA SOCIEDADE BAIANA DE PEDIATRIA, FILIADA À SOCIEDADEBRASILEIRA DE PEDIATRIA E ASSOCIAÇÃO BAHIANA DE PEDIATRIA

35º Congresso Brasileiro de Pediatria:reflexões sobre desafios do novo século

Falta menos de um mês para Salvador se transformar na capitalda pediatria. Já está tudo pronto para o 35º CongressoBrasileiro de Pediatria, que será realizado de 8 a 12 deoutubro, no Centro de Convenções da Bahia, e terá como tema“Pediatria Brasileira. Um novo século, novos desafios”.A maior e mais importante atividade da pediatria do país,promovida pela SBP em parceria com a SOBAPE, vai reunircerca de 5 mil participantes de Salvador, da Bahia, de diversosestados brasileiros e de outros países, como Estados Unidos eBélgica. Mais uma vez, estudantes e profissionais terão aoportunidade de trocar experiências e adquirir novosconhecimentos nas mais diversas áreas.As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site:www.cbpediatria2011.com.br. Simultaneamente, serãorealizados o 13º Congresso Brasileiro de PneumologiaPediátrica e o 8º Congresso Brasileiro de ReumatologiaPediátrica.

Páginas 3, 4, 5 e 6

Palestrantes apresentamconteúdo das conferências

Autismo, dificuldades escolares, obesidade,saúde mental e defesa profissional. Esses

são alguns temas que compõem aprogramação do 35º Congresso

Brasileiro de Pediatria. Saiba o que ospalestrantes estão preparando paraapresentar durante as conferências.

Páginas 4 e 5

ARTIGO

Conheça os assuntos relacionados ànutrição infantil que estão naprogramação do congresso.

Página 6

35º Congresso Brasileiro de Pediatria:reflexões sobre desafios do novo século

Fot

o: A

na C

ristin

a B

arre

to