Fotografia Observatória

18
Fotografia Observatór ia Priscila Santos Fotografia Ambiental e Científica – 2015/02

Transcript of Fotografia Observatória

Page 1: Fotografia Observatória

Fotografia Observató

riaPriscila Santos

Fotografia Ambiental e Científica – 2015/02

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia / UlbraFernando Pires

Page 2: Fotografia Observatória

A fotografia científica se caracteriza pela aquisição e utilização de imagens no processo de produção científica. A ciência, como busca de entendimento da realidade, baseia seus métodos em observação e registro do que se vê ou do que pode ser medido e calculado. Nesse sentido, a fotografia surge como uma prática extremamente útil na demonstração do objeto de estudo. Seu uso é constante e em larga escala como forma de apoio às diversas esferas da pesquisa, mas a fotografia científica não se limita somente à ciência. Ela é utilizada na educação, em empresas, em operações militares, nas artes e outras.

Em termos gerais, a fotografia científica trata sobre o registro fotográfico de temas que são muito pequenos, muito distantes, muito rápidos ou muito difíceis de se ver a olho nu, registro de aspectos físicos e ecológicos de ambientes naturais e seres vivos e para registros antropológicos.

Page 3: Fotografia Observatória

Uma das primeiras imagens científicas foi a de um objeto que era muito distante, registrada pelo químico americano John Draper W. em 1840, a Lua.

Page 4: Fotografia Observatória

A fotografia observatória é utilizada para registrar aspectos ecológicos e comportamentais de seres vivos no ambiente natural, com a mínima interferência do fotógrafo. São exemplos desta abordagem a fotografia de aves, a fotografia de cetáceos, a utilização de armadilhas fotográficas para capturar imagens de animais de difícil visualização e outras.

Neste tipo de fotografia de natureza, em geral é necessário fazer uso de equipamentos e técnicas específicas para poder registrar com clareza, por exemplo, animais que podem estar a uma grande distância do fotógrafo e em movimento (comendo, lutando ou se deslocando). É comum o uso de teleobjetivas e de tripés. Os fotógrafos também podem se utilizar de torres de observação, armadilhas fotográficas, para animais com hábitos noturnos e abrigos ou técnicas de camuflagem, tanto por questão de segurança individual quanto para não perturbar ou espantar a espécie que desejam fotografar.

Page 5: Fotografia Observatória

As torres de observação são estruturas feitas em pontos estratégicos da floresta e muito altas, pois boa parte das espécies de aves passa a vida na copa das árvores. Assim, observá-las do chão é tarefa muito difícil.

Page 6: Fotografia Observatória
Page 7: Fotografia Observatória
Page 8: Fotografia Observatória

Uma armadilha fotográfica é uma caixa estanque, normalmente camuflada, em cujo interior há uma máquina fotográfica ou algum sistema capaz de armazenar imagens, associados normalmente a sensores de infravermelho capazes de detectar movimento e calor. Como a captura ocorre por meio do registro fotográfico, são considerados equipamentos não invasivos, ou seja, não estressam e nem promovem qualquer tipo de lesão nas espécies capturadas. Seu maior objetivo e uso é justamente a captura de espécies de difícil visualização, como espécies noturnas e raras.

Page 9: Fotografia Observatória
Page 10: Fotografia Observatória
Page 11: Fotografia Observatória

Os abrigos ou camuflagem, são técnicas muito utilizadas pelos fotógrafos de natureza, tanto pela sua segurança pessoal quanto para não perturbar ou espantar a espécie que desejam fotografar.

Page 12: Fotografia Observatória

Hidrohide

Page 13: Fotografia Observatória

Leopardo

Page 14: Fotografia Observatória

Cervo

Page 15: Fotografia Observatória

Coruja

Page 16: Fotografia Observatória

Papagaio

Page 17: Fotografia Observatória

Bibliografia

http://www.fotocientifica.com/2011/08/fotografia-cientifica.html

http://www.aprenda.bio.br/portal/?p=8114

http://cristalinolodge.com.br/pt/activities/observation-towers

http://www.hypeness.com.br/2013/01/design-da-natureza-fotografo-se-especializa-em-retratar-animais-incrivelmente-camuflados/

Page 18: Fotografia Observatória