Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

11
R$ 1 www.jornalhorah.com.br PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU . RJ . TERÇA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO DE 2019 . ANO XXVIII . Nº 9333 Hora H em Foco FOTO: DIVULGAÇÃO Filha do demônio!!! Vice-presidente de Bolsonaro é contra medidas extremas na Venezuela 6 Mãe mata bebê a marretadas 2 ESPORTE 12 Nesta terça Bernardo Ritto canta no TopShopping Meriti: Dr. João entrega praça de esportes reformada Precisa-se de CONTADORA início imediato 2695-5360 Carnaval 2019 Artesão de Petrópolis é sucesso no carnaval do Rio 2 Orlando Júnior des- ceu a serra para ancorar na Beija-Flor de Niló- polis e ser destaque na escola da Baixada. REPRODUÇÃO/FACEBOOK Casal rico da Baixada fará troca-troca no carnaval 2 Depois de matar a criança de 1 ano e 8 meses, a pilantra ainda tocou fogo no corpo Isso é Baixada! Violência sem controle Homicídios da Baixada investiga cinco assassinatos ocorridos em menos de 24 horas na região. O caso mais chocante é o de uma jovem grávida que foi estuprada, morta e teve o corpo jogado em um rio FOTOS: REPRODUÇÃO/WHATSAPP 7 Jovem é morto com 13 facadas em briga de rua Cunhado traiçoeiro 7 Monstro estupra menina de 9 anos e ameaça pai de morte 7 Parceria entre RJ e universidade da desconto a servidor 4 Meriti faz ação de mobilização de pessoas desapareci das 3 Bueiro entupido é pedra no sapato de iguaçuanos 4 3 Japeri corre de licitação como o diabo foge da cruz Bandeira tarifária da conta de luz permanece verde no próximo mês 3

Transcript of Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

Page 1: Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

Presidente: josé de lemos nova iguaçu - rj terça-Feira, 05 de setembro de 2017 ano XXvii nº 8793 R$ 1

www.jornalhorah.com.br

PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU . RJ . TERÇA-fEIRA, 26 DE fEVEREIRO DE 2019 . ANO XXVIII . Nº 9333

Hora H em Foco

Foto

: DIV

ULGA

ÇÃo

Filha do demônio!!!

Vice-presidente de Bolsonaro é contra medidas extremas

na Venezuela6

Mãe mata bebê a marretadas

2

espo

rte

12

Nesta terça Bernardo ritto canta no

topshopping

Meriti: Dr. João entrega praça de esportes reformada

precisa-se de coNtaDora

início imediato2695-5360

Carnaval 2019

artesão de petrópolis é sucesso no carnaval do rio

2

orlando Júnior des-ceu a serra para ancorar na Beija-Flor de Niló-polis e ser destaque na escola da Baixada.

RepRoDUÇÃo/FAceBook

casal rico da Baixada fará

troca-troca no carnaval

2

Depois de matar a criança de 1 ano e 8 meses, a pilantra ainda tocou fogo no corpo

Isso é Baixada!

Violência sem controle Homicídios da Baixada investiga cinco assassinatos ocorridos em menos de 24 horas na região. o caso mais chocante é o de uma jovem grávida que foi estuprada, morta e teve o corpo jogado em um rio

Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

7

Jovem é morto com 13 facadas em briga de rua

Cunhado traiçoeiro

7

Monstro estupramenina de 9 anos e

ameaça pai de morte7

parceria entre rJ e universidade da

desconto a servidor4

Meriti faz ação de mobilização de

pessoas desaparecidas3

Bueiro entupido é pedra no sapato de iguaçuanos

4

3

Japeri corre de licitação como o diabo foge da cruz

Bandeira tarifária da conta de luz permanece verde no próximo mês

3

Page 2: Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

Bernardo ritto

2 terça-FeIra, 26 De FevereIrO De 2019CULTURA

fALE COM A REDAÇÃO: 2695-5360 E WHATSAPP: 21 98037-1338

EXPEDIENTE

PresidenteJosé de LemosDiretor PresidenteJosé Roberto Ornelas de Lemos(Im Memorian)EditoriaJota Carvalho - DRT/RJ 14798JurídicoGabriella Junqueira Garcez

BAIXADA: Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica, Itaguaí. SUL fLUMINENSE: Itatiaia, Resende, Penedo, Porto Real, Quatis, Barra do Piraí, Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, Mendes, Paulo de Frontin. COSTA VERDE: Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Sepetiba. REGIÃO SERRA-NA: Teresópolis, Nova Friburgo. RIO DE JANEIRO: Centro e Áreas Metropolitanas.

Circulação:

SEM REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

Rua Alexandre Gama Correia, 37 - Rancho Novo - RJ

CEP: 26013-190

[email protected]

jornalhorah

Por Jota Carvalho

HoraF coemH

[email protected]

Uma das vizinhas bem de vida da nossa agente sênior Vó candinha, contou que ela e o maridão, empresário bem-sucedido da-quela cidade famosa da Baixada, resolveram sair pulando carnaval em um dos blocos po-pulares durante a folia.

casal rico vai ‘pular’ em blocos

o prefeito da área não curte carnaval e a primeira-dama, conhecida como Dona Flor, também não. os dois deverão viajar, segun-do ‘aspones’ ligados ao casal. por causa dis-so a Cidade ficará sem a maior festa popular do planeta.

Aí, o casalzinho, como conta Vó candinha, resolveu criar. “A Binha Linda vai sair fanta-siada de homem, com direito a pênis de plás-tico, e o Inho Feio (só o nariz mede quase um palmo) vestirá a fantasia da Mulher Maravi-lha. Amigo sombra, imagine a cena (risos). esqueci de contar: após a farra, os dois combi-naram ir para um dos motéis da Via Dutra no qual vão ‘brincar’ fantasiados”. Fecha o pano.

ela será homem e ele a Mulher Maravilha

prefeito e a Dona Flor não gostam da folia

Nesta terça-feira, 26 de fevereiro, quem rece-be o nosso abraço é a po-etisa sandra carvalho, do Rio. sempre atenta aos movimentos cultu-rais, curte e comenta a publicação dos colegas e não economiza pala-vras nos elogios. Aquele Abraço, sandra!!!

(21) 98037-1338 Whatsapp

aquele abraço!

DIVULGAÇÃo

artesão de petrópolis é sucessono carnaval do rio de Janeiro

****************************************

****************************************

Jota [email protected]

Homenagem ao clube da esquina no rival

Carnaval 2019

o autodidata nas artes plásticas e petropolitano, or-

lando Júnior, atua na con-fecção de cenografia há 26 anos. com a primeira experiência no carnaval em 2006, desde então ele se estabeleceu nesse ramo e de lá nunca mais saiu. se especializou através de cursos no trabalho com a espuma e confecção de fantasias.

Atualmente o artista dá expediente na campeã Bei-ja-Flor de Nilópolis. Reali-za trabalhos de alegorias e fantasias. em sua larga ex-periência no carnaval, ele já passou por escolas como a são clemente, Unidos da tijuca, Grande Rio, Uni-dos de Vila Isabel e Man-gueira. com sete vitórias pela Beija-Flor, o artesão busca a oitava estrela.

“Queremos trazer mais uma vitória para os Nilo-politanos. A Beija-Flor é uma escola muito orga-nizada e trabalhar aqui só agrega experiência ao meu currículo”, diz orlan-do, morador da histórica

Orlando Júnior desceu a serra de petrópolis para ancorar na Beija-Flor de Nilópolis

Folia com dinheiro

RepRoDUÇÃo Do FAceBook

Bernardo Ritto se apre-sentar no topshopping nesta terça (26). Apesar de carioca da gema, Ber-nardo sempre teve raízes sertanejas. A inspiração pela música veio de fa-mília. sua mãe costuma-va cantar nas horas livres para os amigos. Nas can-ções sertanejas, Bernardo soltava a voz, já mostran-do seu talento e a paixão pelo estilo. com o passar dos anos, o contato com a música foi ficando cada vez maior. Até que, aos 20 e poucos anos, Ber-nardo decidiu trancar a faculdade de publici-dade e caiu na estrada, em dupla com a mãe. A apresentação acontece na praça de alimentação do 2º piso, às 19h. evento gratuito! o topshopping está localizado na Av. Governador Roberto sil-veira 540, centro – Nova Iguaçu. telefone: (21) 2667-1787.

os servidores mu-nicipais de Queima-dos vão poder apro-veitar a folia com dinheiro no bolso. Isso porque a pre-feitura, por meio da secretaria Municipal de Administração, mantém a tradição de quitar os proven-tos dos cerca de 3,1 mil funcionários mu-nicipais - estatutá-rios e comissionados - antes da virada do mês. os salários re-ferentes a fevereiro estarão disponíveis nesta quarta (27). os cerca de 450 servido-res inativos também receberão na oportu-nidade.

Caio Moraes, Átila Bezerra, Roberto Brasil, Rodrigo Varanda, Juçara Freire e andré Marçal

petrópolis, que desceu a serra e neste período pré--carnavalesco reside bem próximo à cidade do sam-

ba, barracão das escolas do Grupo especial.

com uma rotina intensa de trabalho, o artista pre-

miado em 2009 e 2013 não mede esforços para ter ex-celência na produção dos seus trabalhos.

compositores de di-versos gêneros musi-cais decidiram reviver, em apresentação única no tradicional palco do teatro Rival petrobras, o clima de amor à arte contido nas canções do inesquecível clube da esquina, marcado para hoje (26), terça--feira, às 19h30.

caio Moraes, Átila Bezerra, Roberto Bra-sil, Rodrigo Varanda, Juçara Freire e André Marçal são artistas e amigos que estão “nos bailes da vida” há dé-cadas. Mesmo que separadamente, vêm conquistando o ca-rinho do público em participações premia-das e memoráveis nos festivais de música pelo Brasil afora.

será uma noite espe-cial para esses seis ar-tistas que se unem e se

apresentam embalados pela emoção de cantar esse movimento musi-cal surgido na década de 1960 no palco do teatro Rival petrobras, que neste ano celebra 85 anos de Resistência cultural.

“para nós, cantar no Rival petrobras, no ano do seu 85º aniversário é começar 2019 com o pé direito”, diz Juçara

Freire.Além de sucessos co-

nhecidos e que viraram clássicos, como “Maria, Maria”, “o trem Azul”, “sol de primavera” e “sal da terra”, dentre outros, autorais como “o rio e a pitangueira” caio Moraes (caio Mo-raes); “De poesia e pão” Juçara Freire (Babal Galvão / Juçara Freire); “Letras de forma” Ro-

drigo Varanda (Rodrigo Varanda); “Aos Ventos” Átila Bezerra (Átila Be-zerra) e “efêmero” An-dré Marçal (André Mar-çal/ Jorge Ventura)”, também estão no roteiro do show.Local: teatro Rival

petrobras – Rua Álvaro Alvim, 33/37 – centro/cinelândia – Rio de Ja-neiro. Informações: (21) 2240-9796.

Page 3: Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

SÁBADO, 16 DE JuLhO DE 2016 geral

cheiro de “emergência” no ar em JaperiGERAL

Especula-se que uma alegação de emergência pode estar a caminho para um contrato em licitação, a exemplo do que ocorreu em fevereiro de 2017

3terça-FeIra, 26 De FevereIrO De 2019

elizeu pireselizeupires.com

Luz: bandeira tarifária segue verde em março Meriti firma parceria com governo do rJ

RepRoDUÇÃo

Tenha mais cuidado com as crianças, prefeito!

TransporTe em Japeri

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada

A Agência Nacional de energia elétrica (Ane-el) informou ontem que a bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em março será verde, que está sendo aplicada desde dezem-bro passado, ou seja, sem custo extra para os consumidores. em nota, a Aneel afirmou que, apesar da pouca ocorrên-cia de chuvas em janei-ro, “o nível de produção da energia hidrelétrica no país ainda se mantém elevado”, o que garante a manutenção da bandei-ra verde.

o sistema de bandei-ras tarifárias, criado pela Aneel, sinaliza o custo real da energia gerada. As cores verde, amarela ou vermelha, nos pata-mares 1 e 2, indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração. segundo a Agência, com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transpa-rente e o consumidor tem a melhor informa-ção, para usar a energia elétrica de forma mais

Meriti realiza ação de mobilização de pessoas desapareci-das na praça da Ma-triz

A prefeitura de são João, através da secre-taria de cultura, Lazer, Direitos humanos e Igualdade Racial, rea-liza amanhã uma ação, na praça da Matriz, para conscientizar os moradores sobre a im-portância de práticas de prevenção de desapare-cimento, além da parti-cipação da Fundação da Infância e Adolescência (FIA) e de delegados, que vão falar sobre a situação do estado do Rio.

o evento será em par-ceria com a secretaria de estado de Desen-volvimento social e Direitos humanos,

através da coorde-nadoria de pessoas Desaparecidas.

NúMeRO de desapaReCidOs eM sãO JOãO de

MeRitiDe acordo com

dados do programa de Localização e Identificação de De-saparecidos do Rio de Janeiro (pLID/RJ), são João ocupa o segundo lugar do estado - foram re-gistrados 925 desa-parecimentos na 64ª Dp -, sendo o pri-meiro município da Baixada Fluminen-se com mais casos. A cidade ficou ape-nas atrás de campo Grande, que regis-trou 1.005 desapare-cidos.

sucatões causam polêmica no governo de Japeri, que paga caro pelo transporte escolar

Um dos fatores que levaram o tribunal de contas do estado a con-denar o contrato e a li-citação feita pela prefei-tura de Japeri em 2027 (entre tantas irregulari-dades) é a falta de cintos de segurança nos ônibus da empresa que pres-tou o serviço até o final do ano letivo de 2018, transportando os alunos da rede municipal de en-sino.

como não planejou a saída da empresa con-

tratada, a prefeitura está tendo que improvisar com vans a serviço de outros setores e estas, segundo reclamações de pais de alunos, estão circulando com super-lotação. esta imagem, por exemplo, mostra o embarque de estudantes para uma viagem nada confortável e, ao que parece, nem um pouco segura.

No cargo há quase sete meses, o prefeito cesar de Melo teve tempo de

em audiência públi-ca realizada na úl-tima sexta-feira na

câmara de Vereadores, a secretária de educação de Japeri, Roberta Bailune, afirmou que, em março do ano passado, havia pedido a abertura de uma nova licitação, processo que o governo municipal alega já ter iniciado, só que até agora ninguém viu a pu-blicação do aviso e não há nenhum edital para esse objeto no site da prefeitu-ra.

como as aulas já começaram há 11 dias e o transporte dos estudantes está sendo feito de forma improvisada, especula-se que uma alegação de emergência pode estar a caminho para um contrato em licitação, a exemplo do que ocorreu

em fevereiro de 2017, quando a problemática JL transporte e construção foi contratada por um período de 90 dias e disponibilizou uma frota sucateada e irregular para prestar o serviço e, ainda assim, ganhou uma licitação três meses depois.

se a intenção da prefeitura como o prefeito cesar Melo chegou a anunciar - fosse mesmo comprar uma frota própria deveria ter publicado o aviso de licitação logo em agosto, pois o prazo para abertura dos envelopes com as propostas é de 45 dias a contar da data da publicação. A partir da abertura dos envelopes tem o prazo para eventuais recursos e depois para a homologação do resultado e a emissão da nota de empenho, para

só depois os veículos serem encomendados à fábrica, que leva, no mínimo, três meses para entregar os ônibus. se o aviso for publicado hoje, por exemplo, os ônibus só estarão circulando após o recesso de junho e, é aí que quem está acompanhando a situação está sentindo cheiro de uma nova “emergência” para a contratação do serviço.

o contrato da JL poderia ser prorrogado este ano se o tribunal de contas do estado não estivesse encontrado várias irregularidades em sua contratação e na prestação do serviço. Além da frota sucateada e fora das normas estabelecidas para o transporte de alunos, o tce apontou restrição de competitividade e direcionamento de

RepRoDUÇÃo

licitação com a não publicação do edital em jornal de grande circulação; pagamentos feitos sem o relatório de fiscalização da prestação do serviço, além de

várias outras esquisitices que levaram a corte de contas a determinar a não renovação do contrato. Inicialmente a JL transporte foi contratada por R$ 715.743,87 e depois

por R$ 2.712.608,69. essa segunda contratação foi renovada em agosto do ano passado pelo prefeito cesar Melo, com o valor global elevado para R$ 3.945.612,64.

sobra para contratar uma nova empresa para cui-dar da locomoção dos alunos. Além disso, nin-

guém no governo pode alegar que desconhecia a situação da frota suca-teada e irregular da em-

presa JL transporte e construção – a qual a administração pagou te-ria pago cerca de R$ 4 milhões entre fevereiro de 2017 e dezembro do ano passado – e muito menos que o contrato estava sob investigação.

o valor exato recebi-do pela empresa é des-conhecido, porque a prefeitura de Japeri não disponibiliza suas des-pesas de forma clara em seu site, o que contraria a Lei da transparência.

o que se sabe é que a JL transporte foi contrata-da inicialmente por R$ 715.743,87, depois por R$ 2.712.608,69 e que essa contratação teria sido renovada em agosto do ano passado pelo pre-feito cesar Melo, através de um termo aditivo que a administração munici-pal ainda não publicou no portal da transparên-cia. o espaço está aberto para qualquer manifes-tação. com a palavra a prefeitura de Japeri.

eficiente, sem desperdí-cios.

COMBate aO despeRdíCiO

A Aneel alerta que mesmo com a bandeira verde, é necessário man-

ter as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício. Algumas dicas são: to-mar banhos mais curtos, de até cinco minutos; não deixar portas e jane-las abertas em ambientes

com ar condicionado; só deixar a porta da gela-deira aberta o tempo que for necessário; utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo.

RepRoDUÇÃo

Page 4: Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

Confira a matéria completa no site elizeupires.com

4 terça-FeIra, 26 De FevereIrO De 2019GERAL

oportunidade

Antonio [email protected]

comprador de mansão de ex-prefeito pode ficar no prejuízo

Desconto em facultade é válido com matrícula e solicitação do benefício até 31 de março, segundo o governo do estado

O governador Wilson Witzel durante encontro com servidores estaduais

convênio garante bolsa de estudo para servidores

Frente instalada IA Frente parlamentar pró-

-Infância, Adolescência e Adoção da Assembleia Legis-lativa do estado do Rio de Ja-neiro (Alerj) foi instalada nes-ta segunda-feira (25/02), em uma reunião com autoridades jurídicas e representantes da sociedade civil ligados à área. o grupo será presidido pela deputada tia Ju (pRB).

A cidade do Rio de Janeiro registrou calor bas-tante intenso na manhã de ontem. De acordo com o climatempo, o bairro de santa cruz, na Zona oes-te, registrou a sensação térmica de 46ºc às 7h15. De acordo com o centro de operações Rio, os ter-mômetros chegaram a 32ºc no município.

o vice-presidente do Brasil, hamilton Mourão, disse que o país vai “manter a linha de não in-tervenção” na Venezuela, recorrendo somente às estratégias de “pressão diplomática e econômica”, a fim de que uma “solução pacífica” se instaure no país vizinho. o posicionamento foi anunciado pelo vice-presidente em sua conta no twitter.

RepRoDUÇÃo

Frente instalada III “É imprescindível estabe-

lecer um diálogo constante e permanente com o governo, co-brando o cumprimento do esta-tuto da criança e do Adolescente (ecA) e trabalhando a questão dos fundos destinados ao setor”, declarou. também participaram do encontro os deputados Dr. Deodalto (DeM) e Rosane Félix (psD), que compõem a Frente

Um projeto de lei que tramita na câmara dos Deputados ins-titui o controle eletrônico de frequência e pontualidade para todos os servidores públicos da União, incluindo autarquias e fundações públicas federais. o texto altera o estatuto dos ser-vidores públicos Federais (Lei 8.112/90) e está em análise na câmara dos Deputados. segundo o projeto, a jornada de tra-balho poderá variar entre 6 e 8 horas diárias, com exceção dos casos de serviço extraordinário ou de jornadas específicas.

projeto regulamenta controle eletrônico de frequência para servidores da União

Frente instalada IIDe acordo com o site do

Legislativo, entre as ativida-des da Frente, estão o acompa-nhamento de políticas públi-cas que garantam os direitos das crianças e adolescentes e a adoção; a proposição de projetos de lei; a promoção de debates e seminários, e o mo-nitoramento de ampliação de recursos do executivo.

crime hediondo A comissão de constituição,

Justiça e cidadania (ccJ) do senado pode votar aumento da punição para desvio de recursos do Bolsa Família. ou até mes-mo tipificar esse crime como hediondo. É o que diz projeto (pLs 216/2015), do senador Roberto Rocha (psDB-MA), que está na pauta desta quarta (27) da comissão.

os olhos do mundo estão voltados para a Venezela que vive uma grave crise po-lítica pautada pelas ações tirânicas de Ni-colás Maduro, eleito por voto democráti-

co, mas odiado pelo povo. Uma saída di-plomática, sem tom de guerra, é a mais esperada. o autopro-clamado governo de Juan Guaidó termino no último sábado. e

os esforços se con-centram agora para a entrada de ajuda hu-manitária. o chefe do parlamento vene-zuelano, de maioria oposicionista, ganha força e apoio da co-

munidade interna-cional e nma suposta deposição do tirano Maduro, pode assu-mir a democracia do país que mergulha na ruína. É esperar o de-senrolar do processo.

Uma saída diplomática para a Venezuela

octAcíLIo BARBosA/ALeRJ

direto ao ponto

condenado pelo uso de mão de obra da pre-feitura de Araruama na reforma da casa 21 do luxuoso condomínio Amarras, na praia de Geribá, em Búzios; réu em vários processos, in-clusive com execuções fiscais para reparar da-nos ao município o qual governou por oito anos consecutivos, o ex-pre-feito Francisco carlos

Fernandes Ribeiro, o chiquinho da educa-ção, deverá responder agora por “driblar” a Justiça com a venda da tal casa, quando já se poderia imaginar que o imóvel seria arrestado, o que de fato aconteceu dois anos depois de ele ter passado escritura pública para a empresa que o adquiriu por R$ 550 mil.

RepRoDUÇÃo/GoVeRNo Do estADo

nos [email protected]

MUNDO

o g o v e r n a d o r wilson witzel assinou ontetm

a renovação do convênio entre o estado do Rio de Janeiro e a estácio, que garante aos servidores e seus dependentes diretos 50% de bolsa nas men-salidades nos cursos de graduação (ensino a dis-tância (eaD) ou presen-cial). o desconto é vá-lido para os servidores que efetuarem matrícula e solicitarem o benefício até o dia 31 de março de 2019.

“essa parceria é muito importante, até porque

sabemos das dificulda-des enfrentadas pelos nossos servidores nos governos passados. com essas bolsas, abre-se uma oportunidade para os servidores aumen-tarem sua qualificação profissional. E quanto mais capacitado é o ser-vidor, melhor é a gestão pública e o atendimento ao cidadão”, afirmou o governador wilson wit-zel.

As vagas disponíveis são para todos os cur-sos de graduação ofere-cidos nos 33 campi da instituição no estado. A exceção é o curso de Medicina. os dependen-tes diretos – cônjuges,

companheiro, filhos e enteados – podem utili-zar o benefício mesmo que estejam morando em outros estados.

“pela nossa diversi-dade de cursos e por es-tarmos presentes em todo o estado do Rio de Ja-neiro, a nossa instituição

pode contribuir no desen-volvimento desses servi-dores, especialmente, nes-se momento de desafios e retomada da economia

do nosso estado”, comentou cláudia Romano, vice-pre-sidente de Relações Insti-tucionais e sustentabilida-de do Grupo estácio.

COLÔMBia - A comissão europeia (Ue) voltou a reiterar a defesa ontem por uma saída “pacífica, política e democrática” para a crise na Venezuela. “Deve-mos evitar a intervenção militar”, disse a porta-voz Maja kocijan-cic em uma entrevista coletiva.

o apelo é feito pouco antes do encontro do Grupo de Lima, em Bogotá (colômbia), que discuti-rá os próximos passos para lidar com a crise política no país de-pois do fracasso da operação de entrega de ajuda humanitária para os venezuelanos no fim de sema-na nas fronteiras com o Brasil e a colômbia.

Ue quer evitar intervenção militar na Venezuela

Bueiro entupido causa transtorno em Nova Iguaçu Moradores do

bairro posse so-frem com os pro-blemas provocados por um bueiro en-tupido na Rua F, altura de um colé-gio municipal. sem manutenção, que deveria ser realiza-da pela prefeitura, a rede está repleta de lixo que impe-

de o escoamento da água da chuva, p r i n c i p a l m e n t e . Quando chove, os problemas au-mentam por causa dos alagamentos e bolsões d’água que são forma-dos. Várias recla-mações foram fei-tas, mas nada foi feito.

RepRoDUÇÃo/ReDe socIAL

Page 5: Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

terça-FeIra, 26 De FevereIrO De 2019 EspoRTE 5

caio Henrique comemora primeiro gol com a camisa tricolor contra alvirrubroMeia marcou o segundo dos dois gols na vitória sobre o Bangu no Maracanã

tAÇA RIo

Jota [email protected]

LUcAs MeRÇoN/ FFc

abel Braga elogia desempenho de Vitinhoe projeta estreia na Libertadores

Lucas santos agradece apoio da torcidae fala em fazer história no Vasco

Na entrevista, meia fala de seu momento no clube e de ph Ganso: “Foi um cara que me inspirei bastante”

No domingo (24), o Flamen-go venceu o Americano por 4 a 1 e largou bem na taça Rio, segundo turno do campeonato carioca. com dois gols de Vi-tinho, um de Gabriel Barbosa e um de Diego, o time conseguiu desempenho de destaque e foi elogiado por Abel Braga, co-mandante rubro-negro.

Após a partida, o técnico concedeu entrevista coletiva no Maracanã, falando sobre a atu-ação na partida. “começamos muito bem do lado esquerdo e vi boas movimentações. No segundo tempo decidi inverter o Vitinho e o De Arrascaeta, isso funcionou bem. o papo do intervalo foi falando da in-tensidade, como jogamos no campo deles. Mas comentei que já poderíamos ter liquidado o jogo. só pedi para capricharem na última bola, no passe final. Fizemos isso e funcionou bem. também estou muito feliz com a zaga, adorei a atuação do Léo (Duarte). se analisar o gol deles, a bola bateu na cabeça do Rodi-nei e entrou. Se todo jogo fize-mos quatro gols e levarmos um na única chance que criarem, estou satisfeito. o confronto passado (contra o Fluminense) fugiu do normal. se for sempre esse percentual, vou adorar. Não é nada mal isso”, analisou Abel.

ele ainda aproveitou para enaltecer os atletas que tiveram

bons desempenhos. “o impor-tante é que o De Arrascaeta está se adaptando. É um cara dife-renciado, ficamos contentes ob-servando ele. o orlando Berrío vem treinando bem, o Dourado também. o Berrío pode ser uma aposta para o jogo lá fora (da Li-bertadores), é um cara que tem uma característica que ajuda muito. por ser colombiano, já jogou muito em altitude, o que é benéfico. Falei para o Gabriel que ele marcaria antes da par-tida começar. Falava para que ele ficasse tranquilo. O jogador às vezes entra em campo an-sioso e se acha responsável por situações que não correm bem, achando que podia dar mais. Foi bom que aconteceu hoje, parti-cipou de situações do jogo. para ele foi bom e pra equipe tam-bém”, disse.

o treinador ainda comentou sobre a estreia na conmebol Libertadores, que já será na pró-xima semana contra o san José em oruro. “sabemos que lá tem uma situação atípica que é a al-titude. Não comento com os jo-gadores sobre isso pois começa a colocar coisa na cabeça deles. A logística está pronta e espero que a gente consiga fazer um bom jogo. Lá tudo precisa ser diferente. Vamos treinar na vés-pera em um lugar próximo, mas não adianta achar que vai resol-ver todos os problemas. Quando

se fala em Libertadores, é uma coisa que se quer muito, muito importante. Não se pode criar uma ansiedade achando que vai ganhar de qualquer maneira. É difícil uma equipe suportar a pressão que fizemos hoje. Va-mos ter que diminuir por causa do ar, mas estamos prontos para fazer um bom jogo”, afirmou o rubro-negro.

Por fim, Abel Braga lembrou de como a tragédia no Ninho do Urubu afetou o elenco. ele lem-brou da vontade de vencer que todos estavam no embate contra o Fluminense, comentando a importância da vitória contra o Americano. “A energia estava baixa e eles precisavam muito dessa vitória. pelo calor que es-tava fazendo, não esperava essa intensidade. eles conseguiram manter o ritmo por muito tem-po. A vitória não tem só o valor dela, dos pontos. É o reencontro de muitas coisas. os caras são seres humanos. tem uma co-brança grande pelo tamanho do Flamengo. por tudo que aconte-ceu, eles sentiram muito aquela eliminação. o jogo demorou, foram 12 dias desde aquela par-tida. A vitória foi justa”, con-cluiu.

o Flamengo volta a cam-po na quinta-feira (28), às 21h, contra a portuguesa em Volta Redonda. A partida é válida pela segunda rodada da taça Rio.

eleito o melhor jogador da última edição da copa são paulo de Juniores, Lu-cas santos não esconde de ninguém que o seu maior sonho no futebol é fazer história com a camisa do Vasco da Gama, clube do seu coração e que defen-de desde os cinco anos de idade. Na última semana, o jovem deu uma demons-tração de amor ao Gigante da colina, recusando uma proposta para atuar no fu-tebol europeu.

- seria um passo impor-tante na minha carreira, mas eu sempre disse que queria fazer história com a camisa do Vasco. Isso pesou bastante na deci-são de todos. estou muito feliz por ter ficado. Aqui é minha casa, aqui é o meu lar, e ter a chance de mostrar todo meu futebol para a torcida maravilho-sa do Vasco é algo muito importante para mim. Foi a escolha certa. Agradeço ao carinho imenso que a torcida tem por mim. Não vejo isso como pressão, é

um estímulo. É legal de-mais saber que os torce-dores possuem confiança em mim - explicou o ca-misa 32.

Após definir a perma-nência em são Januário para a sequência da tem-porada, Lucas santos pro-mete ainda mais empenho para se firmar no time pro-fissional. Um dos aliados do garoto na luta por um espaço na equipe principal é o treinador Alberto Va-lentim. o comandante tem procurado deixar o meio--campista à vontade para que ele possa demonstrar todo o potencial nas parti-das que for escalado.

“Quando eu estava na copinha, eu li em alguns lugares que o Valentim havia dito que iria apro-veitar alguns jogadores do sub-20. Aquilo já me deixou mais motivado. Assim que cheguei no profissional, ele conver-sou comigo e disse que naquele momento a minha carreira iria começar de verdade. É um cara que

motiva bastante nos trei-nos e que sempre dá um toque de experiência. Fala para não ter medo e fazer aquilo que sempre fiz na base. também fui muito bem recebido por todos do grupo. são coisas que me deixam ainda mais motivados”, disse o prata da casa, avaliando por fim o desempenho vascaíno no clássico com o Botafo-go. “o time do Botafogo é forte, vinha de um gran-de resultado na Argentina, não podemos desmerecer o adversário. Dava para sair daqui com a vitória, mas o jogo aconteceu da forma que deveria. Vamos trabalhar ainda mais firme para dar sequência e con-quistar novas vitórias na temporada. É bom ressal-tar que temos uma inven-cibilidade de 10 jogos e isso é muito importante. serve para mostrar a qua-lidade da nossa equipe e que iremos chegar forte em todas as competições que iremos disputar”, con-cluiu Lucas santos.

técnico rubro-negro ainda exaltou a intensidade do Flamengo na partida

Lucas santos foi utilizado no clássico com o Botafogo

ALexANDRe VIDAL / DIVULGAÇÃoRAFAeL RIBeIRo/VAsco.coM.BR

Autor de um dos gols na vitória por 2 a 0 diante do Bangu,

na última sexta-feira, o meia caio henrique co-memorou o bom desempe-nho que vem tendo com a camisa tricolor. elogiado pelo técnico Fernando Di-niz, o atleta falou sobre o primeiro gol marcado pelo Fluminense e espera evo-luir ainda mais na tempo-rada.

“sempre que tenho oportunidade, procuro dar o meu melhor. Venho con-seguindo fazer bons jogos, consegui um gol impor-tante no confronto com o Bangu e vou continuar trabalhando com a cabeça focada. Acho que o plantel todo tem qualidade, venho me dedicando bastante para quando o professor precisar, entrar e dar resul-tado. Acho que é uma dor de cabeça positiva para o professor, a gente respeita a opinião dele e trabalha para alcançar o nosso es-

paço”, explicou o meia, comentando sobre sua che-gada ao tricolor. “todo mundo sonha em jogar em grandes clubes e para mim, está sendo um recomeço, não estava tendo muitas oportunidades na europa e ano passado vim para o paraná, consegui jogar. então, acho que é o reco-meço para mim e para o Fluminense também, é um momento novo que esta-mos vivendo. Iniciamos a temporada com bons resul-tados, estamos trabalhando forte para continuar e con-seguir os objetivos nessa temporada”, disse.

caio henrique também ressaltou seu bom desem-penho em campo, desde que chegou ao Flu, em ja-neiro. “Até pela minha ca-racterística, sou um jogador de passe, de movimenta-ção, estou me encaixando bem no esquema do Diniz, mas quando o jogador che-ga, o professor sempre pro-cura extrair o melhor e qua-se todos estão adaptados. trabalhamos forte no dia a dia para executar o que o

professor pede”, declarou o jogador, projetando o due-lo da primeira fase da copa sul-Americana, contra o Antofagasta, às 21h30 des-ta terça-feira.

“A gente sabe que vai ser um jogo difícil. Decidir em casa também é compli-

cado e tem a questão do gol fora. Acho que vamos enfrentar um adversário que vem fechado e vamos impor nosso jogo, fazer o que estamos fazendo, com posse de bola, sempre com o objetivo de buscar o gol e se Deus quiser, vamos

conseguir um resultado po-sitivo”, avaliou. Já sobre a estreia de paulo henrique Ganso no Flu, caio henri-que comemorou a atuação do camisa 10.

“Do Ganso posso falar porque sou da base do san-tos. Foi um cara que me ins-

pirei bastante, um cara que aprendi a admirar e hoje ven-do ele mais de perto, não só como jogador, é uma ótima pessoa. esperamos ajudar ele e que ele possa nos aju-dar também, tem muita qua-lidade e vai ajudar bastante a gente”, finalizou o atleta.

Page 6: Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

Política/Geral terça-FeIra, 26 De FevereIrO De 2019

Mourão: sem medidas extremas Venezuela pode ser pacificada

6

Vice-presidente defende discussão sobre imposição de sanções aprovação dos paisAgência Brasil

Crise na Venezuela

cANcILLeRIA coLôMBIA

“a Venezuela tem na sua cúpula dirigentes envolvidos com crimes transnacionais”, disse o vice brasileiro em seu discurso

Moro apresentará a Bolsonaro o resultado sobre atentado a faca

O ministro disse que “o presidente é a vítima, é interessado na investigação”

Comissão visitará os estados que mais registram casos de violência contra a mulher

em discurso de dez minutos na reunião do Grupo de Lima,

em Bogotá (colômbia), o vice-presidente da Re-pública, hamilton Mou-rão, afastou ontem (25) a possibilidade de inter-venção na Venezuela. segundo ele, o país deve buscar uma solução pací-fica para alcançar o “con-vívio democrático nas Américas” e “sem qual-quer medida extrema”. porém, defendeu a im-posição de sanções eco-nômicas e financeiras ao governo de Nicolás Ma-duro. “o Brasil acredita firmemente que é possí-vel devolver à Venezuela ao convívio democrático das Américas, sem qual-quer medida extrema que nos confunda, nações de-mocráticas, com aquelas que serão julgadas pela história como invasoras e violadoras das soberanias nacionais”, ressaltou.

para Mourão, o que se vive na Venezuela vive sob o regime de Maduro contraria os princípios democráticos e de liber-dade.

“em caracas [capital venezuelana] instalou-se um regime de privilégios, discriminação e violência que não respeita as con-dições mais elementares

do estado de Direito de-mocrático: a liberdade de expressão, eleições livres, alternância de partidos no poder, inde-pendência dos poderes constituídos e legítima representação nacional”, destacou.

saNçõesAntes de Mourão dis-

cursar, o vice-presidente dos estados Unidos, Mike pence, defendeu a imposição de mais san-ções ao governo da Vene-zuela enquanto Maduro se mantiver no poder. ele não detalhou, mas pediu apoio aos presentes.

o vice-presidente bra-sileiro afirmou que é ne-cessário “buscar sanções nos foros internacionais” para que “prevaleça o direito internacional”. Mourão não detalhou que medidas poderão ser ado-tadas.

aMeaçasMourão mencionou os

riscos do regime Madu-ro à região. “[há uma] ameaça à democracia, à defesa e à segurança dos países da região”, disse o vice-presidente, citan-do a ausência de respeito aos poderes instituídos e a alternância de governo.

o vice-presidente rei-terou a urgência de con-vocar eleições organi-

câmara cria comissão externa sobreviolência contra as mulheres

o plenário da câmara dos Deputados aprovou requerimento, ontem, (25) para criar uma comissão externa com o objetivo de acompanhar os casos de violência contra a mulher no país. segundo a autora do requerimento, a depu-tada federal Flávia Arruda (pR-DF), a comissão visi-tará os cinco estados que mais registram esse tipo de ocorrência: são paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso do sul, além do Distrito Federal.

Flávia Arruda destacou que não basta criar penas sem que as estruturas de apoio às mulheres efeti-vamente funcionem para

ajudar aquelas que pre-cisam do poder público. “pretendemos que nossos trabalhos impeçam que casos absurdos caiam no esquecimento e encorajem as mulheres a dar um grito de basta”, afirmou.

De acordo com o Atlas da Violência de 2018, fei-to pelo Instituto de pesqui-sa econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasi-leiro de segurança públi-ca, 4.645 mulheres foram assassinadas no país, se-gundo dados de 2016.

“É necessário verificar como os estados estão atu-ando, quais são as políti-cas implementadas, quais os recursos destinados

para este enfrentamento, se há ou não orçamento garantido para a execução destas políticas de forma permanente”, justifica a deputada, em seu requeri-mento.

A comissão externa deve verificar quais são as políticas públicas de acolhimento às vítimas, se há órgão específico para implantá-las, além de identificar as ações já im-plementadas pelo Minis-tério público, pelo poder Judiciário e pela Defen-soria pública dos cinco estados que concentram as piores estatísticas. *com informações da Agência câmara

MARcos sANtos/UspABR

zadas pela “Assembleia Nacional soberana e fis-calizada pela organiza-ção dos estados Ameri-canos”.

sOLidaRiedadeo vice-presidente ape-

lou para a “solidariedade interamericana” no es-forço de restaurar a de-mocracia na Venezuela e encerrar o regime chavis-ta em alusão ao ex-presi-dente hugo chávez, que antecedeu Maduro.

Mourão reafirmou o “compromisso com a paz, legalidade e legi-timidade”, e avaliando que “a luz dos aconteci-mentos de uma década” a Venezuela não vai con-

seguir livra-se sozinha da opressão do regime cha-vista, Mourão negou pos-sibilidade de intervenção militar no país vizinho.

atORes estRaNhOs

Mourão demonstrou preocupação com a mili-tarização da Venezuela. “A Venezuela, sem ter re-cebido nenhuma ameaça direta de sua soberania e de sua representação terri-torial, militarizou parte de sua população através de milícias ideologizadas”, alertou.

segundo o vice-pre-sidente, desde 2009, a Venezuela compra “equi-pamentos militares sofis-

ticados com considerável capacidade de força: car-ro de combate, helicópte-ros, caças”. “Mais graves que essas aquisições é a disposição do regime de caracas de atrair atores estranhos à região, que podem aproveitar eventu-al conflito interno no país para mover peças do tabu-leiro de sua confrontação mundial com o ocidente”.

Mourão não citou no-minalmente quais são esses “atores estranhos”, mas ressaltou que têm um comportamento co-mum. “os grandes patro-cinadores e apoiadores do regime venezuelano são países totalitários, ou autoritários, também vio-

ladores do direito interna-cional”, destacou.

suspeitas

o vice-presidente le-vantou suspeitas sobre o envolvimento da cúpula do governo Maduro com crimes transnacionais.

“A Venezuela tem na sua cúpula dirigentes envolvidos com crimes transnacionais, a razão pela qual se explica a re-siliência financeira em um quadro anterior à quebra do orçamento nacional e à truculência com qual investe contra a oposição política e a maioria da po-pulação que resiste e pro-testa contra as suas arbi-trariedades”, disse.

ontem, o ministro da Justiça e segurança pú-blica, sergio Moro, que iria apresentar ao presi-dente da República, Jair Bolsonaro, o resultado sobre o andamento das investigações da polí-cia Federal (pF) sobre o atentado sofrido pelo presidente em setembro do ano passado , em Juiz de Fora (MG), durante a campanha eleitoral.

Ao deixar um semi-nário sobre segurança pública, no superior tri-bunal de Justiça (stJ), Moro disse que o inqué-

rito está em andamento e não foi concluído ainda. o encontro do ministro com o presidente estava marcado na agenda de Bolsonaro para às 17h, no palácio do planalto. também participaram do encontro o diretor--geral da polícia Federal (pF), Maurício Valeixo, e os dois delegados res-ponsáveis pela investi-gação. “o presidente é a vítima, é interessado na investigação. então, vai ser apresentado a ele o resultado até o momen-to”, disse Moro.

No mês passado, a pF pediu à Justiça Federal em Minas Gerais mais 90 dias para encerrar o inquérito que apura quem são os responsá-veis pelo financiamento da defesa de Adélio Bis-po de oliveira, autor do ataque a faca contra o presidente. A defesa de Adélio afirma que ele agiu sozinho e que o ata-que foi apenas “fruto de uma mente atormentada e possivelmente dese-quilibrada” por conta de um suposto problema mental.

Page 7: Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

hOMICÍDIOS NA bAIXADA

terça-FeIra, 26 De FevereIrO De 2019

cinco mortes em menos de 24 horas na Baixada

7Polícia

António [email protected]

Homem é esfaqueado pelo próprio cunhado Menina de 9 anos é estuprada e ameaçada em Volta redonda

Mãe mata filha de 1 ano a marretadas e coloca fogo no corpo

Tarado foi preso em flagrante logo após cometer o crime

Baixada lidera ranking de crimes em janeiro o portal G1 divulgou

ontem que as delegacias da Baixada Fluminense lide-raram o ranking de crimes violentos em janeiro de 2019. com base nos dados do Instituto de segurança pública (Isp), somente na 58ª Dp (posse), em Nova

Iguaçu, foram registrados 21 homicídios. o número de crimes deste tipo aumentou 62% em janeiro deste ano na comparação com o mes-mo mês de 2018. em todo o estado, caiu 18%. em se-guida, ficou a 71ª DP (Ita-boraí), com 18 ocorrências,

uma alta de 80% em relação aos 10 do ano anterior. Logo depois, a 146ª Dp (campos dos Goytacazes), onde ocor-reram 15 homicídios, cresci-mento de 50%.

o maior número de mor-tes por intervenção policial foi registrado pela 63ª Dp

(Japeri), também na Baixa-da. houve um aumento de 267% nessas ocorrências na delegacia, de 3 para 11 casos.

A 54ª (Areia Branca) apa-receu logo depois, com 10 mortes, aumento de 233% em relação aos 3 casos de janeiro de 2018. A 59ª, tam-

bém em Duque de caxias, registrou 9 ocorrências (caso do corpo encontrado na ponte não foi contabili-zado), alta de 125% em re-lação ao ano anterior. A 59ª (Duque de caxias) também registrou o maior número de roubos, com 908 casos no

mês de janeiro. houve um crescimento de 5% nesses casos. Em segundo, ficou a 34 ª Dp (Bangu), com 820 registros e alta de 6%. Logo depois, a 64ª Dp (são João de Meriti), com 663 ocor-rências, mas com queda de 28%.

GOiÂNia - Alessandra Fiuza Neves utilizou uma marreta e quebrou crânio, pernas e braços da menina. caso ocorreu no parque san-ta Rita, em Goiânia. o crime chocante foi registrado na

manhã da última quinta-feira, no setor parque santa Rita, em Goiânia. segundo a polí-cia Militar (pM), uma mulher teria matado a própria filha, de 1 ano e 8 meses, com gol-pes de marreta. Não bastando,

a mulher teria ainda colocado fogo no corpo da criança após matá-la.

A principal suspeita é que a mulher sofra de problemas psicológicos. o corpo da criança foi encontrado, carbo-

nizado, dentro de uma piscina de plástico, sob entulhos na casa onde morava com a mãe e o irmão. Outro filho dela, de 12 anos, foi socorrido e levado para o cais do Bairro Goiá. De acordo com o con-

selho tutelar, o garoto está estável, relatou ter ficado ao menos cinco dias sem comer e está recebendo soro para combater a desnutrição. A mulher foi presa em flagrante.

o promotor de Justiça

sebastião Marcos Martins solicitou que a prisão em fla-grante fosse convertida em preventiva, pedido foi acata-do pelo magistrado. ela deve ficar detida na Casa de Prisão provisória (cpp).

RepRoDUÇÃo/BoM DIA RIo

henrique santana, a vítima, tinha 36 anos, alan, o principal suspeito do crime está foragido

DIVULGAÇÃo/poLícIA cIVIL

Em um dos casos, jovem grávida foi estuprada e assassinada em Queimados. Outros dois rapazes foram executados em Japeri

A Divisão de homicídios da Baixada Fluminense (DhBF) investiga cin-

co assassinatos ocorridos entre a noite de domingo e madru-gada de ontem em três cidades da região. Um dos casos que chama a atenção é a morte de uma jovem que estava grávida e teria sido estuprada.

o corpo da vítima foi en-contrado sem roupas e com sinais de estupro submerso na cachoeira de Rio D’ouro

(foto) , em Queimados. De acordo com as primeiras

informações de moradores, a garota teria passado com ou-tros dois jovens numa moto, o piloto, ela no meio e um outro rapaz atrás. ela era morado-ra do bairro Austin, em Nova Iguaçu. A especializada tra-balha com a hipótese de que a vítima teria sido morta por vingança.

dupLa MORta eM JapeRi

outros dois jovens foram as-sassinados próximo a um pon-

tilhão, em Japeri. De acordo com testemunhas, as vítimas teriam sido sequestradas por milicianos próximo a um bar na localidade conhecida como sagitário, em Queimados. os rapazes foram amarrados e jogados no porta-malas de um carro. Depois foram levados e executados com tiros na ca-beça numa estrada de terra em engenheiro pedreira. Até o fe-chamento desta reportagem, a identidade dos dois homens, que moravam, respectivamen-te, nos bairros são Roque e Nossa senhora da Glória, em

Quemados, não havia sido di-vulgada pela polícia.

o quarto caso de homicí-cio aconteceu em Queimados. Um jovem identificado apenas como hugo foi morto com vá-rios tiros no bairro Fanchem. o crime aconteceu em frente a uma padaria da região. segun-do as primeiras informações que serão apuradas pela DhBF é a de que o rapaz era polêmico e se envolvia em brigas.

exeCuçãO eM Caxias

A especializada também in-

RepRoDUÇÃo/whAtsApp

Os três homens foram executados em Japeri e Queimados, respectivamente. A Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense investiga diversas hipóteses para os crimes

Agentes da 93ª Delega-cia de polícia (Volta Re-donda), responsável pelo plantão de fim de sema-na, conseguiram prender o suspeito de 46 anos na madrugada de ontem. ele confessou os abusos sexu-ais contra a criança e disse também que havia consu-mido álcool e cocaína antes de cometer o crime e foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulne-rável.

segundo informações da polícia civil, a menina de 9 anos foi estuprada pelo vizinho, na noite do último domingo em Volta Redon-da, no sul do estado. A víti-ma estava sozinha em casa na hora do crime, no bairro eucaliptal, pois o pai esta-va trabalhando. ela mora somente com o pai.

por volta de 22h30, quando retornou do traba-lho, percebeu a filha com

Um homem foi morto a facadas durante uma briga em campo Grande, na Zona oeste do Rio, na noite da úl-tima sexta-feira. o principal suspeito do crime é o pró-prio cunhado da vítima, que foi identificado apenas como Alan.O crime foi flagrado por câmeras de segurança. henri-que santana de Barros, de 36 anos, foi esfaqueado 13 vezes na rua da casa onde morava. ele foi atingido nas costas, no rosto e no pescoço. Nas ima-gens gravadas pela câmera de uma casa é possível ver um

grupo de pessoas agredindo henrique no momento em que um homem aparece cor-rendo e esfaqueia a vítima várias vezes. o suspeito seria Alan que teria saído de casa durante a briga e cometido o crime.

“ele aproveitou essa situa-ção e já foi correndo, como o vídeo mostra isso bem claro, já foi correndo em direção ao henrique, que estava de cos-tas, e começou a golpeá-lo nas costas. e, quando o henrique virou, aí as outras facadas fo-ram no pescoço, no rosto, no

braço, sem chances nenhuma de defesa pra ele. Que é o mo-mento que ele cai desacorda-do e o Alan foge do local. ele não é o suspeito, ele é o assas-sino do Henrique”, afirmou um amigo de henrique.

De acordo com a polícia civil, Alan está foragido. As investigações sobre o caso estão a cargo da Delegacia de homicídios da capital, na Barra da tijuca. henrique santana de Barros foi enter-rado neste domingo (24) em Itaguaí, na Região Metropo-litana.

semblante triste e quieta. Após insistir o que tinha acontecido, a menina con-tou que “um homem tinha entrado na casa e mexido nela”. A vítima disse ainda que o criminoso ameaçou matar o pai dela, caso con-

tasse o que tinha ocorrido. A menina foi encaminhada ao hospital são João Batis-ta devido as lesões sofrida nas partes íntimas. A unida-de médica informou que o estado de saúde da vítima é estável.

vestiga um homicídio ocorrido em Duque de caxias. o corpo de um homem foi encon-trado debaixo da ponte no bairro pilar, na manhã de ontem. A vítima apresen-

tava ferimentos de arma de fogo. Moradores da região disseram que ele não seria conhecido do local. A iden-tidade do homem não foi di-vulgada.

Page 8: Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

Concurso premia melhores fantasias

SÁBADO, 16 DE JuLhO DE 2016 geral

iniCiatiVa Valiosa

GERAL8 terça-FeIra, 26 De FevereIrO De 2019

Queimados faz caminhada em defesa de bichos de estimação

IGoR LIMA/DIVULGAÇÃo/pMQsecretarIa De

coMUNIcaÇÃ0 socIaL

secretaria de educação divulga lista de escolas com vagas no rio

a ação rreuniu um grande número de bichinhos de estimação e seus respec-tivos donos. Eles receberam a dose da vacina antirrábica e fizeram a festa

Evento promovido pela prefeitura também ofereceu vacina antirrábica e premiou melhores fanta-sias. Eles receberam a dose da vacina antirrábica e fizeram a festa com seus respectivos donos.

o amor pelos bichinhos de quatro patas

se espalhou por toda a cidade de Queima-dos, na Baixada Flu-minense, na manhã do último sábado. Isto porque a prefeitura local, por meio da se-cretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais (seMADA), realizou a primeira “cãoMinhada” contra os Maus-tratos e Aban-dono dos Animais”. Durante a ação, mais de 800 cães e gatos re-ceberam a vacina antir-rábica e 130 quilos de ração foram recolhidos e serão doados para

instituições que resgatam os indefesos que foram deixados pelos seus do-nos.Além disso, os cães de-

ram um show de charme e elegância ao exibir a cria-tividade dos seus donos no concurso fantasia pet. teve bichinhos vestidos de supercão, Bailarina, playboy, Vampiro e mui-tas outras fantasias pra lá de divertidas. o prefeito carlos Vilela, que tam-bém participou da ação em defesa dos animais, alertou sobre a importân-cia do evento no municí-pio.“os animais não podem

ser tratados como brin-quedos que quando en-joamos, jogamos fora ou abandonamos em qual-quer lugar. eles são como

a gente, sentem fome, frio, sede e falta de ca-rinho. por isso, estamos aqui para lutarmos por eles que são tão indefe-sos. Abandonar, ferir ou mutilar um animal, seja ele qual for, é crime e passível de pena que va-ria entre três meses a um

ano. então, não maltrate os bichinhos”, orientou o gestor.

ResGate de aBaNdONadOs

A seMADA tem reali-zado ações durante todo ano de resgate dos ani-mais abandonados no

município. De acordo com o secretário Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais, José carlos No-gueira, o cacau, só no ano passado, mais de 100 cães foram retirados das ruas.

“Nós pegamos os animas que foram abandonados na rua, levamos para a secre-

taria do ambiente e damos todos os cuidados necessá-rios, fazemos a castração e depois os colocamos para uma doação responsável. Atualmente, temos 10 ca-chorros que foram dei-xados pelos seus donos esperando um novo lar”, afirmou.

com apenas três anos e deficiente auditiva, desde quando nasceu, a princesinha de quatro patas, cristal, encan-tou todos os jurados do concurso de fantasias pet e ganhou o primei-ro lugar (foto). “Ado-tamos ela com apenas um mês de nascida e ela virou o nosso xodó em casa. Ficamos mui-to tristes quando vemos

os animais abandonados pelas ruas, colocamos até um pouco de ração no portão da nossa casa para alimentar aqueles que não têm lar”, disse a moradora do Vila cen-tral, Débora castro (29).o vampiro ted, acom-

panhado de sua pequena dona, que também esta-va fantasiada, Sofia Oli-veira (7), não ficou para trás. com apenas quatro

anos, ele conquistou o coração dos jurados e le-vou o segundo lugar do concurso. “Nós viemos para prestigiar o evento e ajudar na luta contra os maus-tratos e aban-dono dos animais. Além do ted, temos uma gata em casa e cuidamos de-les com muito amor, ca-rinho e atenção que é o que eles precisam” afir-mou o pai da princesa

Sofia, Elvis de Oliveira (41).os interessados em

adotar um novo ami-guinho, podem ir até a secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais (Avenida Luigi Giobbi, 498, Fanchem), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com iden-tidade, comprovante de residência e telefone para contato.

Alunos podem ir às unidades de ensino com oportunidades dispo-níveis e confirmar as matrículas. A secretaria de estado de educa-ção (seeduc) disponibilizou, nesta segunda-feira, dia 25, uma lista de escolas na capital do Rio de Janei-ro com vagas abertas. os alunos podem ir às unidades de ensino com oportunidades disponíveis e confirmar as matrículas, até ama-nhã.A seeduc também disponibilizou

polos de atendimento para escla-recimento de dúvidas e auxiliar o processo de busca por vagas e con-firmação de matrículas. Os endere-ços são: Diretoria Regional Metro-

politana III (Rua: henrique scheid, Nº 440, bairro engenho de Dentro; Diretoria Regional Metropolitana IV (Rua: Maria de Jesus Botelho, Nº 100, bairro campo Grande);

Diretoria Regional Metropolitana VI (o atendimento será realizado na sede da seeduc) - Avenida pro-fessor pereira Reis, Nº 119, bairro santo cristo.

‘Laranjas’ dizem que foram usadas por partidos durante eleições 2018

sãO pauLO - o nome dela apare-ceu nas urnas nas eleições de 2018 como uma das cer-ca de 60 candidatas laranjas apontadas por investigação do Ministério público Federal e estadual em são paulo. A ex--conselheira tutelar Maria de Lourdes santana da concei-ção, de 56 anos, a Lurdinha, disse es-tar decepcionada. “É muito descaso, decepção, frustra-ção, tudo junto. hoje, me encon-tro em depressão, tomando remédio controlado e sem nenhuma vontade

de continuar fazendo parta dessa política machista”, disse à reportagem do portal G1.De acordo com in-

vestigações do Mp e MpF, partidos inscre-veram essas candida-tas sem a intenção de que elas fossem elei-tas. tinham apenas o objetivo de atingir a cota de 30% de can-didaturas femininas e, assim, garantir o fundo eleitoral. A in-vestigação apontou que os partidos se aproveitam do finan-ciamento público de campanhas destina-do a mulheres para atrair as candidatas e, em seguida, aban-

doná-las. Ainda segundo o

portal, o termo “la-ranja” se refere a algo que é de facha-da e ganhou evidên-cia nas últimas sema-nas com as suspeitas ligadas ao ministro do turismo, Marce-lo Álvaro Antônio, e ao agora ex-ministro Gustavo Bebianno. o site de divulga-

ção de candidaturas e contas eleitorais do tribunal superior eleitoral (tse) mos-tra que Lurdinha teve receita de R$ 6.664, valor oriundo do Di-retório Nacional e estadual do patriota, e nenhuma despesa apresentada.

procon-rJ realizará atendimento especial itinerante de carnaval entre os dias 1 e 6 de março, o

procon-RJ vai realizar um atendi-mento especial de carnaval. Uma equipe estará no sambódromo durante os desfiles para atender a reclamações e denúncias envol-vendo o local e suas lojas e quios-ques. Além disso, as reclamações dos consumidores nesse período que tiverem relação com a festa deverão ser enviadas pelo e-mail [email protected] ou feitas pelo telefone que estará à disposição dos foliões – cada

dia um número diferente de celu-lar será usado (veja abaixo). estes serviços também estarão disponí-veis no dia 9 de março, sábado das campeãs.Nos dias de desfile, uma equipe

do procon-RJ estará no sambódro-mo entre as 19h e 2h. Já o plantão por telefone e e-mail funcionará das 8h às 18h. No sambódromo, os agentes deverão averiguar as re-clamações e denúncias apresenta-das e procurar solucioná-las no ato. em relação ao plantão por telefone

e e-mail, os agentes da autarquia vão analisar as reclamações apre-sentadas e verificar qual a melhor forma para atender a demanda do consumidor.o consumidor que tiver proble-

mas não relacionados ao carna-val durante os dias de folia poderá abrir uma reclamação pelo procon online (www.procononline.rj.gov.br), pelo e-mail [email protected] ou, a partir da quinta-feira (06/03), nos postos de atendimento do procon estadual.

santinho’ de Lurdinha na campanha de 2018: descaso, decepção, frustraçãoOs alunos têm até amanhã para confirmar a matrícula

IGoR LIMA/DIVULGAÇÃo/pMQ

DIVULGAÇÃoDIVULGAÇÃo

Page 9: Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

terça-FeIra, 26 De FevereIrO De 2019

II pré-conferência municipal de saúde movimenta sul do rJEncontro acontecerá na Primeira Igreja Batista, no bairro Campos Elíseos

Secretaria de Comunicação Social

O encontro com a participação de municipios da região é para traçar estratégias dentro da área da saúde

A II pré-conferên-cia Municipal de saúde será

promovida na hoje, dia 26, pela prefeitura de Resende, por meio da secretaria Municipal de saúde. A segunda edi-ção do evento – orga-nizado pelo conselho Municipal de saúde de Resende (cMsR) – ocorrerá na primeira Igreja Batista, na Ave-nida Nova Resende, nº 369, no bairro campos elíseos, com início às 18h30.

segundo o secretário de saúde, Alexandre sérgio Alves Vieira, o intuito desta edição é dar continuidade aos debates envolvendo as comunidades, visando possibilitar o estudo de novas propostas para melhorias nas políticas públicas da área. o en-contro é aberto ao públi-co.

A I pré-conferência aconteceu no último dia

12, no auditório da casa dos conselhos, situado na Rua do Rosário, nº 45, no bairro Lavapés. A reunião atraiu repre-sentantes de vários seg-mentos da sociedade. No total, são três encon-tros que antecedem a x conferência Municipal de saúde de Resende (coMsAUDe). A con-ferência será baseada no tema “Democracia e saúde – saúde como Direito, consolidação e Financiamento do sUs”. o secretário de saúde reforçou sobre a importância do enga-jamento da população durante a discussão da temática.

— Daremos prosse-guimento à elaboração de propostas de melho-rias no sUs (sistema Único de saúde). os eventos são essenciais para identificarmos as necessidades e, com o diagnóstico da reali-dade, conseguiremos propor novas diretrizes no setor. As medidas

resende

DIVULGAÇÃo

aulão de dança na praça prepara os foliões para o carnaval 2019

saae-BM inova no padrão de sinalização no município

iniciativa visa garantir mais segurança tanto para a equipe de trabalho quanto para a população em geral

DIVULGAÇÃo/pMR

SUl-FlUMiNeNSe 9

servem para avaliar e definir prioridades, es-tratégias, metas, plane-jamentos e ações para o próximo plano pluria-nual. o atual plano está vigorando desde 2018, e é válido até 2021. Ainda são realizadas conferên-cias de saúde nos âmbi-tos estadual e nacional, com a finalidade de re-visar o sistema de saúde

– frisou.o conselho de saú-

de, que conta com 32 membros, fiscaliza o cumprimento da legisla-ção vigente, entre outras atribuições. A equipe do conselho também tem a função de estimular a participação comunitá-ria no controle social.

todos estão convi-dados a participar das

pré-conferências e da x coMsAUDe. A III pré--conferência será no dia 12 de março, no salão da comunidade Nossa senhora da paz, na Ave-nida das Amendoeiras, na cidade Alegria, às 18h30. Já a x conferên-cia Municipal está agen-dada para o dia 23 de março, de 8h às 18h, no auditório da AeDB (As-

sociação educacional Dom Bosco), no campo da Aviação.

para a x coMsAU-De, os interessados de-verão se inscrever entre os dias 1º e 15 de mar-ço, no período de 13h às 17h, na sede do conse-lho, na Avenida Marcí-lio Dias, 800, Anexo 2º piso, no Jardim Jalisco (no pátio do hospital de

espaço de lazer vai será ocupado por foliões no ritmo do trio elétrico

DIVULGAÇÃo/pMQ

quatis Barra Mansa

Um dos locais de re-alização dos eventos carnavalescos de Qua-tis, cuja programação oficial se inicia neste sá-bado, dia 02 de março, a praça teixeira Brandão (foto) receberá antes um aulão de dança com co-reografias relacionadas diretamente ao carna-val. o aulão acontece na próxima quinta-feira, dia 28 de fevereiro, de 19 às 21 horas. o evento será protagonizado por componentes do “bloco Folia Dinâmica”, mas qualquer pessoa poderá participar gratuitamen-te. Basta apenas que leve a sua própria garrafa de água visando se hidra-tar durante a realização da aula. o evento tem o apoio da prefeitura.

Um dos organizado-

res do evento, o orienta-dor social do cRAs do Jardim Independência (centro de Referência de Assistência social), willian carvalho, espe-ra a participação de pelo menos 70 pessoas na aula de quinta-feira, as quais, conforme ele des-taca, deverão compare-cer com roupas leves. para willian carvalho, “o aulão representará uma espécie de prepara-tivo para os quatro dias de folia em Quatis”.

Durante a progra-mação carnavalesca da cidade, no sábado, do-mingo, segunda-feira e terça-feira, os eventos vão se iniciar às 15 ho-ras e terminar impreteri-velmente à meia-noite, com exceção da noite de terça para a quarta-

-feira de cinzas, quando o encerramento aconte-cerá às 23 horas.

- Quem gosta de car-naval está convidado para o aulão desta quin-ta-feira. Não há dúvida de que, por meio das coreografias próprias desta grande festa po-pular, a cidade de Qua-tis já estará entrando no ritmo do carnaval, com dois dias de antecedên-cia. A participação é gratuita. Basta apenas levar muita animação e muita alegria para a praça teixeira Brandão – disse willian, um dos coordenadores do pro-jeto social “Dança e te-mas transversais”, cuja realização é da secreta-ria Municipal de Assis-tência social e Direitos humanos.

Visando a integrida-de física das equipes que fazem os serviços de manutenção do sis-tema de água e esgoto e a fluidez do trânsito, a serviço Autônomo de Água e esgoto de Bar-ra Mansa, adquiriu 20 homens bandeiras, 50 cones com iluminação noturnas, e fitas zebra-das com suporte. Ao todo, o saae disponibi-liza 20 equipes e o ma-terial, que foi utilizado pela primeira vez nesta sexta-feira (22), será dividido entre elas. ou-tra novidade foi a rea-tivação da comissão

Interna de prevenção de Acidentes (cipa), que por mais de quatro anos estava desativada.

De acordo com o di-retor executivo do sa-ae-BM, Fanuel Fernan-do, essa aquisição foi uma determinação do prefeito Rodrigo Dra-ble, para que a qualida-de e a segurança sejam, sempre prioridade da autarquia. “o prefeito não tem medido es-forços para que juntos possamos prestar um serviço de competência sempre visando a qua-lidade e o compromis-so com os nossos cida-

dãos”, disse Fanuel.o diretor ainda fri-

sou que o intuito da aquisição do material é de promover maior atenção dos motoris-tas tanto de dia quan-to a noite. “Uma das coisas mais comum de acontecer quando uma equipe está trabalhan-do, principalmente nas vias onde há maior flu-xo de veículos e pedes-tres, são colisões. com a aquisição desses ma-teriais, as operações realizadas ganham destaque aos olhos dos condutores de veícu-los”, concluiu.

Page 10: Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

RECEITAS

10 carNaVal 2019

Falta pouco! Famosos entram no clima faltando uma semana para o carnaval

preta Gil se fantasia de bolo para comemorar 10 anos do bloco

O fim de sema-na dos famosos foi agitado. Apesar de estar faltando apenas uma sema-na para começar o carnaval, para mui-tos o carnaval co-meçou há tempos. cantores, atrizes, blogueiras, todo

mundo já entrou no clima da folia e curtiu blocos, en-saios de carnaval, bailes e outras fes-tas espalhadas por todo o Brasil. con-fira como foi o fim de semana de pré--carnaval dos fa-mosos!

Faltando uma se-mana para começar a folia oficialmente, os famosos já estão curtindo bastante o pré-carnaval. o público teve muita atração para curtir neste último final de semana, então, é bom que você

já saiba como fa-zer uma make com glitter para curtir os bloquinhos. entre as opções para os foliões, foi possível curtir blocos de rua, ensaios de carnaval no sambódromo, ensaios de rua e na quadra, bailes, trios

elétricos, o que não faltou foi lugar para curtir o clima de carnaval. os famosos se dividi-ram, em sua maio-ria, entre Rio e são paulo para mostrar o samba no pé e preparar as marchi-nhas de carnaval.

os cariocas já es-peram pelo último domingo antes do carnaval para pode-rem curtir o Bloco da preta, que arras-ta cerca de 500 mil pessoas pelas ruas do centro do Rio. o bloco completou 10 anos de existên-cia e para comemo-rar, a anfitriã, Preta Gil, se fantasiou de bolo, com direito a velinha de 10 anos e chapéu de para-béns na cabeça. o bloco também é co-nhecido por reunir

diversos famosos em seu trio elétri-co. este ano, pres-tigiaram os 10 anos do bloco a cantora Luísa sonza, que é a musa do verão, as atrizes carolina Dieckmann e Fer-nanda paes Leme, cris Vianna, que foi a primeira rainha do bloco, David Brazil, Ludmilla, que foi disfarçada de palhaço e mui-tos outros famosos embarcaram no trio embaixo do solzão de 40ºc.

DIVULGAÇÃo

DIVULGAÇÃo

terça-FeIra, 26 De FevereIrO De 2019

saquê, uVa e hortelã

em um copo, adicione açúcar a gosto, mace-re 15 uvas fres-cas cortadas ao meio com 4 folhas limpas de hortelã. depois, adicione uma dose de saquê e cubos de gelo. em seguida, mexa delicada-mente com um canudo ou um mexedor. para finalizar, você pode mergulhar um palitinho de cana de açúcar, para mexer o drink enquanto toma. Fica uma delícia!

drink piCante

em uma coque-leteira, coloque 6 pedaços de me-lancia sem caro-ço e as amasse com o auxílio de um macera-dor até obter a consistência de um suco. depois, adicione gelo, suco de meio limão e mel a gosto. para dar uma apimenta-da no seu drink, acrescente um pequeno peda-ço de pimenta jalapeño sem as sementes e a agite. agora coe e sirva em uma taça de marga-rita esfriada pre-viamente.

Caipirinha CoM aBaCaxi

Macere 4 go-mos de abacaxi com 2 colheres de açúcar em um copo. acres-cente cubos de gelo semi-tritu-rados e 50ml de cachaça. Mexa com a ajuda de uma colher e está pronta a sua caipirinha com abacaxi! É de dar água na boca!

BeBIDas parao VerÃo

Page 11: Fotos: RepRoDUÇÃo/whAtsApp

terça-FeIra, 26 De FevereIrO De 201911 EspoRTE

Dr. João: “enfrento as dificuldades de frente e só assim é possível conquistar as mudanças”

esporte & Lazer

jOta CarvalhO

[email protected]

a escolinha projeto integração social e esporte funciona há 14 anos no local

Beto FRANZeN / pMDJM

campo do Vasquinho é reinaugurado em Meriti com alegria e bola no pé

Grama sintéti-ca, iluminação nova, vestiário.

esse é o novo campo de futebol Adriano coelho, conhecido como campo do Vasquinho, no par-que José Bonifácio, que foi reinaugurado na últi-ma sexta-feira (22). An-tes da reforma, o espaço era de terra batida e sem grade de proteção.

A obra era uma deman-da da população que, há mais de dez anos, pedia melhorias.

“A cada evento que a Prefeitura realiza eu fico emocionado. É um tra-balho muito difícil cor-rer atrás de verba para conseguir realizar me-lhorias na nossa cidade. Enfrento as dificuldades de frente e só assim é possível conquistar as mudanças”, comenta o prefeito, Dr. João.

Durante o discurso, o chefe do executivo lembrou, ainda, do jo-vem samuel thomas, jogador da base do Fla-

mengo morto no início de fevereiro no incêndio do centro de treinamen-to Ninho do Urubu, que era morador de são João. como homenagem, foi feito um minuto de silên-

cio pela memória de sa-muel.

A reforma do campo foi em parceria com a secre-taria de estado de esporte, através do então secretário da pasta, thiago pampolha,

agora deputado estadual. “Dr. João pediu ajuda e eu não hesitei. Aqui funciona uma escolinha de futebol e o prefeito estava preocu-pado com as crianças do projeto. espero que elas

aproveitem o novo espaço. tenho certeza que daqui nascerão novos craques”.

o técnico do projeto In-tegração social e esporte disse que a obra do campo é um sonho realizado.

“são mais de 14 anos de escolinha e praticamente sem ajuda. Agora temos algumas parcerias e um campo novo”, comemora Jorge Luiz da silva, co-nhecido como canjica.