Foz do Iguaçu - 1 à 7 outubro de 2013 - Edição 81 - Ano 3 ... · 2 1 à 7 de outubro de 2013...

16
Federais fazem grande apreensão de armas, drogas e munições Foz do Iguaçu - 1 à 7 outubro de 2013 - Edição 81 - Ano 3 - R$ 1,00 Página 3 No período da manhã e tarde de sábado (28) agentes da Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu apreenderam grande quantidade de drogas, armas e munições em dois pontos distintos da cidade. A primeira apreensão ocorreu no Portal da Foz, onde detiveram três pessoas e localizaram maconha, pistolas, fuzis e muita munição que seriam levados para o Rio de Janeiro. Já a segunda apreensão ocorreu no Jardim Ipê, onde foram apreendidos milhares de tabletes de maconha. Vergonha: posto de saúde falta sulfite e até papel higiênico Homem atropela e mata a ex-mulher Luciano Alves esculacha Reni no Tribuna da Massa Página 10 Uma reportagem do SBT mostrou a vergonha que está o sistema de saúde pública comandado pelo prefeito Reni Pereira e a turma de Pato Branco. A repórter Meiry Formigoni flagrou o momento em que paci- entes traziam de casa papel sulfite para imprimir os exames. Também não havia gaze suficiente e faltava até o papel higiênico. Um homem tomado pela fúria cometeu um crime bárbaro por volta da 0h50 de domingo no Jardim Nacional. Pedro de Jesus, de 52 anos, atropelou a ex-esposa e segundo testemunhas o ato foi intencional. Maria Helena Lopes, de 35 anos, ainda foi leva- da ao pronto socorro do Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Página 8 Página 3

Transcript of Foz do Iguaçu - 1 à 7 outubro de 2013 - Edição 81 - Ano 3 ... · 2 1 à 7 de outubro de 2013...

Federais fazem grande apreensãode armas, drogas e munições

Foz do Iguaçu - 1 à 7 outubro de 2013 - Edição 81 - Ano 3 - R$ 1,00 Página 3

No período da manhã e tarde desábado (28) agentes da Delegacia daPolícia Federal de Foz do Iguaçuapreenderam grande quantidade dedrogas, armas e munições em doispontos distintos da cidade. Aprimeira apreensão ocorreu noPortal da Foz, onde detiveram trêspessoas e localizaram maconha,pistolas, fuzis e muita munição queseriam levados para o Rio deJaneiro. Já a segunda apreensãoocorreu no Jardim Ipê, onde foramapreendidos milhares detabletes de maconha.

Vergonha: posto desaúde falta sulfite eaté papel higiênico

Homem atropela emata a ex-mulher

Luciano Alves esculacha Reni no Tribuna da Massa

Página 10

Uma reportagem do SBT mostrou a vergonha que está o sistema desaúde pública comandado pelo prefeito Reni Pereira e a turma de PatoBranco. A repórter Meiry Formigoni flagrou o momento em que paci-entes traziam de casa papel sulfite para imprimir os exames. Tambémnão havia gaze suficiente e faltava até o papel higiênico.

Um homem tomado pela fúria cometeu um crime bárbaro porvolta da 0h50 de domingo no Jardim Nacional. Pedro de Jesus,de 52 anos, atropelou a ex-esposa e segundo testemunhas o atofoi intencional. Maria Helena Lopes, de 35 anos, ainda foi leva-da ao pronto socorro do Hospital Municipal, mas não resistiuaos ferimentos e morreu. Página 8 Página 3

TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular2 1 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 2013

PRETO NO BRANCO

Faltam motivos* Por Ronald Abanez

O noticiário local nos informa de fatos curiosos,senão trágicos, que acontecem na cidade. Já tinha re-cebido tal informação via redes sociais mas a partir domomento que a mesma foi levada ao ar pelo maiorcabo eleitoral do prefeito na campanha passada, nãopoderia deixar passar em branco, sem tecer meu co-mentário a respeito.

Trata-se da reportagem mostrado a falta de papelsulfite para a impressão de documentos em Postos deSaúde, papel higiênico para uso do público que fre-quenta tais unidades entre outros produtos básicos ne-cessários para o bom atendimento.

Se o próprio Luciano Alves reclamou, a coisa é maisfeia que parece. O que está acontecendo Sr. prefeito?Será que o Sr. não está percebendo que, nessa corridadesenfreada para conquistar alianças, está nomeandopara o serviço público pessoas comprovadamente des-qualificadas para tal? Será que o Sr. não percebe quetudo isso acaba atingindo sua imagem e, nem mesmoa velha tática do Lula que não sei, não é comigo, nãofunciona?

Não foi isso que pro-meteu na campanha. Opovo não quer saber oque diz a lei, que em mui-tos casos no Brasil nãodiz nada. O povo nãoquer saber se gastou milou milhão, se foi Pauloou Paula. O povo quer eprecisa de atendi-mento digno e issoSr. prefeito, sua com-petente equipe estájogando no lixo e já sabe onde vai estourar o abacaxi,né?

Vereador Chico Noroeste, meu companheiro departido, quando vereadores tentam obter alguma in-formação do executivo, o Sr. e aliados bloqueiam taispedidos e usam como discurso a máxima "Deixem ohomem trabalhar". Oras, fazendo dessa forma não se-ria melhor mudar um pouco o lema, algo do tipo "pa-rem o trabalho do homem", antes que o estrago sejamaior?

Quando ainda era deputado, surgiu sua intenção dese lançar candidato ao cargo máximo em Foz e aquimesmo neste blog, eu informava que o Sr. não tinhacondições para tal empreitada. Nunca imaginei naquelemomento que minhas colocações se confirmassem deforma tão rápida, 9 meses de governo. A secretaria desaúde pode ter todos os atributos positivos em sua car-reira, isso não questionamos. Não tenho nada pessoalcontra ela ou contra o prefeito mas, como administra-dora mostrou que não serve para o cargo e não é só elanão.

Mude Sr. Prefeito, mude enquanto é tempo e reza-mos para isso pois uma administração desatrada afetaque não tem nada com isso e nem cargos, afeta o povo!Mude enquanto é tempo, coloque gente com capaci-dade, seja de Pato Branco ou de Garça Azul, não inte-ressa. A coisa tem que funcionar pois, se erros primá-rios como os citados acima ocorrem, imagina um casocomplicado lá na frente. Não quero ver nenhuma faixacomo abaixo futuramente, mas o histórico disponívelda administração, faz crer que isso pode acontecer.

E para os defensores ou não de plantão, informoque nunca trabalhei direta ou indiretamente em servi-ços públicos, seja ontem ou hoje e assim sendo, tenhototal liberdade para falar bem ou mau quando e ondeachar necessário.

Ótima semana pessoal...

Ronald Albanez é administrador e atua no ramo de auto center. Tam-bém mantém e escreve no blog Saibam que... (saibamque.blogspot.com.br)

REDAÇÃO

COMERCIAL

DiretorEnrique Alliana

Claudete Desbezel | Oscar Alliana

É uma publicação da EditoraA Fronteira do Oeste Ltda.

CNPJ - 04.640.198/0001-29 | Insc. Municipal 30125Telefone (45) 3029-4999

Foz do Iguaçu / [email protected]

Os artigos assinados são de inteira responsabilidadede seus autores e não representam a opinião do jornal

Jornalista ResponsávelPedro Rodrigues da Fontoura

Jornalismo sem censura

Impressão: RCK Comunicações Ltda.

Depois de reajustar o IPTU, o prefeito ReniPereira está mandando mais de mil contribuin-tes para inscrição em dívida ativa e EXECUÇÃOFISCAL. Saiu no Diário Oficial do dia 26 desetembro. EDITAL Nº. 019/2013 datado de 23de setembro de 2013 é um EDITAL DE NOTI-FICAÇÃO DE INSCRIÇÃO EM DÍVIDA ATI-VA. E lá consta: "O envio das Certidões de Dívi-da Ativa à Procuradoria de Assuntos Fazendári-os do Município, PARA OS PROCEDIMENTOSDE EXECUÇÃO FISCAL DAS DÍVIDAS, FAR-SE-Á INDEPENDENTEMENTE DE NOVANOTIFICAÇÃO" . Isso contraria tudo que Renifalou na campanha.

O que estão fazendo com o dinheiro das multas. Essapergunta me veio à cabeça ao passar pela lombada ele-trônica quase na frente do Corpo de Bombeiros na VilaMaracanã, na rua Bartolomeu de Gusmão. Vejam quevergonha. Ao lado da lombada uma imensa galeria deágua pluvial sem a tampa. E à noite a iluminação é muitoruim, ou seja, o risco de um cidadão se acidentar é muitogrande. É a imagem da contradição. Um equipamentoque arrecada funcionando muito bem, mas a infraestru-tura, coisa básica, como tampa de bueiro, bem ao ladoda lombada eletrônica, estava ao abandono.

Arrependido"Lorenço de Miranda, venho humildemente reconhecermeu erro e lhe pedir mil desculpas por te criticar e até

brigar com você no face. Hoje sei que o candidato queportanto eu briguei, hoje decepcionou o povo de FOZ DOIGUAÇU INTEIRO. Me desculpe amigo, eu estava muito

errado". (Nelson Cotteviques)

Consolo"Que nada Nelson Cotteviques, não precisa pedir descul-pas. Em política vale tudo, afinal a gente não tem bola decristal para saber quem e bom ou ruim, um abraço".(Lourenço de Miranda)

Foz merece mais"Nunca na história deste país se ROUBOU TANTO, a

classe política rouba, rouba e rouba. Como vivemos aqui ea cidade é pequena fica muito fácil de evidenciar tudo isso.

Foz merece ser uma cidade muito melhor, tem tantodinheiro e estamos esquecidos." (Ricardo Caprario)

Propaganda"Propaganda de casas feitas pelo governo anterior e emhorário nobre da TV. Esse Deputado prefeito brinca com odinheiro do povo". (Valdir Gregorio Silva)

RegredindoFoz vai Regredir 40 Anos 4 Anos ... (Sergio Brito)

Primeira-dama"Sem falar que a excelentíssima primeira dama está acabandocom a assistência social de Foz. E vai querer sair para deputa-da Estadual...... CUIDADOOO MEU POVO" (Leandro Haus)

Desmantelando"Esse prefeito atual está acabando com a nossa cidade.

Precisamos fazer algo urgente e impedir que esse que sediz "prefeito" acabe com as obras que o Paulo Mac Donald

Ghisi fez com tanto esforço" (Osmar Martin)

Assim não dá"Queria ainda voltar a morar em Foz do Iguaçu, mas com osrelatos que acompanho de que o atual prefeito está deixandoa desejar, prefiro ficar por Pitanga mesmo na companhia doPrefeito Zampier que ao contrário do Reni tem feito umarevolução na cidade trazendo benefícios não só para Pitangamais pra toda a região central do estado". (Osni Macedo)

OPINIÃO

NAS REDES sociais

O que estão fazendo como dinheiro das multas

Reni manda cobrarIPTU na justiça

31 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 2013

Reportagem teve grande repercussão nos telejornais do SBT e virou vergonha nacionalPOLÍTICA

Vergonha: posto de saúde faltasulfite e até o papel higiênico

Uma reportagem do SBTmostrou a vergonha que está osistema de saúde pública coman-dado pelo prefeito Reni Pereira ea turma de Pato Branco. A re-pórter Meiry Formigoni flagrouo momento em que pacientes tra-ziam de casa papel sulfite paraimprimir os exames. Tambémnão havia gaze suficiente e falta-va até o papel higiênico.

"Isso é uma vergonha!", dis-se Cleidimara Rosa dos Santosque acabara de chegar ao postocom papel sulfite que a mãe pe-diu para ter os resultados dosexames impressos. "Minha mãepediu porque ontem quando elaveio marcar o exame não tinhapapel", afirmou.

Funcionários da unidade tam-bém trazem material de casa.Para a reportagem os servidoresdenunciaram que falta tambémequipamentos básicos como ter-mômetro e medidores de pres-são arterial. A paciente DoraciJusten também teve que levarpapel higiênico de casa. "Quan-do foi para retirar os exames, amulher que trabalha lá na recep-ção gritou que era para trazerfolha de sulfite porque não ti-nha ali. Então, todo mundo saiu,uns para comprar, outros parabuscar em casa. Eu tive que ar-rumar um também", disse.

Eva Eliane também ficou in-conformada. "Acabei de marcarum exame. Ai na hora do resul-tado tem que comprar papel. Equem não tem dinheiro para com-prar?", questionou. A reporta-

gem foi postada no youtube e logofoi parar em redes sociais comofacebook. Além da repercussãonos telejornais do SBT, o assun-to teve muitos comentários ecompartilhamentos.

Marcelo Duarte afirmou quefoi às 18h30 no PA Morumbi coma filha de quatro anos tendo 38,5de temperatura, e não tinha pedi-atra, nem clínico. Cadê nossodinheiro pago com impostos?",questionou. "Se como deputadonão fez nada, é esperar o quêcomo prefeito", afirmou EnézioFreitas criticando Reni.

Para Eduardo Aviles, "isso jáera esperado porque Reni se cha-ma incompetência ou seja estáfazendo economia para fazercampanha política paro ano quevem e ter recursos suficientespara sua mulher e quem ele apoi-ar. Quem sempre sofre com isto éa população". Carlos Teles ques-tiona: "Cadê o Ministério Públi-

co?".Silmar Pacheco observou que

"enquanto isso tem vereador des-filando suas roupas ridículas eandando a cavalo e jerico na ci-dade. Fiscalizar isso ele nãofaz". Rosa Oliveira afirmou quesem contar que o Hospital Mu-nicipal está um caos. Rosa Oli-veira, simplificou: "Isso é umapouca vergonha".

Jaci Waslawick se manifes-tou ; "Está faltando o básico nospostos de saúde. Então deve serpor isso que Reni está perseguin-do os ambulantes no semáforo.Talvez esteja faltando merendaescolar também porque com osalhos para temperar a merendaos morangos para as sobremesase os panos de prato para secaras louças e os panfletos para osbanheiros".

Lizane Marcio Crivelaro ata-cou quem votou no atual prefei-to. "Parabéns para você que ele-

Da RedaçãoFoto: Reprodução TV

Luciano Alves esculacha Reni Pereira no Tribuna da Massa

geu o Sr Reni. Agora comprasulfite e papel higiênico para co-locar nos postos de saúde!". Ou-tra cidadã se espanta: "Meu Deus,o que estão fazendo com a nossacidade? Reni Pereira não rola

destruir um trabalho tão suadoque tivemos. Temos que cuidardireitinho da nossa cidade e danossa gente. Cuida do que vocêse comprometeu em cuidar", dis-se Michelly Annay Varnier.

Até funcionários dos postos estão levando material deAté funcionários dos postos estão levando material deAté funcionários dos postos estão levando material deAté funcionários dos postos estão levando material deAté funcionários dos postos estão levando material decasa porque a prefeitura não temcasa porque a prefeitura não temcasa porque a prefeitura não temcasa porque a prefeitura não temcasa porque a prefeitura não tem

A mulher da recepção gritou que era para trazer folha deA mulher da recepção gritou que era para trazer folha deA mulher da recepção gritou que era para trazer folha deA mulher da recepção gritou que era para trazer folha deA mulher da recepção gritou que era para trazer folha desulfite porque ali não tinhasulfite porque ali não tinhasulfite porque ali não tinhasulfite porque ali não tinhasulfite porque ali não tinha

Eva Eliane: "E quem não tem dinheiro para comprar?"Eva Eliane: "E quem não tem dinheiro para comprar?"Eva Eliane: "E quem não tem dinheiro para comprar?"Eva Eliane: "E quem não tem dinheiro para comprar?"Eva Eliane: "E quem não tem dinheiro para comprar?"

Ao comentar a reportagem que mostra a ver-gonha de faltar até papel higiênico nas unidades desaúde, o apresentador Luciano Alves esculachouo prefeito Reni Pereira durante o Tribuna da Mas-sa, edição de segunda-feira. "É muito chato acon-tecer coisas como estas. É vergonhoso para anossa cidade que vai completar 100 anos. É umavergonha, essas coisas não podem deixar aconte-cer", afirmou.

No comentário, Luciano também demonstroudescontentamento. "E daí eu pergunto. Estão le-vando a sério a saúde pública de Foz? Os postosde saúde? Quem é o responsável por isso?" Nacampanha eleitoral, Luciano foi o principal caboeleitoral de Reni e também apresentador do pro-

grama de TV do prefeito que acabou se elegendo.Agora, Luciano parece arrependido.

"Se continuar assim o Reni Pereira está ferra-do. Eu tenho que falar. Não adianta você quererfazer a coisa certa e uma ou outra estraga tudo",atacou. Em seguida, o apresentador citou: "Prestaatenção, eu vou dar um conselho aqui para o nos-so prefeito Reni Pereira. Eu acho que está na horade investir no funcionário de carreira, que conhe-ce, sabe e entende das coisas. Queremos que ocidadão não fique com a falta do resultado dosexames por falta de papel sulfite. Gente, por fa-vor, e se não tiver dinheiro vamos fazer campa-nha para doar papel sulfite para a prefeitura então,mas não deixe de atender o povo".Luciano disse: "Se continuar assim o Reni está ferrado!"Luciano disse: "Se continuar assim o Reni está ferrado!"Luciano disse: "Se continuar assim o Reni está ferrado!"Luciano disse: "Se continuar assim o Reni está ferrado!"Luciano disse: "Se continuar assim o Reni está ferrado!"

4 1 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 2013

Lei determina que o Município realize um aporte mensalde 12% sobre a folha salarial dos aposentados neste anoPOLÍTICA

TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular

Gestão do Reni acumula rombode quase R$ 2 milhões no Fozprev

A prefeitura acumula umadívida de R$ 1,9 milhões com oFozprev. O débito é referenteaos últimos nove meses do re-passe de amortização do déficitatuarial da previdência do servi-dor. Aprovada em outubro doano passado, a Lei 4030 deter-mina que o Município realize umaporte mensal de 12% sobre afolha salarial dos aposentadosneste ano. O percentual estipu-lado servirá para cobrir o déficitatuarial de R$ 822 milhões.

A quantia foi originada pelafalta de pagamento das contri-buições obrigatórias no períodode 1993 até 2005. De acordocom a lei, a prefeitura realizaráaportes progressivos de 6% anu-almente para cobrir o passivo -diferença entre as projeções dasreceitas e despesas futuras - e

viabilizar as futuras aposentado-rias.

A grande dificuldade parasolucionar o caso está no Orça-mento Municipal aprovado noano passado. Segundo o prefei-to Reni Pereira, "o orçamentodeste ano não prevê os aportes,mas temos que resolver o pro-blema e por isso estamos reuni-dos", disse.

Pereira propôs realizar o pa-gamento no ano que vem. As-sim a despesa seria somada aosrepasses mensais já previsto parao próximo ano. Dentro destapossibilidade, a lei seria alteradaem discussão conjunta.

Porém, antes disso, a direçãodo Fozprev fará uma consulta aoMinistério da Previdência paraanalisar a possibilidade de pror-rogar o pagamento para o pró-ximo ano. Se houver a negativado Ministério, uma vez que a leiem vigor foi uma exigência do

próprio órgão, a quitação preci-sa ser feita antes do dia 20 dejaneiro, quando vence a certidãoprevidenciária.

Sem o documento o Municí-pio não pode contrair emprésti-mos ou receber recursos. "Senão for possível vamos buscaros recursos e fazer o pagamen-to antes de janeiro", garantiu. Oprefeito pode fazer um remane-jamento por decreto abrindo umcrédito para os aportes.

AlienaçãoDurante a reunião, Pereira

também prometeu formalizar aproposta de amortizar o déficitde R$ 822 milhões com o repas-se de imóveis pertencentes aprefeitura. Caberia ao Fozprevavaliar os bens disponíveis. Coma alienação, o Fundo de Previ-dência poderia administrar osimóveis e obter rendimentosmensais com aluguéis.

Fonte: Foz NoticiaFotos: AI/PMFI

Dois pesos duas medidasEm uma matéria jornalística feita

pelo DER na última quarta-feira, 25,mostrou que o número de acidentesregistrados no trecho da Rodovia BR-277, entre as cidades de Medianeira eMatelândia, teria diminuído 38,1% apósa duplicação. Os dados foram divulga-dos pela concessionária Ecocataratas.

Segundo o governador, "demos pri-oridade na duplicação deste trecho,pois os moradores cansaram de pre-senciar acidentes fatais. Com essaduplicação todos terão mais seguran-

ça, moradores e motoristas", afirma ogovernador Beto Richa.

Foram duplicados 14,4 quilômetrosde rodovia (entre os km 660 e 674) eteve investimento de R$ 49,3 milhões,obra executada em parceria do Gover-no do Estado com a concessionáriaEcocataratas. Foram construídas qua-tro trincheiras e alargado um viadutono perímetro urbano de Medianeira.

O GolpeJá para Foz do Iguaçu, o governa-

dor Beto Richa liberou a construçãode uma trincheira ou um viaduto. Nemmesmo os construtores sabem definiro que ela é? Porém segundo informa-ções o custo seria em torno de R$ 8milhões para a obra na Avenida Para-ná com a BR-277.

Se colocarmos os números na pon-ta da caneta, com o custo de R$ 8 mi-lhões para cada trincheira veremos queas quatros obras realizadas nos tre-chos entre Medianeira e Matelândiacustaram o valor de 32 milhões, so-

brando 17,3 milhões para duplicar os14,4 quilômetros da rodovia, perfazen-do um custo de R$ 1,2 milhão por qui-lometro duplicado.

Governador me apresente umaempreiteira no Brasil que faça a dupli-cação neste preço. Uma ou outra, oua obra da rodovia entre as duas cida-des foram feitas com preços de bana-na ou a obra em Foz do Iguaçu estásuperfaturada. Tem algo errado nisso.Acho que isso não cheira bem.

(Com informações www.der.pr.gov.br)

PrejuízoSegundo balanço financeiro

divulgado no Diário Oficial 2093,de 16 de setembro de 2013, oFozprev possui em caixa mais deR$ 161 milhões. Ainda no balan-ço, um dado que chama a aten-ção, é a perda de R$ 5,3 milhõesnos rendimentos em 2013, aopasso que no ano anterior, até omesmo período, a autarquia re-alizou rendimentos de R$ 17,9milhões.

Uma parte do problema foiuma aplicação realizada no BVA(que foi liquidado pelo BancoCentral este ano), onde foramaplicados cerca de R$ 5,5 mi-

lhões e o dinheiro foi bloqueadona instituição. Deste montante,mais de R$ 2 milhões já foramrecuperados. Há a expectativade recuperar o restante em lon-go prazo. A instituição bancáriadeve fazer uma proposta de pa-gamento ao Fozprev até novem-bro.

Apesar do caso do BVA, édiscrepante a rentabilidade obti-da no ano passado, em relaçãoa esse ano, pois numa conta sim-ples, se o valor (R$ 161 milhões)estivesse depositado na poupan-ça entre janeiro e agosto, o ren-dimento seria superior a R$ 6,4milhões em 2013.

Relatório mostra movimentação financeiraRelatório mostra movimentação financeiraRelatório mostra movimentação financeiraRelatório mostra movimentação financeiraRelatório mostra movimentação financeira

Reni Pereira não está recolhendo os 12% sobre a folha dos aposentados como determina a leiReni Pereira não está recolhendo os 12% sobre a folha dos aposentados como determina a leiReni Pereira não está recolhendo os 12% sobre a folha dos aposentados como determina a leiReni Pereira não está recolhendo os 12% sobre a folha dos aposentados como determina a leiReni Pereira não está recolhendo os 12% sobre a folha dos aposentados como determina a lei

5TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular 1 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 2013

Procuradorias consideram atitude como ato doloso de improbidadeadministrativa que enseja a inelegibilidade e pesada multa para o prefeitoPOLÍTICA

Reni não está cumprindo investimentomínimo constitucional com a educaçãoDa RedaçãoFoto: Enrique Alliana

A Constituição Federal prevêque os municípios apliquem pelomenos 25% de suas arrecadaçõesde impostos e transferências emeducação. Porém, conforme da-dos extraídos, no período de ja-neiro a agosto/2013 a Prefeiturade Foz investiu somente 20,12%de suas receitas na área educaci-onal. Casos idênticos registradospelo país são considerados pelostribunais como "ato doloso de im-probidade administrativa" que en-seja a inelegibilidade do acusado,ou seja, fica impedido de concor-rer a cargos eletivos por oito anose pagamento de multa de até 100vezes ao salário que o prefeito re-cebe.

Para efeito de comparação, noúltimo quadrimestre de 2012 (se-tembro a dezembro) houve o pa-gamento da bonificação por resul-tados atingidos no IDEB (14º sa-lário), além do pagamento do 13ºsalário, que contribuíram para queo Município atingisse ao final doano passado o índice de 27,41%de investimentos na educação(Diário Oficial nº 1925, de 29/01/2013). No presente exercício, emfunção das regras dispostas noDecreto de contenção de gastosassinado por Reni Pereira e publi-

cado recentemente, não há indi-cativo de que o Município possacumprir a normativa legal perti-nente ao investimento mínimo emeducação.

No último quadrimestre desteano, além das despesas corriquei-ras de manutenção do sistemaeducacional, somente terá a obri-gação legal do pagamento do 13ºsalário, o que certamente fará como que índice suba, entretanto, di-ficilmente em patamar suficientepara elevação ao índice mínimode 25%.

Outras penalidadesOutras penalidadesOutras penalidadesOutras penalidadesOutras penalidadesOs município que não cum-

prem o mínimo ficam, portanto,inadimplentes no CAUC (Cadas-tro Único de Convênio) e impedi-dos de firmar convênios com ór-gão federais. Segundo o coorde-nador do Sistema de Informaçõessobre Orçamentos Públicos emEducação - SIOPE, Paulo Malhei-ro, os municípios em situação ir-regular não podem receber o re-passe financeiro de programascomo o ProInfância (ProgramaNacional de Reestruturação eAquisição de Equipamentos paraa Rede Escolar Pública de Edu-cação Infantil), que oferece sub-sídios para a construção e aquisi-ção de equipamentos e móveispara as creches; Caminho da Es-

cola, responsável por garantir aqualidade e segurança do trans-porte escolar; além do PAR (Pla-no de Ações Articuladas), que pre-vê a captação dos profissionais emelhorias estruturais nas escolas,como por exemplo, a construçãode quadras poliesportivas.

JurisprudênciaJurisprudênciaJurisprudênciaJurisprudênciaJurisprudênciaNos casos que chegam à Jus-

tiça em processo por não investi-mento mínimo na educação, asdecisões tem sido pela condena-ção do prefeito. A ProcuradoriaGeral Eleitoral (PGE), por exem-plo, tem opinado pela inelegibili-dade de candidatos ao cargo deprefeito que não tenham cumpri-do a obrigação em mandatos an-teriores. Um dos casos recentesque chegou ao Tribunal SuperiorEleitoral (TSE) tratou da omissãode 2,5%; em outro, o percentualaplicado em educação alcançou24,11%, quando a Constituiçãoexige o mínimo de 25%.

José Luiz Rodrigues teve opedido de registro de candidaturanegado por maioria no recursoespecial eleitoral. As contas degestão de 2008 do candidato,como prefeito de Aparecida (SP),foram rejeitadas pelo Tribunal deContas de São Paulo, por não teraplicado o limite mínimo na áreade educação e a decisão foi man-tida pela Câmara Municipal de Ve-readores. O juízo de primeiro graudeferiu o registro do candidato eo Tribunal Regional Eleitoral re-formou a sentença, sob o funda-mento de que o candidato deixoude aplicar recursos na área deeducação, configurando-se atodoloso de improbidade adminis-trativa.

Em parecer, a vice-procurado-ra-geral eleitoral, Sandra Cureau,afirmou a existência de dolo, res-saltando que o mínimo exigível deum administrador público é o co-nhecimento das normas que dis-ciplinam, limitam e condicionama sua atuação. Foi o primeiro casoanalisado pelo TSE no âmbito daseleições de 2012.

Princípio constitucionalPrincípio constitucionalPrincípio constitucionalPrincípio constitucionalPrincípio constitucionalOutro caso já negado em sede

de agravo regimental (AgR-Res-pe 7486) foi de David José Mar-tins Rodrigues, candidato ao car-go de prefeito do município deGeneral Salgado (SP). Além de ir-regularidade na ausência de paga-mento de encargos sociais, veri-ficou-se que o percentual aplica-do em educação alcançou somen-te 24,11%. De acordo com o pa-recer de Sandra Cureau, trata-sede ato doloso de improbidade ad-ministrativa que enseja a inelegi-bilidade prevista na alínea g do

EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃONo caso da Educação, o artigoNo caso da Educação, o artigoNo caso da Educação, o artigoNo caso da Educação, o artigoNo caso da Educação, o artigo

22222111112 da Constituição F2 da Constituição F2 da Constituição F2 da Constituição F2 da Constituição Federal diz:ederal diz:ederal diz:ederal diz:ederal diz:

ISS ( Imposto Sobre Serviços)FPM (Fundo de Participação dos Municípios)ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Intervivos)Quota parte do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias)ITR (Imposto Territorial Rural)IPVA (Imposto Sobre Veículos Automotores)IPI Exportação( Imposto Sobre Produtos Industrializados ParaExportação)IOF Ouro (Imposto Sobre Operações Financeiras com Ouro)Imposto de Renda sobre os servidores

Prefeito Reni Pereira só aplicou 20,12% das receitasPrefeito Reni Pereira só aplicou 20,12% das receitasPrefeito Reni Pereira só aplicou 20,12% das receitasPrefeito Reni Pereira só aplicou 20,12% das receitasPrefeito Reni Pereira só aplicou 20,12% das receitasna área educacionalna área educacionalna área educacionalna área educacionalna área educacional

inciso I do art. 1º da Lei Comple-mentar 64/90. Segundo o dispo-sitivo, são inelegíveis os que tive-rem suas contas relativas ao exer-cício de cargos ou funções públi-cas rejeitadas por irregularidade in-sanável que configure ato dolosode improbidade administrativa, epor decisão irrecorrível do órgãocompetente para as eleições quese realizarem nos 8 anos seguin-tes.

No Mato Grosso o Tribunal deJustiça condenou o ex-prefeitoAeriton Wagner Castro dos San-tos, do município de Pontal doAraguaia (512 km ao sul de Cuia-bá), que aplicou aproximadamente15% das receitas devidas na áreade educação, sendo que a Consti-tuição Federal determina a aplica-ção de, no mínimo, 25%.

Foi mantida a sentença quejulgara procedente uma ação civilpública por ato de improbidade(Apelação nº 72959/2008). Se-gundo os magistrados que parti-ciparam do julgamento em Segun-do Grau, ficou caracterizado o atode improbidade administrativa porofensa aos princípios inerentes àAdministração Pública, a aplica-ção das penalidades previstas noart. 12, inciso III, da Lei nº. 8.429/92 é medida imperativa.

Assim, ficou mantida decisãoque condenou o apelante ao res-sarcimento integral dos danoscausados ao Erário, ao pagamen-to de multa no valor de cem ve-zes o valor da remuneração quepercebia quando exercia o cargode prefeito. O ex-prefeito aindateve suspensos seus direitos po-líticos por cinco anos e ficouproibido de contratar com o Po-der Público ou receber benefíci-os ou incentivos fiscais ou credi-tícios, direta ou indiretamente,ainda que por intermédio de pes-soa jurídica da qual seja sócio ma-joritário, pelo prazo de três anos.

Deve ser investido em educação pelo menos25% das receitas municipais arrecadadas com:

ExtratExtratExtratExtratExtratos do Pos do Pos do Pos do Pos do Pororororortal da Ttal da Ttal da Ttal da Ttal da Transparênciaransparênciaransparênciaransparênciaransparênciacomprcomprcomprcomprcomprooooovvvvvam denúncia do Tam denúncia do Tam denúncia do Tam denúncia do Tam denúncia do Tribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular

TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular6 1 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 2013

Da redaçãoFotos: Ilustração

A confirmação de repassesmensais de R$ 3 milhões (rea-justados para R$ 7,1 milhões)comprova que o governadorBeto Richa (PSDB) segurouverbas de Foz do Iguaçu e des-ta forma prejudicou o sistema desaúde que atende milhares deiguaçuenses. Desde 2010 oMunicípio tinha direito ao repas-se, mas o governador reteve asverbas com a intenção de preju-dicar a gestão do adversário po-lítico e ex-prefeito Paulo MacDonald.

Na época os recursos men-sais de R$ 3 milhões seriam qua-se suficientes para manutenção

do Hospital Municipal. Paracompensar esta falta de verbas,o ex-prefeito teve que remane-jar orçamentos de outras áreas.O governador agiu com revan-chismo político porque Mac Do-nald é do PDT que teve o can-didato Osmar Dias concorren-do contra Beto nas eleições de2010.

A descoberta ocorre porquedepois de muitas tentativas derevisão dos valores repassadospara a manutenção da saúde deFoz do Iguaçu, discussão queexistia de longa data e que ga-nhou corpo com a implantaçãodo Hospital Municipal PadreGermano Lauck, no ano de2010. Só em agosto deste ano,finalmente, a Prefeitura de Foz

recebeu um aporte mensal nocusteio da Média e Alta Com-plexidade Ambulatorial e Hospi-talar.

Saúde tripartiteSaúde tripartiteSaúde tripartiteSaúde tripartiteSaúde tripartite

Como se sabe, os recursospara a manutenção da saúde sãode origem tripartite (União, Es-tado e Município). A União járepassava o valor que lhe com-petia, o Governo Estadual parti-cipava com uma ínfima quantiae a Prefeitura complementava.Por não haver o cumprimentoconstitucional de investimento naárea da Saúde por parte do Go-verno do Estado, a Prefeituraficava sobrecarregada com ocusteio dessa frente, tendo que

investir até 33% de suasreceitas para manter umserviço digno à popula-ção.

Após longo período deembargos à Prefeitura deFoz do Iguaçu por ques-tões politiqueiras que so-brepujaram às necessida-des da população, em ju-lho de 2013, o GovernoEstadual reconheceu quedeveria contribuir comuma participação maissubstancial nos custeiosda saúde de Foz.

VVVVValor reajustadoalor reajustadoalor reajustadoalor reajustadoalor reajustado

Por meio de uma in-dicação apresentada naComissão IntergestoresBipartite do Paraná, pro-pôs o remanejamento deR$ 3 milhões do repasse

Desde 2010 o Município tinha direito a repasses mensais deR$ 3 milhões, mas governador segurou até agoraPolítica

Beto Richa segurou verbas de Foz eprejudicou saúde dos iguaçuenses

que recebia do Fundo Nacionalde Saúde para o Fundo Munici-pal de Saúde de Foz do Iguaçu.Tal proposição, algo que a Pre-feitura de Foz do Iguaçu já tinhadireito de longa data, foi discuti-da e aprovada só no dia 29/07/2013.

Após a aprovação na Comis-são Bipartite do Paraná, o Mi-nistério da Saúde emitiu a Por-taria nº 896, de 9 de agosto de2013, confirmando o incremen-to de receitas para Foz do Igua-çu. O ato foi publicado no Diá-rio Oficial da União em 13/08/2013.

No dia 04/09/2013 a Prefei-tura de Foz do Iguaçu recebeudo Fundo Nacional de Saúde os

valores necessários para ocusteio da Média e Alta Com-plexidade, competência agosto/

Foz do Iguaçu tinha direito desdeFoz do Iguaçu tinha direito desdeFoz do Iguaçu tinha direito desdeFoz do Iguaçu tinha direito desdeFoz do Iguaçu tinha direito desde2010, mas só em agosto Beto2010, mas só em agosto Beto2010, mas só em agosto Beto2010, mas só em agosto Beto2010, mas só em agosto Beto

Richa liberou repasses mensaisRicha liberou repasses mensaisRicha liberou repasses mensaisRicha liberou repasses mensaisRicha liberou repasses mensais

Documento da ComissãoIntergestores Bipartite Do Paraná

13, já reajustados em R$ 3 mi-lhões, passando de R$4.112.701,29 para R$7.112.701,29 mensais, ou seja,um reajuste de 73%.

É importante lembrar que osrepasses na área da saúde so-mente ocorrem após a implan-tação e pleno funcionamento dosserviços. Como sabe-se quenesta administração ainda nãoocorreu qualquer implantação denovos serviços, o valor em ques-tão refere-se às ações implan-tadas até 2012 na área da saú-de, que não foram poucas, porsinal.

Tal ato praticado pelo Gover-no de Estado do Paraná deixaclaro que o mesmo se utilizavade recursos que a PrefeituraMunicipal de Foz do Iguaçu ti-nha direito.

Governador Beto Richa segurou recursosGovernador Beto Richa segurou recursosGovernador Beto Richa segurou recursosGovernador Beto Richa segurou recursosGovernador Beto Richa segurou recursospor quase três anospor quase três anospor quase três anospor quase três anospor quase três anos

7TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular 1 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 2013

Trabalhador de 40 anos era usuário de drogas e foi executado na região do Porto MeiraPolícia

Eletricista encontrado morto comtiro na cabeça e pés amarrados

Da redaçãoFotos: Enrique Alliana

Um eletricista foi encontra-do morto com um tiro na ca-beça e os pés amarrado. Ocrime hediondo, descoberto nosábado por volta das 12h30,aconteceu na região do PortoMeira. Helio de Lara, de 40anos, trabalhava em um hotelde luxo da cidade e segundoinformações levantadas pelapolícia ele era usuário de dro-gas.

Em atendimento à ocorrên-cia, os policiais militares fo-ram acionados para desloca-mento até o final da Rua JoãoXXIII, no Bairro Jardim Polô-nia, pois segundo o solicitan-te, em uma trilha utilizada parachegar a barranca do RioIguaçu, teriam encontradouma pessoa já em óbito.

No local, os militares cons-tataram o achado de cadáver,sendo o local isolado até a che-gada da Delegacia de Homi-cídios, Polícia Científica e oInstituto Médico Legal.

Com a chegada dos peritoscriminais, o local de morte foipericiado, sendo constatadoque a vítima possuía um únicodisparo de arma de fogo no crâ-nio. Havia chamuscamentopróximo ao olho, indicando queo atirador teria encostado aarma na cabeça e disparado.

A vítima estava com as per-nas amarradas, tendo seu cor-po arrastado até o local. Aolado do corpo foi encontradaa motocicleta Honda CG To-day, modelo 125cc, de placa

LYJ-9765, de Foz do Iguaçu,de propriedade de Helio, joga-da sobre o capim.

Morador da região do Por-to Meira, Helio seria usuáriode drogas, conforme confir-

mado pela própria família. En-tretanto, o eletricista não tinhainimigos. Os familiares infor-maram também que na sexta-feira (27) seria o dia de folgade Helio, que havia saído de

casa e não mais retornado.Depois de realizado a peri-

cia técnica, o corpo foi remo-vido ao IML onde passou porexame de necropsia e poste-rior liberação aos familiares.

TTTTTrilha onde o corrilha onde o corrilha onde o corrilha onde o corrilha onde o corpo fpo fpo fpo fpo foi encontradooi encontradooi encontradooi encontradooi encontrado Corpo foi localizado no na trilha de acesso ao rio IguaçuCorpo foi localizado no na trilha de acesso ao rio IguaçuCorpo foi localizado no na trilha de acesso ao rio IguaçuCorpo foi localizado no na trilha de acesso ao rio IguaçuCorpo foi localizado no na trilha de acesso ao rio Iguaçu

Tiro foi disparado a queima roupaTiro foi disparado a queima roupaTiro foi disparado a queima roupaTiro foi disparado a queima roupaTiro foi disparado a queima roupa TTTTTrabalhador estarabalhador estarabalhador estarabalhador estarabalhador estavvvvva com os pés amarradosa com os pés amarradosa com os pés amarradosa com os pés amarradosa com os pés amarrados

Moto foi encontrada abandona no localMoto foi encontrada abandona no localMoto foi encontrada abandona no localMoto foi encontrada abandona no localMoto foi encontrada abandona no local Perícia realiza levantamentos no local do crimePerícia realiza levantamentos no local do crimePerícia realiza levantamentos no local do crimePerícia realiza levantamentos no local do crimePerícia realiza levantamentos no local do crime

TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular8 1 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 2013

Homem atropela e mata a ex-mulherIndivíduo embriagado cometeu o bárbaro crime no Jardim NacionalPOLÍCIA

Da redaçãoFotos: Enrique Alliana Bateu na esposa

grávida com umatábua de cortar carne

Marden Alberto Pereira da Silva, de 48anos, acabou preso no fim de semana acusa-do de agredir a esposa. O fato ocorreu sá-bado (28), por volta das 11h. Policiais milita-res atenderam a encrenca na Rua FranciscaEleutéria, no Bairro Jardim Califórnia, regiãodo Porto Belo.

No local o so-licitante informouque o padrasto te-ria agredido a suamãe com uma tá-bua de cortar car-ne, sendo que amulher estava ges-tante de cinco me-ses. Depois dasagressões, o acu-sado teria ido atéum bar onde en-chia a cara de be-bida alcoólica.

Os militares chegaram ao bar, onde locali-zaram o agressor identificado como sendoMarden Alberto Pereira da Silva. A alça dosuspeito estava manchada de sangue. Mar-den foi conduzido até a residência, onde foiencontrada a vítima das agressões caída so-bre o sofá da casa, com o rosto encoberto desangue e várias lesões.

Diante dos fatos, foi acionado apoio doSiate que encaminhou a vítima, de 31 anos, àcasa hospitalar. O agressor foi preso em fla-grante e encaminhado a 6ª SDP. Na delegaciafoi constatado que o agressor já havia sido presohavia alguns meses pela mesma prática (Vio-lência Doméstica Familiar contra a mulher).

Na delegacia o acusado apresentou diver-sos hematomas sendo na barriga e no braço,acusando a esposa pela agressão.

Pedro de Jesus, de 52 anos,Pedro de Jesus, de 52 anos,Pedro de Jesus, de 52 anos,Pedro de Jesus, de 52 anos,Pedro de Jesus, de 52 anos,acabou em canaacabou em canaacabou em canaacabou em canaacabou em cana

Um homem tomado pela fúriacometeu um crime bárbaro por vol-ta da 0h50 de domingo no JardimNacional. Pedro de Jesus, de 52anos, atropelou a ex-esposa e se-gundo testemunhas o ato foi inten-cional. Maria Helena Lopes, de 35anos, ainda foi levada ao pronto so-corro do Hospital Municipal, masnão resistiu aos ferimentos.

Os socorristas do Siate (Siste-ma Integrado de Atendimento aoTrauma e Emergência) do Corpo deBombeiros foram acionados paraatender a ocorrência na AlamedaViamão, esquina com a Rua OuroPreto, no Bairro Jardim Nacional.Eles socorreram Maria Helena quehavia sido atropelada pelo veículoGM / Vectra, modelo CD, de pla-cas CFB-2462, de Foz do Iguaçu,conduzido por Pedro de Jesus.

Policiais militares que realizavampatrulhamento ostensivo pelo bair-ro, se depararam com a aglomera-

ção de pessoas. Foram informadosque Pedro de Jesus teria atropela-do sua ex-esposa intencionalmen-te. Segundo populares, o ex-mari-do teria visualizado a vítima em viapública, vindo a atropelá-la passan-do com o veículo em cima do cor-po.

Os ferimentos foram gravíssi-mos. Imediatamente Helena rece-beu atendimento, sendo encaminha-da ao Pronto Socorro do HospitalMunicipal. Os militares constataramque o condutor apresentava sinaisde embriaguez. O Pelotão de Trân-sito do 14º BPM realizou teste debafômetro sendo constatado 0,73ml de álcool no sangue.

Pedro acabou preso em flagran-te e encaminhado a 6ª SDP para la-vratura dos procedimentos. Por vol-ta das 2h, Maria Helena Lopes, nãoresistiu aos ferimentos e faleceu noHospital Municipal. O IML realizoua remoção do corpo onde passoupor exame de necropsia e posteri-or liberação aos familiares.

Na delegacia, Pedro de Jesusfoi autuado em flagrante pelo cri-me de homicídio qualificado e em-briaguez ao volante, tendo seu ve-ículo apreendido para pericia.

Vectra conduzido pelo acusadoVectra conduzido pelo acusadoVectra conduzido pelo acusadoVectra conduzido pelo acusadoVectra conduzido pelo acusado

Revólver calibre 38 apreendidoRevólver calibre 38 apreendidoRevólver calibre 38 apreendidoRevólver calibre 38 apreendidoRevólver calibre 38 apreendido

9TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular 1 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 2013

Assaltante é preso em flagrante pela GMMarginal promovia assaltos a mão armada na região da KLPPOLÍTICA

Da redaçãoFotos: Enrique Alliana

Um assaltante acaboupreso pela Guarda Munici-pal, sábado, por volta das13h na região da KLP (jar-dins Karla, Laranjeiras ePetrópolis). Está em canaRicardo Oliveira de Limaque vinha praticando os cri-mes naquela comunidade.Ele foi flagrado logo apósrealizar mais um assalto noJardim das Laranjeiras.

Populares informaram osGM´s sobre um possível as-salto em andamento na Ave-nida Florianópolis na esqui-na com a Avenida Fortaleza.No local indicado, os guar-das receberam informaçãode que dois indivíduos, umdeles armado de revólver,teriam assaltado um lavaja-to, fugindo em seguida.

Diante das característi-cas, os GM´s prenderam umdos assaltantes, identificadocomo sendo Ricardo Olivei-ra de Lima. Ele portava umrevólver, marca Taurus, ca-libre 32, devidamente muni-ciado. Com o reconheci-mento por parte da vítima,foi dado voz de prisão à Ri-cardo que acabou encami-nhado à 6ª SDP para as de-vidas providências.

GDE apreende revólverem Três Lagoas

Um idoso foi preso pelo GDEda Polícia Civil, na sexta-feira(27), por volta das 16h. Os tirasatenderam a um mandado judi-cial de busca e apreensão emdecorrência de uma denúncia in-dicando o local onde estaria umhomem utilizando arma - RuaIlha Grande, em Três Lagoas.

Policiais civis cumpriram o mandato, sendo preso SelsoAntonio Oro, de 65 anos. Ele atendeu os policiais e autori-zou a entrada na residência. O proprietário apresentou orevólver, marca Taurus, calibre 38, devidamente municiado.Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao aposentado Selso,sendo encaminhado à 6ª SDP, para lavratura do flagrantepela posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

Revólver apreendido na operaçãoRevólver apreendido na operaçãoRevólver apreendido na operaçãoRevólver apreendido na operaçãoRevólver apreendido na operação

Arma é de marcaArma é de marcaArma é de marcaArma é de marcaArma é de marcaTTTTTaurus, calibre 38aurus, calibre 38aurus, calibre 38aurus, calibre 38aurus, calibre 38

Ricardo Oliveira de Lima está presoRicardo Oliveira de Lima está presoRicardo Oliveira de Lima está presoRicardo Oliveira de Lima está presoRicardo Oliveira de Lima está preso

Guardas prenderam indivíduo logo após o assaltoGuardas prenderam indivíduo logo após o assaltoGuardas prenderam indivíduo logo após o assaltoGuardas prenderam indivíduo logo após o assaltoGuardas prenderam indivíduo logo após o assalto

TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular10 1 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 2013

Grandes quantidades de drogas, armas e munições estavamescondidas em um fundo falso de caminhão

Drogas, fuzis e munições no PortalNa manhã de sábado (28), por

volta das 9h15, agentes da Dele-gacia da Polícia Federal de Fozdo Iguaçu, concluíram uma in-vestigação que vinha sendo rea-lizada havia dias. Três pessoasacabaram presas e houve apre-ensão de grande quantidade dedrogas, armas e munições escon-didas em um fundo falso de umcaminhão no Portal da Foz.

Os federais do Núcleo dePolícia Fazendária receberama informação de que uma car-reta estaria em Foz do Iguaçu,onde carregaria certa quantia dedrogas e armas que seriam le-vadas para o Estado do Rio deJaneiro. Na investigação foi re-alizada uma campana de maisde 24 horas em uma empresa

Polícia

Da redaçãoFotos: Enrique Alliana

Federais do NEPOM localizam milharesde tabletes de maconha no Jardim Ipê

na Rua Sergio Gasparetto, de-fronte ao Rafain Palace Hotel,no Portal da Foz.

Em determinado momento foiavistada a carreta da marca Vol-vo 380, de cor branca, de placasBWF-9723, estacionando na em-

presa investigada. O veículo foidesacoplado, e durante a madru-gada de sábado (28), havia umamovimentação fora do normal.Na manhã seguinte os policiaisfederais adentraram à empresae detiveram três pessoas.

No fundo falso da carreta ha-via 260 Kg de maconha, 70 Kgde "crack", dois fuzis calibre 556de fabricação americana, três fu-zis calibre 762 de fabricação Rus-sa modelo AK-47, seis pistolas9mm e aproximadamente 2000

munições de fuzis.Os três presos, sendo o pro-

prietário do caminhão, o condu-tor e o proprietário da empresaforam encaminhados a Delega-cia da Polícia Federal para lavra-tura do flagrante.

No fundo falso da carreta havia 260 Kg deNo fundo falso da carreta havia 260 Kg deNo fundo falso da carreta havia 260 Kg deNo fundo falso da carreta havia 260 Kg deNo fundo falso da carreta havia 260 Kg demaconha, 70 Kg de "crack"maconha, 70 Kg de "crack"maconha, 70 Kg de "crack"maconha, 70 Kg de "crack"maconha, 70 Kg de "crack" Fundo falso foi encontrado na carroceria do caminhãoFundo falso foi encontrado na carroceria do caminhãoFundo falso foi encontrado na carroceria do caminhãoFundo falso foi encontrado na carroceria do caminhãoFundo falso foi encontrado na carroceria do caminhão

Na operação PF prendeu também fuzisNa operação PF prendeu também fuzisNa operação PF prendeu também fuzisNa operação PF prendeu também fuzisNa operação PF prendeu também fuzis Carga incluía pistola 9 mmCarga incluía pistola 9 mmCarga incluía pistola 9 mmCarga incluía pistola 9 mmCarga incluía pistola 9 mmMuita munição também estava prontaMuita munição também estava prontaMuita munição também estava prontaMuita munição também estava prontaMuita munição também estava prontapara seguir viagempara seguir viagempara seguir viagempara seguir viagempara seguir viagem

Agentes da Delegaciada Polícia Federal de Fozdo Iguaçu, através do NE-POM (Núcleo Especializa-do de Polícia Marítima)apreenderam grande quan-tidade de maconha estoca-da em uma residência noJardim Ipê. A ação acon-teceu sábado (28), por vol-ta das 15h.

Os federais receberama informações de que emuma residência na Rua DoisVizinhos, haveria uma mo-vimentação suspeita de pes-soas. Na investigação rea-

lizada pela equipe do NEPOMfoi constatado que a residênciaestaria desabitada havia na ga-ragem o veículo Importado KIA,modelo Sorento, de placas FGP-6005, de Barueri/SP.

Ao checarem a placa do ve-ículo, foi constatado que estavaem nome de uma empresa delocação de veículos do estado deSão Paulo, levantando mais sus-peitas de que a residência esta-ria sendo utilizada para fins ilíci-tos. Diante das circunstancias,foi adentrado ao terreno, sendoconstatado que a residência en-contrava-se aberta. Milhares de

tabletes de maconha estavam nasala da casa, bem como no ba-nheiro e outra quantidade no por-ta-malas do veículo.

O proprietário da residência

compareceu ao local, onde infor-mou que há pouco mais de doismeses, havia locado a residên-cia para um desconhecido, po-rem firmou o contrato de loca-

ção no cartório. Diante dasinformações, a maconha foiencaminhada à Delegacia daPolícia Federal e apresenta-da à autoridade policial.

Casa era usada como fachada para o tráficoCasa era usada como fachada para o tráficoCasa era usada como fachada para o tráficoCasa era usada como fachada para o tráficoCasa era usada como fachada para o tráfico Milhares de tabletes de drogas apreendidasMilhares de tabletes de drogas apreendidasMilhares de tabletes de drogas apreendidasMilhares de tabletes de drogas apreendidasMilhares de tabletes de drogas apreendidas

111 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 20131 á 7 de outubro de 2013TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular

Paraguaio é preso pela segundavez roubando turistas na Ponte

Há poucos dias o detido havia sido preso pela mesma prática, mas já estava em liberdadePOLICIA

Da RedaçãoFotos: Enrique Alliana

Um paraguaio acabou presopela segunda vez em menos de15 dias praticando assaltos naregião da Ponte da Amizade.Luis Antonio Cardozo Flores,de 23 anos, foi surpreendido porpoliciais rodoviários federais nosábado, por volta das 10h30.

Os agentes foram informa-dos por turistas que se dirigiamao Paraguai, de que dois indiví-duos estariam realizando rouboa turistas que se deslocavampara o país vizinho. Diante dascaracterísticas, foram realizadasdiligências, onde os dois indiví-duos ao visualizarem a aproxi-mação dos servidores federaisempreenderam fuga. Um delesfoi alcançado e detido.

Luis Antonio Cardozo Flores, de 23 anos, foiLuis Antonio Cardozo Flores, de 23 anos, foiLuis Antonio Cardozo Flores, de 23 anos, foiLuis Antonio Cardozo Flores, de 23 anos, foiLuis Antonio Cardozo Flores, de 23 anos, foisurpreendido por policiais rodoviários federaissurpreendido por policiais rodoviários federaissurpreendido por policiais rodoviários federaissurpreendido por policiais rodoviários federaissurpreendido por policiais rodoviários federais

Paraguaio algemado na delegaciaParaguaio algemado na delegaciaParaguaio algemado na delegaciaParaguaio algemado na delegaciaParaguaio algemado na delegacia

Luis Antonio Cardozo Flo-res é antigo conhecido da po-lícia pela prática de furtos na

região. Diante dos fatos, ele foiencaminhado a 6ª SDP para asdevidas providências. Na de-

legacia, o paraguaio informouque havia sido solto há poucosdias, porém negou que estava

praticando roubos, mesmocom diversas vítimas o reco-nhecendo.

Uma colisão seguida de ca-potamento ocorreu sexta-fei-ra (27), por volta das 9h30.Os paramédicos do Siate fo-ram acionados para atender aocorrência no trevo da Rodo-via BR-277, no acesso a Ave-nida Costa e Silva, no ParquePresidente I.

No local foi constatada acolisão entre o veículo Ford Fi-esta, de placasAXB-8283,de Foz doIguaçu, con-duzido por Eli-ane Demetrioe o veículoSantana, deplacas BAE-0200, de Fozdo Iguaçu, conduzido por Adil-son de Oliveira Fabrício.

Com a colisão, o Fiesta aca-bou capotando. Os socorristasatenderam a condutora ElianeDemetrio, de 28 anos, com fe-rimentos leves. Os veículos fi-caram à disposição da PRF paraelaboração do boletim de ocor-rência.

Veículo capota após colisãono trevo do Café Presidente

Acidente envolveu um Fiesta e um SantanaAcidente envolveu um Fiesta e um SantanaAcidente envolveu um Fiesta e um SantanaAcidente envolveu um Fiesta e um SantanaAcidente envolveu um Fiesta e um Santana

Equipe doEquipe doEquipe doEquipe doEquipe doSiateSiateSiateSiateSiate

atendeu aatendeu aatendeu aatendeu aatendeu aocorrênciaocorrênciaocorrênciaocorrênciaocorrência

Canavial em chamasassusta moradores do

Jardim Eliza I

Na noite de sexta-feira(27), por volta das 21h50os bombeiros atenderam aum incêndio de campo naRua das Corbélias, no Jar-dim Eliza I. Segundo o so-licitante, um canavial esta-ria em chamas, colocandoresidências em risco.

Para o local foi enviadauma equipe com a ABTR (Auto Bomba Tanque e Resgate)do Posto Maracanã, que combateu as chamas. Após apro-ximadamente uma hora de trabalho, o fogo foi controlado.

Chamas causaram medo nos moradores próximosChamas causaram medo nos moradores próximosChamas causaram medo nos moradores próximosChamas causaram medo nos moradores próximosChamas causaram medo nos moradores próximos

Bombeiros conseguiramBombeiros conseguiramBombeiros conseguiramBombeiros conseguiramBombeiros conseguiramconter o incêndioconter o incêndioconter o incêndioconter o incêndioconter o incêndio

TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular12 1 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 2013

Funcionário que passou a fita se apresenta a policiaPOLÍCIA

Presos assassinos do "Jeca Espetinho"Estão presos quatro margi-

nais acusados de assassinatoem que foi vítima o empresá-rio Geverson Luiz Venson, de33 anos, conhecido como"Jeca Espetinho". Adelir deLima e Silva Junior, de 19anos, Lucas de Oliveira Rodri-gues, de 19 anos e Rafael deMedeiros Guillen, de 20 anossão acusados de envolvimen-to direto com o crime que cau-sou comoção na cidade. Tam-bém esta preso Claudinei Pes-soa de Souza, de 28 anos, poisteria emprestado a arma aogrupo. E na tarde de ontem(30), se apresentou o ultimoenvolvido no crime, e seria umfuncionário que teria dado to-das as coordenadas no que serefere a valores, endereço e arotina do empresário. A poli-cia civil não divulgou o nomedo funcionário, pois deverá seaprofundar nas investigaçõespara saber se há mais alguémenvolvido.

Conforme relatório da PM,no início da noite de sexta-fei-ra (27), por volta das 19h,policiais militares da ROCAM(Ronda Ostensiva com Apoio

de Motocicletas) receberam ainformação pelo 181. A de-núncia anônima dava conta deque na Rua Japinim, no BairroPortal da Foz, haveria um in-dividuo responsável pela mor-te do empresário.

Na residência indicada peladenuncia foi abordado Adelirde Lima. Ainda na residência,

Da RedaçãoFotos: Enrique Alliana

ele confessou participação nocrime. Também revelou ondehavia escondido as vestes usa-das no dia do crime e tambémindicando as residências dosoutros dois envolvidos.

Diante das informações, osmilitares acionaram o GDE(Grupo de Diligências Especi-ais) da Polícia Civil. Os tirasse deslocaram até a Rua Xin-gu, no Bairro Campos do Igua-çu, onde prenderam Lucas deOliveira. Ele também confes-sou a participação no crime eindicou onde seria a residên-cia do terceiro envolvido.

Novamente foram realiza-das diligências já na Rua Tiba-gi, no Bairro Campos do Igua-çu, porém o indivíduo conhe-cido como sendo Rafael deMedeiros Guillen, de 20 anos,não foi localizado.

Após investigação conjun-ta entre policiais militares daROCAM e policiais civis doGDE, surgiram informações deque o terceiro envolvido esta-

Arma usada no crime foi apreendida pela Polícia CívilArma usada no crime foi apreendida pela Polícia CívilArma usada no crime foi apreendida pela Polícia CívilArma usada no crime foi apreendida pela Polícia CívilArma usada no crime foi apreendida pela Polícia Cívil

O empresário Geverson Luiz Venson, de 33 anos,O empresário Geverson Luiz Venson, de 33 anos,O empresário Geverson Luiz Venson, de 33 anos,O empresário Geverson Luiz Venson, de 33 anos,O empresário Geverson Luiz Venson, de 33 anos,foi morto covardementefoi morto covardementefoi morto covardementefoi morto covardementefoi morto covardemente

ria escondido na casa de suamãe, na Rua Jerusalém, noBairro Berverly Falls Park. Nolocal, eles detiveram o suspei-to, sendo imediatamente enca-minhado a 6ª SDP, juntamentecom os outros envolvidos.

Na delegacia, os envolvi-dos informaram onde estaria aarma utilizada no crime, bemcomo a motocicleta Honda /

CG Titan, de placa AWB-3881, usada na fuga. Com aapreensão da arma e da mo-tocicleta, o detido Adelir deLima e Silva Junior, confessa-ram que teriam cortado a cer-ca elétrica. Os marginais ti-nham informações sobre a ro-tina de Jeca e esperavam con-seguir R$ 40 mil que o empre-sário teria levado para casa.

No Portal, Adelir de Lima e Silva Junior, de 19 anos, foi o primeiro a ser preso, Lucas de Oliveira Rodrigues, de 19 anos,No Portal, Adelir de Lima e Silva Junior, de 19 anos, foi o primeiro a ser preso, Lucas de Oliveira Rodrigues, de 19 anos,No Portal, Adelir de Lima e Silva Junior, de 19 anos, foi o primeiro a ser preso, Lucas de Oliveira Rodrigues, de 19 anos,No Portal, Adelir de Lima e Silva Junior, de 19 anos, foi o primeiro a ser preso, Lucas de Oliveira Rodrigues, de 19 anos,No Portal, Adelir de Lima e Silva Junior, de 19 anos, foi o primeiro a ser preso, Lucas de Oliveira Rodrigues, de 19 anos,preso no Campos do Iguaçu e Rafael de Medeiros Guillen, de 20 anos, foi encontrado na casa mãe, no Beverllypreso no Campos do Iguaçu e Rafael de Medeiros Guillen, de 20 anos, foi encontrado na casa mãe, no Beverllypreso no Campos do Iguaçu e Rafael de Medeiros Guillen, de 20 anos, foi encontrado na casa mãe, no Beverllypreso no Campos do Iguaçu e Rafael de Medeiros Guillen, de 20 anos, foi encontrado na casa mãe, no Beverllypreso no Campos do Iguaçu e Rafael de Medeiros Guillen, de 20 anos, foi encontrado na casa mãe, no Beverlly

131 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 20131 à 7 de Outubro de 2013TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular

Homicida é preso pela PM apósa confusão no Porto Meira

Acusado de matar o sogro, Fabio Rodrigues, de 31 anos,foi descoberto e levado para a cadeiaPOLICIA

Da RedaçãoFotos:Enrique Alliana

Fabio Rodrigues, de 31 anos,acusado de matar o sogro foipreso por volta das 9h:30 de do-mingo na Rua Flavio Cavalieri,no Bairro Jardim Morenitas,naregião do Porto Meira. A princí-pio, os policiais militares foramchamados para atender a umcaso de perturbação do sossego(som alto). O morador da resi-dência estaria com o som ligadodesde a noite anterior. Quandoda aproximação da equipe poli-cial, os envolvidos abaixaram osom, porém voltaram a aumen-tar volume, sendo constatadopela equipe policial.

Foi então conversado comFabio Rodrigues, para que abai-xasse o som. Este respondeupara os militares que não iriaabaixar, pois a casa era dele eninguém entrava nela. Ainda in-formando que a PM não haviaum aparelho para medir a alturado som, entrando para dentro daresidência e aumentando o vo-lume com o intuito de provocara equipe policial.

Diante das circunstancias, foisolicitado apoio de outras viatu-ras, para conduzi-lo a sala dotermo circunstanciado pelo fatoda desobediência policial e a per-turbação do sossego. Com a che-gada da equipe policial de apoio,a esposa de Fabio Rodriguesabaixou um pouco o volume, po-rem informou que ninguém iria atéa delegacia, iniciando uma sériede xingamentos, com palavras debaixo calão. Foi tentado de todasas maneiras, porém sem êxito naabordagem pacífica.

Fabio partiu para cima dospoliciais desferindo socos, chu-tes e pontapés, sendo necessárioo uso da força moderada para

Dono da Technos Informáticamorre ao saltar de paraquedas

O empresário Paulo Cesar So-naglio, de 39 anos, um dos sóciosda Technos Informática, morreu nodomingo a tarde durante um saltode paraquedas na cidade de DoisVizinhos. Segundo a polícia, o pa-raquedas demorou para abrir e oempresário bateu no solo com muitaforça, a cerca de 80 quilômetrospor hora. Sonaglio chegou a sersocorrido por equipes do Samu eCorpo de Bombeiros, mas não re-sistiu aos ferimentos e morreu logodepois de chegar ao hospital.

Paraquedistas que participavam do evento disseram queSonaglio era um paraquedista experiente e muito cuidadosocom o equipamento. Ele já tinha quase 900 saltos no currículo.O equipamento utilizado no salto foi recolhido pela polícia paraperícia. Nas redes sociais foram inúmeras as manifestaçõesde apoio à família e homenagens a Paulo Cesar.

algemá-lo. No entrevero, o acu-sado acabou mordendo o dedo deum policial e o ameaçou de mor-te dizendo que quando saísse dacadeia iria encontrá-lo na rua.

Familiares do detido investi-ram contra os policiais com so-cos, tentando arrebatar a equi-pe. A esposa do detido, MariaJosé de Oliveira, de 32 anos,pegou o aparelho apreendido e

jogou contra os policiais, quaseacertando. Com palavras de bai-xo calão insultava os militares.Diante dos fatos foi detida tam-bém a Maria José de Oliveira,sendo encaminhada juntamentecom o marido a 6ª SDP.

No deslocamento para a de-legacia, o detido Fabio Rodrigues,ameaçava os militares, dizendoque já havia cometido outros cri-mes, inclusive teria matado umapessoa e quando estivesse narua iria acertar as contas comos militares. Na delegacia, foiconstatado que em desfavor deFabio Rodrigues, havia um man-dado de prisão em aberto oriun-do da 2ª Vara Criminal de Fozdo Iguaçu, em decorrência deum crime de homicídio qualifi-cado, ocorrido no ano de 2006,onde segundo informações te-ria matado o próprio sogro agolpes de faca.

Fabio Rodrigues, de 31 anos, encarou osFabio Rodrigues, de 31 anos, encarou osFabio Rodrigues, de 31 anos, encarou osFabio Rodrigues, de 31 anos, encarou osFabio Rodrigues, de 31 anos, encarou ospoliciais durante a abordagempoliciais durante a abordagempoliciais durante a abordagempoliciais durante a abordagempoliciais durante a abordagem

Aparelhagem de som foi apreendidaAparelhagem de som foi apreendidaAparelhagem de som foi apreendidaAparelhagem de som foi apreendidaAparelhagem de som foi apreendida

Na Delegacia descobriu-se que haviaNa Delegacia descobriu-se que haviaNa Delegacia descobriu-se que haviaNa Delegacia descobriu-se que haviaNa Delegacia descobriu-se que haviamandado de prisão contra Fábiomandado de prisão contra Fábiomandado de prisão contra Fábiomandado de prisão contra Fábiomandado de prisão contra Fábio

Paulo Sonaglio tinha experiênciaPaulo Sonaglio tinha experiênciaPaulo Sonaglio tinha experiênciaPaulo Sonaglio tinha experiênciaPaulo Sonaglio tinha experiênciade quase 900 saltosde quase 900 saltosde quase 900 saltosde quase 900 saltosde quase 900 saltos

Viver as emoçõesViver as emoçõesViver as emoçõesViver as emoçõesViver as emoçõesdas alturas eradas alturas eradas alturas eradas alturas eradas alturas erahobbie de Paulohobbie de Paulohobbie de Paulohobbie de Paulohobbie de PauloCesar SonaglioCesar SonaglioCesar SonaglioCesar SonaglioCesar Sonaglio

Empresário tinha paixão pela aventuraEmpresário tinha paixão pela aventuraEmpresário tinha paixão pela aventuraEmpresário tinha paixão pela aventuraEmpresário tinha paixão pela aventura

14 1 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 2013

PM estoura casa usada paraesconder veículos roubados

ROCAM localizou o esconderijo na Vila "A" onde estavam dois veículosPOLICIA

Uma casa utilizada por qua-drilheiros para esconder veícu-los roubados foi invadida porpoliciais militares da ROCAM.A ação começou no sábado ànoite quando a equipe recebeua informação de que uma resi-dência na região da Vila A, es-taria sendo utilizada para guar-dar veículos de origem ilícita.

A denúncia apontava aindaque havia um veículo RenaultClio, possivelmente com quei-xa de furto ou roubo que esta-ria no pátio da residência. Osmilitares da ROCAM realiza-ram um serviço velado, sendoque no final da manhã de do-mingo, um veículo GM Astra,de cor bordo, saiu em alta ve-locidade.

Ao adentrarem na residên-cia os PM´s se depararam comdois veículos, sendo um comqueixa de furto. No pátio daresidência foi localizado o veí-culo Renault Clio, de placasDGE-9348, de Foz do Iguaçu,com queixa de furto da dataanterior. Também foi localiza-

Da RedaçãoFotos: Imagem TV Tarobá

do um veículo GM Monza, deplacas HQP-0658, da cidadede Guarapuava/PR em estadode abandono.

Na residência foram encon-trados diversos documentos eplacas de veículos furtados eroubados em datas anteriores,sendo algumas placas de veí-culos que foram recuperadospela Polícia Civil na cidade deRamilândia/PR. Os militarestem a informação de que os res-ponsáveis pelo local utilizado

Equipe da Polícia Militar flagrou indivíduoEquipe da Polícia Militar flagrou indivíduoEquipe da Polícia Militar flagrou indivíduoEquipe da Polícia Militar flagrou indivíduoEquipe da Polícia Militar flagrou indivíduotransportando a drogatransportando a drogatransportando a drogatransportando a drogatransportando a droga

Polícia apreende maconha na "Favela do Queijo"

para esconder carros ilícitos sãopessoas conhecidas na áreapolicial e que são moradores doJardim Jupira, informações es-tas que estão sendo repassadasà Polícia Civil.

TTTTTableableableableabletttttes de maconha pesaram 3,5 quiloses de maconha pesaram 3,5 quiloses de maconha pesaram 3,5 quiloses de maconha pesaram 3,5 quiloses de maconha pesaram 3,5 quilos

Policiais militares apreenderam maconha nachamada Favela do Queijo, na região do Por-to Meira. O fato ocorreu por volta das 13h dedomingo, quando os PM´s em patrulhamentona área, avistaram um indivíduo em atitudessuspeitas no final da Rua Cará, no Profilurb I.

Com a aproximação da equipe policial, foipossível verificar que o suspeito transportava

algo. Em determinado momento ele jogou oque carregava e fugiu correndo em direção abarranca do Rio Paraná. Ao verificarem o quehavia sido dispensado, foi constatado que setratava de cinco tabletes de maconha, sendoapreendidos e encaminhados à 6ª SDP. Nadelegacia a droga foi pesada totalizando 3,5quilos.

Dois veículos foram encontrados na residênciaDois veículos foram encontrados na residênciaDois veículos foram encontrados na residênciaDois veículos foram encontrados na residênciaDois veículos foram encontrados na residênciaPlacas de outros veículos furtados ouPlacas de outros veículos furtados ouPlacas de outros veículos furtados ouPlacas de outros veículos furtados ouPlacas de outros veículos furtados ouroubados também estavam no endereçoroubados também estavam no endereçoroubados também estavam no endereçoroubados também estavam no endereçoroubados também estavam no endereço

Documentos de veículos, inclusive do ParaguaiDocumentos de veículos, inclusive do ParaguaiDocumentos de veículos, inclusive do ParaguaiDocumentos de veículos, inclusive do ParaguaiDocumentos de veículos, inclusive do Paraguai

Local era usado porLocal era usado porLocal era usado porLocal era usado porLocal era usado porquadrilha de ladrões de carroquadrilha de ladrões de carroquadrilha de ladrões de carroquadrilha de ladrões de carroquadrilha de ladrões de carro

151 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 2013

Campeonato Veterano foi recheadode gols no fim de semana

Ao todo foram 23 jogos onde foram marcados 110 golsESPORTE

TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular

AryaneAryaneAryaneAryaneAryaneSteinkopfSteinkopfSteinkopfSteinkopfSteinkopf

Da redaçãoDa redaçãoDa redaçãoDa redaçãoDa redação

Resultados da rodada

Neste final de semana a Associa-ção Recreativa e Esportiva dos Atle-tas Veteranos de Foz do Iguaçu- Are-vefi- movimentou todas as idade nofim de semana. Os jovens foram pres-tigiar seu pais e avós nas quatro cate-gorias do veterano. Ao todo foram 23jogos onde foram marcados 110 gols.

Pela categoria 35 anos, o CBN Fozgoleou o time da Vidraçaria Morum-bi por 7 a 1, o Assibel do Porto Belobateu o União Vila C por 6 a 1.

Já na categoria 40 anos, o JardimSão Paulo ganhou da Assibel por 10a 0, o Flamengo fez 6 a 1 no BateriasPilar.

Na categoria 45 anos, o AtléticoVila Borges fez 3 a 0 no Clube dos14, o Amarelinho goleou o Santa Ritapor 6 a 0, o Temperfoz venceu oUnião Siul/Auritania por 5 a 1.

A categoria 50 anos foram dispu-tados quatro partidas. O Vasco daGama venceu o Corinthians AKLP por7 a 1, o CRG venceu o Monaco.

35 anosMat.Construção Gordinho 0 x 8 São FranciscoCRG 1 x 3 ABCAssibel 6 x 1 União Vila CVila A 3 x 3 Constru&Cia.E.ParanáCBN Foz 7 x 1 Vidraçaria Morumbi

40 anosFlamengo 6 x 1 Baterias PilarAssibel 0 x 10 Jardim São PauloSão Francisco 0 x 2 Jardim ItaipuABC 2 x 0 CRG 14Vila C 2 x 2 TrianguloAmarelinho 2 x 2 Jardim America

45 anos - ouroABC 2 x 1 RetifozPorto Meira 0 x 2 FlamengoCRG 0 x 3 Atlético Vila BorgesTriangulo 0 x 0 Nandi AFA

45 anos - prataAmigo 3 x 3 GuaraniAparecidinha 3 x 1 IndependenteSanta Rita 0 x 6 AmarelinhoTemperfoz 5 x 1 União Sul/Auritania

50 anosVasco 7 x 0 Corinthians AKLPVila A 2 x 4 TrianguloTrês Lagoas 1 x 1 Barra LimpaMonaco 1 x 2 CRG 14

GuaraniGuaraniGuaraniGuaraniGuaraniempatouempatouempatouempatouempatouna rodadana rodadana rodadana rodadana rodada

TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular16 1 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 20131 à 7 de outubro de 2013

Ambulantes perseguidos por Reniganham apoio da vereadora Anice

Tribuna Popular flagrou fiscais da prefeitura perseguindo vendedores de alho e de frutas nos semáforosPOLÍTICA

Foi grande a repercussãoperante a opinião pública dacovardia que o prefeito ReniPereira está fazendo com osambulantes. Na semana passa-da o Tribuna Popular mostrouimagens do flagrante das ope-rações em que fiscais da prefei-tura perseguem vendedores dealho, furtas e panos de prato nossemáforos. Produtos foramapreendidos deixando os pobrescoitados sem o ganha pão.

Várias pessoas se manifes-taram pelas redes sociais e ostrabalhadores ganharam oapoio e solidariedade da vere-adora Anice que visitou os lo-cais, acompanhada do verea-dor Paulo Rocha. "É uma in-justiça muito grande que estãofazendo com os trabalhadores.Nós não podemos deixar istoacontecer, pois eles só estãoatrás do sustento de suas famí-lias", disse a vereadora Aniceque se posicionou em defesa

Da redaçãoFotos: Assessoria

Covardia de Reni contra os ambulantes revolta o povoMaria Antonia Costa co-

mentou via facebook que "cadavez mais o homem está mos-trando para o povo que o ele-geu em que barco furado en-trou, mas o povo pode tambémretirá-lo quando quiser. Tomecuidado seu prefeito". Para Sa-lete Camargo, a situação é tris-te. "Veja se eles estão preocu-pados com a saúde do povo?

dos trabalhadores."Estive na Avenida Paraná e

pessoalmente fiz uma enquetecom os motoristas que trafega-vam nas proximidades da Polí-cia Civil. Não identifiquei umque fosse contra o trabalhadorhonesto", completou Anice.Para ela, é "lamentável tirar odireito destes trabalhadores desustentar as famílias, sem aomenos propor uma solução.São apenas vendedores de fru-tas, panos de prato e água. Ossenhores que distribuem panfle-tos, informativos também en-tram nessa perseguição. O quepensar de um prefeito sem co-ração?" Qual a solução apre-sentada aos trabalhadores? Te-remos um espaço, uma feira li-vre decente para alojar estestrabalhadores?", questionouAnice. Ela vai repercutir o as-sunto na Câmara a partir destasemana e exigir soluções doprefeito Reni.

O vereador Paulo Rochatambém se posicionou em de-fesa dos trabalhadores. "Eu fui

vendedor ambulante quase mi-nha vida toda. Sustentei minhafamília por vários anos, venden-do loterias pelas ruas da cida-de e sei o que estas pessoasestão passando. Por este moti-vo eu vou falar com o prefeito,pois acho que ele não sabe des-

Vendedores tentam sobreviver trabalhando honestamenteVendedores tentam sobreviver trabalhando honestamenteVendedores tentam sobreviver trabalhando honestamenteVendedores tentam sobreviver trabalhando honestamenteVendedores tentam sobreviver trabalhando honestamente

É uma vergonha para Foz ficartirando dos que tão ganhandopara o sustento da casa".

Neri Antunes também cobraoutra postura. "Simplesmenteeu acho tudo isso uma vergo-nha, senhor prefeito. E pensarque eu votei em você. Tantasoutras coisas mais urgentes parafazer, hein prefeito".

Schaíde Pedro também está

indignado. "Eu votei nele pen-sando que ele ia ser amigo dopovo. Seus quatro anos vãopassar. E quem o colocou lá,esse mesmo povo unido jamaisserá vencido. O prefeito vaisentir na pele o desprezo dessepovo". Essas são apenas algu-mas das inúmeras manifesta-ções de revolta da comunida-de com as atitudes do prefeito.

Vereadores foram aos sinaleiros ouvir os trabalhadoresVereadores foram aos sinaleiros ouvir os trabalhadoresVereadores foram aos sinaleiros ouvir os trabalhadoresVereadores foram aos sinaleiros ouvir os trabalhadoresVereadores foram aos sinaleiros ouvir os trabalhadores

ta situação e juntos, vamos pro-curar uma solução", finalizouPaulo Rocha, que é do mesmopartido de Reni e está anunci-ando que deverá abandonar asigla ainda nesta semana.

"Os fiscais da prefeitura che-gam tomam toda a mercadoriados ambulantes e com grosse-ria mandam agente sumir dolocal", disse Robson, que tra-balha com sua família no semá-foro, vendendo morangos eágua de coco. "Há 30 anos eutrabalho como vendedor ambu-lante, e nunca vi uma coisa des-sas. Eu não tenho mais idadepara procurar emprego e nemsou aposentado. Esta é a únicaforma que eu encontrei paraganhar o sustento de minha fa-mília", reclama.

"Eles não podem nos tratarassim, pois pagamos impostosigual a todo mundo, merece-mos pelo menos um pouco derespeito", afirmou João, indig-nado com a ação dos fiscais daprefeitura que se mostrarammuito desumanos e desprepa-rados para o desempenho dafunção de agente público, con-forme relatos dos trabalhado-res. Os vereadores abordaramvários motoristas que passavampelo local. Todos se posiciona-ram a favor do trabalho dos am-bulantes. "Sou a favor do tra-balho honesto, e estas pessoassó querem ganhar o pão decada dia", respondeu o advo-gado Sidnei Prestes, após serabordado por Paulo e Anice nosemáforo.

Motoristas abordados apóiam oMotoristas abordados apóiam oMotoristas abordados apóiam oMotoristas abordados apóiam oMotoristas abordados apóiam otrabalho honestotrabalho honestotrabalho honestotrabalho honestotrabalho honesto

Ambulantes perseguidosAmbulantes perseguidosAmbulantes perseguidosAmbulantes perseguidosAmbulantes perseguidosganham apoioganham apoioganham apoioganham apoioganham apoio