Framework

38
Framework

Transcript of Framework

Page 1: Framework

Framework

Page 2: Framework

VALORES POR DEFEITO

Page 3: Framework

Para facilitar a introdução de informação repetida esta opção permite definir valores para os campos das diversas tabelas. Desta forma é possível inserir novos registos já com dados preenchidos.

•VALORES POR DEFEITO

Page 4: Framework

1º Cenário:

Na criação ou alteração de um artigo, pretende-se preencher na gravação, de forma automática, o código de barras. Este código de barras deve ser composto por 2 campos na tabela ST, que são a referência e a família.

2º Cenário:

Pretende-se gerar numeração sequencial no campo "identificação interna" das compras a fornecedor. Assim, tem de se elaborar um valor por defeito que utiliza a função "max" para determinar qual o último valor desse campo de forma a fazer o incremento com +1.

•VALORES POR DEFEITO

Page 5: Framework

REGRAS DE UTILIZADOR

Page 6: Framework

Esta opção permite definir regras de utilização do programa, para desta forma, por exemplo, evitar faltas de informação nos dados introduzidos.

Por vezes o utilizador esqueçe-se de preencher certos campos que podem vir a ser preciosos para uma futura análise. Neste caso, com as regras do utilizador conseguimos superar este problema.

•REGRAS DE UTILIZADOR

Page 7: Framework

1º Cenário :

Ao introduzir documentos de faturação, tem de preencher obrigatoriamente o centro de custo, caso contrário não consegue gravar.

2º Cenário:

Nos clientes, o preenchimento da rota de cobrança não pode ultrapassar os 10 caracteres. Para tal, existe a função LEN() que recebe como parâmetro uma string e retorna o número de caracteres dessa string.

Neste exemplo que iremos fazer, é emitida uma mensagem de aviso ao utilizador.

•REGRAS DE UTILIZADOR

Page 8: Framework

EVENTOS DE UTILIZADOR

Page 9: Framework

Esta opção permite executar reações a determinadas situações que ocorrem na utilização da aplicação.

Por exemplo, caso seja emitida uma fatura com valor superior a 1000 euros, é enviada uma mensagem para o telemóvel do Gerente, ou se uma conta fica com valor negativo é enviado um E-mail para o computador do Diretor financeiro, Etc… .

• EVENTOS DE UTILIZADOR

Page 10: Framework

1º Cenário:

Caso seja emitida uma fatura com valor superior a 1000 euros, é enviada uma mensagem para o telemóvel do vendedor associado a esse cliente.

Para tal, temos de ler a tabela de clientes que tem registado o vendedor associado ao cliente em causa

• EVENTOS DE UTILIZADOR

Page 11: Framework

É de realçar que todas as ferramentas da Framework que permitem uma adequação do software às necessidades dos clientes, obedecem a uma hierarquia de execução.Assim quando temos por exemplo regras, valores por defeito ou eventos a correr simultaneamente numa determinada tabela/ecrã, a ordem normal com que os mesmos correm é a seguinte:

1º- Valores por Defeito;2º- Regras do Utilizador;3º- Eventos de Utilizador.

• FRAMEWORK - Nota Importante

Page 12: Framework

CAMPOS DE UTILIZADOR

Page 13: Framework

O software possui diversas páginas com diversos campos informativos, no entanto pode surgir a necessidade de criar novos campos nas tabelas ou nas listagens e nos mapas.

Como tal a aplicação permite ao utilizador criar os seus próprios campos.

Os Campos do utilizador podem ser colocados em mapas e listagens existentes ou nos ecrãs personalizados.

CAMPOS DE UTILIZADOR

Page 14: Framework

NOTAS IMPORTANTES:

É possível atribuir Regras e Valores por defeito a campos do utilizador.

Caso o campo seja do tipo Tabela ou Tabela e Lista, deve-se executar a opção “Instalar” do ecrã de Campos do Utilizador, para evitar que os utilizadores sem acesso de administração recebam mensagens do género "não consegui atualizar a tabela xxxx".

•CAMPOS DE UTILIZADOR

Page 15: Framework

NOTAS IMPORTANTES:

Não é possível criar campos de tabelas de utilizador com nomes repetidos.

Atenção:

Cada tabela só pode ter 255 campos incluindo os que já vão por defeito.De uma versão para outra novos campos são adicionados internamente, pelo que não é recomendado criar campos até ao limite, sob pena de não poder fazer Upgrade.

•CAMPOS DE UTILIZADOR

Page 16: Framework

NOTAS IMPORTANTES

Existe uma funcionalidade que avisa o utilizador, durante o upgrade para uma nova versão de software PHC, se existem tabelas que, pela utilização de campos de utilizador, irão ficar com mais de 255 campos. É efetuada uma verificação às tabelas que têm campos de utilizador.No caso de existirem tabelas que iriam ficar com mais de 255 campos, é apresentado um relatório com essas tabelas e com a indicação do que fazer.

•CAMPOS DE UTILIZADOR

Page 17: Framework

ECRÃS PERSONALIZADOS

Page 18: Framework

Os ecrãs personalizados são uma ferramenta da Framework PHC que permite completar as tabelas e campos base do software ao gosto e necessidade de cada organização. Esta opção permite criar novas páginas em cada tabela, alterar os seus campos, e as páginas dos ecrãs de base da aplicação através do desenho de personalizações específicas para cada ecrã.

• ECRÃS PERSONALIZADOS

Page 19: Framework

TECLAS DE UTILIZADOR

Page 20: Framework

TECLAS DE UTILIZADOR

Esta tabela permite configurar teclas especiais em cada ecrã para executarem funções pré-definidas.

Após configurar esta tabela poderá aceder ao menu de opções do ecrã, selecionando a opção Teclas deste ecrã.

Page 21: Framework

TECLAS DE UTILIZADOR

Pontos ChaveNão podem existir duas configurações para o mesmo ecrã e também não é permitido programar a mesma tecla mais do que uma vez no mesmo ecrã;

Não é permitido utilizar a própria tecla de acesso à expressão de retorno na própria expressão de retorno.Por exemplo: Tecla de acesso= CTRL+F1 Não é possível indicar na expressão de retorno a expressão {CTRL+F1}.

(Mostrar exemplos ou criar alguns de raíz)

Page 22: Framework

TECLAS DE UTILIZADOR

1º Cenário:

Tecla com função especial, que no ecrã sdointro, abre o ecrã de opções diversas. Na contabilidade, simular a introdução de um novo documento contabilístico e clicar na tecla para ver aparecer as opções diversas deste ecrã.

2 º Cenário:

Tecla para correr no ecrã spe (funcionários), que duplica o registo que está no ecrã, e, o deixa em modo de introdução, com os botões de gravar e cancelar ativos.

Page 23: Framework

• EXEMPLO FINAL

Page 24: Framework

Cenário proposto :

Um determinado cliente possuí PHC Gestão e PHC

Contabilidade.

O cliente pretende definir no ficheiro de Stocks e Serviços os

respetivos centros de custos ligados á tabela Centro de

Custos da contabilidade, com o objetivo de ao gravar um

documento de faturação, os centros de custos que

correspondem a cada referência de stocks e serviços sejam

colocados na linha do documento de uma forma automática.

Desta forma ao integrar os respetivos documentos, os

mesmos sejam integradas com o Centro Analítico que

corresponde à referência lançada em cada linha do

documento.

Page 25: Framework

Solução – Passo 1 :Em primeiro lugar, criar um campo de utilizador para a tabela de Stocks e serviços (ST) e instalá-lo.

• Exemplo de Campo de Utilizador associado a personalizações de ecrã

Page 26: Framework

Exemplo de Campo de Utilizador associado a personalizações de ecrã

Solução – Passo 2 :Criar uma personalização de ecrã para a tabela de Stocks e serviços (ST), para incluir o campo anteriormente criado.

Page 27: Framework

Exemplo de Campo de Utilizador associado a personalizações de ecrã

Solução – Passo 3 :Selecionar na personalização de ecrã “Campos com tabelas” para incluir o campo de utilizador anteriormente criado.

Page 28: Framework

Exemplo de Campo de Utilizador associado a personalizações de ecrãSolução – Passo 4 :Vamos associar na propriedade “Variável do Objecto” do objeto anteriormente selecionado, o campo de utilizador criado.

Page 29: Framework

Exemplo de Campo de Utilizador associado a personalizações de ecrãSolução – Passo 5 :De seguida vamos utilizar uma propriedade destes objetos de “Campos em tabelas”, que permite efetuar um select à tabela de Centros Analíticos da Contabilidade, e retorná-los para este objeto. A propriedade em questão intitula-se “Lista (Expressão TSQL)”.

Page 30: Framework

Exemplo de Campo de Utilizador associado a personalizações de ecrã

Solução – Passo 6 :De seguida vamos a essa propriedade, e fazemos duplo clique para criar a expressão de select.

Page 31: Framework

Exemplo de Campo de Utilizador associado a personalizações de ecrãSolução – Passo 7 :É necessário ainda indicar que o objeto em questão vai ter ligação à lista de valores, para isso é necessário preencher a propriedade “Ligação Lista de Valores = 1- Sim”.

Page 32: Framework

Exemplo de Campo de Utilizador associado a personalizações de ecrãSolução – Passo 8 :Vamos preencher ainda outra propriedade do objeto, “Colunas(Comprimento)”, o select em questão retorna 2 colunas, pelo que, posso indicar qual o comprimento de cada uma.

Page 33: Framework

Exemplo de Campo de Utilizador associado a personalizações de ecrã

Solução – Passo 9 :Finalmente, a última propriedade a preencher do nosso objeto, é a propriedade “Colunas(Ligação)”.O select vai trazer 2 colunas, necessito de indicar qual delas é que vai retornar para o campo que estou a criar.

Page 34: Framework

Exemplo de Campo de Utilizador associado a personalizações de ecrã

Solução – Passo 10 :

Aspeto final do campo criado na Ficha de Stocks e Serviços.

Page 35: Framework

Valor por defeito para passar o centro analítico do artigo para as linhas da Fatura

•Tabela FI•Campo FI.FICCUSTO

•Comando Xbaseif u_sqlexec([select st.u_ca from st where st.ref=']+fi.ref+['],"ccu")select ccuendifreturn ccu.u_ca

•O Comando Xbase é um programa•Apenas quando manda gravar•Também atualiza na alteração

Lançar um documento de faturação e mostrar nas linhas os respetivos Centros de Custos conforme a referência introduzida ao gravar o Documento.

Solução – Passo 11 :

Page 36: Framework

FILTROS DE UTILIZADOR

Page 37: Framework

FILTROS DE UTILIZADOR

Esta opção permite ao utilizador criar os seus próprios filtros para as diversas tabelas da aplicação.

Estes filtros funcionam automaticamente em determinados locais da aplicação, nomeadamente:

• Qualquer seleção de registos num ecrã principal• Mapas Definidos• Filtros• Idus• Botões de procura rápida• Alterar marcações de seguida• Apagar registos de seguida• Objetos do tipo “Campos de Ligação” nos Ecrãs

Personalizados

Page 38: Framework

FILTROS DE UTILIZADOR

Objetivo :

*Criar um filtro de utilizador e que compare a área inserida na ficha do utilizador com a área das Contas bancárias - a área nesta tabela é um campo de utilizador criado na tabela BL (bl.u_area)

Solução :

*Criar o campo de utilizador “area” na tabela BL

*Criar um Filtro de utilizador para a tabela BL com :

“u_area in (select us.area from us (nolock) where us.userno = " + astr(ch_userno) + ")“

Trata-se de uma expressão tsql com variáveis em xbase.