Franco

14
FRANCO FONTANA Anderson Paz Iluminação II: Editorial Prof: Fernando Pires

Transcript of Franco

FRANCO FONTANA

Anderson PazIluminação II: EditorialProf: Fernando Pires

Franco Fontana nasceu em Modena em 1933, vive e trabalha em Cognento (Modena). É um dos protagonistas da fotografia italiana e do pós-guerra internacional. Ele tem "reinventado" a cor como um meio de expressão e não meramente documental, através de uma nova análise, às vezes provocante, na busca de novos sinais, estruturas e superfícies cromáticas correspondentes à sua imaginação criativa.

Suas paisagens são localizadas na fronteira entre representação e abstração, através de um grande senso de cor e igualmente notável habilidade de composição. formas naturais tornam-se fundos de cores surpreendentes e vista se transforma em visão. Ele sugere o espaço atmosfera metafísica, um cosmos em contrário desconhecidos e improváveis.Seus trabalhos são mantidos agora em grandes museus ao redor do mundo, incluindo o "MoMa" em Nova York, o "Metropolitan Museum", em Tóquio, "George Eastman House", em Rochester, o "Museu Ludwig" em Colônia, o " Museu de Arte moderna ", em San Francisco, o" Museu de Belas Artes ", em Boston, o" Museu Pushkin de Belas Artes ", em Moscou, o '' Australian National Gallery" em Melbourne, o "Stedeliijk Museum", em Amesterdão, o " GAM "em Turim, o" MESee d'Art Moderne ", em Paris, o" Museu Kunsthaus "em Zurique, o" Victoria & Albert Museum ", em Londres.Ele já expôs em exposições individuais e coletivas, em todo o mundo. Sua primeira exposição individual em 1965, em Turim Photographic Society Subalpina. Entre seus mais importantes exposições no Museu Metropolitano de Fotografia de Tóquio, em 1993, o Scavi Scaligeri em Verona em 2000, o GAM em Turim em 2001, no Palazzo Reale, em Milão, em 2004, a Maison Européenne de la Photographie, em Paris, o Museum of Art, em Buenos Aires, em 2006, e outros.

O trabalho do Franco Fontana, para mim é surpreendente, até demais,tenho dificuldades em interpretar seu significado, sua beleza é incontestável,o olhar muito diferenciado a aguçado, transpassa a realidade, fazendo o espectadorViajar para um mundo quase que dentro do surrealismo.