FRANQUIA HOME OFFICE: TUDO O QUE VOCÊ … · Ao contrário de grandes franquias que demoram a dar...

23
FRANQUIA HOME OFFICE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Transcript of FRANQUIA HOME OFFICE: TUDO O QUE VOCÊ … · Ao contrário de grandes franquias que demoram a dar...

FRANQUIA HOME OFFICE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Introdução 3

Como funcionam as franquias home office? 6

Quais as vantagens e desvantagens de uma franquia home office? 10

Home Office ou Coworking: quais as diferenças? 16

Conclusão 20

Sobre a Elefante Verde 23

INTRODUÇÃO

4

INTRODUÇÃO

Trabalhar em casa e, ainda, ser o seu próprio chefe: quem não sonha com essa vida? Na prática, nem todos têm coragem e vontade suficiente para arregaçar as mangas e batalhar por esse sonho. Entretanto, para os que estiverem dispostos a se dedicar de verdade, a recompensa tende a valer a pena.

Um caminho que vem sendo adotado por muitos empreendedores é o das franquias home office. Elas permitem realizar o desejo de abrir seu próprio negócio dentro do conforto da sua residência. Esse tipo de unidade não exige ponto comercial, já que, na maioria das vezes, o franqueado trabalha à distância com o suporte da internet.

5

INTRODUÇÃO

Você se identificou? Então é hora de conferir tudo o que você precisa saber sobre franquia home office!

Neste ebook você vai entender as vantagens e desvantagens desse modelo e vai descobrir se é melhor trabalhar em casa ou em um escritório compartilhado, o chamado coworking. Além disso, vai poder pegar dicas com quem já teve sucesso ao empreender com franquias home office. Pronto para começar? Então vamos em frente!

COMO FUNCIONAM AS FRANQUIAS HOME OFFICE?

7

COMO FUNCIONAM AS FRANQUIAS HOME OFFICE?

Apesar dessa modalidade de empresa parecer ideal em qualquer situação, não é qualquer pessoa que se encaixa no perfil de um empreendedor home based.

Para não deixar dúvidas, vamos começar pela definição. Uma franquia home office é, antes de mais nada, parte do modelo de franchising. Ou seja, o empreendedor que escolhe ser um franqueado conta com um plano de negócio já estruturado, tem à sua disposição o uso da marca e de toda a identidade visual, além de contar com o suporte da franqueadora. Em troca, geralmente se paga um valor de entrada para começar e mais uma porcentagem sobre o faturamento.

O fato de ser home office quer dizer que esse tipo de franquia não exige que você abra uma loja ou obtenha um ponto comercial. Em outras palavras, você pode trabalhar da sua própria casa.

Por causa disso, as franquias home office são recomendadas para pessoas que não têm altas quantias para investir na abertura de um negócio, aluguel de ponto, reformas, etc. Também são ideais para quem precisa passar algum período do dia em casa ou simplesmente para quem deseja fugir do trânsito e ter mais flexibilidade de horários.

8

COMO FUNCIONAM AS FRANQUIAS HOME OFFICE?

Por outro lado, esse tipo de negócio só funciona para quem tem disciplina. Se você é o tipo de pessoa que procrastina tarefas quando tem televisão, familiares ou até animais de estimação por perto, é melhor parar por aqui. Agora, se você não precisa de ninguém te cobrando por resultados e é responsável com suas obrigações, continue lendo nossas dicas.

COMO FICA A PARTE JURÍDICA?

Antes de começar a trabalhar em casa, é preciso conferir as regras de zoneamento da sua cidade. Só assim você terá certeza de que, na sua região, a prefeitura permite a operação de empresas em residências.

9

COMO FUNCIONAM AS FRANQUIAS HOME OFFICE?

A respeito do regime tributário, segundo o SEBRAE o segmento de home office pode optar pelo Simples Nacional. A empresa pode ser enquadrada como Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Microempresa (ME). Para isso, é necessário que a receita bruta anual não ultrapasse os 360 mil reais no caso de ser uma microempresa e os 3 milhões e 600 mil reais se for uma empresa de pequeno porte.

Já se a sua receita anual não ultrapassar 60 mil reais, dependendo do tipo de trabalho exercido você poderá operar como Microempreendedor Individual (MEI). Para isso, consulte a lista de atividades permitidas para essa categoria. Como MEI, você não poderá ser sócio de outra empresa e deverá ter, no máximo, um empregado.

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA FRANQUIA HOME OFFICE?

11

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA FRANQUIA HOME OFFICE?

Empreender direto da sua casa traz muitos benefícios. Isso é indiscutível! Ao mesmo tempo, nem tudo são flores. Você também vai encontrar desafios, principalmente no que diz respeito à disciplina. Para entender melhor, listamos as principais vantagens e desvantagens de uma franqua home office. Assim você poderá avaliar e tirar suas próprias conclusões. Acompanhe!

VANTAGENS

BAIXA BARREIRA DE ENTRADA

Em geral, as franquias home based não exigem investimentos iniciais tão altos. Isso proporciona a muitas pessoas a possibilidade de ter o seu primeiro empreendimento. Além disso, a maior parte das franquias são baseadas em serviços que você pode aprender a prestar ou produtos que você pode aprender a produzir, sem necessariamente ter uma grande experiência prévia na área.

12

BAIXOS CUSTOS OPERACIONAIS

O fato de não precisar contar com um ponto comercial é um grande facilitador, já que o aluguel costuma ser um dos custos que mais dificultam a abertura de um negócio. Outra vantagem é que, em uma franquia home office, você normalmente começa trabalhando sozinho, sem precisar pagar funcionários. Não bastasse isso, muitos negócios desse tipo se baseiam em serviços, eliminando a necessidade de ter um alto capital de giro para estoque.

13

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA FRANQUIA HOME OFFICE?

POSSIBILIDADE DE RENDA PARA QUEM PRECISA FICAR EM CASA

Se, por qualquer motivo, você precisa ficar em casa durante parte do dia, uma franquia home office, sem dúvida, traz uma vantagem única: a liberdade de gerenciar seu negócio de qualquer lugar.

QUALIDADE DE VIDA

Poder ter seus próprios horários, evitar o trânsito e fazer suas refeições em casa são outros benefícios dessa alternativa. Isso tudo traz mais qualidade de vida e faz com que você se sinta mais feliz e satisfeito – mesmo se os maiores ganhos financeiros demorarem um pouco a chegar.

PRAZO DE RETORNO MAIS CURTO

Ao contrário de grandes franquias que demoram a dar retorno (podendo, às vezes, levar anos) a maioria das franquias home office acaba trazendo retornos financeiros em um prazo bem mais curto.

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA FRANQUIA HOME OFFICE?

DESVANTAGENS

DIFICULDADES DE CONCILIAR CASA E TRABALHO

Trabalhar em casa exige muita organização. Para muitas pessoas, a possibilidade de fazer seus próprios horários pode ser uma verdadeira armadilha contra a produtividade. Definitivamente, esse modelo de trabalho não é para todos, portanto, você precisa saber se consegue se disciplinar.

15

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UMA FRANQUIA HOME OFFICE?

MENOR APROVAÇÃO SOCIAL

Quem estava acostumado a trabalhar em outras empresas, muitas vezes, pode sofrer pressão de amigos e familiares. Algumas pessoas não entendem que, apesar de estar em casa, você está trabalhando normalmente (ou até mais do que antes). Saber lidar com essa falta de aprovação é fundamental. O mais importante é lembrar que seus resultados dizem mais do que qualquer outra coisa.

ADMINISTRAÇÃO DAS FINANÇAS

Ao trabalhar em casa, algumas pessoas cometem o erro de misturar o dinheiro da empresa com as contas familiares. É importante deixar essa separação bem clara, caso contrário você pode comprometer o seu negócio e a sua vida pessoal. Para isso, tenha contas correntes e cartões de crédito diferentes. E mesmo que você comece como MEI, não deixe de fazer um controle de caixa bem apurado. Afinal, esse ponto é praticamente um pré-requisito para quem deseja ter sucesso como empreendedor.

HOME OFFICE OU COWORKING: QUAIS AS DIFERENÇAS?

17

HOME OFFICE OU COWORKING: QUAIS AS DIFERENÇAS?

Quando você tem a liberdade de trabalhar de qualquer lugar, nem sempre é preciso fazer da sua casa um escritório. Muitos empreendedores optam por trabalhar em espaços de coworking.

Ao contrário do home office, que é baseado na própria residência, os escritórios de coworking costumam contar com salas comerciais compartilhadas ou individuais. Neles, você paga uma taxa – que pode ser diária, semanal ou mensal – para uso dos espaços e dos recursos, como mesas, internet, impressora e até sala de reunião.

Quer entender melhor a diferença entre as duas opções? Então veja só:

HOME OFFICE

É o escritório em casa. Pode ser um cômodo específico no qual você cria uma estação de trabalho, como pode ser simplesmente a mesa da sala. Apesar da primeira opção ser a mais indicada, tudo depende das condições do local e das preferências de cada pessoa.

18

HOME OFFICE OU COWORKING: QUAIS AS DIFERENÇAS?

Como vimos, o home office possui algumas vantagens claras, como: a proximidade da família, a falta de necessidade de deslocamento, a facilidade para fazer refeições e, é claro, o baixo custo. Trabalhar em casa, na maioria das vezes, não custa nada a mais do que você já paga pelas contas fixas da sua moradia. No máximo, sua conta de luz vai subir um pouco, mas nada que seja tão perceptível.

Já as desvantagens incluem: a falta de concentração em alguns casos, os desafios para definir os horários de trabalho e a dificuldade para separar as tarefas de casa das obrigações profissionais.

19

HOME OFFICE OU COWORKING: QUAIS AS DIFERENÇAS?

COWORKING

É o escritório compartilhado. Geralmente localizados em prédios ou regiões comerciais, os espaços de coworking costumam oferecer diferentes opções de planos de contratação. Na maior parte dos casos, você pode tanto dividir uma sala com outras pessoas como reservar um espaço sozinho.

Essa modalidade apresenta diversas vantagens, como: espaço profissional para quem precisa receber clientes, salas de reuniões, recepção, serviço de copa, internet de qualidade, serviço de correspondência, permissão para uso de endereço comercial e construção de networking.

As desvantagens, por outro lado, podem englobar a menor privacidade, a distância dos bairros, em alguns casos, e o preço. Os valores variam, e podem chegar a ser bem acessíveis, mas nunca será mais barato do que trabalhar em casa.

CONCLUSÃO

21

CONCLUSÃO

Empreender sempre traz uma série de desafios, mas quem conhece as opções do mercado pode fazer isso sem sair de casa e sem correr riscos desnecessários. O principal fator para um empreendimento deslanchar é contar com um modelo de negócio consistente e bem planejado. Ao optar por uma franquia, essa etapa já está resolvida, uma vez que você pode escolher uma marca que proporcione bons resultados para outros franqueados.

22

CONCLUSÃO

Desde que você saiba se organizar para separar as tarefas de casa daquelas que são da empresa, empreender por meio de uma franquia home office é uma ótima ideia. Com o tempo, você pode até mesmo optar por abrir um escritório, caso considere que isso possa agregar ainda mais valor ao seu trabalho. No entanto, essa não precisa ser uma preocupação no primeiro momento. O importante é escolher a franquia certa, estudar o mercado e não ter medo de arregaçar as mangas.

Lembre-se: o começo é sempre a parte mais difícil. Ainda assim, contando com um modelo de negócio de sucesso e começando com custos baixos – direto da sua casa –, você tem tudo para alcançar o sucesso como empresário.

23

A Elefante Verde é uma empresa que busca democratizar o acesso ao marketing digital, distribuindo e prestando seus serviços por meio de franqueados, que compram por um determinado prazo o direito de operar seu modelo de negócios localmente. O serviço ajuda microempreendedores a terem mais visibilidade na internet e, consequentemente, gerar mais negócios. São exemplos de produtos e serviços: site e e-mail com domínio, SEO (ranqueamento orgânico no Google), e-mail marketing, cupons de desconto, área de avaliação dentro de um guia colaborativo e anúncios em plataformas com o Facebook, Google e Instagram.

SOBRE A ELEFANTE VERDE