Fratura Bennett

10
FRATURA BENNETT RITA DO ROSÁRIO SILVA RA: 2014004614

description

Não ha

Transcript of Fratura Bennett

Page 1: Fratura Bennett

FRATURABENNETT

RITA DO ROSÁRIO SILVARA: 2014004614

Page 2: Fratura Bennett

São as fraturas mais comuns do polegar e ocorrem pela tração do ligamento oblíquo palmar intracapsular com a base do polegar. Essa situação ocorre devido à abdução, supinação e flexão brusca do polegar.

Page 3: Fratura Bennett

Bennet: oblíqua, fica um fragmento da base do 1°MC articulado com o trapézio e o outro é luxado pela ação do abdutor longo do polegar, é uma fratura-luxação. Causada por queda ou impacto no eixo longitudinal, também por hiper-abdução ou hiper-extensão do polegar.

Rolando: mais rara fratura de Bennet cominutiva, em Y, V ou T. Fazer exames complementares para excluir a possibilidade de fragmento intra-articular (JUDAS, F.; MATOS, P. 2013).

Tipos de fraturas Bennett

Page 4: Fratura Bennett
Page 5: Fratura Bennett

Raios-x incidências para mão 2. Principais incidências para MÃO: PA: investigação básica da mão. PA oblíqua:

investigação básica da mão. Evidencia os lados ântero-radial e dorso-ulnar. Também utilizada para articulações carpo-metacárpico 2 e 3.

Pa oblíqua reversa: fornece imagem oposta da pa oblíqua. Evidencia superfície dorsorradial e ânteroulnar da mão.

Exame para diagnóstico

Page 6: Fratura Bennett

Imobilização Fraturas das falanges: Distal: São estáveis e

podem ser tratadas com uma tala de alumínio acolchoada por 2 semanas. A mobilização precoce deve ser preconizada o mais rápido possível para este tipo de lesão.

Tratamento

Page 7: Fratura Bennett

As cirurgias estão indicadas quando associadas a fratura houver lesão de partes moles. Neste caso utiliza-se a fixação com fio de Kirschner. Média e proximal: Estão revestidas dorsalmente pelo aparelho extensor e ventralmente pelos tendões flexores, o que favorece a aderência destes no foco de fratura, dificultando seu deslizamento e limitando a movimentação.

Fio de Kirschner

Page 8: Fratura Bennett
Page 9: Fratura Bennett

Fratura Bennett mais como em atleta, sendo levado como propedêutica exames de raios-x, imobilização ortopédica por 3 semanas e dependendo do grau cirurgia para fixação com fio de Kirschner.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Page 10: Fratura Bennett

BUSATO, S, T. Semiologia Radiológica da Mão. Disponível online em: <<

http://ortobook.com.br/wp-conte nt/uploads/group-documents/14/1349044304-RESUMOSemiologiaRadiolgicadaMo.pdf>>. Acesso em: 22/06/2015 as 16 horas.

Dr. José Carlos Garcia Jr. Traumatologia Desportiva/PRP » Fratura de Bennet. Disponível online em: <<http://www.especialistadoombro. com.br/lesoes/3-traumatologi a-desportiva-prp/23-fratura-de-bennet>>. Acesso em: 19/06/2015 as 14 horas.

REFERENCIAS: