Fruity Loops agora grava - backstage.com.br · LX e Neko 76, possuem basicamente as mesmas...

2
64 www.backstage.com.br TECNOLOGIA Manique Guedes é profissional de áudio, formada pela SAE Amsterdam e faz parceria com Nano Guedes no projeto de música eletrônica com execução ao vivo, Música Para Alienígenas. www.mpatrance.com A OpenLabs faz uma grande atualização em suas estações de produção. Mais plug- ins e algo muito esperado: Fruity Loops agora também grava! Fruity Loops agora grava N eko A OpenLabs produziu a tercei- ra geração de sua estação de pro- dução musical Neko. Três modelos for- mam esta nova série. A estação consiste em um teclado acoplado a um sistema informatizado que possui diversas fun- ções, inclusive a de gravação. Para esta nova série, a OpenLabs adici- onou mais ganho em desempenho com a inclusão de processadores duplos, com dois núcleos de processamento que ofere- cem cerca de 70% a mais de capacidade do que os modelos da segunda geração. A memória RAM também foi expan- dida, colaborando ainda mais com a me- lhora no desempenho. Os teclados Ne- ko, ou estações de trabalho, tiveram um sistema construído especialmente para o tipo de trabalho que exercem. Para a ela- boração desse sistema, o Windows XP foi usado como base. Cada modelo carrega uma configura- ção distinta, porém, todas capazes de exercer as funções de que essa ferramen- ta dispõe. A OpenLabs conseguiu reunir praticamente vários equipamentos comu- mente utilizados na produção musical em um só. O Neko é um teclado sinte- tizador capaz de gravar, samplear, se- qüenciar, além de funcionar também como um controlador MIDI, permitindo que tudo seja manejado por intermédio dele mesmo, com sua tela de navegação. Por meio de um sampler presente e sua função Clone Hard, o Neko é capaz de clonar um sintetizador ou módulo de som externo. Ao disparar esta função, o Neko faz uma leitura de todos os sons do teclado e os copia. Os controles do Neko também podem ser ajustados a fim de representar da mesma forma o teclado que foi copiado. Os modelos da terceira geração, denominados Neko SE, Neko LX e Neko 76, possuem basicamente as mesmas funções e diferem principal- mente na configuração do sistema. O Neko SE, com 61 teclas, carrega um processador 2.1 GHz duplo (Intel Co- re2), 2 GB de RAM, 250 GB de HD e gravador duplo de DVD, enquanto o Neko LX com 61 teclas, possui pro- cessador Athlon de 2.4 GHz de 64 bits, 4Gb de memória RAM, 250Gb de HD e 2 gravadores duplos de DVD. Já o Neko 76, com 76 teclas, possui as mesmas ca- “Os teclados Neko, ou estações de trabalho, tiveram um sistema construído especialmente para o tipo de trabalho que exercem. Para a elaboração desse sistema, o Windows XP foi usado como base”

Transcript of Fruity Loops agora grava - backstage.com.br · LX e Neko 76, possuem basicamente as mesmas...

64 www.backstage.com.br

TECNOLOGIA

Manique Guedes é profissional de áudio, formada pela

SAE Amsterdam e faz parceria com Nano Guedes no

projeto de música eletrônica com execução ao vivo,

Música Para Alienígenas. www.mpatrance.com

A OpenLabs faz umagrande atualização emsuas estações deprodução. Mais plug-ins e algo muitoesperado: FruityLoops agora tambémgrava!

Fruity Loops agora grava

Neko

A OpenLabs produziu a tercei-ra geração de sua estação de pro-

dução musical Neko. Três modelos for-mam esta nova série. A estação consisteem um teclado acoplado a um sistemainformatizado que possui diversas fun-ções, inclusive a de gravação.

Para esta nova série, a OpenLabs adici-onou mais ganho em desempenho com ainclusão de processadores duplos, comdois núcleos de processamento que ofere-cem cerca de 70% a mais de capacidadedo que os modelos da segunda geração.

A memória RAM também foi expan-dida, colaborando ainda mais com a me-lhora no desempenho. Os teclados Ne-ko, ou estações de trabalho, tiveram umsistema construído especialmente para otipo de trabalho que exercem. Para a ela-boração desse sistema, o Windows XP foiusado como base.

Cada modelo carrega uma configura-ção distinta, porém, todas capazes deexercer as funções de que essa ferramen-ta dispõe. A OpenLabs conseguiu reunirpraticamente vários equipamentos comu-mente utilizados na produção musicalem um só. O Neko é um teclado sinte-tizador capaz de gravar, samplear, se-

qüenciar, além de funcionar tambémcomo um controlador MIDI, permitindoque tudo seja manejado por intermédiodele mesmo, com sua tela de navegação.

Por meio de um sampler presente esua função Clone Hard, o Neko é capazde clonar um sintetizador ou módulo desom externo. Ao disparar esta função, oNeko faz uma leitura de todos os sons doteclado e os copia. Os controles do Nekotambém podem ser ajustados a fim derepresentar da mesma forma o tecladoque foi copiado. Os modelos da terceirageração, denominados Neko SE, NekoLX e Neko 76, possuem basicamente asmesmas funções e diferem principal-mente na configuração do sistema. ONeko SE, com 61 teclas, carrega umprocessador 2.1 GHz duplo (Intel Co-re2), 2 GB de RAM, 250 GB de HD egravador duplo de DVD, enquanto oNeko LX com 61 teclas, possui pro-cessador Athlon de 2.4 GHz de 64 bits,4Gb de memória RAM, 250Gb de HD e2 gravadores duplos de DVD. Já o Neko76, com 76 teclas, possui as mesmas ca-

“Os teclados Neko, ou estações de trabalho,tiveram um sistema construído especialmentepara o tipo de trabalho que exercem. Para a

elaboração desse sistema, o Windows XPfoi usado como base”

66 www.backstage.com.br

TECNOLOGIA

racterísticas citadas do Neko LX, comexceção do gravador de DVD. O NekoLX carrega apenas um único gravadorde DVD, porém, também duplo (cama-da dupla de gravação).

A OpenLabs garante ainda que oNeko SE é capaz de rodar cerca de 200plug-ins ao mesmo tempo e suporta 450vozes de polifonia, enquanto o Neko LXroda cerca de 300 plug-ins e com 500 vo-zes de polifonia. A empresa garante ain-da que as máquinas são capazes de gra-var 64 pistas de áudio a 24/96kHz por 30dias seguidos! Com 4 entradas e 6 saídasde áudio, o Neko SE também se diferen-cia do LX, que por sua vez possui 10 en-tradas e 10 saídas de áudio. Além dosslots PCI, o LX possui conexões USB eFirewire, assim como o SE, porém, nele, ofirewire é opcional. Conexão ethernet,teclado e uma tela de 15’’, que aceitacomandos por meio de toques, são co-muns a todas as estações.

Miko

A série Miko também recebeu atuali-zações. Direcionada para produção au-diovisual, essa ferramenta é capaz demanipular imagens mantendo aindafunções ligadas à música em si.

O Miko também teve um sistema ela-borado especificamente e baseado natecnologia do Windows XP. Com capaci-dade de gravar e mixar vídeo, o Miko dis-põe de duas saídas VGA para monitores,além de carregar uma tela de 15 polega-das, que também aceita comandos pormeio de toques na tela. O Miko SE possui37 teclas e processamento duplo comprocessador Intel DuoCore de 1.8 GHz.Carregado com 1GB de memória RAM e

com um HD de 160 GB, Miko SE possuitambém um gravador duplo de DVD, quetambém é encontrado no modelo MikoLX, que por sua vez difere na capacidadedo processador, da memória e HD - 2.1GHz, 2 GB e 250 GB, respectivamente.

Ambos os modelos apresentam quatroentradas e seis saídas de áudio e são acompa-nhados por cerca de 5000 sons e do CubaseLE. Mais informações: www.openlabs.com

Fruity Loops 7

O Fruity Loops,que até então funcio-nava apenas como um seqünciador,passaagora a gravar áudio. A sétima versãodesse programa traz a mesma interfaceamigável com cerca de 13 instrumentosvirtuais que utilizam diversas técnicas desíntese. Cerca de 44 efeitos também es-tão incluídos na nova versão, capaz degravar até 64 pistas de áudio simultanea-mente. Cada canal é capaz de comportaraté oito efeitos e o sinal resultante podeainda ser endereçado a outro canal. Umeditor de áudio também foi incorporadoao programa. Edison é uma ferramentacapaz de carregar arquivos de áudio etambém funciona como um analisadorde espectro. O Love Philter, também pre-sente, possui oito filtros em série, que cri-am efeitos de filtragem no som, comogate e delay. O Fruity Loops7 pode serutilizado sozinho ou adicionado a outroprograma hospedeiro como um plug-in.

Crysonic – newB

O newB é o mais novo plug-in daCrysonic. Disponível no formato VST, onewB é dedicado ao trato de sons gra-ves,como de baixo. O plug-in foi elaborado

baseado em como os ouvidos percebem ossons mais graves. Para aumentar o gravepercebido são adicionados subharmônicosao material original. O newB é indicadotambém para aumentar a resposta dos gra-ves de caixas, inclusive em apresentaçõesao vivo. Bastante intuitivo, o newB suportaáudio com até 24bit/96KHz de resolução.

Backwards Machine

Disponíveis nos formatos VST e AU, oBackwards Machine é uma simples ferra-menta capaz de aplicar um efeito de somrevertido em tempo real. O Backwards temtrês modos de ação: reverse playback, quereverte e sobrepõe porções do áudio de en-trada; forward backwards, que mistura osom original e o revertido; e o modo repeatreverse, onde o plug-in reproduz o áudio deentrada em retrocesso por duas vezes crian-do também um efeito vibrato. O Backwardsse encontra disponível para Windows e Maccomo VST e AU Áudio Units.

e-mail para esta coluna:

[email protected]