Fu Vest 1992

4
COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE CAMACAN DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira NOME:_________________________________________________________________ Série: 3º ANO AV Vespertino Data: 15/10/2015. RECUPERAÇÃO PARALELA 3º UNIDADE - pontuação máxima 10,O PONTOS Considere as seguintes instruções: 1. Leia com atenção a questão antes de responder; 2. Não será admitido em hipótese alguma rasuras. 3. É proibido empréstimo de material, bem como conversas durante a execução da atividade. O celular deverá estar desligado e sem bateria, em caso de desobediência a essa instrução o discente terá a atividade anulada. 4. Respostas apenas de caneta azul ou preta. 01 . Fuvest1992:"Uma flor ainda desbotada ilude à polícia, rompe o asfalto. Façam completo silêncio, paralisem os negócios, garanto que uma flor nasceu. Sua cor não se percebe. Suas pétalas não se abrem. Seu nome não está nos livros. É feia. Mas é realmente uma flor. É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o [nojo e o ódio. " Este é um fragmento do poema "A Flor e a Náusea" do livro A ROSA DO POVO de Carlos Drummond de Andrade. a) O que o nascimento da flor representa? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ __________________ b) Que relação se poderia estabelecer entre este poema e o momento histórico em que foi elaborado? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ __________________ 02. Fuvest2000

description

Avaliação da aprendizafgem

Transcript of Fu Vest 1992

Page 1: Fu Vest 1992

COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE CAMACAN

DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

NOME:_________________________________________________________________

Série: 3º ANO AV Vespertino Data: 15/10/2015.

RECUPERAÇÃO PARALELA 3º UNIDADE - pontuação máxima 10,O PONTOS

Considere as seguintes instruções:

1. Leia com atenção a questão antes de responder;

2. Não será admitido em hipótese alguma rasuras.

3. É proibido empréstimo de material, bem como conversas durante a execução da atividade. O celular deverá estar desligado e sem bateria, em caso de desobediência a essa instrução o discente terá a atividade anulada.

4. Respostas apenas de caneta azul ou preta.

01 . Fuvest1992:"Uma flor ainda desbotadailude à polícia, rompe o asfalto.Façam completo silêncio, paralisem os negócios,garanto que uma flor nasceu.

Sua cor não se percebe.Suas pétalas não se abrem.Seu nome não está nos livros.

É feia. Mas é realmente uma flor.

É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o[nojo e o ódio. "

Este é um fragmento do poema "A Flor e a Náusea" do livro A ROSA DO POVO de Carlos Drummond de Andrade.

a) O que o nascimento da flor representa?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Que relação se poderia estabelecer entre este poema e o momento histórico em que foi elaborado?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. Fuvest2000 QUERO ME CASAR

Quero me casarna noite na ruano mar ou no céuquero me casar.

Procuro uma noivaloura morenapreta ou azuluma noiva verde

uma noiva no arcomo um passarinho.

Depressa, que o amornão pode esperar!

(Carlos Drummond de Andrade, ALGUMA POESIA)

a) Caracterize brevemente a concepção de amor presente neste poema.

Page 2: Fu Vest 1992

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Compare essa concepção de amor com a que predominava na literatura do Romantismo.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03. Fuvest2007:PROCURA DA POESIA

Não faças versos sobre acontecimentos.Não há criação nem morte perante a poesia.Diante dela, a vida é um sol estático,não aquece nem ilumina.(...)Penetra surdamente no reino das palavras.Lá estão os poemas que esperam ser escritos.Estão paralisados, mas não há desespero,há calma e frescura na superfície intata.Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.(...)Carlos Drummond de Andrade, "A rosa do povo".

No contexto do livro, a afirmação do caráter verbal da poesia e a incitação a que se penetre "no reino das palavras", presentes no excerto, indicam que, para o poeta de "A rosa do povo",

(a) praticar a arte pela arte é a maneira mais eficaz de se opor ao mundo capitalista.

(b) a procura da boa poesia começa pela estrita observância da variedade padrão da linguagem.

(c) fazer poesia é produzir enigmas verbais que não podem nem devem ser interpretados.

(d) as intenções sociais da poesia não a dispensam de ter em conta o que é próprio da linguagem.

(e) os poemas metalingüísticos, nos quais a poesia fala apenas de si mesma, são superiores aos poemas que falam também de outros assuntos.

04. (MACKENZIE)

Você, que só faz usufruire tem mulher para usar ou para exibir,você vai ver um diaem que toca você foi bulir.A mulher foi feitapro amor e pro perdão.Cai nessa, não.Cai nessa, não. (Vinícius de Moraes e Toquinho)

Assinale a alternativa correta, de acordo com o trecho acima:

(a) O homem não se deve iludir, porque a mulher é traiçoeira.

(b) O importante, na relação amorosa, são as aparências.

(c) Usufruir, no texto, significa esbanjar dinheiro.

(d) A mulher é superior ao homem, porque ama e perdoa.

(e) Não se deve crer que a mulher sabe apenas amar e perdoar.

05. (FUVEST) Com o próprio titulo indica, no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, os romances têm como referência nuclear já frustrada rebelião na Vila Rica do Século XVIII. No entanto, deve-se reconhecer que:

(a) A base histórica utilizada no poema converte-se no lirismo transcendente e amargo que caracteriza as outras obras da autora.

(b) As intenções ideológicas da autora e a estrutura narrativa do poema emprestam ao texto as virtudes de uma elaborada prosa poética.

(c) A imaginação poética dá à autora a possibilidade de interferir no curso dos episódios essenciais da rebelião, alterando-lhes o rumo.

Page 3: Fu Vest 1992

(d) A matéria histórica tanto alimenta a expressão poética no desenvolvimento dos fatos centrais quanto motiva o lirismo reflexivo.

(e) A preocupação com a fidedignidade histórica e com o tom épico atenua o sentimento dramático da vida, habitual na poesia da autora.

06. (UFES) Das obras abaixo, a única não escrita por Cecília Meireles:

(a) Mar absoluto.

(b) Retrato natural.

(c) Vaga música.

(d) Lição de coisas.

(e) Poemas escritos na Índia.

07. (PUC-RS) No ciclo inicial da obra de José Lins do Rego, o processo construtivo do romance é a narrativa:

(a) introspectiva.

(b) crítica.

(c) analítica.

(d) psicológica.

(e)memorialista.

08. (MACK-SP) Sobre Graciliano Ramos é incorreto afirmar que:

(a) mostra-se interessado pelo comportamento, atitudes e conduta humana.

(b) é o introdutor do ciclo do cacau na literatura brasileira.

(c) tem uma visão panorâmica de seus personagens, daí resultando a conciliação da psicologia com o regionalismo.

(d) sua obra destaca-se pela concisão e sobriedade de estilo.

(e) reproduz muitas vezes a comunicação dos sertanejos e descreve a vida desolada de seres subumanos e animalizados.

09. (UEL-PR) Refere-se a José Lins do Rego a seguinte afirmação:

(a) Tão próximo do estilo oral, ele nos narra o que viu e o que sabe da vida do Nordeste, sobretudo da agonia dos engenhos e das personagens que não se livram do peso do passado.

(b) Suas personagens podem parecer secas como a natureza da caatinga, mas isso não lhes elimina a complexidade psicológica, que este autor faz ver com seu estilo duro, preciso, objetivo.

(c) Ninguém o superou em sua forma de ironizar, em sua capacidade de tratar dos assuntos mais graves com um humor impiedoso, fruto da inteligência e da melancolia.

(d) Em seus contos de estréia já se podia prever o grande romancista, podia-se pressentir o fôlego maior de uma linguagem revolucionária, aberta à invenção e ao falar sertanejo das suas Gerais.

(e) Seu regionalismo é saboroso e arrebatador, transportando-nos para o tempo heróico das sagas gaúchas e fazendo-nos viver as histórias violentas das famílias em conflito.

10. (Unitau-SP) O estilo conciso, a linguagem sóbria, a técnica da interiorização e a análise psicológica caracterizam-no, principalmente em sua obra Angústia.

Trata-se de:

(a) Jorge Amado.

(b) Erico Verissimo.

(c) Graciliano Ramos.

(d) José Lins do Rego.

(e) Clarice Lispector.