Fundação José Relvas...

12
Newsletter – Fundação José Relvas Página 1 de 12 Newsletter | Janeiro – Fevereiro – Março – Abril – Maio – Junho 2016 Fundação José Relvas Quinta dos Patudos – Apartado 2 – 2091-901 Alpiarça A Fundação José Relvas nasceu do sonho visionário de José Relvas e, em concreto, do seu legado filantrópico. Ao longo da sua existência a Fundação José Relvas consagrou políticas e práticas que traduziram uma evolução notória nas respostas que soube dar a novas necessidades, consagrando uma ação social solidária e eficaz, e tendo sempre presente a enorme responsabilidade de, em todas as circunstâncias, respeitar a grandeza moral e cívica do benemérito José de Mascarenhas Relvas. Foi esta forma de materializar a sua ação que permite garantir bem- estar social aos seus utentes, sejam eles utilizadores do Lar de Idosos, do Centro de Dia, do Serviço de Apoio Domiciliário, do Centro de Acolhimento Temporário, da Intervenção Precoce na Infância, da Creche ou do Pré-Escolar. Foi esta forma de agir que permitiu posicionar a Fundação José Relvas como Instituição de referência em termos regionais e nacionais. Para o prosseguimento das suas atividades a Fundação José Relvas conta com receitas provenientes das mensalidades pagas pelos seus utentes, das que provêm de acordos com o Estado, de donativos diversos e com os rendimentos dos legados dos beneméritos José Mascarenhas Relvas, Manuel Nunes Ferreira, Joaquim Nunes Ferreira, Álvaro da Silva Simões, Ana Pereira Piscalho e Luísa Casimiro Coutinho. Neste conjunto o único legado que é administrado diretamente pela Fundação José Relvas é o de Luísa Casimiro Coutinho, constituído por prédio urbano onde funciona o Centro de Acolhimento Temporário. Os restantes legados são administrados pela Câmara Municipal de Alpiarça e todos contêm a uma disposição idêntica – os rendimentos gerados pela sua administração devem reverter para a Fundação José Relvas. O atual Conselho de Administração da Fundação José Relvas, eleito no passado mês de Dezembro de 2015 afirma, como princípio da sua ação, a defesa e ampliação dos objetivos sociais que presidiram à sua criação. A obra assistencial sonhada por José Relvas, e restantes beneméritos, continuará a ter como objectivo essencial a valorização da condição humana de todos os que frequentam as suas respostas sociais. Órgãos Sociais da Fundação José Relvas Contatos 243 558 516 968 317 875 Email: [email protected] Mesa da Assembleia Geral de Contribuintes Presidente: Francisco José Saturnino Cunha Vogal: António Joaquim Freilão Curvacho Vogal: Jorge Veiga Freitas Conselho de Administração Presidente: Joaquim Luís Rosa do Céu Secretário: Sónia Isabel Fernandes Sanfona Cruz Mendes Tesoureiro: Jorge Manuel Ferreira da Costa Suplente: Custódio de Carvalho Jacinto Suplente: Valdemar Cinturão Direção Executiva Joaquim Luís Rosa do Céu Conselho Fiscal Rui Jorge Moreira Ribeiro Roda O Presidente do Conselho de Administração Joaquim Luís Rosa do Céu

Transcript of Fundação José Relvas...

Page 1: Fundação José Relvas Contatosfundacaojoserelvas.pt/fundacaojoserelvas/wp-content/uploads/2016/... · decorriam na rua, tais como: estátuas humanas decoradas com chocolate, músicos,

Newsletter – Fundação José Relvas Página 1 de 12

Newsletter | Janeiro – Fevereiro – Março – Abril – Maio – Junho 2016

Fundação José Relvas Quinta dos Patudos – Apartado 2 – 2091-901 Alpiarça

A Fundação José Relvas nasceu do sonho visionário de José Relvas e, em concreto, do seu legado filantrópico.

Ao longo da sua existência a Fundação José Relvas consagrou políticas e práticas que traduziram uma evolução notória nas respostas que soube dar a novas necessidades, consagrando uma ação social solidária e eficaz, e tendo sempre presente a enorme responsabilidade de, em todas as circunstâncias, respeitar a grandeza moral e cívica do benemérito José de Mascarenhas Relvas.

Foi esta forma de materializar a sua ação que permite garantir bem-estar social aos seus utentes, sejam eles utilizadores do Lar de Idosos, do Centro de Dia, do Serviço de Apoio Domiciliário, do Centro de Acolhimento Temporário, da Intervenção Precoce na Infância, da Creche ou do Pré-Escolar.

Foi esta forma de agir que permitiu posicionar a Fundação José Relvas como Instituição de referência em termos regionais e nacionais.

Para o prosseguimento das suas atividades a Fundação José Relvas conta com receitas provenientes das mensalidades pagas pelos seus utentes, das que provêm de acordos com o Estado, de donativos diversos e com os rendimentos dos legados dos beneméritos José Mascarenhas Relvas, Manuel Nunes Ferreira, Joaquim Nunes Ferreira, Álvaro da Silva Simões, Ana Pereira Piscalho e Luísa Casimiro Coutinho.

Neste conjunto o único legado que é administrado diretamente pela Fundação José Relvas é o de Luísa Casimiro Coutinho, constituído por prédio urbano onde funciona o Centro de Acolhimento Temporário. Os restantes legados são administrados pela Câmara Municipal de Alpiarça e todos contêm a uma disposição idêntica – os rendimentos gerados pela sua administração devem reverter para a Fundação José Relvas.

O atual Conselho de Administração da Fundação José Relvas, eleito no passado mês de Dezembro de 2015 afirma, como princípio da sua ação, a defesa e ampliação dos objetivos sociais que presidiram à sua criação. A obra assistencial sonhada por José Relvas, e restantes beneméritos, continuará a ter como objectivo essencial a valorização da condição humana de todos os que frequentam as suas respostas sociais.

Órgãos Sociais da Fundação José Relvas

Contatos

243 558 516 968 317 875 Email: [email protected]

Mesa da Assembleia Geral

de Contribuintes

Presidente: Francisco José

Saturnino Cunha

Vogal: António Joaquim

Freilão Curvacho

Vogal: Jorge Veiga Freitas

Conselho de Administração

Presidente: Joaquim Luís Rosa do

Céu

Secretário: Sónia Isabel

Fernandes Sanfona Cruz

Mendes

Tesoureiro: Jorge Manuel

Ferreira da Costa

Suplente: Custódio de Carvalho

Jacinto

Suplente: Valdemar Cinturão

Direção Executiva

Joaquim Luís Rosa do Céu

Conselho Fiscal

Rui Jorge Moreira Ribeiro

Roda

O Presidente do Conselho de Administração Joaquim Luís Rosa do Céu

Page 2: Fundação José Relvas Contatosfundacaojoserelvas.pt/fundacaojoserelvas/wp-content/uploads/2016/... · decorriam na rua, tais como: estátuas humanas decoradas com chocolate, músicos,

Newsletter – Fundação José Relvas Página 2 de 12

Enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, está registada no livro n.º 5 das Fundações de Solidariedade Social, sob o número definitivo 29/93, na fl. 23vº, em 27/10/1993.

“ É Natal Deus Menino nasceu, Vê-se ao longe uma estrela a brilhar São os reis, são os reis, são os reis. Vêm a Belém para O visitar… ”

06/01/2016

No dia 6 de Janeiro, do corrente ano, um grupo de crianças do Centro Infantil, deslocou-se ao Centro de Dia e à Biblioteca Municipal para cantarem e tocarem pandeiretas alusivas ao Dia de Reis.

Ofereceram ainda, para além da alegria e vivacidade, uma broa de mel, a todos os presentes.

Com esta iniciativa, as crianças participaram numa tradição popular, com costumes alusivos à época festiva.

Um grupo de idosos das

diversas Respostas Sociais da Fundação,

deslocou-se à comunidade

cantando as janeiras,

desejando a todas as pessoas um feliz ano novo.

01 | Newsletter – 01|2016

A Fundação José Relvas é uma Instituição de

referência, e deve a sua existência ao

legado filantrópico de José

de Mascarenhas Relvas, figura insigne

da 1ª República.

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

- Sala de Atividades

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

- Sala de Convívio

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

- Quarto Enfermaria

Page 3: Fundação José Relvas Contatosfundacaojoserelvas.pt/fundacaojoserelvas/wp-content/uploads/2016/... · decorriam na rua, tais como: estátuas humanas decoradas com chocolate, músicos,

Newsletter – Fundação José Relvas Página 3 de 12

23/01/2016

No dia 23 de

Janeiro do

corrente

ano os Jovens

do Centro de

Acolhimento

Temporário

assistiram

ao Jogo Benfica – Arouca.

Esta atividade, surgiu no âmbito do convite por parte da Fundação

do Benfica, que fez questão de oferecer bilhetes para o grupo de

jovens acolhidos poder assistir gratuitamente ao jogo Benfica-

Arouca. A atividade foi bem recebida por todos que ficaram

entusiasmados com esta oportunidade. O feedback transmitido pelas

crianças/jovens foi muito positivo tendo-se referido à atividade com

muito entusiasmo e como uma experiência que gostavam de repetir…

11/01/2016

O grupo de jovens em

acolhimento no Centro de

Acolhimento Temporário,

tiveram a oportunidade

de sentir o entusiasmo, provocado

pela possibilidade de conduzir um KART potente, fácil de manejar e seguro.

Seguidamente, os jovens foram convidados a conduzir um kart, realizando uma pequena prova pelo período de 10 minutos em que competiram entre si, havendo no final o registo dos tempos

conseguidos individualmente.

No final os jovens que conseguiram os três melhores tempos subiram ao pódio, simulando o final de uma verdadeira prova.

Centro de Dia

- Hall de Entrada

Centro de Dia

- Sala de Refeições

Centro de Dia

- Sala de Convívio

Page 4: Fundação José Relvas Contatosfundacaojoserelvas.pt/fundacaojoserelvas/wp-content/uploads/2016/... · decorriam na rua, tais como: estátuas humanas decoradas com chocolate, músicos,

Newsletter – Fundação José Relvas Página 4 de 12

08/02/2016

No dia 8 de Fevereiro, do corrente ano, realizou-se na Estrutura Residencial para Pessoas idosas, o baile de carnaval, com o objetivo de comemorarmos uma data festiva, com tradição popular e promover o convívio entre gerações.

Estiveram presentes os utentes das diversas respostas sociais, familiares e alguns elementos dos Órgãos Sociais da Fundação.

A diversão e a boa disposição foram as rainhas da festa, onde crianças, jovens, idosos e colaboradores se disfarçaram com fantasias e alegraram os corações de miúdos e graúdos.

Os preparativos exigiram muita

dedicação e empenho, por

parte dos idosos que recordam esta tradição

com saudades de outros tempos.

02 | Newsletter – 02|2016

05/02/2016 A 5 de Fevereiro, do corrente ano, as crianças do Pré-Escolar do Centro Infantil da Fundação José Relvas, participaram no desfile de carnaval, organizado pelo Agrupamento de Escolas José Relvas.

As crianças fantasiaram-se com fatos alusivos ao tema “histórias de encantar”, promovendo a magia e a alegria que esta época festiva proporciona.

Serviço de Apoio Domiciliário

- Atividade de Ocupação e

Desenvolvimento Pessoal

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

- Cuidados de Imagem

Serviço de Apoio Domiciliário

- Atividade de Ocupação e

Desenvolvimento Pessoal

-

Page 5: Fundação José Relvas Contatosfundacaojoserelvas.pt/fundacaojoserelvas/wp-content/uploads/2016/... · decorriam na rua, tais como: estátuas humanas decoradas com chocolate, músicos,

Newsletter – Fundação José Relvas Página 5 de 12

09/02/2016

Apesar da

ameaça

de chuva, o

grupo de

crianças e

jovens em

acolhimento

no Centro

de Acolhimento Temporário, deslocaram-se à vila da Nazaré, para

assistirem ao desfile de Carnaval, este ano denominado “Seca fates

d’Oleade”, abordando a tradição da pesca e o dialeto

característico daquela localidade.

À chegada à Nazaré e, como ainda faltava algum tempo para o

início do desfile, os jovens foram visitar o Sítio onde puderam

fotografar e apreciar a paisagem.

Infelizmente, as condições meteorológicas não foram as melhores, e

o grupo não assistiu à totalidade do desfile. No entanto, os jovens

fotografaram os carros alegóricos, e apreciaram bastante a festa

que se fazia sentir naquela vila piscatória.

Aproveitando o passeio junto à costa, as crianças/jovens

lancharam em S. Martinho do Porto, e seguiram para a Foz do

Arelho onde puderam assistir aos treinos de KiteSurf que decorriam

na lagoa. Foi com grande satisfação que os jovens tomaram

conhecimento desta modalidade que desconheciam, e que, com

alguma exaltação, solicitaram experimentar um dia.

03 | Newsletter – 03|2016

07/03/2016

Decorre no Salão da Misericórdia da Fundação José Relvas às

segundas-feiras - Sessão de expressão motora/ginástica. Pretendemos

assim um melhoramento das capacidades físicas (resistência, força,

agilidade, coordenação, flexibilidade, equilíbrio e precisão);

Centro Infantil

- Sala de 1 Ano

Centro Infantil

- Berçario

Centro Infantil

- Sala dos 4/5 Anos

Page 6: Fundação José Relvas Contatosfundacaojoserelvas.pt/fundacaojoserelvas/wp-content/uploads/2016/... · decorriam na rua, tais como: estátuas humanas decoradas com chocolate, músicos,

Newsletter – Fundação José Relvas Página 6 de 12

Estimulo das

relações com

outras

crianças.

18/03/2016

Comemoração do Dia da Mãe

( Preparação da prenda )

As crianças da sala dos 2 anos, elaboraram, com muito entusiasmo, uma prendinha

para oferecer às mães, um porta-recados magnético.

Esta atividade promoveu o desenvolvimento da expressão plástica (pintura digital), e da expressão motora fina, bem como o reforço

das cores (rosa e branco).

23/03/2016

Confeção de folares da Páscoa no Centro de Acolhimento temporário.

A realização desta atividade, no âmbito da culinária, iniciou-se pelas

13h30 com a preparação da massa.

As crianças presentes participaram na organização dos ingredientes, e

cada um, à vez, escolheu os ingredientes que queria colocar na taça

para a confeção da respetiva massa.

Posteriormente, após o repouso da mesma, as crianças amassaram-na

e criaram o seu folar individual. Por fim e, com muita ansiedade para

verem o resultado final, colocaram o ovo cozido e pincelaram o folar

com um ovo batido.

Centro Infantil

- Sala dos 4/5 Anos

Centro Infantil

- Sala dos 4/5 Anos

Centro Infantil

- Sala dos 4/5 Anos

Page 7: Fundação José Relvas Contatosfundacaojoserelvas.pt/fundacaojoserelvas/wp-content/uploads/2016/... · decorriam na rua, tais como: estátuas humanas decoradas com chocolate, músicos,

Newsletter – Fundação José Relvas Página 7 de 12

Após 30 minutos (tempo que os folares demoraram a cozer), um

cheirinho muito agradável levou as crianças a permanecerem na

cozinha a “espreitar o forno”, e o desenvolvimento das suas “obras

de arte”, até ficaram prontos os nossos folares da Páscoa. A estes

juntou-se um chá de maçã e canela, que fez as delícias das nossas

crianças/jovens, e dos colaboradores que se encontravam ao

serviço.

04 | Newsletter – 04|2016

06/04/2016

No dia 6 de Abril, do

corrente ano, comemorou-se pelas 14 horas,

na Estrutura Residencial

para Pessoas Idosas, o Dia Mundial do Teatro, com a atuação do grupo de teatro

do Centro de Reabilitação e Integração de Almeirim, CRIAL, com a peça “O Capuchinho Vermelho”, uma versão

diferente da história tradicional e a representação teatral do tema “Feitiço” de André Sardet.

Os utentes aplaudiram com muito entusiasmo e admiração por todos os atores, que demonstraram empenho e dedicação pela

representação. Estiveram

presentes os utentes das

diversas respostas sociais de

apoio ao idoso.

Centro de Acolhimento Temporário

- Hall de Entrada

Centro de Acolhimento Temporário

- Sala de Refeições

Centro de Acolhimento Temporário

- Sala de Estudo

Page 8: Fundação José Relvas Contatosfundacaojoserelvas.pt/fundacaojoserelvas/wp-content/uploads/2016/... · decorriam na rua, tais como: estátuas humanas decoradas com chocolate, músicos,

Newsletter – Fundação José Relvas Página 8 de 12

22/04/2016

No dia 22 de Abril, do

corrente ano, as crianças do Centro Infantil, realizaram

uma visita de estudo ao

borboletário tropical no Parque Ambiental

de Santa Margarida. O objetivo desta atividade era dar a conhecer às crianças o ciclo de vida de uma borboleta.

No borboletário viram as borboletas no seu habitat, com as condições climáticas e alimentares de acordo com as suas

necessidades. As crianças ouviram a explicação sobre as quatro fases da vida de uma borboleta e observaram-nas no microscópio.

23/04/2016

No dia 23 de Abril, do corrente ano, as crianças/ jovens do Centro de Acolhimento

Temporário, visitaram a XIV

Festival Internacional do

Chocolate em Óbidos. As crianças/ jovens apreciaram o evento, com muito

entusiasmo e curiosidade, admirando as atividades que decorriam na rua, tais como: estátuas humanas decoradas com

chocolate, músicos, entre outros.

No recinto do Festival, foi tirada uma foto para mais tarde recordar. As crianças/jovens tiveram a oportunidade de assistirem a um

showcooking com a chef Mafalda Pinto Leite, de observarem estátuas de chocolate concebidas por chef’s nacionais, votando na

que mais gostaram.

No regresso, com o rosto ainda com marcas de chocolate, mencionaram o quanto tinham apreciado o passeio, e mostraram-se

deslumbradas com a técnica de trabalhar o chocolate.

Entrada

- Zona do Bar

Restaurante “ O Cavalo do Sorraia “

Entrada

Restaurante “ O Cavalo do Sorraia “

243 558 121

961 553 759

Sala

Restaurante “ O Cavalo do Sorraia ”

Page 9: Fundação José Relvas Contatosfundacaojoserelvas.pt/fundacaojoserelvas/wp-content/uploads/2016/... · decorriam na rua, tais como: estátuas humanas decoradas com chocolate, músicos,

Newsletter – Fundação José Relvas Página 9 de 12

05/05/2016 No dia 5 de Maio,

do corrente ano, utentes das

diversas respostas sociais de apoio

ao idoso, colaboradores e

elementos do Conselho

de Administração, comemoram o Dia da Ascensão, no Centro de Dia da Fundação.

Sardinhada, animação musical e o raminho da espiga foram essenciais na realização desta atividade, que apesar da chuva

decorreu com grande êxito.

22/05/2016

No dia 22 de Maio, o

grupo de crianças e jovens, em

acolhimento no Centro de

Acolhimento Temporário,

solicitou um lanche diferente e, assim sendo, parte da tarde foi passada com a confeção de pizzas.

Como já se previa, o entusiasmo foi grande, assim como o apetite.

Cada um teve a oportunidade de escolher os ingredientes que pretendia e colocar na sua pizza. Na hora do lanche, cada um

individualmente, partilhou um pedaço da sua pizza com os restantes colegas, tornando o lanche num autêntico “Rodízio de Pizzas”.

Foi mais uma atividade que muito agradou a todos os elementos do

grupo, proporcionando momentos de boa disposição.

.

05 | Newsletter – 05|2016

Restaurante “ O Cavalo do Sorraia

- Evento Texsa

Restaurante “ O Cavalo do Sorraia

- Festa da Primavera

Restaurante “ O Cavalo do Sorraia

- Festa dos Finalistas 9º Ano

Page 10: Fundação José Relvas Contatosfundacaojoserelvas.pt/fundacaojoserelvas/wp-content/uploads/2016/... · decorriam na rua, tais como: estátuas humanas decoradas com chocolate, músicos,

Newsletter – Fundação José Relvas Página 10 de 12

05/2016 – Maio mês do Coração

Sabia que, em 2014, só o Acidente Vascular Cerebral Isquémico representou cerca de 20 mil episódios e 250 mil dias de internamento.

Pela primeira vez em Portugal, houve um decréscimo na mortalidade total com cerca de 30%, o que demonstra um cumprimento das metas definidas pelo plano nacional de saúde para as Doenças Cérebro – Cardiovasculares.

Após um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge foi demonstrado que 55% das pessoas têm 2 ou mais fatores de risco cardiovasculares, numa população entre os 18 e os 79 anos, tais como; - Mais de metade tem excesso de peso ou obesidade; Cerca de 40% têm hipertensão arterial; 1/4 são fumadores; Cerca de 30% têm colesterol muito elevado, e o número de pessoas com diabetes continua muito alto.

Mantém-se assim a importância na promoção do tratamento da hipertensão arterial, e o combate dos fatores de risco modificáveis como o Tabagismo e a Diabetes, dado que somos um dos países com maior taxa de mortabilidade na Europa.

Durante o mês de Maio, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, promoveu várias iniciativas para alertar a população da problemática das doenças cardiovasculares, que pode ser consultado neste link: http://www.fpcardiologia.pt/atividades/maio-mes-do-coracao/maio-mes-coracao-2016/programa/

06 | Newsletter – 06|2016

A Fundação José

Relvas promoveu

férias, em

Pedrógão, aos

seus Idosos.

Decorreu na

Casa da Cáritas

Diocesana da

praia do Pedrógão,

a colónia balnear destinada aos idosos apoiados pela Fundação

José Relvas.

Abrangendo Utentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas,

Restaurante “ O Cavalo do Sorraia

- Dia dos Namorados

Restaurante “ O Cavalo do Sorraia

- Casamento

Restaurante “ O Cavalo do Sorraia

- Festa de Aniversário

Page 11: Fundação José Relvas Contatosfundacaojoserelvas.pt/fundacaojoserelvas/wp-content/uploads/2016/... · decorriam na rua, tais como: estátuas humanas decoradas com chocolate, músicos,

Newsletter – Fundação José Relvas Página 11 de 12

Newsletter

Newsletter 01-2016 Fundação José Relvas Quinta dos Patudos – Apartado 2 – 2091 901 Alpiarça Contatos Email : [email protected] | Telefone(s) 243 558 516 – 968 317 875

Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, estes 5 dias foram vividos intensamente pelos nossos

idosos, que muito apreciaram e valorizaram esta iniciativa da nossa Instituição.

Num ambiente descontraído, desenvolveram-se diversas atividades socioculturais, promoveu-se o

contacto com as Instituições locais, e fortaleceram-se os laços afetivos entre todos aqueles que lá

permaneceram.

- Ida à Praia - Jogos diversos

- Karaoke e Guitarrada

- Visita ao Agro Museu Rural de

Ortigosa

Page 12: Fundação José Relvas Contatosfundacaojoserelvas.pt/fundacaojoserelvas/wp-content/uploads/2016/... · decorriam na rua, tais como: estátuas humanas decoradas com chocolate, músicos,

Newsletter – Fundação José Relvas Página 12 de 12