Fundação Universitária de Itaperuna Vestibular 2013§ão de outono Perdoa-me, folha seca, não...

32
Fundação Universitária de Itaperuna Vestibular 2013 PROCESSO SELETIVO 2013 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Transcript of Fundação Universitária de Itaperuna Vestibular 2013§ão de outono Perdoa-me, folha seca, não...

Fundação Universitária de Itaperuna

Vestibular 2013

PROCESSO SELETIVO 2013

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 2 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

CCUURRSSOO:: LLIICCEENNCCIIAATTUURRAA EEMM EEDDUUCCAAÇÇÃÃOO FFÍÍSSIICCAA

Texto I para responder às questões de 01 a 03.

O campeonato de pipas era uma velha tradição de inverno no Afeganistão. O torneio começava de manhã cedo e só acabava quando a pipa vencedora fosse a única ainda voando no céu – lembro de uma vez que a competição terminou quando já era noite fechada. As pessoas se amontoavam pelas calçadas e pelos telhados, torcendo pelos filhos. As ruas ficavam repletas de competidores dando sacudidelas e puxões nas linhas, com os olhos fixos no céu, se pondo em condições de cortar a pipa do adversário. Todo pipeiro tinha um assistente – no meu caso Hassan –, que ficava segurando o carretel e controlando a linha.

Certa vez um gurizinho indiano, cuja família tinha acabado de se mudar para o nosso bairro, veio nos dizer que, lá na sua terra, havia regras estritas e toda uma regulamentação para se soltar pipa. Temos que ficar em uma área cercada e é preciso por em ângulo determinado com relação ao vento – disse ele todo prosa. – E não se pode usar alumínio para fazer sua própria linha com cerol.

Hassan e eu nos entreolhamos. E caímos na gargalhada. Aquele pirralho indiano logo, logo aprenderia o que os britânicos aprenderam no começo do século, e os russos viriam a descobrir em fins da década de 1980: que os afegãos são um povo independente. Cultivam os costumes, mas abominam as regras. E com as pipas não podia ser diferente. As regras eram simples: não havia regras. Empine a sua pipa. Corte a dos adversários. E boa sorte.

Só que isso não era tudo. A brincadeira começava mesmo depois que uma pipa era cortada. Era aí que entravam em cena os caçadores de pipas, aquelas crianças que corriam atrás das pipas levadas pelo vento, até que elas começassem a rodopiar e acabassem caindo no quintal de alguém, em uma árvore ou em cima de um telhado. Essa perseguição podia se tornar bastante feroz; bandos de meninos saíam correndo desabalados pelas ruas, uns empurrando os outros como aquela gente da Espanha sobre quem li alguma coisa, aqueles que correm dos touros. Uma vez, um garoto da vizinhança subiu em um pinheiro para apanhar uma pipa. O galho caiu com seu peso e ele caiu de mais de dez metros de altura. Quebrou a espinha e nunca mais voltou a andar. Mas caiu segurando a pipa, ninguém pode tirá-la dele. Isso não é uma regra. É o costume.

(Khaled Hosseini. O caçador de pipas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.)

01 De acordo com as características textuais apresentadas, é correto afirmar que há predominância de A) descrição, pois o objetivo do texto é apresentar um determinado cenário. B) dissertação, ao discorrer sobre o assunto, ideias são questionadas e defendidas. C) informação, em um texto informativo prevalece a ordem direta, a voz ativa e as frases curtas. D) narração, o conteúdo do texto está vinculado às ações e acontecimentos contados por um narrador. E) argumentação, pois o narrador-personagem expõe seu ponto de vista diante da situação apresentada.

02 Considerando as seguintes alterações propostas, há correção gramatical e semântica em A) “… veio nos dizer que, lá na sua terra,…” (2º§) – veio dizer a nós se, lá na sua terra B) “O torneio começava de manhã cedo…” (1º§) – O torneio tinha início pela manhã cedo C) “… cuja família tinha acabado de se mudar…” (2º§) – pela família que havia se mudado D) “… havia regras estritas e toda uma regulamentação…” (2º§) – existia regras e regulamentação E) “… ângulo determinado com relação ao vento…” (2º§) – ângulo determinado em relação à vento

03 “O trecho ‘– disse ele todo prosa.’ indica que anteriormente ocorre um(a) ___________________ e que o enunciador possui, como característica, ___________________.” Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente a afirmativa anterior. A) fala de Hassan / muitas amizades B) discurso indireto / atributos importantes C) fala do narrador / uma conversa agradável D) fala do indiano / gabar-se de uma situação E) verbo de elocução / falar de algo sem importância

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 3 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

Texto II para responder às questões 04 e 05.

O Brasil tem com a Olimpíada de 2016 a oportunidade de mudar a dinâmica do Rio de Janeiro e trazer impacto substancial à economia brasileira. Dentro do cronograma de trabalho, o ano de 2013 é fundamental.

Examinando as experiências olímpicas, as bem-sucedidas foram as que definiram claramente, no início do processo, o que a Olimpíada deverá deixar de mais importante à cidade e ao país, o legado olímpico. A partir daí, seguiram rigorosamente o plano e o cronograma. (...)

As Olimpíadas que não tiveram essa clareza de foco não deixaram legados positivos. O Rio já é visto como cidade bonita e simpática. Os problemas principais são violência, pobreza, funcionamento

urbano e décadas de decadência econômica. O esforço olímpico permite um trabalho sério já em curso de redução da violência, com ação social mudando a imagem das favelas. É preciso melhorar os transportes e criar as condições para a revitalização econômica. A meta deve ser transformar o Rio numa cidade segura, confortável, funcional e com economia forte e dinâmica.

Pode ser um grande legado à cidade e ao país. Mas é uma corrida longa, cuja largada é fundamental. (Henrique Meirelles. Folha de S. Paulo. – Adaptado.)

04 Acerca de alguns trechos do texto, analise as afirmativas a seguir. I. Em “... que não tiveram...” (3º§), o “que” é classificado como sujeito da oração. II. As palavras “forte” e “dinâmica” (4º§) foram usadas no texto como sinônimas. III. A palavra “rigorosamente” (2º§) indica certeza da ação mencionada no trecho. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) A) II. B) I. C) I e II. D) I e III. E) II e III.

05 Em “Pode ser um grande legado à cidade e ao país. Mas é uma corrida longa, cuja largada é fundamental.”, o termo em destaque expressa uma relação de A) oposição de ideias. D) causa do exposto anteriormente. B) acréscimo de informação. E) consequência do exposto anteriormente. C) complemento de uma crítica.

06 Representamos uma comédia, na qual ambos desempenhamos o nosso papel com perícia consumada.

Podemos ter este orgulho, que os melhores atores não nos excederiam. Mas é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que nos estamos escarnecendo mutuamente, senhor. Entremos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido.

— Vendido! — Exclamou Seixas ferido dentro d'alma. — Vendido sim; não tem outro nome. Sou rica, muito rica, sou milionária; precisava de um marido, traste

indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado; comprei-o. Custou-me cem contos de réis; foi barato; não se fez valer. Eu daria o dobro, o triplo, toda a minha riqueza por este momento.

(Alencar, José de. Senhora. São Paulo: Scipione, 1994.)

Neste trecho da obra de José de Alencar, pertencente ao Romantismo, é correto observar como característica o(a) A) predomínio da razão. D) crítica à sociedade da época. B) gosto pela objetividade. E) idealização do herói romântico. C) amor convencional, intenso.

07 O ano de 1881 marca o início do Realismo no Brasil com a publicação do romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. Sobre o Realismo, é correto afirmar que I. o herói é íntegro de caráter irrepreensível. II. as personagens são trabalhadas psicologicamente. III. os sentimentos são subordinados aos interesses sociais. IV. a mulher não é idealizada, mas sim mostrada com defeitos e qualidades. Estão corretas apenas as afirmativas A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) I, III e IV. E) II, III e IV.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 4 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

Texto III Revista Metáfora – Em sua opinião, o poeta já nasce poeta? Ou qualquer um de nós pode se arriscar a escrever poesia? Ferreira Gullar – Há uma boa dose de técnica na poesia. Disso, não tenho dúvida. Mas, veja bem: técnica é necessária, mas não é suficiente. Não basta saber fazer. Se fosse assim, eu escreveria 10 poemas por dia, não concorda? Saber fazer não resolve. É aí que entra o espanto. Se algo não me espanta, surpreende ou atordoa, não vou conseguir fazer poesia. Quando você escreve, tem diante de si uma página em branco. E, diante desta página em branco, tudo é possível.

(Metáfora, nº 7 – 2012.)

Texto IV

Meu povo, meu poema

Meu povo e meu poema crescem juntos como cresce no fruto a árvore nova

No povo meu poema vai nascendo como no canavial nasce verde o açúcar

No povo meu poema está maduro como o sol na garganta do futuro

Meu povo em meu poema se reflete como a espiga se funde em terra fértil

Ao povo seu poema aqui devolvo menos como quem canta do que planta.

(Ferreira Gullar (1950 – 1999). Toda poesia. 9ª Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. p. 155.)

08 Acerca dos textos III e IV, analise. I. São literários, pois têm, como conteúdo, assuntos referentes à área da literatura. II. O texto IV é um exemplo de que, na obra literária, forma e conteúdo são categorias inseparáveis: uma produz

constantemente a outra. III. O texto IV confirma a resposta do poeta dada no texto III, demonstrando que a literatura é arte e, como tal,

vai além do saber fazer relativo à técnica. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) A) I. B) II. C) I e II. D) I e III. E) II e III.

09 Em cada período da literatura existem obras e autores que apresentam certas afinidades entre si.

Texto V

Moreninha

Moreninha, Moreninha Tu és do campo a rainha Tu és senhora de mim; Tu matas todos d'amores Faceira, vendendo as flores Que colhes no teu jardim. (Casimiro de Abreu)

Texto VI

Cota Zero

Stop. A vida parou ou foi o automóvel? (Carlos Drummond de Andrade)

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 5 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

Texto VII

Canção de outono

Perdoa-me, folha seca, não posso cuidar de ti. Vim para amar neste mundo, e até do amor me perdi.

De que serviu tecer flores pelas areias do chão, se havia gente dormindo sobre o próprio coração? (Cecília Meireles)

Texto VIII

Marília de Dirceu

Eu, Marília, não sou algum vaqueiro que viva de guardar alheio gado, de tosco trato, de expressões grosseiro, de frios gelos e dos sóis queimado. Tenho próprio casal e nele assisto; dá-me vinho, legume, fruta e azeite; das brancas ovelhinhas tiro o leite e as mais finas lãs, de que me visto. Graças, Marília bela, graças à minha estrela!

(Tomás Antônio Gonzaga)

Indique o agrupamento correto de textos pertencentes ao mesmo estilo de época. A) V e VI. B) VI e VII. C) V e VIII. D) V, VI e VII. E) VI, VII e VIII. Textos IX e X para responder à questão 10.

Texto IX

A Catedral

Entre brumas, ao longe, surge a aurora, O hialino orvalho aos poucos se evapora, Agoniza o arrebol. A catedral ebúrnea do meu sonho Aparece na paz do céu risonho Toda branca de sol. E o sino canta em lúgubres responsos: “Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!” (Guimarães, Alphonsus de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2001.)

Texto X

Profissão de fé

Invejo o ourives quando escrevo: Imito o amor Com que ele, em ouro, o alto relevo Faz de uma flor.

Imito-o. E, pois, nem de Carrara A pedra firo: O alvo cristal, a pedra rara, O ônix prefiro.

Por isso, corre, por servir-me, Sobre o papel A pena, como em prata firme Corre o cinzel.

Corre; desenha, enfeita a imagem, A ideia veste: Cinge-lhe ao corpo a ampla roupagem Azul-celeste.

Torce, aprimora, alteia, lima A frase; e, enfim, No verso de ouro engasta a rima, Como um rubim.

Quero que a estrofe cristalina, Dobrada ao jeito Do ourives, saia da oficina Sem um defeito:

E que o lavor do verso, acaso, Por tão subtil, Possa o lavor lembrar de um vaso De Becerril.

(Bilac, Olavo. Poesia. Rio de Janeiro: Agir, 1957.)

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 6 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

10 A poesia simbolista se contrapõe à parnasiana. Características que as tornam distintas podem ser observadas no poema simbolista de Alphonsus de Guimarães e no poema parnasiano de Olavo Bilac. Atentando para os aspectos pertinentes a cada estética, relacione as colunas.

1. Parnasianismo.

2. Simbolismo.

( ) Subjetivismo. ( ) Busca do equilíbrio formal. ( ) Misticismo, religiosidade. ( ) Paganismo greco-latino. ( ) Retomada de elementos da tradição romântica.

A sequência está correta em A) 2, 1, 2, 1, 2 B) 1, 2, 2, 1, 1 C) 2, 2, 1, 1, 2 D) 1, 1, 2, 2, 1 E) 1, 2, 1, 2, 1

LLÍÍNNGGUUAA EESSTTRRAANNGGEEIIRRAA ((IINNGGLLÊÊSS)) Read text XI to answer the questions 11, 12 and 13.

Edward S. Curtis’s Race Against Time

Soon after Edward S. Curtis’s family moved to Puget Sound in 1887, his father died. At age twenty, Curtis supported his family by odd jobs and, eventually, by turning his hobby – photography – into his profession. When he photographed landscapes, Curtis often asked local Native Americans to appear in his pictures. As Curtis learned more about the culture of these people, he grew angry at how quickly modern “progress” was destroying it. Curtis vowed to compile a photographic record of North American traditions for future generations. He operated out of his studio with most of the processing done there.

Beginning in 1898, Curtis traveled throughout the West and Alaska in a desperate race to record on film as much of the traditional culture as he could before it disappeared forever. Traveling among tribal groups for months at a time, Curtis photographed daily life and many rituals, including the Sun Dance. Photography at this time involved a slow, elaborate process. Curtis often labored 20 hours a day, seven days a week, to fulfill his dream.

Always desperate for money to finance his work, Curtis occasionally interrupted his journey to raise funds. He worked briefly as a cameraman in the early days of movies, and he even produced a silent film of his own. Shot on location with a cast of Kwakiutl Indians, Curtis’s In the Land of the Head. Hunters dramatizes an ancient tribal myth.

Finally, in about 1930, years after he’d begun, Curtis completed his original project – the twenty-volume The

North American Indians. Although this work never became a best-seller, Curtis’s photographic impressions of the cultures of the continent remain a lasting tribute to a rich and varied tradition.

(Worlds Beyond. Silver Burdett Ginn Inc, 1993. Page 165.)

11 It is true about the text XI that A) Curtis used to raise money to help indian tribes. B) Curtis photographic records are a sale’s success. C) Curtis supported his family by accepting hard jobs. D) Curtis pledged to assemble a photographic record. E) Curtis silent movies constitute a tribute to progress.

12 In “Although this work never became a best-seller, Curtis’s photographic impressions of the cultures of the continent remain a lasting tribute” the underlined word brings the idea of A) result. B) adding. C) contrast. D) emphasis. E) sequence.

13 In “Finally, in about 1930, years after he’d begun, Curtis completed his original project…” the underlined contraction means A) he had. B) he could. C) he would. D) he should. E) he used to.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 7 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

14 Look at the pictures.

According to the pictures this man is A) a good cyclist. D) a triathlon athlete. B) just warming up. E) lifting some weights. C) putting on weight. Read text XII to answer the questions 15, 16 and 17.

Unusual duo explores new musical directions

Fans of the heavy rock band Led Zeppelin got a musical surprise last night. Led Zeppelin’s legendary rock singer, Robert Plant, performed together with the traditional folk music singer and violinist Alison Krauss in an amazing and unusual concert.

Their album, Raising Sand, has sold over a million copies since its release in 2007, and in 2009, they won five Grammy® Awards, including Album of the Year.

Rock fans may find the music quiet compared to Robert Plant’s usual style. Plant’s rough voice adds expressive harmony to the romantic country sound of Krauss’s fiddle and vocals.

By combining two uniquely different voices and styles of music, they have developed an unusual fusion of folk, rock, and country. You shouldn’t miss their next concert! Here’s what some of our readers have said about the album Raising Sand: “You really ought to check this album out. The musicianship is sublime, and the songs are awesome. I hate to say

it, but I actually prefer this to Plant’s work in the Zep!” Brian, London “Wow. I have to admit that I don’t like folk, and I hate country, but I bought the album, and at first I thought it

was too old-fashioned and boring. After a while though, I realized that it’s one of the best albums I have ever

heard! You should definitely buy this.” Rosario, Los Angeles (Rogers, Mickey. Open Mind 2 Workbook. Macmillan, 2010. Page 31.)

15 It is true about the text XII that A) Krauss did not sing in Raising Sand. D) Plant’s voice is ordinary and romantic. B) Brian prefers Plant’s work in the Zep. E) Rosario thinks the album is old-fashioned. C) Raising Sand won some music awards.

16 In “By combining two uniquely different voices and styles of music, they have developed an unusual fusion…” the underlined word refers to A) folk and rock. D) rock and country. B) plant and Krauss. E) Brian and Rosario. C) fiddle and vocals.

17 The sentence that is closest in meaning to “You should definitely buy this.” is A) You definitely bought this. D) You would definitely buy this. B) You will definitely buy this. E) You definitely ought to buy this. C) You could definitely buy this.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 8 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

Read text XIII to answer the questions 18, 19 and 20.

Interview

David: Ok, how can you apply at least some of the principles of feng shui in your home? Let’s take the living room as an example. First, organize the room. Positive energy can’t flow if there are a lot of things like books, magazines, or clothes around the room. Presenter: That makes sense. David: Yes. Second, don’t put furniture in front of the door. Positive energy can’t enter a room with furniture in front of the door. Presenter: Ok, and what about the type of furniture? David: Don’t have square or rectangular tables. They can have negative energy. You should have round or oval tables, and soft sofas and chairs. Presenter: Ok, soft furniture and round or oval tables. David: That’s right. And the sofas and chairs should not form a square. They should form a circle or a semi-circle. Presenter: Ok, I can do that. What else? David: Well, rooms usually have a focal point – an important visual object. Don’t make the TV or the stereo the focal point. A good focal point is a fireplace or a window. Presenter: What about colors? David: Orange and yellow are good because they are warm, comfortable colors. Presenter: What else is important? David: Light. You want natural light in the daytime, so open the curtains during the day. Presenter: Ok, natural light during the day. And at night? David: Use lamps to illuminate dark areas in the room. Light attracts positive energy. Presenter: Our time is almost up, David. Any last advice? David: Yes. Music creates harmony. Play relaxing music in your living room. Presenter: What, not rock? David: Well, for a party, but not for relaxing!

(Rogers, Mickey. Open Mind 2 Teacher’s Edition. Macmillan, 2010. Page T60.)

18 Positive energy does not flow in A) the daytime. D) square rooms. B) warm places. E) large bedrooms. C) untidy places.

19 “Our time is almost up…” means that A) the interview is at night. D) their time is nearly ended. B) advice depends on time. E) soft music creates harmony. C) there will be short break.

20 The word that does not belong in the group is A) circle. B) square. C) triangle. D) fireplace. E) rectangle.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 9 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

LLÍÍNNGGUUAA EESSTTRRAANNGGEEIIRRAA ((EESSPPAANNHHOOLL)) Lee el texto XI y contesta de las cuestiones 11 hasta 15.

Actividad física y salud

La actividad física y la salud están relacionadas, la práctica de un deporte adecuado a nuestras características

ayudará a mantener en forma nuestra salud.

Sin duda nuestro ser corporal está signado por nuestro ser social, inmerso en una cultura como nunca antes

globalizada que tiende a pautar la idoneidad de nuestros hábitos y prácticas corporales. Esta idoneidad se hace extensiva no sólo a las “correctas o deseables” conductas higiénicas, alimentarias, gestuales y posturales, (entre otras), sino a los recursos, métodos y procedimientos para lograrlas.

Nuestras elecciones en la medida en que pueden llegar a serlo sobre los “cuidados” que prodigamos al cuerpo están mayoritariamente arraigadas en el sentido del deber: debemos estar sanos, ágiles y en forma. En muchos casos, más que un derecho adquirido y un placer merecido, es un mandato forjado por la cultura del cuerpo saludable en una sociedad que consolida pautas de vida laboral cada vez más sedentarias.

“Estar en forma” se ha convertido en un lema más de las industrias de la salud, y no extraña observar la proliferación de nuevas y mágicas propuestas de rutinas gimnásticas disponibles tanto en revistas como en centros de aparatología denominados gimnasios. Para quienes pudieran opinar que la Educación Física es una práctica exclusiva del periodo escolar queremos recordarles que es una disciplina que se ocupa de que la actividad física esté relacionada básicamente con la salud y no con las leyes de mercado.

La Actividad Física sólo se traducirá en una mejor calidad de vida si es realizada en un marco de verdadero cuidado de la salud de cada persona. Así como en el ámbito educativo hay un amplio desarrollo de esta tarea, parece que tendremos que esperar un tiempo más para que se extienda a políticas comunitarias que promuevan diversos programas de actividades para la salud en el ámbito social, de tal manera que la educación física de la persona adulta no quede librada a las leyes no siempre tan saludables del mercado. Tomar conciencia de esta diferencia podría ser un primer paso.

(Disponível em: http://www.enbuenasmanos.com/articulos/muestra.asp?art=454)

11 Según el texto XI, A) la actividad física y la salud están atañidas. B) la actividad física y la salud son independientes. C) la práctica de un deporte contribuye sólo para la salud física. D) la práctica de un deporte contribuye sólo para la salud mental. E) la práctica de un deporte y la salud no tienen relación alguna.

12 Marca la opción que contiene las palabras retiradas del texto XI y su respectivo sinónimo. A) sanos – débiles D) prodigamos – ahorramos B) lograrlas – perderlas E) idoneidad – incompetencia C) signado – estampado

13 La primera columna contiene palabras retiradas del texto. La segunda muestra la explicación del acento gráfico para dichas palabras. Marca la alternativa que contiene la secuencia correcta que relaciona la palabra y la explicación. ( ) prácticas ( ) sólo ( ) básicamente ( ) proliferación

1. palabra aguda terminada en “n”, “s” o vocal. 2. palabra esdrújula. 3. palabra sobresdrújula. 4. palabra acentuada diacríticamente.

A) 1, 2, 3, 4 D) 2, 4, 3, 1 B) 4, 3, 2, 1 E) 3, 2, 1, 4 C) 3, 1, 4, 2

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 10 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

14 La palabra destacada en el fragmento del texto “que consolida pautas de vida laboral cada vez más sedentarias” se refiere a A) la cultura. D) cuerpo saludable. B) una sociedad. E) pautas de vida laboral. C) mandato forjado.

15 Las palabras abajo, retiradas del texto XI, si comparadas a su equivalente en portugués, son clasificadas como I. sino – heterosemántica. II. básicamente – heterogenérica. III. disciplina – heterotónica.

A) Sólo la I está correcta. D) La I y la II están correctas. B) Todas están correctas. E) La II y la III están correctas. C) Todas están incorrectas. Lee el texto XII y contesta a las cuestiones 16 y 17.

(Disponível em: http://mafalda.dreamers.com)

16 En “es algo muy gordo”, la palabra destacada podría ser sustituida, sin cambio de significado, por A) obeso. D) indecoroso. B) pesado. E) rechoncho. C) corpulento.

17 En “mejor se lo pregunto…”, la palabra destacada se refiere a A) la escuela. B) las películas. C) cualquiera en la escuela. D) aquello que es prohibido en las películas para menores. E) aquello que es considerado diminuto en las películas para menores. Lee el texto XIII y contesta de las cuestiones 18 hasta 20.

Desarrollan un nuevo método para diagnosticar cáncer de mama y ovario hereditario

Un grupo de investigación español ha desarrollado y validado un innovador sistema de diagnóstico del síndrome de cáncer de mama y ovario hereditario basándose en la secuenciación de dos genes clave: BRCA1 y BRCA2. Así, el algoritmo creado permitirá detectar de manera eficaz las mutaciones genéticas relacionadas con la enfermedad.

Hasta un diez por ciento de los cánceres son hereditarios, transmitiéndose de padres a hijos las mutaciones genéticas que predisponen a padecer diversos tipos de tumores. Gracias a la identificación de estas mutaciones se puede prevenir la futura aparición de tumores en personas que tienen cierta predisposición. El síndrome de cáncer de mama y ovario hereditario es uno de los tipos de cáncer hereditario que afecta a más personas. La enfermedad está causada por mutaciones en los genes BRCA1 y que, a su vez, están relacionadas con otros tipos de cánceres.

(Adaptado de: http://www.muyinteresante.es/desarrollan-un-nuevo-metodo-para-diagnosticar-cancer-de-mama-y-ovario-hereditario)

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 11 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

18 Si cambiáramos la parte destacada en “un grupo de investigación español ha desarrollado y validado un innovador sistema de diagnóstico” para el Pretérito Pluscuamperfecto, tendríamos A) un grupo de investigación español haya desarrollado y validado un innovador sistema de diagnóstico. B) un grupo de investigación español había desarrollado y validado un innovador sistema de diagnóstico. C) un grupo de investigación español habrá desarrollado y validado un innovador sistema de diagnóstico. D) un grupo de investigación español habría desarrollado y validado un innovador sistema de diagnóstico. E) un grupo de investigación español ha sido desarrollado y validado un innovador sistema de diagnóstico.

19 En “el síndrome de cáncer de mama y ovario hereditario”, la palabra destacada es precedida pelo artículo masculino singular “el”. Marca la opción que presenta una palabra que también puede ser precedida por ese mismo artículo. A) Sal. D) Manera. B) Agua . E) Secuenciación. C) Sangre.

20 La conjunción “así” en “Así, el algoritmo creado permitirá detectar…”, expresa una idea de A) consecución. B) tiempo. C) condición. D) causa. E) fin.

HHIISSTTÓÓRRIIAA Leia o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha para responder às questões 21 e 22.

A partida de Belém, como Vossa Alteza sabe, foi segunda-feira, nove de março. Sábado, 14 do dito mês, entre

as oito e nove horas, nos achamos entre as Canárias, mais perto da Grã-Canária. Ali andamos todo aquele dia em calma, à vista delas, obra de três ou quatro léguas. E domingo, 22 do dito mês, às dez horas, pouco mais ou menos, houvemos vista das ilhas de Cabo Verde, a saber, da ilha de São Nicolau, segundo dito do piloto Pero Escolar.

À noite seguinte, segunda-feira, ao amanhecer, Vasco de Ataíde perdeu-se da frota com a sua nau, sem aí haver tempo forte nem contrário para [tal coisa] acontecer; o capitão fez suas diligências para o achar, a umas e a outras partes; e [ele] não apareceu mais.

E assim seguimos nosso caminho por esse mar de longo, até terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram 21 dias de abril, quando – estando obra de 660 ou 670 léguas da dita ilha, segundo os pilotos diziam – topamos alguns sinais de terra, os quais eram: muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho, e assim outras a que também chamam rabo-de-asno.

E à quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves, a que chamam fura-buxos. E nesse dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra, a saber: primeiramente, de um grande monte mui alto e redondo; de outras serras mais baixas, ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal –, e à terra, a Terra da Vera Cruz. Mandou lançar o prumo: acharam 25 braças. E ao sol posto, obra de seis léguas de terra, surgimos âncoras em 19 braças. Ancoragem limpa. Ali houvemos toda aquela noite.

E à quinta-feira pela manhã, fizemos vela e seguimos direto à terra. Os navios pequenos [iam] adiante, indo por 17, 16, 15, 14, 13, 12, 10 e 9 braças, até meia légua de terra, onde todos lançamos âncoras em direção à boca de um rio. E chegaríamos a essa ancoragem às dez horas, pouco mais ou menos. E dali houvemos vista de homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito, segundo os [homens dos] navios pequenos disseram, por chegarem primeiro.

(Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/historia/0015.html)

21 A viagem relatada pode ser enquadrada dentro do movimento econômico político e cultural denominado A) Feudalismo. D) Guerra dos Cem Anos. B) Revolução Francesa. E) Expansão Marítima Europeia. C) Cruzadas Medievais.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 12 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

22 O relato se refere A) à expansão púnica. B) à viagem de Descobrimento do Brasil. C) à ideologia inovadora do estado inglês. D) a uma viagem administrativa até as Ilhas Canárias. E) a uma expedição marítima em busca da conquista de Cabo Verde.

23 “A história é um processo de construção, onde tudo está interligado numa relação de causas e consequências, que produzem momentos históricos distintos e dinâmicos no tempo. A ciência histórica é aquela que estuda as transformações ocorridas até a edificação do ‘hoje’, e para facilitar o estudo do passado, historiadores numa perspectiva didática criam nomes para momentos ou transformações específicas já ocorridas. O período entre os séculos XV e XVIII é denominado de Idade Moderna, Período Moderno, ou ainda, Modernidade.”

(Cotrim, Gilberto. História Global – Brasil e Geral – VÚ. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p 148-186.)

Considerando esse período, assinale a alternativa que NÃO contém relação temporal com ele. A) Absolutismo. D) Reforma Protestante. B) Renascimento. E) Sistema Colonial Ibérico. C) Revolução Russa.

24 Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. Engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho. Acerca da história do mundo ocidental, é correto afirmar que o metalismo, a balança comercial favorável, o protecionismo e a intervenção estatal são A) práticas mercantilistas. B) considerados liberalismos econômicos. C) elementos do capitalismo debrehriano. D) características do sistema econômico indiano. E) estratégias governamentais contra a crise econômica de 1929.

25

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA PELOS SETORES DA ECONOMIA (1920)

Setor Milhões de pessoas Porcentagem

Agricultura 6,3 69,7%

Indústria 1,2 13,8%

Serviços 1,5 16,5%

Total 9,0 100% (Geral de 1920. In: Boris Fausto. História do Brasil. op. cit. p. 281-282.)

Com base na tabela, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O país possuía uma população extremamente grande e dinâmica na área da indústria e serviços. ( ) A indústria já indicava um período industrial no país. ( ) A maioria da população estava nas regiões rurais. A sequência está correta em A) V, F, V B) V, F, F C) F, F, V D) V, V, F E) F, V, V

26 Na segunda metade do século XIX, o Império brasileiro enfrentou uma séria crise que acabou culminando com o fim dessa forma de governo no país. Um dos fatores dessa crise foi o rompimento das relações diplomáticas entre Brasil e Inglaterra, no período de 1863 a 1865, que ficou conhecido como A) Padroado. D) Questão Christie. B) Abolicionismo. E) Guerra do Paraguai. C) Questão Platina.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 13 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

27 Revolução Industrial

A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial; revolução, em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.

A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII.

(Disponível em: www.culturabrasil.pro.br)

Processo de abolição da escravatura no Brasil

O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.

Em 1885, foi aprovada a Lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos. Mas, foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que a liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

(Disponível em: www.suapesquisa.com)

Assinale a alternativa que apresenta uma relação correta entre os dois textos. A) A Revolução Industrial mudou radicalmente a velocidade de produção. B) A Revolução Industrial gerou uma série de problemas sociais na Inglaterra. C) No novo sistema da economia mundial é mais interessante consumidor a escravo. D) A Guerra do Paraguai teve um papel muito importante no processo de abolição no Brasil. E) A abolição da escravidão brasileira foi uma grande vitória do direito das liberdades individuais.

28 “Nessa sociedade, havia nas fazendas grande número de trabalhadores que recebiam salários miseráveis e, por isso, dependiam dos coronéis que exploravam sua força de trabalho. Auxílios como empréstimos em dinheiro, na educação dos filhos e em momentos de doença, por exemplo, eram formas utilizadas pelo coronel para criar a dependência dos trabalhadores e mantê-los sob controle.”

(Cotrim, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Vol. Único. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 459.)

A citação anterior refere-se ao A) modo de relação social no Império. B) período democrático da década de 1950. C) movimento da primeira república, denominado Modernismo. D) modo de relação de poder na primeira república, denominado coronelismo. E) sistema assistencialista criado pelo Império brasileiro na segunda metade do século XIX.

29 No início do século XX ocorreu na Europa e em outras partes do mundo um conflito que ficou convencionado pelos historiadores como a Primeira Guerra Mundial. Foram motivações para a ocorrência desse conflito, EXCETO: A) Rivalidade entre as grandes potências: Alemanha, França e Inglaterra. B) Disputas entre os países industrializados por colônias na África e na Ásia. C) Assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco. D) Humilhação dos alemães diante do Tratado de Versales, que era muito rigoroso. E) Movimentos nacionalistas que buscavam reunir, em torno de um único estado, povos de matrizes culturais

semelhantes.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 14 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

30 De 1964 a 1985, o Comando das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) controlou o poder político no Brasil. As características que marcaram o período de governo dos militares foram I. distribuição de renda efetiva e desigualdade social baixa. II. censura dos meios de comunicação. III. todos os direitos de constituição de estado democrático-liberal garantidos. IV. governo feito através de atos institucionais. Estão corretas apenas as alternativas A) I e II. B) I e IV. C) II e IV. D) II e III. E) III e IV.

GGEEOOGGRRAAFFIIAA

31 “Os números impressionam. Segundo dados do Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento de estrangeiros que vivem em terras brasileiras abrigava 286.468 imigrantes internacionais que vieram de outros países e moravam no Brasil há pelo menos cinco anos. Em 2000 esse número era de 143.644 imigrantes. O estudo revelou que os principais destinos dos estrangeiros foram São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Outra informação interessante foi a volta de brasileiros ao país. De acordo com o Censo de 2010, 174.597 retornaram ao Brasil.”

(Barroso, Maurício. Geografia e Conhecimento Prático. Nº 46. 2012. p. 22.)

O principal motivo que levou esses migrantes a virem para o Brasil foi A) cultural. B) político. C) religioso. D) ambiental. E) econômico.

32 “Algumas áreas da Terra contêm consideráveis núcleos de povoamento, outras acham-se quase completamente vazias, enquanto vastas extensões se caracterizam por serem povoadas de forma esparsa.”

(George, Pierre. Geografia da População. DIFEL RJ-SP. 1978. p. 9.)

Baseado na distribuição dos núcleos de povoamento na superfície terrestre, considere as seguintes afirmativas. I. Um mapa geral da repartição da população mundial mostra uma grande desigualdade na ocupação da

superfície dos continentes. II. Duas séries de fatores podem ser invocados para explicar essa rigorosa disparidade do povoamento entre as

diversas partes dos continentes: os fatores naturais e os fatores históricos. III. Além da continentalidade, a disposição do relevo contribui para dar contornos sinuosos aos limites do espaço

habitável na superfície dos continentes. IV. Muito desigualmente repartida, a população apresenta-se igualmente muito diversificada, apesar de todas as

formas de universalização dos modos de existência e das mentalidades originárias, da extensão das técnicas industriais de trabalho, de transporte e comunicação.

Estão corretas as afirmativas A) I, II, III e IV. D) I, III e IV, apenas. B) II e IV, apenas. E) II, III e IV, apenas. C) I, II e III, apenas.

33 “A troca de hostilidades entre argentinos e britânicos começou em 1833. Há 30 anos, o arquipélago emergiu no palco global quando argentinos e britânicos travaram uma guerra surrealista pela sua posse, em 1982. A disputa pela soberania sempre foi uma questão de Estado para os governos argentinos, militares ou não. A alegação da proximidade geográfica, bem como a herança das ilhas que pertenciam à Espanha (que, por sua vez, as comprou dos franceses, em 1766) é à base da reivindicação. Os argumentos não são aceitos pelos britânicos, que se aferram à posse do território pela precedência histórica da ocupação.”

(Heitor e Sílvia Reali. Revista Planeta. Edição 476. Maio 2012. Ano 40. p. 59. – Adaptado.)

A luta entre argentinos e britânicos se dá exclusivamente pela posse do território denominado A) Malvinas. D) Cordilheira do Condor. B) Essequibo. E) Ilhas Picton, Lennoux e Nueva. C) Guantánamo.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 15 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

34 O fragmento a seguir trata dos recursos hídricos brasileiros e de dois aquíferos que são reservas hídricas do subsolo brasileiro. “Doze mil rios escorrem pelo território brasileiro – mais de 70% deles na Bacia Amazônica – formando 12 bacias hidrográficas (a extensão de terras drenadas por um rio e seus afluentes). No subsolo, dois aquíferos guardam quase 120 mil quilômetros cúbicos de água. Esse conjunto sustenta boa parte do consumo per capita dos brasileiros, que nas últimas duas décadas mais que dobrou.”

(National Geographic. Água: Brasil, Potência Hídrica do Século XXI. Abril 2011. Ano 11. nº 133. p. 54.)

Qual o nome desses dois aquíferos brasileiros? A) Guarani e Alter do Chão. D) Ogallala e Grande Bacia Artesiana. B) Alter do Chão e Ogallala. E) Guarani e Grande Bacia Artesiana. C) Guarani e Arenito Núbio.

35 O Brasil está entre os países com a maior concentração de propriedade rural da América e é um dos mais desiguais do mundo nesse quesito, apesar de seu imenso território e das extensas superfícies de terras não cultivadas. Sobre a luta pela terra no Brasil, analise as afirmativas. I. A luta pela terra no Brasil ganhou impulso no século XIX, por causa das ideias liberais europeias e dos ideais

socialistas, que influenciaram vários movimentos populares ao redor do mundo. II. No Brasil, a luta envolveu indígenas, posseiros, grileiros, pequenos proprietários, grandes fazendeiros e até

empresas dos mais variados ramos de negócios. III. No século XX, dois movimentos de trabalhadores rurais ganharam destaque no Brasil: as ligas camponesas,

nas décadas de 1950 e 1960, e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), fundado oficialmente em 1984, após o fim da ditadura militar.

IV. O MST é, atualmente, o principal movimento social no Brasil. Seus integrantes são os desempregados do campo e da cidade, antigos boias-frias, operários, trabalhadores da construção civil, empregados de fazendas etc.

Estão corretas as afirmativas A) I, II, III e IV. D) II e III, apenas. B) I e II, apenas. E) I, II e III, apenas. C) I e III, apenas.

36 Considere o trecho a seguir e a descrição de duas grandes vertentes do movimento ambientalista. “Duas grandes vertentes podem ser identificadas no interior do movimento ambientalista quando se fala em estratégias de conservação da biodiversidade e de proteção dos ecossistemas e de suas funções ecológicas.”

(Cunha, S. B. da; Guerra, A. J. T. A Questão Ambiental: diferentes abordagens. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Vertente I Os problemas ambientais deveriam ser enfrentados mediante a implantação de um conjunto de leis rigorosas sobre o uso e acesso à terra e da exclusão de grupos sociais de ecossistemas considerados frágeis ou ameaçados. A proteção ambiental aconteceria com base em um governo central forte, na criação de unidades de conservação e numa estratégia coercitiva e punitiva, de regulação e controle, para evitar a utilização dos recursos naturais das áreas a serem protegidas das atividades humanas.

Vertente II É normalmente identificada como estratégias em que as comunidades são tomadas como espaço apropriado para se exercer a autoridade sobre as atividades de manejo, em detrimento de esforços centralizadores baseados em organismos estatais. É associada ainda com a noção mais ampla de desenvolvimento sustentável, em que o uso produtivo dos recursos naturais, para promover crescimento econômico e fortalecer modos de vida locais, caminha lado a lado com a conservação desses recursos para o benefício das gerações presentes e futuras. As vertentes abordadas são, respectivamente, A) ambas preservacionistas. B) ambas conservacionistas. C) conservacionista e preservacionista. D) preservacionista e conservacionista. E) conservacionista e gestão participativa dos recursos naturais .

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 16 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

37 “Trata-se de um Hotspot brasileiro, é a formação mais devastada de todo o território brasileiro. Do período colonial, em que se verificou a expansão da agricultura canavieira, aos dias atuais, a região foi intensamente explorada. A mineração do século XVIII e a agricultura cafeeira também contribuíram para a devastação de grandes extensões da mata, nas quais se estabeleceram importantes núcleos de povoamento e as primeiras cidades. Atualmente, nessa área concentram-se as principais regiões urbanas, instalações industriais e vias de transporte do país, além de atividades agropecuárias.”

(Lucci, E.A; Branco, A.L; Mendonça, C. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 164.)

Sabe-se que Hotspot é toda área prioritária para a conservação, isto é, de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. Considere Hotspot uma área com, pelo menos, 1500 espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original. O Hotspot brasileiro tratado na descrição anterior é A) Cerrado. D) Mata Atlântica. B) Caatinga. E) Floresta da América Central. C) Amazônia.

38 Observe a tabela abaixo que caracteriza a altimetria do relevo brasileiro.

Altitude Porcentagem do Território

De 0 até 200 m 41%

De 200 até 900 m 56%

De 900 até 1200 m 25%

Mais de 1200 0,5% (Anuário Estatístico do IBGE, 2004.)

A partir da tabela, é correto inferir que A) no Brasil ocorre o predomínio exclusivo de planícies. B) no Brasil ocorre o predomínio exclusivo de depressões. C) predominam, no Brasil, as planícies e as depressões absolutas. D) a altimetria brasileira caracteriza-se pelo predomínio de terras altas. E) a altimetria brasileira caracteriza-se pelo predomínio de terras baixas e médias altitudes.

39 As jazidas minerais, de fundamental importância para o abastecimento de matérias-primas industriais, são recursos naturais não renováveis. Assim, se não forem exploradas de forma racional, poderão não estar disponíveis para as gerações futuras. A mineração é responsável por grandes danos ambientais. Sobre a alteração da paisagem, a partir da prática da mineração, analise as afirmativas a seguir. I. Provoca escavações para a retirada dos minérios. II. Polui as águas dos rios e do lençol freático. III. Contamina o solo por óleos e graxas utilizados nos maquinários e nos veículos. IV. Reduz a área de vegetação devastada. V. Provoca o assoreamento dos rios. Estão corretas apenas as afirmativas A) I, III e IV. D) I, II, III e IV. B) II, IV e V. E) III, IV e V. C) I, II, III e V.

40 A ação intensiva do homem sobre o meio, causada pelo processo de metropolização, altera radicalmente as condições ambientais originais, conforme descrito a seguir: “Ocorre nos aglomerados urbanos, a partir da intensificação das atividades antrópicas, como impermeabilização, retirada da vegetação, industrialização, urbanização etc., o que favorece um aumento de temperatura significativo nas áreas centrais da cidade.” O fenômeno retratado no trecho anterior denomina-se A) efeito estufa. D) ilha de calor. B) chuva ácida. E) inversão térmica. C) lixo urbano.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 17 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

MMAATTEEMMÁÁTTIICCAA

41 Sejam os pontos A(3, k + 1), B(k, 7) e C(6, 3k – 1) pertencentes à reta de equação y = ax + b. Sendo k um número natural e comparando-se os valores dos coeficientes “a” e “b”, tem-se A) a = b B) a = 2b C) a = 3b D) a = b – 2 E) a = b + 3

42

O maior e o menor valor de x que satisfazem a igualdade 34x + = 63x

15

+

são, respectivamente, números

A) decimal e inteiro. D) inteiro e irracional. B) inteiro e decimal. E) decimal e irracional. C) irracional e inteiro.

43 Seja o polinômio P(x) = x3 + x2 + mx + n divisível por D(x) = (x + 2)2. O produto dos coeficientes “m” e “n” é A) 72. B) 84. C) 96. D) 104. E) 112.

44 Paulo deseja armazenar blocos cúbicos de madeira, cujas arestas medem 12 cm, em uma caixa em formato de paralelepípedo, cujas dimensões internas medem x, 2x e 4x. Se o número total de blocos que podem ser armazenados nessa caixa é igual a 343, então o valor de x, expresso em decímetros, é A) 3,6. B) 4,2. C) 4,8. D) 4,0. E) 4,4.

45 Marcos é casado com Ana e tem dois filhos: Cláudio e Beatriz. Considere que:

• a razão entre as idades do pai e da mãe seja igual à razão entre as idades do filho e da filha;

• a mãe é 20 anos mais velha que a filha e 10 anos mais nova que o marido;

• a menina é a caçula e é dois anos mais nova que seu irmão.

A soma das idades de todos os membros dessa família é A) 72. B) 76. C) 78. D) 82. E) 86.

46 O triplo de um número somado com seu antecessor é igual a 103. A diferença do número considerado e o dobro de seu sucessor é A) 27. B) 26. C) 29. D) 28. E) 30.

47 Sejam as funções f(x) = – 2x + 6 e g(x) = 2x – 2. A função do 1º grau h(x), que tem raiz em comum com g(x) e seu gráfico, passando pelo ponto de interseção de f(x) com o eixo das ordenadas, é A) h(x) = x – 3 D) h(x) = – 3x + 3 B) h(x) = 2x – 4 E) h(x) = – 6x + 6 C) h(x) = – 3x + 6

48 A soma do terceiro e quinto termos de uma progressão aritmética é igual a 68. Se o oitavo termo é 70, então o menor termo de 3 algarismos dessa sequência é A) 102. B) 105. C) 106. D) 108. E) 110.

49 Sobre uma parede de 3 m de altura encontram-se pendurados 8 quadros, cujo perímetro de cada um mede 120 cm. Se os lados de todos os quadros têm a mesma medida e a área descoberta da parede é de 11,88 m2, então o comprimento dessa parede é de A) 4,8 m. B) 3,6 m. C) 3,8 m. D) 4,6 m. E) 4,2 m.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 18 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

50 Numa padaria são vendidas tortas doces e salgadas. Considere que são disponíveis 8 sabores diferentes de tortas doces e que, ao comprar 5 tortas de sabores diferentes, sendo 3 doces e 2 salgadas, uma pessoa pode efetuar a compra de 840 maneiras. Sendo assim, quantos sabores de tortas salgadas estão disponíveis nessa padaria? A) 5. B) 6. C) 7. D) 8. E) 9.

QQUUÍÍMMIICCAA

51 O ácido nítrico puro é um líquido viscoso, incolor e inodoro. Frequentemente, distintas impurezas o colorem de amarelo-acastanhado. A temperatura ambiente libera fumaças (fumos) vermelhas ou amareladas. O ácido nítrico concentrado tinge a pele humana de amarelo ao contato, devido a uma reação com a cisteína presente na queratina da pele.

----- CuS + ----- HNO3 → ------ Cu(NO3)2 + ----- S + ------ NO + ------ H2O Analisando a reação, é correto afirmar que a soma dos coeficientes estequiométricos e o agente redutor do reagente, após balanceá-la, é A) 7 – CuS. B) 11 – CuS. C) 23 – CuS. D) 7 – HNO3. E) 11 – HNO3.

52 Existem catalisadores especiais, utilizados no escapamento dos automóveis, que conseguem transformar alguns dos gases venenosos emitidos (dentre eles CO, NO e NO2) em gases não venenosos, como CO2 e N2. Entre as muitas reações que ocorrem nesse processo, estão

cat.

2CO + 2NO → 2CO2 + N2 (não venenosos)

cat.

2CO + O2 → 2CO2 (não venenosos) Diante do exposto, é correto afirmar que A) o catalisador é uma substância que abaixa a energia de ativação. B) a velocidade de reação não está relacionada à energia de ativação. C) a catálise é uma reação que ocorre sem a presença de um catalisador. D) quanto mais baixa a energia de ativação menor será a velocidade de reação. E) usando catalisador, a quantidade e a qualidade do produto sofrem alterações.

53 O processo de Haber-Bosch para a síntese industrial utiliza a reação equacionada a seguir, realizada em três condições: um deles é o catalisador.

N2(g) + 3H2(g) → 2NH3(g) ∆H = – 91,8 KJ

Lembrando-se que a reação inicial é muito lenta, os outros dois será A) diminuir o [H2] e baixa pressão. D) alta temperatura e baixa pressão. B) alta temperatura e alta pressão. E) baixa temperatura e baixa pressão. C) baixa temperatura e alta pressão.

54 Quando aquecidas a altas temperaturas, as substâncias também emitem luz. As cores emitidas dependerão da substância investigada. Há somente um espectro para cada substância, por isso ele pode ser usado para identificá-la. Os fogos de artifício têm colorações porque adicionam sais de diferentes metais às misturas explosivas. Este modelo atômico foi proposto primeiramente por A) Niels Bohr. D) James Chadwick. B) Rutherford. E) Joseph Thompson. C) John Dalton.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 19 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

55 A constante de ionização de uma solução aquosa de ácido láctico [CH3CH(OH) COOH] com massa de 144 g dissolvida em 400 ml de solução com 5% dissociada em CH3CH(OH) COO – e H+ é A) 5 . 10 – 2. B) 4 . 10 – 2. C) 2 . 10 – 2. D) 1 . 10 – 2. E) 2 . 10 – 1.

56 A acetona possui nome químico de propanona. Ela é um líquido incolor, solúvel em água (devido ao fato de ser polar, assim como a água) e em solventes orgânicos, tem cheiro agradável e é inflamável. Sua principal característica é de atuar como solvente, sendo, portanto, utilizada como solvente de tintas, esmaltes, vernizes, na extração de óleos de sementes vegetais, na fabricação de medicamentos, de anidrido acético, na preparação de clorofórmio, iodofórmio e bromofórmio e como dissolvente da celulose. Substituindo um dos – CH3 de sua fórmula por um dos quatro compostos, – NH2, – H, – OH, – Cl, será formado os seguintes compostos A) etilamina, etanal, ácido acético, cloreto de etanoila. B) etilamina, etanal, ácido fórmico, cloreto de etanoila. C) etilamina, etanal, ácido etanoico, cloreto de etanoila. D) etanamida, etanal, ácido fórmico, cloreto de etanoila. E) etanamida, etanal, ácido etanoico, cloreto de etanoila.

57 O ibuprofeno é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), sendo também analgésico e antipirético, utilizado frequentemente para o alívio sintomático da dor de cabeça (cefaleia), dor dentária, dor muscular (mialgia), moléstias da menstruação (dismenorreia), febre e dor pós-cirúrgica. Analisando a fórmula do ibuprofeno, é correto afirmar que possui A) isomeria óptica. B) isomeria cis-trans. C) dois carbonos quirais. D) fórmula molecular c13h17o2. E) isomeria geométrica e óptica.

58 “Os sais minerais estão presentes nos alimentos em quantidades bastante variadas. Para assegurar uma ingestão adequada destes nutrientes é essencial uma alimentação diversificada, incluindo os vários grupos de alimentos. Em função das necessidades humanas diárias, pode-se subdividi-los em dois grupos:

• os minerais, como o cálcio, o potássio, o magnésio, o fósforo e o sódio, cujas necessidades do organismo são superiores aos 100 mg/dia.

• os oligoelementos, como o ferro, o zinco, o iodo, o selênio etc., cujas necessidades diárias são inferiores aos 100 mg.”

(Disponível em: nobre.pt/625/sais-minerais.htm) Assinale a alternativa correta referente ao tamanho de raio atômico. A) P > Mg e K > Na D) P > Mg e Na > K B) K > Ca e Fe > Zn E) Na > K e Mg > Ca C) K > Na e P > Mg

59 A reação é utilizada pela indústria para a produção de polímeros. Ela foi descoberta em 1928. Por este trabalho foi ganho o Prêmio Nobel de 1950. Esta reação é uma adição conjugada de um dieno conjugado com alceno que, sob ação do calor, produzem um ciclohexeno. Essa síntese é chamada de A) Wurtz. B) Grignard. + C) Williamson. D) Diels-Alder. E) Friedel-Crafts.

H3C

CH3

OH CH3

O

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 20 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

60 Sabe-se que um metal bivalente qualquer, de massa 0,0390 g, foi dissolvido em 20 ml de H2CO3 0,05 molar. O excesso de H2CO3 foi neutralizado por 56 ml de NaOH 0,025 molar. Qual a massa atômica do metal? A) 39 g. B) 65 g. C) 112 g. D) 130 g. E) 150 g.

FFÍÍSSIICCAA

61 O sistema de corpos representa um bloco de massa 2 kg apoiado num plano horizontal sem atrito, interligado por um fio de massa desprezível a um balde de massa 200 g inicialmente vazio. O volume de água que deve ser introduzido no interior do balde para garantir que os corpos adquiram aceleração de 8m/s2 é (Dados: densidade da água = 1 g/cm

3; a polia não apresenta atrito; g = 10 m/s

2.)

A) 7,2 litros. B) 7,8 litros. C) 8,0 litros. D) 8,4 litros. E) 8,8 litros.

62 As estações meteorológicas existem há mais de 100 anos e estão espalhadas por todos os países, oceanos e continentes. Os dados foram registrados nestes últimos 100 anos por estações meteorológicas oficiais que estão dentro dos padrões mundiais para medição dos elementos do clima.

Temperatura mais alta, no mundo: 58,0 °C, em Alazizyah, na Líbia, no dia 15/09/1922. Temperatura mais baixa, no mundo: – 88,5 °C (oitenta e oito graus e meio abaixo de zero), em Vostok, na Antártida, em 24/08/1960.

(Disponível em: http://www.otempoaqui.com.br/noticia/curiosidade-valores-extremos-do-clima.)

A diferença entre as temperaturas mais alta e mais baixa já registradas no mundo, expressas na escala Fahrenheit, corresponde a A) 54,9 °F. B) 30,5 °F. C) 146,5 °F. D) 263,7 °F. E) 219,6 °F.

63 Relacione os fenômenos às respectivas manifestações. 1. Reflexão. 2. Refração. 3. Interferência. 4. Difração.

( ) Miragem sobre o asfalto quente. ( ) Colorido das bolhas de sabão. ( ) Conversa mantida entre duas pessoas separadas por um muro. ( ) Formação de imagens em um espelho plano.

A sequência está correta em A) 3, 2, 1, 4 B) 2, 4, 3, 1 C) 2, 3, 4, 1 D) 4, 2, 3, 1 E) 1, 3, 4, 2

64 Uma fonte de calor que fornece 80 calorias por minuto é utilizada para aquecer um corpo de massa 150 gramas. Se o corpo tem sua temperatura elevada de 20 °C para 80 °C em um intervalo de tempo de 45 minutos, então, o calor específico da substância que o constitui é A) 0,5 cal/g°C. B) 1,0 cal/g°C. C) 0,8 cal/g°C. D) 0,4 cal/g°C. E) 1,2 cal/g°C.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 21 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

65 As qualidades fisiológicas das ondas sonoras que permitem diferenciar um som forte de um som fraco, um som grave de um som agudo, uma mesma nota musical emitida por um violão e um piano são, respectivamente, A) intensidade, timbre e altura. D) intensidade, altura e timbre. B) altura, timbre e intensidade. E) altura, intensidade e timbre. C) timbre, altura e intensidade.

66 A figura representa uma carga fixa Q = 12µC no vácuo e dois pontos A e B no interior do seu campo elétrico. Transportando-se uma carga q = 2µC do ponto A para o ponto B, o trabalho da força elétrica que age sobre a mesma é (Dados: Ko = 9,0 . 10

9 unidades do SI.)

A) 1,8 . 10 - 1 J. B) 1,2 . 10 - 1 J. C) 2,0 . 10 - 1 J. D) 2,4 . 10 - 1 J. E) 1,6 . 10 - 1 J.

67 Márcio está na calçada do prédio em que mora tentando arremessar verticalmente uma chave de massa 50 g para sua esposa Fabiana, que se encontra na janela de seu apartamento. Considerando que a distância percorrida pela chave, ao abandonar a mão de Márcio, até atingir a mão de sua esposa deve ser maior ou igual a 5 m, então a velocidade mínima da chave no instante em que Márcio a arremessa, para garantir que Fabiana consiga pegá-la, deve ser de (Dados: g = 10 m/s²) A) 10 m/s. B) 5 m/s. C) 12 m/s. D) 8 m/s. E) 15 m/s.

68 O quadro a seguir apresenta 5 objetos que foram mergulhados em líquidos de densidades diferentes.

Objeto Líquido

Bloco retangular de massa 180 g e dimensões 5 cm x 10 cm x 4 cm Leite d = 1,03 g/cm3

Fruta de massa 0,8 kg e volume = 1000 cm3 Água d = 1,00 g/cm3

Livro de massa 1,5 kg e dimensões 25 cm x 20 cm x 6 cm Água salgada d = 1,02 g/cm3

Esfera de massa 300 g e volume 400 cm3 Álcool d = 0,80 g/cm3

Caixa de massa 190 g e volume 200 cm3 Óleo d = 0,90 g/cm3

Analisando as informações, verifica-se que dos objetos apresentados A) dois flutuam. D) apenas um flutua. B) todos flutuam. E) somente um afunda. C) todos afundam.

69 A tabela a seguir relaciona as massas, os raios e a gravidade na superfície de 3 planetas.

Planeta Raios Massas Gravidade na superfície do planeta

TERRA R M g

X R/2 3M

Y R 2M

Após completar a tabela, verifica-se que a diferença entre as gravidades nas superfícies dos planetas X e Y é A) 4 g. B) 8 g. C) 5 g. D) 6 g. E) 10 g.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 22 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

70 Os módulos dos campos magnéticos criados nos centros de duas espiras A e B percorridas por correntes elétricas, respectivamente, de 4A e 6A são iguais a 2π . 10 - 6 T. Sobre os raios dessas esferas, é correto afirmar que

A) rB = 3

Ar B) rB =

3

A2r C) rB = 2rA D) rB =

2

A3r E) rB = 3rA

BBIIOOLLOOGGIIAA

71 Os oligossacarídeos são compostos por cadeias curtas de unidades monossacarídicas, unidos entre si por ligações glicosídicas. Sobre os oligassacarídeos mais abundantes, é correto afirmar que A) a galactose é um dissacarídeo que ocorre naturalmente no leite formado por glicose e lactose. B) os dissacarídeos são solúveis em água e, por isso, são imediatamente aproveitáveis como fonte de energia. C) na quebra de um dissacarídeo há liberação de uma molécula de água, denominando-se quebra por hidrólise. D) a sacarose é um açúcar comum sintetizada somente pelos vegetais e formada a partir da união da glicose com

a frutose. E) o dissacarídeo denominado maltose é o açúcar da cevada e do leite, também considerado como o resultado da

decomposição do glicogênio.

72 Os ribossomos são estruturas encontradas tanto em células procarióticas quanto em eucarióticas e participam do processo de síntese proteica. Diante do exposto, marque a alternativa INCORRETA. A) O ribossomo associa-se a uma molécula de outro tipo de ácido nucleico para que a síntese de proteínas

ocorra. B) Os ribossomos das células procarióticas e eucarióticas apresentam pequenas diferenças na composição

molecular. C) Os ribossomos são estruturas constituídas basicamente por proteínas e pelo ácido nucleico, sendo

denominado RNA ribossômico. D) A reação adversa causada por remédios como os antibióticos se deve ao fato de os ribossomos serem iguais

nos procariontes e eucariontes. E) Os ribossomos de células procarióticas e eucarióticas se apresentam dispersos no citoplasma, porém, nas

eucarióticas também ocorrem associados a outras organelas.

73 Sobre as borboletas, é correto afirmar que A) a respiração é feita por filotraqueias. B) possuem dois pares de patas torácicas. C) possuem glândulas coxais como órgãos excretores. D) o sistema circulatório é denominado fechado ou lacunar. E) a principal substância nitrogenada excretada é o ácido úrico.

74 “A análise dos resultados de experimentos realizados por Gregor Mendel mostrou que a transmissão das características entre gerações em seres com reprodução sexuada ocorria segundo padrões bem definidos, o que foi sintetizado na forma de leis. Mendel utilizou em suas experiências uma planta da família das leguminosas, a ervilha da espécie Pisum sativum, uma das razões do sucesso obtido por ele. Entre outras vantagens, a ervilha apresenta uma série de características simples e contrastantes, em que puderam ser analisadas as variantes dominantes e recessivas de cada característica.”

(Santos, Fernando Santiago dos; et al. Biologia – Ser protagonista. Vol. 3. São Paulo: Edições SM, 2010.; Linhares, Sérgio; Gewandsznajder, Fernando. Biologia Hoje. Vol. 3. São Paulo: Ática, 2010.)

Com base no trecho anterior, os traços considerados dominantes são A) semente amarela e vagem amarela. D) planta alta e posição das flores terminal. B) semente rugosa e vagem ondulada. E) casca de semente cinza e semente verde. C) vagem lisa e posição das flores axilar.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 23 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

75 Os cromossomos são estruturas formadas por DNA agregado a proteínas, as quais são importantes para a condensação da molécula de DNA. Assinale a alternativa correta em relação aos vários níveis de organização da cromatina. A) A estrutura com menor grau de condensação do DNA é o cromossomo. B) A eucromatina corresponde aos locais onde os genes encontram-se inativos. C) A estrutura de dupla hélice do DNA possui espessura muito maior que a do cromossomo. D) A heterocromatina corresponde a regiões onde os filamentos estão menos condensados. E) Os nucleossomos são estruturas formadas quando o DNA enrola-se em conjuntos de quatro histonas.

76 O albinismo é uma condição que determina a ausência de pigmentação da pele. Sabe-se que uma mulher albina se casou e possui uma filha com mesmo genótipo do pai, ou seja, heterozigota para essa condição. Sendo assim, se a filha casar com um homem de mesmo genótipo do pai, a probabilidade de possuir o primeiro e o segundo filhos com albinismo é A) 1/2. B) 1/3. C) 1/4. D) 1/8. E) 1/16.

77 Embora seja fluido, o sangue é considerado um tecido conjuntivo. As células presentes nesse fluido são formadas nos tecidos conjuntivos hemocitopoéticos. Acerca de sua composição, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) A albumina é a proteína mais abundante do plasma, responsável pela manutenção da pressão osmótica do

sangue. ( ) Ao ser desdobrada, a hemoglobina forma um pigmento sem ferro chamado bilirrubina, que é produzida na

vesícula biliar. ( ) As hemácias são células que não possuem núcleo pelo fato de derivarem de células anucleadas da medula

óssea. ( ) Os elementos figurados do sangue são células ou partes de células denominadas conforme as suas

características. ( ) Os leucócitos são denominados glóbulos brancos e existem em número muito menor que as hemácias no

sangue. A sequência está correta em A) F, F, V, V, V B) F, V, V, F, V C) V, F, F, V, V D) V, F, V, F, F E) V, V, F, V, F

78 “É um platelminto da classe dos trematódeos, parasita hematozoico, isto é, de vasos sanguíneos. Possuem adaptações ao modo de vida parasitária, como órgãos de adesão e glândulas produtoras de substâncias que facilitam a penetração nos hospedeiros. Vivem nos vasos sanguíneos do sistema porta-hepático que irriga o intestino delgado e o fígado, provocando inchaço do abdômen. Ao contrário dos outros trematódeos é um parasita hermafrodita.”

(Lopes, Sônia; Rosso, Sergio. Bio. Vol. 3. São Paulo: Saraiva, 2010.; Santos, Fernando Santiago dos; et al. Biologia – Ser protagonista. Vol. 2. São Paulo: Edições SM, 2010.)

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o parasita, o hospedeiro intermediário e a doença citados no trecho anterior. A) Plasmodium falciparum, Anopheles e Malária. B) Entamoeba histolytica, Clotridium e Amebíase. C) Tripanosoma cruzi, Triatoma e Doença de Chagas. D) Leishmania braziliensis, Lutzomyia e Leishmaniose. E) Schistosoma mansoni, Biomphalaria e Esquistossomose.

79 As vitaminas são divididas em dois grandes grupos: as lipossolúveis, que se dissolvem bem em gordura, e as hidrossolúveis, que se dissolvem bem em água. São vitaminas lipossolúvel e hidrossolúvel, respectivamente, A) A e C. B) A e K. C) B1 e D. D) B12 e K. E) C e B6.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 24 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

80 “Diariamente a cena é observada. Uma infinidade de insetos depende do néctar das plantas para se alimentar. Estas, por sua vez, dependem dos insetos para serem polinizadas. A planta é polinizada por apenas uma espécie de inseto e seu néctar constitui o principal alimento do polinizador.”

(Santos, Fernando Santiago dos; et al. Biologia – Ser protagonista. Vol. 3. São Paulo: Edições SM, 2010.)

A cena descrita anteriormente retrata um tipo de relação interespecífica entre seres vivos denominada A) parasitismo. D) comensalismo. B) mutualismo. E) protocooperação. C) inquilinismo.

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 25 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 26 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

REDAÇÃO

ORIENTAÇÕES GERAIS

• A Redação é de caráter apenas classificatório, sendo a temática voltada para a área de Educação Física.

• A Redação deverá ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, não sendo

permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato portador de

deficiência que o impossibilite de redigir o texto, como também de candidato que solicitou atendimento

especial para este fim, nos termos do Edital. Nesse caso, o candidato será acompanhado por um fiscal do

IDECAN devidamente treinado, para o qual deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras

e os sinais gráficos de pontuação.

• O candidato receberá nota (0) na Redação em casos de fuga ao tema, de não haver texto, de manuscrever em

letra ilegível ou grafada por outro meio que não o determinado no item anterior, bem como no caso de

identificação em local indevido.

• O candidato deverá formular texto com extensão máxima de 25 (vinte e cinco) linhas, em que conste título

para o tema utilizado.

• Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local

apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima permitida.

• A Redação terá o valor de 20 (vinte) pontos e serão considerados os seguintes elementos de avaliação:

ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO DAS QUESTÕES DISCURSIVAS

Critérios Elementos da avaliação Total de pontos por critério

Aspectos Formais e Aspectos Textuais

Observância das normas de ortografia, pontuação, concordância, regência e flexão, paragrafação,

estruturação de períodos, coerência e lógica na exposição das ideias.

6 pontos

Aspectos Técnicos Pertinência da exposição relativa ao tema, à ordem de desenvolvimento e conteúdo programático

propostos.

14 pontos

TOTAL DE PONTOS 20 pontos

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 27 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

Polícia de SP investiga morte de paratleta na São Silvestre como homicídio culposo

Ele morreu na última segunda-feira depois de perder o controle da cadeira de rodas e se chocar contra um muro.

A polícia de São Paulo investiga a morte do paratleta Israel Cruz Jackson como homicídio culposo. Ele morreu na última segunda-feira depois de perder o controle da cadeira de rodas e se chocar contra um muro na corrida de São Silvestre. A intenção da polícia é apurar se houve responsabilidade da organização da prova. Entre as hipóteses para o acidente estão erros na escolha do trajeto ou falha da cadeira usada por Israel.

(Disponível em: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/policia/2013/01/02/POLICIA-DE-SP-INVESTIGA-MORTE-DE-PARATLETA-NA-SAO-SILVESTRE-COMO-HOMICIDIO-CULPOSO.htm#ixzz2IG22BK2L – 02/01/2013.)

Esporte paraolímpico

Com o fim da 2ª Guerra Mundial, o grande número de combatentes que sofreu graves lesões corporais tomou conta dos países europeus que participaram do conflito. Essa nova realidade influenciou o início de um trabalho de reabilitação médica e social de veteranos de guerra. São essas as raízes dos esportes paraolímpicos, que por meio da prática de atividade esportiva, é possível restabelecer a saúde física e mental do indivíduo.

No Brasil, o esporte paraolímpico começou a ser praticado pelo cadeirante Robson Sampaio de Almeida, em parceria com seu amigo Aldo Miccolis. Os dois fundaram o Clube do Otimismo no Rio de Janeiro e, meses depois, Sergio Seraphin Del Grande fundou o Clube dos Paraplégicos de São Paulo. Almeida e Del Grande, depois de tratarem-se em hospitais norte-americanos e presenciarem pessoas em cadeira de rodas praticando esporte, trouxeram a ideia para o Brasil.

(Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/esporte/esporte-paralimpico)

Em 2016, o maior evento esportivo do planeta terá lugar na América do Sul pela primeira vez na história. A cidade do Rio de Janeiro terá o orgulho de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

A vitória do Rio foi a coroação maior de uma trajetória de conquistas, mas, acima de tudo, o início de uma caminhada de grandes oportunidades e desafios.

A infraestrutura necessária para a realização dos Jogos impressiona em cada detalhe. Serão mais de 100 mil pessoas envolvidas diretamente na organização, incluindo 70 mil voluntários, e milhões impactados na cidade, no país e no continente. São esperados mais de 4.200 atletas paraolímpicos de cerca de 150 nações ao redor do mundo, além de milhares de profissionais de imprensa, de apoio, apaixonados pelo esporte e turistas de todos os cantos do globo.

Além de toda a estrutura envolvida, os Jogos Paralímpicos deixarão um legado de acessibilidade, mudança de mentalidade e novas escolas de esportes paralímpicos.

(Disponível em: http://www.rio2016.org/os-jogos/paralimpicos/evento)

Com base nos textos motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema:

“Esporte paraolímpico: segurança e responsabilidade na superação de obstáculos.”

PROCESSO SELETIVO 2013 – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE ITAPERUNA – FUNITA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 28 -

Prova aplicada em 24/02/2013 – Disponível no site www.idecan.org.br a partir do dia 25/02/2013

REDAÇÃO

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

INSTRUÇÕES

4. A duração da prova é de 3:30h (três horas e 30 minutos), já incluindo o tempo des�nado à entrega do Caderno de Questões e à iden�ficação – que será feita no decorrer da prova – e o preenchimento do Cartão de Respostas (Gabarito) e Folha de Respostas (Redação).

RESULTADOS E RECURSOS

‐ As provas aplicadas, assim como os gabaritos preliminares das provas obje�vas serão divulgados na Internet, no site www.idecan.org.br, às 16h00min do dia ú�l subsequente ao da realização da sua realização.

‐ O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas obje�vas disporá de 02 (dois) dias úteis, a contar do dia subsequente à divulgação, em requerimento próprio disponibilizado no link correlato ao Processo Sele�vo no site www.idecan.org.br.

‐ A interposição de recursos poderá ser feita somente via Internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, com acesso pelo candidato ao fornecer dados referentes à sua inscrição apenas no prazo recursal, ao IDECAN, conforme disposições con�das no site www.idecan.org.br, no link correspondente ao Processo Sele�vo.

1. Material a ser u�lizado: caneta esferográfica azul ou preta. Os objetos restantes devem ser colocados em local indicado pelo fiscal da sala, inclusive aparelho celular desligado e devidamente iden�ficado com e�queta.

2. Não será permi�da, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a u�lização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta. Especificamente, não será permi�do ao candidato ingressar na sala de provas sem o devido recolhimento, com respec�va iden�ficação, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio digital, etc., o que não acarreta em qualquer responsabilidade do IDECAN sobre tais equipamentos.

3. Durante a prova, o candidato não deve levantar‐se, comunicar‐se com outros candidatos e nem fumar.

5. Somente em caso de urgência pedir ao fiscal para ir ao sanitário, devendo no percurso permanecer absolutamente calado, podendo antes e depois da entrada sofrer revista através de detector de metais. Ao sair da sala no término da prova, o candidato não poderá u�lizar o sanitário. Caso ocorra uma emergência, o fiscal deverá ser comunicado.

6. O Caderno de Questões consta de 80 (oitenta) questões obje�vas de múl�pla escolha e 1 (uma) Redação. Leia‐o atentamente.

7. As questões das provas obje�vas são do �po múl�pla escolha, com 05 (cinco) opções (A a E) e uma única resposta correta.

8. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de Questões está adequado, observando o quan�ta�vo de questões, bem como se os dados constantes no Cartão de Respostas (Gabarito) e Folha de Respostas (Redação) que lhe foram fornecidos estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto ou apresente qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal.

9. O candidato deverá optar por uma das provas de língua estrangeira: inglês ou espanhol. 10. Os fiscais não estão autorizados a emi�r opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas.

Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir. 11. O candidato poderá re�rar‐se do local de realização das provas levando o Caderno de Questões no decurso

dos úl�mos 60 (sessenta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término. O candidato poderá re�rar‐se do local de provas somente a par�r dos 30 (trinta) minutos, após o início de sua realização, contudo não poderá levar consigo o Caderno de Questões.

12. Os 3 (três) úl�mos candidatos de cada sala somente poderão sair juntos. Caso o candidato insista em sair do local de aplicação da prova, deverá assinar um termo desis�ndo do Processo Sele�vo e, caso se negue, deverá ser lavrado o Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e pelo coordenador da unidade escolar.