Fundamento Do Chute 2013

3
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL FUNDAMENTOS DO FUTSAL O CHUTE DEFINIÇÃO: É a impulsão dada à bola com um dos pés, tendo como objetivo único o gol adversário. Durante o chute observam-se QUATRO FATORES FUNDAMENTAIS: O equilíbrio do corpo. A posição do pé de apoio. A posição do pé do toque. A força que se imprime a bola. O EQUILÍBRIO DO CORPO: quando executamos o chute, o corpo tem que estar em equilíbrio. O movimento do chute é executado como uma alavanca, com o corpo fazendo uma ligeira inclinação para o lado da perna de apoio. O braço deve manter-se afastado do corpo para manter o equilíbrio e proteger-se do adversário. A POSIÇÃO DO PÉ DE APOIO: o pé de apoio é o que se fixa no chão no momento do chute. Se o objetivo do jogador é executar um chute reto e rasteiro, deve colocar o pé ao lado da bola. Porém se o objetivo for executar um chute alto, deve colocar o pé de apoio um pouco atrás da bola. 1

Transcript of Fundamento Do Chute 2013

Page 1: Fundamento Do Chute 2013

FUNDAMENTOS DO FUTSAL

O CHUTE

DEFINIÇÃO: É a impulsão dada à bola com um dos pés, tendo como objetivo único o gol adversário.

Durante o chute observam-se QUATRO FATORES FUNDAMENTAIS: O equilíbrio do corpo. A posição do pé de apoio. A posição do pé do toque. A força que se imprime a bola.

O EQUILÍBRIO DO CORPO: quando executamos o chute, o corpo tem que estar em equilíbrio. O movimento do chute é executado como uma alavanca, com o corpo fazendo uma ligeira inclinação para o lado da perna de apoio. O braço deve manter-se afastado do corpo para manter o equilíbrio e proteger-se do adversário.

A POSIÇÃO DO PÉ DE APOIO: o pé de apoio é o que se fixa no chão no momento do chute. Se o objetivo do jogador é executar um chute reto e rasteiro, deve colocar o pé ao lado da bola. Porém se o objetivo for executar um chute alto, deve colocar o pé de apoio um pouco atrás da bola.

A POSIÇÃO DO PÉ DE TOQUE: é o pé que chuta a bola. Os chutes mais utilizados no futsal são: Com a parte interna do pé: realizado quando há necessidade de MAIS PRECISÃO E MENOS

FORÇA. Com o dorso do pé: é o chute de PRECISÃO E FORÇA. Com a ponta do pé: é o chute de velocidade, quando o jogador TEM POUCO ESPAÇO para

realizar o chute.

A FORÇA QUE SE IMPRIME A BOLA: um chute executado de longe do gol adversário deve ser executado COM FORÇA. Já o chute próximo ao gol deve ser mais FRACO, PORÉM COLOCADO.

1

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

FUTSAL

Page 2: Fundamento Do Chute 2013

CLASSIFICAÇÃO DOS CHUTES:

Quanto a TRAJETÓRIA:

Rasteiro: quando a bola após o chute percorre uma trajetória RENTE AO PISO DA QUADRA.

Meia-altura: quando após o chute a bola segue sua trajetória PELO AR, em uma altura ENTRE O TORNOZELO E A CINTURA DO ALUNO.

Parabólico: quando a bola após o chute (“cavado”) toma uma TRAJETÓRIA ALTA E AO MESMO TEMPO CURTA.

Alto: quando a bola após o chute toma uma trajetória ACIMA DA CINTURA DO ALUNO.

Quanto ao TIPO:

Chute Simples: é o chute executado quando a bola ESTA NO PISO, COM AS PARTES DOS PÉS CITADAS ANTERIORMENTE.

Chute de Voleio: chute geralmente executado DAS ALAS, ONDE NO MOMENTO DE CONTATO DO PÉ A BOLA ESTARÁ NO AR.

Chute de Bate – pronto: é aquele em que o aluno bate na bola, no EXATO MOMENTO EM QUE ESTA TOCA NO SOLO. Segundo alguns autores é o CHUTE MAIS POTENTE DO FUTSAL.

Chute De Cobertura: é aquele que o aluno coloca o pé NA PARTE INFERIOR DA BOLA, FAZENDO-A SUBIR, ENCOBRINDO O GOLEIRO, geralmente com TRAJETÓRIA PARABÓLICA.

Quanto a EXECUÇÃO:

Simples: ponta do pé, dorso do pé, face interna e face externa. Voleio: dorso do pé. Bate pronto: dorso do pé, parte interna. Cobertura: ponta do pé.

OBS: Alguns autores utilizam o termo CHUTE DE RECURSO, aquela bola que é afastada da zona de perigo com o simples objetivo de tirá-la de uma zona ou de um momento delicado do jogo, sem o intuito de passá-la a algum companheiro de equipe ou chutá-la ao gol adversário. Prefiro utilizar o termo BOLA AFASTADA DA ZONA DE PERIGO, pois acho que o termo CHUTE só tem uma definição e um objetivo o GOL ADVERSÁRIO.

2