FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções,...

16
FUNGOS FUNGOS

Transcript of FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções,...

Page 1: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

FUNGOSFUNGOS

Page 2: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

► Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento. Tais filamentos se denominam HIFAS (grego: hiphe = tecido, trama). O conjunto de hifas se chama MICÉLIO (grego: mykes = fungo).

Page 3: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

Durante muitos anos, os fungos foram considerados como vegetais, porém, a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte. Por apresentarem características próprias, tais como: não sintetizar clorofila, não possuir celulose na sua parede celular (exceto alguns fungos aquáticos), e não armazenar amido como substância de reserva,  eles foram diferenciados das plantas.

Amanitas – cogumelo venenoso para o ser humano

Page 4: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

► Os fungos são um importante grupo de organismos, conhecendo-se mais de 77000 espécies, a maioria das quais terrestres.

Fungo rendado – típico das zonas temperadas

Orelha-de-pau

Page 5: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

► Estão incluídos neste grupo organismos como os cogumelos, e muitas formas microscópicas, como bolores e leveduras.

Raíz de árvore rodeada por um tipo de fungo

►Curiosidade..... Os fungos são encontrados no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral. O vento age como importante condutor espalhando seus propágulos e fragmentos de hifa.

Page 6: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

► Os fungos não possuem flores e se multiplicam por células muito pequenas. Estas células são chamadas espórios e se desenvolvem ao caírem em solo úmido, ambiente ideal para o crescimento de um novo fungo.

► Por não possuir clorofila, que é

essencial para garantir a alimentação das plantas, esta forma de vida age como parasita, se alimentando da comida de outras formas de vida.

Fungos aquáticos

Page 7: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

Curiosidade....Curiosidade....

► Os franceses empregam para os cogumelos a expressão "champignon", usando também a mesma palavra para designar os fungos comestíveis;

► Em espanhol usa-se a designação hongo, e ► Na língua inglesa as expressões yeast para

levedura e mold para bolor. ► Os alemães designam os cogumelos tanto por

Pilze como Hefepilze.    

Page 8: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

► Os fungos vivem exclusivamente como saprófitas, são chamados saprófitas obrigatórios . São incapazes de infectar plantas ou animais vivos. São exemplos destes: Rhizopus ("bolor preto do pão"); Penicillium ("bolor azul").

Page 9: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

► Os fungos podem Os fungos podem viver ainda em viver ainda em simbiose com simbiose com outros organismos. outros organismos. O exemplo mais O exemplo mais notável são os notável são os líquens, nos quais líquens, nos quais uma determinada uma determinada espécie de fungo espécie de fungo vive em simbiose vive em simbiose com uma alga. com uma alga.

Page 10: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

► Fungos predadores – estes estranhos fungos capturam e alimentam-se de pequenos animais vivos (nemátodos) que vivem no solo. As hifas destes fungos segregam substâncias anestésicas que imobilizam estes animais, após o que envolvem o seu corpo com o micélio e o digerem. 

Page 11: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

Interesse Industrial Dos Interesse Industrial Dos FungosFungos

► bebidas alcoólicas como a cerveja, o vinho, o Whisky, a cachaça, e os diferentes tipos de álcoois.

► produtos de aplicação terapêutica, como os antibióticos, as vitaminas do complexo B

► e na química, onde são tais seres utilizados na obtenção da glicerina, ácido cítrico, ácido glucínio, ácido láctico, ácido gálico e ácido fumárico,

► fertilizadores do solo ► fabricação de determinados derivados do leite,

desde simples queijos até elaborados Iogurtes, Kefires e coalhadas.  

Page 12: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

Doenças Causadas pelos Doenças Causadas pelos FungosFungos

► AS DERMATOFITOSES que nada mais são que as dermatoses causadas por fungos, são doenças da pele cujo agente causal é um tipo de fungo.

► Os fungos estão em todos os ambientes, porém só penetram na pele e causam a micose se houver condições ideais para sua manifestação.

Page 13: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

► O aumento da umidade da pele e a deficiência do sistema imunológico ocasionam o aparecimento das micoses, que podem ser adquiridas em praias, piscinas, banheiros, vestiários e sandálias de clubes e saunas. Elas podem atingir todo o corpo humano.

► Há basicamente dois tipos de micoses. As superficiais aparecem mais nas virilhas, pés, unhas (onicomicoses), pele (tinea corporis), cabelos (tinea capitis), e nas mucosas (candidíase). As profundas, que são mais graves, atacam pulmões e outras regiões do corpo.

Page 14: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

► As micoses se propagam com facilidade, mas podem ser controladas com rapidez. O aparecimento de bolhas, fissuras, escamas ou manchas é a primeira indicação de que algo não está bem com a pele.

Page 15: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

Doenças causadas por Doenças causadas por fungos fungos ► Piedra

► Tineacapitis► Tinha favosa► Tinhas tonsurantes► Oto-Micoses► Blastomicose ► Tinea pedis ► Candidíase ► Pitiríase versicolor ► Impetigo ► Herpes labial

Page 16: FUNGOS. Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento.

Fontes de pesquisaFontes de pesquisa

► http://www.saudeanimal.com.br/artig137.htmhttp://www.saudeanimal.com.br/artig137.htm► http://www.mundosites.net/biologia/fungos.htmhttp://www.mundosites.net/biologia/fungos.htm► http://www.saude.df.gov.br/003/00301009.asp?http://www.saude.df.gov.br/003/00301009.asp?

ttCD_CHAVE=24658ttCD_CHAVE=24658► http://curlygirl.no.sapo.pt/fungi.htmhttp://curlygirl.no.sapo.pt/fungi.htm► http://www.bireme.br/php/decsws.php?http://www.bireme.br/php/decsws.php?

tree_id=SP4.016.157.748&lang=pttree_id=SP4.016.157.748&lang=pt