FUSOS HORÁRIOS - APMFUSOS HORÁRIOS Imagina que apanhas um avião em Lisboa, ao meio dia (hora...

1
Lisboa Pólo Norte Equador Associação de Professores de Matemática 20 ANOS à medida do tempo FUSOS HORÁRIOS Imagina que apanhas um avião em Lisboa, ao meio dia (hora solar) de quarta feira, dia 15 de Novembro de 2006. Imagina ainda que esse avião segue para Oeste, sempre no mesmo paralelo, acompanhando o movi- mento aparente do Sol. Isso significa que, no avião, é sempre meio dia (hora solar local) de 4ª feira, dia 15 de Novembro … Se o avião voasse durante 24 horas, chegaria a Lisboa ao meio dia, mas já teriam passado 24 horas, por isso já era 5ª feira. Onde é que deixou de ser 4ª e passou a ser 5ª feira? Durante a viagem, sempre ao meio dia solar, nunca foi noite. Onde começou o dia 16 de Novembro? Este problema, com outra formulação, foi colocado por Lewis Carroll na primeira metade do século XIX, quando uma grande parte do mundo se guiava ainda pela hora solar local. Foi exactamente nesse século que começou a era das comu- nicações. Os comboios e o telégrafo punham em contacto pes- soas em lugares com longitudes muito diferentes e, por isso, com horas muito diferentes. Cada um não sabia a hora e o dia do outro, portanto não podia saber quando iria passar o com- boio numa dada localidade ou quando teria sido enviada uma mensagem. Para resolver o problema, em 1884, reuniram-se represen- tantes de vários países em Washington e aprovaram as seguin- tes convenções: A Terra é dividida em fusos horários, isto é em faixas com 15º correspondendo cada faixa a uma hora. Dentro de cada fuso todos os locais têm a mesma hora, designada normalmen- te como hora local. O fuso 0 é o que contém, a meio, o semi-meridiano que passa pelo Observatório de Greenwich, já utilizado pelos mari- nheiros europeus como meridiano de referência para determi- nação da longitude. Assim, a hora local no fuso 5º W é igual à hora de Greenwich (GMT — Greenwich Mean Time) menos 5 horas. O outro semi-meridiano, oposto ao de Greenwich, que atra- vessa o oceano Pacífico, é a “linha de mudança de data”, o que significa que quem a atravessar tem que adiantar ou atra- sar um dia no calendário, conforme vá na direcção E-W ou W-E, respectivamente. Como as fronteiras dos vários estados não são nos meridianos as zonas horárias têm sido adaptadas às fron- teiras, como podes ver no mapa. Fui consultar o horário dos vôos de uma determinada companhia aérea e reparei no seguinte: partida de Bruxelas às 7:00 horas; chegada a Londres às 6:55 horas do mesmo dia. Como é possível chegar a Londres antes da hora da partida? Quanto tempo dura este vôo?

Transcript of FUSOS HORÁRIOS - APMFUSOS HORÁRIOS Imagina que apanhas um avião em Lisboa, ao meio dia (hora...

Page 1: FUSOS HORÁRIOS - APMFUSOS HORÁRIOS Imagina que apanhas um avião em Lisboa, ao meio dia (hora solar) de quarta feira, dia 15 de Novembro de 2006. Imagina ainda que esse avião segue

Lisboa

Pólo Norte

Equador

Associação de Professores de Matemática

20 ANOS

à medida do tempo

FUSOS HORÁRIOSImagina que apanhas um avião em Lisboa, ao meio dia (hora solar) de quarta feira, dia 15 de Novembro de 2006. Imagina ainda que esse avião segue para Oeste, sempre no mesmo paralelo, acompanhando o movi-mento aparente do Sol. Isso significa que, no avião, é sempre meio dia (hora solar local) de 4ª feira, dia 15 de Novembro … Se o avião voasse durante 24 horas, chegaria a Lisboa ao meio dia, mas já teriam passado 24 horas, por isso já era 5ª feira. Onde é que deixou de ser 4ª e passou a ser 5ª feira? Durante a viagem, sempre ao meio dia solar, nunca foi noite. Onde começou o dia 16 de Novembro?

Este problema, com outra formulação, foi colocado por Lewis Carroll na primeira metade do século XIX, quando uma grande parte do mundo se guiava ainda pela hora solar local. Foi exactamente nesse século que começou a era das comu-nicações. Os comboios e o telégrafo punham em contacto pes-soas em lugares com longitudes muito diferentes e, por isso, com horas muito diferentes. Cada um não sabia a hora e o dia do outro, portanto não podia saber quando iria passar o com-boio numa dada localidade ou quando teria sido enviada uma mensagem. Para resolver o problema, em 1884, reuniram-se represen-tantes de vários países em Washington e aprovaram as seguin-tes convenções: A Terra é dividida em fusos horários, isto é em faixas com 15º correspondendo cada faixa a uma hora. Dentro de cada

fuso todos os locais têm a mesma hora, designada normalmen-te como hora local. O fuso 0 é o que contém, a meio, o semi-meridiano que passa pelo Observatório de Greenwich, já utilizado pelos mari-nheiros europeus como meridiano de referência para determi-nação da longitude. Assim, a hora local no fuso 5º W é igual à hora de Greenwich (GMT — Greenwich Mean Time) menos 5 horas. O outro semi-meridiano, oposto ao de Greenwich, que atra-vessa o oceano Pacífico, é a “linha de mudança de data”, o que significa que quem a atravessar tem que adiantar ou atra-sar um dia no calendário, conforme vá na direcção E-W ou W-E, respectivamente. Como as fronteiras dos vários estados não são nos meridianos as zonas horárias têm sido adaptadas às fron-teiras, como podes ver no mapa.

Fui consultar o horário dos vôos de uma determinada companhia aérea e reparei no seguinte:• partida de Bruxelas às 7:00 horas;• chegada a Londres às 6:55 horas do mesmo dia.Como é possível chegar a Londres antes da hora da partida? Quanto tempo dura este vôo?