FUVEST 2014

41
Fuvest 2014 ( Perguntas de Português )

Transcript of FUVEST 2014

Page 1: FUVEST 2014

Fuvest 2014( Perguntas de Português )

Page 2: FUVEST 2014

Introdução

Veremos à seguir, as questões de português que houveram no vestibular da Fuvest em 2013 (para ingressarem em 2014), assim, ampliando nosso conhecimento e nos deixando mais preparados até mesmo para outros vestibulares.

Page 3: FUVEST 2014
Page 4: FUVEST 2014

No Texto, empregam-se de modo mais evidente, doisrecursos de intertextualidade: um, o próprio autor o tornaexplícito; o outro encontra-se em um dos trechos citadosabaixo. Indique-o.

a) “Você é um horror!”b) “E você, bêbado.”c) “Ilusão sua: amanhã, de ressaca, vai olhar no espelho ever o alcoólatra machista de sempre.”d) “Vai repetir o porre até perder os amigos, o emprego, afamília e o autorrespeito.”e) “Perco a piada, mas não perco a ferroada!”

Page 5: FUVEST 2014

No Texto, empregam-se de modo mais evidente, doisrecursos de intertextualidade: um, o próprio autor o tornaexplícito; o outro encontra-se em um dos trechos citadosabaixo. Indique-o.

a) “Você é um horror!”b) “E você, bêbado.”c) “Ilusão sua: amanhã, de ressaca, vai olhar no espelho ever o alcoólatra machista de sempre.”d) “Vai repetir o porre até perder os amigos, o emprego, afamília e o autorrespeito.”e) “Perco a piada, mas não perco a ferroada!”

Resposta: E

No texto de Laerte, conforme o enunciado, há duas ocorrências de intertextualidade (diálogo entre textos): a primeira, explícita, consiste na resposta do bêbado “ É, mas amanhã eu tou bom”, que o próprio autor informa em nota tratar-se de uma piada velha, a segunda encontra-se na resposta da mulher, no último quadro, “ Perco a piada, mas não perco a ferroada!”. Neste caso, trata-se de uma paródia do dito popular “Perco o amigo, mas não perco a piada!”.

Page 6: FUVEST 2014
Page 7: FUVEST 2014

Resposta: A

As questões de gênero tematizadas na tirinha, em um primeiro momento, ocorrem na fala do homem, o qual sugere uma oposição entre a feiúra permanente da mulher e a embriaguez transitória dele. Contudo, em resposta fulminante, a mulher o acusa de ser permanentemente um “Alcoólatra machista”, e que, portando, perderia amigos, empregos, família e até mesmo o autorrespeito, que seriam elementos transitórios.

Acrescenta-se ainda a oposição entre a transitoriedade da piada velha e machista do homem, presente nos dois primeiros quadros, e a argumentação da mulher em crítica discursiva, presente nos dois últimos quadros.

Page 8: FUVEST 2014
Page 9: FUVEST 2014

Resposta: C

A polissemia (múltiplos sentidos) da palavra “natureza” é explorada no texto. Essa palavra aparece quatro vezes: duas com sentido intrínseco, referindo-se à natureza individual do sujeito ( primeira e quarta ocorrência) e à natureza do seu sentido denotativo (segunda e terceira ocorrência).A alternativa B, embora incorreta, exige que o aluno saiba distinguir homonímia (palavras de mesma forma, porém de origens diferentes) de polissemia (palavras que adquirem sentidos diferentes dentro de um contexto), uma vez que este é tema divergente, inclusive, entre importantes gramáticos.

Page 10: FUVEST 2014
Page 11: FUVEST 2014
Page 12: FUVEST 2014

Resposta: A

No texto, a palavra “inexorável” tem sentido semelhante a “inelutável” (implacável, contra o que não se pode vencer). Usando-se qualquer uma das palavras, entende-se, do trecho, que a miséria moral não pode ser superada, transporta

Page 13: FUVEST 2014
Page 14: FUVEST 2014

Resposta: A

I – O termo “pós-moderno” possui um significado amplo, já que se refere às várias tendências que se seguiram, e ainda se seguem, ao Modernismo.A utilização das aspas deve-se à interção do autor em restringir o sentido amploo – e, portanto, vago – desse termo.

II – A expressão “ livre jogo do mercado”, relativa à política liberalista, pertence à área da Economia. As aspas indicam, então, a especificidade técnica desse termo.

III – Em “resto do mundo” a expressão torna-se pejorativa devido à utilização da palavra “resto”, que possui significado de “resíduo”, “sobra”.

Page 15: FUVEST 2014
Page 16: FUVEST 2014
Page 17: FUVEST 2014

Resposta: E

Alternativa incorreta é a e, pois o prefixo “oni” tem o sentido denotativo nos dois casos, onipotente e onisciente, relativo a “todo”

Page 18: FUVEST 2014
Page 19: FUVEST 2014

Resposta: E

A equação apresentada como ideal de vida de Jacinto na juventude ( suma ciência versus suma potência igual suma felicidade), após o momento em que ele se reconcilia com a vida nas serras, poderia apresentar como resultante a palavra “servidão”. Jacinto consegue um ponto de equilíbrio entre a tradição e a modernidade, tornando-se menos dependente da tecnologia e do cientificismo, que predominam na segunda metade do século XIX.

A equação da juventude não fez mais sentido quando o personagem conseguiu alcançar a felicidade longe de Paris, levando a Tormes apenas as inovações necessárias para o progresso do lugar.

Page 20: FUVEST 2014
Page 21: FUVEST 2014

Resposta: B

O tema da escravidão aparece de maneiras distintas nas três obras citadas. A afirmação relaciona-se a “O cortiço”, pois o abolicionismo de fachada aparece no personagem João Romão que, após enganar a negra Bertoliza, denuncia a escrava quando ela não mais lhe servia e, depois disso, recebe o diploda de sócio benemérito da comissão de abolicionistas.

A afirmação II é condizendo com “Memórias de um sargento de milícias”, pois o tráfico de escravos é mostrado na passagem que o fradinho serve em um navio como sangrador.

A afirmação III refere-se a Memórias póstumas de Brás Cubas, pois há uma passagem em que um antigo escravo, Prudêncio, já alforriado, maltrata outro escravo assim como haviam feito com ele.

Page 22: FUVEST 2014
Page 23: FUVEST 2014
Page 24: FUVEST 2014

Resposta: C

A locução “Heis de cair”, na última linha do texto, exprime a certeza de que uma dada ação futura irá se realizar. A certeza a que se refere o narrador é a de que o leitor, assim como o estilo do narrador ou o livro, um dia acabarão, ou seja morrerão. A comparação com as folhas das árvores (“E caem – Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas...”) viria a confirmar essa posição do narrador.

Page 25: FUVEST 2014
Page 26: FUVEST 2014

Resposta: B

Assim como em Memórias póstumas de Brás Cubas, Viagens na minha terra de Almeida Garret, faz uso reiterado de digressões e divagações ao longo da narração. O candidato deveria perceber essa semelhança com a leitura das obras, apesar de elas fazerem parte de escolas literárias distintas.

Page 27: FUVEST 2014
Page 28: FUVEST 2014

Resposta: D

Pode-se entender que a antítese “cemitério e carnaval” sintetiza a reflexão que o autor propõe acerca do caráter adverso da vida. Tal reflexão pretende mostrar que tudo tem dois lados. Dessa forma, a felicidade pode preceder a tristeza e vice-versa, o que está belo e vistoso (portanto vivo) pode “cair” (morrer) e até mesmo a morte, que por determinar o fim, se não pode proporcionar a realização, também não sintetiza o fracasso.

Page 29: FUVEST 2014
Page 30: FUVEST 2014

Resposta: B

A afirmativa I está correta. O século XX, é marcado por forte polarização ideológica. Entre 1930 e 1945 o mundo é dividido entre extrema direita (nazifascismo) versus extrema esquerda(socialismo e comunismo). As obras vidas secas e Capitães refletem a postura de Graciliano Ramos e Jorge Amado, sendo livros que defendem uma postura claramente de esquerda.A afirmativa II também está correta, Em vidas secas, emprega um estilo conciso, seco, evitando adjetivações e apresentando uma linguagem mais objetiva, enquanto em Capitães da areia, utiliza muitas vezes uma linguagem mais coloquial, que se aproxima do povo e que não tem a mesma concisão.A afirmativa III está incorreta pois em Vidas secas, as personagens não tem feliz. As personagens provavelmente serão oprimidas na cidade grande, para onde se direcionam, dando continuidade no ciclo de opressão. Já em Capitães da Areia há uma redenção de algumas personagens, como “ Professor” e “Pedro Bala”, este tornando-se um líder revolucionário, aquele um artista renomado.

Page 31: FUVEST 2014

Revelação do subúrbioQuando vou para Minas, gosto de ficar de pé, contra avidraça do carro, vendo o subúrbio passar.O subúrbio todo se condensa para ser visto depressa,com medo de não repararmos suficientementeem suas luzes que mal têm tempo de brilhar.A noite come o subúrbio e logo o devolve,ele reage, luta, se esforça,até que vem o campo onde pela manhã repontam laranjaise à noite só existe a tristeza do Brasil

Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo, 1940.

(*) carro: vagão ferroviário para passageiros

Page 32: FUVEST 2014
Page 33: FUVEST 2014

Resposta: A

Ao caracterizar o subúrbio, o poeta lança mão, principalmente da personificação, como se pode notar pelo uso de expressões “com medo”, “ele reage, luta, se esforça”, entre outras. Nessas passagens, portanto, o subúrbio é caracterizado como um ente animado

Page 34: FUVEST 2014
Page 35: FUVEST 2014

Resposta: C

O verbo “vou” do trecho “Quando vou para Minas”, no contexto, expressa uma ação habitual, ou seja, realizada com alguma frequência. Já o verbo “existe” em “e à noite só existe a tristeza do Brasil”, expressa uma ação que persiste no tempo.

Page 36: FUVEST 2014
Page 37: FUVEST 2014

Resposta: B

Em sentimento do mundo há um sutil delineamento da classe social do Rio de Janeiro da época. O espaço popular aparece em poemas como “Revelação do subúrbio” e “Morro da Babilônia”, por exemplo. Em contraposição, temos espaços relacionados à elite carioca em poemas como “Indecisão do Méier” e “Inocentes do Leblon”

Page 38: FUVEST 2014
Page 39: FUVEST 2014

Resposta: D

Os motivos da velocidade, da mecanização, da eletricidade e da metrópole foram incorporados pelo movimento modernista, principalmente a partir das idéias que, em 1912, Oswald de Andrade trouxe da Europa, onde entrou em contato com o Manifesto Futurista, do italiano Marinetti. A primeira geração do Modernismo brasileiro (1922-1930) exaltava tais motivos, com certo otimismo e alguma euforia, e acreditava que eles integrariam uma revolução na literatura, como em outras formas de arte. Já a segunda geração modernista (1930-1945), da qual Drummond faz parte, apesar de não negar a modernidade e seus motivos apresenta, sobre a modernidade, uma visão crítica e engajada politicamente, apostando em uma literatura para a revolução.

Page 40: FUVEST 2014
Page 41: FUVEST 2014

Resposta: D

O livro Sentimento do mundo, em 1940, é composto por poemas escritos durante a década de 1930. Durante esse período, sob as ideias propagandas pelo governo de Getúlio Vargas, formou-se uma visão ufanista a respeito do Brasil, que passava, então, pelo processo de transição de um país predominantemente agrário para um país industrializado. Drummond, em sua obra, apresenta uma visão que desconstrói a ideia de um país novo e moderno; o poeta denuncia a desigualdade existente entre as localidades centrais, urbanizadas, e o subdesenvolvimento das regiões afasta desses centros, como o subúrbio e as zonas rurais, regiões estas ainda predominantes à época.