GABARITO DA 2ª. AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS A...

29
GABARITO DA 2ª. AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA Disciplina: ANÁLISE ECONÔMICA Tutor: ANTONIO AUGUSTO QUESTÃO PROVA A (1. horário) PROVA B (2. horário) 1 D E 2 B D 3 A A 4 D A 5 C A 6 A D Resposta esperado da questão subjetiva: O aluno deverá ter conhecimento relativo ao conceito de inflação.

Transcript of GABARITO DA 2ª. AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS A...

GABARITO DA 2ª. AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA

Disciplina: ANÁLISE ECONÔMICA

Tutor: ANTONIO AUGUSTO

QUESTÃO PROVA A(1. horário)

PROVA B(2. horário)

1 D E

2 B D

3 A A

4 D A

5 C A

6 A

D

Resposta esperado da questão subjetiva: O aluno deverá ter conhecimento relativo ao conceitode inflação.

Disciplina: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Tutora: Christine Arndt

QUESTÃO PROVA A(1. horário)

PROVA B(2. horário)

1 D A

2 A E

3 D E

4 A D

5 59 FFFVFA

6 VVVFV

97

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Tutor: Alex Santos Almeida

QUESTÃO PROVA A(1. Horário

)

PROVA B(2. Horário)

1 B E

2 C A

3 A D

4 D C

5 06 25

6C

E

7

Questão 7 : Respostas nas folhas de números 26 e 27 para ambos os tipos de provas.

Disciplina: Metodologia dos Trabalhos AcadêmicosTutor: Éverton Ávila

QUESTÃO PROVA A(1. horário)

PROVA B(2. horário)

1 A D

2 B C

3 D A

4 B D

5 D C

6 8 9

Resposta esperado da questão subjetiva:

PROVA A: Método fenomenológico – Proposto por Husserl, é a descrição direta da experiência tal como ela é. A realidade é construída socialmente eentendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. Existem tantas realidades quantas forem suasinterpretações e comunicações. Por isso o método fenomenológico procura mostrar o que é dado e explicaresse dado da forma como ele se dar à consciência. (Livro Texto p. 23)

PROVA B: Método hipotético-dedutivo é aquele pelo qual mediante uma lacuna no conhecimento, formula-se uma hipótesee procura-se testá-la, procurando evidências empíricas para derrubar a hipótese, contribuindo assim para aconstrução de teorias e leis. Segundo K. Popper “... Quando os conhecimentos disponíveis sobre determinadoassunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge um problema...”. É considerado lógico porexcelência e está historicamente relacionado com a experimentação, sendo bastante utilizado no campo dasciências naturais. (Livro Texto p. 21)

Disciplina: Relações Étnico RaciaisTutor: Éverton Ávila

QUESTÃO PROVA A(1. horário)

PROVA B(2. horário)

1 C A

2 B C

3 B A

4 E E

5 C E

6 9 15

Resposta esperado da questão subjetiva: PROVA A

Podemos dizer que foram basicamente quatro os argumentos da “ciência racial” que tiveram grande aceitação na sociedadebrasileira daquele tempo: o primeiro, que havia raças diferentesentre os homens; segundo, que a “raça branca” era superior à “raça negra”, ou seja, os brancos eram biologicamente maisinclinados à civilização do que os negros; terceiro, que havia relação entre raça, características físicas, valores e comportamentos;e, ainda, que as raças estavam em constante evolução, portanto era possível que uma sociedade pudesse ir de um estágio menosdesenvolvido para outro mais adiantado, sob certas condições.

FONTE: ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de ; FRAGA, Walter Filho. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais;Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. Disponível: <http://www.africanos.eu/ceaup/index.php?p=a&type=EX&s=27. >. Acesso: 03 dedezembro de 2015. p. 205

Resposta esperado da questão subjetiva: PROVA B

A consequência da miscigenação era um dos itens mais polêmicos das teorias raciais. Para alguns a “mistura racial” criava umtipo biológico e social degenerado e incapaz mentalmente, o mulato. O termo mulato provêm da palavra mula, o animal estéril quenasce do cruzamento do jumento com a égua . Na Faculdade de Medicina da Bahia, uma das mais importantes instituições científi-cas do século XIX no país, formou-se um grupo de especialistas que adotou as teorias raciais para os estudos de medicina legal.Mas para outros era justamente a miscigenação que garantiria a civilização no Brasil. A esperança era que, em médio e longoprazo, o país se tornasse predominantemente branco. E o caminho para o branqueamento era a miscigenação. Desse modo a“raça branca”, considerada mais evoluída, corrigiria as marcas deixadas na população brasileira por aquelas tidas como “raçasinferiores”, negros e índios.

FONTE: ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de ; FRAGA, Walter Filho. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais;Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. Disponível: <http://www.africanos.eu/ceaup/index.php?p=a&type=EX&s=27. >. Acesso: 03 dedezembro de 2015. p. 205-206

Disciplina: Planejamento Estratégico Tutor: Washington Clay

QUESTÃOPROVA A

(1. horário)

PROVA B(2. horário)

1 C A

2 A C

3 E A

4 E A

5 C B

Provas A e B

Resposta esperada da questão discursiva 06

Deverá ser mencionado pelo menos dois dos itens a seguir:

Apoio pleno da empresa nas questões sociais da comunidade em que atua Certificação em diversos órgãos de qualidade Credibilidade junto aos clientes e consumidores Diretoria com responsabilidade social e ambiental Inovação constante

Oportunidades de aprendizado para os funcionários Reconhecimento da empresa pelo mercado Boa saúde financeira da empresa Sócios não admitem nenhum tipo de sonegação de impostos pela empresa

Fonte: conceitos apresentados na matriz SWOT constante no material base de estudo.

Resposta esperada da questão discursiva 07

Deverá ser mencionado pelo menos dois dos itens a seguir:

Ampla participação dos líderes de mercado Concorrentes desleais e predatórios Entrada de produtos asiáticos e andinos Falta de Mão de obra qualificada no mercado Fornecedor único para corantes

Fonte: conceitos apresentados na matriz SWOT constante no material base de estudo.

Disciplina: Introdução à Administração Tutor: José Paulo

QUESTÃOPROVA A

(14:30)

1E

2B

3 A

4(somatória)

9

5B

6 D

7

O estruturalismo significa a análise interna de umatotalidade em seus elementos, sua disposição, e suasinterrelações, permitindo uma comparação, pois podeser aplicado em diversas situações diferentes. A preocupação do estruturalismo é com o todo e como relacionamento das partes na constituição do todo.

Resposta esperado da questão subjetiva: identificar a resposta na apostilha da disciplina Introdução àAdministração, Unidade II, item 4.1.1 Estruturalismo, página 56.

QUESTÃOPROVA B

(16:30)

1A

2B

3 E

4 C

5D

6 (somatória)

22

7 Parte do todo organizacional e de sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas. (pessoas e/ou departamentos).

A ênfase dada a Administração se baseia na divisão da empresa em áreas e/ou departamentos, no entanto ele salienta que a organização é o todo, e por sua vez, é maior que a soma de suas partes.

Resposta esperado da questão subjetiva: identificar a resposta na apostilha da disciplina Introdução àAdministração, Unidade II, item 2.2.1, Premissas da Teoria Neoclássica, página 32.

Disciplina: SGQ

Tutor: Kleber Andrade Souza

QUESTÃO PROVA A(1. horário)

PROVA B(2. horário)

1 A D

2 E B

3 D C

4 A B

5 3 20

6 E A

Resposta esperado da questão subjetiva:

Prova A: Pág. 43 da apostilaProva B: Pág. 43 da apostila

Disciplina: LOGÍSTICA EMPRESARIALTutor: Luiz Alberto Nogueira Morato

QUESTÃO PROVA A(1. horário)

PROVA B(2. horário)

1 B A

2 B B

3 E B

4 A B

5 04 026

(subjetiva)-- --

Disciplina: EMPREENDEDORISMOTutor: Luiz Alberto Nogueira Morato

QUESTÃO PROVA A(1. horário)

PROVA B(2. horário)

1 D A

2 E C

3 A A

4 C C

5 30 026

(subjetiva)-- --

Disciplina: DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE

TutorA: MARIA SUSANA SILVA

QUESTÃO PROVA A(1. horário)

PROVA B(2. horário)

1 E B

2 D 02

3 09 C

4 B A

5 A E

6 C subjetiva

7 subjetiva E

Resposta esperado da questão subjetiva:

PROVA A

7) As corporações estão se conscientizando cada vez mais do seu papel no desenvolvimento nacomunidade que está inserida, criando programas que levam em consideração a natureza,economia, educação, saúde, atividades locais, transportes. Pensando nesse contexto, faça umareflexão sobre a diferença entre os indicadores AA 1000 e S.A 8000 e sua função naresponsabilidade social empresarial.Resposta:Tema 3 - páginas 25, 26 e 27

PROVA B

6) As corporações estão se conscientizando cada vez mais do seu papel no desenvolvimento nacomunidade que está inserida, criando programas que levam em consideração a natureza,economia, educação, saúde, atividades locais, transportes. Pensando nesse contexto, faça umareflexão sobre a diferença entre filantropia e a responsabilidade social empresarial.Resposta:

Basicamente, filantropia volta-se para ações externas à empresa, tendo a comunidade comobeneficiária principal, em conselhos comunitários, organizações não governamentais, associaçõescomunitárias etc. São doações simples, onde está intrínseco o dever moral por parte da empresa,organização ou cidadão. Parte da premissa do assistencialismo ou da caridade, não necessitandode planejamento, organização, acompanhamento e avaliação. Alguns autores entendem afilantropia como um estágio de pré-responsabilidade social.

Já a Responsabilidade Social trata diretamente da condução e dos negócios da empresa. Englobapreocupações com todos os públicos da organização: acionistas, colaboradores, prestadores deserviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente. A RSE envolve odever cívico, de promoção à cidadania, desenvolvimento social e está focada nas transformaçõese não na caridade.A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) são ações das empresas que beneficiam asociedade, são causas sociais relevantes para as comunidades, contribuindo com a políticasocial. É uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente ecomunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindoa desigualdade social.

GABARITO DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE

PROVA A1 PROVA A2 PROVA B1 PROVA B2QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA

1 25 1 - 1 21 1 -2 E 2 B 2 E 2 V, V, V, V, F3 E 3 C 3 E 3 E4 D 4 35 4 V, V, F, V, V 4 235 B 5 A 5 B 5 A6 E 6 D 6 E 6 C7 - 7 D 7 - 7 D

Disciplina: Análise Econômica ITutor: Ulisses Pereira Ribeiro

QUESTÃOPROVA A1

(1º Horário)PROVA A2(1º Horário)

PROVA B1(2º Horário)

PROVA B2(2º Horário)

1 C A A B2 B D D C3 C A B D4 C A A C5 C A D C6 18 24 5 3

Resposta esperada para a questão subjetiva:

Provas A1 e A2:

Espera-se que sejam apresentados argumentos que enfatizem as dificuldades pelas quais a sociedade passa a ter provocadas pela recessãoeconômica. São exemplos de dificuldades o desemprego, a queda da produção de bens e serviços, que diminui a oferta destes para a sociedade, aqueda da arrecadação de tributos, que limita a capacidade de investimento e de gastos do governo com bens e serviços essenciais, dentre outros.

Provas B1 e B2:

As expectativas desses agentes (consumidores e empresários) quanto as condições futuras da economia refletem nas decisões dos mesmos quantoao consumo e investimento da economia. A queda do consumo impacta na demanda de empresas produtoras de bens de consumo. Estas, por suavez, serão obrigadas a diminuir a produção e a demitir pessoal. A queda do investimento afeta negativamente a produção e emprego dasempresas que produzem bens de capital, construtoras, dentre outras. Nesse sentido, essas condições afetarão negativamente o desempenho futuroda economia.

Disciplina: Elaboração e Análise de Projetos.Tutor: Ulisses Pereira Ribeiro

QUESTÃOPROVA A1

(1º Horário)PROVA A2(1º Horário)

PROVA B1(2º Horário)

PROVA B2(2º Horário)

1 D C C E2 B D B D3 B C C B4 B C D D5 D D 3, 4, 1, 2 2, 4, 1, 36 7 9 3 2

Resposta esperada para a questão subjetiva:

PROVAS A1 e A2: No monopólio há apenas um vendedor de um produto único e que não possui substitutos próximos no mercadoanalisado. Já, no oligopólio há poucas empresas atuando num mercado grande, ou concentração das vendas do setor em poucasempresas.

PROVAS B1 e B2: Certo. Como justificativa e exemplos, espera-se algo que aponte o declínio do produto em seu ciclo de vida,levando em consideração o desaparecimento da necessidade relacionada ao produto; ou o aparecimento de novos produtos, maiseficientes; ou o surgimento de produtos substitutos de melhor qualidade.

Disciplina: Análise Econômica IITutor: Ulisses Pereira Ribeiro

QUESTÃOPROVA A1(1º Horário)

PROVA A2(1º Horário)

PROVA B1(2º Horário)

PROVA B2(2º Horário)

1 E D B D2 B D B D3 C D B C4 C E D D5 E A E E6 15 30 6 12

Resposta esperada para a questão subjetiva:

Provas A1 e A2: Desenvolvimento econômico não é sinônimo de crescimento econômico. Este último indica o desempenho da produção,medido pelo PIB. Enquanto o desenvolvimento econômico considera o crescimento econômico, mas acompanhado de mudanças estruturais naeconomia, como a melhora na qualidade da mão de obra, dos sistemas de transportes, na estrutura de poder existente no país, etc.

Provas B1 e B2: Certo. Por diversas razões, o governo perdeu o apoio do Congresso, que passou a limitar a capacidade de governar daPresidente da República.

Disciplina: Psicologia e Comportamento Organizacional Tutor: Ariadne Cedraz

Prova A1 C2 C3 D4 155 B6 C

Prova B1 D2 283 D4 C5 E6 D

Prova C1 A2 263 E4 A5 D6 A

Prova D1 A2 C3 A4 B5 D6 19

Prova E1 D2 323 B4 C5 D6 A

Prova F1 B2 E3 E4 A

5 286 A

Disciplina: Administração de Sistemas de IInformação

Tutor: Rodrigo Cesar Reis de Oliveira

QUESTÃOPROVA A

(1. horário)PROVA B

(2. horário)

1 E A

2 E D

3 C B

4 D E

5 D C

6 D A

7 Subjetiva Subjetiva

Resposta esperada da questão subjetiva:

Explicar o funcionamento e relevância dos ERPs e sua viabilidade e relevância para Micro e Pequenas Empresas (MPE).Resposta deve também analisar os textos e o gráfico, disponíveis na questão da prova e deve buscar argumentos nosseguintes tópicos do material da disciplina: 6.1.1 Enterprise Resource Planning (ERP); 6.1.1 Enterprise Resource Planning(ERP); 6.1.1.3 Características dos sistemas ERP; 6.1.1.4 Vantagens e desvantagens do ERP; 6.1.1.5 Como escolher umsoftware de gestão;

Disciplina: Saúde e Segurança no TrabalhoTutora: Fabiana Felix Góndola

QUESTÃO PROVA A(1. horário)

PROVA B(2. horário)

1 C D2 A E 3 D E4 B D 5 A B6 = 1+8+16=25 =1+8=9

Resposta esperada da questão subjetiva:

Prova A:

- Asbestose.- Silicose resulta da “longa exposição ocupacional do trabalhador, sem proteção adequada, a poeiras de sílica, livree cristalina, em pequenas partículas geradas em processos industriais;Saturnismo é a doença ocupacional que acomete os trabalhadores expostos, sem nenhuma proteção adequada, aochumbo.Siderose: é a doença ocupacional que acomete os trabalhadores expostos, durante alguns anos, sem nenhumaproteção adequada, ao ferro (FE).Estanose: é a doença ocupacional que acomete os trabalhadores expostos, durante alguns anos, sem nenhumaproteção adequada, ao estanho.Bagaçose: é a doença ocupacional que acomete os trabalhadores expostos, durante alguns anos, sem nenhumaproteção adequada, ao fungo Themophilico acthomyceto que se prolifera no bagaço de cana-de-açúcararmazenado mofado.Aluminiose: é a doença ocupacional que acomete os trabalhadores expostos, durante alguns anos, sem nenhumaproteção adequada, ao alumínio (Al).

Bissinose: é a doença ocupacional que acomete os trabalhadores expostos, durante alguns anos, sem nenhumaproteção adequada, às fibras de algodão.

Prova B:

Custo direto do acidente do trabalho não tem relação direta com o acidente propriamente dito, ou seja, é o custodo Seguro de Acidentes do Trabalho – SAT, que o empregador é obrigado a pagar ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS e que está relacionado ao grau de risco da empresa.Custo indireto do acidente do trabalho e proveniente de fatores que apesar de prejudicar a produção não representam saídas de caixas imediatas.O custo total do acidente é calculado somando-se o custo direto com o custo indireto: CT = CD + CI

Disciplina: EMPREENDEDORISMO

Tutor: Carlos Frederico

QUESTÃO PROVA A(1. horário)

PROVA B(2. horário)

1 A D

2 B E

3 Aberta Aberta

4 B E

5 B C

6 C

A

7 B D

Resposta esperado da questão subjetiva:

O aluno deverá ter conhecimento relativo à pesquisa exploratória

Disciplina: Mídias Sociais e ComércioEletrônico

Tutor: Mário Eugênio

QUESTÃO PROVA A1(1. horário)

PROVA A2(2. horário)

1 A C

2 C C

3 C E

4 E 23

5 29 A

6 AA

Disciplina: Mídias Sociais e ComércioEletrônico

Tutor: Mário Eugênio

PROVA A1(1. horário)

PROVA A2(2. horário)

E E

C E

A D

E 15

D C

30 A

Disciplina: Fundamentos de Marketing

Tutor: Alcides A. de Araújo Filho

QUESTÃO PROVA A(1. horário)

PROVA B(2. horário)

1 C D

2 B E

3 C C

4 D C

5 2+1=3 E

6 D1+2+4+8+16=

31