Galvanização

13
GALVANIZAÇÃO OU ZINCAGEM N4MET1

description

Metalurgia

Transcript of Galvanização

Page 1: Galvanização

GALVANIZAÇÃO

OU ZINCAGEMN4MET1

Mara Junia
MASDNAJHDJSDJKS
Page 2: Galvanização

GALVANIZAÇÃO

A GALVANIZAÇÃO É TODO PROCESSO DE GALVANOPLASTIA EM QUE METAIS SÃO

REVESTIDOS POR OUTROS MAIS NOBRES, GERALMENTE PARA PROTEGER CONTRA

CORROSÃO OU PARA FIS ESTÉTCOS/DECORATIVOS

Page 3: Galvanização

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE O PROCESSO

É O PROCESSO MAIS ANTIGO QUE EXISTE;

TEMPERATURA DE FUSÃO DO Zn É DE± 419C°;

CUBA GALVANIZADORA

Page 4: Galvanização

POR IMERSÃO A QUENTE

Desengraxamento – remoção de óleos, gorduras, etc. Água – remoção do desengraxante, completando a limpeza;Decapagem – retirada da camada de oxidação, casca, carepa etc. (ver item soldas, à pág. 74) por processo químico (ácido sulfúrico/clorídrico);Água – remoção de sais do metal formado durante a decapagem e resíduos de ácido;Fluxo – solução de cloreto de amônia e cloreto de zinco para se obter a uniformidade, acelerando a reação Fe-Zn;Zinco – banho de zinco fundido com 99,99% de pureza, aquecido a 450°C;Neutralização – proteção do revestimento de zinco, apassivação da camada.

Page 5: Galvanização
Page 7: Galvanização

ELETRÓLISE

O OBJETO QUE VAI RECEBER O BANHO FAZ O PAPEL DO CÁTODO;O MATERIAL QUE VAI RECOBRI-LO É O ANODO;E O ELETRÓLITO É UM COMPOSTO DESSE METAL;É O PROCESSO MAIS UTILIZADO.

EXEMPLO DE CORRENTE QUE PASSOU PELO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO ELETROLÍTICA

Page 8: Galvanização

ELETRO-CALHA

Page 9: Galvanização

METALIZAÇÃOO MATERIAL DEPOSITADO SOBRE O METAL A SER RECOBERTO É POSTO EM CAMADAS;A FONTE DE CALOR USADA PARA A FUSÃO DOS DOIS MATERIAIS É UMA PISTOLA APROPRIADA;O ARAME DE ZINCO É FUNDIDO AO ENTRAR EM CONTATO COM A CHAMA DA PISTOLA E É PULVERIZADO SOBRE A PEÇA;É USADO GERALMENTE PARA A CORREÇÃO DE FALHAS DE PEÇAS QUE NÃO PODEM SER GALVANIZADAS POR IMERSÃO;

ROSCAS GALVANIZADAS POR METALIZAÇÃO

Page 10: Galvanização

EXISTE UM OUTRO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO DO ZINCO CHAMADO DE SHERARDIZAÇÃO, E SE FAZ AQUECENDO A PEÇA A GALVANIZAR EM CONTATO COM PÓ DE ZINCO, EM ATMOSFERA NÃO OXIDANTE.ESSE PROCESSO NÃO É MUITO USADO DENTRO DA METALURGIA DO ZINCO, MAS NÃO DEIXA DE SER UM TIPO DE REVESTIMENTO PARA MELHORAR AS QUALIDADES DAS PEÇAS.

Page 11: Galvanização

CONCLUSÃOESSE PROCESSO TEM POR FINALIDADE PROTEGER O METAL BASE DE QUALQUER TIPO DE CORROSÃO, PRINCIPALMENTE ÀQUELAS PROVOCADAS PELA AÇÃO DA NATUREZA.A GALVANIZAÇÃO PODE SER REALIZADA COM QUALQUER OUTRO MATERIAL QUE SEJA RESISTENTE À CORROSÃO E QE SEJA MAIS ANÓDICO QUE O METAL BASE DAS PEÇAS.A PROTEÇÃO FEITA PELA ZINCAGEM NÃO IMPEDE QUE A PEÇA RECEBA POSTERIORMENTE UMA CAMADA DE PINTURA.A CAMADA DE ZINCO PROTEJE O METAL BASE PRATICAMENTE SE SACRIFICA PARA MANTER O METAL INTACTO.

Page 12: Galvanização

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.galvita.com.br/galvanizacao.php

www.wikipedia.com.br

Apostila dos metais não-ferrosos – Cobre e Zinco: Professor Luciano Miguel Moreira dos Santos.

Page 13: Galvanização

VALEU PELA ATENÇÃO!BOA NOITE!