GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos...

27
GAMETOGÊNESE Prof. Bartolomeu Garcia

Transcript of GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos...

Page 1: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

GAMETOGÊNESE

Prof. Bartolomeu Garcia

Page 2: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

INTRODUÇÃO

Corresponde ao processo de formação dos gametas

O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente especializadas

Contém metade do número de cromossomos (n) presente na célula somática

Este número de cromossomos é reduzido a metade na meiose um tipo especial de divisão celular que ocorre durante a gametogênese

Page 3: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

INTRODUÇÃO• A gametogênese pode ser caracterizada

por três etapas distintas denominadas multiplicação, crescimento e maturação.

• O evento fundamental da gametogênese é a meiose, que reduz à metade a quantidade de cromossomos das células, originando células haplóides.

Page 4: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

Gametogênese

Espermatogênese Ovogênese

Page 5: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

Duplicação do DNA

Divisão 1: Separação dos cromossomos homólogos.

Divisão 2: Separação

das cromátides

irmãs.

Reducional

Equacional

MEIOSE

Page 6: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

ESPERMATOGÊNESE Sequência de eventos através dos quais as

células germinativas primitivas_espermatogônias_ se transformam em espermatozóides;

Processo de maturação das células germinativas começa na puberdade e continua até a velhice;

Espermatogônias que haviam permanecido dormentes nos túbulos seminíferos começam a aumentar de tamanho_ formando espermatócitos primários.

Page 7: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.
Page 8: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.
Page 9: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

Quando a espermiogênese se completa os e espermatozóides caem na luz dos túbulos seminíferos

Page 10: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

Posteriormente os espermatócitos primários passam pela divisão I da meiose_formando dois espermatócitos secundários (n)

Subsequentemente os espermatócitos secundários passam pela divisão II da meiose_formando quatro espermátides

Espermátides transformam-se gradualmente em quatro espermatozóides maduros (processo chamado espermiogênese)

ESPERMATOGÊNESE

Page 11: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.
Page 12: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

ESPERMATOGÊNESEEPIDÍDIMO(armazena espermatozóides)

Túbulo seminífero 900

(em corte transversal)

Ampliação de um TESTÍCULO

2 A 6 ml – 200 a 400 milhões

Espermiogênese

Page 13: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

Fase de proliferação ou de multiplicação: As células primordiais dos testículos, diplóides, aumentam em quantidade por mitoses consecutivas e formam as espermatogônias.

Fase de crescimento: Um pequeno aumento no volume do citoplasma das espermatogônias as converte em espermatócitos I, também diplóides.

Fase de maturação: Cada espermatócito I origina dois espermatócitos II.

Espermiogênese: Processo que converte as espermátides em espermatozóides.

ESPERMATOGÊNESE

Page 14: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

Períodogerminativo

Período de crescimento

Período de maturação

Período de diferenciaçã

o

Mitoses

2nMitose

2n

2n

n n

nnnn

n n n n

2n

Crescimentosem divisão

celular

2n

Divisão I da Meiose

Espermatogônias

Espermatócitos II

Espermatócitos I

Divisão II da Meiose

EspermiogêneseEspermatozóides

Page 15: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

Espermatócito

secundário

Espermatides

Espermatózóides

Espermatogônias

Espermatócito

primário

Page 16: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

ESPERMATOGÊNESE NO EPITÉLIO DO TÚBULO SEMINÍFERO

Page 17: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

EPITÉLIO DO TÚBULO SEMINÍFERO

Lâmina basal (tecido conjuntivo);

Células da linhagem gamética;

Células de Sertoli_revestem os túbulos seminíferos, sustentam e nutrem as células germinativas e podem estar envolvidos na regulação na espermatogênese.

Page 18: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

CORTE TRANSVERSAL DOS TÚBULOS SEMINÍFEROS

Page 19: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.
Page 20: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

CICLO ESPERMATOGÊNICOO número de estágios de um ciclo é particular a

cada espécie.

Ex.: Rato (Rattus rattus) – 14 estágios; Macaco (Rhesus sp) – 12 estágios; Humano (Homo sapiens) – 6 estágios.

Na espécie humana cada ciclo dura em média 16 dias, o que significa dizer que são necessário 64 dias para a espermatogênese se completar.

Page 21: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

MODIFICAÇÕES NAS ESPERMÁTIDES PARA SE TRANSFORMAR EM ESPERMATOZÓIDE:

CONDENSAÇÃO DA CROMATINA Redução do volume nuclear;

Possibilita melhor adaptação para a locomoção e uma menor susceptibilidade a danos físicos ou mutações;

Mudança morfológica do núcleo de esférico para alongado e estreitado;

Page 22: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

DISTRIBUIÇÃO DE ORGANELAS

Mitocôndria migram para a periferia do citoplasma;

Complexo de Golgi transforma-se em acrossomo;

Centríolos posicionam-se abaixo do núcleo (opostos ao acrossomo);

Page 23: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

FIM DA ESPERMIOGÊNESE

Formação dos espermatozóide;

Perda do citoplasma residual e fagocitose do material desnecessário pelo Epiteliócito Sustentador;

Liberação (Espermiação)– pelo Epiteliócito Sustentador– dos espermatozóide para a luz dos túbulos seminíferos

Page 24: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

ESPERMIOGÊNESE: ESPERMÁTIDE ARREDONDADA TRANSFORMA-SE EM ESPERMATOZÓIDE ALONGADO (FORMA-SE ACROSSOMO), (MITOCÔNDRIA FORMA

BAINHA MITOCONDRIAL

Page 25: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.
Page 26: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

Os espermatozóides são transportados ao epidídimo onde são armazenados e tornam-se maduros

O epidídimo continua pelo ducto deferente que transporta os espermatozóides até a uretra através de contrações peristálticas

Secreções das glândulas sexuais acessórias (vesícula seminal_frutose e vesiculose , próstata e glândula bulbouretral) são acrescidos aos espermatozóides

TRANSPORTE DOS GAMETAS

Page 27: GAMETOGÊN ESE Prof. Bartolomeu Garcia. INTRODUÇÃO Corresponde ao processo de formação dos gametas O espermatozóide e o ovócito (gametas) são células altamente.

TRANSPORTE DO GAMETA MASCULINO