Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro...

28
Ano 07. Nº59. Rio de Janeiro - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDA Outubro de 2016 Gastronomia Saúde e Beleza Outubro Rosa Moda CLAUDIA ABREU A atriz Claudia Abreu é a nova protagonista da novela “ A Lei do Amor” . Aos 45 anos está em plena forma e revela estar adorando voltar a TV. lUso de descongestionante nasal pode ser muito perigoso lLipoaspiração completa 36 anos Saiba tudo sobre essa campanha que mobiliza o País Dia das Crianças: receitas irressistíveis ao paladar dos pequenos e promoções dos restaurantes cariocas Verão será de acessórios grandes e divertidos

Transcript of Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro...

Page 1: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

Ano 07. Nº59. Rio de Janeiro - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA E DIRIGIDAOutubro de 2016

Gastronomia

Saúde e Beleza

Outubro Rosa

Moda

CLAUDIA ABREUA atriz Claudia Abreu é a nova protagonista da novela “ A Lei do Amor” . Aos 45 anos está em plena forma e revela estar adorando voltar a TV.

lUso de descongestionante nasal pode ser muito perigosolLipoaspiração completa 36 anos

Saiba tudo sobre essa campanhaque mobiliza o País

Dia das Crianças: receitas irressistíveis ao paladar dos pequenos e promoções dos restaurantes cariocas

Verão será de acessórios grandes e divertidos

Page 2: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

2

No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Apareci-da, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América.

Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980. E é para os devotos de nossa Senhora Aparecida, que contamos sua história e como se tornou a padroeira do Brasil. Para o Dia das crianças, um ensaio fotográfico homenageia os baixi-nhos cariocas de norte à sul da cidade, seguido de um roteiro gastronô-mico com restaurantes que, certamente, prometem agradar aos palada-res infantis nesta primavera, que também está na moda anunciando a chegada e tendência da moda verão.

A escolhida para a CAPA foi Claudia Abreu, esta estrela que está rou-bando, literalmente, a cena em A Lei do Amor.

Em Saúde e Beleza muitas matérias interessantes vão chamar sua atenção e esclarecer suas dúvidas, confira!

Boa leituraMirian Barbosa

Sentir-se amadoMartha Medeiros

O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama. Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado. Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas.

Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de mi-lhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. “Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho”.

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. “Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato.”

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.

Direção Geral: DMC 21 Comunicação e Marketing & Editora: Mirian Barbosa

Repórteres: Maria Amora, Luiza Klein, Sophia Carneiro.

Secretária de Redação: Ângela Ferraz

Colaboradores: Doc Mariz, Roberto Mônico e todos os jornalistas e amigos

da redação DMC 21.

Diretora Comercial: Cristina Gonçalves

([email protected])

Edicão de artes e Diagramação: Roberto Monico

Fotografia: DMC 21

Concepção e Realização:DMC 21 Comunicação e Marketing LtdaCNPJ: 04.546.621/0001-58 E-mail: [email protected] Domingos Ferreira, 102 / 501 S/L - Tel: (21) 2135-0977 / 3024-3236 [email protected]

Page 3: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

AR

TE &

CU

LTU

RA

Oscar Claude Monet é um pintor parisiense nascido em 14 de novembro de 1840 e também um dos precursores do movi-mento artístico que ficou conhecido como Impressionismo. Em suas obras, Monet fazia o uso das cores como nenhum outro artista da época e essa característica de seu estilo se fez valer por toda a sua vida.

CLAuDE MONET

Ramo de Girassóis, 1881

Page 4: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

4

Sentir-se carente após sofrer uma rejeição é normal, mas quando o problema tem origem na in-fância, é preciso buscar ajuda profissional.

Todos já passamos por momentos de carência ao menos uma vez na vida. Em fases de pouca au-toconfiança ou após um fim de relacionamento, por exemplo, estamos sujeitos a sofrer desse mal.

“Há estados situacionais de carência, mas o problema é quando é um sentimento constante”, afirma o psicoterapeuta Marco Antonio De Tom-maso, formado pela uSP (universidade de São Paulo).

Segundo Ailton Amélio, doutor em psicologia e professor do Instituto de Psicologia da USP (Univer-sidade de São Paulo), a carência pode ter origem no passado, devido a problemas vividos na infân-cia, ou pode ser decorrente de algum aconteci-mento recente.

Para te ajudar a entender se a sua carência é passageira ou se é melhor procurar ajuda profis-sional, uOL Comportamento conversou com espe-cialistas para conhecer os principais motivos que tornam uma pessoa carente.

1 – Baixa autoestimaDe acordo com Tommaso, o que está por trás do

comportamento de alguém que se sente bem na pre-sença do parceiro, mas sofre de carência na ausência dele, é a baixa autoestima. “É como se a pessoa bus-casse no outro aquilo que não sente por si mesma. Ela acaba entrando em um processo de dependência muito grande”, afirma o psicoterapeuta.

Segundo ele, problemas de autoestima acabam com o equilíbrio do relacionamento. “No início, quan-do ninguém tem certeza se a relação vai dar certo, é normal que haja medo. Isso, normalmente, é ame-nizado à medida que o envolvimento evolui. Mas as pessoas carentes têm os sentimentos de insegurança e medo de perda ainda mais fortes conforme a rela-ção se fortalece”, diz Tommaso.

Como resultado do medo de tomar um fora a qual-quer momento, a pessoa com baixa autoestima co-meça a cobrar mais o parceiro, a pressão aumenta, os pedidos de provas de amor são cada vez mais fre-quentes e ela se mostra excessivamente pegajosa e possessiva. “Ela revela a necessidade de uma atenção intensa que nunca conseguirá”, diz Tommaso.

Esse tipo de pessoa está sempre carente: quando não tem ninguém, sente-se assim por temer a soli-dão; quando tem, age desse modo por ter receio de perder o outro. “Para não tomar um fora, a pessoa to-lera maus tratos, humilhações e se torna dependente do outro”, afirma.

2 – Pais insegurosEm um lar onde as pessoas são autoconfiantes, a

EQUILÍBRIOO que torna uma pessoa carente? Conheça os oito principais motivos

criança cresce com uma visão positiva sobre ela e so-bre a vida. Do mesmo modo, uma família com pais inseguros pode criar filhos com problemas de autoes-tima e, consequentemente, carentes.

“As crianças assimilam o que os pais fazem e os valores que têm. Pais inseguros, pessimistas e que se desentendem com frequência criam filhos pouco autoconfiantes e mais ciumentos. São crianças que dependem dos amiguinhos e que podem se tornar adultos que agem primeiro de modo extremamen-te submisso e, depois, com possessividade”, afirma Tommaso.

3 – Pais inconstantesSegundo Ailton Amélio, quem tem propensão a ser

carente pode ter sido uma criança criada por alguém inconstante. “Se a mãe um dia era carinhosa e, no outro, fria, a criança se torna ansiosa, pois nunca sabe se o outro estará presente ou não”, diz. Na vida adulta, ela se torna insegura, ciumenta, possessiva e grudenta.

4 – Superproteção na infânciaNem só de falta de carinho e atenção na infância

é feita uma pessoa carente. De acordo com a psica-nalista Luciana Saddi, mestre em Psicologia Clínica pela PuC-SP (Pontifícia universidade Católica de São Paulo) e membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, o excesso de atenção também pode levar uma criança a ser carente quanto adulta.

Segundo ela, é comum que quem foi superprote-gido e mimado na infância exija muita atenção, algo com o qual sempre esteve acostumado. “Pessoas su-perprotegidas, sempre consideradas coitadinhas pela família, não foram estimuladas a acreditar que po-dem ser autossuficientes. Esperam e exigem muito dos relacionamentos”, diz Luciana.

5 – Rompimento traumáticoHá também fases de carência situacionais, com

origens mais recentes e mais fáceis de serem supe-radas. uma delas é consequência de um rompimen-to. “Alguns tipos de desfecho afetivo deixam a gente carente, mexem com o nosso amor próprio, que fica ferido depois de um fora. Mas, com o tempo ou um novo amor, você se renova”, diz Tommaso.

6 – Situações de desemparoDe acordo Luciana Saddi, a carência momentânea

também pode surgir se a pessoa perde o emprego, re-cebe uma crítica muito violenta e inesperada ou sofre com a morte de alguém próximo. “Qualquer situação grave, que gere angústia, leva ao desamparo. E uma pessoa desamparada tem maior tendência a se sentir carente”, afirma.

7 – Resquícios de um relacionamentoSegundo Ailton Amélio, experiências afetivas an-

teriores podem tornar a pessoa carente. “uma pessoa que costumava ser independente, mas vivenciou um relacionamento que estimulava a dependência e o abandono dos amigos, está sujeita a sofrer assim que houver o término”, diz.

8 – PersonalidadesA carência também pode ser um traço de persona-

lidade. “Pessoas muito vorazes dificilmente se satis-fazem na vida”, diz Luciana. E esse desejo de querer sempre mais também acontece nos relacionamentos, onde há a tendência de se mostrar carente.

De acordo com Luciana, aqueles que se vitimizam também são fortes candidatos à carência. “São pes-soas que gostam de se colocar em uma situação de maior sofrimento e costumam culpar sempre o outro por sua dor. É como se não fossem responsáveis por suas vidas”, diz ela.

Quando a carência exige ajudaQuando a origem da carência é um problema de autoestima, com origens no passado, de-

corrente da criação, o problema é mais sério e exige ajuda profissional. Quando é situacional, como um término de relacionamento, é possível sair dessa sozinho, com o tempo. “uma dose de sofrimento e carência é natural e até saudável. Mas se durar demais e prejudicar a pessoa, é preciso procurar ajuda”, diz Ailton Amélio.

Quando a carência é uma característica constante, um comportamento repetido em todas as relações, também é preciso ficar atento. “Se você fica cada vez mais ansioso à medida que seu relacionamento avança, se tem fantasias decorrentes do medo de perder o outro, tendo ciúmes e fazendo coisas que não deveria para manter o outro, vale procurar ajuda psicológica”, diz Tommaso.

n Por Sophia Carneiro

Page 5: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

5

ga

str

on

om

iaP

or M

iria

n B

arbo

sa

INGREDIENTES.6 envelopes de gelatina em pó sem sabor (72g) .3 xícaras ( chá) de água (600ml) .9 xícaras (chá) de açúcar UNIÃO ( 1,440g).2 colheres (chá) de essência a gosto (5ml) .Gotas de corante a gosto .Óleo para untar . 2 xícaras (chá) de açúcar granulado UNIÃO PRE-MIUM para envolver as balas ( 380g)

MODO DE PREPAROCAPACIDADE DA XÍCARA: 200mlCAPACIDADE DA FORMA: 1800mlTIPO DA FORMA: quadrada (30cm) ou retangular (2cm de altura)

Hidrate a gelatina na água e leve ao fogo até dissolv-er, sem deixar ferver. Acrescente o açúcar e mexa bem até levantar fervura. Retire do fogo e adicione a essência e o corante.Coloque na fôrma ligeiramente untada com óleo e deixe descansar por 12 horas. Corte em quadrados pequenos (2 x 2cm) e passe-os no UNIÃO PREMIUM.

Para comemorar o dia das criancas o Jornal Cariocas separou 3 receitas irressistíveis ao paladar dos pequenos, afinal, nada como levar a criançada para cozinha e brincar de chef mirim. Separamos também promoções dos restaurantes cariocas para comemorar o dia com muita alegria.

Crianças são festejadas em casa e nos restaurantes

DICA:Combine a cor do corante com a essência escolhida: essência de limão com corante verde, essência de abacaxi com corante amarelo etc.Caso queira, substitua a essência e o corante por 1 caixa de gelatina em pó (45g) do sabor de sua preferência .Experi-mente cortar as balas com cortadores de formatos variados.

Bala de Goma

Biscoito com GeléiaINGREDIENTES- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo- 2 colheres (sopa) de açúcar- 1 xícara (chá) de creme vegetal Becel- 1/2 (chá) de geleia de goiaba

Para untar: creme vegetal Becel

MODO DE PREPAROEm uma tigela grande, coloque a farinha, o açúcar e o creme vegetal Becel. Misture com as pontasdos dedos até que a massa fique maleável e solte das mãos. Envolva em filme plástico e leve à geladeirapor 30 minutos.Unte 2 assadeiras grandes (40 X 28 cm) e reserve.Preaqueça o forno em temperatura média (180 °C).Divida a massa em 60 porções e modele bolinhas. Pressione levemente cada uma delas com a ponta

do dedo, formando uma pequena cavidade.Coloque nas assadeiras reservadas, deixando espaço entre elas.Preencha as cavidades com um pouco de geleia.Leve ao forno por 20 minutos ou até dourarem levemente. Espere

Page 6: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

Olha o Churros do Shopping Grande Rio prepara ação no mês das Crianças

A Olha o Churros do Shopping Grande Rio quer resgatar as boas lembranças dos adultos e convida clientes de todas as idades para brincarem com o Ioiô. É que no mês de outubro a marca promove uma promoção dedicada a todas as crianças. O cliente pode optar pela compra do combo de churros de doce de leite + ioiô semiprofissional, ou outros sabores, por valores a partir de R$15,00, para que as famílias possam interagir e curtir bons e doces momentos da vida juntos, relembrando que existe di-versão sem tecnologia. O Shopping Grande Rio fica Rua Maria Soares Sendas, 111, em São João de Meriti. Telefone: (21) 2430-5111.

Spoleto do Center Shopping Rio oferece cardápio especial para criançasNo Spoleto é assim! O “cliente mirim” encontra um cardápio com 18 massas feitas com grano duro importado, oito molhos e 32 ingredientes (podendo selecionar até oito opções) como bacon, frango, queijo, to-mate, ovo de codorna e outros. Basta escolher a massa, o molho, quatro ingredientes e saborear! Esse ano, o Spoleto do Center Shopping Rio cel-ebra o mês das crianças com uma super novidade: o spaghetti quadrado à bolognesa. A massa em formato inusitado e com nova receita de molho promete agradar e surpreender a criançada, que “bate com apetite uma carne moída”. O prato custa a partir de R$ 11,90. E mais: além dessa opção, vários restaurantes da rede oferecem ainda a promoção Chef Bambini*, voltada exclusivamente para o público infantil e que dá direito a uma massinha de modelar. Na compra de uma refeição (massa bambini + bebida), a criança leva o mimo!!*sob consultaServiço: Spoleto do Center Shopping RioEndereço: Av. Geremário Dantas, 404 – TanqueTelefone: (21) 3529-8222

INGREDIENTES1/2 xícara de leite3 ovos1 xícara de óleo1 e 1/2 xícaras de açúcar1 xícara de chocolate em pó2 xícaras de farinha de trigo1 colher (sopa) de fermento em pó2 colheres (sopa) bem cheias de doce de leite (para misturar depois do bolo pronto)

COBERTURA:500 g de chocolate para coberturaconfeitos para decorarpalitos para pirulito

MODO DE PREPAROBater no liquidificador o leite, ovos (bater gemas e claras ligeiramente antes de adicionar),óleo e açúcar por uns 5 minutos

Despejar em um recipiente com a farinha de trigo, chocolate em pó e fermento pe-neirados, mexer com fuê (batedor manual) até misturar bemAssar em forma com papel manteiga no fundoRetirar do forno e deixar esfriarDeixar a forma coberta com papel filme ou papel toalha na geladeira um dia antes de fazer os bolinhosTransferir o bolo já frio para um recipiente maior e esfarelar com ajuda de uma colherColocar o doce de leite e misturar até que a massa fique levemente úmidaPara modelar as bolinhas, pegar mais ou menos uma colher (sopa) da mistura do bolo com doce de leite e amassar um pouquinho com a mãoEm seguida fazer a bolinha do tamanho desejadoDerreter um pouquinho do chocolate para cobertura em banho maria ou no micro-ondasMolhar a pontinha do palito no choco-late derretido e espetar na bolinha até a metade mais ou menosColocar as bolinhas já com os palitos sobre uma forma forrada com papel manteiga e levar à geladeira por, no mínimo, meia hora, pode ficar até alguns diasDerreter o restante do chocolate para cobertura e mergulhar as bolinhas, com cuidado para não soltar do palitoRetirar levemente o excesso e colocar os confeitos, esperar secar e fixar em isopor ou como desejar, (existe no comércio uten-sílios apropriados)

CAKE POP

Page 7: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

A mais tradicional casa do LeblonAlvaro’s

Todos os sábados

feijoadaConheça também nosso

Festival de bacalhau. Mais de 10 tipos de pratos

para o seu prazer.

rua ataufo de paiva, n º 500 - tel.: (21) 2294-2148 / 2294-2194

Azumi apresenta promoção para os pequenos

O restaurante AzUMI, da chef Alissa Ohara, prepara receitas afetivas com lembran-ças da infância. É difícil conhecer alguém que nunca comeu um bolo sem lembrar dos tempos de criança quando a mãe ou a avó preparavam um lanche da tarde. Pensando nisso e por conta de o Dia das Crianças estar se aproximando, Alissa Ohara, resolveu dividir, carinhosamente com os clientes, as lembranças de receitas afetivas que marcaram sua infância. Incluiu no menu da casa, que é considerada um dos melhores restaurantes japoneses da cidade, uma seleção gastronômica especial, que ficará em cartaz entre os dias 12 e 16 de outubro, seja no almoço ou jantar. “Diferentemente de muitos restaurantes que acabam elaborando somente pratos e sobremesas infantis para a data, decidimos pensar de outra forma e trazer um pouco da história da minha infância para nossos cli-entes também conhecerem e, quem sabe, se identificarem. Isso é muito bacana pois aproxima as pessoas e faz com que elas também lembrem de seus momentos de criança” – destaca Alissa.Aqueles que ficaram curiosos e vão marcar presença no restaurante, seja com os filhos, sobrinhos, afilhados ou até mesmo sozinhos, não vão se arrepender. Os pratos são deliciosos e elaborados com toda a qualidade na preparação e na seleção dos ingredientes, sempre muito fresquinhos.As opções são variadas. Para começar, os comensais poderão escolher o IkaKaki Ague (R$ 70), uma deliciosa combinação de tempura de lula com cebolinhas. “Minha mãe fazia sempre desta forma, quando meu pai comprava peixe e lula fresquinhos para casa” – relembra Alissa.Seguindo o passeio, também vai marcar presença no menu o prato preferido da filha do dono, o Sr. Ohara: o ToriTatsuta Ague (R$ 55), um inesquecível frango a passarinho à moda de sua mãe. É sem palavras.Os clientes podem também optar pelo Lamen (R$ 65), um delicioso macar-rão com cozido de porco e caldo muito saboroso. “Meu pai é expert em Lamen. Quando penso em família e nele na gastronomia, penso nesse prato” – destaca.Fechando o circuito do menu afetivo, vem o Gomoku Gohan (R$ 55), um delicioso arroz com vegetais japoneses, bem leve e saudável.Com essa mistura especial de carinho, amor, lembranças de família e gastrono-mia, qual tal tornar o Dia das Crianças ainda mais especial, combinando um de-licioso jantar no Azumi com os pequenos e aproveitando também para relembrar as receitas pessoais que marcaram época? Aproveitem!!!

Rua Ministro Viveiros de Castro 127, Tel: (21)2541-4294

Page 8: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

Sempre criançasfotos: arquivo

Page 9: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

9

CLAUDIA ABREUNa era da Delicadeza

“Ninguém tem a receita para uma relação longa. Um dia de cada vez, divertir-se juntos, respeitar a diferença…”

Aos 45 anos e cada vez mais linda, Cláudia Abreu é a nova protagonista da trama das 21h da TV Globo, ‘ A Lei do Amor’. A atriz que também

produz e escreve a série infantil Valentins, que estreia em 2017 no canal Gloob, tem neste trabalho uma parceria com o mari-do José Henrique Fonseca. Casada há 19 anos com o cineasta, eles tocam juntos a produtora Zola e ainda reservam um tempo para curtir a dois. “Ninguém tem a receita para uma relação longa. um dia de cada vez, divertir-se juntos, respeitar a dife-renças…”, conta Cláudia que tem com seu amado quatro filhos: Maria, de 15, Felipa, de 9, José Joaquim, de 6, e Pedro, de 4. “Eu me considero uma boa mãe. Aliás, esse é o maior elogio que alguém pode me faz-er. exigem investimento diário. Para mim, a partida ainda está rolando e o jogo nunca está ganho”, assumiu.

Na novela, ela será Helô, a heroína de A Lei do Amor, que acabou de estrear. Segun-do Claudia, a personagem foi um convite de Denise Saraceni, com quem fiz Belíssima (2005), Cheias de Charme (2012) e Geração Brasil (2014). “um convite dela já dá von-tade de prestar atenção com mais cuidado ao papel”, contou. Na trama ela é mãe de Maria e Felipe, de 9 anos, José Joaquim de 6 anos e Pedro Henrique de 5 anos. “Eu me considero uma boa mãe. Aliás, esse é o maior elogio que alguém pode me fazer. Para mim, cuidar dos filhos, antes de uma questão de afeto, é de caráter. Família, carreira e relacionamentos exigem inves-timento diário. Para mim, a partida ainda está rolando e o jogo nunca está ganho”, assumiu.

Claudia Abreu impressionou ao mudar o visual para atuar na novela ‘A Lei do Amor’. De cabelos curtos, ela recebeu muitos elo-gios, inclusive pela beleza. Mas, segundo a atriz, ela não liga tanto para os cuidados com a beleza. Seu foco, agora, é se dedi-car aos quatro filhos. “Já aceitei que nun-

Page 10: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

“Eu me considero uma boa mãe. Aliás, esse é o maior elogio que alguém pode me fazer.

vai me rejuvenescendo", conta.Sobre a parceria com Isabelle Dum-

mond , que interpreta sua person-agem Helô na primeira fase da novela, a atriz fala com alegria. "Nossa terceira novela seguida. Além de Che-ias de Charme, ela fez Geração Brasil, em que ela vivia a minha filha. Então está sendo muito bom trabalhar com ela novamente e fazendo a mesma per-sonagem. A gente já é afinada e tem uma amizade e afinidade muito grande. Todo mundo que teve personagem que estava na primeira fase e na segunda fase da novela fez uma preparação em conjunto"diz.

Na trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, a atriz tem um des-encontro amoroso com Pedro (Rey-naldo Gianecchini) com quem tenta retomar a história de amor na maturi-dade. "É uma novela que fala de amor, de família, de intriga... São coisas que vemos na vida e na ficção. A novela é de uma simplicidade que me agrada muito, assim como a Helô. Me divirto muito também com o Giane (Reinaldo Gianechini). A gente é muito amigo."

Ainda falando da novela, “A Lei do Amor”, Claudia afirma que sua person-

agem não é o tipo que carrega peso nas costas. “ Não é heroína e nem dramática. Tem dramaticidade quando necessário, mas também é muito solar. Mesmo com o sofrimento da primeira fase, das perdas, ela sobrevive porque gosta da vida”.

ca vou ser aquela gata malhada. É uma questão de prioridades, e meus filhos estão em primeiro lugar”, afirmou.

Ao ser perguntada como faz para manter o ros-tinho de menina, Claudia diz que está na alegria de viver. "Acho que o segredo está na alegria de viver. Tem que ser feliz e ver o lado positivo das coisas. Ser cuca fresca. Acho que eu era mais velha mais jovem. Agora estou mais desencanada e querendo ser cada vez mais cuca fresca. Isso

Page 11: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

11

Denuncie! Ligue 180

Page 12: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

A doença de Alzheimer é incurável, se agrava ao longo do tempo e atinge parte da popu-lação idosa. Apesar de ser muito divulgada, ainda é rodeada de mitos e informações

praticamente desconhecidas. Setembro é um mês dedicado para falarmos do Alzheimer (já que dia 21 começou a Semana Mundial da Doença), que afeta mais as mulheres que os homens, segundo pesquisa realizada pela Associação Americana de Alzheimer (Alzheimer’sAssociation).

O risco de uma mulher desenvolver a doença aos 65 anos é de 1 em 6, o que representa quase o dobro do risco dela ter câncer de mama, enquanto os homens apresentam risco de 1 em 11 de desen-volver a doença na mesma faixa etária. Além do desenvolvimento do Alzheimer ser maior em mu-lheres, dados sugerem que elas também aparecem em número expressivamente maior como cuidado-ras, parentes e amigas que ajudam nos cuidados de um paciente.

O geriatra Espedito Carvalho, Membro da So-ciedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-RJ, aponta nove fatos que as mulheres devem conhe-cer sobre o Alzheimer:

1.A LONGEVIDADE fAz COM qUE AS MULhERES SEJAM MAIORES VíTIMAS DO ALzhEIMER

uma pesquisa realizada pela Associação Ameri-cana de Alzheimer revelou que três em cada cinco pacientes que vivem com a doença são mulheres e o motivo disso é porque as mulheres tem expec-tativa de vida muito maior que os homens. “Pro-porcionalmente, a doença é desenvolvida mais em mulheres acima de 60 anos e a tendência é que conforme a humanidade envelheça mais, a doen-ça dobre o número de casos”, explica Dr. Espedito Carvalho.

A universidade de Stanford provou através de

um estudo que mulheres que carregam o gene ApoE-4, são duas vezes mais propensas a sofrer com o mal de Alzheimer que os homens que pos-suem o mesmo gene. As razões para este fato, en-tretanto, continuam desconhecidas.

2. OS SINTOMAS DA DOENÇA SÃO EVIDENTES Há uma grande diferença entre os problemas

de memórias comuns, como estresse e rotina cor-rida, e os problemas de memória causados pelo Alzheimer. O Dr. Espedito explica que os sintomas do Alzheimer se caracterizam pela perda de me-mória constante, aquela que atrapalha o dia-a-dia. “Atividades habituais que as mulheres esquecem como executar ou fazem de forma mais lenta são

sintomas claros do início do Al-zheimer”.

3. O DIAGNóSTICO PODE LEVAR DIAS

Apesar dos sintomas da do-ença a partir da perda de me-mória serem fáceis de identifi-car, é preciso muito mais para ser diagnosticado. Dr. Espedito descreve que o processo para ter o diagnóstico é feito atra-vés de testes de memórias que pontuam e comparam os re-sultados com a população da mesma idade e escolaridade. “Exames, conversas e testes elucidam há quanto tempo o paciente tem sofrido de perda

de memória, analisamos também se esses lapsos de memória não podem estar ligados a medicamentos ou doenças como depressão”. Hemorragias e tu-mores, por exemplo, também potencializam a per-da de memória, portanto quanto mais exames e testes forem feitos, melhor será para o paciente.

4. O ALzhEIMER NÃO TEM CURA O Dr. Espedito afirma que não há tratamento

para que o Alzheimer seja revertido, porém a ciên-cia desenvolveu medicação para retardar o proces-so da perda de memória e lembra que cada pacien-te tem uma medicação distinta. “Todo tratamento é diferenciado, a intenção é suprir as substâncias que faltam no organismo de cada paciente”.

5. A DOENÇA POSSUI DIfERENTES ESTáGIOS O mal de Alzheimer pode ser visto em três dife-

rentes fases: leve, moderada e avançada.Leve: esquecimentos quase normais do dia-a-

-dia, mas que interferem na rotina, como senha de banco, chave do carro e celular.

Moderada: necessidade de supervisão. A pessoa consegue gerenciar seus compromissos, mas preci-sa de alguém que a acompanhe, como na hora de cozinhar ou tirar dinheiro no caixa eletrônico.

Avançada: estado total dependência, seja para comer, tomar banho ou sair de casa. Dentro des-se estágio, encontra-se também a fase terminal. Nela, a pessoa fica na cama, sem capacidade de mobilidade e interação. Ela perde sua capacidade de memória e de linha de pensamento contínua, apresenta alterações de humor, não consegue mais falar, andar, engolir e, na maioria dos casos, morre

Pesquisa aponta que mulheres sofrem mais com Doença de Alzheimer

Page 13: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

por causa de complicações causadas pela doença.

6. BEBIDAS ALCOóLICAS PODEM CONfUNDIR O DIAGNóSTICO DE ALzhEIMER, PRINCIPALMENTE NAS MULhERES

Se você tem um membro da família que está sendo diagnosticado com Alzheimer, certifique-se de que o verdadeiro problema não é o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Pesquisas apon-tam que uma quantidade moderada de álcool pode ajudar a prevenir a doença, mas em excesso podem levar a outro mal, chamado Síndrome de Korsakoff, que tem como principal característica, a demência. Pode passar despercebido, mas pessoas mais velhas tendem a consumir uma quantidade maior de álco-ol, especialmente as mulheres. Aliás, 22% das mu-lheres entre 65 e 74 anos bebem mais do que a dose semanal de álcool indicada pelos especialistas.

7. MUDANÇAS NA ROTINA AJUDAM A PREVENIR OU RETARDAR O APARECIMENTO DA DOENÇA

De acordo com o Dr. Espedito Carvalho, países como Islândia passaram a adotar mudanças signi-ficativas na rotina e um estudo feito em 2015 pro-vou que em dois anos, pessoas que cumpriram cin-co etapas de adaptação, apresentaram menores problemas de memória e concentração. São elas:

1. Atividade física aeróbica três vezes por se-mana.

2. Atividades intelectuais, como palavras cruza-das, xadrez, cursos de língua e computação.

3. Alimentação balanceada, contendo prote-ínas, carboidratos, vitaminas e alimentos ricos principalmente em ômega 3, como peixes e casta-nhas. Além de verduras, vinho e mirtilo, que con-tém antioxidantes poderosos contra a deteriora-ção do cérebro.

4. Prevenção de fatores de risco, como diabetes e pressão alta.

5. Manutenção das relações sociais e familiares, estando sempre rodeada de familiares e amigos, seja em clubes, festas de aniversário ou almoços de domingo.

8. PESqUISAS PARA COMBATE DESSE MAL TêM AVANÇADO

No final de 2015, Hillary Clinton anunciou que está lutando para que a cura do Alzheimer che-gue, em definitivo, até 2025. Ela compartilhou um plano de dez anos e garantiu doar uS$ 2 bilhões por ano para pesquisa, afirmando ainda que esses investimentos vão ajudar as famílias americanas a cuidar de parentes que sofram com a doença. Na mesma época, o Congresso americano aprovou uma lei que iria aumentar o financiamento da in-vestigação, para uS$ 350 milhões em 2016, elevan-do o total para uS $ 1 bilhão. Enquanto isso, mais de 40 novas substâncias vêm sendo estudadas para combater a doença. Se aprovadas pelo comitê de ética e liberadas para pesquisa, tudo indica é que, num futuro próximo, haverá um coquetel feito es-pecialmente para parar o processo do Alzheimer.

9. MULhERES SÃO MAIS PROPENSAS A CUIDAREM DE PARENTES qUE SO-fREM DE ALzhEIMER

O número de mulheres que tomam a frente e se responsabilizam pelos cui-dados de parentes com Alzheimer é duas vezes maior do que os homens. Pesquisas mostraram que 20% dasmulheres que cui-dam de alguém com Al-zheimer teve que desistir do trabalho integral em empresas pelo parcial, a fim de dividir o dia entre a carreira profissional e o acompanhamento de en-

Espedito Carvalho - Geriatra Rua Constante Ramos 44 sala 1001 Copacabana - Rio de JaneiroTel: 2547-5692

Serviço

tes que sofrem com a doença. Enquanto isso, ape-nas 3% dos homens fez o mesmo.

Vale lembrar que cuidar de alguém com Alzhei-mer não exige só tempo, mas também muito amor, dedicação e paciência. Entenda: se a pessoa não quer tomar banho, por exemplo, não é por pirra-ça e sim porque essa atitude é uma característica da doença que faz com que a pessoa perca sua capacidade de julgamento. Portanto, antes de se comprometer, busque informação sobre a doença e tenha consciência do desafio diário de cuidar de alguém com Alzheimer.

Outros dados sobre o Alzheimer: – O risco estimado de desenvolver Alzheimer

aos 65 anos é de 17,2% para mulheres e de 9,1% para homens.

– um em cada 9 americanos idosos tem a do-ença. Isso inclui 4% dos indivíduos abaixo dos 65 anos, 15% dos com idade entre 65 e 74 anos, 44% dos idosos entre 75 e 84 anos e 38% dos acima de 85 anos ou mais.

– 1/3 dos idosos que morreram em determina-do ano havia sido diagnosticado com Alzheimer ou outra demência.

– Cuidar de pacientes com Alzheimer também traz um custo financeiro alto: os americanos de-vem gastar 150 bilhões de dólares em 2014 com programas de saúde para tratar pacientes com Al-zheimer e outras demências.

Page 14: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

Quem tem rinite ou qualquer outro problema respiratório sabe que é muito incômodo dormir com o nariz entupido e acabam utilizando as “ milagrosas” gotinhas contidas em frascos de descongestionantes nasais. Encontrados facilmente, em qualquer farmácia, podem ser adquiridos

sem receita médica, são baratos e o resultado é quase que imediato. Mas, o uso desmedido pode se tornar um vício, piorar ainda mais a respiração e desencadear outros problemas.

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicamentos Isentos de Prescrição mostrou que entre os medicamentos mais vendidos nas farmácias do país ano passado está o Neosoro, uma solução nasal que contém cloreto de sódio, cloreto de benzalcônio e cloridrato de nafazolina. Os “fãs” das gotinhas chegam a se reunir em grupos no Facebook (“Neosoro” e “Clube dos viciados em Neosoro”), onde lamentam a rapidez com que dão cabo de um frasco, o que preocupa os médicos.

“Os descongestionantes nasais são medicamentos usados de forma abusiva por quem tem obstrução nasal crônica. Eles promovem um alívio rápido, pois promo-vem vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos), diminuindo o calibre dos microvasos que irrigam a mucosa nasal (cobertura interna do nariz) e aumentando a área por onde o ar pode passar. Entretanto, sua ação não se restringe apenas ao nariz, já que a vasoconstrição pode ocorrer em outras áreas do organismo, podendo causar problemas cardiovasculares, como aumento da pressão arterial e arritmias” conta o otorrinolaringologista ÉdioCavallaro, médico do Serviço de otorrinolaringologia do Hospital Clementino Fraga Filho da uFRJ (universidade Federal do Rio de Janeiro), “Além disso, o uso abusivo pode causar tolerância, necessitando de doses cada vez maiores para atingir o mesmo efeito, e rinite me-dicamentosa, quando a própria medicação começa a causar problemas nasais.”

Em algum momento eles são indicados? Sim, em caso de resfriados e gripes, que são doenças virais de curta duração, chamadas de doenças autolimitadas, por um curto período de tempo, no máximo por cinco dias. Também podem ser indicados em caso de sangramento nasal, com o objetivo de reduzir o calibre dos vasos que estão causando o sangramento.

Para quem tem rinite alérgica a obstrução incomoda mais e com mais fre-quência. Dr. ÉdioCavallaro indica alguns cuidados auxiliares. “Quem tem rinite alérgica deve evitar o contato com aqueles elementos que provocam essa reação, chamados de alérgenos. O alérgeno pode ser ácaro doméstico, fumaça de cigarro, mofo, entre outros. O paciente deve tentar eliminar o alérgeno dos ambientes que frequenta, especialmente do seu quarto e da sua casa. Evitar o uso de co-bertores, retirar tapete/carpete, cortinas, bichos de pelúcia e livros do ambiente são exemplos de medidas que auxiliam no controle dos alérgenos”, alerta o es-pecialista. Realizar a higiene nasal diária com soro fisiológico também ajuda. “Há medicamentos à base de corticoide na forma de spray nasal e anti-histamínicos que podem ser usados na rinite alérgica para o controle do processo inflamatório e, consequentemente, melhorar a congestão nasal”, recomenda o otorrinolarin-gologista.

Serviço

Édio Cavallaro – Otorrinolaringologia Av. Nossa Senhora de Copacabana, 492Telefone: 2548-9966 - www.ediocavallaro.com.br

DESCONGESTIONANTE NASALUSO EXCESSIVO PODE SER MUITO PERIGOSO

Tels: 2135-09772135-0928 3495-0676

Page 15: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

Luciano Zafir e sua esposa LuhannaMeloni estiveram, esta semana, na Clínica do nutri endocrinologista Claudio Ambrósio, na Barra da Tijuca. Ambrósio se tornou disputado en-tre os famosos como ChaySued, Valéria Va-lensa, Nathália Rodrigues, Petra Matar entre outros, por ser um expert em metabologia e cuidar do corpo dos artistas que precisam es-tar sempre em forma e mudando para fazer papéis diferentes.

Mesmo tendo um corpo perfeito Zafir, que já é paciente do médico há vários anos, ini-ciou um tratamento metabólico para ganhar massa muscular e desta vez levou Luhanna para conhecer o profissional.

“Ele parece uma mãe” diz o ator referin-do-se à preocupação de Ambrósio com seus pacientes. “Liga para saber como estamos se fizemos os exames e até para bater papo. Virou um amigo”, conta o ator que está se preparando para uma nova produção, desta vez no cinema.

Já LuhannaMeloni, que tem dois filhos com o ator, Davi (3) e Mikael (2) quer emagre-cer e implantar o chip hormonal (que ajuda na perda de peso, redução de celulite, TPM e aumento da massa muscular ) no próximo mês. O chip, também conhecido como chip da beleza ou fashion, tem sido muito procu-rado pelas consequências estéticas e hoje vi-rou um recurso muito utilizado no meio das celebridades.

Segundo Ambrósio, os tratamentos meta-bólicos são recursos terapêuticos de ponta que trabalham de acordo com a necessidade de cada paciente, contribuindo- inclusive- para a longevidade.

LUCIANO ZAFIR E LUHANNA MELONI SE RENDEM A TRATAMENTOS HORMONAIS

Serviço

CARPE BARRAEstrada do Joá, 3884, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. Marcar pelo telefone: +55 21 2484-2484 / 2484-2256.

Zafir se prepara para viver personagem no cinema e Luhanna quer emagrecer e colocar chip fashion

Page 16: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

Outubro RosaO câncer de mama em foco!

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mun-do. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e dis-tribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.ko-men.org).

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

NO BRASIL A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monu-mento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP, em 02 de outubro de 2002.

Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasí-lia-DF,Salvador-BA,Teresina-PI Poços de Caldas-MG e

Luiza Brunet veste a camisa da campanha Outubro Rosa

Page 17: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

outras cidades.

O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estatua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. E pela primeira vez, o Cristo Re-dentor ficou iluminado de rosa no Outubro Rosa.

A IMPORTâNCIA Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causa-da pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tu-mor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

As atrizes Cissa Guimaraes, Mariana Ximeses e Suzana Pires também vestiram a camisa do Outubro Rosa

Page 18: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

O cancer de mama, quando descoberto no início, tem 95% chance de cura.

Faça e divulgue o auto exame.

Page 19: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

Eu apoio

Page 20: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

20

EXERCÍCIOS AQUÁTICOS PARA MINIMIZAR O

TRANSTORNO DE ANSIEDADEalguns simples ajustes na rotina como a prática regular de natação

ou hidroginástica, são capazes de minimizar os sintomas do transtorno

Não é difícil reconhecer uma pessoa ansiosa. O dicionário Houaiss já dá algumas pistas: é todo indivíduo aflito, ofegante, angustiado.

Se alguém o seleciona para uma entrevista de emprego na sexta-feira, por exemplo, pode ter certeza de que, a partir de segunda, o ansioso já começará a passar mal. Na véspera do grande dia, então, será capaz de sentir falta de ar, boca seca e aperto no coração.

A sensação de que algo — ou, quem sabe, tudo — pode dar errado é incontrolável para um por-tador de transtorno de ansiedade.“A ansiedade que a gente sente no dia a dia é mais do que saudável. Afinal, ela protege o indivíduo contra a própria extinção. Mas, quando alguns sintomas começam a causar um sofrimento muito grande,

a ponto de impedir a pessoa de exercer as suas atividades normalmente, ela já pode ser consi-derada patológica. Nesse caso, convém procurar ajuda médica”, alerta o psiquiatra Tito Paes de Barros Neto, do Ambulatório de Ansiedade (Am-ban) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Se você é do tipo que sofre por antecedência, não esquente a cabeça. Em vez de perder tem-po com suposições do tipo “E se?”, matricule-se num clube de natação ou numa academia de hi-droginástica.

Quando a ansiedade é leve ou moderada, al-guns simples ajustes na rotina, como a prática regular de exercícios aquáticos, são capazes de minimizar os sintomas do transtorno.

MENOS TENSÃOum estudo da universidade Estadual de Ma-

ringá (PR) mostrou que duas sessões semanais de hidroginástica, cada uma com 50 minutos, durante três meses, são suficientes para redu-zir os níveis de ansiedade em mulheres já diag-nosticadas.Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), esse tipo de transtorno afeta 25% da população mundial. A previsão é que três mulheres para cada homem sofram com o problema.

A pesquisa foi feita com 16 voluntárias na fai-xa dos 36 anos, todas em tratamento medica-mentoso aliado à terapia comportamental. Das 16 mulheres estudadas, oito adotaram a prática da hidroginástica como complemento terapêu-tico enquanto o restante manteve o tratamento convencional.Segundo uma das autoras do tra-balho, a professora de Educação Física Viviane Buzzo, da Fundação Faculdade de Filosofia, Ci-ências e Letras de Mandaguari (Fafi Man), as vo-luntárias que adotaram a prática da hidroginás-tica apresentaram queda nos índices de tensão, depressão, fadiga e raiva.

A explicação para tal efeito passa pelos bene-fícios que todo esporte proporciona. “Qualquer tipo de exercício físico libera endorfina no sis-tema nervoso central. São essas substâncias que produzem um efeito tranquilizante e analgésico no organismo”, explica o psiquiatra Antonio Egí-dio Nardi, do Laboratório de Pânico e Respiração do Instituto de Psiquiatria da Universidade Fe-deral do Rio de Janeiro (uFRJ).

UM MERGULhO NO BEM-ESTARNo entanto, as atividades aquáticas levam

certa vantagem sobre as terrestres. “Ao contro-lar a respiração dentro da água, o aluno aprende também a controlar a ansiedade. Os exercícios respiratórios acontecem de forma natural pelo simples fato de o indivíduo estar imerso no meio líquido”, argumenta a coordenadorado departa-mento Aquático da Companhia Athlética em São Paulo, Fabiana Tassi.

Page 21: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

Dr. Thiago SouzaRua Real Grandeza, 108, Sl 200Botafogo - Rio de JaneiroTel: (21) 2286-1692 (21) 97188-8318

Serviço

O procedimento que chegou ao país em 1980, através do médico francês Yves Gerard Illouz , é hoje um dos mais procurados no Brasil. Apesar de muito popular nos dias de hoje, a lipoaspira-

ção, que atende pelas variantes de Lipolight, Minilipo e Lipo Pró Curva passou por problemas nos primeiros anos, mas conseguiu superá-los e chegar ao século XXI como a grande musa da cirurgia plástica nacional.

No ano em que são comemorados os 36 anos da primeira lipoaspiração realizada no Brasil, o proce-dimento, que atende pelas variantes de Lipolight, Minilipo e Lipo Pró Curva, figura como um dos mais procurados entre as modalidades de cirurgias plás-ticas, tanto em caráter estético quanto reparador. De acordo com o cirurgião plástico Thiago Souza, Sócio da Inova Clínica, no Rio de Janeiro e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a maior mudança no procedimento no decorrer destes anos foi à variação do tamanho da cânula. “As cânulas de aspiração ficaram mais finas e com isso trouxeram uma maior segurança e melhores resultados para as cirurgias” esclarece o médico, lembrando que antes da lipoaspiração, a retirada de gordura localizada deixava no paciente uma extensa cicatriz que era indesejada por todos os clientes, em sua maioria mulheres.

“Nesses 36 anos, muita coisa mudou em termos de tecnologia dos aparelhos de sucção e calibre da cânula utilizada na cirurgia. No início, os orifícios para a sucção eram maiores, o que causava mais traumas no tecido do paciente. Hoje em dia, temos aparelhos que associam a sucção com ultrassom ou laser, e cânulas que variam entre 2 e 5 milímetros, o que é possibilita mais precisão, menos tempo de ci-rurgia e melhores resultados”, afirma Thiago Souza.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirur-gia Plástica (SBCP), 60% dos pacientes que recorrem às cirurgias plásticas procuram pela lipoaspiração. “Temos pacientes de todas as idades recorrendo a lipoaspiração, que é um procedimento muito seguro desde que realizado por profissionais sérios e com-

Lipoaspiração chega aos 36 anos como uma das cirurgias mais requisitadas

petentes.A procura por um corpo ideal leva o Brasil ao

fantástico ranking de estar entre os países onde a lipoaspiração é mais realizada no mundo. um fator importante a ser citado é que ela pode ser asso-ciada a outros procedimentos fazendo com que a procura seja maior ainda. “ Quando fazemos um lif-ting facial podemos associar uma lipo de pescoço e a mesma coisa quando realizamos uma plástica de abdômen, associamos quase sempre a lipoaspira-ção” revela o médico lembrando que o procedimen-to complementa muitas outras cirurgias, trazendo resultados melhores e facilitando muitas vezes o resultado final. Apesar de cada vez mais moderna, a procura excessiva pelo procedimento também pode ser perigosa. “A melhor forma de prevenir cirurgias desnecessárias é conscientizar as pessoas de que a lipoaspiração não emagrece, ela apenas retira gor-dura localizada”, diz Thiago Souza que condena a Megalipo, que tem como objetivo extrair até 10 li-tros de gordura de uma única vez. “Acredito que o nome Megalipo seja uma contradição com os prin-cípios básicos da lipoaspiração, já que o objetivo inicial é eliminar gordura e não emagrecer” conclui.

Para aqueles que pretendem recorrer à cirur-

gia, o profissional aconselha a procurar um cirur-gião plástico que pertença à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também a levantar referências sobre o médico. “Depois de escolher o cirurgião é fundamental que o paciente faça uma avaliação médica para saber se não existe impedimento la-boratorial para a cirurgia e anestesia. A lipoaspira-ção deve ser realizada em um centro cirúrgico com todos os recursos necessários. É preciso realizá-la com cuidado, sem retirar grandes volumes e preju-dicar a saúde do paciente” completa, recomendan-

do que se mantenha uma dieta equilibrada e faça tratamentos complementares, a fim de preservar os resultados obtidos na cirurgia. “O segredo para ob-ter um resultado satisfatório após o procedimento é o paciente procurar manter seu peso equilibrado e sempre tratar a área lipoaspirada com drenagem linfática, endermologia, carboxiterapia, entre ou-tros”, finaliza.

O cirurgião plástico Thiago Souza

Page 22: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

Pelas ruas da cidade já podemos comprovar que as franjas vie-ram para ficar na nova estação.

A apresentadora do Fantástico, Po-liana Abritta, surpreendeu o público, nessa semana, apresentando em sua ruiva cabelereira uma franja shaggy. O corte, que também conquistou ou-tras famosas como Kate Middleton e Sabrina Sato, foi aposta das passare-las nas últimas temporadas dos des-files.

Segundo o hairstylist Carlo Roma-no, do HD Studio, em Ipanema, a franja shaggy é moderna e arredonda-da, inspirada nos anos 70/80. “Pode ser levemente repicada nas pontas e combina com quase todos os tipos de rostos, como os ovais, triangulares e quadrados”, afirma o profissional.Se-gundo ele, este tipo de corte não é indicado para rosto muito arredonda-do, pois pode acentuar as bochechas e deixar ainda mais redondo.

A franja curtinha é mais polêmica, mas também foi destaque dos desfiles e a mulherada aderiu geral. Romano explica que este estilo combina com rostos ovais e triangulares e deve es-tar de acordo com a personalidade da mulher. “Ideal mulheres decididas,

de personalidade forte e moderna”, afirma Romano, dizendo que definiti-vamente não é a franja preferida das brasileiras, que ainda são mais con-servadoras.

A franja clássica ou boneca é uma das favoritas da mulher carioca e combina com quase todos os rostos,

menos os muito redondos, pois po-dem “engordá-lo”. “Esta é a franja que nunca sai de moda e dá charme e jovialidade ao visual”, diz Carlo Ro-mano que indica o secador para mo-delar. “Esqueça os finalizadores nes-ta área, pois deixará o cabelo oleoso, recomenda”.

A HORA E A VEZ DAS FRANJAS

hair Design StudioRua Visconde de Pirajá, 282 (Lo-jas G, H e I) – IpanemaTel. (21) 2523-5329

Serviço

Page 23: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

Cida Moraes dá uma repaginada no visual

A apresentadora e ex-BBB Cida Moraes este-ve no Colour Day, templo de coloração no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, para um banho de beleza. Simpática, ela retocou o

loiro que o acompanha há anos e fez mechas. À frente do programa Gente Carioca há mais de

xxx anos, programa de entrevistas na NET, Cida se diz vaidosa e apesar do cuidado que a cor exige, adora exibir sua madeixa dourada por onde pas-sa. “Sou muito vaidosa, e sempre estou no salão, pelo menos de 15 em 15 dias. Já pintei o cabelo de castanho, mas sempre achei que ser loira me faria ganhar mundo. Já tem uns 30 anos que sou loira”, afirma a apresentadora.

De acordo com ovisagista carioca Flávio Gomes, do Colour Day, no Leblon,tratamento tira o ama-relado que aparece nos cabelos loiros ao longo do tempo. “O tipo de cabelo da Cida é um anielados com alisamento perfeito para aplicação das luzes. Elas dão ao cabelo em tom loiro bege tirando o amarelado que aparece quando ele fica um tempo sem manutenção” explica o especialista.

Ainda segundo Flávio, mulheres que apostarem nas mechas sairão na frente, pois elas serão ten-dência na primavera-verão. “As mechas tom sobre tom, com mais iluminação nos caimentos da franja e pontas do cabelo serão as mais comuns na próxi-ma estação”, dia Flávio.

Vaidosa, aos 52 anos, Cida mantem um corpo em forma com uma rotina de malhação diária e cuidados com a alimentação. “Faço duas horas de malhação, quatro vezes por semana e não descuido da alimentação. Conto com a ajuda de uma nutró-loga e não abro mão de me alimentar de três em três horas”, confessa.

Mesmo depois de 13 anos de sua participação no Big Brother Brasil, Cida Moraes ainda mantém sua agenda cheia. Ela está se preparando para viver a personagem Lily no filme Escândalo: Diga não ao abuso sexual. “A arte é uma cachaça, você recla-ma, mas não larga”, finaliza.

Passo a Passo:

1- Desembarace bem o cabelo, divida o cabelo em partes con-forme a imagem a seguir. 2 - Passe a mistura do descolo-

rante desejada com papel alumínio. 3 –Lave o cabelo 4 – Escove e passe a prancha

SERVIÇOS: COLOUR DAy - AV ATAULfO DE PAIVA 135 - SALA 715 - LEBLON TEL.: (21)22591543

Page 24: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

Exige determinação. Sua estabilidade não te leva a nada. Momento propício para rever conceitos e valores.

Aconselhamento do tarot para o mês de outubroÁrcano 10 - A Roda do Destino.É hora de entendermos que tudo muda a todo instante no universo, o que é hoje, pode nao ser mais amanhã. É hora de agirmos, de colocarmos nossas encrenagens em movimentos. Hora de abrirmos nossa mente para as necessidades de mudanças, de nos movimentarmos, estarmos atentos para não deixarmos as oportunidades passarem. É hora de tentar recomeçar.

Áries - Arcano: O Imperador

Virgem - Arcano: A Lua O Sol (Arcano

Sagitário - Arcano: Temperança

Aquário - Arcano: O Carro

Peixes - O Eremita (Arcano IX)

Capricornio - O Imperador (Arcano IV)

Escorpião - Arcano: A Estrela

Libra - Arcano: O Louco

Touro - Arcano: A Sacerdotisa

Gêmeos - Arcano: O Sol

Câncer - O Hierofante (Arcano V)

Leão - Arcano: O dependurado

Período que pede agir de maneira menos impul-siva. Tenha habilidade para expressar opiniões, tenha boa vontade e seja tolerante.

Não tenha receio de contestar regras, a hora pede um pensar diferente. Busque novos acordo e soluções.

Junte sua força e estratégia para alcançar seus objetivos, tenha planos e metas definidos.

Mês que pede prudência ao agir e falar. Seja mais tolerante e tente mudar suas atitudes. Trabalhe e controle suas emoções.

Mês que sugere ser mais flexível e tolerante para lidar com algumas situações. Aprenda a escutar, não seja teimoso ou arrogante.

Não adie decisões, não tenha receio em se ex-pressar. Favorável para iniciar coisas novas

Período de se colocar diante de determinadas pessoas e situação. Exige coragem para dizer o que pensa, o que acha, na hora de se impor.

A generosidade se faz necessária. Momento de avaliar o que deve ser mantido e o que precisa ser transformado.

usa sua espontaneidade, sua criatividade, seja perseverante. Se dedique a novos projetos.

Tente lidar com as críticas, seja mais paci-ente e flexível. Observe mais suas atitudes, seja prudente. Você anda insuportável.

Tudo que te deixa impossibilitado surge agora como novas escolhas, oportunidades e novos caminhos.

TAROT DOS SIGNOS por Astréia Brigada

Page 25: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

MO

TIV

ÃO &

neg

ócio

sSegmento de moda plus size, tem alta demanda e pouca oferta. Pesquisa doSebrae aponta hábitos de consumo eprincipais dificuldades do público queveste manequins grandes

Mais da metade da população brasileira está acima do peso e,dessas pessoas, 17,9% são obesas. Elas demandam por

roupas de tamanhos grandes e aquecem um nicho de mercado em expansão: o de moda Plus Size. A procura por roupas do tipo é grande e existem poucas empresas atuando, o que é uma oportunidade de negócio espe-cialmente para micro e pequenas empresas.

Moda Plus Size é aquela direcionada para pessoas, especialmente mulheres, que usam roupas acima do padrão convencional vendi-do nas lojas, isto é, muito altas, com coxas grossas, bustos maiores, pés grandes e que usam roupas de tamanho acima do 44 e cal-çados acima do 39. A quantidade de poten-ciais clientes das roupas GG é, ao mesmo tempo, oportunidade e desafio, já que atuar nesse nicho exige uma compreensão sobre o público, suas necessidades, anseios, percep-ções e comportamentos. São pessoas que não querem apenas vestir uma roupa que atenda ao seu manequim, mas, sobretudo, ressaltar seu estilo e beleza por meio do uso de roupas e acessórios da moda.

DICAS DO SEBRAEPara entender quem são seus clientes,

concorrentes, fornecedores e quais as chan-ces de sucesso do empreendimento, elabore um plano de negócio.

Pesquise também a demanda em sua re-gião.

Para alcançar seu público-alvo, busque di-ferenciais e tenha em mente que a moda plus size não deve ter o objetivo de disfarçar o excesso de peso, mas valorizar partes do cor-po e devem estar alinhadas com tendências do mercado.

Ofereça produtos que possuam um bom caimento, proporcionem conforto e que este-jam dentro das tendências da moda. Corte e caimento devem valorizar curvas e esconder imperfeições.Aposte em peças com rendas, brilhos, cores e modelos que estão na moda. Cada vez mais bem resolvidas, mulheres des-se nicho querem peças com mais

CHARME.Ofereça serviços de moda e estilo para os

clientes, como ter à disposição um personal stylist.

Esteja atualizado quanto às tendências de moda: assine revistas especializadas, acesse blogs e sites de referência e siga, nas suas redes sociais, pessoas, empresas e institui-ções que tragam essas informações.Participe de feiras do segmento como o Fashion We-ekend Plus Size, evento que reúne grandes marcas especializadas duas vezes ao ano, em São Paulo.

Segmente seu público e monte um mix de produtos direcionados. Como exemplo: jo-vem, feminino, masculino, infantil, casual, festa, fitness, etc.

Treine bem os vendedores para atenderem de forma diferenciada esse público que exige atenção especial.

CONHECIMENTOPara acompanhar mais de perto as tendên-

cias e inovações no segmento, o Sebrae rea-lizará o ‘Fórum Sebrae Discute Plus Size’ em São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Campo Grande (MS). O evento tem o objetivo de reunir em-presários e especialistas para debater sobre novos modelos de negócios,comportamento do consumidor e os desafios do comércio des-se tipo de roupa para subsidiar as ações do Sebrae a fim de apoiar o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios desse nicho.

Plus size é oportunidade para pequenas empresas

Page 26: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

Top ombro a ombro Acessórios grandes e divertidos

Há muitas tendências de moda praia verão 2017, como é o caso do top ombro a ombro. A peça substitui a parte de cima do biquíni, apostando em estampas marcantes, como é o caso do floral, listrado e animal print.Na parte de baixo do corpo, vale a pena usar um hotpant, ou seja, uma calcinha de cintura alta, que além de ser muito confortável e esconder a barriguinha, modela o corpo e é ideal para as festas na beira da piscina. De uns anos para cá, as hot-pants voltaram à moda e prometem ficar por bastante tempo.

Os acessórios grandes continuam em alta, assim como alguns itens divertidos que tornam o look mais estiloso. Para incorporar essa tendência, as mulheres podem apostar em maxibrincos, óculos de sol espelhado, bolsa sacola e até mesmo sandália com tiras coloridas.As novidades da moda verão 2017 não param por aí. Na próxima temporada de calor, o público feminino poderá apostar em blusas com decote reto, pantalonas confeccionadas com tecidos frescos, coletes longos, túnicas, mix de estampas inusitadas, sobreposições, vestidos acetinados e até mesmo jaqueta bomber. A estação será um revival dos anos 90, mas com uma pitada de modernidade.

Page 27: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

Acessório bastante presente no cotidiano de diversas mulheres, os brin-cos estão passando por um destaque ainda maior por conta do tamanho. Grandes e repletos de cores e detalhes, os maxi brincos estão bordando uma tendência mais duradoura da extravagância e trazendo para as orel-has uma transformação no visual.A moda, que passeia também pelos maxi colares e maxi pulseiras, ganhou renovação ao incorporar cores vibrantes ao acessório. Mais alegres e di-urnos, as cores laranja, azul e rosa são as apostas para produzir um look chamativo que combine com roupas curtas e leves.Divididos em formato de argola ou trabalhados em pedras, de diversos materiais e cores, os enormes brincos são a sugestão para quem gosta de atrair a atenção de todos.

O hit dos anos 80 foi a pochete. De grande praticidade no uso diário e que se estendeu até o começo dos anos 90 como um acessório fashion, seu retorno este ano acontece com design renovado e prometendo voltar aos destaques.Grifes nacionais e internacionais, como Lilly Sarti, Ellus, Helô Rocha e UMA, já fizeram as suas apostas para as pochetes repaginadas que at-endem a diversos estilos. Mesmo dividindo opiniões, percebe-se que o trabalho está disposto a agradar a todos, ou quase, já que a con-fecção está bastante diferenciada pelos cortes, texturas e detalhes.

Maxi brincos para quem gosta de ousar

Pochetes em diversos estilosA coleção de óculos de sol It!Sabrina Sato acaba de gan-har novos mod-elos para a tem-porada mais quente do ano. As novidades para o verão 2016 foram in-spiradas nas praias, o lugar mais frequen-tado da estação. O mar e as areias serviram de fonte para diversos tons de cores a serem usados no acessório, que apresenta design moderno e arrojado.Os óculos podem ser encontrados em versões espelhadas em di-versas cores e armações que exploram o contraste com a carte-la de cores das lentes, que vai desde o tom de terra até o azul do mar. Com 11 novos modelos de óculos de sol - sendo 10 com três op-ções de cores e um em seis cores diferentes - e outros cinco de grau, a coleção foi inspirada no estilo boho-chic típico da década de 70.

Nova coleção It! Sabrina Sato faz sucesso no verão

Correntes, pedras e transparên-cia podem ser observadas na at-ual confecção do jeans da esta-ção, uma peça que nunca sai de moda. As influências partem do boho-chic, gipsy e o destroyed. Espera-se muita customização da roupa para esta tempora-da e suas variações em jaqu-etas, blusas, shorts e calças.Para se encaixar no estilo e personalidade de cada um, são oferecidas pelas marcas di-versas maneiras de manter o guarda-roupa com o clássico jeans e acrescentar nele um destaque diferente do habitual.

TENDÊNCIAS FASHION PARA OS JEANS

Depois do sucesso das tatuagens temporárias metálicas e douradas, o começo de 2017 reserva a cor branca como a es-colhida para detalhar a pele de quem gosta de delicadeza, arte e es-tilo. As flashstattoos são tatuagens de curta du-ração, e que agora apa-recem com o nome de White Henna,inspiradas na henna indiana e com a cor branca liderando os desenhos. O acessório de pele valoriza bastante quem tem a pele bronzeada ou negra, e em ger-al é aplicada nas mãos, dedos, braços ou costas e dura entre 8 e 12 dias.

Arte em tatoo

Page 28: Gastronomia Moda Saúde e Beleza Outubro Rosajornalcariocas.com.br/edicoes/jornalcariocas-466e5126eff4a48e835b3... · que mobiliza o País ... Agora sente-se e escute: eu te amo não

O Jornal Cariocas apoia essa causa.