Gazeta de Mariana online - edição 19

8
POR UMA GOTA... Gazeta de Mari ana online n° 19 | 30 de janeiro de 2015 A seca prolongada já afeta os principais reservatórios da região. Em Mariana, sinais de alerta com mananciais abaixo dos níveis de vazão devido à longa estiagem. Se as chuvas de janeiro não têm ajudado muito, fevereiro tampouco trará alívio. É hora de economizar.. [p.4]

description

Informativo da Prefeitura de Mariana

Transcript of Gazeta de Mariana online - edição 19

Page 1: Gazeta de Mariana online - edição 19

POR UMA GOTA...

Gazetade Mariana online n° 19 | 30 de janeiro de 2015

A seca prolongada

já afeta os principais reservatórios da região. Em

Mariana, sinais de alerta com mananciais abaixo dos níveis de vazão devido à longa estiagem. Se as chuvas

de janeiro não têm ajudado muito, fevereiro tampouco trará alívio. É

hora de economizar.. [p.4]

Page 2: Gazeta de Mariana online - edição 19

30 de janeiro2 Gazeta

QUEM SOMOS

PREFEITO Celso Cota

VICE-PREFEITO Duarte Júnior

SECRETÁRIO DE GOVERNORaul José de Almeida Junior

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃORangel Allan da Silva

SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMOAntonio Delfonso Ferreira

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICOHelielcio Jesus Vieira

SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIALIvânia Perdigão

SECRETÁRIO DE DESPORTOSHelerson Freitas

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃOElizabeth Cota

SECRETÁRIO DE FAZENDAJosé Carlos Sampaio De Castro

SECRETARIO DE ESTRADAS VICINAISBreno Estevão

SECRETÁRIO DE TRANSPORTE E TRÂNSITOGeraldo Magela de Oliveira

SECRETÁRIO DE SAÚDEGermano Zanforlim De Araújo

SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E GESTÃODanilo Brito das Dores

SECRETÁRIA DE OBRAS E PLANEJAMENTO URBANOFátima de Souza Guido

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTEJosé Miguel Cota

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIALJosé Luiz Furst

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURALPaulo César Gonçalves de Carvalho

PROCURADORIAJosé Celso

Opinião

PALAVRA DO PREFEITO

EXPEDIENTE

SECRETÁRIO ADJUNTO DE COMUNICAÇÃO Arlindo Luís Ferreira • COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Douglas Couto • JORNALISTAS Kiria Ribeiro e João Felipe Lolli • PROJETO GRÁFICO e DIAGRAMAÇÃO Gabriela Ribeiro • REDAÇÃO Ana Rafaela, Andressa Goulart, Carol Rooke, Diogo Queiroga, Gabriela Pinheiro, Iago Rezende, Kaio Barreto, Rafael Melo, Sandro Andrade e Thamira Bastos.

CONSELHO EDITORIAL Dílson Cláudio e Israel Quirino • EDIÇÃO ESPECIAL ONLINE • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA • Acesse: www. mariana.mg.gov.br

Gazetade Marianaonline

O assunto que vamos tratar aqui hoje é algo que já deveria fazer parte da nossa cultura: a eco-nomia de água. Ante a essa forte e longa estia-gem, parte do Brasil, em especial a região Sudeste, está passando por uma difícil era de escassez que exigirá esforços de todos. Foi preciso enfrentar a crise hídrica para discutir a água ou a iminente falta dela. Embora tenhamos a maior reserva de água doce do mundo, o país está à beira de um colapso sem precedentes. O desafio, contudo, não é poupar uns litros de água hoje e amanhã. É mu-dar drasticamente as rotinas, rever hábitos e levar essa conscientização adiante. A água pede gestão mais responsável de nós, gestores públicos, mas de cada cidadão ao evitar o desperdício nas ta-refas do dia a dia ou no banho demasiadamen-te demorado. Os momentos de crise são sempre propícios para que se possa mudar, muitas vezes, a nossa cultura. Por que não fazemos o mesmo agora e já passamos a economizar água?

Celso Cota PREFEITO

Page 3: Gazeta de Mariana online - edição 19

30 de janeiro 3Gazeta

Canteiro de obras em Padre ViegasFOTO: CARLOS HENRIQUE ANTUNES | PREFEITURA DE MARIANA

Obras

Distrito tem recebido diversas intervenções visando à melhoria do local

As obras de pavimentação asfástica e deslocamentos de pedras serão concretizadas em breve pela prefeitura.

João Felipe Lolli

O mês de janeiro tem sido de muito trabalho e muitas obras em Padre Vie-gas (Sumidouro). A Prefeitura finalizou os consertos na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário. Alguns pontos pre-cisaram de reparos após a reabertura da igreja, pois havia vazamentos e peque-nas infiltrações. Foi feita intervenção ainda na nave e no altar da matriz. A pintura da igreja também foi retocada.

As obras de pavimentação das ruas de Padre Viegas serão concretizadas em três semanas. Elas se dividem em duas frentes: pavimentação asfáltica e pavimentação com granito. Depois de constatar alguns deslocamentos das pedras, a comunidade solicitou e a Pre-

feitura cobrou da empresa responsável os devidos reparos. Dessa forma o ma-terial base para o assentamento das pe-dras teve que ser modificado. A areia deu lugar a uma mistura de pó de pedra com concreto, que vai dar mais firmeza ao granito. A rua Antônio Zózimo Ma-cedo (foto) já está com a pavimentação em granito concluída.

Para o engenheiro Carlos Henrique Antunes, supervisor técnico da Secre-taria de Obras e Planejamento Urbano, a comunidade agiu muito bem alertan-do a Prefeitura sobre o andamento das obras. “Problemas pontuais acontecem e nós temos que ficar muito atentos a eles, para identificá-los e corrigi-los a tempo”, afirma.

A Estação de Tratamento de Água

(ETA), que recebeu investimentos R$ 2,5 milhões, está com 75% das obras concluídas. O distrito está recebendo investimentos também no saneamen-to básico. Novas redes de água, esgoto e drenagem estão sendo construídas e outras recuperadas.

DIÁLOGO COM A COMUNIDADE O prefeito Celso Cota e equipe de

governo estiveram em Padre Viegas no último dia 12 para uma reunião com os moradores, onde a equipe recebeu todas as considerações e sanou as dú-vidas em relação à qualidade e prazo de execução das obras, mostrando, por meio de projeções técnicas, o passo a passo das obras que estão sendo reali-zadas no distrito.

Page 4: Gazeta de Mariana online - edição 19

30 de janeiro4 GazetaGoverno

falta de chuva afeta abastecimentoMananciais registram baixos níveis de vazão devido à longa estiagem

A ETA Sul, que recebe água do manancial da Serrinha, opera hoje com menos de 50% da sua capacidade.

Lauro Soares

A falta de chuvas, que normalmente au-mentam muito nesta época do ano, já pro-voca uma queda acentuada no volume de água dos mananciais que abastecem as esta-ções de tratamento de Mariana. Estas regis-tram baixos níveis de vazão, próximos aos índices em que se encontravam em outubro último, no auge do período de estiagem.

A ETA Sul, responsável pelo abaste-cimento de cerca de 60% da cidade e que recebe água do manancial da Serrinha, opera hoje com a vazão de 33 litros por se-gundo, menos de 50% de sua capacidade que é de 70L/s. Também os mananciais da região norte apresentam queda na vazão na ordem de 40%.

Para controle do con-sumo de água, o SAAE já promoveu mudanças no pe-ríodo de abastecimento em alguns pontos da cidade. O objetivo principal desse re-manejamento é controlar o consumo e evitar o desper-dício, para que a água que agora está em quantidade menor, devido às condições

FOTO: LAURO SOARES | PREFEITURA DE MARIANA

Para o diretor executivo do SAAE, Valdeci Fernandes, essa situação já se re-flete no abastecimento, principalmente nas partes altas da cidade, como nos bair-ros Rosário e Cabanas. “Já estamos utili-zando caminhões pipa para suprir a que-da nesses locais e aderimos ao sistema de manobras (abrir e fechar registros), para o controle do fluxo da água, a fim que seja garantida a distribuição igual em todos os bairros”, explica Valdeci.

De acordo com o direto, as manobras contribuem também para o combate ao desperdício e, caso não chova, será im-plantado um cronograma de revezamen-to no abastecimento, com horários e dias para o abastecimento em cada localidade. Valdeci lembra que as previsões para 2015

não são nadas otimistas, devendo ser re-gistrada seca semelhante a de 2014. “Para que a cidade passe esse período sem risco de racionamento é preciso a participação da população no controle do gasto exces-sivo e desnecessário, mantendo a atenção às medidas de economia e de combate ao desperdício”, alerta o diretor.

Evitar a lavagem de carros e passeios, filtrar a água da piscina para que não pre-cise ser trocada e aproveitar a água usada para lavar roupas, são medidas simples que podem ser observadas por todos. “É importante também verificar se há vaza-mentos na residência, e qualquer anorma-lidade nas redes das ruas ou prática de atos de desperdício devem ser comunicados ao SAAE pelo fone 115”, pediu Valdeci.

climáticas, possa ser sufi-ciente para atender toda a população de maneira igual. Os caminhões pipa serão usados para ajudar suprir a demanda, mas somente atenderão os casos de emer-gência, como hospital, esco-las, creches e postos de saú-de. As mudanças ocorrerão nos seguintes locais:

ABASTECIMENTO NOS DIAS ÍMPARES:Bairros São Gonçalo e Vila do Carmo

ABASTECIMENTO NOS DIAS PARES:Bairro Santo Antônio; Bairro Marília de Dirceu; e Bairro Rosário: Ruas Perimetral Sucupira, Santa Efigênia, Ébano, Imbuia, Ipê, Jatobá, Laranjeira e parte baixa da Rua Pinho.

VILA MAQUINÉ – haverá corte diário no abastecimento, no período das 7h às 12h.

ABASTECIMENTO

30 de janeiro4 Gazeta

Page 5: Gazeta de Mariana online - edição 19

30 de janeiro 5GazetaGoverno

~5Gazeta

É verdade

que a Terra é conhecida como

Planeta Água, mas não estamos podendo esban-

jar. É possível fazer grandes mudanças com atitudes

simples do dia a dia. Veja como!

NO BANHOA cada 15 minutos utilizando uma ducha consome cerca de 135 litros de água. Reduzindo o tempo de banho para 5 minutos, o gasto para a ser de 45 litros. Por isso, nada de demorar no chuveiro.

AO ESCOVAR OS DENTESAo escovar os dentes, lavar as mãos ou fazer a barba, feche a torneira ao ensaboar. Só volte a abrir na hora de enxaguar.

NA DESGARGAO uso do vaso sanitário representa cerca de 40% do consumo de água nas residências. Nunca jogue cabelo, papel, pontas de cigarros, fio dental, absorventes e outros objetos dentro do vaso.

NA LIMPEZA DO QUINTALA cada 15 minutos de uso da mangueira, o desperdício chega a 279 litros de água. Não use o jato de água para varrer a calçada e o quintal, use a vassoura.

NO CARROA cada 15 minutos de uso da mangueira na lavagem do carro, o desperdício chega a 280 litros de água. Para economizar, utilize balde e pano para lavar o automóvel.

NA TORNEIRAUma torneira correndo com um filete de 1 milímetro de água desperdiça mais de 2 mil litros por dia. O desperdício chega a 62 mil litros por mês. Por isso, fique atento ao uso das torneiras.

NA LAVAGEM DE LOUÇAAo lavar a louça o ideal é retirar o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas antes de abrir a torneia.

Economizar para nao faltarPequenas atitudes podem fazer toda diferença para a economia de água

Page 6: Gazeta de Mariana online - edição 19

30 de janeiro6 Gazeta

Blocos, escolas de samba e marchinhas são atrações garantidasFOTOS: ARQUIVO | PREFEITURA DE MARIANA

Carnaval para todos os gostos

Da Redação

O Carnaval 2015 promete tomar con-tadas principais ruas e praças de Mariana.Com o tema “Do Barroco ao Profano”, a ci-dade espera receber mais de 30 mil pessoas para prestigiar um dos melhores carnavais do interior de Minas Gerais. A grande no-vidade para este ano faz parte da decoração, que será feita toda com materiais recicláveis pelo CAMAR (Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis) com a supervisão do artista plástico Cristiano de Souza.

A abertura oficial do Carnaval 2015 acontece na sexta-feira (13 de fevereiro), às 15h, com desfile do Bloco do CAPS (Cen-tro de Atenção Psicossocial). Em seguida, às 21h30, a abertura com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, e às 22h, show com o grupo Candonguêro.

A distribuição da folia em Mariana será feita no centro histórico, onde desfilarão as escolas de samba e os blocos carnavalescos. A Prefeitura de Mariana já montou esque-ma especial de policiais e guardas munici-

Com o tema “Do barroco ao profano”, a cidade espera receber mais de 30 mil pessoas para prestigiar a folia.

Cultura

pais para garantir a segurança dos foliões e a preservação da cidade.

O corredor cultural será dividido em quatro eixos culturais independentes e com movimentação o dia todo: a Praça Gomes

Freire (Jardim), a Praça da Sé, Avenida Ge-túlio Vargas e a Praça dos Ferroviários, com shows de bandas locais, rodas de samba, apresentações artísticas da região, desfile de blocos e grupos culturais da cidade.

FOTOS: ARQUIVO | PREFEITURA DE MARIANA

Page 7: Gazeta de Mariana online - edição 19

30 de janeiro 7Gazeta

FOTO: ARQUIVO | PREFEITURA DE MARIANA

FOTO: THAMIRA BASTOS | PREFEITURA DE MARIANA

Recriavida promete levar muita descontração aos distritos de Mariana melhor idade resgata marchinhas

A programação está recheada de atrações culturais que se estendem por toda a semana nos distritos.

Thamira Bastos

Muita alegria e descontração no embalo das tradicionais marchinhas. Assim prome-te ser o Carnaval do grupo Recriavida nos distritos de Mariana, que começa já na pró-xima segunda-feira (2) em Santa Rita Du-rão. A programação está recheada de atra-ções que se estendem por toda a semana, levando aos distritos de Padre Viegas, Clau-dio Manuel, Monsenhor Horta e Furquim muitas marchinhas e animação com a seres-

Desenvolvimento Social

ta da melhor idade, além de desfiles e apre-sentações do grupo de teatro do Recriavida.

Confete, serpentina, tamborim e mega-fone são alguns dos objetos levados para a festa cultural nos distritos pelos participan-tes, um grupo de 50 membros frequentes. A coordenadora do projeto, Adriana Ferreira, destaca que a proposta do Carnaval do Re-criavida é trazer cada um de volta as origens, dando a eles a oportunidade de aproveitar a data da forma que gostam. “A gente faz um evento próprio para o tempo deles, resgata-

mos as marchinhas típicas das origens da festa. Revivemos o Carnaval antigo, com to-das as brincadeiras e danças. Então, acredito que os dias serão bem gostosos, e eles vão aproveitar muito”, afirma Adriana.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃOSegunda-feira 02/02 - Santa Rita Durão, 14h.Terça-feira 03/02 - Claudio Manuel, 9h.Quarta-feira 04/02 - Padre Viegas, 14h.Quinta-feira 05/02 - Monsenhor Horta, 9h; Furquim, 14h.

Thamira Bastos

Com muita animação, o grupo do Recriavida iniciou a série de caminhadas previs-ta para o ano de 2015. Serão realizados exercícios na pista de caminhada Alameda dos Inconfidentes toda primei-ra quinta feira de cada mês. Os 26 idosos que participa-

ram da caminhada, foram instruídos e acompanhados pelo professor de educação física, Rafael dos Santos, que ensinou a maneira correta de alongar e exercitar sem trazer prejuízos ao corpo e à saúde. “Os exercícios serão realiza-dos gradativamente, cada dia um pouquinho mais” afir-mou o professor.

CAMINHADA DO RECRIAVIDA

Page 8: Gazeta de Mariana online - edição 19

30 de janeiro8 GazetaDesportos

As inscrições já estão abertas para a prova que reúne atletas da regiãoFOTOS: SECRETARIA DE DESPORTOS | PREFEITURA DE MARIANA

Vem ai 31 Corrida da Ressaca

Carol Rooke

Vem aí mais uma edição da tradicio-nal Corrida da Ressaca em Mariana. A competição acontece no dia 22 de feve-reiro. A largada será às 9h e a expectati-va de público é muito grande para a 31ª edição da prova. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 13 de fevereiro.

A prova é desenvolvida com trajeto diversificado e atrai atletas de alto nível. Nesta edição a corrida terá sua largada

A prova esportiva é desenvolvida com trajeto diversificado e atrai competidores de alto nível.

e chegada na Arena Mariana, com um percurso total de 8,6 km. O regulamento segue as normas da Confederação Brasi-leira de Atletismo (CBAt).

Inscrições podem ser feitas pelo te-lefone: (31) 3557-2128, ou pelo e-mail: [email protected]. A ins-crição tem um valor de R$30,00 e o pa-gamento deve ser realizado por depósito registrado (conta 14151-8; agência 2068; Banco do Bradesco; favorecido Associa-ção Marianense de Atletismo).

A prova este ano será organizada pela Associação Marianense de Atletis-mo e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desportos de Mariana.

Para mais informações entrar em con-tato com a Secretaria de Desportos de Ma-riana (Arena Mariana), de 08h às 11h30 e 13h às 17h ou pelo telefone: (31) 3557-2128. O regulamento da prova está dispo-nível no blog: www.corridadaressaca.blogspot.com.br

´ ª

ATLETAS DE MARIANA PARTICIPAM DA XXII VOLTA AO CRISTOCarol Rooke

Atletas de Mariana vol-tam a brilhar na Subida ao Cristo realizada no domingo (25) na XXIII Volta ao Cris-to, na cidade de Poços de Caldas. Ao todo foram 1500 inscritos na prova e 15 atletas representaram a cidade de Mariana. No geral, os espor-tistas completaram a prova,

com o destaque de Antônio Marcos Marque que conquis-tou 11ª lugar geral. O Secre-tário de Desportos, Helerson Freitas, ressaltou a impor-tância em apoiar os atletas. “Acredito que todos os com-petidores que participam de provas assim elevam o seu nível como competidores. Mariana está de parabéns em diversos esportes”, disse.

FOTOS: CAROL ROOKE | PREFEITURA DE MARIANA