Gazeta de Votorantim 87

24
Página 1 Gazeta de Votorantim 27 de setembro a 2 de outubro de 2014 OCORRÊNCIAS Pág.15 Quadrilha faz arrastão na Feira da Lua Rapaz aplica o golpe ‘boa-noite cinderela’ e região Ano 2 | Nº 87 | Votorantim | 27 de setembro a 2 de outubro de 2014 BARBUDO da Avenida Pág.4 Pág. 7 Pág. 10 Pág. 15 José Augusto (Bichinho) Pág.17 CARTÓRIO DE VOTORANTIM FINALIZA os preparativos para as eleições Urnas eletrônicas já estão preparadas Jorge Silva Apostilas com erros são substituídas Votorantim tem mais um candidato a deputado Cerca será instalada para coibir avanço das capivaras no Centro Jogadores pedem desculpas por agressão a árbitro Os funcionários do Cartório Eleitoral de Votorantim trabalharam durante esta semana na preparação das 258 urnas eletrônicas para as eleições que serão realizadas em 5 de outubro. Uma novidade neste ano, é que todas as seções contarão com urnas habilitadas para atender eleitores com deficiência visual. Pág. 5 Excepcionalmente a próxima edição da Gazeta de Votorantim será distribuída na sexta-feira (03/10)

Transcript of Gazeta de Votorantim 87

Page 1: Gazeta de Votorantim 87

Página 1Gazeta de Votorantim27 de setembro a 2 de outubro de 2014

OCORRÊNCIAS

Pág.15

Quadrilha faz arrastão na Feira da Lua Rapaz aplica o golpe ‘boa-noite cinderela’

e região

Ano 2 | Nº 87 | Votorantim | 27 de setembro a 2 de outubro de 2014

BaRBudo da

avenida Pág.4

Pág. 7

Pág. 10

Pág. 15

José augusto (Bichinho)

Pág.17

CaRtóRio de VotoRantim FinaLiza os preparativos para as eleições

Urnas eletrônicas já estão preparadas

Jorg

e Si

lva

apostilas com erros são substituídas

Votorantim tem mais um candidato a deputado

Cerca será instalada para coibir avanço das capivaras no Centro

Jogadores pedem desculpas por agressão a árbitro

Os funcionários do Cartório Eleitoral de Votorantim trabalharam durante esta semana na preparação das 258 urnas eletrônicas para as eleições que serão realizadas em 5 de outubro. Uma novidade neste ano, é que todas as seções contarão com urnas habilitadas para atender eleitores com deficiência visual. Pág. 5

Excepcionalmente a próxima edição da Gazeta de

Votorantim será distribuída na

sexta-feira (03/10)

Page 2: Gazeta de Votorantim 87

Página 2 Gazeta de Votorantim 27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Expediente:

Provocare Editora e Comunicação Ltda ME

As colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e

não necessariamente representam a opinião do jornal.

Diretores presidentes: Mônica Marsal e Werinton Kermes | Responsável Jurídico: Ailton Bueno Scorsoline (OAB: 154912/SP) Edição: Luciana Lopez (MTB 45.396/SP) | Jornalista Responsável: Werinton Kermes (MTB 29.860/SP) | Diagramação: Wilson Roberto Grillo Jr.

Endereço: Rua João Walter, 289 – sala 3 - Centro - Votorantim/SP - CEP 18110-020 |Telefone: (15) 3023-0702 | e-mail: [email protected] Classificados: Joelma Palmeira | Comercial: Katerina Beranger | Contato comercial: (15) 3247-1010| e-mail: [email protected]

Site: www.gazetadevotorantim.com.br | Facebook: Gazeta de Votorantim | Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora Ltda. – CNPJ 01.199.927/0001-65

Distribuição gratuita

*Esta coluna traz pensamentos de diversos autores.

Poesia

editorial

não desistaComo todo mundo, você terá alguns dias melhores do que outros.De vez em quando, a vida parecerá uma grande zona de perigo (…) Mas aconteça o que acontecer, não desista!Você pode achar que nada disso significa muito no grande esquema global das coisas. Mas, acredite: significa!Quando você tirar tudo que puder da vida, saboreando cada gota, isto mudará tudo à sua volta, de ordinário para extraordinário.Sabe de uma coisa? Mesmo que você cometa alguns enganos e esteja errado sobre quase tudo, ainda assim sua vida será uma aventura fantástica e divertida, você dormi-rá cada noite sabendo que fez o que podia e isso fez a diferença, e acordará a cada dia antecipando um futuro tão belo e excitante quanto puder imaginar.E sabe de uma outra coisa? Se você ouvir seu coração e usar sua cabeça, nunca estará errado.(autor desconhecido)

Este é um poema de amor tão meigo, tão terno, tão teu...

É uma oferenda aos teus momentos de luta e de brisa e de céu...

E eu, quero te servir a poesia

numa concha azul do mar ou numa cesta de flores do campo.

Talvez tu possas entender o meu amor. Mas se isso não acontecer,

não importa. Já está declarado e estampado

nas linhas e entrelinhas deste pequeno poema,

o verso; o tão famoso e inesperado verso que

te deixará pasmo, surpreso, perplexo... eu te amo, perdoa-me, eu te amo...

“Poeminha Amoroso”Cora Coralina

errataNa edição nº 86, de 20 a 26 de setembro de 2014, na página 21, foi publicada er-roneamente a fotografia do casal cujo texto intitulava-se “Troca de alianças”. Nesta edição, a coluna Social traz as fotografias e os textos corretos.

Gazeta de Votorantim

Os leitores podem colaborar com a Gazeta de Votorantim enviando

notícias e fotos de acontecimentos que considerem relevantes para o e-mail redacao@gazetadevo-

torantim.com.br. Os dados serão apurados e poderão ser publicados pela Gazeta de Votorantim, a título de colaboração, com a citação do

crédito da imagem, sem a geração de ônus ao colaborador.

Colabore conosco

Clima

HojeMin. 18 ºCMax. 24ºC

AmanhãMin. 17 ºCMax. 26 ºC

Segunda-feira Min. 21 ºCMax. 31ºC

Fonte: INMET

Os bens e serviços administrados pela Ges-tão Pública Municipal e Autarquias constituem o maior patrimônio coletivo pertencente à socie-dade votorantinense. Nestes também estão in-cluídos os servidores públicos, cuja contratação deve revestir-se de princípios basilares à demo-cracia, tais como a igualdade de condições entre os candidatos, previsão em lei e, principalmente transparência nos processos de contratação. Os acontecimentos ocorridos do último domingo no concurso para cargos na Companhia Muni-cipal de Habitação Popular (Cohap) maculam a honestidade do processo seletivo, como tam-bém demonstram a falta de consciência de seus organizadores quanto à seriedade na realização de um processo de seleção de servidores, seja em caráter efetivo ou temporário.

A necessidade do estabelecimento de pro-cedimentos rigorosos para contratação de servi-dores públicos tenta coibir uma prática bastante comum na história recente da política nacional: o apadrinhamento político. Quando não havia a definição de um regramento, os gestores pú-blicos utilizavam os mais diversos critérios para alocar quem bem entendiam nos quadros do funcionalismo público. A vontade política e o ânimo pessoal eram os delineadores dessa ação devastadora sobre o patrimônio público, não existindo qualquer critério técnico ou competên-cia profissional que norteasse a contratação.

Atualmente a contratação de funcionários públicos no Brasil obedece a uma legislação que visa garantir às Administrações Municipais, Fe-derais, Estaduais e Autárquicas a excelência dos serviços prestados à população. Não deve haver qualquer distinção de gênero, etnia, classe social entre aqueles que desejam trabalhar num órgão público, restando apenas demonstrar a sua com-petência técnica entre os melhores, por meio da realização de provas e títulos acadêmicos. Esse processo assegura a igualdade de condições en-tre os candidatos e a seleção pelo mérito.

Esse complexo procedimento de seleção também envolve a autorização prévia para cria-ção de cargos e vagas baseadas na necessidade do órgão ou empresa pública e a definição de regras claras descritas em edital publicado para conhecimento de todos. Na maioria das vezes, a gestão desse processo é terceirizada para em-presa particular, haja vista que o ente público não possui capacidade técnica para elaboração de provas de conhecimentos que possam avaliar os candidatos.

No caso da Cohap de Votorantim, sob o

Concurso caseiroargumento de que se tratava de um “Processo Seletivo” (contratação em caráter temporário) os gestores da entidade pública entenderam que a realização da seleção poderia ser “simplificada”, sem os cuidados necessários de um Concurso Público (contratação efetiva), tomando para si a responsabilidade pela organização do evento (elaboração, aplicação e avaliação das provas). Apesar do uso equivocado dessas terminologias para diferenciar a forma de contratação, há que se respeitar a legislação, a qual exige maior rigor no processo. Geralmente, quando se trata desse tipo de seleção de candidatos, como o que a Cohap desejou realizar, todos os rigores legais previstos deveriam ser observados, podendo, no máximo, ser simplificada a forma de realização das provas.

Ausência de informações, pacotes de provas sem lacres, atrasos no início, falta de funcionários são sérios indícios de ilegalidade do Concurso. Houve até a absurda negociação de como ocor-reria a prova realizada entre o representante da Cohap e candidatos no dia do evento, demons-trando claro despreparo da entidade para a rea-lização do processo seletivo. Os aborrecimentos e transtornos causados aos candidatos são incal-culáveis, principalmente porque envolve o tem-po de preparação de centenas de pessoas para a realização da prova, frustrando uma expectativa construída meses a fio.

Não há mais espaço para amadorismos quando se trata seleção de funcionários para a administração direta ou indireta. A delegação dessa incumbência a terceiros tem por escopo privilegiar a realização de uma seleção que privi-legie a contratação de funcionários qualificados, cuja avaliação será realizada por empresa espe-cializada em concursos, mantendo a idoneidade do processo.

Neste caso, cabem à Administração Munici-pal e ao Ministério Público instalarem processos que apurem as responsabilidades da Autarquia quanto aos acontecimentos do último concurso. O representante legal da Cohap tem o dever de prestar as devidas informações à sociedade, pois os fatos ocorridos colocam em xeque a credibili-dade e honestidade da entidade perante a socie-dade.

A credibilidade depende da transparência e rigor legal com que são conduzidos os processos administrativos. Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário local não podem silenciar-se neste momento, devendo contribuir para a elucidação do fato e responsabilização dos culpados pela in-gerência no processo seletivo.

Page 3: Gazeta de Votorantim 87

Página 3Gazeta de Votorantim27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Page 4: Gazeta de Votorantim 87

Página 4 Gazeta de Votorantim 27 de setembro a 2 de outubro de 2014

“Aprenda a rir de si mesmo. Todos nós temos estilos,

contradições, somos caricatos. Não se ofenda. Ria

junto. Diz muito sobre a inteligência de uma pessoa

a capacidade de autocrítica que ela tem.”

BarBudo da aVenida - o que tudo ouve e tudo vê

Pobre com mania de grandezaDona Ziza, moradora do Jataí, na rua Be-

nedito Antônio dos Santos, está desolada. Seu papagaio sumiu há um mês. O bicho foi presente de um sobrinho que mora cida-de de Ivatuva, no Paraná. Isto há 18 anos. E quando o papagaio chegou em Votorantim, ele já tinha uns 3 anos de idade, e como ti-nha uma peninha saliente na cabeça que lembrava um pitote (uma crista) foi batiza-do de Elvis, ou seja, o penoso tem aproxima-damente 21 anos (já era para ter juízo) e se chama Elvis, um rebelde. Dona Ziza se ape-gou a Elvis, pois tinha nele sua única com-panhia, já que os filhos estão todos criados e cada um cuidando de sua vida. No dia 08 de julho, durante a fatídica partida do Brasil e Alemanha em que nossa seleção tomou 7, um vizinho de dona Ziza, que não deve ser normal, a cada gol que Alemanha fazia, sol-tava pelo menos cinco rojões de 3 estouros cada. Elvis começou a ficar nervoso e impa-ciente em seu poleiro, que fica na pequena lavanderia da casa. Como todo papagaio que se preza, Elvis falava muitos palavrões e chamava dona Ziza, que estava na sala com seu neto vendo o Brasil tomar aquela lava-da. No quarto gol dos alemães, dona Ziza re-solveu levantar a buzanfa do sofá e ir por El-vis para dentro de casa, para ele assim parar de gritar. Mas foi tarde. Ele mesmo tomou uma atitude: bateu asas e voou. Aí começou o martírio e a peregrinação em busca de Elvis: folhas de sulfites foram pregadas em tudo quando é postes, padarias e postos de saúde com a fotografia do papagaio fujão. Um porteiro que trabalha no condomínio Alfaville, que é o mais chique da cidade, onde só moram ricos e metidos a ricos, disse ter visto um papagaio com as mesmas ca-racterísticas em uma casa do condomínio, e como em linha reta da casa da dona Ziza ao condomínio são pouco mais de 700 metros, é bem provável que Elvis tenha se cansado daquela vidinha de pobre que levava no Ja-taí, comendo pão amanhecido molhado no café preto. O porteiro, com pena de dona Ziza, até tentou falar com a moradora que tem este papagaio, mas ela não quis nem conversa, alegando que se o bicho sair da casa dela vai ser pelas mãos do IBAMA... ou seja, Elvis, bão de conversa, conquistou a ricaça e está no bem bom. E chega de vizi-nhos da periferia que soltam rojão.

Quem estiver indeciso com seu voto pode votar na Elis Regina

Outra que é apaixonada por animais e usa seu tempo livre (na Prefeitura) para fa-zer campanha política, mas não campanha para votar nestes falsos e mentirosos que prometem tudo e cumprem muito pouco, é a procuradora da prefeitura, Cacilda De Mari. Existe um site de animais que vai lan-çar, em 2015, um calendário só com as fuças de cachorros. E Cacilda inscreveu sua queri-da e amada Elis Regina, cachorra Pinscher, que não canta, mas que leva o nome da cantora. A paixão de Cacilda por Elis Regina é tanta que deu uma pausa no trabalho, fez um cartaz e se posicionou em frente ao ga-binete do Alcaide, onde fez uma foto pedin-do voto para cadelinha. Quem quiser ajudar a procuradora ter Elis Regina no calendário é só entrar no site (http://www.spaanimal.com.br/) e votar. Eu já votei na Elis Regina.

O material da Dilma é de PrásticoOutro funcionário público que usou a

rede social para fazer um apelo foi o Bozo, Marcelo Escribano. Ele aparece em um ví-deo inconformado com a qualidade do material usado pelo PT na propaganda da Dilma. Ele grita. Ele berra. Fala que é um ab-surdo usar material de prástico (falou prásti-co e não plástico). Coisa de primeira. Enfim... ele fala um montão, bem pertinho da câme-ra, com os olhos esbugalhados, como quem estivesse com muita raiva. Ele está certinho

e tem mais: não está se escondendo atrás de um nome falso... mostrou a cara, gravou o ví-deo na cozinha da casa dele, fora do horário de serviço.

Vai ver se eu estou ali na esquinaA vereadora Fabíola (Pimentinha Pedri-

co), que é a coordenadora da campanha do PSDB em nossa cidade e, no caso de Governa-dor e senador, é também da região, teve cin-co minutos de ziquezira e de fúria e pôs todo mundo para correr no comitê do Vitor Lippi e da Maria Lucia Amary. O motivo é simples: o trabalho que a equipe vinha desenvolvendo estava uma merda, e o pessoal fazendo muito corpo mole, então todo mundo foi mandado embora. Como isto foi de manhã, não deu tempo nem de comerem o marmitex capri-chado do Terraço; me parece que o único que sobreviveu à fúria da Pimentinha (que não está para brincadeira nesta eleição) foi o João Português, que mesmo colocando placas em locais em que não devia, foi poupado. Mas só porque o português é protegido do paizão Erinaldo. O resto, ruaaaa!

Prova desastrosa (rimou)O Vereador Joãozinho levou para tribu-

na outro assunto para cutucar o governo: Os problemas ocorridos no concurso da COHAP no último final de semana. E coube a PP (Pi-menta Pedrico) responder. E ela foi bem direta e objetiva. Chamou o processo seletivo de pro-va desastrosa, e disse que cada um tem que ter responsabilidade pelos seus atos - e se for para o prefeito ver tudo, não precisa de secretário.

Só agoraAcredite quem quiser: o aborrecido com a

saída da arquiteta Simone Fróes da função de diretoria de urbanismo foi o azedo, mal hu-morado, do Acerola Pedro Nunes. Pedro disse que demorou para ter simpatia pela arquite-ta, mas que vinha percebendo que a mulher não era das piores não, na função que exercia. Poxa, Pedro, por que não falou antes? Quem sabe ele teria conversado e se entendido me-lhor com o Abibe e permanecido?

Zé BonitinhoEsta semana, na manifestação dos funcio-

nários da Santa Casa, um caminhão de som emprestado ao movimento pelo Marcão Pa-peleiro estacionou em frente ao gabinete do Prefeito e colocou uma nova versão da músi-ca "Ele Vendeu o SAAE", porém agora a músi-ca trocava SAAE por Santa Casa. E há quem diga que a versão atualizada foi feita pelo autor da música, que agora é desafeto do go-verno, pois foi exonerado, e os motivos estão guardados a sete chaves.

E por falar em Santa Casa

No sábado passado, pela manhã, Heber Martins, Pedro Nunes, Joãozinho, Lê Baeza e Eric Romero se reuniram com a diretoria da Santa Casa para tentar achar uma solução quanto aos funcionários que estariam sendo demitidos. No final da reunião, por volta de meio-dia, a única coisa certa era de que quem tinha que achar uma solução era o Prefeito Erinaldo, e teriam que sentar com ele para ou-vir dele se era possível ou não uma solução. Aí começou o impasse: dos cinco vereadores, só dois eram favoráveis a se reunir com o pre-feito. Houve quem disse “nem morto, com o Erinaldo eu não converso”. Com jeitinho e ha-bilidade, foi se ponderando e quando foi dito que esta seria uma reunião por uma causa mais do que justa, a vida de pessoas e a situ-ação de 150 trabalhadores, os três que esta-vam mais duros se amoleceram e aceitaram estar com o prefeito. Aliás, alguns pela pri-meira vez nestes quase dois anos: “Está bem. Vamos ligar, então. Quem tem o telefone do homem?” Não teve jeito. Todos os quatro, de imediato, olharam para o Eric Romero, que surpreendentemente disse: “Não olhem para mim, não! Eu não tenho o telefone do Erinal-do. Só da Fabíola e do Marcos Trinca”.

Uma coisa que foi dita e deve ser verdade

Se o Goiaba não tivesse gritando, ba-tendo panela em frente à Prefeitura e na Câ-mara, enquanto a Fabíola falava em nome dos demitidos da Santa Casa, o Prefeito teria aceitado a realização de um Termo de Ajus-tamento de Conduta (TAC) pelo procurador do trabalho, Bruno Augusto Ament.

De cima para baixoE o Labrego mais uma vez está se sen-

tido traído e corneado, agora pelo PMDB, partido pelo qual é ele o presidente e res-ponsável. Tudo porque esta semana a Gazeta de Votorantim descobriu mais um candidato a deputado estadual, que é morador de Voto-rantim há mais de 30 anos: José Carlos Souza, conhecido também como Carcaça. Labrego foi até casa do candidato, que mora próxi-mo da rua Sorocaba, para tirar satisfações e voltou murchinho, murchinho. O rapaz, além de ter café no bule, é amigo da alta cúpula do PMDB, porque ele só dorme em Votorantim: milita há anos no sindicato dos Eletricitários. La-brego, fique em paz: o PSDB teve que engolir a candidatura do Jairo da Moto e nem por isso o Erinaldo foi na casa dele tirar satisfações.

Aliás

O Jairo da Moto está bem saidinho no que diz respeito ao gabinete do Prefeito. Esta semana ele estava na Avenida e encon-trou um eleitor lá da Vila Nova. O rapaz, ao ver o Jairo, disse: “Jairo, foi Deus que mandou você aqui, amigo”. “Por quê?” responde o Jai-ro. “Preciso tirar Xerox destes documentos e não tenho um tostão no bolso. Você pode resolver isto para mim”? E o Jairo resolveu; foi até o gabinete, entregou para a pessoa que cuida da recepção os documentos, e, para alegria do amigo eleitor do Jairo, o serviço foi feito direitinho, sem dinheiro no bolso, mas com os documentos xerocados”.

Boa-noite cinderelaUm assessor da Câmara de Votorantim

foi vítima do golpe boa-noite cinderela, além de ficar sem o carro e outros perten-ces, acordou com uma ressaca daquelas.

Volta para escolaSemana passada falei que o Lê Baeza e

seu amigo Pezão não sabiam escrever ‘ses-senta’ para preencher um cheque, aí resol-veram o problema fazendo dois cheques de trinta. Um colega de Câmara me contou que o Lê estava fazendo um requerimento solicitando informações sobre como será a segurança nas escolas no dia das eleições, mas errou e escreveu ereção no lugar de eleição.

Curió mudou de ramo e agora está profetizando e jejuando

E por falar deste erro grosseiro, no Jar-dim Primavera, para ser mais exato, na rua Andre Sentelhas (a rua leva o nome do Pai do Daniel e do Eliseu), dentro de mais al-guns dias vai ser inaugurada em uma ga-ragem outra igreja evangélica, a quinta do bairro. Até ai sem novidades, salõezinhos que viram igreja é coisa mais do que co-mum nas periferias. O curioso é que quem está abrindo é o Curió, que tinha um bo-tequim no Novo Mundo, e só havia o que não presta no bar. Até sexo era servido por lá (ou seja, era um puteirinho)... e de tanto receber a visita da polícia a pedido dos vizinhos, que não aguentavam tanta gritaria no bordelzinho, Curió fechou o muquifo do amor e está abrindo a Igreja no Primavera. Bem... os vizinhos do bar do Novo Mundo estão livres da gritaria. Agora a gritaria é outra lá no Primavera. Mas esta é bem melhor. Difícil vai ser o Curió con-vencer alguém de que se converteu e de que é pastor .

Page 5: Gazeta de Votorantim 87

Página 5Gazeta de Votorantim27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Cidades

urnas eletrônicas de Votorantim já estão preparadas para as eleições

Eduardo Gouvea

Os últimos dois dias foram de muito trabalho no Cartório Eleitoral de Votorantim,

quando 13 funcionários cuidaram da preparação de todas as 258 urnas eletrônicas para o pleito do próximo dia 5 de outubro.

“O processo de preparação de cada uma delas dura em média 20 minutos”, explica Maria Aparecida Oliveira Gomes, chefe do cartório. Primeiramente os dados dos can-didatos e eleitores são obtidos junto ao Tribunal Superior Eleitoral por meio de intranet e gravados em flash cards (cartões de memó-ria), que por sua vez são inseridos nas urnas eletrônicas. Depois as urnas passam por testes e final-mente são lacradas. Na véspera do pleito elas já seguirão para as se-ções eleitorais.

Ao todo, Votorantim terá 233 urnas, além de oito para justifica-tiva e mais 17 de reserva. No caso de mais urnas apresentarem al-gum tipo de problema no dia da eleição, a votação será feita em cédulas de papel.

Uma novidade neste ano, é que todas as seções contarão com urnas habilitadas para atender eleitores com deficiência visual, sendo que para utilizá-la bastará ao eleitor nesta condição apenas comunicar ao presidente da seção. Neste ano, também haverá postos de justificativa em 27 dos 34 locais de votação.

Cavaletes recolhidosO cartório eleitoral de Voto-

rantim também informou que cerca de 200 cavaletes de diversos candidatos já foram recolhidos por estarem dispostos em locais indevidos. A chefe do cartório afir-mou que as irregularidades não se restringiram apenas ao centro da cidade. “Recolhemos material na Avenida Gisele Constantino, Luiz do Patrocino Fernandes e Octávio Augusto Rangel”, conta.

Ela diz ainda que nenhum can-didato reclamou o material reco-lhido e caso o queria de volta, terá que fazer uma petição para o juiz eleitoral. Fora a questão dos cava-letes, nenhuma outra irregularida-de foi registrada pelo órgão.

Eduardo Gouvea

Cédulas de papel poderão ser utilizadas se mais de 17 urnas apresentarem defeito no município

Votorantim terá 233 urnas

Cartório eleitoral de Votorantim recolheu 200 cavaletes

Nos últimos anos o setor da constru-ção civil teve um crescimento acima de 10% no Brasil. O ritmo nos canteiros de obras vem de forma acelerada contribuin-do para que o setor mantenha-se aque-cido. Na mesma velocidade, as sobras de materiais de construção vêm crescendo e se avolumando, obrigando os municípios a criarem situações para destinação des-se tipo de material. Ainda, estima-se que 30% dos materiais que entram na obra retornam em forma de entulho, causando grande impacto ao ambiente se não for tratado de forma correta.

Uma das saídas apontadas pelo ve-reador Heber Martins (PDT), presidente da Câmara, é a doação das sobras desses materiais às famílias carentes inscritas num programa social. Dessa ideia nasceu o Projeto de Lei 052/14 apresentado no legislativo, que propõe que a Prefeitura de Votorantim receba, armazene e dis-tribua os materiais às pessoas carentes e entidades beneficentes ou habitacionais do município.

Segundo levantou Heber Martins, com o grande número de construções hoje na cidade, muitos proprietários das obras depois de finalizada, buscam se livrar dos restos dos materiais, principal-mente em condomínios. “Uma das for-mas é através de caçamba que retira esse material e descarta nos aterros”.

O parlamentar já presenciou o des-

Vereador quer doação de material de construção às famílias carentes de Votorantim

carte de pisos, areia, pedriscos entre ou-tros itens que, na sua vontade, deveriam ser doados às pessoas carentes. “Vejo essa proposta como uma forma de cola-borar com a política pública de habita-ção. Isso porque muitas famílias têm seu terreno, seu teto, mas sem condições de finalizar a sonhada casa”, comentou.

Se entrar em vigência, a Lei também colaborará para diminuir a quantidade de areia, pedras e demais materiais que ficam armazenados nas calçadas, atrapa-lhando a mobilidade urbana.

O projeto de lei foi lido em plenário e seguiu para análise das Comissões Per-manentes e pelo jurídico da Casa.

Luciana Lopez

Vereador Heber Martins

Page 6: Gazeta de Votorantim 87

Página 6 Gazeta de Votorantim 27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Cidades

As cartas devem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou pelos Correios (Rua João Walter, 289 – Centro de Votorantim/SP – CEP 18110-020).

É obrigatório nome completo, nº do RG, endereço e telefone. Apenas o nome será publicado.

Gazeta de VotorantimObrigado GV, em oferecer o jornal à população da ci-dade de Votorantim/ SP - cidade abençoada por DEUS -, gratuitamente toda semana. Que o nosso Deus continue abençoando esta equipe que trabalha pelo povo da cidade. José Carlos Costa

Horário dos ônibusSou moradora da Vila Garcia – Votorantim/SP e usu-ária do transporte coletivo da São João, venho hoje reclamar dos horários dos ônibus que passam na Vila Garcia com destino a Sorocaba e de Sorocaba para o bairro. Passam pela Vila Garcia os ônibus Sorocaba via Rio Acima e Sorocaba/Vila Nova Votorantim via Vila Gar-cia, os dois saem dos bairros em horários muitos pró-ximos e quando chegam na Vila Garcia estão pratica-mente juntos, e depois para passar os dois novamente demora 40 minutos, isso acontece nos dois sentidos: Votorantim a Sorocaba e de Sorocaba a Votorantim. Saem juntos do terminal em Sorocaba e demoram 40 minutos para passar de novo os dois juntos.O ônibus Rio Acima sai do terminal de Votorantim, dá uma volta imensa pela Vila Irineu, pelo Rio Acima, quando chega na Vila Garcia já está lotado, principal-mente em horários de pico e o Vila Nova Votorantim (Via Vila Garcia) já vem lotado lá da Vila Nova. Nós, os moradores da Vila Garcia temos sempre que ir em pé. Fico só imaginado o que vai acontecer quando o pes-soal que foi contemplado com as casas dos conjuntos habitacionais mudarem para o bairro, a demanda de pessoas vai ser muito maior. Será que vamos continuar com esse problema de lotação e demora para passar os ônibus? Deveria haver uma mudança de horários, para que quando passassem pela Vila Garcia, passas-sem em horários diferentes e não juntos, pois o inter-valo é muito grande, 40 minutos é tempo demais para se perder esperando ônibus. Acho que um intervalo de 20 minutos seria razoável. Já enviei e-mails para a São João reclamando deste problema e a resposta era sempre: Estamos estudando uma alternativa. Mas os últimos e-mails nem responderam mais. Grata.Marcia Ribeiro de Camargo

Resposta:“Em resposta a Sra. Marcia Ribeiro de Camargo, a Auto Ônibus S. João, vem esclarecer o que segue: Atual-mente, a Vila Garcia, local de residência da Sra. Márcia, é atendida pela linha Vila Garcia via Jardim Archilla, até o Terminal de Votorantim. Se o destino da usuária for Sorocaba, basta a ela realizar a integração no ter-minal, sem custo extra se utilizar o seu cartão eletrô-nico, utilizando as linhas com destino a Sorocaba via Lageado, as quais têm intervalo médio de 5min nos

horários de maior demanda e de 10 min nos horários normais.Esclarecemos ainda que a linha Vila Nova - via Vila Gar-cia, é uma linha que se origina no próprio bairro (Vila Nova) e a linha Rio Acima tem origem no Terminal Ur-bano de Votorantim, ou seja, essas duas linhas têm ori-gem em pontos totalmente distintos e distantes entre si; ambas com atendimento voltado para os usuários desses bairros bem como aos passageiros dos respec-tivos trajetos (como é o caso dos passageiros que se encontram na região da Vila Garcia), porém como os horários de partida têm que respeitar as necessidades dos passageiros, as partidas ocorrem em conformida-de com os horários que melhor atendem a maioria dos usuários. Consequentemente, ao passarem pela Vila Garcia (que está situada no meio do trajeto de ambas as linhas) pode ocorrer que haja proximidade de horá-rios entre o ônibus de uma linha e o ônibus da outra linha. Além desse inconveniente, também pode ocor-rer em qualquer ponto do trajeto o fato de parte dos passageiros serem transportados em pé (conforme nos é autorizado em Lei), principalmente nos horários de maior demanda, mas sempre respeitando o limite legal de passageiros que podem ser transportados por veículo. Adicionalmente e visando melhorias no atendimento, nosso departamento de planejamento iniciará, a partir de 29 de setembro próximo, estudos detalhados sobre a oferta e demanda nas referidas linhas e em particular estudos atualizados visando a viabilidade de se implantar (ou não) uma nova linha específica para o atendimento dos passageiros que tem como ponto de origem ou destino a região da Vila Garcia, conforme sugerido pela Sra. Márcia. Gostaríamos ainda de obter e manter o contato com representantes da Sociedade Amigos de Bairro da Vila Garcia ou outra entidade que EFETIVAMENTE re-presente os interesses dos moradores, para que no futuro próximo possamos “avaliar conjuntamente” os resultados dessa pesquisa e as possíveis alternativas a serem implantadas para a melhoria dos serviços de transporte coletivo destinados ao atendimento dessa importante parcela da população Votorantinense. Aproveitamos para colocar à disposição dos nossos clientes em geral, o SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente do Grupo São João que pode ser acessado através do site: www.gruposaojoao.com.br . Salien-tamos que o SAC- Grupo São João não é meramente uma forma de comunicação, é uma importante ferra-menta de avaliação e aprimoramento dos nossos ser-viços; para isso, o mesmo é monitorado pelos respon-sáveis internos a fim de que atinja os objetivos para o qual foi criado.Agradecemos pela manifestação da nossa cliente Sra. Már-cia, bem como agradecemos pela intermediação e opor-tunidade de resposta propiciada pela Gazeta de Votoran-tim, importante veículo de comunicação da nossa região.”Auto Ônibus S. João Ltda.

Antônio GomesFaleceu em 24/09/2014 aos 77 anos, casado com Arlinda Burgareli Gomes. Deixa os filhos Edna, 52 anos, Edemir, 50 anos, Edevaldo, 49 anos, Edeniz, 47 anos e Elza, 39 anos. Foi sepultado no cemitério Consolação, em Sorocaba.

Maria Aparecida BeneditoFaleceu em 23/09/2014 aos 60 anos Deixa os fi-lhos, Luis, Sidnei, Sidimar e Rafaela. Foi sepultada no Cemitério São João Batista, em Votorantim.

Benedito PereiraFaleceu em 22/09/2014 aos 69 anos, casado com Domingas Luiza Pereira Deixa os filhos, Benedito, Aparecida, Joana Darc, Marisa, Jose, Moises, Maria Madalena, Marta, Silvana, Wagner e Simone. Foi sepultado no Cemitério São João Batista, em Vo-torantim.

Thereza Malusa BiggiFaleceu em 22/09/2014 aos 93 anos. Deixa os filhos Maria de Lourdes, 65 anos, Marlene, 59 anos, José,

71 anos, Gervásio, 68 anos e Leonardo 70 Anos. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Voto-rantim.

Lourdes de Medeiros SeabraFaleceu em 21/09/2014 aos 71 anos, casado com José Seabra. Deixa os filhos Elisabete, 51 anos e Carlos, 43 anos. Foi sepultada no cemitério São João Batista, em Votorantim.

Roberto Tadeu MacedoFaleceu em 21/09/2014 aos 58 anos, casado com Mirian Raquel Moreira Da Cruz Macedo. Deixa os filhos Samara, 29 anos, Roberto, 28 anos, Hadassa, 24 anos e Miqueas 21. Foi na sepultado no cemité-rio São João Batista, em Votorantim.

Antônio Justino da RochaFaleceu em 20/09/2014 aos 77 anos. Deixa os filhos Antonio, 50 anos, Edson, 48 anos, Marcos Roberto, 39 anos, Juliana, 30 anos e Marcos An-tônio, 23 anos. Foi sepultado no cemitério Me-morial Park, em Sorocaba.

CríticaVou comprar um cadeado para vocês colocarem na porta desse jornal ridículo que não tem material para ser publi-cado e ficam aí fazendo montagem com fotos antigas em cima das pessoas. Por isso que esse jornal tem que ser dis-tribuído gratuitamente mesmo, quem iria gastar dinheiro para ler um jornaleco desses?Priscila Arantes Solano

RespostaSenhora Priscila Arantes Solano, mesmo sem entender esta revolta desnecessária, respeitamos seu desabafo, e esperamos que entenda o que uma coluna de humor e o que é uma matéria jornalística. Se a senhora se refere à fo-tomontagem do candidato José Serra, é porque a senhora não leu o que deveria ter lido, que é a matéria publicada sobre a visita do candidato em nossa cidade. A Gazeta é um jornal que além de publicar os relises envia-dos pelas assessorias de imprensa, inclusive da Prefeitura de Votorantim, produz diversas matérias semanalmente e, com isto, agradamos uma parcela significativa de nossa população. Nós, da Gazeta de Votorantim, acreditamos que contribuímos com nossa cidade, da mesma forma que acreditamos que a senhora contribua do seu jeito e da sua maneira.

A Gazeta de Votorantim iniciou suas atividades há menos de dois anos com 5 mil exemplares semanais, em 8 meses passamos a 7 mil, e hoje distribuímos 10 mil jornais. Será que é porque existem na cidade mais Priscila Arantes Solano para nos desestimular, ou vo-torantinenses que apreciam nosso trabalho? Nos dias em que o jornal atrasa sua chegada nos pontos de distribuição, formam-se filas de pessoas aguardando para garantir seu exemplar.Dentro de suas observações, pouco contundentes, que trata a Gazeta de Votorantim como quem fala do time de futebol adversário, fica aqui a sugestão de que a senhora coloque um novo jornal à disposição dos votorantinenses e aí sim, terá propriedade de dizer o que presta e o que não presta. Enquanto isto, nós va-mos continuar fazendo, mesmo não agradando pes-soas como a senhora, que pelo visto entende muito de imprensa e comunicação.Lembrando a senhora Priscila Arantes Solano que er-ramos sim, e buscamos nos aprimorar a cada erro, até porque já é sabido que só não erra quem não faz.E mais uma vez afirmamos: coluna de humor não é matéria jornalística.Direção da Gazeta de Votorantim

[email protected]

BeLa, o time mai QueRido da BaRRa Funda!

Bãos dias!!! E aliais é um dia muito dos bão memo, festivo, ajeitado! E sabe pruquê? Hoje é o dia que clube Bela Montanha cumpreta seus 100 ano de vida! É muita felicidade prum cabocro só! Principarmente pra esse Porphirio daqui, que bem dizê vi esse crube iniciá!

É... só se lembra dessa épuca não quem só andô de bonde, mai qui viveu no tempo em qui até o bonde era raro. Uns treis ou quatro horário por dia, pra exagerá! Ê épuca boa, que a fábrica di tecido, tanto na hora da saída quanto na entrada, parecia uma festa de tanta gente! Tempo em que namorá era no jardim Bolacha e no cinema quem mandava era o Beranger! O cinema ficava onde hoje é o crube Atrético. E não podia aprontá no cinema não, senão o seu Beranger fincava uma suspensão no sujeito! “Feiz queijo” com a namorada (dava uns bejo a mais), se pegasse era suspensão! E quem via isso? O Bilo, o eterno lanterninha!

Vô falá proceis: ê épuquinha boa!E o Bela Montanha (ou o “Bela”, como nóis chama) já era tudo aquilo. Um vigor no futebor,

crube bão de se vivê. Mai no seu nascimento, lá em setembro de 1914, não era esse seu nome. Era Estrela, e só veio a se chamá de Bela Montanha em 1944. Eu presenciei a mudança de nome.

Joguei cuma turma boa. O Gia era muleque novo e o seu irmão, o Zito Grão, botava ordem no galinhero. O Miquei, pelamordedeus, era um craque coa camisa 10! O rei dos toque de prima, dexava os parcero na cara do gol! Entortava a coluna da becaiada! Hehe! E cada lançamento que fazia?!?! De lado a lado do campo, que nem força os bolero fazia pra dominá a bola! Tem uns aqui qui jogava bola. O Miquei a bola adorava ele!

O Bela teve time bão que nossssenhora! (Teve uns porva tamém, mai aqui não é hora nem lugá pra falá!). Fiz uma tar de enquete cós camarada pra vê o drimtim (até ingreis nói rabisca, hehe) do Bela. O Técnico é Américo Maschetto, que escalou o time no clássico quatrotreistreis. Ficô assim: defesa era Hélio, Nei Ross, Tite, Rob Galli e Nelsinho Simão; meio campo co Odair Pa-triarca, Raimundinho e Mikei; na frente o Caméia, Léo e Sidney. Pensô que cabo? Nada! Tem banco ainda: Goleiros, Manga e Torão; Tica, Antonio Baú, Lozano, Luizinho Costa e Gia.

Mai num era só futebor que tinha no Bela... Tinha baile de monte no sábado. Quem tocava era uma turma lá da Barra Funda memo. Turma afinada, boa de dedo e de sopro. Rs... nói pra treiná fazia, nas segunda-fera, a Dança dos Urso: era home cum home. Vinha um violero fazê os acompanhamento e os que sabia dançá ensinava os que num sabia. Êlaiá! O que a gente num fazia pra aprendê a dançá! Virge!

Pra finalizá, só quiria lembrá um nome muito importante na história do Bela. Seu Américo Maschetto, o taliano técnico nosso no time. Pra ele era Deus no céu e o Bela na terra. Ah! O Ani-ceto num pode fartá, o grande massagista qui com suas mão ponhava quarqué cãibra no jeito.

Bão, sem mais nem meio mais, vô gritano: Viva o Bela Montanha! O Crube mai querido da Barra Funda! Viva o Bela!!!!!!!!!!

Page 7: Gazeta de Votorantim 87

Página 7Gazeta de Votorantim27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Cidades

A cidade de Votorantim, com apoio de diversos parceiros, envolvimento de escolas,

empresas e os cidadãos, foi a cidade da região que mais arrecadou lacres de alumínio para trocar por cadeira de rodas em um ano. O anúncio foi feito na quarta-feira (17), na sede do Grupo CCR Viaoeste, em Barueri. O evento comemorou dois anos da iniciativa da concessionária.

A campanha Lacre Solidário co-meçou internamente na Viaoeste com o envolvimento de funcioná-rios e, no meio do ano passado, foi ampliada para cidades atendidas pelas rodovias administradas pela concessionária. Votorantim aten-deu ao convite e a campanha pas-sou a ser organizada na cidade pela Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) e com o nome de “Lacre Legal”.

Para conseguir uma cadeira de rodas é necessário encher 140 garrafas pet de dois litros com os lacres de lati-nhas. Essa quantidade resulta em apro-ximadamente 80 quilos de alumínio que são vendidos e o valor é destinado a uma cadeira de rodas. Para conseguir dez cadeiras de rodas, a Comas rece-beu lacres para encher 1.400 garrafas de dois litros. Foram aproximadamente 800 quilos de alumínio ou mais de qua-

tro milhões de lacres, já que estima-se serem necessários três mil lacres para encher cada garrafa. A mobilização em Votorantim foi destaque no even-to realizado pelo grupo CCR Viaoeste e parabenizada pelos colaboradores da concessionária e pela diretoria com a presença do presidente Eduardo Ca-margo e do diretor de relações institu-cionais, Sérgio Ribeiro.

Mobilização e apoioCom apoio de parceiros, a mo-

bilização cresceu e a arrecadação de lacres já se tornou uma atividade permanente na Comas. A Secretaria da Educação aprovou a iniciativa e adotou a campanha nas escolas da rede municipal de ensino que se tornaram desde o ano passado as principais colaboradoras e doadoras de lacres. A Associação Comercial e Empresarial de Votorantim (Acev), empresas, comerciantes, condomí-nios e veículos de comunicação de Votorantim e também de Sorocaba estão entre os apoiadores da cam-panha.

Votorantim conseguiu dez ca-deiras em um ano e a segunda cida-de que mais arrecadou foi Itapevi, com sete cadeiras no total.

No evento desta quarta-feira foram entregues à Comas a nona e

Votorantim é a cidade que mais conseguiu cadeiras de rodas arrecadando lacres

Após a reclamação de alguns alunos dos cursos profissionali-zantes oferecidos no Espaço do Jardim Toledo com relação a er-ros apresentados nas apostilas empregadas, a Secretaria do Em-prego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo e o Departa-mento da Juventude da Prefeitura de Votorantim providenciaram no início desta semana a troca do ma-

apostilas com erros de curso profissionalizante são substituídas

terial.A reportagem da Gazeta de

Votorantim publicou com exclusi-vidade em sua última edição que o material oferecido continha erros gramaticais e de concordância, além de muitas frases estarem com suas palavras sem espaçamento.

De acordo com os próprios alunos, ainda na sexta-feira (19), quando tomaram conhecimen-

to dos problemas, os responsá-veis pelo curso esclareceram a situação, se desculparam com os participantes, e na segunda-feira (22), conforme os órgãos citados já haviam se comprometido a fa-zer, foram efetuadas as trocas das apostilas. Também foi entregue o segundo caderno, que aborda os temas de cada curso de forma es-pecífica.

Campanha recebeu mais uma arrecadação

Em uma ação interna que in-centivou a colaboração com a campanha Lacre Legal de Votorantim, os funcionários da empresa IMI Interativa conseguiram encher quase quatro garrafas pet de lacres de latinhas de alumínio. Essa quantidade foi arrecadada em cerca de três meses com divulgação interna e colo-cação de garrafas coletoras para os lacres no refeitório da empresa. A entrega do mate-rial à Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) foi na última terça-feira (23).

Em 1º de outubro é mun-dialmente comemorado o Dia do Idoso e a data será celebra-da em Votorantim hoje (27) com atividades e atendimen-tos gratuitos. Chamado de Dia da Melhor Idade, o evento será na Praça “Lecy de Cam-pos”, das 9h às 12h e será aber-to a todos os interessados. A programação que vem sendo preparada pela Secretaria da Saúde faz parte do programa Votorantim Saudável que tem atividades mensais voltadas à promoção da qualidade de vida da população.

O foco principal do Dia da Melhor Idade é a prevenção de doenças, conforme des-tacou a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes. Para isso, serão ofe-recidos exames, orientações e atividades para incentivar os participantes de toda as idades a estarem mais atentos sobre a importância de cuidar da saúde. “Teremos informa-ções, orientações e exames, atividades físicas, participa-ção dos grupos de ginástica e de caminhada, apresentações e diversas atividades para que as pessoas possam se cons-cientizar sobre a importância de tomar atitude e ter uma vida mais saudável, prevenir doenças e viver melhor”, fri-sou a secretária.

A programação alusiva ao Dia do Idoso em Votorantim envolve, ainda, outros setores da administração municipal, como os parceiros da Secre-taria de Desporto que terá o

dia da melhor idade terá atividades e exames gratuitos hoje

programa Agita Votorantim promovendo atividades físi-cas ao longo da manhã, como alongamento, dança e ginásti-ca, e também levará à praça os núcleos de ginástica existen-tes na cidade. A Secretaria da Cultura é parceira oferecendo apoio e estrutura e também levará ao evento uma apre-sentação de Axé.

Outra atração será a do-ação de cães e gatos do Cen-tro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Votorantim, com mais uma ação de incentivo à guarda responsável de ani-mais. Os felinos e caninos que estarão disponíveis para ado-ção estarão vacinados e medi-cados com vermífugo e terão direito à castração.

A Universidade Paulista (Unip – Sorocaba) compare-cerá com o curso de Odonto-logia, oferecendo orientações e avaliações bucais, com iden-tificação de feridas, lesões e encaminhamentos dos casos que precisarem de atendi-mento. A Universidade de So-rocaba (Uniso), que também têm uma parceria fixa com a Prefeitura de Votorantim, comparecerá com três cursos da área da saúde. Equipes de Enfermagem, Nutrição e Te-rapia Ocupacional estarão na praça para realizar aferição de pressão arterial, teste de glice-mia, peso, altura, orientação sobre alimentação saudável, exercícios e cuidados impor-tantes, principalmente para os idosos, mas disponíveis a todos que se interessarem.

a décima cadeira. Em Votorantim as cadeiras têm ajudado a atender à demanda de um banco de emprésti-mo de equipamentos mantido pela Comas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3353-8662 ou diretamente na Avenida Moacir Oseias Guitte, nº 51. Qualquer quan-tidade de lacres pode ser entregue no local.

Secom Votorantim / Divulgação

Para conseguir uma cadeira de rodas é necessário encher 140 garrafas pet com lacres

Page 8: Gazeta de Votorantim 87

Página 8 Gazeta de Votorantim 27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Cidades

A disposição da agenda foi definida de acordo com o número de votos nas últimas eleições. Todos os vereadores têm direito ao mesmo espaço e devem encaminhar a agenda no prazo combinado previamente.A responsabilidade das informações divulgadas nesta coluna é dos próprios vereadores.

Vereadora apresenta projeto que estabelece área de segurança ao redor das escolas

A vereadora Fabíola Alves (PSDB) apre-sentou na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Votorantim o projeto de lei nº 54/2014 que estabelece a área escolar de se-gurança como espaço de prioridade especial do Poder Público Municipal.

Conforme explica a parlamentar, a finali-dade é proporcionar a tranquilidade de alu-nos, professores e pais. “Nossa proposta com esse projeto é garantir a segurança de todos no perímetro escolar e com isso fazer com que o poder público municipal intensifique as ações nesses pontos”, destaca. Conforme o projeto, a área corresponderá a um raio de 100 metros do local. Desta forma, caberá a Prefeitura, dentro da previsão orçamentária corrente ou com o apoio da comunidade, ou ainda da iniciativa privada, a adequação dos espaços circunvizinhos, de modo a não cau-sar insegurança nas escolas e sua clientela, devendo, para isso, providenciar iluminação pública adequada nos acessos à instituição, pavimentação de ruas e manutenção de cal-çadas para que fiquem em perfeitas condi-ções de uso, rebaixamento de guias nas fai-xas de pedestres, podas de árvores e limpeza de terrenos e, ainda, o controle e eliminação de terrenos baldios e construções/ prédios abandonados nas circunvizinhanças.

A vereadora explica que através da Se-cretaria de Mobilidade Urbana e Guarda Patrimonial e também através da Secretaria de Serviços Públicos é possível desenvolver e planejar ações efetivas para melhorar a

segurança, “criando assim, um clima de res-ponsabilidade comum a todos, pois priori-zar as áreas escolares é fundamental para a garantir da tranquilidade do espaço urbano para os usuários”, conclui.

O projeto foi encaminhado para análise das comissões permanentes da Câmara para posteriormente ir à votação do plenário.

Luciana Lopez

Vereadora Fabíola Alves

FABÍOLA ALVES (PSDB)Não divulgou agenda

MARCOS ANTÔNIO ALVES (MARCÃO PAPELEIRO) (PT)Não divulgou agenda

ERIC ROMERO (PPS)Atendeu diariamente munícipes no gabinete da Câmara municipal e fez os encaminhamentos dos pedidos solici-tados; Questiona a administração sobre a possibilidad do setor competente: Entrar em contato com a empresa Vo-torantim Cimentos, no sentido de solicitar que a mesma reveja sua atitude e autorize novamente os motoristas de caminhão a pernoitarem no pátio da mesma;Sugere à administração que o setor competente: Notifi-que a empresa “Águas de Votorantim” para que realize os devidos reparos no asfalto da rua Alexandre Tonche, em frente ao nº 430, no bairro Ângelo Vial, onde foi realizado um serviço pela referida empresa, e da mesma forma envie uma equipe técnica para avaliar e fiscalizar os serviços de construção do reservatório na ETA Central, no bairro da Chave, especialmente no que se refere aos riscos que po-derá haver com relação ao amontoamento de grande vo-lume de terras naquele local; E que estude a possibilidade de implantar a sinalização de solo (pintura), bem como a colocação de placas de sinalização vertical, nas ruas: Julieta Domingues Santucci, Genaro Homem de Melo, Anísio Pe-reira do Nascimento, José Benedito da Silva e Nilce Maria do Nascimento, no bairro Jardim Tatiana. Participou da reu-nião com o representante da Santa Casa e também com o prefeito municipal para tratar de assuntos da nova gestão do Hospital Municipal.

LÊ BAEZA (PV)Atendimento a munícipes na Câmara; Protocolou os se-guintes requerimentos: Questiona a Administração a res-peito de se produzir e aumentar a plantação de plantas na-tivas, proteger e criar matas ciliares públicas e particulares em tornos de rios e riachos e aumentar a fiscalização para construções próxima a nascentes, rios e riachos; Questio-na a Administração a respeito do terreno que fica entre as Ruas Manoel Siqueira, Amauri Beltran e a Rodovia SP 79 na Vila Rodrigues. Os moradores ao redor da área reclamam que o local está abandonado desde 2009 acarretando di-versos problemas. Protocolou as seguintes indicações: So-licitou a possibilidade do setor competente providenciar 2 containers grandes de lixo para os prédios dos aparta-mentos Ilhas de Málaga que fica situado no Jardim Ban-deirantes; Colocação de 1 Container em frente a Pizzaria Pasta Doro que fica situada na Rua Magdalena Vasgale, 26, Jardim Karoline. Operação tapa buracos em toda a exten-são da Rua Benedito Antonio dos Santos, no Parque Jataí II, que põem em risco os munícipes.

ROBSON DA FARMÁCIA (PSDB)Não divulgou agenda

PEDRO NUNES (PDT)Não divulgou agenda

HEBER DE ALMEIDA MARTINS (PDT)Sugeriu a criação de Cadastro Único ao programa Proerd visando atender os jovens e afastá-los das drogas e do crime até a maioridade; Solicitou a pavimentação da rua Voluntários da Liberdade, que interliga o a Vila Garcia, de Votorantim, com a Vila Zacarias, de Sorocaba; Pediu ma-nutenção na rua Padre Carlos Othino Gallo, no Vossoro-ca, cujas lajotas estão afundando; Solicitou a reabertura de uma viela existente entre as ruas Luiz Peinado e José Maciel, no Pq. Bela Vista; Congratulou-se com as equipes de futebol, Jardim Paulista e Santa Mônica, pelo acesso à primeira divisão do Varzeano de Votorantim;Visitou os bairros Vila Irineu, Vila Garcia, Jd. Antonio Cassilo e bairro dos Morros, onde reuniu-se com moradores; Foi entrevistado pela TV Votorantim e rádio Cruzeiro FM; Par-ticipou do Congresso de Jovens da Igreja Assembleia de Deus, do Jd. Tatiana; Prestigiará o 13º aniversário da igreja MEPI e inauguração do novo Templo; Participará dos even-tos do Dia Internacional do Idoso.

BRUNO MARTINS (PSDB)Participou da Sessão Plenária onde apresentou suas pro-posituras e indicações para nossa cidade. Pediu e acompa-nhou serviços de recapeamento da rua Onézio Queiroz na Vila Irineu. Propôs melhorias no trânsito no Parque Jataí. Visitou residências no Jardim Paulista e Jardim Araújo. Atendeu munícipes diariamente em seu gabinete.

JOÃO CAU (PSC)Não divulgou agenda

PASTOR TONHÃO (PSDB)Não divulgou agenda

JOÃO QUEIROZ (PT)Não divulgou agenda

Luciana Lopez

Com o auditório lotado de ex-funcio-nários da Santa Casa de Votoran-tim, a sessão legislativa ocorrida na

última segunda-feira (22) teve como pau-ta principal o impasse em relação a de-missão de 148 funcionários do Hospital Municipal e o não pagamento de todos os seus direitos trabalhistas. Na tarde do mesmo dia, os trabalhadores realizaram manifestação nas ruas centrais da cidade.

A Irmandade Santa Casa de Misericór-dia de Votorantim deixou de administrar o hospital na noite segunda-feira, quan-do a gestão passou a ser do Instituto Moriah, vencedor de um processo de se-leção. A Irmandade alega que não possui todo o valor necessário para as rescisões dos contratos de trabalho.

O presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Sorocaba (Sinsaúde), Milton Sanches, utilizou a tribuna da Casa de Leis e explicou que “neste caso, quem deveria pagar os fun-cionários seria a proprietária do hospital, ou seja, a Prefeitura de Votorantim”.

A Prefeitura por sua vez, não se nega a fazer o pagamento, mas para isso terá que ser acionada judicialmente, após ação na justiça dos funcionários. A ve-readora líder do governo, Fabíola Alves (PSDB), tentou explicar isso na tribuna. Durante a fala, ela foi diversas vezes inter-rompida pelos manifestantes e inclusive vaiada. “O dinheiro público é um dinhei-ro do povo. (...) Se a prefeitura tiver que fazer o ressarcimento, e vai ser feito, é o povo pagando a conta duas vezes”, elu-cidou. “Vocês têm que se orientar com pessoas neutras, e não com pessoas que estão aqui para fazer disso um palanque político e que vão ser candidatos a pre-feito nas próximas eleições”, prosseguiu.

A questão política partidária acabou

por nortear a discussão. O vereador Mar-cão Papeleiro (PT), autor do requerimento sobre o assunto, respondeu as críticas da vereadora. “Quem citou questão partidária aqui foi a vereadora e não nós. Eu não con-cordo dela falar da questão política até por-que tem um monte de mãe e pai de família prejudicado. Estamos tratando de vida, de saúde. Se o povo vai pagar uma, ou duas vezes, é porque faltou gestão do prefeito e da secretaria de Saúde que deveria ter feito gestão do contrato”, retrucou.

Após a discussão, os manifestantes seguiram para o Hospital Municipal assi-nar seus avisos prévios, sem a garantia do recebimento de todos os direitos. À meia noite o instituto Moriah assumiu a gestão do hospital, e trouxe consigo funcionários novos para ocupar os cargos deixados na-quele plantão. No decorrer da semana, o novo gestor comunicou ao Sinsaúde que poderia contratar sessenta ex-funcionários da Santa Casa, desde que já estivessem com suas carteiras de trabalho liberadas.

ImpasseAtravés de um comunicado, a Prefeitu-

ra de Votorantim afirmou que o vínculo da Santa Casa com a Prefeitura Municipal de Votorantim “é meramente comercial, ou seja, a Santa Casa de Votorantim é uma empresa prestadora de serviços e não uma instituição beneficente subvencionada pelo Poder Pú-blico”. A nota afirma ainda, “que a Santa Casa tinha contrato firmado com a Prefeitura para atender a população no Hospital Municipal, mediante pagamento mensal e sendo res-ponsável única e exclusivamente por todos os pagamentos dos encargos trabalhistas, incluindo-se, assim, todas as verbas rescisó-rias. A Prefeitura está rigorosamente em dia quanto suas responsabilidades junto a Dire-ção da Santa Casa, inclusive efetuando até mesmo o pagamento antecipado dos valo-res referentes ao contrato firmado entre as partes”, diz na nota.

O assessor jurídico da Santa Casa, Lázaro de Góes Vieira, por sua vez, não concorda que a Irmandade seja considerada uma empresa

com fins comerciais. “Não é um contrato co-mercial, é um contrato de natureza colabo-rativa. A Santa Casa é uma entidade sem fins lucrativos, inclusive declarada de utilidade pública pelo Ministro da Justiça Márcio Tho-maz Bastos, em 2005. Se não fosse sem fins lucrativos não poderia participar do proces-so de seleção para ser gestora. Não é comer-cial porque a Santa Casa nunca teve lucro e nem taxa de administração. De fato, a Santa Casa, como contratada, era responsável por todos os pagamentos, inclusive trabalhistas, só que a Prefeitura de Votorantim, na condi-ção de contratante tinha o dever e a obriga-ção de prover todos os recursos necessários para a execução dos serviços pactuados. Houve falha da Secretaria de Saúde que, ao final de cada exercício, deveria avaliar junto à Santa Casa os desequilíbrios financeiros, que sempre existiram. Houve falha da Secretaria em não efetuar o ajustamento de cada con-trato, momento em que se constataria a falta de valores para a cobertura dos encargos. Sendo a Prefeitura a proprietária do Hospital, cabe a ela prover todos os meios financeiros para que a contratada, Santa Casa, pudesse honrar com todos os compromissos decor-rentes do contrato de gestão. Não existiu nenhum valor que não fosse decorrente do contrato de gestão. A Santa Casa tra-balhou esses 14 anos com muita lisura e responsabilidade com o dinheiro público, sendo que em todos esses anos a Santa Casa prestou contas aos Conselhos de Ad-ministração e Fiscal da entidade, à Comis-são de Avaliação do Contrato de Gestão e ao Conselho Municipal de Saúde”, finaliza o advogado.

Na última segunda-feira a Irmandade se comprometeu a realizar o pagamento das verbas rescisórias até ontem (26) sem contemplar a multa de 40% sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço dos traba-lhadores. O Sinsaúde ingressará com ação ju-dicial para garantir os direitos trabalhistas.

Funcionários da Santa Casa protestam na Câmara Luciana Lopez

Trabalhadores aplaudiram e vaiaram falas de vereadores

Page 9: Gazeta de Votorantim 87

Página 9Gazeta de Votorantim27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Page 10: Gazeta de Votorantim 87

Página 10 Gazeta de Votorantim 27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Cidades

Eduardo Gouvea

Morador de Votorantim há mais de 30 anos, o sindicalista e ex-funcionário da Eletrobrás-Fur-nas, José Carlos Souza é mais um nome da cidade a concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Disputando pela primeira vez um cargo público, o candidato do PMDB tem como maior bandei-ra de campanha a inclusão social e disse ter optado em não fazer dobradinha com algum candida-to a federal “para não confundir a cabeça do eleitor”. A candidatura, no entanto, pegou de surpresa os dirigentes locais do partido.

Formado em Direito pela Fadi-tu, o candidato tem concentrando sua campanha nos bairros periféri-cos e propõe a criação de centros profissionalizantes para que as pessoas tenham a oportunidade de trabalhar e se incluir na socie-dade. “Vou atuar na periferia da cidade. Como deputado podemos realizar grandes obras de inclusão social na periferia. O empreende-dorismo está em todos os lugares”,

Votorantim tem mais um candidato a deputado estadual

conta.Outra bandeira levantada pelo

candidato é com relação aos apo-sentados, que segundo ele, devem ser tratados como geradores de renda e não como um problema. “Temos que fazer do aposentado um gerador de renda. Aqui no Bra-sil ele é visto como um problema para a sociedade e isso é um equí-voco”, analisa.

Muito conhecido nos meios motociclistas, o candidato afir-mou não contar com apoio dos políticos locais, mas que também não buscou esses apoios junto aos mesmos. Ele, que trabalhou por 19 anos em São Paulo, mas em todo esse período sempre esteve morando em Votorantim, indo e voltando da capital todos os dias, disse que mesmo não sendo eleito passará a atuar mais efetivamente na vida política da cidade.

A candidatura pegou de sur-presa o presidente do PMDB local, Lázaro Alberto de Almeida, o La-brego. “Há dois meses fui procura-do pelo diretório de São Paulo para saber sobre esse candidato, na

oportunidade procurei seu homô-nimo José Carlos de Souza (Zega), funcionário público e ex-vereador, que é filiado ao PMDB, porém ele negou que seria candidato e acre-ditei que tivesse havido um equí-voco e relatei isso ao diretório”. “Fi-quei surpreso com a notícia, pois ele devia ter procurado o diretório para se manifestar sobre sua can-didatura. Nosso diretório está de portas abertas para recebê-lo”.

Jorge Silva

José Carlos Souza disputará pela primeira vez um cargo público

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e La-

zer (Sectur) em parceria com o Boticário na Dança apresentam a Cisne Negro CIA de Dança no dia 30 de setembro (terça-feira), às 16h e 20h no Auditório Muni-cipal Francisco Beranger.

Com entrada gratuita, o pro-grama apresenta três obras. ‘Re-voada’, do romeno Gigi Caciulea-nu, ‘Sra. Margareth’, do israelense Barak Marshall e ‘TRAMA’ de Rui Moreira. Além dos espetáculos serão oferecidos Oficina de Cria-ção Coreográfica e Workshop de Expressão Corporal.

A Cisne Negro Cia. de Dança é uma das companhias pioneiras da cidade de São Paulo e uma das mais renomadas do país. É dirigi-da por Hulda Bittencourt e está no mercado há 37 anos, possui um repertório extenso e diversi-ficado de coreografias excepcio-nais. Colecionadora de prêmios e excelentes críticas a Cia. já fez turnê em 17 países e neste ano

Cisne negro Cia de dança apresenta oficinas, workshop e espetáculos em Votorantim

pela primeira vez se apresentou no Leste Europeu, em duas cidades da Romênia: Cluj-Napoca e Sibiu.

OficinaNo mesmo dia haverá oficina e

workshop no Espaço Aquário Cultu-ra. Das 11h às 13h, Oficina de Criação Coreográfica (Ministrado por Dany Bittencourt) e das 13h às 14h30, workshop de Expressão Corporal (Mi-nistrado por Ângela de Jesus).

Para a Oficina de Criação Core-ográfica e o Workshop de Expres-são Corporal, as inscrições deverão ser feitas pelo e-mail: [email protected], informando o nome completo do participante, RG e telefone.

Cena de ‘Revoada’

Reginaldo Azevedo / Divulgação

Faleceu na última quinta-fei-ra (25), aos 73 anos, o empresá-rio Alberto Nunes Pinto, funda-dor da Padaria Central.

Conhecido na cidade por conta de sua generosidade, Al-fredo sempre ajudava pessoas

Fundador da Padaria Central falece aos 73 anos

necessitadas com doações. Ele deixa a esposa Iracema Prestes Pinto e os filhos Roseli, Alessan-dro e Ariane. Se corpo foi sepul-tado nesta sexta-feira (26), no Cemitério São João Batista, em Votorantim.

A lei de Política de Desen-volvimento Econômico (nº 2420), considerada pela ad-ministração municipal uma grande aliada do município de Votorantim para a atração de novos investimentos, seja ele industrial, comercial ou prestação de serviços que objetivem a geração de em-prego, foi sancionada e pro-mulgada pelo Prefeito Erinal-do Alves da Silva, conforme publicação na edição do Jor-nal Município de Votorantim, edição de 19 de setembro.

De acordo com a legisla-ção, o poder executivo fica autorizado a implantar a po-lítica de desenvolvimento, bem como a promoção de atividades econômicas sus-tentáveis, desta forma permi-tindo a geração de emprego e renda para a população.

Para o prefeito, a política de desenvolvimento econô-mico atuará tanto na atração de novos empreendimentos industriais, comerciais e de serviços, quanto ao estímulo às atividades econômicas já instaladas na cidade.

O secretário de Planeja-mento e Desenvolvimento Antônio Carlos Ribeiro Abibe explica que os benefícios e incentivos da política de de-senvolvimento econômico, não discriminará empresas pelo seu porte e faturamen-to, garantindo, nos termos da lei, tratamento privilegiado às pequenas e microempresas.

Abibe destaca que um primeiro aspecto é que a lei anterior continha alguns con-ceitos incompatíveis com a lei federal no tocante a alie-nação de áreas públicas. Por esse motivo a criação de uma

Votorantim cria lei de Política de desenvolvimento econômico

legislação segura para que o município possa agir com a política de incentivo de em-presas e atividades econômi-cas.

De acordo com a lei, para o desenvolvimento da ati-vidade empresarial, a Pre-feitura poderá se utilizar de alienação de bens imóveis, através dos seguintes meios: alienação por venda; con-cessão de direito real de uso com opção de compra; bene-fícios e incentivos fiscais; agi-lização dos procedimentos internos da Administração, ações de apoio no âmbito de suas atribuições e cola-boração entre demais entes públicos, concessionárias e permissionárias de serviços públicos para viabilização de novas atividades empre-sariais bem como ampliação das existentes.

Conforme a própria lei, em um de seus artigos, a aliena-ção por venda e a concessão de bens imóveis municipais, para fins de estabelecimen-to de atividades econômicas atendem os requisitos da Lei Federal 8666/93 e se dará me-diante licitação na modalidade de concorrência pública.

O titular da Secretaria de Planejamento e Desenvolvi-mento (SPD), Antônio Carlos Abibe, destaca ainda que ou-tra questão importante são os incentivos fiscais com vista na implantação e ampliação das atividades econômicas do mu-nicípio, cujas concessões serão através de avaliação objetiva por critérios técnicos podendo a isenção de tributos e taxas municipais de até 90%, por pe-ríodo de até 8 anos”, comenta o secretário.

Page 11: Gazeta de Votorantim 87

Página 11Gazeta de Votorantim27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Cidades

Pais e filhos iniciam avaliaçõespara o combate à obesidade infantil

Pais e filhos participantes do Programa Saú-de em Família, em Votorantim, passaram por avaliações individuais na segunda-fei-

ra (22). Peso, altura circunferência abdominal e o preenchimento de dados pessoais, sobre há-bitos e qualidade de vida ajudarão os técnicos do programa a direcionar as atividades em oito semanas de trabalho e possibilitarão o acom-panhamento da evolução de cada família.

Desenvolvido pela Prefeitura de Votoran-tim, por meio das Secretarias da Saúde e do Desporto, com parceria do Sesi –SP, o progra-ma está na quarta temporada. O Saúde em Família é direcionado ao enfrentamento da obesidade infantil, com a proposta de mudar hábitos familiares para conseguir beneficiar as crianças e, por isso, todos os trabalhos são vol-tados também aos pais e responsáveis.

O encaminhamento é a partir das Uni-dades Básicas de Saúde (UBSs) e do Ambu-latório da Mulher e da Criança, onde é feito acompanhamento com endocrinologista e assistente social.

Nos encontros semanais, os filhos farão atividades físicas com acompanhamento pro-fissional e receberão orientações sobre ali-mentação e hábitos saudáveis. Os pais terão um suporte concentrado com informações e incentivo à mudança de estilo de vida para ajudar não apenas o filhos, mas toda a família

a viver melhor. “A proposta é dar esse suporte durante os dois meses, quando os primeiros resultados já são percebidos, e prepará-los para dar continuidade em casa”, comentou Anderson Gomes, técnico desportivo.

A costureira Susana de Arruda, de 48 anos, foi encaminhada ao programa juntamente com o filho Matheus, de 8 anos, e comentou ter encontrado a oportunidade para saber como fazer as mudanças que precisa. “Estava precisando de orientação, sozinho a gente não sabe como começar. Agora vou fazer jun-to com ele vai, ser bom para os dois e para mi-nha filha também”, disse.

Para as 27 crianças inscritas no novo ciclo as avaliações foram feitas em um equipamen-to de bioimpedância. Semelhante a uma ba-lança, o equipamento emite sinais elétricos e, com auxílio de um programa de computador, aponta diversos indicadores físicos, de saú-de, a composição corporal de cada pessoa e dados sobre o metabolismo. Esse recurso foi disponibilizado pelo Sesi-SP para dar mais subsídios e ampliar o acompanhamento do programa. Além do cálculo do Índice de Mas-sa Corporal (IMC), feito a partir de peso e altu-ra, a máquina aponta quantidade de água no organismo, massa magra (muscular) e massa gorda, percentual de gordura no organismo, entre outros dados.

Secom Votorantim / Divulgação

Equipamento utilizado aponta diversos indicadores de saúde

Recital do Lírico ao popular será apresentado amanhã

A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) em parceria com a Allegro Produções Musicais promove o Encontro “Canto nas Cascatas” – Recital do Lírico ao Popular amanhã (28).

O Recital terá programa eclético com repertório que abrange desde o sécu-lo XVIII até a MPB, as quais destacam--se “Zueignung” (de Richard Strauss), “Tonight – Musical West Side Story” de Leonard Bernstein, “Bambino” de Ernes-to Nazareth e “Menina” de Paulinho No-gueira, dentre outras. Contará com a par-ticipação dos cantores Izabel Padovani, Luís Gustavo Laureano e Suely Freitas, do

baixista Ronaldo Saggiorato, da pianista Taís Valim, do percussionista Thiago Ma-cedo, do Coral Municipal de Votorantim, sob regência de Luís Gustavo Laureano e Madrigal FUNDEC, sob regência de Suely Freitas.

A apresentação será às 20h, no Audi-tório Municipal “Francisco Beranger”, loca-lizado na Avenida Newton Vieira Soares, 204 – Centro.

A entrada será de 1kg de alimento não-perecível (exceto sal), o qual será re-vertido para entidades assistidas pela Co-missão Municipal de Assistência Social. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Page 12: Gazeta de Votorantim 87

Página 12 Gazeta de Votorantim 27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Cidades

Eduardo Gouvea

Que Votorantim é um celeiro de grandes jogadores já é de conheci-mento de todos, mas há alguns anos a cidade também lançou para o futebol um árbitro.

Nascido em Sorocaba, mas ten-do passado a infância e adolescência em Votorantim, Guilherme Ceretta de Lima hoje faz parte do quadro da Con-federação Brasileira de Futebol (CBF) e desde 2012 é aspirante à Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).

O interesse em apitar jogos co-meçou ainda jovem, quando ia até a cidade de Alumínio jogar bola com o pai. Um dia enjoou disso e decidiu que queria mesmo era ser o arbitro das par-tidas. “Na época não possuía qualidade técnica apurada e para estar dentro de campo resolvi ser árbitro”, lembra.

Com 1.122 jogos na carreira entre profissionais e amadores, segundo estatísticas de seu pai, Ceretta já tem em seu currículo alguns que ficaram marcados, como um clássico entre São Paulo e Corinthians, quando Rogério Ceni anotou seu centésimo gol, e tam-bém a final do Campeonato Paulista do ano passado entre Santos e Corin-thians na Vila Belmiro. Ele também deu o último cartão amarelo a Neymar ves-tindo a camisa do Santos, que curiosa-mente o tirou do jogo seguinte, que seria justamente em Sorocaba, contra o Atlético. “Tive que escutar muitas brincadeiras”, conta.

Sua estreia em jogos de primeira divisão data o ano de 2006, quando trabalhou na partida entre Portuguesa e América pelo Campeonato Paulista. No ano seguinte entrou para o quadro da CBF e debutou na Série A do Cam-peonato Brasileiro em 7 de junho de 2008, no confronto entre Ipatinga e Náutico, disputado no estádio dos Ipa-tingão, que terminou com um empate

Votorantim também revela árbitro

Jorge Silva

Guilherme Ceretta de Lima é arbitro, empresário e modelo

sem gols. Nesse duelo, ele aplicou três cartões amarelos.

Formado em Educação Física, Gui-lherme Ceretta também tem seu lado empresário. Em 2011 ele fundou a grife GC O Legítimo com roupas volta-das ao público masculino e feminino. Também conhecido pelo trabalho que desenvolve como modelo, Ceretta diz que isso veio bem antes da arbitra-gem. “As pessoas acham que passei a ser convidado para desfiles depois de me tornar um árbitro conhecido, mas na verdade já fazia isso desde os 14 anos”, diz.

Aos 30 anos, Cerreta diz que seu grande sonho profissional é um dia trabalhar em um jogo da Taça Liberta-dores da América. Casado e pai de uma filha, ele se diz grato à família por todo o apoio recebido, tanto dos pais quan-to da esposa Carolina. Ele também se diz orgulhoso de ser árbitro da cidade e espera um dia retribuir. “Tenho orgu-lho de ser árbitro de Votorantim. Foi a cidade que me acolheu e espero deixar um legado”’.

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã de domingo (21)

o plantio de 60 mudas de árvores nativas e frutíferas, às margens do Rio Sorocaba. A ação que celebrou o Dia Mundial da Árvore contou ainda com a participação do grupo de escoteiros “Vuturaty” e de munícipes.

O plantio de mudas que tem como ob-jetivo a recuperação da mata ciliar, marca ainda o encerramento da Semana Municipal de Meio Ambiente, quando várias ações am-bientais foram realizadas durante a semana.

As árvores foram plantadas no tre-cho que compreende a Avenida Vereador Newton Vieira Soares. Priorizou-se o plantio das árvores frutíferas nativas ao longo das margens do Rio Sorocaba para que além do estabelecimento de um corredor ecológico e do controle na erosão, as árvores possam disseminar suas sementes rio abaixo e ali-mentar a fauna aquática com seus frutos.

A primeira muda foi plantada pelo ga-roto Caio Almeida Costa, 7 anos, que estava acompanhado dos pais. Caio que plantou uma muda de ipê amarelo disse que é a pri-meira árvore que planta e pretende fazer o acompanhamento da planta, que está situa-da ao lado da pista de skate.

O Secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, que também acompanhou o plantio disse que a realização dos plantios é uma grande preocupação do município

Plantio às margens do Rio Sorocaba celebra o dia da Árvore em Votorantim

que está engajado nessas ações bem como o da recuperação das matas ciliares. “Não poderíamos deixar de celebrar essa data tão importante com o plantio de mudas às mar-gens do rio”, disse.

O chefe do Grupo de Escoteiros, Tadeu Gomes, disse que o grupo tem colaborado com todas as ações realizadas pela Secreta-ria do Meio Ambiente, “Estamos sempre jun-tos e apoiando todas as ações ambientais que são realizadas em nossa cidade”, conclui.

Secom Votorantim / Divulgação

A ação contou ainda com a participação do grupo de escoteiros

margem da represa de itupararanga recebe 380 mudas de árvores nativas

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), promoveu na quarta-feira (24), o plantio de 380 mudas de árvores nativas às mar-gens da represa de Itupararanga. A ação de recomposição da mata ciliar da repre-sa, faz parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente realizada na semana passada. O plantio estava previs-to para a última sexta-feira (19) porém foi realizado nesta manhã (24) em virtude da chuva na semana passada.

A proposta da ação que conta com a parceria da Votorantim Energia é dar continuidade às ações de recuperação da mata ciliar na área iniciada no ano passa-do. Desde então, foram plantadas aproxi-madamente 1.000 mudas de árvore nati-

vas e frutíferas de diversas espécies, entre elas, paineira, ipê roxo, araticum, araçá.

O secretário de Meio Ambiente, Car-los Alberto Leite, destaca que a proposta do governo municipal é fazer a recupera-ção das matas ciliares, tanto da represa de abastecimento de água e dos rios, quanto à recuperação das nascentes existentes no município. “Estamos realizando essas ações constantemente e só nesta área centenas de mudas foram plantadas”, disse.

O secretário salienta ainda que o plantio foi realizado com mudas produzi-das no viveiro municipal. “A Secretaria do Meio Ambiente mantém o viveiro muni-cipal com alunos do projeto Reintegrar, que também nos auxiliam nos plantios realizados”, comenta.

Secom Votorantim / Divulgação

O plantio foi realizado com mudas produzidas no viveiro municipal

Page 13: Gazeta de Votorantim 87

Página 13Gazeta de Votorantim27 de setembro a 2 de outubro de 2014Secom

Votorantim / D

ivulgação

Cidades

tV Votorantim apresenta especial com religiosas que trabalharam na cidade

O programa Nossa História Nossa Gente estará apre-sentando a 100ª e última

edição neste sábado (27), às 10 da manhã, na TV Votorantim e para finalizar o projeto que vem sendo realizado desde julho de 2012, o produtor e apresentador Cesar Sil-va fará um especial com as Irmãs Missionárias da Consolata, que por várias décadas contribuíram

na cidade com o atendimento do Hospital Santo Antonio e nas ativi-dades religiosas.

Cesar Silva comenta que a in-tenção foi presentear a comuni-dade trazendo a participação das irmãs que há muito tempo não são vistas pelos votorantinenses e atualmente moram em São Mi-guel Paulista, em São Paulo.

Haverá a participação das ir-

mãs Anania, Maria Consolata, Alzi-ra, Cleide, Deliângela, Líria Ronchi e Fidência, todas com passagem por Votorantim e ainda a madre superiora, Irmã Myriam.

O programa que será reprisado no domingo (28), ao meio-dia, pode ser conferido no canal 10 do siste-ma a cabo Super Mídia ou acessado no dia e horário de exibição no site www.tvvotorantim.com.br

Divulgação

Irmãs Deliângela, Fidência, Liria Ronchi e Anania, apresentador Cesar Silva, irmãs Alzira, Maria Aparecida, Cleide e Myriam

As crianças atendidas pelo Proame do Jardim Itapeva fi-zeram uma visita monitorada ao Parque Municipal do Matão “Jonas Domingues” na tarde de quinta-feira (25). A primeira ati-vidade realizada pelos monito-res do parque foi o experimento conhecido como Erosão Hídrica, que explica a importância da preservação da mata ciliar das margens e entorno de rios e la-goas, tanto para a manutenção da qualidade das águas, da bio-diversidade quanto prevenir a erosão e assoreamento.

Os alunos também recebe-ram orientações sobre animais e aves que vivem no parque e como é importante ter uma área

alunos do Proame do Jardim itapeva participam de atividades no Parque do matão

com espécies de árvores nativas numa região próxima ao centro da cidade. O trabalho de Educa-ção Ambiental é desenvolvido pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), com apoio da Educação.

As crianças exploraram todo o espaço percorrendo as trilhas, observando os animais, as di-versas espécies de aves, além dos macacos bugios. Durante o passeio trilhas, os educadores ambientais deram explicações sobre espécies importantes de árvores nativas e frutíferas e sua função no meio ambiente. A nascente existente no Parque do Matão também foi visitada.

O Centro de Atendimento ao Traba-lhador (CAT) de Votorantim está com 50 vagas disponíveis para Menor Apren-diz. Jovens com idades entre 14 a 24 anos de ambos os sexos que estudam ou já concluíram o Ensino Médio. Para esta semana, a unidade também conta com 38 oportunidades de empregos.

Os interessados devem enviar currí-culo para [email protected] ou comparecer de segunda a sexta-feira, 8h às 11h e das 13h às 16h, diretamente no CAT, portando currículo e a carteira profissional. O acesso à unidade é pela Praça de Eventos “Lecy de Campos”, ao lado do Espaço Aquário Cultura.

Vagas AbertasAçougueiro desossador, Auxiliar de

limpeza (ambos os sexos), Arquivista, Aju-

Cat de Votorantim tem 50 vagas disponíveis para menor aprendiz

dante de Cozinha, Ajudante de Monta-gem (madeireira), Almoxarife (com curso de empilhadeira), Ajudante de Motorista, Camareira, Carpinteiro, Costureiras, Cozi-nheira, Chefe de cozinha, Encarregado de manutenção, Eletricista de manutenção (urgente), Gerente de loja, Instalador de ar-condicionado, Jardineiros, Marceneiro, Meio oficial mecânico de refrigeração, Meio oficial eletricista, Meio Oficial Me-cânico, Mecânico de empilhadeira, Me-cânico de manutenção, Mecânico de re-frigeração, Mecânico de motos, Motorista (truck toco), Operador de empilhadeira, Porteiros (vaga para Industria), Professor de mandarim (chinês), Professor de fran-cês, Plainador (com curso de torneiro me-cânico), Pintor industrial, Recreacionista, Revisor (A), Supervisor de logística, Ven-dedor (a), Zelador.

Eduardo Gouvea

Instalada em Votorantim deste maio de 1991, a Casa do Advoga-do tem como finalidade prestar atendimento jurídico às pessoas que não possuem condições finan-ceiras para custear um advogado. Atualmente a entidade atende gra-tuitamente 25 casos diariamente. Isso é viável em razão de um con-vênio feito entre a OAB e a Defen-soria Pública do Estado de São Pau-lo. “Temos uma procura razoável, atendendo 25 ou até mais pessoa de segunda a sexta-feira” explica o vice-presidente Roque Dias Pres-tes. “Os casos mais procurados são

Casa do advogado oferece assistência para população de baixa renda

os que evolvem família, como pen-são alimentícia, guarda de filhos e divórcio”, complementa.

Para ter acesso ao serviço, é ne-cessário preencher alguns requisi-tos, como residir em Votorantim e ganhar até três salários mínimos. No local, o candidato passará por uma triagem pra verificar se ele se enquadra nessas exigências. Uma vez feito esse processo, ele será encaminhado ao advogado que lhe foi designado. O atendimen-to é feito diariamente das 9 às 11 horas, devendo chegar um pouco mais cedo para que seja retirada uma senha. A Casa do Advogado fica na Avenida Luiz do Patrocino

Fernandes, nº 857, no bairro Rio Acima. Informações pelo telefone 3243-4958.

Eduardo Gouvea / Agência Foto 10

Roque Dias Prestes

Um curto-circuito ocorrido na manhã desta sexta-feira (26) as-sustou os alunos da Escola Dides Crispim de Almeida Afonso, na Vila Garcia, em Votorantim. De acor-do com Secretaria da Educação, houve um problema com a caixa de energia que abastece a parte antiga do prédio, o que danificou lâmpadas em vários setores e dei-xou a escola sem abastecimento de energia.

“Durante a aula os alunos es-cutaram um barulho muito for-te, como se fosse de uma explo-são, o que deixou muitos deles assustados”, conta a mãe de um estudante.

Nenhum funcionário ou aluno se machucou devido ao problema elétrico, mas as aulas precisaram ser suspensas. A merenda do perí-odo da manhã foi servida normal-mente e as crianças foram sendo dispensadas mediante compareci-mento dos pais. A maior parte per-maneceu na escola até o final da manhã, aguardando o responsável até o horário normal de saída. No período da tarde não houve aula.

Equipes de manutenção da Secretaria da Educação e do se-tor elétrico da Prefeitura foram à escola para verificar o que era ne-cessário para reparar o problema o quanto antes.

apagão suspende aulas em escola da Vila Garcia

Experimento conhecido como Erosão Hídrica foi mostrado aos alunos

Page 14: Gazeta de Votorantim 87

Página 14 Gazeta de Votorantim 27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Cidades

Processo seletivo vira caso de polícia em VotorantimEduardo Gouvea

Vários candidatos prestaram queixa na Delegacia Central de Votorantim na manhã do último domingo (21), em

razão de falhas e desorganização em um processo seletivo promovido pela Compa-nhia Municipal de Habitação Popular (Co-hap) para os cargos de assistente social, mo-torista e auxiliar administrativo e que seria realizado na Escola Municipal Helena Pereira de Moraes. Outra queixa é que no edital saiu como processo seletivo, no entanto, na folha de prova, constava como concurso público.

Os candidatos relataram que no local não havia ninguém para dar informações, fazer o controle de pessoas que chegavam ao local ou lista de presença, além das pro-vas serem entregues sem lacre, em enve-lope aberto e também contendo erros ou simplesmente vindo em branco. Ainda de acordo com os candidatos, mais de duas ho-ras após o horário marcado para o início do processo seletivo, as provas para o cargo de assistente social não haviam chegado. Além da elaboração do boletim de ocorrência, um grupo de candidatos decidiu acionar o Ministério Público. “Me inscrevi para o cargo de assistente social, mas até às 10h20 não tinha chegado a prova, por isso decidimos fazer um Boletim de Ocorrência”, conta a candidata Tereza Silvério da Costa, que tam-

bém relata que a primeira justificativa para o atraso da entrega do material teria sido um erro da gráfica e que após questionado qual empresa era a responsável pela impressão do material, um examinador disse que ela havia sido elaborada por uma comissão da própria Cohap.

Candidata ao cargo de assistente admi-nistrativa, Karina do Santos Spenoci, que veio da cidade de Tapiraí para prestar o processo seletivo, também se mostrou indignada com a falta de controle. “Entrei na sala por volta das 8h05 e não havia nenhum responsável para ficar junto com os candidatos. A lista de chamada foi passada apenas às 8h30, e ela estava com os nomes fora de ordem al-fabética e sem o RG ao lado. A prova chegou apenas às 9h30 e sem lacre”, conta. Questio-nada se prestará novamente o concurso ela foi taxativa. “Se não deu certo uma vez, não vai dar certo outra”, finaliza.

Em nota, a Cohap informou que devido aos problemas apresentados “decidiu pela anulação do processo seletivo, visando sem-pre a lisura que Companhia tem para com a cidade de Votorantim e com o público em geral”. O texto informa ainda que “aos candi-datos que se inscreveram no processo seleti-vo será garantido a devolução dos valores re-ferentes às suas inscrições”. Por fim, a Cohap ressalta que é sua a responsabilidade pelo processo seletivo.

o verdadeiro progresso das cidades

Dúvidas, críticas e sugestões mande no e-mail abaixoTiago Teruel é Arquiteto e Urbanista e Gestor em Recursos Humanos.Email: [email protected]

Como podemos medir o verdadeiro “desen-volvimento” de uma cidade? Essa é uma questão que devemos levantar e refletir exatamente nesse período de eleições e mudanças de leis em nosso pais, é interessante observar que as cidades são os reais núcleos de desenvolvimento econômico dos estados que por consequência formam o nosso amado Brasil. E aqui quero me concentrar nas cida-des, pois infelizmente existe um pensamento errô-neo no que tange o crescimento das cidades, hoje, que a implantação de empreendimentos imobi-liários e comerciais, em nossa região traduzido como condomínios e shoppings, são o carro-chefe desse “desenvolvimento”. Sim, acho interessante observar que esses exemplos são “vendidos” para a população como sinal de desenvolvimento e progresso da cidade, mas vamos refletir sobre isso.

Quero deixar claro que não sou contra esses empreendimentos mais contra ao enfoque errô-neo que é atribuído a eles, já observou o claro aumento dos imóveis em nossa região? Eu ob-servei de perto o aumento do valor dos imóveis em nossa cidade, e a principal desculpa para o valor alto era que o imóvel ficava a 15 minutos do shopping. Bom, praticamente todos os bairros de Votorantim ficam a essa distancia, na realidade o que observamos é que existe uma “ausência” de amor pelos bairros de nossa cidade, pois a grande maioria gostaria de se mudar para um bairro com uma “vista mais bela”, e aqui livre de partidarismo, mas como um amante de nossa cidade, gostaria de que nós, população, cobrassemos de nossos li-deres uma atenção especial ao plano diretor e ao resgate de por uma falta de termo melhor do “pa-triotismo bairrista”. Fui criado e educado no bairro do Votocel, o qual não tinha um odor muito bom, mas era bem estruturado com praça arborizadas, locais para prática de esportes, e uma vizinhança amiga. É saudosismo de um tempo que não volta mais? Não, pois havia cuidado e zelo pelo espaço urbano, que deve ser resgatado. Hoje, temos mui-tos espaço públicos bem utilizados, sim temos, mais podemos ter mais e implantar mais, pois são esses os espaços que a população frequentam

com seus filhos pra passear e brincar e se apai-xonar pela cidade.

Nós temos um potencial urbano muito gran-de, e principalmente um potencial turístico. Te-mos algo muito precioso que são os nossos rios e cachoeiras. Cabe uma atenção especial a esse assunto, nossa vizinha Sorocaba recebe muito o turismo chamado de comercial, e essa pessoas não tem pra onde ir nos finais de semana, além do shopping e mercado. Há pouco foi inaugurado um Jardim Botânico belíssimo e que vai atender parcialmente essa demanda. Nós temos uma “mina de ouro” turística em nosso quintal o qual nem é mencionada, no meu entender, pela nossas lideranças e por nós mesmos, a população, que é essa reserva ambiental, pois o que eu observo é que enchemos o peito pra falar de condomínio tal, shopping tal, como sinal de desenvolvimento, como claramente não é.

A qualidade de vida deve respeitar a história e a cultura do povo que cresce com a cidade, en-tão bairros mais arborizados, floridos, com espaço urbanos bem cuidados devem ser uma preocu-pação quando falamos de desenvolvimento de uma cidade. Veja o que é oferecido nesses em-preendimentos imobiliários, não é nada mais do que isso mesmo, praças, espaço gourmet, pista de caminhada, entre outras coisas são as “vantagens” oferecidas, só que com um muro e uma portaria, e por que isso cresce e vende? Porque não há essa preocupação com as cidades hoje, o que vemos num contexto geral é a “busca” por mais e mais empreendimentos imobiliários, que geram gastos com infraestrutura e criam a especulação imobi-liária descontrolada. Porém, nem tudo é perdido, temos lideres competentes e preocupados com a cidade e a nós, como população da cidade, deve-mos estar atentos ao desenrolar da aprovação do plano diretor de nossa cidade, a qual deve ter sua discussão aberta a sociedade e pensada de forma a qual nossos espaços urbanos não sejam dire-cionados exclusivamente a empreendimentos imobiliários, senão teremos apenas uma cidade de “concreto”.

Na prova do processo seletivo constava “Concurso Público”

Page 15: Gazeta de Votorantim 87

Página 15Gazeta de Votorantim27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Cidades

ocorrências

Eduardo Gouvea

A Prefeitura de Votorantim deu início à instalação de cercas baixas às mar-gens do Rio Sorocaba com o objetivo

de coibir a passagem das capivaras para a via pública, bem como proteger a área que re-cebeu recentemente o plantio de mudas de árvores nativas. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, os pontaletes já estão fixados, restando somente a colocação das telas, estas ainda em fase de licitação.

Vistas frequentemente no centro da ci-dade, as capivaras podem alojar o carrapato--estrela, transmissor da febre maculosa, e além disso, acidentes de trânsito ocorreram recentemente em Votorantim devido à pre-sença destes animais nas ruas e avenidas. A fim de evitar mais problemas, a prefeitura de Votorantim realiza desde maio um estudo para controle ou manejo destes animais.

A Secretaria municipal da Saúde informa que foram colocadas placas orientativas so-bre a presença das capivaras na região ribei-rinha e para os munícipes estarem atentos sobre a existência de carrapatos. Conforme a secretaria, continuam sendo realizados le-

Prefeitura instala cerca para coibir avanço das capivaras

vantamentos e estudos sobre as capivaras. Na última semana, especialistas da Universi-dade de São Paulo estiveram na cidade para avaliar o projeto que vem sendo desenvol-vido e as ações já realizadas.

Febre maculosaA febre maculosa ocorre pela picada do

carrapato-estrela contaminado, que pode se manifestar em três categorias: larvas, nin-fas e carrapato adulto. O mais comum é que a transmissão da doença seja feita por larvas e ninfas já que a picada do carrapato adul-to é dolorosa, fazendo com que as pessoas percebam e o retirem da pele. O contágio ocorre ao final de sua alimentação, quando o carrapato elimina grande quantidade de secreções infectadas na pele humana.

A doença pode ter cura desde que o tratamento seja iniciado nos primeiros dois ou três dias após o reconhecimento da con-taminação que causa febre, dor de cabeça, dor no corpo e náuseas. Nos casos de atraso de diagnóstico, a doença pode se complicar e comprometer o sistema nervoso central, rins, pulmões, causar hemorragias e levar a pessoa ao óbito.

Jorge Silva

As capivaras podem alojar o carrapato-estrela

Placas orientativas e pontaletes já estão fixados

Uma professora de 37 anos sofreu ferimentos leves após ser atropelada na Rua Lazaro Antunes de Oliveira, no Parque Jataí, em Votorantim, na tarde do último sábado (20). De acordo com a vítima, ela atravessava a via pela faixa de pedestres, defronte à Escola Wilson Prestes Miramontes, quando um veículo Fiat Idea surgiu em alta velocidade vin-do a colidir contra ela. O motorista fugiu do local sem prestar socorro, mas uma testemunha conseguiu anotar a placado veículo e repassou para os policiais.

trio traficava em campo de futebol do Bela Vista

Dois homens foram presos e um menor apre-endido na noite da última segunda-feira (22), em um campo de futebol do Parque Bela Vista, em Vo-torantim, próximo à Rua Emma Damont Monari. De acordo com informações, policiais militares foram até o local averiguar uma denúncia anônima de tráfico de entorpecentes e lá encontraram os três rapazes. Na revista pessoal foram encontradas na blusa de B.M.S., de 22 anos, três porções grandes de maconha e outras 28 de menor tamanho, além R$ 234. Já L.V.S., de 19 anos, estava de posse de outras três porções grandes de maconha, outras 71 por-ções, menores, 12 frascontes de cocaína, três pedras de crack e R$ 411,45 em dinheiro, enquanto que com o menor foram encontradas três porções pe-quenas de maconha e mais R$ 121. Os dois homens receberam voz de prisão e o menor foi liberado na presença do responsável.

Furtado por rapaz que conheceu na balada

Não terminou nada bem a noite de balada para M.A.P. de 39 anos. Após co-nhecer um rapaz em uma casa noturna do bairro Novo Mundo, em Votorantim, na madrugada do último domingo (21), a vítima o convidou para ir até seu apar-tamento, em Votorantim. Lá, ela acredita que o desconhecido tenha colocado algo em sua bebida que o fez dormir, fazendo com que não percebesse quando rapaz deixou o local levando dois celulares, seu carro Hyundai, que no mesmo dia acabou encontrado, também em Votorantim.

Professora é atropelada em frente à escola no Jataí

Uma quadrilha formada por um homem e três adolescentes foi presa na madrugada da última quarta-feira (23), após uma série de assaltos em Votorantim. A ação dos cri-minosos começou ainda na noite de terça--feira, quando por volta das 20 horas, eles tomaram os celulares e dinheiro de pessoas que frequentavam a Feira da Lua, no Centro. A polícia foi informada e, de posse das carac-terísticas dos suspeitos, passou a fazer pa-trulhamento. No entanto, por volta da uma hora da madrugada, o grupo investiu contra um carrinho de lanches, localizado na Aveni-da Matheus Conegero, no Parque Bela Vista, onde efetuaram o roubo de mais celulares e dinheiro.

Ainda na procura dos criminosos, uma viatura avistou na Praça de Eventos Lecy de Campos dois indivíduos a pé conversando com um casal de idosos que estavam em um carro Fiat Doblô, o qual os policiais acre-ditam que também seriam assaltados. Já os outros dois indivíduos foram localizados em

Quadrilha é presa após arrastão em Votorantim

um carro Vectra na Avenida Otávio Augusto Rangel. No veículo foram encontrados parte dos celulares e do dinheiro roubado. O carro pertencia a mãe de um dos menores e estava com documentação atrasada. Foram recu-perados seis aparelhos celulares e R$ 162,00 em dinheiro.

Na delegacia eles foram reconhecidos pelas vítimas e indiciados por roubo e asso-ciação ao crime. O homem foi preso e tam-bém responderá por corrupção de menores, enquanto que os adolescentes foram enca-minhados à Fundação CASA.

Divulgação

Divulgação

Celulares e dinheiro foram recuperados

Foram encontradas drogas e dinheiro em poder dos suspeitos

Jorge Silva

Page 16: Gazeta de Votorantim 87

Página 16 Gazeta de Votorantim 27 de setembro a 2 de outubro de 2014

rapidinhas da Gazeta

Divulgação

Construção da creche da Vila Ondina entra na fase de acabamentoA construção do Centro Municipal de Educação Infantil, creche, da Vila Ondina está na fase de acabamento. A Prefeitura de Votorantim retomou a obra na unidade após uma nova licitação, ocorrida no primeiro semestre deste ano. A previsão é de que a unidade seja entregue em dezembro. A implantação da nova creche conta com con-vênio do Governo Federal.A unidade da Vila Ondina, está sendo construída na Rua Venizia dos Santos Albertoni na região da Vila Garcia e tem 564m² de área construída. O novo espaço terá salas para atender crianças, além de salas administrativas, lactários, berçários e espaços multiu-so. Nesta semana os funcionários da empresa responsável pela obra estão trabalhan-do na parte hidráulica, assentamento de piso, elétrica e esquadrias. Uma área do pátio interno também receberá cobertura metálica.

Asterix e Obelix estarão presentes na Sessão de Cinema de hoje Dos quadrinhos para as telas, “Asterix e Obelix nos Jogos Olímpicos”, filme de 2008, é a atração da Sessão de Cinema de hoje (27) da TV Comunitária de Votorantim, Canal 3 da Super Mídia, às 22h. Este é o 3º filme com atores envolvendo os personagens Asterix e Obelix. Os anteriores foram Asterix e Obelix Contra César (1999) e Asterix e Obelix - Missão Cleópatra (2002). É o 1º filme em que o personagem Asterix é interpre-tado por Clovis Cornillac. Como sempre, Gérard Depardieu rouba a cena interpretando Obelix. Alain Delon, que foi um dos maiores galãs do cinema europeu no passado, in-terpreta Júlio César. Versão dublada em português. A curadoria é de Nelsinho Toledo.

Mestrado em Comunicação realiza oficina preparatória de projetos de pesquisa

O Mestrado em Comunicação e Cultura, da Universidade de Sorocaba (Uniso), promove oficinas que orientam sobre a elaboração de projeto de pesquisa para os interessados em ingressar na área.As oficinas abordam os itens que esta-rão presentes no Edital do processo se-letivo do programa e que compõem os projetos, como folha de rosto, resumo, problema central da pesquisa, objeti-vos, justificativa, fundamentação teórica, metodologia e referências. O objetivo é auxiliar e esclarecer as dúvidas dos par-ticipantes.Serão realizados mais três encontros: em 29 de setembro, com o professor Mauro Maia Laruccia, no Auditório Central, das 9h30 às 11h30; em 15 de outubro, com a professora Míriam Cristina Carlos Silva, no Auditório da Biblioteca, das 9h30 às 11h30; e em 27 de outubro, com a pro-fessora Tarcyanie Cajueiro Santos, das 14h30 às 16h30, na Sala 103 do Bloco B. As atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados. Não é necessário se inscrever.Já as inscrições para o processo seletivo de alunos regulares serão feitas de 1º a 31 de outubro. Mais informações sobre os programas de pós-graduação ofereci-dos pela Uniso, pelo site: www.uniso.br. Telefones: (15) 2101.7104/7008.

Secom Votorantim / Divulgação

A previsão é de que a unidade seja entregue em dezembro

Uniso realiza encontro sobre o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos Nesta segunda-feira (29), será realizado o I Encontro de Doação de Órgãos e Tecidos da Uni-versidade de Sorocaba (Uniso), com a participação de especialistas no tema. Promovido pelo curso de Enfermagem, o evento marca o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, come-morado hoje (27).Conforme comenta o professor Clayton Almeida, também especialista no assunto, no Brasil houve um aumento no número de doadores nos últimos anos, mas ainda é insuficiente pela alta demanda de pessoas que necessitam de um transplante. “Com isso, muitas acabam fa-lecendo em filas, onde aguardam por mais de cinco anos para receber um órgão”, comenta.Para quem quer saber mais sobre o assunto, o evento é aberto ao público e será às 19h, no Auditório F da Cidade Universitária.

Expoflora acaba amanhãem Holambra

A Expoflora despede-se do público ama-nhã (28), já comemorando o grande su-cesso da edição de 2014. Desde que o evento foi aberto, em 29 de agosto, cerca de 248 mil pessoas estiveram no evento. Realizada em Holambra, interior de São Paulo, a Expoflora é um evento que prima pelo bom atendimento e por encantar tu-ristas de todas as partes do Brasil.Antiga colônia holandesa situada a 130 km de Votorantim, Holambra responde atualmente pela metade (50%) do co-mércio de flores e plantas ornamentais de todo o Brasil. A exposição de arranjos flo-rais, principal atração do evento, realizada com as flores e plantas doadas por mais de 300 produtores. Apenas nessa exposi-ção são utilizadas, com reposições, cerca de 600 mil hastes e mais de 60 mil vasos de mais de 1.000 variedades de diferentes espécies de flores e plantas ornamentais.Além disso, o público pode conhecer as novidades do setor, já que os produtores utilizam a exposição como vitrine para lançar novas variedades e para avaliar a sua aceitação pelo consumidor. Outras atrações são a Mostra de paisagismo e jardinagem, a Chuva de Pétalas, Passeio

Frei Baraúna recebe mais umaanimação do “Viva o Centro”

O público voltou a se acostumar com a animação na qual se transforma a Praça Frei Baraúna, na área central de Sorocaba, aos domingos.É que ali, entre espaços de lazer e bem estar, área de relaxamento e cantinhos destinados à criançada, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), promove o “Viva o Centro”, um projeto que visa a ocupa-ção dos espaços públicos e a propaga-ção da cultura produzida por artistas locais. As atividades têm início a partir das 14h e é tudo de graça.Dotado de oficinas de vários estilos e gostos, o local ainda é palco de apre-sentações musicais. Desta vez, no do-mingo (28), é o grupo de samba “Ba-lakogê” que se apresenta, às 16h30.O grupo foi formado em 2009, pelo músico e compositor Luizinho Qxada e tem como foco de trabalho mostrar que o samba é mais que um ritmo, é um segmento cultural que precisa ser imortalizado.Integram o “Balakogê”, Luizinho Qxada (violão sete cordas/voz); Kiki Silva (ca-vaquinho/voz), Picolé (pandeiro/voz) e Bertinho (tantã/voz).

Encontro de Comunicação e Cultura recebe inscrição de ouvintes Até 30 de setembro, estarão abertas as inscrições para o VIII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, da Universidade de Sorocaba (Uniso), que será realizado de 6 a 10 de outubro, na Cidade Universitária. Com o tema “Mídia e Alteridade em foco”, o objetivo é pro-piciar a discussão, a exposição e a troca de ideias, entre acadêmicos, profissionais e demais interessados na área.Promovido pelo Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso, o evento tem a parceria da Escola de Comunicação e Artes - ECA/ USP e acontecerá mais uma vez junto à Semana de Comunicação, organizada anualmente pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Inscrições e informações pelo telefone 2101.7104

Turístico e o Shopping das flores.O parque da Expoflora conta com uma área de 250 mil metros quadrados, que abriga amplo estacionamento, duas pra-ças de alimentação, parque de diversão, minissitio, museu histórico de Holambra e centros de compras.

Fusca decorado com flores

Família Coelho Studio / Divulgação

Coletivo Cê apresenta espetáculo Cunhãntã neste fim de semana no Bairro da Chave

O Coletivo Cê apresenta o espetáculo “Cunhãntã” hoje (27) e amanhã (28), às 19h, no Bairro da Chave, em Votorantim. As apresentações fa-zem parte do Projeto “Cunhã-Antã - Desdobramentos de investigação e valorização acerca da memória das operárias Votorantinenses”, reali-zado com o apoio do ProAC, da Secretaria de Cultura de Votorantim e da Cooperativa Paulista de Teatro. O espetáculo tem a duração de 1 hora e acontece no Espaço Cê, lo-calizado na Rua Orélio Verlangieri, nº 3, no Bairro da Chave, em Vo-torantim/SP (próximo à Cachoeira da Chave). A temporada de apre-sentações ocorre aos sábados e domingos até 2 de novembro, às 19h. Entrada: Pague quanto puder. Cada apresentação tem a disponibili-dade de 40 lugares, portanto é importante chegar com 1 hora de an-tecedência para retirar o ingresso. Mais informações pelo site www.coletivoce.com

A Prefeitura de Votorantim assi-nou na última semana o acordo de cooperação com o Instituto Votorantim para o Programa de Apoio à Gestão Pública. O pro-grama que tem como objetivo realizar um diagnóstico da ges-tão municipal, a fim de avaliar a estrutura existente e as con-dições gerais de trabalho para obter melhorias no processo de gestão, diminuição de despesas, ampliação da receita e outras fontes de captação e melhor uti-lização dos recursos públicos. O Convênio foi assinado no

dia 16 de setembro, na cidade de Tapiraí, oportunidade em que o prefeito Erinaldo Alves da Silva, foi representado pela secretária de Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso.O Programa será realizado em duas frentes, modernização da gestão pública com a elaboração do diag-nóstico, onde serão definidas as prioridades e o escopo de atuação dos planos e projetos a serem de-senvolvidos. Em seguida serão ela-borados os projetos de melhoria se-guido de mapeamento de recursos junto aos órgãos financiadores.

A outra frente é a de projetos executivos para a redução do dé-ficit de infraestrutura, onde são elaborados planos municipais que podem ou não ser seguidos de projetos executivos, a partir de prioridades definidas por um diagnóstico prévio. A consultoria contratada oferece apoio às eta-pas de aprovação e trâmites dos Planos Municipais. Nesta semana, técnicos do Ins-tituto Votorantim iniciaram o diagnóstico no Prefeitura, onde colheram informações com vá-rias secretarias municipais.

Prefeitura assina parceria para Programa de Apoio à Gestão Pública

Page 17: Gazeta de Votorantim 87

Página 17Gazeta de Votorantim27 de setembro a 2 de outubro de 2014

esportesRadar esportivo

Futsal masculino – Hoje (27) o Sub. 14 e Sub. 16 de Votoran-tim participam da Copa Regional de Alambari fora de casa.

Futsal feminino – A equipe votorantinense participa amanhã (28) da Copa Aifa tendo como adversário Dinhos Indaiatuba. O jogo será na casa do adversário.

Jiu-jitsu – O atleta de Votorantim Gustavo Esteban dos Santos representará nossa cidade no Torneio da modalidade que será re-alizado no Complexo Esportivo do Ibirapuera em São Paulo ama-nhã (28).

Vôlei – Amanhã (28) as equipes sub. 17 feminino e adulto mas-culino competem pela Liga de Vôlei no Sesi de Botucatu.

Tênis de Mesa - No último domingo (21), a equipe da SEDESP competiu no 6º Torneio do Ranking da Liga Vale-paraibana de Tê-nis de Mesa. Matheus Britto foi campeão na categoria Juvenil, Os-mar Pires foi campeão na Categoria Sênior e Lucas Oliveira foi vice campeão na Categoria Infantil B. Amanhã (28) os atletas disputam o Paulistão em Jundiaí.

Futsal 1– A 42 ª Taça Cidade de Votorantim de Futsal chega a sua 8ª semana com jogos diários no Cermag, do Rio Acima, em Votorantim, de segunda (29) a sexta-feira (03), a partir das 19h30. Serão três jogos por noite.

Futsal 2- Prossegue neste fim de semana o 5º Campeonato Aberto Panorâmico de Futsal - Livofus / 2014. A 7ª rodada terá três jogos hoje (27) a partir das 17h45 e cinco jogos amanhã (28) a par-tir das 8h45 na Quadra Panorâmico.

Futsal 3 - Terá início hoje (27) a 13ª Copa Esporte Eldorado de Futsal. Os oito jogos de hoje serão realizados a partir das 9h na A.D. Votocel. Já os três jogos de amanhã (28) serão a partir das 13h30 na Quadra Panorâmico. A competições são de sub 10 a sub 16.

muitos gols na abertura do Varzeano da 3º divisão

A primeira rodada do Campeonato Varzeano da 3º Divisão de Votorantim regis-trou 26 gols em dez partidas disputadas. As partidas acon-tecerem no domingo (21), em diversos campos da cidade.

Os resultados de jogos no período da manhã foram: Ju-ventus 0x2 Mirante; União Voto-rantinense 2x1 C.D.D; New Boys 0x1 Parque São João; Unidos da Vila Garcia 2x0 Portuense; Colorado 0x0 Bola Mais Um. Na parte da tarde jogaram: União Nacional 1x0 Unidos da Vila Guilherme; Gaviões 2x1 Santa Cruz; Nacional 3x0 Green Val-ley/Primavera; Benfica 1x6 Uni-

dos do Serrano; River Plate 4x0 Juventude do Tatiana.

A segunda rodada será ama-nhã (28). Às 9h45 jogam: No campo do Flamengo, Botafogo x Unidos do Nacional; Cermag, C.D.D x New Boys; Parque, Gre-en Valley/Primavera x Colorado; Jardim Clarice, Unidos do Serra-no x River Plate; Vila Nova, Tigres x Benfica. À tarde a bola rola às 15h30: no Floresta, Unidos da Vila São Guilherme x Juventus; Parque, Unidos do Promorar x União Votorantinense; Guanaba-ra, Unidos da Vila Garcia x Acade-mia Saradão; Cermag, Portuense x Gaviões; Chave, Bairro da Vila Amorim x Nacional.

a rede balança 21 vezes na segunda rodada do Veterano

A segunda rodada do Cam-peonato Veterano teve 21 gols em seis partidas disputadas na tarde do último sábado (20), sendo uma média 3,5 gols por jogo. Os resultados foram: Par-que Bela Vista 2x1 Novo Mun-do; Fluminense Los Fuegos 1x2 Guanabara; Jardim Paulista/ Bar do Careca/Galo Veterano 0x2 Criciuma/ Bar do Marcão/ Jar-dim Clarice/ M.C.J Clarice; Corin-thians 3x2 Grêmio Monte Ale-gre; Santa Mônica 5X0 Cruzeiro;

Votocel 0x3 Vila Garcia.A terceira rodada acontece

hoje (27), com todos os jogos marcados para 15h30. No Fla-mengo, Novo Mundo x Criciuma/Bar do Marcão/Jardim Clarice/ M.C.J Clarice; Guanabara, Gua-nabara x Jardim Paulista/Bar do Careca/Galo Veterano; Parque, Parque Bela Vista x Fluminense Los Fuegos; Chave, Corinthians x Vila Garcia; Cruzeiro, Cruzeiro x Votocel; Belo Montanha, Santa Mônica x Grêmio Monte Alegre.

Campeonato Sub-14 tem mais uma rodada

O Campeonato Sub-14 de Votorantim realizou a quinta rodada em jogos disputados no Estádio Municipal no últi-mo sábado (20). Chute Certo p/transformação x Promorar, foi W.O. Os placares foram: Sedesp/KGB 0x2 Ki-Gol/Santa Mônica; Floresta/Bar do Lupa 2x2 Sedesp/Chute Certo.

Eduardo Gouvea

Envolvidos em um tumulto em uma partida do Campeonato Varzeano de 2012 de Votoran-

tim, que culminou em agressões contra o árbitro Nilson Domingues, os atletas Gledson Oliveira Silva e Djalma da Silva, além do técnico Ricardo Pinto de Camargo, procu-raram a redação da Gazeta de Voto-rantim para pedir desculpas públi-cas pelo ocorrido e com isso reduzir suas penas, conforme determinado pela comissão disciplinar da Secre-taria municipal de Desporto.

Durante uma partida entre Ma-teriais de Construção Jardim Clarice e Jardim Clarice, o árbitro assinalou uma penalidade contra a primeira equipe, quando o placar apontava empate em 2 a 2, o que gerou revol-ta do técnico da equipe, que partiu para cima do juiz. Posteriormente, Gledson e Djalma também se en-volveram no tumulto.

Após analisar o relatório do

Para reduzir pena, jogadores se desculpam por agressão a árbitro

árbitro e as imagens gravadas, a Junta Disciplinar condenou o trio a nove anos de suspensão, pena que foi reduzida a um terço desse tem-po após recurso. “Foi um momento de tensão de jogo, nunca havia me envolvido em confusão e isso não se repetirá mais”, garante Gledson.

Já o jogador Djalma lembra seu histórico no esporte, afirmando que nunca esteve envolvido em confu-são. “Ele influenciou no resultado do jogo, mas isso não justifica o que fizemos. Se puxar minha história nunca briguei, nunca fui expulso. Infelizmente no calor da partida par-timos para a agressão. Eu queria me desculpar com ele e dizer que não tenho nada contra ele”, afirma.

Para o auditor da Comissão Disciplinar da Secretaria do Des-porto (Sedesp), Paulo Mora, incluir uma retratação pública como fator condicional para a redução de uma suspensão é novidade. “Há muitos anos que trabalho aqui e isso pra mim é novidade”, conta.

A sexta rodada teve início ontem (26) à noite, quando jogaram, Sedesp/Chute Certo x Um Chute p/transformação. Hoje (27), às 9h, jogam Ki-Gol Santa Mônica x Floresta/Bar da Lupa e às 11h, Promorar x Club Primavera. Todas as partidas serão disputadas no Estádio Municipal.

O árbitro Nilson Domingues foi procurado por nossa repor-tagem para comentar o assunto. Por telefone e nitidamente inco-modado com a indagação, ele se limitou a dizer que “não aceita as desculpas” e se recusou a falar mais sobre o assunto.

Reprodução TV Votorantim / Arquivo

Briga ocorreu no Campeonato Varzeano de 2012

Werinton Kermes

Djalma da Silva e Gledson Oliveira Silva

Ricardo Pinto de Camargo

Arquivo pessoal

Page 18: Gazeta de Votorantim 87

Página 18 Gazeta de Votorantim 27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Cesar Silva

O mais antigo time em ati-vidade de Votorantim está completando 100

anos de existência. O tradicional Bela Montanha nasceu em 27 de setembro de 1914. Foi fundado pelos operários da fábrica de teci-dos Votorantim e começou com o nome de Estrela, até que em 1944 ganhou nova denominação, pas-sou a ser o Bela Montanha.

O nome da agremiação es-portiva é sugestivo, afinal o cam-po e a atual sede estão posicio-nados na parte baixa do terreno íngreme. Era cercado pelo verde das montanhas e com a natureza sendo bem generosa. Os mais an-tigos puderam se banhar e pescar no córrego do Cubatão, além de contemplar a diversidade de ani-mais que existia nas imediações.

Nesse período as tradicionais vilas operárias protagonizavam os duelos das tardes de domingo. De um lado o Bela Montanha, repre-sentando a Barra Funda e de outro, o Corinthinha, do bairro da Chave.

Um bom número de torce-dores comparecia em peso para acompanhar o dérbi, já que o jogo de domingo era uma das maiores atrações para a grande massa de trabalhadores que só ti-nham o domingo para descansar.

E quantos foram os craques que passaram pelo time, seria até injusto citar alguns nomes, pois outros tantos não seriam lembra-dos nesses 100 anos de história e tradição. Atletas que despon-taram e seguiram para equipes profissionais.

Comemorar 100 anos é des-tacar um longo período que ali-mentou a paixão pelo futebol da equipe e que foi sendo transferi-da de pai para filho.

A atual sede foi construída em 1944 pelo italiano João Ber-nardi que tinha um armazém na esquina das ruas Sorocaba e Joa-quim Fogaça e reservava parte do tempo para comandar o espaço esportivo. Com o tempo quem as-sumiu o posto foi seu filho Mazito Bernardi. Ali também foi palco de inúmeros bailes de Carnaval.

Hoje não tem como não lembrar do Bela Montanha sem destacar a figura do padeiro aposentado Josias de Campos, o popular Gia do Bela. Todos os fi-nais de tarde lá está ele na sede do Clube, no final da rua Soroca-ba, para receber os amigos, jo-

time do Bela montanha completa 100 anos

gadores e integrantes da equipe.Ao se lembrar da trajetória da

equipe, Gia começa a lacrimejar de emoção, ali ele entregou sua vida e diariamente lá está junto a dois filhos, que estão recebendo o bas-tão do pai, com a mensagem de continuar a se doar pelo time do coração.

Em 1951 Gia ingressava no ju-venil do Bela Montanha. Aquele garoto criado na antiga Rua das Flores, hoje Rua Brazilio Mazzei, vestiria a camisa da equipe para literalmente não mais tirar. Joga-va como meia-esquerda, depois como volante e por fim centroa-vante. Há 28 anos assumiu a presi-dência da equipe e se tornou um dos mais antigos dirigentes espor-tivos da cidade.

Gia até comenta que antiga-mente a comemoração do time após uma vitória era ir até a sede e tomar uma caixa de tubaína. Os jogadores cuidavam muito do condicionamento físico. Hoje ele entende que o jogador não joga mais por amor à camisa e muitos querem receber para jogar.

O time participou por longo período da Liga Sorocabana de Fu-tebol, nos tempos que Votorantim ainda era distrito. Tinha equipes no Infantil, Juvenil e o Amador nos campeonatos da cidade. Com os altos custos para se manter na várzea, virou uma equipe de mui-tos amigos que valorizam o amor pelo time e na sua grande maioria pela região da Barra Funda, onde cresceram e mantêm seus laços de amizade. Atualmente disputam o Quarentão e o Cinquentão.

Nem tudo foi festa ao longo dos anos, a sede por várias vezes

foi castigada com alagamentos e enchentes, o que num primeiro momento era desespero serviu de motivação para a reconstrução e maior união de sua fiel torcida.

O professor e historiador Jesus Rodrigues Filho foi quem pesqui-sou a fundo a história do Bela Mon-

tanha e conseguiu a comprovação histórica da existência centenária do Bela Montanha.

Agora é momento de come-morar. Neste domingo (27), na sede do time, haverá ao longo do dia inúmeras atrações e fe-chando a programação com o

show de Cacique e Pajé.

* Cesar Silva é jornalista formado pela Universidade de Sorocaba (Uniso), ges-tor público pós-graduado pela Universi-dade Federal do Estado do Rio de Janei-ro (Unirio), pesquisador da história local e membro da Academia Votorantinense de Letras, Artes e História

Campo do Bela Montanha FC, ao fundo vista geral do Fornazari, em agosto de 1973

Gia na sede do Bela Montanha

Bela Montanha 1949 com Piolin, Américo Masqueto, Mingo, Clovis, Pedrinho, Nego, Tico, Mané, Paulo, Mascrinha e Afonso Pinho, massagista Niceto,

Primeiro campeonato de veteranos, em 1985, com o Bela Montanha campeão

Divulgação

Page 19: Gazeta de Votorantim 87

Página 19Gazeta de Votorantim27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Milena Lepiani

Camila de Freitas

Camila Domingues

Cristiane Victaliano

Flaiderson Miguel

Giulia Bigue

Ingrid Nardini

Page 20: Gazeta de Votorantim 87

Página 20 Gazeta de Votorantim 27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Fotos: Arquivo pessoalFeliz aniversário Confira os aniversariantes desta semana. Desejamos muitas felicidades para todos!

A bela Ariana Garcia festeja na quarta-feira (1º) seu aniversário. Ela receberá os parabéns de suas amigas, suas irmãs, de toda família, do namoradão Nine e de todo o pessoal da Apevo, onde ela é uma funcionária dedicada! Parabéns!

O fofinho Lucas Cardoso Ferreira completou, no dia 24, dois aninhos. Seus Pais Tatiane e Miguel, seus avós Raul e Marisa, sua madrinha Alzira e padrinho Waldemar e todos os seus familiares desejam muita saúde e felicidades: “Que Deus continue te iluminando sem-pre, nós te amamos!” O Miguel Ferreira festeja

sua data natalícia na segunda-feira (29). Sua esposa Tatiane, seu filho Lucas, seus irmãos Alzira e Jair Ferreira, seus sobri-nhos e todos os familiares desejam muita saúde, paz e felicidades: “Que Deus te abençoe, nós te amamos!”

Quinta-feira (25) quem passou na Barra Funda percebeu a mo-vimentação na casa do senhor

Manoel Colono Filho. Como você está vendo na foto, o seu

Manoel é o Mané da Sucata, e esta movimentação toda é

porque os filhos, netos e amigos foram dar um abraço no Mané.

E a esposa Solange foi quem administrou a comemoração do aniversário do maridão. Nossos

parabéns a este polêmico e querido Mané da Sucata!

Mulher guerreira que se supera a cada dia, que não faz da vida lamentação, Cristina Aparecida de Oliveira, ou Cris do PT, como é mais conhecida, vem lutando por uma Votorantim com mais

acessibilidade e deu um show em sua fala na audiência pública dias atrás. Na sexta-feira (26) Cris deu um tempo no trabalho que vem fazendo para seus candidatos e comemorou ao lado do marido

Claudemir Aparecido Rodrigues e das filhas Taynara Silva, Michele S.

Perri e Monique Silva.

Hoje (27) é aniversário de um dos artistas mais criativos de nossa cidade: Reginaldo Azevedo, o Rapper Naldão, que é cantor e compositor. E para você que acredi-ta que Rap é coisa de meninos e meninas que protestam através da música, vai se surpreen-der com o Rap romântico do Naldão. Parabéns e sucesso sempre!

O Jose Carlos Nogueira, nosso colunista que só conta piada sem graça e é o braço direito do seu Aristides na APEVO, vai ficar mais velho na quinta-feira (02). Dona Zinha não quer saber de festa e disse que o Nogueira já passou da idade para fazer festa. Mas vai rolar uma pizza com os filhos e com os netos., Parabéns Nogueira, a gente adora você, mesmo com suas piadinhas infames.

Quarta-feira (1º) não tem pra ninguém, Beto Zen já está com o carvão e a picanha com-

pradas na geladeira, cerveja para quem é de cerveja, refri para quem é de refri, e água

gelada para quem é de água gelada, tudo isto porque é o aniversário do filhão Danilo Camar-go. Mas não é só o Beto que vai cuidar da festa, a esposa do aniversariante, Camila, e a mãe do

Danilo, a Ancilla, vão cuidar do bolo tropical (de frutas). Mas este bolo foi pedido dos filhos

lindos do Danilo: Beatriz e Murilo.

E quinta-feira (02) o radialista Mario del Guercio, da Rádio

Nova Tropical vai festejar. Mario, um carioca que ado-

tou nossa cidade como parte de sua vida, vai receber os cumprimentos da família,

amigos e principalmente dos ouvintes da nossa querida

Rádio Nova Tropical.

Como nossa cidade tem gente bonita! Esta princesa aí é a Alessan-dra Sueira que terça--feira (30) vai comemorar aniversário e o melhor: ela está na sua melhor fase e logicamente vai comemorar com a família com amigos. Alexandra, parabéns querida!

Cássia Rodrigues comemora hoje (27) seu aniversário e o desenhis-ta e músico Ricardo Sheltars, ma-rido de Cássia vai dar um tempo com tudo para junto com o filho Matheus Henrique comemorar o aniver da esposa em grande estilo. Parabéns Cássia!

Terça-feira (30) é aniver-sário da Paula Gali que vai receber o carinho de muitos que a amam e admiram, mas especial-mente da filhona Ingrid Gali.

Amanhã (28) tem bolo recheado na casa dos Bressanes, é aniversário do Beto Bressane. A esposa Arlete e os filhos Bruno e Danilo vão comemorar o aniversário do Beto e este ano ele tem o carinho da netinha Helena. Nossos para-béns ao Beto, ele que é fiscal da prefeitura.

Pense em uma pessoa gentil, educada e sobretudo do bem, ele é o Fernando de Moraes que na segunda-feira (29) vai apagar algumas poucas velinhas. Fernan-do vai receber o carinho de toda família, da mãezona Tereza, da esposa Soraia, dos filhos Rafael e Fernanda e da sogrona Solange Pedroso, ex-vereadora e apre-sentadora da TV Votorantim e, claro, do sogro Jerson Pedrozo, também ex-vereador.

Fotos: Arquivo pessoal

Social

Mônica Marsal

Page 21: Gazeta de Votorantim 87

Página 21Gazeta de Votorantim27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Social

O blog Notícias Votorantim completou 1.700.000 acessos, ou seja, 1 milhão e 700 mil acessos, o que significa que existe um grande número de pessoas que estão ligadas nas mídias digitais e estão dispostas a saber tudo que acontece em nossa cidade!

Juliana Cares e Lucas Barão voltaram nesta semana de Natal/RN, onde passaram uma semana. O casal, além de um merecido descanso, estava em lua de mel.

Gente, o SESI pediu para avisar que no próximo dia 29, segunda-feira, não vai atender ao público, não haverá recebi-mento de mensalidades, inclusão de novos associados e inscrições para ativida-des físicas, apenas o atendimento escolar estará normal, ok? Avisado!

O presidente do Centro Terapêutico Ara-çoiaba, José Valter, esteve nesta semana na TV Votorantim falando do trabalho desenvolvido para auxiliar dependentes químicos e abriu a possibilidade de uma parceria, não só com o poder público municipal, mas também com empresas e ONGs. Quem quiser conhecer um pouco mais do Centro Terapêutico Araçoiaba é só acessar: www.ctaracoiaba.com.br.

Na próxima segunda-feira (29), o presi-dente da Câmara de Sorocaba, Gervino Cláudio Gonçalves, prestigiará a sessão ordinária da Câmara de Votorantim. O pre-sidente da Casa de Leis votorantinense, Heber Martins, o recepcionará às 17h30.

E o Atlético Club, sob a coordenação da família França, está mostrado para que veio. No último sábado (20), teve a primeira atração de matinê do clube, uma festa para as crianças e não deu outra: foi alegria dos baixinhos e dos pais dos baixi-nhos. Está prevista ainda, no Atlético Club, para o próximo mês, a apresentação da Orquestra Ray Conniff, que mesmo com a morte de seu fundador e idealizador, continua se apresentando mundo afora.

A escola de Educação Infantil Pedacinho do Céu completa 18 anos e fará uma festa para comemorar a data. O evento vai acontecer na própria escola que fica na Rua Paula Ney, 100, Centro, Votorantim,

das 9h às 14h. Pais e mães de alunos e ex--alunos estão todos convidados!

A Associação Comercial e Empresarial de Votorantim (ACEV) já está trabalhando nas questões relacionadas à decoração e pro-moções de final de ano para nossa cidade. Segundo a Francine Ferreira, a cidade vai ficar mais bonita do que no ano passado. Vamos aguardar!

As meninas da Travessia Modas estão en-doidecidas com a coleção primavera. Quem quer ficar na moda, e diva, deve correr pra lá, pois as meninas estão querendo comprar a coleção toda. A Luciana, dona da Travessia, disse que a prioridade é das clientes. Dá pra imaginar a cara de “por favor, preciso deste look” das meninas? Eu já passei por lá e comprei peças lindas, e o atendimento é maravilhoso.

Novidade na TV Votorantim! A partir de segunda-feira (29), às 9h, estreia o programa TVV Manhã, com o apresentador Rogério Bolinho. O programa será direto da redação do Jornal Gazeta de Votorantim. Um programa onde o querido “Bolinho”, como gosta de ser chamado, vai falar diretamente com a população contando o que acontece em nossa cidade, levando informação com bom humor e seriedade.

Acabou o festival de sopas da Açoriana, quem comeu, comeu, quem não comeu, só no próximo inverno. A tradicional Sopa Açoriana continua sendo servida. Nosso amigo Chef Juliano disse que o festival de sopas é sempre um sucesso, mas que com a chegada do calor têm pratos deliciosos no cardápio, vale a pena conferir!

Pessoas boas, se tiverem novidades, festas, casamentos, um amigo ou uma amiga que vai fazer aniversário e você quer fazer uma surpresa, sua boutique ou seu salão de beleza vai fazer uma promoção, me avise, que vou ter o maior prazer em publicar. O e-mail é [email protected], aos cuidados de Mônica Marsal.

Pense nisto: Simplicidade é agradecer por aquilo que temos e saber que os bens ma-teriais não demonstraram valores ou caráter de ninguém.Uma semana iluminada a todos!

Continuam as comemorações de um dos clubes mais tradicionais de nossa cidade, a diretoria está com todo fôlego para fazer com que o Bela Montanha continue sendo sempre um orgulho de Votorantim.

Hoje (27), dentro das comemorações, tem o show de Cacique e Pajé, dupla sertaneja

que é um ícone da música raiz.Quem é fã da música sertaneja

autêntica não pode perder esta grande oportunidade no Bela

Montanha, ali na Barra Funda, a partir das 14h.

Será em outubro, mas é bom já se programar

Em 8 de outubro acontece na EMEF Prof. Abimael Carlos de Campos o 2º Festival de Música e Dança, com temática relacionada à música brasileira. As professoras Juliana, do 1º ano A, Maria Ângela, do 1º ano B, Priscila, do 1º ano C e Joseane, do 4º ano C, são as coordenadoras dos grupos de alunos que vão subir ao palco.

O evento contará ainda com a presença do maestro Denis Viera, que rege a Orquestra de Metais de Sorocaba. Para quem aprecia a boa música, será uma grande oportunidade!

O 2º Festival de Música e Dança aconte-ce em 8 de outubro no Auditório Municipal Francisco Beranger, às 19h, e vale lembrar que sempre é bom chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Erika e RenatoNo último dia 29, o empresário Renato Toshihiro e Erika Melo disseram o sim diante do altar. Renato é muito ligado às entidades da nossa cidade e fez questão que a festa e os cumprimentos dos amigos e parentes próxi-mos fossem nas dependências da AVAM.

Bodas de PinhoO casal Aparecido e Ivanilda, lá do Jd. Serrano II, completaram do dia 18, 32 anos de casados. Os filhos Maíra e André e os netos Gustavo e Andrézinho com-pletam a família feliz. Parabéns!

Cacique e Pajé no Bela montanha hoje

Divulgação

Maestro Denis Vieira

JJ Machado fotografia

Arquivo pessoal

Page 22: Gazeta de Votorantim 87

Página 22 Gazeta de Votorantim 27 de setembro a 2 de outubro de 2014

Lazer

Chef Juliano Garcia é graduado pelo Centro Universitário SENAC, Águas de São Pedro. Chef de Cozinha e Chef Boulanger da Açoriana Conveniência.E-mail: [email protected]

Prof. Jesus Rodrigues Filho

resumo de novelas Caro leitor: Se você tem fotos antigas de clubes de futebol e gostaria de vê-las publicadas na Gazeta, anote no verso da foto os nomes dos jogadores e o ano e deixe na Gazeta de Votorantim (Rua João Walter, 289 – Centro), para a recepcionista, aos cuidados de Luciana Lopez. Deixe também o seu telefone, para devolução da mesma.

Coluna do Chef

doce de leite PastosoA culinária mineira requer paciência e tem como principal téc-

nica saber controlar a temperatura das chamas e o tempo do cozi-mento.

A gastronomia mineira é uma herança deixada por por-tugueses e tropeiros, uma culinária com ingredientes simples, porém uma das mais apreciadas por turistas estrangeiros e amada pelos brasileiros. Esta receita só tem dois in-gredientes é muito fácil de fazer!

Bóra pra cozinha!

Ingredientes:1 litro de leite tipo A10 g de açúcarEm um tacho de cobre ou uma panela de fundo grosso, coloque os ingredientes e misture com uma colher de pau, fazendo movimen-tos de vai e vem até começar a borbulhar.Mantenha no fogo por mais um pouco até atingir o ponto de creme, pingue um pouco do creme num prato e incline-o, se não escorrer está pronto. Deixe esfriar e sirva acompanhado de queijo minas.Uma ótima semana!

Boogie Oogie - Globo - 18h Segunda, 29/09Carlota interroga Su-sana sobre sua relação com Fernando. Fernan-do decide não viajar

com Susana para Nova York. Serginho avisa a Cristina e Mário que Rafael está morando com Sandra. Carlota pergunta a Fernando o que exis-te entre ele e Susana. Susana pede a Inês que não comente com ninguém que ela não viajou. Car-lota exige que Fernando agilize a saída de Vitória de sua casa. Susana revela a Carlota que Vitória não é sua filha biológica.Terça, 30/09Susana aconselha Carlota a comprovar a infor-mação sobre a troca dos bebês com a enfermeira Márcia. Beatriz diz a Augusta que desconfia de que Jussara esteja mentindo sobre seu relacio-namento com Alex. Inês conta para Vicente que Sandra é a verdadeira neta de Madalena. Car-lota revela a Leonor que Vitória não é sua filha. Ricardo avisa a Gilda que Fernando nunca irá se separar de Carlota. A pedido de Ricardo, Gilda demite Daniele. Inês conta para Beto que Sandra é sua irmã. Carlota avisa a Vitória que tem uma surpresa para ela.Quarta, 1º/10Tadeu conta para Sebastiana e Leonor que San-dra é a menina que foi trocada por Vitória na maternidade. Rafael tenta contar a verdade para Sandra sobre a troca de bebês, mas é interrompi-do pela visita de Elísio. Célia avisa a Beatriz que Paulo chegou de Londres. Carlota revela a Vitória que ela não é sua filha e a menina se desespera. Beatriz descobre que Paulo trouxe a namorada Diana para o Brasil. Rafael confirma para Vitória que ela e Sandra foram trocadas na maternidade.Quinta, 02/10Vitória se desespera ao saber que é filha bioló-gica de Elísio e Beatriz. Rafael conta para Vitória que está morando com Sandra. Cristina recebe Vitória em sua casa e pede que ela durma lá. Vi-tória abraça Fernando e pede ao pai que nunca se esqueça dela. Vitória revela a Sandra que elas foram trocadas na maternidade.Sexta, 03/10Vitória tenta convencer Sandra de que Rafael não a ama. Sandra acusa Rafael de mentiroso e afirma que não quer mais vê-lo. Carlota diz a Fernando que não acredita mais nele. Otávio escuta Gilda conversando com Célia sobre a troca de bebês e divulga para a família que Vitória não é filha de Fernando e Carlota. Inês conta para Beto que foi Susana quem trocou os bebês por vingança. Inês pede a Susana que deixe sua casa. Fernando procura Susana.Sábado, 04/10Inês diz a Fernando que Susana foi embora. San-dra garante a Vicente e Pedro que não quer saber mais de Rafael. Paulo, Diana, Elísio e Beatriz saem para dançar na BoogieOogie. Sandra sente dor e percebe que está com hemorragia. Beatriz ques-tiona Ricardo se é verdade que Vitória foi trocada na maternidade.

Império - Globo - 21h Segunda, 29/09Ismael aborda Vicente, e Fernando desiste de se aproximar do cozi-nheiro. Tuane discute com Elivaldo. Fernando

conversa com Cora e faz pacto com ela. Carmem reclama por Orville permanecer no hospital com Juliane. Helena cuida de Marta. Amanda provoca Danielle. Victor pede que seus pais voltem a mo-rar juntos. João Lucas pensa em Ísis. Marta conta para Amanda que José Alfredo tem uma amante. Salvador fica animado com a visita de Orville. Magnólia e Severo chegam à casa de Ísis, depois que José Alfredo vai embora. Cláudio vê um fotó-grafo perto de sua casa. Enrico tenta se desculpar com Maria Clara. Marta chega à casa de Ísis e se convida para almoçar com a família dela.Terça, 30/09José Alfredo ameaça confiscar os bens de João Lucas caso ele não comece a trabalhar. Bianca apoia Cláudio. Téo pede para Robertão ficar em seu escritório enquanto ele trabalha. Cora tenta falar com Cristina sobre Fernando. Tuane se es-panta ao ver que um dinheiro foi depositado em

sua conta. Marta sugere que Ísis deixe José Alfredo para ficar com João Lucas. Orville conversa com Salva-dor. Naná e Xana percebem o interesse de Antoninho em Jurema. Magnólia tenta convencer Ísis a ficar com João Lucas. Téo manda Érika investigar a história de Ismael. Tuane afirma a Xana e Naná que conseguirá ficar com Victor. Elivaldo visita Juliane. Maria Clara avisa a Enrico que seu pai quer que a festa de casa-mento seja organizada por Cláudio. Marta incentiva João Lucas a visitar Ísis. Ismael inventa uma desculpa para não falar com Érika. João Lucas vai à casa de Ísis.Quarta, 1º/10Ísis e João Lucas se beijam. Érika consegue gravar a história de Lorraine e Ismael sem ser percebida. Fer-nando vê Cristina e Vicente juntos e se enfurece. Téo fica animado para contar a José Alfredo a verdade sobre Ismael. Maurílio marca um jantar com Marta. Danielle provoca José Pedro. Cláudio tem mais uma festa de casamento cancelada, e Beatriz o consola. Érika avisa a Lorraine que gravou a confissão que ela e Ismael fizeram para Juliane. Téo procura José Alfredo. Salvador é chamado para participar de uma fuga do manicômio. José Alfredo atende Téo Pereira.Quinta, 02/10José Alfredo se surpreende quando Téo lhe conta a história de Ismael. Xana, Naná e Juliane acreditam que Ismael vai ajudar Lorraine. Orville procura Julia-ne. João Lucas se interessa quando ouve o pai dizer que não irá à casa de Maria Ísis. José Alfredo avisa a Maria Marta que vai oferecer um emprego a Ismael. Cristina insiste para que José Alfredo vá à sua casa. Leonardo conhece Amanda, que sugere que o rapaz trabalhe para ela como modelo. Salvador se lembra de sua namorada e começa a pintar. Orville estra-nha o comportamento tranquilo de Carmem. José Pedro e Danielle discutem. Cristina se recusa a falar com Cora. José Alfredo encontra Ismael e lhe ofere-ce um emprego. João Lucas leva um fora de Maria Ísis. Cristina fala para Elivaldo sobre o encontro que teve com José Alfredo. João Lucas decide aceitar o emprego na joalheria Império e Maria Marta se irrita.Sexta, 03/10Maria Marta e José Pedro não aceitam a decisão de José Alfredo de empregar João Lucas. Beatriz con-versa com Cláudio para que ele seja franco com Merival. Xana muda o visual de Ismael. José Alfredo manda João Lucas dividir a sala com José Pedro. Vi-cente se anima ao ficar à frente do restaurante de Enrico mais uma vez. Cora perturba Cristina para saber da conversa entre ela e José Alfredo. Téo lê nos jornais a notícia sobre o emprego de Ismael e fica furioso. Cláudio conversa com Merival. Enrico encara Leonardo. Beatriz conversa com Bianca sobre Cláudio. Magnólia decide visitar Cora. Lorraine sente falta de Ismael. João Lucas liga para Maria Ísis. Maria Ísis confunde José Alfredo com João Lucas.Sábado, 04/10Maria Ísis mente para tentar convencer José Alfredo sobre o seu engano. Cora afirma a Magnólia e Severo que só pagará os dois após receber a confirmação do teste de DNA. Magnólia e Severo encontram o álbum de recortes de Cora. Patrício ensina João Lucas a lidar com os diamantes. Maria Clara e José Pedro estranham quando Amanda diz que Maria Marta lhe dará uma joia. Kelly incentiva Maria Ísis a dar uma chance para João Lucas. Salvador conversa com Orville. Cristina devolve a Maria Marta parte do dinheiro que ela lhe deu. Cláudio pede para conver-sar com Leonardo. Maria Marta fala de Cristina para Amanda. Cora reclama por Cristina ter devolvido dinheiro para Maria Marta. Téo surpreende Leo com uma visita em sua casa.

Geração Brasil - Globo - 19h Segunda, 29/09Megan e Pamela se aba-lam com as revelações de Sandra sobre Jonas. Her-val provoca Jonas. Megan agradece Manuela por

ter apoiado seu pai. Barata lamenta por continuar apaixonado por Verônica. Matias implora que Rita aceite fazer uma festa surpresa para Dante. Verôni-ca se sente mal, e Edna a ampara. Sandra procura Herval, que a ameaça. Pamela convence Verônica a trabalhar na Parker TV. Murphy comunica a Jonas que seus bens foram bloqueados. Verônica desmaia, e Barata a leva para o hospital. Gláucia descobre que os acionistas da Marra foram impedidos de fazer sua retirada em dinheiro. Herval é dispensado por Pame-la e comenta com Zac Vírus que precisa aperfeiçoar seu plano. Verônica descobre que está grávida.

Terça, 30/09Verônica implora que Barata não conte para ninguém sobre sua gravidez. Jonas pensa em Ve-rônica. Lara se preocupa com o sumiço de Shin. Pamela confessa a Dorothy que está confusa em relação a Herval. Verônica revela para Vicente e Edna que está grávida. Danusa oferece ajuda a Jonas. Pamela pede que Danilo vigie Murphy. Igor não consegue falar com Fred. Manuela con-vida Arthur para ir à festa de Dante. Shin avisa a Lara que irá para a Coreia. Luane desafia Vander a aumentar seus seguidores. Rita teme que seu romance com Fred seja descoberto por Dante. Verônica hesita em contar para Jonas sobre sua gravidez. Manuela e Davi se encontram na festa. Barata afirma a Verônica que pode assumir o filho que ela está esperando.Quarta, 1º/10Verônica pede que Barata seja o padrinho de seu filho. Pamela e Herval se beijam. Caolho e Bira comentam a aproximação entre Cidão e Dorothy. Jonas conversa com sua advogada. Pamela flagra Davi e Manuela juntos na Plugar. Fred tenta se explicar para Rita sobre seu envolvimento com Dante. Murphy informa Jonas sobre os aconteci-mentos na Marra. Pamela passa a noite com Her-val. Megan visita Jonas, que pede para falar com Davi. Verônica conta para Edna que será mãe de gêmeos. Passam-se dois meses. Edna insiste para que Verônica assuma sua gravidez. Herval desco-bre que Jonas sairá da cadeia. Davi apresenta a Brazuca para dois investidores. Manuela trabalha em um projeto da Marra. Verônica conta para Pamela que está grávida. Gláucia convida Jonas para ficar em sua casa.Quinta, 02/10Murphy tenta convencer Jonas a aceitar a ajuda de Gláucia. Verônica diz a Pamela que os filhos que espera não são de Jonas. Jonas volta para a Taquara. Megan conta para Davi que seu pai saiu da cadeia. Elias e Susana convidam Ernesto para assistir à última palestra de Iracema no Regenera. Davi comenta com Megan que teme que Jonas atrapalhe o lançamento de seu projeto. Pamela fica satisfeita com o trabalho de Manuela. Jonas aparece na Marra, mas é impedido por Pamela de voltar para a empresa. Igor flagra Fred conversan-do com seu advogado e desconfia. Pamela conta para Herval sobre a gravidez de Verônica e estra-nha sua reação. Brian fica abalado ao saber que Jonas está morando com Gláucia. Jonas descobre que Verônica está grávida.Sexta, 03/10Barata diz para Jonas que é o pai dos filhos que Verônica está esperando e ela confirma. Lara e Brian reprovam os ensinamentos de Chang para Tomás. Vicente alerta Verônica por ter mentido para Jonas sobre a paternidade dos bebês. Davi ajuda Manuela em seu projeto. Danusa e Matias pensam em como conseguir dinheiro. Ernesto se reconcilia com Iracema. Chang arma com Ludmi-la para atrapalhar o casamento de Lara. Herval pede para Pamela deixá-lo ver o projeto de Ma-nuela. Matias confessa a Rita que tem medo de que Danusa o abandone, assim como ela fez com Dante. Jonas ameaça Aroeira para que ele fale com Verônica. Jonas e Verônica discutem. Dante elogia Fred para Matias. Herval afirma a Zac que não quer que a Marra seja salva. Sábado, 04/10Herval provoca Jonas. Verônica decide investigar Aroeira. Aroeira teme que Jonas descubra seu segredo com Gláucia. Cidão exige que Fred en-tregue o dinheiro recebido pelos shows do grupo de Dante. Chega o dia da apresentação de Júnior, e Davi fica ansioso. Dorothy diz a Pamela que terá uma conversa séria com Cidão. Danusa su-gere que Matias trabalhe como recreador infantil. Everaldo entrega celulares para Jonas consertar, e Gláucia sugere que ele cobre pelo serviço. Lu-dmila chega para sua sessão com Brian, e Chang se prepara para filmar. Megan vê Davi próximo a Manuela. Barata convida Verônica para morar com ele. Jonas vai à festa da Brazuca. Herval se in-comoda quando Edna tira uma foto sua com Jo-nas. Davi e Jonas têm uma séria conversa. Megan discute com Davi por causa de Manuela.

Safadinho- Mamãe, mamãe, quero fazer pipi- vamos filhinho, mamãe ajuda- não, prefiro a vovó. A mão dela treme.

OvosUma galinha fica sabendo que a fêmea do bacalhau põe mais de um milhão de ovos e diz:- imagine se ela tivesse que cacarejar

As aparências enganamA menininha queixou-se para a mãe- mamãe, tem um percevejo na parede- não é percevejo, é prego- mamãe, tem um percevejo na parede- não me perturbe minha filha, já lhe disse que é um prego- mamãe, tem um prego andando na parede

Entre canibaisApós o almoço, um canibal ia passando pelo refeitório, quando o cozinheiro lhe pergunta:- quer uma torta?- agora não, acabei de comer uma ceguinha

Surpresa!!!Em visita a uma fazenda o rapaz da cidade grande chega ao curral e sussurra no ouvido da vaca:- eu tenho uma surpresa pra você. Hoje eu que vou tirar o seu leite!(o animal responde)

- eu também tenho uma surpresa pra você: eu sou boi

Preste atençãoA mulher já enganou Adão, Sansão e Lam-pião. Imagina você que é bobão

Que maldade- Conheço um anãozinho que tem o apelido de mentira- ué, porque mentira?- ora, mentira não tem perna curta?

Falando em mentiraO amigo diz para o outro - no meu sítio tem uma árvore que sempre tá cheia de passarinhos, um dia eu me aborre-ci, dei uma chacoalhada na árvore e caiu 99 passarinhos- ué, e porque não 100?- eu não minto por pouco

Perguntar... não ofendeA criança chega pro pai e pergunta:- paiê, o senhor é o diabo?- que é isso filho? Filho meu, de onde você tirou essa bobagem?- ah, sabe pai, é que toda vez que o senhor sai de casa, a mamãe grita pro vizinho: “pode entrar que o chifrudo já saiu!!”

Mais uma formação do Corin-tinha de Votorantim, que disputa-va o Campeonato Amador de So-rocaba, onde foi por várias vezes campeão.

O alvinegro da Vila tinha uma grande torcida, que nos dias de jogo,

Corinthians de Votorantim – 1955lotava o Estádio do Atlético. Na foto aparecem da esquerda para a direita os jogadores: Alvaro, Tão, Volpe, Gijo Gali (Técnico), Galera, Santo Bauco, Tite, Carreira e Moacir Masqueto. Abaixados: Durval Pedroso (massagista), Pato, Rus-so, Air, Didi e Santaninha.

Foto tirada no campo do Meti-dieri F.C. (os jogadores Volpe, Tite e Russo foram depois profissionais do C.A. Votorantim, e o jogador Pato foi jogar no Canadá.

Anos dourados do futebol voto-rantinense.

Page 23: Gazeta de Votorantim 87

Página 23Gazeta de Votorantim27 de setembro a 2 de outubro de 2014

diVerSoS

Classificados

BaLCÃo de anÚnCioSda Gazeta(15) 3247-1010

BaLCÃo de anÚnCioSda GazetaRua João Walter, 289

PeRFumeS [email protected] ; 998471436

CLaSSiFiCadoS GRatuitoS

AVISOS E EDITAIS

VaGaS de empreGoS

aSSiStente de PCPVaga p/ Votorantim; Ens. médio; Exp. De 1 ano; Conhe-cimento do pacote office; Co-nhecimento em acompanha-mento no plano de produção. CV p/ [email protected] no assunto nome da vaga

PRoF. de inGLÊSsuperior completo; exp. de 3 anos na área; CV p/rh@gru-pohamada. com no assunto nome da vaga

inStRutoR de manutenÇÃode notebook, tablet e smar-tphone; vaga p/ Votorantim;téc. ou superior na área; exp. em ministrar curso de manu-tenção; CV p/[email protected] no assunto nome da vaga

aÇouGueiRovaga p/Votorantim;ensino médio; exp. de 1 ano. CV p/[email protected] no assunto nome da vaga

PRoF de inFoRmÁtiCavaga p/ Votorantim; nível sup. cursando ou concluído; Conhec. em corel draw, pho-toshop, pacote office, estrutura de computadores, dreamwe-aver, html; exp. em ministrar curso de manut. de notebook, tablet e smartphone.CV p/[email protected] no assunto nome da vaga

CaLdeiReiRovaga p/ Votorantim; ens. mé-dio; exp. de 2 anos na área. CV p/ [email protected] no assunto nome da vaga

auLaS PRÁtiCaSManicure, pedicure e depilação Rua. Emílio Terciane,N° 275 Parque Bela Vista/Votorantim Fone:15 3247-4808-Marta Brazão

VeteRinÁRio (a):vaga p/ Votorantim; superior completo; p/ ministrar aulas de auxiliar de veterinário. CV p/[email protected] no assunto nome da vaga

inSPetoR de QuaLidade p/ caldeiraria: vaga p/ Voto-rantim; ens. médio; exp. de 2 anos. CV p/[email protected] no assunto nome da vaga

anaLiSta FiSCaL:vaga p/ Votorantim; ter cursa-do assistente ou analista fiscal;téc em contabilidade ou ciên-cias contábeis;exp. de 2 anos. CV p/[email protected] no assunto nome da vaga

BaLConiStavaga p/ Votorantim; ens. mé-dio completo; fem., exp. aten-dimento ao público.CV p/[email protected] no assunto nome da vaga

2 VaGaSAçoriana Padaria contrataAuxiliar de cozinha; Aux. Servi-ços geraisF.: 3343-3313

Rede Bom LuGaRSupermercados contratamAux. de limpeza; Op. de caixa; Balconista de açougue e Re-positorLevar currículo para Rua Ser-vina Cardoso Luvison, 20, Vila Garcia, Votorantim.

LiVRaRia CatóLiCaDivino mestre, Miguel Dias nº 38ª Centro

tRaBaLHaR VendaSProduto natural ganho 50% a 100%. F: 9962-1560

Vendo/tRoCo LoteAo lado do Alfa Clube - F: 9 9606-8413

Cond. VaSQueSCasa nova R$700mil ac. tca F.:3247-6396/99138-8261

auLaS de VioLÃopráticas e teóricas. F: 15 3247-5451/ 9 8810-2794

auLaS PRÁtiCaSManicure, pedicure e depila-ção. F:3247-4808

inStaLaÇÃo ELÉTRICA. F:15 9 9771-8447

CuRSo BanHo e toSa3202-2700 com certificado

Vendo tV 29”Seminova. F: 3243-2824

imPReSSoRaHP. Vendo. R$ 50 F: 3243-2824

VÍdeo CaSSeteSharp. Vendo. R$ 20 F: 3243-2824

LiXadeiRaOrbital. Vendo. R$ 40 F: 3243-2824

aRame FaRPadoVendo. Rolo R$ 180 F: 3243-2824

Vendo CaSa4 com. Pq. B. Vista F: 3243-2824

PiCoLÉS BRaSiL – FaB.Delícia no atacado e varejo. Vila Dominguinho em frente ao Clube do Atlético.F.: 3018 – 6518

oVoS 100% SHowSáb., dom. e fer. R: Segundo Lopes Carmona, 189 - F: 997438459

idoSoSCuido F: 99820-5985

Vendo Sofá R$ 500 F: 99157-1806

VendoCG 150 F: 98802-9712

CaRRetoF: 99764-1676

VendoPOÇO SEMI ARTESIANO, SE NÃO DER ÁGUA NÃO PAGA F: 3017-1031 LI-GUE JÁ

oVoS 100% SHowSáb., dom. e fer. R: Segundo Lopes Carmona, 189 - F: 997438459

Cond. VaSQueS. Votorantim. Casa nova R$700mil ac. Tca ver foto em site mercado livre. F: 15 3247-6396/99138-8261

Vendo m.B.B.1935 troc. F: 99777-4666

Honda PReto2001 vendo F: 99777-4666

CaminHÃo VendoVW 8-150 c/baú F: 99777-4666

Vendo Vw 8-150C/baú, bom $ F: 99777-4666

manutenÇÃoE instalação elétrica. F.: 996449124

ReFoRmaS E acabamentos Pintura em ge-ral. F.: 996449124

Vende-SeSalão comercial F: 99761-4948 Pedido de retratação pública

Reconhecer seus erros já é um grande passo para que um indivíduo possa, primeiramente, iniciar sua busca para que o mesmo erro não seja cometido, mas principalmente para que ele possa seguir sua vida sem ficar olhando para o passado.Embora tardiamente, através desta, gostaríamos de expres-sar nosso pedido de desculpas publicamente aos nossos amigos, familiares, profissionais do futebol e principalmen-te ao árbitro Nilson Domingues pelos atos injustificáveis ocorrido no jogo entre o time do Jardim Clarice e o time do Materiais Jardim Clarice no ano de 2012.No momento da partida ao vermos que novamente po-deríamos sair com um placar adverso, nossos sentimento foram maiores que nossas razões ocasionando os atos que nos trazem vergonha e arrependimento. De forma alguma gostaríamos que partida tivesse um final como o que ocor-reu prejudicando o nosso time, o futebol e principalmente o árbitro do jogo.Esperamos sermos compreendidos por todos que de al-guma forma se sentiram ofendidos, ressaltando as nossas desculpas aos amigos e profissionais do futebol que assim como nós buscam entretenimento e valorizam o futebol Votorantinense.

Djalma da Silva RG: 46311445-0

CPF: 370709058-23

Ricardo Pinto de Camargo RG: 261591046

CPF: 25033268899

Gledson Antônio de Oliveira Silva RG: 33.277.345-0

CPF: 383.369.258-80

Page 24: Gazeta de Votorantim 87

Página 24 Gazeta de Votorantim 27 de setembro a 2 de outubro de 2014