Gazeta do Vale · los variavam entre Fusca, Kombi e VW 1600. Os anos começaram a passar e foi...

8
Gazeta do Vale O Jornal que conquistou o Sul de Minas 15 de setembro de 2017 | Ano 10 | Edição 304| Distribuição gratuita INAUGURAÇÃO Minas Magazine inaugura sua nova loja em Senador Amaral. 08 ANIVERSÁRIO Tata Veículos completa 49 anos de funcionamento em Cambuí. 02 REFRESCANTE Cambuí recebe unidade da Milk Shake Mix. 03 ASFALTO DA ESTRADA ENTRE CAMBUÍ E CONSOLAÇÃO UNE PREFEITOS EM BELO HORIZONTE Pág. 05 PODAS Prefeitura inicia trabalhos de podas e revitalização de árvores no Centro de Cambuí. 05 AJUDA Agência do INSS faz doação ao Asilo de Cambuí. 04 AUMENTO DA CIP Iluminação pública é tema de audiência pública. 06

Transcript of Gazeta do Vale · los variavam entre Fusca, Kombi e VW 1600. Os anos começaram a passar e foi...

Page 1: Gazeta do Vale · los variavam entre Fusca, Kombi e VW 1600. Os anos começaram a passar e foi preciso ser feito a construção de no- ... ferramentas ao mudar de ár-vore; ...

Gazeta do ValeO Jornal que conquistou o Sul de Minas

15 de setembro de 2017 | Ano 10 | Edição 304| Distribuição gratuita

INAUGURAÇÃOMinas Magazine inaugura sua

nova loja em Senador Amaral. 08

ANIVERSÁRIOTatita Veículos completa 49 anos de

funcionamento em Cambuí. 02

REFRESCANTECambuí recebe unidade da

Milk Shake Mix. 03

ASFALTO DA ESTRADA ENTRE CAMBUÍ E CONSOLAÇÃO UNE PREFEITOS EM

BELO HORIZONTE Pág. 05

PODAS

Prefeitura inicia trabalhos de podas erevitalização de árvores no Centro de Cambuí. 05

AJUDAAgência do INSS faz

doação ao Asilode Cambuí. 04

AUMENTO DA CIPIluminação pública é tema de audiência

pública. 06

Page 2: Gazeta do Vale · los variavam entre Fusca, Kombi e VW 1600. Os anos começaram a passar e foi preciso ser feito a construção de no- ... ferramentas ao mudar de ár-vore; ...

MOMENTO EMPRESARIAL02 Edição 304 - 15/09/2017 Gazeta do Vale

Tatita Veículos completa 49 anos

José Geraldo de Moraes

A quinta-feira, 5 de se-tembro de 1968, foi um marco para a história de Cambuí. Enquanto o então presidente Costa e Silva se reunia no Itamarati com lí-deres de países da América Latina para discutir sobre a integração dos países, nas-cia a atual concessionária Volkswagen Tatita Veículos.

Fundada por Gera-do Cypriano de Mora-

es, mais conhecido como Tatita (1917-2014), ini-ciou suas atividades como um centro de serviços da Volkswagen, chamado de Comércio de Veículos Cambuí LTDA, em um pré-dio, ainda existente, loca-lizado na praça Maximia-no Lambert, número 64.

A ideia de abrir o em-preendimento veio de-pois de abrir outras em-presas do ramo, inclusive a Volkswagen Autosul, em

Pouso Alegre, junto com um grupo de amigos. Nes-ta época o volume de car-ros era pequeno, mensal-mente eram enviados pela montadora de 3 a 5 unida-des para venda. Os mode-los variavam entre Fusca, Kombi e VW 1600.

Os anos começaram a passar e foi preciso ser feito a construção de no-vas instalações. Primeira-mente, foi feita uma parte do atual prédio, em 1974, que pouco tempo depois foi ampliado. Marcaram presença em sua inaugu-ração altos executivos da marca e o então maior ra-dialista do Brasil, Osmar Santos, da Rádio Globo, que estudava e é amigo até hoje de um dos filhos do fundador.

A tradição, a honestida-de e a confiança são ape-nas alguns dos inúmeros princípios deixados pelo patriarca da empresa, que fazia questão de entregar as chaves do carro para

o cliente e fazer seus vo-tos de felicidade e prospe-ridade com o uso do novo membro da família. Na Ta-tita, um carro não é ape-nas um objeto, é parte in-tegrante da família.

A Tatita Veículos co-meçou com um mecânico e três modelos de automó-veis para comercialização. Hoje tem em sua gama de produtos todos os produ-tos da marca Volkswagen, além de serviços extrema-mente modernos, como a oxisanitização, recicla-gem e indicador de vaza-mento por equipamento do ar condicionado e, nos próximos dias, contará com alinhador de direção 3D, tudo isso para agradar e satisfazer ainda mais os desejos e as necessidades dos clientes.

Alguns momentos mais recentes também foram muito significativos para a empresa ao longo de sua história, como a implan-tação da venda de veícu-

los importados na déca-da de 1990, o recebimento do prêmio de Craques em Serviço em 2011, a libera-ção para a venda da pick up Amarok e da nova linha de importados em 2013.

Caminhando, ou me-lhor, rodando sempre com os clientes da manei-

ra mais correta e transpa-rente, a empresa caminha para completar meio sécu-lo de existência no próximo ano e espera continuar a ter a honra de realizar o sonho do primeiro ou do próximo carro como vem fazendo há gerações de famílias de Cambuí e região!

Page 3: Gazeta do Vale · los variavam entre Fusca, Kombi e VW 1600. Os anos começaram a passar e foi preciso ser feito a construção de no- ... ferramentas ao mudar de ár-vore; ...

CIDADES 03Edição 304 - 15/09/2017Gazeta do Vale

Page 4: Gazeta do Vale · los variavam entre Fusca, Kombi e VW 1600. Os anos começaram a passar e foi preciso ser feito a construção de no- ... ferramentas ao mudar de ár-vore; ...

CIDADES04 Gazeta do ValeEdição 304 - 15/09/2017

Agência do INSS, em Cambuí, realiza doação para o

Asilo

Da redação

A agência da Previdên-cia Social de Cambuí, atra-vés de seus servidores e do gerente Kleiton, reali-zou uma campanha de do-ações ao Asilo da cidade.

A entrega foi feita na APS, no dia 8 de setembro, e contou com a presen-ça dos representantes do Asilo e de alguns internos.

Segundo o gerente da APS, a campanha teve uma repercussão positiva entre

COMTUR de SenadorAmaral se reúne para

definir eventos

Da redação

O Conselho Munici-pal de Turismo de Senador Amaral se reuniu, em agos-to, para debater a realiza-ção de diversos eventos no município.

Dentre as atividades propostas está o 1º Festi-

val das Flores e Morangos de Senador Amaral - Edição 2017, que irá acontecer en-tre os dias 7 e 8 de outubro.

Também foi tratado so-bre o projeto Parque da Ca-choeira, que se iniciará em breve.

O COMTUR é um órgão que trabalha, diretamente,

os segurados da cidade e também da região, “o que confirma a con-fiança da popula-ção na excelência dos trabalhos rea-lizados pelo Asilo”.

Apesar do pouco tempo de campanha, a agência conse-guiu arrecadar cerca de 100 kg de alimentos não pe-recíveis, além de produtos de higie-ne pessoal, rou-pas e calçados.

Kleiton agra-dece a todos os segura-dos, comerciantes e ad-vogados que colaboraram com as doações e afir-ma que, com isto, “possa-mos ajudar, ainda mais, o Asilo de nossa cidade em suas necessidades”.

Pode lavar o motor, mas é preciso ter cuidado

Do G1.com

Existem empresas espe-cializadas em lavar moto-res, mas, se você pretende fazer isso sozinho, o pri-meiro passo é identificar os pontos vulneráveis. São os módulos e sensores eletrô-nicos que estão instalados ao lado do motor. Alguns es-tão fixados ao painel trasei-ro do motor (continuação do para-brisa).

Os principais são: mó-dulo da injeção eletrônica, módulo do ABS, modulo de carroceria, alternador, bo-bina, caixa de relés... todos aqueles componentes onde você identificar a conexão de um chicote elétrico.

Se for usar uma má-quina de pressão de água,

com o carro DESLIGADO, envolva com um saco plás-tico todas estas peças, in-clusive a bateria, para que o jato de água não atinja diretamente as vedações.

Verifique também se a tampa de reposição de óleo do motor e do reser-vatório da direção hidráu-lica estão bem fechadas. Certifique-se de que a va-retas medidoras do óleo do motor e do câmbio au-tomático também estejam bem encaixadas.

Não desligue as cone-xões da bateria: depen-dendo do modelo de car-ro, você poderá perder algumas programações dos módulos eletrônicos. Se eles estiverem sujos no final da lavagem, aplique

um limpa-contato.Nunca use solventes,

sabão em pó ou desen-graxantes a base de pe-tróleo, como querosene, ou ácidos que possam re-agir com as borrachas de vedação. Estes produ-tos também ressecam as mangueiras e correias.

Você pode utilizar alguns detergentes ca-seiros ou produtos es-pecíficos para este fim encontrados em lojas de autopeças. Aplique so-bre o motor e deixe por um tempo, para que eles dissolvam a sujeira. De-pois aplique a água, com cuidado. Uma escova de nylon ajudará a remover a sujeira nos cantos mais difíceis.

em prol do desenvolvimen-to do município.

As reuniões acontecem a cada dois meses, com uma ampla participação de seus membros e também da pre-sidente, Marali Alves, onde sempre apontam soluções para atrair, ainda mais, os turistas para a cidade.

Page 5: Gazeta do Vale · los variavam entre Fusca, Kombi e VW 1600. Os anos começaram a passar e foi preciso ser feito a construção de no- ... ferramentas ao mudar de ár-vore; ...

CIDADES 05Gazeta do Vale Edição 304 - 15/09/2017

Prefeitos da região se reúnem com direção do

DEER, em Belo HorizonteLuís César Fonseca

Os prefeitos das cidades de Cambuí, Consolação, Pa-raisópolis, Córrego do Bom Jesus, Gonçalves e Camandu-caia se reuniram nesta quar-ta-feira, 13, com a direção do DEER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens de Minas Gerais). Em pauta, o asfalto da rodo-via MG-295, no trecho que liga Cambuí a Consolação.

A reunião foi autorizada pelo governador do estado, após ter recebido das mãos do prefeito de Cambuí, Tales Tadeu Tavares, de quem par-tiu a iniciativa, um ofício soli-citando atenção a este trecho de 18 km e sua importância para toda a região. O grupo, acompanhado de deputados estaduais, se encontraram com o diretor Djaniro Sil-va, onde foi dito que nunca houve um projeto para aque-

le trecho e que, sem ele, não é possível iniciar as obras. O diretor, ainda, lhes garantiu que fará a avaliação técni-ca do trecho e se prontificou a levar ao secretário de Es-tado de Transportes e Obas Públicas, Murilo Valadares, e ao governador o pedido para que o Governo do Estado faça a licitação deste trecho.

“Esta análise é impor-tante para que seja viabiliza-do o projeto da obra”, disse o deputado Agostinho Pa-

trus (PV). “Não há dúvidas de que este é um importan-te pleito de municípios da re-gião da Serra da Mantiquei-ra. A pavimentação desta estrada não apenas irá me-lhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, como também encurtará distân-cia para turistas, comercian-tes e produtores, facilitando o escoamento da produção agropecuária local”, mani-festou Patrus em sua página nas redes sociais.

Prefeitura inicia trabalho de podas na Praça Central

de Cambuí

Luís César Fonseca

Começou nesta semana o trabalho de poda e tratamen-to de 13 árvores na Praça Cel. Justiniano, no Centro de Cam-buí. As plantas são da espécie Tipuana e foram plantadas no final da década de 1950.

Segundo nota emitida pela Prefeitura Municipal, a reforma vegetal na Praça Central de Cambuí foi defini-da após vistorias realizadas pelos técnicos e engenheiros

de Meio Ambiente, onde ficou constatada a necessidade de efetuar as ações.

Ainda, de acordo com a nota emitida pela Prefeitu-ra, a decisão por esta ação foi tomada, em conjunto, entre as entidades: Prefeitura Mu-nicipal, Conselhos de Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico, Energisa e Polícia Militar. Foi após a aprovação por estes órgãos é que o es-tudo técnico foi feito em cada árvore, para adotar o sistema

de poda.Para tanto, foram consi-

derados alguns critérios e ne-cessidades: melhorar a apa-rência e a saúde das árvores; melhorar a segurança da pra-ça, eliminando galhos gran-des, secos e doentes; observar o tamanho/formato e estado fitossanitário; uso de ferra-mentas e equipamentos ade-quados e boa estrutura de apoio; fazer a desinfecção das ferramentas ao mudar de ár-vore; adaptar um sistema de segurança do trabalho e do trânsito durante o período da poda; após cada corte de ga-lhos, o mesmo receberá um tratamento para proteção do tecido exposto, evitando ata-ques de insetos e fungos.

Ainda, de acordo com a Prefeitura, o trabalho será realizado neste mês de se-tembro, que é o período ideal para fazer as podas e os tra-tamentos.

Page 6: Gazeta do Vale · los variavam entre Fusca, Kombi e VW 1600. Os anos começaram a passar e foi preciso ser feito a construção de no- ... ferramentas ao mudar de ár-vore; ...

CIDADES06 Edição 304 - 15/09/2017 Gazeta do Vale

HoróscopoUma semana decisiva para aspec-tos afetivos e compreensão dos bloqueios e padrões que você ainda está preso. Um momen-to de fortes lições sobre amor--próprio e maturidade emocio-nal. Cuidado com a tendência de buscar perfeccionismo. Trabalhos

de natureza criativa estão estimulados e também tudo aquilo que você se dedicar com amor.

Esta é a semana da Lua minguante que indica um tempo de interiori-zação, reflexão e percepção do que ocorreu ao longo das últimas sema-nas. A fase é positiva ao seu desen-volvimento emocional e a uma ati-tude mais madura e consciente no amor. O momento é extremamente

importante para a vida profissional dos arianos e o foco deve estar na objetividade e na excelência.

Uma semana importante para assuntos domiciliares, domés-ticos e para autoanálise e re-flexão. É um momento positi-vo para estabelecer um diálogo mais profundo e amoroso que contemple as diferenças indi-viduais. Atividades de natureza

intelectual estão enfatizadas e podem ajudar no desenvolvimento profissional.

É um momento importante para colocar a cabeça em ordem, re-fletir e dar um passo de cada vez. Percepção dos seus verda-deiros valores emocionais e do que lhe nutre emocionalmen-te. O momento é oportuno para aprimorar conhecimentos e ha-

bilidades que possam te levar até um novo pata-mar profissional.

Uma semana importante para as finanças e para a percepção de suas prioridades. A simplicidade e humildade são fatores essen-ciais. Continuam fortíssimas as li-ções sobre maturidade emocio-nal, autonomia e amor-próprio. Um bom momento para desen-

volver suas habilidades, dando a elas um toque de aprimoramento que leve ao progresso.

Uma semana importante para a ami-zade, vida social e os projetos que envolvem grupos e outras pessoas. Cuidado com o orgulho e o egocen-trismo que pode afetar a relação afe-tiva. Atenção para que a dedicação excessiva ao trabalho não prejudique seu desenvolvimento emocional. O

momento pode ser muito interessante para o aprimora-mento de habilidades e técnicas relacionadas ao trabalho.

Nesta semana, temos vários pla-netas se movimentando em seu signo, indicando um período im-portantíssimo para os virginianos. A Lua minguante assinala a neces-sidade de resolver pendências. A passagem de Vênus no signo an-terior ao seu indica um momen-

to em que você deve estar consciente dos padrões emocionais repetitivos.

Com vários planetas transitando o signo anterior ao seu, este é um mo-mento de introspecção e recolhi-mento aos librianos. Aprenda com os erros passados! É preciso, antes de tudo, ser amigo e companhei-ro de quem você ama. O momento contém fortes lições emocionais e

espirituais. Trabalhos nos bastidores estão estimulados, assim como a finalização de pendências profissionais.

Momento que enaltece o aprimo-ramento que pode ser muito útil futuramente em termos pessoais e profissionais. Fase de intensa cons-cientização e transformação emo-cional. Importância de sentir in-timidade, entrega e confiança. O contato com estrangeiros, estudos,

viagens e o aprimoramento de conhecimentos aju-dam no desenvolvimento profissional.

Este é um período delicado para a saúde e emoções dos aquarianos. Procure compreender suas reais motivações psicológicas. O trân-sito de Vênus no signo oposto ao seu ressalta a possibilidade de en-tendimento afetivo e de uma ati-tude mais generosa. Questões

materiais ou emocionais associadas ao trabalho es-tão em pauta ao longo da semana.

Semana importantíssima para os relacionamentos, contratos e acor-dos. É uma fase em que você per-cebe o que não está se desen-volvendo positivamente na vida emocional, mas cuidado com a co-brança excessiva em relação a si ou a quem você ama. Os contatos,

contratos ou parcerias profissionais têm uma importân-cia muito grande ao longo da semana.

Nesta semana, teremos a Lua minguante no setor de relaciona-mentos sagitarianos. Algo precisa mudar na forma como você se re-laciona. É um momento favorável para expandir os horizontes emo-cionais e, sobretudo, para desen-volver a autoestima e amor-pró-

prio com mais consciência. Esta semana pode ser o prenúncio de um novo ciclo na vida profissional.

Audiência Pública debate a Contribuição de Iluminação

Pública em CambuíA Contribuição de Ilu-

minação Pública - CIP foi tema da Audiência Pública realizada na terça-feira, 12, no Plenário da Câmara Municipal. A audiência foi marcada para que a popu-lação pudesse ter conhe-cimento do Projeto de Lei nº 055/2017, em tramita-ção na Casa, de autoria do Executivo, que altera as alíquotas da CIP.

O secretário de Admi-nistração e Fazenda, Se-bastião Mário de Moura, explanou sobre o proje-to e destacou que as al-terações são necessá-rias devido a um déficit, em razão da defasagem das alíquotas da CIP fren-te às correções monetá-rias aplicadas ao preço da energia elétrica nos últi-mos 13 (treze) anos, sen-do que em 2004 foi rea-lizada a última alteração das alíquotas da CIP.

O projeto menciona que, com base no mês de julho de 2016, foram cal-culados os valores arre-cadados pelo município

através da CIP frente aos valores pagos à conces-sionária que administra os serviços de iluminação e energia. Dos cálculos, se pode concluir que naquele mês o município teve um prejuízo de R$ 13.918,44 (treze mil novecentos e

dezoito reais e quarenta e quatro centavos).

Ainda de acordo com Sebastião, com a nova me-dida, a cobrança será mais justa e melhor escalona-da e o cidadão cambuien-se passará a ter maior in-centivo à economia.

Page 7: Gazeta do Vale · los variavam entre Fusca, Kombi e VW 1600. Os anos começaram a passar e foi preciso ser feito a construção de no- ... ferramentas ao mudar de ár-vore; ...

OFEREÇO-ME PARASERVIÇOS DE CUI-

DADORA DE IDOSOS NO PERIODONOTURNO.

(35)9 9952-8387

CLASSIFICADOS/EDITAIS 07Edição 304 - 15/09/2017

VENDE-SELote 419m2

Localizado próximo ao Restaurante do Capela, em Cambuí. Já terraplanado.

Tratar: (35)98851-5105

Vende-se lote, 516 m2 localizado próximo ao Restaurante do Cape-la, em Cambuí com água, esgoto e calçamento.

Valor: R$ 150.000,00

Telefone: (35) 9 9114- 1734

OPORTUNIDADEVENDO LOTE DE ESQUINA

250 M2 EM CAMBUÍ - R$ 85.000,00(35)9 8880-3662

WhatsApp Gazeta(35) 99763-5164

Gazeta do Vale

Editais de CasamentoSIRLEI DE MEDEIROS, O�i-

ciala do Registro Civil da cida-de de Cambuí – MG, na forma da lei.

Faço saber que pretendem se casar:

ELMAR CHAGAS SALES e ANDREIA SOARES VELOSO

ELE brasileiro, natu-ral de Piquet Carneiro - CE, de profissão policial militar aposentado, estado civil sol-teiro, nascido em 28 de ja-neiro de 1968, residente e domiciliado no Bairro Con-

gonhal, Cambuí - MG, f ilho de JOSÉ CHAGAS SALES e FR AN-CISCA CHAGAS SALES, bra-sileiros, naturais de Piquet Carneiro CE, residentes e do-miciliados na Rua Bento So-ares Mota, 755, Guaianazes, São Paulo SP.

ELA brasileira, natural de São Paulo - SP, nascida em 15 de junho de 1971, de profis-são do lar, estado civil divor-ciada, residente e domiciliada no Bairro Congonhal, Cambuí - MG, filha de JOSÉ ADÃO FIUZA VELOSO (falecido) e MARIA

HELENA SOARES VELOSO, brasileira, natural de Montes Claros MG, residente e domi-ciliada na Rua Piauí, 457, Sta Terezinha, Guarulhos SP.

Apresentaram os documen-tos exigidos pelo Artigo 1525 do Código Civil, sob n.º I e III e IV. Se alguém tiver conhecimen-to de existir algum impedimen-to legal, acuse-o para os �ins de direito. E para constar e chegar este ao conhecimento de todos, lavro o presente para ser a�ixa-do no lugar do costume.

CAMBUÍ - CASA

Vende-se casa em CambuíTerreno de 200 m2 - 4 cômodos

Bairro CollenR$ 115 mil à vista ou facilita

(11) 3331-8981 / (11) 96215-6802

Page 8: Gazeta do Vale · los variavam entre Fusca, Kombi e VW 1600. Os anos começaram a passar e foi preciso ser feito a construção de no- ... ferramentas ao mudar de ár-vore; ...

CIDADES Gazeta do ValeEdição 304 - 15/09/201708