Gazeta do Oeste

20
Ação retira pertences de moradores de rua, mas eles se instalam em outros locais Gazeta DO OESTE DIVINÓPOLIS•MG | SEXTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2011 | ANO XIX | N.º 1.664 | R$ 2,50 Na manhã de ontem (22), a secretaria municipal de Desenvolvimento Social (Semds), a Polícia Militar e a Defesa Civil se reuniram para retirar os pertences dos moradores de rua que ficam próximos ao restaurante Popular e ao Pronto Socorro. Todos os moradores já são cadastrados pela Semds. Segundo a secretaria os moradores estavam desviando água do restaurante popular, e tiveram seus pertences levados para o lixo. PÁGINA 04 74,3 milhões de brasileiros consumiram algum produto pirata durante o ano, seis milhões a mais que no ano passado. Conforme pesquisa, nos últimos 5 anos mais da metade dos entrevistados admitiram ter comprado um produto falsificado. PÁGINA 05 A primavera começou hoje as 6:15h da manhã. A estação mais colorida do ano terá altas temperaturas e muita chuva no próximo mês, ocasionada pelo encontro de massas de ar quente e frio. PÁGINA 07 O Conselho Municipal Sobre Drogas discutiu a prevenção contra as drogas no município, integrando empresas, secretarias e prefeitu- ra. A secretaria municipal de Educação está com um projeto para o reforço nos trabalhos. PÁGINA 04 Produtos surgem para atender demanda de solteiros PÁGINA 05 Ação retira pertences de moradores de rua, mas eles se instalam em outros locais Aumentam as vendas de produtos falsificados Escolas reforçam prevenção contra as drogas Primavera começa hoje com previsão de chuvas Sarah Rodrigues André Bernardes André Bernardes Sarah Rodrigues

description

edição 1664

Transcript of Gazeta do Oeste

Page 1: Gazeta do Oeste

Ação retira pertences de moradores de rua, mas eles se instalam em outros locais

GazetaDO OESTE

DIVINÓPOLIS•MG | sexta-feira, 23 de setembro de 2011 | ANO XIX | N.º 1.664 | r$ 2,50

Na manhã de ontem (22), a secretaria municipal de Desenvolvimento Social (Semds), a Polícia Militar e a Defesa Civil se reuniram para retirar os pertences dos moradores de rua que ficam próximos ao restaurante Popular e ao Pronto Socorro. Todos os moradores já são cadastrados pela Semds.

Segundo a secretaria os moradores estavam desviando água do restaurante popular, e tiveram seus pertences levados para o lixo. Página 04

74,3 milhões de brasileiros consumiram algum produto pirata durante o ano, seis milhões a mais que no ano passado. Conforme pesquisa, nos últimos 5 anos mais da metade dos entrevistados admitiram ter comprado um produto falsificado. Página 05

A primavera começou hoje as 6:15h da manhã. A estação mais colorida do ano terá altas temperaturas e muita chuva no próximo mês, ocasionada pelo encontro de massas de ar quente e frio.

Página 07

O Conselho Municipal Sobre Drogas discutiu a prevenção contra as drogas no município, integrando empresas, secretarias e prefeitu-ra. A secretaria municipal de Educação está com um projeto para o reforço nos trabalhos. Página 04

Produtos surgem para atender demanda de solteiros

Página 05

Ação retira pertences de moradores de rua, mas eles se instalam em outros locais

Aumentam as vendas de produtos falsificados Escolas reforçam prevenção contra as drogas Primavera começa hoje com previsão de chuvas

Sara

h Ro

drig

ues

André BernardesAndré BernardesSarah Rodrigues

Page 2: Gazeta do Oeste

os acontecimentos no Brasil se dão como as fontes que der-ramam água aos borbotões, sem controle ou quaisquer esperanças de calmaria no final do vertedouro.

O que é automático transforma-se de pronto em objeto da banalização, provocando danos em cascata,

obscurecendo a visão crítica dos circunstantes.Sendo assim, o comércio pirata cada vez mais crescente não

tem sua origem no caráter (ou falta dele) do povo brasileiro. Tem mais a ver com suas bases de sustentação nos diversos níveis governamentais.

A sanha arrecadadora brasileira já era notável nos tempos do Império, quando 20% de tudo o que era pilhado do sistema minerador era enviado à coroa portuguesa. O ouro dos cerrados de Minas e Goiás foram enfeitar os altares das igrejas católicas do país descobridor. De lá até os dias de hoje esses percentuais ascenderam aos 38%, quando o trabalhador opera quase metade do primeiro semestre de cada ano apenas para pagar impostos.

Interessante dizer que os impostos no Brasil chegam em efeito cascata, incidindo várias vezes sobre cada matéria-prima ou produ-to acabado, fazendo com que a sonegação se agigante mostrando sua cara de fera indomável no decorrer da história.

Pode soar como desobediên-cia civil ou incentivo à sonegação, mas é inegável a sua ação deleté-ria sobre o inconsciente coletivo, que a segrega como se fosse vin-gança ou até mesmo obrigação.

Somam bem mais que 50% os brasileiros que confessam o hábito de comprar produtos falsificados ou contrabandeados. Eles estão por toda parte, com preços desinflados e funcionando como chamariz nas bancas espar-ramadas pela cidade. Divinópolis acabou de segregar em um gueto os vendedores de produtos falsi-ficados no Brasil, que seguem até o Paraguai e retornam através de Foz do Iguaçu. O esquema é amplamente conhecido das autoridades nacionais, que não possuem os recursos necessários para dar combate ao contraban-do. Não fecham fronteiras porque não conseguem defender sequer suas delegacias de polícia que volta e meia são atacadas pela marginalidade.

A enorme fronteira seca do país impede uma fiscalização maior - nesse particular a fronteira entre México e EUA não é muito diferente. Os norte-americanos e seus espetaculares recursos humanos e tecnológicos não conseguem parar os contrabandistas de drogas e os latinos que tomam de assalto as terras ao norte do Rio Grande. No Brasil, apesar do Calha Norte (suspeito de abrigar enorme carga de corrupção) e outros projetos que tiveram o sentido de obstar a ação dos contrabandistas e traficantes, pouca coisa de prática foi conseguida.

Os Cds, eletrônicos e cosméticos de duvidosa procedência continuam chegando às pencas em todas as cidades brasileiras, onde o que não falta é oferta para demandas cada vez maiores.

Mais uma vez é bom não confundir o contrabando, vendas e compras ilegais de produtos que galopam na frente das auto-ridades, com ligeireza por parte dos brasileiros e brasileiros que recorrem a métodos auto-defensivos. Eles estão cobrando do go-verno, que por sua vez cobra do sistema produtivo, que por sua vez desemprega, no moto perpétuo que os trabalhadores não criaram. É como o cachorro correndo atrás do próprio rabo imaginando que ali vai fugindo linguiça das mais fornidas e nutrientes.

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/1102 oPiNiÃo

ÓrGÃo do GruPo GaZeta do oeste de comuNicaçÃo ltda

FUNDADOR: Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro

(1947 2004)

admiNistraçÃo, redaçÃo e GrÁfica: Rua Rio Branco, 948 - Porto Velho • Divinópolis (MG) • CEP 35.500-430

TELEFONE: (37) 3222-6322 • www.g37.com.br • [email protected]

assessores JurídicosDr. Márcio F. Vaz • Dr. Mauro M. Nogueira • Dr. Breno M. de Faria

O jORNAL NãO É SOLIDáRIO COM CONCEITOS EMITIDOS EM COLUNAS E MATÉRIAS ASSINADAS.

diretor PresideNteFernando Marcos Rodrigues

diretor de marKetiNGLeonardo Marcos Rodrigues

editora cHefeLiziane Ricardo

Efeito cascataeditorial

“Somam bem mais que 50% os brasileiros que confessam

o hábito de comprar produtos falsificados ou

contrabandeados. Eles estão por toda parte, com preços desinflados e funcionando

como chamariz nas bancas esparramadas pela cidade.

Divinópolis acabou de segregar em um gueto os

vendedores de produtos falsificados no Brasil, que

seguem até o Paraguai e retornam através de Foz do

Iguaçu”

reNda fixa, muito além da PouPaNça

Na coluna desta semana falaremos sobre outra modalidade de renda fixa, das mais rentáveis e pouco exploradas e conhecidas pela maioria, os Títulos Públicos Federais.

Títulos Públicos são títulos emitidos pelo governo federal com o intuito de captar recursos para investir no país, em infra-estrutura, desenvolvimento, reservas financeiras dentre outras finalidades. Ba-sicamente, o Governo precisa de dinheiro, e para isso ele pode pegar emprestado esse dinheiro com você. Assim, você recebe um título da dívida do Governo (promessa de pagamento) e ele lhe pagará um juro em cima do capital que você emprestou.

Esse juro pago ao investidor também pode ser pré ou pós fixado, dependendo do título que se esta comprando, pois, existem diversos títulos disponíveis. Os principais são as Letras do Tesouro Nacional (LTN – é pré fixada, ou seja, sabe exatamente quanto receberá de juros no ato da compra), as Letras Financeiras do Tesouro (LFT – pós fixado, rendimento varia de acordo com a taxa Selic), e as Notas do Tesouro Nacional (NTN – mais comuns pós fixados, indexados a IGP-M, IPCA, TR e Dólar). Dentre esses títulos existem ainda várias séries diferen-tes, por exemplo, dentre as NTN`s, existem as NTN-B (IPCA), NTN-C (IGPM), NTN-D (Dólar) dentre outros.

Cada um destes títulos, e cada uma das séries possuem prazos diferentes de vencimentos, podendo ser classificados como títulos de longo prazo, acima de um ano (como as NTN-C), ou curto prazo, menos de um ano (como as LTN). Isso significa que o governo lhe pagará o capital que você emprestou a ele na data combinada, mas caso você precise vender esse título antes do prazo de vencimento isso pode ser feito, o próprio governo recompra as quartas feiras ou ele pode ser vendido a outro investidor que esteja interessado.

Mas como saber qual o título é mais adequado para o investimento que se quer fazer? A primeira coisa que se deve saber é o que você quer e precisa no seu investimento, como por exemplo, quanto tempo precisará resgatar, qual o montante irá aplicar, se pode precisar repen-tinamente dos recursos etc. A partir daí, é recomendado que procure um especialista na área para ajudá-lo a encontrar o título ideal para o que você precisa, ou investir em conhecimento, cursos, palestras, livros etc. Outra opção é investir em um fundo de investimento de renda fixa que invista em títulos públicos. Essa ultima modalidade você transfere a decisão de qual melhor título a comprar naquele momento para um especialista responsável pelo fundo, chamado gestor do fundo.

Quanto à segurança, os títulos públicos possuem o chamado risco soberano, são considerados investimentos risco zero. Isso porque não justifica ganhar menos com mais risco que o governo pode lhe oferecer. Além do mais, nosso país nunca deu um calote público, mas até mesmo as poupanças já foram confiscadas. Hoje, o Brasil é um país com Grau de Investimento, título concedido a países que são respeitados no exterior pela conduta de sua economia. É um país credor, ou seja, possui mais reservas que dívidas, coisa antes nunca vista. O risco país saiu de 405 pontos em 2004 para 180 pontos em 2010.

Pouca gente sabe, mas os títulos públicos, na ultima década, foram o investimento mais rentável. Veja na tabela abaixo, em %, entre os anos 2000 e 2010 (fonte: EXAME):

Títulos públicos 402,20%Bolsa de Valores 354,30%Selic 317,30%CDB 247,90%Imóveis 131,00%Poupança 123,50%Inflação 89,80%Dólar -17,50%

Apesar disso, segundo levantamento feito pelo IBOPE e ANBI-MA, em maio de 2011, o percentual de investidores que investem em poupança passou de 35% em 2005 para 44% em 2011, enquanto a rentabilidade de poupança caiu de 9,21% ao ano em 2005 para 6,85% em 2010, queda de mais de 30%. Em 2005, 65% da população bra-sileira não possuía nenhum tipo de investimento, enquanto em 2011 apenas 51%.

Diante disso, vemos que os brasileiros estão procurando investir mais, e isso é ótimo, mas ele investe mal o seu dinheiro pela falta de conhecimento. Invista em seu conhecimento e invista melhor o seu dinheiro para conquistar os seus objetivos. Até semana que vem!

leonardo Cavalcante

[email protected]

Próximos eventos fractal investimentoscurso aprenda a investir o seu dinheiro. dias 27 e 28 de setembro na fractal investimentos

a terceira GeraçÃo do cHoque de GestÃo, o estado em rede, tem como característica o iNceNtivo à ParticiPaçÃo dos cidadÃos. o ProGrama miNas leGal, laNçado receNtemeNte, é um exemPlo. como vai fuNcioNar esse ProGrama, GoverNador?

Bem, em primeiro lugar é sempre bom relembrar que o poder público realiza as suas ações e a missão constitucional em razão dos tributos que recolhe. O dinheiro que o governo gasta, vamos chamar assim, é um dinheiro que vem do povo, através dos im-postos, das taxas, ou seja, dos tributos. O dinheiro não tem uma geração espontânea, ele tem uma origem e essa origem se dá através do sistema tributário. Por isso, cada cidadão é responsável por pagar o tributo, mas ao mesmo tempo também tem o direito de receber o serviço público de qualidade do Estado. Portanto, é importante que as pessoas percebam que ao fazer uma compra, ao realizar uma transação comercial, elas têm direito à nota fiscal, que aquela nota fiscal significa na verdade que elas estão pagando o tributo, está saindo dos seus bolsos, e esse dinheiro vai para o poder público, para o poder público devolver a elas através de ações. Então é muito importante que cada cidadão perceba a importância que é participar de um programa. O Minas Legal tem esse objetivo, conscientizar cada cidadão mineiro de que a sua participação no dia a dia, pedindo a nota fiscal significa, com certeza, melhoria dos serviços públicos.

Para estimular o cidadÃo serÃo distribuídos Prêmios. é isso? exPlica Pra GeNte como é que vai fuNcioNar essa PremiaçÃo.

Para fazer esse estímulo, ou seja, para dar um incentivo para que o cidadão, no momento da compra, lembre da nota fiscal, nós estamos criando dentro do programa Minas Legal uma ação pioneira e muito interessante. Ele vai poder lançar, através de um torpedo, uma mensagem de seu telefone celular, um número ali colocado, nós vamos ter todas as orientações técnicas para isso, e esse número vai concorrer a um sorteio. Os sorteios serão feitos pela loteria mineira e vão ser distribuídos prêmios para, claro, dar um incentivo. Estamos muito confiantes de que será um projeto muito vitorioso porque, na realidade, não só vamos estimular pedir a nota, que é o mais importante, a atividade, a ação afirmativa da cidadania, mas também, ao fazer isso, ele vai concorrer a muitos, diversos e importantes prêmios a seu favor.

outra açÃo imPortaNte do ProGrama miNas leGal é a educaçÃo Para a cidadaNia. como é que serÁ feita essa mobiliZaçÃo?

A educação para a cidadania deve começar nas escolas. É na realidade no ensino fundamental onde nós vamos formando o cidadão de hoje, de amanhã, é que nós precisamos ter uma ação muito proativa do poder público para ensinar aos alunos exatamente o que é o regime tributário, o que significa educação fiscal, o que significa pagar os tributos, quais são os benefícios disso. Percebemos que os países mais desenvolvidos têm serviços públicos de melhor qualidade exatamente porque têm uma edu-cação fiscal mais aprimorada. Ou seja, as pessoas respeitam o fisco, respeitam seu próprio dinheiro e cobram, do poder público, serviços de qualidade, mas fazem isso porque contribuíram no momento certo através do pagamento regular de seus tributos. Então, a educação fiscal se fará através de ações permanentes no âmbito do nosso sistema público de ensino.

a traNsParêNcia é outra questÃo muito imPortaNte também, NÃo é GoverNador?

Sim. É importante. Nós, através do portal da transparência que temos, que o governo fornece e oferece a todo o cidadão, vamos ter ali todos os indicadores necessários para o acompa-nhamento do programa, inclusive acompanhamento também dos dados da Receita que também são muito importantes. Ou seja, o fundamental é nós sabermos que o cidadão é que é o responsável por aquilo que o Estado arrecada e, ao mesmo tempo, deverá ser sempre o destinatário das boas políticas sociais de infraestrutura, de segurança, e de fomento ao emprego que estamos criando em Minas Gerais.

PalavraDo Governador

MINAS LEGALÉ importante que as pessoas percebam que ao fazer uma compra têm direito à nota fiscal e que aquela nota fiscal

significa que elas estão pagando o tributo, está saindo dos seus bolsos, e esse dinheiro vai para o poder público, para o poder público devolver a elas através de ações.“

Page 3: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/11 03Política

O modelo de gestão do Hos-pital Público, que está sendo construído em Divinópolis, foi pauta de reunião, ontem (22), entre os vereadores, logo após o término da reunião ordinária da Câmara Municipal. Como já colocado pelo prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) a ideia é que o hospital seja gerido por uma Organização Social (OS), modelo esse que segundo Vladimir foi debatido em profundidade com o Conselho Municipal de Saúde e aprovado por unanimidade. No entanto a proposta tem que ser apreciada e aprovada pela Câmara Municipal.

De acordo com o líder do Go-verno, Edmar Rodrigues (PRTB), a reunião foi solicitada pelo Executivo por meio da Secre-taria Municipal de Saúde com

a presença da Procuradoria da Prefeitura, que dará a sus-tentação jurídica. A intenção segundo Edmar é esclarecer aos vereadores sobre essa proposta de gerenciamento, mas ainda não há uma previsão para que o projeto seja encaminhado a Casa. “Foi um pedido do Exe-cutivo para que nós possamos discutir a questão da OS, que é uma empresa que vai gerenciar o hospital público de nossa cidade. É importante estar discutindo com os técnicos da Prefeitura e conhecendo realmente o que é essa proposta”, declarou.

Em entrevista anterior a Ga-zeta do Oeste, o prefeito afirmou que o financiamento do hospital seria tripartite, sendo 50% do Governo Federal e os outros 50% divididos entre o Estado e municípios usuários pactuados em micro e macro região depen-dendo do serviço referenciado.

Hoje (23), às 14horas, na Câ-mara Municipal de Divinópolis, a população terá a oportunidade de conhecer e opinar, por meio de audiência pública, sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2012 - preparado pelo Executivo - e que propõe os valores a serem investidos na saúde, educação, esporte, obras, ou seja, cada um das áreas pertencentes à administração municipal. Após a audiência, a Secretaria de Planejamento e Gestão tem até o dia 30 de se-tembro para encaminhar a LOA para apreciação do Legislativo Municipal.

A audiência atende a exigên-cia do art. 48, parágrafo único, da Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo a secretária Adjunta de Planejamento Orçamentário, Maria das Dores Manoel (Dor-zinha), desde a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a população foi ouvida - por meio dos conselhos - e agora nessa audiência pública ainda há oportunidade para

propostas. “Quem tiver alguma proposta pode fazê-la porque temos ainda uma semana para estar acoplando, incluindo mais alguma questão para apresentar a Câmara Municipal”, declarou. Dorzinha destacou que a suges-tão será estudada e caso haja dotação orçamentária poderá ser incluída.

Uma vez no Legislativo, os vereadores poderão discutir e propor emendas a matéria, sendo que até o final de 2011 a Lei Orçamentária Anual de 2012 deverá estar aprovada, condição essa para que os vereadores entrem então em recesso par-lamentar.

O projeto de Lei Comple-mentar 306/08 - que regulamen-ta, quais despesas podem ser consideradas da área da Saúde para que os entes federados (Municípios, Estados e União) atingirem o percentual definido pela Emenda 29 - foi ao plenário na Câmara Federal, na última quarta-feira (21), após três anos de tramitação. O texto, que sofreu modificações segue agora para apreciação do Senado Federal. Para o presidente da AMM, Ân-gelo Roncalli - que em vários momentos esteve em Brasília, levantando a bandeira da ne-cessidade de regulamentação da Emenda 29 - avaliou o resultado como uma “vitória parcial”, visto que a principal reivindicação, que era mais dinheiro do Go-verno Federal na Saúde (10% da receita corrente bruta) não foi atendida.

O texto aprovado é de uma emenda do relator, deputado Pepe Vargas (PT-RS), pela Co-missão de Finanças e Tributação. Na realidade, o texto principal da proposta já foi aprovado em 2008 e faltava apenas a votação de um destaque do DEM, que propunha a retirada do projeto a definição da base de cálculo da Contri-buição Social para Saúde (CSS). Como o destaque foi aprovado, por 355 votos a 76, os demais detalhes da CSS continuam no texto, mas não será possível cobrar a contribuição por falta dessa base de cálculo.

Durante a votação, a bancada do PT foi a que se manifestou a favor da nova taxa, deixando cla-ro que vai trabalhar pela criação convergindo com o desejo da presidente Dilma Rousseff (PT) de encontrar uma nova fonte de recursos exclusiva para a Saúde.

Há também a pressão dos go-vernadores, que inclusive antes da votação marcaram presença em Brasília - 14 governadores e sete vice-governadores - para mobilizar os líderes partidários. No entanto, em entrevista ao Estadão, o presidente da Câmara, Marco Maia, manifestou que não há acordo para criação do novo imposto. “Todos os governadores foram firmes e categóricos na necessidade de busca de novas fontes de financiamento para a saúde. Não há, no entanto, acor-do para a criação de um imposto nos moldes da extinta CPMF”, disse Maia.

RegulamentaçãoA regulamentação na Câmara

Federal estabeleceu 12 despesas, que serão consideradas como re-lativas a ações e serviços públicos de saúde e outras dez que não podem ser custeadas com os re-

cursos vinculados a Emenda 29. Entre as ações permitidas estão: a vigilância em saúde (inclusive epidemiológica e sanitária); a capacitação do pessoal do Sistema Único de Saúde (SUS); a produção, compra e distribui-ção de medicamentos, sangue e derivados; a gestão do sistema público de saúde; as obras na rede física do SUS e a remunera-ção de pessoal em exercício na área. Já como despesas que não poderão ser consideradas da área da saúde estão: o pagamento de inativos e pensionistas; a meren-da escolar; a limpeza urbana e a remoção de resíduos; as ações de assistência social; e as obras de infraestrutura.

gastos uniãoO projeto não muda a regra

atual seguida pela União para destinar recursos à área de saúde. O Senado propunha que 10% da receita corrente bruta deveria seria destinada à Saúde, pelo Governo Federal, no entanto a definição é que a União continue a aplicar o valor empenhado no ano anterior acrescido da varia-ção nominal do Produto Interno Bruto (PIB) ocorrida entre os dois anos anteriores ao que se referir a lei orçamentária.

PosicionamentosO deputado Domingos Sávio

(PSDB) comemorou o resultado da votação da matéria como uma de suas principais propostas políticas e destacou a não cria-ção de um novo imposto, que “aumentaria ainda mais a carga

tributária brasileira”. Segundo o parlamentar é possível o governo federal reajustar o seu orçamento para cumprir a exigência legal de investimentos na saúde quando o texto se tornar lei.

Para o deputado Jaime Mar-tins (PR) a aprovação pode re-sultar em melhorias para o setor. “Cabe destacar o debate, que tivemos aqui na casa em torno das definições sobre o que é in-vestimento em saúde e quais as despesas, que entrarão no cálcu-lo do percentual mínimo. Nesse sentido, esperamos que haja um aporte, um ganho na tomada real, na aplicação dos recursos dentro daquilo que é especifica-mente direcionado para a saúde em suas várias esferas”, avaliou.

Já o presidente da AMM, Ângelo Roncalli, pontuou que houve na verdade uma vitória parcial. Como pontos positivos Roncalli destacou que finalmen-te a Emenda 29 “desemperrou” da Câmara Federal, não ocorreu a criação de um novo imposto para onerar ainda mais o bolso do brasileiro e foi deixado claro o que é ou não gasto relativo à saúde. Mas ele avaliou que a grande reivindicação munici-palista que era a destinação de novos recursos da União para a Saúde (10%) não avançou. O pre-sidente Ângelo disse que agora o movimento municipalista irá mobilizar Câmaras Municipais, Assembleias, sociedade civil organizada para que haja uma pressão no Senado Federal para cobrar mais recursos do Governo Federal.

Vereadores após a reunião ordinária de ontem se reuniram para discutir o modelo de Organização Social (OS) para o hospital público

Vereadores discutem com Executivo modelo de gestão para o HP

flÁvia braNdÃ[email protected]

População pode conhecer e opinar sobre a proposta de orçamento municipal para 2012

Dorzinha ressalta a importância da participação popular hoje na Câmara Municipal

flÁvia braNdÃ[email protected]

Flávia Brandão

Flávia Brandão

Ângelo Roncalli, presidente da AMM, avaliou que é uma vitória parcial, visto que a grande luta que é mais recursos do Governo Federal na saúde não foi efetivada

regulamentação da emenda 29 é aprovada na câmara e segue agora para o senadoPresidente da AMM disse que a luta principal que é mais dinheiro da União não foi atendida flÁvia braNdÃ[email protected]

Projeto de Lei 306/08, que regulamenta quais despesas podem ser consideradas da área da Saúde foi aprovado, após três anos na Câmara Federal

Divulgação

Page 4: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/1104 cidades

Enfrentar o calor, o frio, a chuva, o vento são tarefas enfren-tadas diariamente pelos morado-res de rua. Muitos se perguntam se eles não possuem famílias, lares, bens e a resposta é sim. Dados da secretaria municipal de Desenvolvimento Social (Se-mds) apontam que os indivíduos já cadastrados pelo município gostam de ficar nas ruas.

Como eles são identifica-dos, um setor responsável da Semds, procura seus familiares, incentiva os moradores de rua a trabalharem, mas eles não aceitam. Divinópolis hoje, se-gundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Paulo dos Prazeres tem 21 moradores

de rua, sendo que apenas dois são migrantes, ou seja, de outra cidade.

Na manhã de ontem (22), uma equipe da Defesa Civil, em parceria com a Semds e a Polícia Militar retirou os pertences dos moradores de rua que ficam próximos ao Restaurante Popular e ao Pronto Socorro. Colchões, travesseiros, panos e artigos que servem como camas foram reti-rados pela Defesa Civil e levados para o lixo.

A ação foi necessária segun-do o secretário porque os mo-radores estavam mexendo nas torneiras do restaurante popular. “Quando há indicações de que eles infringiram a lei, as medi-das são legais e juridicamente bem sustentadas, na situação aqui do restaurante houve um

desvio de água do restaurante e fizemos o Boletim de Ocorrência, o que permitiu a ação da Polícia Militar”.

As autoridades decidiram que o terreno que fica ao lado do restaurante será fechado com tela, como no carrapateiro para que os moradores não voltem a ocupá-lo. “Como esse terreno está na responsabilidade da prefeitura, a gente propôs que ele fosse fechado com tela e pro-vavelmente iremos colocar um estacionamento até que o novo camelódromo seja construído aqui pelo município”, explicou o secretário.

Para Paulo, o processo de retirada das pessoas da rua, é difícil de ser concluída, mas tem o intuito de promover a cidada-nia. “As pessoas são cadastradas,

elas já estão cadastradas desde a operação ‘carrapateiro’, elas são convidadas ao trabalho, a participação social e têm essa dificuldade porque muitas delas aderem a rua, escolhem não morar em casa, a informação que temos é que dos moradores de rua de Divinópolis, apenas dois são de fora”,frisa.

ReinciDÊnciaVárias vezes os moradores já

tiveram seus pertences retirados pelos órgãos públicos com o in-tuito de tirá-los completamente do local, mas na maioria das vezes eles voltam. “Essas pessoas têm família, a gente aborda a família, elas voltam para casa, ficam poucos dias e voltam para a rua novamente. Há algumas pessoas que não se adequam

às suas famílias de origem e ocupam as ruas da cidade e isso ocorre em todos os municípios do Brasil”, esclareceu Prazeres.

Sobre as ações realizadas com os moradores de rua, o secretário explica que é um pro-cesso demorado, mas os órgãos sociais estão agindo intensa-mente. “O Ministério do Desen-volvimento Social, e a secretaria municipal de Desenvolvimento Social têm uma política própria para estas pessoas, que é uma abordagem constante, oferta de serviços sociais, de poten-cialização de empregos entre outros”. Segundo Paulo, muitos dos moradores não atendem ao chamado da secretaria.

Após a ação de retirada dos materiais, muitos moradores permaneceram próximos ao lo-

cal. Um deles revoltado, colocou fogo no resto que lhe sobrou, ficando somente com a roupa do corpo.

Os moradores da região re-clamam constantemente da presença dos moradores de rua, que fazem fogueiras nas ruas, deixam seus pertences atrás de árvores, fazem suas necessidades básicas na rua. O que mais cha-ma a atenção dos cidadãos é que após a saída da Polícia Militar, da Defesa Civil e da Semds, os indi-víduos voltam ao mesmo local.

Alguns dos moradores de rua aproveitam a ocasião para ‘mudarem de endereço’. No momento em que a reportagem esteve no local, um dos cidadãos reclamou que os moradores de rua já ‘montaram’ uma casa próximo ao mercado municipal.

A praça do mercado serve como moradia para os andarilhosRevoltado um dos moradores queimou o resto dos pertences que lhe sobrouA Polícia Militar deu apoio à operação

moradores de rua insistem em permanecer em locais públicosÓrgãos municipais retiram pertences, mas eles são persistentes

saraH [email protected]

Sarah Rodrigues

O Conselho Municipal sobre Drogas (Comad) se reuniu na manhã de ontem para discutir trabalhos de prevenção que se-rão desenvolvidos no município. Juízes, secretários e entidades ligadas a trabalhos antidrogas participaram da reunião que aconteceu em um sala da ACID.

Na reunião, a discussão cen-tral foi a prevenção dentro das escolas utilizando ferramentas li-gadas ao esporte e cultura. Para o presidente da Comad, Rui Faria, a prevenção é mais fácil de ser realizada do que o tratamento. “Envolver estas crianças que não estão no mundo das drogas, para que possamos levar para elas um atrativo além do que a escola já oferece, música, esporte, dança, gincana e mostrar a qualidade de vida” explicou. Para o presidente, estas ações dependem de uma

parceria entre várias instituições públicas e privadas além da colaboração da sociedade. “Está sendo construído e nós estamos tentando montar um modelo de prevenção para que possamos atingir o maior número de pes-soas possíveis com envolvimento da prefeitura, secretárias, comu-nidade, entidades. É um trabalho em conjunto na construção de uma rede de entidades que tem desejo de mudar a realidade destas crianças. Esta é a quarta reunião que estamos fazendo e agora que vamos ver como construir isso” contou.

O problema das drogas é nacional. De acordo com apon-tamentos feitos na reunião, é preciso impedir que as crianças e adolescentes entrem no mundo das drogas e para isso é preciso oferecer um reforço e qualidade de vida. “Divinópolis está igual a todas as cidades, é muito crítico e preocupante. Não adianta tratar

o dependente sem a prevenção, senão você deixa de lado a pre-

venção enquanto você podia impedir algumas crianças e ado-

lescentes de entrar no mundo das drogas. É mais fácil impedir do que tratar depois. Temos que mobilizar toda a sociedade” disse Rui.

Valéria Morato, secretária adjunta de Educação, explicou que as escolas municipais já desenvolvem projetos inter-disciplinares na prevenção das drogas. Porém, com a criação da secretaria de políticas Anti-drogas, Valéria contou que virão novidades na educação muni-cipal no próximo ano. “Com a criação da secretaria de políticas Antidrogas, o prefeito resolveu elaborar uma lei junto com a instituição Amor Exigente para realizar um programa nas escolas de qualidade de vida. O progra-ma tem orientação do Amor Exigente para trabalhar desde os pequenos até os maiores. Vamos capacitar os professores para trabalhar junto aos alunos com essa metodologia do Amor

Exigente” contou Valéria.De acordo com a secretária,

o prefeito deve assinar esta lei no próximo dia 30 no seminário do Amor Exigente, que é um progra-ma de auto ajuda que desenvolve há 26 anos a organização da fa-mília de dependentes químicos, que são praticados por meio dos princípios básicos e éticos da espiritualidade e dos grupos de auto ajuda que através sensibili-zando as pessoas a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.

Valéria contou que com a assinatura de lei, as ações já começam no próximo ano. “É a contribuição da SEMED nessa luta conjunta contra as drogas.. A lei e a metodologia será baseada no Amor Exigente, como encarar o problema existente e não dei-xar acontecer. Vamos capacitar os alunos e a família na luta contra droga” concluiu Valéria.

Na reunião, a discussão central foi a prevenção dentro das escolas utilizando ferramentas ligadas ao esporte e cultura

Conselho Municipal sobre Drogas discute planos de prevençãoaNdré [email protected]

André Bernardes

Page 5: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/11 05cidades

CDs, DVDs, bolsas, reló-gios, pulseiras, brincos, câme-ras digitais, roupas, notebooks, aparelhos de mp3 entre outros artigos são os produtos falsi-ficados mais comprados no Brasil.Desde 2006, a Federação do Comércio do Rio de Janei-ro (Fecomércio-RJ) estuda a compra de produtos piratea-dos e pela primeira vez, mais da metade dos entrevistados admitiu ter adquirido merca-dorias falsificadas.

O estudo mostra que 74,3 milhões de brasileiros consu-miram algum produto pirata, seis milhões a mais do que o observado no ano passado (68,4 milhões).

De acordo com o levan-tamento as classes A e B es-

tão aderindo intensamente à prática. De um ano para o outro subiu de 47% para 57% o número de integrantes das camadas mais altas que admi-tiu ter consumido mercadorias falsificadas.

Para desenvolver a pesqui-sa, foram entrevistadas 1.000 pessoas em 70 cidades do país, incluindo nove regiões metro-politanas.

Dentre as justificativas apresentadas pelos entrevista-dos, o preço em conta é o que os leva a comprar o produto falsificado, 96% dos entrevis-tados confirmaram.

Outras explicações que aparecem no topo da lista são a facilidade de serem encontra-dos (14%) e o fato de estarem disponíveis para a venda antes do original (9%).

O estudo mostra ainda que,

apesar de ter consciência sobre a prática ilegal e seus preju-ízos, o consumidor continua comprando o produto falsifi-cado. Quase oito em cada dez consumidores que compram os piratas sabem que a prática alimenta a sonegação de im-postos; percentual semelhante acredita que esse consumo prejudica fabricantes e artis-tas. Além disso, 66% deles acre-ditam que a pirataria contribui para o crime organizado.

Pelas diferenciações dos preços a estudante Marina Silva, já comprou aparelhos celulares, sons, câmera digital, bolsa, notebook, blusas entre outros produtos. Segundo ela, a qualidade dos produtos não é tão ruim e o preço em relação ao original é grande. “Compro porque existem produtos que não atrapalham a minha saúde

e são baratos”, explicou.Especialistas afirmam que

a comercialização das mer-cadorias é prejudicial para o consumidor que adquirem produtos sem garantias, tanto para a produção que gera me-nos empregos e ainda enfrenta a concorrência desleal, im-pedindo que os preços sejam mais competitivos no mercado formal.PReFeRÊncias

Entre os produtos pira-tas escolhidos pelas classes A e B, o destaque continua sendo CD/DVD, seguido de brinquedos, artigos de moda, programas de computador e equipamentos eletrônicos. Os CDs e DVDs se mantêm na liderança do ranking de preferências de quem compra falsificados, qualquer que seja a classe social. Oito em cada

dez afirmam comprá-los no mercado ilegal. Em seguida, aparecem brinquedos (76%) e

artigos de moda, como roupas (11%), óculos (10%) e relógios (7%).

CDs e DVD s são os que lideram lista de produtos falsificados

brasileiros aumentam compra de produtos piratas

Lizi

ane

Rica

rdo

saraH [email protected]

A comodidade, praticidade, rapidez e pouco desperdício estão na lista de compras de cada um destes jovens que por algum motivo, muitas vezes estudos, deixam as casas dos pais e vão à busca de uma vida independente. Não é de hoje que as indústrias alimentícias estão de olho no mercado de pessoas que moram só. Pratos prontos, salgados, minipizzas, carnes, verduras e frutas in na-tura embaladas em pequenas porções invadiram as gôndolas dos supermercados e se apre-sentam como alternativa para os solitários. E os consumido-res estão respondendo a esse novo apelo.

Para provar isto a Associa-ção Brasileira das Indústrias Alimentícias – Abia - realizou uma pesquisa e provou que o mercado vem crescendo

de 6% a 7% por ano. Outra pesquisa como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), mostra que cerca de 10% da população - entre 4,5 milhões e 5 milhões de pessoas - moram sozinhas e participam do grupo chamado de solteiros. Em Divinópolis a realidade pode ir mais além destes números, uma vez que denominada cidade universi-tária abriga muitos estudantes em repúblicas, os quais correm contra o tempo driblando está-gios e estudos.

Este o caso da estudante de Direito, Isabella Pereira. A jovem tem apenas uma hora e meia entre a faculdade e o estágio, por isto, recorre aos alimentos fáceis de fazer. O lanche é à base de bolachas, biscoitos e o famoso misto quente. O almoço se não for fora de casa é a base de lasa-nhas congeladas e macarrão instantâneo. “Eu adoro fazer

compras. E quando chego ao supermercado sempre encon-tro novidades. A novidade des-ta vez são as caixinhas de leite de 500 ml. Pode ser que sejam mais caras um pouco, mas pre-firo comprá-las para não des-perdiçar em relação as outras”, declarou a jovem. Ela comen-tou que antigamente quando se falava em morar sozinha, as pessoas logo imaginavam que os solteiros comeriam apenas macarrão. Pelo contrário, ela festeja os avanços de diversas empresas e garante que hoje dá para se alimentar com um variado cardápio de congela-dos. A pizza comercializada em embalagens individuais que fica pronto em míseros 1 min. e 15 segundos no microondas é outro item que não falta na lista das três jovens que moram com a Isabella.

suPeRmeRcaDistasA percepção desse novo

filão não foi só da indústria alimentícia. O varejo percebeu o crescimento do mercado e também está investindo no setor. Nos supermercados, a oferta é variada e vai desde comida pronta até carnes, verduras e frutas in natura. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, o principal público deste mercado não são os jovens, mas os idosos, que estão mais preocupados em in-gerir alimentos de qualidade. O gerente de marketing da Rede de Supermercados ABC, Edmar Cardoso afirmou que esta é uma tendência e todas as lojas estão preparadas para atender esta fatia do mercado. “Temos realizado diversas parcerias com nossos fornecedores para oferecer a este público uma grande variedade, qualidade e preços competitivos. Os preços não são tão diferentes (propor-ção/gramatura). Conseguimos comercializar devido à quali-

dade, a praticidade e por estar se adequando à necessidade de consumo”, completa o gerente. Sobre o perfil destes jovens sol-teiros, Edmar garante que são exigentes e possuem grande potencial de compras. Desta forma, ressaltou que o ABC está se esforçando para sempre me-lhorar seus produtos e serviços atendendo todas as demandas.

oRientaçãoMuitos destes solteiros jus-

tificam o motivo da geladeira e armários estarem vazios, por que os alimentos acabam

estragando. Felizmente, por uma tendência, atualmente algumas empresas alimentícias estão pensando nesse nicho da população e disponibilizan-do diversos alimentos como congelados e pães em porções menores e individuais. Agora, para economizar no bolso, os produtos com maior quanti-dade acabam saindo mais em conta. Ao comprar pães ou alimentos empacotados, com porções grandes a dica é abrir e separar o que vai consumir e congelar o resto. Assim, quan-do precisar é só descongelar.

Empresas embarcam na onda dos solteirosProdutos são fabricados para suprir falta de tempo e praticidade deste público

Natalia [email protected]

Produtos surgem para atender demanda de solteiros

Natalia Santos

Page 6: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/1106 cidades

Com o objetivo de estimular a emancipação dos beneficiários do programa Bolsa Família, o governo decidiu assegurar às famílias que eventualmente voltarem à situação de pobreza a possibilidade de recuperar o benefício. O decreto prevê a recuperação sem burocracia até 36 meses depois de abrirem mão voluntariamente dos pagamen-tos. A medida ganhou o nome de "retorno garantido". Em Divinó-polis, as famílias que por algum motivo e até mesmo desistência perderam a ajuda do programa já podiam procurar a renovação do contrato para poder continuar a receber o Bolsa Família.

Desde o fim de 2003, quando teve início o programa, cinco milhões de famílias tiveram os pagamentos suspensos. Parte por descumprimento reiterado das contrapartidas, como a fre-quência escolar ou aos postos de saúde. Cerca de 2,1 milhões

de famílias não atualizaram os cadastros nas prefeituras após um período de dois anos, con-dição para manter o benefício. Entre essas famílias, podem estar aquelas que conseguiram abrir mão dos pagamentos, atu-almente fixados entre R$ 32 e R$ 306 por mês.

A operadora master do Ca-dÚnico, da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Cida Soares informou que em Divi-nópolis, 14 famílias estão com o benefício cancelado, 130 estão bloqueadas no programa e 150 sofreram advertência neste mês. Os motivos são os mesmo em relação aos números do Brasil, o descumprimento das medidas escolares e de saúde. Ela relatou que atualmente 4.351 famílias recebem a Bolsa e muitas delas já foram bloqueadas, até mes-mo canceladas e recorreram ao beneficio novamente.

muDançasCom relação ao "retorno

garantido", Cida comentou que

a prática já ocorre na cidade, mas nos casos de cancelamento pode demorar cerca de seis meses. “Se uma pessoa tem seu benefício cortado, ela poderá retornar se estiver dentro dos requisitos e tiver normalizado a questão, a qual perdeu o Bolsa Família. Ela pode sim ter direito de voltar a re-ceber. Deve vir atualizar os dados e as informações na secretaria e assim o sistema analisa se pode ou não continuar recebendo”, explicou Soares.

A ministra do Desenvolvi-mento Social, Tereza Campello garantiu em nota que pouquís-simas pessoas fazem esse mo-vimento para pedir o desliga-mento, a maioria deixava expirar o prazo para a atualização do cadastro, o que não representa para ela, nenhuma ilegalidade. Na segunda-feira, 19, o ministé-rio deu início a uma das medidas destinadas à erradicação da extrema pobreza, autorizando o pagamento às famílias de parcela

do benefício até o limite de cinco filhos e com idade máxima de 15 anos.

Desde o início do programa, o Bolsa Família pagava essa par-cela somente até três filhos. Com isso, o benefício máximo por família aumentou em R$ 64. Uma família com renda de até R$ 70 por pessoa, com cinco filhos até 15 anos e mais dois filhos entre 16 e 17 anos poderá receber R$ 306 por mês. O ministério calcula que apenas 0,06% dos beneficiários

(ou 7, 5 mil famílias) receberão esse valor máximo.

A secretaria atende aos be-neficiários do programa de se-gunda a sexta-feira de 7h30 às 10h e de 13h ás 16h30. Durante todo o ano qualquer família pode se inscrever ao programa e também aqueles que participam do programa podem atualizar o cadastro neste mesmo horário. A Secretaria Municipal de Desen-volvimento Social fica na rua São Paulo próximo ao camelódromo.

Cida Soares informou que em Divinópolis 14 famílias estão com o benefício cancelado

bolsa família: quem perder o benefício poderá recuperar a ajuda do governoEm Divinópolis a medida já é adotada, mas demora alguns mesesNatalia [email protected]

Natalia Santos

Page 7: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/11 07cidades

Alguns funcionários dos Correios de Divinópolis aderi-ram ontem, 22 de setembro a greve da classe que começou na última semana. Os funcioná-rios dos Correios de 24 estados entraram em greve por tempo indeterminado no dia 14 de setembro, segundo informou a Federação dos Trabalhadores dos Correios. Minas Gerais faz parte deste grupo de estados em manifestação e agora Di-vinópolis e região também. A população não será afetada com o manifesto, mas as correspon-dências poderão sofrer atrasos na entrega.

O gerente regional dos Cor-reios da cidade, Luiz Brinatti confirmou a adesão da greve por partes de alguns trabalhadores. No entanto informou que quais-quer outras informações seriam repassadas apenas pela área de

comunicação da empresa. A assessoria informou que nesta quinta-feira (22) o percentual de adesão nacional à paralisa-ção encontrava-se em 22%. Em Minas Gerais, a paralisação está concentrada na região metro-politana de Belo Horizonte e nos municípios de Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Uber-lândia. A média de adesão do estado é menor que a nacional, sendo de 10%. A média de carga que segue com atraso em Minas também é inferior à nacional; dos 3,5 milhões de objetos pos-tais que circulam diariamente no estado, apenas 18% seguem com algum atraso. Sobre a região Centro-Oeste, a assessoria não se posicionou quanto ao número de funcionários paralisados. A empresa garantiu ainda que es-tão suspensos os serviços SEDEX 10, SEDEX Hoje e Disque-Coleta, por se tratar de serviços com horário marcado.

A Federação dos Trabalha-

dores dos Correios em nota comunicou ontem (22) aos sindicatos conveniados que o Comando Nacional de Negocia-ções e Mobilização encaminha e ao mesmo tempo orienta a todos a referendarem uma contra-proposta nas assembleias para apresentá-la à ECT. “Entende-mos que a nossa greve não está gerando nenhum avanço nas negociações. A empresa, através da imprensa, tem divulgado que aguarda uma contraproposta deste comando”, alega a fede-ração. A instituição ainda pede que sejam realizadas novas as-sembléias para assim apresentar outras propostas aos Correios. Para eles, esta é uma forma de demonstrar que estão dispostos a negociação.

O novo encontro dos sin-dicatos prevê a aprovação de contraproposta, sendo estas: a reposição da inflação de 7.16% -calculados pelo Índice de Preço do Consumidor Amplo (IPCA)-;

a reposição das perdas salariais de 24.76% e piso salarial de R$ 1.635,00.

Outros benefícios exigidos incluem o aumento linear de R$ 200, vale alimentação/refeição de R$ 28, vale-cesta de R$ 200,00 e um extra em Dezembro/2011 no valor de R$ 750,00. Para mo-tociclista e motorizado pedem uma portaria no valor de R$ 500,00. Diferencial de Mercado para todos os trabalhadores (as) no valor de R$ 180,00, auxílio creche para todos os trabalhado-res (as), até o sétimo ano de vida de seus filhos e, após essa idade, ser transformado em auxílio educação no valor de R$ 500,00, também fazem parte da pauta de reivindicações. Os trabalha-dores ainda pedem o Adicional de Atividade de Distribuição ou Coleta –AADC- para todos os motoristas, proibir a contratação de mão de obra terceirizada e para finalizar a pedem a contra-tação imediata dos concursados.

Os funcionários estiveram em frente a alguns pontos dos Correios e assim manifestaram a adesão a greve

Parte dos funcionários dos correios aderem à paralisação

Natalia [email protected]

Natalia Santos / Julio Silva

A estação mais colorida do ano começou hoje as 6:15 da ma-nhã. É a primavera, que além de espalhar cores por toda a cidade e também nas roupas, terá tem-peraturas altas e muitas chuvas na região devido à nebulosidade comum nesta época do ano.

Antes do século XVII, o ano era dividido em duas partes, veris (bom tempo) e hiem (mau tem-po). Depois deste século, estu-diosos começaram a dividir o ano em quatro estações e batizaram cada uma delas com o nome ori-ginado do latim. Primavera vem do latim Primo Vere, que quer dizer, princípio da boa estação. É nesta época que o tempo seco e cinzento do inverno começa a desaparecer, dando espaço para a cor e perfume das flores, chuvas e temperaturas elevadas.

O meteorologista Cléber Sou-za, do 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte contou a nossa reportagem que as temperaturas da primavera deste ano podem variar de 22Cº à 30C°. Haverá um

aumento na massa de calor de 2Cº à 3Cº. Como as massas de ar quente se misturam com massas de ar frio, o fenômeno forma uma maior cobertura de nuvens que causarão muitas chuvas e em alguns dias a temperatura pode chegar até 35Cº. “A primavera começa com o tempo mais seco e terminará mais chuvosa. Para outubro está previsto chover por volta de 139mm” contou.

O florista Ebert Sales expli-cou que nesta época do ano, a

variedade de espécies de flores e cores aumenta, entre elas estão os lírios e as orquídeas. “A procura por flores não au-menta, mas aparecem mais floridas e aumenta mais o tipo de espécies. Aparecem muito Amarillis, Margaridas, Lírios e Orquídeas. As pessoas procuram muito flores para arranjos”disse. Ebert contou que nesta época aparecem muitas rosas com diversas tonalidade como o lilás e as mescladas.

moDaAs cores e a leveza desta es-

tação também estão estampadas nas roupas. As confecções estão apostando em tecidos leves e co-res vibrantes. O empresário Ivan Francisco revelou que para esta estação, camisas e shorts estam-pados estão em alta. “A primave-ra vem com tecidos sofisticados e ao mesmo tempo confortáveis. As cores, teremos muito amarelo, um tom de cinza, verdes, melan-cias. Nós apostamos muito no branco com muitas estampas, flores, coqueiros, bichinhos e as frutas que vem de uma releitura de Carmem Miranda que nós trouxemos para a moda”

Ivan disse ainda que nas peças estão presentes a renda, bordado, linho e outra tendência que são as batas masculinas e femininas. “ Vestido longo, saia longa, porém com tecido leve e macacão. O saruel deu uma esfriada.Para os homens tem bermuda mais certa no corpo, mais claro, decote V e a gola ca-noa, deixando os ombros mais a mostra. O preto não está no auge” orientou.

A estação mais colorida do ano começou hoje as 6:15 da manhã

Primavera chega com altas temperaturas e chuvasaNdré [email protected]

André Bernardes

Page 8: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/1108 variedades

Paulo [email protected]

Agenda

A coluna não se responsabiliza por eventuais alterações na programação

Hangar music barsexta-feira 23-09-11

Cleyton Lucas

Dj jP

sÁbado 24-09-11

Fechado

Informações: 37-3222-6665

www.hangarmusicbar.com.br

babilônia showsexta-feira 23-09-11

Nivaldo Braga

Fernando Vianna

Dj Torto

sÁbado 24-09-11

Máquina do Tempo (BH)

Informações: 37-3222-5055

Point beersexta-feira 23-09-11

Banda Plano Bar

Dj Daniel Fernandes

sÁbado 24-09-11

Fechado

domiNGo 25-09-11

Grupo Toque A +

Grupo Atraentes

Grupo Simples Toque

Informações: 37-3213 4929

forró do NatalsÁbado 24-09-11

Pedro Henrique & Samunel

Fernando Vianna

Informações: 37-3214-2838

lux loungesexta-feira 23-09-11

Fechado

sÁbado 24-09-11

Fechado

Informações: 37-3214-5707

www.luxlounge.com.br

Girus disco showsÁbado 24-09-11

Lísias e Banda Mesa de Bu-

teco

Mandalah Eletric Pop

joão da Mata

Fábio Barucci

Dj Coruja

Dj Geninho

Informações: 37-3231-6633

www.girusdiscoshow.com.brsugestões e críticas: [email protected]/phnovafmde segunda a sexta-feira, de 12:00h às 17:00h ao vivo pela rádio Nova fm

Jorge & Mateus e Tomate vão agitar Divinópolis neste final de semana

Vai ficar em Casa???Fique ligado no maior grupo de comunicação da

Região Centro-Oeste.A Rádio Nova FM, irá trans-mitir tudo: shows, bastidores, e muito mais. A Tv Candidés fica por conta de passar a melhor imagem da festa. E o jornal Gazeta do Oeste, fará a cobertura fotográfica, e claro, atualizando o Portal G37 a todo minuto.Então fique ligado. Pois a melhor Cobertura da Divina Light é com a Gazeta do Oeste em parceria com Sistema MPA de Comunicação.

Fique Esperto!troca de boletos e comprovantes Loja Bezerro.com - Av. Antônio Olímpio 633

troca de abadásKuringa e Lounge - Loja Bezerro.com

troca de abadásDivina Folia, Divina Ligth e área Vip - Shopping Pátio Divinópolis

Obrigatório a apresentação do ingresso junto com vale abadá.Informações: 37-3222-7722 / www.bezerro.com

O axé da Bahia e o sertanejo de Goiás só podiam resultar em uma mistura de sucesso

jorge & Mateus não vão deixar ninguém parado com "Seu Astral"

Responsáveis por algumas das levadas mais animadas do sertanejo universitário, como “Pode Chorar”,“De Tanto Te Querer”, “Voa Beija Flor”, “Querendo Te Amar”, “Amo Noite E Dia”, entre outras, os goianos jorge & Mateus, da cidade de Itumbiara, interior de Goiás, ganharam projeção nacional e, hoje, são considerados uma das principais duplas sertanejas do Brasil. Foi através de um amigo em comum, em 2005, que jorge, estudante de Direito que participava, sozinho, de muitos festivais de música, e Mateus, que cursava agronomia e que também se apresentava em festas e festivais de música, tiveram a oportunidade de cantarem juntos em um churrasco de amigos. A sintonia foi tão forte, que os músicos passaram a fazer shows como dupla. A primeira apresentação foi em 26 de maio de 2005, numa boate da cidade de Itumbiara para um público universitário. A história da dupla foi se construindo e, em 2008, mais uma surpresa agradável: a música “De Tanto Te Querer”, também do CD “Ao Vivo Em Goiânia”, foi escolhida para ser trilha sonora da novela global ‘A Favorita’. A canção passou a fazer parte da programação de quase todas as rádios do Brasil. Neste mesmo ano, em 2008, jorge & Mateus alcançaram um ineditismo com o projeto chamado “jorge & Mateus Elétrico”: misturando axé e música pop ao sertanejo, a dupla lançou a micareta sertaneja. Os goianos passaram a se apresentar no carnaval de Salvador, sendo a primeira dupla sertaneja a conseguir tal feito.

Tomate promete “Eletrizar” DivinópolisCom 10 anos de carreira artística, desde o carnaval de 2008 que Tomate tomou um novo rumo.

O cantor, que se despediu do comando do seu antigo grupo, partiu para carreira solo com a vontade de mostrar todo seu potencial. E este projeto já começou assim: diferente, cheio de novidades e com uma surpreendente sonoridade musical. A estreia na carreira solo foi aqui em Minas Gerais, quando Tomate fez uma longa turnê pelo estado, e logo em seguida conquistou todo o país mostrando o seu novo show, juntamente com sua banda, composta por grandes músicos e apelidada carinhosamente por ele de “Lado T”. Atualmente, o cantor é considerado o maior puxador de trio dos últimos tempos e viaja com o show baseado no seu DVD, “A7I7UDE”, gravado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, já que ele possui uma relação muito próxima com o Estado. Com um repertório recheado de sucessos, incluindo as músicas “Eu Te Amo Porra” e “A Gente Se Vê Depois Da Chuva”, hoje, Tomate assina a direção e produção de seus shows. O músico, que não se denomina um cantor único e exclusivamente de axé, afirma que a música baiana é e sempre será o divisor de águas em sua carreira, mas que o rock, o pop, o reggae e todos os estilos musicais sempre farão parte dessa trajetória de sucesso, já que ele mesmo diz, “Tomate é música”. Com dois CD’s e um DVD gravado, o cantor baiano, natural de Salvador, continua em busca do que mais gosta de fazer: cantar. E para quem estava acostumado às apresentações eletrizantes do Tomate, pode esperar muito mais. “O importante é ver vocês cantarem, jogarem a mão pra cima e serem felizes!”, conclui Tomate.

Confira o mapa do evento

Page 9: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/11 09variedades

NelsoN [email protected]

ExpediçãoUm grupo liderado por Antônio Carlos da Silva (Escala

Turismo) está fazendo um Cruzeiro-Expedição de Punta Arenas a Ushuaia, passando pelos canais da Patagônia. No grupo, que embarcou no dia 24, estão: Marta Faria, Wal-deir Carvalho, Maristela Faria, Mônica Faria, Rosa Odete Amorim, Márcia Cacique Andrade, Maria Elizabeth Santos e Germano Santos.

Visita Cegonha

O empresário Fábio Cícero Alves e Carina Castro aguardam a visita de Dona Cegonha. Carina está grávida de quase dois meses e não esconde a expectativa de saber o sexo do bebê. Para comemorar a gravidez, o casal viaja para Costa do Sauípe, neste final de semana.

CongressoO médico Vladimir Costa e Silva está em Buenos Aires par-

ticipando do XV Congresso Mundial de Psiquiatria. Com o tema central "Psiquiatria Mundial 2011: Nosso legado e nosso futuro", o XV Congresso Mundial de Psiquiatria está sendo presidido pelo psiquiatra italiano Mario Maj e integrando o Comitê Supervisor Pedro Ruiz (EE.UU.), N. Marchant (Argentina) e j.C. Stagnaro (Argentina).

TrânsitoCom o lema “Pé na faixa, pé no freio” a secretaria de

trânsito de Divinópolis abriu nova campanha no trânsito da cidade. Esse lema deve ser bem frisado aos pedestres porque acidentes podem acontecer por causa de alguns mal avisados. A campanha de conscientização do pedestre deve ser com seriedade, não com palhaços agredindo pessoas que estão atravessando a rua, usando expressões sarcásticas como “As Misses na passarela”. Pessoas para esse trabalho não faltam no departamento.

RotaryO Rotary Divinópolis Leste recebeu a visita oficial do Governador do Distrito Fabiano Antônio de Souza e sua esposa Magali. Na reunião festiva posse de novos membros, Henrique Santos

Xavier e sua esposa Cleire, e Pedro Paulo Pozzolini e sua esposa Suzana. O título Paul Harris foi entregue, pelo Governador, aos companheiros júnio Lopes de Oliveira, Antônio Carlos da Silva, joaquim Alves Neto e Antônio Claret Costa e a comenda Safira a Paulo Ramos e Ana Maria Horta Ribeiro. Oficialmente foram criados os clubes Interact e Rotary Kids.

Cleire e Henrique - Pedro Paulo e SuzanaAgraciados com Paul Harris ladeados pelo Governador Fabiano e Presidente Deusdete Elson Penha, Paulo, Nelson Horta e Ana Maria

15 AnosA l i n d a j o v e m

Amanda Ferreira Diniz completou 15 anos no dia 27 de maio, mas sua festa de deb ut aconte-ceu no último sábado com toda pompa. O motivo do atraso da co-memoração foi o nas-cimento de sua irmã, Luísa Ferreira Diniz, dia 20 de abril, o que não atrapalhou o cari-nho com que seus pais, Geraldo Márcio Diniz e juliana Carla Ferreira Diniz, de organizarem uma festa inesquecível. Parabéns!

PrêmioA jovem júlia Santos Delgado, aluna da Escola Arco Íris e ganhadora do concurso de re-

dação sobre os pais, merecidamente faz uso de seu prêmio no próximo dia 28. júlia ganhou uma viagem para Natal-RN, e embarca acompanhada de seus pais, os empresários, joaquim Henrique Oliveira e janaina Santos Delgado.

AniversariantesDia 23, o músico Dickens

Santos, Maria Noêmia Car-valho Leite, Ene Caetano, Antônio Fonseca, Pedro Hen-rique Reis, Graziele Máximo, Ricardo Passos Coelho da Silva e Dona Raimunda Lara; dia 24, Luíza Vilano e Mar-co Antônio Daldegan; dia 25, Cleonice Greco Garcia, Terezinha Drumond Rabelo, Edsonina Marçal, Maria Apa-recida Pimenta, Adair Ferreira Pozzolini e Darcy Diniz Nunes; dia 26, Bernadete Maciel, Gercino Eustáquio Tavares, Magda Nunes Coelho Souki, o escritor Antônio Domingos Franco, Lauro Fontes, Aline Santos, e o advogado Paulo Rocha; dia 27, o médico Alex Couto Garcia, o advogado Cosme Norbeto da Silva, Arnaldo Viegas Fiúza e Mi-rian Passos Coelho Silva; dia 28, Karla da Silva Pereira, o músico Dayer Belchior e a ar-tesã Arlete Coelho Saldanha. Felicidades!

Amanda, seus pais Juliana e Geraldo e os irmãos Tiago e Luísa

Page 10: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/1110 variedades

Você percebe com mais clareza sua atuação em seus relacionamentos pessoais. A pre-sença solar em sua sétima casa lhe incentiva a nutrir laços afetivos e a valorizar as pessoas.

Que tal organizar suas rotinas e atividades diárias? A entrada do Sol em sua sexta casa traz vitalidade e lhe aconselha a rever seus hábitos e atitudes.

Você se sente impulsionada a encarar novos desafios, especialmente no âmbito social. Ao entrar em sua quinta casa, o Sol favorece atividades que expandam seus contatos e conhecimentos.

Suas atenções se voltam para a vida fa-miliar, pois o Sol passa a transitar por sua quarta casa. Promova melhorias em seu lar, deixando-o confortável e aconchegante.

Você mostra expressividade e brilho pessoal, com a entrada do Sol em sua terceira casa. A maior produtividade intelectual favorece projetos de estudos e de trabalho.

Você se sente mais motivada para realizar investimentos com o intuito de prospe-rar, pois o Sol adentra sua área material.

O Sol entra em seu signo iluminando sua personalidade e lhe deixando mais se-gura para ir em busca de seus objetivos. Cuide de si mesma e de seus interesses.

Ao entrar em sua área de crise, o Sol mostra o que você precisa melhorar em sua vida. Nutra sua força interior, pois você será confrontada com a superação de desafios complexos.

Nutra os laços de afeto e companheiris-mo, neste momento em que o Sol entra em sua área de amizades.

Sua mente se abre para ideias valiosas e seu faro de oportunidades lhe favorece diante de projetos de grande porte.

Você fica mais consciente acerca de suas próprias capacidades e força pessoal, neste momento em que o Sol entra em sua nona casa.

Ao adentrar sua oitava casa, o Sol lhe coloca em contato com suas próprias necessidades e com seus relacionamen-tos pessoais.

morde e assoPraGlobo - 19h

Celeste encomenda uma festa para o seu ca-samento com Áureo e Marcos pede a Natália que faça o bolo da irmã. Natália descobre que Cristiano contou para Marcos que eles estão juntos. Naomi tem outra alucinação e Amanda insinua que Ícaro deve interná-la em um hospício. Abelha encontra um fóssil com o nome de Júlia no quarto de John e fica intrigada. Xavier leva Elaine/Élcio para fazer um piquenique e descobre que ela é homem. Hortência aconselha Abner a ir na casa de Júlia e ao chegar a encontra consolando Ícaro.

fiNa estamPaGlobo - 21h

Teodora fala para Wallace pensar em Quinzé quando estiver no ringue. Daniel e Ellen ques-tionam Antenor e Patrícia, respectivamente, para saber o quanto estão preparados para um encontro casual. Deusa flagra Reinaldo a olhando e o deixa sem graça. Danielle conta para Pedro que Guilherme morreu. Celina e Henrique conversam com Doutor Gouveia sobre o processo para obter a guarda de seu neto. Mandrake vai com Amália até a casa de dona Zilá e ela se emociona ao pegar o caderno de receitas. Crodoaldo segue o con-selho de Griselda e enfrenta a turma do vôlei. Antenor e Patrícia se encontram na faculdade.

amor e revoluçÃosbt - 22h15

Margarida diz que a culpa é de Aranha. Batistelli e integrantes do VPR explodem o consulado americano. Luís leva Marta para sua casa. Os dois se beijam. Thiago, Marina e Mar-cela assistem telejornal, que noticia atentado a consulado americano. José se despede de Mi-riam e Ana. O militar parte para a missão no Rio de Janeiro. Feliciana telefona para Lobo Guerra e diz que está se unindo aos revolucionários. Margarida diz que Aranha é o culpado pela morte de Marquinhos. O delegado promete pegar os bandidos. Aos prantos, Margarida diz que Aranha está fingindo sofrimento e dá um tapa na cara do delegado. Aranha revida.

vidas em JoGorecord - 22h15

Rita briga com Francisco e diz que ele está enganado em relação à Patrícia e Regina e que elas o estão enganando novamente. Margarida conta a Divina e Elton sobre a reu-nião e o ex-garçom tenta convencê-la a não ir. Welligton conta a Carlos e Grace que Fátima não venderá o Cariocas. A moça aproveita para tentar convencer Carlos a não obrigá-la a viajar, mas não tem sucesso. Raimundo leva Suzana para conhecer a cozinha da confeitaria. Ela oferece um pouco de chocolate para ele, que lambe o dedo da senhora. Juliana vê e exige explicações do namorado. Zizi encontra Armando. Adalberto os segue e exige que ele abra a porta do carro. A turma do bolão se reúne com Regina e Patrícia. Todos come-çam a discutir sobre Ernesto. Alguém toca a campainha e Carlos decide ver quem é. O ex-policial vê na porta uma coroa de flores com uma ameaça a toda a turma do bolão.

Horóscopo Novelas

os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora,

estando sujeitos a eventuais alterações.

Para emagrecer é importante não se deixar enganar por conceitos equi-vocados defendidos por algumas dietas.Veja a seguir quais são eles:

mito: as calorias NÃo coNtamEsse é o primeiro dos muitos conceitos equivocados que as pessoas usam

na tentativa de nos convencer a experimentar uma dieta. Mas a verdade é exatamente o oposto: as calorias são importantes em qualquer método de emagrecimento. Para perder cerca de 500 g de gordura, precisamos deixar de ingerir 3.500 calorias. Contudo, em uma dieta com pouca gordura, com consumo moderado de proteína magra e de carboidratos complexos, não há necessidade de contar calorias, pois se trata de um programa alimentar pouco calórico por natureza.

mito: adotar uma dieta radical é o melHor meio de começar a emaGrecer

Na verdade, seguir uma dieta radical é a pior maneira de perder peso, pois a maior parte desses regimes, que costumam restringir muito o consumo de carboidratos, produz uma rápida perda de líquidos.Não se elimina gordura com esse tipo de programa. E o pior: há o risco de perda de proteína, o que prejudica os rins. Quando a dieta é abandonada, o peso é rapidamente recu-perado na forma de gordura, e ás vezes a pessoa se torna ainda mais gorda do que era antes de adotar o regime.

mito: os exercícios NÃo sÃo esseNciais Para a Perda de PesoNada pode estar mais longe da verdade. A prática regular de uma ativida-

de física é fundamental em qualquer programa de emagrecimento e de manu-tenção do peso á longo prazo. Além de queimar calorias, os exercícios regulam o apetite e aceleram o metabolismo, diminuindo a pressão arterial, os níveis de colesterol e de açúcar no sangue e beneficiando a saúde de modo geral.

mito: tudo o que comemos à Noite se traNsforma em Gordura

A hora em que comemos não faz tanta diferença. È o número total de

calorias ingeridas por dia versus o número total de calorias queimadas por dia que determina a perda ou o aumento de peso.O organismo não diferencia as calorias que consumimos de dia daquelas que ingerimos à noite.Para o corpo conta apenas quantas calorias ingerimos em 2 horas. A única desvantagem de comer á noite é que, se a pessoa sofrer de problema chamado refluxo gas-troesofágico, poderá sentir azia. Nesse caso, é essencial procurar o médico.

mito: determiNados alimeNtos Podem queimar calorias

Como expliquei nas dicas 6 e 10, a digestão de alguns alimentos conso-me mais energia do que a de outros.Contudo, não existe um alimento cuja digestão gaste energia suficiente para promover a perda de peso sem que sejam feitas mudanças nos hábitos alimentares e na prática de exercícios.

mito: comer rÁPido NÃo faZ difereNçaFazer uma refeição lentamente e mastigar bem os alimentos dá ao me-

canismo cerebral que regula o apetite a chance de registrar o que ingerimos e diminuir a fome. Dessa maneira, nos sentimos saciados com menos comi-da. Comer rápido não engorda; porém, como as pessoas que se alimentam depressa não permitem que o mecanismo inibidor da fome tenha tempo de entrar em ação, elas costumam comer mais.

mito: a carNe é rica em ProteíNa Por isso NÃo eNGordaA proteína, independentemente de sua origem, contém quatro calorias

por grama. Os carboidratos também apresentam quatro calorias por grama. A gordura, porém, possui nove calorias por grama. A carne, além das quatro calorias por grama de seu teor de proteína, fornece nove calorias por conta de seu conteúdo de gordura. Portanto, quanto mais alto o percentual de gordura desse alimento, maior o seu valor calórico.

Uma vez que o excesso de calorias- isso é, aquela quantidade que ultra-passa as necessidades metabólicas do organismo- é armazenado na forma de gordura, comer carne pode engordar e também fazer com que uma proporção bem maior de gordura seja depositada no organismo.

NÃo se deixe levar Por mitos defeNdidos Por alGumas dietas

Kelli Nascimento

[email protected]

Após boatos sobre um en-volvimento com a ex-BBB Anamara, Neymar está ficando com a loirinha Daniella Carva-lho, a protagonista da última temporada de "Malhação", segundo a coluna de Ancelmo Gois, do jornal "O Globo".

No domingo, o jogador e

Maroca curtiram a noite juntos em uma boate de Goiânia, mas não tiraram fotos juntos.

Segundo fontes, os dois passaram o tempo todo con-versando ao pé do ouvido e contaram com a ajuda dos seguranças dele para ter mais intimidade.

Arnold Schwarzenegger está escrevendo uma autobiografia. De acordo com a revista “Pe-ople”, O ator e ex-governador da Califórnia vai focar em seu rompimento recente com Maria Shriver, mas também escreverá sobre sua infância na Áustria e da sua carreira como fisiculturista, ator de ação e político.

“Este livro não vai contar tudo”, disse uma fonte à publi-cação. O título provisório do livro é “Minha inacreditável e verda-deira história de vida”. “Ele está trabalhando no livro há mais de um ano. Ele não queria escrever sua autobiografia, enquanto ele era governador”, disse o porta--voz Adam Mendelsohn.

Em entrevista a coluna "Viva", do jornal "Diário de São Paulo", Bruno Gagliasso falou sobre a briga que teve com Cauã Reymond durante as gravações de "Cordel Encantado", na qual Bruno vive Timóteo, e Cauã, Jesuíno.

“Acontecem coisas, situações

que são ricas para o personagem. Acredito que toda discussão em prol da arte é válida”, disse. O ator falou ainda sobre os rumores de que a rivalidade entre ele e o colega de elenco teria começado em “Passione”, em 2010. “Nem sabia disso. Não quero alimentar essa questão”.

'Não quero alimentar a questão', diz Gagliasso sobre briga com cauã

Arnold Schwarzenegger dará detalhes de seu divórcio em autobiografia

Após Anamara, Neymar estaria ficando com ex-protagonista de ‘Malhação’

Page 11: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/11 11Polícia

O esquema de apropriação ilícita de terras públicas, che-fiada, segundo as investigações do Ministério Público Estadual (MPE), pelo ex-secretário es-tadual extraordinário de Re-gularização Fundiária, Manoel Costa (PDT), utilizava-se de paraísos fiscais para operar. No inquérito da "Operação Grilo", deflagrada na última terça-feira, consta que uma das duas mine-radoras beneficiadas, a Floresta Empreendimentos, fazia uma triangulação com outras duas empresas sediadas em Monte-vidéu, no Uruguai.

A Floresta tem mais de 98% de seu capital registrado em nome da Sunrise Participações Ltda. Já a Sunrise está registrada em nome da Willes International S/A, "sediada em Montevidéu, no Uruguai, conhecido paraí-so fiscal que abriga parte dos volumosos recursos públicos desviados ou subtraídos das administrações públicas do Brasil", diz trecho da ação pro-

duzida pelo MP. Ainda detém ações da Sunrise, o empresário Marcos Gonçalves Machado, preso na operação. Em um dos depoimentos, o empresário é acusado de promover, por meio de violência, a saída de uma família de uma fazenda em Rio Pardo de Minas para que servi-dores do Instituto de Terras (Iter) providenciassem o registro da mesma em nome de integrantes da quadrilha.

A investigação mostrou que a Floresta atuou para desalojar outras famílias que ocupavam 5 mil hectares de terras no Norte de Minas. Na 'Operação Grilo', nove pessoas foram presas, entre elas o ex-diretor-geral do Iter, Ivonei Abade. Manoel Costa é apontado como líder do grupo. O ex-secretário é acusado ainda de ter adquirido quatro imóveis provenientes do Iter, por "valo-res simbólicos". Todos teriam sido registrados em nome de "laranjas". Segundo a ação, um deles, localizado em São Sebas-tião do Rio Verde, foi adquirido da Secretaria Estadual da Fazen-da por apenas R$ 164. Trata-se de um imóvel rural com 164 me-tros quadrados. "Nada obstante tratar-se de imóvel urbano em nome da Secretaria de Estado de Fazenda, edital assinado por Manoel Costa, então diretor em exercício do órgão, publicado no Diário Oficial de Minas Gerais de 09/06/2010, revela que a posse do referido imóvel foi legitimada a partir da eficiente atuação do Iter", diz a ação.

O ex-secretário negou ser proprietário dos imóveis e de-safiou as autoridades respon-sáveis pelo processo. "Se está

registrado em meu nome quero que provem", afirmou. Quando questionado sobre a possibili-dade de utilizar terceiros nos registros ele disse que "não tem esse negócio de laranja". Ontem, não foram encontrados repre-sentantes da Floresta. Segundo o Governo, a Advocacia Geral do Estado ainda não teve acesso ao processo e por isso não pode emitir nenhum parecer sobre o caso.

Esquema de terra usava paraíso fiscalEx-secretário Manoel Costa é acusado de ter adquirido imóvel da Secretaria Estadual da Fazenda por apenas R$ 164

SÃO JOÃO DA PONTE - O milionário esquema de grilagem de terras do Estado, repassadas a mineradoras, após legalização feita pelo Instituto de Terras de Minas Gerais (Iter), somente foi desvendado com a denúncia feita por um integrante da qua-drilha. A identidade do delator é mantida em sigilo, já que ele vem sendo ameaçado de morte.

O denunciante participava de todas as fraudes e foi alijado depois que as mineradoras pas-saram a pagar altos valores pelas terras. O delator gravou conver-sas e reuniões da quadrilha e as repassou ao Ministério Público (MP), em troca da redução de sua pena. Ele poderá entrar no Programa de Proteção a Teste-munhas, já que sofreu ameaças de morte.

Ontem, o promotor Breno de Oliveira Muller, de Taiobeiras e que atua em São João do Paraíso, explicou que as escutas telefôni-cas e as gravações realizadas pelo delator mostram como ocorria o esquema. A expectativa é de que outras pessoas sejam presas, pois estão aparecendo mais casos das fraudes. A situação do ex-secre-tário estadual Manoel Costa se agrava, pois nos depoimentos é evidenciada a interferência dele para acelerar a titulação das terras.

No seu despacho ao deter-minar a prisão temporária dos envolvidos, a juíza Aline Martins Stoianov de Campos salienta que existia risco de os acusados destruirem e adulterarem provas e ainda dificultarem as investiga-ções com seus contatos ou mes-mo intimidarem as testemunhas com o aparato governamental. Prova disso, é a participação do

policial civil Douglas Moisés Quintiliano, que usava até mes-mo as viaturas policiais para pressionar os posseiros.

PReFeitos susPeitos conti-nuam nos caRgos

Os irmãos Marcos e Virgí-lio Penalva Costa, prefeitos de Indaiabira e Vargem Grande do Rio Pardo de Minas, respectiva-mente, continuam legalmente respondendo pelos cargos, ape-sar de afastados na última terça--feira. É que a ordem judicial determinando o afastamento ainda não chegou às Câmaras Municipais. Ontem, o vereador Aldemir Miranda, de Indaiabira, foi a Taiobeiras para se reunir com o promotor Breno de Olivei-ra Muller, mas ele estava em São João do Paraíso. A posse deverá ocorrer na próxima segunda--feira, porque terá de ser feita uma convocação extraordinária.

Delator da fraude está ameaçado de morteGirleNo aleNcarjornal Hoje em Dia

amÁlia Goulartjornal Hoje em Dia

Endereço na Pampulha onde agentes da PF apreenderam documentos e uma arma

Carlos Roberto / Hoje em Dia

Sinal de TV a cabo perde qualidade durante reportagem

Ontem pela manhã enquan-to o programa Cidade Urgente abordava os fatos da “Operação Grilo”, que envolvem o empresá-rio Marcos Gonçalves Machado, vários telespectadores entraram em contato com a emissora, pelo telefone e as redes sociais. Eles alegaram que o sinal da TV Can-didés na empresa Master Cabo

havia sido prejudicado durante este momento com a perda de qualidade da imagem e também a obstrução do áudio.

Vale ressaltar que todos os as-sinantes pagam exclusivamente pela qualidade do serviço con-tratado, neste caso um bom sinal dos canais relacionados durante a assinatura. Portanto fica aqui a orientação para que todas as pes-soas que se sentirem lesadas por causa deste problema específico

ou qualquer outro semelhante deve fazer a denúncia formal à ANATEL, órgão que regulamen-ta o serviço e as concessões. O site é www.anatel.gov.br ou pelo telefone 1331.

Apesar do transtorno e in-conveniente à liberdade de ex-pressão, a TV Candidés não será censurada. O nosso compromis-so com o telespectador é de infor-mar. Enfatizando sempre os fatos relevantes para comunidade.

flaviaNo cuNHaTV Candidés

O empresário divinopolitano Marcos Gonçalves Machado, preso na operação

Page 12: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/1112 Polícia

O terreno para a constru-ção da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) a ser instalada em Divinópolis que estava sob leilão, foi garantido pelo governador Antônio Anas-tasia na tarde de ontem (22). Por intermédio do deputado federal Domingos Sávio, o terreno de aproximadamente 5 mil metros

quadrados (numa antiga gara-gem de ônibus) localizado na rua Minas Gerais, em frente ao Juizado Especial será destinado à unidade da RISP.

Segundo o parlamentar, em contato por telefone, o gover-nador Antônio Anastasia con-firmou a destinação do terreno para a implantação da Risp no município, beneficiando Divi-nópolis e região.

No início da semana, o

anúncio de que o terreno seria leiloado causou surpresa entre as autoridades e lideranças da ACASP, que solicitaram o apoio do deputado Domingos Sávio para solucionar o problema. Após reunião com a secretária de estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e contato com o governador, foi garantido ao deputado que o terreno será retirado da lista de bens a serem leiloados pelo

Estado, e que o mesmo será mantido para a instalação da Risp. “Esse terreno é um dos maiores que o estado possui no centro da cidade. Todos nós fomos surpreendidos, mas o governador me garantiu que a área será destinada a RISP. Esperamos em breve ter conclu-ído todo o processo para termos mais esse ganho para a nossa segurança pública” concluiu Domingos Sávio.

Dois homens anunciaram um assalto à mão armada a um motel na noite da última quarta-feira (21). O motel fica no bairro Fazenda da Chácara na rodovia MG 431 em Itaúna. Segundo as vítimas ao percebe-rem a movimentação estranha acionaram a polícia, os dois homens estavam encapuzados e armados com uma faca e um revólver. No local os suspeitos roubaram celulares e fugiram pulando um dos muros. De

acordo com testemunhas que estavam próximas ao motel os dois suspeitos embrenharam num matagal com uma moto Yamaha.

Através de denúncia anôni-ma os policias encontraram na rua 15 de Novembro, bairro Cer-queira Lima um dos suspeitos de 25 anos que estava na própria casa e que acabou confessando o nome do comparsa que tem 21 anos. Ao chegar à casa do outro suspeito os militares en-contraram com ele uma arma calibre 22. Os suspeitos foram conduzidos a delegacia.

A jovem J.T.M., 21 anos que foi atropelada na tarde da última quarta-feira (21) na interseção da avenida 1º de Junho esquina com Minas Gerais, relatou a Gazeta do Oeste que teria atravessado na faixa de pedestres. Segundo a ví-tima no momento em que ela foi atravessar a avenida 1º de junho, a condutora do veículo Fiat Uno teria provavelmente avançado o sinal, vindo a atropelá-la.

A jovem ressaltou ainda que uma senhora de idade que tam-bém atravessava a avenida no momento do acidente escapou por pouco de também ser atin-

gida pelo mesmo veículo. Ainda conforme os relatos da vítima, após o acidente a condutora do Fiat Uno, ficou muito nervosa com o ocorrido e inclusive co-meçou a chorar, tendo em vista a infração cometida.

A reportagem da Gazeta do Oeste reforçou na última edição 1.663 as comemorações e tam-bém o tema da Semana Nacio-nal do Trânsito que neste ano, aborda a Faixa de Pedestre como foco principal para a conscienti-zação de motoristas e pedestres. Sobre este intuito, os agentes da Settrans têm trabalhado em diversos locais do município desde a segunda-feira (19) na conscientização do uso das vias.

Motel é invadido por dois homensOs suspeitos entraram no local armados

Paulo reisDa Redação

Os agentes da Settrans têm trabalhado durante toda a semana em diversos locais da cidade na conscientização do uso das vias

Pedestre atropelada esclarece que atravessou na faixa

liZiaNe [email protected]

Paulo Reis

Dois homens foram presos por volta das 20h15 de quarta--feira na rua Resplendor no bairro Bom Pastor. Um dos ho-mens tem 22 anos e o outro 21. Ao passar pelo local a polícia percebeu uma movimentação estranha próximo a um Fiat Uno, que estava estacionado. Com eles a polícia encontrou uma chave

“micha” que serve para abrir porta de veículos, dois aparelhos celulares, e a motocicleta Honda CBX Twister, de cor amarela que foi removida para o pátio da Polícia Militar. Os dois suspeitos foram presos em flagrante. Já no Bairro Jardim Nova América através de um mandato de busca e apreensão a Polícia Militar en-controu na casa de um homem de 61 anos duas réplicas de arma de fogo. As armas foram levadas

para delegacia.

maDRugaDa De tRáFicoUm rapaz de 17 anos foi

apreendido na última quarta--feira com 22 pedras de crack e a quantia de R$ 50,00 em dinheiro. Os militares chegaram até o me-nor por meio de uma denúncia anônima. O fato se deu por volta da 1h da manhã na Rua Vera Cruz, no Bairro Afonso Pena. O adolescente tentou esconder

o embrulho ao ver a polícia se aproximar. O jovem foi autuado em flagrante.

Dois homens tentam furtar carroChave “micha” foi encontrada com suspeitosPaulo reisDa Redação

O chefe do Estado garantiu que irá retirar o terreno da listas de imóveis a serem leiloados

O terreno escolhido para a construção da Risp fica na rua Minas Gerais, Centro, em frente ao Juizado Especial

terreno da risp em divinópolis é garantido por governador

Paulo reisDa Redação

Julio SilvaAssessoria Dep. Domingos Sávio

Page 13: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/11 13esPortes

chico Maia

[email protected]

aberturaFosse o Brasil um país que

primasse pela transparência e bom senso na política e no futebol, o Mineirão já estaria confirmado como palco da abertura da Copa. Todos os argumentos contrários caíram por terra. O último, que BH não tem hotéis, foi derrubado num bate-boca público de Sérgio Barroso com o governador Agnelo Queiroz, do Distrito Federal, que também pleiteia a mesma coisa.

loNdresBarroso respondeu a Agne-

lo no sorteio das eliminatórias, no Rio: “até dezembro de 2013 teremos 41 novos hotéis e 26 já estão em construção adiantada; e Brasília que nem tem futebol!?”.

À presidente Dilma ele in-formou que estamos à frente de Londres em relação aos jogos de 2012: “vamos entregar o Mineirão pronto 18 meses antes da Copa; eles estão entregando o estádio Olímpico com 12”.

No PraZoEsta semana fui entrevistá-lo

e encontrei-o exultante em seu gabinete na Cidade Administrati-va: “para quem estava duvidando, veja esta foto que ficou pronta agora!”. Era do piso do Indepen-dência pronto para receber o gramado, e a arquibancada e a cobertura quase prontas. Eu du-vidava, mas pelo que foi mostrado por ele, teremos o Campeonato Mineiro lá em 2012.

No maPaOs atrasos anteriores dessas

obras não têm a ver com ele, que assumiu a pasta em janeiro. Ga-rante que até 2013 teremos um receptivo em condições de receber visitantes do mundo inteiro, para colocar Minas Gerais no mapa do turismo global. Quer caprichar na promoção do nosso café, leite, cachaça, montanhas, patrimônios arquitetônico e cultural, colonial e moderno, para ele, incompa-ráveis.

bH 2013/2014A FIFA e a CBF vêm repetindo, e até as autoridades de São Paulo e

Rio de janeiro já reconhecem publicamente que: das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, Belo Horizonte é a única que está rigorosamente dentro dos prazos pré-estabelecidos.

Na hierarquia determinada pelo governador Antônio Anastasia, o principal responsável por isso é o Secretário Sérgio Barroso, da Secopa--MG, criada especificamente para cuidar das obras e demais assuntos do Mundial e Copa das Confederações em 2013.

Barroso é da iniciativa privada, um estranho no ninho das mumunhas políticas. Por isso, costuma bater de frente com quem tenta interferir indevidamente em sua determinação de tornar nossa Capital a sede modelo da Copa no Brasil.

Nascido em Cipotânea, mas desde criança morando em Inhapim, continua com jeito e sotaque dos mineiros do interior. Nos primeiros contatos pessoais com ele, o interlocutor nem de longe imagina tratar-se do primeiro brasileiro a ocupar a presidência da Cargill no país; Mestre em Economia Internacional pela Universidade de Boston/EUA; especializado em Administração de Empresas pela Universidade de Michigan/EUA; Gerenciamento de Executivos pela Universidade Columbia/EUA, e pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Sem protesto de torcedores, os jogadores do Cruzeiro de-sembarcaram no aeroporto de Confins, após mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, dessa vez para o Coritiba, por 2 a 1, no Couto Pereira. Alguns torcedores que estavam no local gritaram palavras de ordem contra os atletas. O goleiro Fábio chegou a se irritar, após ser chamado de “mãos de alface”. A comissão técnica desembarcou separado dos jogadores.

O técnico Emerson Ávila e o diretor de futebol do clube mineiro, Dimas Fonseca, não quiseram dar entrevistas. Ambos passaram rapidamente em dire-ção ao ônibus que os levariam a Belo Horizonte.

O diretor de comunicação da Raposa, Guilherme Mendes, confirmou que uma reunião entre Dimas, Ávila e o presidente Zezé Perrella será realizada assim que a delegação chegar à Toca da Raposa II. A tendência é que o treinador não siga no comando técnico do clube. Vários nomes já são especulados, como Rena-to Gaúcho, que está sem clube, desde que deixou o Atlético-PR, e Vanderlei Luxemburgo, que vive uma péssima fase no Flamengo.

convocaçõesO goleiro Fábio não foi con-

vocado pelo técnico Mano Me-nezes, tanto para o amistoso contra a Argentina, como os próximos contra Gana e México.

Já Victorino foi chamado para os jogos contra a Bolívia, no dia 7 de outubro, e Paraguai, no dia 11 de outubro. Próximas a essas

datas, o Cruzeiro enfrentará o São Paulo, no dia 5, e Bahia, no dia 12, pelo Campeonato Brasileiro.

Depois do empate por 1 a 1 com o Flamengo, na noite da última quarta-feira, em Sete Lagoas, o elenco atleticano se reapresentou na tarde desta quinta-feira, na Cidade do Galo. O treinamento deu início à preparação para o jogo contra o Internacional, em Porto Alegre, pela 26ª rodada do Brasileirão.

Os jogadores que iniciaram a partida diante da equipe ca-rioca fizeram atividades físicas no campo e na academia e os demais participaram de um coletivo contra os juniores que estão defendendo o Democra-ta-SL na segunda divisão do Campeonato Mineiro.

O time treinou com Gio-vanni; Mancini, Werley, Lima e Eron; Dudu Cearense, Gilberto, Richarlyson e Renan Oliveira; André e Jonatas Obina.

Hoje o treino será às 10h, com a delegação seguindo à tarde para a capital gaúcha. A

partida será realizada às 16h deste domingo, no estádio Beira-Rio.

Os atacantes Neto Bero-

la, Marquinhos e Guilherme seguem em tratamento na fisioterapia. Neto Berola se recupera de uma entorse no

tornozelo direito, Guilherme de uma contratura na coxa direita e Marquinhos de um edema na coxa direita.

cruzeiro em queda livre

Técnico Emerson Ávila não deve permanecer no comando do Cruzeiro

O empate com o Flamengo poderia ter sido pior, mas a confiança é maior para o jogo no Sul do país

Galo já pensa no InternacionalBruno Cantini

Lucas Catta Prêta/GE.com

Page 14: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/1114 esPortes

O principal adversário da sele-ção brasileira no sul americano de vôlei tem sido a desconcentração, devido à fraquíssima condição dos adversários.

Contra o Chile, por exemplo, além da dificuldade imposta nos dois primeiros sets por conta dos erros do Brasil, o que mais se destacou foi a barriga saliente de Orrego o camisa 6 da seleção chilena. O atleta nem de longe lembra os fortes atletas de vôlei, com uma barriguinha saliente e cabelo ao estilo Neymar, ele cha-mou a atenção. Além de Orrego, o Chile possui ainda uma família em quadra, três dos jogadores são irmãos, os Parraguirre: Matias, To-más e Vicente. Já os demais atletas também têm uma ligação familiar com a seleção do país.

No Paraguai, a seleção conta com vários profissionais que nada têm a ver com vôlei, as ocupações são bastante variadas. O levanta-dor Roberto Bogado é engenheiro agrônomo; Hugo Pankratz e Mau-ricio Brizuela são empresários; Juan Mendoza trabalha em um

laboratório farmacêutico, e Luís Riveros é motoboy.

Em Cuiabá, onde disputa o Campeonato Sul-Americano, a seleção paraguaia dorme e acorda pensando apenas em vôlei. Mas quando está em Assunção, onde treina, a realidade é bastante distinta. Sem auxílio financeiro para praticarem o esporte, todos os 12 inscritos na competição internacional trabalham ou estu-dam durante o dia e têm apenas o período noturno para treinar e manter a forma física.

Quando precisam viajar, os atletas pedem dispensa aos res-pectivos patrões. A maioria não encontra problemas para ser liberado para defender o país, mas o Ministério do Esporte nacional pode interferir caso haja alguma restrição do empregador.

A seleção brasileira não vai encontrando dificuldades e no domingo deve disputar contra a Argentina a final do torneio. Em 28 edições o Brasil venceu 27 e os por-tenhos uma vez apenas, quando a seleção brasileira não participou.

A seleção divinopolitana de taekwon-do se prepara o último compromisso do ano. A delega-ção já garantiu vaga no Open Brasil que será realizado nos dias 8 e 9 de outubro na cidade de Curitiba. Segundo Mestre Lander, responsável pela equipe, esta é uma competição de alto nível e na oportunidade estará negociando para realizá-la no ano de 2012, em Divinópolis.

O selecionado de Mestre Lander participou da quinta e última etapa do campeonato mineiro. A competição se rea-lizou na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte e contou com a par-ticipação de 300 atletas de todo o estado de Minas Gerais. A seleção de Lander trouxe várias medalhas.

A equipe está no aguardo da Federação de Taekwon-do do Estado de Minas Gerais divulgar o relatório dos campeões minei-ros de 2011 e a classificação das academias no ranking estadual.

Houve títulos divinopolitanos e existe grande chance da equipe de Mestre Lander figurar entre as

cinco melhores do estado.Um dos destaques da aca-

demia foi o atleta João Victor.

Ele participou das cinco etapas e trouxe para Divinópolis cinco medalhas de ouro.

atletas divinopolitanos se preparam para open brasil de taekwon-do

João Victor conquistou cinco vitórias em cinco etapas do campeonato mineiro de taekwon-do

Divulgação

Dentro do planejamento mu-nicipal para o ano do centenário existe a organização de um en-duro de ciclismo. A competição envolve diversos países da Amé-rica do Sul e com abertura para outros continentes. O prefeito Vladimir Azevedo recebeu on-tem a visita dos organizadores da Copa internacional de Mountain Bike. Na oportunidade, estiveram presentes, o secretário de Esporte e Lazer, Rômulo Duarte; o Chefe de Setor de Esporte Competitivo, Rogério Silva; o presidente da Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC), Mozar Paulino e os organizadores do evento Ro-gério Bernardes Ferreira e Carlos Henrique Martins.

Segundo Rogério Ferreira in-formou, a assessoria de comuni-cação da prefeitura de Divinópolis a cidade está abraçando o evento e o contato com os secretários de outras pastas, foi bastante positivo e animador. A intenção é realizar um projeto duradouro, que pre-tende entrar para o calendário do

município. “Sentimos-nos muito honrados em fazer parte das co-memorações do Centenário desta importante cidade do Centro Oes-te Mineiro. Creio que o empenho em comum do governo municipal através da SEL, comunidade e atletas, será o grande diferencial na realização desta competição, e

que irá garantir os resultados es-perados”, afirmou o organizador.

De acordo com Rômulo Du-arte, a realização da Copa Inter-nacional de MTB, irá fomentar o desenvolvimento da modalidade e promover o incremento no turismo e no lazer do município. “Nós, do governo Vladimir Azeve-

do, estamos nos preparando para realizar grandes ações no ano do Centenário e a proposta desta competição vem de encontro ao planejamento que temos feito para alavancar cada vez mais, o esporte e o lazer em Divinópolis”, declarou o secretário de Esporte e Lazer.

Rômulo Duarte, Rogério Ferreira e o prefeito Vladimir Azevedo discutiram o assunto na manhã de hoje

Ciclismo tem adesão da prefeitura de DivinópolisPatrícia Rodrigues / PMD

Começa nesse sábado o me-lhor futsal do centro oeste mineiro. Serão 12 times em busca do título de campeão. Pão De Mel / Cozi-nha De Minas; Roedores; Ponto do Cartão; RPG Transportes; Divi-móveis / Galera dos Esportes; C&C Est. Bord./Dj Cachaça Mineira/BMG; Katuxa Calçados; Seguralta / Oi Atende; Casa Usada; Auto Esc. Consoli/Dep. Amazonas; MG Contábil e Padaria Maná.

Os jogos serão na sede urbana

do Estrela do Oeste Clube sendo três partidas na tarde de sábado e outras três na manhã do domingo. Destaque especial para a primeira partida do domingo, no Ginásio Poliesportivo José Alonso Dias onde em quadra estará a equipe sensação do ano passado, os Roedores.

A diretoria de futsal, Ricar-do Thadeu (Thado) e equipe esperam o associado e família, os horários da tarde de sábado foram justamente pensandos em um final de semana familiar na sede urbana.

14:15 24/set PAO DE MEL / COZINHA DE MINAS x PADARIA MANA15:45 24/set PONTO DO CARTAO x AUTO ESC. CONSOLI/DEP. AMAZONAS17:00 24/set RPG TRANSPORTES x CASA USADA08:45 25/set ROEDORES x MG CONTABIL10:15 25/set DIVIMOVEIS / GALERA DOS ESPORTES x SEGURALTA / OI ATENDE11:30 25/set C&C EST. BORD./DJ CACH. MIN./BMG x KATUXA CALÇADOS

Tudo pronto para o melhor futsal da regiãoluciaNo [email protected]

Profissionais versus amadores

Vicente, Tomas e Matias Parraguirre defendem o Chile no Campeonato Sul-Americano

Helena Rebello

Page 15: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/11 15esPortes

cruZeiro Namora a seGuNdoNa

Parece incrível, mas o Cruzeiro está cada dia pior. As projeções não podem ser boas pelos lados da Toca da Raposa. Todos garantem ter um elenco de qualidade, mas vejo o Fábio se matando para defender e o Montillo para marcar. Todos deixam o gramado falando que não faltou luta. As vitórias anteriores foram na base da garra? Esqueceram como fazer gol?

Acredito não ser a pouca qualidade dos jogadores e sim a reposição. Se perdeu jonathan, Henrique, Gil, Tiago Ribeiro que foram embora e o Wallison se ma-chucou. As entradas não foram do mesmo nível e não correspondem as expectativas de nenhum dos treinadores.

O momento é colocar a cabeça no lugar, saber se ter um rebaixa-mento mais perto do que muitos imaginam, entrar em um acordo de jogar para não perder e salvar

o que se resta.

GuaraNi temO Bugre divinopolitano en-

controu esse volante para dar a dinâmica, a velocidade do jogo. Tiago Carvalho é extremamente competente no desarme, passa a bola com segurança, se projeta ao ataque e chuta a gol com muita violência. Ainda outra qualidade é dominar a bola com o corpo já pronto para a necessária virada de jogo. Ele usa com frequência as duas alas do campo e isso facilita a projeção dos outros volantes, a recepção de bola pelo ataque e consequentemente o time tem uma fluência natural.

Carvalho é o termômetro do time. Ele dá a velocidade e a tranquilidade. Frente o Nacional recebeu apoio dos outros dez homens em campo. Sem dúvida se continuar a garra, futebol solidário e o clima amigável que reina no Fa-rião, a torcida terá muitas alegrias.

atléticoNa partida entre Atlético e Flamengo foi muito clara a falta de uma

peça no time alvinegro. O Galo corre muito, luta demasiadamente e não encontra nenhuma facilidade. Isso acontece pelo fato de faltar um joga-dor. Não há um volante de marcação. Pierre poderia ser, mas ele se manda para o ataque e justamente no momento mais crítico, o contra ataque, ele não está na guarda da zaga. O mesmo é o caso de Fillipe Soutto. já o Serginho marca, desarma, rouba a bola e devolve para o adversário. O time tem elenco. Daniel Carvalho faz bem o trabalho do meio, Pierre e Souto são importantes na saída de bola, erram menos passes que o Serginho. Bernard tenta, e muito, mas a bola não sai com qualidade do meio campo e nem chega ao ataque. A consequência é ver Magno Alves e Weslei voltando para buscar a bola.

A sensação para nós espectadores é de um time de base. Todos vão onde a bola está. Não há liga. Tenta-se de todas as formas acertar três passes em sequência. Não é falta de qualidade, sim falta de uma peça. É necessário um jogador com a mesma importância do Dunga (quando jogador) para a seleção brasileira.

Sem esse atleta, a bola não chega com qualidade, os atacantes quando chegam na bola, as pernas não atendem o comando cerebral com eficiência e os gols são perdidos, bolas chutadas sem a menor qualidade.

Uma busca pelas categorias de base na cidade do Galo e a surpresa, não se tem notícia de um atleta com essa habilidade há alguns anos. É uma função a desaparecer no futebol, como foram os pontas (direita e esquerda).

luciano Eurides

[email protected]

voleibolComo é bom lembrar os tempos do voleibol em alto nível da cidade.

Melhor ainda é saber existir um projeto para em 2012 esse tempo volte e possamos estar juntos nos ginásios da cidade. Importantíssimo o trabalho dos educadores físicos em manter acessa a chama do vôlei. Na foto o trabalho realizado na Escola Estadual Miguel Couto, campeã geral dos jogos Escolares de Divinópolis (jED).

Borges, Elkeson, Emerson e Diego Souza são chamados para encarar a Argentina. Kléber, do Porto, é a surpresa diante de Mé-xico e Costa Rica em que serão utilizados jogadores que atuam no exterior

Mano Menezes divulgou on-tem, as duas listas de convocados da Seleção Brasileira para o duelo contra a Argentina, na próxima quarta-feira, no Mangueirão, em Belém, e para os amistosos diante da Costa Rica, dia 7, em San José, e do México, no dia 11, em Torreón. As grandes ausências nos grupos chamados pelo comandante são os atacantes Leandro Damião e Alexandre Pato, que sofreram lesões musculares na última quarta-feira, atuando por Inter-nacional e Milan. Ronaldinho Gaúcho e Neymar vão participar dos três jogos.

As novidades da lista de Mano para a decisão do Superclássico das Américas contra a Argentina, apenas com atletas que atuam no Brasil, são as seguintes: Elkeson, do Botafogo, Diego Souza, do Vas-co, Borges, do Santos, e Emerson, do Coritiba. Já para o confronto diante de costa-riquenhos e mexi-canos, em datas-Fifa, o treinador chamou apenas um atleta por clube que participa do Brasileirão e surpreendeu com um novato de idade olímpica: o atacante Klé-ber, do Porto. O goleiro Neto, da Fiorentina, o zagueiro Réver, do Atlético-MG, o volante Sandro, do Tottenham, e o meia Hernanes, do Lazio, voltaram a ser chama-dos pelo técnico.

A partida diante da Argentina é válida pelo Superclássico das Américas, a reedição da extinta Copa Roca. No jogo de ida, em Córdoba, as duas seleções não saíram do zero. Uma nova igual-dade em Belém vai levar a decisão do torneio para os pênaltis. A delegação canarinho viaja para a capital paraense no próximo

domingo e já treina na segunda--feira, no local da partida, às 18h (de Brasília), com a presença dos torcedores locais, que vão precisar adquirir entradas em troca de 1kg de alimento não perecível.

A apresentação para o Super-clássico das Américas será no dia 26. Os atletas serão liberados no dia 29 para retornarem aos clubes.

Para os amistosos contra Costa Rica e México, Mano pôde convocar força máxima. Porém, os atletas que atuam no futebol brasileiro podem desfalcar as equipes em até duas rodadas do Campeonato Brasileiro (28ª e 29ª). A tendência é que a CBF faça algumas alterações na tabela da competição nacional para não prejudicar os clubes afiliados. Para os jogos, o treinador convo-

cou apenas um jogador por clube canarinho.

São Paulo e Cruzeiro, que abrem a 28ª rodada da competi-ção, não serão prejudicados por conta da realização da partida no dia 5 de outubro, dois dias antes do duelo contra a Costa Rica. Os jogadores vão se apresentar à Se-leção para os confrontos com os afiliados da Concacaf no dia 2 e 3 de outubro. O retorno aos clubes será apenas no dia 12.

Apesar de a 29ª rodada só acontecer no dia 12 de outubro, um dia após o duelo contra o México, em Torreón, os atletas não teriam tempo de recuperação para participar dos confrontos pelo Campeonato Brasileiro, já que só retornariam ao Brasil no dia das partidas.

No jogo contra Gana, no iní-cio de setembro, os atletas que atuam no futebol brasileiro per-deram apenas uma rodada. Por decisão da comissão técnica da Seleção Brasileira e alterações na tabela, os jogadores só se apresen-taram em Londres após a rodada do fim de semana.

veja quais os jogos os atle-tas não vão PaRticiPaR na séRie a

Atlético-MG - América-MG (08/10) e Santos (12/10)

Botafogo - Bahia (08/10) e Corinthians (12/10)

Fluminense- Flamengo (09/10) e Coritiba (12/10)

Flamengo - Fluminense (09/10) e Palmeiras (12/10)

Internacional - Vasco (09/10) e São Paulo (12/10)

Santos - Palmeiras (09/10) e Atlético-MG (12/10)

São Paulo - Cruzeiro (5/10) e Bahia (12/10)

Vasco - Internacional (09/10) e Atlético-PR (12/10)

RetRosPecto De mano à FRen-te Da seleção BRasileiRa

Sob o comando de Mano Menezes, a Seleção Brasileira já disputou 15 partidas. Foram sete vitórias, três derrotas e cinco empates. Até o momento, o time canarinho ainda não conseguiu vencer um rival de peso com o treinador no comando - Argen-tina (1 a 0, Doha), França (1 a 0, em Paris) e Alemanha (3 a 2, em Stuttgart).

Na primeira competição ofi-cial da era Mano Menezes, a Seleção foi eliminada nas quartas de final ao perder nos pênaltis para o Paraguai. Nas cobranças, o time canarinho não converteu nenhuma - três para fora e um nas mãos do goleiro Villar. Elano, André Santos, Fred e Thiago Silva desperdiçaram os lances para a equipe nacional.

SUPERCLÁSSICO (ARGENTINA)

GOLEIROSJefferson (Botafogo)

Rafael (Santos)

LATERAISDanilo (Santos)

Mário Fernandes (Grêmio)Bruno Cortês (Botafogo)

Kleber (Internacional)ZAGUEIROSDedé (Vasco)

Réver (Atlético-MG)Rhodolfo (São Paulo)

Emerson (Coritiba)VOLANTES

Ralf (Corinthians)Paulinho (Corinthians)Casemiro (São Paulo)

Rômulo (Vasco)MEIAS

Lucas (São Paulo)Oscar (Internacional)Diego Souza (Vasco)Elkeson (Botafogo)

ATACANTESRonaldinho Gaúcho (Flamengo)

Neymar (Santos)Fred (Fluminense)Borges (Santos)

AMISTOSOS (COSTA RICA E MÉXICO)

GOLEIROSJulio César (Inter de Milão)

Jefferson (Botafogo)Neto (Fiorentina)

LATERAISDaniel Alves (Barcelona)

Fábio (Manchester United)Marcelo (Real Madrid)Adriano (Barcelona)

ZAGUEIROSRéver (Atlético-MG)Thiago Silva (Milan)David Luiz (Chelsea)

Dedé (Vasco)VOLANTES

Lucas Leiva (Liverpool)Fernandinho (Shakhtar Donetsk)

Sandro (Tottenham)Luiz Gustavo (Bayern de Munique)

MEIASLucas (São Paulo)

Elias (Sporting)Oscar (Internacional)

Hernanes (Lazio)ATACANTES

Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)Hulk (Porto)

Jonas (Valencia)Neymar (Santos)

Novidades na convocação da seleção brasileira

Os jogadores do América fizeram na manhã de ontem, na Vila Olímpica do Uberlândia, um treino visando ao jogo contra o Flamengo, sábado, no Engenhão. Os atletas que enfrentaram o Santos, na quarta-feira, fizeram um trabalho regenerativo na piscina, enquanto os demais ficaram no campo com o técnico Givanildo Oliveira, que orientou treino de finalização.

A delegação deixou Uber-lândia e seguiu direto para o Rio de Janeiro. O lateral Marcos Rocha, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o zagueiro Lula, pela opção do treinador, retornam para Belo Horizonte. Em compensação, o volante Amaral e o zagueiro Otávio, que cumpriram suspensão contra o

Santos, se juntam ao grupo no Rio de Janeiro.

O bom futebol apresentado no jogo desta quarta-feira, apesar da derrota de 2 a 1 para o Santos, em Uberlândia, mantém as espe-ranças de todos no clube de sair da zona de rebaixamento.

O técnico Givanildo lamen-tou a derrota em um jogo que faltou um pouco mais sorte para

a equipe sair com um resultado melhor. “Tivemos uma bola na trave do Gilson e outra com Irê-nio no fim do primeiro do tempo. Tomamos dois gols de bola pa-rada. O time teve personalidade, porque tomamos o primeiro gol e poderíamos sofrer o segundo e o terceiro. Mas continuamos jogando bem, empatamos em seguida. No final, conseguimos

algumas boas jogadas, só que faltou um pouco de sorte. O time está procurando o gol, mas ele não acontece. Eu acredito que isso é azar. Tem gente que não acredita nessas coisas, mas eu acredito”, disse o técnico.

Nos minutos finais, o Amé-rica pressionou em busca do empate, mostrando força para correr mais que o adversário. Agora, Givanildo promete man-ter o trabalho intenso em busca da reabilitação, para trazer a sorte para o lado americano. “É claro que a gente não pode esperar a sorte acontecer de braços cruzados. Nós estamos trabalhando para mudar essa situação. É possível conseguir a recuperação. Eu acredito e os jogadores também”.

Jogadores do América treinaram em Uberlândia de onde seguiram direto para o Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo

América ainda tem esperança de sair do rebaixamento

Carlos Cruz

Page 16: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/1116 Geral

RESPEITE A SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO.Consulte condições de test drive na concessionária. Freemont disponível para test drive somente na Minauto Divinópolis.

Page 17: Gazeta do Oeste

Viagem de trem pela Europa

(37) 3222-0040www.ascaniotour.com.br

Com a modernização da ma-lha ferroviária ficou muito mais fácil conhecer a Europa de ponta a ponta. Com preços acessíveis e trajetos incríveis, o turista terá a chance de apreciar os diversos cenários de montanhas e campos verdejantes durante as viagens. Além de trajetos internos, este tipo de transporte oferece tam-bém ligações entre os países europeus. A bordo de um trem, conheça as principais cidades do velho continente.

Leia mais na página 3

Viagem de trem pela Europa

Page 18: Gazeta do Oeste

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/1102 turismoCIAS AÉREAS

TAM – 0800 570 5700

GOL – 0800 704 0465

WEBJET – 0800 723 1234

TRIP – 0800 722 8747

AZUL – 0800 884 4040

PASSAREDO – 0300 1001 777

AVIANCA – 0800 286 6543

PANTANAL – 0800 602 5888

TAP – 0800 727 2347

AMERICAN AIRLINES – 0300 789 7778

PLUNA – 0800 892 3080

COPA – 0800 771 2672

TRANSPORTE ROdOVIÁRIO

VIAÇãO SãO CRISTOVãO – 3214 4090

IRMãOS TEIXEIRA – 3214 4070

BRAULINO – 3222 7141

PARAIBUNA – 3213 5347

OESTE DE MINAS – 3216 3530

RN – 3214 4030

EXDIL – 3222 8660

SARITUR – 3213 5347

GONTIJO – 3222 5262

GARDêNIA – 3212 4911

TRANSIMãO – 3214 4156

SERTANEJA – 3214 4632

MOTTA – 0800 777 9897

TERMINAL ROdOVIÁRIO

(37) 3222 6666

AEROPORTOS

BRIGADEIRO CABRAL – 3221 3595

PAMPULHA – (31) 3490 2000

CONFINS – (31) 3689 2700

CONEXãO AEROPORTO (31) 3224 1002

ESTAçãO fERROVIÁRIA

BELO HORIZONTE – (31) 3279 4366

OUTRAS ENTIdAdES

ABAV – (31) 3213 4565

INFRAERO – 0800 727 1234

POLíCIA FEDERAL DIVINóPOLIS – 3216 9400

ANAC – 0800 725 4445

A proximidade de dois gran-des eventos no Brasil, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, colocaram à prova a infraestrutura e a qualidade dos serviços e atendimento que o país terá a oferecer a um público enorme, que antes de mais nada, representa um contingente con-siderável novos consumidores locais e estrangeiros a movimen-tar nossa economia.

Um passo muito impor-tante e definitivo no sentido de melhor atender essa demanda, se deu com a promulgação da Portaria nº 100 no dia 21 de ju-nho deste ano pelo Ministério do Turismo, instituindo o SBClass (Sistema Brasileiro de Classifi-cação de Meios de Hospedagem) que conferirá à tradicional clas-sificação por estrelas contornos mais confiáveis e condizentes com o que o consumidor deve esperar em termos de conforto e serviços.

Além de estabelecer sete categorias de hospedagem (ho-tel, resort, hotel fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat), a medida definiu uma minuciosa relação de requisitos que irão enquadrar esses hotéis no número de estrelas de acordo com padrões internacionais, trabalho este que, aqui no Es-tado de São Paulo, está sendo feito pelo Ipem. Esses itens vão desde a estrutura – metragem dos quartos, quantidade de ba-nheiras e até mesmo tamanho

de piscinas – passando pela quantidade de idiomas em que é feito o atendimento e até mesmo práticas de sustentabilidade, hoje consideradas um relevante diferencial turístico.

Independentemente da re-alização de eventos de grande porte no país, vejo a iniciativa do Ministério do Turismo como uma medida imperativa, e que poderia até mesmo ter sido to-mada há mais tempo, para que o Brasil se iguale aos principais destinos internacionais e mostre que está, de fato, aberto a con-solidar sua vocação turística. A França, por exemplo, por meio da Atout France, que é a agência de desenvolvimento turístico do país, apresentou em fevereiro deste ano seu novo sistema de classificação, reafirmando o quanto a padronização é uma prática inadiável em setores que

disputam a atenção de milhares de visitantes e não podem per-der em competitividade.

Mais do que fomentar o tu-rismo brasileiro, a medida vem de encontro à principal meta do Ipem-SP, que é defender o consumidor garantindo que ele usufrua de serviços e pro-dutos com qualidade, portanto é grande nosso entusiasmo em participar deste trabalho. A responsabilidade é ainda maior quando pensamos que além do número de brasileiros que irá aproveitar para conhecer outros estados durante os eventos, grande parte dos consumidores que irá se beneficiar dos re-sultados vem de outros países, está habituada a visitar destinos onde padrões de hospedagem e atendimento são bem defini-dos, e por isso mesmo tende a se mostrar exigente quanto ao

nível de conforto e facilidades que deseja encontrar.

Entretanto, como a adesão ao sistema SBClass é voluntária, a partir de agora, é o interesse do setor hoteleiro que será definiti-vo na conquista deste objetivo. Antes de mais nada, vale lembrar que para solicitar a classificação, o interessado deve constar do Cadastur (www.cadastur.com), onde irá também preencher os formulários de requerimento, e que a visita do Ipem-SP aos estabelecimentos, que ocorre durante a avaliação técnica, será uma vez repetida ao longo dos 36 meses de validade da classificação, para garantir a aderência do hotel aos requisitos inerentes ao número de estrelas e categoria em que se encaixa.

Aqui no estado de São Paulo - que durante a Copa do Mundo oferecerá aos turistas diversas opções de cidades-dormitório - a expectativa do Ipem-SP é que o segmento hoteleiro corresponda ao desafio, já que com a padro-nização, ganham os estabeleci-mentos em competitividade e ganha o consumidor, que pagará pelo número de estrelas com a certeza de ser atendido à altura de seus anseios.

Por Fabiano Marques de Paula - advogado, superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça

Bastam 3.862 passos e você terá colocado a forma e a cultura em dia no seu fim de semana. Sem gastar tanto, fazer um rotei-ro a pé pela reta de 2.800 metros da Avenida Paulista apresenta um mundo seleto de atrações muito além do MASP. A única regra é seguir em frente e, para descansar, optar por uma hos-pedagem nos melhores hotéis do entorno.

Logo no número 37, a Casa das Rosas conserva um dos úl-timos casarões da avenida. Sua atmosfera clássica divide espaço com uma moderna programa-ção, que estimula a difusão das artes e da poesia. Suas bibliotecas impressionam pela riqueza do acervo – a Circulante, de livre acesso, tem 2,5 mil títulos, entre volumes das literaturas brasi-leira, portuguesa, espanhola e africana. Já a biblioteca Haroldo de Campos exibe 20 mil obras, incluindo raridades como a pri-meira edição de Macunaíma, de Mário de Andrade.

Não muito distante, no nú-mero 149, o Instituto Itaú Cultu-ral promove exposições, mostras

audiovisuais, shows, seminários e cursos gratuitos. E por meio de sua midiateca, é possível acessar mais de 30 mil documentos sobre arte e cultura brasileiras, entre livros, filmes, revistas e coleções de CD-ROM e CD-Áudio.

saBoR, aRte e cinemaCaminhe um pouco mais e,

no número 900, está o Reserva Cultural. Para recuperar o fôlego, saboreie um bom café e algumas das maravilhosas guloseimas da Pain de France. Na sequência, aprecie a inusitada exposição de Hermes Ursini com o projeto Mitos na Retícula. Não deixe de pegar um cineminha, onde estão em cartaz filmes como A Árvore

da Vida, com Brad Pitt e Sean Penn; Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual, vencedor de três prêmios em Gramado; e Minhas Tardes com Margueritte, com o sempre impecável Gérard Depardieu.

No 1.313 da Paulista, é a vez de conhecer as dependências do múltiplo Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso, para todos os estilos. Tem o teatro de Ariano Suassuna na adaptação O Casa-mento Suspeito, no Teatro SESI. Uma exposição reúne 40 obras da história de Nelson Leirner, um dos mais provocativos nomes da história da arte brasileira. E para os fãs da sétima arte, a 6ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino exibe longas e curtas-metragens em sessões gratuitas.

Ainda dá tempo de escolher um bom livro na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Pau-lista, 2.073), a maior da América Latina e com 2 milhões de títulos no catálogo. Esse pode ser o ponto final ou inicial do roteiro. De qualquer forma, não esqueça de agradecer a seus pés. Eles te levaram para um novo mundo.

Vai até a próxima terça-feira, 27 de setembro, nas mais de 700 lojas exclusivas e 8.000 agên-cias de viagens multimarcas, a promoção “Vou de CVC voando TAM”, que está oferecendo redu-ções de tarifas para pacotes de viagem pelo Brasil, para mais de 30 destinos turísticos operados pela CVC e a companhia aérea TAM.

A promoção é válida para embarques na baixa tempora-da, nos meses de setembro e outubro (exceto feriados), com

retornos programados até 31 de outubro, e permanência mí-nima de três noites no destino escolhido.

A ação promocional é válida em todo o território nacional, e contempla os mais belos des-tinos turísticos do Brasil como Porto Seguro e Salvador (BA), Pipa (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Gramado (RS), Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu e Curitiba (PR), Manaus (AM), entre outros.

CVC e Tam se unem em promoção nacional

Classificação hoteleira: garantia para o consumidor

Um novo mundo em 3.862 passos

O Edifício Fiesp, na Avenida Paulista

Percorra a Avenida Paulista a pé e descubra um universo de atrações culturais muito além do MASP

Page 19: Gazeta do Oeste

alemanha

Grande parte dos visitantes que chega à Alemanha desembarca na fascinante estação de Frankfurt, uma das maiores da Europa. Aproveite para fazer compras na Rua Zeil, recheada de lojas renomadas. A viagem até Berlim dura cerca de 4 horas, passando por paisagens incríveis. Na capital alemã, visite o Portão de Brandemburgo, marco na história da cidade. Conheça também a cidade de Dresden, a 2 horas de Berlin. Localizada às margens do rio Elba, foi reconstruída após destruição na 2ª Guerra Mundial e se tornou um cenário cultural impressionante.

áustRia Viena pode ser o ponto de partida para os viajantes que querem conhecer este maravilhoso país de

trem. A capital mundial da música encanta pela arquitetura, mas também oferece muitas opções de lazer e diversão aos turistas. Na Estação Central Wien Meidling, embarque em uma viagem magnífica com cerca de 3 horas de duração até Salzburgo. A cidade natal do famoso compositor Mozart apresenta belos castelos, igrejas barrocas e museus como opções de passeios. Em Innsbruck, a 2 horas de trem desde Salzburgo, aproveite as inúmeras estações de esqui.

esPanha A capital Madri, uma cidade cosmopolita e agitada, está recheada de atrações para todos os tipos de

turistas. Embarque em um trem para Barcelona, cidade mediterrânea com vida noturna agitada e lojas fantásticas. Passeie pelo parque Guell, que com suas formas peculiares e harmônica combinação de cores, parece tirado de um conto de fadas. Antes de chegar a Barcelona, faça conexão em Zaragoza e aproveite para conhecer a Catedral del Salvador, uma das principais igrejas da cidade.

iRlanDa Inicie a viagem por Cork, cidade universitária bem agitada, com uma enorme variedade de bares e

restaurantes com o melhor da gastronomia irlandesa. Siga para Dublin, a capital, onde se encontra um pub em cada esquina e a bela arquitetura georgiana. A viagem da capital à Galway dura cerca de 3 horas. Um dos principais destinos de férias, a cidade é rodeada pelo rio Corrib e possui uma charmosa arquitetura.

itália

Milão, a capital da moda, é o lugar ideal para fazer compras e passear pelas ruas movimentadas. Em-barque no sentido sul para Florença, na região da Toscana. Banhada pelorio Arno, possui muitos mirantes, de onde se pode admirar a arquitetura da cidade, como a Ponte Vecchio e suas lojinhas de joalheria. Nas proximidades, a encantadora Siena também conta com diversas atrações, como a Piazza del Campo, pal-co da corrida de cavalos, Palio di Siena. Não deixe de visitar a capital Roma e seus pontos turísticos mais famosos, como o Coliseu.

PoRtugal

Com paisagens de perder o fôlego, montanhas, planícies, castelos e cidades bucólicas, a capital Lisboa é uma cidade moderna e agitada. Já Coimbra é uma das cidades mais importantes de Portugal e possui atrações imperdíveis que contam a história do país, com destaque para a arquitetura medieval. De Coim-bra à Cidade do Porto, a viagem tem duração de aproximadamente 1 hora. No Porto, a cidade do vinho mais famoso do mundo, os visitantes se deslumbram com a charmosa estação de trem, São Bento, além das igrejas barrocas e pequenas ruas para explorar. Além de tudo isso, um passeio de trem pelo Vale do Douro é uma experiência única.

RePúBlica tcheca Com uma fascinante história e arquitetura magnífica, a República Tcheca oferece diversos trajetos em

trem para os turistas. A impressionante Praga possui um centro histórico muito conservado. A partir da estação Hlavni Nadrazi, na capital, a cerca de 3 horas está à cidade de Olomouc, banhada pelo rio Moravia, onde é possível observar o deslumbrante monumento Coluna da Santíssima Trindade. Visite também a cidade de Karlovy Vary, 3 horas da capital, que por suas águas termais que chegam a 72º C, possui uma concentração incrível de spas.

suíça

Embora seja um país pequeno no coração da Europa, a Suíça conta com uma das melhores malhas ferroviárias do mundo. O confiável Sistema de Transporte Suíço oferece viagens panorâmicas a bordo de trens confortáveis e pontuais como os próprios relógios suíços. Nada melhor do que curtir de forma econômica as estonteantes paisagens alpinas da Suíça com a ajuda do Swiss Pass: o passe inclui não só o transporte ferroviário, como também os ônibus, barcos e transporte urbano em 41 cidades suíças, além de conceder descontos de até 50% nas excursões de montanha, entrada livre em 400 museus e gratuidade para crianças de até 16 anos acompanhadas dos pais. Com tantas facilidades, não há desculpa para não se conhecer as três culturas (alemã, francesa e italiana) deste pequeno grande país.

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/11 03turismo

extensa malha ferroviária é a melhor alternativa para cruzar o velho continente

A viagem até Berlim passa por paisagens incríveis

O Coliseu, em Roma

A Torre de Belém, em Lisboa

Os Alpes suíços têm paisagens estonteantes

Page 20: Gazeta do Oeste

Vai a Sergipe para curtir praia? Fuja do óbvio e aproveite a face histórica desta cidade no roteiro da Visual Turismo, que contempla city tour pela capital sergipana, passeio de catamarã por Aracaju e Cânions Xingó, além de visita ao Museu Arque-ológico. Os visitantes também têm dias livres para aproveitar as peculiaridades do destino, pequeno só no tamanho.

Para começar bem o dia e recarregar as energias, reco-menda-se caminhar pela orla de Atalaia, dar um mergulho em suas águas mornas e rasas e matar a sede com uma saborosa água de coco. Vale a pena visitar o centro histórico da cidade e a Crôa do Goré, uma ilha de areia branca que aparece com o mo-vimento das marés, localizada no Rio Vaza-Barris.

Em Canindé do São Fran-cisco, a usina hidrelétrica de Xingó atrai muitos visitantes por suas águas esverdeadas. Já os cânions da região encantam por meio de um passeio de catamarã. Durante o percurso nas águas do Rio São Francisco, os paredões vão surgindo com toda sua beleza e imponência, dando a impressão de serem esculpidos à mão.

Para conhecer a rica cul-

tura pré-histórica do Baixo São Francisco, o acervo do Museu de Arqueologia do Xin-gó mantém expostos achados arqueológicos com mais de 9 mil anos. Destaque para o ma-terial lítico (ferramentas feitas com pedras), cerâmico e de sepultamentos quase intactos. O espaço fica aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9 às 16h.

O pacote de sete noites (com validade até 30.11.2011) sai a partir de R$ 1.430 por pessoa em apartamento du-plo. Inclui passagem aérea via Avianca, traslados, cinco noites de hospedagem em Aracaju, duas noites de hospedagem em Canindé de São Francisco e café da manhã. O valor agrega pas-seios pela cidade, de catamarã em Aracaju, passeio ao Canyon de Xingó e visita ao museu ar-queológico em Canindé.

Quem quiser pode com-pletar a viagem com passeios opcionais: Crôa do Goré ...................... R$ 80Foz do São Francisco ...... R$ 126Litoral Sul ........................... R$ 38Mangue seco ...................... R$ 90Praia do Saco ..................... R$ 48São Cristóvão ..................... R$ 48Laranjeiras ......................... R$ 48

:: GaZeta do oeste :: DIVINÓPOLIS - SEXTA-FEIRA, 23/09/1104 turismo

Rua Rio de Janeiro, 332 - Centro Tel: (37) 3216-0600www.escalaviagens.com.br

Dezembro/Janeiro: Reveillon 2011/2012 ( De 28/12 a 01/01/12)Janeiro: Férias de Janeiro com passeios no Pão de Açúcar, Cristo, noite

Carioca na Lapa e Centro Histórico a pé. ( De 25 a 29/01/12)Fevereiro: Desfile das Campeãs ( De 23 a 26/02/12)

Hotel Royal Rio em CopacabanaGARANTA JÁ SEU LUGAR!!!

RIO DE JANEIRO É COM A ESCALA TURISMO

A TAM Linhas Aéreas pre-parou um serviço de bordo especial para os próximos dois meses: o Festival de Empana-das, que será realizado até 17 de novembro, para os clientes que embarcarem na Super Ponte (voos entre São Paulo/Congonhas, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizon-

te/Confins), das 18h01 até o último voo.

O prato tradicional da Espa-nha, da Argentina e de outros países latino-americanos será servido em embalagem perso-nalizada. Serão treze tipos de recheio, com uma opção por voo: escarola, frango, carne, calabresa, calabresa com re-queijão, palmito, palmito com

requeijão, presunto e queijo, milho com requeijão, queijo e milho, napolitana, ricota com espinafre e a típica argentina, com carne e azeitona. Cada variedade ficará disponível no cardápio por uma semana.

A ação não é válida para voos com as aeronaves Vintage, que oferecem serviço de bordo temático.

TAM oferece Festival de Empanadas a bordo

GazetaDO OESTE

QUER MOTIVOS PARA ASSINAR O MELHOR DIÁRIO DE DIVINÓPOLIS?

ASSINE JÁ:(37) 3222.6322

Maior credibilidade do centro-oeste mineiro. Qualidade de impressão superior.

Maior portal de notícias da região, o G37. Melhor equipe de jornalistas, articulistas e colunistas.

Você tem a certeza que quando lê, realmente sabe mais!

sergipe muito além de praias

Canindé do São Francisco - passeio pelos Cânions de Xingó com catamarã