Gazeta do Oeste

16
Gazeta DO OESTE DIVINÓPOLIS•MG | QUINTA-FEIRA, 08 DE DEZEMBRO DE 2011 | ANO XIX | N.º 1.715 | R$ 2,50 Poeira se transformou em barro na “Estrada velha de Ca- juru” e os motoristas que tentaram trafegar pela via atolaram, o motivo segundo os moradores é que uma Patrol realizada pela prefeitura municipal dificultou o acesso, modificando a terra da rua, causando o atolamento. Os moradores das co- munidades rurais próximas também ficaram ilhados, devido aos coletivos não transitarem. PÁGINA 05 Caros leitores, Em face do Feriado religioso municipal de Nossa Senhora da Imaculada Conceição estabelecido em 8 de dezembro desde 1967 a partir da Lei 744, a Gazeta do Oeste não irá circular amanhã, acompanhando o decreto de Lei 10.220 publicado pelo atual prefeito Vladimir Azevedo. Já no sábado (10) nossa circulação ocorrerá veiculada normalmente. Atenciosamente, A direção Quatro homens foram presos e dois menores apre- endidos durante batida poli- cial no pontilhão que divide os bairros Porto Velho e Ni- terói no final da tarde desta quarta-feira. Os militares en- contraram os suspeitos após um a denúncia anônima de tráfico de drogas. No local fo- ram apreendidos drogas, rá- dio Walkie Talkie uma balança de precisão. PÁGINA 12 O vereador Edson Sousa (PSB) confirmou, ontem (7), que é também um dos candidatos a presidência da Mesa Diretora para o ano de 2012. O processo eleitoral, que está previsto para ocorrer agora em dezembro movimenta os corredores da Casa já alguns meses e se mostra concorrido. Junto a Edson, são candidatos: Anderson Saleme (PR), Beto Machado (PSDB), Adair Otaviano (PMDB), Milton Donizete (PRTB) e o atual presidente Pastor Paulo César (PRB). Além da candidatura a mesa, Edson Sousa revelou que tem encontro marcado com a presidente Dilma Rouseff (PT) para a próxima segunda-feira dia (12) por intermédio do petista Beto Cury, pré-candidato a prefeito de Divinópolis. PÁGINA 03 Concurso elege “Garota do bairro” PÁGINA 06 Edson Sousa confirma candidatura e anuncia encontro com Dilma Drogas e máquina de cartão são apreendidos no Porto Velho Motoristas atolam e moradores ficam ilhados MESA DIRETORA Paulo Reis Taylor de Freitas Polêmica se arrasta e prazo do MP chega ao fim Índice de registros no SPC continua caindo PF apreende droga próximo a Bom Despacho Apostilamento Comércio de Natal 7 quilos de haxixe PÁGINA 03 PÁGINA 05 PÁGINA 12

description

edição 1715

Transcript of Gazeta do Oeste

Page 1: Gazeta do Oeste

GazetaDO OESTE

DIVINÓPOLIS•MG | QUINTA-FEIRA, 08 dE dEzEmbRo dE 2011 | ANO XIX | N.º 1.715 | R$ 2,50

Poeira se transformou em barro na “Estrada velha de Ca-juru” e os motoristas que tentaram trafegar pela via atolaram, o motivo segundo os moradores é que uma Patrol realizada pela prefeitura municipal dificultou o acesso, modificando a terra da rua, causando o atolamento. Os moradores das co-munidades rurais próximas também ficaram ilhados, devido aos coletivos não transitarem. Página 05

Caros leitores,Em face do Feriado religioso municipal de Nossa Senhora da Imaculada Conceição estabelecido em 8 de dezembro desde 1967 a partir da Lei 744, a Gazeta do Oeste não irá circular amanhã, acompanhando o decreto de Lei 10.220 publicado pelo atual prefeito Vladimir Azevedo. Já no sábado (10) nossa circulação ocorrerá veiculada normalmente. Atenciosamente,

A direção

Quatro homens foram presos e dois menores apre-endidos durante batida poli-cial no pontilhão que divide os bairros Porto Velho e Ni-terói no final da tarde desta quarta-feira. Os militares en-contraram os suspeitos após um a denúncia anônima de tráfico de drogas. No local fo-ram apreendidos drogas, rá-dio Walkie Talkie uma balança de precisão. Página 12

O vereador Edson Sousa (PSB) confirmou, ontem (7), que é também um dos candidatos a presidência da Mesa Diretora para o ano de 2012. O processo eleitoral, que está previsto para ocorrer agora em dezembro movimenta os corredores da Casa já alguns meses e se mostra concorrido. Junto a Edson, são candidatos: Anderson Saleme (PR),

Beto Machado (PSDB), Adair Otaviano (PMDB), Milton Donizete (PRTB) e o atual presidente Pastor Paulo César (PRB). Além da candidatura a mesa, Edson Sousa revelou que tem encontro marcado com a presidente Dilma Rouseff (PT) para a próxima segunda-feira dia (12) por intermédio do petista Beto Cury, pré-candidato a prefeito de Divinópolis.

Página 03

Concurso elege “Garota do bairro”

Página 06

Edson Sousa confirma candidatura e anuncia encontro com Dilma

Drogas e máquina de cartão são apreendidos no Porto Velho

Motoristas atolam e

moradores ficam ilhados

Mesa Diretora

Paulo Reis

Tayl

or d

e Fr

eita

s

Polêmica se arrasta e

prazo do MP chega ao fim

Índice de registros no

SPC continua caindo

PF apreende droga próximo

a Bom Despacho

Apostilamento Comércio de Natal 7 quilos de haxixe

Página 03 Página 05 Página 12

Page 2: Gazeta do Oeste

Se não for pelo exercício da analogia fica difícil entender determinadas injunções de setores da indústria brasileira, corroídos pela Lei de Gérson, que recomenda levar vantagem em tudo. Principalmente as transnacionais, que se posicio-nam entre as mais poderosas do país.

À grande indústria dos laticínios não interessa a produção arte-sanal de queijos históricos e tradicionais, buscando padrões inatin-gíveis para a produção familiar, com custos inacessíveis à maioria.

Diferentemente nos países da Europa e em outras partes do mundo, a produção artesanal é extremamente valorizada transfor-mando seus produtos em bens culturais e históricos. É o caso dos pasteizinhos de Belém, que elevam o nome da culinária portuguesa no mundo. E também dos ceviches peruanos, que igualmente valo-rizam a tradição pesqueira daquele país andino.

O queijo Canastra, assim como o pão de queijo, é tradicional em Minas Gerais e conta parte de sua história rural. Mas as novas exigências de ‘higienismo’ herdadas dos norte-americanos em 1956 recomendam pouco menos que a extinção dos queijos artesanais, da produção familiar, seja da ilha de Marajó (onde o queijo de búfala faz a festa dos apreciadores) da serra gaúcha e catarinense, dos queijos coalho do nordeste do país, à luz desse aguçado ‘higienismo’ estarão todos eles condenados à falência.

A quem pode interessar o débâcle da produção familiar? Evi-dente que o queijo industrializado pelos grandes laticínios, onde inexiste os conceitos históricos e tradicionais, atrelados que são ao capitalismo.

Reina muita desconfiança en-tre os mais antigos, que do mesmo modo não entendem a supressão da banha de porco do mercado brasileiro. Evidente que as expec-tativas de vida subiram muito ao final de maciça conscientização sobre o uso de gorduras animais. Mas continua obscuro o caráter dessas sugestões, que igualmente podem estar submetidas aos interesses dos fabricantes de óleos de origem vegetal. É esta a desconfiança de muitos anos. Porque ninguém sabe se realmente existe uma correspondência entre aumento da expectativa de vida com a eliminação das gorduras animais. Pode ser que essa sobrevida advenha das novas tecnologias e medicamentos. A ciência, - e não o óleo vegetal - seria a verdadeira responsável por estender a vida das pessoas nesta era moderna.

Queijos e outros produtos lácteos são arrimo de muitas famílias pelo interior do Brasil, que de outro modo não teriam como subsistir. Ademais, são parte do folclore, da história e das tradições. Não é possível que as autoridades sanitárias, assim como governos em todos os níveis, não tenham como monitorar, ajudar e investir nesse tipo de produção. Para os produtores independentes as autoridades sanitárias são seus carrascos, ao contrário de agência reguladora.

E para as grandes indústrias de laticínio não interessa se matam o passado e as melhores tradições mineiras, ao dar combate ao queijo do Serro, o Canastra, e outras produções caseiras que foram responsáveis pela construção da alma de Minas Gerais.

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/1102 oPINIÃo

A alma de MinasEdIToRIAl

“Queijos e outros produtos lácteos são arrimo de muitas

famílias pelo interior do Brasil, que de outro modo

não teriam como subsistir. Ademais, são parte do

folclore, da história e das tradições. Não é possível que

as autoridades sanitárias, assim como governos em

todos os níveis, não tenham como monitorar, ajudar

e investir nesse tipo de produção”

ÓRGÃo do GRUPo GAzETA do oESTE dE ComUNICAçÃo lTdA

FUNDADOR: Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro

(1947 2004)

AdmINISTRAçÃo, REdAçÃo E GRÁFICA: Rua Rio Branco, 948 - Porto Velho • Divinópolis (MG) • CEP 35.500-430

TELEFONE: (37) 3222-6322 • www.g37.com.br • [email protected]

ASSESSoRES JURídICoSDr. Márcio F. Vaz • Dr. Mauro M. Nogueira • Dr. Breno M. de Faria

O jORNAL NãO É SOLIDáRIO COM CONCEITOS EMITIDOS EM COLuNAS E MATÉRIAS ASSINADAS.

dIREToR PRESIdENTEFernando Marcos Rodrigues

dIREToR dE mARKETINGLeonardo Marcos Rodrigues

EdIToRA CHEFELiziane Ricardo

Para saber ensinar é preciso, antes de tudo, saber aprender. Não se pode dar o que não se tem, não se pode ensinar um caminho que não se percorreu. Nada tão claro! Mas isso não significa, absolutamente, que a tarefa seja simples.

“A arte de educar consiste em começar ensinando-se primeiro a si mesmo.” Eis uma orientação da Pedagogia Logosófica que, aparentemente, aponta para uma obviedade. De fato, ela destaca algo que muitos educadores, pais ou professores já puderam comprovar em suas práticas: para saber ensinar é preciso, antes de tudo, saber aprender. Não se pode dar o que não se tem, não se pode ensinar um caminho que não se percorreu. Nada tão claro! Mas isso não significa, absolutamente, que a tarefa seja simples, como veremos a seguir.

Comecemos pelo fato de que não basta saber algo; é preciso saber ensi-nar, é preciso saber como ensinar. Isso envolve toda uma docência, um tato, dosagem, inteligência. Sob esse enfoque, daremos com as formas corretas e com as formas equivocadas de atuar ao tratarmos de corrigir a conduta da criança. As corretas são aquelas que constroem, enquanto que as outras, geralmente, são as que apenas reprimem. Mais do que dizer “não faça isto!”, é preciso possibilitar que o educando saiba a forma correta de se comportar.

O educador pode, por exemplo, no intuito de corrigir, utilizar a fórmula fácil do temor, da ameaça ou a da promessa. Pode, também, apontar o erro e ficar nisso, na censura, no castigo. É o procedimento mais comum e, por vezes, o que traz resultados mais imediatos. Entretanto, quando se atua dessa forma, não se propicia o mais importante na alma do educando: a compreensão do erro ante a visão clara da conduta correta a ser adotada, o que abre espaço para o estímulo sincero de mudar. Durante a correção, o educando deve ser tocado em seu entendimento, importantíssima faculdade da mente que é peça básica em qualquer mudança que se queira empreender. O ato de reprimir a má conduta, sem produzir na criança a vontade de mudar, costuma causar depressão, triste-za, insegurança, ressentimento e a sensação de ter sido injustiçada. Se a criança é de temperamento tímido, verá acentuada a falta de confiança em si mesma; porém, se seu temperamento é mais agressivo, rebelde ou argumentador, por falta da compreensão, insistirá na prática do erro, às vezes explicitamente, às vezes de forma camuflada, dissimulada. Em vez de simplesmente reprimir, o ideal é que o educador aprenda a corrigir, o que significa ensinar a eliminar o erro e propiciar o acerto. Isso implica educar para a vida, e não para o momento. Implica ter segurança daquilo que se ensina, visando, acima de tudo, ao bem do educando, e não ao seu bem-estar imediato.

A verdadeira correção deve ser feita com afeto e com o sincero empenho de ajudar.

Por outro lado, são duas psicologias que estão em jogo: a de quem ensina e a daquele que recebe a correção. É indispensável, pois, um conhecimento dessas duas psicologias. Em um clima de afeto, na certeza de se estar ao lado da criança e não contra ela, é possível fazê-la pensar, para que surja a vontade de mudar, fator indispensável, pois é ela mesma quem, de fato, fará culminar o processo da correção. A criança é quem se corrige, com os elementos e recursos postos à sua disposição. O educador poderá ensinar, aconselhar, encaminhar, exigir, mas a verdadeira correção só se inicia no momento em que ocorre a compreensão do erro, a vontade de mudar e, completando o quadro, a compreensão clara da conduta certa a ser adotada.

Há aspectos básicos que,segundo a Pedagogia Logosófica, fundamentam a atuação acertada no processo de correção da conduta de uma criança, seja quem for o educador da vez. Dentre esses aspectos, destacaremos aqui os seguintes:

A orientação da criança é, acima de tudo, responsabilidade dos próprios pais. Quando são muitos os que a educam, sem que entre eles haja a devida unidade de pensamento e ação, a criança se torna caprichosa, manhosa. A escola entra como complemento dessa orientação, como importante auxiliar. Os pais, ainda que muito ocupados no atendimento às exigências profissionais, não podem delegar a outros essa tarefa que a própria vida lhes confiou. Se o ideal for difícil de cumprir, que se cumpra o máximo que lhes for possível.

À criança devem ser dados conceitos reais, evitando tudo que é falso. Isto facilita correções no futuro. É importante propiciar que as crianças adquiram bons hábitos e que queiram ser boas. Evitar, também, tudo o que estimule a violência: brincadeiras, brinquedos, revistas, filmes, jogos, etc. Quando o assun-to são os desvios, também vale a fórmula do mais vale prevenir que remediar.

Para a educação de uma criança, é imprescindível que lhe sejam transmi-tidos conceitos reais do que é o homem, do que é Deus e suas Leis, do que é o universo. Os conceitos formados ao longo da vida são os orientadores da con-duta. É importante que os educandos cresçam gostando da boa conduta, que se sintam felizes e estimulados, que não tenham vergonha de ser obedientes aos princípios de disciplina e de bem, sendo cumpridores, generosos, gratos, etc.

Continua na próxima semana.

Artigo extraído da Revista Logosofia nº 13, p. 13 a 16Dulce Regina Feu Alvim Moreira Bacharela e licenciada em Letras, línguas

neolatinas pela UFMG e docente da Fundação Logosófica do Brasil

A CoRREçÃo dA CoNdUTA dA CRIANçA. PARTE I

LogosofiaFundação Logosófica Em Prol da Superação Humana

GovERNAdoR, o GovERNo dE mINAS ENvIoU RECENTEmENTE à ASSEmblEIA lEGISlATIvA PRoJEToS dE lEIS SolICITANdo AUToRIzAçÃo PARA EmPRéSTImoS. QUAl A ImPoRTâNCIA dESSES PRoJEToS PARA o dESENvolvImENTo do ESTAdo, A QUE ElES SE REFEREm?

É verdade. São projetos muito importantes para o desenvolvimento de Minas Gerais. Graças à nossa boa estrutura fiscal e financeira pudemos encaminhar esses projetos à Assembleia. O primeiro deles se refere à renegociação de uma dívida com a CEMIG e um segundo é para a ob-tenção de empréstimos junto a bancos nacionais e internacionais para o desenvolvimento do Estado, em obras de infraestrutura, segurança pública e mobilidade urbana.

NESSA QUESTÃo dA INFRAESTRUTURA, GovERNAdoR, QUAIS SÃo oS PRoJEToS PRINCIPAIS QUE SERÃo ATENdIdoS?

Bem, nesse caso nós tivemos recentemente a autorização do Go-verno Federal para levantarmos R$3 bilhões para empréstimos novos. Nós vamos colocar esses recursos basicamente em um programa muito importante chamado Caminhos de Minas, que significa a construção de novas estradas asfaltadas entre as regiões de Minas Gerais. É um pro-grama que já foi lançado, estamos fazendo os projetos para realizarmos das licitações das estradas e esses recursos nós vamos obtê-los junto aos organismos nacionais e internacionais para financiar essas estradas. Nós teremos também a destinação de parte desses recursos para a área de segurança pública, sempre uma prioridade no nosso governo, bem como na mobilidade, ou seja, na questão viária e de tráfego das grandes cidades de Minas Gerais.

No CASo dA dívIdA Com A CEmIG, QUAIS SERÃo oS bENEFíCIoS PARA o ESTAdo E TAmbém PARA A EmPRESA Com o PAGAmENTo dESSA dívIdA?

No caso do Projeto de Lei que se refere à dívida com a CEMIG, trata-se de um bom negócio para ambos. Nós estamos, em síntese, trocando uma dívida de curto prazo e com juros altos por uma dívida que se transforma de mais longo prazo e com juros menores. Na realidade, a CEMIG está concedendo para o pagamento a vista um desconto e nós estamos levantando recursos junto a bancos nacionais e internacionais exatamente com o propósito de pagar a dívida com esse desconto. E com esse recurso que a CEMIG vai receber é claro que ela vai investir na melhoria dos seus serviços. E nós ficaremos devendo menos e pagando juros bem menores. Tudo com a autorização do Governo Federal.

EU QUERIA QUE o SENHoR FAlASSE Um PoUCo mAIS SobRE ISSo. Como SE TRATA dE EmPRéSTImoS INTERNACIoNAIS PRECISA dA AUToRIzAçÃo do GovERNo FEdERAl?

É verdade. Nós precisamos sempre da autorização do Governo Federal. É o chamado aval do Tesouro Nacional. Todas essas operações decorrem necessariamente da aprovação do Governo Federal. Aliás, elas só são possíveis porque Minas Gerais cumpriu o chamado ajuste fiscal, ou seja, nós fizemos o nosso dever de casa ao longo desses anos. Recentemente estive em Brasília com a presidenta Dilma e juntamente com outros governadores nós assinamos esses documentos que reco-nhecem que Minas Gerais está no caminho certo do seu equilíbrio fiscal e financeiro. Isso é muito positivo porque permite que Minas levante recursos para os investimentos tão necessários para o desenvolvimento de nosso Estado.

PalavraDo Governador

Desenvolvimento Do estaDoOperações foram aprovadas e autorizadas pelo Governo Federal e só são possíveis

porque Minas Gerais cumpriu o chamado ajuste fiscal, ou seja, nós fizemos o nosso dever de casa ao longo desses anos.

www.g37.com.br | [email protected]

Page 3: Gazeta do Oeste

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/11 03PolíTICA

Desde maio, a polêmica extinção definitiva do apos-tilamento tramita na Câma-ra Municipal de Divinópolis atendendo recomendação do Ministério Público Estadual, Coordenadoria do Controle de Constitucionalidade. Nesse período, o inicial PL EM-002, de autoria do Executivo, já rendeu os Substitutivos I e II e motivou a presença frequente das direto-ras da educação municipal, que integram uma das categorias atingidas pela proposta. O atual Substitutivo II, que foi anuncia-do como uma proposta viável recebeu recentemente parecer de inconstitucionalidade. Agora o Legislativo caminha para ela-boração do Substitutivo III, no entanto agora convivendo com a proximidade do prazo limite do MP que é 31 de dezembro de 2011.

O presidente da Comissão Mista para elaboração do Substi-tutivo II, Beto Machado (PSDB), afirma que agiu de forma demo-crática e imparcial, respeitando a maioria dos integrantes, mas ale-gou que sempre alertou sobre a questão da legalidade. “A minha preocupação era em relação às Comissões Permanentes princi-palmente a Comissão de Cons-tituição e Justiça e justamente aconteceu após a aprovação do substitutivo II um parecer pela inconstitucionalidade de alguns artigos”, declarou.

O vereador afirma que aguar-dou a notificação da Comissão

Permanente de Constituição e Justiça para que pudesse tomar as providências e equacionar junto com a Comissão Mista, qual caminho seria tomado para resolver a questão.

ParecerQuestionado sobre o que

versa o parecer de inconstitucio-nalidade emitido pela Comissão Permanente de Constituição e Justiça, Beto Machado explicou que a proposta gera impacto orçamentário para o Executivo

e como o Substitutivo II foi elaborado por uma comissão nomeada pelo Legislativo alguns artigos se tornaram inconstitu-cionais, visto que vereador não tem prerrogativa de elaborar leis, que causem despesas ao erário.

Além disso, Machado afirma que houve uma apresentação por parte da Prefeitura Mu-nicipal, onde foi colocada a necessidade de seis meses para levantamento de todas as pas-tas funcionais o que inviabiliza o substitutivo II já que a data

para extinção do apostilamento conforme determinação do Mi-nistério Público se encerra em 31 de dezembro de 2011.

MPA reportagem questionou

esse curto prazo ao edil e em resposta Beto Machado disse que justamente essa escassez de tempo já motivou a Comissão a se reunir na última terça-feira, após reunião da Câmara Muni-cipal, no sentido de buscar uma rápida solução.

Além desse encontro na ultima terça-feira, o vereador disse que ontem (7) houve nova reunião, que durou mais de cin-co horas onde foi possível sanar as ilegalidades do Substitutivo II, faltando agora debater as altera-ções do o Executivo. “Ficou ainda uma definição de nós estarmos conversando com o Executivo para chegar a um denominador comum e será elaborado o Subs-titutivo 3 se adequando a Comis-são de Constituição e Justiça e sanando todas as irregularidades e assim possa o projeto ser co-locado em plenário e votado”, explicou. Machado acredita que será possível atender a maioria dos servidores.

aPostilaMentoO apostilamento é um bene-

fício, que permite ao funcioná-rio público, que exerceu cargo comissionado ou foi diretor de escola, durante determinado tempo, continue com a respec-tiva remuneração, mesmo após deixar a função voltando a seu cargo de origem.

O vereador Edson Sousa (PSB) confirmou, ontem (7), para a Gazeta do Oeste, que é um dos candidatos a presidência da Mesa Diretora para o ano de 2012. O processo eleitoral, que está previsto para ocorrer agora em meados do mês de dezem-bro movimenta os corredores da Casa já alguns meses e se mostra concorrido, visto que junto a Edson se classificaram, anteriormente, como candida-tos: Anderson Saleme (PR), Beto Machado (PSDB), Adair Otaviano (PMDB), Milton Donizete (PRTB) e o atual presidente Pastor Paulo César (PRB).

Ao ser procurado pela repor-tagem, a princípio, Edson Sousa preferiu guardar segredo sobre as especulações a respeito do desejo de ocupar a cadeira maior do Legislativo. O edil justificou que é preciso ter “elegância” na política se pronunciando no momento adequado, já que o processo eleitoral da Mesa Diretora só é deflagrado, após a votação do orçamento de 2012. No entanto, Edson Sousa - que já foi presidente da Câmara em 2007, compôs a Mesa Diretora também em outros cargos e hoje é oposição ao Governo Vladimir Azevedo (PSDB) - resolver trazer à tona a verdade se colocando realmente como um dos candi-datos à presidência da Casa.

Questionado sobre o que motivou a se lançar como candi-

dato, o edil afirma que o processo surgiu “de uma forma muito natural”, onde a matemática sobressaiu apresentando o apoio de oito colegas parlamentares, após conversas de gabinetes, que se intensificaram nos últimos dez dias.

encontro DilMa rouseffAlém de se declarar como

candidato a presidência, o ve-reador Edson Sousa disse na ultima terça-feira que está com encontro agendado com a pre-sidente Dilma Rouseff (PT) na próxima segunda-feira (12). Se-gundo o edil, a presidente Dilma “foi escolhida e votada no ano passado como uma cidadã divi-nopolitana”, sendo que por dois momentos foi planejado dela vir ao município, mas devido à agenda extensa foi inviabilizada a visita. “É uma presidente querida do mundo todo e fica difícil de dar conta de toda agenda, mas já entraram em contato e ela vai nos receber na segunda-feira, no gabinete dela, e eu levarei o título de cidadã divinopolitana”, disse.

O vereador ressaltou que com o título, aprovado na Câ-mara Municipal, o povo de Divi-nópolis por meio de seus repre-sentantes presta homenagens a presidente Dilma. “Dilma é presidente e é divinopolitana”, declarou. Edson Sousa disse que o pré-candidato a prefeito muni-cipal de Divinópolis pelo Partido dos Trabalhadores, Beto Cury, foi o responsável por intermediar o encontro.

O Sindicato dos Trabalhado-res Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (SINTRAM) realizou, ontem (7), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, As-sembleia Geral Extraordinária com o servidores públicos muni-cipais para apresentar processo administrativo bem como deli-berar sobre a aplicação de pena em desfavor de ex-diretores do sindicato referente ao mandato de 2005 a 2008, período que foi levantada falha financeira contra o patrimônio do sindicato.

De acordo com o diretor que acompanhou a auditoria con-tábil interna, Adelmo Coelho, a assembléia será o fórum para os

servidores decidirem se houve ou não as falhas e quais ações serão tomadas pelo sindicato a

respeito dos ex-diretores. Adelmo e também a diretora,

Flávia Adriana, adiantaram que

os envolvidos no caso, já estão pagando ao SINTRAM os valores indevidos.

Vereador Edson Sousa diz estar em contato com edis e já contabiliza 8 votos a seu favor

Edson Sousa confirma candidatura a presidência da Câmara MunicipalEdil afirma ter encontro marcado, no dia 12, com a presidente Dilma

Beto Machado anunciou que será feito agora Substitutivo III; prazo do MP vence dia 31 de dezembro

FlÁvIA bRANdÃ[email protected]

Liziane Ricardo

Vereador Beto Machado afirma que comissão se reuniu ontem e foi possível sanar todas as ilegalidades do Substitutivo II

Projeto Substitutivo II para extinção do apostilamento esbarra na inconstitucionalidade

FlÁvIA bRANdÃ[email protected]

Poucos servidores compareceram a assembléia para decidir sobre o resultado da auditoria

SINTRAM apresenta resultado de auditoria sobre falha financeiraFlÁvIA bRANdÃ[email protected]

Flávia Brandão

Flávia Brandão

Page 4: Gazeta do Oeste

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/1104 CIdAdES

Gostaria de externar enorme sentimento de satisfação e orgulho com a atual Administração Municipal – Gestão do Centenário, o que tange às ações voltadas à Educação. É louvável, extremamente digno e de enorme reconhecimento o trabalho que esta gestão vem desempenhando para o nosso Município, e tivemos ganhos significativos em todas as áreas: na Saúde, sobretudo com a implantação deste revolucionário Hospital Público; no Desenvolvimento Econômico, com a pujança de novas empresas e geração de emprego e renda; no Esporte e na Cultura, com a ampliação das opções para as famílias; no Desenvolvimento urbano, com dezenas de obras que valorizam cada vez mais o município; no Trânsito, com o incansável e nem sempre reconhecido trabalho desenvolvido pela Settrans; no Desenvolvimento Social, com a ampliação dos CRAS e a queda de diversos índices que sempre assom-bravam nossa população; no Agronegócio, que esta gestão fez renascer nestes três últimos anos, valorizando o homem do campo; e em diversas outras áreas nas quais o desenvolvimento e o surgimento de oportunidades são a marca desta gestão. Estas e outras conquistas, para o município de Divinópolis, representa uma década de avanço em apenas 3 anos.

Entretanto, talvez as maiores conquistas desta competente gestão se dão no campo da Educação. Apesar conhecer com profundidade as ações acima citadas e outras dezenas implementadas pela Gestão do Centenário, como gestor de Educação, nada me deixa mais feliz e extremamente otimista do que os avanços que Divinópolis vem obtendo neste quesito, em todas as suas esferas. Não foi a toa que Divinópolis foi considerada, recentemente, como uma Metrópole do Futuro pela revista Veja. Afinal de contas, sabemos que os alicerces do desenvolvimento de qualquer cidade está em uma educação de qualidade, com investimentos dos poderes público e privado mas, acima de tudo: uma educação encarada como prioridade por parte da gestão municipal!

Por isso o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação básica em Divinópolis teve o reconhecimento oficial publicado pelo Ministério da Educação - MEC. O fato de estarmos entre as 64 melhores cidades do País no IDEB é apenas uma das consequências deste trabalho incansável, focado em resultados e na qualidade plena da educação desenvolvidos em Divinópolis. Conheço de perto o insaciável trabalho da competente secretária de Educação, educadora Eliana Cançado; e da batalhadora e envolvida secretária-adjunta, educadora Valéria Morato, pessoas pe-las quais tenho uma profunda admiração pessoal e profissional. Equipe competente e motivada por uma gestão séria e que valoriza a educação só poderia nos brindar com a excelência no trabalho desenvolvido e os belíssimos índices conquistados. Neste sentido, toda a comunidade acadêmica da Faculdade Pitágoras aplaude, de pé, as ações da Gestão do Centenário no que tange à educação de nosso município.

Enfatizo meu compromisso pessoal e profissional de, enquanto dirigente ligado à Educação, estarmos sempre em parceria com a Prefeitura Municipal de Divinó-polis em ações que visam o desenvolvimento da educação do nosso município. A Faculdade Pitágoras tem hoje cerca de 200 professores e 3300 alunos todos os dias, frequentando os mais de 20 cursos de Graduação e Pós-Graduação que oferecemos, e sabemos que, juntos, Faculdade Pitágoras e Prefeitura Municipal de Divinópolis podem contribuir, e muito, para a nossa Divinópolis. No ano especial do Centená-rio e também nos próximos 4 anos, nos quais temos a convicção de que seremos presenteados com mais uma gestão deste Governo que muito nos honra. juntos, poderes público e privado, podemos realmente fazer um algo mais pela Educação do Município e, não tenho dúvidas, Divinópolis trilha por um caminho certeiro de desenvolvimento educacional.

Francisco Resende Costa NetoDiretor-geral da Faculdade Pitágoras de Divinópolis

Francisco Resende

[email protected]

CARTA AbERTA dE RECoNHECImENTo à

QUAlIdAdE dA EdUCAçÃo do mUNICíPIo

Extrato do dEcrEto IntErmunIcIpal nº 01 dE 21 dE novEmbro dE 2011

Os Prefeitos dos Municípios aderentes ao Decreto Intermunicipal que convoca para a lª Con-ferência sobre Transparência e Controle Social dos Municípios de Araújos, Arcos, Camacho, Carmo do Cajuru, Carmo da Mata, Cláudio, Conceição do Pará, Formiga, Iguatama, Itapecerica, Japaraíba, Moema, Nova Serrana, Pains, Pedra do Indaiá, Pitangui,Santo Antonio do Monte e São Gonçalo do Pará, no uso de suas atribuições legais, e considerando o disposto no Decreto Presidencial de 08 de julho de 2011, que convoca a 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial, e no Decreto Estadual nº 45.612 de 03 de junho de 2011, que convoca a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, DECRETAM:Art. 1º Fica convocada a 1ª Conferência Regional dos Municípios afiliados a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica – AMVI –, sobre Transparência e Controle Social, a se realizar no dia 16.12.11 no Município de Divinópolis com o tema: "A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública", como etapa preparatória da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial.§1º Cada Município realizará sua Pré - Conferência em data anterior a do caput enviando os delegados escolhidos por ela à Conferencia Regional mencionada no caput.§2º Dentre os objetivos previstos na alínea I a VII da CONSOCIAL destaca-se:Debater e propor ações de promoção da participação da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e de fortalecimento da interação entre sociedade e governo.

Divinópolis, 07 de dezembro de 2011

adalberto rodrigues da Fonsecaprefeito de cláudiopresidente da amvI

mIssa dE sétImo dIa

Os familiares de bruno noguEIra rachId agradecem as manifestações de pesar em virtude do seu falecimento e convidam para a mIssa dE sétImo dIa a

realizar-se dia 09 dE dEzEmbro às 19 horas no Santuário de Santo Antônio.

EdItal para rEgIstro dE lotEamEntoHIRAN SILVA DE CARVALHO, Oficial do Cartório de Registro de Imóvel da Comarca de Cláudio, Estado de Minas Gerais, na forma da Lei, etc...Faz saber a tanto e quantos o presente edital virem ou dele tiverem conhecimento, que pelo HOTEL CAMPESTRE PALUZA, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Rua Dona Lilia nº 10, Bairro São Francisco, nesta cidade de Cláudio, inscrita no CNPJ: 10.395.910/0001-74, neste ato representada pelo seu sócio JOAQUIM LÚCIO CAMARGOS DA SILVA, brasileiro, comerciante, portador do CPF: 390.728.436-49, residente e domiciliado nesta cidade de Cláudio-MG, foi depositada toda a documen-tação exigida pela Lei 6.766 de 19/12/79 e demais legislações em vigor, para registro do Loteamento de sua propriedade, denominado PROLONGAMENTO BAIRRO SÃO FRANCISCO,devidamente matriculado sob o Nº, Livro 02,fls.12.823. Aprovado pela Prefeitura, em 05/12/2011, todos os documentos referente ao loteamento encontra-se arquivado neste Cartório, tudo conforme a Lei Federal 6766 de 19/12/79. O loteamento é constituído de 15 (quinze) lotes, com 01 (uma) quadra, com a seguinte descrição: Lotes vendidos: 1.529 M²; Área de Lotes:5.506,42 M²; Faixa de servidão Copasa: 247,14 M²; Área de Rua: 820,00 M² e Área remanescente: 71,44 M². As impugnações de todos que julgarem prejudicados, deverá ser apresentado neste Cartório, sito à Rua Itauna nº 97, Sala 06,Centro, nesta cidade de Cláudio – MG, até 15 dias após a terceira publicação deste edital. Não havendo impugnação, será o loteamento registrado de acordo com a lei. Hiran Silva de Carvalho – Oficial. Cláudio, 06 de Dezembro de 2.011.

Ontem pela manhã, 7 de Dezembro, autoridades da cida-de, se reuniram no auditório da Fiemg para oficializar a revi-talização da praça Benedito Valadares, conhecida popular-mente como a praça do Santu-ário. O intuito é proporcionar a comunidade um local de lazer com segurança e as adaptações adequadas para receber todos os moradores da cidade.

A reforma é uma parceria da prefeitura da cidade com a Siderúrgica Gerdau, instalada na cidade há 58 anos. A empresa já é parceira de Divinópolis em alguns projetos relacionados à cultura e educação e resolveu abraçar mais este projeto impor-tante para a cultura da cidade. “A Gerdau foi convidada pelo comitê do centenário para par-ticipar em projetos em prol da comunidade. A Gerdau enten-deu que a revitalização da praça do Santuário é uma importante contribuição para a comunida-de, pois representa melhorias de qualidade de vida para po-pulação” informou Andre Luis Guimarães, gerente executivo da Gerdau de Divinópolis.

A praça vai receber várias adaptações, a fonte luminosa vai voltar a funcionar, os lagos serão cuidados, o piso vai ser trocado, a praça passará por uma reforma paisagista e trará acessibilidade a todos os moradores. O prefeito

Vladimir Azevedo reforça a im-portância das mudanças e toda a segurança que vai ser adequada a praça “os idosos vão ter mais segurança, com a revitalização vamos ver um novo tempo, com mais acessibilidade na praça. Em termo de segurança teremos corrimões nas escada. A praça, que hoje, é palco de delinquen-tes, com a iluminação, vamos conseguir proporcionar maior segurança a sociedade” reforçou.

A reforma da praça é um projeto do arquiteto e ex-prefeito da cidade Aristides Salgado, foi ele também, o autor do projeto original da praça em 1965, du-rante o mandado do ex-prefeito Fábio Botelho. Aristides Salgado esta muito contente em realizar a reforma depois de tantos anos, segundo ele a última revitaliza-ção foi durante o ultimo man-

dato dele “essa praça representa muito para todos os moradores da cidade. Há 16 anos atrás, no meu segundo mandato, foi quando ela foi revitalizada pela última vez. Depois houve apenas algumas melhorias pontuais mas, agora a reforma é signifi-cativa” ressaltou.

A intenção é começar com a reforma o mais rápido possível, e o prazo estimado para a en-trega do projeto é de 5 meses “a revitalização deve começar de imediato, a Siderúrgica Gerdau vai conduzir os trabalhos e no final de maio ou no início de junho, vamos inaugurar a praça” garantiu o prefeito.

Com a revitalização, todas as autoridades esperam relembrar os bons tempos quando ela foi inaugurada e buscam conseguir permanecer por muitos anos,

por várias gerações, os valores da praça e proporcionar aos moradores um local de lazer onde possam passear com fi-lhos “ao embelezar e revitalizar esse espaço, queremos, afirmar o compromisso com gerações futuras. Nosso esforço será cons-tante, sempre de forma conjunta e união inteligente e eficaz para preservar a praça” informou o gerente executivo da Gerdau.

Além da praça do Santuário, outros locais da cidade estão em reforma para comemorar o cen-tenário da cidade “temos mais de 5 praças de Divinópolis em revi-talização. No bairro Planalto a reforma já foi realizada, estamos em obra no bairro Interlagos e no Bom Pastor, mas o projeto mais denso e mais complexo é o da praça do Santuário” esclareceu o prefeito.

Autoridades se reúnem para oficializar a revitalização da praça

Convênio para revitalização da Praça do Santuário é assinadoA partir deste mês, a praça Benedito Valadares, vai passar por várias reformas em busca de proporcionar a população um local de lazer ainda melhor

CRISTIANE [email protected]

Cristiane Fernandes

Page 5: Gazeta do Oeste

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/11 05CIdAdES

A chuva dessa terça-feira (06) trouxe muitos transtornos aos moradores de algumas zonas rurais que precisaram utilizar a “estrada velha de Cajuru”, que liga Divinópolis a comunidades rurais e ao município de Carmo do Cajuru. O motivo segundo a população é que a prefeitura municipal utilizou a patrol, para melhorar as estradas, mas com a chuva a estrada ficou muito ruim e a maioria dos motoristas que passaram pelo local atolou.

Os moradores das comunida-des rurais alegam que as estradas estavam com muita poeira, mas transitáveis, depois que a patrol passou é que ficou ruim. Mui-tos motoristas se arriscaram a continuar o trajeto e atolaram, os moradores pediram para que a prefeitura colocasse cascalhos no local para evitar mais atola-mentos.

Segundo os moradores até os

ônibus que vão para as comuni-dades rurais, quando chove não estão passando, quem não possui veículo fica ilhado na comuni-dade. Um morador que preferiu não ter seu nome divulgado conta que iria para a comunidade de Passagem e não houve ônibus. “Esperei no ponto e ele não veio,

devido ao tempo e as condições da estrada é comum os coletivos não circularem”, conta.

O motorista José de Oliveira explica que por não ter outro caminho a ser percorrido até a sua comunidade, tem que passar pela estrada. “Boa ela não está, mas temos que arriscar, não tem

outro caminho, se atolar temos que esperar outro veículo para ajudar ou buscar ajuda”.

De acordo com o motorista nesta época do ano são comuns os atolamentos, mas estes foram acentuados pela patrol. “Deve-riam colocar cascalho na rua, os veículos pesados têm dificuldade

de passar”, ressalta.No momento em que a equi-

pe da Gazeta esteve no local alguns carros tiveram dificulda-de já no início da estrada para passarem, alguns pontos devido a localização da estrada ficaram muito encharcados com a água da chuva. Os motociclistas que

se aventuraram a passar pelo local escorregavam, quem já conhece a estrada trafegou com mais cautela.

estraDasAntes do período chuvoso

algumas estradas rurais como na comunidade de Amadeu Lacerda receberam melhorias por parte de uma parceria entre a Semag (Se-cretaria Municipal de Agronegó-cios) e o governo do estado. Mais de um milhão foram investidos nas zonas rurais. Mas, a estrada “velha de Cajuru” não fez parte do projeto, a reportagem da Gazeta tentou contato com o secretário municipal de Agronegócios para saber se há previsões de melho-rias na estrada ou alguma medida paliativa como o despejo de cas-calho para evitar atolamentos, mas fomos informados que Paulo Marius estava no prédio da prefei-tura e seus dois celulares estavam desligados, até o fechamento da matéria por volta das 17h não obtivemos retorno.

Os moradores da rua Gonçalves Ledo no bairro

Porto Velho ficaram assustados ontem com a queda de uma árvore próximo ao número 170 por volta das 15h30. De acordo com o mo-rador Baltazar Henrique de Souza a árvore possui 33 anos e há pelo menos 7 meses ele protocolou junto à prefeitura um pedido de corte de árvores. O morador relata que na última chuva metade da árvore foi arrancada e o restante havia dado sinais de cairia. Souza conta que como percebeu que a planta cairia devido a “estalos”, acionou o Corpo de Bombeiros, mas a árvore caiu por cima dos fios arrancando a fiação de energia, deixando seus vizinhos sem energia elétrica. “O cupim estava comendo a árvore, um lado caiu com uma ventania, e um lado estava forçando os fios, um funcionário da prefeitura veio aqui e disse que a árvore não tinha perigo de cair. A árvore estava estalan-do”, conta. Com a queda a árvore ocupou toda a rua. A assessoria de comunicação da Cemig informou que uma equipe foi ao local imedia-tamente para conferir se os fios que caíram eram de energia elétrica, para fazer possíveis reparos prezando a segurança da população.

A chegada do 13º já é anúncio de boas notícias para o comércio divinopolitano. No último mês o número de registros junto ao SPC Brasil, no comparativo com o mesmo período do ano anterior registrou queda de 6,14%. Nesse contexto o número de consultas realizadas para compras a prazo em relação a dezembro de 2010, apresentou aumento de 0,28%. Quanto aos cancelamentos de registros, também tiveram que-da, no comparativo com mesmo período do ano, totalizando uma redução de 7,75%.

Com a chegada do final de ano, a expectativa é de que haja uma retração do índice de inadimplência, pois esse é o mo-mento em que os trabalhadores recebem o 13º salário. A Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) acredita que mais de 70% da primeira parcela do 13º salário sejam destinados ao pa-gamento de dívidas antigas.

De acordo com informações da Pesquisa Nacional de Endi-vidamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), em novem-bro, o número de famílias que declarou possuir dívidas dimi-

nuiu pelo sexto mês consecutivo, caindo também na comparação anual. O percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso recuou em novembro de 2011 tanto em relação ao mês anterior quanto em relação a novembro de 2010, assim como o percen-tual de famílias sem condições de pagar suas contas em atraso.

cHeQues e cartÕesA pesquisa revela que o per-

centual de famílias que relatou possuir dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédi-

to, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros reduziu pelo sexto mês consecutivo, passando de 61,2% em outubro para 59,0% em no-vembro de 2011.

Quando se trata do atraso no pagamento de contas ou dívidas, esse percentual também sofreu queda considerável em todo o país, alcançando 20% em novem-bro desse ano em comparação aos 21,3% registrados em outu-bro de 2011 e com isso o número de famílias que declarou não ter condições de pagar suas contas

ou dívidas em atraso voltou a recuar em novembro, após leve alta em outubro, passando de 8,2% para 7,3%.

Ainda segunda a PEIC, a Intenção de Consumo das Fa-mílias (ICF) voltou a crescer em novembro. Dessa forma, o índice apresentou aumento de 0,3% em relação a outubro, registrando 137,5 pontos. Para os especia-listas esse resultado indicou um nível favorável de consumo no mês que antecedeu o Natal, melhor data para as vendas no comércio.

Número de registros no SPC continua caindo em Divinópolis

Mais uma árvore cai

FlAvIANE [email protected]

Quantidade de registros mensais no comparativo com 2010

Motoristas relatam que após a patrol as condições da via ficaram muito ruins Alguns veículos se arriscaram e patinaram pela estrada

motoristas atolam devido as más condições das estradasPoeira se tornou barro, patrol complicou ainda mais o percurso

SARAH [email protected]

Sarah Rodrigues

Page 6: Gazeta do Oeste

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/1106 CIdAdES

Eles estão em todos os cantos da cidade e vão de casa em casa para levar informação e prevenir o aparecimento de doenças como Chagas, Leishmaniose e a Den-gue. Em Divinópolis cerca de 150 agentes de saúde visitam as resi-dências do município e prestam um trabalho silencioso, mas de grande importância. Durante a tarde de ontem (07), o plenário da Câmara Municipal de Divinópolis foi o palco das homenagens pres-tadas aos agentes do Município. Estiveram presentes o secretário adjunto de saúde Gilmar Santos, a diretora da vigilância em saúde Adriana Gomes e também o vere-ador Beto Machado.

aGentesGeraldo Magela de Melo é

agente de saúde há 35 anos tra-

balhando no controle da doença de chagas. Há oito anos o agente trabalha em Divinópolis e consi-dera a homenagem como uma ação de grande valia e considera fundamental o contato do agente com a população, “Eu acho im-portante essa homenagem que vem para engrandecer o nosso trabalho e dar mais motivação para fazermos o nosso trabalho e quem ganha com isso é a popula-ção. É importante o contato com o morador no município para despertar a atenção dele. Se você passa a retardar o contato com o morador isso o desmotiva e faz perder a credibilidade do nosso trabalho” avalia.

soleniDaDeDurante a homenagem o

vereador falou da data come-morativa e da importância do trabalho dos agentes de saúde em Divinópolis, “Quando era

vereador, o prefeito Vladimir de Faria Azevedo criou essa lei insti-tuindo o dia Municipal do Agente de Saúde e eu quando assumi então como parlamentar resolvi dar prosseguimento a essa ho-menagem e a essa comemoração importante dessas pessoas que de certa forma agem no dia a dia levando saúde e principalmente prevenindo essa doença que é a dengue” ressalta.

Beto destaca que nos três últimos anos a solenidade tem sido realizada, “Outras ações nós conseguimos vislumbrar através de parcerias junto à secretaria de saúde onde foi realizado o trabalho na praça do Santuário e esse ano nós estamos repetindo, foram homenageados alguns agentes indicados inclusive pelos próprios agentes da prefeitura” destacou.

O secretário adjunto de saúde Gilmar Santos considera o agente

de saúde como um profissional fundamental para a saúde do município, “São aqueles fun-cionários que são dedicados ao trabalho de campo no combate à dengue, sempre atentos para as condições de saúde, prin-cipalmente para as condições epidemiológicas como a dengue” acredita.

Gilmar explica que a data foi escolhida para homenagear todo o esforço que os agentes fazem e a importância desse agrupamento de funcionários dedicados na contenção de epidemias que possam ocorrer na cidade, “In-felizmente o trabalho deles ou a falta desse trabalho só aparecem quando há um caso de dengue ou epidemia. Hoje não temos um surto, uma morbidade da dengue porque o trabalho deles que é dificilmente é sentido é realizado de forma preventiva” ressalta o secretário.

Cento e cinquenta garotas de diversos bairros de Divinópolis se inscreveram para o concurso da “Segundo Grau” para fazerem um book com o cantor Thales Maia. Dessas, 10 foram esco-lhidas e disputaram durante o programa “Bastidores da Fama”, do apresentador Netinho na TV Candidés o título de “Garota do bairro”.

O empresário Sávio Fernatti foi jurado e escolheu as 5 finalis-tas e o público escolheria duas por telefone. O programa foi surpreendente porque o públi-co da internet começou a votar através do Facebook e escolheu duas candidatas distintas das que o público votou por telefone. No final quatro candidatas foram as “Garotas do bairro” devido ao entusiasmo do público.

Marina Alves de 15 anos do bairro Danilo Passos foi a segun-da mais votada pelo telefone, Va-nessa Paloma de 23 anos do bair-ro Manoel Valinhas foi a primeira mais votada. “Estou muito feliz, fiquei sabendo do concurso pela minha mãe e todas as candidatas são muito bonitas”, disse Vanessa ao ganhar o primeiro lugar.

A candidata Maria Fernanda de 16 anos do bairro São Luiz e Rosana Ferreira de 16 anos do Jusa Fonseca foram as mais vo-tadas pela internet.

Para o apresentador Netinho disputas que valorizam as garo-tas divinopolitanas são impor-tantes por ressaltarem a cultura

local. “Foi uma disputa bem acir-rada, de repente um concurso muito gostoso de fazer porque são meninas de Divinópolis, de bairros da nossa cidade que têm o sonho de ser modelo. Acredito que mais concursos desse tipo devem acontecer na cidade, justamente por mostrar meninas que se produzem sozinhas e têm uma beleza natural”.

O jurado Sávio Fernatti, teve muita dificuldade em escolher as 5 finalistas e dividiu com o público a tarefa de escolher as vencedoras. “Peguei a melhor parte entre aspas, porque a gente escolhe pela experiência que temos com palco, com foto e realmente fiquei feliz, porque o que escolhi, o público também reafirmou. Foi uma boa escolha e elas irão aproveitar bastante essa oportunidade”, afirmou Sávio.

Para o disputadíssimo can-tor Thales Maia, que arrancou suspiros das finalistas, o book final será melhor porque agora serão quatro garotas e não duas como no início.“Foram 10 meni-nas lindas, a escolha foi difícil a gente teve que empurrar para o pessoal de casa porque estáva-mos em dúvida, acho que será um ensaio muito bonito, eu e as quatro meninas, acho muito legal, em breve vocês verão as fotos”, pontuou Thales

Rosana que liderou as redes sociais ficou muito feliz com o prêmio “Estou muito feliz, consegui com a ajuda da minha família, dos meus amigos, não esperava, dei o melhor de mim e deu tudo certo”, acrescentou.

Na tarde de ontem (07) a Settrans (Secretaria de Trânsito e Transportes) realizou mais uma campanha de conscientização aos motoristas e pedestres na avenida Getúlio Vargas, esquina com rua São Paulo. A educação

no trânsito tem sido foco da secretaria desde o início do ano, “Pé na Faixa, Pé no Freio”, é o tema da campanha que visa in-centivar aos pedestres a atraves-sarem na faixa e aos motoristas a respeitarem a sinalização com

o braço.Segundo a educadora de

trânsito Consuelo Toledo, os motoristas já estão atentos e res-peitam mais a faixa de pedestre, enquanto o próprio pedestre ainda precisa se conscientizar

mais. “A gente percebe que os motoristas já respeitam mais a faixa, o pedestre ainda teremos que fazer um grande trabalho com eles, porque ainda não per-ceberam a importância de usar a faixa para sua segurança”, frisa.

“Garota do bairro” foi escolhida pelo públicoConcurso escolheu meninas para fazerem fotos com Thales Maia

SARAH [email protected]

10 garotas disputaram a final do concurso

Sávio foi quem escolheu as 5 finalistas

Sarah Rodrigues

Pedestres ainda precisam aderir à Educação no trânsito

Com a campanha os pedestres atravessaram rapidamente e todos de uma vez Para a educadora os pedestres ainda precisam se conscientizarem

Sarah Rodrigues

Cerca de 150 servidores participaram da solenidade

Agentes de Saúde são homenageados na CâmaraNo município dezenas de profissionais trabalham na visita às residências

FlAvIANE [email protected]

Flaviane Oliveira

Page 7: Gazeta do Oeste

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/11 07CIdAdES

Gustavo Costa

Administrar o fluxo de infor-mações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização. Imaginou-se praticando essa atividade? Se sim, o curso de Sistemas de Informação pode proporcionar todo o conheci-mento necessário para exercer essa e muitas outras atividades em seu abrangente campo de atuação.

A exigência básica para quem deseja ingressar no curso de S.I. é ter habilidade com cál-culos e ser bom no raciocínio lógico. A matemática será disci-plina presente durante os 4 anos do curso de graduação. Entre as matérias específicas estão lin-guagem de programação, banco de dados, sistemas de informa-ção, redes de computadores, inteligência artificial e também técnicas gerenciais com dis-ciplinas de Administração. Ao finalizar o curso, o egresso tem condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provo-car mudanças por meio da solu-ção dos problemas relacionados

à informática. Isso é possível com o uso das novas tecnologias da informação e gestão da área de sistemas de informação e do emprego de modelos para diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de sistemas de informação. Tudo isso com uma visão humanística

consistente e crítica do impacto de sua situação profissional na sociedade e nas organizações.

Embora seja uma profissão relativamente nova, já con-quistou um espaço relevante no mercado de trabalho. Pes-quisas revelam que de 50% a 75% das demandas da área de

Computação estão destinas aos profissionais de Sistemas de In-formação. Essa demanda justifi-ca o crescimento do mercado de trabalho para o profissional de S.I. Vanessa Bottignon, profes-sora e coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Fa-culdade Pitágoras, explica esse

rápido crescimento. “O mercado de trabalho em computação e informática cresce a cada dia, graças às novas tecnologias e à difusão dos meios compu-tacionais. Com isso, a procura por profissionais capacitados a indicar, desenvolver e imple-mentar soluções em Tecnologia da Informação aumenta. Esse crescimento também ocorre devido ao reconhecimento do papel dos Sistemas de Informa-ção como fator estratégico nos negócios”, afirma.

Além de ter um amplo mer-cado, os salários também são atrativos. Ainda que variem de acordo com o cargo, empresa e projetos, eles oscilam entre R$ 2.000 e R$ 8.000. Essa remu-neração é justificada por ser uma área mais técnica e por demandar um maior compro-metimento.

Áreas De atuaçãoSão diversas as possibilida-

des de atuação para o bacharel em Sistemas. Confira alguns desses setores.

Analista de Sistemas: reali-zar estudos de processos com-putacionais para encontrar o

melhor e mais racional caminho para que a informação virtual possa ser processada.

Fluxo de informação: Mo-dernizar e agilizar o processo de comunicação de uma empresa, criando, adaptando e instalando programas.

Logística: planejar e admi-nistrar rotas, sistemas de arma-zenagem e o tempo de entrega de produtos.

Marketing e vendas: ge-renciar a comercialização de equipamentos, periféricos e softwares.

Modelagem: construir mo-delos matemáticos que simulem situações reais, a fim de antever e prevenir problemas.

Suporte técnico: fazer a manutenção de sistemas e de redes de computadores de uma organização.

Ensino: Lecionar em esco-las públicas ou particulares de Ensino Fundamental, Médio e técnico ou em faculdades.

Vanessa ainda cita outras áreas de atuação. “Dentre várias opções, pode-se destacar tam-bém a de Banco de Dados, Ad-ministrador de Rede, Analista de Negócio e Consultor de TI”, diz.

mesmo sendo um curso novo, Sistemas de Informação tem amplo mercado de trabalho mATéRIA PRodUzIdA PoR AlUNoS do CURSo dE JoRNAlISmo

dA FACUldAdE PITÁGoRAS dE dIvINÓPolIS

Para ser um profissional de Sistemas de Informação, a qualificação no Ensino Superior é necessária

Gustavo Costa

Emoção. Essa palavra des-creve a manhã das 463 famílias que estiveram ontem no ginásio do Estrela do Oeste para assinar o contrato do programa “Minha casa, minha vida”. O conjunto li-berado foi o Vila das Roseiras e no próximo domingo, 11, as famílias receberão as chaves para poder realizar a mudança.

O programa criado pelo Go-verno Federal pretende construir mais de um milhão da casas em todo país. Em Divinópolis já foram 1272 unidades, a cidade que mais construiu na região. Já fazem dois anos desde que se iniciou o processo de distribuição das casas no município. O vice- prefeito Francisco Martins, que está à frente do projeto, diz que com o aprendizado que ganhou trabalhando nesse programa, poderia aposentar. “Essa assi-natura dos contratos depois de dois anos de muita luta, muito empenho de toda a nossa equipe e agora vamos realmente entregar os contratos e dia 11 entregamos a chave da casa própria. São 463 famílias que vão para o Vila das Roseiras e nossa equipe já está trabalhando para o Quinta das Palmeiras. Na verdade eu fico

feliz, eu posso até me aposentar pois são muitas famílias que estão sendo beneficiadas” comentou.

É um marco para a cidade. Além de mais de mil famílias terem a casa própria, todas elas foram construídas em bairros estruturados. Os planos da pre-feitura é que sejam construídas mais mil moradias. “O grande presente foi eu que recebi, com o conhecimento que ganhei trabalhando nesse projeto. Nós queremos continuar levando o sonho da casa própria para mais famílias. A ordem do prefeito é

que consigamos mais mil casas além dessas que já foram cons-truídas” disse Francisco.

Cada família que assinava o contrato, saia do ginásio com um grande sorriso no rosto. A aposentada Maria José, disse que está passando por uma mistura de sentimentos e agora só falta saber como irá fazer a mudança. “Estou alegre e nervosa, é uma mistura de sentimentos. Agora é arrumar uma forma de juntar tudo e mudar” comemorou.

Uma grande equipe da Caixa Econômica trabalhou para agi-

lizar a assinatura dos contratos. Os moradores ainda poderão fazer um financiamento para a construção do muro em volta da casa. Marcos Antônio Pacheco paga aluguel há dezesseis anos. “Melhor coisa que me aconte-ceu desde que nasceram meus filhos. Valeu à pena a espera” comemorou.

As famílias serão recebidas no domingo com uma grande festa. Lá elas receberão as chaves e darão início a uma nova etapa. O programa “Minha Casa, Minha Vida” oferece condições para que

a pessoa financie a casa própria pagando mensalmente 10% da renda comprovada e os contratos devem ser assinados pelas mulhe-res, mesmo que sejam casadas. Ângela Maria Rocha falou da emoção de conseguir a sua casa, não conseguiu conter as lágri-mas. “É muita emoção. Não tem palavras para descrever tudo o que a gente sente. Na segunda eu já estou mudando. Sou sozinha, tenho três filhos e eu sei como é difícil manter uma casa. Foi difícil esperar mas venci e está valendo a pena” emocionou-se.

O conjunto liberado foi o Vila das Roseiras e no próximo domingo, 11, as famílias receberão as chaves para poder realizar a mudança

Após a publicação da matéria sobre os pintores letristas ques-tionando a fiscalização da Sem-mapu, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Pedro Coelho, informou a Gazeta do Oeste que: “fui procurado por telefone pelo vereador Edson Sousa para que eu (Coelho) atendesse o letrista”. Porém o secretário informou que sua agenda na última terça-feira estava lotada de reuniões, mas que num intervalo de tempo o atenderia. Ocorreu que devido os atendimentos na secretaria terem sido divididos por ordem de chegada o autônomo não aguardou. Entretanto, a situação da faixa em questão se encontra dentro do quadrante tratado na proibição municipal relacionan-do o centro e demais localizações no entorno da área. Outro ponto esclarecido por Pedro Coelho, foi a questão da retirada das faixas de locais como árvores e postes que também configuram irregu-lar de acordo com a lei munici-pal, por isto, a prefeitura realiza a retirada, diferente do que foi alegado em relação à Semmapu se negar a atender as solicitações dos letristas.

Meio Ambiente esclarece situação dos letristas

Sorteados do programa “minha Casa, minha vida” assinam contratoANdRé [email protected]

André Bernardes

Page 8: Gazeta do Oeste

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/1108 vARIEdAdES

mARCo AURélIo [email protected]

DivinaexpoIrajá Nogueira, antenado como é, aderiu às

mídias sociais tem utilizado a ferramenta para apresentar as novidades de sua gestão como pre-sidente do Sindicato Rural, e elas são muitas. Esta semana ele postou que a festa Divinaexpo 2012, que também entra na programação do Centenário de Divinópolis, promete ser inesquecível. O Parque de Exposições irá ganhar cara nova, segundo Irajá. Vai ser montada uma estrutura de 100 metros de comprimento por 100 metros de largura com palco no centro, possibilitando maior conforto e segurança para o público. No mesmo post do Face-book, Irajá postou:“O cantor Eduardo Costa pediu para vir participar da festa do Centenário, pois ele é apaixonado pelo rodeio, o que vocês acham dele no domingo, para encerrar a Divinaexpo?”.

Livro

Foi cercada pelo carinho de familiares e amigos e esban-jando vitalidade e sabedoria que a matriarca Odete de Assis Freitas lançou, ontem, seu livro “Rodilhas do tempo: histórias da minha infância e juventude”, vividas na vizinha cidade de Nova Serrana, onde a obra foi lançada no Espaço Sindinova. O evento contou com um espetáculo, de 30 minutos, dirigido por Osvaldo André de Melo e intitulado “História de Amor e Tempo”, com Eliane Assunção, atriz que interpreta o passado da autora; e o momento atual do lançamento, representado pelos instrumentistas e cantores Marco Antônio Clementino e Marco Túlio (Tuti) Clementino, além da participação especial de Odete de Assis Freitas, como atriz e cantora.

SegundonaA universidade de Itaúna foi considerada a segunda melhor

universidade privada de Minas Gerais, quem ficou em primeiro foi a PuC- Pontífica universidade Católica, no resultado divulgado esta semana pelo MEC e Instituto Nacional de Pesquisas Edu-cacionais. Para o ranking foram analisadas as notas do Enade, a estrutura física, titulação e do corpo docente das instituições de ensino superior do país.

CóleraO Barkaça Poesia promove, neste sábado, mais um de seus encon-

tros recheados de novidades culturais. Intitulado “Tarde Cólera”, o encontro irá homenagear o músico Redson Pozzi, guitarrista, vocalista e fundador do grupo punk Cólera, um dos mais importantes do cenário brasileiro e que morreu aos 49 anos, em setembro deste ano. O evento será às 15 horas, na Casa Barkaça, rua Rio Grande do Sul, 1430. Na pauta, exposição de material da banda, varal de Letras do Cólera, apresentação de documentários, vídeos, entrevistas e apresentação musical: versões acústico/ experimentais. Ingressos custam cinco reais, mais um quilo de alimento.

Casamento

A modelo divinopolitana Clarisse Neves, que há vários anos vive na ponte aérea no circuito fashion europeu e americano, está de casamento marcado. No dia 21 de janeiro, ela e o fotógrafo e também modelo Stefano Raphael, oficializam a união e passam a residir no México. O enlace será às 21 horas, no Santuário Senhor Bom jesus, no bairro Niterói. Ela é filha de Wellington Silva Neves e de Ângela Maria Cordeiro Neves e ele, de Miguel Ângelo Causo e de Hélia Maria dos Passos.

PingaA Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade

– (AMPAQ), convidando para festa de final de ano que eles irão pro-mover às 20 horas do próximo dia 14, no Clube Mineiro da Cachaça, em Belo Horizonte. No encontro serão homenageadas pessoas que tem prestigiado ou defendido a cachaça artesanal de alambique mineira em seus aspectos produtivos (qualidade) e representação (política): Governador Antônio Anastasia, secretário de Estado da Agricultura – Elmiro Nascimento; empresário Luiz Otávio Possas Gonçalves – Cachaça Vale Verde, e empresário Antônio Eustáquio Rodrigues – Cachaça Seleta.

BibliotecaSerá no próximo dia 14, às 9 horas, a solenidade de encerramento

da revitalização e ampliação do acervo da Biblioteca Municipal Ataliba Lago, com a participação musical de Mariana Natan. Consta que foi revitalizado o acervo literário adulto, infantil e técnico e a compra de mil novos títulos. O projeto foi realizado pela Sociedade Amigos da Biblioteca – SAB - através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura sob a coordenação da Patmoss Projetos Culturais.

MéritoO Centro Municipal de Educação Infantil CMEI josé Maria Santos,

de Divinópolis, ficou entre os três finalistas do Prêmio Hugo Werneck, na categoria Educação Ambiental. A entrega da premiação foi realizada no último dia 30, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Estiveram presentes o Governador Antônio Anastasia, o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Adriano Magalhães, várias autoridades e personalidades como a atriz Cléo Pires que recebeu a homenagem “Destaque Especial” pela sua participação com “Embaixadora das águas” da uNESCO. O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza é uma iniciativa do Grupo Ecológico, por meio da Revista Ecológico - publicação voltada para a questão socioambiental, e das redes sociais Ecológico Online e Movimento SouEcologico.com. Conhecido como o “Oscar da Ecologia”, a premiação segue os moldes do Oscar e tem três indicados em cada categoria, sendo o vencedor declarado na hora. O CMEI josé Maria Santos participou com o Projeto Horta – Semeando o Futuro e esteve representado por sua diretora, Bernadet Tavares e várias professoras. Também estiveram presentes na cerimônia, acompanhando a equipe, a secretária de Educação Eliana Cançado Ferreira e Rogério josé da Silva, re-presentante da Sala Verde Frei Paulino, grande incentivadora do projeto.

EstacionamentoCeniro e Rose Marcolino locaram o moderno imóvel, com arquitetura

de Mirian Sena, no coração da avenida Primeiro junho, para as Lojas Americanas. já o subsolo do espaço ganhou um moderno estaciona-mento comandado pelo filho do casal, Marco Túlio, e por sua esposa Lívia Corgozinho. Com toda a segurança e comodidade só oferecida nos estacionamentos dos grandes centros comerciais, o Fast Park trouxe um conceito diferenciado para quem espera, e merece, tecnologia de ponta e atendimento diferenciado ao guardar seu carro. O local, inaugurado na semana passada e com mais de 30 vagas para veículos, oferece circuito fechado de TV, com monitoramento 24 horas, gerador de emergência, sprinklers para combate a incêndio, iluminação com lâmpadas de led, além de uma moderna sala de espera, tudo no centro comercial da cidade.

Vanessa Gramari, de verde, com sua equipe Step One, com várias novidades para as festas de final de ano na moderna loja

Sulamita Diniz com as filhas Luana e Andrêza

Page 9: Gazeta do Oeste

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/11 09vARIEdAdES

FechamentoAs farmácias da rede municipal de saúde passarão por balanço

anual e ficarão fechadas para a ação. A farmácia do Centro de Saúde do bairro Niterói estará fechada para balanço no próximo dia 15 e a do Centro de Saúde Central, fechará no dia 16. A farmácia do Centro de Saúde do bairro São josé não abrirá no dia 20, e a do Centro de Saúde do bairro Nossa Senhora das Graças, no dia 21 de dezembro. A farmácia do Centro de Saúde de Santo Antônio dos Campos suspenderá também as atividades para balanço no dia 27 e a Central de Abaste-cimento Farmacêutico (CAF), do dia 26 a 30 de dezembro. De acordo com a referência técnica em Assistência Farmacêutica, Thais Bueno Enes dos Santos, nessas datas as farmácias estarão fechadas durante todo o dia, sem atendimento ao público. No dia posterior ao balanço, o atendimento ao público ocorrerá em horário normal.

NatalFoi realizada ontem a festa de Natal para os pacientes infantis da

ACCCOM. Com o tema “Show de Natal”, o evento contou com a partici-pação especial da Escola de Dança Maiher Menezes. A criançada saiu de trenzinho da Casa de Apoio rumo a escola, onde aconteceram oficinas de dança como Hip Hop, Dança do Ventre, Forró, entre outras. Houve distribuição de guloseimas e lanche especial com sacolinha surpresa e presentes, doado por um grupo de amigos. A ACCCOM atende hoje cerca de 70 pacientes infantis, entre crianças e adolescentes.

AntiguidadesVale a pena conferir a exposição de objetos de arte que a In Tem-

pore Antiguidades está promovendo na loja 02 do Shopping Pátio Divinópolis e que ficará aberta até janeiro de 2012.

Leandro Lucas e Virgínia Amaral com várias novidades na Villaços Gift

Page 10: Gazeta do Oeste

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/1110 vARIEdAdES

Seu bom senso e capacidade críticas são comprometidos pela quadratura Lua--Netuno. Portanto, não se deixe levar pelos desejos e aventuras ao buscar atividades de lazer.

Você encontra dificuldades em equilibrar o trabalho e a vida pessoal, pois Lua e Netuno se tensionam, lhe deixando mais desfocada e desarmonizada.

Questões do passado que ficaram mal resolvidas voltam a lhe aborrecer, neste mo-mento em que a Lua passa por seu setor de crise e estabelece quadratura com Netuno.

A quadratura com Netuno afeta seu hu-mor. Para evitar problemas na vida social, selecione suas companhias e os ambientes que frequenta.

Lua e Netuno estabelecem aspectos tensos, entre suas décima e sétima casas. Não leve tudo para o pessoal, seja mais neutra em seus julgamentos.

A quadratura Lua-Netuno deixa sua saúde fragilizada e você fica suscetível a doenças. Esteja mais atenta às neces-sidade de seu corpo e cultive hábitos mais saudáveis.

Os aborrecimentos em sua vida social são aflorados pela quadratura Lua--Netuno, entre suas oitava e quinta casas. Não force a barra, pois isso só despertará sua agressividade.

Você tende a fazer tempestades em copo d’água neste momento em que Lua e Netuno se tensionam, prejudicando sua harmonia emocional e suas relações afetivas.

Seu cotidiano torna-se um fardo neste dia em que Lua e Netuno se tensionam. Perceba que falta de afinidade com as suas atividades é o grande motivo de suas insatisfações.

Não desconte suas carências emocionais com gastos excessivos em sua vida social. Suas segunda e quinta casas encontram--se tensionadas, alertando para sua ten-dência a excessos e a gastos supérfluos.

Suas relações pessoais são prejudicadas pela quadratura Lua-Netuno, entre sua área familiar e seu signo. Sua atitude intolerante e excessivamente crítica comprometem o bom entendimento.

Não faça tanto drama, pois a tensão que a Lua estabelece com Netuno alerta que essa atitude provoca problemas de comunicação. Portanto, fique mais reservada, evitando se expor.

A vIdA dA GENTEGlobo - 18h

Lúcio convida Ana para visitar sua ONG. Lau-delino revela para Wilson que foi Iná quem escreveu a carta de sua admiradora secreta, pois ela tem a letra muito ruim e pediu este favor a Iná. Dora permite que Bárbara durma até mais tarde. Francisco briga com Nanda por manchar seu uniforme. Alice incentiva Ana a ir com Lúcio até a ONG. Celina fala de Artur com entusiasmo. Cris exige que Lorena volte a trabalhar para ela. Ana fica encantada com o jeito como Lúcio trata as crianças na ONG.

AQUElE bEIJoGlobo - 19h

Sarita avisa a Vera que não pode continuar na Comissão de Inquérito. Olga descobre que o caderno da mãe de Iara está com Cabo Rusty. Iara pressente que o diário de sua mãe caiu em mãos erradas e se desespera. Ricardo visita Ana Girafa e Bernadete fica interessada pelo médico. Felizardo se encontra com Juliana e Damiana fotografa. Agenor visita Belezinha. Sarita revela para Vera que tem um romance com Alberto e que deixou vazar a investigação da Comprare. Lucena visita Vicente no escri-tório quando Claudia surge. Olga lê o diário da mãe de Iara.

FINA ESTAmPAGlobo - 21h

Renê reclama de Tereza Cristina para Griselda. Crô observa sua patroa sem ser visto. Íris foto-grafa Renê e Griselda se beijando. Quinzé tenta expulsar Teodora da antiga casa de sua mãe. Tereza Cristina ameaça se vingar de Crô se ele tentar traí-la. Paredes pede a Louzada uma cópia da foto da loura suspeita de assassinar Marcela. Griselda pede para Renê esquecer o beijo. Íris e Alice vasculham a mansão, assim que Griselda sai. Celina pede para Danielle ficar com Pedro Jorge enquanto Henrique está internado. Griselda flagra Íris tentando abrir sua mala de dinheiro. Leandro estranha a frieza com que Nanda o trata. Tereza Cristina lembra da noite que teve com Pereirinha. Teodora diz ao ex-sogro que quer sua parte no tesouro que ele encontrar na casa. Antenor marca de sair com Beatriz. Tereza Cristina procura Pereirinha e Griselda flagra os dois juntos em seu antigo quarto.

vIdAS Em JoGoRecord - 22h15

Cleber decide ir até a fábrica. O capanga do miliciano é algemado por policiais. Andrea se posiciona em um lugar exposto para que todos possam vê-la. Francisco e Regina apontam uma câmera para a milionária. O Cariocas inicia a partida perdendo. Edmundo é expulso. Welligton começa a gritar da arquibancada para incentivar os jogadores. Cleber se aproxima da fábrica, mas não entra. Ele liga para a milionária e exige que ela saia. Todos se desesperam. Cleber pede que Andrea levante a blusa para se certificar que ela não está armada. O colete aparece, mas ela se justifica dizendo que está apenas se precavendo. Ele pede para transar novamente e Andrea corre para dentro da fábrica. Mesmo depois de tropeçar, ela consegue ir até o local da armadilha. Ela pega uma arma escondida e aponta para o miliciano. Cleber, que já estava mirando com sua pistola, decide atirar.

Horóscopo Novelas

os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora,

estando sujeitos a eventuais alterações.

A questão do símbolo é muito importante e por isso mesmo vamos nos deter um pouco mais neste estudo.

Alguns leitores podem supor que eu estou “viajando na maionese”, mas não é nada disso. Os símbolos fazem parte de nosso dia-a-dia e a grande maio-ria das pessoas nem se dá conta disso. Alguns exemplos são as logomarcas das empresas, como a Rede Globo de Televisão ou outras empresas. É só ver aquele “desenhosinho” no canto da tela e já sabemos que estamos no canal. Mas, o símbolo mais poderoso que temos atualmente é o nosso dinheiro: um pedaço de papel que sequer tem seu lastro - é apenas um “vale” de luxo, refinado em que nós acreditamos e usamos, mas que na verdade não tem em si o valor que simboliza e nem mesmo representa algo de valor correspondente que exista em outro lugar!

utilizamos símbolos também quando nos referimos ao “Galo” e à “Ra-posa”, não preciso esclarecer que me refiro aos times de futebol. Preciso? A menção desta simbologia traz à mente das pessoas todo um conhecimento e informações a ela correlata.

Vamos então agora ver um pouco mais sobre símbolo e diábolo:Aparentemente estas duas palavras, símbolo e “diabo”, não guardam

relação alguma entre si. Esta impressão vem de nosso desconhecimento do real sentido e origem delas.

A palavra símbolo vem do grego, da união de duas outras palavras: “sin”, que significa junto, perto, ao lado, com “bolos”, que por sua vez significa levar, movimentar, trazer, bailar. Em uma rápida e livre tradução ou leitura, “símbolo” significaria “trazer para junto” ou simplesmente “unir”.

A palavra diabo, também oriunda do grego, traz a união de “dia”, que significa longe, distante, fora de, com “bolos” (levar, movimentar, trazer, bailar). Também em uma tradução rápida e livre, diabo pode ser entendido ou traduzido como o ato de dividir, separar, levar para longe.

Então, a palavra diabo está longe de significar, como 99% das pessoas imaginam, a personificação do mal ou um opositor a Deus. Este significado lhe foi atribuído por interesses hegemônicos que não têm compromisso com a verdade original e muito menos com a divulgação da mesma.

Ora, faz sentido! O valor central de todas as tradições que pregam a evolução espiritual do homem é o amor, o sentimento que une as pessoas em uma só irmandade e esta irmandade com seu Criador que é Deus, tenha ele a denominação que tiver.

Por outro lado, a união das partes resulta em um todo complexo e que

em sua complexidade é único, original, diferenciado, com diversos recursos e possibilidades. O sentido contrário, a desunião, pulveriza as partes, aca-bando com a sinergia, isolando os segmentos, enfraquecendo e chegando a dizimar uma possível unidade que um dia possa ter existido. Esta é a imagem que se tem da dissolução dos corpos sutis, a chamada segunda morte, que Dante Alighieri retrata em seu livro “A Divina Comédia” quando descreve o Inferno. Cientificamente o processo de desunião e pulverização das coisas é conhecido como o Processo de Entropia universal1 (o desarranjamento das moléculas supondo que nem mesmo uma pedra tenha integridade no final que seria formado apenas de partículas atômicas soltas sem qualquer relação uma com a outra).

O símbolo, em sua função primária, une o significante ao significado. Ele representa, mas não é aquilo que representa, apesar de alguma forma fazer presente o representado. Esta é a situação das imagens religiosas. A imagem em si não é sagrada, mas aquilo que ela representa sim, então, as pessoas reverenciam aquilo que está simbolizado pela imagem e não ela mesma.

A elaboração de símbolos remonta à nossa tenra idade, à primeira infância.

O processo da comunicação, por exemplo, é totalmente regido pelo sím-bolo. Antes dele existir é necessário que exista pensamento, a base inicial da comunicação. Para que exista pensamento, é necessário o devido desenvolvi-mento cerebral e dos sentidos. Em seguida, o bebê aprende do mundo externo os símbolos existentes, não só sons isolados como também cores, formas, gestos, etc. Inicialmente ainda não existe identificação de conteúdo, desta forma uma criança de colo pode falar “papai” para um total desconhecido. Ela apenas está exercitando sua capacidade de articular ou produzir uma forma de comunicação, mas ainda não lhe atribuiu significado. Após a união entre significante (o som, gesto) com o significado (o sentido) é que o bebê pode, aí sim, chamar conscientemente o seu pai de “papai”.

O mesmo acontece conosco. Precisamos nos preparar, nos adequar para a compreensão da vida, de seus mistérios e do conhecimento simbólico. O co-meço é apenas de uma repetição automatizada, carente de uma compreensão do sentido, seja ele superficial ou profundo. Começa aí a diferença que existe em exoterismo, mesoterismo e esoterismo.

Continua na próxima coluna

http://boanova.tripod.com/entropia.htm

Símbolo E dIÁbolo

Juarez de Fausto Prestupa

[email protected]

No final de novembro Tom Cavalcante surpreendeu ao anunciar que iria antecipar o término de seu contrato com a Record. Na época o humorista não quis saber de entrevistas, ficou em silêncio sem dar pistas de seus próximos passos na televisão.

Porém, conforme estórias que circulam nos bastidores das emissoras, dão conta que Tom estaria com um pé na rede Globo. A emissora estaria

definindo novas atrações em sua grade e, entre as novidades, estaria um novo programa de humor para ser exibido no meio da semana.

Será que alguma possibili-dade de em breve Tom Caval-cante atuar lado a lado com o pessoal do Casseta? Contudo, recentemente o jornal O Dia noticiou que, em 2012, Tom tem planos de se dedicar ao cinema e viajar pelo Brasil com seu espetáculo “No Tom do Tom”.

Tom Cavalcante vai voltar para a Globo?

Foram mais de 10 anos de espera e agora o processo de Latino contra a RedeTV! teve uma sentença favorável à ele. O cantor processou a emissora por conta da quebra de contrato. Latino apresentava o programa Funk Total, que saiu do ar antes do prazo.

De acordo com o advogado do cantor, Dr. Bruno Gomes, houve uma quebra de contrato entre as partes.

"Após dez anos de uma luta judicial, a Juíza deu sentença em primeiro grau para conceder ao artista uma indenização por quebra contratual. Com a sen-tença, ficou claro que a Rede TV! descumpriu o contrato que tinha

firmado com o artista e por isso terá que pagar multa contratual", disse o advogado.

Esta semana, a juíza Graciella Palzman, da 1ª Vara Cível de Barueri, São Paulo, condenou a emissora a indenizar o cantor em cerca de R$ 1 milhão.

Procurada pelo site, a asses-soria de imprensa da RedeTV! afirmou que vai recorrer da de-cisão da Justiça.

Claudia Leitte não vê a hora de aumentar a família. A cantora que já é mãe de Davi, de dois anos, falou em entrevista à Revis-ta Contigo! sobre a felicidade em ver a evolução de seu filho e da vontade de ser mãe novamente.

“Ele (Davi) está tão lindo! Já sabe escrever o nome dele no computador e, quando vê a letra inicial do nome, diz para mim: ‘Olhe, mãe, o D de Davi’. É muito inteligente. Isso parece tão bobo, mas é tão importante para mim. Se for a vontade de Deus, em breve (estarei grávida). Quero ter outro filho logo. Tenho todos os planos para ter filhos”, contou.

Durante o bate papo, Clau-dia também explicou o apelido

Negralora, dado por Carlinhos Bronw. “Sou neguinha por causa de minhas raízes. Minha essência não é só musical, mas também da educação que recebi. Negra-lora vai para todos os lugares comigo, representa um lado que muitos ainda não conhecem”, revelou.

Latino ganha R$ 1 milhão de indenização da RedeTV!

Claudia Leitte para de tomar pílula para engravidar

Page 11: Gazeta do Oeste

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/11 11GERAl

Com o objetivo de facilitar o acesso à cultura para os dife-rentes públicos do centro-oeste mineiro, o projeto Patmoss Cir-culação Cultural, apresentado pela Ricardo Eletro, com o pa-trocínio da Caixa Econômica Federal, chega à Nova Serrana nos dias 10, 15 e 16/12 para fes-tejar os 58 anos de emancipação politico administrativa da cidade e traz na bagagem atrações para contemplar diferentes públicos.

A primeira participação do Circulação Cultural está marcada para o próximo sábado dia 10/12, na praça José Batista de Freitas às 21h, com a apresentação da Or-questra Vereda Tropical. A festa marcará a inauguração da ilumi-nação de natal e casinha do Papai Noel com o show “Bailando nas Gerais”. Com 22 músicos em sua formação, a orquestra executará várias canções populares propi-

ciando aos espectadores, uma viagem pelo mundo da música e muita energia positiva para trilharmos um novo ano.

Já no dia 15/12, a dupla di-vinopolitana Gustavo & Monte-negro promete contagiar a todos com o show Sertão Mineiro às

21h30 na entrega da revitaliza-ção da praça Vicente de Brito Carvalho. No show a execução de composições autorais da dupla e de artistas renomados do serta-nejo universitário.

Contudo, para encerrar a participação do Patmoss Cir-

culação Cultural, o músico Zé Guela, conhecido por um reper-tório variado, foi escolhido para apresentar o show “10 anos de estrada” no dia 16/12 na festa de confraternização dos fun-cionários municipais ás 20h30 no centro de convenções Jaime Martins do Espirito Santo.

O Patmoss Circulação Cul-tural é apresentado pela Ricardo Eletro com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Fitedi, Di-plapel, Plasdil, Supermercados ABC, Exdil, Líder Interiores, Ascanio Turismo, JR Ferragens e Madeiras, através da Lei Es-tadual de Incentivo a Cultura. A realização é da Patmoss Gestão de Projetos Culturais e secretaria municipal de cultura de formiga. O projeto já passou por Oliveira, Divinópolis e nos dias 31/12 e 1/01/2012 estará em Nova Serrana.

O governo federal lançou ontem (7) um conjunto de ações para o enfrentamento ao crack, com previsão de investimento de R$ 4 bilhões até 2014. As ações estão estruturadas em três eixos – cuidado, prevenção e autori-dade – e serão desenvolvidas de forma integrada com estados e municípios.

No eixo cuidado estão pre-vistas iniciativas para ampliar a oferta de tratamento de saúde aos usuários de drogas e a qua-lificação de profissionais. Será criada a rede de atendimento Conte com a Gente, com estrutu-ra diferenciada para atender pa-cientes em diferentes situações e auxiliar dependentes químicos na superação do vício e na rein-serção social.

Outra ação na área de cuida-do será a criação de enfermarias especializadas nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), com investimentos de R$ 670,6

milhões para a criação de 2.462 leitos exclusivos para usuário de drogas.

Esses leitos serão usados para atendimentos e internações de curta duração durante crises de abstinência e em casos de intoxicações graves. Segundo o ministro da Saúde, Alexan-dre Padilha, para estimular a

implantação desses espaços, o valor da diária de internação repassado pela pasta aos estados e municípios poderá ser quatro vezes maior – de R$ 57 para até R$ 200.

“É muito bom ter um plano que tem o cuidado como grande prioridade. Temos que distinguir o que precisa ser distinto. O que

precisa de repressão é o trafican-te e o contrabando. O usuário precisa de serviços abertos”, disse Padilha.

O eixo prevenção terá foco nas escolas, nas comunidades e na comunicação com a po-pulação. Serão capacitados 210 mil educadores e 3,3 mil poli-ciais militares para atuarem na

prevenção ao uso de drogas em 42 mil escolas públicas. Líderes comunitários também devem receber capacitação até 2014.

Serão feitas ainda campa-nhas específicas para informar, orientar e prevenir a população sobre o uso do crack de outras drogas.

No eixo autoridade, as ações

policiais se concentrarão em duas frentes: nas fronteiras e nos centros consumidores. Entre as metas estão o policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas das cidades e a revi-talização dos espaços que são reconhecidamente pontos de consumo.

O eixo prevê ainda a atuação integrada das polícias estadu-ais com as polícias Federal e Rodoviária Federal na área de inteligência e investigação para identificar e prender traficantes e desarticular organizações de tráfico de drogas.

“Não podemos ignorar essa realidade. Precisamos enfrentá--la”, disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “As equi-pes serão treinadas para orientar os usuários a procurar o serviço de saúde à disposição. As ações só começarão quando o serviço de saúde tiver condições de aten-der as pessoas”, acrescentou.

Governo lança plano de combate ao crack; investimentos chegam a R$ 4 bi até 2014

Patmoss Circulação Cultural nos 58 anos de Nova SerranaCom o investimento de US$

100 milhões no capital da Gol, a companhia aérea norte-america-na Delta Air Lines terá entre 2,9% e 3% de participação acionária na empresa brasileira, informou o presidente da Gol Linhas Aéreas, Constantino Oliveira Junior.

O aumento de capital será de aproximadamente R$ 280 milhões, incluindo direito de subscrição dos demais acionistas da empresa aérea. A Delta vai investir o montante em troca de ADSs lastreados em ações preferenciais da Gol que serão emitidas a um preço médio de R$ 22 reais.

“O percentual que a Delta alcança com esse investimento, a R$ 22 a ação, chega a em torno de 2,9%, 3% do capital total da companhia”, disse Constantino.

A companhia norte-ame-

ricana vai investir o montante em troca de ADSs lastreados em ações preferenciais da Gol que serão emitidas a um preço médio de R$ 22 reais. As ações da Gol encerraram na terça-feira cotadas a R$ 14,96. Com isso, o ágio que está sendo pago pela Delta é de 47%.

A intenção das empresas é que a partir do terceiro trimestre de 2012, passageiros da Gol pos-sam acumular e resgatar milhas para compras bilhetes da delta e vice-versa.

Além disso, o acordo prevê a expansão do compartilhamento de voos (code-share) entre as duas companhias, o que permiti-rá, por exemplo, que passageiros comprem trechos internacionais da Delta pelo site da Gol, e tre-chos de viagens no Brasil pelo site da Air Lines.

Delta vai ter entre 2,9% e 3% de participação na Gol, diz Constantino

Page 12: Gazeta do Oeste

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/1112 PolíCIA

Um homem de 22 anos foi preso na tarde de ontem (07) na BR-262 próximo a cidade de Bom Despacho.

A Polícia Federal de Divinó-polis chegou até o suspeito por meio de uma denúncia realizada pela polícia da capital. As carac-

terísticas da moto e do suspeito foram levantadas e passadas pelo grupo de inteligência da Polícia Federal.

Durante interrogatório o suspeito T.D.S. confessou estar transportando o material de Maringá para Belo Horizonte.

A droga foi encontrada dis-tribuída pelo quadro e chassi da motocicleta Honda Fan o

que não é muito comum, pois na maioria das vezes os mate-riais ilícitos são condicionados debaixo do banco. O veículo foi removido para o pátio da Polícia Federal onde foi desmontada com a ajuda de uma cortadeira.

No veículo foram encon-trados sete quilos de Haxixe. O suspeito é natural de Iguatemi, cidade localizada no estado do

Mato Grosso do Sul. Segundo o Delegado Federal Daniel Souza este crime não tem ligação com o último registrado no muni-cípio.

O envolvido pode pegar de cinco a quinze anos de detenção sob a acusação transporte de entorpecente.

O suspeito foi ouvido e con-duzido ao Presídio Floramar.

Um jovem de 20 anos foi preso na noite da última terça--feira (06), no bairro Califórnia em Arcos.

Com o infrator a Polícia Mili-tar apreendeu 11 pedras de crack, duas buchas de maconha, R$ 97,00 em dinheiro, três telefones celulares e uma faca.

A prisão foi realizada por meio de diversas denúncias que relatavam que o autor estaria traficando drogas nos bairros Califórnia e Esplanada.

M.N.R. confessou, diante de testemunhas, que estava no trá-fico há 45 dias e que a droga foi conseguida em Lagoa da Prata, onde o mesmo esteve preso e foi posto em liberdade há três meses.

O suspeito e todos os mate-riais apreendidos foram encami-nhados à Delegacia de Formiga.

No último dia 04, outro ex--detento, que havia saído da cadeia de Iguatama há 15 dias, foi preso pela Polícia Militar no bairro Calcita, também em Arcos, com 20 pedras e uma porção de crack. O envolvido foi reconduzi-do ao presídio.

Um homem de 35 anos foi acusado e preso na tarde da últi-ma quarta-feira (07) por manter sob cárcere privado por 30 dias uma mulher de 21 anos em Nova Serrana.

Durante patrulhamento na rua Antônio Honório dos Santos, bairro Morada do sol Policiais Militares da 100ª Companhia da cidade foram abordados por uma mulher, que estava desesperada e chorava compulsivamente.

Segundo a vítima, o crimino-

so manteve relações sexuais sem o consentimento da mulher, o que configura crime de estupro.

Para intimidar a vítima, o suspeito dizia que era autor de vários assassinatos e ocultação de cadáveres, e mataria a mulher se ela tentasse fugir do barracão onde estavam. O corpo ainda seria enterrado no quintal.

A mulher foi encaminhada para o Hospital do município e medicada. O acusado foi preso em flagrante e levado para a delegacia da Polícia Civil.

O infrator tem uma extensa ficha criminal.

Um homem foi preso na ma-nhã de ontem (07) na BR-494 , Km 89, próximo a cidade de Oliveira.

Durante abordagem de rotina a Polícia Rodoviária Estadual pa-rou uma van. Dentro do veículo foram encontrados diversos apa-relhos eletrônicos.

Os Policiais Rodoviários pedi-

ram as notas fiscais dos produtos e o motorista alegou não possuir. O condutor do veículo assumiu apenas saber que a carga estava avaliada aproximadamente em R$ 15.000,00 e que os produtos foram adquiridos em diversos lugares em São Paulo.

O motorista e todo o material foram apreendidos e conduzidos para a Polícia Federal de Divi-nópolis.

Dois menores foram apreen-didos e quatro homens presos, no final da tarde desta quarta--feira (07) nas imediações do Estádio Waldemar Teixeira de Faria, o popular Farião, no bairro Porto Velho.

Os Policiais Militares conta-ram com a ajuda do cão fareja-dor Max para localizar drogas no local. Os oficiais encontraram os suspeitos após receber uma de-núncia anônima que relatava a presença de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas naquela região.

Uma equipe do Giro tam-bém esteve no local para dar

reforço às outras duas equipes que já se encontravam fazendo buscas.

No lugar denunciado, próxi-mo ao pontilhão do Porto Velho, os militares apreenderam apro-ximadamente 400 gramas de maconha, um estabilizador para computador, uma máquina de cartão de crédito, uma balança de precisão, um canivete, e um par de walk talkies.

Durante investigação foi cogitada a possibilidade dos infratores estarem envolvidos na produção ou clonagem de cartões de crédito.

Os suspeitos foram autuados em flagrante e conduzidos para a 21ª Delegacia da Polícia Civil de Divinópolis.

Polícia Federal apreende 7 quilos de haxixe em motocicletaTraficante trafegava pela BR-262 próximo à Bom Despacho

PAUlo [email protected]

A motocicleta foi transportada para o Pátio da Polícia Federal onde foi desmontada. Os sete quilos de Haxixe foram encontrados no chassi e quadro

Paulo ReisPaulo Reis

Os materiais foram encontrados próximo ao pontilhão do bairro Porto Velho

Drogas e máquina de cartão são apreendidos com menoresOs infratores foram pegos próximo ao campo do Guarani

PAUlo [email protected]

Os produtos foram apreendidos durante patrulhamento de rotina na BR-494

Carga de eletrônicos é encontrada sem nota fiscal

Ex-detento é preso por tráfico de drogas

Material foi encontrado durante operação de rotina Suspeito estava fora da cadeia há três meses

PAUlo [email protected]

Paulo Reis

Mulher é mantida sob cárcere privado por 30 diasEla foi obrigada a manter relações sexuais com o suspeito

PAUlo [email protected]

Detento foi pego por meio de denúncias anônimas que relatavam que o suspeito estaria traficando droga nos bairros Califórnia e Esplanada

PAUlo [email protected]

Page 13: Gazeta do Oeste

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/11 13ESPoRTES

Chico Maia

[email protected]

QUANdo A ARRoGâNCIA é CASTIGAdA Com RIGoR!

Antes de mais nada é importante esclarecer que respeito o direito de qualquer brasileiro duvidar de tudo e questionar a todos. Num país onde você vê manchetes diárias denunciando corrupção de autoridades públicas e privadas, dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Onde às vezes não se sabe quem é polícia e quem é bandido, e não se vê notícias sobre a prisão ou devolução de dinheiro por parte dos corruptos.

Mineiro já fama de desconfiado e quando ocorre do time favorito tomar de seis do maior rival, desfalcado, aí que é dana tudo mesmo!

A verdade é que a vida de todo jornalista mineiro tem sido um inferno nestes dias pós-clássico.

Abro a caixa de mensagens e tenho que responder a gente do Brasil todo questionando: houve armação? o Atlético vendeu o resultado?

Colegas de Curitiba ligam e escrevem desde domingo depois do jogo, já que o “Furacão” deles foi rebaixado por causa do “escândalo” em Minas.

Até amigos que detestam futebol, nunca falaram nada sobre o assunto e nem sabem direito a cor da camisa de cada time, têm feito a pergunta fatal: vendeu ou não vendeu?

Nessa histeria coletiva o poder de raciocínio entra em curto circuito e a razão fica escassa na cabeça da maioria absoluta. Os atleticanos irados, os cruzeirenses delirando de alegria.

Nelson Rodrigues escreveu a peça “Toda nudez será castigada” e em nossos tempos de Minas Esporte, da Band, eu o parafraseei e disse um dia para o Flávio Carvalho: “Toda arrogância será castigada”. E a frase agora serve para os alvinegros que pagam, outra vez, por comemorar antes da hora. Antes do jogo, circulava pelas redes sociais mensagens de atleticanos dizendo que não aceitavam outro resultado que não fosse uma vitória con-sagradora, de goleada. Como se fosse fácil vencer o maior rival em alguma circunstância. Este ambiente contamina jogadores comissão técnica e dirigentes. O Galo já passou por isso várias vezes em sua história. Todos passam a acreditar que já venceram antes de entrar em campo.

Depois de golear o Botafogo, o técnico Cuca viajou para pagar uma promessa; os jogadores relaxaram e quase todos eram vistos nos bares e restaurantes de Belo Horizonte, recebendo tapinhas nas costas sob os gritos de Gaaalôôô!

Ora, ora! Ganharam o quê? Comemoravam o quê? A permanência no G-16?

Se esqueceram que se domingo seria o “jogo da vida” do Cruzeiro, era também do Atlético, com a chance histórica e inédita de rebaixar o arquirrival!

Wagner Mancini e seus comandados foram trabalhar e se concentrar para o jogo, juntos, longe de Belo Horizonte. Só pensavam em vencer um adversário igualmente “meia boca”, porém, livre da pressão contra a degola e desfalcado de apenas um jogador.

Cuca que só conseguiu começar acertar o time depois de seis derrotas consecutivas estava em regime de quase férias com os seus jogadores; com churrascos e jantares em família.

Chegou a dizer que a missão no Brasileiro estava cumprida!Ele e os jogadores também deviam estar pensando igual à torcida:

vencer o Cruzeiro sem Fábio, Paraná e Montillo não seria tarefa complicada.No domingo a única bola que rolou foi no gramado e a favor de Fabrício

e cia. que entraram com “sangue nos olhos”, dividindo cada lance como se fosse a decisão do Mundial Interclubes, desde o primeiro minuto. Com 15 minutos já vencia por 2 x 0. O Atlético tentou reagir levou o terceiro, abrindo a porteira para o quarto, quinto e sexto.

um time preparado física e mentalmente contra outro que parecia um ajuntamento de solteiros e casados em confraternização de fim de ano. Quando acordou, não tinha pernas para chegar ao gol cruzeirense e nem voltar para impedir os contra ataques fatais.

Foi isso!O resto é dúvida de mineiros e brasileiros que têm o direito de suspeitar.

Principalmente atleticanos que não aceitavam outro resultado que não fosse a “vitória”.

Queriam goleada, mas ela chegou do outro lado!

A Casa Usada é uma das equipes favoritas ao título de campeã do futsal do Estrela do Oeste Clube (EOC). O time encontrou sérias dificuldades em passar pela Divimóveis/Galera dos Esportes. O empate na prorrogação garantiu ao time de Flavão o direito de disputar a semifinal, vantagem obtida por ter vencido a primeira partida e ter uma melhor campanha na fase de classificação. A primeira partida será amanhã.

O jogo muito truncado. Uma falta cobrada por Iguinho, des-viada por Fredinho, explodiu no travessão do gol defendido por Felipe Cury. A resposta da Divi-móveis/Galera dos Esportes foi com Cosminho. Depois de uma boa jogada de Luís Felipe, Cos-minho recebeu a bola e chutou forte, Juninho Anésio defendeu, no rebote com muita categoria colocou por cima do goleiro e abriu o placar.O empate veio aos 28 minutos de jogo (tempo cor-rido), Fredinho recebeu a bola, fez o pivô e deixou Calazans de frente para o gol e com um chu-te indefensável deu números iguais ao marcador.

No segundo tempo o jogo

continuou quente. A Divimó-veis/Galera dos Esportes pulou a frente do placar, aos quatro minutos, com um gol de Adil-son, ele cobrou a falta, a barreira abriu e ainda desviou pelo meio do caminho tirando qualquer chance de Juninho defender. Um minuto depois Adilson se deslocou sem a bola, confiou na jogada de Leandro Greco que trabalhava a bola do outro lado da quadra, já no pé da trave ele completou a jogada. Adilson fez o segundo dele no jogo e o terceiro da Divimóveis/Galera dos Esportes.

A Casa Usada via-se em dificuldades, além do placar desfavorável, Juninho Anésio salvando, Iguinho sentindo câimbra nas duas pernas e partiu para a superação. Zé gotinha, aos 16 minutos apro-veitou que a defesa adversária parou pedindo falta e chutou rasteira, no cantinho de Felipe Cury, diminuindo o marcador. A Divimóveis respondeu com Adilson, ele marcou o gol, mas a arbitragem anulou alegando falta em Fredinho.

Antes, do final do jogo, Luís Felipe e Fredinho efetuaram uma dividida muito forte, Fred levou a pior e deixou a quadra. Com a vitória da Casa Usada no

primeiro jogo (4x3) e a vitória da Divimóveis na segunda partida (3x2), a decisão seguiu para a prorrogação, onde a Casa Usada teria vantagem no empate por conta de ter feito uma melhor campanha.

A Casa Usada, liderada por Flavão, não somente juntou os cacos, recuperou Iguinho, como se uniu nas dificuldades. A Divi-móveis em plena superação. Os goleiros fazendo defesas incrí-veis. Em uma roubada de bola no meio da quadra, Flavão chu-tou com uma vontade jamais vista, a bola tocou no travessão e entrou. Não deu tempo nem para comemorar, Leandro Greco repetiu a jogada do terceiro gol, Juninho saiu para interceptar a bola, mas Greco fez o inespera-do, chutou entre o goleiro e a trave, empatando o jogo.

O nervosismo cresceu. Em uma cobrança de lateral, Lean-dro Greco discutiu com a arbi-tragem e foi expulso, sem ele, o principal jogador do time e a poucos minutos do final, todos cansados, não houve forças para recuperação. A Casa Usada até encontrou um contra ataque, mas um chinelo atirado em qua-dra acabou atrapalhando, mas não tirando o brilho do jogo.

O jogador Flavão, ainda na

adrenalina do jogo resumiu a vitória na palavra “união” a grande conquista da Casa Usa-da. “Estávamos desfalcados, não temos um time titular, mas eles fazem falta em qualquer time. Mostramos que temos um grupo forte, a união as vezes supera a habilidade. Eles valorizaram demais nossa conquista, desde o primeiro jogo e hoje não foi diferente, o importante é que as duas equipes estão de parabéns. Estamos confiante, as peças que estão faltando retornarem e quem estiver em quadra fará um bom trabalho”, disse.

O atleta Leandro Greco, já mais calmo, falou que o objetivo da equipe era a classificação. “Fizemos uma boa apresenta-ção, temos time para classificar. Eles são favoritos, só craque na Casa Usada, mas nós temos um conjunto legal e uma turma de-dicada. Infelizmente a prorroga-ção da maneira que é (dois tem-pos de cinco minutos corridos) não dá”, disse e concorda que o resultado negativo na primeira partida fez a diferença. “Entrar em uma prorrogação tão rápida com a obrigação de ganhar, é muito complicado”, declarou.

O time da Lugo Esportes está na semifinal, venceu a MG Contábil por 5x0.

Juninho Anésio fez ótimas defesas na emocionante partida diante da Divimóveis/Galera dos Esportes

Leandro Greco da Divimóveis/Galera dos Esportes lutou até o final para a classificação

Casa Usada e divimóveis/Galera dos Esportes fazem jogo emocionante

lUCIANo [email protected]

Luciano Eurides

Page 14: Gazeta do Oeste

A Copa Divinópolis de Fu-tebol tem sequencia hoje com quatro jogos no Campo do Fla-mengo. A partida única é válida pela terceira rodada e o vencedor fará a semifinal. Campina Ver-de, Manchester, DMC, Canab’s, Paraíso, Sport, Valência Ipiranga e Inter da Vila disputam quatro vagas.

Na primeira partida da ma-nhã o Paraíso enfrenta o Sport e logo após um clássico: DMC x Canab’s. As duas equipes vêm de bons resultados. O DMC venceu o Bar do Zé Henrique e conse-guiu a classificação. Já o Canab’s passou pelo Auto Luz, uma das favoritas ao título. Expectativa do técnico Breno é de contar com todos os jogadores, mesmo porque o comércio divinopoli-tano e muitas indústrias estarão funcionando normalmente.

No período da tarde entram em campo o Campina Verde para enfrentar um dos favoritos, o Manchester do técnico Alesssn-dro. Logo após o clássico Valência Ipiranga x Inter da Vila. O time

do Valência tem jogadores acos-tumados a enfrentar o time de Camilo, como o goleiro Cirilo, o atacante Felipe Nunes e o lateral esquerdo Artur Silva.

Os vencedores (Campina Verde ou Manchester) enfren-tará (DMC ou Canab’s). Já quem vencer do confronto (Paraíso ou Sport) enfrentará (Valência ou Inter da Vila).

A cidade de Divinópolis a exemplo da capital mineira e outras várias cidades de Minas Gerais e do Brasil é feriado muni-cipal. O comércio, se preparando para as vendas de Natal irá fun-cionar de 9h ás 18h.

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/1114 ESPoRTES

O Guarani disputou pela primeira vez a Taça Minas Gerais de Futebol, a competição serviu de laboratório para o time a jogar o Campeonato 2012. Um dos exemplos da importância da competição é o volante Michel Elói. Presente no profissional do Bugre, essa foi a primeira grande oportunidade do atleta.

Michel Elói é divinopolitano, esteve nas categorias de base do Guarani e do Divinópolis Esporte Clube (DEC). Todo trabalho e uma vida dedicada ao futebol acabou rendendo a posição de titular. O atleta fez uma ava-liação positiva da participação

dele. “No Campeonato Mineiro fui titular em apenas um jogo, estava entrando nos jogos, nessa Taça Minas Gerais ele me deu a oportunidade, consegui apro-veitar e ser titular”, disse ele que foi um dos melhores em campo contra o Boa, pela primeira fase e o melhor no jogo da semifinal, na cidade de Varginha. Além de ter conquistado a confiança de todos no jogo frente o Nacional, na cidade de Nova Serrana.

O trabalho com um grupo profissional já havia sido feito no inicio do ano, mas a chegada de Gian Rodrigues foi fundamental para o atleta ter a real oportuni-dade. “Com certeza, um excelente reinador trabalha muito bem ta-ticamente e foi possível aprender

muito com ele”, falou Michel Elói.O atleta tem contrato até o fi-

nal de 2012, e já está voltado para a competição estatual e acredita na base montada para enfim o Bugre fazer um trabalho diferente no ano do centenário da cida-de. “Se dermos uma sequencia nesse trabalho, no mineiro pode vir coisa boa pela frente, não só para mim, mas para o Guarani também”, e comentou o momen-to, já que ano passado estavam iniciando o trabalho, hoje eles já estão de férias, depois de uma missão concluída. “Umas férias agora é bem vinda, mas existe a continuidade, a equipe já está entrosada”, garantiu.

Quando na base ele era de-masiadamente cobrado em ques-

tão de posicionamento. Puxão de orelha vinha do treinador ou mesmo do pai, o ex-jogador Douglas. “Tenho de ir apreen-dendo e amadureci um pouco. Tenho mais experiência e quero impor isso no mineiro. O Cristian cobrava muito, o Gian Rodrigues cobra ainda. Hoje aprendi a jogar com ele”, considerou.

O treinador Gian Rodrigues enxergou uma evolução nos ga-rotos e acredita ter contribuído para a carreira deles. “Esse ano ele foi titular quase o campeonato inteiro. O futebol, para se ter um futuro, exige um pouquinho mais, passa pela determinação e dedicação. Resistir um pouco mais e é uma coisa que vai do coração deles”, declarou.

Taça minas Gerais ajudou o Guarani a consolidar as revelaçõeslUCIANo [email protected]

Michel Elói é uma das gratas revelações do futebol divinopolitano

Luci

ano

Eurid

es

Copa Divinópolis tem sequência hoje

Ricardinho do Canab’s entra em campo hoje entusiasmado pelo lindo gol marcado no último jogo

Copa divinópolisPRÓxImoS JoGoS

08/1208/1208/1208/12

8:3010:3014:0016:00

PARAISODMC

CAMPINA VERDEVALENCIA IPIRANGA

XXXX

SPORTCANABISMANCHESTERINTER DA VILA

FLAMENGOFLAMENGOFLAMENGOFLAMENGO

lUCIANo [email protected]

Luciano Eurides

A Conmebol divulgou nesta terça-feira a tabela da fase de grupos da Taça Libertadores, sem as datas. Somente Vasco e Fluminense conhecem os ad-versários da estreia. Enquanto o time de São Januário inicia a sua participação contra o Na-cional, do Uruguai, fora de casa, o Tricolor terá pela frente o Boca Juniors, no Rio. O rival do Santos ainda não está definido, sabe-se apenas que será contra um time boliviano fora de casa. O Corin-thians recebe um time paraguaio, em São Paulo.

Na pré-Libertadores, a Con-mebol confirmou que o Flamen-

go faz o jogo de ida contra o Real Potosí na Bolívia, decidindo a vaga no Rio. O Inter jogará a segunda partida fora de casa, contra um time colombiano ainda indefinido.

Se o Flamengo passar, estreia na fase de grupos contra um time argentino fora de casa. No caso do Inter, o primeiro jogo da chave principal seria contra um time peruano, no Beira-Rio.

Brasileiros começam a conhecer os adversários da Libertadores 2012

Page 15: Gazeta do Oeste

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/11 15ESPoRTES

Restaurante Castanheira

Rua Pernambuco, 155 - CentroDivinópolis-MG - Tel: (37) 3214-0453

Self-service sem balança

R$ 2,99Aberto de 10h às 14h

Segunda à sábado

Na tarde de ontem o presi-dente Alexandre Kalil concedeu uma entrevista onde o assunto foi a suposta venda do jogo dian-te do Cruzeiro. O placar elástico acabou fazendo uma enxurra-da de denúncias na internet e até mesmo faixas estão sendo colocadas na capital mineira. O mandatário do clube quer o Ministério Publico investigando.

Para Alexandre Kalil, está se envolvendo muitas pessoas. “Já disse que no jogo contra o Cru-zeiro pisaram na nossa alma e no nosso coração. Estão falando em reunião, e se alguém viu isso que vá a Polícia Federal. O Ministério Público deveria quebrar sigilo te-lefônico e descobrir o que acon-teceu no clássico. O Atlético está aberto, esse era o jogo da vida do presidente. Eu queria jogar o Cruzeiro para a segunda divisão. O assunto não quer se calar, se houve reunião que se prenda todo mundo”, falou o presidente.

Sobre a possibilidade de algo ter acontecido para favorecer o rival, o presidente descartou qualquer chance. “Não acredito em nenhuma possibilidade. O assunto não acaba. Meu sigilo telefônico, bancário e fiscal es-tão abertos. Que se chamem as autoridades competentes. Eu confio nos jogadores, dirigentes

e tudo”, garantiu.Quando perguntado sobre

o desfecho de uma possível investigação e se consolidando irregularidades, qual seria o posicionamento dele, Kalil disse só haver um destino. “Cadeia! Se alguém fizer isso tem de mudar de planeta, pois onde ele tiver um atleticano vai pegar ele”, disse.

Alexandre Kalil contou que foi ao vestiário antes da partida, levou os filhos, contou sobre o descenso do Galo e pediu para empurrar o Cruzeiro para a se-gunda divisão. E ele garantiu ter aprendido com o acontecido. “Não vai acontecer rodinha an-tes de terminar o campeonato brasileiro, isso eu aprendi a lição”, declarou.

O presidente do Atlético, Alexandre Kalil, confirmou que o clube ainda não efetuou o pagamento do salário do último mês aos jogadores do elenco profissional. A notícia do atraso foi divulgada no programa Bas-tidores, da Rádio Itatiaia, nessa terça-feira.Segundo Kalil, não se trata de mais uma punição ao time pela goleada sofrida para o Cruzeiro, por 6 a 1, na rodada final do Campeonato Brasileiro. O dirigente disse que o clube está buscando os recursos para o pagamento. “Vai atrasar um

pouquinho. Mas atrasar salários com dinheiro em caixa é crime. Os funcionários já receberam, todos, inclusive o 13º. Só o fu-tebol profissional, que é o mais pesado”, disse Alexandre Kalil.

Depois da goleada para o arquirrival, o presidente do Atlé-tico suspendeu o pagamento aos jogadores da premiação, no valor de R$ 1 milhão, por terem evitado a queda do clube para a Série B. Kalil disse que vai pagar quando a torcida ‘clamar’, quan-do o jogador pedir publicamente ou até 2052. “Aqui, não vai todo mundo de bolso cheio para as férias, rindo com a mulher, com a namorada, com a amante. Acabou. Bateu na nossa cara, no nosso coração, vai ter preço mensurável. O paizinho acabou, serão três anos de padrasto”, disse Kalil na segunda-feira pas-sada, ao comentar a polêmica da premiação.

Uma reunião com a diretoria do Atlético definiu a não perma-nência de Magno Alves, Leandro, Gilbert e Fábio Costa. Com rela-ção a Triguinho já há proposta e caminha muito bem. Pierre tem de se apresentar ao Palmeiras dia 4 de janeiro, não existe muito empecilho por parte do time do Palmeiras. O procurador do Pier-re não apareceu para as reuniões.

Depois de ouvir o atual man-datário Zezé Perrella dizer que o Cruzeiro deve vender o meia Montillo para manter as contas em dia, o presidente eleito Gilvan de Pinho Tavares, que assume no primeiro dia de 2012, garantiu que só vai liberar o argentino para clubes estrangeiros que queiram pagar mais de 10 mi-lhões de euros (cerca de R$ 24 milhões).

O presidente eleito disse que Montillo é o jogador mais impor-tante do Cruzeiro. “É ídolo da torcida. Para ele sair, terá que ser por um valor que resolva todos os nossos problemas financeiros’, avisou Tavares, em entrevista à Rádio Globo. ‘Eu tenho lido mui-ta coisa na imprensa, mas não fui procurado por nenhum clube”.

A Raposa tem 60% dos direi-tos econômicos do meia, sendo que o restante pertence a investi-dores. Nessa segunda-feira, Mon-tillo disse que o Cruzeiro terá de se esforçar se quiser mantê-lo. ‘Eu entendi que ele quer um au-mento de salário, mas o contrato dele vai até 2015 e contrato foi feito para ser cumprido’ disse Gilvan.

O argentino está sendo es-peculado em grandes clubes brasileiros, como Corinthians e São Paulo, mas Tavares diz que não reforçar nenhum adver-sário com seu melhor jogador. Ele também avisa que não está disposto a ouvir propostas que envolvam atletas como parte do pagamento. “O Montillo tem um valor econômico enorme e os clubes que o pretendem acham que vão me oferecer esse ou aquele jogador e levar. Não é assim. O Zezé Perrella recusou 10 milhões de euros oferecidos por um clube da China nesse segundo semestre”, acrescentou.

O Cruzeiro confirmou, na tarde desta quarta-feira, a con-tratação do zagueiro Mateus, que conquistou o Campeonato Brasi-leiro da série B pela Portuguesa--SP. O jogador é mais um reforço do time cinco estrelas para a temporada 2012.

Mateus Alves Maciel, de 27 anos, é mineiro de Turmalina e foi destaque no time da Por-tuguesa, que terminou a com-petição nacional em primeiro lugar, com 81 pontos. O jogador era titular da melhor defesa do campeonato, que sofreu apenas 38 gols em 38 jogos.

O Site Oficial do Cruzeiro conversou com o novo reforço para a defesa celeste, que de-monstrou muita alegria em de-

fender o Cruzeiro. “Estou muito feliz de vestir a camisa de um grande clube, de massa, com a estrutura que tem. Espero fazer uma excelente temporada com meus novos companheiros e conquistar títulos, que é o mais importante e que a torcida quer”, disse.

Mateus disse que está cons-ciente que entrará em uma acir-rada disputa pela titularidade na defesa estrelada. Entretanto, o jogador demonstra muita disposição para conquistar seu espaço no time e que está focado em suar a camisa para fazer jus à aposta da Diretoria do Cruzeiro ao contrata-lo. “O Cruzeiro tem um elenco muito qualificado, com grandes jogadores na zaga. Vou procurar buscar meu espaço, trabalhar bastante, com muita humildade. Sei das dificuldades que vou encontrar, mas sei tam-bém das minhas qualidades”, afirmou.

Além de Mateus, o Cruzeiro já contratou o zagueiro Thiago Carvalho, que veio do Boa Es-porte e o lateral-esquerdo Gilson, vindo do Grêmio, mas que jogou o Campeonato Brasileiro de 2011 pelo América-MG.

suB-20O Cruzeiro venceu o Bahia

por 2 x 1 em seu jogo de estreia no Campeonato Brasileiro Sub-20. Sebá e Eber marcaram os gols da Raposa, que volta a campo hoje, contra o Figueirense, novamente no Bento Freitas. Com o resulta-do, a equipe mineira, treinada

por Paulo Ricardo, assumiu a segunda colocação do grupo 2, atrás do Internacional, que no jogo de fundo, venceu o Figuei-rense, por 3 x 1.

Em busca de seu terceiro títu-lo, o time cinco estrelas começou muito bem o jogo e partiu para cima do adversário, que tentava segurar o ímpeto cruzeirense. Logo aos 9 minutos, o atacante Sebá recebeu a bola em pro-fundidade e chutou na saída do goleiro Ruan. Cruzeiro 1 x 0.

Mesmo à frente no placar, a Raposa manteve o jogo ofensivo, continuou em busca do ataque e quase ampliou, aos 24, em um chute forte do meia Elber, para fora. Pouco tempo depois, Sebá recebeu outro passe dentro da área, driblou o zagueiro Dudu duas vezes, mas finalizou mal, para fora, acima do gol adver-sário.

O Bahia só chegou com pe-rigo ao ataque aos 32, em jogada do lateral esquerdo Jussandro, que fez cruzamento para o ata-cante Rafael e o goleiro Gabriel, campeão mundial sub-20 com a seleção brasileira, saiu muito bem do gol e segurou firme.

O Cruzeiro respondeu rapi-damente, em mais uma finali-zação de longa distância, desta vez através de Eber. A bola saiu, com muito perigo, à esquerda do gol de Ruan. Apesar de bem melhor em campo, o Cruzeiro acabou sendo surpreendido aos 39 minutos e levou o gol de em-pate, marcado por Jussandro, em jogada de contra-ataque.

Kalil soltou o verbo

Sebá marcou um dos gols da vitória do Cruzeiro sub-20

Cruzeiro coloca preço em Montillo

Kalil coloca mP no clássico Washington Alves/Vipcomm

Bruno Cantini

Page 16: Gazeta do Oeste

:: GAzETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 08/12/1116 GERAl