Gazeta do Oeste

24
Vagas para Educação de Jovens e Adultos estão abertas Reforma na Câmara deverá ser concluída até 14 de Janeiro Divulgação Gazeta DO OESTE DIVINÓPOLIS•MG | SÁBADO E DOMINGO 05 E 06 DE JANEIRO DE 2013 | ANO XIX | N.º 1.982 | R$ 2,50 Folia de Reis na Gazetinha Erik Ullysses Amilton Augusto MUDANÇAS CLIMÁTICAS Verões cada vez mais quentes Estatísticas apontam que o verão de 2013 está mais quente e menos chuvoso que os verões passados. Entenda quais são as causas e consequências destas mudanças climáticas e como ficará o tempo em Divinópolis. PÁGINA 14 PÁGINA 13 PÁGINA 06 PÁGINA 03 PM prende cinco pessoas por tentativa de roubo a mão armada Tentativa de roubo aconteceu no bairro Bom Pastor durante a noite de quinta-feira. Além de cinco homens, foram apreendidos um veículo Fiat Uno, motocicletas, um revólver e diversos entorpecentes Enquanto os gabinetes e o restante das obras não ficarem prontos, as reuniões ordinárias vão acontecer no Teatro Municipal Usina Gravatá, às 14hs. Até que a LOA 2013 seja votada o Legislativo não poderá entrar em recesso. Saiba o que as escolas podem exigir nas listas de material escolar PÁGINA 05 Daniel Michelini Tradições como comer Romã continuam

description

edição 1982

Transcript of Gazeta do Oeste

Page 1: Gazeta do Oeste

Vagas para Educação de Jovens e Adultos

estão abertas

Reforma na Câmara deverá ser concluída

até 14 de Janeiro

DivulgaçãoGazeta

DO OESTE

DIVINÓPOLIS•MG | SÁBADO E DOMInGO 05 E 06 DE JAnEIrO DE 2013 | ANO XIX | N.º 1.982 | r$ 2,50

Folia de Reis na Gazetinha

Divulgação

Erik Ullysses

Amilton AugustoAmilton Augusto

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

verões cada vez mais quentes

Estatísticas apontam que o verão de

2013 está mais quente e menos chuvoso

que os verões passados. Entenda quais

são as causas e consequências destas

mudanças climáticas e como fi cará o

tempo em Divinópolis.

PÁGina 14

PÁGina 13 PÁGina 06 PÁGina 03

PM prende cinco pessoas por tentativa de roubo a mão armada

Tentativa de roubo aconteceu no bairro Bom Pastor durante a noite de quinta-feira. Além de cinco homens, foram apreendidos um veículo Fiat Uno, motocicletas, um revólver e diversos entorpecentes

Enquanto os gabinetes e o restante das obras não fi carem prontos, as reuniões ordinárias vão acontecer no Teatro Municipal Usina Gravatá, às 14hs. Até que a LOA 2013 seja votada o Legislativo não poderá entrar em recesso.

Saiba o que as escolas

podem exigir nas listas

de material escolarPÁGina 05

Daniel M

ichelini

Tradições como comer Romã continuam

Page 2: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/1302 OPInIÃO

ÓrGÃO DO GruPO GAZETA DO OESTE DE COMunICAÇÃO LTDA

FUNDADOR: Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro

(1947 2004)

ADMInISTrAÇÃO, rEDAÇÃO E GrÁfICA: Rua Rio Branco, 948 - Porto Velho • Divinópolis (MG) • CEP 35.500-430

TELEFONE: (37) 3222-6322 • www.g37.com.br • [email protected]

ASSESSOrES JurÍDICOSDr. Márcio F. Vaz • Dr. Mauro M. Nogueira • Dr. Breno M. de Faria

O JORNAL NÃO É SOLIDÁRIO COM CONCEITOS EMITIDOS EM COLUNAS E MATÉRIAS ASSINADAS.

DIrETOr PrESIDEnTEFernando Marcos Rodrigues

DIrETOr DE MArkETInGLeonardo Marcos Rodrigues

EDITOrA ChEfELiziane Ricardo

EDITOrIAL

“Realmente os vereadores e a direção da Câmara deverão tomar cada vez mais cuidado

para que essas medidas não venham a prejudicar o

atendimento ao verdadeiro dono do Legislativo, o povo.”

Uma nova Câmara MunicipalDurante o processo constituinte de 1986 (eleições), 1987 e 1988

ocorreu o auge do movimento municipalista brasileiro liderado pelo então governador de São Paulo, Orestes Quércia. A começar pelo artigo primeiro da nova Constituição, que incluiu os municípios como entes federados, igualando seu status político ao dos Estados. É o único caso no mundo de Federação em que os municípios possuem esse status.

Além disso, os municípios passaram a ter poder concorrente com os Estados em todas as funções de governo, exceto aquelas que a Consti-tuição destacava, como segurança pública, Justiça, Ministério Público e Tribunais de Contas.

As Câmaras Municipais tiveram seus poderes elevados, o maior deles foi quanto aos parâmetros e regras urbanísticas.

Até 1988, cabia ao poder executivo (prefeitos), por ato administrativo próprio, defi nir tudo sobre o uso do solo urbano. A partir de 1988, qualquer mudança de parâmetro urbanístico deve ser feita por lei.

Agregue-se a isso outros poderes dos vereadores: legislar sobre alíquotas dos tributos existentes, defi nir todas as posturas municipais (uso das ruas e calçadas), estabelecer, por iniciativa própria, normas para transportes, meio ambiente, ocupação sub-regional da cidade. Um exemplo é o plano diretor e a possibilidade permanente de emendá-lo.

Com isso, a estrutura das Câmaras Municipais também mudou. Existiam os vereadores de bairros, vereadores de determinadas classes profi ssionais, vereadores ideológicos.

Com o tempo e as mudanças mundiais, os ideológicos foram desapa-recendo. Os comunitários - eleitos em suas próprias bases de bairro-, re-duzidos. Ficaram restritos a vereadores com bases eleitorais diversifi cadas e presos aos partidos majoritários, representados pelas lideranças po-líticas regionais, como deputados estaduais e federais.

O eleitor pragmaticamente tem seu voto atraído para o que lhe parece prático: um representante no legislativo que busque resolver suas demandas locais. E, com isso, as necessidades fundamentais do eleitorado e da cidade correm o risco de fi car à margem.

A Câmara divinopolitana tem hoje uma formação bastante diversifi cada, mesmo sendo de ampla maio-ria governamental ainda se polariza pelas lideranças estaduais e federais.

O aumento de cadeiras, elevando de 13 para 17, o número de edis e o recente aumento nos salários parlamentares irão certamente demandar austeridade, criatividade dos que forem comandar a Casa.

Oportuno discurso da juíza eleitoral Cristhiane Baggio durante a posse dos vereadores de Ribeirão Cascalheira no Mato Grosso “A partir de agora, está em suas mãos cuidar da coisa pública com o carinho que se cuida das coisas próprias, mas com a responsabilidade que se cuida das coisas alheias. Sejam os prefeitos na execução de atos em prol do município, sejam os vereadores no controle do Executivo e na edição de leis, todos devem ter em mente que cada dia de trabalho é um passo rumo ao sucesso, ou ao fracasso, do futuro da cidade.”

Recentes declarações do novo presidente da mesa diretora dão o tom de austeridade que deverá dominar as ações do Legislativo nesses primeiros meses.

As reformas em curso no prédio da rua São Paulo vão cada vez mais aumentando o espaço necessário aos parlamentares e diminuindo os de acesso à população. Realmente os vereadores e a direção da Câmara deverão tomar cada vez mais cuidado para que essas medidas não venham a prejudicar o atendimento ao verdadeiro dono do Legislativo, o povo.

Durante a primeira reunião ordinária foi efetuado o sorteio dos novos gabinetes, os existentes e os que estão em reforma ou construção. Durante esse processo de adequação o atendimento ao público está suspenso.

Portanto não são simplesmente 04 novos edis que assumiram suas cadeiras e sim todo um processo desencadeado dentro do Legislativo.

Mal comparando é o mesmo que uma cidade ver sua população aumentada em quase 30%, todas as necessidades inerentes ao funcio-namento da Casa e seus novos ocupantes e assessores.

Lázaro Barreto

[email protected] | http://lazarobarreto.blogspot.com

MISSIvAS COnJuGAISDepois de seis desastradas cópulas conjugais, ou seja, cinco tenta-

tivas e uma desistência, o maridinho (ou maridão?) escreve uma carta à mulherzinha (ou mulherzona?) nos seguintes termos (o que segue é uma adaptação de um texto de almanaque – antiga publicação prenunciadora da internet de hoje em dia):

Querida: como não posso lhe falar com tranqüilidade sobre certos as-suntos, pois você se irrita facilmente e nunca me deixa terminar, passo-lhe através desta os dados de uma estatística que fi z sobre o nosso insucesso conjugal/sexual no decorrer dos últimos doze meses. Das 365 tentativas que fi z para seduzi-la, só logrei êxito em 36. Isso por que: em 17 vezes podíamos despertar sua irmã que dormia no quarto ao lado; em 15 vezes você alegou muito calor, que a fazia suar em todos os poros; em 8 vezes a alegação era que fazia tanto frio que nenhum estímulo funcionava; em 52 vezes você simplesmente alegava cansaço e indisposição; em 23 vezes você adiantava o relógio para dizer que estava muito tarde; em 36 vezes a desculpa era que “estava naqueles dias”; em 69 vezes você dormia que nem uma pedra, enquanto eu dava murro em ponta de faca; em 9 vezes você não suportava os ruídos que a cama fazia; em 8 vezes o que impedia era sua dor de cabeça ou de dente; em 10 vezes você tinha jantado muito e isso podia fazer mal;

• em 32 vezes você simplesmente estava brigada comigo; em 17 vezes você queria porque queria brigar comigo; em outras 12 ve-zes eu é que queria brigar com você; em 7 vezes você não queria perder o fi lme da sessão coruja. Mesmo o êxito das 36 vezes não foi completo por que: em 11 vezes você disse que eu não tinha tomado banho direito;

• em 10 vezes você me tirou a sensação ao constatar que o teto precisava de nova pintura;

• em 2 você reclamou que eu estava muito afoito; em outras 2 você reclamou que eu estava muito lento; em outras 2 apareceu na tela da TV a fi gura deprimente de um político ladravaz e salafrário; em 6 vezes eu tive que acordá-la porque roncava; em 3 vezes pensei que a tinha machucado, pois você até que dava algum sinal de vida. É o que eu tinha a lhe dizer, minha querida, sem nenhum laivo de mal-querência. E para terminar aqui vai o beijinho-beijinho, já que com esta leitura você deve estar xuxa da vida. Seu (eu disse seu?) Chiquito.

rESPOSTA DA ESPOSA:Querido, em resposta à sua missiva, tenho a dizer que não sou dada

a estatísticas (única disciplina que não consegui média quando cursava a Faculdade), mas não concordo com os dados numéricos que relaciona em sua insatisfação sexual. Em todo caso, lembro-lhe, a propósito do ditado que diz: quem não gosta, que coma menos.

Na minha opinião o amor é amor e o sexo é sexo, assim como pão é pão e pedra é pedra. Uma coisa é sentimento e a outra não passa de um instinto bestial. E você é muito sacana, só vê o lado material da relação, só vê a carne que fenece e nunca o espírito, que é imortal. Pois comigo é na bufunfa. Por bem me levam ao inferno, mas por mal nem ao céu. Sei não, mas creio que você disse na carta que sou algo frígida, não é mesmo? E os oito fi lhos que já lhe dei? Foram feitos na olaria? Agora, meu bem, não vem que não tem. Pode vir quente que eu estou gelada. Mas tenho a dizer e enfatizar que você dedilhou a estatística de nossa abstinência a seu belo prazer de intencionalmente me esculhambar. Sei de mim, através da lembrança, apenas das seguintes incompatibilidades: cento e tantas vezes você fi cava vendo televisão (o noticiário sangrento, a roubalheira dos políticos, o futebol peladeiro) e só depois de altas horas é que me procurava. Outras vezes resmungava antes seu rosário de peripécias fi nanceiras, e aí eu tinha que fazer de conta que estava a dormir, profun-damente. E às vezes que chegava da rua com o bafo de onça de um sapo barbudo? Tem alguma cristã que agüenta? Põe aí na balança as suas e as minhas razões – e depois, se for possível, dane-se a lamuriar. E quer saber de uma coisa?: Vai votar nos corruptos, já que se julga vítima dos safados mensaleiros, de tantos sanguessugas do erário públicos, de tanto vampiros municipais, estaduais e federais... Ou, se preferir, vai plantar batatas. Quem sabe assim você pára de fazer hora com minha cara, que não é nenhum relógio?

Lamentações da sua (eu disse sua?) Chiquita, que não é nada bacana nem da Martinica, como dizia aquela marcha carnavalesca de um tempo bem mais propício e fogoso do que o de hoje em dia.

Até os três anos de idade, as crianças não sabem o que diferencia um menino de uma menina, e a não ser pelos estereótipos que herdam sem depender de suas vontades, não compreendem porque são diferentes. Mesmo o sexo para eles não representa uma diferença signifi cativa. Sem dar muita importância ao fato, eles tratam aquele ser, mesmo quando se dão conta que possui um órgão sexual diferente do seu, como um igual, a despeito do sexo não semelhante. Na verdade, para elas, menino é aquele que tem cabelo curto, e menina quem tem cabelo grande, o que na verdade já é um estereótipo social, só que ainda não sabem disso.

Na realidade nós cuidamos para que desde o início, a aparência transforme os gêneros em diferenças. Logo que nossos fi lhos nascem, cuidamos de nutrir em seus inconscientes o que primeiramente são, mulher ou homem. Além do aspecto biológico, a cultura, a educação e o ambiente podem determinar as diferenças entre os sexos. A educação dispensada à criança nos primeiros anos de infância propicia a construção do seu jeito de ser e um dos aspectos mais importantes é a compreensão que ela tem sobre o conceito de ser menina ou menino.

Por uma predisposição natural, meninas e meninos herdam dos genes do sexo, certas características que acabam por defi nir naturalmente, o processo de preferências de cada um, e isso defi nitivamente ocorre sem a menor necessidade de nossa inferência. Cabelos compridos, roupas azuis ou cor de rosa, carrinhos ou bonecas, saias ou calças compridas, tudo isso nós criamos para lhes dizer, desnecessariamente, quem é quem.

Meninas e meninos ao brincarem juntos, estarão naturalmente criando os mecanismos naturais de respeito mútuo, já que ao longo do tempo, descobrirão um ao outro. Aprenderão sobre as particularidades de cada gênero, sobre o que agrada ou desagrada, de acordo com as predisposições naturais de cada um. Aprenderão mais sobre as suas particularidades emocionais, as formas como cada um reage às mesmas coisas. Ao conviverem de forma natural, aprenderão espontaneamente a se respeitarem de acordo com suas limitações e disposições.

Se fi siologicamente os gêneros são diferentes, isso também refl ete de maneira decisiva na parte psicológica de cada um. Enquanto no homem o cérebro trabalha mais o lado direito, na mulher ele trabalha esquerdo e direito simultaneamente. Isto na prática tem uma importância dramática. O cérebro masculino enfatiza o movimento das coisas, a compreensão dos espaços físicos, dimensionamentos e formas geométricas; enquanto a mulher desenvolve mais os sentimentos e emoções, o dom da expressão e comunicação, a fala e a observação, a organização e zelo pelas coisas.

Durante as brincadeiras das crianças é possível notar a diferença destas entre meninos e meninas. Enquanto os meninos se interessam por carros, aviões e armas, as meninas brincam de vestir suas bonecas, fazer comida.

A criança se desenvolve e é possível perceber que o padrão é mantido: os meninos são mais atraídos pelos brinquedos mecânicos e também por aqueles que possuem funções óbvias. Além disso, os meninos enfatizam direções, rotas ou sentido de direção, já as meninas são mais atentas aos detalhes, como por exemplo, localizar um ponto específi co, como uma loja na esquina. A explicação dessas tendências pode estar relacionada com as formas nas quais o cérebro “arranja” os elementos. No caso dos meninos, em um sistema geométrico; já no caso das meninas, o cérebro marca os elementos descritivamente.

Compreender isso é aprender a respeitar o espaço e limites de cada um, entender que os gêneros não existem para competir entre si, mas antes disso, para se completarem. Não existe inferior ou superior, e sim, diferentes predisposições e capacidades, naturezas psicológicas não antagônicas mas peculiares a cada ser.

Cristine Strassburger NunesPsicóloga Clínica, Escolar, Professora Universitária,

Especialista em Psicologia do Trânsito e Palestrante.

Cristine Strassburger

[email protected]

DIfErEnÇAS MEnInOS X MEnInAS

Page 3: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13 03POLÍTICA

O Teatro Municipal Usina Gra-vatá está sendo palco para a reali-zação do curso de capacitação aos vereadores da 23ª Legislatura e aos servidores públicos, além disso, o espaço se tornou cenário para as Reuniões Ordinárias, uma vez que a Lei Orçamentária Anual (LOA) ainda não foi votada para que os parlamen-tares pudessem entrar em recesso. O motivo da mudança de local das reuniões é o fato da Câmara Muni-cipal de Divinópolis está passando ainda pela reforma para atender as atividades dos parlamentares nova-tos e reeleitos. Dia 14 de Janeiro, é a data de previsão para a entrega dos gabinetes.

A técnica legislativa, Vanícia Ro-cha, antes do 2º encontro do curso de

capacitação iniciar, esclareceu para todos que estavam ali aguardando as palestras e orientações, o porquê da mudança do local para colocar as reuniões ordinárias em prática. Ela detalhou que como não estava pre-visto que as reuniões não se estende-riam, uma vez que a Lei Orçamentária Anual (LOA), não foi votada no ano passado, as obras na Casa legislativa tinham que ter continuidade até que fosse tudo finalizado, nesse sentido, os encontros foram transferidos para o Teatro Gravatá, sendo que está impossível circular pela Câmara com o andamento da reforma.

Durante o bate papo que a téc-nica teve com os vereadores e ser-vidores públicos, ela abordou que a equipe de obras está tentando agilizar ao máximo a reforma, para que no dia 14 de Janeiro, os vere-adores possam ter condições de

já ter os gabinetes funcionando. Conforme Vanícia Rocha, esse ano foi completamente atípico devido à mudança de legislatura. Ela afirmou que foi um pouco complicado porque não foi feita a votação do orçamento, onde as reuniões se estenderam até os últimos dias do ano.

Sendo assim, os vereadores só desocuparam os gabinetes no dia 28 de dezembro, depois veio o réveillon, logo em seguida a posse do primeiro prefeito reeleito da história de Divi-nópolis, Vladimir Azevedo (PSDB), o vice Rodrigo Resende (PDT) e os 17 vereadores, que também demandou um trabalho muito grande de todos os servidores da Casa Legislativa, conforme a técnica.

“Nós tivemos que montar toda uma estrutura pessoal, toda estrutu-ra técnica, dentro do Ginásio Polies-portivo para poder realizar a posse, então queremos pedir a colaboração de vocês e de toda a população, não queremos dificultar nada, não queremos restringir nada, mas nós precisamos desse tempo para que coloquemos a Câmara para funcionar da forma que ela precisa”, declarou.

Nestes dias que está ocorrendo o curso de capacitação no Teatro Gra-vatá, os servidores que trabalham ao meio dia, estão chegando à Câmara às 8hs, para tentar auxiliar o máximo que puderem na reforma. As reforma no plenário começaram na última quinta-feira, provavelmente, a próxi-ma reunião, será no Teatro também. A técnica relatou que caso, a equipe esperasse a reforma do plenário ficar pronta para iniciar as reuniões, corre-ria o risco de não terminar as obras a tempo para a legislatura de 2013.

Vanícia Rocha orientou os pre-sentes para não irem até a Câmara, porque quanto mais pessoas estive-

rem transitando pelos corredores, mais irá dificultar o trabalho dos servidores e a equipe de obras. Ela salientou dizendo que como a Casa foi transferida para o Gravatá, caso qualquer pessoa tiver alguma dúvida pode procurá-la ou então procurar a equipe de servidores.

“Eu peço então que todos nos ajudem nestas questões, passem a informação à frente, que esse mo-mento é complicado, mas é um mo-mento importante para que a partir da segunda quinzena de Janeiro nós tenhamos uma estrutura boa para oferecer a todos. Estarei sempre aqui a partir do meio dia, junto com toda a nossa equipe, quem precisar de qualquer informação é só conversar conosco”, disse.

Ao terminar ela direcionou a

sua fala aos novos vereadores, ex-plicando que as Reuniões Ordinárias iniciam impreterivelmente às 14hs, independente se os vereadores es-tiverem todos no plenário ou não, só é preciso ter a maioria, isso é muito importante para a assessoria sempre lembrar o vereador. Na semana que vem a Câmara também não fará o atendimento ao público para que o término das obras seja mais ágil.

Sobre o sorteio dos gabinetes dos parlamentares:

Rodyson do Zé Milton (PSDB) reuniu com os demais vereadores para fazer o sorteio dos gabinetes. Esse sorteio facilita para a equipe da informática, para que eles possam organizar os computadores dos parlamentares. O sorteio ficou da seguinte forma:

O lado par, Marcos Vinícius (PSC) no gabinete 02, Edimar Máximo (PHS) no 04, Edmar Rodrigues (PSD) no 06, Marquinho Clementino (PSL) no 08, Nilmar Eustáquio (PP) no 10, Dr. Delano Santiago (PRTB) no 12, Adilson Quadros (PSDB) no 14 e Hilton de Aguiar (PMDB) no 16.

Já no lado ímpar, o Rodrigo Ka-boja (PSL) no 01, Edimilson (PT) no 03, Edimar Félix (PHS) no 05, Adair Otaviano (PMDB) no 07, Rodyson do Zé Milton (PSDB) no 09, José Wilson, o Piriquito Beleza (PSD) no 11, An-derson Saleme (PR) no 13, Oriosmar Pinheiro, o Careca da Água Mineral (PP) no 15 e Eduardo Print Júnior (PDT) no 17.

Vanícia Rocha afirmou que não houve nenhuma alteração após o sorteio.

Técnica do Legislativo explica como estão os trabalhos da reforma na Câmara MunicipalVanícia Rocha disse que a expectativa é que os gabinetes sejam entregues no dia 14 de Janeiro

O presidente da Câmara, Rodyson do Zé Milton (PSDB), a técnica legislativa, Vanícia Rocha e os vereadores durante o Sorteio dos gabinetes.

Andamento da reforma na Casa Legislativa.

Carla Mariela

CArLA [email protected]

O regimento interno da Câmara Municipal de Divinópolis foi tema do curso de capacitação aos parlamen-tares e servidores. Vander Penha, que trabalha na Casa, como Secretário--Geral e conhece todo o regimento interno do legislativo, conduziu a palestra para esclarecer como os 17 vereadores devem trabalhar seguin-do o regimento. Em seu discurso, ele pontuou a diferença entre Câmara Municipal e Poder Legislativo, co-mentou sobre a diferença de sessões e reuniões, falou sobre o significado de Audiência Pública, eleição da mesa diretora, dentre outros conceitos.

A matéria regimental trata de procedimentos, ela tem uma natu-reza processual, é uma lei adjetiva, e traz vários itens e diversas condutas. Muitas pessoas acham que se os parlamentares não cumprirem o re-gimento não acontece nada com eles, mas não é assim, existem punições pois senão as normas internas não teriam força nenhuma.

Atualmente o regime interno,

tem jurisprudência formada, e no caso de descumprimento da norma regimental, qualquer ato que seja praticado pelo parlamentar, está sujeito à anulação. O Poder Judiciário hoje tem a competência de intervir nas ações do Poder Legislativo, se as normas forem descumpridas. Dessa forma, na palestra foi exposto que um vereador pode ser penalizado internamente pelo próprio presidente da Câmara e a 1ª pena que ele pode aplicar é a censura verbal, depois acontece à censura por escrito, e pode até chegar à cassação do man-dato. É importante que os vereadores e a população saibam que o parla-mentar no contexto do regimento interno, tem tanto os seus direitos, quanto os seus deveres.

“O regimento interno, é uma coi-sa séria, é o regimento de um Poder, que regula os representantes do povo que tomaram posse para exercer o importantíssimo cargo de vereador”, disse Vander Penha.

Normalmente, as pessoas con-fundem alguns conceitos relaciona-dos ao regimento, e algumas dessas diferenças dos termos foram aponta-

das pelo palestrante, sendo que um deles foi à diferença entre sessão e reunião. Do ponto de vista do Poder Legislativo, sessão é uma coisa e reunião é outra. Foi explicado, que as reuniões ordinárias acontecem no período da sessão legislativa ordiná-ria e reunião extra ocorre no período de sessão legislativa extraordinária. A sessão legislativa é o período que corresponde a 1 ano de mandato e a legislatura é o mandato todo, os

quatro anos.A Câmara Municipal de Divi-

nópolis está na 23ª legislatura que vai até 2016. Entretanto, existem vários tipos de reuniões: as reuniões ordinárias, extraordinárias, reuniões especiais, Audiências Públicas e reu-niões comunitárias.

Sobre a distinção de Câmara Municipal e Poder Legislativo, o palestrante, deixou claro, que no Estado de Minas Gerais existem 853

Municípios, ou seja, há 853 Câmaras Municipais, mas foi bem objetivo quando disse que nem toda Câmara exerce o Poder Legislativo. Tem Câmaras Municipais que até hoje funcionam dentro das prefeituras, onde a contabilidade é feita pelo contador do Município.

Um dos principais objetivos da palestra foi apresentar para os vereadores que estão iniciando às atividades na Câmara, e também

para toda a população, como fun-ciona o regimento interno. Vander Penha enfatizou que é importante que o parlamentar acesse o site da Câmara e procure saber mais sobre este regimento, inclusive, no site terá o link do regimento da Assembleia Legislativa, caso os ve-readores queiram aprofundar mais o seu conhecimento sobre as normas internas. O site da Câmara é: http://www.camaradiv.mg.gov.br/

Curso preparatório pautou normas que devem ser seguidas pelo parlamento

Palestra sobre regimento interno ministrada por Vander Penha.

Carla Mariela

CArLA [email protected]

Page 4: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/1304 OPInIÃO

Evandro Araújo

[email protected]

O QuE COMEMOrArTem momentos que fi co pensando sobre a situação atual do Brasil.

Dia desses, acabei achando que as coisas realmente estão melhorando em alguns aspectos. Nunca houve tanta denúncia de bandidagem em Brasília. Provavelmente, esses esquemas existam há anos, mas nunca foram denunciados. Agora estão na mídia e isso já um ponto positivo. Claro, esperamos que a próxima etapa desse processo seja cadeia para os bandidos. Pedofi lia também é algo que, infelizmente, sempre existiu. Agora, pelo menos, os tarados estão sendo denunciados e presos. E para reforçar esse meu pensamento, essa semana achei um fato interessante: a Caixa Econômica Federal suspendeu o recebimento e a contratação de novas propostas para fi nanciar empreendimentos da MRV Engenharia, uma das maiores empresas do setor de construção dentro do Programa Minha Casa Minha Vida. A medida é uma resposta à inclusão de uma das fi liais da construtora mineira em atualização de cadastro do Ministério do Trabalho de empregadores que tenham submetido funcionários a condições análogas às de escravo. O Banco do Brasil também deve se-guir os mesmos passos da Caixa. Olha só! Banco deixando de emprestar dinheiro por causa de trabalho escravo no contratante. Isso realmente merece ser comemorado.

MArCO ZErOPicharam toda a parede branca do Marco Zero, ao lado da Praça

Candidés. Mas o painel principal, com temas relacionados à história de Divinópolis, escapou dos vândalos, felizmente. Mas você pode estar se perguntando: será que ao escrever isso no jornal o Evandro não está aler-tando os pichadores? Olha, acredito que quem tem coragem de cometer uma idiotice dessas não tenha capacidade intelectual de ler um jornal. Aliás, parece estar havendo uma guerra de gangues de pichadores em Di-vinópolis. Reparem só nas paredes do Teatro Gravatá. Havia uma pichação de um grupo que está rabiscada por uma outra pichação provocativa. Que dureza, né? Fica aí uma boa sugestão para nossa imprensa investigativa: infi ltrar alguém no submundo das pichações e descobrir como agem esses bobalhões. Se a polícia quiser também investigar, pode fi car a vontade.

TEOrIAS Adoro uma teoria da conspiração.. Daqui a pouco surge um documen-

tário e um livro sobre um plano secreto da CIA que provocou a doença de Hugo Chaves.

ESPAÇO ABErTOSegunda-feira, dia sete, retomo a apresentação ao vivo do programa

Espaço Aberto, na TV Candidés, de segunda a sexta, de 22 às 23 horas. E a relação de convidados para essa semana está recheada de boas entre-vistas. A primeira delas é com uma das revelações da TV em Divinópolis nos últimos anos, o apresentador Netinho, convidado da segunda-feira. Também estão agendados para essa semana o empresário José Alonso Dias, que vai falar sobre a criação do grupo de Amigos do Hospital São João de Deus, e o grupo Nós Quatro, na sexta-feira, encerrando a programação semanal com muita música. Esperto todos vocês, de segunda a sexta, às 22h, na TV Candidés, com o Espaço Aberto.

AÇÃO IMPOrTAnTEO Crevisa e a UFSJ se uniram para mapear o problema e partir daí

desenvolver ações de combate aos casos de leishimaniose no município. O trabalho começou essa semana e é muito importante. A população tem que tratar esse assunto com a devida seriedade. E por falar nisso, o vereador Marcus Vinícius assumiu há cinco dias e eu ainda não o ouvi falando nada sobre os cães de rua. Ou falou e eu não fi quei sabendo.

fALAnDO ErrADOTem mais divinopolitano essa semana em Castelhanos do que aqui

em Divinópolis. O problema é tão sério que os espírito-santenses de Anchieta já estão aprendendo a falar errado. Por causa da convivência, já tem nativo falando ‘iorgute’, ‘catredal’ e ‘largato’.

BOLÃO DA vIrADAGanhei na Mega da Virada!!!!!! Calma, nada que mereça muita co-

memoração. Comprei um bolão em uma casa lotérica e fi z a quadra. O prêmio é de aproximadamente R$ 470,00. Como se trata de um bolão com outros 16 ganhadores, tenho direito a R$ 27,00. Melhor que nada. Já paga o jogo com um lucro de mais de 100%. O problema é que foi na lotérica receber e me informaram que, para retirar meu prêmio terei que ir até uma agência da Caixa, portando todos os meus documentos e preencher a mesma papelada dos ganhadores de R$ 80 milhões. E ainda vou fi car ‘fi chado’ como ganhador de loteria...

BrASILEIrO é TÃO BOnZInhO

Gaudêncio Torquato

[email protected]

2012, O AnO QuE nÃO TErMInOu

Nenhum homem, por maior esforço que faça, pode acrescentar um palmo à sua altura e alterar o pequeno modelo que é o corpo humano. Não fosse tal preceito sagrado da Escritura, o Brasil seria forte candidato a demonstrar que o extraordinário feito de mudar a anatomia humana é algo corriqueiro nos laboratórios da nossa engenharia genética. Basta anotar a conjunção de coisas espetaculares que se anunciam como inequívoco sinal de que o país lidera a vanguarda do desenvolvimento mundial e goza as delícias do Éden. Essa é a visão que se extrai das autoridades que comandam nossa economia ao fazerem um balanço das conquistas, na esteira de uma versão comum aos governantes que, em fi nais de ano, costumam transmitir esperança e crença no futuro da Nação. Como pano de fundo, um inevitável painel de realizações. O desenho é uma composição estrelada, sob uma abóbada de anil, sem nesga de nuvem a turvar os céus. Como o Brasil é um país aproximativo, lembrando o embaixador Gilberto Amado, podemos encaixar o Hosana na ópera natalina das fantasias, onde não faltam Papais Noéis com magnífi cos presentes para nos convencer de que o momento é propício às versões mais exageradas.

Para começar, a impressão que faz cócegas em nossas mentes é a de que o ano não terminou. Apreciável parcela de metas previamente acertadas deixou de ser cumprida, entrando no torvelinho de postergações, tergiversações e elucubrações. Muitos compromissos irão bater à porta das calendas. Não se trata de constatar que o cumprimento de penas de condenados do mensalão foi protelado. Nesse compartimento, o bom senso até predominou, eis que ordenar prisão sem obediência rigorosa à liturgia processual seria um viés indesejável e causaria danos à imagem da instituição judiciária. Aliás, os passos mais avançados do país se deram na trilha do Judiciário, mais preci-samente na esfera da Suprema Corte, que cumpriu de modo altaneiro o seu papel, obedecendo ao ritual regrado por princípios da transparência, respeito aos contrários, independência e sintonia com a letra constitucional. Não é, pois, nessa vertente que se aduz sobre o capítulo de coisas inacabadas. As defasagens contabilizadas no ano são particularmente gritantes na frente da gestão, ao escancarem um conjunto de obras paralisadas, falta de estímulos aos investimentos, desorganização das estruturas administrativas e exces-siva concentração de poder nas mãos da presidente, entre outros entraves. Ademais, pareceu imperar a concepção errática de que um Estado grande, forte e ativo é a ferramenta adequada para substituir a engrenagem privada na estratégia de alocar recursos para a vida produtiva. (O termo privatização ainda integra o rol de pecados originais assinalados no índex de condenações do velho petismo).

Os troféus triunfalistas são exibidos: as políticas de transferência de renda e do aumento do emprego, a queda da taxa de juros, a manutenção da estabilidade dos preços, a depreciação do real, os subsídios a programas como o Minha Casa, Minha Vida, entre outros, como se fossem sufi cientes para tirar o país do marasmo. Não se nega o efeito que esse pacote produz nos índices de popularidade do governo e na ótima avaliação da mandatária. Viu-se o esforço continuado para estreitar as bases da pirâmide social. Mas outras frentes, porém, clamam por urgência: os buracos na infraestrutura e a ausência de estímulos para a indústria melhorar seus níveis de inovação e produtividade. O sistema produtivo faz queixas. Pesquisa da CNI acaba de mostrar as notas que os empresários atribuem à áreas básicas: educação(7,08), vindo à frente de tributação (6,6), infraestrutura (6), inovação (5,29), relações de trabalho (5,28), ambiente macroeconômico (4,82), efi ciência do Estado (4,53), segu-rança jurídica e burocracia (4,33). As fendas no cercado do desenvolvimento social se somam aos desajustes no território legislativo. A sensação de que o ano deixa muito a desejar se reforça pela reversão de expectativas na área da reforma política. A frustração emerge quando se compara a dinâmica social, caracterizada por correntes vibrantes, com a estática da política.

O estágio civilizatório de setores e grupos atinge graus elevados. O Brasil desfralda bandeiras de cidadania conduzidas com fi rmeza pelos mais plurais núcleos de gêneros, categorias profi ssionais e entidades não governamen-tais. Pulsa vibração pelos corredores institucionais, onde a sociedade bate bumbo em defesa de demandas. Expande-se um sentimento de Pátria, na corrente que arrasta uns e outros em torno do esforço coletivo pela dignifi -cação nacional. O patriotismo, sagrado valor maltratado por borrascas dos interesses venais, volta a animar o espírito nacional. Nos termos usados por José Ingenieros em O Homem Medíocre, começa-se a distinguir “um conceito de Pátria, implícita na solidariedade sentimental do povo, e não na confabulação de politiqueiros que medram à sua sombra”. E em que anco-radouro desaguarão as correntes de águas límpidas? Na fonte dos anseios por uma nova política. Que começa a se fazer presente no acompanhamento de práticas e costumes de governantes e representantes, na renovação de quadros municipais, enfi m, no expressivo ingresso de perfi s mais jovens na arena institucional.

Espraia-se o sentimento de que o copo da política poluída transborda. Há visível defasagem entre dois Brasis, o que abre os olhos, e o que dorme em berço esplêndido. De um lado, posta-se um cidadão exigente, um eleitor crítico, um consumidor de serviços consciente, ao lado de um grupamento ainda amarrado ao tronco da secular árvore do patrimonialismo. A esperança é a de que a força da racionalidade consiga inundar os pulmões da sociedade com o oxigênio de novos padrões. E que todos, margens, centro e topo, pos-sam proclamar, a uma só voz, o brado do profeta Zaratustra: “novos caminhos sigo, nova fala me empolga; como todos os criadores, cansei-me das velhas linguagens. Não quer mais o meu espírito caminhar com solas gastas”.

Observatóriode imprensa

www.observatoriodaimprensa.com.br

Uma raríssima entrevista coletiva da presidente Dilma Rousseff, num

café da manhã com jornalistas. Primeira pergunta: assunto, teto do Fundo

de Garantia. Resposta da presidente: “Ah, essa não! Vamos tentar outro

assunto”. Segunda pergunta: assunto, aumento da gasolina. A presidente

também não gostou. E resolveu o problema das perguntas que não esta-

vam a seu gosto: “Eu mesma começo. Queria falar, neste fi nal de ano (...)”

Imagine uma entrevista assim na Casa Branca. O mundo cairia. Ima-

gine uma entrevista assim no Iraque – onde o repórter Montazer Al Zaidi

jogou um sapato no presidente americano George Bush. Imagine uma

entrevista assim em Londres, onde o duelo entre autoridades e repórteres

é duríssimo. Aqui passou na boa – e, não fosse uma nota publicada fora

do corpo da reportagem, num único jornal, o público poderia pensar que

os repórteres perguntaram o que quiseram e a presidente da República

respondeu às perguntas por eles formuladas.

Brasileiro é tão bonzinho! Não apenas repórteres de elite, escolhidos

pelas redações mais importantes para cobrir o Palácio do Planalto, acei-

tam que o entrevistado lhes determine o que podem ou não perguntar,

como este fato é deixado de fora da matéria, como se fosse irrelevante.

Sua Excelência, o Consumidor de Informação, é tratado como cidadão

de segunda classe: pensa que está tomando conhecimento de uma

entrevista, sem saber que só as perguntas aprovadas pelo entrevistado

entram na matéria.

No início da ditadura militar, quando o presidente da República, ma-

rechal Castello Branco, começou a falar em leis de imprensa (que, como

hoje, eram muito mais leis de cerceamento de liberdade de expressão do

que qualquer outra coisa), a grande desenhista Hilde Weber, no Jornal

da Tarde, publicou uma série de charges sobre o tipo de imprensa que o

marechal queria. Lembrança necessária: Castello Branco era feio de doer

e sua cabeça saía direto dos ombros, dispensando o pescoço. Em várias

charges demolidoras, surgiam as manchetes de que o governo militar

gostaria. Por exemplo, “Castello é bonito”; “Presidente é bom de bola”,

“Moda francesa quer copiar as gravatas de Castello”.

Com censura e tudo, referindo-se a uma frase clássica do ex-presi-

dente Ernesto Geisel, de que o Brasil vivia uma “democracia relativa”, o

repórter João Russo perguntou ao todo-poderoso ministro Delfi m Netto se

a taxa de infl ação que ele apontava (e que, com base em informações do

Banco Mundial, o correspondente Paulo Francis desmentia) era absoluta

ou relativa. Delfi m não gostou, respondeu duro, e a entrevista continuou

fl uindo. Num programa de entrevistas, o professor João Manuel Cardoso

de Mello (hoje na Facamp, em Campinas), protagonizou um memorável

duelo com Delfi m Netto, perguntando o que queria e ouvindo as respostas

do ministro, por sinal um excelente debatedor.

Uma repórter da Rede Bandeirantes, Ana Aragão, perguntou ao di-

tador de plantão, general João Figueiredo, por que ele, como havia dito,

preferia o cheiro de cavalo ao cheiro do povo. Figueiredo não respondeu,

mas a ausência de resposta foi o ponto principal da reportagem.

E isso na ditadura. Hoje, por que tanta mansidão dos meios de co-

municação diante do poder?

Por: Carlos Brickmann

Page 5: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13 05CIDADES

2013 se iniciou e, como é comum nos primeiros dias do ano, os pais se preocupam com as compras dos itens básicos para a matrícula e ingresso dos filhos no novo ano letivo. Na hora de comprar os materiais escolares e os uniformes, há dúvidas entre o certo e o errado no que as instituições exigem nas listas de compras.

Quando o assunto é material escolar, é importante alertar que as escolas só podem exigir itens que serão usados em atividades peda-gógicas do aluno, como caderno, papel dobradura, tinta guache, lápis, caneta e borracha.

Além de só poderem exigir esse tipo de material, a quantidade deve ser coerente com as atividades pra-ticadas pelos estudantes. No entan-to, os pais devem ficar atentos às quantidades exigidas e, se acharem que o pedido está muito alto, devem questionar a instituição.

O gerente de uma papelaria de Divinópolis, André Gerard, tem grande experiência sobre vendas de materiais didáticos e se inteirou sobre o assunto. Para isso, André dá duas dicas que considera essencial para os

pais, especialmente para aqueles que matricularão os filhos pela primeira vez: “Prefira comprar apenas metade do material exigido e vá observando ao longo do ano se ele realmente está sendo utilizado. Além disso, é interessante comparar as listas do ano atual com a do ano anterior e ver se há grandes diferenças”, enfatizou.

Outro ponto importante, segun-do André, é que a escola não pode fazer restrição ou exigir uma determi-nada marca de material, nem mesmo determinar em qual loja os materiais deverão ser comprados: “No final do ano, os pais têm o direito de exigir a devolução dos materiais que não foram utilizados”, ressaltou.

LIvrOS E OuTrOS MATErIAISNo caso dos livros, a escola não

pode exigir que os pais os comprem na própria instituição ou em deter-minada livraria, mesmo sendo livre para vender os materiais ou mesmo indicar um estabelecimento. No caso das escolas que usam material apostilado, a compra deverá ser feita na instituição.

Materiais de uso coletivo, como produtos de higiene e limpeza, como copinhos plásticos ou papel higiêni-co, e as taxas para suprir despesas

com água, luz e telefone não devem fazer parte da lista de material esco-lar, já que são despesas que fazem parte da mensalidade.

Outra situação que ocorre nor-malmente nas pré-escolas é exigir que os pais comprem sabonetes, escovas e pastas de dente. Justificam que são itens de higiene pessoal para a educação do aluno. Esse tipo de solicitação não é proibida, mas deve ser em quantidade suficiente apenas para o filho: “Tenha em mente que a lista de material escolar é divulgada para os pais para que estes possam fazer suas pesquisas de preços, com total liberdade para escolher entre marcas e estabelecimentos preferi-dos”, concretiza André.

unIfOrMESSobre as vestimentas, é impor-

tante destacar que o uniforme é um meio usado para identificação do alu-no. Com isso, a escola tem o direito de adicionar sua marca própria nessas roupas. Caso a marca seja registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), nenhuma outra escoola poderá reproduzir.

Nesse caso, a instituição deverá indicar a confecção que faz os unifor-mes ou mesmo vender na sua própria

sede. Para os pais que concordarem com o preço cobrado, a sugestão é que conversem com a administração da escola ou façam uma pesquisa de preço com algumas confecções e apresentar a proposta à diretoria da escola. A escola tem por obrigação

que apresentar as notas fiscais da confecção para comprovar o valor cobrado do consumidor.

Caso a marca da escola não seja registrada, os pais possuem liber-dade de reproduzir o logo e mandar fazer o uniforme na confecção que

quiserem. Por fim, vale lembrar que a lei estabelece que o uniforme exigido pela escola deve estar de acordo com a classe social dos alunos. Ou seja: ela não pode exigir um uniforme muito caro para alunos de baixa renda familiar.

Itens exigidos nas listas de material escolar confundem consumidoresCom o ingresso no novo ano, papelarias ficam lotadas e vendas crescem. Dúvidas no que é certo e errado sobre as exigências das escolas devem ser revistas com cuidado

Cadernos são os itens mais cobiçados

Daniel Michelini

DAnIEL [email protected]

A Secretaria Municipal de Saúde, Semusa, através do setor de Vigilân-cia em Saúde irá realizar do dia 7 ao dia 10 deste mês a primeira pesquisa entomológica no município, que é o levantamento de Índice Rápido ao Aedes aegypti, LIRAa.

Esse estudo visa obter indicado-res epidemiológicos sobre a situação do município em relação ao mosquito transmissor da doença. O índice conterá informações sobre os bair-ros com maior infestação, o tipo de

imóvel com larvas (residências, co-mércios e/ou lotes vagos) e também quais são os depósitos preferenciais.

Com os resultados desses da-dos, a secretaria pretende investir mais na prevenção. De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Adriana Gomes, “As ações de in-tensificação serão desenvolvidas conforme as especificidades de cada distrito sanitário, a fim de intervir nos locais que ofereçam condições para proliferação do vetor, eliminando e removendo depósitos que sirvam de criadouros”afirma.

Ainda conforme salienta Go-

mes, é imprescindível que a cidade se mobilize como um todo. E tome mais medidas de prevenção e de controle da dengue antes de seu período sazonal. Considerando que existe um risco muito grande devido a reintrodução do soro tipo 4 “Que aconteceu no final de 2010 no norte do país. E que já sabemos que vários municípios mineiros já tiveram esse vírus circulando. Então hoje como a proximidade das cidades é muito grande e pela facilidade de que se tem de viajar, o risco nosso é muito grande, sem falar também que Divinópolis já teve exposição a todos os sorotipos. E isso aumenta muito mais o risco para a ocorrência de epidemias de formas graves”diz a diretora da Vigilância em Saúde.

É importante que a população mantenha os cuidados contra a dengue durante todos os períodos do ano. Porém, desse mês até abril a cidade fica mais suscetível a pro-liferação do Aedes aegypti. Adriana relata que hoje em média 90% dos focos de dengue estão dentro dos domicílios. Por isso, é importante que as pessoas permitam a entrada dos agentes de saúde em suas resi-dências. A equipe de saúde utiliza uniformes e crachá de identificação. Para que as pessoas, não fiquem receosas de deixar que pessoas não conhecidas inspecionem a casa.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acú-

mulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, emba-lagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras. E caso a pessoa more perto de algum lote vago, é importante que mesmo ela não sendo o proprietário daquele local, mantenha limpo, pois

o entulho jogado em lotes e terrenos baldios são locais propícios para se formar um reservatório de larvas da dengue.

BALAnÇO DO LIrAA DE 2012Conforme a diretora da Vigilân-

cia em Saúde, a situação atual da dengue no município de Divinópolis é tranquila. As pesquisas mostraram resultados bastante satisfatórios no ano passado. Inclusive “colocou 2012 como um dos anos onde houve

o menor número de casos notificados no município. Finalizamos o ano com 209 casos notificados, já que em 2011 mesmo com as campanhas através da vigilância junto a popu-lação conseguimos registrar 303 casos, o que também significou um numero baixo em relação aos anos anteriores”conclui Gomes

A expectativa é que os resulta-dos do primeiro LIRAa do ano, conti-nue mostrando resultados positivos ao combate da dengue.

Secretaria de saúde realizará o primeiro levantamento de dengue do ano de 2013O levantamento de Índice Rápido ao Aedes aegypti, LIRAa será realizado em Divinópolis, do dia 7 ao dia 10. O levantamento busca avaliar a situação da proliferação do mosquito no município.

Caso a pessoa more perto de algum lote vago é importante que mesmo não sendo o proprietário daquele local ela o mantenha limpo, pois o entulho jogado em lotes e terrenos baldios são locais propícios para se formar um reservatório de larvas da dengue.

“As ações de intensificação serão desenvolvidas conforme as especificidades de cada distrito sanitário”diz Adriana Gomes sobre o que será feito após os resultados do LIRAa

MArIAnA GOnÇ[email protected]

Mariana Gonçalves

Page 6: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/1306 CIDADES

Em balanço divulgado pela Fe-deração Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) na última quinta-feira (03), as vendas de carros, veículos comerciais leves (como vans e furgões), caminhões e ônibus bateram recorde histórico em no ano de 2012. De acordo com o registro, foram comercializadas 3.801.859 unidades durante o ano passado, o que representou um cres-cimento de 4,65% em comparação a 2011. Eliminando-se o comércio de caminhões e ônibus, as vendas de veículos (carros e comerciais leves) cresceram 6,11% em 2012 em com-paração ao ano anterior.

Em nota, o presidente da Fena-brave, Flávio Antonio Meneghetti,

afirmou que o recorde foi resultado, principalmente, da redução da alí-quota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Em maio, es-távamos prevendo um número nega-tivo para o ano como um todo. Depois do esforço conjunto entre governo, indústria, bancos e concessionárias conseguimos reverter esse número e terminamos o ano com um aumento de 6,1% (quando considerada apenas a venda de automóveis e comerciais leves)”, disse.

Para ele, o impacto do IPI nas vendas continuará a ser observa-do em 2013. “Negociamos com o governo para que o imposto fosse retirado progressivamente, ou seja, em seis meses, ele vai voltar ao patamar normal. Acreditamos que o primeiro trimestre vai ser o mais difícil, mas temos ainda um estoque

de preços velhos que vai garantir uma certa atividade nos meses de janeiro e fevereiro.”, disse o presidente da Fenabrave.

Para 2013, o órgão projeta cres-cimento de 3% nas vendas de auto-móveis e comerciais leves e de 2,82% nas vendas de veículos como um todo (englobando carros, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos): “Traba-lhamos com a hipótese de que o PIB vá crescer 3%. Se o PIB crescer 3%, ele terá força para puxar a indústria como um todo e, atrás dele, o merca-do consumidor. Então, acreditamos que vamos acompanhar o crescimen-to do PIB”, disse Meneghetti.

Ainda segundo ele, a volta da alíquota do IPI provocou aumento no preço dos automóveis novos, mas ele acredita que isso não será exagerado: “A indústria trabalha com

seus custos, mas tem que respeitar o mercado. Nada de exacerbação vai acontecer. O mercado vai falar mais forte. Agora, o preço está subindo como consequência da remarcação do IPI e eventualmente como recom-posição de margem. Na prática, esse cenário deve provocar um aumento no preço do carro novo entre 3% e 3,5%”, acrescentou Meneghetti.

Apesar do crescimento recorde nas vendas de veículos (carros, co-merciais leves e caminhões), o setor fechou o ano em queda de 2,25% quando contabilizados também os segmentos de motos e implementos rodoviários. O número negativo decorre principalmente da queda na venda de caminhões (-20,22%) e de motos (-15,62%) ao longo do ano. Segundo Meneghetti, a redução nas vendas de caminhões tem duas

explicações. “A primeira delas foi a antecipação de compras muito forte que houve em 2011 por causa da mu-dança de tecnologia que encareceu os veículos em 2012. Em segundo, a própria queda da atividade econô-mica”, disse ele, acrescentando que o crescimento menor da economia nacional gerou menor carga trans-portada.

COMérCIO DIvInOPOLITAnOSegundo estimativas da Austin,

2012 deve encerrar com 3,4 milhões de veículos produzidos entre auto-móveis e comerciais leves, o que deve representar um crescimento de 7% em relação a 2011. Os dados oficiais serão divulgados na segunda-feira pela Associação Nacional dos Fa-bricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Em Divinópolis, a expectativa é para que as vendas continuem a crescer. O gerente de uma con-cessionária de Divinópolis, George Martins, afirma que o aumento do preço por conta do não desconto no IPI não deverá diminuir a quantidade de veículos comercializados: “O que pode diminuir é a venda de carros zero km. Em relação aos semi-novos, a expectativa é para que elas (vendas) até cresçam”, revelou, dizendo ainda que, em 2012, a concessionária ven-deu 20% mais carros semi-novos em relação aos zerados.

George ressalta que os meses de novembro e dezembro foram os mais lucrativos: “Com a notícia de que o preço iria aumentar em 2013, acredito que muitos correram para comprar o veículo com o preço me-nor”, concluiu.

As pessoas que querem entrar o ano fazendo diferente e investindo nos estudos deve ficar atento para não perder as inscrições para o EJA – Educação de Jovens e Adultos. Este processo de ensino acelera a conclusão do ensino fundamental e médio para aqueles que ainda não o concluíram.

Quem estiver interessado em se inscrever deve procurar a escola mais próxima de casa e confirmar se esta oferece o EJA. Diversas escolas estaduais e municipais espalhadas pela cidade oferecem este tipo de ensino. Na rede estadual em Divinó-polis o número de instituições que tem o segmento chega a marca de 10.

Segundo Wânia Noronha, Dire-tora Pedagógica da Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis, caso a procura pelo curso seja grande

a abertura deste sistema pode ser feita nas instituições estaduais ou municipais que ainda não oferecem esta modalidade escolar.

Wânia aponta que a cada ano a estimativa é de que a procura por esta modalidade de ensino diminua, mas na prática isso não acontece. A procura pelo EJA tem sido cada vez maior. A prova disto é o grande número de escolas que tem oferecido esta modalidade de ensino.

Outro fator que infelizmente dificulta a conclusão do curso é a desistência. De acordo com Wânia ainda é grande o número de pessoas que abandonam o ensino no meio do caminho, por motivos diversos.

Os horários de inscrição variam de acordo com o funcionamento das escolas. Os candidatos devem apre-sentar documento com foto e ter no mínimo 15 para ingressar no EJA do Ensino Fundamental e 18 para o EJA do Ensino Médio. O EJA do Ensino

Fundamental tem duração de 3 anos e o Médio de um ano e meio.

A maior parta das escolas que trabalham esta modalidade de ensi-no funcionam a noite, mas caso haja a procura, não se descarta a possi-bilidade de se abrirem turmas em outros horários, como por exemplo, na parte da tarde.

Esta modalidade de ensino é uma oportunidade oferecida àquelas pessoas que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo, entre os quais é frequente a menção da necessidade de trabalho e par-ticipação na renda familiar desde a infância.

Ainda no início dos anos 90, o ensino do EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial.

O segmento é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da educação - LDB, ou lei nº

9394, criada em 20 de Dezembro de 1996. O EJA é um dos programa da educação básica que recebem repasse de verbas do Fundeb.

Em Divinópolis as escolas esta-duais que oferecem o EJA são: E.E. Armando Nogueira, E.E. Engenheiro Pedro Magalhães, E.E. Joaquim Nabuco, E.E. Lauro Epifânio, E.E. Manoel Correa, E.E. Monsenhor Domingos, que atualmente está com alta procura para o programa. E.E. São Francisco de Paula, E.E. São Vicente, E.E. Vicente Mateus e E.E. Antônio Belarmino.

Wânia ainda esclarece que as pessoas que queiram prestar o ENEM - Exame do Ensino Médio e consigam alcançar a média das notas para aprovação tem o direito de receber o certificado de conslusão do Ensino Médio. Uma grande oportunidade para as pessoas que tem o conheci-mento mas não tem tempo de cursar o EJA também. As opções para se

concluir o ensino fundamental e mé-dio hoje são vastas, lembra Wânia.

Segundo Wânia o plano cur-ricular que especifica as diretrizes pedagógicas do EJA ainda não foi di-

recionado a Superintendencia Regio-nal de Ensino. As mudanças quanto ao programa sempre mudam de um ano para o outro, mas o momento é de espectativa, afirma a diretora.

Escolas Estaduais e Municipais estão com inscrições abertas para o EJA – Educação de Jovens e AdultosA lista de instituições que oferecem esta modalidade escolar pode ser conferida na Superintendência Regional de Ensino e na Secretaria Municipal de Educação

Segundo Wânia Noronha, Diretora Pedagógica da Superintendência de Ensino em Divinópolis, um fator que infelizmente dificulta a conclusão do curso é a desistência, pois ainda é grande o número de pessoas que abandonam o ensino pela metade, e por motivos diversos.

Paulo Reis

PAuLO [email protected]

Comércio automotivo registra ano históricoVendas ultrapassaram as expectativas. Entretanto, para 2013, espera-se que a comercialização diminua devido ao aumento médio de 4% nos preços dos automóveis

Setor de motocicletas destoou dos demais, registrando queda Comércio de carros novos deve recuar em 2013

Daniel Michelini

DAnIEL [email protected]

Page 7: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13 07CIDADES

Os condutores de vans escolares cadastrados na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte,Settrans, têm até o dia 31 desse mês, para realizar a vistoria veicular. Os moto-ristas que ainda não compareceram na secretaria devem se apressar. Pois mesmo o prazo sendo até o final do mês, antes da oficina verificar as con-dições do veiculo, o motorista deve procurar a secretaria para receber um documento que o autorize a passar

pela vistoria. Conforme o fiscal de transportes

da Settrans, Ronaldo Alves Reis, é importante que os condutores não deixem de passar na secretaria e nem de fazer a vistoria. Só depois de todo esse processo concluído é que os veículos poderão realizar seus traba-lhos. “Vamos emitir, a partir da atua-lização do cadastro, uma autorização para que eles procedam a vistoria. Com a vistoria e os dados renovados. Eles vão receber um selo para afixar no painel do veiculo e a credencial para prestar o serviço”explica Reis.

De acordo com a Settrans, hoje o município tem cerca de 160 vans e 86 táxis cadastrados na secretaria. Caso o motorista seja parado pela fiscalização e não apresente os do-cumentos de vistoria em dia perderá 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação,CNH, e estará sujeito a penalidade de multa no valor de R$85,13.

O fiscal salienta que além das penalidades descritas no Código de Transito Brasileiro, é importante que o condutor realize esse processo também para garantir a segurança de seus passageiros. “A partir do momento que o condutor faz a vistoria, serão observados todos os itens de segurança do veículo. O carro estando com todos os itens de segu-rança em seu estado de conservação normal, o perigo para as crianças que estão sendo transportadas é menor. Porque o risco de acidente devido a algum defeito do veiculo não vai existir” afirma.

Recomenda-se que de seis em seis meses o veículo passe por esse processo de manutenção. Em Divi-nópolis, a empresa credenciada ao Settrans para realizar as vistorias é a Inspecionar, que fica no anel ro-

doviário Presidente Tancredo Neves. Caso o veículo não seja aprovado

na inspeção, o condutor consegue um determinado prazo para conseguir adequar a van dentro das normas requeridas.

Por se tratar de um trabalho que lida diariamente com o transportes

de vidas, é importante que os pais na hora de contratar o serviço fiquem atentos, se a van terá afixado no pai-nel o adesivo azul 2013 da Settrans. E ainda se o condutor irá apresentar os documentos em dia “ fazemos um alerta aos pais e aos usuários de táxis. Para que nos ajude, dando pre-

ferência aos condutores devidamente legalizados. Porque esse trabalho que o município faz é justamente em prol da população, ou seja daquele que necessita do serviço. Então se ele não se preocupa com isso, amanhã essa pessoa pode vir a correr um risco desnecessário”conclui Ronaldo.

veículos escolares devem passar por vistoria até o dia 31 de JaneiroOs condutores de vans escolares cadastrados na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte,Settrans. Devem procurar a secretaria para atualizar receber a documentação de autorização que permite a realização da vistoria no veiculo

“Eles irão receber um selo para afixar no painel do veículo e a credencial para prestar o serviço”explica Reis sobre a vistoria

Recomenda-se que de seis em seis meses o veículo passe por esse processo de manutenção.

Divulgação

Mariana G

onçalves

MArIAnA GOnÇ[email protected]

A noticia deste novo investi-mento na área oncológica do SUS irá beneficiar muitas pessoas principal-mente em Divinópolis onde está um dos hospitais mais importantes para o tratamento de câncer do Centro Oeste Mineiro, o Hospital do Câncer. A instituição atende atualmente a uma população estimada em 1 milhão e 300 mil pessoas, vindas de 55 cidades.

O Ministério da Saúde vai investir R$ 208,2 milhões a mais, um total de R$ 380,3 milhões para 2013, 121% a mais em comparação com 2011 cujo montante chegou a R$ 172,1 milhões para ampliação da assistência.

Com essa ampliação e outras ações que o Ministério da Saúde vem desenvolvendo na rede de cuidado do câncer, espera-se aumentar o acesso aos serviços já existentes, contribuir para habilitar novos tratamentos, além de favorecer o diagnóstico rápido e uma maior resolutividade, ou seja, proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Com essa ampliação e outras ações que o Ministério da Saúde vem desenvolvendo na rede de cuidado do

câncer, espera-se aumentar o acesso aos serviços já existentes, contribuir para habilitar novos tratamentos, além de favorecer o diagnóstico rápido e uma maior resolutividade, ou seja, proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Antes do anuncio oficial da in-clusão destes novos procedimentos, foram revistos os atuais 121 existen-tes por meio de adequação técnica, elaboradas mudanças na forma de organização da tabela, e a introdução de novos procedimentos, entre eles, os relacionados à cirurgia de cabeça e pescoço, considerados de difícil acesso.

Segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mais recursos e ampliação dos procedimentos me-lhoram a qualidade do atendimento. Para ele o objetivo destas medidas é instalar serviços onde não existem hoje, e estimular os serviços que já existem a produzir mais e, com isso, reduzir o tempo de espera para o tratamento do câncer.

A manutenção destes procedi-mentos necessitará de um acompa-nhamento bem sistemático, princi-palmente porque atualmente existe a carência de alguns profissionais a nível nacional, que atendam a de-

terminados tipos de cânceres como, por exemplo, os que atingem pescoço e cabeça, ortopedia, mastologia e urologia. Apesar de Divinópolis ser uma região à parte e que diferente de outras tem profissionais que se dedicam a algumas destas áreas, como lembra a Diretora da Regulação em Saúde do Município, Inês Leão.

Segundo Inês, a região sofre também com a falta de uma maior assistência de média complexidade: cirurgias e exames. Mesmo diante da existência das filas de espera para atendimento, muitos pacientes são remanejados de acordo com as necessidades do tratamento.

Em Divinópolis deveriam ser fei-tas pouco mais de 1000 mamografias mensalmente, atualmente são reali-zadas cerca de 700. As pessoas que não conseguem o exame são agen-dadas e aguardam na fila de espera.

Apesar de toda problemática existente, a cidade ainda possui uma infra-estrutura de atendimento satisfatória. Já que as carências aqui percebidas se refletem em outras partes do país, finaliza Inês.

nOvOS PrOCEDIMEnTOSOs 11 novos procedimentos que

passam a integrar a tabela do SUS

são: Linfadenectomia Mediastinal em Oncologia (R$ 3.814,58 - valor total pago pelo procedimento); Lin-fadenectomia Seletiva Guiada em Oncologia – mais conhecida como “linfonodo sentinela” (R$ 727, 87); Reconstrução para Fonação em Oncologia – a tabela do SUS incluía a prótese, mas não o ato operatório da sua implantação (R$ 910,50); Traquestomia Transtumoral em Oncologia (R$ 910,50); Ressecção de Pavilhão Auricular em Oncologia (R$ 791,49)

Também estão inclusos, Res-secção de Tumor Glômico em On-cologia – (R$ 910,50); Ligadura de Carótida em Oncologia (R$ 910,50); Colecistectomia em Oncologia (R$ 1.356,75); Ressecção Ampliada de Via Biliar Extrahepática em Oncologia (R$ 1.763,78); Reconstrução com Retalho Osteomiocutâneo em Oncologia (R$ 4.366,75); Timectomia em Oncologia (R$ 4.186,64).

GASTOS nACIOnAISOs gastos federais com assistên-

cia oncológica no país, nos últimos três anos aumentaram 26%, passan-do de R$ 1,9 bilhão em 2010 para uma estimativa de R$ 2,4 bilhões em 2012. Este aumento de recursos serviu para

ampliar e melhorar a assistência aos pacientes atendidos nos hospitais pú-blicos e privados que compõe o SUS, sobretudo para os tipos de câncer mais frequentes, como pele, mama, colo de útero, próstata, pulmão, cólon e reto.

A quantidade de procedimentos oncológicos ambulatoriais oferecidos aos pacientes do SUS aumentou 13%: foram 10,5 milhões, em 2010, e a projeção para 2012 é de 11,8 milhões de procedimentos. Já em 2011, foram realizados 11,5 milhões. Em 2012, foram realizadas 84 mil cirurgias

oncológicas no SUS e no mesmo período, o número de procedimentos quimioterápicos estimado foi de 2,2 milhões em 2012, com investimentos na ordem de R$ 1,3 bilhão.

O Ministério da Saúde também incorporou ao SUS o Trastuzumabe, um dos mais eficientes medicamen-tos de combate ao câncer de mama. O Brasil também passou a produzir o primeiro medicamento para câncer. Com a produção nacional do Mesilato de Imatinibe, o custo do comprimido do medicamento será de R$ 17,5 (100 mg) e R$ 70 (400 mg).

Ministério da Saúde vai oferecer novos tipos de cirurgias oncológicas pelo SUS

O Hospital do Câncer em Divinópolis atende atualmente a uma população estimada de 1 milhão e 300 mil pessoas, vindas de 55 cidades do Centro-Oeste de Minas, Alto São Francisco e parte do Sudoeste do Estado.

Paulo Reis

PAuLO [email protected]

Page 8: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/1308 CIDADES

Já em seu primeiro mandato, Domingos Sávio obteve reconhe-cimento nacional de seu trabalho no parlamento ficando em 16º lugar no ranking nacional dos parlamentares mais atuantes do congresso. A pesquisa foi feita pela revista com o apoio do Ne-con, do Instituto de Estudos So-ciais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj). O NECON estabeleceu como critério o posicionamento de deputados e senadores em relação a nove eixos fundamen-tais. Eles começam por uma carga tributária menor e sistema tributário mais simples, passam pela diminuição da burocracia e chegam à proposta de leis traba-lhistas que respeitem igualmente empregadores e empregados.

Os nove temas seleciona-dos por VEJA foram afetados de alguma maneira no Congresso por 142 projetos de lei e medi-das provisórias cuidadosamente analisados. Em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj), VEJA clas-sificou os deputados e senadores

de acordo com o posicionamento deles em relação às proposições.

Ética Antes de envolver o Necon,

VEJA aplicou uma “cláusula de ética”, expurgando previamente os parlamentares envolvidos em escândalos ou de reputação duvi-dosa. Foram excluídos da análise, majoritariamente, aqueles que se enquadraram na Lei da Ficha Limpa – ou seja, os condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, como os tribunais de Justiça.

A Ficha Limpa só passou a vigorar, em eleições, a partir de 2012 – por isso VEJA a usou agora como critério de corte. É, sem dúvida, a mais sobejamente aceita ferramenta de controle do acesso ao Congresso de políticos comprovadamente desonestos.

Por exigir decisões defini-tivas, a Ficha Limpa permitiu o ingresso, no ranking deste ano, de parlamentares que em 2011 ficaram de fora apenas por serem alvo de processos ainda sem veredicto final (evitamos comparações de desempenho entre o levantamento atual e o do

ano passado, dada a quantidade de deputados e senadores que reingressaram no ranking).

Relevância Os pesquisadores do Necon

aplicaram a todos os deputados e senadores listados um rigoroso modelo de análise que permite classificá-los em um ranking. O passo inicial foi selecionar as pro-posições mais relevantes entre as centenas de medidas provisórias, projetos de leis ordinárias e complementares e propostas de emendas à Constituição que tra-mitaram no Congresso em 2012, as 142 que compõem o estudo.

Cada uma das proposições foi classificada como “favorável” ou “desfavorável”, de acordo com seu impacto positivo ou negativo sobre os nove eixos definidos por VEJA.

O segundo passo foi selecio-nar as ações parlamentares. A saber: a) pareceres em relatoria; b) apresentação de emenda; c) posicionamento em votação nominal e d) pronunciamentos em plenário e comissões. Para cada atividade foi estabelecido um peso. Os pareceres têm peso 4, pois são a base da tomada de

decisão. Os pronunciamentos, embora mais visíveis ao público leigo, têm peso 1, pela ineficiên-cia da retórica gratuita.

Ga l g a ra m p o s i ç õ e s n o ranking os parlamentares que, em seu cotidiano legislativo, defenderam as propostas a favor dos nove temas centrais estabele-cidos por VEJA – perderam pon-tos aqueles que estiveram contra essas ideias em favor de um Brasil mais moderno e competitivo.

Alguns exemplos de proposi-ções exemplificam a montagem do ranking. Ganhou pontos o parlamentar cuja atuação favore-ceu a aprovação do novo Código Florestal, depois de parcialmente vetado pela presidente Dilma Rousseff.

PReseRvação O código, que substitui o

anterior, promulgado há 47 anos, longe de agradar a todo mundo, é um instrumento jurídico que garante a preservação sem minar o vigor do agronegócio brasileiro, ao equilibrar medidas de prote-ção às florestas com a instalação de condições justas para a pro-dução agrícola.

Ganhou pontos, também,

o parlamentar que apoiou a emenda que determina o voto aberto para a perda de mandato de deputados e senadores – mag-nífico instrumento de vigilância da sociedade. Perdeu pontos, no entanto, quem tentou barrar uma ótima ideia: o detalhamento

do valor dos tributos pagos nas notas fiscais, o fim do imposto in-visível. São iniciativas que fazem o Brasil olhar para o futuro com inteligência – e os parlamentares que batalham por essa postura merecem ser acompanhados com atenção.

Domingos Sávio é destaque em revista nacionalEdição da revista VEJA desta semana mostra quem são os parlamentares que mais trabalharam em 2012 em favor de um Brasil mais moderno e competitivo

Carla Mariela

Favorito para comandar a Câmara dos Deputados a partir de fevereiro, o deputado Henri-que Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que, se eleito, não pretende cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal pela cassação automática do mandato dos condenados no julgamento do mensalão. As informações são da Folha de S.Paulo.

Em entrevista à Folha, Hen-rique Alves, afirmou que o Con-gresso não abrirá mão da prerro-gativa de dar a palavra final. Isso inclui votação secreta no plenário da Casa, onde uma cassação só ocorre com o apoio de pelo me-nos 257 dos 513 deputados.

“Não [abro mão de decidir]. Nem o Judiciário vai querer que isso aconteça. Na hora em que

um Poder se fragiliza ou se dimi-nui, não é bom para a democra-cia.” O deputado afirmou ainda que “algum mais desavisado pode ter esquecido”, mas a Constitui-ção de 1988 foi elaborada pelos congressistas.

“Cada palavra, vírgula e ponto ali foram colocados por nós. En-tão, temos absoluta consciência de nossos direitos, deveres, limi-tes e prerrogativas. A questão da declaração da perda do mandato é inequívoca que é do Parlamen-to”, afirma o peemedebista, em campanha pela presidência da Casa.

Para ele, o placar apertado da sessão do STF pela cassação —5 votos contra 4— só reforça seu argumento. “O Supremo, que trouxe essa polêmica, metade

dele concordou que fosse do Le-gislativo a última palavra. Cabe, realmente, ao Poder Legislativo a declaração da perda do mandato”, afirmou, acrescentando que todo o rito de um processo de cassação tem de ser aplicado.

Afirmando que essa “não é para ser uma guerra de Poderes”, Henrique Eduardo Alves diz que, passado o “momento de emoção”, confia no senso de responsabili-dade do Legislativo e do Judici-ário. “Queremos um Judiciário forte, também, respeitado. Não precisa ser popular. Mas forte, respeitado por todos nós. Então, cada um no seu pedaço. Na hora em que o STF chegar às suas de-cisões, vamos cumprir as nossas obrigações, formalidades legais que devem ser apreciadas.”

Deputado Henrique Alves diz que desobedecerá STF

Divulgação

Page 9: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13 09CIDADES

O professor Helvécio Costa Menezes, que leciona nos cursos de Química do ISED e de Enge-nharia Civil do INESP, institutos mantidos pela Funedi/UEMG em Divinópolis, publicou o artigo “Sampling and analytical metho-

ds for determining VOC in air by biomonitoring human exposure” (“Métodos de amostragem e de análise para determinação de VOC no ar pela exposição biomonitorização humana”) no periódico “Critical Reviews

in Environmental Science and Technology”, editado pela presti-giada Taylor & Francis, com sede em Londres, na Inglaterra.

O artigo foi produzido em parceria com as professoras Leiliane C. A. Amorim e Zenilda

L. Cardeal, respectivamente da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

Segundo o professor, “o arti-go é o resultado de uma revisão sobre os métodos de amostragem

e análise de compostos orgânicos voláteis (VOC) no ar e da avalia-ção da exposição humana a estes compostos”. Conforme ressalta Helvécio, os VOC são encontra-dos no ar de ambientes internos e externos e podem provocar

problemas respiratórios, alergias, câncer e morte prematura.

A pesquisa está senda discu-tida pela equipe técnica do Plano Diretor Participativo de Divinó-polis, que está sendo revisado pela Funedi.

Professor da Funedi publica artigo em revista inglesa sobre pesquisa que aborda a qualidade do ar em DivinópolisPesquisa está sendo discutida pela equipe técnica do Plano Diretor de Divinópolis

A Caixa Econômica Federal publicou circular no Diário Oficial da União com a distribuição por áreas dos recursos do orçamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No total, são R$ 48,9 bilhões previstos para este ano.

Desses recursos, R$ 20 bilhões estão destinados à concessão de financiamentos a pessoas físicas e empresas, que beneficiem famílias com renda mensal bruta de R$ 3.275 enquadradas no Programa Minha Casa, Minha Vida.

A circular estabelece também que R$ 5,345 bilhões serão desti-nados à produção ou aquisição de imóveis novos do programa. Além disso, R$ 120 milhões irão para o financiamento de imóveis do Minha Casa, Minha Vida situados em áreas rurais e mais R$ 1 bilhão para financiamentos que não estão enquadrados em programas específicos.

O orçamento também prevê a destinação de até R$ 4,4 bilhões para o saneamento básico, em

financiamentos concedidos aos governos regionais. Pelo texto publicado hoje, R$ 800 milhões serão para operações de crédito com mutuários do setor privado.

Na área de infraestrutura ur-bana, até R$ 6 bilhões vão para operações de crédito para projetos de mobilidade urbana do Progra-ma de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Até R$ 1 bilhão, alocados em nível nacional, vão para a execução de ações não inseridas no PAC.

fundo de Garantia terá orçamento de 48,9 bilhões de reais este ano

A quantia de R$ 120 milhões irá para o financiamento de imóveis do Minha Casa, Minha Vida situados em áreas rurais.

Mariana Gonçalves

Page 10: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/1310 vArIEDADES

EDuArDO JÁ[email protected]

Eduardo Jáber é Engenheiro de Alimentos, Chef de Cozinha

e Sommelier, trabalha com jantares, cursos e eventos.

(37) 9937-1826

QuE DELÍCIA! é TEMPO DE SOrvETE!

SOBrEMESA COM SOrvETE

CAMArÃO hAvAIAnO

oRiGeM Do soRveteO sorvete é uma delícia típi-

ca do verão. São tantos sabores e tantas receitas – picolé, bolo de sorvete, torta de sorvete, sorvete de casquinha… – que é impossível não agradar até o paladar mais exigente.

Porém, de onde ele veio? Onde foi feito o primeiro sor-vete? Vamos conferir aqui no blog as versões mais famosas sobre a criação desse doce que consumindo no mundo inteiro:

Algumas teorias sobre a origem do sorvete

O primeiro relato vem do Oriente. Conta-se que há mais de 3.000 anos os chineses cos-tumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturada à neve das geladas montanhas daquele país – ou seja, um sorvete de arroz. Há quem diga também que os próprios chineses já misturavam a neve com suco de frutas e mel.

Quanto a misturar neve,

suco de frutas e mel, há tam-bém quem afi rme que o Impe-rador Nero, há cerca de 1.900 anos, ordenava que seus es-cravos fossem aos picos das montanhas buscarem neve para o congelamento de tal mistura. Algo bem parecido com as famosas raspadinhas aqui no Brasil.

Todavia, há relatos de que o introdutor do sorvete na Europa foi Alexandre, o Gran-de. Alguns historiadores atri-buem o encontro do sorvete às suas viagens e conquistas no Oriente. Conta-se que o grande conquistador trouxe daquelas terras uma mistura de salada embebida em mel, armazenada em potes de barro que enterrados no chão coberto pela neve do inverno europeu, se mantinha conservada por longo período.

Das histórias da chegada do sorvete na Europa, a mais conhecida e difundida é a que

recorda o grande aventureiro italiano, Marco Polo. Afirma--se que no século XII ou XIV na volta de sua famosa viagem ao Oriente, o veneziano Marco Polo trouxe na bagagem, além do macarrão, uma receita para fazer sorvetes de água. Naquela terra o leite é adicionado às receitas e o sorvete passa a ter vários sabores.

Aos Estados Unidos, seus colonizadores (os ingleses) levaram na bagagem também a nova guloseima. Na terra do “tio Sam” o sorvete chegou através de seus colonizadores, os ingleses, e lá teve um dos seus momentos mais importan-tes: Em 1851 nasceu a primeira fábrica de sorvetes, produzido em larga escala, em Baltimore. Seu dono, o leiteiro Jacob Fus-sel, logo foi copiado em outras regiões do país, como Washing-ton, Nova York e Boston. Em pouco tempo os americanos viriam a se tornar os maiores

produtores e consumidores do mundo, marca que guardam até os dias atuais.

o soRvete no BRasilO sorvete chegou no Brasil

através dos americanos. Um navio daquele país aportou no Rio de Janeiro em 1835 com 270 toneladas de gelo. Nasce então a primeira sorveteria brasileira através de dois comerciantes que compraram o tal carrega-mento de gelo e passaram a vender sorvetes de frutas.

Todavia, apenas em 1941 o sorvete passou a ser produ-zido em escala industrial no Brasil, quando foi fundada, na cidade do Rio de Janeiro, a U.S. Harkson do Brasi l , nos galpões da falida fábrica Gato Preto. A fábrica, já com o selo Kibon, iniciou sua dis-tribuição em 1942 com seus carrinhos espalhando-se pelo Rio, e, logo depois, pelo país inteiro.

inGReDientes 1 pacote de biscoito champagne 1 lata de creme de leite 1 lata de leite condensado Leite de gado 1 colher de maisena 1 barra de chocolate meio amargo 1 pote de sorvete de fl ocos

MoDo De PRePaRoCreme de chocolate:Derreta a barra de chocolate em banho

maria, depois acrescente o creme de leite ReseRve

cReMe BRanco:Coloque em uma panela o leite condensado e a mesma medida de leite de gado Acrescente uma colher de maisena e leve ao fogo até formar uma papa ReseRve

MontaGeM:Forre um refratário com os biscoitos cham-

pagne, e jogue o creme de chocolate por cima dos biscoitosEm seguida o creme branco, e por último cubra todo o creme com sorvete de fl ocos

Para enfeitar pode colocar raspa de chocolate por cima ou cerejaSe preferir pode fazer a cereja com gelatinaServir gelado

inGReDientes 1 coco verde grande Salsinha 1 lata de leite de coco Pimenta-do-reino 2 dentes de alho 1 cebola picadinha 1 kg de camarão cinza Cheiro verde, sal e pimenta a gosto

MoDo De PRePaRoCorte o coco verde uns 4 dedos em cima e tire a parte de baixo, sem abrir, para que ele possa fi car parado no forno. Frite o camarão com o alho, cebola, pimenta e sal com azeite. Após pré-frita, coloque dentro do coco verde com a lata de leite de coco na temperatura de 180°. Espere por 30 minutos.

Page 11: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13 11vArIEDADES

MArCO AuréLIO [email protected]

MissO empresário José Alonso Dias entrou o ano cheio de

projetos, dentre eles os preparativos fi nais do Miss Terra Minas Gerais 2013, ele é diretor executivo do certame que se diferencia por associar moda e beleza às causas eco-lógicas. O evento será entre os dias 12 e 21 de abril, com atividades em Belo Horizonte, Ouro Preto, Tiradentes e terá Divinópolis como palco do encerramento e anúncio da vencedora.

Calor demaisEsta semana, Eliana Piola publicou em sua página

do Facebook a seguinte nota: “A posse dos vereadores e do prefeito de Divinópolis ocorrida dia 1º merece alguns comentários: O local foi péssimo, Ginásio Poliesportivo, com 40º de temperatura, sem ar condicionado e sem ventilador.O palco c/acesso só por escadas, sendo o ve-reador Anderson Saleme cadeirante e responsável pela organização da solenidade.Qto aos discursos, o melhor foi do vereador Careca da Água Mineral:faltou gás mas pelo menos foi natural”. Falou e disse!

Ana Carolina Meloni, que mora na Índia, passou o seu revéillon no melhor estilo indiano

Luciene Ribeiro, Cláudia Rios, Marisa Castro e Cynthia Fagundes comemoram a chegada de 2013

O juiz de paz Wander de Sousa ofi cializou a união do inglês Christian Ke. com Ca Quadros

Ana Cristina e Aguinaldo de Paoli, cheios de projetos para a Wizard Divinópolis em 2013

VagaDivinópolis está incluída na lista que o Instituto de Me-

trologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM/MG) divulgou esta semana com o edital de abertura para concurso público, que oferece 69 para servidores públicos. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 15 de fevereiro de 2013, pelo site do Instituto Nosso Rumo. Do total de vagas, 43 são para o cargo de Agente Fiscal de Gestão, Metrologia e Qualidade. Para concorrer é necessário que o candidato tenha o ensino médio completo ou curso completo de educação profi ssional de nível médio. A prova será realizada dia 28 de abril em Divinópolis, Belo Horizonte, Caratinga, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia e Varginha. As inscrições fi carão abertas até o dia 20 de março de 2013

Alto marNa próxima semana, de 12 a 19 de janeiro, o padre Chrystian

Shankar integra grupo que irá participar do “Cruzeiro Católico” que navegará pela Argentina e Uruguai com o lema “Evangeliza-ção, lazer e cultura”. Este é o quinto cruzeiro católico brasileiro e, além do padre de Divinópolis estarão Eros Biondini, Hewaldo Trevisan, entre outros.

NegócioRenato Batista e Andréa Carvalho venderam a bela residên-

cia que construíram no condomínio Greenville para os médicos Gustavo Fusaro e Maria Fernanda Gontijo, negócio de quase 2 milhões de reais. Renato mudou com a família para Belo Horizon-te, onde montou uma construtora imobiliária em sociedade com o cunhado Ricardo Nunes, da Ricardo Eletro, mas ainda continua a administrar o JB Palace Hotel, entre idas e vindas.

MissaGrupos de folias de reis e pastorinhas festejarão o Dia dos

Santos Reis, em Divinópolis, com missa no Santuário, a partir das 15h45min deste domingo, dia 6. A celebração eucarística, que já é tradicional na cidade, será presidida por frei Leonardo Lucas Pereira, OFM. A cerimônia terá participação de vários ternos de foliões e do grupo de pastorinhas de Amadeu Lacerda, povoado de Divinópolis, que é o único em atividade no município. Conforme o folclorista Luís da Câmara Cascudo, as pastorinhas representam a visita dos pastores à gruta de Belém no dia do nascimento do Menino Deus.

Page 12: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/1312 GErAL

horóscopo

LADO A LADOGlobo - 18h

Isabel diz a Neusinha que tomará uma

decisão sobre quem atuará no espetáculo.

Celinha garante a Alice que padre Olegá-

rio está do lado das duas. Zé descon� a da

procedência das mercadorias de Caniço.

Mario e Isabel con� rmam o sucesso de

Diva frente ao espetáculo. Fernando e

Caniço armam o roubo de mercadorias.

Edgar elogia um texto de Paulo Lima e

Laura se envaidece. Madá questiona se

Berenice é mesmo tia de Elias. Zé Maria

pede ajuda a Guerra. Afonso vê Elias

falando com Constância e � ca intrigado.

Guerra entrega a mercadoria roubada

para Praxedes. Albertinho beija Gilda.

GuErrA DOS SEXOSGlobo - 19h

Juliana tenta fugir do questionamento

de Felipe. Kiko � nge aceitar o namoro

de Roberta e Nando. Manoela chega à

loja embriagada e se dirige ao terraço.

Manoela anuncia o caso de Juliana e

Fábio ao final do desfile. Felipe ataca

Fábio. Kiko conta para Analú sua ideia

para separar Nando e Roberta. Nando

consola Juliana. Fábio persegue o carro de

Manoela, que está com Ciça. Ronaldo vê

Isadora se arrumando na sala de Juliana.

Otávio consola Felipe. Nenê comenta

com Roberta que o namorado de Veruska

trabalha na Charlô’s. Juliana pede perdão

a Felipe. O carro de Manoela despenca de

um penhasco e Fábio se desespera.

SALvE JOrGEGlobo - 21h

Lívia incentiva Berna a contar para ela

sobre a chantagem que sofreu e descobre

a participação de Wanda. Carlos pensa em

assumir o caso com Antonia. Berna fala

sobre a adoção de Aisha para Lívia. Ro-

sângela ouve Russo e Irina conversando

sobre Morena. Lívia inventa uma história

para Mustafa e livra Berna de suspeitas.

Russo leva as “uvas” para Morena e Jéssica

levarem na viagem. Lucimar arruma um

banquete para a volta da � lha. Miro não

conta para Delzuite que incentivou Pes-

coço a se encontrar com Vanúbia. Carlos

deixa a chave de seu apart com Antonia.

Érica rebate Élcio, que manda prendê-la.

Bianca aguarda seu voo para o Brasil.

Chega a hora da viagem, Morena e Jéssica

se despedem de Waleska e Rosângela.

novelas

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora,

estando sujeitos a eventuais alterações.

Hoje, a superfi cialidade das pessoas pode te incomodar. À noite, você estará mais aberto(a) às mudanças. É um período de renovação em sua vida afetiva.

Entre em contato com pessoas que estão distantes. No amor, as relações mais sólidas serão especialmente valorizadas agora.

O período favorece os programas de lazer, por isso, não perca a chance de ir movimentar sua vida social e se divertir. Caso esteja livre, saberá como conquistar a pessoa amada.

Excelente dia para quem trabalha por conta própria ou exerce uma profi ssão liberal. Em casa, deixe seu cantinho mais aconchegan-te. Sua vida amorosa atravessa uma fase de instábilidades.

A sua criatividade estará em destaque hoje, podendo ter êxito com tudo que envolva beleza, arte e entretenimento, mas evite disputas com pessoas mais infl uentes.

Não acredite em promessas mirabolan-tes ou pode se ver em maus lençóis. Na paixão, há possibilidade de sofrer uma perda hoje.

Ser amável e capaz de certas delicadezas vai trazer benefícios, oportunidades e bons resultados. Não tente fugir de suas responsabilidades familiares; faça o que estiver ao seu alcance.

Você terá sucesso em atividades que exijam sigilo ou privacidade. É um bom momento para refl etir sobre sua vida. Neste dia, pense bem antes de falar para evitar mal-entendidos.

A sensação de bem-estar que terá vai estar associada aos amigos e aos grupos da sua convivência. Não perca a chance de selecionar o seu círculo social. Com o pessoal de casa, exercite a compreensão .

Sua vida pessoal está bem-amparada, mas é preciso agir com mais discrição. A observação pode ser a sua maior aliada. Já no campo afetivo, seja mais realista!

Bom dia para somar forças com as pesso-as mais experientes e aprender com elas. Reserve um tempo para curtir a compa-nhia de seus amigos. No romance, tenha cuidado, porém, com a sua ingenuidade: você pode ter uma decepção amorosa.

Dedique o seu tempo a algo produtivo. Sua vida amorosa inspira cuidados es-peciais. Pare um pouco e tente analisar o que realmente quer. Mas, lembre-se de que romper com uma relação desgas-tada pode ser o início de uma profunda renovação.

Ashton Kutcher e Mila Ku-nis passaram a virada de ano no Brasil. Mais precisamente, na casa de Luciano Huck em Angra dos Reis.

De acordo com um site, o próprio apresentador te-ria convidado o casal para se hospedar em sua casa no badalado balneário localiza-do no litoral norte do Rio de

Janeiro.Vale lembrar que Ashton

Kutcher já esteve duas vezes no Brasil.

Em sua última visita, o ator de Hollywood participou do Caldeirão do Huck e deu uma empolgada entrevista no táxi do apresentador.

Ao que tudo indica, os dois ficaram bem amigos.

naomi Campbell é violentamente atacada por assaltantes, em rua de Paris

Naomi Campbell tem sido vista com uma prótese na perna esquerda, há duas semanas. A origem do ferimento: a top foi brutalmente atacada e roubada em uma rua de Paris, no mês passado.

Segundo relatos, a supermo-delo tentava pegar um táxi na capital francesa, no mês passado, quando um grupo de ladrões a atacou. “Foi aterrorizador. Nao-mi acredita que os assaltantes a vinham observando e seguindo e esperaram o melhor momento para atacá-la, quando estava so-zinha. Ela feriu a perna quando foi empurrada no chão. Naomi fi cou muito abalada com o ocor-

rido”, revelou uma fonte ao New York Post.

Não se sabe o que os ladrões levaram, mas acredita-se que Campbell foi escolhida como alvo por circular com joias muito caras.

O namorado da modelo, o bilionário russo Vladimir Doro-nin, mandou um jatinho para levar a amada de Paris para Vail, no Colorado, para tratar o rom-pimento de um ligamento com o Dr. J. Richard Steadman, um dos maiores cirurgiões ortopédicos do mundo. Naomi vem usando cadeira de rodas e muletas desde o ataque e Vladimir, que ficou furioso com o ocorrido, reforçou a segurança dela.

Diante de rejeição do público, protagonista de Malhação deixará a novela este ano

Guilherme Prates, atual pro-tagonista de ‘Malhação’, foi dis-pensado pela direção da Globo. Segundo informações o ator é muito querido nos bastidores da emissora, mas o personagem Dinho foi rejeitado no grupo de discussão realizado com telespectadores da trama. No encontro, o porte físico do ator, bastante franzino, foi apontado como um dos motivos da rejei-ção. A insensibilidade do prota-gonista, que terminou a amizade com suas duas melhores amigas sem nenhum remorso, também foi apontada como razão para a má aceitação do público.

O núcleo da família de Dinho também será retirado da histó-ria aos poucos. Os atores Carla Marins e Eduardo Galvão, que vivem os pais do rapaz deixarão a novela. No Twitter, o ator con-fi rmou sua saída de ‘Malhação’, mas garantiu que não houve rejeição do público. ‘Só para tentar acalmar... É mentira que estou saindo por algum tipo de rejeição. Tudo será explicado! Vocês não perdem por esperar pelos capítulos novos’.

A emissora confi rma a mu-dança na trama, mas nega que houve má aceitação do público da novela teen ao personagem.

Conheça oito participantes que estarão no BBB13O Big Brother Brasil estreia

na próxima terça-feira (8), e, dos 16 brothers que estarão no rea-lity show este ano, oito já foram divulgados pelos site ofi cial do programa. Outros seis candida-tos fi carão confi nados em uma casa de vidro no Santana Parque Shopping, em São Paulo, a partir deste sábado (5).

Destes seis participantes, o público escolherá dois que entra-rão automaticamente na casa. Os aspirantes a brothers que estarão na casa de vidro são: André, 25 anos, advogado, de Brasília; Ber-nardo, 29 anos, empresário, de Florianópolis; Marcello, 31 anos,

personal, do Rio de Janeiro; Kelly, 26 anos, secretária, de Curitiba; Kamilla, 25 anos, modelo, de Be-lém; Samara, 30 anos, vendedora, de São Paulo. “Inicialmente pen-samos em ter mais casas de vidro pelo país, mas, com a mecânica desta edição mais defi nida, acha-mos mais conveniente ter apenas esta”, explicou o diretor de núcleo do programa, Boninho.

O restante dos confinados deste ano será composto ainda por seis ex-bbbs, mas a iden-tidade deles só será revelada durante o programa da próxima terça-feira (8).

Vale lembrar que, dentre as ex-BBB’s que poderiam voltar à casa, Fani Pacheco contou, em

seu Twitter, que não vai voltar para o reality show.

Ashton Kutcher e Mila Kunis passam Réveillon na casa de Luciano Huck

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Page 13: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13 13POLÍCIA

Divulgação PM

Erik Ullysses

ErIk [email protected]

ErIk [email protected]

ErIk [email protected]

ErIk [email protected]

ErIk [email protected]

A Polícia Militar de Divinó-polis prendeu ontem homens por envolvimento em um roubo a mão armado tentado na noite de quinta-feira. Segundo a PM, por volta de 21h30, policiais mili-tares se deslocaram até a Rua Te-resópolis, bairro Alvorada, onde a vítima da tentativa de roubo, relatou que ao chegar em casa em sua motocicleta Honda XRE 300, de cor verde, foi abordado por dois indivíduos que estavam em um Fiat Uno, cor azul, sendo que o passageiro estava com um capacete de motociclista e arma-do com um revólver, e anunciou o assalto.

O homem que havia roubado a motocicleta tentou ligá-la, mas não conseguiu acionar o motor, momento a vítima conseguiu fugir. Sem conseguiu ligar a motocicleta, o homem voltou para dentro do carro e evadiu do local. O sargento Celso explicou como foi o ocorrido e como foi possível chegar até os suspeitos. “Nós tivemos um roubo tentado, inicialmente no Bom Pastor, na noite de quinta-feira, onde dois autores em posse de uma arma de fogo e em um Fiat Uno ten-tou tomar uma motocicleta de assalto. Não conseguindo, eles evadiram e a vítima conseguiu segui-los até determinado local e conseguiu anotar o número da placa do veículo. Diante dessas

informações nós iniciamos o rastreamento e posteriormente o proprietário do veículo ligou no 190 alegando que teria sido vítima também de assalto, onde teriam levado o veículo” afirmou.

Contudo, durante conversa com o proprietário do veículo, Leonardo de Oliveira Melo, de 18 anos, os militares constata-ram que o carro Fiat Uno não havia sido furtado, e sim que Leonardo havia emprestado o veículo para que os outros dois pudessem realizar o roubo e que tudo não passava de uma farsa. “Nós fizemos um contato com ele e após parlamentação, nós constatamos que ele estava simulando uma situação para justificar a questão do veículo.

E aí por fim ele confessou que havia emprestado o veículo para dois conhecidos e que esses conhecidos teriam utilizado o veículo na tentativa do assalto. Como não conseguiram, comu-nicaram a ele para tentar criar uma situação para justificar e evadiram no veículo” contou o sargento.

O sargento Celso explicou que diante das novas infor-mações os policiais militares realizaram algumas diligências, onde conseguiram encontrar os dois autores em duas residências distintas. “Após essa afirmação nós fizemos algumas diligên-cias e conseguimos localizar um dos autores na residência, onde foram encontrados alguns

materiais, inclusive drogas. E em uma outra residência, onde estava o outro autor desse roubo tentado, nós encontramos uma arma de fogo, também encon-tramos drogas e alguns objetos de procedência duvidosa” disse.

A primeira residência se si-tuava no bairro Cidade Jardim, e nela foi encontrada 50 gramas de cocaína e uma motocicleta Honda CG 150. A segunda re-sidência fica no bairro Nossa Senhora das Graças, onde foi localizado o revólver calibre 32, quatro munições, certa quanti-dade de substância semelhante ao crack, além de outras duas motocicletas. Os dois autores do roubo tentado foram identi-ficados como Rudinei Aparecido

Pacheco, de 28 anos, e Cristiano Pereira Fonseca, 19 anos. Além dos dois, também foi preso o proprietário do carro usado no roubo e outros dois homens que estavam em uma das residências onde os autores foram presos, Marcelo Antônio de Melo, de 18 anos e Welington da Silva Barros, 24 anos.

Segundo o sargento Celso, alguns já possuíam passagens por crime contra o patrimônio, posse de drogas e tráfico de entorpecentes. Os cinco foram levados para a delegacia da po-lícia civil, bem como o material recolhido, onde foram autuados. Os veículos apreendidos foram levados para um pátio do socorro credenciado.

PM prende cinco por tentativa de roubo a mão armada em Divinópolis

Os cinco suspeitos foram presos e conduzidos até a Delegacia. Entre eles estavam os dois homens que tentaram roubar uma motocicleta no bairro Alvorada.

Material apreendido com os suspeitos em duas casas na cidade. Também foram apreendidas motocicletas e um carro Fiat Uno.

Durante a noite de quinta--feira, por volta de 19h39min, a Polícia Militar realizava um patrulhamento pela Rua são José Operário, bairro Maria Helena, quando os militares abordaram

B.J.N.A, de 21 anos. Após busca pessoal foi encontrado com o autor 14 endolas de uma subs-tância semelhante à cocaína e a quantia de 410 reais em dinheiro. Diante do fato, o autor foi preso e conduzido para a Delegacia da Polícia civil, juntamente com a droga e o dinheiro apreendido.

Homem é preso traficando drogas no bairro Maria Helena

Jovem é preso traficando drogas em Itaúna

Um dos programas mais bem sucedidos no combate à criminali-dade, o Rede de vizinhos Protegidos, teve a sua primeira reunião do ano de 2013 em Divinópolis. A reunião envolveu moradores do bairro São

José e os policiais militares que fazem parte da patrulha de apoio ao programa. Na reunião foi discu-tido os avanços que a comunidade do referido bairro conquistaram desde a implantação do programa. Para eles, com a Rede de Vizinhos Protegidos a sensação de segurança no bairro aumentou bem como

a interação entre os vizinhos se tornou maior.

A Rede de Vizinhos Protegidos é uma estratégia de ação de com-bate à violência e a criminalidade que é adotada por diferentes co-munidades através de uma rede formada por moradores da própria comunidade e conta com o apoio

da Polícia Militar. Os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecerem e se interrelacionarem com mais freqüência. Assim, caso ocorra algo suspeito em uma das residências que compõem a rede, os vizinhos acabam por enviar sinais para os outros vizinhos e contra o meliante, a fim de prevenir o crime.

Rede de vizinhos Protegidos realiza primeira reunião de 2013

Durante a noite de quarta--feira, a Polícia Militar de Itaúna recebeu informações de que um indivíduo estaria escondendo drogas em meio a um entulho na Rua florentino Pereira, no centro da cidade.

Quando chegaram ao local os militares avistaram um indivíduo, que ao perceber a aproximação da viatura iniciou uma fuga,

mas foi contido pelos policiais. Com o homem de 19 anos foi encontrada a quantia de 50 reais em dinheiro, e próximo ao local onde ele se encontrava foi en-contrado um invólucro contendo nove pedras de crack embaladas separadamente prontas para serem comercializadas no tráfi-co. Diante dos fatos, o autor foi preso e levado para a Delegacia da Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, onde foi autuado.

A Polícia Militar de Pará de Minas apreendeu na tarde de quarta-feira cinco adolescentes suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. Os cinco menores foram apreendidos em flagrante.

Segundo a PM, policiais militares se deslocavam para o atendimento de uma ocorrência de rotina, quando os policiais militares depararam com cinco adolescentes na Rua Mário de Oliveira Leite, bairro São Paulo.

Os militares deram ordens para que o grupo ficasse em posição de busca pessoal, momento em que um dos menores correu e entrou em sua residência.

Os militares foram até a resi-dência do menor, onde a sua mãe autorizou a entrada dos policiais. Foi feita uma varredura na casa, sendo apreendida uma balança de precisão digital, uma bucha de cocaína, uma porção de maconha e aproximadamente 30 gramas de crack, que se fosse fracionada ren-deria cerca de 90 unidades que são vendidas no tráfico. Também foi apreendida a quantia de 100 reais.

Menores são apreendidos em Pará de Minas por tráfico de drogas

De acordo com a PM, dois dos menores assumiram a pro-priedade dos entorpecentes e o possível tráfico de drogas, porém mudavam a versão a todo instan-te. Ao menos um dos menores já

possuía passagem pela polícia por roubo a padaria. Os cinco menores foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil, sendo que a maioria estava na companhia de suas mães.

Page 14: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/1314 CIDADES

Com a chegada do verão, no último dia 21 de dezembro, o calor se intensifi cou e as pessoas reclamam que está mais quente. A venda de sucos, sorvetes e ali-mentos que refrescam aumenta-ram substancialmente. Mas será mesmo que a temperatura tem aumentado nos últimos anos?

A Matéria Especial desta se-mana pesquisou e fez levanta-mentos dos históricos do tempo em Divinópolis, para entender quais foram as modifi cações entre o verão passado e o atual.

teMPo eM DivinÓPolisNos últimos meses a venda de

ventiladores em Divinópolis teve um aumento vertiginoso. Em pou-cas semanas as lojas esgotaram os estoques. Já as lojas especializadas em sucos tiveram fi las nas tardes de sol forte. As sorveterias e lojas de açaí no entorno da Praça do Santuário estão funcionando em horário especial nos finais de semana, chegando a dobrar o

atendimento. Estas lojas que nor-malmente encerram o expediente por volta de 22 horas, chegam a es-tender o serviço até a meia-noite. De acordo com a proprietária de uma sorveteria, o movimento aumentou muito e a equipe tem que se desdobrar para conseguir atender a demanda, “nos finais de semana estamos chegando em casa por volta de 2 horas da manhã. Estamos trabalhando com força máxima para conseguir atender todos os clientes, mas acabamos não conseguindo sa-tisfazer todo mundo. No domingo passado fomos a última loja da praça a fechar, e trabalhamos com a equipe máxima até por volta de meia-noite”, relatou.

Mas afi nal, será mesmo que a temperatura está mais elevada neste verão? Para responder a esta pergunta, pesquisamos junto ao INMET – Instituto Nacional de Meteorologia , em Brasília, e ao Instituto Clima Tempo, as tempe-raturas e precipitações (quanti-dade de chuva) do verão passado. Juntamente com os dados histó-ricos, comparamos as previsões

para o início de janeiro de 2013.A constatação que pode ser fei-

ta é que o verão de 2013 será mais quente e mais seco que o verão passado. Não se deve esquecer que os dados para o ano que se inicia são previsões baseadas em estudos e imagens de satélite, portanto, podem sofrer variações.

As previsões são feitas sempre para os próximos 10 dias seguin-tes, prognósticos maiores não são confi áveis. Portanto, comparamos os dez primeiros dias de janeiro de 2012 e 2013, tanto nas condi-ções de temperatura quanto nas chuvas.

Entre o dia 1º de janeiro de 2012 ao dia 10 do mesmo mês, a temperatura em Divinópolis teve máximas entre 21 a 29 graus celsius. O dia mais quente foi 04/01/2012, enquanto a menor máxima foi no dia 09 do mesmo mês. Em contrapartida, em 2013 a máxima está pelo menos 3 graus mais quentes que em 2012. As pre-visões constatam que as máximas variarão entre 25 a 32 graus celsius no período comparado.

Os dados climáticos do verão de 2011 também corroboram a tese de que o atual verão está mais quente. A menor máxima, no período comparado, em 2011, foi de 20 graus, enquanto a maior máxima foi de 30 graus, entre os dias 7 e 10 deste mês.

Já as chuvas, que estavam previstas para começar mais cedo, como anunciou este diário, estão mais escassas e não confi rmaram as previsões. Enquanto nos 15 primeiros dias de janeiro de 2012 choveu 1465 milímetros, no mes-mo período para 2013 está previsto

apenas 165 milímetros. A cidade que no início de 2012

conviveu com enchentes, passa por um período de poucas chuvas. No dia 02/01/2012 choveu cerca de 236 milímetros, sufi cientes para alagar e destruir vários bairros da cidade. Enquanto a maior previsão de chuva para o período de 2013 é de 66 milímetros, que deverá vir no dia 09 de janeiro.

MUDanças cliMÁticasDe acordo com as projeções

da ONU, nos próximos 100 anos a temperatura do planeta deverá subir em até 4 graus. O sufi ciente para aumentar o nível do mar aproximadamente meio metro em todo o mundo.

Para se ter uma ideia de como o aquecimento global está em processo de aceleração, a Terra demorou 10 mil anos para que sua temperatura aumentasse 5 graus, enquanto as novas estimativas de cientistas organizados pelas Nações Unidas, apontam que nos próximos 200 anos poderemos atingir a marca de 5 graus.

Preocupado com estas pro-jeções, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), tra-çou dois cenários para o futuro climático no Brasil. O cenário mais otimista prevê aumento de temperatura entre 1 a 3 graus, e um outro cenário, mais pessimista, estima aumento de 4 a 6 graus.

Caso as projeções se confi r-mem no futuro, existirá a possi-bilidade de diminuição de chuvas na região Norte, aumento de temperatura na região Centro Oeste, aumento extremo da seca no Nordeste e aumento de volu-

me de chuvas no Sul. Enquanto a nossa região, Sudeste, deverá ter aumentos de temperaturas e de chuvas. Os dados apontados foram divulgados pelo Governo Federal.

Embora as previsões mais catastrófi cas sejam para 200 anos, as mudanças deverão acontecer paulatinamente e estão bem per-ceptíveis a todos nós. O geólogo Eduardo Macedo explica que as alterações climáticas são as gran-des responsáveis pelas catástrofes como as enchentes que estão acontecendo no Rio de Janeiro e como aconteceram também em Divinópolis em 2012. “Essas altera-ções climáticas causam aumento do número de eventos extremos, ou seja, passam a ocorrer mais vezes chuvas fortes, por exemplo, que provocam enchentes e desli-zamentos”, afi rmou.

consciÊnciaAs consequências ambientais

que já estamos colhendo são frutos da degradação causada pelos seres humanos. A quanti-dade de pessoas no mundo está aumentando e estamos cada vez mais inseridos em uma lógica de mercado em que somos induzidos ao consumo. Isso faz com que as indústrias produzam mais, trans-portem mais e conseqüentemente consumam mais fontes de ener-gias não-renováveis.

No fi nal desta cadeia de con-sumo, estamos nós, os consu-midores domésticos. Somos os principais responsáveis pelo gasto de energia e também pela produ-ção de lixo. Mesmo com as novas tendências de reciclagem e rea-proveitamento, o mundo precisa

frear sua produção supérfl ua. Não se pode esquecer que mesmo no processo de reciclagem se consu-me energia.

Além do consumo exacerba-do, o principal pilar desta pirâmi-de, os gases poluentes emitidos pelos automóveis, as queimadas, desmatamentos e a exploração mineral, são responsáveis pelo calor exagerado que estamos sentindo.

Não há a quem reclamar do calor, a não ser a nós mesmos, os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. Faz parte de cada, não só tomar pequenas atitudes, mas repensar o estilo de vida que estamos levando sobre a Terra. Diminuir o consumo sem necessidade é o principal ponto de partida.

laZeRApesar do calor deste verão

incomodar muitas pessoas, as opções de lazer para se refrescar aumentam e a rotina altera. De-vido ao calor o sono muitas vezes não vem e as praças e sorveterias se tornam uma opção para distrair o tempo.

Divinópolis possue algumas áreas de lazer que permitem o banho de rio ou de cachoeira, além dos clubes. A Barragem e a Turma do 49 são locais bastante frequentados nesta época do ano. Mas deve-se ter cuidado, estes lugares podem ser perigosos por trazer alto risco de afogamento.

Outra opção para quem deseja conhecer um local mais bonito é a região do Lago de Furnas que oferece lindas cachoeiras e bal-neários.

verão está mais quente e menos chuvosoO verão de 2013 está pelo menos 3 graus mais quente que os verões passados e as chuvas ainda não vieram como eram esperadas

Quantidade de chuva para os primeiros dias de 2012. A quantidade de chuva no início do ano de 2012 foi muito acima da chuva estimada para janeiro de 2013. Este ano o tempo está mais quente e mais seco.

FONTE: INMET FONTE: Clima Tempo

Previsão de chuva para os primeiros dias de 2013. A previsão de chuva para os primeiros 15 dias de 2013 é de apenas 165 milímetros, contra 1465 milímetros no mesmo período de 2012.

Com o calor mais fortes, o verão de 2013 registra temperaturas até 3 graus mais altas que em 2012.

As mudanças climáticas aumentam as chances dos chamados “eventos extremos”, provocando tempestades fortes, deslizamentos e alagamentos.

Amilton Augusto

AMILTOn [email protected]

Page 15: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13 15ESPOrTE

PAÍS DO CArnAvAL

Luciano Eurides

Luciano Eurides

[email protected]

GUaRaniVai mesmo fazer a pré-tem-

porada na cidade de Sorocaba-SP. Nada contra o local e ou se sair de Divinópolis, ainda mais que no início do ano passado a medida deu certo, resta saber se essa receita pode ser reaplicada. Leston Júnior está confi ante e a torcida mais uma vez coloca fé no time da cidade, embora ressalte: os jogos serão em Nova Serrana.

FURtoO Flamengo passou por uma

situação complicada é que furta-ram um pedaço de fi o da bomba de água do campo. Nada de valor expressivo, algo sequer que o delinquente consiga trocar por alguma droga. Se bem que nada de

valor expressivo haja no estádio. Quem lá entrou, nada encontrou e por pura vingança cortou o fi o de energia.

coRRiDas eM JaneiRo vasco 2013

Aos poucos o torcedor divino-politano irá se familiarizando com os atletas do Vasco da Gama a jogar a competição mais importan-te do Estado na categoria juvenil. Hoje destaco um dos atletas que fez a diferença em 2012 e volta cheio de confiança e ânimos re-novados. Bruno Rodrigues, pelos amigos chamado de Macarrão. Ele é meia atacante, nasceu em 9 de setembro de 1996, tem 1m69cm de altura e pesa 60kg. Foi autor de nove gols na Imef.

Embora o ano de 2013 comece recheado de notícias boas e outras nem tanto, o Brasil ainda é o país do Carnaval, as competições locais devem mesmo fi car para depois da quarta-feira de cinzas. Já o Estadual sim, dia 2 de fevereiro é o pontapé inicial para o Bugre divinopolitano.

Como não há como esperar o Rei Momo dar o sinal verde para o Guarani e já me dizia Sérgio, que é o pai do recém chegado Caio, atleta a integrar o Vasco de Divinópolis, “quem chega primeiro bebe água limpa”, os times a buscar competições mais difíceis já retomam o trabalho e farão uma preparação especial.

A Taça Pará de Minas fi cou mesmo para pós carnaval e como diz Adailton Batista do Palmeiras é hora de recompor e se organizar, rever atletas importantes, como no caso do alviverde que perdeu Diego e João Vitor para o Rio de Janeiro. Poderia ter fi cado sem Lucas, mas o atleta preferiu ainda por um tempo fi car em Divinópolis.

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sel) ainda não divulgou o calendário de atividades e tem fi cado escondida por tempo demais. Já não há mais como evitar as cobranças. É necessário para a organização dos esportes da cidade esse calendário ofi cial, e já está demorando por demais.

A Liga Municipal de Desportos de Divinópolis (LMDD) ainda tem como presidente Donizete Gulu, pois o mandato dele vai até dia 15 de janeiro, a eleição também já fi ca tardia e os treinadores já pensam em fazer dois times, uma equipe ‘A’ para a disputa da Imef e Pará de Minas, cujas datas serão mais precisas, e uma ‘B’ para a copa local, seria imperdoável se algo assim acontecer; como a decisão foi parar na justiça comum, em pleno recesso, a degradação será ainda maior onde deveria haver soma para ressuscitar nosso futebol.

Essa capacidade de mudar e reverter situações já era descrita por Machado de Assis em Helena. “Se fosse possível, era capaz de fazer-se monge durante um mês, antes do carnaval, trocar o hábito por um dominó, e atar as últimas notas das matinas com os prelúdios da contradança”.

O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, afi rmou que foi forçado a vender Montillo para o Santos, mas garantiu que vai contratar um substituto de peso para o argentino. O dirigente celeste desde sexta-feira (4) con-versa com o diretor de futebol, Alexandre Mattos.

O assunto a contratação que será feita, que segundo o manda-tário será um atacante de ponta, pedido pelo técnico Marcelo Oli-veira. “Com este dinheiro, vamos trazer um atacante que o Marcelo Oliveira nos pediu. Este jogador será um substituto à altura do Montillo. Eu mesmo estou to-mando conta das negociações. Nesta sexta-feira, o Alexandre Mattos vai chegar e vamos fe-char a negociação deste jogador. Não vou falar o nome para não prejudicar as negociações”, disse Gilvan Tavares, em entrevista ao portal Super FC.

Sem temer represálias da

torcida, o dirigente acredita que a chegada de um grande jogador pode acabar com a desconfi ança dos torcedores. Gilvan Tavares ainda fez questão de frisar que tem trabalhado bastante para que o Cruzeiro tenha uma equi-pe forte em 2013. “Eu não temo nenhuma represália da torcida, até porque eles são muito in-fl uenciados pela imprensa. Tem uns que pediam para o Montillo ficar, outros que pediam para ele sair, mas, é assim, contrata um grande jogador e as coisas se resolvem. Posso garantir que estamos montando um grande time, eles não vão sentir falta do Montillo. Estamos no caminho certo”, encerrou.

O Cruzeiro fi nalizou a contra-tação do meia-atacante Everton Ribeiro e do zagueiro Paulão, nesta sexta-feira. O zagueiro Pau-lão, de 26 anos, também realizou exames e fi nalizou o acordo nesta sexta-feira. O defensor jogava

Presidente do Cruzeiro fala que clube está no caminho certo

Presidente Gilvan Pinho Tavares está na mira da torcida cruzeirense.

Washington Alves/VIPCOMM

Arquivo Pessoal

pelo Grêmio até ser vendido por 2 milhões de euros em 2011 para o Guangzhou Evergrande, da China, time do argentino Darío Conca, ex-Fluminense. Ainda o meia-atacante Ricardo Goulart, que estava no Goiás. O elenco esmeraldino se apresentou nessa quinta-feira para o início da tem-porada já sem Ricardo Goulart. O meia foi o artilheiro do Goiás na temporada com 25 gols e o

segundo melhor garçom do time, com 14 assistências. O melhor assistente foi o lateral-esquerdo Egídio, também contratado pelo Cruzeiro. Ele deu 28 passes para gols em 2012 e balançou as redes oito vezes. Segundo o presidente Gilvan, o meia Lucca também já assinou contrato com o Cruzeiro. Como recompensa, o Criciúma receberá Diego Renan, Gilson, Amaral e Fabinho.

A equipe júnior do Atlético--MG seguiu no início da manhã desta sexta-feira (4) para a cidade de Lins, interior de São Paulo, onde dará início à busca pelo tetracampeonato da Copa São Paulo. O Galinho está no Grupo D da competição, com sede na cida-de de Lins, ao lado de Linense-SP, Rio Preto-SP e Noroeste-SP.

A estreia alvinegra será no dia 6 de janeiro, às 19 horas (de Brasília), contra o Noroeste. O técnico Rogério Micale espera que o Atlético-MG possa repetir o bom desempenho da temporada passada, quando chegou ao vice--campeonato da Copa do Brasil e fechou 2012 com o título Mineiro. O treinador considera o grupo do Galinho, só com equipes paulis-tas, como difícil, mas afi rma que a equipe mineira está preparada. “É um dos torneios mais impor-tantes do Brasil, tradicional e difícil. São três times paulistas no

nosso grupo, mas estamos bem preparados. Viemos de boas par-ticipações nos últimos torneios e a expectativa é que possamos manter isso na Copa São Paulo”, declarou.

taRDelliAs férias de fim de ano no

Brasil ajudaram o Atlético na missão de contratar Diego Tar-delli. O atacante avisa que a sua vontade de retornar para o futebol nacional cresceu. “Conversei essa semana com a família e a gente se empolgou em voltar para o Brasil, ter a nossa vida aqui de novo. O futebol brasileiro mudou muito nesses dois últimos anos. Isso que tem empolgado, com a empolgação da torcida, querendo diariamente a minha volta. Por isso que a gente está pensando em voltar. Não era meu objetivo. Pensava em fi car lá mais dois ou três anos. Mas devido a Copa do Mundo, estádios, proposta... Isso me deixou bastante feliz”, afi rmou Tardelli por telefone à Fox Sports, direto de Santa Catarina.

O camisa 9 adianta que a negociação é complicada. Mas ele tentará uma conversa com o dono do Al Gharafa, Hamad bin Thamer. No momento, o clube não deseja vender ou emprestar o jogador. “Falta uma conversa do Kalil com o nosso xeque, um

acordo entre mim e o Kalil. No momento é muito difícil. Pri-meiro, que o Al Gharafa não quer liberar. Mas, com uma ajuda mi-nha, talvez facilite isso. Dizendo que eu quero voltar, eles podem, sei lá, me liberar. Essa semana vou conversar com o xeque de novo e ver”.

A preferência nas negociações é do Atlético. No entanto, Tardelli afi rma que outros clubes do país também conversaram com ele sobre o retorno. “Já tive conversa com dois ou três clubes do Brasil. De Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Tive várias propostas”, disse.

Tardelli se vê dividido, no momento, entre a grande fase e a vida boa conquistada no Catar e a saudade do futebol brasi-leiro. “Estou muito feliz, como vice-artilheiro do campeonato. Já ganhei título importante. E eles estão muito felizes comigo. Não tenho do que reclamar. Mas tem hora que dá aquela saudade do Brasil. Saudade de jogar com torcida, coisa que ainda não tem lá. Mas estou muito feliz e não tenho o que reclamar deles, pelo contrário. Sou grato por tudo que fi zeram por mim”.

liBeRtaDoRes, RoBinHo e PosicionaMento

Tardelli seria importante re-

forço do Galo para a Copa Liber-tadores de 2013. A possível “cereja do bolo” de Kalil acredita que o clube poderá chegar longe. “O elenco do Galo já é muito forte. E chegando ainda, com esses jogadores, é um time para chegar na fi nal e brigar pelo título da Li-bertadores. Vamos torcer, tomara que dê certo”, comenta.

Ele se encontrou com Robi-nho, do Milan, nas férias. Este é outro grande nome especulado como possível contratação para 2013. “Tive com ele. É meu vizi-nho aqui em Santa Catarina. Mas ainda não sei se volta, se volta para o Atlético, qual é o destino dele. Mas a gente conversou bas-tante aqui”.

Por fi m, Tardelli também falou sobre como poderia encaixar no sistema de jogo do técnico Cuca. Em 2009, ele lembra que atuou como referência no ataque. Mas ele se sente melhor com liberdade para movimentar. “Em 2009 eu joguei praticamente assim (como referência). Mas pela caixinha que tenho aqui não sou aquele ‘9’ para aguentar o tranco dos zagueiros. Eu gosto mais de me movimentar, criar as jogadas para mim, vir mais de trás, na ponta esquerda. Tipo a posição do Bernard, que hoje está no Atlético, como joga o Robinho, Emerson Sheik. É mais ou menos essa função”.

2013 começa movimentado no Galo

Tardelli e Robinho seriam as “cerejas do bolo” atleticano.

Page 16: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/1316 ESPOrTE

LuCIAnO [email protected]

[email protected]

Divulgação

Luciano Eurides

O estádio Mendes Mourão ganhou uma reforma no gra-mado, os locais em pior estado recebeu grama nova e fi cará por algum tempo sem jogos, nada que impossibilite a vocação do clube, pois colocará atletas nas principais vitrines do futebol brasileiro.

Na tarde de quinta-feira o presidente Gilberto Antônio Ferreira, o Gil, acompanhado do diretor de futebol José Carlos Rocha estiveram no gramado e puderam constatar a melhoria e ressaltar a importância de se investir no piso onde muitos talentos foram revelados e de onde esse ano se espera revelar ainda muitos outros.

Para a colocação de atletas em clubes importantes o Fla-mengo volta os olhares para onde o mercado aponta. Histo-ricamente o time é conhecido por participar de competições importantes, com clubes pro-fi ssionais de todos os estados. A variação de competições é importante para anexar conhe-cimentos e também introduzir o nome do clube nos diversos negócios do mundo da bola.

Para o presidente Gil essa troca de experiência com clu-bes dentro de outras realidades pode fazer do time rubro negro um exportador de talentos. “Te-mos um ótimo relacionamento com os times de Minas Gerais (Cruzeiro, Atlético e América) onde já enviamos atletas para todos eles. Precisamos ampliar

nossos relacionamentos, por isso optamos por São Paulo, o interior paulista é repleto de grandes clubes e sentem uma carência de atletas, em especial na categoria 98. Vamos a compe-tição, traremos experiência e es-peramos deixar bons jogadores para terem um futuro brilhante”, ressaltou.

Recentemente o Flamengo enviou para a Portuguesa o atle-ta Maycon e no dia 18 quem irá se apresentar é Gustavo Bueno (97), no Velo Clube de Rio Claro. O nome Velo, referente ao Veló-dromo ( Local onde o ciclismo era praticado). As cores do clube ( vermelha e verde) foram para homenagear o principal idea-lizador da fundação do clube Venâncio Baptista Chaves, por-tuguês de nascimento, com as

cores de Portugal. ReaPResentação

O treinador da categoria 99, Vanderlan está com a expecta-tiva de todos voltarem até no mais tardar o fi nal de semana. “Mesmo porque temos compe-tição em São Paulo e hoje pelo primeiro treino vieram poucas pessoas, mas temos o time montado e até o momento não buscamos reforços, mas quem vier será bem vindo. É o ano deles aparecerem para o cená-rio e vamos em busca do título, que é o principal, não é só para passear não”, falou.

O jogador Kaio falou da mo-tivação dos atletas para a com-petição. “Estamos fortes, mas temos de trabalhar para me-lhorar e fazer um bom campe-onato. Estamos em uma grande

reforma no Mendes Mourão para receber e exportar atletas

Zé Gabriel, joga no Cruzeiro e sendo revelação do Flamengo aproveita o tempo em Divinópolis para treinar e defender as cores do time que o revelou.

Gil olha atentamente as reformas realizadas para ali receber futuros craques do futebol brasileiro.

expectativa paras se classifi car bem e ainda termos jogadores chamados para outros times, é o momento certo de mostrarmos nosso futebol”, relatou.

Para os 98 a motivação é a mesma, Tales Gaúcho, atleta polivalente da categoria sabe da importância de representar bem o centro oeste mineiro e ainda proporcionar um futuro melhor para cada um deles. “O ano está apenas começando, temos de pegar fi rme agora no início para sobressair no campeonato e se destacar para alguma equipe, é um campeonato interessante e de muitos olheiros, estamos nos preparando bem e espero fazer um bom campeonato e que os destaques possam ir para grandes equipes”, falou.

O treinador Paulinho, da ca-tegoria 98 está a espera de bons

resultados. “Reapresentação é sempre aos poucos, alguns viajando ainda e na próxima semana esperamos o grupo completo para acelerarmos o processo de preparação. Já te-mos jogo dia 19, tenho contato com aqueles que encerraram o ano conosco”, declarou.

O diretor de futebol e téc-nico da categoria 2001/2002 destacou que a equipe dele está preparada para a viagem e também para o festival de fu-tebol em São Gonçalo do Pará. “Para o campeonato no Sul de Minas, onde já participamos a seis anos e essa semana temos o torneio de confraternização em São Gonçalo e ainda te-mos meninos retornando das praias, mas até domingo es-taremos com 100% do grupo”, ressaltou.

Estreante na elite do futebol mineiro, a Tombense, de Tom-bos, na Zona da Mata, está se reforçando para a disputa do Módulo I do Campeonato Mi-neiro. As principais contratações para o Estadual até o momento

são o lateral-direito Joílson, que estava no Atlético Goianiense, e o atacante Adeílson, que deixou recentemente o América.

Joílson, de 33 anos, tem no currículo passagens por Cruzeiro, Botafogo, São Paulo e Grêmio. Ele

também atua como volante.Já Adeílson, de 27 anos, estava

no América. Ele foi reserva do Co-elho em boa parte da temporada passada. Ao todo, foram 33 parti-das disputadas e apenas seis gols marcados. De qualquer forma,

o atacante tem bastante experi-ência e acumula passagens por Guarani, Ipatinga, Fluminense, Nice e Istres da França e Criciúma de Santa Catarina.

Outros reforços anunciados são os atacantes Éder, ex-Na-

cional de Nova Serrana, e Júnior Negão, ex-Ponte Preta; o volante Serginho, ex-Caldense; o zaguei-ro Alexandre Bernardino, ex--Nacional; e os goleiros Glaycon, ex-América e Uberaba, e Marcelo Carné, do Flamengo.

O técnico Marcelo Cabo, ex--auxiliar de Dunga na Seleção Brasileira, já dispunha dos za-gueiros Maílson, André e Cássio; dos laterais-esquerdos Beto e Maninho; do lateral-direito Ari, e do meia Elvinho.

Tombense se reforça para o Campeonato Mineiro de 2013

A pré-temporada do Nacio-nal visando o Campeonato Mi-neiro iniciou nesta quinta-feira. O preparador físico do Búfalo, Maurício Marques comandou atividade em dois períodos no CT do Olaria. Esta primeira ati-vidade ainda não contou com todos os jogadores do elenco, que estão se apresentando de forma gradativa.

De acordo com Maurício, o início da pré-temporada será voltado mais para a parte física. “No início do mês de janeiro, que é a parte principal da preparação física dos atletas, nós vamos dar

prioridade a treinamentos físicos específicos do futebol como a parte aeróbia, anaerobia e força”, explicou.

Mesmo dando ênfase à parte física, o preparador físico do clube explicou que os atletas não terão que esperar por muito tempo para fazerem atividades com a bola. “Na primeira semana a prioridade será a parte aeróbia. No decorrer da temporada vamos inserir os trabalhos com bola tra-zendo o treinamento físico para que os atletas tenham condições de cumprir suas funções táticas dentro do campo”, fi nalizou.

Nacional já faz pré-temporada na cidade de Patos de Minas

www.g37.com.br

Divinopolitano Luisinho é o reforço do Nacional para a temporada 2013.

Page 17: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13 17CLASSIfICADOS

Pequenos AnúnciosCompra e vende-se cotas do Divi-nópolis Clube e Estrela do Oeste – tratar com Rui 8838 6646 ou 3222 0642

Vende-se uma máquina de jatear Rimaq, seminova na caixa. Ideal para jatear espelhos e talheres. Va-lor R$ 1.000,00 tratar com Ivone 3212-5969 e 8819-4081

Vende-se Ford Fiesta 1.6 07/08 completo – telefone 3213-8731 ou 8836-3152 e 8826-6362

Alugue van Divinópolis, viagem rá-pida e segura. Turismo, aeroporto de Confins. Fone 8814-6763

Vende-se Corsa Classic 205 – prata – vidros elétricos, trava, alarme. Carro todo revisado, muito conservado, particular. Valor R$ 16.900,00 – fones 8803 9222 ou 3222 0807 – oportunidade

V e n d o C o r s a C l a s s i c 1 . 0 2004/2005 – alarme, trava – pre-ço R$ 13.000,00 – fone 9966.8617

Vende-se Palio ano 97/97 – vidro elétrico, trava. Valor R$ 10.500,00 troco por moto. Fone 8813 6814

Vende-se Siena 1.3 – prata – Ano 2005 – ar. Valor R$ 20.500,00 – celular 8813 6814 Urgente

Vendo moto Honda XRE 300, vinho 2011/2011 – fone 9919-0336Ven-do Strada cabine dupla completa – Valor R$ 35.500,00 – tratar 8813-7375

Vendo moto Sundown Max 125 mod 2008 partida elétrica – 15 mil km – muito nova – R$ 2.200,00 – fones 9122-1034 (OI) 8406-3294 (Claro)

Vende casa no bairro Danilo Passos II, imóvel de esquina com avenida Antônio Neto – área comercial, lote 190 m², área construída 134 m² - fones 8401-0107 Elder

Vende-se Doblo 1.3 – 16v – ano 02/02 Completo - Roda de liga leve/ 07 lugares. Tratar: 037-8806-6260 / 037-9123-2010

Vende-se um computador , uma impressora, uma máquina xérox, um netbook e um aparelho GPS- Tv Digital e Bluetoth – ótimo preço Telefones 8802 5675/9956 2935

Vendo Saveiro 1.6 ano 98 modelo 99 Cinza – fone 37 8805-8642 / 37 9906 8642 – Valor R$ 12.000,00

Vende-se Moto CG Honda 125 CC – ano 03/03 – Partida Elétrica – Freio a disco. Tratar: 037-8806-6260 / 037-9123-2010

Vende-se um Video Game Play Station II Prata, em bom estado de conservação, com um controle.Preço R$250,00. Tratar pelo 37-9949-6306

Vendo oito jogos de mesa com cadeiras. Tratar 3213-7062 na parte da manhã.

Vende-se Ford Fiesta 1.6 Prata 07/08 completo – contato 3213-8731 / 8836 3152 / 8826 6362

Vendo Honda Fit Ano 2005 com-pleto automático Prata – 04 pneus novos, revisado – 2° dono. Tratar telefone 37 9986-9420 e 3222-1830 com Junior

Vende-se uma casa de esquina em São Paulo. Valor R$ 550.000,00 – contato 011 3941 0233 / falar com Bete

Vende-se um terreno de esquina no Bairro Grajaú – rua Brasilino Sérgio esquina com Miguel Mou-rão 400 metros – contato 3216 2415

Vende-se uma Saveiro ano 89 – ca-pota de fibra alta (à diesel) muito conservada – Valor R$ 30.000,0 / tratar 9987-9742

Vende-se um imóvel em Formiga – área total 2.500 metros sendo 2.000 área construída – telefone 9108-0008 // 8804-9990 // 9921-0016

Vende-se mesas de sucupira para escritório, com cadeiras – telefone 9108-0008 // 8835-5300

Vende-se coleção disco vinil com aparelho de som – Telefone 9921-0016 // 8804-9990

Vende-se um balcão em L 1,90 X 1,40 – telefone 8835-5300 // 9921-0016

Vendo uma máquina de Costura Semi industrial GALONEIRA, da marca BRACOB , semi nova. Valor R$ 400,00. Fones: 03732212437 ou 8801-7646.

Vendo apartamento três quartos, dois banheiros, garagem, sala, cozi-nha, área de serviço, rua Vicente Fer-reira Valério 216, apt 302 – do lado da catedral – Geraldo 8402-5909

Vendo móvel para self service com 08 cubas quentes 110 volts, novo em inox. Fone 3216-2723 Ana ou Jorge

Vende Ford Fiesta 1.6 prata 07/08 completo valor R$ 22.000,00 – te-lefone 3213-8731 // 8836-3152 // 8826-6362

Vendo Honda Titan CG 125 KS, ano 2003 azul – Valor R$ 2.800,00 – tratar com Filipe – fone 9151-6880 ou 8833-8544

Vendo Gol Special 99 verde. Opcio-nais: alarme, trava, vidros elétricos, antifurto, rádio AM/FM – MP3, en-gate, insufilm. Valor R$ 11.000,00 – Tratar 8834-6763 com Weverton

Vendo Strada Adventure Cabine Dupla, 2009/2010 – 36.000 KM - único dono – completa – Crony 9119-4008 // 3213-0522

Vende-se Fiorino Pickup LX 1.6 MI 95/95 – troco por carro compacto 2001/2002/2003 – volto dife-rença à vista. Contatos: João (37) 9956-1215

Vendo Gol G5 Prata 1.0 04 por-tas completo ano 2010/2011 – 40.000 km rodados – tratar 8838-3008//9931-6765

Vendo Hornet 600 ano 2011 cor azul sem ABS – TRATAR 8838 3008//9931 6765

Vendo Hornet 600 ano 2011 cor azul sem ABS – Tratar 8838 3008//9931 6765

Vendo ótimo apartamento centro – 03 quartos – armários, cozinha, banheiros planejados, dependências de empregada, uma vaga – 9987 8501 CRECI 16263

Vendo lote 240 m² Bom Pastor plano 220 mil 9987 8501 – CRECI 16263

Vendo 02 lotes Esplanada 205 m² cada (separados) 200 mil e 190 mil 9987 8501 CRECI 16263

Vendo lindo apartamento Bom Pastor – 03 quartos, sala, ótima cozinha, banheiros com armários, área livre, 02 vagas. 320 mil 9987 8501 CRECI 16263

Vendo restaurante e lanchonete no centro, em frente a um ponto de ônibus, grande clientela. Motivo: viagem. Tratar com Sérgio 8813-1117 e 3216-1739

Aluga-se apartamento em Cabo Frio, perto do Malibu. 1ª quinzena de ja-neiro – Tratar 3221 3177 e 3221 4347

Belvedere II – vende-se um apar-tamento de 1° andar térreo – 03 quartos, suíte, sala, copa, sala para costura no fundo, garagem 03 carros, perto do campo. Prédio com somente dois andares. Tratar 9919 0482 e 8828 0829

Chácaras – vende-se duas juntas. Uma com um 1 alqueire com casa boa e lagoa; e outra sem casa e 1 ½ alqueire, sem lagoa (só perfurar). Córrego nas duas propriedades e as duas planas. Próximo à Marilândia – Valores: com casa R$ 200.000,00 , sem casa R$ 130.000,00 – 9919 0482 e 8828 0829

Vendo Ford KA branco 2000/2000 – Completo (menos ar), vidros elé-tricos, alarme, pneus novos, manu-tenção em dia, super conservado. R$ 8.500,00 tratar 8829 2009

Vendo um telefone de mesa Philips, cor preta, falar com Jandira 3221 8414

Vende-se apt° vazio, 03 quartos, sala, copa, cozinha planejada com armários e granito. Varanda colo-nial, lavanderia, duas vagas gara-gem. Rua Sinhô Máximo 530/103 – Danilo Passos – tratar com Jefferson 3213-4077 e 9825-9988

Ve n d o u m A s t r a A d v a n t a g e 2009/2010, cor prata, único dono, aproximadamente 40.000 km rodados, quatro portas, completo. Contato 8818 7514

Vende-se Linda cobertura duplex na Pampulha, de 2 quartos, ba-nheiro c/ armário e blindex, sala com espelho em parede completa, cozinha estilo americana com armários sobre e sob a pia, ban-cadas em granito, fogão cooktop. No segundo pavimento, ampla sala com banheiro com blindex. Área externa com parte fechada com blindex e parte livre, telhado colonial. Tamanho: 78 m² - 1 vaga de garagem coberta. Condomínio com porteiro 24 horas, circuito de câmeras de segurança, espaço gourmet (com churrasqueira) e playground. Tratar (37) 9118 2535 ou (31) 9255 5521.

Vendo Caminhonete Fiorino 96/96, cor prata, vidro, alarme e som. Documentos em dia, tratar 8802 8701 – 99528310 com Cecotte

ALUGUEL -I00840 Loja e sobre-loja com 400m², 02 banheiros sociais, cozinha e área para escri-tório. - B. CENTRO – R$ 14.000,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL -I00841 Loja com 25m² com banheiro social. Imóvel com piso em cimento liso - B. CENTRO – R$ 400,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL -I00843 Apartamento novo, com 03 quartos (sendo 01 suíte), sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, sacada, despensa e garagem para 01 veiculo. Imóvel com teto rebai-xado em gesso. Piso em cerâmica. - B. TIETE – R$ 650,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL -I00845 Loja e sobrelo-ja, novas, com 42m², com banheiro social e espaço para cozinha. Imóvel com teto rebaixado com forro PVC e piso em cerâmica. - B. CENTRO – R$ 1.500,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL -I00849 Apartamen-to com 03 quartos, sala, copa, cozinha com armário e bancada em granito, banheiro social, área de serviço, sacada e garagem. Imóvel com cobertura de telha galvanizada e colonial. Piso em cerâmica. - B. PORTO VELHO – R$ 800,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL – I00027 Galpão com 274m², 04 banheiros e pé direito de 6m. B. CATALAO – R$ 2.500,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL -I00029 Apartamento com 03 quartos (sendo 01 suíte), sala, copa, cozinha com armário, banheiro social, área de serviço, sacada, garagem para 01 veiculo. Imóvel com gás canalizado, portão eletrônico, piso em taco e cerâ-mica. - B. SANTO ANTONIO – R$ 850,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL –I00033 Casa de 02 pavimentos com 330m², com 05 quartos com armários e closet (sendo 02 suítes), 02 salas, 02 banheiros sociais com armários, copa, cozinha com armários, área de serviço com 02 cômodos de des-pensa, sendo um deles com armá-rios, sacada, quintal com árvores frutíferas, canil, churrasqueira de alvenaria e garagem para mais de 01 veículo. Imóvel com piso em cerâmica, ardósia e tábua corrida. - B. CENTRO – R$ 3.500,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

ALUGUEL -I00034 Apartamento com 03 quartos (sendo 01 suíte), sala, cozinha, banheiro social, área de serviço e garagem para 01 veículo. Imóvel com armários nos quartos. - B. SIDIL – R$ 820,00 - ACHEI IMÓVEIS - 37- 3222.3229 - PJ2254

Page 18: Gazeta do Oeste

18 CLASSIfICADOS :: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13

Vende-seRetroescavadeira Maxion, traçada, ano 1993. Ótimo estado de con-servação. R$ 58.000,00Tel.: (35)3523-2548 / (35) 9981-0945(vivo) / (35) 8854-0755 (oi)

O MELHOR IMÓVEL ESTÁ NA CIDADEwww.locadoracidade.com.br

Rua Goiás, 151 - Porto Velho - Divinópolis - MGEntrega em domicílio

SERVIMOS ALMOÇO E JANTARWagner - 37 8824 7062Maria - 37 9924 3606 37 3216 3720

Restaurante e Choperia CozinhaBRASILEIRA

(37) 9981-3981

HERBALIFEDISTRIBUIDOR INDEPENDENTE

SOBRE PRODUTO E NEGÓCIOFALE COMIGO

Ajudante de Motorista: Auxiliar nas entregas de produtos em Divinópolis e região. Disponi-bilidade para viagens. R$680,40 + VT + Ticket Alimentação + diária + PS. Seg. a sex. 07:00 às 17:00 e sáb.07:00 às 11:00.

Ajudante de Cozinha: Preparação dos ali-mentos e montagem dos pratos. Ter. a sáb. 16:00 às 00:00 e dom. 10:00 às 16:00 (1 folga por mês aos dom.). R$850,00 + grati-fi cação + VT.

Auxiliar de Produção (caldeiro): Realizar o preparo de caldas para sorvetes. Seg. a sex. 07:00 às 17:00 e sáb. 08:00 às 12:00. R$700,00 + PS + SV + HE.

Ajudante de Serralheria: Auxiliar a equipe a furar peças de aço, cortar, limpar, pintar, retirar rebarbas com maquinário, etc. Seg. a sex. 07:00 às 17:00. R$622,00 + R$124,00 (insal.) + VT + PS + SV.

Embalador: Responsável pela embalagem de salgados. Horário de trabalho: Segunda- feira - 14:00 às 19:50, terça a sexta-feira - 10:00 às 19:50 ou seg. à sex. - 07:00 às 17:00 e sáb. - 07:00 às 11:00. R$730,00 + insalubridade + VT + Ticket Alimentação + PS + SV.

Estoquista: Responsável pela conferência de mercadorias e controle de entrada e saída dos itens. Seg. a sex. 07:00 às 17:00 ou 06:00 às 16:00. R$830,00 + insalubridade + VT + Ticket Alimentação + PS + SV.

Operador de Caixa (somente masculino): Operar o caixa de um restaurante. Ter. a sáb. 17:00 às 00:00 (até o fechamento) e dom. 10:30 às 16:00 (folga 1 domingo ao mês). R$800,00 + VT.

vendedora (televendas): Realizar vendas de plásticos por telefone. R$685,00 + comissão. Seg. a sex. 07:00 às 17:30. VT + Ticket.

Interessados entregar currículos na Rua Rio de Janeiro, 426 – Sala 512 ou encaminhar para [email protected] Tel.: (37) 3215 8667

VAGAs iePe

[email protected]

Page 19: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13 19CLASSIfICADOS

VenHA FAZeR PARTe DA nossA equiPe!Vagas para:

• Cobrador (a) Salário com benefícios podem chegar a R$ 1.000,00

Oferecemos:- Ticket alimentação, Plano de saúde familiar, Transporte gratuito.

Os interessados podem se inscrever nos locais abaixo:- No site: www.trancid.com.br - Na empresa TRANCID: de 2º a 6º de 08h30min às 16:00 horas- No Sine: Toda terça-feira de 13:30 AS 17:00 horas.

Page 20: Gazeta do Oeste

20 GErAL :: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13

Page 21: Gazeta do Oeste

Para ler, comer, beber e amarPara ler, comer, beber e amar

Gustavo Bicalho

Sandro MassaRenata PierottiBoulevard

EQUIPE

Aliás, renovação está para a culinária como a água está para a sede!

O bom gourmet precisa sempre renovar seus pratos, temperos e re-

ceitas. Por isso, apresentamos a nova cara do caderno SABOR AMOR

que vem se preparando para outras ideias de renovação em breve!

Boa leitura e fique de bem com a vida e com água na boca com o

primeiro SABOR AMOR de 2013!

Gustavo Bicalho

Caderno Sabor Amor . Edição 15

(37) 3229-5400AGUARDE!

Operador de caixa e ajudante de cozinha

A importância do

ALHO

Virada de ano é tempo de renovação

Leia mais na Coluna Mais Mulher - Página 2

Conheça um pouco mais sobre a Feira do Esplanada Página 2

Page 22: Gazeta do Oeste

02 SABOr COM AMOr :: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13

2.

Tapas de batata bolinha

Feira do Esplanada

A importância do

ALHOCategoria: entradas/petiscos

Ingredientes para 4 porções:

• 12 batatas bolinha, descascadas e cozida• 12 fatias de presunto parma• 6 tomatinhos cereja, divididos ao meio.• 12 folhas de manjericão Preparo: Dobre as fatias de parma, com o auxilio de um palitinho, espete cada batatinha com uma metade de tomate, uma folhinha de manjericão e uma fatia de parma. Sirva com uma porção de molho tártaro ou molho de mostarda. Bom apetite!

O alho é considerado um tempero natural de grande utilidade na culinária. É usado no preparo de diversos pratos e alimentos, contudo, devido a seu forte sabor e odor é apreciado por uns e odiado por outros.Sempre foi utilizado no tratamento e preven-ção de várias doenças. Hoje sabe-se de sua grande importância no combate a problemas relacionados ao cora-ção, câncer e infecções.O alho possui substâncias extre-mamente benéficas ao nosso or-ganismo. A cisteína auxilia no fun-cionamento do fígado, a arginina no sistema imunológico e a alicina combate infecções bacterianas.O alho também contribui para a melhora dos níveis de colesterol em nosso organismo, di-minuindo os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL). É uti-lizado também no tratamento da hiperten-são arterial e como suas substâncias geram maior elasticidade e dificultam o acúmulo de

Inicia bem cedo, bem fresco também. As 5 da manhã, para os mais ani-mados, as barraquinhas já estão montadas e as hortaliças à disposição.As 6 da manhã o café está servido com quitandas da roça.Mais de 1000 pessoas passam por lá até as 12h e de tudo um pouco a gente encontra lá. Do frango caipira legítimo aos DVDs nada legítimos.Uma opção que oferece saúde, cultura e entretenimento para todos!

Degusta Mais Mulhercom com Renata Pierotti

gordura nas artérias, é uma potente arma de prevenção ao infarto e outras doenças do coração.Para se beneficiar de tudo isso, vale uma excelente dica: na hora de preparar os ali-mentos de preferência ao alho cru, pois, al-tas temperaturas diminuem seu poder ativo.

Também é bom não exagerar, porque o alho em excesso pode causar problemas intesti-nais e o indesejável problema do mau hálito.DICA: quando faço salada de folhas(alface, rúcula e agrião), sempre frito o alho no azei-te e coloco em cima da salada, além de fi-car muito saboroso, dispensa temperar com sal. Aproveitem a dica.

Fonte : infoescola

A cisteína auxilia no funcionamento do fígado, a arginina no sistema imunológico e a alicina combate

infecções bacterianas

Page 23: Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13 03SABOr COM AMOr.3

Envie fotos dos amigos cozinhando, divertindo...Poste em facebook.com/gustavobicalhopratodacasa e veja suas fotos no nosso caderno!

AMIGOS DO

Cristiano Cizar na Trigopan

Túlio Greco da Cimcal com sua esposaSara Mourão e Geise Macedo da Ofício

Comunicação brindam entre colegas e amigas Giovanna Fuentes lança Fricassê de Frango

O Master André Pinelli com seus parceiros Gilmara, Leo e Igor Leão

Pedrinho ensaia seus primeiros temperinhos como Gourmet!

Pedro Aristides da Banda Skank recebe convidados especiais no casamento de Bernardo Rodrigues

Page 24: Gazeta do Oeste

04 SABOr COM AMOr :: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 05 e 06/01/13

COM SANDRO MASSACOM SANDRO MASSA

4.

Manta de búfala com mortadela da AVIVAR

Risoto Caipira Frangonline

INGREDIENTES:

1 manta de búfala

300g de mortadela avivar fatiada

bem fininha

1 maço de rúcula

1 colher de sopa de mostarda

Azeite à gosto

Folhas frescas de manjericão

INGREDIENTES:

• 2kg de costelinha de porco caipira

• 10 tomates

• 1 vidro de azeitona

• 1 kg de arroz

• 5 cebolas

• cebolinha de cheiro e salsinha a vontade

MODO DE PREPARO:Abra a manta. Espalhe por cima da manta a rúcula, a mortadela, a mostarda e o azeite. Polvilhe com as folhas de manjericão frescas.Enrole a manta com cuidado para não rasgar a manta.Corte em rodelas de 2 cm.Sirva frio como entrada!

MODO DE PREPARO:Temperar bem a costelinha com bastante alho e sal a gostoFritar bem na cebola e jogar os 10 tomates picadinhos , deixar cozinhar nos tomatesFaça o arroz separado , pré pronto e depois misture o arroz , a azeitona , mais cebola pica-dinha e cheiro verde a gosto à carne.