Gazeta do Oeste - Edição 1574

20
Gazeta DO OESTE DIVINÓPOLIS•MG | 14 DE MAIO DE 2011 | ANO XIX | N.º 1.574 | R$ 2,50 A vida de miséria nas ruas, rejeição, fome e noites ao re- lento fazem parte do cotidiano de pessoas que se abrigam nas marquises e praças da cidade. Em Divinópolis há 18 pessoas morando de forma permanente nas ruas. O secre- tário de Desenvolvimento Social explica um dos motivos que agrava a situação de pedintes nas ruas é a posição da população que insiste em dar esmolas, o que estimula a permanência destas pessoas nas ruas do município. PÁGINA 05 Divirede Dedetizadora Rede de proteção para crianças Rua Minas Gerais, 31 - Tel: (37) 3216.3335 / 32162007 Gazeta DO OESTE QUER MOTIVOS PARA ASSINAR O MELHOR DIÁRIO DE DIVINÓPOLIS? ASSINE JÁ: (37) 3222.6322 Maior credibilidade do centro-oeste mineiro. Qualidade de impressão superior. Maior portal de notícias da região, o G37. Melhor equipe de jornalistas, articulistas e colunistas. Você tem a certeza que quando lê, realmente sabe mais! O processo licitatório para a construção do terminal de passageiros do aeroporto Brigadeiro Cabral está aberto na prefeitura municipal de Divinópolis. Segundo informações da Usina de Projetos a ordem de serviços deverá ser dada no dia 20 de junho e a obra será executada em seis meses, devendo terminar no final do ano. PÁGINA 07 Um acidente envolvendo dois veículos ocorreu na manhã de ontem, no cruzamento entre as ruas João Dias e Rosa Viterbo, no bairro Interlagos. Um dos veículos capotou e ficou bastante danificado devido ao acidente,porém ninguém ficou ferido. PÁGINA 13 Nesta edição Marginalizados, sem comida, sem abrigo e sem perspectivas Terminal de passageiros já tem data para construção Motorista desrespeita sinalização e causa acidente com capotamento Homem é morto no Ponte Funda Marciel Muniz Natalia Santos Flaviane Oliveira [Confira] Classificados Minas & Negócio Projeto do Executivo prevê fim do apostilamento Campanha de vacinação é prorrogada PÁGINA 03 PÁGINA 10 Giovani Santos O motoboy Luciano Sebastião Lagares, 30 anos, foi encontrado morto no bairro Ponte Funda, por volta das 17h30 de ontem (13). O possível homicídio aconteceu nas proximidades da rua Professor Francisco Dias em frente ao número 41. Segundo testemunhas antes do ocorrido, cerca de cinco ou seis tiros foram ouvidos por vizinhos. Uma testemunha afirmou ainda ter visto dois homens fugirem do lo- cal em uma motocicleta. A vítima também conduzia uma motocicleta Yamaha YBR, porém a policia ainda não confirmou a causa da morte. O homem não apresentava escoriações e o capacete encontrava-se intacto. Assim que os policiais militares chegaram ao local a vítima ainda estava com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

description

Gazeta do Oeste - Edição 1574

Transcript of Gazeta do Oeste - Edição 1574

Page 1: Gazeta do Oeste - Edição 1574

GazetaDO OESTE

DIVINÓPOLIS•MG | 14 de maio de 2011 | ANO XIX | N.º 1.574 | R$ 2,50

A vida de miséria nas ruas, rejeição, fome e noites ao re-lento fazem parte do cotidiano de pessoas que se abrigam nas marquises e praças da cidade. Em Divinópolis há 18 pessoas morando de forma permanente nas ruas. O secre-tário de Desenvolvimento Social explica um dos motivos que agrava a situação de pedintes nas ruas é a posição da população que insiste em dar esmolas, o que estimula a permanência destas pessoas nas ruas do município.

Página 05

divirede

dedetizadora

Rede de proteção

para criançasRua minas Gerais, 31 - Tel: (37) 3216.3335 / 32162007

GazetaDO OESTE

QUER MOTIVOS PARA ASSINAR O MELHOR DIÁRIO DE DIVINÓPOLIS?

ASSINE JÁ:(37) 3222.6322

Maior credibilidade do centro-oeste mineiro. Qualidade de impressão superior.

Maior portal de notícias da região, o G37. Melhor equipe de jornalistas, articulistas e colunistas.

Você tem a certeza que quando lê, realmente sabe mais!

O processo licitatório para a construção do terminal de passageiros do aeroporto Brigadeiro Cabral está aberto na prefeitura municipal de Divinópolis. Segundo informações da Usina de Projetos a ordem de serviços deverá ser dada no dia 20 de junho e a obra será executada em seis meses, devendo terminar no final do ano. Página 07

Um acidente envolvendo dois veículos ocorreu na manhã de ontem, no cruzamento entre as ruas João Dias e Rosa Viterbo, no bairro Interlagos. Um dos veículos capotou e ficou bastante danificado devido ao acidente,porém ninguém ficou ferido. Página 13

Nesta edição

Marginalizados, sem comida, sem abrigo e sem perspectivas

Terminal de passageiros já tem data para construção

Motorista desrespeita sinalização e causa acidente com capotamento Homem é morto no Ponte Funda

Marciel Muniz

Natalia Santos

Flaviane Oliveira

[Confira]Classificados

minas & Negócio

Projeto do Executivo

prevê fim do apostilamento

Campanha de vacinação é prorrogada

Página 03

Página 10

Giovani Santos

O motoboy Luciano Sebastião Lagares, 30 anos, foi encontrado morto no bairro Ponte Funda, por volta das 17h30 de ontem (13). O possível homicídio aconteceu nas proximidades da rua Professor Francisco Dias em frente ao número 41. Segundo testemunhas antes do ocorrido, cerca de cinco ou seis tiros foram ouvidos por vizinhos. Uma testemunha afirmou ainda ter visto dois homens fugirem do lo-cal em uma motocicleta. A vítima também conduzia uma motocicleta Yamaha YBR, porém a policia ainda não confirmou a causa da morte. O homem não apresentava escoriações e o capacete encontrava-se intacto. Assim que os policiais militares chegaram ao local a vítima ainda estava com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

Page 2: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/1102 oPiNiÃo

O circo da intolerânciaSAUDE

Informativo - SEDIG

Orientações sobre exame de Endoscopia Digestiva Alta

ediToRial

a união de casais homossexuais foi reconhecida pelo Supremo Tri-bunal Federal e agora, eles têm os mesmos direitos de um casal heterossexual. Não se fala em outra coisa. Até mesmo a televisão largou o recalque e resolveu exibir o tão esperado primeiro ‘beijo gay’ em uma novela.

O Ministério da Educação quer orientar as crianças sobre como conviver com os homossexuais. Por quê? A opção sexual não poderia diferenciar as pessoas. O que as pessoas estão fazendo entre quatro paredes não diz respeito a ninguém. Mas do outro lado vemos o deputado Bolsonaro, criar polêmica em torno da questão com campanhas e discursos preconceituosos. Um prato cheio para a mídia!

Algumas pessoas e instituições se impressionaram com a decisão do STF, e ficaram horrorizadas com o ‘beijo gay’ da novela, mas e as crianças drogadas? A pedofilia? A corrupção? A saúde pública? Isso não choca mais? Não, já se tornou normal.

E ainda mais normal se calar para fatos que realmente mudam a história do país. Enquanto homossexuais comemoram, e conservadores polemizam, os desempregados, sem teto e doentes aguardam a decisão que irá beneficiá-los.

o que é? É um exame indicado para avaliação diagnóstica e, quando possível, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. Ele é realizado introduzindo-se pela boca um aparelho flexível com iluminação central que permite a visualização de todo o trajeto examinado. O exame é realizado rotineiramente com anestesia tópica (um spray de anestésico na garganta) e com sedação venosa (que oferece maior comodidade e tolerância ao procedimento).

Quais são os cuidados que devo tomar para realizar o exame? No dia marcado é indispensável jejum de 8 horas, trazer acompanhante maior de idade e a documentação solicitada no momento da marcação do exame. Por exemplo: Cédula de identidade (RG); Cartão e/ou autorização do convênio; Pedido do médico (solicitação do exame) etc.

Qual o preparo para o exame? Para realização do exame é necessário que seu estômago esteja vazio. Você deverá permanecer em jejum completo por 8 horas. Raramente precisa-se de preparo especial, que será indicado pelo médico após o exame rotineiro. Se houver necessidade do uso de alguma medicação prescrita (por exemplo, anti-hipertensivos) antes do exame, você deve tomá-la com pequenos goles de água. Não faça uso de leite ou de anti-ácidos. O uso de grande parte das medicações de uso crônico pode ser postergado para após o exame. Caso você seja diabético, marque o exame para o horário mais cedo possível e deixe para fazer uso de insulina ou dos hipoglicemiantes orais após o exame e próximo à primeira refeição do dia. Evite comparecer com unhas pintadas, porque o esmalte prejudica a monitorização da oxigenação sangüínea durante o exame. Antes do exame, é necessário o preenchimento da ficha de admissão. O médico e/ou a enfermeira estarão disponíveis para explicar o procedimento e responder às suas perguntas. Por favor, informe se você já realizou outro exame de endoscopia, se teve alergias ou reações a qualquer medicação. Você precisará remover seus óculos e próteses dentárias. Dependendo da orientação médica, logo antes do início do exame, a enfermeira poderá lhe oferecer pequena quantidade de líquido contendo dimeticona para retirar as bolhas da parede do estômago que prejudicam a visão durante o procedimento.

o que acontecerá durante o exame? Dependendo da medicação utilizada, você não sentirá nada durante o exame ou um leve desconforto na garganta du-rante a passagem do aparelho e no estômago durante a insuflação do órgão com ar. A medicação pode ainda causar sensação de ardência no local da infusão e no trajeto da veia puncionada. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser colhidas durante o exame para análise microscópica detalhada em laboratório de anatomia patológica. Não se preocupe - não dói. Na presença de lesões elevadas (pólipos), o médico poderá realizar, dependendo do caso, retirada da lesão (polipectomia) durante o exame. Estes também será analisados em labo-ratórios de anatomia patológica. Caso não haja intercorrências, a duração média do procedimento é de 10 minutos.

Quais os riscos do procedimento? A endoscopia digestiva alta é um exame seguro. No entanto, como todo ato médico, ela não é isenta de riscos. A com-plicação mais frequente é flebite (dor e inchaço no trajeto da veia puncionada) que pode acontecer em até 5% dos casos, dependendo da medicação utilizada para sedação e rinite secundária a administração de oxigênio por cânula nasal. Complicações mais sérias são muito raras ocorrendo em menos de 0,2% dos casos, podendo estar relacionadas ao emprego de medicamentos sedativos ou ao próprio procedimento endoscópico. As medicações utilizadas na anestesia/sedação podem provocar reações locais (flebite no local da punção venosa) e sistêmicas de natureza cardiorespiratória, incluindo depressão respiratória com diminuição na oxigenação sangüínea e alterações no ritmo cardíaco (bradicardia e taquicardia) e na pressão arterial sistêmica (hipotensão e hipertensão). Esses efeitos colaterais são constantemente monitorizados durante o exame com o uso de monitor de oxigenação sangüínea e de controle da freqüência cardíaca, estando a equipe habilitada para o tratamento imediato de qualquer uma dessas complicações. Caso voce tenha alguma doença cardíaca ou pulmonar, um anestesista pode ser contactado para acompanhar a realização do seu exame. Outras complicações da endoscopia digestiva alta, tais como perfuração e sangramento são excepcionais em exames diagnósticos, podendo ocorrer, no entanto em exames terapêuticos como retirada de corpo estranho (espinha de peixe, osso, etc), dilatação de es-tenoses (estreitamentos), ligadura elástica ou esclerose de varizes e retirada de pólipos (polipectomia) ou de lesões planas ou deprimida (mucosectomia). O risco de sangramento ou de perfuração nesses procedimentos varia de cerca de 0,5% a 8%. O seu médico endoscopista está habilitado a realizar todas as medidas cabíveis para a prevenção e tratamento desses eventos adversos bem como esclarece-lo melhor.

o que devo fazer após o procedimento? Você irá permanecer na sala de repouso por cerca de 30 minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para a sedação desapareçam. Sua garganta pode ficar adormecida ou levemente irritada e você pode sentir um discreto desconforto no estômago. Espirros ou sensação de congestão nasal podem ocorrer caso você tenha recebido oxigênio suplementar durante o exame. Evite raspar a garganta. Se você tiver re-cebido sedação durante o exame, um acompanhante deve estar obrigatoriamente disponível para ajuda-lo de volta para casa. Devido aos efeitos da medicação, você não deve dirigir carros, operar máquinas, ou beber álcool até o dia seguinte ao exame, quando você será capaz de retornar às suas atividades rotineiras. Após o exame, você pode voltar a sua dieta normal e a fazer uso de suas medicações, a menos que tenha sido instruído do contrário por seu médico. O resultado do exame deve ser interpretado de acordo com sua história clínica e exame físico. O médico que solicitou o exame é o profissional mais habilitado para orientá-lo em relação ao diagnóstico encontrado. Se necessário, o médico endoscopista poderá entrar em contato direto com ele. Instruções adicionais a respeito de seu problema e tratamento serão dadas na sua próxima consulta clínica. Se forem obtidas biópsias, a análise poderá ser realizada pelo laboratório de anatomia patológica, sendo o resultado entregue pelo mesmo laboratório, geralmente em cinco dias úteis. Caso você tenha se submetido a um procedimento terapêutico, informações adicionais serão prestadas pelo médico endoscopista e/ou enfermeira.

Res. Téc. / Dir. Clinico: Edilson G. Ribeiro CRM 13972SEDIG – Belo Horizonte - (31) 3241-1455 / 3241-2854

www.sedig.med.br

ÓRGÃo do GRuPo GaZeTa do oeSTe de comuNicaçÃo lTda

FUNDADOR: Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro

(1947 2004)

admiNiSTRaçÃo, RedaçÃo e GRÁFica: Rua Rio Branco, 948 - Porto Velho • Divinópolis (MG) • CEP 35.500-430

TELEFONE: (37) 3222-6322 • www.g37.com.br • [email protected]

aSSeSSoReS JuRídicoSDr. Márcio F. Vaz • Dr. Mauro M. Nogueira • Dr. Breno M. de Faria

O jORNAL NãO É SOLIDáRIO COM CONCEITOS EMITIDOS EM COLUNAS E MATÉRIAS ASSINADAS.

diReToR PReSideNTeFernando Marcos Rodrigues

diReToR de maRKeTiNGLeonardo Marcos Rodrigues

ediToRa cHeFeLiziane Ricardo

NoVo RumoA criação do PSD, do prefeito de São Paulo, já refletiu em Divinópolis.

Não é por acaso que tem político viajando tanto para São Paulo. Aliás, há quem garanta que a filosofia é quem chegar primeiro vai beber água limpa. Como tempo está voando (e outubro já está aí), a coisa vai se resolver rapidamente.

evandro Araújo

[email protected]

aÉcio iDepois do episódio da carteira

de motorista vencida, Aécio Neves deu uma desaparecida. Tinha gente que acreditava que viria a Divinó-polis na última quinta-feira para acompanhar o anúncio da parceria da Prefeitura com a Copasa. Mas o motorista, provavelmente estava de folga e, com a greve dos servidores da Polícia Civil, que gostam muito dele, a nova carteira de motorista não deve ter ficado pronta.

aÉcio iiAinda por falar em Aécio, ques-

tionaram em Brasília por que ele não foi ao Senado acompanhar a visita que as candidatas a Miss Brasil fizeram a casa. Logo ele, Aécio, ausente. Não acredito que foi por causa da falta de carteira de motorista. Amigo de josé Alonso Dias, Aécio, claro, não daria ‘moral’ para um outro concurso de beleza. Na visita das candidatas a Miss Terra Brasil ele estará lá.

FaRiÃo e o cÓdiGoEssa mania de grandeza do

pessoal de Divinópolis parece não ter fim. Tem gente querendo in-fluenciar no novo Código Florestal Brasileiro, que deverá ser votado na próxima semana. A idéia é garantir uma emenda que possibilite ao Gua-rani condições de executar obras no Farião, mesmo tão próximo ao Rio Itapecerica. Disso para um shopping atacadista de confecção é um pulo.

duPlaA melhor da semana pra mim

foi a história da dupla sertaneja Altair Leles Parreiro (Rodrigo) e Altemir Cândido Parreiro (Dudu di Valença), presa em flagrante por furtos em joalherias. Pode falar o que quiser, mas os caras faziam muitos shows. já foram reconheci-dos por vítimas de vários estados. Provavelmente, derretiam tudo que roubavam para fazer um disco de ouro.

amoR e ReVoluçÃoUma das grandes audiências

em Divinópolis é a novela ‘Amor e Revolução’, do SBT. E isso tem um motivo bastante lógico: a trama retrata os ‘porões’ da ditadura mi-litar brasileira, situação vivida por muitos divinopolitanos, inclusive com o registro de mortes na caça aos esquerdistas. Trata-se de um perío-do da história da cidade que precisa ser melhor contado, inclusive com a publicação de livros, ensaios e teses sobre o assunto. Mas, esta semana, ‘Amor e Revolução’ finalmente quebrou um tabu na televisão bra-sileira. Foi ao ar a tão falada cena

do beijo entre as personagens de Luciana Vendramini e Gisele Tigre, o primeiro beijo homossexual da TV brasileira, depois tanto se falar sobre o assunto e se criar expecta-tivas em várias outras novelas, mas ninguém realmente tê-lo mostrado. E a cena ganha maior apelo entre o público com idade entre 40 e 50 anos, afinal, Vendramini foi musa de uma geração. O vídeo do beijo está no YouTube.

Bom NeGÓcioAtenção empreendedores: pen-

sar em negócios relacionados à avia-ção deve ser uma boa. O governo anunciou que vai tirar da pobreza absoluta 16 milhões de brasileiros que vivem em condições de extrema miséria no País. já imaginou todo esse pessoal ‘andando’ de avião! Dá pra se pensar em comprar uns lotes próximos ao aeroporto Brigadeiro Cabral e montar umas lojinhas com ‘comidas típicas’ que não se encon-tra em aeroportos.

cueca da modaDepois que turma achou que já

tinha ‘visto tudo’ com o projeto que obriga o uso de fones de ouvidos dentro dos coletivos, tem gente com novos projetos. Esse agora é nacional, mas não ficou muito cla-ro no projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados que torna obrigatório o alerta contra o câncer de próstata nas cuecas tamanho adulto: afinal, os dizeres sobre a necessidade de exame em homens acima de 40 anos serão impressos na parte posterior ou anterior da roupa íntima masculina? Pode ser algo parecido com o que acontece com os maços de cigarro.

emPReSaS FamiliaReSProfissionalizar uma empresa

familiar, principalmente em Divi-nópolis, onde há muitos ‘negócios’ assim. É preciso evitar que uma área afete a outra. Não falar de assuntos polêmicos nos encontros de final de semana é uma alternativa para evitar conflitos, mas é preciso muito mais. De acordo com especialistas, contratar uma empregada domés-tica no nome da empresa, fazer compras particulares com o lucro da instituição e ficar de cara fechada por brigas em casa são os atritos mais comuns. Para eles, não exis-tem fórmulas mágicas, mas definir papéis, diferenciar ambientes, usar fatores positivos como confiança, sentimento de crescimento da empresa, ajuda a conciliar essas duas áreas. Enfrentar conflitos e diferenciar família, patrimônio e empresa são a base de sustentação desses empreendimentos.

1)o aZeiTe É uSado PaRa emaGRecimeNTo e GaNHo de PeSo?R: Sim, para emagrecimento é usado 1 h antes das grandes refeições: almoço e

jantar. Para ganho de peso é usado juntamente com as grandes refeições como o almoço e jantar e também nos lanches.2) Qual a QuaNTidade a SeR coNSumida o aZeiTe?

R: Uma colherinha de sobremesa no almoço e uma no jantar.3)diaBÉTico Pode FaZeR o uSo do aZeiTe?

R: Pode e deve fazer uso do azeite, ajuda a manter a glicose no seu estado normal por prolongar um pouco a digestão.4)Qual o melHoR aZeiTe a SeR coNSumido?

R: O melhor azeite a ser consumido é o extra-virgem e que tenha uma acidez menor que 1%.5) PoRQue o aZeiTe Fica No ToPo da PiRâmide Se É um alimeNTo BeNÉFico PRa Saúde?

R: O azeite fica no topo d pirâmide por causa do excesso de calorias que ele tem, temos a quantidade a ser consumida que é pequena.6) PoRQue TemoS Que TomaR muiTo cuidado ao coNSumiRmoS oVoS, maioNeSe?

R: Por causa do risco de intoxicação. Todas as aves têm no seu organismo natural-mente a bactéria Salmonela que pra eles não tem problema algum, já pra nós humanos temos muitos problemas com a Salmonela. Então o ovo e tudo que vêm dele deve ser muito bem preparado e higienizado.7)o Que acoNTece No NoSSo oRGaNiSmo QuaNdo PaSSamoS da coNTa Na BeBida alcoÓlica?

R: Quando bebemos álcool em excesso acontece um descontrole nos hormônios que controlam a liberação e retenção de líquidos. Então liberamos mais líquidos do que deveríamos, por isso contraímos aí a famosa ressaca. 8)o Que deVo FaZeR PaR cuRaR a ReSSaca?

R: Os sintomas da ressaca deve ser curada com muita hidratação, ingerir bastante água, sucos, soro, frutas que contenham muita água como melancia, laranja, melão. 9)deVo me alimeNTaR de Que aNTeS de uma Balada?

R: Devo sempre me alimentar antes de uma balada, uma refeição equilibrada contendo todos os tipos de nutrientes que precisamos no nosso dia a dia como carboi-drato, lipídio e proteína.10)como deVe SeR TRaTada a comPulSÃo alimeNTaR?

R: As refeições devem ser feitas de 2h em 2h, assim as refeições ficaram mais fracionadas e em quantidades pequenas o que facilitará a perda de peso por eliminar aquela vontade louca de comer desesperadamente.11)PoSSo coRTaR de VeZ o caRBoidRaTo da miNHa alimeNTaçÃo?

R: Nunca devo cortar de vez o carboidrato da alimentação, pois ele é o que nos dará energia para trabalhar, andar, correr, enfim, realizar todas as nossas tarefas do dia a dia. O nosso cérebro utiliza a glicose que vem do carboidrato como primeira fonte de energia.

PeRGuNTaS maiS FReQuÊNTeS FeiTaS PoR iNTeRNauTaS, TeleSPecTadoReS, ouViNTeS

Kelli Nascimento

[email protected]

Page 3: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/11 03PolíTica

Vereadores da Câmara Mu-nicipal de Divinópolis estiveram reunidos na última quinta-feira (12) com o Procurador do Mu-nicípio Rogério Farnesi e o Con-trolador-Geral Kelsen Rios, no plenarinho da casa. O encontro teve como objetivo discutir o Projeto de Lei Complementar EM 002/11, de autoria do Executivo Municipal, que revoga - por reco-mendação do Ministério Público Estadual, Coordenadoria do Controle de Constitucionalidade - os artigos da Lei Complementar 123/2006, extinguindo a regra de transição, ou seja, colocando um fim definitivo ao apostilamento (benefício que permite ao fun-cionário público que exerceu car-go de confiança ou foi diretor de escola durante um período tenha o respectivo salário incorporado aos seus vencimentos, mesmo após deixar a função).

De acordo com o vereador Milton Donizetti (PRTB), que esteve presente na reunião, o intuito do encontro foi buscar soluções objetivas, de modo que não haja prejuízos para os diretores da educação municipal, que na última terça-feira (10) estiveram na Câmara para reivin-dicar a redução do tempo de oito para cinco anos para apostilarem como é feito na administração direta.

Na ocasião o vereador Edson Souza (sem partido) apoiou

os diretores e afirmou que irá apresentar uma emenda ao pro-jeto 002/2011, de modo a deixar clara uma regra de transição para os servidores, que estão na expectativa de apostilar, uma vez que exerceram cargo de diretoria antes da publicação da Lei 123/2006, a qual colocou fim ao apostilamento. “Não vamos aceitar que o prefeito venha fazer injustiça com o povo que traba-lha, nós fizemos a emenda colo-cando a regra de transição para não dar prejuízo para ninguém. Nós estamos colocando todos os funcionários em expectativa de direito para que tenha esse beneficio”, destacou o vereador.

De acordo com o prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) o apos-tilamento foi instituído em Divi-nópolis, em 1992, com o Estatuto dos Servidores Públicos, sendo o tema sempre polêmico já que apresenta diferentes pontos de vistas. Ele explica que no final da década de 90, foi estendido prazo de dez anos e criou-se

uma transição para acabar com o apostilamento. Já no início da década de 2000 foi feita uma nova regra voltada para cinco anos e finalmente em 2007 o Município estabeleceu o fim do apostilamento e uma “regra de transição perpétua”, ou seja, que abre possibilidade para que o servidor, que tem direito antes da publicação da Lei 123/2006 com-plete seu tempo para apostilar sem prazo determinado.

Ministério PúblicoAinda de acordo com o pre-

feito “essa regra de transição perpétua” está sendo classificada pelo MP como inconstitucio-nal. Assim sendo, foi feita uma recomendação ao Executivo determinando a extinção do apostilamento e dessa forma da regra de transição perpétua. “De-pois de consultar o procurador do município Rogério Farnesi, o controlador do município Kelsen Rios, o procurador da Câmara Dr. Roberto Franklin e um assessor

jurídico externo que temos que é professor de Doutorado na USP, Dr. Luciano Ferraz, todos foram unânimes em que eu deveria cumprir a recomendação do MP, que era geral para o Estado. Vários outros prefeitos de outras cidades cumpriram e levaram o debate para o Legislativo”, afir-mou Vladimir

Questionado a respeito da manifestação dos diretores, Vla-dimir afirma que sempre defen-deu os servidores da educação, mas que a determinação do MP, fez com que ele encaminhasse o projeto EM 002/2011 para apro-vação do Legislativo. “No caso das diretoras, eu que criei o cargo comissionado das diretoras, au-mentei o salário, fiz o PCCS da Educação. Dessa forma, posso levantar mais alto essa bandeira de justiça salarial da educação. Com base nisso a Câmara deve fazer esse debate. Estou pronto para fazer o ajustamento mais devido, para que possamos tocar esse assunto na máxima sereni-dade com o MP, que nesse caso nos coloca a faca no pescoço para resolver com a sociedade e com os servidores interessados. E nesse contexto a Câmara pode ser um bom portal para esse de-bate”, finalizou Vladimir.

Na próxima semana os ve-readores estarão novamente reunidos para encontrar uma solução definitiva para o projeto de Lei EM 002/2011. A previsão é que ele entre em votação até o final do mês.

O processo dos ex-ferroviá-rios que ainda não receberam da Rede Ferroviária Federal os direi-tos trabalhistas de insalubridade e periculosidade, tramita desde 1994 no Tribunal Superior do Tra-balho (TST), finalmente deverá entrar em pauta. O pedido de ce-leridade no processo foi feito pelo deputado federal Domingos Sávio (PSDB) que esteve em reunião na última quinta-feira (12) junto do ministro do TST, Fernando Eizo Ono, relator do processo.

Este foi o segundo encontro entre o parlamentar e o ministro para discutir o assunto. No final do ano passado, o vice-líder do PSDB intercedeu pelos ferrovi-ários que aguardam há anos o recebimento dos seus direitos

trabalhistas. Na oportunidade, Fernando Eizo, garantiu agilizar o processo, mas devido à neces-sidade de revisão de parecer do mesmo, a decisão teve que ser novamente protelada.

De acordo com o deputado federal Domingos Sávio, após am-pla discussão sobre o assunto, o ministro do TST, assumiu o com-promisso de colocar o projeto em pauta no mês de junho.

“Logo que iniciei o meu man-dato, assumi este compromisso com os ferroviários no sentido de somar esforços para acabar com esta novela. Tenho atuado de maneira incisiva nesta questão, articulando para que o projeto entre em pauta o mais rápido possível, sobretudo, com um encaminhamento positivo aos ferroviários” defendeu Sávio.

Para o parlamentar, o paga-

mento dos direitos trabalhistas aos ex-funcionários não pode ser mais adiado. “Trata-se de uma questão que depende do nosso esforço, mas depende muito mais da vontade do Judiciário. Tenho feito a minha parte, reiterando o pedido e posicionando a vontade dos interessados” pontuou.

EX-FErroViÁriosDe acordo com os ex-ferro-

viários em novembro de 2010 foi realizada uma reunião com o de-putado para que com sua chegada a Câmara Federal, fosse possível convocar uma audiência, junto ao Ministro do Trabalho para que desse andamento no processo. “Pedimos ao deputado para que intercedesse junto ao ministro, que colocasse o processo em pauta”, disse Geraldo de Oliveira, 46 anos, ex-ferroviário. Devido

ter trabalhado na rede por mais de dez anos, Geraldo Oliveira é um dos 432 ex-funcionários que aguarda o processo.

Na transição entre Rede Fer-roviária Federal para Ferrovia Centro Atlântica em meados de 1995 e 1996 alguns não perma-neceram na empresa, outros já conseguiram se aposentar e uma parcela já faleceu. Geraldo de Oliveira conta que em 2003 alguns ex- ferroviários receberam 40% de seus direitos trabalhistas. “A princípio ainda não fizemos o cálculo de quanto poderemos receber, pois esta conta é feita individualmente pela justiça” fi-nalizou. Contudo, ex-ferroviários estão confiantes em relação ao andamento do processo, após tanta morosidade da justiça na tramitação do processo de direi-tos trabalhistas.

O empresário Denis Fagun-des, diretor comercial e financei-ro da empresa Zapel, e também amigo e apoiador do deputa-do estadual Fabiano Tolentino (PRTB) é o novo filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). A decisão foi formaliza-da na última segunda-feira (9), durante a realização de “Presta-ção de Contas dos 100 dias” do mandato de Tolentino. Segundo Fagundes, a filiação foi motivada tanto pelo histórico familiar de envolvimento com a política, e principalmente pelo incentivo do parlamentar divinopolitano. A intenção é que Denis Fagun-des seja lançado como um dos pré-candidatos a prefeito no próximo pleito eleitoral.

O histórico familiar de Denis Fagundes confirma sua ligação com a política. Filho do empre-sário Lindolfo Fagundes, que foi ex-vice-prefeito, ex-candidato a deputado estadual e fundador do PSDB Divinópolis, Denis afirma que sempre foi comum falar de política nos almoços de domingo. “Nos almoços de domingo, nós sempre falávamos de política, ou seja, a política sempre fez parte da minha vida. Muitas pessoas falam que não gostam de política, mas acredito que é uma bobagem porque todo cidadão precisa dar a sua contribuição a comunida-de, seja em uma igreja, em uma associação, e na própria prefeitu-ra, beneficiando a comunidade de uma forma geral”, afirmou.

A respeito do incentivo de Fa-biano Tolentino na filiação, Denis afirma que são muito amigos que o apoiou nas campanhas como vereador e deputado. “O Fabiano Tolentino é meu parceiro, sou pa-drinho de casamento dele e ami-go de infância. Então sempre tive um envolvimento muito gran-de e participei das campanhas dele como vereador e deputado. Como conversamos muito e te-mos idéias próximas, ele resolveu citar meu nome como um pré--candidato ao PRTB”, explicou.

A respeito de não seguir os ca-minhos do pai e se filiar a PSDB, Denis conta que sempre teve uma boa convivência com os tucanos, mas devido à proximidade com deputado acabou se filiando a PRTB. “Não foi um tipo de afron-ta, foi pela proximidade com o Fa-biano e com os ideais, que acabei me envolvendo (...). Gosto muito das pessoas que participam do PSDB e acredito que é muito bom ter dois partidos na mesma casa, para apresentar idéias diferentes Falo sempre que uma boa ideia é feita de um conjunto de ideias, nesse sentido é bom ter várias linhas de raciocínio”, declarou.

Pré- candidatoSegundo Denis Fagundes seu

nome ainda não está definido como pré-candidato a prefeito, mas está dentro dos possíveis candidatos ao próximo pleito. “Como prefeito é a intenção do partido na pessoa do Fabiano. Ele está me lançando como can-didato a prefeito pelo partido, ou seja, um candidato a candidato (...). Se as minhas ideias forem boas e forem capazes de serem aproveitas eu tenho disposição e intenção de concorrer sim. Mas nada que seja uma coisa definida na minha vida, porque eu tenho muita coisa para tocar, mas estou disposto desde que seja uma coi-sa interessante para a população e para o partido”, afirmou.

Questionado a respeito de áreas que carecem de mais inves-timento em Divinópolis, o em-presário afirma que vê grandes avanços em cada administração, mas percebe que atualmente o município carece de áreas de lazer e precisa também pensar o trânsito de modo a favorecer pedestres e motoristas possibi-litando a qualidade de vida de todos.

Além de estar envolvido na direção financeira e comercial do grupo de empresas da família, Denis Fagundes tem envolvimen-to com o setor agropecuário e hoje é vice-presidente da Asso-ciação dos Criadores de Cavalo Campolina.

Empresário Denis Fagundes é o novo filiado do PRTBFabiano Tolentino é incentivador para lançar o empresário como possível candidato a prefeito

FlÁVia BRaNdÃ[email protected]

Incentivado por Fabiano Tolentino, empresário Denis Fagundes concretiza sua filiação ao PRTB

Flávia Brandão

Fim do apostilamento está em tramitação na câmaraLegislativo e Executivo discutem alterações de modo que servidores não sejam prejudicados

FlÁVia BRaNdÃ[email protected]

Diretores da educação municipal em manifestação na Câmara reivindicam redução de oito para cinco anos para apostilar

Domingos Sávio solicitou agilidade no processo que vem correndo desde 1994liZiaNe [email protected]

Ministro garante colocar em pauta processo de ex-ferroviários em junho

Flávia Brandão

Page 4: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/1104 cidadeS

“Negócio da China” esse ter-mo se aplica quando se fala em exportação em Divinópolis. Neste ano, a China tem sido o principal destino dos produtos exportados de Divinópolis, o que representa 31,2% do total comercializado no exterior. Em seguida estão os Emirados Árabes Unidos com 21,5%. Em pesquisa divulgada pelo Núcleo de Pesquisas Eco-nômicas (Nupec) da Faced, fica claro que a balança comercial divinopolitana com a China é extremamente positiva, uma vez que a cidade exportou um

montante de US$ 20.206.910 e importou US$2.075.741. Na lista de países que mais exportam de Divinópolis estão Estados Unidos, Senegal e Argentina.

Divinópolis saiu na frente no que se refere às exportações. Enquanto o estado de Minas re-gistrou crescimento de 15,17% e o Brasil, no mesmo período chegou ao aumento de 15,26%, a cidade somou alta nas exportações de 40,6%. Tais dados se referem à pesquisa realizada pelo Nupec com informações do mês de março deste ano.

o QUE Entra E o QUE saiSomente em março, as expor-

tações de Divinópolis aumenta-ram 40,6 % em relação a fevereiro de 2011, chegando ao total de US$ 27.151.585 e US$2.039.299 de importações. Tais transações ge-raram um saldo de US$25.112.286 na balança comercial. De acordo com o Nupec, entre os meses de janeiro e março, a pauta de exportações do município con-centrou-se basicamente em duas categorias de produtos, barra de ferro, representando 44% e ferro fundido, somando 42%. No ano de 2011 já foram exportados US$ 28.813.267 em barras de ferro e US$ 26.867.760 de ferro fundido.

Até o mês de março, as impor-tações de Divinópolis totalizaram US$ 5.826.823. Os produtos mais importados foram fios de cobre refinado (20,2%) e arroz (13,1%). Ainda no que se refere às im-portações, os tecidos de malha ficaram em terceiro lugar, tota-lizando 6,37%. Os demais itens importados somam 60,28% das importações registradas.

crEsciMEntoEm todo o Estado, já no pri-

meiro trimestre de 2011, as ex-portações totalizaram US$ 8,5 bilhões, com expansão de 63,9% em relação a mesmo período de 2010. O crescimento das ex-portações mineiras foi superior à variação das exportações na-cionais (+30,6%), aumentando a participação de Minas Gerais sobre o total brasileiro para 16,6%. Estes dados foram divulgados

pela Central Exportaminas, órgão da Secretaria de Estado de

Desenvolvimento Econômico (Sede), que realiza mensalmente o Mapeamento das Exporta-ções de Minas Gerais com base nos números do Ministério do Desenvolvimento e Indústria. Na pesquisa realizada pela Ex-portaminas foi divulgado ainda que o saldo comercial de março

de 2011, que alcançou US$ 2,17 bilhões, apresentou expansão de 68% em relação a março de 2010 e expansão de 17% na comparação com o saldo do mês anterior. No que se refere ao saldo acumulado de janeiro a março de 2011, o saldo comercial de Minas Gerais foi de U$ 5,88 bilhões, enquanto o saldo nacional foi de US$ 3,17 bilhões.O arroz é um dos produtos mais importados em Divinópolis

Exportações em Divinópolis ficam acima da média registrada no BrasilAs exportações divinopolitanas aumentaram 40,6 % em relação a fevereiro de 2011FlaViaNe [email protected]

O ferro ficou em primeiro lugar nas exportações

Elaboração Nupec

Divulgação

Page 5: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/11 05cidadeS

Quem acha que a vida de miséria nas ruas, rejeição, fome e noites ao relento fazem parte de um problema exclusivo dos grandes centros urbanos se engana. Em Divinópolis há 18 pessoas morando de forma per-manente nas ruas. Essas pessoas são marginalizadas e mal vistas por grande parte da sociedade. Em alguns casos, pessoas que passam pelos locais onde os mo-radores estão abrigados tomam a atitude mais fácil, desviam o olhar ,mudam de calçada e con-sideram ainda que o problema não diz respeito a ninguém mais que o governo.

A cada novo dia que chega, Cláudia Marques, uma mulher de 32 anos e grávida, sente na pele o desespero de não saber o que será do filho que vem por aí. Ela não precisa pensar no futuro que ainda está longe, porque na verdade a preocupação que tem como prioridade é saber o que irá comer na hora do almoço ou mesmo se essa comida chegará. Rogério de Souza, um senhor de 59 anos, tira um pepino do bolso com todo cuidado e afirma que esse é o almoço que tem para hoje. Caso não se contente com isso ele pode também comer os restos de comida azeda e com resquícios de terra que estão

depositados em uma vasilha coberta com jornal. Esses dois personagens são reais e moram nas ruas de Divinópolis. Com mais exatidão, pode se dizer que se abrigam na Praça do Santuário. Rogério conta que veio da capital mineira há nove meses e inicialmente ficou por três dias no Centro do Migrante de Divinópolis, porém, após esse período, sem condições de se instalar na cidade voltou a viver nas ruas.

Esses não são casos isolados. Nas proximidades do Pronto So-corro Municipal, a um quarteirão da Secretaria de Desenvolvimen-to Social, um grupo de pessoas faz comida usando álcool e latinhas de cerveja como fogão e dormem junto aos cachorros que perambulam pela cidade. No local são encontrados restos de comida, pacotes de alimento e vasilhas, tudo jogado na gra-ma e terra de um dos canteiros do Pronto Socorro. Em alguns momentos os mendigos brigam entre si para repartir a comida. Ao dar uma volta pela cidade, outros casos como esses são en-contrados de forma recorrente.

o oUtro ladoPaulo dos Prazeres, secretá-

rio de Desenvolvimento Social explica que a questão dos mo-radores de rua em Divinópolis é uma situação que a secretaria

está atenta e vem realizando algumas intervenções. Paulo revela que de acordo com um es-tudo da secretaria, o que agrava essa situação dos pedintes nas ruas de Divinópolis é a posição da população que insiste em fa-zer doações através de esmolas, que fortalecem a presença dessas pessoas dentro do município.

Uma das intervenções reali-zada e considerada como mais efetiva é a abordagem feita aos moradores por meio de pessoas técnicas em assistência do Cen-tro do Migrante “Essa técnica os aborda na seguinte questão: como fazer com que ele se rein-tegre à sociedade e ainda oferece o Centro do Migrante como se fosse uma casa de passagem, um período em que eles possam ficar até se reorganizarem para poder voltar à convivência da sociedade ou na maioria das vezes voltar para sua cidade de origem” esclareceu.

Paulo afirma que dentro da secretaria existe a Gerência de Proteção Especial responsável pelo CREAS que é o Centro de Referência Especializada à As-sistência Social. Basicamente a gerência cuida dos assuntos refe-rentes a pessoas com fragilidade familiar gravemente atingida. Apesar da reportagem registrar de perto a falta de alimento pela qual passam os moradores de rua, Paulo afirma que essas pes-

soas também recebem alimen-tação do Restaurante Popular.

De acordo com o secretário, o Centro do Migrante é conside-rado como local de passagem, dessa forma a pessoa é acolhida, orientada e a partir daí são de-senvolvidas propostas de ação conjunta com a pessoa abrigada. Paulo destaca que o Centro do Migrante não é moradia e sim um local de passagem, uma solução provisória.

Divinópolis no ano passado conseguiu retirar três mora-dores de rua e reintroduzi-los socialmente, “Isso é um sucesso porque é muito difícil retirar uma pessoa da rua e colocá-la de volta na sociedade” avaliou.

PlanEJaMEntoDe acordo com Paulo dos

Prazeres, neste momento o pla-no da secretaria de Desenvol-vimento Social indica a criação de um plantão social. Esta ferra-menta trabalha por meio de uma intervenção constante.

Quanto à situação dos mo-radores que ficam próximos ao Pronto Socorro, o secretário ex-plica que já houve contato com essas pessoas, “Elas recebem alimentação do Restaurante Popular e a gente tenta olhar no sentido de convencê-las a sair dali. Nós estamos trabalhando com isso, já fiz contato com a secretária Municipal de Saúde,

já trabalhei com os técnicos, já fizemos intervenções, eles são convidados a ir para o Centro do Migrante e neste caso es-pecífico há outra interface, a do consumo de álcool. A gente está atento a isso, mas eu falo mais uma vez, a adesão a nossa proposta é uma questão difícil” declarou. Paulo reafirma que os moradores podem procurar a

secretaria de Desenvolvimento Social e assim receberão todo auxílio necessário.

Quanto a criação de um al-bergue ou local para abrigar os moradores de rua, Paulo afirma que o número de 18 pessoas não justificaria ter um prédio com to-dos os custos para mantê-lo, po-rém não descarta a abertura de uma discussão sobre o assunto.

Situação dos moradores de rua em divinópolis é preocupanteDezoito pessoas moram de forma permanente em praças e ruas da cidade

FlaViaNe [email protected]

Migrantes têm pequeno prazo para permanecer no Centro do migrante Migrantes têm pequeno prazo para permanecer no Centro do migrante

Os pertences do mendigos ficam espalhados pelas praça

Flaviane Oliveira

O Conselho de Moradores dos bairros São José e Catalão realizam neste final de semana ações em comemoração ao Dia Internacional da Família que é neste domingo (15). Com o tema “Sem Deus não há vida, sem fa-mília não há base”, o projeto visa a valorização da família como

transformadora da sociedade. O evento será na Praça Elizeu Zica, no bairro São José.

Hoje a partir das 19h30 ha-verá uma missa com o padre Geraldo Menezes e as 20h30 serão realizados shows com ar-tistas locais.

Para comemorar com as fa-mílias a data, neste domingo será realizada uma caminhada para a família a partir das 07h30, segui-

da por um café, logo após haverá apresentações de números artís-ticos de escolas do bairro, além da rua do lazer e ação global.

Segundo Renato Ferreira, membro do Conselho dos Mo-radores, a entidade existe há 25 anos e esta é a primeira edição do projeto. Ele explica que o tema família foi escolhido, pois como pai vê que muitas famílias estão descentralizadas. “Hoje, as

famílias estão repartidas devido ao dia a dia, aos compromissos e nós trabalhamos a aproxima-ção, através da caminhada, das ações”.

Ferreira enfatiza que toda a comunidade foi convidada a par-ticipar, todas as escolas do bairro farão participação, inclusive a universidade federal.

Doze pessoas fazem parte do Conselho e pelo menos 70 de

acordo com Renato ajudam nas ações. No domingo, os fundado-res da organização serão home-nageados. “Vamos homenagear quem fundou, pela importância do trabalho na comunidade, das ações e dos serviços prestados”, explica.

caMinHadaA caminhada encerrará as

atividades, a concentração será

em frente ao CRAS na rua Cata-guases e todos os participantes caminharão a partir das 8h pela rua Amazonas até a rua Marechal Castelo Branco na Praça Elizeu Zica.

Todas as famílias levarão latinhas de alumínio, garrafas pet ou embalagens Tetra - Pack para serem doadas ao Conselho e serão revertidos para a coleta seletiva.

Dia Internacional da Família é celebrado por moradores do São josé e CatalãoSaRaH [email protected]

Page 6: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/1106 cidadeS

Page 7: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/11 07cidadeS

O tão sonhado terminal de passageiros do aeroporto Bri-gadeiro Cabral já tem data para ser construído. O motivo é que o processo licitatório n° 222/11 de Tomada de Preços que trata da construção do terminal já está aberto na prefeitura mu-nicipal para as empresas que queiram fazer a obra. Segundo o superintendente da Usina de Projetos Lúcio Espíndola, deverão ser investidos no ter-minal cerca de R$ 1 milhão.

De acordo com Lúcio a expectativa é de que de 6 a 8 empresas participem do pro-cesso de licitação. A abertura da carta deverá ocorrer no mês de junho.

O superintendente enfatiza que a obra deverá ter um prazo de seis meses de execução sen-do finalizada até o final do ano. A ordem de serviço deverá ser dada no dia 20 de junho, nas comemorações dos 99 anos de Divinópolis.

A construção será em uma área de 600 m² ao lado do atual

terminal de passageiros, quan-do os dois serão integrados. A obra vai completar as ações do Estado no aeroporto que recuperaram a pista.

Lúcio acredita que com o novo terminal de passageiros a economia local será aquecida. “Nós esperamos que a constru-ção melhore a qualidade, e o aeroporto tenha condições de receber a população com mais conforto, com a acessibilidade necessária. Com a obra o aero-

porto será mais utilizado pela comunidade e os empresários, fomentando a economia e o desenvolvimento”, explica.

rEForMasO aeroporto já recebeu

várias melhorias no ano pas-sado que serão evidenciadas com a construção do terminal. Em 2010 passou por ampla reforma em suas instalações e uma série de intervenções para melhorar e modernizar a

sua estrutura. A obra fez parte do programa Proaero, que tem por objetivo dotar o Estado de uma rede de aeroportos de pequeno e médio porte e impulsionar a aviação regional e local, melhorando as condi-ções de transporte de carga e passageiros.

Com a implantação do ter-minal a economia local deverá ser aquecida, e a cidade poderá receber linhas áreas, atenden-do a demanda da população.

A tradicional Missa Conga que é realizada em Divinópolis há mais de trinta anos, será amanhã (15), as 15h30 na Igreja do Santu-ário de Santo Antônio. O evento que é coordenado pela secretaria Municipal de Cultura (Semc), terá a presença de pelo menos 30 grupos de Reinado e conta com a participação de grupos de con-gado da cidade amiga, Carmo do Cajuru.Mais de 2 mil reinadeiros são esperados.

De acordo com o secretário de cultura, Bernardo Rodrigues, a prefeitura Municipal de Divinó-polis sempre apoia os eventos de reinado, através da Semc, além do frei Leonardo. “A Missa Conga é realizada há mais de trinta anos em Divinópolis e a cada ano a gente tenta ampliar essa ação da prefeitura, através da secretaria Municipal de Cultura e das irman-dades de reinado sempre com o apoio do frei Leonardo”.

Para Bernardo a 34a Missa Conga é um marco para os rei-nadeiros, pois cada um faz sua festa individual, mas a missa re-úne todas as irmandades. “É um momento importante porque é uma festa que envolve todas as irmandades, todas as guardas mas que ocorre em um lugar neutro, é realmente a maior festa dos rei-nadeiros de Divinópolis, devido a isso”, afirma.

Como o Congado se tornará o primeiro registro do patrimô-nio imaterial de Divinópolis, o secretário enfatiza a importância da preservação da festa. “É um momento importante porque é a primeira Missa Conga que ocorre tendo o Reinado já passado pelo processo e caminhamos para o final do registro do Reinado como patrimônio histórico e a missa é exatamente uma das maiores expressões desta festa que tem que ser preservada e apoiada em Divinópolis ao longo dos anos”.

Rodrigues afirma que a ce-lebração marcará o início das comemorações dos 99 anos de Divinópolis. “A Missa Conga abre a programação de aniversário da cidade, da celebração dos 99 anos de Divinópolis, esperamos contar com aproximadamente 2.000 reinadeiros, um grande volume de pessoas que vão para assistir e contemplar essa beleza que é a manifestação do Reinado em Divinópolis”, reforça.

No ano passado mais de 3,5 mil pessoas acompanharam o evento. A primeira Missa Conga celebrada por Frei Leonardo foi há 34 anos. No dia 13 de maio de 1977, as irmandades e suas guardas celebraram a abolição. Em 1985, 15 de agosto foi instituído o Dia Municipal do Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

Após a missa, será realizada uma procissão com a participa-ção de todas as guardas ao redor da Praça do Santuário. Bernardo conta que a missa busca resgatar o valor histórico do Reinado. “A mis-sa tem uma encenação da abolição da escravatura, é uma missa que é celebrada com o canto de várias guardas, frei Leonardo chama o capitão de uma guarda para cantar um canto, um moçambique de outra guarda para cantar outra música e teremos participação de outras guardas”.

Após a procissão será servido o Café de São Benedito, com 10 mil quitandas típicas da época, como bolo de milho, rosquinha de canjica e biscoito de pau-a-pique, além de 400 litros de café.“Apesar de termos a festa de cada bairro, essa é aquela que é a festa de to-dos ao mesmo tempo e como já temos feito há 5 anos, depois da festa vem o Café de São Benedito, que já está virando uma tradição”, acrescentou Bernardo.

As festividades de Reinado se encerram no dia 23 de outubro, segundo os organizadores a previ-são é reunir 40 mil pessoas nos 24 eventos programados para o ano.

34ª Missa Conga será realizada amanhãMais de 2 mil reinadeiros devem comparecer

SaRaH [email protected]

A missa marca o reconhecimento do Reinado como patrimônio imaterial do município

Divulgação

Terminal de passageiros deve ser inaugurado no final do anoObra custará mais de 1 milhãoSaRaH [email protected]

Segundo o superintendente o terminal deverá ser construído ao lado do atual, em uma área de 600 m²

Natalia Santos

O trânsito ficou conges-tionado na altura do km 123 da Rodovia MG 050, no bairro Oliveiras, em Divinópolis, para obras de drenagem pluvial. A

Concessionária Nascentes das Gerais, responsável pela admi-nistração da rodovia interditou um dos lados da pista para que a obra pudesse ser realizada. De acordo com Júnior o encarrega-do da Empreiteira Meridional, responsável pelos serviços de

recapeamento, o local foi inter-ditado por volta das 7 horas da manhã e seria liberado às 5 horas da tarde.

A assessoria de imprensa da concessionária informou que, na próxima segunda-feira (16), haverá nova interdição da rodo-

via, desta vez nas proximidades do trevo que dá acesso ao bairro Icaraí, onde serão realizados trabalhos para melhoria e refor-ço naquele trecho da MG 050. A interdição deve começar pela manhã e a previsão é que dure por dois dias.

Obras paralisam Rodovia MG 050

O trânsito ficou congestionado no km 123 da MG 050

Venilton Ferreira

VeNilToN FeRReiRaDa Redação

Page 8: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/1108 VaRiedadeS

TuRiSmo

aScaNio TouR leva você à disneyde 08 a 15 de outubro - grupo de divinópolis

Visitando animal Kingdom e Hollywood Studios - Busch Gardens - universal Studios e Hard Rock cafe - island of adventure e downtown disney - magic Kingdom e Premium outlet - Sea World e Florida mall Valor total do pacote: a partir de uS$ 2790 + taxa de embarque de uS$ 120, incluindo parte aérea e parte terrestreForma de pagamento: 25 % de entrada e restante em 5 pagamentosPreço acima por pessoa em apto quádruplo

FIM DE FÉRIAS EM SÃO PAULO MUSICAL “MAMMA MIA”

De 29 a 31 de Julho de 2011INGRESSOS LIMITADOS. GARANTA JÁ SEU LUGAR

Rua Rio de Janeiro, 332 - Centro Tel: (37) 3216-0600 - www.escalaviagens.com.br

PANTANAL COM BONITO E BARRA BONITA

Uma deliciosa e inesquecível viagem de ecoturismo, Respeito ao meio ambiente, interação com a natureza e cultura regional, é o que a EXPERIENCETUR VIAGENS E

TURISMO quer lhe proporcionar.Casais e professores(as) seguirão em grupo no dia 16

de julho/11, aproveitem as ultimas vagas!

Fale com Nene ou Kelly na EXPERIENCETUR VIAGENS(37) 3214.7759 ou email: [email protected] 21 DE ABRIL, 678 LOJA 101 – CENTRO – DIVINOPOLIS/MG

Até amanhã, 15 de maio, a companhia aérea uruguaia Pluna oferecerá passagens a partir de US$ 259 para voos de Belo Ho-rizonte para Buenos Aires e Santiago do Chile.

A viagem para Buenos Aires custará US$ 259 e para Santiago US$ 379. Es-tes valores correspondem aos trechos de ida e volta e não incluem a taxa de embarque.

É bom aproveitar a oportunidade, já que os lugares são limitados!

A contadora Jordana, da vizinha cidade de Nova Serrana, esteve recentemente em Buenos Aires e dá a dica: quem for à capital portenha não pode deixar de visitar as Galerias Pacífico, patrimônios culturais da cidade. Com arquitetura requintada, repletas de obras de arte estampadas nas paredes e no teto, elas proporcionam aos visitantes uma atmosfera de compras chique e glamourosa.

Em 2010, foi registrada a en-trada de 1,4 milhão de visitantes argentinos no Brasil – um cres-cimento de 15,56% em relação ao 1,21 milhão, estimado no ano anterior. A Argentina continua liderando o ranking de países que mais enviam turistas para cá, po-sição que ocupa há mais de duas décadas.

Em segundo lugar perma-

necem os Estados Unidos, que desde 1994 ocupam essa posição. O número de visitantes norte--americanos também aumentou em 2010, em relação a 2009. Subiu de aproximadamente 604 mil para 641 mil, acréscimo de 6,25%. Em terceiro lugar no ranking de países emissores permanece a Itália, com fluxo de 245 mil turistas, seguido do Uruguai, Alemanha e Chile.

O Instituto Estrada Real (IER), em parceria com a Google, disponibiliza mais um serviço que irá facilitar e tornar mais agradável a viagem dos turistas pelos caminhos históricos do ouro em Minas e no Rio. É o Estrada Real Mobile. Trata-se de um aplicativo para ser utilizado a partir de smartphones (os aparelhos celulares com funções avançadas). Com ele, o viajante poderá saber na tela de seu tele-fone a sua localização exata e, o que é mais importante, localizar atrativos turísticos e estabeleci-mentos cadastrados num raio de 50 km do local onde estiver.

O serviço funciona em qual-quer ponto da Estrada Real e a sua utilização é gratuita. Basta acessar o endereço eletrônico www.apontador.com.br/mobile do portal de localização Apon-tador e fazer um download do aplicativo que tem o nome de

“Apontador Local”. Dentro deste aplicativo está incluído o Estrada Real Mobile, que poderá ser uti-lizado por smartphones com o sistema operacional Android (da Google) ou o iOS (dos iPhones da Apple). Os atrativos turísticos e estabelecimentos que são visua-lizados com a ferramenta foram fornecidos pelo IER a partir de inventário feito para o Sitgeo.

Argentina é o maior emissor de turistas para o BrasilPaís vizinho contribuiu para o aumento de 7,5% no número total de estrangeiros que visitaram o Brasil no ano passado

Logo da campanha lançada pela Embratur em 2010 para aumentar ainda mais o fluxo de turista argentinos para o Brasil

Aplicativo para smartphones localiza atrativos turísticos na Estrada Real

A maior rede de hotéis da categoria econômica com unidades no Brasil acaba de inaugurar mais um empreen-dimento. Localizado no cen-tro de Petrolina, a 11 km do aeroporto , em frente ao River Shopping, o Ibis Petrolina está implantado próximos a vários orgãos públicos como o Forum,

Procuradoria da justiça, Justiça do Trabalho,Centro de Con-venções, Hospital Dom Malan, Museu do sertão e Memorial de Petrolina. Como atrativos a região tem a Vitivinícola Miolo e em Lagoa Grande se concen-tram várias vitivinícolas como: Rio Sol, Garziera, Bianchetti e Bottcelli.

Rede Ibis inaugura mais um hotel. Desta vez em Petrolina - PE

Pluna oferece passagens promocionais a partir de BH

Page 9: Gazeta do Oeste - Edição 1574

CDPela qualidade musical e profissionalismo

que emprega em tudo o que faz, o novo CD do maestro, instrumentista e compositor Túlio Mourão é dos mais aguardados no mercado. Depois de Renato Saldanha, Luiza Lara, entre outros ilustres divinopolitanos convidados por ele para emprestar seus talentos nas grava-ções, nos próximos dias será a vez de Anthonio gravar sua participação.

Bom demais!Carol Corrêa Valério e equipe de seu buffet La Cuisine

Corrêa ganharam pontuação máxima nas delícias gas-tronômicas que assinaram em evento na Ferrovia Centro Atlântica. Foi o buffet que também foi contratado para cuidar do coquetel oferecido pela Gerdau, com a presença de diretores de todo o país, para a inauguração do Centro de Engenharia da unidade Divinópolis, ambos eventos realizados esta semana. Na próxima semana, será o La Cui-sine Corrêa que também cuidará da parte gastronômica da festa de 110 anos da Gerdau e do encontro de decoradores e arquitetos que a Cimcal irá promover.

Rock in Rio com a AscânioA Ascânio Tour montou um pacote imperdível para o

Rock in Rio 2011, incluindo passagem área BH/Rio/BH, Ho-tel no Rio e ingressos para o mega evento, tudo com preços a partir de R$ 1.490,00 em até 10 vezes. Mais informações no telefone (37) 3222-0040.

DataO jornalista Rafael Silva prepara noite de comemoração

de seu aniversário. O encontro será no dia 16 de julho, na Lux Lounge, e leva o nome de “Aqua Music”.

DicaUma boa dica é conferir a edição 2011 do “Samba no Feijão”,

evento beneficente que movimenta a agenda social do próximo dia 21, no Divinópolis Clube, com shows de Tia Elza e do carioca Marquinho Sathan.

ProjetoO empreendedor josé Silva, ao lado dos filhos, prepara o

lançamento de um shopping que será erguido no terreno da família, em frente a rodoviária de Divinópolis. O arrojado projeto arquitetônico é de Aristides Salgado e o nome já foi escolhido: Viva Square.

CrônicasDe volta da temporada argentina, joubert Amaral acaba

de colocar no ar uma coluna virtual onde irá publicar crônicas. Para começar, ele escolheu um tema sempre muito divertido e contraditório: o Machismo. Semanalmente ele irá postar um artigo sobre como os últimos machistas estão sobrevivendo em um mundo cada vez mais dominado pelas mulheres. A primeira crônica, intitulada “Ele faz a unha. Tem base?” pode ser lida no site: http://www.elefazaunha.blogspot.com

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/11 09VaReidadeS

maRco auRÉlio [email protected]

Av. 21 de Abril, 700 • Centro • (37) 3221-4424Maio, Mês das Mães

Boutique feminina

Iorane Rabelo

Bruno, da MMartan, entrega a ganhadora Zélia Magalhães Magalhães e seu esposo o brinde que a marca sorteou na festa de 18 anos da Gazeta do Oeste

Thayla, filha de Maria José Naves, comemora seus 15 anos logo mais, em fazenda no Jardim Primavera

Jaiminho Martins com os filhos Ana Carolina, Gabriela e Bruce, no casamento de Gustavo Martins e Camila Ribeiro, na última semana

ReforçoO time de articulistas da Gazeta do Oeste ganhou reforço

com a chegada de Cristine Strassburger que, semanalmente está assinado artigos na página dois deste diário. Com bagagem acadêmica de sobra e muita competência, a jovem psicóloga é referência no segmento e profissional das mais requisitadas no mercado.

Page 10: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/1110 cidadeS

A campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1) que terminaria nesta sexta-feira (13) foi prorrogada por tempo indeterminado. O motivo é que a meta indicada pelo Ministério da Saúde de imunizar pelo menos 80% dos 31.445 divinopolitanos não foi atingida.

Segundo a referência téc-nica, Marcela Machado Santos a campanha foi prorrogada até que a meta seja atingida. “A campanha foi prorrogada a partir desta sexta-feira e não temos uma data prevista para o fim. O Ministério da Saúde prevê que a gente dê continuidade até termos uma meta mínima de 80% por grupo”.

Sobre os números registra-dos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) a técnica explica que ainda são baixos, mas so-mente hoje (14) os resultados fi-nais deverão ser contabilizados.

“Nós estamos com uma meta de crianças e idosos com pouco mais de 60%, e com uma média de 34% para os demais grupos”.

A campanha continuará para os grupos prioritários recomen-dados pelo Ministério da Saúde. “Até que a gente atinja uma meta de 80% para cada um destes grupos, vamos prorrogar. Para aquelas pessoas que procuram as unidades com receitas, com doenças crônicas, crianças me-nores que dois anos, que não se encaixam nos grupos prioritá-rios, neste momento ainda não temos condições de atender, porque a campanha foi prorro-gada”, esclarece.

Marcela acredita que com a continuidade da campanha, rapidamente a meta será atin-gida. “Dando continuidade, a gente acredita que logo, pelo menos o grupo com maiores porcentagens sejam atingidos, mas a orientação do Ministério é o mínimo de 80%. Até que se atinjam as metas nós temos que

manter a disponibilidade das doses e a campanha”.

MEtasSegundo Marcela nem todas

as instituições de saúde passa-ram por imunização, por isso a meta dos profissionais de saúde também não foi alcançada.

“O grupo de gestantes re-almente é uma questão de cul-tura, a gente trabalha com a orientação de que é indicado e há a necessidade da vacina, mas culturalmente elas se sentem um pouco inseguras” completou.

Para a referência técnica a campanha deverá orientar a população dos benefícios da vacina contra a Influenza. “Nos-so objetivo é continuar com as orientações, esclarecer a popu-lação a procurarem os postos de saúde, para que consigamos atingir a meta”. Ela enfatiza que se o Ministério priorizou os grupos é porque eles são mais sensíveis ao vírus e precisam ser imunizados. “O Ministério

quando define um grupo, ele não define aleatório, são os grupos mais susceptíveis ao contato

com o vírus, mais sensíveis a um agravamento, principalmente a gestante”, afirmou.

Falta dE Vacinas Mesmo com a meta não sen-

do atingida, em quatro unidades de saúde houve falta de vacinas, problema que está sendo resolvi-do pela Semusa.“Houve um atra-so realmente nesta remessa, ain-da não conseguimos repor pois está a caminho, a data prevista para chegada é neste sábado e a partir de segunda-feira a gente vai disponibilizar, algumas doses já foram remanejadas de unida-des que tinham estoque maior do que as outras”, esclareceu.

A profissional de saúde acre-dita que campanha deve ter-minar e os grupos prioritários serem imunizados para que se analise a vacinação de outros grupos.“Não temos como definir isso agora, vai depender da dis-ponibilidade do imunobiológico, estamos recebendo esta remessa para dar disponibilidades aos grupos e as doses das crianças que recebem a segunda dose, temos que garantir estas doses”, avaliou a técnica.

campanha de vacinação é prorrogada por não atingir meta Faltas de vacinas já estão sendo sanadasSaRaH [email protected]

O grupo dos idosos é um dos que mais chegou perto da meta

Arquivo G

O

Page 11: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/11 11cidadeS

Page 12: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/1112 cidadeS

COMUNICADO URGENTEEmpresa de Consultoria em Marketing Multinivel de Rede está contratando pessoas

interessadas a desenvolver nossos serviços em todo território nacional na área de publicidade de divulgação e etiquetas auto-colantes.

Damos todas as orientações, com curso prático passo a passo.Trabalho fácil de executar, tempo livre ou tempo integral, acima de 18 anos, ambos os

sexos, sem experiência.Ganhos de produção a partir de R$ 1.200,00 à R$ 2.000,00, que aumenta mês a mês.• Ganhe um micro computador (Notebook) sem sorteio por cumprir uma pequena meta.

Temos também para oferecer um Super Book em CD ROOM com centenas de cursos em multimídia para você, entre eles estão: Simuladão do ENEM (com aulas e vídeos interativos), como acelerar sua memória RAM, preparatório universitário, pacote jurídico completo, cursos de conceitos básicos TAEKWONDO, Como vencer o medo de falar em público, Matemática Financeira, Negócios lucrativos para iniciar em casa e muito mais.

São mais de 5.000 (cinco mil) tutoriais atualizados.Única empresa no segmento há mais de 05 (cinco) anos.Peça informações sem compromisso.

Escreva e envie 2 selos de R$ 0,70 (setenta centavos) para: CX.Postal, nº 28 – CEP 35680-970 – Itaúna/MG e receba informativo gratuitamente.

DRAGAGEM E TERRAPLANAGEM IRINEU LTDA., por determi-nação do Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM, torna público que solicitou através do Processo nº 21.371/2009, requerimento concomitante de Licença Prévia + Licença de Instalação, para o empreendimento de extração de areia para uso utilização imediata na construção civil, situado no lugar denominado Fazenda do Mingau, zona rural, nos Municípios de Carmópolis de Minas e Itaguara – MG, conforme processo no Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM nº 830.700/2001.

Os médicos que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) se encontraram na tarde de ontem, para mais uma reunião de capacitação do Programa de Educação Permanente para Médicos da Família (PEP), no campus da Universidade Federal de São João Del Rei UFSJ, campus Dona Lindu.

O tema discutido foi a apli-cação de insulina para os diabé-ticos. O doutor Roberto Gomes Chaves coordenador do PEP na região oeste, disse que o tema foi proposto pelos médicos. “Todos os temas do PEP são levantados pelos próprios médicos. O tema que foi eleito foi a insulinização. Existem pacientes diabéticos que tomam medicamentos via oral para controlar a glicose, mas com o passar dos anos, esses medicamentos começam a não efetuar bem o controle. Então há a necessidade da utilização da insulina que é injetável. E essa transição demanda uma série de cuidados. Então vamos discutir como controlar melhor a glice-mia dos pacientes” contou. Esti-veram presentes na capacitação

cerca de 200 médicos.O PEP é uma iniciativa da

Secretaria Estadual de Saúde em parceria com universidades. Os médicos se reúnem uma vez por mês para debater sobre os trabalhos e a cada dois meses, eles se encontram regionalmente para falar do temas debatidos. Para Roberto, esses encontros são trocas de experiências e uma valorização do profissional. “O objetivo principal do PEP é promover uma melhora da prá-tica clínica, da prática médica no Programa de Saúde da Família. Existem vários outros objetivos, uma vez que os médicos se reú-

nem para aprender mais sobre a medicina, isso valoriza o profis-sional, e atrai mais profissionais para trabalhar neste programa que é tão importante” afirmou. O médico conta que existe uma carência desta especialidade e que alguns municípios alegam que não aumentam o número de equipes de saúde da família pela carência de profissionais.

No programa, o médico atua trabalhando em equipe, junto com enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde. Ele trabalha com uma equipe que atende as necessidades da população e que faz uma busca

ativa de problemas trabalhando a prevenção. “Ele atua tanto na área da saúde da mulher, a saúde da criança, do idoso, a saúde mental. Então é um médico que tem que ter um conhecimento amplo da medicina para cuidar da saúde das pessoas. O programa é relati-vamente recente comparado com outras especialidades médicas. Ainda não temos um número de vagas e residência médica para suprir a carência de profissionais com essa especialidade no Brasil, mas tem aumentado e é algo que a longo e médio prazo que vamos conseguir atender a demanda” contou Roberto.

O PEP foi implantado em outubro do ano passado, pelo go-verno Aécio Neves. As secretarias municipais de saúde assinaram um termo de compromisso para que seus profissionais participem das capacitações e fiscaliza a presença. Roberto afirma que a melhora no atendimento é notá-vel e que os médicos se sentem valorizados com os encontros. “Felizmente já podemos ver gran-des melhorias na prática clínica, esse relatos são dos próprios mé-dicos que estão satisfeitos com o resultado do programa. É uma troca de experiências”

médicos do PSF se encontram para capacitaçãoaNdRÉ [email protected]

André Bernardes

Page 13: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/11 13Polícia

Uma casa abandonada usada como esconderijo por marginais e usuários de drogas localizada no bairro Afonso Pena foi alvo de ação policial na tarde de ontem. A batida policial ocorreu após uma denúncia recebida pela Central de Ope-rações do 23° BPM, que na casa localizada na Rua Vera Cruz, no bairro Afonso Pena havia vários indivíduos fazendo uso e tráfico de drogas.

Ao chegar ao local militares encontraram o portão da resi-dência trancado com correntes e cadeado. O proprietário da residência foi notificado sobre o ocorrido e compareceu ao local para que o portão fosse des-trancado dando continuidade a operação dos policiais.

Segundo informações da PM, no interior do imóvel fo-ram avistados vários indivíduos em atitudes suspeitas. Ao todo foram abordadas sete pessoas, entre elas uma menor de 16 anos, durante a revista policial foram encontradas nas partes íntimas da menor infratora cinco “endolas” de crack. Ao ser questionada sobre a origem das drogas a adolescente relatou

que a droga seria de um dos detidos, H.V. de 40 anos.

Ao abordar o suspeito de fornecer as drogas à menor, a PM se deslocou até sua casa, onde após ser realizada a busca no interior da residência foram encontrados cerca de 69 dvd’s diversos, uma faca,pedaços de plástico possivelmente usados para o preparo das drogas, além da quantia de R$ 20,00.

Um dos policiais destacou que ao chegar à residência para a abordagem, um dos suspeitos fugiu pelos fundos ao perceber sua presença, o policial perse-guiu o suspeito, mas não con-seguiu capturá-lo “O indivíduo que estava no interior da resi-dência correu e fugiu pulando o muro dos fundos assim que percebeu nossa chegada” expli-cou o militar. Até o fechamento da edição o suspeito ainda não havia sido encontrado.

A menor M.A.F. e H.V. fo-ram autuados em flagrante e encaminhados para a delega-cia de polícia juntamente com os materiais apreendidos. O suspeito foi encaminhado à unidade prisional Floramar e irá responder pelos crimes de tráfico de drogas e corrupção de menor. Os outros suspeitos foram ouvidos e liberados.

Uma mulher grávida foi agredida com uma pedrada na manhã de ontem no bairro Ni-terói em Divinópolis. A agressão ocorreu na Rua Mateus Leme 436, próximo à linha férrea que passa pelo bairro.

Segundo moradores da re-gião, a mulher agredida é usuária de drogas e ao se envolver em uma confusão teria sido atingida com uma pedra arremessada por um homem que fugiu do local.

Os Bombeiros que realizaram o atendimento a vitima não confirmaram a versão dada por testemunhas alegando que a mulher grávida teria sofrido os ferimentos ao levar um tombo.

A vitima foi atendida pela unidade móvel de resgate dos Bombeiros e posteriormente encaminhada ao Pronto Socorro Regional (PSR).

De acordo com a Polícia Mi-litar as causas da agressão ainda não foram confirmadas e o sus-peito ainda está sendo procurado para a resolução do crime.

Dois veículos colidiram no cruzamento entre as ruas João Dias e Rosa Viterbo, no bairro

Interlagos, em Divinópolis por volta das 9 horas.

De acordo com informações da Polícia Militar o condutor de um Corsa Classic não obedeceu a parada obrigatória do cruza-

mento, atingindo um Monza e capotando.

O condutor e o passageiro do Corsa não sofreram feri-mentos graves. Renan Rafael Gonçalves de 22 anos ressaltou

a sorte que teve ao sair do aci-dente sem nenhum ferimento. “O carro em que eu estava co-lidiu com muita força contra o Monza e nós capotamos até parar no meio fio do passeio, graças a Deus tudo acabou bem” relatou. O condutor do veículo Corsa não quis se pronunciar sobre o acidente, a condutora do Monza, Maria Conceição de Oliveira de 52 anos também não sofreu ferimentos.

Testemunhas que presen-ciaram o acidente afirmaram que o acidente foi causado por causa da imprudência do con-dutor do veículo Corsa que não respeitou as regras de trânsito ao ignorar as placas de sinalização.

Apesar da gravidade do acidente não foi necessária a presença da unidade de resgate dos Bombeiros, já que os envol-vidos não sofreram ferimentos graves. Os condutores dos dois veículos prestaram depoimento à polícia e foram liberados. Um caminhão guincho solicitado pela PM esteve no local para a retirada do Corsa e liberação da rua Rosa Viterbo.

Mulher grávida é agredida a pedradasmaRciel [email protected]

Veículo capota em acidente no bairro interlagosOs ocupantes saíram ilesos do acidentes

maRciel [email protected]

Testemunhas afirmaram que a imprudência do Corsa causou o acidente

Com o choque o Corsa capotou e parou de cabeça para baixo

Marciel Muniz

Polícia Militar invade residência usada como esconderijo por marginaisDurante busca pessoal foram encontradas duas “endolas” de crack nas partes intimas de uma menor

maRciel [email protected]

Marciel Muniz

Um caminhão de carga que quebrou na

rotatória da Rua Goiás, no bairro Porto Velho na tarde de ontem e congestionou o trânsito local. O veículo estava carregado com pro-dutos para serem entregues em um supermercado quando o eixo da roda dianteira não suportou o peso e quebrou ao fazer a curva da rotatória no sentido bairro centro. Agentes da Settrans orientaram os veículos que trafegavam pelo local até a regularização da via conges-tionada.

Marciel M

uniz

A casa era usada como esconderijo para marginais e usuários de drogas

Quebrou

Page 14: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/1114 eSPoRTeS

mudaNçaSOs dois times terão desfalques

e voltas importantes domingo. Se Cuca perdeu Montillo, o Cruzeiro terá o retorno de Thiago Ribeiro, que fez muita falta ao time contra o Once Caldas. Volta a formar o excelente ataque com Wallyson.

Dorival junior não terá o veloz Neto Berola, importante quando ele quer mudar o ritmo do time, mas conta com a volta do Renan Oliveira.

SeRiedadeO América de Teófilo Otoni

vai desistir da disputa da Série D do Brasileiro, vaga conquistada por ter sido campeão mineiro do interior. A diretoria não vê perspectivas de arrecadação que banque os R$ 400 mil de despesas previstas.

É lamentável, mas mostra se-riedade dos dirigentes do Dragão, que não querem comprometer o futuro do clube.

aJuSTeSO América faz bem em jogar

amistoso contra um time forte, da Série A nacional, como o Botafogo, neste sábado, em juiz de Fora. Há muita apreensão quanto à qua-lidade do time que vai disputar o Brasileiro, depois de 10 anos.

A diretoria e o técnico Mauro Fernandes têm sido cobrados. Algumas novas peças estão sendo incorporadas ao elenco e espera--se que sejam realmente reforços.

eFeiToS da leiSituação como a do América-

-TO é uma das conseqüências da Lei Pelé, que beneficiou aos em-presários do futebol. O artilheiro do time, jonatas Obina, teve 50% dos seus direitos adquiridos pelo Atlético. Com este dinheiro o clube poderia disputar a Série D e ainda sobrariam R$ 100 mil. Porém, o jogador pertence a investidores e o América foi apenas uma “barriga de aluguel”.

imPeRdíVelOs jogadores e os presidentes de Atlético e Cruzeiro estão tendo o

devido cuidado de não acirrar ânimos, já normalmente exaltados, em qualquer embate entre eles. Em entrevista coletiva, ontem, o volante Fabrício preocupou-se em não deixar que fosse criada uma polêmica entre ele e o Mancini, no embalo dos pegas do jogo passado. Seria ótimo se fosse sempre assim.

Se no estádio a presença de uma só torcida facilita o trabalho da segurança, nas ruas e bares de Belo Horizonte, milhões estarão mistu-rados, aguardando o resultado para comemorar, lamentar, tirar sarro do perdedor e reagir às provocações. Cada um à sua maneira. Este jogo ficará marcado como um dos melhores da história do clássico. Os dois times buscarão o gol, porque é a única opção que têm. O Cruzeiro é ofensiva naturalmente; ainda mais precisando vencer. O Atlético não pode perder, pois isso dá o título à Raposa. Qualquer gol, de qualquer um dos times, em qualquer momento da partida deixará o adversário desesperado, obrigado a ir com tudo em busca de um melhor resultado, correndo o risco de ser até goleado. Imagine aos 45 do segundo tempo, 0 x 0 ou 1 x 0 para o Cruzeiro!?

Alguém terá coragem de comemorar o título antes do apito final?

chico Maia

[email protected]

A Copa Centenário de Fu-tebol de Areia, depois de uma folga no Dia das Mães, depois com a realização de uma grande festa no parque de Exposições de Divinópolis, as atividades serão retomadas amanhã (domingo) com a realização da semifinal. Jogam Pimenta Comércio de Embalagens - Super Bob X Ales-sandro Escapamentos - Robson Motores, Os Onças e em outro jogo se enfrentam Time do Jaime X Mangueiras Brasil.

Novidade e certamente uma atração muito bonita e especial será a presença das atletas do time feminino do Palmeiras de Divinópolis, num jogo exibição. São cerca de 20 garotas com ida-des de 15 a 23 anos. O técnico da equipe feminina do Palmeiras, Robson Sousa Santos atua há um ano; já tendo conquistado o título de equipe Campeã da Cidade (com a participação de

outras sete equipes) e Campeã do Torneio da Lugo Esportes (com a participação de mais cinco equi-pes). A equipe feminina do Pal-meiras de Divinópolis participou também de inúmeros amistosos nas cidades de: Itaúna, Carmo do Cajuru, Formiga e Nova Serrana.

A capitã do time, Jana Adria-na dos Santos Ferreira (23), joga desde os seus 13 anos de ida-de quando morava em Buriti Grande, município de Martinho Campos. Lá chegou a disputar por duas equipes. Em Martinho

Campos defendeu as cores de cinco equipes. Em Divinópolis, jogou pela equipe do Flamengo por seis meses. De posse da in-formação da existência do time feminino do Palmeiras, passou a fazer parte da equipe onde hoje é a capitã e titular absoluta, devido a sua experiência. Na opinião de Adriana, como é mais conhecida pelas companheiras de equipe: “Jogo porque amo essa modali-dade de esporte. A minha idade, não permite que eu me empenhe mais numa carreira. Para praticar

o futebol feminino a pessoa tem que ter dom. Fica mais fácil pra ela gostar de futebol. Existem pessoas que praticam esporte para melhorar o seu condiciona-mento físico. Nas duas formas o principal é a disciplina”, desabafa a capitã do time do Palmeiras de Divinópolis. Jana segue sua linha coerente de pensamento. “Existe muito preconceito. As pessoas não aceitam muito bem. Pre-cisam de um apoio maior: seja de um patrocinador e do apoio fundamental da família”, explica.

copa centenário movimenta o Parque de exposiçõesluciaNo [email protected]

Divulgação

Time feminino do Palmeiras de Divinópolis fará um jogo exibição. São cerca de 20 garotas com idade de 15 a 23 anos

A Secretaria de Esportes de Divinópolis reuniu represen-tantes de escolinhas de futebol da cidade para a elaboração da segunda edição da Copinha. A reunião teve o objetivo de colher informações para se ter uma previsão de como se en-caminhará a realização desse torneio.

Os times compareceram e sugeriram as categorias 96/97, 98/99 e 00/01 como as parti-cipantes a data de início ficará dentro do mês de julho para término em setembro.

A arbitragem do ano pas-sado e o cerimonial antes de cada partida foram elogiados e deve ser mantida a Associa-

ção de Árbitros de Divinópolis como a fornecedora de juízes e auxiliares.

As equipes do Minas (Alto São Vicente), Corinthians (Alto Catalão), Jusa Fonseca, PEC

(Candelária), Pde. Eustáquio (Planalto) e Escola de Futebol Adilson Caju estão garantidas na competição. Os represen-tantes ficaram entusiasmados com a possibilidade de se fazer

um torneio início.A próxima reunião entre os

participantes será no dia 24 de maio, às 18h, na Secretaria de Esportes e Lazer, 15º andar do Edifício Costa Rangel.

A Associação de moradores do bairro Esplanada realiza ama-nhã o I Campeonato de Skate na Pista. O evento acontece na Ave-nida Benjamim de Oliveira, 144, em frente à Fiemg, a partir de 10h.

O evento, que terá a apresen-tação especial do skatista pro-fissional Jorge Negretti, reunirá atletas de Divinópolis e Região, em quatro categorias, principian-te, principiante mirim, amador e feminino.

Para uma melhor infraestru-tura, a liderança comunitária con-ta com o apoio da secretaria de

Esportes e Lazer de Divinópolis. De acordo com o Chefe de Setor de Esporte Competitivo, Rogério

Silva, o evento representa uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer um pouco mais

dessa modalidade esportiva que, além de divertida, é um ótimo exercício aeróbico, ajudando a tonificar músculos e fortalecer articulações.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Rômulo Duarte, a ação vem contemplar uma modalidade ainda pouco difundida e que sofre alguns preconceitos. “A intenção do governo Vladimir Azevedo é promover o esporte e o lazer em diversos setores da sociedade, seja em espaços públicos, como praças, ginásios, ruas, e também em empresas privadas do municí-pio. Neste contexto, o evento vem de encontro à efetivação dessa proposta”, declarou.

SEL consulta equipes para elaboração da Copinha

Bairro Esplanada realiza campeonato de Skate

luciaNo [email protected]

Flamengo campeão da Copinha 2010

luciaNo [email protected]

Skatistas de todas as idades poderão participar do Campeonato de Skate realizado pela Associação de Moradores do Bairro Esplanada

Luciano Eurides

Luciano Eurides

Page 15: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/11 15eSPoRTeS

BaSeO Araguaia Campestre Clube

fez um grande trabalho na cate-goria de base. Os divinopolitanos Raul, Victor, Vinícius e Felipe são testemunhas de todo o processo sério lá desenvolvido. Sem falar no grande Brancão, mesmo ata-refado no profissional, ao lado de Eugênio Souza, o auxiliar técnico esteve sempre presente. Sem duvida o Clube Neoserranense demonstrou estar no caminho certo, acolhendo bem a todos, e nós esportistas divinopolitanos somente temos a agradecer pela recepção dos atletas não incluí-dos no Guarani.

O time ficou de fora da pró-xima fase por falta de fazer gols. O time ficou empatado com o Valério em numero de pontos e no saldo o Valério ficou com dois gols, enquanto Araguaia com apenas um. O Valério marcou 11 vezes e o Araguaia apenas sete. Uma pena.

GuaRaNiA categoria infantil do Guarani

fez bonito e buscou a classificação no Campeonato mineiro da cate-goria. já a equipe juvenil não teve o mesmo empenho e a pergunta a ser feita é: Onde errou?

Errou ao abrir uma peneirada a 15 dias da competição. Não é possível preparar um grupo a partir de uma peneirada em tão pouco tempo. Se o inicio dos trabalhos foi em cima da hora, a melhor opção seria usar um time basicamente 95 e criar assim um vínculo para o ano de 2012. Dificilmente um time basi-camente um ano a menos chegaria a classificação, se fosse um trabalho visando o futuro, nem essa cobrança deveria existir. Pensando pelo lado positivo, se consegue a classificação seria encantador para os olhos de todos os empresários do ramo.

Certamente os jogadores es-tarão jogando a Imef no segundo semestre ou mesm o Campeonato da LMDD.

FeSTa em NoVa SeRRaNaHoje o Nacional decide o título de campeão do módulo II. O Ituiutaba

(por enquanto), pois adotará o apelido de Boa, tem a vantagem, fez três gols na primeira partida da decisão.

Uma cidade como Nova Serrana, de pouca identidade entre os moradores e na verdade uma população bastante flutuante, precisa do esporte para se socializar. Antes de se falar em estádio houve uma melhora em vários cam-pos de futebol da região. Barretos e Gamas, visitei e realmente estão de dar inveja. Ainda o próprio campo do Nacional, em termos de futebol amador é o melhor da região.

No intuito de se firmar entre as equipes profissionais duas coisas são im-portantíssimas. O local para jogos e as categorias de base. Com a adaptação do Parque de Exposições para receber um público de oito mil pessoas é perfei-tamente capaz de abrigar os jogos do módulo I. No futuro, com a finalização do estádio para 20 mil torcedores, a Arena Multiuso deve ficar também para jogos das categorias de base e assim criar o vínculo com a cidade.

Na terça-feira, Taco, secretário de Esportes da cidade de Nova Serrana fez uma visita as Rádios Divinópolis AM e Candidés FM. Na oportunidade esclareceu assuntos referentes a questões do estádio, da parceria com o Cruzeiro e do trabalho de Paulo César de Freitas em estar à frente do projeto. Segundo Taco a torcida pode acreditar em um time disputando as primeiras posições em competições por todo o Brasil. Um detalhe, a parceria com o Cruzeiro está garantida para um longo futuro.

A partida decisiva acontece às 10 hs.da manhã, com transmissão da TV Alterosa.

Restaurante Castanheira

Rua Pernambuco, 155 - CentroDivinópolis-MG - Tel: (37) 3214-0453

Self-service sem balança

R$ 2,49Aberto de 10h às 14h

Segunda à sábado

luciano Eurides

[email protected]

diViNÓPoliS Na diSPuTaA Equipe Pantera Negra volta ao tatame amanhã, no Rio de janeiro,

para o encerramento do Brasileiro de jiu-jítsu evento da Confederação Brasileira de jiu-jítsu. Lutarão Douglas da Conceição (faixa marrom peso pena), e Pedro Henrique jimme, (faixa marrom peso pena), todos com chances de medalha.

Já não há mais como errar. Os dois melhores times de Mi-nas Gerais chegaram à final da competição mais importante do Estado. Além do título, está em jogo a rivalidade histórica entre Cruzeiro e Atlético. A partida des-se domingo às 16h coloca frente a frente dois treinadores experien-tes e com o comando em jogo. A derrota pode custar o emprego de algum deles. Para apimentar, Carpegiani é demitido e Dorival e Cuca são os primeiros da lista tricolor.

São Paulo a parte e visando a grande decisão, o técnico Do-rival Júnior tenta armar a equipe do Atlético da melhor maneira possível. O treinador, entretanto, garantiu que ainda não sabe qual time mandará a campo. “Ainda tenho uma dúvida, que pode ge-rar uma alteração no meio-cam-po, com a presença ou não do Richarlyson. Mas basicamente é a mesma equipe”. Richarlyson volta a ficar à disposição depois de cumprir suspensão automáti-ca no primeiro jogo da final.

Por conta dessa dúvida, on-tem Dorival comandou um trabalho tático com 11 jogadores na linha, sendo cinco no meio--campo: Serginho, Fillipe Soutto, Richarlyson, Renan Oliveira e Giovanni Augusto. Durante a atividade, Dorival pediu que não fossem gravadas as jogadas de bola parada, o que foge à rotina do treinador, que não costuma esconder treinamentos. Júnior acredita que em uma decisão cada detalhe pode ser funda-mental. “Não foi nada especial. É um momento de decisão, um detalhezinho pode chamar a atenção. Não proibimos nada, é

apenas um pedido. Espero que tenha sido aceito.”

No Cruzeiro a presença de Éverton na equipe titular não é confirmada e também não afastada. Para o segundo jogo da final, novamente um acaso fará com que ele permaneça no time titular. Mesmo com a volta de Roger, Gilberto continua como armador, já que Montillo foi expulso. Assim, a posição de lateral-esquerdo continua com Éverton, como vem ocorrendo nos treinos da semana na Toca.

Apesar de não confirmar a escalação até o momento, Cuca vem mantendo o time nos trei-namentos desde quarta-feira: Le-andro Guerreiro na lateral direita, Roger e Gilberto na armação e Thiago Ribeiro no ataque. Foi assim no treino de jogadas en-saiadas, ontem à tarde, quando o treinador até pediu para que não fossem feitas imagens dos lances.

O exame de ressonância magnética feita pelo zagueiro Victorino apontou que não há nenhuma lesão em sua coxa direita, e o uruguaio participou normalmente do treino de on-tem. “Estou tranquilo, com tudo para o jogo de domingo”, avisa.

Sobre a preparação para sua primeira decisão no futebol brasileiro, Victorino garante que o pensamento de todos é no clás-sico de domingo, diferentemente da primeira partida. “Nossa cabeça não estava bem, ainda pensávamos na eliminação na Libertadores. Agora, estamos tendo toda a semana para nos preparar”, comenta o zagueiro. “Mudou muito nosso ânimo.”

Nem a ausência do amigo Montillo, suspenso, preocupa Victorino: “Todo mundo sabe que ele é um jogador importante, mas o Cruzeiro tem jogadores

que podem substituí-lo e fazer o melhor em campo para conse-guirmos a vitória”.

As cobranças sobre a equipe, após as duas derrotas recentes, para Once Caldas e Atlético, são vistas com normalidade pelo uruguaio: “O Cruzeiro é uma equipe grande e tem de jogar para ir bem em todas as com-petições. Não éramos a melhor antes e não somos a pior agora”.

O volante Henrique foi muito consciente e realista ao comen-tar sobre o momento vivido pelo Cruzeiro após a eliminação nas oitavas de final da Taça Libertadores, e a derrota para o rival Atlético-MG, no último domingo, no primeiro jogo da final do estadual. Para o jogador, as vitórias podem camuflar os defeitos da equipe. “A gente está vendo onde está errando. Quan-do você está vencendo e alguns jogadores jogam mal, a vitória esconde. Quando você perde e se você jogar mal, os torcedores vão cobrar”, explicou.

Desde que foi convocado em março por Mano Menezes, para o amistoso contra a Escócia, em Londres, o volante não repetiu as boas atuações que o fizeram ser lembrado pelo treinador da Seleção Brasileira. O jogador admitiu que não atravessa boa fase. “Claro que eu sei que não estou em meu melhor momento, mas estou trabalhando muito para voltar a ajudar a equipe” reconheceu.

Por fim, o camisa 8 explicou que as derrotas têm que ser absorvidas da melhor maneira possível. “A gente estava bem, vencendo muitas partidas e foi criada uma expectativa grande. Quando você não vence, essa expectativa não é superada. É ter tranquilidade para dar a volta por

cima e voltar a vencer”, concluiu.

arbitraGEMNuma decisão, o fator arbi-

tragem faz a diferença. Principal-mente quando as equipes sus-tentam rivalidade de décadas e têm torcidas apaixonadas, como Cruzeiro e Atlético, que fazem domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, a finalíssima do Campe-onato Mineiro de 2011. E o dono do apito, sorteado ontem à tarde na Federação Mineira de Futebol (FMF), vem de São Paulo: Wilson Luiz Seneme terá a missão de conduzir com tranquilidade e isenção o principal clássico de Minas e coroar o campeão esta-dual. Curiosamente, horas antes de ser sorteado para a partida em Sete Lagoas, Seneme participou do sorteio para a decisão do Paulista, Santos x Corinthians, mas perdeu para Luís Flávio de Oliveira.

Seneme será auxiliado pe-los também paulistas Emerson Augusto Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse.

oUtros clÁssicosEm São Paulo, Corinthians e

Santos: o futuro papai Neymar conseguiu fazer uma boa par-tida e Tite escalou Wallace para marcá-lo, não deu certo. Dribles e passes só não decidiram o jogo do Pacaembu pela falta de capricho na finalização. O Corin-thians tem um bom sistema de marcação, mas depende demais de Liedson.

O campeonato gaúcho tem o clássico Gre-Nal. A situação é mais complicada para o Inter. O time comandado por Falcão precisa vencer o Grêmio por dois gols de diferença para ser campeão ou por um gol, sendo que a partir do 4 a 3.

Cuca sabe que a direção do gol é o único caminho para a Raposa Dorival Junior acerta a equipe pelo meio campo

Treinadores em busca do caminho da vitória

luciaNo [email protected]

Bruno CantiniWashington Alves/Vipcomm

Page 16: Gazeta do Oeste - Edição 1574

:: GaZeTa do oeSTe :: DIVINÓPOLIS - 14/05/1116 GeRal

• Formiga• Gov. Valadares• Guanhães• Ipatinga• Itabira• Itaúna• Juiz de Fora• Juiz de Fora• Lavras• Leopoldina• Manhuaçu

(37) 3322-2000 (33) 3279-6300 (33) 3421-1713 (31) 2109-3003 (31) 3831-6221 (37) 3241-7000 (32) 3690-3300 (32) 3236-5000 (35) 3821-6588(32) 3441-4068 (33) 3331-1085

AutoOestePomalVespBrasautoGomes PereiraÍmparEmbrautoOriginalVivaLevelDiga

• Mantena• Montes Claros• Muriaé• Pará de Minas• Ponte Nova• Pouso Alegre• São João Del Rey• Sete Lagoas• Teófilo Otoni• Texeira de Freitas• Ubá• Varginha

(33) 3241-2242 (38) 3690-7900(32) 3729-2400 (37) 3231-7000 (31) 3881-3600 (35) 3449-3000 (32) 3373-2000 (31) 3779-8888(33) 3522-2092(73) 3292-7000(32) 3531-2066(35) 3223-6060

PomalCrevacSantos CarvalhoÍmparSanvelTrevautoDelforMotorseteMartins PereiraPomalSanvelSupra

• Alfenas• Barbacena• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Bom Despacho• Caratinga• Caxambu• Cons. Lafaiete• Divinópolis

(35) 3292-5000 (32) 3332-1677(31) 3489-9000 (31) 3359-9400 (31) 2122-8000 (31) 3388-2020 (37) 3522-1144 (33) 3321-4311 (35) 3341-3200 (31) 3761-6000 (37) 3215-5000

SupraSerranaBH ForInovaJorlanPisaBovepeAuto MotobrásMandalaNew ForAutomac

FordCredit Consórcio Nacional Ford

• Formiga• Gov. Valadares• Guanhães• Ipatinga• Itabira• Itaúna• Juiz de Fora• Juiz de Fora• Lavras• Leopoldina• Manhuaçu

(37) 3322-2000 (33) 3279-6300 (33) 3421-1713 (31) 2109-3003 (31) 3831-6221 (37) 3241-7000 (32) 3690-3300 (32) 3236-5000 (35) 3821-6588(32) 3441-4068 (33) 3331-1085

AutoOestePomalVespBrasautoGomes PereiraÍmparEmbrautoOriginalVivaLevelDiga

• Mantena• Montes Claros• Muriaé• Pará de Minas• Ponte Nova• Pouso Alegre• São João Del Rey• Sete Lagoas• Teófilo Otoni• Texeira de Freitas• Ubá• Varginha

(33) 3241-2242 (38) 3690-7900(32) 3729-2400 (37) 3231-7000 (31) 3881-3600 (35) 3449-3000 (32) 3373-2000 (31) 3779-8888(33) 3522-2092(73) 3292-7000(32) 3531-2066(35) 3223-6060

PomalCrevacSantos CarvalhoÍmparSanvelTrevautoDelforMotorseteMartins PereiraPomalSanvelSupra

• Alfenas• Barbacena• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Bom Despacho• Caratinga• Caxambu• Cons. Lafaiete• Divinópolis

(35) 3292-5000 (32) 3332-1677(31) 3489-9000 (31) 3359-9400 (31) 2122-8000 (31) 3388-2020 (37) 3522-1144 (33) 3321-4311 (35) 3341-3200 (31) 3761-6000 (37) 3215-5000

SupraSerranaBH ForInovaJorlanPisaBovepeAuto MotobrásMandalaNew ForAutomac

ZEROENTRADA

VEZES60+

Page 17: Gazeta do Oeste - Edição 1574

GazetinhaDO OESTE

Depois de assistir ao filme RIO animado em 3D, não tinha como eu não falar dele para vocês. Para quem acompanhou os filmes da série “A Era do Gelo”, o novo filme é chance de dar boas risadas tanto para a criançada, quanto para os pais ou responsáveis que acompa-nham os pequeninos.

Lançada no início de abril, a história se passa no Rio de Janeiro com uma divertidíssima aventura sobre assumir riscos na vida. Blu é uma arara domesticada que nunca aprendeu a voar e tem uma vida

tranquila e confortável ao lado de Linda, sua dona e melhor amiga, na pequena cidade de Moose Lake, Minnesota. Por pensarem que ele é o último de sua espécie, partem para o Rio de Janeiro, na expectativa de encontrar Jade, uma fêmea da espécie de Blu.

Logo depois de sua chegada, Blu e Jewel (Jade) são sequestrados por um grupo de atrapalhados contrabandistas de animais. Com a ajuda da experiente Jewel (Jade) e de um grupo de debochados e faladores pássaros da cidade, eles conseguem escapar. Com os novos amigos ao seu lado, Blu precisa descobrir a coragem para aprender

a voar, enganar os sequestradores que continuam em seu encalço e voltar para Linda, a melhor amiga que um pássaro já teve.

Como o filme se passa no Bra-sil, não teve como deixar de lado o Carnaval, as praias, as músicas e principalmente o futebol. Em uma das cenas, os contrabandistas de aves são filmados assistindo a uma partida de futebol entre Brasil e Argentina. O placar? Não sabemos, a energia de toda a cidade acaba quando o Brasil partia para o ataque.

Para quem já curtiu o filme e gostou da história, poderá se di-vertir com RIO. Um jogo eletrônico

baseado no filme foi desenvolvido pela THQ e deve ser lançado para PlayStation 3, Wii, Xbox 360 e Nin-tendo DS.

BilheteriaA animação Rio superou as

bilheterias de clássicos como Toy Story e Vida de Inseto, segundo da-dos do Box Office Mojo. A boa mar-ca se deve ao desempenho do longa fora dos Estados Unidos, onde Rio alcançou US$ 260 milhões, mais de 70% de sua bilheteria. Por tanto, as estatísticas apontam que vale a pena assistir ao longa. O filme pode ser assistido no cinema da cidade em duas sessões por dia.

NATALIA [email protected]

Rio: Vale a pena assistir

Page 18: Gazeta do Oeste - Edição 1574

Para Colorir

Page 19: Gazeta do Oeste - Edição 1574

ANUNCIE AQUI 3222-6322

Page 20: Gazeta do Oeste - Edição 1574

Criança em Ação

Correio GazetinhaEnvie sua foto, ou a foto de seu filho em ação. Seja na escola, em uma viagem, num simples passeio, ou em casa. Os garotinhos que estiverem fazendo aniversário, também sairão na coluna Aniversariantes.E-mail: [email protected]ço: Rua Rio Branco, 948 – Bairro Porto Velho – Divinópolis/MG – CEP: 35500-430 – Telefone: 37 3222-6322

O espertinho Rodrigo Martins se divertiu na Praia Piúma- ES nas últimas férias

Aleferson Fernandes Alcântara Gontijo vai ser cantor. Na foto, ele está cantando em casa no bairro São Caetano

Nasceu! A pequena Maria Laura Oliveira Assis nasceu nesta última terça-feira (10). A primogênita de Flávio Assis e Camila Oliveira está sendo paparicada por todos os tios, tias, avós e primos

Os primos Daniel Henrique e Júlia Rodrigues de 8 anos também querem participar da Gazetinha. O Daniel para quem não lembra, participou da primeira edição com um desenho para sua mãe

Enquanto uns nascem, outros celebram os anos de vida. No último domingo (08), Dia das Mães, Ana Clara comemorou seus três aninhos e deu o maior presente que sua mãe poderia ter: a vida. Comemoração em dose dupla